NOSSA SENHORA EM 24 DE JUNHO
1. OUR LADY OF CLOS EVRARD, TRIER, GERMANY 1449 – NOSSA SENHORA DE CLOS EVRARD, TRIER, ALEMANHA 1449
“… O santuário de Nossa Senhora de Clos Evrard fica na cidade de Trier, que se chama Treves na língua inglesa. É a cidade mais antiga da Alemanha, fundada antes da época de Cristo às margens do rio Mosela.
Uma imagem da Santíssima Virgem foi fixada a um carvalho por um enólogo, que desejava homenagear Maria; mas Nossa Senhora ordenou-lhe que construísse uma pequena cabana em sua honra.
Os milagres que ali aconteceram fizeram com que esta cabana se transformasse primeiro em uma pequena capela e, finalmente, em uma igreja que foi dedicada a Nossa Senhora de Clos Evrard no ano de 1449 por James de Siruq, Arcebispo de Treves, que se esforçou para restaurar a ordem às confusas finanças da diocese.
Trier se gabava de ter cidadãos cristãos já no segundo século e tinha um bispo no terceiro.
A cidade de Trier é também o local da famosa catedral de Trier, que tem o privilégio único de ter entre as suas preciosas relíquias o Manto de Cristo, o Santo Manto como é chamado. Acredita-se que seja a vestimenta sem costura de Cristo, e é de um tecido simples marrom que parece ser linho ou algodão. Durante uma investigação realizada em 1890 e 1891, verificou-se que a relíquia não apresentava sequer vestígio de costura.
Segundo a tradição, é a vestimenta sobre a qual os soldados lançaram sortes durante a crucificação de Cristo. A relíquia foi enviada a Trier pela Imperatriz Santa Helena, e há um antigo documento do Papa Silvestre escrito para a igreja de Trier que menciona a vestimenta.
Houve duas exposições do Santo Casamento no ano de 1844, com mais de um milhão de peregrinos católicos indo a Trier nos dias 18 de agosto e 6 de outubro para ver a relíquia. Está registrado que houve várias curas maravilhosas entre os fiéis. Outra exposição ocorreu de 20 de agosto a 4 de outubro de 1891, com a presença de quase dois milhões de peregrinos. Novamente, houve muitos relatos de milagres ocorridos durante a exposição. Depois de outra exposição em 1959, a relíquia foi colocada dentro de um relicário ornamentado em uma capela onde pode ser encontrada até hoje.
Além da Santa Túnica, também está exposto um dos pregos que foi usado na Crucificação de Cristo…”: https://devotiontoourlady.com/june.html
B. MADONNA DELLA NAVICELLA – Nossa Senhora do Dia (24 de junho de 1508) – NOSSA SENHORA DO BARCO (Madonna della Navicella), Chioggia, Veneza, Itália
“… Os documentos históricos da cidade de Chioggia recordam em tons muito sombrios uma tarde de 24 de junho de 1508, quando irrompeu um violento furacão: o céu estava coberto por nuvens densas e baixas, trovões estrondosos, clarões ofuscantes, dilúvio, estrondo terrível do mar em tempestade. O pânico se espalhou por toda parte.
… Todos rezavam em suas casas, gritos desesperados eram lançados por pescadores apanhados no mar junto ao forte. Só à noite o furacão acalmou e um velho guardião das vinhas, um certo Carlo Baldissera Zalon , saiu de sua cabana observando, todo mortificado e desconsolado, os estragos produzidos pela terrível tempestade. De repente, ele ouviu uma voz chamando do mar; ele se virou e viu uma majestosa Senhora.
… Ela estava vestida com uma capa preta e sentada no tronco de uma árvore empurrada em direção à praia pelas ondas. A Senhora, que acabou por ser a Mãe de Deus, disse-lhe que estava profundamente triste com a vida desregrada do povo de Chioggia, em particular por: “Profanações do feriado, pelo vício da blasfêmia e pela prática de uma imoralidade descarada” …
… O furacão, com suas ruínas, era apenas um aviso de um cataclismo pior se a cidade não se convertesse e fizesse penitência. Então ela disse a ele: “Informe o Bispo da aparição e peça-lhe, em Meu nome, que convoque uma cruzada de orações, penitências e exortações para afastar os graves males que oprimem a vida cristã.”…
… Antes de desaparecer num barco parado, não muito longe da praia, ela mostrou-se a ele com seu Filho, assim como o recebeu de joelhos depois de ter sido deposto da cruz, isto é, com o corpo dilacerado, todo machucado, ferido e sangrando. Maria disse-lhe:”: “Então é assim que os pecados de seus concidadãos O reduziram.”
… No local foi imediatamente construída uma pequena capela de madeira e, posteriormente, uma igreja, consagrada em 1585. Os franciscanos capuchinhos são os guardiões do Santuário da Madonna della Navicella [Nossa Senhora do Barco] desde 17 de outubro de 1957.
… A Madona, como está representada na igreja de Navicella, também apareceu ao jovem Natalino Scarpa em 4 de agosto de 1716 em Pellestrina, na província de Veneza…”: https://immaculate.one/our-lady-of-the-day-24-june-1508-our-lady-of-the-boat-madonna-della-navicella-chioggia-venice-italy
– https://www.google.com/search?q=Madonna+della+Navicella&sxsrf=APwXEdcgzBVtJmNcp21ZDTvFPFpaQ1AQ5Q%3A1687549241107&source=hp&ei=OfWVZJOFBOSw5OUPxfGpwAE&iflsig=AOEireoAAAAAZJYDSaAiSfjlPGYEgceqto_0SBVjXerD&ved=0ahUKEwjThbjoktr_AhVkGLkGHcV4ChgQ4dUDCAk&uact=5&oq=Madonna+della+Navicella&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBwgAEBMQgAQyBwgAEBMQgAQyCAgAEBYQHhATMggIABAWEB4QEzIICAAQFhAeEBMyCAgAEBYQHhATMggIABAWEB4QEzoHCCMQ6gIQJ1CWB1iWB2C6C2gBcAB4AIABkwGIAZMBkgEDMC4xmAEAoAECoAEBsAEK&sclient=gws-wiz
BIBLIOGRAFIA:
1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM JUNHO:
– https://devotiontoourlady.com/june.html
2. FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576
– https://devotiontoourlady.com/index.html
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
================
DESTAQUE DE 24 DE JUNHO:
SOLENIDADE DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA.
1. No Diretório de Liturtia da CNBB de 2023, NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA, Solenidade;
– dia 24,na Arquidiocese de Niterói e nas Dioceses de Almenara,
Barreiras,Caratinga, Foz do Iguaçu,Guiratinga-Rondonópolis Rio do Sul,São João da Boa Vista e Santa Cruz do Sul-SÃo JOÃO BATISTA, Padroeiro (Arqui)diocesano
– dia 24,nas catedrais de Almenara, Barreiras, Cametá, Caratinga, Guiratinga, Niterói, Nova Friburgo, Rio do Sul, São João da Boa Vista
e Santa Cruz do Sul – SÃo JOÃO BATISTA, Titular.
– dia 24, na Diocese de Nova Friburgo: Padroeiro secundário; na
Catedral de Parnaíba: Co-Titular.
2. Solenidade do Nascimento de São João Batista (também na Folhinha do Coração de Jesus), o Precursor do Senhor, que já no seio materno, por virtude do Espírito Santo, exultou de alegria com a vinda da salvação humana, profetizando com o próprio nascimento o Senhor Jesus Cristo. De tal modo se manifestou nele a graça divina, que o próprio Senhor disse a seu respeito: «Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista».
3. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no sexto mês antes do Natal, o nascimento de São João Batista, acontecimento que causou a alegria de muitos e inspirou a seu pai, Zacarias o “Benedictus”, hino em honra à fidelidade do Deus de Israel e profecia sobre a vocação do Precursor. O próprio Cristo afirmou que, “entre os filhos de mulher, não surgiu ninguém maior do que João Batista”, enviado para dar testemunho da Luz do mundo e do Cordeiro de Deus. (R).
4. Natividade de São João Batista. Ver páginas 143-160 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
5. “,,, O Nascimento de João Batista (ou Dia de São João ou Nascimento do Precursor ) é uma festa cristã celebrando o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho e é uma das festas juninas. É também o único santo cujo nascimento e martírio, este último em 29 de Agosto, são evocados em duas solenidades pelo povo cristão.[1]…
…A festa se originou na Idade Média na celebração dos chamados Santos Populares (Santo António, São Pedro e São João; ver Festa de São Pedro e São Paulo). Além de São João, comemorado no dia 24, os outros são São Pedro (no dia 29) e Santo António (no dia 13). Em Portugal, as festas dos três marcam o início das festas católicas em todo o país.[2]
João Batista é o único santo, além da Virgem Maria, de que se celebra o nascimento tanto para a terra, quanto para o céu. Segundo os evangelhos, é o maior dos profetas (Lucas 7:26-28), porque pôde apresentar o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29-36). Sua vocação reveste-se de acontecimentos extraordinários, repletos de júbilo messiânico, que preparam o nascimento de Jesus (Lucas 1:14-58)…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Nascimento_de_João_Batista
6. “… São João Batista, por Charles Léon Souvay
As principais fontes de informação sobre a vida e o ministério de São João Batista são os Evangelhos canônicos. Destes São Lucas é o mais completo, dando como ele as circunstâncias maravilhosas que acompanham o nascimento do Precursor e itens sobre seu ministério e morte. O Evangelho de São Mateus está em estreita relação com o de São Lucas, no que diz respeito ao ministério público de João, mas não contém nada em referência à sua juventude. De São Marcos, cujo relato da vida do Precursor é muito escasso, nenhum detalhe novo pode ser coletado. Finalmente, o quarto Evangelho tem esta particularidade, que dá o testemunho de São João após o batismo do Salvador. Além das indicações fornecidas por esses escritos, alusões passageiras ocorrem em passagens como Atos, xiii, 24; xix, 1-6; mas estes são poucos e incidem sobre o assunto apenas indiretamente.
Ao exposto deve-se acrescentar que Josefo relata em suas Antiguidades Judaicas (XVIII, v, 2), mas deve-se lembrar que ele é lamentavelmente errático em suas datas, confundido em nomes próprios, e parece organizar os fatos de acordo com suas próprias visões políticas; no entanto, seu julgamento de João, também o que ele nos diz sobre a popularidade do Precursor, juntamente com alguns detalhes de menor importância, são dignos da atenção do historiador. O mesmo não se pode dizer dos evangelhos apócrifos, porque a escassa informação que eles dão do Precursor ou é copiada dos Evangelhos canônicos (e a estes eles não podem acrescentar nenhuma autoridade), ou então é uma massa de caprichos ociosos.
Zacarias, pai de João Batista, foi sacerdote do curso de Abia, o oitavo dos vinte e quatro cursos em que os sacerdotes foram divididos (I Par., xxiv, 7-19); Isabel, mãe do Precursor, “era das filhas de Arão”, segundo São Lucas (I, 5); o mesmo evangelista, alguns versículos mais adiante (I, 26), a chama de “prima” (syggenis) de Maria. Essas duas afirmações parecem conflitantes, pois como, perguntar-se-á, poderia uma prima da Santíssima Virgem ser “das filhas de Arão”? O problema poderia ser resolvido adotando a leitura dada em uma versão persa antiga, onde encontramos “irmã da mãe” (metradelphe) em vez de “prima”. Uma explicação um tanto análoga, provavelmente emprestada de algum escrito apócrifo, e talvez correta, é dada por São Hipólito (em Nicéforo, II, iii). Segundo ele, Mathan teve três filhas: Maria, Soba e Ana, a mais velha, casou-se com um homem de Belém e foi mãe de Salomé; Soba casou-se também em Belém, mas um “filho de Levi”, com quem teve Isabel; Ana casou-se com um galileu (Joaquim) e deu à luz Maria, a Mãe de Deus. Assim, Salomé, Isabel e a Santíssima Virgem eram primas de primeiro grau, e Isabel, “das filhas de Arão” por parte de pai, era, por parte de mãe, prima de Maria. A casa de Zacarias é designada apenas de maneira vaga por São Lucas: era “uma cidade de Juda”, “na região montanhosa” (I, 39). Reland, defendendo a suposição injustificada de que Judas poderia ser um erro ortográfico do nome, propôs ler em seu lugar Jutta (Jos., xv, 55; xxi, 16; D.V.; Jota, Jeta), uma cidade sacerdotal ao sul de Hebron. Mas os sacerdotes nem sempre viviam em cidades sacerdotais (a casa de Mathatias era em Modin; Simon Machabeus em Gaza). Uma tradição, que remonta ao tempo anterior às Cruzadas, aponta para a pequena cidade de Ain-Karim, cinco milhas a sudoeste de Jerusalém.
O nascimento do Precursor foi anunciado de forma marcante. Zacarias e Isabel, como aprendemos com São Lucas, “estavam ambos diante de Deus, andando em todos os mandamentos e justificações do Senhor sem culpa; e não tiveram filho, porque Isabel era estéril” (i, 6-7). Por muito tempo eles oraram para que sua união fosse abençoada com descendência; mas, agora que “ambos estavam adiantados em anos”, a reprovação da esterilidade pesava sobre eles. “E aconteceu, quando ele executou a função sacerdotal na ordem de seu curso diante de Deus, segundo o costume do ofício sacerdotal, era sua sorte oferecer incenso, entrando no templo do Senhor. E toda a multidão do povo rezava sem, na hora do incenso. E apareceu-lhe um anjo do Senhor, de pé do lado direito do altar de incenso. E Zacarias, vendo-o, ficou perturbado, e o medo caiu sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Não temas, Zacarias, porque a tua oração é ouvida; e eles te darão um filho, e chamarás o seu nome de João, e terás alegria e júbilo, e muitos se alegrarão em sua natividade. Porque ele será grande diante do Senhor; e não beberá vinho nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus. E ele irá adiante dele no espírito e no poder de Elias; para que volte o coração dos pais para os filhos, e os incrédulos para a sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo perfeito” (I, 8-17). Como Zacarias demorou a acreditar nessa surpreendente previsão, o anjo, fazendo-se conhecer a ele, anunciou que, em punição de sua incredulidade, ele deveria ser acometido de mudez até que a promessa fosse cumprida. “E aconteceu, cumpridos os dias de seu cargo, ele partiu para sua própria casa. E depois desses dias, Isabel sua mulher concebeu, e escondeu-se cinco meses” (i, 23-24).
Agora, durante o sexto mês, a Anunciação havia ocorrido e, como Maria ouvira do anjo o fato da concepção de seu primo, ela foi “com pressa” parabenizá-la. “E aconteceu que, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino” – cheia, como a mãe, do Espírito Santo – “saltou de alegria em seu ventre”, como que para reconhecer a presença de seu Senhor. Então foi realizada a declaração profética do anjo de que a criança deveria “ser cheia do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe”. Agora, como a presença de qualquer pecado é incompatível com a habitação do Espírito Santo na alma, segue-se que neste momento João foi purificado da mancha do pecado original. Quando “o tempo integral de Elizabeth foi libertado, . . . gerou um filho” (I, 57); e “no oitavo dia vieram circuncidar o menino, e chamaram-no pelo nome de seu pai Zacarias. E sua mãe, respondendo, disse: Não é assim, mas ele se chamará João. E disseram-lhe: Não há nenhum dos teus parentes que seja chamado por este nome. E fizeram sinal para o pai, como ele mandaria chamá-lo. E exigindo uma mesa de escrita, escreveu, dizendo: João é o seu nome. E todos se perguntaram” (i, 59-63). Eles não estavam cientes de que nenhum nome melhor poderia ser aplicado (John, Hebr.; Jeohanan, isto é, “Javé tem misericórdia”) para aquele que, como profetizou seu pai, deveria “ir diante da face do Senhor para preparar seus caminhos; para dar conhecimento da salvação ao seu povo, para remissão dos seus pecados: pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus” (I, 76-78). Além disso, todos esses acontecimentos, a saber, uma criança nascida de um casal de idosos, a súbita mudez de Zacarias, sua recuperação igualmente repentina da fala, sua fala espantosa, poderiam justamente impressionar os vizinhos reunidos; estes mal podiam deixar de perguntar: “Quem, pensai vós, será esta criança?” (i, 66).
Quanto à data do nascimento de João Batista, nada pode ser dito com certeza. O Evangelho sugere que o Precursor nasceu cerca de seis meses antes de Cristo; mas o ano da natividade de Cristo ainda não foi determinado. Também não há nada certo sobre a época do nascimento de Cristo, pois é sabido que a designação da festa do Natal para o dia vinte e cinco de dezembro não se baseia em evidências históricas, mas é possivelmente sugerida por considerações meramente astronômicas, também, talvez, inferidas de raciocínios astronômico-teológicos. Além disso, nenhum cálculo pode ser baseado na época do ano em que o curso de Abia estava servindo no Templo, já que cada um dos vinte e quatro cursos de sacerdotes tinha duas voltas por ano.
Sobre a infância de João, São Lucas nos diz apenas que “o menino cresceu e foi fortalecido em espírito; e esteve nos desertos, até o dia de sua manifestação a Israel” (i, 80). Devemos perguntar exatamente quando o Precursor foi para o deserto, uma velha tradição ecoada por Paul Warnefried (Paulo, o Diácono), no hino “Ut queant laxis”, composto em homenagem ao santo, dá uma resposta pouco mais definitiva do que a afirmação do Evangelho: “Antra deserti teneris sub annis… petiit . . .” Outros escritores, no entanto, achavam que sabiam melhor. Por exemplo, São Pedro de Alexandria acreditava que São João foi levado para o deserto para escapar da ira de Herodes, que, se podemos acreditar em relatos, foi impelido pelo medo de perder seu reino a buscar a vida do Precursor, assim como foi, mais tarde, a buscar a do recém-nascido Salvador. Foi acrescentado também que Herodes, por conta disso, mandou matar Zacarias entre o templo e o altar, porque ele havia profetizado a vinda do Messias (Barão., “Annal. Apparat.”, n. 53). Estas são lendas inúteis há muito tempo rotuladas por São Jerônimo como “somnia apócrifora”.
Passando, então, com São Lucas, por um período de cerca de trinta anos, chegamos ao que pode ser considerado o início do ministério público de São João (ver CRONOLOGIA, BÍBLICO). Até isso levara no deserto a vida de anacoreta; Agora ele vem para entregar sua mensagem ao mundo. “No décimo quinto ano do reinado de Tibério César… a palavra do Senhor foi feita a João, filho de Zacarias, no deserto. E veio a todo o país sobre o Jordão, pregando” (Lucas, iii, 1-3), não vestido com as vestes macias de um cortesão (Mat., xi, 8; Lucas, vii, 24), mas naqueles “de cabelo de camelo, e uma cinta de couro sobre seus lombos”; e “sua carne” – parecia que não vinha nem comer nem beber (Matt., xi, 18; Lucas, vii, 33) — “era gafanhotos e mel selvagem” (Matt. III, 4; Marcos, i, 6); todo o seu semblante, longe de sugerir a ideia de um junco abalado pelo vento (Matt., xi, 7; Lucas, vii, 24), manifestou constância destemida. Alguns escarnecedores incrédulos fingiram estar escandalizados: “Ele tem um diabo” (Matt. xi, 18). No entanto, “Jerusalém e toda a Judeia, e todo o país sobre a Jordânia” (Mt., iii, 5), atraídos por sua personalidade forte e vencedora, foram até ele; a austeridade de sua vida aumentou imensamente o peso de suas palavras; para o povo simples, ele era verdadeiramente um profeta (Mt., xi, 9; cf. Lucas, i, 76, 77). “Fazei penitência, porque o reino dos céus está próximo” (Mt., iii, 2), tal era o fardo de seu ensinamento. Homens de todas as condições afluíam em torno dele.
Fariseus e saduceus estavam lá; os segundos atraídos talvez pela curiosidade e pelo ceticismo, os primeiros esperando possivelmente uma palavra de louvor por seus costumes e práticas multitudinários, e todos, provavelmente, mais ansiosos para ver qual das seitas rivais o novo profeta recomendaria do que para buscar instrução. Mas João expôs sua hipocrisia. Tirando seus símiles do cenário circundante, e até, seguindo a moda oriental, fazendo uso de um jogo de palavras (abanimbanium), ele atacou-lhes o orgulho com esta merecida repreensão: “Vós crias de víboras, quem vos despediste para fugir da ira vindoura? Produzam, pois, frutos dignos de penitência. E não digam dentro de vocês: Temos Abraão por nosso pai. Pois vos digo que Deus é capaz destas pedras para criar filhos a Abraão. Por enquanto o machado está colocado na raiz das árvores. Portanto, toda árvore que não der bons frutos, será cortada e lançada ao fogo” (Mt., iii, 7-10; Lucas, iii, 7-9). Estava claro que algo tinha que ser feito. Os homens de boa vontade entre os ouvintes perguntaram: “Que faremos?” (Provavelmente alguns eram ricos e, de acordo com o costume das pessoas em tais circunstâncias, estavam vestidos com duas túnicas. -José., “Antiq.”, XVIII, v, 7). “E ele, respondendo, disse-lhes: Aquele que tem dois casacos, dê-lhe o que não tem; e aquele que tem carne, que faça da mesma maneira” (Lucas, iii, 11). Alguns eram publicanos; sobre eles ordenou que não se exigisse mais do que a alíquota de impostos fixada por lei (Lucas, iii, 13). Aos soldados (provavelmente policiais judeus) recomendava que não fizessem violência a nenhum homem, nem denunciassem falsamente ninguém, e que se contentassem com seu salário (Lucas, iii, 14). Em outras palavras, ele os advertiu contra a confiança em seus privilégios nacionais, não aceitou os princípios de nenhuma seita, nem defendeu o abandono do estado ordinário de vida, mas a fidelidade e honestidade no cumprimento de seus deveres e a humilde confissão de seus pecados.
Para confirmar as boas disposições de seus ouvintes, João os batizou no Jordão, “dizendo que o batismo era bom, não tanto para libertar alguém de certos pecados [cf. Theol.”, III, A. xxxviii, a. 2 e 3] para purificar o corpo, sendo a alma já purificada de suas impurezas pela justiça” (Joseph., “Antiq.”, XVIII, vii). Essa característica de seu ministério, mais do que qualquer outra coisa, atraiu a atenção do público a tal ponto que ele foi chamado de “o Batista” (isto é, Batizador) ainda durante sua vida (por Cristo, Matt., xi, 11; por seus próprios discípulos, Lucas, vii, 20; por Herodes, Matt., xiv, 2; por Herodias, Matt., xiv, 3). Ainda assim, seu direito de batizar foi questionado por alguns (João, i, 25); os fariseus e os advogados recusaram-se a cumprir essa cerimônia, sob o argumento de que o batismo, como preparação para o reino de Deus, estava ligado apenas aos Messias (Ezech., xxxvi, 25; Zaque., xiii, 1, etc.), Elias, e o profeta de que fala Deut., xviii, 15. A resposta de João foi que ele foi divinamente “enviado para batizar com água” (João, i, 33); a isso, mais tarde, nosso Salvador prestou testemunho, quando, em resposta aos fariseus que tentavam prendê-lo, declarou implicitamente que o batismo de João era do céu (Marcos, xi, 30). Ao batizar, João, para que o povo não pensasse “que talvez ele pudesse ser o Cristo” (Lucas, iii, 15), não deixou de insistir que sua era apenas uma missão precursora: “Eu realmente te batizo com água; mas virá um mais poderoso do que eu, cuja trinca não sou digna de soltar: ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo, cujo leque está em sua mão e purgará seu chão; e recolherá o trigo em seu celeiro, mas o joio ele queimará com fogo inextinguível” (Lucas, iii, 16, 17). O que quer que João possa ter significado com esse batismo “com fogo”, ele, em todo caso, nesta declaração definiu claramente sua relação com o que está por vir.
Aqui não faltará tocar na cena do ministério do Precursor. A localidade deve ser procurada naquela parte do vale do Jordão (Lucas, iii, 3) que é chamada de deserto (Marcos, i, 4). Dois lugares são mencionados no Quarto Evangelho a este respeito: Bethânia (João, i, 28) e Ennon (A. V. AEnon, João, iii, 23). Quanto a Bethânia, a leitura Bethabara, dada pela primeira vez por Orígenes, deve ser descartada; mas o estudioso Alexandrino talvez estivesse menos errado ao sugerir a outra leitura, Bethara, possivelmente uma forma grega de Betharan; de qualquer forma, o local em questão deve ser procurado “além do Jordão” (João, i, 28). O segundo lugar, Ennon, “perto de Salim” (John, iii, 23), o ponto extremo norte marcado no mapa mosaico de Madaba, é descrito no “Onomasticon” de Eusébio como sendo oito milhas ao sul de Seythopolis (Beisan), e deve ser procurado provavelmente em Ed-Deir ou El-Ftur, a uma curta distância do Jordão (Lagrange, in “Revue Biblique”, IV, 1895, pp. 502-05). Além disso, uma longa tradição, que remonta a 333 d.C., associa a atividade do Precursor, particularmente o Batismo do Senhor, com o bairro de Deir Mar-Yuhanna (Qasr el-Yehud).
O Precursor vinha pregando e batizando há algum tempo (não se sabe há quanto tempo), quando Jesus veio da Galileia para o Jordão, para ser batizado por ele. Por que, pode-se perguntar, Aquele “que não pecou” (I Pet., ii, 22) deveria buscar o “batismo de penitência de João para a remissão dos pecados” (Lucas, iii, 3)? Os Padres da Igreja respondem muito apropriadamente que esta foi a ocasião preordenada pelo Pai em que Jesus deve manifestar-se ao mundo como Filho de Deus; então, novamente, submetendo-se a ela, Jesus sancionou o batismo de João. “Mas João ficou com ele, dizendo: Eu deveria ser batizado por ti, e vir tu a mim?” (Mateus, iii, 14). Essas palavras, implicando, como fazem, que João conhecia Jesus, estão em aparente conflito com uma declaração posterior de João registrada no Quarto Evangelho: “Eu não o conhecia” (João, i, 33). A maioria dos intérpretes considera que o Precursor tinha alguma insinuação de que Jesus era o Messias: eles atribuem isso como a razão pela qual João a princípio se recusou a batizá-lo; mas a manifestação celeste tinha, alguns instantes depois, transformado essa insinuação em conhecimento perfeito. “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Sofra para ser assim agora. Pois assim nos cabe cumprir toda a justiça. Depois, sofreu-o. E Jesus, sendo batizado, saiu imediatamente da água: e eis que os céus lhe foram abertos… E eis uma voz do céu, dizendo: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt., iii, 15-17).
Após esse batismo, enquanto Jesus estava pregando pelas cidades da Galileia, indo para a Judeia apenas ocasionalmente para os dias de festa, João continuou seu ministério no vale do Jordão. Foi nessa época que “os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas a ele, para lhe perguntar: Quem és tu? E confessou, e não negou: e confessou: Eu não sou o Cristo. E perguntaram-lhe: E então? És tu Elias? E ele disse: não.És tu o profeta? E ele respondeu: Não. Disseram-lhe, pois: Quem és tu, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo? Ele disse: Eu sou a voz de quem clama no deserto, endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías” (João, i, 19-23). João negou que fosse Elias, a quem os judeus procuravam (Mt., xvii, 10; Marcos, ix, 10). Jesus também não admitiu, embora Suas palavras a Seus discípulos à primeira vista pareçam apontar para esse caminho; “Elias, de fato, virá, e restaurará todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio” (Mt., xvii, 11; Marcos, ix, 11-12). São Mateus observa que “os discípulos entenderam que lhes falara de João Batista” (Mt., xvii, 13). Isso era o mesmo que dizer: “Elias não virá na carne”. Mas, ao falar de João diante da multidão, Jesus deixou claro que chamou João de Elias figurativamente: “Se você vai receber, ele é Elias que há de vir. Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça” (Mt., xi, 14, 15). Isso havia sido antecipado pelo anjo quando, anunciando o nascimento de João a Zacarias, predisse que a criança iria diante do Senhor “no espírito e no poder de Elias” (Lucas, i, 17). “No dia seguinte, João viu Jesus vindo a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. Este é aquele de quem eu disse: Depois de mim vem um homem, que é preferido antes de mim: porque ele estava antes de mim… para que ele se manifeste em Israel, por isso venho batizar com água. E eu não o conhecia; mas aquele que me enviou para batizar com água, disse-me: Aquele sobre quem verás o Espírito descer, e permanecendo sobre ele, é aquele que batiza com o Espírito Santo. E vi, e dei testemunho, que este é o Filho de Deus” (João, i, 20-34).
Entre os muitos ouvintes que afluíam a São João, alguns, mais profundamente tocados por sua doutrina, permaneceram com ele, formando assim, como em torno de outros famosos doutores da lei, um grupo de discípulos. Estes ele exortou ao jejum (Marcos, ii, 18), estes ele ensinou formas especiais de oração (Lucas, v, 33; xi, 1). Seu número, segundo a literatura pseudo-Clementina, chegava a trinta (Hom. ii, 23). Entre eles estava André de Betsaida da Galileia (João, i, 44). Um dia, quando Jesus estava ao longe, João, apontou-O, repetiu sua declaração anterior: “Eis o Cordeiro de Deus”. Então André, com outro discípulo de João, ouvindo isso, seguiu Jesus (João, i, 36-38).
O relato do chamado de André e Simão difere materialmente daquele encontrado em São Mateus, São Marcos e São Lucas; no entanto, deve-se notar que São Lucas, em particular, narra de tal modo o encontro dos dois irmãos com o Salvador, a ponto de nos permitir inferir que eles já O conheciam. Ora, por outro lado, como o Quarto Evangelista não diz que André e seus companheiros deixaram imediatamente seus negócios para se dedicarem exclusivamente ao Evangelho ou à sua preparação, não há claramente discordância absoluta entre a narração dos três primeiros Evangelhos e a de São João.
O Precursor, após o lapso de vários meses, aparece novamente em cena, e ele ainda está pregando e batizando nas margens do Jordão (João, iii, 23). Jesus, entretanto, tinha reunido sobre si um grupo de discípulos, e veio “à terra da Judeia, e lá morou com eles, e batizou” (João, iii, 22), — “embora o próprio Jesus não tenha batizado, mas os seus discípulos” (João, iv, 2). — “Surgiu uma questão entre alguns dos discípulos de João e os judeus [os melhores textos gregos têm “um judeu”] a respeito da purificação” (João, iii, 25), isto é, como sugere o contexto, sobre o valor relativo de ambos os batismos. Os discípulos de João vieram ter com ele: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, a quem darás testemunho, eis que batiza, e todos os homens vêm a ele” (João, iii, 26-27). Sem dúvida, eles queriam dizer que Jesus deveria dar lugar a João, que O havia recomendado, e que, ao batizar, Ele estava invadindo os direitos de João. “João respondeu e disse: O homem não pode receber nada, a menos que lhe seja dado do céu. Vós mesmos me dais testemunho de que eu disse: Não sou Cristo, mas que sou enviado diante d’Ele. Aquele que tem a noiva é o noivo: mas o amigo do noivo, que se levanta e o ouve, alegra-se de alegria por causa da voz do noivo. Esta minha alegria, portanto, se cumpre. Ele tem que aumentar, mas eu tenho que diminuir. Aquele que vem de cima, está acima de tudo. Aquele que é da terra, da terra que é e da terra fala. Aquele que vem do céu, está acima de tudo. E o que ele viu e ouviu, que testifica…” (João, iii, 27-36).
A narração acima lembra o fato mencionado anteriormente (João, i, 28), de que parte do ministério do Batista era exercido em Peréia: Ennon, outra cena de seus trabalhos, estava dentro das fronteiras da Galileia; tanto Perea quanto Galileia compunham a tetrarquia de Herodes Antipas. Este príncipe, um filho digno de seu pai Herodes, o Grande, havia se casado, provavelmente por razões políticas, com a filha de Aretas, rei dos nabateus. Mas em uma visita a Roma, ele se apaixonou por sua sobrinha Herodias, esposa de seu meio-irmão Filipe (filho da jovem Mariamne), e a induziu a ir para a Galileia. Quando e onde o Precursor encontrou Herodes, não nos é dito, mas pelos evangelhos sinóticos aprendemos que João ousou repreender o tetrarca por suas más ações, especialmente seu adultério público. Herodes, influenciado por Herodias, não permitiu que o reprovador indesejado ficasse impune: “mandou e prendeu João e o amarrou na prisão”.
Josefo nos conta outra história, contendo talvez também um elemento de verdade. “À medida que grandes multidões se aglomeravam em torno de João, Herodes temia que o Batista não abusasse de sua autoridade moral sobre eles para incitá-los à rebelião, pois fariam qualquer coisa a seu pedido; por isso, achou mais sensato, para evitar possíveis acontecimentos, tirar o pregador perigoso. e o aprisionou na fortaleza de Maquero” (Antiq., XVIII, v, 2). Qualquer que tenha sido o principal motivo da política do tetrarca é certo que Herodias alimentou um ódio amargo contra João: “Ela lançou armadilhas por ele, e desejou matá-lo” (Marcos, vi, 19). Embora Herodes tenha compartilhado primeiro seu desejo, ainda assim “ele temia o povo: porque o estimavam como profeta” (Mt., xiv, 5). Depois de algum tempo, esse ressentimento da parte de Herodes parece ter diminuído, pois, segundo Marcos, vi, 19,20, ele ouviu João de bom grado e fez muitas coisas por sua sugestão.
João, em seus grilhões, foi atendido por alguns de seus discípulos, que o mantiveram em contato com os acontecimentos do dia. Assim, soube das maravilhas operadas por Jesus. Neste ponto, não se pode supor que a fé de João tenha vacilado minimamente. Alguns de seus discípulos, no entanto, não se convenceriam com suas palavras de que Jesus era o Messias. Assim, enviou-os a Jesus, ordenando-lhes que dissessem: “João Batista enviou-nos a ti, dizendo: És tu o que há de vir; ou procuramos outro? (E naquela mesma hora, ele curou muitas de suas doenças [do povo], e feridas, e espíritos malignos; e a muitos que eram cegos ele deu visão.) E, respondendo, disse-lhes: Ide e relacionai a João o que tendes duramente e vistes: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres prega-se o evangelho, e bem-aventurado aquele que não se escandalizar em mim” (Lucas, vii, 20-23; xi, 3-6).
Como essa entrevista afetou os discípulos de João, não sabemos; mas conhecemos o encomium que provocou de João dos lábios de Jesus: “E quando os mensageiros de João partiram, ele começou a falar às multidões a respeito de João. O que saístes para o deserto para ver? Um junco abalado com o vento?” Todos sabiam muito bem por que João estava na prisão, e que em seu cativeiro ele era mais do que nunca o incansável campeão da verdade e da virtude. -“Mas o que você saiu para ver? Um homem vestido com roupas macias? Eis que os que estão em roupas caras, e vivem delicadamente, estão nas casas dos reis. Mas o que você saiu para ver? Um profeta? Sim, digo-vos, e mais do que um profeta. Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu anjo diante deles, que preparará o teu caminho diante de ti. Porque vos digo: Entre os que nascem de mulheres, não há profeta maior do que João Baptista” (Lucas, vii, 24-28). E continuando, Jesus apontou a incoerência do mundo em suas opiniões tanto de si mesmo quanto de seu precursor: “João Batista não veio nem comer pão nem beber vinho; e você diz: Ele tem um demônio. O Filho do homem vem comer e beber: e tu dizes: Eis um homem que é glutão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores. E a sabedoria é justificada por todos os seus filhos” (Lucas, vii, 33-35).
São João definhou provavelmente por algum tempo na fortaleza de Machaerus; mas a ira de Herodias, ao contrário da de Herodes, nunca diminuiu: ela assistiu ao seu ocaso. Aconteceu na festa de aniversário que Herodes, à moda romana, deu aos “príncipes, tribunos e chefes da Galileia”. E quando a filha do mesmo Herodias [Josefo dá seu nome: Salomé] entrou, e dançou, e agradou a Herodes e aos que estavam à mesa com ele, o rei disse à donzela: Pede-me o que queres, e eu te darei… Quem, quando saiu, disse à mãe: o que devo pedir? Mas ela disse: A cabeça de João Batista. E quando ela entrou imediatamente com pressa ao rei, ela perguntou, dizendo: Eu vou que imediatamente me dê em um prato, a cabeça de João Batista. E o rei ficou triste. No entanto, por causa de seu juramento, e por causa dos que estavam com ele à mesa, ele não a desagradaria: mas enviando um carrasco, ordenou que sua cabeça fosse trazida em um prato: e a deu à donzela, e a donzela a deu a sua mãe” (Marcos, vi, 21-28). Assim foi feito até a morte o maior “entre os que nascem de mulheres”, o prêmio concedido a uma menina dançante, o preço cobrado por um juramento precipitadamente feito e criminosamente mantido (Santo Agostinho). Em uma execução tão injustificável, até os judeus ficaram chocados, e atribuíram à vingança divina a derrota que Herodes sofreu depois nas mãos de Aretas, seu legítimo sogro (José, loc. cit.). Os discípulos de João, ouvindo a sua morte, “vieram, e tomaram o seu corpo, e o colocaram num sepulcro” (Marcos, vi, 29), “e vieram e disseram a Jesus” (Mt., xiv, 12).
A impressão duradoura causada pelo Precursor sobre aqueles que haviam entrado sob sua influência não pode ser mais bem ilustrada do que mencionando o temor que tomou conta de Herodes quando ele ouviu falar das maravilhas operadas por Jesus que, em sua mente, não era outro senão João Batista vir à vida (Mt., xiv, 1, 2, etc.).
A influência do Precursor não morreu com ele. Foi de longo alcance, também, como aprendemos em Atos, xviii, 25; xix, 3, onde descobrimos que prosélitos em Éfeso receberam de Apolo e outros o batismo de João. Além disso, os primeiros escritores cristãos falam de uma seita que leva o nome de João e se apega apenas ao seu batismo.
A data da morte de João Batista, 29 de agosto, atribuída nos calendários litúrgicos, dificilmente pode ser invocada, porque dificilmente se baseia em documentos confiáveis. Seu local de sepultamento foi fixado por uma antiga tradição em Sebaste (Samaria). Mas se há alguma verdade na afirmação de Josefo, de que João foi morto em Maquero, é difícil entender por que ele foi enterrado tão longe da fortaleza herodiana. Ainda assim, é bem possível que, em uma data posterior desconhecida para nós, seus restos sagrados tenham sido levados para Sebaste. De qualquer forma, por volta de meados do século IV, seu túmulo foi ali honrado, como nos informam sobre o testemunho de Rufino e Teodoreto. Esses autores acrescentam que o santuário foi profanado sob Juliano, o Apóstata (c. 362 d.C.), sendo os ossos parcialmente queimados. Uma parte das relíquias resgatadas foi levada para Jerusalém, depois para Alexandria; e lá, em 27 de maio de 395, essas relíquias foram depositadas na belíssima basílica recém-dedicada ao Precursor no local do outrora famoso templo de Serapis. O túmulo de Sebaste continuava, no entanto, a ser visitado por peregrinos piedosos, e São Jerônimo testemunha os milagres ali operados. Talvez algumas das relíquias tivessem sido trazidas de volta para Sebaste. Outras porções em diferentes épocas encontraram seu caminho para muitos santuários do mundo cristão, e longa é a lista das igrejas que reivindicam a posse de alguma parte do precioso tesouro.
O que aconteceu com a cabeça do Precursor é difícil de determinar. Nicéforo (I, ix) e Metahrastes dizem que Herodias mandou enterrá-lo na fortaleza de Maquero; outros insistem que foi enterrado no palácio de Herodes em Jerusalém; lá foi encontrado durante o reinado de Constantino, e daí secretamente levado para Emesa, na Fenícia, onde foi escondido, permanecendo o lugar desconhecido por anos, até que se manifestou por revelação em 453. Nas muitas e discordantes relações a respeito dessa relíquia, infelizmente prevalece muita incerteza; suas discrepâncias em quase todos os pontos tornam o problema tão intrincado a ponto de confundir a solução. Esta relíquia de sinal, no todo ou em parte, é reivindicada por várias igrejas, entre elas Amiens, Nemours, St-Jean d’Angeli (França), S. Silvestro in Capite (Roma). Este fato Tillemont atribui a uma confusão de um São João com outro, uma explicação que, em certos casos, parece estar fundamentada em bons fundamentos e explica bem essa multiplicação de relíquias de outra forma intrigante.
A honra prestada tão cedo e em tantos lugares às relíquias de São João Batista, o zelo com que muitas igrejas mantiveram em todos os tempos suas reivindicações infundadas a algumas de suas relíquias, as inúmeras igrejas, abadias, cidades e famílias religiosas colocadas sob seu patrocínio, a frequência de seu nome entre o povo cristão, todos atestam a antiguidade e a ampla difusão da devoção ao Precursor.
A comemoração de sua Natividade é uma das festas mais antigas, se não a mais antiga, introduzida nas liturgias grega e latina para homenagear um santo.
Mas por que a festa de São João é propriamente dita no dia de sua natividade, enquanto com outros santos é o dia de sua morte? Porque se pretendia que o nascimento daquele que, ao contrário dos demais, estava “cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe”, deveria ser sinalizado como um dia de triunfo. A celebração da Descolação de João Batista, no dia 29 de agosto, goza quase da mesma antiguidade. Encontramos também nos martirológios mais antigos menção a uma festa da Conceição do Precursor em 24 de setembro. Mas a celebração mais solene em honra deste santo foi sempre a da sua Natividade, precedida até há pouco tempo de um jejum. Muitos lugares adotaram o costume introduzido por São Sabas de ter um duplo ofício neste dia, como no dia da Natividade do Senhor. O primeiro ofício, destinado a significar o tempo da Lei e dos Profetas, que durou até São João (Lucas, xvi, 16), começou ao pôr do sol, e foi entoado sem Aleluia; a segunda, destinada a celebrar a abertura do tempo da graça, e alegrada pelo canto de Aleluia, foi realizada durante a noite. A semelhança da festa de São João com a do Natal foi levada mais longe, pois outra característica do dia 24 de junho foi a celebração de três missas: a primeira, na calada da noite, recordou sua missão de Precursor; o segundo, ao amanhecer, comemorou o batismo que conferiu; e a terceira, na hora de Terce, honrou sua santidade. Toda a liturgia do dia, repetidamente enriquecida pelos acréscimos de vários papas, foi em sugestividade e beleza em parte com a liturgia do Natal.
Tão sagrado era o dia de São João que dois exércitos rivais, reunidos frente a frente em 23 de junho, de comum acordo adiaram a batalha até o dia seguinte da festa (Batalha de Fontenay, 841). “A alegria, que é a característica do dia, irradiava dos recintos sagrados. As adoráveis noites de verão, na maré de São João, davam espaço livre à demonstração popular de fé viva entre várias nacionalidades. Assustados tinham morrido os últimos raios do sol poente quando, por todo o mundo, imensas colunas de chama surgiram de cada topo de montanha e, num instante, todas as cidades, aldeias e aldeias se iluminaram” (Guéranger). O costume dos “fogos de São João”, qualquer que seja a sua origem, perdura, em certas regiões, até hoje.
Além dos Evangelhos e dos Comentários a eles contidos, JOSEFO e as muitas Vidas de Cristo, EUSÉBIO, Hist. Acta pour servir a l’histoire eccles., I (Bruxelas, 1732), 36-47; notas p. 210-222; HOTTINGER, Historia Orientalis (Zurique, 1660), 144-149; PACIANDI, De cultu J. Baptistae in Antiq. LEOPOLD, Johannes der Taufer (Lübeck, 1755); CHIARAMONTE, Vita di San Giovanni Battista (Turim, 1838); YESTIVEL, San Juan Bautista (Madrid, 1892).
CHARLES L. SOUVAY…”:
https://en.wikisource.org/wiki/Catholic_Encyclopedia_(1913)/St._John_the_Baptist
7. SÃO JOÃO BATISTA
Também conhecido como
- Iohannes Baptista
- Joannes Baptista
- João Batista
- João, o Precursor
- João, filho de Zacarias
- Juan Bautista
- Yochanan ben Zacharyah
- 24 de junho (nascimento)
- 29 de agosto ( morte )
- 24 de fevereiro (descoberta de suas relíquias )
Perfil
Primo de Jesus Cristo. Filho de Zachary , sacerdote da ordem de Abia, cujo trabalho no templo era queimar incenso; e de Isabel , descendente de Arão. Enquanto Zachary estava ministrando no Templo, um anjo lhe trouxe a notícia de que Isabel daria à luz um filho cheio do Espírito Santo desde o momento de seu nascimento. Zachary duvidou e ficou mudo até o nascimento de João.
Profeta . João começou seu ministério por volta dos 27 anos, usando um cinto de couro e uma túnica de pelo de camelo, alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre, e pregando uma mensagem de arrependimento ao povo de Jerusalém . Ele converteu muitos e preparou o caminho para a vinda de Jesus. Ele batizou Cristo, depois do que se afastou e disse a seus discípulos que seguissem Jesus.
Preso pelo rei Herodes. Ele morreu vítima da vingança de uma mulher
ciumenta; ele foi decapitado, e sua cabeça foi trazida para ela em uma bandeja. São Jerônimo diz que Herodias manteve a cabeça por muito tempo depois, ocasionalmente esfaqueando a língua com seu punhal por causa do que João havia dito em vida.
- decapitado c. 30 em Machaerus
- sepultado em Sebaste, Samaria
- relíquias na igreja de São Silvestre, Roma , Itália , e em Amiens , França
- contra convulsões
- contra a epilepsia
- contra granizo
- contra chuvas de granizo
- contra espasmos
- Batismo
- batistérios
- negociantes de pássaros
- converte
- crianças convulsivas
- cortadores
- epilépticos
- ferradores
- canadenses franceses
- estalajadeiros
- cordeiros
- vida monástica
- auto-estradas, estradas, estradas
- impressoras
- prisioneiros
- cantores
- alfaiates
- cardadoras ou penteadeiras de lã
- –
- Jordânia
- Porto Rico
- –
- Almenara , Brasil , diocese de
- Aquino-Pontecorvo , Itália , diocese de
- Auchi , Nigéria , diocese de
- Belley-Ars , França , diocese de
- Charleston , Carolina do Sul , diocese de
- Dodge City , Kansas , diocese de
- Génova , Itália , arquidiocese de
- Ndalatando , Angola , diocese de
- Nicolet , Quebec , diocese de
- Paterson , Nova Jersey , diocese de
- Portland , Maine , diocese de
- São João , Terra Nova, diocese de
- Savannah , Geórgia , diocese de
- Sora-Aquino-Pontecorvo , Itália , diocese de
- –
- na Bélgica
- no Brasil
- Almenara
- Arapuá
- Arceburgo
- Barão de Cocais
- Belsito
- Bertópolis
- Cachoeira de Minas
- Cachoeira Dourada
- Caiana
- Campagnano di Roma
- Caratinga
- Cascalho Rico
- Castanea delle Furie
- Curral de Dentro
- Galiléia
- Ipuiuna
- Itamarandiba
- Itamogi
- Itueta
- Matipó
- Ouro Verde de Minas
- Padre Paraíso
- Reduto
- São João Batista da Glória
- São João da Lagoa
- São João da Mata
- São João da Ponte
- São João das Missões
- São João do Manhuaçu
- São João do Manteninha
- São João do Oriente
- São João do Pacuí
- São João do Paraíso
- Seritinga
- Visconde do Rio Branco
- na Alemanha
- na Itália
- Acquaformosa
- Albera Ligure
- Alice bel Colle
- Angri
- Apice
- Arrone
- Arzana
- Avigliana
- Bistagno
- Bivongi
- Bonavigo
- Bondeno
- Bórgia
- Borno
- Bosconero
- Brenzone
- Busto Arsizio
- Camerano
- Campobello di Licata
- Campodolcino
- Canal d’Agordo
- Cantiano
- Caprese Michelangelo
- Casperia
- Castellina Maritima
- Castelnuovo , San Pio delle Camere
- Castelvetere em Val Fortore
- Castiglione della Pescaia
- Ceccano
- Cenadi , Catanzaro
- Cesena
- Coletorto
- Cortale
- Crissolo
- Fabiano
- Faicchio
- Florença
- Garbagna
- Génova
- Gizzeria
- Gressoney-Saint-Jean
- Lucoli
- Melegnano
- Melicucca
- Monte San Giovanni Campano
- Montepulciano
- Monza
- Palermo , Sicília
- Poggio Bustone
- Pontecorvo
- Poscante
- Pozzallo
- Pula
- Racconigi
- Ragusa , Sicília
- Rodì Milici
- San Giovanni Rotondo
- San Giovanni Valdarno
- Sassano
- Sassello
- Serravalle-Sesia
- Turim
- Turi
- Úmbria
- Vicchio
- Vico Canavese
- no México
- em Montenegro
- nas Filipinas
- Badiangan
- Cidade de Dagupan
- Igbaras , Iloilo
- Kalibo , Aklan
- em Portugal
- na Espanha
- Grubbenvorst , Holanda
- Ivanska , Croácia
- Macau , China
- Penzance , Cornualha , Inglaterra
- Quebec , Canadá
- Saint-Jean-le-Blanc , Loiret, França
- Povoado Indígena de San Juan
- San Juan , Porto Rico
- Xewkija , Gozo , Malta
- Wroclaw , Polônia
- –
- Cavaleiros Hospitalários
- Cavaleiros de Malta
- Cavaleiros Malteses
- Venerável Companhia de Chandlers de Sebo
Vitrine
informação adicional
- A Garner of Saints , de Allen Banks Hinds, MA
- Belém , pelo padre Frederick William Faber
- Livro dos Santos , pelo Padre Lawrence George Lovasik, SVD
- Livro dos Santos , pelos Monges de Ramsgate
- Enciclopédia Católica , por Charles L. Souvay
- Instruções Devotas de Goffin
- Legenda Dourada : Natividade de São João Batista
- Legenda Dourada : Decolação de São João Batista
- Manual de Festas e Costumes Cristãos , por Padre Francis Xavier Weiser, SJ
- Luz do Altar , editado pelo Padre James J McGovern
- Pequenas Vidas dos Santos
- Vidas dos Santos , por Padre Alban Butler: Natividade de São João Batista
- Vidas dos Santos , por Padre Alban Butler: Decolação de São João Batista
- Vidas dos Santos , por Padre Francis Xavier Weninger
- Meditações sobre os Evangelhos para Todos os Dias do Ano , do Padre Médaille
- Novo Dicionário Católico
- Vidas Pictóricas dos Santos : São João Batista
- Vidas Pictóricas dos Santos : A Decapitação de São João Batista
- Martirológio Romano , edição de 1914
- Santos e Santos Dominicanos , pela Beata Hyacinthe-Marie Cormier , OP
- Santos do Cânone , por Monsenhor John T McMahon
- Santos do Dia , de Katherine Rabenstein: Nascimento de João Batista
- Santos do Dia , de Katherine Rabenstein: Decapitação de João Batista
- Vidas curtas dos santos : São João Batista, de Eleanor Cecilia Donnelly
- Vidas curtas dos santos : A decapitação de São João Batista, de Eleanor Cecilia Donnelly
- O Homem o Salvador Louvado , por Padre Daniel Aloysius Lord
- livros
- A Enciclopédia de Santos do Nosso Visitante de Domingo
- Arte Sagrada e Lendária , por Anna Jameson
- outros sites em inglês
- 1001 santos padroeiros e seus dias de festa , Australian Catholic Truth Society
- um pecador
- Aleteia
- católico americano
- Bollandistas : Martírio de João Batista
- cozinha católica
- Cultura Católica
- Cultura Católica
- Troca Católica : Precursor de Cristo
- Troca Católica : O Enigmático e Essencial João Batista
- Intercâmbio Católico : Solenidade da Natividade de São João Batista
- Fogo Católico
- Fogo Católico
- Irlanda católica : Nascimento
- Irlanda Católica : Decapitação
- Agência de notícias católica
- Agência Católica de Notícias : Decapitação
- Católico Online
- Iconografia Cristã
- Crádio
- Elizabeth Hanna Pham
- Enciclopédia Britânica
- Pai Z
- Mídia Franciscana : Natividade
- Mídia Franciscana : Martírio
- Arquidiocese Ortodoxa Grega da América
- Notícias católicas independentes
- Notícias católicas independentes
- Jean Lee
- John Dillon : Encontrando sua cabeça
- John Dillon : Natividade
- Igreja Ortodoxa na América
- Igreja Ortodoxa na América
- Eventos e Cultura das Filipinas
- Revista Regina
- Revista Regina
- Santos para pecadores
- Histórias de santos para todas as idades
- uCatholic : Natividade
- uCatholic : Decapitação
- Vultus Christi
- Wikipédia : Natividade
- Wikipedia : Decapitação
- Wikipedia : Véspera de São João
- imagens
- áudio
- Podcast O Caminho de Emaús : São João Batista e os Manuscritos do Mar Morto
- vídeo
- sites em espanhol
- Martirologio Romano , edição de 2001
- Padre Felipe Santos Campaña SDB
- sites em français
- fonte em italiano
- Catopedia
- Catopedia
- Martirologio Romano , edição 2005
- Santi e Beati : Natividade
- Santi e Beati : Decapitação
- Santo del Giorno : Martírio
Leituras
A Igreja observa o nascimento de João como um evento sagrado. Não temos tal comemoração por nenhum outro pai; mas é significativo que celebremos os aniversários de João e de Jesus. Este dia não pode ser passado. E mesmo que minha explicação não corresponda à dignidade da festa, você ainda pode meditar sobre ela com grande profundidade e proveito. João aparece como o limite entre os dois testamentos, o antigo e o novo. Que ele é uma espécie de limite, o próprio Senhor testemunha, quando fala da “lei e dos profetas até João Batista”. Assim, ele representa os tempos passados e é o arauto da nova era que está por vir. Como representante do passado, nasce de pais idosos; como arauto da nova era, ele é declarado profeta ainda no ventre de sua mãe. Para quando ainda não nascido, ele pulou no ventre de sua mãe com a chegada da bem-aventurada Maria. Naquele ventre ele já havia sido designado profeta, mesmo antes de nascer; foi revelado que ele seria o precursor de Cristo, antes que eles se vissem. São acontecimentos divinos, que ultrapassam os limites da nossa fragilidade humana. Quando João estava pregando a vinda do Senhor, ele foi perguntado: “Quem é você?” E ele respondeu: “Eu sou a voz do que clama no deserto.” A voz é João, mas o Senhor “no princípio era o Verbo”. João foi uma voz que durou apenas um tempo; Cristo, o Verbo no princípio, é eterno. Quando João estava pregando a vinda do Senhor, a ele foi perguntado: “Quem é você?” E ele respondeu: “Eu sou a voz do que clama no deserto.” A voz é João, mas o Senhor “no princípio era o Verbo”. João foi uma voz que durou apenas um tempo; Cristo, o Verbo no princípio, é eterno (de um sermão de Santo Agostinho sobre o nascimento de João Batista).
Então eles foram ter com João e lhe disseram: ‘Rabi, aquele que estava com você do outro lado do Jordão, de quem você deu testemunho, aqui está ele batizando e todos vão ter com ele.’ João respondeu e disse: ‘Ninguém pode receber nada, exceto o que lhe foi dado do céu. Vocês mesmos podem testemunhar que eu disse que não sou o Messias, mas que fui enviado antes dele. Quem tem a noiva é o noivo; o padrinho, que está de pé e o escuta, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, esta minha alegria foi completada. Ele deve aumentar; devo diminuir’ – João 3:26-30
Não há dúvida de que o bem-aventurado João sofreu prisão e correntes como testemunha de nosso Redentor, de quem foi o precursor, e deu a vida por ele. Seu perseguidor havia exigido não que ele negasse a Cristo, mas apenas que se calasse sobre a verdade. No entanto, ele morreu por Cristo. Cristo não diz: “Eu sou a verdade”? Portanto, porque João derramou seu sangue pela verdade, ele certamente morreu por Cristo. Quem derrama o sangue pela verdade, certamente derrama o sangue por Cristo.
Através de seu nascimento, pregando e batizando, ele deu testemunho do nascimento vindouro de Cristo, e por seu próprio sofrimento mostrou que Cristo também sofreria. Tal era a qualidade e a força do homem que aceitou o fim desta vida presente derramando seu sangue após o longo aprisionamento.
Ele pregou a liberdade da paz celestial, mas foi lançado em ferros por homens ímpios. Ele foi encerrado nas trevas da prisão, por meio dele veio o testemunho da Luz da vida e mereceu ser chamado de lâmpada brilhante e resplandecente por essa própria Luz, que é Cristo.
Suportar agonias temporais por causa da verdade não era um fardo pesado para homens como João; antes, era facilmente suportado e até desejável, pois ele sabia que a alegria eterna seria sua recompensa. Visto que a morte estava sempre próxima, tais homens consideravam uma bênção abraçá-la e assim ganhar a recompensa da vida eterna por reconhecer o nome de Cristo. Por isso, o apóstolo Paulo diz corretamente: “A vós foi concedido o privilégio não só de crer em Cristo, mas também de sofrer por causa dele.” Ele nos diz por que é dom de Cristo que seus escolhidos sofram por ele: “As aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. (de uma homilia de São Beda , o Venerável, sobre a morte de João Batista)
Herodíades guardou rancor contra ele e queria matá-lo, mas não conseguiu.
Herodes temeu João, sabendo que ele era um homem justo e santo, e o manteve sob custódia. Quando o ouviu falar, ficou muito perplexo, mas gostava de ouvi-lo. Ela teve uma oportunidade um dia quando Herodes, em seu aniversário, deu um banquete para seus cortesãos, seus oficiais militares e os líderes da Galiléia. A própria filha de Herodíades entrou e executou uma dança que encantou Herodes e seus convidados. O rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. Ela saiu e disse à mãe: “O que devo pedir?” Ela respondeu: “A cabeça de João Batista”. A moça correu de volta à presença do rei e fez seu pedido: “Quero que você me dê imediatamente de bandeja a cabeça de João Batista. O rei ficou profundamente aflito, mas por causa de seus juramentos e dos convidados não quis quebrar sua palavra com ela. Então ele prontamente despachou um carrasco com ordens para trazer sua cabeça de volta. Ele foi e o decapitou na prisão . Ele trouxe a cabeça em uma bandeja e deu para a garota. A menina, por sua vez, deu à sua mãe . Quando seus discípulos souberam disso, vieram, pegaram seu corpo e o colocaram em um túmulo. (Marcos 6:19-29)
Citação MLA
- “São João Batista”. CatholicSaints.Info . 20 de abril de 2022. Web. 22 de junho de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-john-the-baptist/>
================
OUTROS SANTAS E SANTOS DE 24 DE JUNHO
2. Em Roma, junto à Via Salária Antiga, no cemitério “Ad septem Columbas”, os santos João e Festo, mártires. († data inc.)
3. Em Autun, na Gália Lionense, atualmente na França, São Simplício, que, pertencendo a uma família nobre e piedosa, viveu em perfeita castidade com sua virtuosíssima esposa e depois foi eleito para o episcopado († 375).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. IV, o sepultamento do Bem-Aventurado Simplício, bispo de Autun, que fez com que um grande número de fiéis abandonasse o culto de Cibele e se convertesse a Cristo. (M).
– Ver página 178 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
4. Em Créteil, no território de Paris, também na atual França, o martírio dos santos Agoardo e Agilberto e outros muitos mártires. († s. V/VI)
– Ver “…Na diocese de Paris, em Creteil, o martírio dos Santos Agoard e Aglibert, com uma grande multidão de outros de ambos os sexos.
Séculos V-VII. O Martirológio Romano repete a lenda: “Nos arredores de Paris, na aldeia de Creteil, a paixão dos santos mártires Agoard e Aglibert, e inúmeros outros de ambos os sexos.” Os Jesuítas Bollandistas datam seu martírio entre os séculos I e III, mas alguns afirmam que era mais provável que tenha ocorrido em uma data posterior – talvez por volta de 400 DC. Dizem que eles migraram para Creteil, foram convertidos por Santo Altinus , puxados desceu por um templo pagão e sofreu a conseqüência da morte pela espada. Posteriormente, foi erguida uma igreja sobre o cemitério, onde suas relíquias agora estão guardadas…A festa é celebrada na diocese de Paris no dia 25 de junho (Beneditinos, Husenbeth).”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune24.html
5. Em Malinas, no Brabante, na atual Bélgica, São Rumoldo, que é venerado como eremita e mártir. († 775).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 775, São Rombaudo (São Rombaldo), originário da Ilhas Britânicas, dirigiu-se a Roma pregando o Evangelho pelo caminho. Na volta fixou-se em um eremitério nos arredores da cidade de Malines, no Brabante belga. Ali morreu assassinado por dois homens a quem havia recriminado por seus vícios (M).
– Ver páginas 173-174 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
6. Em Lobbes, na Austrásia, atualmente também na Bélgica, São Teodolfo (São Teodulfo, conforme o Martirológio Romano-Monástico), bispo e abade (de Lobbes na Bélgica). († 776)
7. Em Nantes, na Bretanha Menor, hoje na França, São Goardo, bispo e mártir, que, celebrando a Missa com o povo na igreja catedral, quando cantava «Sursum corda» (“Corações ao alto”) foi trespassado com as setas de ímpios normandos e morreu com muitos fiéis. († 843)
8*. Em Vestervig, na Dinamarca, São Teodgaro, presbítero, o missionário que construiu nesta região a primeira igreja de madeira. († c. 1065)
– Ver Theodgar de Vestervig
Também conhecido como
- Theodgar de Vendyssel
- Dietista de…
- Dietista de…
- Diotro de…
- Teodgaro de…
- Teodgardo de…
- Thøger de…
Perfil
Estudou teologia na Inglaterra . Sacerdote . Missionário na Noruega . Cortesão do rei Olav Haraldsson II . Conhecido por curar os enfermos orando sobre eles. Foi para o exílio na Suécia com o rei Olavo em 1028 . Missionário na região da Jutlândia, Dinamarca ; ele estava fazendo pouco progresso até que uma manhã uma fonte de água fresca começou a fluir de onde ele havia dormido na noite anterior; os moradores sabiam um milagrequando eles viram, e começaram a levar os ensinamentos de Theodgar mais a sério. Construiu a primeira igreja da região.
Nascer
- Turíngia (na Alemanha moderna )
- 24 de junho c. 1065 na Jutlândia, Dinamarca de causas naturais
- enterrado em Vestervig, Dinamarca
- relíquias transferidas para a igreja da abadia agostiniana em Vestervig, Dinamarca em 30 de outubro de 1117
- Vestervig, Dinamarca
informação adicional
- livros
- outros sites em inglês
- sites em espanhol
- Martirologio Romano , edição de 2001
- fonte em italiano
Citação MLA
- “Bem-aventurado Theodgar de Vestervig”. CatholicSaints.Info . 11 de janeiro de 2022. Web. 24 de junho de 2022. < https://catholicsaints.info/blessed-theodgar-of-vestervig/>
9. Em Sichuan, província da China, São José Yuan Zaide, presbítero e mártir, estrangulado em ódio à fé cristã. († 1817)
– JOSÉ YUAN ZAIDE
Também conhecido como
- Joseph Yuen
- Joseph Uen
- Josef Yuan Zaide
- Ruose
- 24 de junho
- 28 de setembro como um dos Mártires da China
Perfil
Sacerdote no Vicariato Apostólico de Sichuan. Um dos Mártires da China .
Nascer
- estrangulado em 24 de junho de 1817 em Chengdu, Sichuan, China
- 2 de julho de 1899 pelo Papa Leão XIII (decreto de martírio )
- 27 de maio de 1900 pelo Papa Leão XIII
informação adicional
- livros
- outros sites em inglês
- sites em espanhol
- Martirologio Romano , edição de 2001
- fonte em italiano
- Martirologio Romano , edição 2005
- Santi e Beati
Citação MLA
- “São Iosefo Yuan Zaide”. CatholicSaints.Info . 11 de janeiro de 2022. Web. 24 de junho de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-iosephus-yuan-zaide/>
10*. Em Guadalajara, no México, Santa Maria Guadalupe (Anastásia Guadalupe Garcia Zavala), virgem, que colaborou muito activamente na fundação da Congregação das Servas de Santa Margarida Maria e dos Pobres e se dedicou diligentemente às obras de caridade em favor dos pobres e dos enfermos. († 1963)
11.São Fausto na Folhinha do Coração de Jesus. São Fausto e outros 23 mártires. Ver página 178 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
12. Em Satala, na Armênia, sete irmãos mártires: Orêncio, Herói, Farnácio, Firmino, Firmo (também na Folhinha do Coração de Jesus), Ciríaco e Longino, soldados, aos quais o imperador Maximiano mandou tirar as armas porque eram cristãos: separados, em seguida, dos outros, e encerrados em lugares diversos, morreram, sucumbindo às misérias e sofrimentos.
13. Os Mártires de Roma, sob Nero (24 DE JUNHO, Ver páginas 161-170 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
– MÁRTIRES DE ROMA SOB NERO
… Em um dia de verão, 19 de julho, no reinado do imperador Nero, a cidade de Roma pegou fogo. Durante seis dias o fogo se alastrou, desde o sopé do Monte Palatino até os subúrbios, e somente com a demolição da propriedade para criar uma brecha no caminho das chamas foram preservados quatro bairros da cidade.
O mistério da origem do fogo nunca foi resolvido, mas foi pensado para ser devido ao incendiarismo. Havia um rumor feio de que o próprio Nero havia incendiado sua própria capital e que escravos da casa imperial foram vistos espalhando as chamas. Nero estava em Antium quando ocorreu e por três dias, apesar das mensagens urgentes, não fez nenhum movimento e não deu instruções; só depois desta demora regressou à capital, e da Torre de Macaenas contemplou a cidade em chamas.
Com uma lira na mão e em pose teatral, ele declamou o relato de Homero sobre a destruição de Tróia, e foi esse incidente que deu origem à lenda de que Nero tocava violino enquanto Roma queimava. Embora seja improvável que ele tenha causado a calamidade, a suspeita foi reforçada pela anexação, após o incêndio, de uma parte considerável da área desolada para a construção de sua ‘Casa Dourada’, um palácio de imensas dimensões, com colunatas triplas um quilômetro e meio de comprimento, onde, declarou ele, ‘agora finalmente ele foi alojado como um ser humano’.
Mas o crescimento do boato espalhado pela população indignada, desabrigada e sem comida, e também o medo da revolução, obrigou-o a tomar contramedidas. Os jardins imperiais foram abertos como refúgio para os destituídos, edifícios temporários foram improvisados, serviços de assistência social e alimentação foram organizados; e, para desviar a atenção de si mesmo, voltou-se para os cristãos e declarou abertamente que eles eram responsáveis.
Então começou a perseguição mais implacável. Ele atirou contra eles não apenas sua amarga hostilidade, mas também a raiva e o ódio da população. Tácito registra a história sombria: “Eles morreram em tormentos e seus tormentos foram amargurados por insultos e escárnio. Alguns foram pregados em cruzes, outros costurados em peles de animais selvagens e expostos à fúria de cães, outros ainda, cobertos com materiais combustíveis, foram usados como tochas para iluminar a escuridão da noite.” Raramente o mundo conheceu um espetáculo de horror como quando os jardins de Nero brilharam com esse carnaval diabólico.
Quantos sofreram está além da computação. Sabemos apenas que pelas ruas desertas e entre as ruínas fumegantes os cristãos foram caçados como ratos e, quando capturados, tornaram-se vítimas da fúria insensata de Nero. Foram noites de horror e dias em que nenhum homem podia confiar no próximo. Famílias inteiras foram cercadas e enviadas para a morte. Nas páginas dos mártires há um lugar de honra para essas vítimas desconhecidas que sofreram pela fé e pela paciência de Cristo, e deixaram atrás de si uma memória imperecível (Gill).
Citação MLA
- Catarina I Rabenstein.Santos do dia, 1998 . CatholicSaints.Info . 29 de junho de 2020. Web. 24 de junho de 2022. < https://catholicsaints.info/saints-of-the-day-roman-martyrs-under-nero/>
–VER 30 DE JUNHO
14. São Lupicínio, ermitão e confessor. Ver páginas 171-172 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
15. Bem-Aventurada Raingarda, viúva. Ver páginas 175-176 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
16. São Bartolomeu, ermitão. Ver página 177 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
– Ver “… Há uma vida medieval que conta com algum detalhe a história de Bartolomeu, e que aparentemente foi escrita por um contemporâneo. Está impresso na Acta Sanctorum, junho, vol. v. Ver também Stanton’s Menology , pp. 287-288; TD Hardy, Catálogo de Materiais (Série Rolls), vol. ii, pp. 226-227, onde uma data muito diferente é sugerida para sua morte; e uma curta vida no Hermit Saints na série anglicana editada por JH Newman (1844). O texto latino dos milagres do santo é dado em Analecta Bollandiana , vol. lxx (1952), pp. 5-19…
… Encyclopedia, Walsh).
“Desde tempos remotos, esta ilha foi habitada por certos pássaros cujo nome e raça milagrosamente persistem. Na época do ano para construir ninhos, eles se reúnem aqui. E tamanha gentileza graciosa eles aprenderam com a santidade do lugar, ou antes daqueles que santificaram o lugar pelo seu modo de viver lá, que eles não têm medo do manuseio ou do olhar dos homens. Eles amam o silêncio, mas nenhum clamor os perturba. Seus ninhos são construídos por toda parte. Alguns ninham acima de seus ovos ao lado do altar. Ninguém se atreve a molestá-los ou tocar os ovos sem deixar… E eles, por sua vez, não prejudicam o estoque de comida de ninguém.
… Os patinhos, uma vez criados, seguem atrás de suas mães que os guiam e, uma vez que entram em suas águas nativas, não voltam mais ao ninho.
…Uma vez aconteceu, enquanto uma mãe estava conduzindo sua ninhada, indo ela mesma antes, que um dos jovens caiu em uma fenda de uma rocha rachada. Então dotada de razão humana, ela imediatamente se virou, deixou seus filhos para trás, foi até Bartolomeu e começou a puxar a bainha de seu manto com o bico, como se dissesse claramente: ‘Levante-se e siga-me e me devolva meu filho. Ele levantou-se imediatamente para ela, pensando que devia estar sentado em seu ninho. Mas como ela continuou puxando mais e mais, ele percebeu finalmente que ela estava pedindo algo dele que ela não poderia responder por voz. E, de fato, sua ação foi eloquente, se não seu discurso. Ela foi primeiro e ele depois, até chegar ao penhasco ela apontou para o local com sua conta, e olhando para Bartolomeu, insinuando que sinais ela podia que ele deveria espiar. Aproximando-se, ele viu o patinho, com suas pequenas asas agarradas à rocha, e descendo ele o trouxe de volta para sua mãe, que em grande alegria parecia com seu olhar alegre agradecer-lhe. Então ela foi para a água com seus filhos, e Bartolomeu, mudo de espanto, voltou para sua oratória. (Geoffrey).
Bartolomeu de Farne, OSB Eremita (AC) (também conhecido como Bartolomeu de Durham).
Nascido em Whitby, Inglaterra; morreu c. 1193. Dos muitos homens piedosos que foram levados pelo exemplo de São Cuthbert a se tornarem solitários na ilha de Farne, ao largo da costa da Nortúmbria, não menos notável foi este Bartolomeu, pois ele passou nada menos que 42 anos naquele lugar desolado… Seus pais, que podem ter sido de origem escandinava, o chamavam de Tostig, mas como o nome o tornava motivo de chacota, foi mudado para William. Ele decidiu ir para o exterior, e suas andanças o levaram para a Noruega, onde permaneceu o tempo suficiente para receber a ordenação como sacerdote. Ele voltou para casa e foi para Durham, onde assumiu o hábito monástico e adotou o nome de Bartolomeu…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune24.html#1193_St._Bartholomew_of_Farne
17. VER SANTAS E SANTOS DO DIA 24 DE JUNHO (alguns destacados acima):
18. Outros santos do dia 24 DE JUNHO: páginas: 143-178 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 24 de junho, ver ainda: 24 de junho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 489-491: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
- https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015)
- El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php
- MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm
- SANTOS CATÓLICOS: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune24.html#
- SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html#
- SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p
- SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg
SOBRE NOSSA SENHORA:
DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayFebruary25.html#
FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
– https://devotiontoourlady.com/index.html
(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:
================
- SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
================
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.
Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
================
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
================
- “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.
================
* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO
“Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valor. Ele anseia ardentemente que o desejemos e o amemos. Ele aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”
– São Gregório Nazianzeno
================
* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO
… Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …
“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…”
================
* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN
Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)
– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)
================
* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: “Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento“
(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)
================
* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio
Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”
================
* 19 de janeiro, São Macário.
“… “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…”
================
* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES
“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”
================
27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI
“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”
================
* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO
“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”
================
* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO
“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”
================
* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR
“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”
================
- 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.
================
* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA
“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”
================
* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO
“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).
Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/
================
* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA
“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”
================
* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA
“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
================
* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)
“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…
A misericórdia é ilimitada…”.
================
* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO
“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”
================
* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA
“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vida… Eu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”
================
* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT
“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”
================
* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO
“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)
================
* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO
“Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.”
================
* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES
“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”
================
* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA
“Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta
================
* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO
“Antes morrer que pecar!”
================
* 12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE
“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”
================
* 14 de março, Albert Einstein:
“Deus Todo-Poderoso não joga dados… Diante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!“
================
- 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:
“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”
================
- 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:
“… “SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”
================
* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM
“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/
================
- 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:
“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …
Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será
derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU
MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”
================
- 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS
“REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop
================
- 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
- “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…
Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.
Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.
O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.
Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.
Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.
A ciência é um dom do Pai das luzes“.
================
* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI
Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…
Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).
Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…
================
* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE
“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”.
================
* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO
“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “
================
*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE
“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David
PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!
===============
- 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
- PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”
RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:
- Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
- Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
- Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
- Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra
indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.
- Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
- Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
- Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
- Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
- Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
- Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
- Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.
UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”
================
* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO
“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender”
================
* 26 DE ABRIL: SÃO RAFAEL ARNÁIZ BARÓN
“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar”.
“Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!”
“Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.”
================
- 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.
Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…
Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…
Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…
Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/
================
- 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:
“«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»”
“… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”
================
* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)
================
* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI
“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”
================
* 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI
“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html
================
* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.
Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;
concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.
Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!
(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)
================
- 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
- “ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
- “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
- “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E
OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)
================
* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM
“As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu. – Santo Efrém
Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia. – Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida
Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo. – Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos
Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito. – de um sermão de Santo Efrém”
================
* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:
http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a
================
* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA
“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”. – São Luís Gonzaga
“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”. – São Luís Gonzaga
“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho”. – São Luís Gonzaga
“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”. – de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga
Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos. – coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga
Citação MLA
… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga
================
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:
“Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
================
27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.
Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.
Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.
Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.
Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.
Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.
Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
================
* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA
“A oração é, portanto, a fonte e a origem de todo caminho ascendente em direção a Deus. Que cada um de nós, então, volte-se para a oração e diga ao nosso Senhor Deus: ‘Guia-me, Senhor, no teu caminho, para que eu possa andar na tua verdade.’ “
Cristo é tanto o caminho quanto a porta. Cristo é a escada e o veículo, como o “trono da misericórdia sobre a Arca da Aliança” e “o mistério oculto dos séculos”.
Um homem deve voltar toda a sua atenção para este trono de misericórdia, e deve olhar para ele pendurado na cruz, cheio de fé, esperança e caridade, devoto, cheio de admiração e alegria, marcado pela gratidão e aberto ao louvor e júbilo.
Então, tal homem fará com Cristo uma “pasch”, {uma Páscoa} isto é, uma passagem. Pelos ramos da cruz ele passará o Mar Vermelho, deixando o Egito e entrando no deserto. Lá ele provará o maná escondido e descansará com Cristo no sepulcro, como se estivesse morto para as coisas de fora. Ele experimentará, tanto quanto for possível para quem ainda vive, o que foi prometido ao ladrão pendurado ao lado de Cristo: “Hoje você estará comigo no paraíso”.
================
* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:
…ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras: “Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado“.
================
* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO
Ouça o apelo de Deus: “Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.
… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado.
O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/
================
* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA
“Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…”
================
* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO
“Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório
… Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório
… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo
================
* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY
Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão.
Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces.
Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.
– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney
================
08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
“Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)
================
* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS
“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”. – Santa Clara de Assis
================
* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL
“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade…
MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal
================
* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE
“… “AVE-MARIA!”: esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html
================
18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI
“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”
================
* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO
“O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente”
================
* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL
Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta. – São Bernardo de Claraval
“Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,
fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]
================
* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X
“Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”
================
* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA
“Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)
================
* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS
À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
“Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”
O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”
O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema
O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema
Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema
Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema
Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema
Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema
Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema
Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema
NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO.
– São Poema
Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema
A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema
Citação MLA
- “Santo Poema”. CatholicSaints.Info . 21 de novembro de 2018. Web. 27 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-poemen/ >
================
* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO
“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho
Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho
O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho
Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus. – Santo Agostinho
Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho
Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus. – Santo Agostinho
Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho
Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia.
– Santo Agostinho
Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas. – Santo Agostinho
Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho
Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
================
* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO
“… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):
{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }
================
04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI
“Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse
“Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina
================
04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA
“…Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.
Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.
Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}
================
05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ
“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá
================
09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER
“Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver
================
13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO
“… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu): {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }
“…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…
Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo
================
- 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:
“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:
================
* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO
Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/
================
* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO
“… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino
Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” … As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …”
{Audiência Geral: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html } …”:
================
* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE
“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade.
Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdade… que o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversão. O verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html
================
* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO
“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER.
– São Vicente de Paulo
… Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio”. – São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!
… O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo
================
* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA
Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono.
Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes.
Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas.
Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade.
Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga.
Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia.
Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor.
Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor.
Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio!
Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração.
Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor.
Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais.
Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade.
(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)
================
* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO
“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma.
No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver.
Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes…
… Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}
{< https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}
================
* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS
“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade…
…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos…
… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…
… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…” – Santa Teresa de Lisieux
================
* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA
“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)
================
* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS
“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis
================-
* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA
“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”
================
08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA
1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.
2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas“
3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:
================
*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN
“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:
Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
( O Sonho de Gerôncio )…: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html
==============
* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII
“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)
================
* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA
“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”
================
* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:
- Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
- Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
- Eu os consolarei em todos os seus problemas.
- Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
- Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
- Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
- Almas mornas se tornarão fervorosas.
- Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
- Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
- Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
- Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
- O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.
================
* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm ”
================
* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara).
================
* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ
“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…” – São Paulo da Cruz
================
* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “
… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar”
================
* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II
“Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)
================
* 27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO
“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
================
10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO
“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno
================
* 23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ
“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”
================
O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER
“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”
“… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”.
================
* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ
“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”
================
* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO
“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”
================
* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI
“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…”
================
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.
A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo. Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.
São José, rogai por nós!
(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/
* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai
também para nós e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém!
(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)
================
* PAI, ABRACE-NOS!
JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,
ROGUEM POR NÓS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
================
- APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
- POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
- POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
- ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
- UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
- QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …
DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)
================
“Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado“
JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”
ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!
================
CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,
PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO
JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude e buscar a paz. Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo. (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e livre-o de pensamentos maus e vãos, desordenados e estranhos (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24), purifique meu coração, ilumine minha inteligência e inflame minha vontade para segui-lo! Eu confio no Senhor! Quero segui-Lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. Ajude-me a QUERER E AGIR para me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!
Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento na penitência, mortificação, oração e vida sacramental, a virtude, o amor pelo Senhor, O QUE EU PRECISO! Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) segundo o espírito, cortando e evitando o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver sem reclamar, irar ou encolerizar, a aceitar pacientemente tudo o que me acontece, aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, A SILENCIAR, a oferecer-me. AJUDE TAMBÉM A FAMÍLIA! AJUDE-ME A CUMPRIR AS PROMESSAS DO BATISMO, que RENOVO:
EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, A SATANÁS, ÀS SUAS POMPAS, SUAS OBRAS E SEUS GOZOS; RENUNCIO AO PECADO, ÀS PAIXÕES, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira, AO DESEJO DE SER RETRIBUÍDO, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, SENHOR!
MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a controlar-me, a recompor-me, a mortificar-me, a educar e subordinar as paixões, a abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união.
Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL.
MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.
ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!
MUITO OBRIGADO À SENHORA, MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!
SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!
ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS!
TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!
VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! OBRIGADO MÃE!
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08]
«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA AUXILIADORA, PROTETORA DO LAR
Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO SENHORA, NOSSA PROTETORA E PROTETORA DESTA CASA.
Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso.
Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades,
dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa e também os ligados a elas.
SOBRETUDO CONCEDEI-LHES A GRAÇA MAIS IMPORTANTE,
A DE VIVEREM SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada. Amém.”: https://noticias.cancaonova.com/brasil/conheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/
SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR E NUNCA O DESGOSTAR!
Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!
OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-ME A GRAÇA DE SER PACIENTE TAMBÉM!
AJUDE-ME (NOS) A ME PREPARAR (NOS PREPARARMOS) PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A MINHA (NOSSA) HORA! ME MOSTRE (-NOS) O QUE FAZER, PAI!
INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA E VONTADE PARA FAZÊ-LO!
O SENHOR SABE DO QUE PRECISO (PRECISAMOS)! CONCEDA-ME (NOS)
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!
PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…
Virgem Formosa, oh Mãe Querida
Tu és minha vida, vela por mim
e quando um dia deixar a terra
leva-me, Mãe, junto de ti,
leva-me Mãe, leva-me ao céu,
ficar não posso longe de Ti…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim os teus olhares
se me amparares me salvarei
Mesmo que as ondas, subam aos céus
e que furioso brame o mar
se tu diriges minha barquinha
não tenho medo, de naufragar
Mas se na luta, a nau vacila
e se enfraquece minha ardente fé…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim teus olhares
se me amparares me salvarei!
================
* Veja o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!
