Santas e Santos de 16 de junho de 2023

DESTAQUE DE 24 DE JUNHO DE 2022: SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

“… A devoção ao Sagrado Coração pode ser definida como devoção ao adorável Coração de Jesus Cristo, na medida em que este Coração representa e recorda o Seu amor; ou, o que equivale à mesma coisa, a devoção ao amor de Jesus Cristo, na medida em que esse amor é recordado e simbolicamente representado a nós por Seu Coração de carne…”

Ver: https://www.newadvent.org/cathen/07163a.htm

1. Conforme o Diretório de Liturgia daCNBB para 2023, 16 DE JUNHO DE 2023: SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, Solenidade.

Conforme o Diretório de Liturgia da CNBB (2023), INDULGÊNCIA PLENÁRIA ao fiel que recitar publicamente o ATO DE REPARAÇÃO “DULCÍSSIMO JESUS”

“… Ato de Reparação ao Sacratíssimo Coração de Jesus

            Dulcíssimo Jesus, cuja infinita caridade para com os homens é por eles tão ingratamente correspondida com esquecimentos, friezas e desprezos, eis-nos aqui prostrados na Vossa presença, para Vos desagravarmos, com especiais homenagens, da insensibilidade tão insensata e das nefandas injúrias com que é de toda parte alvejado o Vosso amorosíssimo coração.

            Reconhecendo, porém, com a mais profunda dor, que também nós mais de uma vez cometemos as mesmas indignidades, para nós, em primeiro lugar, imploramos a Vossa misericórdia, prontos a expiar não só as próprias culpas, senão também as daqueles que, errando longe do caminho da salvação, ou se obstinam na sua infidelidade, não Vos querendo como pastor e guia, ou, conculcando as promessas do batismo, sacudiram o suavíssimo jugo da Vossa santa lei.

            De todos estes tão deploráveis crimes, Senhor, queremos nós hoje desagravar-Vos, mais particularmente da licença dos costumes e imodéstia do vestido, de tantos laços de corrupção armados à inocência, da violação dos dias santificados, das execrandas blasfêmias contra Vós e Vossos Santos, dos insultos ao Vosso Vigário e a todo o Vosso clero, do desprezo e das horrendas e sacrílegas profanações do Sacramento do divino amor e, enfim, dos atentados e rebeldias das nações contra os direitos e o Magistério da Vossa Igreja.

            Oh! Se pudéssemos lavar com o próprio sangue tantas iniquidades! Entretanto, para reparar a honra divina ultrajada, Vos oferecemos, juntamente com os merecimentos da Virgem Mãe, de todos os santos e almas piedosas, aquela infinita satisfação, que Vós oferecestes ao eterno Pai sobre a cruz, e que não cessais de renovar todos os dias sobre nossos altares.

            Ajudai-nos Senhor, com o auxílio da Vossa graça, para que possamos, como é nosso firme propósito, com a vivência da fé, com a pureza dos costumes, com a fiel observância da lei e caridade evangélicas, reparar todos os pecados cometidos por nós e por nosso próximo, impedir, por todos os meios, novas injúrias de Vossa divina Majestade e atrair ao Vosso serviço o maior número de almas possíveis.

            Recebei, ó benigníssimo Jesus, pelas mãos de Maria santíssima reparadora, a espontânea homenagem deste nosso desagravo, e concedei-nos a grande graça de perseverarmos constantes, até à morte, no fiel cumprimento de nossos deveres e no Vosso santo serviço, para que possamos chegar todos à pátria bem-aventurada, onde Vós com o Pai e o Espírito Santo viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém…”:

2. “…A Festa do Sagrado Coração de Jesus, em latim: Sollemnitas Sacratissimi Cordis Iesu) é uma solenidade no calendário litúrgico da Igreja Católica.

Ele ocorre 19 dias após o Pentecostes, na sexta-feira [1]. A data mais antiga possível é 29 de maio, como em 1818 e 2285. A data mais recente possível é 2 de julho, como em 1943 e 2038. A devoção ao Coração de Jesus é uma das devoções católicas mais amplamente praticadas e conhecidas, tomando o coração físico de Jesus Cristo como representação de Seu amor divino pela humanidade

Nos últimos anos, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus ocorreu nos dias: 11 de junho em 2021; 24 de junho em 2022 e dia 16 de junho ocorre em 2023…”.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o

3. “… As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus:

  1. 1ª Promessa do Sagrado Coração de Jesus: “Eu darei aos devotos de ...Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  2. Estabelecerei a paz nas suas famílias.
  3. Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração.
  4. Hei de consolá-los em todas as dificuldades.
  5. Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.
  6. Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  7. Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia.
  8. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
  9. As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
  10. Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.
  11. Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados.
  12. Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.[10]…”:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o_de_Jesus

4. “… OBJETO ESPECIAL DA DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO

            A natureza desta questão é complexa e torna-se frequentemente mais complicada devido às dificuldades decorrentes da terminologia. Omitindo termos excessivamente técnicos, estudaremos as ideias em si mesmas e, para que possamos nos orientar mais cedo, será bom lembrar o significado e o uso da palavra coração na linguagem atual.

            (a) A palavra coração desperta, antes de tudo, a ideia de um coração material, do órgão vital que pulsa em nosso seio e que vagamente percebemos como intimamente ligado não apenas à nossa própria vida física, mas também à nossa vida emocional e moral. Ora, este coração de carne é atualmente aceito como o emblema da emoção e da vida moral com que o associamos e, portanto, o lugar atribuído à palavra coração na linguagem simbólica, bem como o uso da mesma palavra para designar as coisas simbolizadas pelo coração. Observe-se, por exemplo, as expressões “abrir o coração”, “dar o coração”, etc. Pode acontecer que o símbolo se despoje de seu material, o que significa que o signo é negligenciado ao contemplar apenas a coisa significada. Assim, na linguagem atual, a palavra alma não sugere mais o pensamento de respiração, e a palavra coração traz à mente apenas a ideia de coragem e amor. Mas isso talvez seja uma figura de linguagem ou uma metáfora, e não um símbolo. Um símbolo é um sinal real, enquanto uma metáfora é apenas um sinal verbal; Um símbolo é uma coisa que significa outra coisa, mas uma metáfora é uma palavra usada para indicar algo diferente de seu significado próprio. Finalmente, na linguagem atual, estamos constantemente passando da parte para o todo, e, por uma figura de linguagem perfeitamente natural, usamos a palavra coração para designar uma pessoa. Essas ideias nos ajudarão a determinar o objeto da devoção ao Sagrado Coração.

            (b) A questão situa-se entre o sentido material, o metafórico e o simbólico da palavra coração; se o objeto da devoção é o Coração da carne, como tal, ou o amor de Jesus Cristo metaforicamente significado pela palavra coração; ou o Coração de carne, mas como símbolo da vida emocional e moral de Jesus, e especialmente do Seu amor por nós. Respondemos que a adoração é justamente prestada ao Coração da carne, na medida em que este simboliza e recorda o amor de Jesus e Sua vida emocional e moral. Assim, embora dirigida ao Coração material, não se fica por aqui: inclui também o amor, aquele amor que é o seu objeto principal, mas que só alcança no e através do Coração da carne, sinal e símbolo desse amor. A devoção somente ao Coração de Jesus, como a uma parte nobre de Seu Corpo Divino, não seria devoção ao Sagrado Coração tal como entendida e aprovada pela Igreja, e o mesmo deve ser dito da devoção ao amor de Jesus como desprendido de Seu Coração de carne, ou então ligado a ele por nenhum outro laço senão o de uma palavra tomada no sentido metafórico.

            Por isso, na devoção, há dois elementos: um elemento sensível, o Coração da carne, e um elemento espiritual, aquilo que este Coração da carne recorda e representa. Mas esses dois elementos não formam dois objetos distintos, apenas coordenados, eles constituem apenas um, assim como o corpo e a alma, e o signo e a coisa significada. Por isso, entende-se também que esses dois elementos são tão essenciais para a devoção quanto corpo e alma são essenciais para o homem. Dos dois elementos que constituem o todo, o principal é o amor, que é tanto a causa da devoção e sua razão de existência quanto a alma é o elemento principal no homem.

            Consequentemente, a devoção ao Sagrado Coração pode ser definida como devoção ao adorável Coração de Jesus Cristo, na medida em que este Coração representa e recorda o Seu amor; ou, o que equivale à mesma coisa, a devoção ao amor de Jesus Cristo, na medida em que esse amor é recordado e simbolicamente representado a nós por Seu Coração de carne.

 Ver: https://www.newadvent.org/cathen/07163a.htm

 

5. “…O mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração pela Santa Madre Igreja.

Coração de Jesus, Símbolo do Amor

Sagrado Coração de Jesus Sofrendo, IbarraranA Igreja, governada e ensinada pelo Espírito Santo, aprovou e recomendou a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Em nossa época de indiferença religiosa, quando o fervor e a caridade esfriaram, Jesus exibe ao mundo Seu Sagrado Coração como o símbolo do amor infinito de Deus – o símbolo de Seu próprio amor generoso e abnegado pelos homens. Jesus mostra Seu Divino Coração como uma fornalha cujos raios ardentes de amor são capazes de reanimar a fé e reacender o amor em corações frios e ingratos.

Mas por que Seu Coração? Porque em todas as línguas, em todas as épocas, o coração é considerado o símbolo natural do amor e do afeto. Que símbolo mais natural e expressivo há, então, do amor excessivo de Jesus do que Seu Sagrado Coração? O objeto direto e material da devoção ao Sagrado Coração é o Coração real e físico de Jesus – o Coração de carne, o Coração vivo e amoroso de nosso Bem-aventurado Senhor; o Coração que batia em Seu Divino peito no momento da Encarnação; o Coração que nos amou durante a vida de Jesus na terra, que derramou seu sangue até a última gota no Monte Calvário; o Coração beatificado agora glorioso no Céu e ainda habitando entre nós no Santíssimo Sacramento; o Coração sempre unido à Pessoa do Verbo Divino, a quem é devida suprema homenagem e adoração.

Nós, os cristãos, somos o verdadeiro Israel que brota de Cristo, pois somos esculpidos em Seu coração como de uma rocha. – São Justino Mártir (m. 165)

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim; porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas. – Mateus 11:29

Há no Sagrado Coração o símbolo e a imagem expressa do amor infinito de Jesus Cristo que nos move ao amor em troca. – Papa Leão XIII

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é a devoção ao próprio Jesus Cristo, mas nas maneiras particulares de meditar sobre Sua vida interior e sobre Seu amor tríplice – Seu amor divino, Seu amor ardente que alimentou Sua vontade humana e Seu amor sensível que afeta Sua vida interior.

O Papa Pio XII, de bendita memória, escreve sobre este tema em sua encíclica de 1956, Haurietis Aquas (Sobre a devoção ao Sagrado Coração). Abaixo estão alguns trechos que ajudam a explicar a devoção:

54. … o Coração do Verbo Encarnado é merecida e justamente considerado o principal sinal e símbolo daquele tríplice amor com que o divino Redentor ama incessantemente o Seu Pai eterno e toda a humanidade.

55. É um símbolo daquele amor divino que Ele partilha com o Pai e o Espírito Santo, mas que só Ele, o Verbo feito carne, manifesta através de um corpo fraco e perecível, pois “nele habita corporalmente a plenitude da Trindade”.

56. É, além disso, o símbolo daquele amor ardente que, infundido na sua alma, enriquece a vontade humana de Cristo e ilumina e rege os seus actos pelo mais perfeito conhecimento derivado tanto da visão beatífica como daquilo que é directamente infundido.

57. E, finalmente, e isto de modo mais natural e directo, é também o símbolo do amor sensível, uma vez que o corpo de Jesus Cristo, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, possui plenos poderes de sentimentos e de percepção, de facto, mais do que qualquer outro corpo humano.

58. Como, portanto, a Sagrada Escritura e o ensinamento oficial da fé católica nos instruem que todas as coisas encontram a sua completa harmonia e ordem na santíssima alma de Jesus Cristo e que Ele dirigiu manifestamente o Seu tríplice amor para a certeza da nossa redenção, segue-se inquestionavelmente que podemos contemplar e honrar o Coração do divino Redentor como imagem simbólica do Seu amor e testemunho da nossa redenção e, ao mesmo tempo, como uma espécie de escada mística pela qual montamos até o abraço de “Deus, nosso Salvador”.Sagrado Coração de Jesus

59. Daí as suas palavras, acções, mandamentos, milagres e, sobretudo, as obras que manifestam mais claramente o Seu amor por nós – como a instituição divina da Eucaristia, os seus mais amargos sofrimentos e morte, o dom amoroso da sua Santa Mãe para nós, a fundação da Igreja por nós e, finalmente, o envio do Espírito Santo sobre os Apóstolos e sobre nós – tudo isto, dizemos, devem ser vistos como provas de Seu triplo amor.

60. Do mesmo modo, devemos meditar com muito amor sobre o bater de Seu Sagrado Coração, pelo qual Ele parecia, por assim dizer, medir o tempo de Sua permanência na Terra até aquele momento final quando, como testemunham os evangelistas, “clamando com uma voz alta ‘Está consumado’ e inclinando a Cabeça, Ele entregou o fantasma”. Foi então que Seu coração parou de bater e Seu amor sensível foi interrompido até o momento em que, triunfando sobre a morte, Ele ressuscitou do sepulcro.

61. Mas, depois de o seu corpo glorificado ter sido reunido à alma do divino Redentor, conquistador da morte, o Seu Sagrado Coração nunca cessou, e nunca cessará, de bater com pulsações calmas e imperturbáveis. Da mesma forma, nunca deixará de simbolizar o tríplice amor com que Ele está ligado ao Seu Pai celestial e a toda a raça humana, da qual Ele tem todas as pretensões de ser a Cabeça mística.

Os Dois Elementos da Devoção ao Sagrado Coração: Consagração e Reparação

Consagramo-nos ao Sagrado Coração reconhecendo-O como Criador e Redentor e como tendo plenos direitos sobre nós como Rei dos Reis, arrependendo-nos e resolvendo servi-Lo.

Reparamos a indiferença e a ingratidão com que Ele é tratado e por deixá-lo abandonado pela humanidade.

Para realizar esses objetivos gerais de consagração e reparação, existem devoções bastante específicas autorizadas pela Igreja.

História da Devoção

Desde os primeiros dias da Igreja, “o lado aberto de Cristo e o mistério do sangue e da água foram meditados, e a Igreja foi contemplada saindo do lado de Jesus como Eva saiu do lado de Adão. É nos séculos XI e XII que encontramos os primeiros indícios inconfundíveis de devoção ao Sagrado Coração. Através da ferida no lado, o coração ferido foi gradualmente alcançado, e a ferida no coração simbolizava a ferida do amor.” (Enciclopédia Católica)

A devoção geral ao Sagrado Coração, berço da Igreja e fonte do Amor, era popular nos mosteiros beneditinos e cistercienses, especialmente em resposta à devoção de Santa Gertrudes, a Grande (n. 1256), mas devoções específicas se popularizaram ainda mais quando Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690 – Memória dia 16 de outubro), uma freira da Visitação, teve uma revelação pessoal envolvendo uma série de visões de Cristo enquanto rezava diante do Santíssimo Sacramento. Ela escreveu: “Ele me revelou as maravilhas de seu Amor e os segredos inexplicáveis de seu Sagrado Coração”. Cristo enfatizou a ela Seu amor e Sua ferida causada pela indiferença do Homem a esse amor.

Ele prometeu que, em resposta àqueles que se consagram e reparam ao Seu Sagrado Coração:

Sagrado coração, santa maria maragaret, aparelhamento1. Ele lhes dará todas as graças necessárias em seu estado de vida.
2. Ele estabelecerá a paz em seus lares.
3. Ele os consolará em todas as suas aflições.
4. Ele será seu refúgio seguro durante a vida e, acima de tudo, na morte.
5. Ele concederá bênçãos abundantes a todos os seus empreendimentos.
6. Os pecadores encontrarão em Seu Coração a fonte e o oceano infinito de misericórdia.
7. As almas mornas tornar-se-ão fervorosas.
8. As almas fervorosas rapidamente alcançarão a alta perfeição.
9. Ele abençoará todos os lugares em que uma imagem de Seu Coração for exposta e honrada.
10. Ele dará aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos.
11. Aqueles que promoverem essa devoção terão seus nomes escritos em Seu Coração.
12. Na excessiva misericórdia de Seu Coração, Seu amor todo-poderoso concederá a todos aqueles que recebem a Santa Comunhão nas primeiras sextas-feiras em nove meses consecutivos a graça da perseverança final; não morrerão em Sua desgraça, nem sem receber seus sacramentos. Seu divino Coração será seu refúgio seguro neste último momento.

As devoções ligadas a essas promessas são:

1. Receber a Comunhão com frequência
2. Primeiras sextas-feiras: confessar-se e receber a Eucaristia na primeira sexta-feira de cada mês durante nove meses consecutivos. Muitas paróquias oferecerão devoções públicas de primeira sexta-feira; se o fizerem, você deve realizar as primeiras sextas-feiras publicamente. Se não for assim oferecido em sua paróquia, você pode fazê-lo em particular, indo à Confissão, recebendo a Eucaristia e oferecendo suas orações pela intenção do Santo Padre.
3. Hora Santa: Adoração Eucarística por uma hora às quintas-feiras. (“Você não poderia assistir uma hora comigo?”) A Hora Santa pode ser feita sozinha ou como parte de um grupo com orações formais.

Celebração da Festa do Sagrado Coração. Festa do Sagrado Coração

A sexta-feira que se segue ao segundo domingo após o Pentecostes é a Festa do Sagrado Coração que traz à mente todos os atributos de Seu Divino Coração mencionados acima. Muitos católicos se preparam para esta Festa iniciando uma Novena ao Sagrado Coração na Festa de Corpus Christi, que é a quinta-feira da semana anterior. Na própria Festa do Sagrado Coração, podemos obter uma indulgência plenária fazendo um Ato de Reparação ao Sagrado Coração.

Ato de Reparação ao Sagrado Coração

“Dulcíssimo Jesus, cuja caridade transbordante para com os homens é correspondida por tanto esquecimento, negligência e desprezo, contempla-nos prostrados diante de Ti, desejosos de reparar por um ato especial de homenagem a cruel indiferença e as injúrias a que Teu amoroso Coração está sujeito em toda parte.

Conscientes, infelizmente, que nós mesmos participamos de tão grandes indignidades, que agora deploramos do fundo de nossos corações, humildemente pedimos Teu perdão e declaramos nossa disponibilidade para expiar por expiação voluntária, não apenas por nossas próprias ofensas pessoais, mas também pelos pecados daqueles que, afastando-se do caminho da salvação, recusam-se em sua obstinada infidelidade a segui-Lo, seu Pastor e Líder, ou, renunciando às promessas de seu batismo, lançam fora o doce jugo da Tua lei.

Estamos agora decididos a expiar todo e qualquer ultraje deplorável cometido contra Ti; estamos agora determinados a reparar as múltiplas ofensas contra a modéstia cristã em vestimentas e comportamentos impróprios, por todas as seduções sujas postas para prender os pés dos inocentes, pelas frequentes violações dos domingos e dias santos, e pelas blasfêmias chocantes proferidas contra Ti e Teus Santos. Queremos também reparar os insultos a que Teu Vigário na terra e Teus sacerdotes são submetidos, pela profanação, por negligência consciente ou terríveis atos de sacrilégio, do próprio Sacramento do Teu Divino Amor; e, por fim, pelos crimes públicos das nações que resistem aos direitos e à autoridade pedagógica da Igreja que fundaste.

Que pudéssemos lavar tais abominações com nosso sangue. Oferecemos agora, em reparação por essas violações da Tua honra divina, a satisfação que um dia fizeste ao Teu Pai Eterno na Cruz e que continuas a renovar diariamente em nossos altares; oferecemo-la em união com os atos de expiação da Tua Virgem Mãe e de todos os santos e dos fiéis piedosos da terra; e prometemos sinceramente retribuir, tanto quanto pudermos com a ajuda da Tua graça, por toda negligência do Teu grande amor e pelos pecados que nós e outros cometemos no passado. Doravante, viveremos uma vida de fé inabalável, de pureza de conduta, de perfeita observância dos preceitos do Evangelho e, sobretudo, da caridade. Prometemos ao melhor de nosso poder impedir que outros te ofendam e trazer o maior número possível para te seguir.

Ó Jesus amoroso, por intercessão da Santíssima Virgem Mãe, nosso modelo na reparação, dignai-vos receber a oferta voluntária que fazemos deste ato de expiação; e pelo dom coroante da perseverança nos mantende fiéis até a morte em nosso dever e na fidelidade que devemos a Ti, para que todos possamos um dia chegar àquele lar feliz, onde com o Pai e o Espírito Santo viveis e reinais, Deus, para todo o sempre. Amém.”

Entronização do Sagrado Coração

O padre Mateo Crawley-Boevey, sacerdote sul-americano da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, foi inspirado por Deus, após sua cura instantânea em Paray-le-Monial, a pregar em toda parte a Entronização do Sagrado Coração para verificar essa promessa do Salvador dada a Santa Margarida Maria: “Abençoarei toda morada onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada”.

Segundo o Padre Mateo: A Entronização é o Reconhecimento Oficial e Social da Santidade amorosa do Coração de Jesus em uma família cristã. Este reconhecimento manifesta-se dando à imagem do Sagrado Coração de Jesus um lugar de honra no lar, que lhe é assim solenemente oferecido por um ato de consagração. O Deus de infinita misericórdia disse em Paray-le-Monial: “Sendo Eu mesmo a fonte de todas as bênçãos, as distribuirei abundantemente onde quer que a imagem do Meu Coração tenha encontrado um lugar, até o fim para que seja amada e honrada”. E mais: “Reinarei apesar dos Meus inimigos e de todos aqueles que tentarem opor-se a Mim”.

A Entronização, então, é simplesmente a realização, não deste ou daquele dos pedidos feitos por Nosso Salvador a Santa Margarida Maria, mas a realização completa e integral de todos eles, convocando o cumprimento das esplêndidas promessas com que o Rei do Amor os enriqueceu. Note-se que dizemos que “a realização integral de todos os pedidos feitos em Paray, pois o fim supremo da Entronização não é, e não deve ser, promover uma nova prática piedosa, mas santificar o lar e convertê-lo em um trono vivo e social para o Rei divino”.

Durante a cerimônia de Entronização, uma imagem abençoada do Sagrado Coração é pendurada no lugar mais proeminente do lar, e a Sagrada Escritura é colocada diante dele. Orações formais são feitas e, em seguida, cada membro assina um certificado da Consagração.

https://www.sistersofcarmel.com/devotion-to-the-sacred-heart-of-jesus.php

6. Vinculação entre as devoções ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria”: …O Papa Pio XII exorta: “A fim de que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus produza frutos mais abundantes na família cristã e ainda em toda a humanidade, procurem os fiéis unir a ela a devoção ao Coração Imaculado da Mãe de Deus.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus | Sacrifício Vivo e Santo… O movimento universal de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus complementou-se, no século XX, com o movimento de Consagração ao Imaculado Coração de Maria pedido por Nossa Senhora em Fátima.

As aparições de Fátima foram precedidas pelas do Anjo de Portugal, que disse em 1916: “Os Corações de Jesus e de Maria estão atentos à voz das vossas súplicas“.

E ainda, mais tarde, “Os Corações Santíssimos de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia“.

A bem-aventurada Jacinta, no seu leito de morte, disse à Lúcia: “Tu cá ficas para dizer que Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria. O Coração de Jesus quer que, a seu lado, se venere o Coração de Maria“.

Muitos outros paralelismos entre as duas devoções mostram a sua íntima vinculação: as nove primeiras sextas-feiras e os cinco primeiros sábados; o espírito reparador que anima as duas devoções; o movimento de Consagração da Humanidade ao Sagrado Coração de Jesus feito por Leão XIII e o pedido de Consagração da Rússia ao Imaculado Coração feito por Nossa Senhora em Fátima; e por fim a promessa do triunfo final: “Eu reinarei”, repetia continuamente o Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria, e “Por fim o meu Imaculado Coração triunfará”, disse Nossa Senhora em Fátima…”:

https://web.archive.org/web/2012..0412001518/http://www.asc.org.br/site/devocao/intima.htm

7. ENCÍCLICA HAURIETIS AQUAS: “… 74. A fim de que a devoção ao coração augustíssimo de Jesus produza frutos mais copiosos na família cristã e mesmo em toda a humanidade, procurem os fiéis unir a ela estreitamente a devoção ao coração imaculado da Mãe de Deus. Foi vontade de Deus que, na obra da redenção humana, a santíssima virgem Maria estivesse inseparavelmente unida a Jesus Cristo; tanto que a nossa salvação é fruto da caridade de Jesus Cristo e dos seus padecimentos, aos quais foram intimamente associados o amor e as dores de sua Mãe. Por isso, convém que o povo cristão, que de Jesus Cristo, por intermédio de Maria, recebeu a vida divina, depois de prestar ao sagrado coração o devido culto, renda também ao amantíssimo coração de sua Mãe celestial os correspondentes obséquios de piedade, de amor, de agradecimento e de reparação. Em harmonia com esse sapientíssimo e suavíssimo desígnio da divina Providência, nós mesmo, por ato solene, dedicamos e consagramos a santa Igreja e o mundo inteiro ao coração imaculado da santíssima Virgem Maria…”: http://www.vatican.va/content/pius-xii/pt/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_15051956_haurietis-aquas.html

================

NOSSA SENHORA EM 16 DE JUNHO

OUR LADY OF AIX LA CHAPELLE, GERMANY (804) – NOSSA SENHORA DE AIX LA CHAPELLE, ALEMANHA (804)

“… A cidade de Aachen hoje é uma cidade tranquila; ainda assim, dificilmente existe outra cidade na Alemanha que possa igualar sua glória passada. Foi um lugar famoso por suas nascentes durante a época romana e, posteriormente, a localização da corte real durante a época dos merovíngios. Mais importante, no entanto, esta era a cidade de Carlos Magno (768-814), e permaneceu a capital do Sacro Império Romano até meados do século XVI. Trinta e sete imperadores alemães foram coroados em Aschen. Foi transformada em capital por Carlos Magno e grande parte de sua fama duradoura data de seu reinado.

Um dos primeiros desejos e ordens de Carlos Magno foi construir uma Capela de Nossa Senhora por causa de sua profunda devoção à Santíssima Virgem. Nossa Senhora de Aix la Chapelle, construída por Carlos Magno em homenagem à Bem-Aventurada Virgem Maria, foi consagrada por Leão II no ano de 804. Nesse mesmo ano, os saxões se submeteram ao imperador e reuniram-se trezentos e cinquenta prelados para a cerimônia de consagração.

As antigas portas de bronze de Nossa Senhora de Aix la Chapelle são encimadas por cabeças de leões reais e datam da época de Carlos Magno. Os pilares curtos do que é chamado de nave sustentam uma cúpula octogonal de 50 pés de diâmetro. Eles datam dos séculos XII e XIII e foram trazidos de Roma para esse fim. Esses pilares foram intencionalmente danificados pelos proponentes ateus da Revolução Francesa, embora tenham sido restaurados no ano de 1845.

O elegante Coro de Nossa Senhora de Aix la Chapelle está repleto de maravilhosos vitrais. Esta foi uma adição posterior à igreja, concluída em 1413, e é feita em um estilo completamente separado. Uma das capelas da catedral possui tesouros imensuráveis ​​para o mundo cristão, pois Carlos Magno se orgulhava de garantir para a catedral o máximo possível de relíquias importantes da Terra Santa e de Roma. Esta prática piedosa foi continuada por seus sucessores e explica por que a catedral é tão apreciada pelo mundo cristão.

De fato, a igreja de Nossa Senhora de Aix la Chapelle contém inúmeras ofertas preciosas, incluindo as quatro chamadas grandes relíquias que estão trancadas em um santuário que foi doado à igreja por Frederick Barbarossa no século XII. Essas relíquias são o manto da Santíssima Virgem, as faixas do Menino Jesus, a tanga usada por Nosso Senhor na Cruz e o pano sobre o qual jazia a cabeça de São João Batista após sua decapitação. Estes são exibidos apenas uma vez a cada sete anos e atraem grandes multidões de peregrinos.

Entre as numerosas relíquias menores estão uma parte da verdadeira Cruz, o cordão que amarrou Nosso Senhor, a esponja que foi usada para oferecer fel a Nosso Senhor durante a crucificação e o cinto de Cristo e da Santíssima Virgem. Todos são preservados em baús ricamente ornamentados. Outros tesouros exibidos incluem o crânio, o coração e os gigantescos ossos do braço de Carlos Magno, e a cruz que ele usava em volta do pescoço no túmulo. A julgar por seus ossos, Carlos Magno era um homem de tamanho surpreendente, que era igualado por seu intelecto igualmente incrível.

A tumba foi aberta no ano 1000 por Otho III, e o corpo do grande imperador foi encontrado sentado em um magnífico trono de mármore e usando uma coroa de ouro. Apenas o nariz do grande Carlos Magno mostrava algum sinal de decomposição. O manto imperial estava jogado sobre seus ombros largos e ele segurava um globo em uma das mãos, um cetro esplêndido na outra e uma espada ao seu lado. Este trono foi posteriormente assumido por Barbarossa no ano de 1166, quando ele cobiçou o trono para sua própria coroação. Posteriormente, foi usado para a coroação de trinta e seis imperadores naquela mesma igreja.

A última vez que as quatro grandes relíquias foram expostas foi em 2007…”: https://devotiontoourlady.com/june.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+AIX+LA+CHAPELLE%2C+GERMANY+%28804%29+&sxsrf=APwXEdcQOlcLC5W0qQ6r8Ph1on9uRPQ9eQ%3A1686867793861&source=hp&ei=UY-LZKqEMs6b1sQP4KiXeA&iflsig=AOEireoAAAAAZIudYdAWJUw_heY_1270nPisSb3efQev&ved=0ahUKEwjq8IidqMb_AhXOjZUCHWDUBQ8Q4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+AIX+LA+CHAPELLE%2C+GERMANY+%28804%29+&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBQgAEKIEUABYAGDZCWgAcAB4AIABkwKIAZMCkgEDMi0xmAEAoAECoAEB&sclient=gws-wiz

BIBLIOGRAFIA:

1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM JUNHO:

https://devotiontoourlady.com/june.html

2. FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576

https://devotiontoourlady.com/index.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

================

DESTAQUE EM 16 DE JUNHO: BEM-AVENTURADO DONIZETTI TAVARES DE LIMA, PRESBÍTERO

A. Conforme o Diretório de Liturgia da CNBB de 2023 (página 41), BEM-AVENTURADO DONIZETTI TAVARES DE LIMA, Presbítero, 16 de junho (beatificado em 23/11/2019)

B. “… Padre Donizetti Tavares de Lima (Santa Rita de Cássia3 de janeiro de 1882 — Tambaú16 de junho de 1961), conhecido como Padre Donizetti, foi um padre católico brasileiro. Sua vida foi marcada por acontecimentos extraordinários: ficou muito conhecido na década de 1950 por graças, conversões e milagres de curas atribuídos a ele,[1] e que o mesmo atribuía a Nossa Senhora Aparecida, de quem era muito devoto.[2] No dia 6 de abril de 2019, o Papa Francisco reconheceu um milagre ocorrido por intercessão do padre, e, com essa decisão, o sacerdote pôde ser beatificado.[3] A cerimônia de beatificação ocorreu em Tambaú, no dia 23 de novembro de 2019, e foi presidida pelo cardeal Angelo Becciu, que representou o Papa.[4]

… Padre Donizetti nasceu no atual município de Cássia, no dia 3 de janeiro de 1882, filho de Tristão Tavares de Lima e Francisca Cândida Tavares de Lima.[5] Teve oito irmãos, todos com nomes em homenagem a músicos, e “Donizetti” foi o nome escolhido em homenagem ao músico italiano Gaetano Donizetti.[6] Aos quatro anos, Donizetti e sua família se mudaram para Franca, no interior de São Paulo, onde cursou o primário e começou a aprender música.[5][7]

Vida sacerdotal

Donizetti pediu ao seu pai para ingressar no seminário; porém sua família estava em condição financeira muito precária na época, e, portanto, seu pai decidiu que antes ele devia ajudá-los a se estabelecerem financeiramente, o que ele fez. Sua família não enriqueceu mas se estabilizou e aos 18 anos voltou a fazer o mesmo pedido e com o consentimento do pai, entrou para o seminário, recebendo a imagem de Nossa Senhora Aparecida com manto de seda branco como presente de sua mãe.

Aos 18 anos, foi para o seminário. No dia 12 de julho de 1908 foi ordenado sacerdote em Pouso AlegreMinas Gerais.[5] No dia da ordenação, pediu ao bispo para fazer um voto de pobreza. Devido a isso, sempre dormia no chão, quando não em ripas de madeiras com livros ou vasos redondos de louça como travesseiros. Depois de algum tempo deram-lhe uma cama de hospital com colchão de palha. Sua batina era doada e já usada.[8]

Logo após a ordenação, realizou seu trabalho pastoral na Paróquia São Caetano, ainda em Pouso Alegre. Mais tarde foi para a Diocese de Campinas, sendo vigário da Paróquia Santa Mãe de Deus, em Jaguariúna. Em 1909, foi nomeado pároco de Sant’Ana, em Vargem Grande do Sul, pertencente à então Diocese de Ribeirão Preto. De 20 de abril até 9 de agosto de 1909 foi também o Administrador da Paróquia Senhor Bom Jesus de Aguaí. Acabou destacando-se pelo trabalho pastoral intenso, trabalhando o evangelho com ênfase na questão social, como na defesa dos pobres e dos trabalhadores vítimas da exploração. Por essa razão, recebeu uma injusta e falsa acusação de ser simpatizante do comunismo. Outra característica de s

eu trabalho foi o de ensinar a doutrina católica fora do sincretismo religioso, que era comum em sua comunidade.[5][7][9] Donizetti, que também era advogado, ajudava os trabalhadores que precisavam de auxilio, pois naquela época os ricos empresários e políticos abusavam de seus funcionários, não pagando o que era de direito. Então Padre Donizetti, dizia-lhes o que deviam fazer, provocando uma revolta de ricos e políticos, que tentaram matá-lo por 2 vezes.

Chegada a Tambaú

Por questões de segurança, ele foi transferido pelo bispo, sendo que no dia 24 de maio de 1926 foi nomeado pároco na Paróquia de Santo Antônio da cidade de Tambaú, no Estado de São Paulo.[10] Chegou à cidade no dia 12 de junho, e sua posse ocorreu no dia seguinte, na missa das 11 horas de um domingo, no dia do padroeiro da cidade. Seu primeiro ato na cidade foi o de ir à igreja São José, onde se ajoelhou e rezou diante do altar. Ao perceber que os primeiros bancos da Igreja eram reservados aos políticos e ricos, retirou todas as demarcações, e disse:[11]

 ‘Aqui dentro da Igreja, somos todos iguais. Não existe rico ou pobre, poderoso ou humilde.’

Fundou em Tambaú diversas entidades, como o asilo São Vicente de Paulo, a Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Tambaú, além da Congregação Mariana, a Irmandade das Filhas de Maria e o Círculo Operário Tambauense.[10][12] Conta-se que no bolso de sua batina sempre havia balas e santinhos que distribuía às crianças que encontrava na rua. As crianças também passavam em sua casa antes de ir à escola para pedir a bênção. Toda semana, Padre Donizetti, fazia um pequena procissão com as crianças e seus coroinhas até o asilo, sempre fazendo a oração do terço. À época da administração do prefeito José Gatto em Tambaú, conversou com o governador, a pedido do padre, para a construção de uma escola que hoje leva o seu nome. Também lutou para fundar o asilo São Vicente de Paulo na cidade.[13][14]

Os políticos que antes da chegada de Donizetti, se sentavam nos primeiros bancos da igreja, passaram a sentar-se nos últimos, pois na hora da homilia eles saíam da igreja porque o padre falava de problemas da cidade, e pedia aos vereadores e prefeitos para resolvê-los. Os vereadores e prefeito, por sua vez, pediam auxílio e sugestões ao padre, principalmente em questões trabalhistas. O povo pedia para o padre tornar-se o prefeito de Tambaú, porém ele sempre dizia: “Meu compromisso é com os pobres e com a Igreja, hoje e sempre”.[15]

Também diz-se que certa vez, no dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade, em meio a procissão, Padre Donizetti percebe que o delegado da cidade estava fumando, foi quando ele saiu da procissão para chamar a atenção do delegado, o qual no outro dia foi reclamar com o bispo a respeito dessa atitude do padre, dizendo que o padre não mandava em nada e não tinha autoridade sobre ele, o bispo porém disse que o superior do delegado já estava sabendo e quem iria embora da cidade era ele.

Com o tempo, a fama do Padre Donizetti começou a se espalhar até mesmo no exterior, e era grande o número de pessoas em busca das curas, através de sua intercessão, que enviavam cartas da EspanhaPortugalUruguaiEstados UnidosItáliaIugoslávia, dentre outros.[16] Sua bênção tornou-se muito procurada e era tradicionalmente dada da janela de sua casa, vista a quantidade imensa de pessoas que ficavam lá em frente, aguardando-a.[17][18]

O jornalista Joelmir Beting, morto em 2012, conheceu pessoalmente o Padre Donizetti. Seu filho, Mauro Beting, afirmou em entrevista que “que deve a própria vida” ao beato Donizetti. “Foi ele quem orientou meu pai [Joelmir Beting] para se mudar para a capital, onde ele estudou e começou a trabalhar como jornalista”. Mauro acrescentou outro caso, agora milagroso, atribuído ao Padre Donizetti. “Minha avó teria que amputar os pés. Porém, ela rezou para [padre Donizetti] e não precisou mais”, relatou. O pai de Mauro também atribuía um milagre ao beato. Após um acidente no Rio Pardo, Joelmir ficou gago e, depois de tomar um caldo de quiabo da casa do padre, o problema foi curado.[19][20]

Procissão a Nossa Senhora Aparecida

Ao chegar em Tambaú, solicitou uma réplica da imagem de Aparecida retirada do Rio Paraíba pelos pescadores. Ao chegar a imagem pela linha férrea, chovia muito na cidade, mesmo assim o padre autorizou a saída de uma procissão. Os relatos é que durante o trajeto da estação ferroviária até a igreja Matriz Santo Antônio, a chuva ia abrindo “alas” para a passagem da procissão, sendo que nem a imagem, nem as pessoas se molharam.[21]

Incêndio na Igreja Matriz

No dia 11 de outubro de 1929, Padre Donizetti acabava de celebrar a Santa Missa na Igreja de São José, quando o avisaram que a Igreja Matriz de Santo Antônio estava pegando fogo por causa de um curto circuito. Padre Donizetti foi imediatamente para lá acompanhado de seu coroinha. Chegando lá, segundo jornais da época, alguns homens teriam retirado a imagem de Nossa Senhora, bem como a do padroeiro Santo Antônio, salvando-as do incêndio. De acordo com relatos em vários livros e testemunhos, o tambauense responsável pela retirada da imagem – e que não sofreu nenhuma queimadura no incêndio, foi Angelo Latari.

A população encarou o fato como um milagre de Nossa Senhora. Com esse acontecimento, ele decidiu construir uma igreja para guardar a milagrosa imagem. Foi ao bispo pedir permissão, diversas vezes, após conseguir o terreno, o material, e pessoal para a construção, que foi negada pelo bispo. Em obediência o padre não iniciou a obra.[18][21]

A última bênção

A última bênção do Padre Donizetti foi dada no dia 30 de maio de 1955, e é um dos ocorridos mais conhecidos de sua vida, e ainda hoje a data é celebrada na cidade onde residia, Tambaú. Na década de 50, mais de 20 mil pessoas chegavam ao município todos os dias em busca de bênçãos. Na época, a cidade tinha cerca de 7 mil habitantes e não comportava receber tantos peregrinos. Havia o risco de propagação de epidemias, e a cidade tinha infraestrutura insuficiente em questões de água, alimento e pouso.[22] Há relatos em que chegaram a juntar-se em Tambaú 200 mil pessoas esperando a famosa bênção, constituindo uma verdadeira calamidade pública.[23][24] Os peregrinos subiam em árvores e nos telhados das casas que circundam a praça da igreja, e choravam emocionados. Milhares de velas foram acesas, segundo o arquivo da Folha de S.Paulo dessa data. À época, afirmou que a decisão de findar as bênçãos era por “motivos elevados”, o que levou a especulações sobre ser ordem do bispo da época. Ele afirmou:[25]

Hoje é o último dia. O ultimo dia para todos, indistintamente, desde o rico ao pobre; o ultimo dia para os humildes e para os poderosos. Nem o homem mais poderoso do mundo quebrará esta minha decisão. Entretanto, recolhendo-me à solidão da cela, não deixarei de dar a benção todos os dias, às 9 e às 20 horas a quem quer que dela necessite, em qualquer parte do mundo. Bastará que nessas horas, a pessoa que deseje a bênção pense em mim. Será esta a continuação – embora sem testemunhas – da obra que venho realizando. De amanhã em diante não receberei mais ninguém, quer seja para bênçãos especiais, quer para bençãos coletivas.’

… No dia, esquadrilhas de aviões da base aérea de Cumbica e de Santos sobrevoaram a cidade, realizando acrobacias em homenagem ao Padre Donizetti. A bênção das 12 horas sofreu um atraso de quase duas horas, após circular na cidade de que o governador Jânio Quadros estaria a caminho de Tambaú, a fim de receber, ele também, a milagrosa bênção. Por fim, desmentido o boato, o padre se dirigiu à multidão que se comprimia na praça, em frente à casa paroquial.[25] O radialista Pedro Geraldo Costa, da Rádio Nacional, anunciou que havia organizado uma “chuva de rosas” em homenagem ao Padre, feita por aviões. Após a bênção, um avião da linha de transportes aéreos cruzou sobre a praça, deixando na sua trajetória um rastro de pétalas de rosas.[24]

Durante todo o dia os peregrinos comentavam casos de curas miraculosas e atribuíam ao padre Donizetti feitos verdadeiramente excepcionais. Um desses casos, foi confirmado pelo próprio padre, que foi o de uma criança que havia falecido em Ribeirão Preto e que já se encontrava no caixão, quando ressuscitou, na mesma ocasião em que o padre dava a bênção das 14 horas. O repórter da Folha na época fotografou a mortalha que teria envolvido o corpo da menina, porém não foram colhidos maiores detalhes, nem mesmo os nomes dos pais da criança. Falando sobre o caso à multidão, afirmou o sacerdote: “Isso não me surpreende, pois há algum tempo ressuscitei um morto, mas tive o cuidado de pedir aos parentes que o conservassem em casa durante três dias como se estivesse doente, para não assustar a população.” Um dos fâmulos do cardeal Mota afirmou que vira uma criança de seis meses falar desembaraçadamente depois de ter sido tocada pelo padre Donizetti.[25]

MILAGRES REGISTRADOS

Bilocação

Houve um fato que impressionou muito o povo tambauense: a bilocação, que é estar em dois lugares ao mesmo tempo. Enquanto celebrava a missa, padre Donizetti marcava presença em um leilão do outro lado da cidade.[15][26]

O vendedor de vinho

Em 1954, o vendedor ambulante de vinho, Gervásio Rota, que sofria de um grave problema nos joelhos que quase o impossibilitava de andar, foi pedir a bênção ao padre, que ao fazer o sinal da cruz, sentiu a dor parar imediatamente. Esse foi o primeiro milagre do Padre Donizetti a se tornar amplamente conhecido, e foi o pontapé inicial de sua fama de milagreiro.[27][28]

O milagre da corrente

Uma mulher que vivia acorrentada pelos pais, por ser considerada louca, chegou à cidade gritando de dor e fúria mas ao chegar perto do Padre Donizetti, recebeu sua bênção, então ele pediu aos pais para que tirem a corrente. Receosos eles a tiram e ao fazê-lo, sua filha se acalma e para de gritar. Ficou totalmente curada. Esse ficou conhecido como o “milagre da corrente“.[29][30]

Milagre do Braguinha

José Alexandre Braga, mais conhecido como Braguinha, nasceu em 22 de abril de 1950, em Guaranésia (Minas Gerais). Aos cinco anos de idade usava uma bota ortopédica, pois era portador de um processo agudo no quadril em uma de suas pernas. À época mesmo os melhores médicos disseram à família que não havia cura.[29][30]

Um dia Braguinha disse à mãe, que em Tambaú havia um padre que ia fazê-lo andar, porém sua mãe desconhecia a cidade e o padre milagreiro. Na manhã seguinte, quebrou em frente a sua casa, um caminhão pau de arara de romeiros que estavam se dirigindo para Tambaú. Os ocupantes do veículo pararam para pedir ajuda, e, ao ver o menino, conversaram com os pais, que concordaram e assim dirigiram-se a Tambaú. O Pe. Donizetti simplesmente deu a bênção pública como de costume para todos e se aproximou do menino Braguinha que pediu para sua mãe que tirasse as botas ortopédicas, e ao tirar Braguinha começou a andar normalmente. Foi-lhe dada uma bola de futebol com a qual começou a brincar, até que se tornou jogador de futebol profissional.[29][30]

Atualmente Braguinha vive no município de Guaxupé.[30]

O milagre da velha milionária

Este é provavelmente o milagre mais famoso, e até acabou se tornando música: o milagre da velha milionária, ou “milagre de Tambaú”, como ficou conhecido. Uma senhora rica que tinha que usar muleta foi até ao padre e após receber a bênção ficou curada. Como gratidão, quis entregar ao padre um bracelete de ouro e diamantes, o qual Padre Donizetti não aceitou, e recomendou-lhe que o oferecesse à primeira pessoa que encontrasse no caminho. A primeira pessoa que encontrou foi uma mendiga negra e muito pobre e, por isso, em vez de dar o bracelete deu 5 réis. Porém, mais à frente voltou a ficar paralítica. Dizem que essa mulher negra era Nossa Senhora Aparecida.[31][32]

A levitação

No ano de 1958, na semana Santa, padre Donizetti celebrava a missa na praça da Igreja Santo Antônio, e em sua homilia, dizendo que Cristo iria ressuscitar e depois de dias subir aos céus, sem perceber, estava ele levitando, ficando a meio metro do chão.[15][33]

MORTE

Padre Donizetti morreu no dia 16 de junho de 1961, às 11h15 aos 79 anos, sentado na sua cadeira. Milhares de romeiros, peregrinos, paroquianos, foram ao seu enterro.[34][35][36][37] A causa de sua morte foi a insuficiência cardíaca.[15][38]

PROCESSO DE BEATIFICAÇÃO

A abertura do processo de beatificação foi solicitada através da Câmara Municipal de Tambaú juntamente à Diocese de São João da Boa Vista em maio de 1991, sendo oficialmente aberto no dia 21 de fevereiro de 1992.[39]

Servo de Deus

Em 2 de dezembro de 1996 a Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano, deu ao Pe. Donizetti o título de Servo de Deus, e em 1997 a Diocese de São João da Boa Vista constituiu o primeiro tribunal para trabalhar na beatificação.[39]

No dia 8 de maio de 2009, os restos mortais do Padre Donizetti foram exumados, significando o fim de 17 anos de pesquisa da primeira etapa do processo de beatificação e o encerramento da fase diocesana. Em 16 de maio de 2009 foi realizado um cortejo que percorreu as ruas de Tambaú até a Praça Padre Donizetti. Dom David Dias Pimentel, então bispo da Diocese de São João da Boa Vista, celebrou uma Missa na esplanada do Santuário Nossa Senhora Aparecida para milhares de fiéis de Tambaú e de outros lugares, e contando com a presença de grande número de sacerdotes, diáconos, religiosos e diversas autoridades civis brasileiras.[39]

Os restos mortais do Padre Donizetti, que estavam numa urna de acrílico, ficaram expostos e uma fila quilométrica de pessoas se formou para veneração. Após, os restos mortais do Padre Donizetti foram sepultados no mausoléu erguido no Santuário Nossa Senhora Aparecida onde permaneceram até sua beatificação, quando foram transferidos para uma capela em sua honra.[39]

Venerável

No dia 10 de outubro de 2017 a Congregação para as Causas dos Santos, através dos cardeais, bispos e teólogos do Vaticano, declarou Padre Donizetti como venerável, sendo assim, reconheceu que o Servo de Deus Padre Donizetti viveu em grau heroico as virtudes da fé cristã, uma etapa de fundamental importância no processo de beatificação.[38][40][41]

O título foi concedido após cautelosa análise da Igreja que uma vez convencida de que o Servo de Deus Padre Donizetti tenha vivido de forma heroica as virtudes teologais da fé, esperança e caridade, bem como as virtudes cardeais da prudência, fortaleza, temperança e justiça, vividas de forma extraordinária, perante Deus e o próximo, conferiu-lhe o título de Venerável, também ficou comprovado que Padre Donizetti viveu virtuosamente os votos evangélicos da pobreza, obediência, castidade e humildade.[37][41]

Beato

Dez anos após a abertura do pedido de beatificação do padre, em 2009,[41] no dia 6 de abril de 2019, em audiência com o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Giovanni Angelo Becciu, o Papa Francisco reconheceu um milagre por intercessão do Padre Donizetti.[42][43] A beatificação está marcada para o dia 23 de novembro de 2019, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Tambaú.[44]

O milagre aprovado foi a cura milagrosa do caso de pé torto congênito do menino Bruno Henrique Arruda de Oliveira, após um pedido de sua mãe, Margarete Rosilene Arruda de Oliveira. O menino nasceu em 22 de maio de 2006, em Casa Branca, município vizinho de Tambaú. A mãe percebeu que quando a criança começou a ficar em pé, ele não conseguia encostar as plantas dos pés no chão, e pisava com as laterais dos pés, além de as pernas arqueadas. Após fazer uma radiografia, o pediatra encaminhou Bruno ao ortopedista.[39][45]

A mãe afirma que em uma noite colocou o filho em pé sobre uma mesa e tentou “desentortar” os pezinhos dele com suas mãos, sem sucesso. Então, começou a chorar e clamou a intercessão do Padre Donizetti: “Por favor, Santo Padre Donizetti, tenha piedade desta vossa filha que vos clama, me ajude: cure o meu filho, cura os pés dele… Sei que terei um caminho difícil pela frente com esse tratamento… Intercede por mim junto a Nossa Senhora Aparecida, sei que Ela não negará um pedido do senhor padre, pois Ela o ama muito, peça a Ela, por favor, que interceda ao filho Jesus, tal qual nas bodas de Caná“.

Ela também fez a promessa de levar os sapatinhos de Bruno à casa de Pe. Donizetti, em Tambaú, “para que dê o testemunho do seu poder junto à Nossa Senhora e Jesus”.[45]

No dia seguinte, colocou novamente o menino de pé sobre a mesa e ele conseguiu apoiar os pés por completo na mesa, ainda que suas pernas continuassem arqueadas. No dia da consulta com o ortopedista, ela levou o raio-X e o laudo e, após examinar os pés de Bruno, o médico afirmou que Deus havia curado a criança, que não tinha “nada nos pés”.[39][45]

Em 2010, visitou Tambaú e cumpriu sua promessa de levar os sapatinhos de Bruno, os quais deixou juntamente com o laudo sobre a cama de Padre Donizetti.[45]

Hoje meu filho Bruno encontra-se em perfeito estado de saúde, suas pernas desentortaram e seus pés são normais sem nunca ter se submetido a nenhum tratamento e nenhuma cirurgia. Não existe nenhuma sequela nele que indique que algum dia teve pé torto congênito.’

O bispo de São João da Boa Vista, Dom Antônio Emídio Vilar, afirmou que o caso passou pelo crivo da “consulta médica, que aprovou por unanimidade de votos a cura, que, por sua vez, atendeu aos requisitos legais da praxe canônica, eis que ocorreu de forma instantânea, completa, duradoura e inexplicável à luz da medicina, do Congresso especial de teólogos e, por fim, da Congregação dos Padres Cardeais e Bispos que reconheceram a intercessão atribuída ao Venerável Padre Donizetti Tavares de Lima”, informou em comunicado. O menino agraciado com o milagre e sua família estiveram presentes na cerimônia de anúncio do milagre e do decreto de beatificação.[23][46]

A beatificação do Padre Donizetti ocorreu em Tambaú, no dia 23 de novembro de 2019, e foi presidida pelo prefeito da Congregação da Causa dos Santos e representante do Papa, Angelo Becciu. A celebração foi feita sob uma estrutura construída para esse fim, em forma de cruz, com 75 metros de comprimento por 15 de largura, e recebeu cerca de 25 bispos, 300 padres e um público de 20 mil pessoas. O menino que foi agraciado com o milagre do padre, Bruno Henrique Arruda de Oliveira, de 13 anos, que teve o pé torto congênito curado pelo padre, participou da cerimônia e entrou com um relicário contendo um pedaço de osso da mão do Beato. Também foi inaugurada a imagem oficial do Padre e uma capela dedicada a ele no Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Tambaú: no local há um esquife com uma imagem de cera de Donizetti em tamanho real, para a peregrinação dos fiéis.[4][47][48]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Donizetti_Tavares_de_Lima

C. BEATO DONIZETTI TAVARES DE LIMA

Memorial

Perfil

Um dos nove filhos de Tristão e Francisca Cândida Tavares de Lima; seu pai era advogado , sua mãe professora . Foi ordenado sacerdote na diocese de São João da Boa Vista, Brasil, em 1908 . Servindo como pároco , tornou-se conhecido como milagreiro e curador . Em 1955 , por obediência ao seu bispo , o padre Donizetti limitou – se à paróquia normal . trabalho e nunca mais falou em milagres .

Nascer

Morreu

venerado

Beatificado

Informações adicionais

Citação MLA

D. BEM-AVENTURADOS (AS) BRASILEIROS (AS) QUE AINDA NÃO ESTÃO INSCRITOS NO CALENDÁRIO LITÚRGICO DO BRASIL. Página 41 do Diretório de Liturgia da CNBB de 2023

1.Bem-aventurada Lindalva Justo de Oliveira, mártir

7 de janeiro (beatificada em 02/12/2007)

2.Bem-aventurado João Schiavo,presbitero

27 de janeiro (beatificado em 28/10/2017)

3.Bem-aventurados Manuel Gómez González e Adílio Daronch, mártires 21 de maio (beatificados em 21/10/2007)

4.Bem-aventurada Francisca de Jesus (“Nhá Chica”), leiga e virgem 14 de junho (beatificada em 04/05/2013)

5.Bem-aventurada Albertina Berkenbrock, leiga e mártir, 15 de junho (beatificada em 20/10/2007)

6.Bem-aventurado Donizetti Tavares de Lima,

Presbítero, 16 de junho (beatificado em 23/11/2019)

7.Bem-aventurada Assunta Marchetti, religiosa, 1 de julho (beatificada em 25/10/2014)

8.Bem-aventurado Eustáquio van Lieshout, presbítero, 30 de agosto (beatificado em 15/06/2006)

9.Bem-aventurado Francisco de Paula Vítor, presbítero, 23 de setembro (beatificado em 14/11/2015)

10.Bem-aventurado Mariano de la Mata Aparício, presbítero, 5 de novembro (beatificado em 05/11/2006)

11.Bem-aventurada Bárbara Maix, fundadora 6 de novembro (beatificada em 06/11/2010)

12.Bem-aventurada Benigna Cardoso da Silva, mártir (beatificacão em 24/10/2022)

13.Bem-aventurada Isabel Cristina Mrad Campos, mártir (beatificacão em 10/12/2022)

================

OUTROS SANTAS E SANTOS DE 16 DE JUNHO

  1. Na Ásia Menor, na atual Turquia, a comemoração dos santos Quirico e Ju- lieta (Julita), mártires. († data inc.).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. IV, Santa Julita (também na Folhinha do Coração de Jesus), mãe de família cristã, martirizada com seu filho São Ciro. Seu culto conheceu uma grande popularidade na França, especialmente em Nevers, perto de Versailles (M).

  • Ver páginas 412-413 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
  • Ver também “Ciro e Julita (Icônio, Turquia, século IV), também chamados Quírico ou Querito e Julieta, são mãe e filho santos pelas

igrejas Católica, Ortodoxa, Assíria e ortodoxas orientais. São Ciro é padroeiro das crianças que sofrem maus tratos.[1][2]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cir%C3%ADaco_e_Julita

– Ver ainda “Julitta foi levada a julgamento. Ela trouxe seu filho com ela para o tribunal. Ela se recusou a responder a quaisquer perguntas sobre si mesma, exceto para dizer que era cristã. O tribunal pronunciou sua sentença: Julitta deveria ser esticada na prateleira e depois espancada. Os guardas, prestes a levar Julitta embora, separaram Cyricus de sua mãe. A criança chorava e Alexandre, em uma vã tentativa de acalmá-lo, colocou Cyricus no

colo. Aterrorizado e com vontade de correr de volta para a mãe, Cyricus chutou o governador e coçou-lhe o rosto. Alexandre levantou-se furioso e atirou a criança escada abaixo da tribuna, fraturando o crânio do menino e matando-o.

A mãe de Cyricus não chorou. Em vez disso, ela agradeceu a Deus e foi alegremente à tortura e à morte. Seu filho havia recebido a coroa do martírio. Isso deixou o governador ainda mais irritado. Ele decretou que seus lados deveriam ser rasgados com ganchos, e então ela foi decapitada. Ela e Cyricus foram atirados para fora da cidade, sobre a pilha de corpos de

criminosos, mas as duas criadas resgataram os cadáveres da mãe e do filho e os enterraram em um campo próximo.

Há algumas evidências de uma criança-mártir desconhecida chamada Cyricus em Antioquia, e pode ter sido sobre ele que essa história fictícia se desenvolveu em várias versões diferentes. Existem lugares com o nome de Cyricus em toda a Europa e no Oriente Médio, mas sem o nome Julitta anexado. Já no século VI, a acta de Cyricus e Julitta foram rejeitadas em uma lista de documentos apócrifos

(a lista foi anteriormente atribuída ao Papa São Gelásio I).”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune16.html

São Ciríaco de Icônio

Também conhecido como

  • Cyr
  • Cyricus
  • Quiriac
  • Quirico
  • Quiricus

Memorial

Perfil

Filho de Santa Julitta . Quando Ciríaco era uma criança pequena , sua mãe foi condenada à morte em Tarso durante as perseguições de Diocleciano . Ciríaco fez um ataque infantil a Alexandre, o magistrado sentenciador , e anunciou que ele era cristão como sua mãe . O magistrado furioso jogou a criança no chão, esmagando seu crânio e matando-o instantaneamente.

Alguns estudiosos afirmam que toda a história é ficção, e não há dúvida de que escritores anteriores embelezaram enormemente essa história popular e frequentemente recontada.

O bem-aventurado Carlos Magno sonhou que foi salvo da morte por um javali durante uma caçada pelo aparecimento de uma criança que prometeu salvar se Carlos Magno o vestisse. O bispo de Nevers explicou que a criança era Ciríaco e que queria que o imperador consertasse o telhado da catedral de Saint Cyr . Isso levou à representação de Ciríaco como uma criança nua cavalgando um javali.

Nascer

Morreu

canonizado

Patrocínio

Representação

  • criança sendo jogada no chão ou descendo uma escada por um juiz
  • criança jogada ao chão com uma fonte brotando de seu sangue
  • segurando Santa Julitta pela mão
  • criança nua sentada em um javali

Informações adicionais

Citação MLA

Santos JULITTA e QUIRICO de Tarso

            Santos Julitta (Julietta, Ulita; gr: ουλιττα; fr: Julitte, Julienne; it: Giulitta, Giuletta, Giulietta; sp: Julita, Yolita; etíope: Ijaluta) e seu filho Quiricus (Qyriacus, Cyricus, Cericus, Cerycus, Cirycus, Ciricus; gr: Kerykos, Κηρυκος; Quirinus, Kirik, Quiriac, Cerdre, Cergue; it: Quirico, Quilico, Chirico; sp: Quirce; fr: Cyr, Cirgues) teriam sofrido o martírio na Ásia Menor em 304. As lendas sobre eles são preservados em várias versões, mas o mais conhecido é originário do pseudo-Gelasius. Já no século 5, os atos de Julitta e Quiricus foram incluídos em uma lista de documentos apócrifos (isto é, falsos). Esta lista anteriormente se tornou o Santo Papa Gelásio I (492-96), portanto agora é chamada de pseudo-Gelasius.

            Diz a lenda que Julitta era uma piedosa e nobre mulher cristã, possivelmente de linhagem imperial, que vivia em Icônio (Iconium, gr: Ikónion) na província de Lykaonia na Frígia, hoje Konya na Anatólia na Turquia. Nas perseguições cristãs sob o imperador Diocleciano (284-305), ela ficou viúva (o nome de seu marido não é mencionado) e, como um brutal inimigo cristão chamado Domiciano estava devastando sua cidade natal, ela decidiu que a vida em sua cidade natal se tornou muito perigosa. Ela deixou sua grande fortuna e levou seu filho Quiricus de três anos e duas servas com ela e fugiu para Seleucia na Panfília (hoje Silifke) (outra variante diz que Julitta veio de Lykaonia e fugiu para Isauria). Mas ela descobriu,  para seu horror, que o governador de Selêucia, Alexandre, perseguia os cristãos com mais vigor, então os quatro refugiados continuaram para Tarso, Local de nascimento de Paulo . Mas lá os refugiados foram reconhecidos e, infelizmente, o governador Alexandre estava visitando a cidade naquele momento.

Quando Julitta se recusou a sacrificar aos deuses do estado romano, ela foi presa e levada a julgamento. A história conta que ela levou o menino de três anos ao tribunal. Ela se recusou a responder a qualquer pergunta sobre si mesma, exceto para dizer que era cristã. O tribunal a condenou a ser esticada no banco de tortura e a ser açoitada. Os guardas que deveriam levá-la levaram seu filho, que começou a chorar. Na tentativa de acalmá-lo, o governador Alexandre o colocou no colo, mas o menino estava apavorado e queria voltar para sua mãe, então ele mordeu o ombro do governador e arranhou seu rosto (outra versão diz que o menino olhou para seu sofrimento mãe e gritou: “Eu também sou cristã!”). Então o governador se levantou furioso, pegou o menino pelos pés e o jogou escada abaixo de forma que seu crânio foi esmagado e ele morreu.

Embora a mãe estivesse petrificada de dor, ela permaneceu firme em sua fé e não chorou, mas agradeceu a Deus porque a criança recebeu a coroa do mártir e veio para o céu antes dela. Isso enfureceu ainda mais o governador, então ele decretou que ela deveria ser rasgada pelos lados com ganchos de ferro e que ela deveria ser decapitada. Ela felizmente se permitiu ser torturada sendo esfolada, enrolada em alcatrão líquido e crucificada antes de ser decapitada. Os corpos dela e de Quiricus foram jogados para fora das paredes com a pilha de cadáveres de criminosos executados, mas na noite seguinte as duas criadas resgataram os corpos de mãe e filho e os enterraram em uma caverna perto de Tarso. Quando o imperador Constantino, o Grande, deu paz à Igreja, uma das servas que ainda estava viva mostrou aos fiéis onde estavam enterrados os restos mortais dos mártires. Eles levaram as relíquias para casa para venerá-las lá.

Segundo o hinógrafo José muitos milagres aconteceram em seu túmulo. Um mosteiro foi construído perto de Constantinopla em homenagem a esses mártires, e uma igreja foi construída não muito longe de Jerusalém. Mais tarde, as relíquias parecem ter chegado a Antioquia, em todo caso, a história do santo bispo Amator de Auxerre afirma que ele as encontrou lá em uma viagem e as trouxe para Auxerre. Relíquias desses santos também vieram para Nevers e vários outros lugares. Mais tarde, os restos mortais de Quiricus teriam chegado ao mosteiro de Elnon ou Saint-Amand (Amandopolis) em Tournai, na Flandres. Também na Espanha são veneradas as relíquias de um Santo Quiricus, geralmente chamado de San Quirce ou Quirse, mas de acordo com os bolandistas é incerto se este é o mesmo ou outro santo com o mesmo nome. Em Portugal chama-se Querido.

Seu martírio ocorreu no ano 304 ou 305, supostamente em 15 de junho. Seu martírio foi comemorado em grande parte do Império Romano. Seu dia de comemoração na maioria dos martirológios é 16 de junho, sem que essa data seja explicada, enquanto eles são celebrados pelos ortodoxos no dia da morte de 15 e 23 de julho. Os armênios os celebram em 15 de julho com uma celebração litúrgica como o quinto dia memorial após a Epifania. O Dia Memorial Copta é 9 de julho, enquanto os ortodoxos siríacos os comemoram em 15 de julho. No Acta Sanctorum, o Bollandist Papebroch trata Julitta e Quiricus longamente em 16 de junho. Na Igreja Oriental, Julitta e Quiricus são contados entre os chamados “doutores santos”. Seus nomes aparecem no Martyrologium Romanum.

Na realidade, não sabemos nada sobre eles. É provável que Quiricus tenha sido um verdadeiro mártir em Antioquia, como escreve o Martyrologium Hieronymianum , possivelmente uma criança mártir, e é provavelmente em torno dele que as lendas surgiram ao longo do tempo em várias formas. São Bede Venerabilis não menciona esses mártires em seu Martirológio, seja porque não encontrou seus registros ou porque os considerou apócrifos.

Quiricus aparece em muitos nomes de lugares e dedicações de igrejas em países da Europa e do Oriente Próximo sem sua mãe. Quiricus (Cyricus) é o Saint-Cyr encontrado em um total de 42 topônimos franceses. A academia militar francesa Saint-Cyr leva o nome dele – o local era originalmente um mosteiro beneditino.

Sua conexão com a França é forte, em parte porque algumas de suas relíquias foram trazidas de Antioquia para o mosteiro de Saint-Amand na diocese de Tournai pelo santo bispo Amator de Auxerre no século IV. Sua popularidade também se deveu em parte a uma lenda que é contada em The Golden Legend. Conta que o abençoado imperador Carlos Magno (768-814; imperador de 800) foi salvo em um sonho de ser morto por um javali em uma caçada quando uma criança apareceu para ele e prometeu salvá-lo se ele conseguisse roupas para cobri-lo. . O bispo de Nevers interpretou que isso significava que o menino queria que o imperador consertasse o telhado da catedral, dedicada a Saint-Cyr. Quiricus é o santo padroeiro de Nevers.

Na França, seu nome deu origem a uma infinidade de formas. O mais comum é Cyr, enquanto outras variações em nomes de lugares são Cire, Cirycus, Cyricus, Quirique, Quiricus, Quiritius, Sire, Cerdre, Cergue, Cergues (Cher), Cierge, Ciergue, Ciers, Cirgues, Cirice, Cirq, Cric, Cricq , Cy, Cyriac, Cyrgues, Cyrice; Geyrac, Griède, Quiric, Serdre, Ceyrac, Ciergues, Cirgue, Circq, Cricq, Cyrice, Quirc. Outras formas são Quiricus e Cyrus na Alemanha e na Inglaterra, bem como Qìrqos na Etiópia.

As relíquias de Julitta e Quiricus podem ser encontradas em várias igrejas de Roma. Na Itália, existem mais de 200 igrejas, mosteiros e locais que evidenciam o culto de um ou de ambos. Os municípios com o nome deles incluem a vila de San Quirico d’Orcia na área de Val d’Orcia na província de Siena na Toscana, Corvino San Quirico na província de Pavia, San Chirico Nuovo e San Chirico Raparo na província de Potenza, Serra San Quirico na província de Ancona e Santa Giuletta na província de Pavia. Entre os municípios dos quais são padroeiros estão Borgo San Martino na província de Alessandria, Cavaria em Cavaria con Premezzo na província de Varese, Cisternino na província de Brindisi, Collesalvetti na província de Livorno e Trofarello na província de Torino .

As mais antigas representações conhecidas de Quiricus são uma série de afrescos em Santa Maria Antiqua, em Roma, do século VII, enquanto um antepêndio do século XII no museu de Barcelona mostra cenas de sua lenda. O mesmo acontece com uma série de vitrais do século XV em Issoudun. Seu emblema iconográfico costuma ser uma criança nua montada em um javali, devido ao sonho de Carlos Magno.

Cyriacus é um nome usado por muitos santos e, além disso, existe em várias formas, como Kyriakos e Quiriacus, sendo este último chamado pelos linguistas de forma “vulgar” (popular). As grafias Kyriacus e Kiriacus são menos comuns. Às vezes, o nome grego substituiu a forma latina Dominikus (lat: Dominicus; it: Domenico; fr: Dominique). Os nomes significam “pertencente ao Senhor” – Senhor em latim e grego respectivamente é Dominus / Kyrios .

Fontes : Attwater/John, Attwater/Cumming, Farmer, Bentley, Butler (VI), Benedictines, Bunson, Schauber/Schindler, Gorys, Dammer/Adam, KIR, CE, CSO, Padroeiros SQPN, Infocatho, Heiligenlexikon, santiebeati.it , en.wikipedia.org, zeno.org, ocafs.oca.org, icon.lt, sanquirico.net – Compilação e tradução: Pe. Per Einar Odden Criado: 16 de fevereiro de 2001…”: http://www.katolsk.no/biografier/historisk/qjulitta

– Santa JULITA de Icônio

Também conhecido como

  • Juliot

Memorial

Perfil

Mãe de São Ciríaco de Icônio . Viúva . Mudou-se de Icônio para a Isáuria para evitar a perseguição como cristão . Torturado e martirizado durante as perseguições de Diocleciano . A lenda diz que do local de seu enterro irrompeu uma milagrosa fonte de água que curava os enfermos e melhorava a saúde de quem nela submergia.

Alguns estudiosos afirmam que toda a história é ficção, e não há dúvida de que escritores anteriores embelezaram enormemente essa história popular e frequentemente recontada.

Morreu

  • c. 304
  • fontes descrevem vários métodos, todos terrivelmente dolorosos

canonizado

Patrocínio

Representação

  • queimado na fogueira
  • segurando uma cruz e palma
  • segurando São Ciricus pela mão
  • mártir , com uma fonte brotando de seu sangue
  • parado perto de bois

Informações adicionais

Citação MLA

  • Em Besançon, na Gália Lionense, actualmente na França, os santos Ferréolo

e Ferrúcio, mártires. († c. 211/212).

  • Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 212, a paixão dos Santos Ferreolo e Ferrúcio, primeiros missionários da Borgonha e do Jura. Uma tradição relata que os dois foram enviados por Santo Irineu de Lião, e martirizados pouco depois de sua chegada na região. (M)
  • Em Nantes, também na Gália Lionense, São Similiano, bispo, que é louvado como grande confessor da fé por São Gregório de Tours. († s. IV).
  • Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. IV, o Bem-Aventurado Similiano, bispo, chamado “o Grande Confessor” por Gregório de Tours.

Honrado como santo logo depois de sua morte, foi titular de uma igreja em Nantes desde os tempos de Clóvis, (M)

  • Em Limassol, na ilha de Chipre, São Ticão, bispo, no tempo do imperador Te- odósio o Jovem. († s. V).
  • Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Chipre, no séc. V, São Ticão, bispo, cujos inúmeros milagres atestaram o poder de sua intercessão junto a Deus. (M)
  • Em Mogúncia, na Gália Bélgica, atualmente na Alemanha, os santos Áureo, bispo, Justina, sua irmã, e companheiros mártires, que, segundo a tradição, du- rante a celebração da Eucaristia foram cruelmente assassinados pelos Hunos. (†

s. V)

  • Em Lião, na Gália, atualmente na França, o sepultamento de Santo Aure- liano (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo de Arles, que, nomeado pelo papa Vigílio seu vicário na Gália, construiu na cidade dois mosteiros – um para homens, outro para mulheres – e deu-lhes uma regra própria. († 551).
  • Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, Santo Aureliano, arcebispo de Arles e Vigário Apostólico nas Gálias. Contemporâneo de São Bento, escreveu regras para mosteiros de monjas e monges recentemente fundados por Quildeberto I em sua sede episcopal. (M).
  • Ver “Aureliano de Arles (em latim: Aurelianus Arelatensis;

em francês: Aurelien) foi um arcebispo de Arelate (a moderna Arles, na França) de 546 até 16 de junho de 551, data de sua morte. Sua festa é celebrada no dia 16 de junho…

… Aureliano era filho de São Sacerdos, um arcebispo de

Lugduno (moderna Lyon), em cuja sé seu primo, Nicécio (Nizier) ascendeu depois da morte dele…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aureliano_de_Arles

7*. Em Carrara, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, São Cecardo, bispo de Lúni e de Sarzano, que, iniquamente assassinado por obreiros nas pedreiras de mármore, foi considerado mártir. († 860).

. Ver também “… Mais tarde, ele se tornou o santo padroeiro de Carrara. Sua festa é 16 de junho.[1][2]…”: https://ao.mihalicdictionary.org/wiki/Ceccardus_of_Luni

  • No mosteiro das monjas cistercienses de Aywières, no Brabante, na atual Bélgica, Santa Lutgarda, virgem, insigne pela sua devoção ao Sagrado Coração do Senhor. († 1246).
  • Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1246, a volta para Deus de Santa Lutgarda (ou Lutgárdis), monja cisterciense de Aywières, na diocese de Namur. Foi cumulada de graças místicas por Jesus Cristo, que a instruiu no mistério do Seu Sagrado Coração, a única luz na cegueira do seu fim de vida. (M)
  • Ver páginas 414-415 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver também   “Lugarda de Tongeren[1] (em latim: Liutgarda, Liudgard ou Lugarda; Tongeren, 1182  – Aywieres, 16 de junho de 1246) foi uma monja católica flamenga venerada como santa pela Igreja Católica. É santa padroeira dos convertidos e das recomendações das almas do purgatório.

Sua morte é cercada de lendas, ocorreu em 16 de junho de 1246, aos 64 anos de idade, ainda  hoje inspiram lendas…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lugarda_de_Tongeren

10*. Em Londres, na Inglaterra, o Beato Tomás Reding, mártir, monge da Car- tuxa desta cidade, que, no reinado de Henrique VIII, permaneceu firmemente unido à Igreja e, por isso, condenado a ficar imobilizado por rígidas cadeias num imundo cárcere, morreu de fome e enfermidade. († 1537)

11*. Num barco ancorado ao largo de Rochefort, na França, o Beato António Constante Auriel, presbítero e mártir, que, sendo vigário paroquial em Cahors, durante a Revolução Francesa foi encerrado numa sórdida galera por causa do seu sacerdócio e, em breve contagiado pela enfermidade contraída no auxílio aos companheiros de prisão, entregou a alma a Deus. († 1794)

12. Em Lang-Coc, cidade do Tonquim, actualmente no Vietnam, os santos már- tires Domingos Nguyen, médico, Domingos Nhi, Domingos Mao, Vicente e André Tuaong, agricultores, que, no tempo do imperador Tu Duc, presos ao mesmo tempo por causa da sua fé cristã e atormentados com muitos suplícios no cárcere, finalmente foram degolados. († 1862)

13*. Em Ingenbohl, município do cantão de Schwiyz, na Suíça, a Beata Maria Teresa (Ana Maria Catarina Scherer), virgem, a primeira diretora das Irmãs da Caridade de Santa Cruz. († 1888)

Ver “… Madre Maria Teresa, nasceu em 31 de outubro de 1825, em Meggem (Lago dos Quatro Cantões), Suíça. Era a quarta de sete filhos da família Scherer-Sigrist. Seus pais eram humildes camponeses e bons cristãos. Foi batizada com o nome de Ana Maria Catarina.  Aos sete anos ficou órfã de pai, indo viver com os tios maternos, dos quais um era seu padrinho.

Por desejo de sua mãe, aos dezesseis anos entrou no Hospital Regional de Lucerna para completar sua preparação doméstica. O início ali foi muito difícil para a jovem cheia de espontaneidade, contudo, mais tarde ela escreveu sobre aquela época: “a graça venceu”. Aos 17 anos foi admitida na Ordem Terceira Secular de São Francisco, em seu tempo um prodígio para alguém daquela idade, e na Associação das Filhas de Maria.

     Durante uma peregrinação à Einsiedeln se sentiu chamada para a vida religiosa. Em 1 de março de 1845, a jovem alegre e determinada ingressou no Instituto das Religiosas do Ensino de Menzingen, fundada pouco tempo antes pelo Capuchinho Frei Teodósio Florentini.

     A comunidade que recebeu a jovem Catarina era formada pelas Irmãs Bernarda, a Superiora, Irmã Cornélia, a responsável pelas candidatas, e Irmã Feliciana. De Frei Teodósio ela recebeu as vestes de noviça no dia 6 de junho de 1845 e no dia 27 do mesmo mês a Superiora, Irmã Bernarda deu-lhe o novo nome, passando então a chamar-se, Irmã Maria Teresa.

     Os primeiros votos foram marcados por Frei Teodósio para o dia 27 de outubro de 1845 e foram feitos no Convento das Irmãs Cistercienses de Wurmsbach, na Diocese de Coira. Ela com as outras companheiras foram para lá a pé, levando consigo os hábitos e os véus recém preparados, além do manuscrito da fórmula de Profissão. Quando a cerimônia terminou, Irmã Maria Teresa recebeu sua primeira missão: deveria ir para Galgenen com Irmã Feliciana. Lá daria aulas nas classes primárias.

     Um ano depois foi enviada a Baar e em seguida a Oberägeri, como professora e superiora em ambas as comunidades. Foi um período de dúvidas e dificuldades que superou com uma ascese austera e a obediência a seu diretor espiritual. Em 1850 o Pe. Teodoro chamou-a a Näfels, para que dirigisse o hospital dos pobres e órfãos. Ali a beata é pela primeira vez conhecida como a ‘mãe dos pobres’. Nesse mesmo ano o Pe. Teodósio fundou em Coira um pequeno hospital e o entregou à direção de Irmã Maria Teresa. Ela aceitou, convencida de que o carisma do fundador abarcava o aspecto escolar-educativo e o caritativo.

     Em 1856 as Religiosas do Ensino se separaram do fundador para continuar seu apostolado educativo independente. Irmã Maria Teresa sofreu muito com isto; rezou, se aconselhou, e finalmente compreendeu que Deus desejava que ela se ocupasse no futuro das obras de misericórdia espirituais e corporais.

     Em 1857 foi eleita superiora geral das religiosas a serviço da escola e dos pobres. Ao lado do Pe. Teodósio dirigiu o instituto das Religiosas da Caridade da Santa Cruz, que progrediu rapidamente.

     Em Ingenbohl chegavam continuamente pedidos de religiosas que se ocupassem dos pobres e dos órfãos, do serviço das casas de correção e dos lazaretos. Eram tarefas árduas, porém estavam em sintonia com o pensamento de Madre Maria Teresa. Abriu hospitais e escolas especializadas para inválidos, porém ela não gostava de ver as religiosas como responsáveis de empresas, o que criou tensões com o fundador.

     Estava persuadida que a intenção do Pe. Teodósio era resolver a questão operária com justiça e solidariedade, e por isso o ajudou em tudo que fosse possível, e permaneceu fiel ao seu espírito após sua morte, ocorrida em 15 de fevereiro de 1865.

     Não apenas recebeu sua herança espiritual com também a material, tendo que trabalhar, ela e suas irmãs, durante anos para saldar as dívidas que o Pe. Teodósio havia contraído em seu apostolado social. Lutou para salvar as constituições que ele havia dado ao instituto, ainda que a custo de opor-se ao zelo reformador de seus sucessores. A Madre Maria Teresa era a regra viva, porém poucos anos antes de sua morte foi criticada pelo modo de guiar a congregação e de observar a pobreza. Foi caluniada e suportou grandes sofrimentos físicos, que não a impediram de realizar numerosas viagens para animar suas filhas e orientá-las a viver segundo o espírito do fundador.

     Mantendo sempre a esperança e a fé, Madre Maria Teresa morreu em 16 de junho de 1888 no convento de Ingenbohl com fama de santidade, após um sofrimento doloroso assumido com paciência. O instituto já contava com 1.689 religiosas.

     Em 29 de outubro de 1995, o Papa João Paulo II beatificou Madre Maria Teresa, mãe dos pobres. Incontáveis são as pessoas que a invocam cheias de confiança e que pela intercessão dela alcançam graças, recebendo novo ânimo e ajuda.

Fontes: http://www.santiebeati.it/

Dados tomados de L’Osservatore Romano, edição semanal em língua espanhola, de 27-X-1995…”: http://heroinasdacristandade.blogspot.com/2017/06/beata-maria-teresa-scherer-religiosa-16.html

  1. São Francisco Régis, Jesuíta. Ver páginas 392-407 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
  2. Ver “Jean-François Régis, (nascido em 31 de janeiro de 1597 – 31 de dezembro de 1640), foi um sacerdote francês da Companhia de Jesus, reconhecido como santo pela Igreja Católica Romana em 1737… Régis caminhava de cidade em cidade, em áreas montanhosas difíceis, onde viajar era difícil, especialmente no inverno. [4] Ele morreu de pneumonia aos quarenta e três anos em 31 de dezembro de 1640, [8] em Lalouvesc ( Ardèche ), na região francesa de Dauphiné... Jean-François Regis foi beatificado pelo Papa Clemente XI em 18 de maio de 1716, [6] e canonizado pelo Papa Clemente XII em 5 de abril de 1737… Jean-François Régis é o santo padroeiro das rendeiras, assistentes sociais médicos e filhos ilegítimos. [9]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean- Fran%C3%A7ois_R%C3%A9gis
  3. Ver ainda “O Dia de São Francisco Régis é celebrado em 16 de junho.”: https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-sao-francisco-regis/
  4. Ver também “… John Francis Regis foi um desses santos, como o Cura d’Ars e São Vicente de Paulo, que era eminentemente simpático e acessível. Ele é um daqueles santos para quem a santidade não é uma aventura pessoal, mas algo que deve ser posto a serviço dos outros. Seu túmulo ainda é o destino de milhares de peregrinos a cada ano (Attwater, Benedictines, Encyclopedia, Gill, Farmer, White) …

… São muitas as vidas excelentes de São João Francisco Régis (canonizado em 1737), especialmente em francês. A biografia de C. de Ia Broüe, impressa dez anos após sua morte, tem um charme especial, mas muitos detalhes mais completos estão disponíveis em obras mais modernas, especialmente as de de Curley e LJM Cros. Uma excelente curta vida é a de J. Vianney na série “Les Saints “. Ver também L. Pize, La perpetuelle mission de St Jean François Regis

(1924); o admirável relato do Pe. Van Ortroy na Enciclopédia Católica, vol. viii, pp. 464-465, e aquela do Pe. Martindale que constitui um capítulo de seu livrinho, In God’s Army…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune16.html

  1. Na Igreja Ortodoxa Copta, Santo Abraão de Alexandria. Ver “Abraão de Alexandria (também Abraão, o Sírio; Síria, século X -?, 978) foi o

62º Papa da Igreja Ortodoxa Copta, de 975 a 978. É considerado um santo pelos coptas….

… O milagre da montanha de Mucatam: O califa fatímida Almuiz Aldim Alá era conhecido por sua tolerância e interesse em debates sobre assuntos religiosos. Ele tinha um ministro judeu chamado Iacube ibne Quilis, que informou-lhe haver no Novo Testamento uma passagem (conhecida como Jesus exorcizando o garoto) que dizia: «…………………….. se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte:

Passa daqui para acolá, e ele passará.» (Mateus 17:20).

Ele mostrou este versículo ao califa e o persuadiu a desafiar o papa a ordenar que a montanha de Mucatam, a leste do Cairo, move-se casa ele tivesse a fé como um grão de mostarda.

… O milagre aconteceu Abraão celebrou uma missa e a multidão cantou após ele

o Kyrie eleison (copta para “Senhor, tende piedade”), pedindo a misericórdia divina. Diz-se que eles se ajoelharam três vezes enquanto o papa fazia o sinal da cruz com um gesto largo que se estendeu de uma extremidade a outra da montanha.

A montanha balançou violentamente como se um forte terremoto tivesse atingido a terra. Em seguida, ela começou a se mover para cima. Cada vez que os adoradores se levantavam de suas orações, a montanha elevava-se um pouco mais. Quando ajoelhavam, ela também vinha para baixo, em um sobe e desce. Isto aconteceu três vezes…

… O papa (Abraão) decretou que o período de três dias de moratória que tinha solicitado ao califa, nos quais ele, os bispos e os sacerdotes passaram em oração e jejum, fosse um período regular de jejum a ser observado por todos os coptas a cada ano. Aqueles três dias foram adicionados aos quarenta dias de jejum antes do Natal. Assim, o jejum do Advento passou para quarenta e três dias, com início em 25 de novembro. (O Natal, para eles, que seguem o calendário juliano, é dia 07 de janeiro)”. ESTÁ NA WIKIPEDIA DE 02 DE DEZEMBRO, festa litúrgica 16 de junho: Abraão de Alexandria – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

  1. VER SANTAS E SANTOS DO DIA 16 DE JUNHO (alguns destacados acima):
<- OntemCalendárioAmanhã ->
Actinea de Volterra Aitheachan de Colpe Amandus de Beaumont Antonie Auriel Aureliano de Arles Áureo de Mainz Beno de Meissen Bertaldo Cecardo de Luni Cetim de Orã Colman McRhoi Crescentius de Antioquia Cunigunde de Rapperswil Curig do País de Gales Ciríaco de Icônio Elidan Félix de San Felice Ferreolus de Besançon Ferrutio de BesançonGaspare Burgherre Grécia de Volterra Ilpidius de Brioude Ismael de Gales Julieta de Icônio Justina de Mainz Limbânia Lutgardis de Tongeren Mauro de San Felice Palerio de Telese Símile de Nantes Thomas Redyng Tycho de AmatoMártires da África Mártires de Lang Cóc — Maria Teresa Scherer Guilherme de Monferrato
todos esses memoriais em uma única página
  1.  Outros santos do dia 16 DE JUNHO: páginas: 392-417 – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959 – NÃO TEM LINK

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 16 de junho, ver ainda: 16 de junho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 474-476: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
  4. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
  5. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  6. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  7. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  8. The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015) 
  9. El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php  
  10. MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm 
  11. SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/16-june/
  12. SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune16.html#                                                                                                                           
  13. SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p    
  14. SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg

SOBRE NOSSA SENHORA:

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayFebruary25.html#

FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

https://devotiontoourlady.com/index.html 

(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!   AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

  • SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.

Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

  • “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO

Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valorEle anseia ardentemente que o desejemos e o amemosEle aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”

– São Gregório Nazianzeno

================

* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO

          … Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados ​​e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …       

“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…” 

================

* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN

Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)

– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento

(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário.

 “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES

“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”

================

27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI

“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”

================

* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO

“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”

================

* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO

“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”

================

* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR

“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”

================

  • 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA

“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO

“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA

“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA

“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)

“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…

A misericórdia é ilimitada…”.

================

* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO

“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”

================

* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA

“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vidaEu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”

================

* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT

“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”

================

* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO

“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)

================

* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO

Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis ​​na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.

================

* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES

“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”

================

* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA

Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta

================

* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO

“Antes morrer que pecar!”

================

*  12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE

“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”

================

* 14 de março, Albert Einstein:

Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

  • 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:

“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”

================

  • 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:

“… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM

“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/

================

  • 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:

“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

       Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será     

     derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU

       MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

  • 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop

================

  • 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
  • “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”. 

================

* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO

“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “

================

*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!

===============

  • 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
  •  
  • PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra

indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.

  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”

================

* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO

“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender

================

* 26 DE ABRIL: SÃO RAFAEL ARNÁIZ BARÓN

“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar”. 

“Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!”

“Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.”

================

  • 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.

Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…

Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…

Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…

Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/

================

  • 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»

… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”

================

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI

“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”

================

 * 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI

“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html

================

* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.

Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;

concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.

Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!

(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)

================

  • 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E

OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM

            “As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu– Santo Efrém

            Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia– Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida

            Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo– Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos

            Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito– de um sermão de Santo Efrém”

================

* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a

================

* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA

“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”– São Luís Gonzaga

“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”– São Luís Gonzaga

“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho– São Luís Gonzaga

“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”– de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga

Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos– coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga

Citação MLA

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:

Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.

Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.

Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.

Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.

Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.

Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.

Amém.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

================

* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA

“A oração é, portanto, a fonte e a origem de todo caminho ascendente em direção a Deus. Que cada um de nós, então, volte-se para a oração e diga ao nosso Senhor Deus: ‘Guia-me, Senhor, no teu caminho, para que eu possa andar na tua verdade.’ “

Cristo é tanto o caminho quanto a porta. Cristo é a escada e o veículo, como o “trono da misericórdia sobre a Arca da Aliança” e “o mistério oculto dos séculos”. 

Um homem deve voltar toda a sua atenção para este trono de misericórdia, e deve olhar para ele pendurado na cruz, cheio de fé, esperança e caridade, devoto, cheio de admiração e alegria, marcado pela gratidão e aberto ao louvor e júbilo. 

Então, tal homem fará com Cristo uma “pasch”, {uma Páscoa} isto é, uma passagem. Pelos ramos da cruz ele passará o Mar Vermelho, deixando o Egito e entrando no deserto. Lá ele provará o maná escondido e descansará com Cristo no sepulcro, como se estivesse morto para as coisas de fora. Ele experimentará, tanto quanto for possível para quem ainda vive, o que foi prometido ao ladrão pendurado ao lado de Cristo: “Hoje você estará comigo no paraíso”.

================

* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:

…ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras:Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado“.

================

* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO

Ouça o apelo de Deus: Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.

… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado. 

O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/

================

* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…

================

* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório

Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório

… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo

================

* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão. 

Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces. 

Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.

– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney

================

08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)

================

* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS

“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”– Santa Clara de Assis

================

          * 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL

“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade

 MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal

================

* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE

“… AVE-MARIA!”:  esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html

================

18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI

“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”

================

* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO

O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente

================

* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta– São Bernardo de Claraval

Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,

fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]

================

* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X

“Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”

================

* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA

Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)

================

* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS

            À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”

O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”

O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema

O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema

Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema

Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema

Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema

Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema

Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema

Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema

NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO

– São Poema

Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema

A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema

Citação MLA

================

* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO

“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho

            Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho

O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho

Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus– Santo Agostinho

Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho

Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus– Santo Agostinho

Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho

Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia. 

– Santo Agostinho

Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas– Santo Agostinho

Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho

            Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”

* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO

“… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):

{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }

================

04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI

Jesus, é minha única esperança!” uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse

Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina

================

04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA

“…Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.

Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.

Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}

================

05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ

“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá

================

09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER

Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver

================

13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

          “… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu):  {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }

            “…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…

            Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo

================

  • 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:

“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carneSanta Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

================

* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO

Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/

================

* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO

… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino

            Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” …  As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …

{Audiência Geral:  https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html }”:

================

* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE

“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade

Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdadeque o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversãoO verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html

================

* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO

“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER. 

– São Vicente de Paulo

Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio– São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!

O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ​​ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo

================

* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA

Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono. 

Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes. 

Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas. 

Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade. 

Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga. 

Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia. 

Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor. 

Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor. 

Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio! 

Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração. 

Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor. 

Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais. 

Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade. 

(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)

================

* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO

“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma. 

No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver. 

Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes

Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}

{https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}

================

* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS

“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade

…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos… 

… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…

… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…– Santa Teresa de Lisieux

================

* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA

“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)

================

* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS

“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis

================-

* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA

“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”

{https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20000430_faustina.html }

================

08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA

1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.

2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas

3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:

================

*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN

“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:

Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
O Sonho de Gerôncio )…:
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html

==============

* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII

“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)

================

* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA

“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”

================

* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:

  • Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  • Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
  • Eu os consolarei em todos os seus problemas.
  • Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
  • Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  • Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
  • Almas mornas se tornarão fervorosas.
  • Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
  • Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
  • Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
  • Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
  • O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.

================

* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm

================

* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara). 

================

* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ

“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…” – São Paulo da Cruz

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO

Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II

Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)

================

*        27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO

“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO

“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno

================

* 23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ

“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”

================

O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER

“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”

          “… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”. 

================

* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ

“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”

================

* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO

“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”

================

* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…” 

================

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.

A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo. Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.

São José, rogai por nós!

(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai

também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,

ROGUEM POR NÓS!   

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

================

  • APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
    • POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
    • POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
    • ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
    • UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
    • QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …

DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!

OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

                                                         ================                                  

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado

JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”

ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!

================

CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,

PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO

JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude e buscar a paz. Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo. (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e livre-o de pensamentos maus e vãos, desordenados e estranhos (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24), purifique meu coração, ilumine minha inteligência e inflame minha vontade para viver dignamente como cristão! Eu confio no Senhor! Quero segui-Lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. AJUDE-ME a QUERER E AGIR para me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!

Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento na penitência, mortificação, oração e vida sacramental, a virtude, o amor pelo Senhor, o que eu preciso! Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) segundo o espírito, cortando e evitando o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver sem reclamar, irar ou encolerizar, a aceitar pacientemente tudo o que me acontece, aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, A SILENCIAR, a oferecer-me. AJUDE TAMBÉM A FAMÍLIA! AJUDE-ME A CUMPRIR AS PROMESSAS DO BATISMO, que RENOVO:

            EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA  FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, A SATANÁS, ÀS SUAS POMPAS, SUAS OBRAS E SEUS GOZOS; RENUNCIO AO PECADO, ÀS PAIXÕES, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira, ao desejo de ser retribuído, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, SENHOR!

MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a controlar-me, a recompor-me, a mortificar-me, a educar e subordinar as paixões, a abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união,

Mãe, Me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL.

MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.

ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!

MUITO OBRIGADO À SENHORA, MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!

SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!

ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS!

TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!

VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! OBRIGADO MÃE!

“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08]

«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA AUXILIADORA, PROTETORA DO LAR

Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO SENHORA E PROTETORA DESTA CASA.
Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso.
Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades,
dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa e também os ligados a elas.
SOBRETUDO CONCEDEI-LHES A GRAÇA MAIS IMPORTANTE,
A DE VIVEREM SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada. Amém
.”: https://noticias.cancaonova.com/brasil/conheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/ 

SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR E NUNCA O DESGOSTAR!

Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!

OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-ME A GRAÇA DE SER PACIENTE TAMBÉM!

AJUDE-ME (NOS) A ME PREPARAR (NOS PREPARARMOS) PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A MINHA (NOSSA) HORA! ME MOSTRE (-NOS) O QUE FAZER, PAI! INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA E VONTADE PARA FAZÊ-LO!

O SENHOR SABE DO QUE PRECISO (PRECISAMOS)! CONCEDA-ME (NOS)

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!

PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…

Virgem Formosa, oh Mãe Querida

Tu és minha vida, vela por mim

e quando um dia deixar a terra

leva-me, Mãe, junto de ti,

leva-me Mãe, leva-me ao céu,

ficar não posso longe de Ti…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim os teus olhares

se me amparares me salvarei

Mesmo que as ondas, subam aos céus

e que furioso brame o mar

se tu diriges minha barquinha

não tenho medo, de naufragar

Mas se na luta, a nau vacila

e se enfraquece minha ardente fé…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim teus olhares

se me amparares me salvarei!

================

* Veja o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!