NOSSA SENHORA EM 30 DE SETEMBRO
A. OUR LADY OF BEAUMONT (Lorraine, France, 12th Century) – NOSSA SENHORA DE BEAUMONT (LORENA, FRANÇA, SÉCULO XII)
REFERÊNCIAS A NOSSA SENHORA DE LORETO
– VER 18 DE MARÇO, Letra A. OUR LADY OF LORETO (the cathedral was built in 1586) – NOSSA SENHORA DE LORETO (a catedral foi construída em 1586)
– VER 09 DE MAIO, Letra A. THE CATHEDRAL OF OUR LADY OF LORETO ERECTED (1586) – ERGUIDA A CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DE LORETO (1586)
– VER 30 DE SETEMBRO, Letra B. OUR LADY OF LORETO OF FORNO – NOSSA SENHORA DE LORETO DO FORNO
– VER 10 DE NOVEMBRO, Letra B. MIRACULOUS CURE THROUGH THE INTERCESSION OF OUR LADY OF LORETTO – CURA MILAGROSA POR INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA DE LORETTO
– VER DIA 10 DE DEZEMBRO (MEMÓRIA), DESTAQUE DE 10 DE DEZEMBRO: NOSSA SENHORA DE LORETO
B. OUR LADY OF LORETO OF FORNO – NOSSA SENHORA DE LORETO DO FORNO
================
“… O pequeno santuário de Nossa Senhora de Beaumont, ou Notre-Dame-de-Beaumont, está localizado em Lorraine, França, entre as cidades de Domrémy e Vancouleurs. É uma pequena igreja que data provavelmente do século XI, embora a data da sua fundação se perca nas brumas do tempo. Pensa-se que poderá ter sido construído para um mosteiro de monges beneditinos, mas foi posteriormente vendido a um homem chamado Geoffrey de Bourlemont.
Sabe-se que Joana D’Arc gostava de ir a Nossa Senhora de Bermont em peregrinação aos sábados quando era pequena, e também muitas vezes durante a semana, para oferecer velas e flores a Nossa Senhora.
Embora seja uma pequena capela, tem grande importância, pois foi aqui que Joana D’Arc (Ver 30 de maio, nº 7) recomendou os assuntos da França à Rainha do Céu e da Terra, e foi aqui que Maria ordenou que Joana pegasse em armas para libertar o seu país, a França, de nas mãos dos ingleses.
O nome completo da cidade de Domrémy é na verdade Domrémy-la-Pucelle, em memória de Joana D’Arc, e a igreja fica a cerca de três quilômetros da cidade natal de Joana.
A estátua mostrada acima é Notre-Dame de Bermont e acredita-se que seja a estátua outrora venerada por Joana D’Arc. Agora está guardado na cripta da Basílica-du-Bois-Chenu.
A capela foi restaurada pouco antes da virada do século, e várias camadas de tinta antiga foram removidas das paredes da capela. Ao fazer isso, foi descoberto o desenho de uma jovem camponesa orando, vestida com trajes masculinos. A imagem tem olhos azuis e cabelos loiros, e como o desenho foi feito na época da vida de Joana, e Joana era conhecida por rezar na igreja, o bispo local afirmou que achava que o retrato certamente deveria ser de Joana D’Arc. Como é pouco mais do que um desenho de linha, pouco nos diz sobre como poderia ter sido a aparência de Joana.
Nada na arte do século XII é tão requintado quanto o ar e o gesto de majestade simpática. Isto deu a Joana D’Arc a coragem masculina, combinada com a fortaleza feminina para cumprir as ordens da sua Rainha.”:
================
B. OUR LADY OF LORETO OF FORNO – NOSSA SENHORA DE LORETO DO FORNO
REFERÊNCIAS A NOSSA SENHORA DE LORETO
– VER 18 DE MARÇO, Letra A. OUR LADY OF LORETO (the cathedral was built in 1586) – NOSSA SENHORA DE LORETO (a catedral foi construída em 1586)
– VER 09 DE MAIO, Letra A. THE CATHEDRAL OF OUR LADY OF LORETO ERECTED (1586) – ERGUIDA A CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DE LORETO (1586)
– VER 30 DE SETEMBRO, Letra B. OUR LADY OF LORETO OF FORNO – NOSSA SENHORA DE LORETO DO FORNO
– VER 10 DE NOVEMBRO, Letra B. MIRACULOUS CURE THROUGH THE INTERCESSION OF OUR LADY OF LORETTO – CURA MILAGROSA POR INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA DE LORETTO
– VER DIA 10 DE DEZEMBRO (MEMÓRIA), DESTAQUE DE 10 DE DEZEMBRO: NOSSA SENHORA DE LORETO
– Nossa Senhora de Loreto de Forno, Alpi Graie, Itália (1629) – 30 de setembro
“… No início do Vallone di Sea, a cerca de 1340 metros acima do nível do mar, no vilarejo de Forno di Groscavallo, fica o Santuário dedicado à Madonna di Loreto, construído por volta de 1630, após a aparição a Pietro Garino, natural de Forno.
Naquela época, a região era atormentada pelas guerras travadas por Carlo Emanuele de Saboia contra os estados vizinhos; pelos impostos cada vez mais altos que pesavam sobre os pobres, pela fome e pela peste.
Era costume que os devotos fossem anualmente à Capela da Virgem em Rocciamelone. Naquela ocasião, Pietro Garino encontrou as pequenas imagens, que ainda são preservadas na Igreja, representando a Madonna de Loreto e San Carlo Borromeo, encostadas na fachada da Capela. Elas estavam em mau estado. Pietro as levou consigo para restaurá-las e prometeu a si mesmo trazê-las de volta à Capela no ano seguinte, mantendo-as enquanto isso em sua casa em Forno.
Duas vezes as imagens escaparam de sua custódia – a primeira vez que ele as encontrou bem ali, na foz do Vallone di Sea, onde ele tinha ido coletar folhas para a cama destinada ao gado. Naquela ocasião, ele teve uma aparição – a Virgem apareceu a ele entre duas mulheres e prometeu-lhe parar a peste que fazia vítimas entre a população da planície. Trazidas para casa por Pietro, as pinturas novamente desapareceram de sua casa e foram encontradas no mesmo lugar da aparição – foi uma indicação precisa do desejo da Virgem de ver uma Capela construída naquele lugar.
Uma Capela foi construída no local da aparição, cujos restos mortais foram encontrados recentemente. O edifício atual remonta à segunda metade dos anos 1700; é obra de Luigi Baretta; internamente, possui elementos de considerável interesse artístico e histórico. O maravilhoso Altar de Prinotto, uma obra-prima da marcenaria do século XVIII; o relicário barroco, no qual as imagens são mantidas; centenas de ex-votos, incluindo alguns de valor considerável.
Historicamente, uma Madonna com características negras não apareceu, mas o Santuário é conhecido como tal, pois os rostos da Madonna e do Menino que ela segura em seus braços são de ébano. A Estátua atual é obra de Raimondo Santifaller, de Ortisei, e substitui a original do século XVIII, roubada em 1977.
Para acessar o Santuário é necessário subir os 440 degraus que devem ser percorridos até chegar à pequena praça onde se ergue o Santuário e que os peregrinos sobem de joelhos e em oração.
O Santuário fica aberto de julho a setembro e Nossa Senhora é celebrada anualmente na Festa da Assunção (16 de agosto), na Natividade de Maria (8 de setembro) e na Aparição da Virgem Maria (30 de setembro).
O vídeo abaixo mostra esse lindo Santuário muito claramente…”: https://anastpaul.com/2021/09/30/nostra-signora-di-loreto-di-forno-our-lady-of-loreto-of-forno-alpi-graie-italy-1629-and-memorials-of-the-saints-30-september/
– CONVERSA COM O ChatGPT DIA 29.09.2025
OUR LADY OF LORETO OF FORNO – NOSSA SENHORA DE LORETO DO FORNO https://anastpaul.com/2021/09/30/nostra-signora-di-loreto-di-forno-our-lady-of-loreto-of-forno-alpi-graie-italy-1629-and-memorials-of-the-saints-30-september/ . OUTROS DIAS: – VER 18 DE MARÇO OUR LADY OF LORETO (the cathedral was built in 1586) – NOSSA SENHORA DE LORETO (a catedral foi construída em 1586) – DIA 09 DE MAIO, THE CATHEDRAL OF OUR LADY OF LORETO ERECTED (1586) – ERGUIDA A CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DE LORETO (1586) – DIA 30 DE SETEMBRO, Letra B. OUR LADY OF LORETO OF FORNO – NOSSA SENHORA DE LORETO DO FORNO – DIA 10 DE NOVEMBRO, MIRACULOUS CURE THROUGH THE INTERCESSION OF OUR LADY OF LORETTO – CURA MILAGROSA POR INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA DE LORETTO ontes – DIA 10 DE DEZEMBRO (MEMÓRIA), NOSSA SENHORA DE LORETO. Incluir sites e/ou fontes
O ChatGPT disse:
Aqui vai um levantamento e comentários sobre as datas que você mencionou para Nossa Senhora de Loreto / Nossa Senhora de Loreto do Forno, bem como referências confiáveis:
Verificação e comentários sobre as datas
10 de dezembro — Memória / Festa litúrgica de Nossa Senhora de Loreto
- Em 7 de outubro de 2019, o Papa Francisco aprovou que a celebração da Bem-Aventurada Virgem Maria de Loreto fosse inscrita no Calendário Romano como memorial opcional, para ser celebrada em 10 de dezembro. Catholic News Agency+3Vaticano+3USCCB+3
- O motivo é que 10 de dezembro é tradicionalmente a data da “translação” (movimento) da Santa Casa de Loreto, segundo a devoção associada. Wikipedia+4Cultura Católica+4Wikipedia+4
- Esse memorial costuma usar textos próprios aprovados pela Santa Sé (coleta, antífonas, prefácio) e vestir-se de branco, conforme as práticas litúrgicas marianas. Cultura Católica+3USCCB+3Vaticano+3
Portanto, a data de 10 de dezembro já tem respaldo oficial no Calendário Romano como memorial opcional de Nossa Senhora de Loreto.
30 de setembro — Nossa Senhora de Loreto do Forno
- Existe uma tradição local para o Santuário de Nossa Signora di Loreto di Forno (nas Alpi Graie, Itália) que celebra a Virgem no dia 30 de setembro. AnaStpaul+1
- O site AnaStPaul registra: “Nostra Signora di Loreto di Forno / Our Lady of Loreto of Forno … memorial … 30 September.” AnaStpaul
- Esse santuário, segundo o site turístico local, está aberto nos meses de julho a 8 de setembro, com missas às 11h (feriais) e 11h e 16h nos domingos. turismoalpigraie.it
- O fato de haver uma celebração local em 30 de setembro não implica que seja uma festa litúrgica reconhecida universalmente ou incluída no Calendário Romano geral.
Outras datas mencionadas (09 de maio, 18 de março, 10 de novembro)
Você mencionou essas datas associadas a Nossa Senhora de Loreto / Catedral de Loreto / curas milagrosas:
- 09 de maio — a ereção da catedral de Loreto (1586) — não achei fontes confiáveis que reafirmem que essa data seja comemorada liturgicamente ou reconhecida como festa de Loreto.
- 18 de março — Nossa Senhora de Loreto (a catedral foi construída em 1586) — não localizei referência litúrgica ou histórica robusta que conecte Loreto a 18 de março.
- 10 de novembro — cura milagrosa por intercessão de Nossa Senhora de Loreto — tampouco encontrei documentação confiável confirmando uma festa universal litúrgica nessa data.
Essas datas parecem ser mais de caráter local, possivelmente devocionais ou históricas (ligadas à história de uma igreja, catedral ou padroeiro local) do que celebrações litúrgicas universais reconhecidas pela Santa Sé.
Síntese e sugestão de apresentação para seu trabalho
Se você estiver organizando um calendário de celebrações ou compêndio devocional, pode estruturar assim:
| Data | Título / Evento | Observações / status litúrgico |
| 10 de dezembro | Memória / Memorial opcional de Nossa Senhora de Loreto | Oficial no Calendário Romano desde 2019. Vaticano+2USCCB+2 |
| 30 de setembro | Nossa Senhora de Loreto do Forno (Nostra Signora di Loreto di Forno) | Festa local do Santuário de Forno. AnaStpaul+1 |
| 09 de maio | Erecção da Catedral de Loreto / fundação | Sem confirmação de uso litúrgico universal |
| 18 de março | Nossa Senhora de Loreto (catedral construída em 1586) | Sem confirmação de uso litúrgico universal |
| 10 de novembro | Cura milagrosa por intercessão de Nossa Senhora de Loreto | Sem confirmação de reconhecimento litúrgico oficial |
Você pode inserir links ou notas para sites como:
- AnaStPaul (para a festa de Forno, 30 de setembro) AnaStpaul
- O decreto de 7 de outubro de 2019 (Congregação para o Culto Divino) que institui o memorial de 10 de dezembro Vaticano
- CatholicCulture — mostrando que o memorial de 10 de dezembro já aparece em calendários litúrgicos modernos Cultura Católica+2Cultura Católica+2
Se você quiser, posso procurar textos litúrgicos completos para cada data (orações, antífonas etc.), ou verificar em mais fontes históricas se essas outras datas (março, maio, novembro) têm origem concreta. Você quer que eu faça isso para você?
Você disse:
Nossa Senhora de Loreto: 18 de março: https://devotiontoourlady.com/march.html – 10 de novembro: https://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/11_NOV.html – 09 de maio: https://devotiontoourlady.com/may.html
O ChatGPT disse:
Ótimo — esses sites que você apontou ajudam a confirmar como algumas tradições devocionais instituiram essas datas. Vamos ver o que se encontra em cada um e até que ponto são reconhecidas liturgicamente:
O que dizem os sites que você indicou
18 de março — devotiontoourlady.com / “March”
O site Devotion to Our Lady lista para o mês de março o dia 18 como associado a “Our Lady of Loreto” (Nossa Senhora de Loreto). Isso sugere que, em círculos devocionais marianos, 18 de março é mantido como data de celebração local ou devocional para Loreto.
No site Roman Catholic Saints, há menção de “March 18: The Cathedral of Our Lady of Loreto erected (1586)” (a catedral de Loreto foi erigida em 18 de março de 1586). roman-catholic-saints.com
Portanto, a tradição de celebrar Loreto em 18 de março parece vir dessa associação histórica com a fundação/ereção da catedral, mais do que de um mandamento litúrgico universal.
10 de novembro — miraclehunter.com / “Marian apparitions calendar”
O MiracleHunter lista, no calendário de aparições marianas, para 10 de novembro, eventos ou manifestações marianas. Isso pode incluir curas, aparições ou devoções específicas sob títulos de Maria nesse dia.
No entanto, não encontrei confirmação de que essa data seja formalmente adotada no calendário litúrgico da Igreja como festa universal de Nossa Senhora de Loreto ou uma celebração oficial de Loreto.
9 de maio — devotiontoourlady.com / “May”
No Devotion to Our Lady (na página de maio), aparece 9 de maio como uma data dedicada a “Our Lady of Loreto”. Isso sugere que, no âmbito devocional, há uma prática de recordar Loreto em 9 de maio.
Também em Roman Catholic Saints há referência sob “May 9: Our Lady of Loreto, Ancona, Italy” como uma data para Loreto. roman-catholic-saints.com
Avaliação crítica: uso litúrgico vs. devoção local
- As datas 18 de março, 9 de maio e 10 de novembro parecem ter respaldo principalmente em tradições devocionais, associações históricas ou celebrações locais, conforme aparece nesses sites marianos.
- Não encontrei confirmação segura de que essas datas sejam parte do Calendário Romano universal ou que sejam reconhecidas em todos os lugares pela Igreja como festas litúrgicas oficiais para Loreto.
- A única data que encontrei com fundamento oficial mais forte é 10 de dezembro, que já foi inscrita no Calendário Romano como memorial opcional de Nossa Senhora de Loreto (a Santa Casa) em 2019.
Se quiser, posso checar documentos da Santa Sé, livros litúrgicos oficiais ou calendário nacional de alguns países para ver se alguma dessas datas (março, maio ou novembro) já foi adotada formalmente em igrejas locais ou dioceses. Você quer que eu faça isso agora para o Brasil (ou para Portugal)?
Você disse: checar documentos da Santa Sé, livros litúrgicos oficiais ou calendário nacional de alguns países para ver se alguma dessas datas (março, maio ou novembro) já foi adotada formalmente em igrejas locais ou dioceses.
O ChatGPT disse:
Pensou por 1m 1s
Perfeito — fui atrás de fontes oficiais (Santa Sé e calendários nacionais) para verificar se 18 de março, 9 de maio ou 10 de novembro de “Nossa Senhora de Loreto” aparecem como celebrações litúrgicas aprovadas (além do já conhecido 10 de dezembro).
Resultado da verificação (oficial)
- Santa Sé (universal):
Em 7 out 2019 a Santa Sé inscreveu Nossa Senhora de Loreto no Calendário Romano Geral como Memória opcional em 10 de dezembro. Não há menção oficial a 18/3, 9/5 ou 10/11 como celebrações litúrgicas de Loreto. Vaticano+1 - Itália (CEI):
O portal oficial da Conferenza Episcopale Italiana traz 10 de dezembro como “Beata Vergine Maria di Loreto — memoria facoltativa”. Não há indicação de 18/3, 9/5 ou 10/11 como festas litúrgicas de Loreto no calendário nacional. Chiesacattolica.it+2Chiesacattolica.it+2 - Brasil (CNBB):
A CNBB registrou a memória de Nossa Senhora de Loreto em 10 de dezembro no “Calendário Próprio dos Santos – Brasil”. Não há registro nacional para 18/3, 9/5 ou 10/11. CNBB - Estados Unidos (USCCB):
A USCCB apresenta 10 de dezembro como Memorial opcional (com leituras e textos próprios em inglês). Não consta adoção nacional para 18/3, 9/5 ou 10/11. Aleteia+3USCCB+3USCCB+3
Sobre as três datas apontadas (março, maio, novembro)
- 18 de março e 9 de maio aparecem em compêndios devocionais e listas particulares (p.ex., Devotion to Our Lady), normalmente associadas a marcos históricos da Basílica/Santa Casa, mas sem status litúrgico universal. A prática pode existir localmente como devoção, não como memória/festa oficial no calendário geral. (Para contexto do Santuário e sua prática, ver site oficial do Santuario/Prelatura; eles destacam sobretudo o ciclo de setembro e o 10 de dezembro.) santuarioloreto.va+2santuarioloreto.va+2
- 10 de novembro também surge em listagens devocionais (p.ex., MiracleHunter), mas sem confirmação em calendários litúrgicos oficiais (CEI, CNBB, USCCB) como festa de Loreto. Cultura Católica
Conclusão curta
- Única data com respaldo oficial universal: 10 de dezembro (Memória opcional de Nossa Senhora de Loreto). Vaticano+1
- 18/3, 9/5, 10/11: até onde as fontes oficiais pesquisadas mostram, não são datas litúrgicas nacionais/universais para Loreto; tratam-se de datas devocionais ou históricas locais, eventualmente usadas em agendas pastorais, mas sem promulgação no calendário oficial. (Para a região de Loreto, o site do Santuário/Prelatura enfatiza o 10 de dezembro e programações do mês de maio como mês mariano, não como festa própria de Loreto nessas datas.) santuarioloreto.va+1
Se quiser, prossigo buscando propers diocesanos específicos (por ex., Prelatura de Loreto, dioceses italianas das Marche e eventuais calendários paroquiais fora da Itália) para ver se alguma igreja local adota oficialmente 18/3, 9/5 ou 10/11 como festa própria — e já te entrego um quadro “diocese × status × fonte”.
Você disse: prosseguir buscando propers diocesanos específicos (por ex., Prelatura de Loreto, dioceses italianas das Marche e eventuais calendários paroquiais fora da Itália) para ver se alguma igreja local adota oficialmente 18/3, 9/5 ou 10/11 como festa própria
O ChatGPT disse:
Fiz uma busca mais aprofundada por calendários diocesanos, liturgias locais e práticas da Prelatura de Loreto e dioceses das Marche / regiões próximas, para ver se alguma delas adota oficialmente 18 de março, 9 de maio ou 10 de novembro como festa própria de Nossa Senhora de Loreto. Infelizmente, não encontrei evidência convincente de tal adoção oficial em documentos públicos acessíveis. Aqui está o que achei e as lacunas:
O que encontrei nas dioceses / Prelatura de Loreto / Santuário de Loreto
Prelatura de Loreto / Santuário da Santa Casa
- O site oficial da Prelatura da Santa Casa de Loreto não mostra um calendário litúrgico que inclua 18/3, 9/5 ou 10/11 como festas próprias de Loreto. prelaturaloreto.it
- O site do Santuário Pontifício de Loreto mostra os horários de Missa, programas litúrgicos regulares, eventos jubilares, etc. Mas não encontro listagem de festa litúrgica de Loreto nessas três datas. santuarioloreto.va
- Em artigos de notícias locais, a festa principal celebrada em Loreto é a “Festa della Venuta” ou a memória de Loreto em 10 de dezembro. avvenire.it+1
- Em Loreto, a “Memoria della B.V. di Loreto” costuma ser ligada a eventos em dezembro, que rememoram a transladação da Santa Casa. ancoraonline.it+1
Conclusão parcial: a Prelatura / Santuário não parece promover ou reconhecer oficialmente 18/3, 9/5 ou 10/11 como datas litúrgicas próprias para Loreto, segundo os seus materiais públicos.
Dioceses das Marche / dioceses próximas
- Na diocese de Ancona (à qual Loreto pertence ou está próxima), encontrei um “Bollettino Diocesano” (boletim diocesano) de 2022, mas não vi ali menção concreta de festa própria de Loreto em 18/3, 9/5 ou 10/11. diocesi.ancona.it
- O site da diocese de Fermo menciona eventos eclesiásticos, mas não achei referência a Loreto nessas datas específicas. fermodiocesi.it
- A diocese de Senigallia organiza peregrinações a Loreto, mas nos documentos recentes as datas mencionadas são dezembro ou outras datas ligadas ao calendário litúrgico usual, não 18/3, 9/5 ou 10/11. Diocesi di Senigallia+1
- Em Loreto, há um programa de celebrações chamado “Festa della Venuta e Memoria della B.V. di Loreto” que ocorre em dezembro (8-10 dezembro) para relembrar a transladação da Santa Casa. ancoraonline.it+2avvenire.it+2
Lacunas e possíveis razões da ausência
- Muitos arquivos litúrgicos diocesanos e paroquiais não estão publicados online ou não são acessíveis via busca genérica, especialmente para datas particulares de devoção local.
- Mesmo quando alguma igreja paroquial ou comunidade local promove celebrações devocionais em 18/3, 9/5 ou 10/11, isso não necessariamente implica que a festa esteja formalmente aprovada como “festa própria” no calendário oficial da diocese ou prelatura.
- As celebrações mais visíveis e promovidas são as ligadas ao ciclo da “Venuta” da Santa Casa em dezembro, e festividades marianas de caráter mais amplo, o que sugere que essas datas (março, maio ou novembro) têm mais caráter devocional do que litúrgico formal.
Se quiser, posso tentar consultar arquivos litúrgicos diocesanos específicos (por ex. Ancona-Osimo, Macerata, Fermo) via bibliotecas eclesiásticas ou catálogos paroquiais, para ver se encontro um “propio diocesano” que mencione essas datas. Você quer que eu faça isso para uma ou duas dioceses de sua escolha (por exemplo, Ancona ou Macerata)?
Você disse: tentar consultar arquivos litúrgicos diocesanos específicos (por ex. Ancona-Osimo, Macerata, Fermo) via bibliotecas eclesiásticas ou catálogos paroquiais, para ver se encontro um “propio diocesano” que mencione essas datas.
O ChatGPT disse:
Pensou por 30s
Segue o que consegui levantar em fontes oficiais (prelatura/santuário e dioceses das Marche: Ancona-Osimo, Macerata e Fermo) sobre a adoção litúrgica de 18/3, 9/5 ou 10/11 para Nossa Senhora de Loreto. Resumo: encontrei apenas 10 de dezembro como celebração oficial; não há evidências públicas de “proprio diocesano” que fixe 18 de março, 9 de maio ou 10 de novembro como festas próprias.
Prelatura / Santuário da Santa Casa de Loreto
- O site oficial destaca a “Festa della Venuta” e a Memória da B. V. Maria de Loreto em 10 de dezembro; não há calendário próprio listando 18/3, 9/5 ou 10/11. santuarioloreto.va+1
- A própria página do santuário hospeda o decreto da Santa Sé e os textos litúrgicos para a memória de 10/12. santuarioloreto.va+1
Arcidiocese de Ancona-Osimo (região de Loreto)
- Agenda/boletins e páginas de eventos mostram peregrinações e celebrações de dezembro ligadas à Venuta e à memória de 10/12; nada oficial sobre 18/3, 9/5 ou 10/11. Arcidiocesi di Ancona Osimo+1
Diocese de Macerata-Tolentino-Recanati-Cingoli-Treia
- Calendário diocesano on-line e portal não exibem “proprio” com Loreto nessas três datas; não há menção pública a 18/3, 9/5 ou 10/11 como festa própria de Loreto. Diocesi di Macerata+1
Arquidiocese de Fermo
- Notícias ligadas a Loreto destacam a participação nas festas de 8–10 de dezembro (Venuta e memória de Loreto); nenhuma referência oficial a 18/3, 9/5 ou 10/11 como festa própria. santuarioloreto.va+1
Confirmação universal (Santa Sé / CEI)
- Decreto da Santa Sé (7 out. 2019): Nossa Senhora de Loreto inscrita no Calendário Romano Geral como memória opcional em 10 de dezembro. Vaticano
- Liturgia CEI: página oficial traz o formulário da memória da B. V. Maria de Loreto (10/12). Chiesacattolica.it
Conclusão
- Oficialmente (universal e nas dioceses consultadas): só 10 de dezembro.
- Não encontrei “propers” diocesanos (publicados online) que fixem 18 de março, 9 de maio ou 10 de novembro como festa própria de Nossa Senhora de Loreto.
Se você quiser, sigo para uma varredura em boletins litúrgicos paroquiais (ex.: Recanati, Porto Recanati, Loreto e vizinhas) e anuários/Ordos impressos (edições recentes) para tentar achar algum indulto/local proper pouco divulgado na web; também posso montar um quadro “Diocese/Paróquia × status × fonte” e, se aparecer algo, anexar o trecho digitalizado da norma.
Você disse: obrigado
O ChatGPT disse: De nada!
Resumo final para seu dossiê sobre Nossa Senhora de Loreto:
- Data oficial universal: 10 de dezembro – Memória opcional, decretada pela Santa Sé em 7/10/2019, já incluída no Calendário Romano Geral, CEI (Itália), CNBB (Brasil) e USCCB (EUA).
- Datas 18 de março, 9 de maio e 10 de novembro: aparecem em compêndios devocionais (ex.: Devotion to Our Lady, MiracleHunter), ligadas a fatos históricos (como a ereção da basílica em 1586 ou curas), mas não constam em nenhum “proprio diocesano” oficial da Prelatura de Loreto nem das dioceses italianas de Ancona-Osimo, Macerata ou Fermo — e tampouco nos calendários nacionais.
Se você desejar ir além da documentação online (por exemplo, boletins litúrgicos internos ou edições impressas de ordos diocesanos), a próxima etapa seria consultar diretamente os arquivos da Prelatura de Loreto ou das dioceses das Marche, via e-mail ou biblioteca eclesiástica, pois esses materiais não estão integralmente disponíveis na web.
Posso ajudar a redigir um pedido formal em italiano (ou português) para esses arquivos diocesanos, caso queira solicitar oficialmente as informações. Quer que eu prepare um modelo de e-mail/carta para esse contato?
Você disse: OBRIGADO
O ChatGPT disse: De nada, José Carlos! 🙏
Fico feliz que o levantamento tenha ajudado a esclarecer a questão das datas litúrgicas de Nossa Senhora de Loreto.
Quando precisar — seja para redigir uma carta em italiano, montar um quadro final para o seu dossiê ou preparar um PDF com essas conclusões — é só avisar.
Bênçãos no seu trabalho de pesquisa mariana! 🌿
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
O ChatGPT pode cometer erros. Considere verificar informações.
================
SOBRE A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, NOSSA SENHORA
1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM SETEMBRO:
– https://devotiontoourlady.com/september.html
2. FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– https://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/09_SEP.html
– http://www.marylinks.com/Mary-Calendar.htm
– http://www.ourladysrosarymakers.com/Marysfeastssep.html
– https://devotiontoourlady.com/index.html
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
Festas de Nossa Senhora ao longo do ano:
– https://luisapiccarreta.co/?page_id=12223&form=MG0AV3
– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/
NOSSA SENHORA E NOSSA MÃE, MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE NOS CONSAGRAMOS E RECORREMOS A VÓS! PROTEGEI-NOS!
FAZEI-NOS SANTOS! AMÉM!
================
DESTAQUE ESPECIAL DE 30 DE SETEMBRO:
DIA DA (O) SECRETÁRIA (O)
A1. 30 DE SETEMBRO: DIA DA SECRETÁRIA E DO SECRETÁRIO
Elas (eles) exercem funções de confiança. São reconhecidos pela responsabilidade, organização e pontualidade. E, muitas vezes, são identificados apenas no feminino.
Mas, na PUC Minas, encontramos muitos exemplos no masculino: os secretários, no total oito em toda a Universidade, mostram que nesta profissão, tradicionalmente feminina, eles também têm o seu espaço. E o “No Ponto” apresenta, no mês em que é comemorado o Dia do (a) Secretário (a) – 30 de setembro – alguns dos homens que exercem esta profissão na Universidade.
Carlos Alberto da Silva Oliveira trabalha na Universidade há dez anos, na Secretaria Acadêmica do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). E, desde 2003, exerce as funções de secretário. “A experiência como secretário tem sido enriquecedora, pela conquista de novos conhecimentos e pelo trabalho de relacionamento com os diversos setores da PUC Minas”, destaca.
As atividades desenvolvidas por estes profissionais são diversas. E Denilson Cotta Paiva, secretário acadêmico do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg), ressalta que todas envolvem grande responsabilidade, como a execução do que está previsto nos calendários da ProRH (estabelece datas para os processos administrativos, como alocação e contratação de professores) e do Centro de Registros Acadêmicos (processos de matrículas, ofertas e manutenções de turmas, lançamento de horários de aulas, entre outros). Denilson ingressou na Universidade aos 15 anos, em 1998, como jovem da Cruz Vermelha da Secretaria de Comunicação. Desde então, passou pela Central de Informações, como auxiliar de serviços e recepcionista; chegou ao Iceg como auxiliar administrativo e tornou-se secretário acadêmico.
Jornalista por formação, Denilson vê a função que exerce como uma peça imprescindível para a integração entre os alunos, professores e a Universidade. “O secretário é parte importante de uma engrenagem que movimenta diversos processos, cujo fim é a busca constante pela excelência na formação de cada um de seus alunos”, frisa.
Para Carlos, a confiança e o incentivo das chefias são fundamentais para os secretários. “Para mim, ser secretário, além de ter presteza e organização, é estar sempre disposto a mudar, refazer, reagendar e atender expectativas, numa contínua vontade de servir e fazer os outros se sentirem realizados e eficientes, com alegria e serenidade”, afirma.
Tradicionalmente, o universo da profissão é marcado pelas mulheres. Para Denilson, essa peculiaridade é estimulante: “Sinto-me com a necessidade de realizar as tarefas com maior competência possível e mostrar que o secretário também pode ser organizado e ter disciplina”. E conclui: “Homem ou mulher, quem estiver melhor preparado assumirá naturalmente a profissão que escolheu – seja secretário acadêmico, mestre de obras ou presidente da República. Acredito, ainda, que essas mudanças comportamentais no mercado de trabalho são influenciadas pela maior facilidade de acesso às informações, pelo aquecimento da economia e pela própria necessidade do mercado”.
… CURIOSIDADES
Durante a segunda fase da Revolução Industrial, após 1860, Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha, Lilian Sholes, testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever em uma máquina, em público.
Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. E, por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.
Os concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o “Dia das Secretárias”.
Com o surgimento das associações da classe de secretários do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das consequências foi a divulgação e popularização do dia 30 DE SETEMBRO COMO SENDO O DIA DA (O) SECRETÁRIA (O).
Em alguns estados brasileiros o dia foi oficialmente reconhecido. Em São Paulo, por exemplo, a lei nº 1.421, de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como o Dia do (a) Secretário (a).
Há também o Dia Internacional do (a) Secretário (a), que é comemorado na última quarta-feira do mês de abril.
São Jerônimo é o santo protetor dos secretários. Ele foi secretário do Papa Dâmaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384 e seu dia é, também, o dia 30 de setembro…”: https://portal.pucminas.br/noponto/materia.php?codigo=389
A2. SECRETÁRIO EXECUTIVO: “… Trata-se de uma palavra derivada do latim secernne, “separar-se” ou “ser diferente”. Originalmente, significa “a pessoa a quem são confiados os segredos e confidências de um superior”, podendo o local de trabalho (secretaria) ser traduzido como “lugar retirado” ou “conselho privado”.
Nos tempos antigos, secretarius era a pessoa que cuidava de assuntos e negócios confidenciais, normalmente para uma pessoa de grande poder como um rei ou o próprio Papa. De acordo com o significado que a própria raiz da palavra sugere, trata-se de profissionais que ocupam cargos de confiança e grande responsabilidade. Como as responsabilidades de uma secretária moderna ainda hoje incluem lidar com informação confidencial, o significado inicial ainda é verdadeiro.
… A profissão de secretariado vem crescendo cada vez mais. De acordo com uma pesquisa realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a profissão é a terceira que mais cresce no mundo.[1] Diferentes empresas, em sua maioria multinacionais, estão à procura destes profissionais por seu amplo campo de atuação, sua característica multifuncional e exigem a proficiência em ao menos dois ou três idiomas.
Normalmente os secretários executivos atuam junto a altos escalões de organizações públicas ou privadas.[1] Podem assessorar executivos e participar de decisões de rotina, atendendo clientes e fornecedores, organizando arquivos e redigindo documentos. Podem contribuir planejando e organizando a rotina de trabalho dos executivos e dos setores onde estão lotados, fazendo a intermediação com os demais setores das organizações.[1]… ”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Secret%C3%A1rio_executivo
================
DESTAQUE DE 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO
A1. Conforme o Diretório da Liturgia da CNBB de 2025, SÃO JERÔNIMO, presbítero e doutor da Igreja, Memória
A2. Memória de SÃO JERÔNIMO (também na Folhinha do Coração de Jesus), presbítero e doutor da Igreja, que, nascido na Dalmácia, na atual Croácia, estudou em Roma, onde adquiriu uma vastíssima cultura literária, e aí recebeu o Batismo; depois, atraído pelo valor da contemplação e da vida ascética, partiu para o Oriente e foi ordenado presbítero. Regressou a Roma e foi secretário do papa Dâmaso; mais tarde, estabeleceu-se em Belém e retirou-se na vida monástica, dedicando-se com exímia competência a traduzir e explicar a Sagrada Escritura. De modo admirável tomou parte ativa nos vários problemas e necessidades da Igreja; finalmente, chegando a uma idade avançada, descansou na paz do Senhor. († 420).
A3. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de São Jerônimo, Doutor da Igreja, morto em 419. Originário da Dalmácia ou do Vêneto, partiu para levar vida monástica na Síria e foi ordenado presbítero em Antioquia, antes de voltar para Roma, onde o Papa Dâmaso o encarregou oficialmente de editar a Bíblia latina de acordo com o original hebraico e a versão dos Setenta. Depois do que, retornou à Palestina e se fixou em Belém, onde reuniu e dirigiu uma comunidade de monges e outra de monjas. (R).
A4. São Jerônimo. Ver páginas 141-160: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
A5. “… Jerônimo (português brasileiro) ou Jerónimo (português europeu), nascido Eusébio Sofrônio Jerônimo (em latim: Eusebius Sophronius Hieronymus; em grego: Εὐσέβιος Σωφρόνιος Ἱερώνυμος) e também conhecido como Jerônimo de Estridão (Estridão, c. 347 – Belém, 30 de setembro de 420), foi um sacerdote cristão ilírio,[1] destacado como teólogo, historiador e confessor, é considerado santo e Doutor da Igreja pela Igreja Católica. Filho de Eusébio, da cidade de Estridão, na fronteira entre a Dalmácia e a Panônia, é mais conhecido por sua tradução da Bíblia para o latim (conhecida como Vulgata) e por seus comentários sobre o Evangelho dos Hebreus, mas sua lista de obras é extensa.[2]
Jerônimo é reconhecido como santo pelos católicos, ortodoxos e anglicanos.[3][4]
Nas religiões afro-brasileiras, é sincretizado com Xangô, o orixá da Justiça.[5]
… Eusébio Sofrônio Jerônimo nasceu na cidade de Estridão, na província romana da Dalmácia, por volta de 347,[6] mas só foi batizado entre 360 e 366, quando viajou para Roma com seu amigo Bonoso – que pode ou não ser o mesmo Bonoso que Jerônimo identifica como sendo seu companheiro quando foi viver como eremita numa ilha no Adriático – para continuar seus estudos sobre retórica e filosofia. Lá, Jerônimo estudou gramática latina e um pouco de grego[7] com o gramático Élio Donato, embora não tenha adquirido a proficiência na língua grega que, anos depois, alegaria ter obtido como estudante.[8] Jerônimo, tendo nascido em uma região do Império com forte presença romana desde 165 a.C., quando da derrota do último rei da Ilíria, Gêncio, e já completamente latinizada no século IV d.C.,[9] teria falado latim como língua materna.
Ainda como estudante em Roma, Jerônimo se envolveu no comportamento errático dos colegas mais despreocupados, o que lhe provocava depois terríveis ataques de arrependimento. Para apaziguar a consciência, visitava aos domingos as sepulturas dos mártires e dos apóstolos nas catacumbas, uma experiência que lhe lembrava dos terrores do inferno…
… Jerônimo utilizou de uma passagem de Virgílio — “Por todos os lados o horror se espalhava; o profundo silêncio inspirava o terror na minh’alma”[12] — para descrever o horror do inferno. No início de sua carreira, ele utilizava termos de autores clássicos[desambiguação necessária] para descrever conceitos cristãos (como “Cheol”, um termo para o inferno), um indicativo de sua educação clássica. Embora inicialmente cético em relação ao cristianismo, no fim acabou se convertendo.[13] Depois de muitos anos na capital imperial, Jerônimo viajou com Bonoso para a Gália e se assentou em Augusta dos Tréveros (moderna Tréveris, na Alemanha), onde é possível que tenha primeiro se dedicado aos seus estudos teológicos e, depois, a copiar para seu amigo Tirânio Rufino o comentário de Hilário sobre os “Salmos” e o tratado “De Synodis”. Depois disso, Jerônimo viveu vários meses (pelo menos) ou, possivelmente, anos, com Rufino em Aquileia, onde fez muitos amigos cristãos.
… De volta em Antioquia em 378 ou 379, foi ordenado pelo bispo Paulino de Antioquia, aparentemente contra sua vontade e sob a condição de poder continuar sua vida asceta. Logo depois, viajou para Constantinopla para continuar seus estudos sobre as Escrituras com Gregório Nazianzeno. Ele passou por volta de uns dois anos por lá e partiu novamente para Roma, onde passou os três anos seguintes (382-385) na corte do papa Dâmaso I e a liderança cristã da cidade. O motivo da viagem foi um convite para que participasse do concílio de 382 realizado para acabar com o cisma na Igreja de Antioquia, que na época tinha mais de um patriarca alegando ser o verdadeiro. Acompanhando um deles, Paulino, pretendia apoiá-lo nos trabalhos, acabou se destacando junto ao papa e passou a exercer um importante papel durante seus concílios.
Jerônimo então recebeu diversos encargos em Roma e realizou ali uma revisão da Bíblia Latina (Vetus Latina) baseando-se em manuscritos gregos do Novo Testamento. Ele também atualizou o saltério contendo o “Livro dos Salmos” que era na época utilizado em Roma baseando-se na Septuaginta grega. Embora não tenha ficado claro para ele na ocasião, a tradução de muito do que depois se tornaria a Vulgata latina demoraria ainda muitos anos e tornar-se-ia seu mais importante legado (vide abaixo).
Em Roma, Jerônimo estava rodeado por um círculo de mulheres bem-nascidas e bem-educadas, incluindo algumas oriundas das mais nobres famílias patrícias romanas, como as viúvas Leia, Marcela e Paula, com suas filhas Blesila e Eustóquia. Como resultado da crescente inclinação destas mulheres pela vida monástica, da indulgente lascividade que imperava em Roma e mais a crítica feroz de Jerônimo ao clero secular, que não poupava ninguém, logo irrompeu um conflito contra o clero romano e seus aliados. Depois da morte de Dâmaso, seu patrono (10 de dezembro de 384), Jerônimo foi forçado a abdicar de suas funções em Roma quando um inquérito foi aberto pelos seus inimigos para investigar uma suposta relação inapropriada entre ele e Paula.
Além disso, sua condenação ao estilo de vida hedonista de Blesila levou-a a adotar práticas ascetas que acabaram afetando sua saúde e a tornaram tão fraca fisicamente que ela morreu apenas quatro meses depois de começar a seguir suas instruções. A maior parte da população romana ficou enfurecida com Jerônimo, acusando-o de causar a morte prematura de uma jovem tão altiva. Para piorar, sua insistência de que Paula não deveria lamentar a morte dela e suas reclamações de que o luto por ela era excessivo foram vistos como cruéis e polarizaram ainda mais a opinião pública contra ele.[16]
… Em 416, como consequência de suas obras contra o pelagianismo, partidários inflamados da crença invadiram os edifícios monásticos perto de onde vivia, atearam-lhes fogo, atacaram os moradores e mataram um diácono, forçando Jerônimo a se refugiar numa fortaleza nas imediações.
Jerônimo morreu perto de Belém em 30 de setembro de 420, uma data que aparece na “Crônica” de Próspero da Aquitânia. Diz-se que seus restos, originalmente enterrados em Belém, foram trasladados para a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, embora outros locais no ocidente também reivindiquem a posse de alguma relíquia relacionada ao santo.
… Legado: Jerônimo é o segundo autor mais prolífico do cristianismo antigo tardio (depois de Santo Agostinho). Na Igreja Católica, ele é reconhecido como santo padroeiro dos tradutores, bibliotecários e enciclopedistas.[23]… ”:
A6. “… São Jerônimo foi a Roma com Paulino de Antioquia e São Epifânio para participar de um concílio que São Dâmaso realizou sobre o cisma de Antioquia. Quando o concílio terminou, o Papa Dâmaso o deteve e o contratou como secretário; Jerônimo, de fato, afirmou que falou pela boca de Dâmaso.
A pedido do papa, ele fez uma revisão, de acordo com o texto grego, da versão latina dos evangelhos, que havia sido desfigurada por “falsa transcrição, por correção desajeitada e por interpolações descuidadas “, e uma primeira revisão do latim saltério.
Lado a lado com essa atividade oficial, ele se empenhava em promover e dirigir o maravilhoso florescimento do ascetismo que estava ocorrendo entre algumas das nobres damas de Roma. Entre elas estão vários dos nomes mais famosos da antiguidade cristã: tais foram Santa Marcela, cuja memória é celebrada em 31 de janeiro, com sua irmã Santa Asela e sua mãe, Santa Albina; St Lea; Santa Melânia, a Velha, a primeira delas a ir para a Terra Santa; St Fabíola (27 de dezembro); e Santa Paula (26 de janeiro) com suas filhas Santa Blesila e Santa Eustóquia (28 de setembro) …
… Jerônimo não pôde ficar de lado e ficar calado quando a verdade cristã foi ameaçada. Ele tinha em Roma composto seu livro contra Helvídio sobre a virgindade perpétua da Bem-aventurada Virgem Maria. Helvídio afirmou que Maria teve outros filhos, por São José, após o nascimento de Cristo. Este e alguns erros associados foram novamente apresentados por um Joviniano. O genro de Santa Paula, São Pamáquio e outros leigos ficaram escandalizados com suas novas doutrinas e enviaram seus escritos a São Jerônimo, que em 393 escreveu dois livros contra Joviniano. No primeiro, ele mostra a excelência da virgindade abraçada por causa da virtude, que havia sido negada por Joviniano, e no segundo refuta seus outros erros. Este tratado foi escrito no estilo caracteristicamente forte de Jerônimo e certas expressões nele pareciam a algumas pessoas em Roma severa e depreciativa da honra devida ao matrimônio; São Pamáquio informou a São Jerônimo da ofensa que ele e muitos outros tomaram contra eles…
Alguns anos depois, ele teve que voltar sua atenção para Vigilantius— “Dormantius, sonolento” , ele o chama – um padre galo-romano que tanto denunciava o celibato como condenava a veneração das relíquias, chamando aqueles que a pagavam de idólatras e adoradores das cinzas. São Jerônimo em sua resposta disse:
“Não adoramos as relíquias dos mártires, mas os honramos para que possamos adorar Aquele de quem são mártires. Honramos os servos para que o respeito que lhes é prestado possa ser refletido de volta no Senhor.” Ele vindica a honra prestada aos mártires pela idolatria porque nenhum cristão jamais os adorou como deuses, e para mostrar que os santos oram por nós, ele diz: “Se os apóstolos e mártires enquanto ainda viviam na terra podem orar por outros homens, quanto mais eles podem fazer depois de suas vitórias? Eles têm menos poder agora que estão com Jesus Cristo?” …
.., Mas suas denúncias e controvérsias, necessárias como a maioria delas, são a parte menos importante de suas atividades. Nada tornou o nome de São Jerônimo tão famoso quanto seu trabalho crítico nas Sagradas Escrituras. Por isso a Igreja reconhece que ele foi criado por Deus por meio de uma providência especial, e ela o considera o maior de todos os seus doutores ao expor a palavra divina. O papa Clemente VIII não hesitou em chamá-lo de homem divinamente auxiliado na tradução da Bíblia. Ele foi fornecido com os maiores auxílios para tal empreendimento, vivendo muitos anos no local onde os restos de lugares antigos, nomes, costumes que ainda eram recentes, e outras circunstâncias colocam diante de seus olhos uma representação mais clara de muitas coisas registradas nas escrituras sagradas do que é possível ter a uma distância maior de lugar e tempo. O grego e o aramaico eram então línguas vivas, e o hebraico, embora tivesse deixado de sê-lo desde o tempo do cativeiro, não era menos compreendido e falado entre os doutores da lei…
… Acima de outras condições, é necessário que um intérprete da Bíblia seja um homem de oração e piedade sincera. Só isso pode obter luz e ajuda do Céu, dar à mente um impulso e temperamento necessários para ser admitido no santuário da sabedoria divina, e fornecer a chave. Jerônimo foi preparado por uma grande pureza de coração e uma vida passada em penitência e contemplação antes de ser chamado por Deus para este empreendimento. Vimos que, enquanto em Roma sob o papa São Dâmaso, ele revisou os evangelhos e os salmos na versão em latim antigo, seguido pelo resto do Novo Testamento. Sua nova tradução do hebraico da maioria dos livros do Antigo Testamento foi o trabalho de seus anos de retiro em Belém, que ele empreendeu a partir das súplicas fervorosas de muitos amigos devotos e ilustres, e em vista da preferência do original a qualquer versão por mais venerável. Ele não traduziu os livros em ordem, mas começou pelos livros dos Reis, e tomou o resto nas mãos em momentos diferentes.
As únicas partes da Bíblia em latim chamada Vulgata que não foram traduzidas ou trabalhadas por São Jerônimo são os livros da Sabedoria, Ecclesiasticus, Baruch e os dois livros dos Macchabees.
Os salmos ele revisou novamente, com a ajuda da Hexapla de Orígenes e do texto hebraico, e esta é a versão incluída na Vulgata e usada no Ofício Divino. *
{* Desde 1945 existe uma versão latina alternativa para este propósito, feita principalmente do texto hebraico massorético.} …
A primeira revisão, chamada Saltério Romano, ainda é usada para o salmo de convite nas matinas e em todo o Missal, e para o Ofício Divino em São Pedro em Roma, São Marcos em Veneza e no rito milanês. A Vulgata de São Jerônimo foi declarada pelo Concílio de Trento como o texto bíblico latino autêntico ou autorizado da Igreja Católica, sem por isso implicar qualquer preferência desta versão acima do texto original ou acima das versões em outras línguas.
Em 1907, o Papa Pio X confiou aos monges de São Bento o dever de restaurar, na medida do possível, o texto da Vulgata de São Jerônimo, que durante quinze séculos de uso foi consideravelmente modificado e corrompido. A versão da Bíblia normalmente usada pelos católicos de língua inglesa é a tradução da Vulgata feita em Rheims e Douay no final do século XVI, conforme revisada pelo Bispo Challoner no século XVIII; e a versão em inglês feita oficialmente pelo Monsenhor Ronald Knox também era da Vulgata…
… no final de sua vida, ele foi obrigado a interromper seus estudos por uma incursão de bárbaros, e algum tempo depois pela violência e perseguição dos pelagianos que enviaram uma tropa de rufiões a Belém para atacar os monges e freiras que viviam lá sob a direção de São Jerônimo, que se opôs a eles. Alguns foram espancados, um diácono foi morto e eles incendiaram os mosteiros.
No ano seguinte, Santa Eustóquia morreu e o próprio Jerônimo logo a seguiu: exausto pela penitência e pelo trabalho, sua visão e sua voz falhando, seu corpo como uma sombra, ele morreu pacificamente em 30 de setembro de 420. Ele foi sepultado sob a igreja da Natividade perto de Paula e Eustóquia, mas seu corpo foi removido muito tempo depois e agora está em algum lugar na Basílica de Santa Maria Maior em Roma…” Muito mais se pode saber sobre São Jerônimo, consultando a seguir…: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember30.html
(WEB EM 29.09.2024)
A7. SÃO JERÔNIMO
Também conhecido como
- Eusébio Jerônimo Sofrônio
- Girolamo
- Hieronymus
- Jerônimo
- Homem da Bíblia
- 30 de setembro
- 15 de junho (calendário oriental)
- 9 de maio (tradução de relíquias )
Perfil
Nascido em uma rica família pagã, Jerônimo liderou uma juventude selvagem e desperdiçada. Estudou em Roma, Itália, e tornou-se advogado. Ele se converteu e filiou-se à Igreja em teoria, e foi batizado em 365, mas foi somente quando começou seus estudos de teologia que teve uma verdadeira conversão e a fé se tornou parte integrante de sua vida.
Tornou-se monge, então, necessitando de isolamento para seu estudo das Escrituras, viveu por anos como eremita nos desertos sírios. Lá, ele teria tirado um espinho da pata de um leão; o animal permaneceu lealmente ao seu lado por anos.
Sacerdote . Aluno de São Gregório de Nazianzeno. Secretário do Papa Dâmaso I, que encarregou Jerônimo de revisar o texto latino da Bíblia. O resultado foram 30 anos de trabalho que conhecemos como a tradução da Vulgata, a versão latina padrão por mais de um milênio, e que ainda está em uso hoje.
Amigo e professor de Santa Paula, Santa Marcela e Santo Eustóquio, associação que gerou tanta fofoca que Jerônimo deixou Roma para voltar à solidão do deserto. Ele viveu seus últimos 34 anos na Terra Santa como semi-recluso, escrevendo e traduzindo obras de história, biografia, os escritos de Orígenes e muito mais. Doutor da Igreja e Pai da Igreja. Desde seu próprio tempo, ele tem sido associado na mente popular com pergaminhos,
escrita,catalogando , traduzindo, o que fez com que os que trabalham nessas áreas o tomassem como patrono – um homem que conhecia suas vidas e seus problemas.
Nascer
- 419 de causas naturais
- sepultado em Belém
- relíquias na Basílica de Santa Maria Maior em Roma , Itália
- arqueólogos
- arquivistas
- estudiosos da Bíblia
- bibliotecários
- bibliotecas
- crianças em idade escolar
- estudantes
- tradutores
- Associação Bíblica Católica da América
- Cittanova, Itália
- Saint-Jérôme, Quebec, cidade de
- Saint-Jérôme, Quebec, diocese de
- Povoado Indígena Taos
- chapéu de cardeal, muitas vezes no chão ou atrás dele, indicando que ele deu as costas à pompa da vida eclesiástica
- leão, referindo-se a quem fez amizade com ele depois que ele puxou um espinho da pata da criatura
- homem batendo no peito com uma pedra
- monge envelhecido no deserto
- monge envelhecido com Bíblia
- monge envelhecido escrevendo
- velho com um leão
- crânio
- ampulheta
informação adicional
- A Garner of Saints, de Allen Banks Hinds, MA
- Livro dos Santos, pelo Padre Lawrence George Lovasik, SVD
- Livro dos Santos, pelos Monges de Ramsgate
- Enciclopédia Católica
- Enciclopédia Britânica
- Legenda Dourada
- Pequenas Vidas dos Grandes Santos
- Vidas de Homens Ilustres
- Vidas dos Santos, de Padre Alban Butler
- Vidas dos Santos, por Padre Francis Xavier Weninger
- Novo Dicionário Católico
- Trabalho de referência do novo aluno
- Vidas Pictóricas dos Santos
- Martirológio Romano
- Santos e Santos Dominicanos, pela Beata Hyacinthe-Marie Cormier , OP
- Santos do Dia, de Katherine Rabenstein
- Vidas curtas dos santos, de Eleanor Cecilia Donnelly
- O Santo com o Leão, de Leonora Blanche Lang
- Spiritus Paraclitus, do Papa Bento XV
- Papa Bento XVI
- livros
- outros sites em inglês
- 365 Rosários
- Adote um pináculo
- Adote um pináculo
- Aleteia
- Cultura Católica
- Troca católica: um patrono para um tempo de raiva
- Fogo Católico
- Porto Católico
- Irlanda católica
- Irlanda católica
- Agência de notícias católica
- Católico Online
- Católico-Santos.Info
- Campeões da Ortodoxia Católica
- Biografias Cristãs, de James E Keifer
- Iconografia Cristã
- Documenta Católica Omnia
- Enciclopédia Britânica
- Século IV
- Mídia Franciscana
- Notícias católicas independentes
- Enciclopédia Judaica
- Nobreza e Elites Tradicionais Análogas
- Igreja Ortodoxa na América
- Paróquia de Oystermouth, Swansea, País de Gales
- Perigos de um tradutor da Bíblia, por Leslie J Hoppe, OFM
- Biblioteca Preus
- Revista Regina
- Informações da Basílica de São Pedro
- Histórias de santos para todas as idades
- Veja a Terra Santa
- Tony Crescio
- Vultus Christi
- Wikipédia
- Palavra em chamas
- Blogueiro de livros católicos
- São Jerônimo: Lembre-se dos Pobres e Confie em Deus para Prover
- São Jerônimo: submeter-se ao ensinamento da Igreja
- São Jerônimo: Encontre sua defesa contra a tentação nas Escrituras
- São Jerônimo: Ler as Escrituras é uma antecipação do céu
- imagens
- áudio
- Contra Jovinianus, de São Jerônimo (livro librivox)
- Cartas sortidas de São Jerônimo (livro de áudio librivox)
- Bytes Católicos
- Life of Saint Hilarion, de São Jerônimo (livro librivox)
- Sobre Homens Ilustres, de São Jerônimo (livro librivox)
- vídeo
- e-books
- Letters and Select Works, traduzido por WH Fremantle
- Vida de São Jerônimo, por Padre Fray José de Siguenza
- São Jerônimo, de Edward L Cutts
- São Jerônimo, do Padre Largent
- Selecione Cartas de São Jerônimo, de Frederick Adam Wright
- sites em espanhol
- Hagiopédia
- Martirologio Romano, edição de 2001
- sites em français
- fonte em italiano
- noticia em latim
Funciona
- Apologia de si mesmo contra os livros de Rufinus
- Carta a Pamachius contra João de Jerusalém
- Carta a Eustóquio
- Vida de Santo Hilarion
- Vidas de Homens Ilustres
- Sobre a virgindade perpétua de Maria
- Romaria da Santa Paula , de São Jerônimo
Leituras
O que Jerônimo ignora, nenhum homem jamais soube. – Santo Agostinho de Hipona
“…Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma.
No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver.
Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes…” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio
A medida de nosso avanço na vida espiritual deve ser tomada pelo progresso que fazemos na virtude da mortificação; pois deve-se ter como certo que quanto maior violência fizermos a nós mesmos na mortificação, maior avanço faremos na perfeição. – São Jerônimo
Se devo me entregar a qualquer dos prazeres da vida presente, estou resolvido a fazê-lo de tal maneira que as realidades solenes do julgamento futuro nunca sejam banidas de meus pensamentos. – São Jerônimo
Você diz em seu livro que enquanto vivemos podemos orar uns pelos outros, mas depois que morremos, a oração de nenhuma pessoa por outra pode ser ouvida…. Mas se os apóstolos e mártires ainda no corpo podem orar pelos outros, em um momento em que ainda devem ser solícitos consigo mesmos, quanto mais o farão depois de suas coroas, vitórias e triunfos? – São Jerônimo de Contra Vigilâncio , 406
Interpreto como devo, seguindo o mandamento de Cristo: “Examinai as Escrituras” e “Buscai e achareis”. Pois se, como diz Paulo, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e se o homem que não conhece as Escrituras não conhece o poder e a sabedoria de Deus, então a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo. Ninguém deve pensar que pretendo explicar todo o assunto deste grande livro do profeta Isaías em um breve sermão, pois contém todos os mistérios do Senhor. Ela profetiza que Emanuel nascerá de uma virgem e realizará obras e sinais maravilhosos. Prediz sua morte, sepultamento e ressurreição dos mortos como o Salvador de todos os homens. Tudo o que é próprio da Sagrada Escritura, tudo o que pode ser expresso em linguagem humana e compreendido pela mente humana, está contido no livro de Isaías.-Jerome: de um comentário sobre Isaías
Quando os padres latinos são representados em grupo, São Jerônimo às vezes está com vestido e chapéu de cardeal, embora os cardeais não fossem conhecidos até três séculos depois de seu tempo, mas como os outros padres ocupavam posições elevadas na Igreja e eram representado em trajes eclesiásticos, e como São Jerônimo ocupava um cargo digno na corte do Papa Dalmasius, parecia apropriado retratá-lo como um cardeal . Os pintores venezianos frequentemente o representavam em um manto escarlate completo, com um capuz jogado sobre a cabeça. Quando assim habitado, seu símbolo era uma igreja em sua mão, emblemática de sua importância para a Igreja universal. São Jerônimo também é visto como penitente, ou ainda, com livro e caneta, acompanhado por um leão. Como penitente, ele é um velho miserável, vestido com pouca roupa, com a cabeça calva e a barba descuidada, uma figura muito pouco atraente. Quando ele é representado traduzindo as Escrituras, ele está em uma cela ou caverna, vestido com um manto de cor sombria, e está escrevendo, ou olhando para cima em busca de inspiração. Em alguns casos, um anjo está ditando para ele. – a partir deSantos na arte, de Clara Irskine Clement
Citação MLA
- “São Jerônimo”. CatholicSaints.Info . 29 de janeiro de 2022. Web. 29 de setembro de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >
A8. JERÔNIMO
“… Jerônimo é reconhecido como santo e Doutor da Igreja pela Igreja Católica , a Igreja Ortodoxa Oriental , a Igreja Luterana e a Comunhão Anglicana . [8] Seu dia de festa é 30 de setembro…
… Como estudante, Jerome se envolveu nas escapadas superficiais e na experimentação sexual de estudantes em Roma; ele se entregou casualmente, mas depois sofreu terríveis ataques de culpa. [13] [ fonte melhor necessária ] Para apaziguar sua consciência , aos domingos ele visitava os sepulcros dos mártires e dos apóstolos nas catacumbas. Esta experiência o lembrou dos terrores do inferno :
… Muitas vezes eu me pegava entrando nessas criptas, profundamente cavadas na terra, com suas paredes de cada lado revestidas com os corpos dos mortos, onde tudo era tão escuro que quase parecia que as palavras do salmista foram cumpridas, Deixe-os cair rápido para o Inferno. [14] Aqui e ali a luz, não entrando pelas janelas, mas filtrando de cima através de poços, aliviou o horror da escuridão. Mas, novamente, assim que você se viu avançando com cautela, a noite negra se fechou e me veio à mente a frase de Virgílio, “Horror ubique animos, simul ipsa silentia terrent”. [15] [16]
… Sua citação de Virgílio diz: “Por todos os lados, o horror espalhou-se amplamente; o próprio silêncio soprou um terror em minha alma” [17] – para descrever o horror do inferno. Ele inicialmente usou autores clássicos para descrever conceitos cristãos, como inferno, que indicava tanto sua educação clássica quanto sua profunda vergonha de suas práticas associadas, como a pederastia então encontrada em Roma. [ citação necessária ]…
… Embora inicialmente cético em relação ao Cristianismo, ele acabou se convertendo . [18] Depois de vários anos em Roma, ele viajou com Bonosus para a Gália e se estabeleceu em Trier, onde parece ter começado os estudos teológicos, e onde, para seu amigo Tyrannius Rufinus , ele copiou o comentário de Hilário de Poitiers sobre os Salmos e o tratado De synodis . Em seguida, veio uma estadia de pelo menos vários meses, ou possivelmente anos, com Rufinus em Aquileia , onde fez muitos amigos cristãos…
… Apreendido pelo desejo de uma vida de penitência ascética , Jerônimo foi por um tempo ao deserto de Cálcis , a sudeste de Antioquia , conhecido como ” Tebaida Síria ” pelo número de eremitas que o habitavam. Nesse período, parece que encontrou tempo para estudar e escrever. Ele fez sua primeira tentativa de aprender hebraico sob a orientação de um judeu convertido ; e ele parece ter mantido correspondência com cristãos judeus em Antioquia. Nessa época, ele copiou para ele um Evangelho hebraico, cujos fragmentos foram preservados em suas notas. É conhecido hoje como o Evangelho dos Hebreus, que os nazarenos consideravam o verdadeiro Evangelho de Mateus . [19] Jerônimo traduziu partes deste Evangelho hebraico para o grego. [20]
Retornando a Antioquia em 378 ou 379, Jerônimo foi ordenado lá pelo Bispo Paulino , aparentemente de má vontade e com a condição de continuar sua vida ascética . Logo depois, ele foi a Constantinopla para estudar as Escrituras com Gregório Nazianzen . Ele parece ter passado dois anos lá, depois partiu, e pelos próximos três (382-385) ele estava em Roma novamente, como secretário do Papa Dâmaso I e dos principais cristãos romanos. Convidado originalmente para o sínodo de 382, pretendia encerrar o cisma de Antioquia, pois havia pretendentes rivais para ser o patriarca adequado em Antioquia. Jerônimo acompanhou um dos pretendentes, Paulinus, de volta a Roma para obter mais apoio para ele; Jerônimo se destacou perante o papa e assumiu um lugar de destaque em seus conselhos papais…
… Em Roma, Jerônimo foi cercado por um círculo de mulheres bem nascidas e bem educadas, incluindo algumas das famílias mais nobres da nobreza , como as viúvas Lea , Marcella e Paula , com as filhas de Paula, Blaesilla e Eustochium . A inclinação resultante dessas mulheres para a vida monástica, longe da lascívia indulgente em Roma, e sua crítica implacável ao clero secular de Roma, trouxe uma hostilidade crescente contra ele entre o clero romano e seus partidários. Logo após a morte de seu patrono, o Papa Dâmaso I, em 10 de dezembro de 384, Jerônimo foi forçado a deixar seu cargo em Roma depois que o clero romano fez uma investigação sobre alegações de que ele tinha um relacionamento impróprio com a viúva Paula. Mesmo assim, seus escritos eram altamente considerados por mulheres que tentavam manter o voto de se tornar uma virgem consagrada . Suas cartas foram amplamente lidas e distribuídas por todo o império cristão e está claro por meio de seus escritos que ele sabia que essas mulheres virgens não eram seu único público. [7]
Além disso, a condenação de Jerônimo ao estilo de vida hedonista de Blaesilla em Roma a levou a adotar práticas ascéticas, mas isso afetou sua saúde e piorou sua fraqueza física a ponto de ela morrer apenas quatro meses depois de começar a seguir suas instruções; grande parte da população romana ficou indignada com Jerônimo por causar a morte prematura de uma jovem tão animada e sua insistência a Paula para que Blaesilla não fosse pranteada, e as queixas de que sua dor era excessiva foram vistas como impiedosas, polarizando a opinião romana contra ele. [22]…
… Em agosto de 385, Jerônimo deixou Roma para sempre e voltou a Antioquia, acompanhado de seu irmão Pauliniano e de vários amigos, sendo seguido um pouco depois por Paula e Eustochium, que haviam resolvido terminar seus dias na Terra Santa . No inverno de 385, Jerônimo atuou como seu conselheiro espiritual. Os peregrinos , acompanhados pelo bispo Paulino de Antioquia , visitaram Jerusalém , Belém e os lugares sagrados da Galiléia , e depois foram para o Egito , lar dos grandes heróis da vida ascética…
… Amplamente provido por Paula com meios de subsistência e para aumentar sua coleção de livros, Jerônimo levou uma vida de atividade incessante na produção literária…
… Está registrado que Jerônimo morreu perto de Belém em 30 de setembro de 420. A data de sua morte é fornecida pela Crônica de Próspero de Aquitânia …”: https://vies.wiki/wiki/pt/Saint_Jerome
A9. PAPA BENTO XVI: AUDIÊNCIA GERAL – Quarta-feira, 7 de Novembro de 2007
São Jerônimo (1)
Queridos irmãos e irmãs!
Detemos hoje a nossa atenção sobre São Jerónimo, um Padre da Igreja que colocou no centro da sua vida a Bíblia: traduziu-a em língua latina, comentou-a nas suas obras, e sobretudo empenhou-se em vivê-la concretamente na sua longa existência terrena, não obstante o conhecido caráter difícil e impetuoso que recebeu da natureza.
Jerónimo nasceu em Strídon por volta de 347 de uma família cristã, que lhe garantiu uma cuidadosa formação, enviando-o também a Roma para aperfeiçoar os seus estudos. Desde jovem sentiu atração pela vida mundana (cf. Ep. 22, 7), mas prevaleceram nele o desejo e a intercessão pela religião cristã. Tendo recebido o batismo por volta de 366, orientou-se para a vida ascética e, tendo ido a Aquileia, inseriu-se num grupo de cristãos fervorosos por ele definido quase “um coro de beatos” (Chron. ad ann. 374) reunido em volta do Bispo Valeriano. Partiu depois para o Oriente e viveu como eremita no deserto de Calcide, a sul de Alepo (cf. Ep. 14, 10), dedicando-se seriamente aos estudos. Aperfeiçoou o seu conhecimento do grego, iniciou o estudo do hebraico (cf. Ap. 125, 12), transcreveu códices e obras patrísticas (cf. Ep. 5, 2). A meditação, a solidão, o contacto com a Palavra de Deus fizeram amadurecer a sua sensibilidade cristã. Sentiu mais incómodo o peso dos anos juvenis (cf. Ep. 22, 7), e advertiu vivamente o contraste entre mentalidade pagã e vida cristã: um contraste que se tornou célebre pela “visão” dramática e vivaz, da qual nos deixou uma narração. Nela pareceu-lhe ser flagelado diante de Deus, porque “ciceroniano e não-cristão” (cf. Ep 22, 30).
Em 382 transferiu-se para Roma: aqui o Papa Dâmaso, conhecendo a sua fama de asceta e a sua competência de estudioso, assumiu-o como secretário e conselheiro; encorajou-o a empreender uma nova tradução latina dos textos bíblicos por motivos pastorais e culturais. Algumas pessoas da aristocracia romana, sobretudo fidalgas como Paula, Marcela, Asella, Lea e outras, desejosas de se empenharem no caminho da perfeição cristã e de aprofundarem o seu conhecimento da Palavra de Deus, escolheram-no como sua guia espiritual e mestre na abordagem metódica aos textos sagrados. Estas fidalgas aprenderam também grego e hebraico.
Depois da morte do Papa Dâmaso, Jerónimo deixou Roma em 385, e empreendeu uma peregrinação, primeiro à Terra Santa, testemunha silenciosa da vida terrena de Cristo, depois ao Egito, terra de eleição de muitos monges (cf. Contra Rufinum 3, 22; Ep. 108, 6-14). Em 386 permaneceu em Belém onde, por generosidade da fidalga Paula, foram construídos um mosteiro masculino, um feminino e uma estalagem para os peregrinos que iam à Terra Santa, “pensando que Maria e José não tinham encontrado onde repousar” (Ep. 108, 14). Permaneceu em Belém até à morte, continuando a desempenhar uma intensa atividade: comentou a Palavra de Deus; defendeu a fé, opondo-se vigorosamente a várias heresias; exortou os monges à perfeição; ensinou a cultura clássica e cristã a jovens alunos; acolheu com alma pastoral os peregrinos que visitavam a Terra Santa. Faleceu na sua cela, perto da gruta da Natividade, a 30 de Setembro de 419/420.
A preparação literária e a ampla erudição permitiram que Jerónimo fizesse a revisão e a tradução de muitos textos bíblicos: um precioso trabalho para a Igreja latina e para a cultura ocidental. Com base nos textos originais em grego e em hebraico e graças ao confronto com versões anteriores, ele realizou a revisão dos quatro Evangelhos em língua latina, depois o Saltério e grande parte do Antigo Testamento. Tendo em conta o original hebraico e grego, dos Setenta, a versão grega clássica do Antigo Testamento que remontava ao tempo pré-cristão, e as precedentes versões latinas, Jerónimo, com a ajuda de outros colaboradores, pôde oferecer uma tradução melhor: ela constitui a chamada “Vulgata”, o texto “oficial” da Igreja latina, que foi reconhecido como tal pelo Concílio de Trento e que, depois da recente revisão, permanece o texto “oficial” da Igreja de língua latina. É interessante ressaltar os critérios aos quais o grande biblista se ateve na sua obra de tradutor. Revela-o ele mesmo quando afirma respeitar até a ordem das palavras das Sagradas Escrituras, porque nelas, diz, “até a ordem das palavras é um mistério” (Ep. 57, 5), isto é, uma revelação. Reafirma ainda a necessidade de recorrer aos textos originários: “Quando surge um debate entre os Latinos sobre o Novo Testamento, para as relações discordantes dos manuscritos, recorremos ao original, isto é, ao texto grego, no qual foi escrito o Novo Pacto. Do mesmo modo para o Antigo Testamento, se existem divergências entre os textos gregos e latinos, apelamos ao texto original, o hebraico; assim tudo o que brota da nascente, podemo-lo encontrar nos ribeiros” (Ep. 106, 2). Além disso, Jerónimo comentou também muitos textos bíblicos. Para ele os comentários devem oferecer numerosas opiniões, “de modo que o leitor cauteloso, depois de ter lido as diversas explicações e conhecido numerosas opiniões para aceitar ou rejeitar julgue qual seja a mais fidedigna e, como um perito de câmbios, rejeite a moeda falsa” (Contra Rufinum 1, 16).
Contestou enérgica e vivamente os hereges que recusavam a tradição e a fé da Igreja. Demonstrou também a importância e a validade da literatura cristã, que se tornou uma verdadeira cultura já digna de ser posta em confronto com a clássica: fê-lo compondo o De viris illustribus, uma obra na qual Jerónimo apresenta as biografias de mais de uma centena de autores cristãos. Escreveu também biografias de monges, ilustrando ao lado de outros percursos espirituais também o ideal monástico; traduziu também várias obras de autores gregos. Por fim, no importante Epistolário, uma obra-prima da literatura latina, Jerónimo sobressai com as suas características de homem culto, de asceta e de guia das almas.
Que podemos nós aprender de São Jerónimo? Sobretudo, penso, o seguinte: amar a Palavra de Deus na Sagrada Escritura. Diz São Jerónimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”. Por isso é importante que cada cristão viva em contacto e em diálogo pessoal com a palavra de Deus, que nos é dada na Sagrada Escritura. Este nosso diálogo com ela deve ter sempre duas dimensões: por um lado, deve ser um diálogo realmente pessoal, porque Deus fala com cada um de nós através da Sagrada Escritura e cada um tem uma mensagem. Devemos ler a Sagrada Escritura não como palavra do passado, mas como Palavra de Deus que se dirige também a nós e procurar compreender o que o Senhor nos quer dizer. Mas para não cair no individualismo devemos ter presente que a Palavra de Deus nos é dada precisamente para construir comunhão, para nos unir na verdade no nosso caminho para Deus. Portanto, ela, mesmo sendo sempre uma palavra pessoal, é também uma Palavra que constrói comunidade, que constrói a Igreja. Por isso, devemos lê-la em comunhão com a Igreja viva. O lugar privilegiado da leitura e da escuta da Palavra de Deus é a liturgia, na qual, celebrando a Palavra e tornando presente no Sacramento o Corpo de Cristo, actualizamos a Palavra na nossa vida e tornámo-la presente entre nós. Nunca devemos esquecer que a Palavra de Deus transcende os tempos. As opiniões humanas vão e voltam. O que hoje é muito moderno, amanhã será velho. A Palavra de Deus, ao contrário, é Palavra de vida eterna, tem em si a eternidade, ou seja, é válida para sempre. Trazendo em nós a Palavra de Deus, trazemos também em nós o eterno, a vida eterna.
E concluo com uma palavra de São Jerónimo a São Paulino de Nola. Nela o grande exegeta expressa precisamente esta realidade, isto é, que na Palavra de Deus recebemos a eternidade, a vida eterna. Diz São Jerónimo: “Procuremos aprender na terra aquelas verdades cuja consistência persistirá também no céu” (Ep. 53, 10) …”: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2007/documents/hf_ben-xvi_aud_20071107.html
A10. PAPA BENTO XVI: AUDIÊNCIA GERAL – Quarta-feira, 14 de Novembro de 2007
São Jerónimo (2)
Queridos irmãos e irmãs!
Continuemos hoje a apresentação da figura de São Jerónimo. Como dissemos na quarta-feira passada, ele dedicou a sua vida ao estudo da Bíblia, a ponto de ser reconhecido por um meu Predecessor, o Papa Bento XV, como “doutor eminente na interpretação das Sagradas Escrituras“.
Jerónimo ressaltava a alegria e a importância de se familiarizar com os textos bíblicos: “Não te parece habitar já aqui na terra no reino dos céus, quando se vive entre estes textos, quando os meditamos, quando não se conhece e não se procura nada mais?” (Ep. 53, 10). Na realidade, dialogar com Deus, com a sua Palavra, é num certo sentido presença do Céu, isto é, presença de Deus. Aproximar-se dos textos bíblicos, sobretudo do Novo Testamento, é essencial para o crente, porque “ignorar a Escritura é ignorar Cristo”. É sua esta célebre frase, citada também pelo Concílio Vaticano II na Constituição Dei Verbum (n. 25).
Verdadeiramente “apaixonado” pela Palavra de Deus, ele perguntava: “Como se poderia viver sem a ciência das Escrituras, através das quais se aprende a conhecer o próprio Cristo, que é a vida dos crentes?” (Ep. 30, 7). A Bíblia, instrumento “com o qual todos os dias Deus fala aos fiéis” (Ep. 133, 13), torna-se assim estímulo e fonte da vida cristã para todas as situações e para cada pessoa. Ler a Escritura é conversar com Deus: “Se rezas, escreve ele a uma jovem nobre de Roma, falas com o Esposo; se lês, é Ele quem te fala” (Ep. 22, 25). O estudo e a meditação da Escritura tornam o homem sábio e sereno (cf. In Eph., prol.). Sem dúvida, para compreender cada vez mais profundamente a palavra de Deus é necessária uma dedicação constante e progressiva. Assim Jerónimo recomendava ao sacerdote Nepociano: “Lê com muita frequência as divinas Escrituras; aliás, que o Livro sagrado nunca seja deposto das tuas mãos. Aprende aqui o que tu deves ensinar (Ep. 52, 7). Dava estes conselhos à matrona romana Leta para a educação cristã da filha: “Certifica-te que ela estude todos os dias alguns trechos da Escritura… Que depois da oração se dedique à leitura, e depois da leitura à oração… Que em vez das joias e dos vestidos de seda, ela aprecie os Livros divinos” (Ep. 107, 9.12). Com a meditação e a ciência das Escrituras “mantém-se o equilíbrio da alma” (Ad Eph., prol.). Só um profundo espírito de oração e a ajuda do Espírito Santo nos podem introduzir na compreensão da Bíblia: “Na interpretação da Sagrada Escritura nós temos sempre necessidade do socorro do Espírito Santo” (In Mich., 1, 1, 10, 15).
Toda a vida de Jerónimo se distingue por um amor apaixonado pelas Escrituras, um amor que ele sempre procurou despertar nos fiéis: “Ama a Sagrada Escritura e a sabedoria amar-te-á; ama-a ternamente e ela guardar-te-á; honra-a e receberás as suas carícias. Que ela seja para ti como os teus colares e brincos” (Ep. 130, 20). E ainda: “Ama a ciência da Escritura, e não amarás os vícios da carne” (Ep. 125, 11).
Para Jerónimo um critério fundamental de método na interpretação das Escrituras era a sintonia com o magistério da Igreja. Nunca podemos sozinhos ler a Escritura. Encontramos demasiadas portas fechadas e facilmente caímos no erro. A Bíblia foi escrita pelo Povo de Deus e para o Povo de Deus, sob a inspiração do Espírito Santo. Só nesta comunhão com o Povo de Deus podemos realmente entrar com o “nós” no núcleo da verdade que o próprio Deus nos quer dizer. Para ele uma interpretação autêntica da Bíblia devia estar sempre em concordância harmoniosa com a fé da Igreja católica. Não se trata de uma exigência imposta a este Livro a partir de fora; o Livro é precisamente a voz do Povo de Deus peregrino e só na fé deste Povo temos, por assim dizer, a tonalidade justa para compreender a Sagrada Escritura. Por isso Jerónimo admoestava: “Permanece firmemente apegado à doutrina tradicional que te foi ensinada, para que tu possas exortar segundo a tua sã doutrina e contrastar quantos a contradizem” (Ep. 52, 7). Em particular, dado que Jesus Cristo fundou a sua Igreja sobre Pedro, cada cristão concluía ele deve estar em comunhão “com a Cátedra de São Pedro. Eu sei que sobre esta pedra está edificada a Igreja” (Ep. 15, 2). Consequentemente, sem meios-termos, declarava: “Eu estou com todo aquele que estiver na Cátedra de São Pedro” (Ep. 16).
Obviamente Jerónimo não descuida o aspecto ético. Com frequência ele recorda o dever de conciliar a vida com a Palavra divina e só vivendo-a encontramos também a capacidade de a compreender. Esta coerência é indispensável para cada cristão, e particularmente para o pregador, para que as suas ações, se forem discordantes em relação aos discursos, não o ponham em dificuldade. Assim exorta o sacerdote Nepociano: “Que as tuas ações não desmintam as tuas palavras, para que não aconteça que, quando pregas na igreja, haja quem no seu íntimo comente: “Por que precisamente tu não te comportas assim?”. Verdadeiramente simpático aquele mestre que, de barriga cheia, disserta sobre o jejum; também um ladrão pode censurar a avareza; mas no sacerdote de Cristo a mente e a palavra devem estar em sintonia“ (Ep. 52, 7). Noutra carta Jerónimo recorda: “Também se possui uma doutrina maravilhosa, não tem vergonha a pessoa que se sente condenar pela própria consciência” (Ep. 127, 4). Sempre em tema de coerência, ele observa: o Evangelho deve traduzir-se em atitudes de caridade verdadeira, porque em cada ser humano está presente a própria Pessoa de Cristo. Dirigindo-se, por exemplo, ao presbítero Paulino (que depois foi Bispo de Nola e Santo), Jerónimo assim o aconselha: “O verdadeiro templo de Cristo é a alma do fiel: ornamenta este santuário, embeleza-o, coloca nele as tuas ofertas e recebe Cristo. Para que revestir as paredes de pedras preciosas, se Cristo morre de fome na pessoa de um pobre?” (Ep. 58, 7). Jerónimo concretiza: é preciso “vestir Cristo nos pobres, visitá-lo em quem sofre, alimentá-lo nos famintos, dar-lhe abrigo nos desalojados” (Ep. 130, 14). O amor a Cristo, alimentado com o estudo e a meditação, faz-nos superar qualquer dificuldade: “Amemos também nós Jesus Cristo, procuremos sempre a união com ele: então parecer-nos-á fácil também o que é difícil” (Ep.22, 40).
Jerónimo, definido por Próspero de Aquitânia “modelo de comportamento e mestre do género humano” (Carmen de ingratis, 57), deixou-nos também um ensinamento rico e variado sobre o ascetismo cristão. Ele recorda que um compromisso corajoso em relação à perfeição exige uma vigilância constante, mortificações frequentes, mesmo se com moderação e prudência, um trabalho intelectual ou manual assíduo para evitar o ócio (cf. Epp. 125, 11 e 130, 15), e sobretudo a obediência a Deus: “Nada… apraz tanto a Deus como a obediência… que é a virtude mais excelsa e única” (Hom. de Oboedientia: CCL 78, 552). No caminho ascético pode estar incluída também a prática das peregrinações. Em particular, Jerónimo estimulou as peregrinações à Terra Santa, onde os peregrinos eram acolhidos e hospedados nos edifícios ao lado do mosteiro de Belém, graças à generosidade da fidalga Paula, filha espiritual de Jerónimo (cf. Ep. 108,14).
Por fim, não podemos deixar de mencionar o contributo dado por Jerónimo em matéria de pedagogia cristã (cf. Epp. 107 e 128). Ele propõe-se formar “uma alma que deve tornar-se o templo do Senhor” (Ep. 107, 4), uma “gema preciosíssima” aos olhos de Deus (Ep. 107, 13). Com profunda intuição ele aconselha a sua preservação do mal e das ocasiões pecaminosas, a exclusão de amizades equívocas ou dissipantes (cf. Ep. 107, 4 e 8-9; cf. também Ep. 128, 3-4). Sobretudo exorta os pais para que criem um ambiente de tranquilidade e de alegria em volta dos filhos, os estimulem ao estudo e ao trabalho, também com o louvor e a emulação (cf. Epp. 107, 4 e 128, 1), os encoragem a superar as dificuldades, favoreçam neles os bons hábitos e os preservem dos maus costumes porquê, e cita uma frase de Públio Sírio que ouviu na escola, “dificilmente conseguirás corrigir-te daquelas coisas às quais te vais tranquilamente habituando” (Ep. 107, 8). Os pais são os principais educadores dos filhos, os primeiros mestres de vida. Com muita clareza Jerónimo, dirigindo-se à mãe de uma jovem e mencionando depois o pai, admoesta, quase expressando uma exigência fundamental de cada criatura humana que empreende a existência: “Que ela encontre em ti a sua mestra, e olhe para ti com admiração na sua inexperiente juventude. Que nunca veja em ti nem em seu pai atitudes que a levem a pecar, se forem imitadas. Recordai-vos de que… a podeis educar mais com o exemplo do que com a palavra” (Ep. 107, 9). Entre as principais intuições de Jerónimo como pedagogo devem ser ressaltadas a importância atribuída a uma educação sadia e completa desde a infância, a responsabilidade peculiar reconhecida aos pais, a urgência de uma séria formação moral e religiosa, a exigência do estudo para uma formação humana mais completa.
Além disso, um aspecto bastante esquecido nos tempos antigos, mas considerado vital pelo nosso autor, é a promoção da mulher, à qual reconhece o direito a uma formação completa: humana, escolar, religiosa, profissional. E vemos precisamente hoje como a educação da personalidade na sua totalidade, a educação para a responsabilidade diante de Deus e do homem, seja a verdadeira condição para qualquer progresso, paz, reconciliação e exclusão da violência. Educação diante de Deus e do homem: é a Sagrada Escritura que nos oferece a guia para a educação e assim para o verdadeiro humanismo.
Não podemos concluir estas rápidas anotações sobre o grande Padre da Igreja sem mencionar a contribuição eficaz por ela dada à salvaguarda dos elementos positivos e válidos das antigas culturas judaica, grega e romana na nascente civilização cristã. Jerónimo reconheceu e assimilou os valores artísticos, a riqueza dos sentimentos e a harmonia das imagens presentes nos clássicos, que educam o coração e a fantasia para sentimentos nobres. Sobretudo, ele pôs no centro da sua vida e da sua atividade a Palavra de Deus, que indica ao homem os caminhos da vida, e revela-lhe os segredos da santidade. Por tudo isto devemos estar-lhe profundamente gratos, precisamente no nosso hoje…”: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2007/documents/hf_ben-xvi_aud_20071114.html
================
OUTROS SANTAS E SANTOS DE 30 DE SETEMBRO
1. São Jerônimo. Destaque acima.
2. Em Piacenza, na atual Emília-Romanha, região da Itália, Santo Antonino, mártir. († 303)
3. Em Soleure, no território dos Helvécios, na atual Suíça, os santos Urso e Vítor, mártires, que, segundo a tradição, pertenceram à Legião Tebana. († c. 320).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, receberam a coroa do martírio os Santos Leopardo, em Roma, no séc. IV; Vítor e Urso, na Suíça, pela mesma época; e Antonino, em Piacenza. (M)
4. Na Arménia, São Gregório o Iluminador (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que, depois de ter realizado grandes trabalhos, se retirou numa caverna junto à confluência dos dois ramos do rio Eufrates e aí descansou em paz. É considerado o apóstolo dos Armenos. († c. 326).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 300, São Gregório, o iluminador. Foi o evangelizador e organizador da Igreja da Armênia, e seu primeiro “Catholicós”. (M).
– São Gregório, o iluminador. Ver páginas 161-163: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
– São Gregório o iluminador. Lembrado na Wikipedia de 23 de março. Católico de todos os armênios. Nascimento: c. 257 em Valarxabad. Morte: 331 (74 anos) em? Veneração por: Igreja Apostólica Armênia; Igreja Ortodoxa; Igrejas Orientais; Comunhão Anglicana.
Festa litúrgica: 9 de junho na Igreja Apostólica Armênia e 30 de setembro na Igreja Ortodoxa e na Igreja Católica. Padroeiro da Armênia.
– “Gregório, o Iluminador (em armênio/arménio: Գրիգոր Լուսաւորիչ; romaniz.: Grigor Lusavorich; em grego: Γρηγόριος Φωστήρ) é o santo padroeiro e primeiro líder oficial da Igreja Apostólica Armênia. Ele é o líder religioso a quem é creditada a conversão da Armênia do paganismo armênio ao cristianismo, dando ao país a distinção de ter sido o primeiro a adotar o cristianismo como religião oficial em 301…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Greg%C3%B3rio,_o_Iluminador
5*. Em Marselha, na Provença, actualmente na França, Santa Eusébia, virgem, que desde a juventude até à velhice foi sempre fiel serva de Deus. († c. 497)
6. Em Cantuária, na Inglaterra, Santo Honório, bispo, que era monge romano quando o papa Gregório Magno o enviou como companheiro de Santo Agostinho para evangelizar a Inglaterra, a quem sucedeu nesta sede episcopal. († 653).
– Conforme o Martirológio Romano, no ano do Senhor de 653, a volta para Deus de Santo Honório, discípulo de Santo Agostinho de Cantuária, missionário dos anglo-saxões, a quem sucedeu na Sé Episcopal. (M).
– Santo Honório. Ver páginas 164-165: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
– “… Honório de Cantuária (? – 30 de setembro de 653) foi um dos membros da missão gregoriana de 597 para cristianizar os anglo-saxões, que ainda praticavam o paganismo. Ele se tornaria posteriormente o arcebispo de Cantuária, consagrando neste período o primeiro bispo de Rochester nascido na Inglaterra. Honório também apoiou os esforços missionários de Félix entre os anglos orientais. Quando Honório morreu, em 653, ele já era o último dos missionários gregorianos originais ainda vivo…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hon%C3%B3rio_de_Cantu%C3%A1ria
7*. Em Roma, São Simão (também na Folhinha do Coração de Jesus, Simão de Crépu), monge, anteriormente conde de Crepy, na França, que, renunciando à pátria, ao matrimônio e a tudo, escolheu a vida monástica e depois a vida eremítica nos montes do Jura; chamado muitas vezes a intervir como legado de paz para promover a conciliação entre os príncipes, morreu em Roma e foi sepultado na basílica de São Pedro. († 1082).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 1080, São Simão, conde de Crépy-en-Valois. Recebeu o hábito monástico na abadia de Saint-Oyend, hoje Saint-Claude, e depois passou a levar vida eremítica no Jura. (M).
– São Simão de Crépy. Ver páginas 166-167: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
8. Em Nusco, na Hirpínia, hoje na Campânia, região da Itália, Santo Amado, bispo. († 1093)
9*. Em Die, na França, Santo Ismidão, bispo, que, movido pelo seu grande amor aos Lugares Santos, fez por duas vezes a piedosa peregrinação a Jerusalém. († 1115)
10*. Em Pêsaro, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália, a Beata Felícia Meda, abadessa da Ordem das Clarissas. († 1444)
11. Em Roma, São Francisco de Borja, presbítero, que, depois da morte da esposa, de quem teve oito filhos, entrou na Companhia de Jesus e, abdicando das honras do mundo e das dignidades eclesiásticas, foi eleito superior geral da Ordem, sendo memorável pela sua austeridade de vida e espírito de oração. († 1572).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, no ano da graça de 1572, São Francisco de Bórgia. Casado aos dezenove anos, após seus estudos em Saragoça foi nomeado Vice-Rei da Catalunha por Carlos V, e depois duque de Cândia. Após ter perdido a esposa, decidiu consagrar sua vida “à maior glória de Deus” na Companhia de Jesus, da qual veio a tornar-se o terceiro Geral. (M). Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Borja
– Na Folhinha do Coração de Jesus, em 10 de outubro de 2019.
– São Francisco de Borja. Ver ainda: páginas 78-85: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf
12*. Num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort, no litoral da França, o Beato João Nicolau Cordier, presbítero e mártir, que, depois da extinção da Companhia de Jesus, continuou a exercer o ministério sacerdotal na região de Verdun, até que, durante a Revolução Francesa, pela sua condição de sacerdote foi encarcerado na sórdida galera, morrendo de enfermidade e inanição. († 1794)
13*. Em Lanzo, localidade próxima de Turim, na Itália, o Beato Frederico Albert, presbítero, que era pároco e, para socorrer os indigentes, fundou a Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo da Imaculada Conceição. († 1876)
14. Em Lisieux, na França, o dia natal de Santa Teresa do Menino Jesus, cuja memória se celebra no dia seguinte (01.10) († 1897). Ver página 167: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
15. VER SANTAS E SANTOS DE 30 DE SETEMBRO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):
16. Outras santas e santos do dia 30 de setembro, págs. 141-168 em:
http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XVII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 30 de setembro, ver ainda: 30 de setembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 768-770. Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
- MARTIROLÓGIO ROMANO. PDF. https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015)
- El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php
- MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm
- SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/30-september/
- SANTOS DO DIA: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember30.html
(WEB EM 29.09.2024)
- SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p
- SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg
- VATICANO. SANTOS DO DIA: Santo do Dia e a sua história – Calendário dos Santos – Vatican News
- CANÇÃO NOVA: SANTOS DO DIA: Santo do Dia –
================
SOBRE A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, NOSSA SENHORA
1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM SETEMBRO:
– https://devotiontoourlady.com/september.html
2. FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– https://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/09_SEP.html
– http://www.marylinks.com/Mary-Calendar.htm
– http://www.ourladysrosarymakers.com/Marysfeastssep.html
– https://devotiontoourlady.com/index.html
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
Festas de Nossa Senhora ao longo do ano:
– https://luisapiccarreta.co/?page_id=12223&form=MG0AV3
– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/
NOSSA SENHORA E NOSSA MÃE, MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE NOS CONSAGRAMOS E RECORREMOS A VÓS! PROTEGEI-NOS!
FAZEI-NOS SANTOS! AMÉM!
================
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS.
POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:
================
SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
================
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.
Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
================
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
================
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.
================
02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO
“Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valor. Ele anseia ardentemente que o desejemos e o amemos. Ele aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”
– São Gregório Nazianzeno
================
* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO
… Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …
“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…”
================
04 DE JANEIRO: BEATA ÂNGELA DE FOLIGNO
“Glória a Ti, ó Senhor! A tua cruz é o meu lugar de descanso.”
Da conversão à união mística com Cristo Crucificado, ao inexprimível. Um caminho muito elevado, cujo segredo é a oração constante.
… “Quanto mais você orar”, disse ela, “mais iluminado você será e mais profunda e intensamente você verá o Bem supremo, o Ser supremamente bom; quanto mais profunda e intensamente você o vê, mais você o amará; quanto mais você o ama, mais ele o encantará; e quanto mais ele o encanta, melhor você o compreenderá e se tornará capaz de compreendê-lo. Você alcançará então a plenitude da luz, pois compreenderá que você não consegue entender”.
================
* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN
Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)
– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)
================
05 DE JANEIRO, SÃO SIMEÃO ESTILITA – TAMBÉM 27 DE JULHO
“… O caminho da cruz, ou do desprezo, pobreza e sofrimentos, foi escolhido pelo Pai para seu Filho divino, para reparar sua glória e restaurar ao homem as vantagens espirituais de que o pecado o havia roubado…”
“Senhor Deus das virtudes, Guia dos rebeldes, que se assenta sobre os querubins e perscruta os fundamentos do abismo, que conheceu Adão antes que ele existisse; que prometeu as riquezas do Reino dos Céus àqueles que te amam; que falou a Moisés da sarça ardente; que abençoou Abraão, nosso Pai; que traz ao Paraíso as almas dos justos e afunda as almas dos ímpios na perdição; que humilhou os leões diante de Daniel e mitigou para os três filhos o forte fogo dos caldeus; que alimentou Elias com os corvos que lhe trouxeram alimento e ressuscitou Lázaro no quarto dia, recebe em paz a alma de minha mãe e coloca-a no lugar dos santos padres, pois teu é o poder para todo o sempre. Amém.”– Oração de São Simão por sua mãe
================
07 DE JANEIRO: SÃO RAIMUNDO DE PENHAFORTE
“… Olhe então para Jesus, o autor e preservador da fé: em completa impecabilidade ele sofreu, e nas mãos daqueles que eram seus, e foi contado entre os ímpios. Enquanto você bebe o cálice do Senhor Jesus (que glorioso é!), agradeça ao Senhor, o doador de todas as bênçãos. Que o Deus do amor e da paz tranquilize seus corações e os acelere em sua jornada; que ele possa, entretanto, protegê-lo da perturbação de outros nos recessos ocultos de seu amor, até que ele finalmente o traga para aquele lugar de completa plenitude onde você descansará para sempre na visão da paz, na segurança da confiança e no prazer repousante de suas riquezas…” – de uma carta de Saint Raymond
================
07 DE JANEIRO: BEATA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA
* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: “Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento“
(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)
================
12 de janeiro: SANTO ARCÁDIO
“… “Cristo por quem estou sofrendo é o único Deus“! (M).
– “… Os maiores tormentos (podemos dizer também que OS MAIORES PRAZERES) NADA SÃO PARA QUEM TEM DIANTE DE SI A VIDA ETERNA… É doce morrer por Deus! Por Ele, morre-se para que se viva verdadeiramente. Por Ele, sofrer é estar gozando das mais inefáveis delícias…”
================
13 DE JANEIRO: SANTO HILÁRIO DE POITIERS
“… Faz, ó Senhor recita Hilário de maneira inspirada, com que eu me mantenha sempre fiel ao que professei no símbolo da minha regeneração, quando fui batizado no Pai e no Filho e no Espírito Santo. Que eu te adore, nosso Pai, e juntamente contigo e com o teu Filho; que eu mereça o teu Espírito Santo, o qual procede de ti mediante o teu Unigênito… Amém” (citação do Papa Bento XVI)
================
15 DE JANEIRO: SÃO MACÁRIO DO EGITO
“… Senhor, tem misericórdia agora que minha vida está chegando ao fim e a noite me espera. Não há tempo suficiente para eu me purificar dos meus pecados, pois são tantos. Cura -me enquanto ainda estou na terra e ficarei verdadeiramente saudável. Em Tua misericórdia, mova-me ao arrependimento para que eu não seja envergonhado quando Te encontrar no céu. – São Macário do Egito”
================
17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio
Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”
================
* 19 de janeiro, São Macário.
“… “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…
… “Uma palavra prejudicial”, disse Abba Macarius, “torna as coisas boas ruins, mas uma palavra boa torna as coisas ruins boas.” Quando os monges lhe perguntaram como orar corretamente, ele respondeu: “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “Senhor, tem misericórdia!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”
”
================
20 DE JANEIRO: SÃO SEBASTIÃO
“Ó Deus, que concedestes ao bem-aventurado Sebastião, vosso mártir, tão maravilhosa força de valor em seus sofrimentos por Vós, concedei-nos, a seu exemplo, condenar, por amor de Vós, toda prosperidade terrena, e não temer nenhum tipo de adversidade. – Sacramentário Gregoriano”
================
21 DE JANEIRO: SANTA INÊS
“…Hoje é aniversário de uma virgem; imitemos a sua pureza. É o aniversário de um mártir ; ofereçamo-nos em sacrifício. É o aniversário de Santa Inês, que dizem ter sofrido o martírio aos doze anos. Havia pouco ou nenhum espaço naquele pequeno corpo para uma ferida. No entanto, ela não mostra medo das mãos manchadas de sangue de seus carrascos. Ela oferece todo o seu corpo para ser passado à espada por ferozes soldados. Ela é muito jovem para saber da morte, mas está pronta para enfrentá-la.…”. (de um ensaio sobre virgens por Santo Ambrósio de Milão)
================
22 DE JANEIRO: SÃO VICENTE DE SARAGOÇA
“… A vocês foi concedido em nome de Cristo não apenas que vocês creiam nele, mas também que vocês sofram por ele.” Vicente recebeu esses dois presentes e os manteve como seus.
Pois como ele poderia tê-los se não os tivesse recebido? E ele mostrou sua fé no que disse, sua resistência no que sofreu.
Ninguém deve confiar em sua própria força quando sofre tentação. Pois sempre que suportamos os males com coragem, nossa longanimidade vem dele Cristo…de um sermão de Santo Agostinho de Hipona
================
22 DE JANEIRO: SÃO VICENTE PALLOTTI
“Não te julgues incapaz de alcançar menos que os maiores santos! Com a graça de Deus, atingirás metas ainda mais altas. Trabalhemos, trabalhemos incansavelmente na propagação da Fé e em suscitar o amor pela infinita glória de Deus…”: https://www.arautos.org/secoes/artigos/doutrina/santos/sao-vicente-pallotti-propulsor-do-apostolado-leigo-143578
Não os bens do mundo, mas Deus.
Não riquezas, mas Deus.
Não honras, mas Deus.
Não distinção, mas Deus.
Não dignidades, mas Deus.
Não avanço, mas Deus.
Deus sempre e em tudo.
– São Vicente Pallotti
================
24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES
“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”
Corramos para Maria e, como seus filhinhos, lancemo-nos em seus braços com perfeita confiança. São Francisco de Sales
Uma ação de pequeno valor realizada com muito amor a Deus é muito mais excelente do que uma de maior virtude, realizada com menos amor a Deus. – São Francisco de Sales
Toda a ciência dos Santos está incluída nestas duas coisas: Fazer e sofrer. E quem melhor fez estas duas coisas, tornou-se o mais santo.
================
25 DE JANEIRO: CONVERSÃO DE SÃO PAULO, APÓSTOLO
Reflexão – Ouça as palavras da “Imitação de Cristo” e deixe-as penetrar em seu coração: “Aquele que guarda a graça de Deus, seja grato pela graça quando é dada, e paciente quando é tirada. Que ele ore para que lhe seja devolvida, e seja cuidadoso e humilde, para que não a perca”.
================
27 DE JANEIRO: BEATO JOÃO SCHIAVO
“… Ele morreu de doença às 9h30 da manhã do dia 27 de janeiro de 1967 em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, aos 63 anos. Nas horas que antecederam a sua morte, repetia: “Meu Jesus – misericórdia!”, e as suas últimas palavras foram: “Pai, sou Teu filho, sempre quis fazer a Tua vontade.…” (https://www.katolsk.no/biografier/historisk/joschiavo)
================
27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI
“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”
================
* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO
“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”
================
29 DE JANEIRO: SÃO JUNÍPERO
“…Quisera Deus, meus irmãos, que eu tivesse uma floresta inteira desses zimbros”. – São Francisco de Assis
“Um frade perfeito teria “a paciência do Irmão Junípero, que alcançou o estado de perfeita paciência porque tinha sempre em mente a verdade de sua baixa condição, cujo desejo supremo era seguir a Cristo no caminho da cruz. . . .”
================
* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO
“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”
… Você quer que nosso Senhor lhe dê muitas graças? Visite-o frequentemente. Você quer que ele lhe dê algumas graças? Visite-o raramente. As visitas ao Santíssimo Sacramento são meios poderosos e indispensáveis para vencer os ataques do demônio. Faça visitas frequentes a Jesus Sacramentado e o demônio será impotente contra você”.
“…Santíssima Virgem Maria, Auxílio dos Cristãos, como é doce colocar-me a seus pés implorando o seu perpétuo socorro. Se as mães terrenas não deixam de se lembrar de seus filhos, como você, a mais amorosa de todas as mães, pode se esquecer de mim? Conceda-me, pois, eu lhe imploro, o seu auxílio perpétuo em todas as minhas necessidades, em todas as dores, e especialmente em todas as minhas tentações. Peço sua ajuda incessante para todos os que agora estão sofrendo. Ajude os fracos, cure os enfermos, converta os pecadores.
Conceda por suas intercessões muitas vocações à vida religiosa. Obtém-nos, ó Maria, Auxílio dos Cristãos, para que, invocando-a na terra, a possamos amar e agradecer eternamente no céu…” – São João Bosco
================
* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR
“… Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus, pediria que me concedesse este único milagre: que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”
================
03 de fevereiro: SÃO BRÁS
A bênção de São Brás:
“Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém.”
================
04 de fevereiro: SANTO ANDRÉ CORSINI
“Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.
================
04 DE FEVEREIRO: SÃO JOÃO HEITOR DE BRITO
“… O rajá ordenou que João fosse executado. No local da execução, ele se ajoelhou em oração e a ordem do rajá foi lida. O carrasco hesitou; João lhe disse: “Meu amigo, orei a Deus. Da minha parte, fiz o que deveria fazer. Agora faça a sua parte.” Ele fez…”
================
04 de fevereiro: SÃO JOSÉ DE LEONESSA
Os santos muitas vezes nos incomodam porque desafiam nossas ideias sobre o que precisamos para “uma vida boa”. “Serei feliz quando…”, podemos dizer, desperdiçando uma quantidade incrível de tempo na periferia da vida. Pessoas como José de Leonissa nos desafiam a enfrentar a vida com coragem e chegar ao coração dela: a vida com Deus.
================
05 de fevereiro: SANTA ÁGUEDA (AGATA)
Oração: Santa Ágata, você sofreu agressão sexual e indignidade por causa de sua fé. Ajude a curar todos aqueles que são sobreviventes de agressão sexual e proteja as mulheres que estão em perigo. Amém …”
================
06 DE FEVEREIRO: SÃO PAULO MIKI (E SEUS COMPANHEIROS MÁRTIRES)
“… A única razão pela qual morro é porque ensinei a doutrina de Cristo. Agradeço a Deus por ser por esse motivo que morro. Acredito que estou dizendo a verdade antes de morrer. Sei que vocês acreditam em mim e quero dizer mais uma vez a todos vocês: peçam a Cristo que os ajude a serem felizes. Eu obedeço a Cristo. Seguindo o exemplo de Cristo, perdoo meus perseguidores. Eu não os odeio. Peço a Deus que tenha piedade de todos e espero que meu sangue caia sobre meus semelhantes como uma chuva frutífera. – São Paulo Miki…”
================
06 DE FEVEREIRO: SÃO MATEUS CORREA
“… O general e quis obrigar o Padre MATEUS a que lhe dissesse aquilo que os rebeldes lhe tinham confessado. Como ele recusou a fazê-lo, o general mandou-o fuzilar imediatamente: «Pode fazê-lo – disse o Padre CORREA – mas o senhor sabe que um sacerdote deve guardar o segredo da confissão… Estou disposto a morrer… Mártir por ser padre e por se recusar a quebrar o sigilo do confessionário“.
================
07 DE FEVEREIRO (E 06 DE MARÇO): SANTA COLETA
“… Devemos cumprir fielmente o que prometemos. Se falhamos por fraqueza humana, devemos sempre, sem demora, ressurgir por meio da santa penitência e dedicar nossa atenção a levar uma vida boa e a morrer uma morte santa. Que o Pai de toda misericórdia, o Filho por sua santa paixão, e o Espírito Santo, fonte de paz, doçura e amor, nos encha de sua consolação. Amém. – Santa Colette, em seu testamento espiritual a suas irmãs…
Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência…” – Santa Coleta
================
08 DE FEVEREIRO: SÃO JERÔNIMO EMILIANI
| “Não sabem eles que se ofereceram a Cristo, que ficam na sua casa e comem do seu pão e se chamam Servos dos Pobres de Cristo? Como então querem realizar o que prometeram, sem caridade ou humildade de coração, sem suportar o próximo, sem buscar a salvação do pecador e orar por ele, sem mortificação… sem obediência e sem respeito pelos bons costumes estabelecidos?” |
Assim, ele mesmo resume na sua última carta o caminho ascético que os Servos dos Pobres devem seguir…”
* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA
“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”
… Ó Deus, Pai de misericórdia, destes-nos a Beata Josefina Bakhita como “irmã universal”, modelo evangélico de fé humilde e caridade ardente. Concedei-nos também a vontade de crer e amar no espírito do evangelho, e ouvir favoravelmente as orações daqueles que pedem intercessão. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
– oração pela canonização de Santa Josefina
================
* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO
“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, fuzilado aos 14 anos).
Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/
================
11 DE FEVEREIRO: NOSSA SENHORA DE LOURDES
… Palavras que introduzem o filme A Canção de Bernadette: “PARA QUEM ACREDITA EM DEUS, NENHUMA EXPLICAÇÃO É NECESSÁRIA. PARA AQUELES QUE NÃO ACREDITAM, NENHUMA EXPLICAÇÃO É POSSÍVEL.”
================
* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA
“… Só há um pecado que Deus não perdoa: aquele do qual não somos capazes de nos arrepender… Santo não é aquele que “nunca pecou” … A oração, a vigilância e o mergulho da própria miséria na Misericórdia Divina é o que nos santifica… São Martiniano, rogai por nós!
… “Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça! Por Cristo, na unidade do Espírito Santo! Amém…”
================
* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA
“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
================
* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)
“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…
A misericórdia é ilimitada…”.
“… “… Para fazer muito por Deus é preciso ser completamente seu” (ibid., n. 37). A oração, afirmou, é «o único meio… pelo qual Deus se une a nós para que façamos algo para a sua glória»…”: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/es/homilies/1992/documents/hf_jp-ii_hom_19920531_la-colombiere.html
*Coração de JESUS, doce, terno, lanceado, seja o meu no vosso amor cada vez mais abrasado!
… Senhor, estou neste mundo para mostrar Tua misericórdia aos outros. Outras pessoas irão glorificá-lo tornando visível o poder de Tua graça por sua fidelidade e constância para Ti. De minha parte, glorificar-Te-ei, dando a conhecer quão bom o Senhor é para os pecadores, que Sua misericórdia é ilimitada e que nenhum pecador, por maiores que sejam suas ofensas, deve ter motivos para desesperar do perdão. Se O ofendi gravemente, meu Redentor, deixa-me não Te ofender ainda mais pensando que não tens a bondade de me perdoar. Amém. – Saint Claude de la Colombiere
================
* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO
“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”
================
* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA
“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vida… Eu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”
================
* 18 ou 20 DE FEVEREIRO: SÃO SADOTH
“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”
================
* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO
“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)
================
* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO
Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, “firmes e imutáveis na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém”. – Policarpo, Carta aos Filipenses
Oração: São Policarpo, às vezes Cristo parece tão distante de nós. Séculos se passaram desde que ele e os apóstolos andaram na terra. Ajude-nos a ver que ele está sempre perto de nós e que podemos mantê-lo perto imitando Sua vida como você fez. Amém!
================
25 DE FEVEREIRO: SÃO TORÍBIO GONZÁLEZ
“Senhor, não me abandones nem permitas que passe um dia da minha vida sem que eu reze a Missa, sem receber o teu abraço em comunhão”. – oração de São Toribio (https://catholicsaints.info/saint-toribio-romo-gonzalez/)
================
25 DE FEVEREIRO: BEM-AVENTURADO DOMENICO LENTINI
Os dois Papas que glorificaram Bl. Domingos Lentini, Pio XI por suas Virtudes Heroicas (27/1/35) e João Paulo por sua Beatificação (12/10/97), exaltaram a grandeza de seu Sacerdócio: Sacerdote sine adiunctis! (um Sacerdote sem igual) Rico apenas em seu Sacerdócio!…”
================
27 DE FEVEREIRO: SÃO GREGÓRIO DE NAREK
“…Do fundo do meu coração falo com Deus”: … “Lembra-te, [Senhor,] … daqueles da raça humana que são nossos inimigos, mas para o seu bem: concede-lhes o perdão e a misericórdia (…) Não extermine quem me morde: transforme-os! Erradica a conduta terrena viciosa e enraíza a boa em mim e neles…”
================
* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES
“… Tentarei, dia após dia, quebrar minha vontade em pedaços. Eu quero fazer a Santa Vontade de Deus, não a minha!
… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”
Amo Maria! Ela é adorável, fiel, constante. Ela nunca se deixará vencer no amor, mas sempre permanecerá suprema. Se você estiver em perigo, ela se apressará em libertá-lo. Se você estiver com problemas, ela o consolará. Se você estiver doente, ela lhe trará alívio. Se você precisar, ela irá ajudá-lo. Ela não olha para ver que tipo de pessoa você tem sido. Ela simplesmente chega a um coração que quer amá-la. Ela vem depressa e abre-te o seu coração misericordioso, abraça-te, consola-te e serve-te. Ela estará até disponível para acompanhá-lo na viagem para a eternidade. – São Gabriel da Mãe Dolorosa
================
02 DE MARÇO: SANTA ÂNGELA DA CRUZ
… Em 2 de agosto de 1875 nasceu a Congregação da Cruz. A Congregação trabalha com os doentes, os pobres, os órfãos, os sem-teto, encontrando-lhes comida, remédios, moradia e outras necessidades, vivendo apenas de esmolas e guardando apenas o suficiente para si mesmos para continuar seu trabalho.
… O nada se cala, o nada não quer ser, o nada sofre tudo. O nada não se impõe, o nada não ordena com autoridade e, finalmente, o nada na criatura é humildade prática. – Santa Ângela
… Amor e sensibilidade para com os pobres… levou Santa Ângela da Cruz a fundar a sua “Companhia da Cruz” para os mais desfavorecidos, com uma dimensão caritativa e social que causou um enorme impacto na Igreja e na sociedade de Sevilha no seu tempo.
Os seus traços distintivos eram a naturalidade e a simplicidade, procurando a santidade com espírito de mortificação e ao serviço de Deus nos irmãos. – Papa João Paulo II em sua homilia na canonização de Santa Ângela
================
03 DE MARÇO: SANTA KATHERINE DREXEL
“A perseverança paciente e humilde da cruz, qualquer que seja a natureza, é o trabalho mais elevado que temos a fazer.” – Mãe Katharine Drexel
Oh, quão longe estou aos 84 anos de ser uma imagem de Jesus em sua vida sagrada na terra! – Mãe Katharine Drexel
================
04 DE MARÇO: SÃO CASIMIRO
“… Ele assumiu ativamente a causa dos necessitados e infelizes e a abraçou como sua…
Ele sempre preferiu ser contado entre os mansos e pobres de espírito, entre aqueles que têm a promessa do reino dos céus, do que entre os homens famosos e poderosos deste mundo…” – de uma biografia de São Casimiro escrita por um contemporâneo
================
05 DE MARÇO: SÃO JOÃO JOSÉ DA CRUZ
Como você acha que com um osso de apenas três dedos de altura deveríamos entender o significado dos desígnios de Deus? – São João José, batendo na testa
================
* 06 DE MARÇO (E 07 DE FEVEREIRO): SANTA COLETA
“… Devemos cumprir fielmente o que prometemos. Se falhamos por fraqueza humana, devemos sempre, sem demora, ressurgir por meio da santa penitência e dedicar nossa atenção a levar uma vida boa e a morrer uma morte santa. Que o Pai de toda misericórdia, o Filho por sua santa paixão, e o Espírito Santo, fonte de paz, doçura e amor, nos encha de sua consolação. Amém. – Santa Colette, em seu testamento espiritual a suas irmãs…
Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência…” – Santa Coleta
================
08 DE MARÇO: SÃO JOÃO DE DEUS
“Trabalhe sem parar; faça todas as boas obras que puder enquanto ainda tem tempo.” – São João de Deus
================
* 09 DE MARÇO: SÃO DOMINGOS SÁVIO
“Antes morrer que pecar!” (Ver também 06 de maio)
================
09 DE MARÇO: SANTA FRANCISCA ROMANA
“… Deus não apenas testou a paciência de Francisca com relação a sua riqueza material, mas também a testou especialmente através de longas e graves doenças que ela teve que sofrer. E, no entanto, ninguém jamais notou nela uma tendência à impaciência. Ela nunca demonstrou qualquer desagrado quando cumpriu uma ordem, por mais tola que fosse.
Com paz de espírito, ela sempre se reconciliou com a vontade de Deus e lhe deu graças por tudo o que lhe aconteceu…
Deus não a escolheu para ser santa apenas para sua própria vantagem. Em vez disso, os dons que ele conferiu a ela deveriam ser para a vantagem espiritual e física de seu próximo…”
================
09 DE MARÇO: SÃO PACIANO
São Paciano, bispo, que, na pregação da fé, afirmava: «Cristão é o meu nome e católico o meu apelido»
================
11 DE MARÇO: SANTO EULÓGIO
: “…Se você pudesse conceber a recompensa que espera aqueles que perseveram na fé até o fim, você renunciaria suas dignidades em troca disso!…
Oração para Santo Eulógio
Pai, minha vida está colocada em tuas mãos, pois tu és o Senhor do meu destino. Movido por esta certeza, dá-me a graça de testemunhar, com coragem, o teu Reino. Por Cristo nosso Senhor. Amém….: https://www.cenariomt.com.br/mensagens/santo-do-dia/santo-do-dia-11-3-santo-eulogio/#:~:text=Ora%C3%A7%C3%A3o%20para%20Santo%20Eul%C3%B3gio,Am%C3%A9m. “
================
* 12 DE MARÇO (também 16 de maio): SÃO LUÍS ORIONE
“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”
“…29 de agosto, dia de Nossa Senhora da Guarda, aquela que impulsionou São Luiz Orione a amar e contemplar a Deus nos seus momentos de fraquezas, tormentos e principalmente diante da opressão do povo…”
“Nossa Senhora, – dizia ele– é vínculo de paz; o seu amor cura as feridas da alma, ajuda os seus filhos, inspira sentimentos de perdão, aproxima as almas de Deus e as salva…”
================
12 DE MARÇO: MÁRTIRES DE AGUILARES, EL SALVADOR.
São eles:
96734 – Rutilio Grande García, padre jesuíta
98357 – Manuel Solorzano Solórzano, pai de família
98358 – Nelson Rutilio Lemus, adolescente
“… Padre Rutílio, convencido de que tinha de defender os valores do Evangelho e aplicar o ensinamento da Igreja, colocou-se abertamente do lado dos pobres e dos camponeses, as camadas sociais que mais sofreram com a opressão e exploração do governo…
================
* 14 de março, Albert Einstein:
“… Eu afirmo que a experiência religiosa cósmica é a força motriz mais forte e nobre por trás da pesquisa científica…
… Deus Todo-Poderoso não joga dados… Diante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!…
… Quando perguntado “Você aceita a existência histórica de Jesus?”, Einstein respondeu:
“Inquestionavelmente! Ninguém pode ler os Evangelhos sem sentir a presença real de Jesus. Sua personalidade pulsa em cada palavra. Nenhum mito é preenchido com tal vida…”
================
15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:
“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”
================
15 DE MARÇO: SANTA LUÍZA DE MARILAC (TAMBÉM 09 DE MAIO)
“… “Sede diligentes no serviço aos pobres . . . amem os pobres, honrem-nos, meus filhos, como vocês honrariam o próprio Cristo”…”
================
17 DE MARÇO: SÃO PATRÍCIO
“… Cristo me proteja neste dia:
Cristo esteja comigo,
Cristo dentro de mim,
Cristo comigo,
Cristo à minha frente,
Cristo atrás de mim,
Cristo ao meu lado
Cristo para me ganhar,
Cristo abaixo de mim,
Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita,
Cristo à minha esquerda,
Cristo em silêncio,
Cristo em perigo,
Cristo para me confortar e me restaurar,
Cristo quando me deito,
Cristo quando me levanto,
Cristo no coração de cada pessoa que pensa em mim,
Cristo em cada olho que me vê,
Cristo no ouvido que me ouve
– São Patrício, de seu peitoral…”
================
* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM
“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/
================
19 DE MARÇO: SÃO JOSÉ
“São José,
vós que sempre confiastes em Deus,
e fizestes as vossas escolhas
guiado pela Sua providência
ensinai-nos a não contar tanto com os nossos projetos
mas com o Seu desígnio de amor.
Vós que viestes das periferias
ajudai-nos a converter o nosso olhar
e a preferir o que o mundo descarta e marginaliza.
Confortai quantos se sentem sozinhos
e apoiai quantos se comprometem em silêncio
para defender a vida e a dignidade humana. Amém.” (Papa Francisco: Audiência Geral de 17 de novembro de 2021 – Catequese sobre São José 1. São José e o ambiente em que viveu | Francisco (vatican.va))
================
21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:
“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …
Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será
derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU
MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”
================
21 DE MARÇO (TAMBÉM 14 DE NOVEMBRO): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS
“REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop
(WEB EM 13.11.2024)
================
22 DE MARÇO: BEATO VON GALEN
‘… É precisamente esta a mensagem sempre atual do beato von Galen: a fé não se limita a sentimento privado, que possivelmente se esconde quando é incômoda, mas exige a coerência e o testemunho também em âmbito público em favor do homem, da justiça, da verdade…’ (do Papa Bento XVI sobre Von Galen)
================
22 DE MARÇO (TAMBÉM 15 DE SETEMBRO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA
“Não devemos desejar nada além do que nos vem de momento a momento”, disse Santa Catarina a seus filhos espirituais, “não nos exercitando menos para o bem. Pois aquele que não se exercitasse assim e esperasse o que Deus envia, tentaria a Deus (QUEM NÃO SE EXERCITAR PARA O BEM E ESPERAR O QUE DEUS ENVIA, TENTARÁ A DEUS). Quando tivermos feito o bem que pudermos, aceitemos tudo o que nos acontece pela ordenança de Nosso Senhor e nos unamos a ela por nossa vontade. Quem prova o que é descansar em união com Deus parecerá a si mesmo ter conquistado o Paraíso ainda nesta vida.”
================
23 DE MARÇO: SÃO TURÍBIO DE MOGROVEJO
“… Ele gostava de repetir: «Cristo é verdade, não costume». Reiterava-o sobretudo em relação aos conquistadores que oprimiam os índios em nome de uma superioridade cultural e aos sacerdotes que não tinham coragem de defender a sorte dos mais pobres…”
“… Contra a sua vontade, e do improvável trampolim de um tribunal da Inquisição, este homem tornou-se o pastor cristão de um povo pobre e oprimido. Deus lhe deu o dom de amar os outros conforme eles precisavam…”:”
“… Em 1983, São João Paulo II proclamou-o patrono do Episcopado latino-americano. Assim, é sob a proteção deste grande catequista que se coloca também o novo Diretório para a Catequese…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tor%C3%ADbio_de_Mongrovejo
================
23 DE MARÇO: SÃO VITORIANO
“… Ainda que não houvesse vida depois desta, jamais seria ingrato e pérfido para com Deus, que me concedeu a felicidade de conhecê-lo e me concedeu suas preciosíssimas graças…” – (São Vitoriano em resposta à oferta de Hunerico se apoiasse o arianismo)
================
23 DE MARÇO: SÃO JOSÉ ORIOL
“… Ele trabalhou com as crianças mais novas e os soldados mais rudes, e orou sem cessar pelos vivos e pelos mortos. Ele vestiu uma camisa de crina; viveu por 26 anos, metade de sua vida, somente de pão e água…”
================
24 DE MARÇO: SANTO OSCAR ROMERO
“D. Oscar Romero … deixou as seguranças do mundo, incluindo a própria incolumidade, para consumir a vida – como pede o Evangelho – junto dos pobres e do seu povo, com o coração fascinado por Jesus e pelos irmãos….”
================
29 DE MARÇO: SÃO BARAQUÍSIO
“… Só devemos pedir saúde na doença sob esta condição, se for mais conveniente para a honra de Deus e nosso avanço espiritual…”
================
30 DE MARÇO: SÃO JOÃO CLÍMACO
“… Um homem casto é completamente alheio à diferença entre os corpos. A regra e limite da castidade absoluta é ter os mesmos sentimentos em relação aos seres animados e inanimados, racionais e irracionais…”
================
30 DE MARÇO: SÃO LEONARDO MURIALDO (também 18 de maio)
“…Amor de Deus e amor a Deus: foi esta a força do seu caminho de santidade, a lei do seu sacerdócio.
São Leonardo Murialdo abandonou-se com confiança à Providência, cumprindo generosamente a vontade divina, no contacto com Deus e dedicando-se aos jovens pobres…”
“A tua misericórdia circunda-me, ó Senhor… Como Deus está sempre e em toda a parte, assim também o amor se encontra sempre e em toda a parte, e a misericórdia está sempre e em toda a parte“
================
01 DE ABRIL: SÃO GILBERTO, BISPO DE CAITHNESS.
“Três máximas que sempre procurei observar, agora vos recomendo: primeiro, nunca ferir ninguém e, se ferido, nunca buscar vingança; segundo, suportar pacientemente qualquer sofrimento que Deus possa infligir, lembrando que Ele castiga todo filho a quem Ele recebe; e, finalmente, obedecer às autoridades para não ser uma pedra de tropeço para os outros”.
================
01 DE ABRIL: SÃO LUDOVICO PAVONI
“… fundou um orfanato e escola profissional associada , baseando seu trabalho na ideia de que melhorar as condições sociais melhorará a vida espiritual e melhorar a vida espiritual melhorará as condições sociais…”
================
01 DE ABRIL: SÃO MELITÃO DE SARDES
“… O Senhor, embora fosse Deus, tornou-se homem.
Ele sofreu por aqueles que sofrem, ele foi amarrado pelos que estão presos, condenado pelos culpados, sepultado pelos que jazem na sepultura; mas ele ressuscitou dos mortos e gritou em voz alta: “Quem contenderá comigo?
Deixe que ele me confronte.
Eu libertei os condenados, trouxe os mortos de volta à vida, ressuscitei homens de seus túmulos.
Quem tem algo a dizer contra mim?
Eu, disse ele, sou o Cristo; Destruí a morte, venci o inimigo, pisoteei o inferno, amarrei o forte e elevei os homens às alturas do céu: EU SOU o Cristo.
Venham, então, todas as nações dos homens, recebam perdão pelos pecados que os contaminam.
Eu sou o seu perdão.
Eu sou a Páscoa que traz a salvação.
Eu sou o cordeiro que foi imolado por você.
Eu sou seu resgate, sua vida, sua ressurreição, sua luz, eu sou sua salvação e seu rei.
Eu o levarei às alturas do céu.
Com a minha mão direita vos levantarei e vos mostrarei o Pai eterno.
– de uma carta de São Melito de Sardes
Nascido como filho,
levado como cordeiro,
sacrificado como ovelha,
sepultado como homem,
ressuscitou dos mortos como Deus,
pois era Deus e homem por natureza.
Ele é todas as coisas:
ele julga e, portanto, ele é a Lei;
ele ensina, e assim ele é Sabedoria;
ele salva, e por isso ele é a Graça;
ele gera, e assim ele é Pai;
ele é gerado e, portanto, é Filho;
ele sofre, e como ele é Sacrifício;
ele está enterrado e, portanto, é homem;
ele ressurge, e assim ele é Deus.
(Ele mora em nosso coração, por isso é Espírito Santo.)
Este é Jesus Cristo,
a quem pertence a glória por todos os séculos…”
– oração de São Melito
================
02 DE ABRIL: SÃO FRANCISCO DE PAULA
“…Fixe sua mente na paixão de nosso Senhor Jesus Cristo. Inflamado de amor por nós, desceu do céu para nos redimir. Por nossa causa, ele suportou todos os tormentos do corpo e da alma e não recuou de nenhuma dor corporal. Ele mesmo nos deu um exemplo de perfeita paciência e amor. Nós, então, devemos ser pacientes na adversidade….”
================
04 DE ABRIL: SANTO ISIDORO DE SEVILHA
“Quanto mais somos afligidos neste mundo, maior é a nossa segurança no próximo; quanto mais nos entristecemos no presente, maior será nossa alegria no futuro”. (Santo Isidoro de Sevilha)
================
05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
“Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…
Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.
Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.
O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.
Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.
Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.
A ciência é um dom do Pai das luzes”. (São Vicente Ferrer)
“… Em meio a todas as honras e aplausos que lhe foram prodigalizados, São Vicente foi notável por sua humildade. Parecia-lhe que toda a sua vida tinha sido má. “Sou uma mancha de peste na alma e no corpo; tudo em mim cheira a corrupção pela abominação de meus pecados e injustiças”, lamenta em seu tratado sobre a vida espiritual. É sempre assim com os grandes santos. Quanto mais perto eles estão de Deus, mais vis parecem aos seus próprios olhos…”
================
* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI
Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…
Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).
Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…
================
07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE
“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixai vossa caridade e zelo mostrar como vós amais a Igreja. Vosso trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…” – de uma meditação de João Batista de La Salle
================
07 DE ABRIL: SANTO HERMANO JOSÉ
Santo Hermano José é conhecido por suas visões profundamente espirituais, muitas das quais envolviam a Virgem Maria e o Menino Jesus. Aqui estão algumas das mais notáveis:
1. *A Maçã Oferecida à Virgem*: Em uma de suas visões mais conhecidas, Hermano José ofereceu uma maçã à Virgem Maria como um gesto de simplicidade e devoção. A imagem da Virgem teria estendido a mão para aceitar o presente[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054] (https://www.traditioninactiondobrasil.org/SOD/255_sd_Herman4-7.htm?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 “1”).
2. *A Visão do Coro Celestial*: Em outra ocasião, ele viu a Virgem Maria em esplendor celestial, acompanhada por São João Batista e o Menino Jesus. Ele foi convidado a se juntar a eles, simbolizando sua proximidade espiritual com o divino[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://www.traditioninactiondobrasil.org/SOD/255_sd_Herman4-7.htm?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 “1”).
3. *O Milagre dos Sapatos*: Durante um inverno rigoroso, Hermano José foi descalço à igreja para rezar. A Virgem Maria, em uma visão, perguntou por que ele estava sem sapatos e o orientou a encontrar dinheiro sob uma pedra para comprá-los[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://www.traditioninactiondobrasil.org/SOD/255_sd_Herman4-7.htm?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 “1”).
Essas experiências refletem sua profunda conexão com o sobrenatural e sua devoção à Mãe de Deus. (https://www.traditioninactiondobrasil.org/SOD/255_sd_Herman4-7.htm) ou [este artigo]
(https://tfp.org.br/santo-hermano-o-amigo-do-menino-deus/).
================
08 DE ABRIL: SANTA JÚLIA BILLIART
“…Faça o que puder e não perca tempo lamentando o que não pode fazer…”
– Saint Julie Billiart
Oração a Santa Júlia Billiart
“Ó Deus, que destes a Santa Júlia Billiart a graça de ter vosso Filho Jesus Cristo como o centro de sua vida, dai também a nós esta graça essencial, para que nossa vida frutifique em bênçãos para todos aqueles que precisarem. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho. Amém.”
A minha oração
“Santa Júlia Billiart, seja minha intercessora junto a Deus no céu. Quero aprender contigo a me ofertar por amor a Deus, mesmo em meio às enfermidades e tribulações, e a não ter medo de confiar e me abandonar à vontade Daquele que é tudo na minha vida. Amém.”
Santa Júlia Billiart, rogai por nós!
================
11 DE ABRIL: SANTA GEMA GALGANI
“… Se eu visse as portas do Inferno abertas e eu estivesse à beira do abismo , não deveria me desesperar, não deveria perder a esperança da misericórdia, porque deveria confiar em Ti, meu Deus…” – Santa Gemma Galgani
================
11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO
“…Certa vez, um monge, muito doente, julgando-se perto, muito perto da morte, implorou a Barsanúfio o perdão dos pecados.
Respondeu-lhe o santo: “Não te aflijas, irmão, porque a morte, sem o pecado, não é a morte, é a passagem da aflição ao repouso, a passagem das trevas à luz inefável e à vida eterna. Eis que o grande rei, Deus, disse: “Todos os teus pecados serão perdoados, sobretudo pelos rogos e súplicas aos santos e por tua fé”. Que Ele te dê paciência até o fim.
Um outro dizia-lhe: “Perdoa-me, senhor abba, pelo Senhor. Tua santidade me diz: “Teus pecados te são perdoados”, mais eis que abba Isaias disse que não serão perdoados, falando dos seus deleites. Ora, eu sinto esse deleite. Pelo Senhor, explique-me isso”.
Resposta: “Irmão, eu te disse que teus pecados passados te estavam perdoados, mas não que toda a luta havia cessado, porque a vida do homem nada mais é do que um combate. Se não cometeste pecado, o diabo sugeriu-te o prazer, e como não o cometeste, sugere-te igualmente. Quanto ao que diz abba Isaías, deve entender-se do prazer do pecado e dos que com ele se deleitam. Uma coisa é lembrar-se da doçura do mel, e outra deleitar-se com a lembrança. Assim, se alguém, lembrando-se do prazer do pecado, com ele não se deleitar, mas procurar vencer e afastar o deleite, opondo-se, pois, a ele, a esse os pecados anteriores serão perdoados…” (São Barsanúfio)
Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés. – São Barsanúfio
================
12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE-VELASCO
Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe. -da última vontade e testamento de Saint David
================
12 DE ABRIL: SANTA TERESA DOS ANDES
“Eu sou de Deus. Ele me criou e é meu começo e meu fim”
================
13 DE ABRIL: SANTA MARGARIDA DE CASTELO
Deus compassivo, deste a tua luz divina à Beata Margarida, cega de nascença, para que com os olhos do coração pudesse contemplar-te sozinha.
Seja o Senhor a luz de nossos olhos para que possamos nos desviar do mal e chegar ao lar da luz sem fim.
Pedimos isso por nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo , um só Deus, pelos séculos dos séculos. – Calendário Geral da Ordem dos Pregadores (Santa Margarida de Castello, canonizada em 24 de abril de 2021 pelo Papa Francisco ( canonização equipolente )
================
15 DE ABRIL (E/OU 10 DE MAIO): SÃO DAMIÃO DE MOLOKAI
“… O Santíssimo Sacramento é de fato o estímulo para todos nós, para mim como deve ser para vocês, a abandonar todas as ambições mundanas.
Sem a presença constante de nosso Divino Mestre sobre o altar em minhas pobres capelas, eu nunca poderia ter perseverado jogando minha sorte com os leprosos de Molokai; cuja consequência prevista começa agora a aparecer na minha pele, e é sentida por todo o corpo.
Sendo a Sagrada Comunhão o pão de cada dia de um sacerdote, sinto-me feliz, satisfeito e resignado nas circunstâncias bastante excepcionais em que aprouve a Divina Providência colocar-me…” – Padre Damião
================
16 DE ABRIL: SANTA BERNADETE
“…Nada é mais nada para mim; tudo é nada para mim, exceto Jesus: nem coisas nem pessoas, nem ideias nem emoções, nem honras nem sofrimentos. Jesus é para mim honra, deleite, coração e alma…”
– Santa Bernadete
================
16 DE ABRIL: SÃO BENTO JOSÉ LABRE
“… Um indicador do essencial. Ele mostra-nos que Deus sozinho é suficiente… aquele que se abre a Deus não se afasta do mundo e dos homens, mas encontra irmãos, porque da parte de Deus desmoronam-se as fronteiras, porque só Deus pode eliminar os confins porque graças a Ele somos todos irmãos, fazemos parte uns dos outros…”
================
17 DE ABRIL: SANTA KATERI TEKAKWITHA (TAMBÉM 14 DE JULHO)
“Certamente, nem todos são chamados a professar o mesmo voto de Kateri; no entanto, cada cristão é chamado todos os dias a comprometer-se de coração indiviso na vocação e missão que lhe foi confiada por Deus, servindo-o a si e ao próximo num espírito de caridade.”
Faleceu em abril do ano seguinte, com apenas 24 anos, e suas últimas palavras foram: “Jesus, te amo”.
… o zelo apostólico implica querer uma união vital com Jesus.
“Não nos esqueçamos: cada um de nós é chamado à santidade, à santidade de todos os dias, à santidade da vida cristã comum. Cada um de nós tem este chamado: vamos em frente nesta estrada. O Senhor não deixará de nos ajudar.”…: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-08/papa-francisco-audiencia-geral-30-agosto-tekakwitha.html
14 DE JULHO: SANTA CATARINA TEKAKWITHA, MEMÓRIA NOS ESTADOS UNIDOS (TAMBÉM 17 DE ABRIL)
“… Kateri disse: “Eu não sou minha; Eu me entreguei a Jesus. Ele deve ser meu único amor. O estado de pobreza impotente que pode ocorrer se eu não me casar não me assusta. Só preciso de um pouco de comida e algumas peças de roupa. Com o trabalho das minhas mãos, poderei sempre arranjar o que é necessário e o que sobra darei aos meus parentes e aos pobres. Se ficar doente e incapaz de trabalhar, serei como o Senhor na cruz. Ele terá misericórdia de mim e me ajudará, tenho certeza.” …”
================
21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO
“… Ó Senhor nosso Deus, dai-nos a graça de vos desejar de todo o coração; que, desejando assim, possamos buscar e, buscando, encontrar-te; e assim encontrando-te, possamos amar-te; e amando a Ti, possamos odiar aqueles pecados dos quais Tu redimiste. Amém…” – Santo Anselmo
“Maria, o meu coração quer amar-te — escreve Santo Anselmo — e os meus lábios desejam ardentemente louvar-te”…:
================
21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZAN
“… Meu projeto de vida é principalmente este: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes…” – carta de São Conrado
================
23 DE ABRIL – BEM-AVENTURADA MARIA GABRIELLA SAGHEDDU”.
“…Rezar pela unidade não é um assunto reservado apenas para aqueles que realmente experimentam a falta de unidade entre os cristãos. No profundo diálogo pessoal que cada um de nós deve manter com o Senhor na oração, não pode faltar a preocupação pela unidade. Só assim, de fato, essa preocupação se tornará plenamente parte da realidade da nossa vida e dos compromissos que assumimos na Igreja… Irmã Maria Gabriella ofereceu sua vida pela Unidade dos Cristãos”
================
23 DE ABRIL: SÃO JORGE
“São Jorge foi um homem que abandonou um exército por outro: renunciou à patente de tribuno para alistar-se como soldado de Cristo. Ansioso por enfrentar o inimigo, primeiro despojou-se de seus bens materiais, dando tudo o que tinha aos pobres. Então, livre e desimpedido, portando o escudo da fé, mergulhou na batalha, um fervoroso soldado de Cristo. Claramente, o que ele fez serve para nos ensinar uma lição valiosa: SE TEMOS MEDO DE NOS DESPOJAR DE NOSSOS BENS MATERIAIS, ENTÃO SOMOS INCAPAZES DE FAZER UMA FORTE DEFESA DA FÉ. Caros irmãos, não apenas admiremos a coragem deste combatente no exército celestial, mas sigamos seu exemplo. Inspiremo-nos a lutar pela recompensa da glória celestial. Devemos agora purificar-nos, como nos diz São Paulo, de toda a impureza do corpo e do espírito, para que um dia também possamos merecer entrar naquele templo de bem-aventurança a que agora aspiramos. – de um sermão de São Pedro Damião”
================
25 DE ABRIL: SÃO JOSÉ DE BETANCOURT
JURAMENTO À IMACULADA
“Juro por esta Cruz e pelos Santos Evangelhos defender que Nossa Senhora, a Virgem Maria, foi concebida sem mancha do pecado original; e perder minha vida, se necessário, para defender sua Santíssima Conceição.
E por tudo o que disse para ser verdade, eu o assinei com meu próprio sangue…
Eu, Pedro de Betancur, o pecador. Terça-feira, 8 de dezembro de 1654…”:
Pedro de San José de Betancourt (corazones.org)
São Pedro de São José Betancur
“…Fez votos particulares e tornou-se um terciário franciscano, tomando o nome de Pedro de São José .
Deus derramou sua bondade e sua misericórdia sobre eles, enriquecendo-os com sua graça; ele os amava com um amor paternal, mas exigente, que só prometia dificuldades e sofrimentos. Ele os convidou e chamou à santidade heroica; ele os arrancou de seus países de origem e os enviou a outras terras para proclamar a mensagem do evangelho, em meio a labutas e dificuldades inexprimíveis. – Papa João Paulo II na cerimônia de beatificação de Pedro
================
26 DE ABRIL: São Rafael Arnáiz Barón
“…Tudo passa, até a tentação. … De que adianta um momento de alegria e um momento de tristeza depois…! (…)
Posso dizer que não há dor que não seja compensada nesta vida ou na próxima e que, na realidade, muito pouco é exigido de nós para merecer o céu. … Vamos aproveitar bem o tempo!
Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!
Vamos aproveitar as pequenas coisas do dia a dia, da vida comum! Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.
Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!
Vamos aproveitar as pequenas coisas do dia a dia, da vida comum! Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.
Finalmente, com que clareza se percebe que é na solidão total que se encontra realmente Deus!
“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar. Quão glorioso e agradável é o silêncio! Quanto ajuda a alma buscar a Deus! E quanto nos ajuda, uma vez que Deus é encontrado, apegar-se a Ele e não profanar Sua presença!”
================
27 DE ABRIL SANTA ZITA DE LUCCA
“…Uma serva não é santa se não estiver ocupada; gente preguiçosa… é falsa santidade…” – Santa Zita
================
28 DE ABRIL: SÃO PEDRO CHANEL
… Ele nos ama. Ele faz o que ensina. Ele perdoa seus inimigos. Seu ensinamento é bom. – um dos catecúmenos de São Pedro, explicando por que ele acreditava nos ensinamentos de Pedro…
================
28 DE ABRIL: SÃO LUIZ MARIA GRIGNION DE MONTFORT
“A Ave Maria é orvalho que cai do céu para fecundar a alma. É um beijo puro de amor que damos a Maria”. – São Luís Grignion de Montfort
“Para Deus, pela Sabedoria de Cristo, no Espírito, em comunhão com Maria, para o reino de Deus.”
================
28 DE ABRIL: SANTA GIANNA BERETTA MOLA
Ó Jesus, prometo-te submeter-me a tudo o que me permitires, faze-me conhecer apenas a tua vontade. Meu dulcíssimo Jesus, Deus infinitamente misericordioso, terno Pai das almas, e de modo particular dos mais fracos, dos mais miseráveis, dos mais enfermos que carregais com especial ternura entre os vossos braços divinos, venho a vós pedir-vos, pelo amor e os méritos do Vosso Sagrado Coração, a graça de compreender e fazer sempre a Vossa santa Vontade, a graça de confiar em Vós, a graça de descansar segura através do tempo e da eternidade nos vossos amorosos braços divinos. – Santa Gianna
================
29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:
“«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»”
“… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”
================
30 DE ABRIL: SÃO JOSÉ BENTO COTTOLENGO
São José Bento Cottolengo, fundador da obra por ele mesmo denominada “Pequena Casa da Providência Divina“
… “Meu Deus, por quê? Por que quiseste que eu fosse uma testemunha? O que queres de mim? É necessário fazer algo!”.
================
01 DE MAIO
“… E vós, Veneráveis Irmãos, do modo que julgardes mais oportuno, tornai conhecidos aos vossos féis estes nossos votos e a nossa exortação; e tomai as necessárias providências para que, em todas as dioceses e em todas as paróquias, se promovam, durante o próximo mês de Maria, especiais preces, e para que, em particular, a festividade consagrada a Maria Rainha seja dedicada a uma solene súplica em comum pelas intenções acima indicadas. Atribuímos especial valor às orações dos inocentes e dos que sofrem, porque são estas as vozes que penetram, melhor que todas as outras, no céu e desarmam a justiça divina. E, aproveitando a ocasião favorável, não deixeis de inculcar, com a maior insistência, a reza do Santo Rosário, oração tão agradável à Virgem Maria e tão recomendada pelos Sumos Pontífices. Por meio dela, podem os fiéis cumprir, da maneira mais suave e eficaz, a ordem do Divino Mestre: “Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto” (Mt 7,7) …”: Mense Maio (29 de abril 1965) | Paulo VI
================
01 DE MAIO: SÃO JOSÉ OPERÁRIO
“A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo. Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.
São José, rogai por nós!”
================
01 DE MAIO: SÃO PEREGRINO LAZIOSI – Também 04 de maio
Tornou-se seu princípio orientador que nunca se deve descansar no caminho da virtude, mas deve avançar para o objetivo designado…
================
02 DE MAIO: SANTO ATANÁSIO
“Pois o Filho de Deus se fez homem para que nos tornássemos Deus”.
– Santo Atanásio
================
02 DE MAIO: SANTA WIBORADA
“…A expectativa de Deus de nós, … não é que viajemos nem que fiquemos parados. É que onde quer que vivamos, sirvamos a Sua santa vontade. É por isso que ele nos criou como nós. –Padre Robert F. McNamara…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay02.html#926_St._Wiborada_Swabian_nobility
================
03 DE MAIO: SÃO FILIPE E SÃO TIAGO MENOR
“… Em Tiago e Filipe homens humanos que se tornaram pedras fundamentais da Igreja, e somos lembrados novamente que a santidade e seu consequente apostolado são inteiramente dom de Deus, não uma questão de alcançar por nós mesmos. Todo poder é o poder de Deus, até mesmo o poder da liberdade humana de aceitar seus dons. “Vocês serão revestidos de poder do alto”, disse Jesus a Filipe e aos outros. Sua primeira comissão foi expulsar espíritos impuros, curar doenças, anunciar o reino. Eles aprenderam, gradualmente, que esses sinais externos eram sacramentos de um milagre ainda maior dentro de suas pessoas – o poder divino de amar como Deus…”
================
04 DE MAIO – JOSÉ MARÍA RUBIO PERALTA
O seu lema era: “Fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz”: https://evangelhoquotidiano.org/PT/display-saint/b701b834-a265-418b-b823-bfeb10a160b3
================
04 DE MAIO: SÃO PEREGRINO LAZIOSI – Também 01 de maio
Tornou-se seu princípio orientador que nunca se deve descansar no caminho da virtude, mas deve avançar para o objetivo designado…
================
06 DE MAIO: SÃO PEDRO NOLASCO
‘’Nolasco’’, disse a Mãe de Jesus, ‘’É vontade de meu filho e vontade minha que fundes uma Ordem religiosa para remir os cativos. Eis que nós estaremos sempre contigo.’’…”: http://mercedarios.com.br/sao-pedro-nolasco
VER 14 DE FEVEREIRO, Nº 14;
06 DE MAIO, Nº 6 e
25 DE DEZEMBRO, Nº14
================
06 DE MAIO (nº 17): SÃO DOMINGOS SÁVIO
“ANTES MORRER, QUE PECAR”!
(Ver também 9 de março, nº 7)
“… Não sou capaz de fazer grandes coisas, mas quero fazer tudo, até as menores coisas, para a maior glória de Deus…”
“… Pois ninguém é jovem demais – ou velho demais, ou qualquer outra coisa – para alcançar a santidade à qual todos somos chamados…” (Pio X sobre S. Domingos Sávio)
================
09 DE MAIO: SANTA LUÍZA DE MARILAC (TAMBÉM 15 DE MARÇO)
“… “Sede diligentes no serviço aos pobres . . . amem os pobres, honrem-nos, meus filhos, como vocês honrariam o próprio Cristo” …”
================
10 DE MAIO (E/OU 15 DE ABRIL): SÃO DAMIÃO DE MOLOKAI
“…O Santíssimo Sacramento é de fato o estímulo para todos nós, para mim como deve ser para vocês, a abandonar todas as ambições mundanas.
Sem a presença constante de nosso Divino Mestre sobre o altar em minhas pobres capelas, eu nunca poderia ter perseverado jogando minha sorte com os leprosos de Molokai; cuja consequência prevista começa agora a aparecer na minha pele, e é sentida por todo o corpo.
Sendo a Sagrada Comunhão o pão de cada dia de um sacerdote, sinto-me feliz, satisfeito e resignado nas circunstâncias bastante excepcionais em que aprouve a Divina Providência colocar-me…” – Padre Damião
================
10 DE MAIO: SÃO JOÃO DE ÁVILA
“… Vire-se como um pedaço de argila e diga ao Senhor: Eu sou argila, e você, Senhor, o oleiro. Faça de mim o que quiser…
… Retire seu coração do mundo antes que Deus tire seu corpo dele…
… Sua vida consiste em se aproximar de Deus. Para fazer isso, você deve se esforçar para se desprender de coisas visíveis e lembrar que em pouco tempo elas serão tiradas de você…
… Um único “Abençoado seja Deus” na adversidade vale mais de mil atos de ação de graças em prosperidade…” – São João de Ávila
================
12 DE MAIO: SANTA IMELDA LAMBERTINI (padroeira das crianças que vão fazer a primeira comunhão)
“Alguém pode receber Jesus em seu coração e não morrer?” – Beata Imelda (morreu no dia em que recebeu a primeira comunhão, 12 de maio de 1333)
================
12 DE MAIO: SÃO LEOPOLDO BOGDAN MANDIC
“… Tenha fé! Vai dar tudo certo. Fé, Fé! – conselho de São Leopoldo Mandic
Temos no céu o coração de uma Mãe, a Virgem, nossa Mãe, que aos pés da Cruz sofreu tanto quanto possível por uma criatura humana, compreende as nossas angústias e consola-nos…”
================
13 DE MAIO: SANTA MARIA DOMINGAS MAZZARELLO
“A alegria é sinal de um coração que muito ama ao Senhor!”
Santa Maria Domingas Mazzarello, fundadora das Filhas de Maria Auxiliadora
================
14 DE MAIO: SÃO BONIFÁCIO DE TARSO
Antes de Bonifácio receber o golpe mortal, ele rezou ao Onipotente de joelhos: “Senhor, não vos lembreis de meus erros. Arrependo- me deles de todo o meu coração. Recebei o sacrifício da minha vida, do qual me destes a graça de fazê-lo por Vós. Iluminai e convertei todos os que aqui estão presentes.” Assim, o destemido herói cristão terminou sua vida…”: http://farfalline.blogspot.com/2014/05/14-de-maio-sao-bonifacio.html
================
14 DE MAIO: SÃO MIGUEL GARICOTS
«Nada mais posso fazer a não ser admirar, adorar e amar a iniciativa da Providência divina. Oh, quanto é importante esta condição: ser pobres instrumentos!».
================
15 DE MAIO: SANTO ISIDORO
Ó Deus , que ensinaste a Adão a arte simples de lavrar a terra, e que por Jesus Cristo, a verdadeira videira, te revelaste o lavrador de nossas almas, digna-te, rogamos, pelos méritos do Santo Isidoro, incutir em nossos corações um horror ao pecado e um amor à oração, para que, trabalhando a terra no suor do nosso rosto, possamos, com Cristo nosso Senhor, gozar a felicidade eterna no céu. Por Jesus Cristo nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo! Amém!
– Oração a Santo Isidoro, Padroeiro dos Agricultores ; a partir da obra, agosto de 1953
================
16 DE MAIO: SÃO SIMÃO STOCK
Flor do Carmelo,
Videira sempre florescendo,
esplendor do Céu!
Virgem que deu à luz um filho.
Ninguém é como você.
Mãe gentil e gentil.
No entanto, nunca tocado pelo homem!
Aos carmelitas, dai o privilégio.
Ajude-nos Estrela do Mar.
– Simon Stock
================
* 16 DE MAIO (também 12 de março): SÃO LUÍS ORIONE
“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”
“…29 de agosto, dia de Nossa Senhora da Guarda, aquela que impulsionou São Luiz Orione a amar e contemplar a Deus nos seus momentos de fraquezas, tormentos e principalmente diante da opressão do povo…”
“Nossa Senhora, – dizia ele– é vínculo de paz; o seu amor cura as feridas da alma, ajuda os seus filhos, inspira sentimentos de perdão, aproxima as almas de Deus e as salva…”
================
19 DE MAIO: SÃO PEDRO CELESTINO
“Quando sua mãe perguntava: “Qual de vocês vai se tornar um santo?” Pedro respondia “Eu, mamãe! Vou virar um santo!”
================
20 DE MAIO: SÃO BERNARDINO DE SENA
“… A Igreja, esposa de Cristo fortalecida pelo seu testemunho, se alegra com o salmista, cantando: “Ó Deus, desde a minha juventude me ensinaste, e eu ainda proclamo as tuas maravilhas”. O salmista a exorta a fazer isso, dizendo: “Cantem ao Senhor e bendigam o seu nome, proclamem a sua salvação dia após dia”. E esta salvação é Jesus, o seu salvador.”
================
21 DE MAIO: SÃO CRISTÓVÃO DE MAGALHÃES E COMPANHEIROS MÁRTIRES
Diante de seus assassinos, São Cristóvão de Magalhães disse em voz alta:
“Sou e morro inocente; perdoo de coração aos que me matam e peço a Deus que meu sangue sirva para a paz dos Mexicanos desunidos” … Original (em castelhano): “Soy y muero inocente; perdono de corazón a los autores de mi muerte y pido a Dios que mi sangre sirva para la paz de los mexicanos desunidos…”.
… Vendo um de seus companheiros assustado, lhe disse:
“Padre, só um momento e estaremos no Céu”.
================
* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO
“… Santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)
================
22 DE MAIO: SANTA RITA DE CÁSSIA
“… Fez-se discípula do Crucificado e, “perita no sofrer”, aprendeu a entender os sofrimentos do coração humano… uma vida sustentada pelo amor apaixonado pelo Senhor Jesus: uma existência capaz de responder ao sofrimento e aos espinhos com o perdão e o dom total de si, para difundir em toda a parte o bom perfume de Cristo…” (São João Paulo II em 20 de maio de 2000: DISCURSO DO SANTO PADRE DURANTE O ENCONTRO COM OS PEREGRINOS E DEVOTOS DE SANTA RITA E COM OS CAVALEIROS DO TRABALHO)
================
24 DE MAIO: NOSSA SENHORA AUXILIADORA
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA AUXILIADORA, PROTETORA DO LAR
“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis. Preservai-nos da fraqueza: falta de ânimo, de energia, de firmeza, de decisão!
Abençoai-nos, protegei-nos, defendei-nos, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxiliadora dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos e recorremos a vós! Amém! OBRIGADO, MÃE!”
MÃE, EU CONFIO NA SENHORA! (Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada):
================
25 DE MAIO: SÃO BEDA, O VENERÁVEL
Beda, colocado no chão de sua cela, cantou: ‘Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo’. Ao dizer o nome do Espírito Santo, exalou o último suspiro. Pela grande devoção com que se consagrou aos louvores de Deus na terra, bem devemos crer que partiu para a felicidade das alegrias do céu…
“Só ama perfeitamente o Criador aquele que manifesta um amor puro pelo próximo. – São Beda, o Venerável”
================
25 DE MAIO: SÃO GREGÓRIO VII
… Ao morrer, fora de Roma, disse a frase que se tornaria famosa: “Amei a justiça e odiei a iniquidade, por isso morro no exílio“.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Greg%C3%B3rio_VII
… Agora, meus queridos irmãos, ouçam atentamente o que lhes digo. Todos aqueles no mundo inteiro que são contados como cristãos e que verdadeiramente reconhecem a fé cristã sabem e creem que o bem-aventurado Pedro, o príncipe dos apóstolos, é o pai de todos os cristãos e, depois de Cristo, o primeiro pastor, e que a Igreja Romana é a mãe e mestra de todas as igrejas… (São Gregório VII)
================
25 DE MAIO: SANTA MARIA MADALENA DE PAZZI
Aqueles que lembram os sofrimentos de Cristo e que se oferecem a Deus por meio de Sua paixão, consideram suas dores doces e agradáveis…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Madalena_de_Pazzi
Vem, Espírito Santo. Espírito de verdade, tu és o galardão dos santos, o consolador das almas, a luz nas trevas, a riqueza dos pobres, o tesouro dos amantes, o alimento dos famintos, a consolação dos errantes; para resumir, Tu és aquele em quem todos os tesouros estão contidos.
Vem! Ao descer sobre Maria para que o Verbo se torne carne, opera em nós pela graça como operaste nela pela natureza e pela graça.
Vem! Alimento de todo pensamento casto, fonte de toda misericórdia, soma de toda pureza.
Vem! Consome em nós o que nos impede de sermos consumidos em ti. – dos escritos de Santa Maria Madalena de Pazzi
================
* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI
“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”
================
28 DE MAIO: SÃO GERMANO
“… A virtude característica de São Germano era sua caridade ilimitada para com os pobres.
A liberalidade na esmola move Deus a ser liberal conosco nas dispensações de suas graças espirituais; mas aquele que endurece o coração às injúrias e necessidades dos outros, fecha contra si o tesouro do céu…”
================
* 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI
“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:
================
30 DE MAIO: SÃO NICOLAS BARRÉ
CITAÇÕES DE São NICOLAS BARRÉ:
“Aconteça o que acontecer, esteja sempre em paz e confie em Deus, isso será feito a você de acordo com sua fé, sua esperança e sua caridade e muito mais. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
“Devemos nos concentrar mais em estabelecer o bem ao invés de destruir o mal. Estabelecido o bem, o mal não poderá mais subsistir. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
“Quanto mais estamos unidos a Deus, mais recebemos força de espírito e influência, pois Ele é sua fonte e oceano”. – Carta 27 (OC p 457) …”: https://pt.frwiki.wiki/wiki/Nicolas_Barr%C3%A9_(pr%C3%AAtre)
“… A primeira e principal ocupação do cristão é combater e destruir as suas paixões e, sobretudo, aquela que mais o domina…”
================
31 DE MAIO OU ÚLTIMO SÁBADO DE MAIO: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
“… Nossa Senhora do Sagrado Coração (em francês Notre Dame du Sacré Coeur; em espanhol, Nuestra Señora del Sagrado Corazón; em inglês, Our Lady of the Sacred Heart; em italiano, Nostra Signora del Sacro Cuore) é uma invocação mariana nascida do título dado à Santíssima Virgem Maria pelo Padre Julio Chevalier em 1857. Na iconografia, a Virgem Maria mostra o Coração de Seu Divino filho enquanto o Menino Jesus aponta para a Sua mãe…”
ORAÇÃO
Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração Adorável. Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos implorar a vossa proteção.
… Celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra; concedei-nos , vo-lo pedimos, os favores que suplicamos ( fazer o pedido).
… Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las. Amém.
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós.[4]…”: Nossa Senhora do Sagrado Coração – Wikipédia, a enciclopédia livre
================
01 DE JUNHO: SÃO JUSTINO
“…Pois, assim como ele nos criou no princípio, quando ainda não existíamos, assim também consideramos que aqueles que escolhem o que lhe agrada são, por causa da sua escolha, considerados dignos da vida eterna e da comunhão com ele. Pois a nossa existência no princípio não estava em nosso poder. E, para que, com a inteligência que ele mesmo nos deu, possamos escolher seguir as coisas que lhe agradam, ele nos persuade e nos conduz à fé…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/18/church-fathers-day-fifty-nine-st-justin-martyr-says-be-worthy-of-your-creation/
“Por meio de Cristo recebemos uma nova vida e nos consagramos a Deus”.
================
01 DE JUNHO – SÃO JOÃO BATISTA SCALABRINI
“…Quem vive da fé não só ama a Deus, mas sente-se impelido a fazer com que os outros o amem. Daí a febre dos santos em sacrificar-se totalmente pela salvação das almas. E daí aquelas maravilhas de caridade e de zelo que lemos em suas vidas e que suscitam a admiração de todas as épocas. O zelo pela glória de Deus os consumiu, nunca os deixando descansar um só instante…”.
Suas últimas palavras conscientes foram: “Senhor, estou pronto, vamos”.
================
02 DE JUNHO: SÃO MARCELINO E SÃO PEDRO
ORAÇÃO EM HONRA A SÃO MARCELINO E SÃO PEDRO:
Ó Deus todo-poderoso, dá-me a exemplo dos mártires São Marcelino e São Pedro, crer em Ti, abandonar-me a Ti, confiar em Ti. Que a Tua vontade seja feita em mim e em todas as tuas criaturas. Livra-me de todo mal e dá-me um espírito de revelação para que realmente possa conhecer e amar teu filho Jesus, o Salvador. Amém.
São Marcelino e São Pedro, rogai por nós!
================
03 DE JUNHO: SÃO CARLOS LWANGA E COMPANHEIROS MÁRTIRES
“… A África foi lavada pelo sangue desses últimos mártires, e os primeiros desta nova era (e, se Deus quiser, que sejam os últimos, embora tal holocausto seja realmente precioso). A África renasce livre e independente…” (São Paulo VI)
================
03 DE JUNHO E 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII
“Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro.”
…Nos últimos momentos da sua vida terrena, confiou à Igreja o seu testamento: “O que mais conta na vida é Jesus Cristo bem-aventurado, a sua santa Igreja, o seu Evangelho, a verdade e a bondade”.
================
05 DE JUNHO: SÃO BONIFÁCIO
“… Em sua viagem através do oceano deste mundo, a Igreja é como um grande navio sendo batido pelas ondas das diferentes tensões da vida. Nosso dever não é abandonar este navio, mas mantê-lo em seu curso. Permaneçamos firmes no que é certo e preparemos nossas almas para a provação…” (São Bonifácio)
================
05 DE JUNHO: OUR LADY OF HAUT – NOSSA SENHORA DE HAUT – VER TAMBÉM DIA 07 DE MAIO
“… O homem é como a hera – ele deve se apegar a algo, algo deve sustentá-lo, para que ele tenha coragem de viver. Quando ele não encontra simpatia nem consolo entre seus semelhantes, ele instintivamente evoca os habitantes de um mundo melhor e reivindica deles aquele apoio que a sociedade lhe nega ou é incapaz de lhe proporcionar.
… O homem é, por natureza, tão imperfeito e tão inclinado ao mal, que sempre tem alguma expiação a fazer, antes de se aproximar da fonte de toda santidade; quando esta expiação lhe parece proporcional à sua culpa, ele sente uma confiança mais segura no socorro do Céu; daí veio a generosa euforia dos mártires, que esperavam na proporção de suas torturas…”
The History of the Devotion to the Blessed Virgin Mary, Orsini – da História da Devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria, Orsini (https://archive.org/details/lifeofblessedvir00orsirich/page/n3/mode/2up)
================
06 DE JUNHO: SÃO NORBERTO DE XANTEM
“… Norberto estabeleceu um clero dedicado aos ideais do Evangelho e da Igreja apostólica. Eles eram castos e pobres. Eles usavam as roupas e os símbolos do novo homem; isto é, eles usavam “o hábito religioso e exibiam a dignidade própria do sacerdócio…” (< https://catholicsaints.info/saint-norbert-of-xanten/>
================
06 DE JUNHO: SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT
Tudo a Jesus por Maria, tudo a Maria por Jesus. – São Marcelino
================
* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM
“As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu. – Santo Efrém
Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia. – Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida
Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo. – Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos
Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito. – de um sermão de Santo Efrém”
< https://catholicsaints.info/saint-ephrem-of-syria/>
================
09 DE JUNHO: SÃO JOSÉ DE ANCHIETA
“…… Em cartas a seus companheiros missionários, ele advertiu que o desejo ardente não era suficiente: “Você deve vir com uma sacola cheia de virtudes”.
================
11 DE JUNHO: SÃO BARNABÉ
“… A santidade não consiste em nunca ter errado ou pecado. A santidade cresce na capacidade de conversão, de arrependimento, de disponibilidade para recomeçar, e sobretudo na capacidade de reconciliação e de perdão…” (Papa Bento XVI, Audiência sobre São Barnabé)
================
* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…”:
http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a
(WEB EM 06.01.2025)
COMO REZAR COM SANTO ANTÔNIO
António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus,
(2) conversar afetuosamente com Ele,
(3) apresentar-lhe as nossas necessidades,
(4) dar-lhe louvor e gratidão.
================
14 de junho: BEATA NHÁ CHICA
“Esta é a ocasião, valei-me Senhora da Conceição!”
================
16 DE JUNHO: BEATO PADRE DONIZETTI
‘Aqui dentro da Igreja, somos todos iguais. Não existe rico ou pobre, poderoso ou humilde.’
================
19 DE JUNHO: SÃO ROMUALDO
Ego vobis, vos mihi (Eu Deus para vocês, vocês povo para mim) – símbolo da Ordem Camaldulense, fundada por São Romualdo) São Romualdo – O Arcanjo no ar
================
* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA
“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”. – São Luís Gonzaga
“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”. – São Luís Gonzaga
“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho”. – São Luís Gonzaga
“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”. – de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga
Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos. – coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga
Citação MLA
… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga
================
22 DE JUNHO: SÃO PAULINO DE NOLA
“O homem sem Cristo é pó e sombra“…
“O abandono ou a venda dos bens temporais possuídos neste mundo não constitui o cumprimento, mas apenas o início da corrida no estádio; não é, por assim dizer, a meta, mas só a partida…”
================
22 DE JUNHO: SÃO JOÃO FISCHER, BISPO E SÃO TOMÁS MORE, MÁRTIRES
“Ó Deus, que no martírio trouxestes a verdadeira fé à sua mais alta expressão, graciosamente concedei que, fortalecidos pela intercessão dos santos John Fisher e Thomas More, possamos confirmar pelo testemunho de nossa vida a fé que professamos com nossos lábios. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, para todo o sempre. Amém. (coleta litúrgica: https://catholicsaints.info/saint-thomas-more/)”
================
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:
“Nascemos para amar, vivemos para amar e morreremos para amar ainda mais”. – São José Cafasso
“Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
================
24 DE JUNHO: SÃO JOÃO BATISTA
“… 24 de Junho, celebramos a solenidade do Nascimento de São João Batista. Com a exceção da Virgem Maria, o Batista é o único santo do qual a liturgia festeja o nascimento, e isto porque ele está estreitamente ralacionado com o mistério da Encarnação do Filho de Deus…
João, significa «o Senhor concede graças».
Queridos amigos, a Virgem Maria ajudou a idosa prima Isabel a levar até ao fim a gravidez de João. Ela ajude todos a seguir Jesus, o Cristo, o Filho de Deus, que o Batista anunciou com grande humildade e fervor profético…” (Papa Bento XVI)
================
26 DE JUNHO: SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ
“A ‘grande’ santidade consiste em cumprir os ‘pequenos’ deveres de cada momento”. – São Josemaria
Sobre ele João Paulo II disse: São Josemaría foi um mestre na prática da oração, o que considerava uma extraordinária “arma” para redimir o mundo. Recomendava sempre: “”Primeiro, oração; depois expiação; em terceiro lugar, muito “em terceiro lugar”, ação”“
================
27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.
Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.
Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.
Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.
Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.
Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.
Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
…† MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO, REFÚGIO DOS PECADORES.
Eis aqui a vossos pés um pobre pecador, que recorre a vós e em vós confia, ó Mãe de misericórdia, juntamente com a família. Compadecei-vos de mim.
Eu ouço como todos vos chamam refúgio e esperança dos pecadores. Sede, pois, meu refúgio e esperança minha. Socorrei-me pelo amor de Jesus Cristo.
Estendei a mão a um pobre pecador que se vos recomenda e para sempre se consagra ao vosso serviço.
Eu dou graças e louvores a Deus, que na sua misericórdia me inspirou esta confiança em vós, a qual eu considero como penhor da minha eterna salvação.
Se até agora tantas vezes tenho caído, foi por não ter recorrido a vós.
Sei que por meio do vosso auxílio vencerei, e também que vós me acudireis, sempre que vos invocar.
Mas o que temo é esquecer-me de vós nas ocasiões do pecado, e assim me perder.
Eis, pois, a graça que vos peço e encarecidamente vos suplico: de recorrer sempre a vós em todos os assaltos do inferno, dizendo:
Ó MÃE MARIA, VALEI-ME E A CADA UM DA FAMÍLIA, MÃE!
Ó MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO, NÃO PERMITAIS QUE EU ME PERCA DE MEU DEUS. AMÉM! …:
================
27 DE JUNHO: SÃO CIRILO DE ALEXANDRIA
“… No entanto, nosso Senhor Jesus Cristo é um, o único Filho verdadeiro, Deus e homem; não um homem desafiado em pé de igualdade com aqueles que compartilham a natureza divina pela graça, mas o verdadeiro Deus que por nossa causa apareceu em forma humana. Isso nos assegura a declaração de São Paulo: “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei e para nos fazer ser adotados como filhos…”. – de uma carta de São Cirilo de Alexandria
================
28 DE JUNHO: SANTO IRINEU
“… A glória de Deus dá vida; quem vê Deus recebe vida. Os homens, portanto, verão a Deus se quiserem viver; através da visão de Deus eles se tornam imortais e alcançam o próprio Deus. Deus é a fonte de toda atividade em toda a criação….” (Santo Irineu)
================
28 DE JUNHO: SANTA VICENTA GEROSA
“Quem não aprendeu nada sabe o que significa o crucifixo, e quem conhece o seu crucifixo nada mais tem a aprender…”.
================
29 DE JUNHO: SÃO PEDRO E SÃO PAULO
“A Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo é uma celebração cristã em honra ao martírio desses dois apóstolos em Roma. Ela ocorre em 29 de junho ou no domingo seguinte1. São Pedro, o primeiro Papa, e São Paulo, o evangelizador dos gentios, são considerados pilares da ação evangelizadora da Igreja2”
================
30 DE JUNHO: SANTOS PROTOMÁRTIRES DA IGREJA DE ROMA
“… Onde quer que as Boas Novas de Jesus tenham sido pregadas, encontraram a mesma oposição que Jesus enfrentou, e muitos daqueles que começaram a segui-lo compartilharam seu sofrimento e morte. Mas nenhuma força humana poderia deter o poder do Espírito desencadeado sobre o mundo. O sangue dos mártires sempre foi e sempre será a semente dos cristãos…”
================
01 DE JULHO: BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI
“Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus”
================
04 DE JULHO: SÃO PEDRO JORGE FRASSATI
“Dia a dia, diante de Deus e dos homens, aprendeu a vencer-se e a dominar-se” … «A caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais»…”
================
05 DE JULHO: SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA
“… Aquilo que Deus ordena parece difícil e um fardo. O caminho é difícil; você recua; você não tem desejo de segui-lo. No entanto, siga-o e você alcançará a glória” (Santo Antônio Maria Zaccaria)
… os Barnabitas prosperaram, mas nunca foram uma ordem grande; eles ainda trabalham na modesta obscuridade entre os párias das grandes cidades; eles educam, pois onde quer que haja uma comunidade Barnabita, há um centro de aprendizagem; e seguindo seu fundador, eles pregam o evangelho com referência especial às epístolas de São Paulo.
================
06 DE JULHO: SANTA MARIA GORETTI
“… Ela poderia ter falado ao seu Redentor com as palavras daquele clássico, A Imitação de Cristo.: “Embora testado e atormentado por uma série de infortúnios, não tenho medo, desde que sua graça esteja comigo. É a minha força, mais forte que qualquer adversário; isso me ajuda e me orienta”.
de uma homilia do Venerável Papa Pio XII na canonização de Santa Maria Goretti
================
09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS
“Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)
Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.”
================
11 DE JULHO: SÃO BENTO
“Rezar e trabalhar”. (Resumo da Regra de São Bento)
“… São Bento suportou e superou as três tentações fundamentais de cada ser humano: a tentação da autossuficiência e do desejo de se colocar no centro, a tentação da sensualidade e, por fim, a tentação da ira e da vingança…
Ele estava convencido de que, só depois de ter vencido estas tentações, ele teria podido dizer aos outros uma palavra útil para as suas situações de necessidade. E assim, tendo a alma pacificada, estava em condições de controlar plenamente as pulsões do eu, para deste modo ser um criador de paz em seu redor. Só então decidiu fundar os seus primeiros mosteiros…
A oração é em primeiro lugar um ato de escuta (Prol. 9-11), que depois se deve traduzir em ação concreta. “O Senhor aguarda que nós respondamos todos os dias com os fatos aos seus ensinamentos…“
“…A oração deve ser curta e pura, a menos que seja prolongada pela inspiração da graça divina. – São Benedito
Cingidos de fé e praticando boas obras, sigamos o caminho de Cristo guiados pelo Evangelho; então mereceremos ver aquele “que nos chamou para o seu reino”.
Se desejamos alcançar uma morada em seu reino, não o alcançaremos a menos que nos apressemos por meio de nossas boas ações. Assim como existe um fervor mau, um espírito amargo, que nos separa de Deus e nos conduz ao inferno, assim existe um fervor bom que nos separa das más inclinações e nos conduz a Deus e à vida eterna.
Ninguém deve seguir o que considera bom para si, mas sim o que parece bom para o outro. Que coloquem Cristo acima de tudo e que ele nos conduza à vida eterna. – da Regra de São Bento
<https://catholicsaints.info/saint-benedict-of-nursia/>
================
14 DE JULHO: SÃO CAMILO DE LELLIS
… “Mais coração nas mãos, irmão”…
… PENSE BEM. FALE BEM. FAZE BEM. Essas três coisas, pela misericórdia de Deus, farão o homem ir para o céu. – São Camilo de Lellis
“COLOCAR MAIS CORAÇÃO NAS MÃOS“. Ou seja, a competência profissional (mãos) tem que estar junto com a competência humana (coração). Isto é humanizar!
“Desejamos, com a graça de Deus, servir a todos os enfermos com aquele amor que uma mãe amorosa cuida de seu único filho enfermo”. (Pe. Leo Pessini, Camiliano – pessini@scamilo.cdu.br)
================
14 DE JULHO: SANTA CATARINA TEKAKWITHA, MEMÓRIA NOS ESTADOS UNIDOS (TAMBÉM 17 DE ABRIL)
“… Kateri disse: “Eu não sou minha; Eu me entreguei a Jesus. Ele deve ser meu único amor. O estado de pobreza impotente que pode ocorrer se eu não me casar não me assusta. Só preciso de um pouco de comida e algumas peças de roupa. Com o trabalho das minhas mãos, poderei sempre arranjar o que é necessário e o que sobra darei aos meus parentes e aos pobres. Se ficar doente e incapaz de trabalhar, serei como o Senhor na cruz. Ele terá misericórdia de mim e me ajudará, tenho certeza.” …”
================
* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA
… “A oração é, portanto, a fonte e a origem de todo caminho ascendente em direção a Deus. Que cada um de nós, então, volte-se para a oração e diga ao nosso Senhor Deus: ‘GUIA-ME, SENHOR, NO TEU CAMINHO, PARA QUE EU POSSA ANDAR NA TUA VERDADE.’ “…
“… GUIA-ME, SENHOR, NO TEU CAMINHO, PARA QUE EU POSSA ANDAR NA TUA VERDADE… ” (São Boaventura)
“… Maria procura aqueles que se aproximam dela com devoção e reverência… aqueles que ela ama, nutre e adota como seus filhos…” – São Boaventura
“Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome…(São Boaventura)” (Papa Bento XVI, Audiência de 17.03.2010 sobre São Boaventura: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100317.html
================
16 DE JULHO: NOSSA SENHORA DO CARMO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO:
“Ó Bem-aventurada, e Imaculada Virgem Maria, resplandecente honra e glória do Carmelo, Vós que vos dignais contemplar com especial generosidade aqueles que estão vestidos com o vosso santo Escapulário, lançai sobre mim um olhar de terna bondade e cobri-me com o manto da vossa proteção. Fortalecei minha fraqueza com vosso poder, iluminai com vossa sabedoria a escuridão de minha mente. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade; revesti minha alma com tais graças e virtudes que a tornem sempre agradável a vosso Divino Filho e a vós. Assisti-me, socorrei-me, durante a vida e consolai-me na hora da morte. Ficai perto de mim nesse momento supremo e apresentai-me à Santíssima Trindade como seu filho e seu fiel servo, para que eu seja admitido para louvar e bendizer a Deus convosco eternamente no Céu. Amém.”
Ó Deus, que honrastes a Ordem dos Carmelitas com o título particular da bem-aventurada Virgem Maria, Vossa Mãe, concedei-nos misericordiosamente que, amparados por suas orações, cuja comemoração celebramos hoje com ofício solene, mereçamos chegar à alegria eterna. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.
Recomendações aos carmelitas:
É muito desejável que as pessoas em todos os lugares se juntem a esta confraria, para a honra de Maria e para a salvação das almas, por uma vida adequada a esse fim.
Para participar dos méritos da congregação, todo membro deve:
Evitar o pecado e, de acordo com seu estado de vida, viva castamente.
Rezar todos os dias, se possível, sete vezes, Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai .
Esforçar-se para servir a Deus venerando Maria e imitando suas virtudes.
Essas regras, é verdade, não são obrigatórias sob pena de pecado, mas a violação delas nos priva de todo mérito; e isso não é algo a ser levado em consideração? “Quem semeia pouco, pouco também ceifará.” (II Coríntios 9:6)
================
* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:
“… Santo Ambrósio, ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras: “Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado” (homilia do Papa Bento XVI sobre Santo Ambrósio)
Ambrósio Autperto pretende ensinar os monges de modo concreto como enfrentar o combate espiritual dia após dia. De modo significativo ele aplica a afirmação de 2 Tm 3, 12: “Todos os que aspiram a viver piedosamente em Jesus Cristo hão de sofrer perseguições” já não à perseguição externa, mas o assalto das forças do mal que o cristão deve enfrentar dentro de si.
================
21 de julho: SÃO LOURENÇO BRÍNDISI
«… LOURENÇO EXORTA TODOS, e não apenas os sacerdotes, a CULTIVAR A VIDA DE ORAÇÃO, porque é através dela que nós falamos a Deus e Deus nos fala: Oh, se considerássemos esta realidade! — exclama — ou seja, que DEUS ESTÁ VERDADEIRAMENTE PRESENTE EM NÓS, QUANDO LHE FALAMOS NA ORAÇÃO; que ELE REALMENTE OUVE A NOSSA PRECE, mesmo que oremos simplesmente com o coração e com a mente. E que não só está presente e nos ouve, mas pode e DESEJA CONDESCENDER DE BOM GRADO E COM O MÁXIMO PRAZER ÀS NOSSAS EXIGÊNCIAS … »
(Papa Bento XVI em https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110323.html )
================
23 DE JULHO: SANTA BRÍGIDA
“Alegria e louvor eterno a Ti, meu Senhor Jesus Cristo, que enviaste o Espírito Santo nos corações de Teus discípulos e aumentaste o amor ilimitado de Deus em seus espíritos. Bendito és tu e louvável e glorioso para sempre, meu Senhor Jesus”. (das orações atribuídas a Santa Brígida)
https://catholicsaints.info/saint-bridget-of-sweden/ Bendito seja Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!
================
24 DE JULHO: SÃO CHARBEL MAKHLUF
“… Ó São Charbel, quando vos contemplo de joelhos, jejuando, sacrificando-vos, ou mesmo em êxtase diante do Senhor, minha esperança e fé na vossa intercessão aumentam. Rogo-vos, ajudai-me a fim de que Deus possa conceder-me a graça que imploro (nominar).
Ó São Charbel, plenitude de alegria em Deus, ajudai-me!
Ó doce Jesus, que conduzistes Vosso amantíssimo Charbel à santidade, concedei-me a graça de Vos ser fiel até a morte. Amo-Vos, ó meu Salvador. Amém!…” (https://pocketterco.com.br/terco/novena-a-sao-charbel-makhlouf-inicia-em-15-de-julho#:~:text=%C3%93%20S%C3%A3o%20Charbel%2C%20quando%20vos,em%20Deus%2C%20ajudai%2Dme! )
================
26 E 27 DE JULHO: SÃO TITO BRANDSMA
Não seja feita a minha vontade, mas a tua! – o que gritava São Tito durante a tortura e as experiências médicas
Não ceda ao ódio. Estamos aqui em um túnel escuro, mas temos que seguir em frente. No fim, uma luz eterna brilha para nós. – São Tito
“São Tito Brandsma”. CatholicSaints.Info . 20 de julho de 2023. Web. 26 de julho de 2025. < https://catholicsaints.info/saint-titus-brandsma/>
================
27 DE JULHO: SÃO SIMEÃO ESTILITA – TAMBÉM 05 DE JANEIRO
“Senhor Deus das virtudes, Guia dos rebeldes, que se assenta sobre os querubins e perscruta os fundamentos do abismo, que conheceu Adão antes que ele existisse; que prometeu as riquezas do Reino dos Céus àqueles que te amam; que falou a Moisés da sarça ardente; que abençoou Abraão, nosso Pai; que traz ao Paraíso as almas dos justos e afunda as almas dos ímpios na perdição; que humilhou os leões diante de Daniel e mitigou para os três filhos o forte fogo dos caldeus; que alimentou Elias com os corvos que lhe trouxeram alimento e ressuscitou Lázaro no quarto dia, recebe em paz a alma de minha mãe e coloca-a no lugar dos santos padres, pois teu é o poder para todo o sempre. Amém.”– Oração de São Simão por sua mãe
“… O caminho da cruz, ou do desprezo, pobreza e sofrimentos, foi escolhido pelo Pai para seu Filho divino, para reparar sua glória e restaurar ao homem as vantagens espirituais de que o pecado o havia roubado…”
================
28 DE JULHO – SANTA AFONSA DA ÍNDIA
“Querido Pai, como meu bom Senhor Jesus me ama tanto, desejo sinceramente permanecer neste leito de enfermidade e sofrer não só isso, mas qualquer outra coisa, até o fim do mundo. Sinto agora que Deus pretendeu que minha vida fosse uma oblação, um sacrifício de sofrimento”.
(Santa Afonsa da Índia)
================
* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO
Ouça o apelo de Deus: “Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes” …
Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/
================
30 DE JULHO: SÃO LEOPOLDO MANDIC
“… Tenha fé! Vai dar tudo certo. Fé, Fé!…” – conselho de São Leopoldo Mandic
================
* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA
“Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…”
================
* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO
“…A condição dos santos tem sido ordinariamente de secura, não de consolações sensíveis.
Quando ouvimos falar das riquezas, das honras e das diversões do mundo, lembremo-nos de que todas as coisas têm um fim e digamos então: “Meu Deus, desejo somente a Ti e nada mais”.
Aquele que confia em si mesmo está perdido. Aquele que confia em Deus pode fazer todas as coisas.
Santíssima e Imaculada Virgem! Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação.
Toda santidade e perfeição da alma reside em nosso amor por Jesus Cristo, nosso Deus, que é nosso redentor e nosso bem supremo.
Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. – Santo Afonso Ligório
“Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório
– Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo
“Ó consoladora dos aflitos, não me abandoneis no momento de minha morte… Obtende-me a graça de vos invocar então mais frequentemente, a fim de que expire com vosso doce nome e o de vosso divino Filho nos meus lábios. Muito mais, ó minha rainha! perdoai minha ousadia, vinde vós mesma, antes que eu expire, consolar-me com vossa presença. Essa graça a fizestes a tantos outros de vossos servos; eu a desejo e a espero também. Sou um pecador, é verdade, não a mereço; mas sou vosso servo, eu vos amo, tenho grande confiança em vós Ó Maria! Eu vos espero, não me recuseis essa consolação.” (Santo Afonso, pedindo à Mãe Maria)
================
02 DE AGOSTO: SÃO PEDRO JULIÃO EYMARD
“… Cada vez que nos aproximamos da Eucaristia podemos dizer: Este precioso Testamento custou a vida de Jesus Cristo. Pois a Eucaristia é um testamento, um legado que só se torna válido com a morte do testador. Nosso Senhor assim nos mostra Seu amor sem limites, pois Ele mesmo disse que não há maior prova de amor do que dar a vida pelos amigos…
… Nosso Senhor prefere esperar pelo pecador durante anos, em vez de deixá-lo esperando um instante.
… Quão bondoso é o nosso Jesus Sacramental! Ele recebe você a qualquer hora do dia ou da noite. Seu amor nunca conhece descanso.
Ele é sempre muito gentil com você. Quando você O visita, Ele esquece seus pecados e fala apenas de Sua alegria, Sua ternura e Seu Amor. Pela recepção que Ele dá a você, alguém poderia pensar que Ele precisa de você para fazê-lo feliz…”. – São Pedro Julião Eymard
================
* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY
Eu lhe digo que você tem menos a sofrer seguindo a Cruz do que servindo ao mundo e seus prazeres. – São João Vianney
Você não pode agradar a Deus e ao mundo ao mesmo tempo, Eles são totalmente opostos um ao outro em seus pensamentos, desejos e ações.
– São João Vianney
“Não podemos compreender o poder que uma alma pura tem sobre Deus. Não é a alma que faz a vontade de Deus, mas Deus quem faz a vontade da alma…
… Entre os traços imitáveis da prodigiosa santidade de John Vianney, a mais notável é provavelmente sua devoção a Maria…
… Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão.
Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces.
Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.
– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney
================
07 de agosto: SÃO CAETANO
“Todos os prazeres desta vida são enganosos, porque não satisfazem, mas apenas incham; Somente Deus, que fez nossos corações, pode enchê-los de consolações.”
Exercícios piedosos são um meio necessário para manter um espírito religioso no coração, mas a essência da religião consiste em uma total conformidade de nossa vontade com a vontade de Deus. – São Caetano
================
08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
“Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)
================
09 DE AGOSTO: SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ
“… Aprenda com Santa Teresa a depender somente de Deus e servi-lo com um coração totalmente puro e desapegado. Então, como ela, você poderá dizer ‘não me arrependo de ter me entregado ao Amor’…” Santa Teresa Benedita da Cruz
================
10 DE AGOSTO: SÃO LOURENÇO
“…O grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura…” (Santo Agostinho sobre São Lourenço)
================
* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS
“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”. – Santa Clara de Assis
================
* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL
“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade…
MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal
================
* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE
“… Perguntei à Mãe de Deus o que seria de mim. Então ela veio até mim segurando duas coroas, uma branca e outra vermelha. Ela perguntou se eu estava disposto a aceitar qualquer uma dessas coroas. O branco significava que eu deveria perseverar na pureza, e o vermelho que eu deveria me tornar um mártir. Eu disse que aceitaria os dois.” – São Maximiliano
“… “AVE-MARIA!”: esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fênico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html
================
15 DE AGOSTO E 13 DE NOVEMBRO: SANTO ESTANISLAU KOSTKA
“Em 15 de agosto de 2018, o Papa Francisco escreveu ao bispo de Płock em homenagem ao 450º aniversário da morte de Estanislau. Em sua mensagem, o Papa Francisco cita uma máxima de Estanislau: “Ad maiora natus sum – ‘Nasci para coisas maiores'”.
================
16 DE AGOSTO: SANTO ESTÊVÃO DA HUNGRIA
“… Meu amado filho, deleite de meu coração, esperança de sua posteridade, eu oro, eu ordeno, que em todos os momentos e em tudo, fortalecido por sua devoção a mim, você possa mostrar favor não apenas para parentes ou para os mais eminentes, sejam eles líderes ou ricos ou vizinhos ou compatriotas, mas também para estrangeiros e para todos os que vêm a você. Ao cumprir seu dever dessa maneira, você alcançará o mais alto estado de felicidade.
Seja misericordioso com todos os que sofrem violência, tendo sempre em seu coração o exemplo do Senhor que disse: “Desejo misericórdia e não sacrifício”.
Seja paciente com todos, não apenas com os poderosos, mas também com os fracos.
Finalmente, seja forte para que a prosperidade não o eleve muito ou a adversidade o derrube.
Seja humilde nesta vida, para que Deus possa ressuscitá-lo na próxima.
Seja verdadeiramente moderado e não puna ou condene ninguém imoderadamente.
Seja gentil para que você nunca possa se opor à justiça.
Seja honrado para que você nunca traga desgraça voluntariamente sobre ninguém.
Seja casto para que você possa evitar toda a impureza da luxúria como as dores da morte.
Todas essas virtudes que mencionei acima constituem a coroa real, e sem elas ninguém está apto a governar aqui na terra ou alcançar o reino celestial…” – do conselho de Santo Estêvão a seu filho
================
18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI
“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”
================
18 DE AGOSTO: SANTO ALBERTO HURTADO CRUCHAGA
Estou feliz, Senhor. – Oração frequente de Santo Alberto durante sua luta contra o câncer
================
* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO
“O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente”
“…Ó Coração, todo amável e todo amoroso do meu Salvador, seja o Coração do meu coração, a alma da minha alma, o espírito do meu espírito, a vida da minha vida e o único princípio de todos os meus pensamentos, palavras e ações, de todos as faculdades da minha alma e de todos os meus sentidos, tanto interiores como exteriores. Amém.” – São João Eudes
================
19 DE AGOSTO: SANTO EZEQUIEL MORENO Y DÍAZ
“Jesus, Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza” (Lema de Santo Ezequiel Moreno)
================
* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL
Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta. – São Bernardo de Claraval https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091021.html
“Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,
fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]
“…Todas as manhãs Bernardo se perguntava: “Por que vim aqui?”, e então se lembrava de seu principal dever – “levar uma vida santa” …
================
* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X
“Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”
“… Caros irmãos e irmãs, São Pio X ensina-nos a todos que na base da nossa obra apostólica, nos vários campos em que trabalhamos, deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, que se há-de cultivar e aumentar dia após dia. Eis o cerne de todo o seu ensinamento, de todo o seu compromisso apostólico. Somente se formos apaixonados pelo Senhor, seremos capazes de conduzir os homens a Deus, de os abrir ao seu Amor misericordioso e, deste modo, de abrir o mundo à misericórdia de Deus…” (Papa Bento XVI): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100818.html
================
* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA
“Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)
Além da cruz não há outra escada pela qual possamos chegar ao céu. – Santa Rosa de Lima
================
25 DE AGOSTO: SÃO JOSÉ DE CALAZANS
“… Todos os que se propõem a ensinar devem ser dotados de profundo amor, a maior paciência e, acima de tudo, profunda humildade…” (São José de Calazans)
================
26 DE AGOSTO: TRANSVERBERAÇÃO DO CORAÇÃO DE SANTA TERESA
A transverberação é comemorada pela família carmelita no dia 26 de agosto. É vista como um símbolo do amor e da união espiritual entre a alma e Deus.
================
26 DE AGOSTO – BEATO JOÃO PAULO I
“…O Papa João Paulo I era um homem de cultura sólida e profunda, mas nunca elitista, capaz de filtrá-la por meio de uma autêntica atitude de humildade. Humilitas era, de fato, o seu lema episcopal, inspirado no de São Carlos Borromeo, que depois também o quis no brasão papal, juntamente com as três estrelas, símbolo das três virtudes teologais: fé, esperança e caridade….”
================
* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS
À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
“Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”
O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”
O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema
O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema
Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema
Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema
Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema
Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema
Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema
Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema
NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO.
– São Poema
Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema
A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema
Citação MLA
“Santo Poema”. CatholicSaints.Info . 21 de novembro de 2018. Web. 27 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-poemen/ >
================
27 DE AGOSTO: SANTA MÔNICA
“Nada está longe de Deus.” – Santa Mônica
================
* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO
“… Nossos corações foram feitos para você, ó Senhor, e eles estão inquietos até que descansem em você.
… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho
Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho
O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho
Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus. – Santo Agostinho
Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho
Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus. – Santo Agostinho
Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho
Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia.
Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas. – Santo Agostinho
Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho
Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. –
Santo Agostinho…”
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
29 DE AGOSTO: MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA
“… São Beda, monge do século IX, nas suas Homilias diz assim: «São João, por [Cristo] deu a sua vida; embora não lhe tenha sido imposto que negasse Jesus Cristo, só lhe foi imposto que não dissesse a verdade»”
================
* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO
““…Trabalhar já é bom,
Melhor ainda é orar;
O melhor – amar teu Deus,
E nem uma palavra a dizer.
– do alemão de Angelus Silesius
… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):
{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }
================
03 DE SETEMBRO: SÃO GREGÓRIO MAGNO
“A prova de amor está em andamento. Onde o amor existe, ele faz grandes coisas. Mas quando deixa de agir, deixa de existir…”
================
04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI
“Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse
“Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina
================
02 DE SETEMBRO: SÃO SIMEÃO ESTILITA
“… Ele exortou as pessoas com veemência contra o horrível costume de xingar; como também, observar estrita justiça, não tomar usura, ser assíduo na igreja e na santa oração, e orar pela salvação das almas…”
================
03 DE SETEMBRO: SÃO GREGÓRIO MAGNO
“… A humildade intelectual é a regra primária para quem procura penetrar as realidades sobrenaturais, começando pelo do Livro sagrado…
… Sensibilizava-o intimamente a humildade de Deus, que em Cristo se fez nosso servo, nos lavou e lava os pés sujos…” (Papa Bento XVI):
================
04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA
“… Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.
Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.
Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!…” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}
================
05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ
“… Eu sempre disse que deveríamos ajudar um hindu a se tornar um hindu melhor, um muçulmano a se tornar um muçulmano melhor, um católico a se tornar um católico melhor…
Citado em: A Simple Path , compilado por Lucinda Vardey (Ballantine Books, 1995), página 31…
… Não sei exatamente como será o céu, mas sei que quando morrermos e chegar a hora de Deus nos julgar, Ele não perguntará: “Quantas coisas boas você fez em sua vida?”. perguntará: “Quanto amor você colocou no que fez?
… Citado em: Honor Books, WB Freeman (2004), God’s Little Devotional Book for Girls, p. 205…” – Santa Teresa de Calcutá
================
08 DE SETEMBRO ou 09 DE SETEMBRO: BEM-AVENTURADO FREDERICO OZANAN
“… Um santo padroeiro não deve ser uma tabuleta para uma sociedade (ou para qualquer pessoa), como um Saint Denis ou um Saint Nicholas na porta de uma taverna. É um tipo que devemos nos esforçar para realizar, como ele mesmo percebeu o tipo divino, que é Jesus Cristo. É uma vida que devemos continuar, um coração onde devemos procurar aquecer nossos corações, uma inteligência à qual devemos buscar luz. Ele é um modelo para nós na terra e um protetor no céu; devemos-lhe, portanto, a dupla homenagem da imitação e da invocação. É somente sob esta condição de se apropriar dos pensamentos e virtudes do santo que a sociedade pode escapar das imperfeições pessoais de seus membros e, tornando-se útil à Igreja, justificar sua existência…” – Beato Frederico Ozanam
================
09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER
“Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver
Para fazer a vontade de Deus, o homem deve desprezar a sua; quanto mais morrer para si mesmo, mais viverá para Deus. – São Pedro Claver
================
10 DE SETEMBRO: SÃO NICOLAU DE TOLENTINO
“… São Nicolau de Tolentino é considerado o protetor das almas do Purgatório e invocado pelos que sofrem injustiças ou são oprimidos na vida da sua liberdade, assim como protetor dos recém-nascidos e da infância, da “boa morte” e também contra os incêndios e epidemias…” (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Tolentino)
================
13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO
“… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu): {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }
“…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…
Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo
================
15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:
“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte.
Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”
“Não devemos desejar nada além do que nos vem de momento a momento”, disse Santa Catarina a seus filhos espirituais, “não nos exercitando menos para o bem. Pois aquele que não se exercitasse assim e esperasse o que Deus envia, tentaria a Deus (QUEM NÃO SE EXERCITAR PARA O BEM E ESPERAR O QUE DEUS ENVIA, TENTARÁ A DEUS).
================
* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO
Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “… Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/
================
* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO
“… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino
Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” … As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …”
{Audiência Geral: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html} …”:
================
17 DE SETEMBRO: SANTA HILDEGARDA
“…O homem existe na forma masculina e feminina. Hildegarda reconhece que nesta estrutura ontológica da condição humana se radica uma relação de reciprocidade e uma substancial igualdade entre homem e mulher. Mas na humanidade habita também o mistério do pecado e ele manifesta-se pela primeira vez na história precisamente nesta relação entre Adão e Eva. Ao contrário de outros autores medievais, que viam a causa da queda na debilidade de Eva, Hildegarda vê-a sobretudo na excessiva paixão de Adão em relação a ela…” (Papa Bento XVI):http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_letters/documents/hf_ben-xvi_apl_20121007_ildegarda-bingen.html
================
18 DE SETEMBRO: SÃO JOSÉ DE CUPERTINO
“… Claramente, o que Deus quer acima de tudo é a nossa vontade que recebemos como um dom gratuito de Deus na criação e possuímos como se fosse nossa. Quando um homem se treina para atos de virtude, é com a ajuda da graça de Deus de quem vêm todas as coisas boas, que ele faz isso. A vontade é o que o homem tem como sua única posse…”
================
* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE
“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade.
Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdade… que o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversão. O verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html
================
20 DE SETEMBRO: SANTO ANDRÉ KIM TAEGON E COMPANHEIROS MÁRTIRES
O esplêndido florescimento da Igreja na Coreia hoje é efetivamente fruto do testemunho heroico dos Mártires. Ainda hoje, o seu espírito imorredouro sustenta os cristãos na Igreja do silêncio no Norte desta terra tragicamente dividida.
Pois eis que através desta Liturgia de Canonização os Beatos Mártires Coreanos são inscritos na lista dos Santos da Igreja Católica. Estes são verdadeiros filhos e filhas da sua nação, e a eles se juntam vários missionários de outras terras. Eles são seus antepassados, segundo a carne, a língua e a cultura. Ao mesmo tempo, eles são os vossos pais e mães na fé, uma fé da qual deram testemunho com o derramamento do seu sangue. (São João Paulo II)
================
* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA
Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono.
Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes.
Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas.
Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade.
Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga.
Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia.
Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor.
Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor.
Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio!
Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração.
Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor.
Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais.
Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade.
(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)
Nos livros buscamos a Deus, nas orações o encontramos. – São Padre Pio
================
23 DE SETEMBRO: BEATO PADRE VICTOR
“… Pároco generoso e excelente na catequese e na ministração dos sacramentos, se distingue sobretudo pela sua grande humildade. Possa o seu extraordinário testemunho servir de modelo para todos os sacerdotes, chamados a ser humildes servidores do povo de Deus”… (Papa Francisco)”
================
* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO
“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER.
– São Vicente de Paulo
… Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio”. – São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!
… O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo
================
SÃO LOURENÇO RUIZ DE MANILA: 28 DE SETEMBRO
“… Sou cristão, e morrerei por Deus, e por ele daria muitos milhares de vidas se as tivesse. E então, faça comigo o que quiser…”
O exemplo de Lourenço Ruiz, filho de pai chinês e de mãe tagala, recorda-nos que a vida de cada um, a vida inteira, deve estar à disposição de Cristo. Ser cristão significa dar-se cada dia, em resposta ao dom de Cristo que vem ao mundo para que todos tenham a vida e a tenham em abundância (cf. Jo 10, 10 – São João Paulo II)
================
* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO
“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma.
No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver.
Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes…
… Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}
{< https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}
< https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >
================
* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS
“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade…
…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos…
… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…
… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…” – Santa Teresa de Lisieux
================
* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA
“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)
================
03 DE OUTUBRO: PROTOMÁRTIRES DO BRASIL
SANTO ANDRÉ DE SOVERAL, SANTO AMBRÓSIO FRANCISCO, SÃO MATEUS MOREIRA E OUTROS
“Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento!” (SÃO MATEUS MOREIRA) Ele é chamado de “Mártir da Eucaristia” e desde 2005 é o santo padroeiro dos dispensadores de comunhão extraordinária (Ministros da Eucaristia).
http://www.katolsk.no/biografier/historisk/aferro
================
* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS
“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis
A esmola é uma herança e uma justiça que é devida aos pobres e que Jesus nos impôs. – São Francisco de Assis
================-
* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA
“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”
================
06 DE OUTUBRO: SÃO BRUNO
“…Alegrai-vos, meus queridos irmãos, porque sois abençoados e pela generosa mão da graça de Deus sobre vós. Alegre-se, porque você escapou dos vários perigos e naufrágios do mundo tempestuoso…” (De uma carta de São Bruno).
================
08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA
1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.
2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas“
3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:
================
*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN
“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:
Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
( O Sonho de Gerôncio )…: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html
==============
09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO LEONARDO
“… João Leonardo intuiu qual era a verdadeira medicina para os males espirituais e sintetizou-a na expressão: “Cristo antes de tudo”, Cristo no centro do coração, da história e da criação…” (Papa Bento XVI)https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091007.html
================
10 DE OUTUBRO: SÃO TOMÁS DE VILANOVA
“… Enquanto ele estava morrendo, Thomas ordenou que todo o seu dinheiro fosse distribuído aos pobres. A missa foi dita em sua presença, e após a comunhão ele respirou seu último, recitando: “Em suas mãos, Ó Senhor, eu entrego meu espírito.” Deixou vários escritos teológicos…
… Se há pessoas que se recusam a trabalhar, isso é para as autoridades lidarem. Meu dever é ajudar e aliviar aqueles que vêm à minha porta…”
================
10 DE OUTUBRO: SÃO DANIEL COMBONI
(do Papa Pio IX, para São Daniel Comboni): “Labora sicut bonus miles Christi pro African ” (“Trabalhe como um bom soldado de Cristo pela África”).
================
* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII – TAMBÉM 03 DE JUNHO
“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)
…Nos últimos momentos da sua vida terrena, confiou à Igreja o seu testamento: “O que mais conta na vida é Jesus Cristo bem-aventurado, a sua santa Igreja, o seu Evangelho, a verdade e a bondade”.– Papa João Paulo II
================
13 de outubro: SÃO TEÓFILO DE ANTIOQUIA
“Mas se você me disser – escreveu Teófilo de Antioquia: – Mostre-me seu Deus, eu lhe direi: Mostre-me seu homem, e eu lhe mostrarei meu Deus…
…Deus se mostra àqueles que podem vê-lo, quando eles abrem os olhos da alma.
================
* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA
“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…
… Perto do fim de sua vida, ela exclamou: “Oh, meu Senhor! Como é verdade que quem trabalha para você é pago com problemas! E que preço precioso para aqueles que amam você, se compreendermos o seu valor…”
================
* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:
Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
Eu os consolarei em todos os seus problemas.
Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
Almas mornas se tornarão fervorosas.
Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.
================
16 DE OUTUBRO: SÃO GERALDO MAJELLA
“… Seu último testamento consistia no seguinte pequeno bilhete na porta de sua cela : “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto Deus quiser” …” (São Geraldo Majella)
================
* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm ”
================
* 19 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara).
================
* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ
“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…
… A alma é uma semente que Deus semeia no campo da Igreja; para produzir frutos, deve morrer sob os golpes de dores, tristezas, contradições e perseguições…” – São Paulo da Cruz
… Em suas provações, recorra a Maria, e Ela as remediará. – São Paulo da Cruz
================
* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “
… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar”
================
* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II
“Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)
“…O SEU SACERDÓCIO PARTICULAR A PARTIR DE TRÊS PALAVRAS DO SENHOR…
Em primeiro lugar, esta: “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça” (Jo 15, 16).
A segunda palavra é: “O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10, 11).
E finalmente: “Assim como o Pai me tem amor, assim eu vos amo a vós. Permanecei no amor” (Jo 15, 9).
Vemos nestas três frases toda a alma do nosso Santo Padre. (Cardeal Joseph Ratzinger)
================
23 de outubro: SÃO JOÃO DE CAPISTRANO
“… Imagine ter nascido no século XIV. Um terço da população e quase 40 por cento do clero foram dizimados pela peste bubônica.
O Cisma Ocidental dividiu a Igreja com dois ou três pretendentes à Santa Sé ao mesmo tempo.
Inglaterra e França estavam em guerra. As cidades-estados da Itália estavam constantemente em conflito…”
Constantinopla havia caído em 1453…
Aí viveu São João de Capistrano (1386-1456)
http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober23.html#1456_St._John_of_Capistrano_Initiative_Organization_Activity OU Saint of the Day October 23 (lngplants.com)
(WEB EM 22.10.2024)
“Aqueles que são chamados à mesa do Senhor devem resplandecer com o brilho que vem do bom exemplo de uma vida louvável e irrepreensível.” …
================
24 DE OUTUBRO: SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET
“Quando vejo a necessidade de ensino divino e como as pessoas estão famintas para ouvi-lo, fico com vontade de sair correndo pelo mundo, pregando a Palavra de Deus. Não tenho descanso. Minha alma não encontra outro alívio senão para correr e pregar. “…: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober24.html#1870_St._Anthony_Mary_Claret_archbishop
(WEB EM 13.11.2024)
================
25 de outubro: SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO
“… Antônio “cumpriu sua missão religiosa”. consagração, dedicando-se com amor e devoção aos aflitos, aos sofredores e aos escravos de sua época no Brasil. A sua fé autenticamente franciscana, vivida evangélica e apostolicamente no serviço ao próximo, continuou o Papa, será um estímulo para imitar este ‘homem de paz e caridade’…” (São João Paulo II): https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober25.html#
(WEB EM 13.11.2024)
«O Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu intermédio, a mensagem do Evangelho fosse plenamente proclamada» (2 Tm 4, 17).
Esta mensagem de S. Paulo a Timóteo reflete bem a vida do Frei Antônio de Sant’Anna Galvão (São João Paulo II, homilia de beatificação)
================
27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO
“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”.
“… Vou lhes explicar o que é um sábio – disse o abade aos seus noviços, quando voltou. – É aquele que, em vez de matar suas paixões, consegue controlá-las…”: http://g1.globo.com/platb/paulocoelho/2011/06/29/a-atitude-de-um-sabio-2/
SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR E CONTROAR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
================
31 DE OUTUBRO: SANTO AFONSO RODRIGUEZ
“… Tinha como regra: “Agradar somente a Deus, cumprir sempre e em toda parte a vontade divina” …”
================
03 de novembro: SÃO MARTINHO DE PORRES
“… Martinho, com o exemplo da sua vida, mostra-nos que é possível alcançar a salvação e a santidade através do caminho que Cristo ensina: se acima de tudo amarmos a Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento; e, em segundo lugar, se amamos o próximo como a nós mesmos (Cf. Mt 22, 36-38) …” (São João XXII, na homilia de canonização de São Martinho de Porres em 06 de maio de 1962)
================
O4 DE NOVEMBRO: SÃO CARLOS BORROMEU
“… Certifique-se de pregar primeiro pela maneira como vive. Se você não fizer isso, as pessoas perceberão que você diz uma coisa, mas vive de outra forma, e suas palavras trarão apenas risos cínicos e um balançar de cabeça zombeteiro…” (São Carlos Borromeu)
================
10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO
“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno
================
11 de novembro: SÃO MARTINHO DE TOURS
“… Senhor, se o seu povo ainda precisa de mim, estou pronto para a tarefa; sua vontade seja feita…”
================
11 DE NOVEMBRO: SÃO JOÃO ESMOLEIRO
“… Se podemos entrar na igreja dia e noite e implorar a Deus que ouça as nossas orações, quão cuidadosos deveremos ser em ouvir e atender às petições do nosso próximo necessitado…”
================
12 DE NOVEMBRO: SÃO JOSAFÁ
“…Você, povo de Vitebsk, quer me matar. Você me faz emboscadas em todos os lugares, nas ruas, nas pontes, nas estradas e no mercado. Estou aqui entre vocês como pastor, e vocês devem saber que eu ficaria feliz em dar minha vida por vocês. Estou pronto a morrer pela santa união, pela supremacia de São Pedro e de seu sucessor, o Sumo Pontífice.” – São Josafá
================
13 DE NOVEMBRO E 15 DE AGOSTO: SANTO ESTANISLAU KOSTKA
“Em 15 de agosto de 2018, o Papa Francisco escreveu ao bispo de Płock em homenagem ao 450º aniversário da morte de Estanislau. Em sua mensagem, o Papa Francisco cita uma máxima de Estanislau: “Ad maiora natus sum – ‘Nasci para coisas maiores'”.
================
14 DE NOVEMBRO E 21 DE MARÇO: SÃO SERAPIÃO DE THMUIS
REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ – que ele repetia muitas vezes: “A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma por caridade, e os apetites irregulares pela abstinência e penitência”.
================
14 DE NOVEMBRO: SÃO JOSÉ PIGNATELLI
“Se me tornardes a escrever, não toqueis neste ponto de abandonar a vocação. Peço-vos que não façais nenhuma diligência em Roma para obter a faculdade de passar a outra Ordem, porque nunca o faria, ainda que tivesse de perder a vida mil vezes. Deus vos guarde. Vosso irmão, José Pignatelli, da Companhia de Jesus.”
================
15 de novembro: SANTO ALBERTO MAGNO
“…É pelo caminho do amor, que é a caridade, que Deus se aproxima do homem e o homem de Deus. Mas onde não há caridade, Deus não pode habitar. Se, então, possuímos caridade, possuímos Deus, pois “Deus é Caridade.” …”
(1 João 4:8) – Santo Alberto Magno
================
16 DE NOVEMBRO: SANTA GERTRUDES
“Oração ao Sagrado Coração de Jesus
Ó Sagrado Coração de Jesus, fonte da vida eterna, o Teu Coração é uma fornalha ardente de Amor. Tu és meu refúgio e meu santuário. Ó meu adorável e amoroso Salvador, consome meu coração com o fogo ardente com que o teu está inflamado. Derrama sobre minha alma as graças que brotam do Teu amor. Que meu coração se una ao Teu. Que a minha vontade seja conforme a Tua em todas as coisas. Que Tua Vontade seja a regra de todos os meus desejos e ações…” – Santa Gertrudes
================
23 DE NOVEMBRO: SÃO CLEMENTE I
“A caridade nos une a Deus . Não há nada mesquinho na caridade, nada arrogante. A caridade não conhece cismas , não se rebela, faz todas as coisas de acordo. Na caridade, todos os eleitos de Deus foram aperfeiçoados…” (São Clemente I)
================
23 DE NOVEMBRO: SÃO COLUMBANO
“… “Se o homem usar retamente as faculdades que Deus concedeu à sua alma, então será semelhante a Deus. Recordemo-nos que lhe devemos restituir todos aqueles dons que ele depositou em nós quando estávamos na condição originária. Ensinou-nos o seu modo com os seus mandamentos. O primeiro deles é o de amar o Senhor com todo o coração, porque Ele nos amou primeiro, desde o início dos tempos, ainda antes que nós viéssemos à luz deste mundo“…”
================
23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ
“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”
================
30 DE NOVEMBRO: SÃO CARLOS (CHARLES) DE FOUCAULD
Pai, eu me abandono em Vossas mãos; fazei comigo o que quiserdes. O que quer que você faça, eu te agradeço. Estou pronto para todos, aceito tudo. Que somente a Tua vontade seja feita em mim, como em todas as Tuas criaturas, não peço mais do que isto, meu Senhor. Em Tuas mãos entrego a minha alma; Eu a ofereço a Ti, ó Senhor, com todo o amor do meu coração, pois Eu Te amo, meu Deus, e por isso preciso me entregar – entregar-me em Tuas mãos, sem reservas e com total confiança, pois Tu és meu Pai. (Oração do abandono)
================
02 DE DEZEMBRO: SÃO CROMÁCIO
“Rezemos ao Senhor com todo o coração e com toda a fé;
peçamos-lhe que nos liberte de qualquer incursão dos inimigos, de qualquer receio dos adversários.
O Senhor combaterá em vossa defesa, e vós estareis em silêncio. É ele quem combate, é ele que alcança a vitória… E para que se digne fazê-lo, devemos rezar o mais possível. De fato, ele mesmo diz através do profeta: “Invoca-me no dia da tribulação; eu libertar-te-ei, e tu me darás glória“
Assim, precisamente no início do tempo do Advento, São Cromácio recorda-nos que este é um tempo de oração, no qual é preciso entrar em contacto com Deus. Deus conhece-nos, conhece-me a mim, conhece cada um de nós, quer-me bem, não me abandona. Prossigamos com esta confiança no tempo litúrgico que há pouco iniciou… (São Cromácio)
================
O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER
“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”
“… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”.
================
04 DE DEZEMBRO: SÃO JOÃO DAMASCENO
” … Hoje gostaria de falar de João Damasceno, uma personalidade de primária importância na história da teologia bizantina, um grande doutor na história da Igreja universal. Ele é sobretudo uma testemunha ocular da passagem da cultura cristã grega e síria, compartilhada pela parte oriental do império bizantino, à cultura do islão…
… Deus quer descansar em nós, deseja renovar a natureza também através da nossa conversão, quer fazer-nos participar da sua divindade
… (Papa Bento XVI)”: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20090506.html
================
05 DE DEZEMBRO: SÃO SABAS
“Sacrificar-te-ei por minha própria vontade e louvarei o teu nome.”
“… Se você deseja ser um verdadeiro filho de Deus, siga a Cristo e Seus santos. Antes de todas as coisas, pratique as boas obras que são ordenadas, e então também aquelas que não são ordenadas, mas que são agradáveis ao seu Deus. Você diariamente tem oportunidades de fazer isso; fazer uso disso…” {https://catholicsaints.info/weningers-lives-of-the-saints-saint-sabas-abbot-and-confessor/}
================
07 DE DEZEMBRO: SANTO AMBRÓSIO
Ninguém se cura ferindo o outro. – Santo Ambrósio
Nossas próprias más inclinações são muito mais perigosas do que quaisquer inimigos externos. – Santo Ambrósio
================
09 DE DEZEMBRO: SÃO JOÃO DIEGO
“… Não deixe seu coração ser perturbado. Não tema essa doença, nem qualquer outra doença ou angústia. Não estou aqui? Quem é sua mãe? Você não está sob minha proteção? Eu não sou sua saúde? Você não está feliz dentro do meu rebanho? O que mais você deseja? Não se aflija nem se perturbe com nada…” – Nossa Senhora a Juan Diego, 9 de dezembro de 1531
“EU ESTOU COM VOCÊ! SOU SUA MÃE!
================
11 DE DEZEMBRO: SÃO DÂMASO I
“… Aquele que andando sobre o mar conseguiu acalmar as ondas amargas, que dá vida às sementes moribundas da terra; aquele que foi capaz de soltar as correntes mortais da morte, e depois de três dias de escuridão trouxe novamente ao mundo superior o irmão de sua irmã Marta: ele, creio eu, fará Dâmaso ressurgir do pó…” – epitáfio Dâmaso escreveu para si mesmo
================
* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ
“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”
================
* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO
“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”
================
* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI
“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…”
================
23 DE DEZEMBRO: SÃO JOÃO CÂNCIO
Lute contra todo erro, mas faça-o com bom humor, paciência, bondade e amor. A aspereza prejudicará sua própria alma e estragará a melhor causa. – São João de Kanty
Michael Miechowita, o historiador polonês medieval e primeiro biógrafo de Câncio, descreveu a extrema humildade e caridade de Câncio; ele tomou como lema:
Conturbare cave: non est placare suave,
Infamare cave; nam revocare grave. [ 1 ]
(Cuidado com a perturbação: não é docemente agradável,
Cuidado ao falar mal: pois retirar palavras é penoso.)
================
25 DE DEZEMBRO – BEATO JACOPONE DA TODI
Aqui jazem os ossos do Beato Jacopone dei Benedetti da Todi , Frade Menor, que, tendo enlouquecido de amor a Cristo, por um novo artifício enganou o mundo e tomou o Céu pela violência. – do túmulo do Beato Jacopone
================
D I V E R S O S
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.
A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo.
Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.
São José, rogai por nós!
(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/
* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai
também para nós e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém!
(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)
================
* PAI, ABRACE-NOS!
JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,
ROGUEM POR NÓS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
SENHOR, AJUDE-ME A EVITAR, RESISTIR, AFASTAR, CORTAR E ABOMINAR AS TENTAÇÕES E O QUE É MAL.
OBRIGADO, SENHOR!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
================
APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …
DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!
OBRIGADO, SENHOR, POR TANTO E POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)
================
“Coração de meu Jesus, doce e terno lanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado”!
“GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO O MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!”
JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”
ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!
================
01.08.2025-03.08.2025 – CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,
PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO
1. MEU JESUS EU ME CONSAGRO E A FAMÍLIA AO SENHOR
MEU JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é MEU DEUS, minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor e CONSAGRO-LHE A MINHA VIDA E A MINHA MORTE, NOVAMENTE, levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude, buscar a paz e entrar pela porta estreita (Mt 7,13-14). CONSAGRO TAMBÉM MINHA FAMÍLIA.
Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim E DE NÓS! Que eu veja! ME CURE! DÊ-ME UM CORAÇÃO DE CARNE, ÉTICO, LIVRE E FIRME.
LIVRE-ME DE PENSAMENTOS MAUS E VÃOS, DESORDENADOS E ESTRANHOS (At 8,22). Livre-me do descontrole afetivo-emocional, do ressentimento, da ira e cólera, da pusilanimidade (https://www.dicio.com.br/pusilanime/), de pecar contra a castidade, da vingança, do vício, do mau-humor, DE SER GROSSEIRO, de culpar os outros, de tratar mal os outros, de ser mandão, de falar demais, da rabugice, da tristeza, da decepção, da mágoa, do coração de pedra, da vingança, da ira, do ódio, do mal. LIVRE-ME DA HIPOCRISIA, DA INDECISÃO, DO DESÂNIMO, DA ANSIEDADE, DA INSEGURANÇA, DA FALTA DE FIRMEZA, DA COVARDIA, DA FROUXIDÃO DE CARÁTER, DA CARÊNCIA, do NARCISISMO!
Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24) e decisão; purifique meu coração, ilumine minha inteligência e entendimento, inflame minha vontade e DÊ-ME A GRAÇA E FORÇAS para segui-lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! NÃO ME DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO. E me perdoe, Senhor!
EU CONFIO NO SENHOR!
DECIDO-ME A SEGUI-LO! QUERO E COLOCO O SENHOR COMO CENTRO DA MINHA VIDA. Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia ( terço do sagrado coração de jesus para imprimir – Pesquisa Google
Terço do Sagrado Coração de Jesus: https://www.nossasagradafamilia.com.br/oracoes/terco-do-sagrado-coracao-de-jesus ) (1).
QUERO AMAR O SENHOR ACIMA DE TUDO! Ajude-me a DESEJAR, QUERER E AGIR para consagrar SEMPRE ao Senhor minha vida e minha morte, me levantar e não pecar mais ou viver em pecado, SER HOMEM FORTE E CORAJOSO (Js1, 6.7.9 – 1Rs2,2) E SEGUIDOR DO SENHOR! FORTALEÇA-ME, SENHOR!
CONSAGRO DO MESMO MODO A FAMÍLIA e todos os ligados a nós! FAÇA CONOSCO O QUE FOR DA VONTADE DO SENHOR!
OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!
Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER!
Sei que ninguém melhora de uma vez: é aos pouquinhos! ME AJUDE A MELHORAR!
EU CONFIO NO SENHOR! O SENHOR SABE O QUE EU PRECISO! CONCEDA-ME!
Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento numa INTENSA VIDA DE ORAÇÃO, PENITÊNCIA, MORTIFICAÇÃO, DOAÇÃO DE MIM, VIVENDO “EM PROL DE” E VIDA SACRAMENTAL; dê-me a virtude, o amor pelo Senhor, O DISCERNIMENTO; A DOÇURA; A PAZ INTERIOR; DÊ-ME A ESTABILIDADE AFETIVO-EMOCIONAL! Ajude-me a não magoar e nem me magoar quando os outros não correspondem ao que eu espero, a ser misericordioso, A SER BOM e a sempre tratar todos bem! QUE EM CADA MOMENTO EU BUSQUE O SENHOR NO OUTRO!
Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) segundo o ESPÍRITO, A EVITAR, RESISTIR, AFASTAR, CORTAR E ABOMINAR o que é da carne (Rm 1,3), a viver SEM reclamar, SEM estressar, SEM falar alto, SEM alterar, SEM ciúme e SEM inveja.
AJUDE-ME a ACEITAR-ME e aceitar pacientemente tudo o que me acontece, aceitar ajudar, A CONFIAR SEMPRE NO SENHOR E NA MÃE MARIA, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, a SILENCIAR-ME, a oferecer-me, a SEGUI-LO, fazendo tudo conforme a Vontade de Deus, SEM QUEIXAR-ME. Não me deixes cair nas tentações!
Dê-me O QUE EU PRECISO, SENHOR! Dê-me um coração de carne! ME AJUDE A SER O HOMEM QUE O SENHOR SONHOU QUE EU FOSSE! MUITO OBRIGADO, JESUS!
1.1. RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO
Jesus! Ajude-me a cumprir as promessas do Batismo, que RENOVO:
EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO AGORA, DE NOVO, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO, COM TODO MEU SER.
RENUNCIO ATÉ O FIM DE MINHA VIDA, COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, COM A BÊNÇÃO DA MÃE, PARA SEMPRE, a satanás, às suas pompas, suas obras e seus gozos; renuncio ao pecado, às paixões, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, ao ódio, à ira ou cólera, à vingança, ao ciúme, ao desejo de ser retribuído, aos vícios, ao mal, A MIM MESMO, deixando o isolamento e a tranquilidade do meu próprio eu, para colocar-me a serviço dos outros, vivendo “em prol de”.
SENHOR, ME AJUDE A MANTER ESSA RENÚNCIA, E A SEGUIR O SENHOR ATÉ O FIM!
CREIO E CONFIO em Deus Pai, em Deus Filho Jesus, em Deus Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna!
DECIDO-ME A SEGUIR O SENHOR NO CAMINHO DA SANTIDADE, PARA SEMPRE, COM A GRAÇA DE DEUS, sendo misericordioso, até o fim da vida! AJUDE-ME A SER HOMEM FORTE, DECIDIDO E SANTO! OBRIGADO, JESUS!
OBRIGADO DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO! BENDITO SEJA!
DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR AS PROMESSAS E DECISÕES DESSA RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO, PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DE FAZÊ-LO e, caindo, levantar-me sempre!
ENTREGO-LHE E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE, LIBERDADE E TUDO O QUE SOU JUNTAMENTE COM A FAMÍLIA! Ponho tudo na mão do SENHOR, PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, MEU SENHOR E MEU DEUS! ME ABRACE E PERMITA QUE EU FIQUE NO SEU COLO, SEGUINDO JESUS E ALEGRANDO O DIVINO ESPÍRITO SANTO, SENDO SANTO, COM A BÊNÇÃO DA MÃE MARIA! MUITO OBRIGADO, PAI NOSSO! OBRIGADO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
1.2. CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
“Eu ___________ dou e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo a minha pessoa e minha vida, minhas ações, penas e dores, não querendo servir-me de parte alguma de meu ser, senão para o honrar, amar e glorificar.
É ESTA A MINHA VONTADE IRREVOGÁVEL – PERTENCER-LHE E FAZER TUDO POR SEU AMOR, RENUNCIANDO COMPLETAMENTE AO QUE NÃO FOR DO SEU AGRADO.
Eu o tomo, pois, ó Sagrado Coração, por único objeto do meu amor, protetor de minha vida, segurança de minha salvação, remédio de minha fragilidade e inconstância, reparador de todos os meus defeitos e asilo seguro na hora da morte.
Seja, ó Coração de Bondade, minha justificação para com Deus Pai, e afaste de mim os castigos de sua justa cólera se e quando eu cair. Não me deixes cair, Jesus! Levante-me se e quando isso ocorrer!
O’ Coração de amor, ponho no Senhor toda a minha confiança, pois tudo receio de minha fraqueza e malícia, mas tudo espero da sua bondade e misericórdia.
Que o Seu puro amor se grave tão profundamente no meu coração, que eu jamais possa esquecer-me nem me separar do Senhor.
EU CONFIO QUE O SENHOR VAI ME AJUDAR E DAR A GRAÇA (2 Cor 12,9) PARA ME LIBERTAR DO MAL QUE ME AFLIGE E PARA RESISTIR ÀS TENTAÇÕES!
DESTRUÍ EM MIM TUDO O QUE POSSA DESAGRADAR-LHE OU RESISTIR-LHE. QUERO SER SEMPRE FIEL AO SENHOR! LIVRA-ME DO MAL!
Suplico-Lhe também, por Sua Suma Bondade, que o meu nome seja escrito no Senhor, juntamente com cada um da família. Obrigado meu Jesus!
QUERO FAZER O QUE E COMO O SENHOR QUISER! OBRIGADO, JESUS!
OBRIGADO POR ME ESCUTAR, JESUS! ASSIM SEJA!” (adaptada): https://quemrezasesalva.com.br/oracao/consagracao-ao-sagrado-coracao-santa-margarida-maria-alacoque )”
DEUS NOSSO PAI, EU CONFIO NO SENHOR! OBRIGADO DEUS PAI!
JESUS, DEUS FILHO, EU CONFIO NO SENHOR! OBRIGADO DEUS FILHO!
SENHOR DEUS ESPÍRITO SANTO, EU CONFIO NO SENHOR! QUEIME EM MIM O QUE É RUIM! OBRIGADO, DEUS DIVINO ESPÍRITO SANTO!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! (PAI NOSSO, AVE-MARIA, GLÓRIA) AMÉM!
1.3. ATO DE REPARAÇÃO AO SACRATÍSSIMO CORAÇÃO DE JESUS
Dulcíssimo Jesus, cuja infinita caridade para com os homens é por eles tão ingratamente correspondida com esquecimentos, friezas e desprezos, eis-nos aqui prostrados na Vossa presença, para Vos desagravarmos (reparar-Vos de ofensa ou insulto / tornar menos grave; atenuar, suavizar), com especiais homenagens, da insensibilidade tão insensata e das nefandas (abomináveis) injúrias com que é de toda parte alvejado o Vosso amorosíssimo coração.
Reconhecendo, porém, com a mais profunda dor, que também nós mais de uma vez cometemos as mesmas indignidades, para nós, em primeiro lugar, imploramos a Vossa misericórdia, prontos a expiar (pagar / sofrer as consequências de) não só as próprias culpas, senão também as da família e daqueles que, errando longe do caminho da salvação, ou se obstinam na sua infidelidade, não Vos querendo como pastor e guia, ou, conculcando (pisando com desprezo) as promessas do batismo, sacudiram o suavíssimo jugo da Vossa santa lei.
Incluímos especialmente a família, Senhor!
De todos estes tão deploráveis crimes, Senhor, queremos nós hoje desagravar-Vos (reparar-Vos de ofensa ou insulto / tornar menos grave; atenuar, suavizar), mais particularmente da licença dos costumes e imodéstia do vestido, de tantos laços de corrupção armados à inocência, da violação dos dias santificados, das execrandas (detestáveis) blasfêmias contra Vós e Vossos Santos, dos insultos ao Vosso Vigário e a todo o Vosso clero, do desprezo e das horrendas (que causam horror) e sacrílegas (que cometem / cometendo sacrilégios: atos profanos [desrespeitosos] contra coisas, pessoas ou lugares considerados sagrados ou veneráveis; violação do que é santo ou sagrado) profanações (desrespeito ou violação do que é santo ou sagrado) do Sacramento do divino amor e, enfim, dos atentados e rebeldias das nações contra os direitos e o Magistério da Vossa Igreja.
Oh! Se pudéssemos lavar com o próprio sangue tantas iniquidades!
Entretanto, para reparar a honra divina ultrajada, Vos oferecemos (com toda nossa limitação), juntamente com os merecimentos da Virgem Mãe, de todos os santos e almas piedosas, aquela infinita satisfação, que Vós oferecestes ao eterno Pai sobre a cruz, e que não cessais de renovar todos os dias sobre nossos altares.
Ajudai-nos Senhor, com o auxílio da Vossa graça, para que possamos, como é nosso firme propósito, COM A VIVÊNCIA DA FÉ, COM A PUREZA DOS COSTUMES, COM A FIEL OBSERVÂNCIA DA LEI E CARIDADE EVANGÉLICAS, reparar todos os pecados cometidos por nós e por nosso próximo e impedir, por todos os meios, novas injúrias à Vossa divina Majestade e atrair ao Vosso serviço o maior número de almas possível.
Recebei, ó benigníssimo Jesus, pelas mãos de Maria santíssima reparadora, a espontânea homenagem deste nosso desagravo, e concedei-nos a grande graça de perseverarmos constantes, até à morte, no fiel cumprimento de nossos deveres e no Vosso santo serviço, para que possamos chegar todos à pátria bem-aventurada, onde Vós com o Pai e o Espírito Santo viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém…” (adaptada) <https://padrepauloricardo.org/blog/o-ato-de-reparacao-ao-sagrado-coracao-de-jesus>
(PAI NOSSO, AVE-MARIA, GLÓRIA)
2. ENTREGO-ME À MÃE MARIA
MINHA E NOSSA MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo, o que eu afirmo na consagração e reparação a Jesus e a ser contrito, continente, casto, a renunciar ao pecado, controlar-me, recompor-me, mortificar-me, educar e subordinar as paixões, ter estabilidade afetivo-emocional, abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união, a concentrar-me, a fazer a opção fundamental do seguimento da cruz (págs. 187-188), a ser santo, juntamente com a família e todos!
Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, SENDO DE JESUS E FAZENDO O QUE ELE MANDAR, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça DE SER MISERICORDIOSO, de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus, a paciência, A FIRMEZA e a FORTALEZA, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL E FAZER-ME FORTE E SANTO, A RESISTIR ÀS TENTAÇÕES E LIVRAR-ME DO MAL, JUNTAMENTE COM A FAMÍLIA, MÃE!
OLHE PELO NOSSO PAPA, MÃE! FAÇA-O SANTO!
FAÇA-ME SANTO TAMBÉM, MÃE! OLHE PELOS NOSSOS BISPOS, PRESBÍTEROS, DIÁCONOS, MINISTROS, POVO DE DEUS E A FAMÍLIA. FAÇA-NOS TODOS SANTOS!
ME MOSTRE O QUE FAZER, MÃE! ME AJUDE A FAZÊ-LO!
MÃE, ME AJUDE! MÃE, NOS AJUDE! OBRIGADO, MINHA E NOSSA MÃE!
MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.
ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!
MUITO OBRIGADO À SENHORA, MINHA E NOSSA MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE! SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!
ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS E A FAZER O QUE ELE MANDAR!
TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO MÃE! PERDOA-ME E A NÓS, MÃE!
VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! FAÇA-NOS SEUS FILHOS, MÃE! OBRIGADO MÃE!
«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)
2.1. ORAÇÃO A NOSSA SENHORA AUXILIADORA, PROTETORA DO LAR
“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis. Preservai-nos da fraqueza: falta de ânimo, de energia, de firmeza, de decisão!
Abençoai-nos, protegei-nos, defendei-nos, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxiliadora dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos e recorremos a vós! Amém! OBRIGADO, MÃE!”
MÃE, EU CONFIO NA SENHORA! (Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada):
“ESTA É A OCASIÃO: VALEI-ME NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO!” (Oração da Beata Nhá Chica)
2.2. CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA
“Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Ao seu Coração Imaculado me consagro e a família em ato de ENTREGA TOTAL AO SENHOR JESUS. Pela Senhora seremos levados a Cristo. Por Ele e com Ele seremos levados ao Pai.
Com Ele queremos levar o amor e a salvação até os confins do mundo.
Sob a proteção do Coração Imaculado da Senhora, seremos um só povo com Cristo.
Seremos testemunhas de sua ressurreição. Por ele seremos levados ao Pai, para a glória da Santíssima Trindade, a quem adoramos, louvamos e bendizemos. Amém.
Ó Maria concebida sem pecado, rogue por nós que nos consagramos e recorremos à Senhora. Coração Imaculado de Maria, seja a nossa salvação!” (adaptada. https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sagrado-coracao-de-maria/57/102/ )
2.3. SUB TUUM PRAESIDIUM – À VOSSA PROTEÇÃO
À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus;
não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita.
Nossa Senhora, nossa Medianeira, nossa Advogada, NOSSA MÃE,
Reconcilie-nos com o vosso Filho
Recomende-nos ao vosso Filho! Amém!
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Sub_tuum_praesidium)
2.4. ORAÇÃO PARA CONFIAR OS FILHOS A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
“SENHOR DEUS, NOSSO PAI, AJUDE NOSSOS E VOSSOS FILHOS! ABENÇOE-NOS PAI NOSSO! SENHORA NOSSA MÃE MARIA, AJUDE NOSSOS E VOSSOS FILHOS! ABENÇOE-NOS MÃE!
Que esta palavra seja o grito do meu coração desde o amanhecer.
Ó Maria! Que a sua bênção os acompanhe,
os guarde, os defenda, os encoraje,
os sustente em toda parte e em todas as coisas.
Quando, prostrando-se diante da presença do Senhor,
oferecem-lhe os seus tributos de louvor e oração,
quando lhe apresentam as suas necessidades,
ou imploram as suas misericórdias divinas.
MINHA MÃE, AJUDE, ABENÇOE E LIVRE DE TODO MAL OS NOSSOS E VOSSOS FILHOS!
Quando vão trabalhar, onde o dever os chama,
quando passam de uma ocupação para outra,
para cada movimento que fazem, para cada passo que dão e para cada nova ação.
MINHA MÃE, AJUDE, ABENÇOE E LIVRE DE TODO MAL OS NOSSOS E VOSSOS FILHOS!
Quando a provação vem exercitar sua virtude mais débil
e o cálice do sofrimento se mostra diante de seus olhos,
quando a Misericórdia Divina quer instruí-los e purificá-los pelo sofrimento.
MINHA MÃE, AJUDE, ABENÇOE E LIVRE DE TODO MAL OS NOSSOS E VOSSOS FILHOS!
Quando o inferno, desencadeado contra eles,
se esforça para seduzi-los com as atrações do prazer,
a violência das tentações e dos maus exemplos.
MINHA MÃE, AJUDE, ABENÇOE E LIVRE DE TODO MAL OS NOSSOS E VOSSOS FILHOS!
Quando vão buscar o remédio de seus males e a cura de suas feridas
no Tribunal da Reconciliação e da Paz,
MINHA MÃE, AJUDE, ABENÇOE E LIVRE DE TODO MAL OS NOSSOS E VOSSOS FILHOS!
Quando se aproximam da Mesa Sagrada para se alimentarem do Pão dos Anjos,
com o Verbo feito carne por nós em vosso ventre mais puro.
MINHA MÃE, AJUDE, ABENÇOE E LIVRE DE TODO MAL OS NOSSOS E VOSSOS FILHOS!
Quando à noite se preparam para descansar
para continuar com novo fervor no dia seguinte o caminho para a pátria eterna.
MINHA MÃE, AJUDE, ABENÇOE E LIVRE DE TODO MAL OS NOSSOS E VOSSOS FILHOS!
SUA BÊNÇÃO, MÃE!
Que a sua bênção, Mãe, desça sobre eles e nós de dia, de noite, em todos os momentos;
bênção de consolação, de tristeza, DE ALEGRIA, de trabalho, de descanso,
bênção de saúde e de cura na doença, de vida e de morte e que não seja súbita!
Que sua bênção seja por toda a eternidade! Assim seja!
ENQUANTO EU TIVER FORÇAS, MÃE, QUE EU ME LEMBRE DA SENHORA! OBRIGADO!
(Reza-se 3 Ave-Marias)
SENHOR, NOSSO DEUS E PAI, AJUDE, ABENÇOE E LIVRE DE TODO O MAL OS NOSSOS E VOSSOS FILHOS!
SENHORA NOSSA MÃE MARIA, AJUDE, ABENÇOE E LIVRE DE TODO O MAL OS NOSSOS E VOSSOS FILHOS!
OBRIGADO, PAI! OBRIGADO, MÃE! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
Equipe Editorial Aleteia – publicado em 27/06/16 – atualizado em 26/06/24… (adaptada):
2.5. MARIA SANTÍSSIMA, MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO, REFÚGIO DOS PECADORES
…† MÃE DO PERPÉTUO SOCORRO, REFÚGIO DOS PECADORES.
Eis aqui a seus pés EU, um grande e pobre pecador, que recorre e confia na Senhora, ó Mãe de misericórdia, juntamente com a família. Tenha compaixão de mim e de nós!
Eu ouço como todos a chamam refúgio e esperança dos pecadores. Seja, pois, nosso refúgio e esperança! Socorra-nos, pelo amor de Jesus Cristo.
Estenda a mão a este pobre pecador que se recomenda à Senhora e PARA SEMPRE SE CONSAGRA AO SEU SERVIÇO.
EU DOU GRAÇAS E LOUVORES A DEUS, QUE NA SUA MISERICÓRDIA ME INSPIROU ESTA CONFIANÇA NA SENHORA, A QUAL EU CONSIDERO COMO PENHOR DA MINHA E NOSSA ETERNA SALVAÇÃO. OBRIGADO, SENHOR!
OBRIGADO, SENHOR, POR INSPIRAR ESSA CONFIANÇA NA MÃE!
Se até agora tantas vezes tenho caído, foi por não ter recorrido à Senhora.
SEI QUE POR MEIO DO SEU AUXÍLIO VENCEREI, E QUE A SENHORA ME ACUDIRÁ SEMPRE QUE A INVOCAR.
O que temo é esquecer-me da senhora nas ocasiões do pecado, e assim me perder.
Eis, pois, a graça que lhe peço e encarecidamente lhe suplico: DE JAMAIS ESQUECER-ME DA SENHORA, de recorrer sempre à senhora em todos os momentos e nos assaltos do inferno, dizendo:
Ó MÃE MARIA, NOS ACODE! VALHA-NOS! SOCORRA-NOS! PROTEJA-NOS!
NÃO PERMITAS QUE NOS PERCAMOS DE DEUS, NOSSO PAI AMADO, NEM DA SENHORA!
MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGUE POR NÓS QUE NOS CONSAGRAMOS E RECORREMOS À SENHORA! ESTA É A OCASIÃO! VALHA-NOS SENHORA DA CONCEIÇÃO!
OBRIGADO, MÃE!
OBRIGADO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! BENDITO SEJA! AMÉM!… (ADAPTADO)
2.6. LEMBRAI-VOS. ORAÇÃO DE SÃO BERNARDO
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 1090-1153]
MÃE, EU NÃO ENTENDO! MAS EU CONFIO!
3. ORAÇÃO A SÃO JOSÉ, DO PAPA LEÃO XIII
A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo.
Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.
SÃO JOSÉ, ROGUE POR NÓS! PROTEJA-NOS!
MUITO OBRIGADO, SÃO JOSÉ! (Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/}
4. SENHOR, ENTREGO-LHE A MINHA PESSOA. QUE SEMPRE SE FAÇA A SUA VONTADE!
… SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O NOSSO CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR, SEGUI-LO, SEMPRE O ALEGRAR E NUNCA O DESGOSTAR!
QUE SEMPRE TENHAMOS O CORAÇÃO ABERTO PARA O SENHOR, PAI AMADO!
AJUDE-NOS A TRILHAR AS VIAS PURGATIVA, ILUMINATIVA E CHEGAR À UNITIVA COM O SENHOR!
OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-NOS A GRAÇA DE SERMOS PACIENTES TAMBÉM! OBRIGADO POR TANTO E TUDO!
AJUDE-NOS A NOS PREPARARMOS PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A NOSSA HORA! MOSTRE -NOS O QUE E COMO FAZER, PAI!
E MAIS: INTERFIRA NO NOSSO CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA, VONTADE, LIBERDADE, AFETIVIDADE, EMOÇÕES E TODO O NOSSO SER PARA FAZÊ-LO! O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS! POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
OBRIGADO, SENHOR, POR TANTO E TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!
EU, COM A SUA GRAÇA, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, ME OFEREÇO EM SACRIFÍCIO VIVO CONSAGRANDO-LHE MINHA VIDA E MINHA MORTE! (Rm 12,1-2).
SENHOR, ME MOSTRE A PORTA ESTREITA PELA QUAL DECIDO-ME A PASSAR COM A SUA GRAÇA! (Mt 7,13-14 e Lc13,24). INTERFIRA EM MEU SER PARA EU DESEJAR, QUERER E AGIR DO JEITO QUE O SENHOR MOSTRAR E ENTRAR PELA PORTA ESTREITA!
MÃE MARIA, AJUDE-NOS!
QUE A VONTADE DO SENHOR SEMPRE PREVALEÇA SOBRE A MINHA. QUERO SEGUIR A VONTADE DO SENHOR, NÃO A MINHA! PEÇO AO SENHOR POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! OBRIGADO, SENHOR!
QUE EU ME PERGUNTE A TODO MOMENTO SE É DA VONTADE DE DEUS OU NÃO E SIGA SEMPRE O QUE FOR DA VONTADE DE DEUS! OBRIGADO SENHOR!
GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADOS A TODO MOMENTO AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!
PAI, CONCEDA-NOS A GRAÇA DE ABRAÇÁ-LO, FICAR NO SEU COLO, AGRADANDO O ESPÍRITO SANTO E SEGUINDO JESUS COM A BÊNÇÃO DA MÃE! OBRIGADO!
PAI, TUDO ESTÁ NA MÃO DO SENHOR! TUDO O QUE ACONTECE É PORQUE O SENHOR PERMITE. SÓ O SENHOR É SENHOR! TUDO DEPENDE DA TERNURA DO AMOR DO SENHOR! EU CONFIO NO SENHOR!
ENTREGO-LHE O QUE É MEU, MINHA PESSOA, MINHA LIBERDADE, O QUE SOU EU, QUERENDO VIVER SEMPRE EM CASTIDADE E “EM PROL DE”! (págs. 170 e 186) Dou-lhe e consagro ao Seu Sagrado Coração a minha pessoa e minha vida, minhas ações, penas e dores, MINHA LIBERDADE, tudo de mim, servindo-me de qualquer parte de meu ser somente para o honrar, amar e glorificar. Consagro-lhe também minha família! POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO, PAI!
AJUDE-ME, PAI A CUMPRIR O QUE EU DIGO NESTA ORAÇÃO!
AJUDE-ME, MÃE A CUMPRIR O QUE EU DIGO NESTA ORAÇÃO!
PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO, EU NÃO ENTENDO! MAS EU CONFIO! AJUDEM-ME!
MÃE MARIA ROGUEI POR NÓS QUE NOS CONSAGRAMOS E RECORREMOS À SENHORA!
SÃO JOSÉ, ROGUE POR NÓS!
SANTAS, SANTOS, ANJOS, ROGUEM POR NÓS!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!
PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…
================
Virgem Formosa, oh Mãe Querida
Tu és minha vida, vela por mim
e quando um dia deixar a terra
leva-me, Mãe, junto de ti,
leva-me Mãe, leva-me ao céu,
ficar não posso longe de Ti…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim os teus olhares
se me amparares me salvarei
Mesmo que as ondas, subam aos céus
e que furioso brame o mar
se tu diriges minha barquinha
não tenho medo, de naufragar
Mas se na luta, a nau vacila
e se enlanguesce minha ardente fé…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim teus olhares
se me amparares me salvarei!
NOSSA SENHORA E NOSSA MÃE, MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS! PROTEGEI-NOS!
FAZEI-NOS SANTOS! AMÉM!
MÃE MARIA, SÃO JOSÉ, SANTAS E SANTOS DE DEUS, SANTOS ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
================
DE HOJE EM DIANTE (01.02.2024), ACEITAR-ME E ASSUMIR-ME. CONCEDA-ME ESTA GRAÇA, PAI, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! PEÇA POR MIM, MÃE! OBRIGADO, PAI E MÃE!
DE HOJE EM DIANTE (01.02.2024), ACEITAR-ME E ASSUMIR-ME. CONCEDA-ME ESTA GRAÇA, PAI, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! PEÇA POR MIM, MÃE! OBRIGADO, PAI E MÃE!
DE AGORA (29.02.2024) EM DIANTE: NOVA VIDA, COM A BÊNÇÃO DA MÃE MARIA. PEÇO-LHE, PAI, POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
PARA NÃO CAIR EM TENTAÇÃO:
– EVITAR
– RESISTIR
– AFASTAR
– CORTAR
– ABOMINAR
PREPARAR-ME PARA LUTAR:
– ORAÇÃO
– MORTIFICAÇÃO
– PENITÊNCIA
– DOAÇÃO DE MIM VIVENDO EM PROL DE
– VIDA SACRAMENTAL
Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril; também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)
SENHOR, POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO, AJUDE-ME A SUSTENTAR-ME numa INTENSA VIDA DE ORAÇÃO, PENITÊNCIA, MORTIFICAÇÃO, DOAÇÃO DE MIM E VIDA SACRAMENTAL. AMÉM!
================
NOSSA SENHORA E NOSSA MÃE, MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS! PROTEGEI-NOS!
FAZEI-NOS SANTOS! AMÉM!
MÃE MARIA, SÃO JOSÉ, SANTAS E SANTOS DE DEUS, SANTOS ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
================
Como rezar com Santo Antônio:
Antônio de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la:
(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus,
(2) conversar afetuosamente com Ele,
(3) apresentar-lhe as nossas necessidades,
(4) dar-lhe louvor e gratidão.
================
