Santas e Santos de 09 de julho de 2023

DESTAQUES DE NOSSA SENHORA EM 09 DE JULHO:

  1. NOSSA SENHORA DA PAZ
  2. NOSSA SENHORA DA GRAÇA
  3. NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE CHIQUINQUIRÁ (Colômbia)
  4. NOSSA SENHORA DO ITATI (Argentina)
  5. OUR LADY OF COUTANCES, FRANCE, 1056 – NOSSA SENHORA DE COUTANCES, FRANÇA, 1056
  6. OUR LADY OF ITALY – ARGENTINA – NOSSA SENHORA DA ITÁLIA – ARGENTINA
  7. PRODIGIES OF OUR LADY – PRODÍGIOS DE NOSSA SENHORA
  8. MIRACLES OF OUR LADY – MILAGRES DE NOSSA SENHORA
  9. OUR LADY OF HELP – NOSSA SENHORA DA AJUDA
  10. OUR LADY OF COUNTENANCES – NOSSA SENHORA DAS FACES
  11. OUR LADY OF THE ATONEMENT, GRAYMOOR, NEW YORK (1948) – NOSSA SENHORA DA EXPIAÇÃO – NOSSA SENHORA DO PERDÃO
  12. OUR LADY OF VICTORIES – NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS

===============

A. 09 DE JULHO: NOSSA SENHORA DA PAZ

A1. FESTA DE NOSSA SENHORA, RAINHA DA PAZ

Desenho de uma pessoa

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaNOSSA SENHORA DA PAZ “… Nossa Senhora da Paz, Mãe da Paz, Rainha da Paz ou Nossa Senhora Rainha da Paz é um título da Bem – Aventurada Virgem Maria na Igreja Católica Romana. Ela é representada na arte segurando uma pomba e um ramo de oliveira, símbolos da paz. Seu memorial oficial no Calendário Romano Geral é em 9 de julho na Igreja universal, exceto no Havaí e em algumas igrejas nos Estados Unidos, onde é mantido em 24 de janeiro. Nossa Senhora da Paz – https://pt.abcdef.wiki/wiki/Our_Lady_of_Peace VER TAMBÉM EM 24 DE JANEIRO…”: https://pt.qwe.wiki/wiki/Our_Lady_of_Peace

A2. A SAGA DE NOSSA SENHORA DA PAZ.

            “ A estátua original de Nossa Senhora da Paz, de 500 anos, consagrada na capela do convento da Congregação Sagrado Corações, em Paris.

            A história de como um presente de casamento de 500 anos veio para determinar o nome da catedral de Honolulu

9 de julho é a festa de Nossa Senhora da Paz, a padroeira da Diocese de Honolulu, onde a catedral do Havaí é nomeada.

            Nossa catedral no centro de Honolulu tem o nome de uma pequena estátua da Mãe Santíssima esculpida de uma madeira escura desconhecida no início de 1500 na França.

            A história é contada que um certo Jean de Joyeuse apresentou a estátua como um presente de casamento para sua jovem noiva, Françoise e Voisins. Excluindo seu pedestal, a figura tem apenas 11 polegadas de altura, e é moldada no estilo renascentista do período. Maria é retratada como uma digna matrona grega com a Criança Cristo em seu braço esquerdo e um ramo de oliveira em sua mão direita.

A estátua era conhecida como a “Virgem de Joyeuse” e tornou-se uma herança querida da família Joyeuse através dos anos que se seguiram. Nosso relato desta pequena Madonna é derivado de conjecturas históricas dispersas.

            Na década de 1570, a estátua foi passada para Henri Joyeuse, um neto de Jean de Joyeuse. Depois que a jovem esposa de Henri, Catherine, morreu no início de seu casamento, Henri tomou uma decisão pessoal significativa que determinaria o destino da “Virgem de Joyeuse”. Por volta do ano de 1588, ele se juntou aos franciscanos capuchinhos em Paris e, sob o nome religioso Irmão Ange, serviu fielmente esta comunidade religiosa pelo resto de sua vida.

A autora deste artigo, à esquerda, e um amigo decorando a estátua de Nossa Senhora da Paz de Honolulu na véspera de sua festa, provavelmente por volta de 1950.

            Quando Henri entrou no mosteiro, ele trouxe a estátua da família com ele. E aqui com a comunidade capuchinha ela permaneceria pelos próximos 200 anos.

Através desses dois séculos, esta figura sagrada foi venerada e invocada pelo povo da região. Com o tempo, ela foi concedida com um nome apropriado. Com o ramo de oliveira na mão e o Príncipe da Paz no braço, ela foi aclamada NOTRE DAME DE PAIX… NOSSA SENHORA DA PAZ! Sua popularidade aumentou. Em 1657, a comunidade capuchinha ergueu uma capela maior para acomodar o crescente número de fiéis que buscavam sua intercessão. Naquele ano, diante de uma grande multidão que incluía o rei Luís XIV, o núncio papal à França abençoou e solenemente entronizou a estátua da Mãe Santíssima.

            A data era 9 de julho. O Papa Alexandre VII mais tarde designaria esta data para a comunidade capuchinha celebrar a festa de Nossa Senhora da Paz.

A Revolução Francesa

            A Revolução Francesa, que eclodiu em 1789, adicionou uma grande reviravolta à contínua saga de Nossa Senhora da Paz. Em meio à agitação política, os ataques implacáveis à Igreja Católica expulsaram os monges capuchinhos franciscanos de seu mosteiro. Levaram com eles sua amada Madonna para evitar sua destruição pelos rebeldes saqueados. Nossa Senhora permaneceria silenciosamente escondida durante este período caótico da história da França.

            Quando a paz foi restaurada na terra, uma certa mulher piedosa, Madame Coipel, tirou a estátua do esconderijo e a confiou ao seu diretor espiritual, um padre em Paris. O padre deu a estátua a uma freira que, em 6 de maio de 1806, a consagrou em uma capela convento no distrito de Picpus, em Paris. O nome do padre era Padre Marie-Joseph Pierre Coudrin e a freira era Madre Henriette Aymer de la Chevalerie. Juntos, foram os co-fundadores, no ano de 1800, de uma comunidade de irmãs, irmãos e sacerdotes – a Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria e a Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento. Os membros também eram conhecidos mais simplesmente como os picpus ou corações sagrados religiosos.

            Uma nova era tinha começado para a estátua de Nossa Senhora da Paz. Por mais de 200 anos ela encontrou um lar de boas-vindas nesta capela do convento em Paris. Em 9 de julho de 1906, celebrando seu centenário lá, Nossa Senhora foi homenageada pela Arquidiocese de Paris. Em uma cerimônia formal, o Arcebispo Leon Adolphe Amette colocou coroas de ouro nas cabeças da Mãe Santíssima e da Criança Cristo. O velho ramo de oliveira em sua mão foi substituído por um feito de ouro brilhante.

            Em 1954, durante o Ano Mariano, outra honraria foi concedida a ela. Nossa Senhora da Paz, juntamente com a Medalha Nossa Senhora da medalha milagrosa, ambas de Paris, tiveram o privilégio de participar da assembleia de “Virgens Coroadas” do mundo em uma celebração na Basílica de São Pedro, em Roma. Hoje, a pequena Madonna continua a ficar alta em um alto nicho de um santuário elaborado na capela do convento na Rue de Picpus (Rua Picpus), em Paris.

Para as Ilhas

            Chamados a pregar a fé católica no Havaí, os missionários do Sagrado Coração trouxeram consigo sua devoção à Nossa Senhora da Paz. Em 1843, eles dedicaram e nomearam a catedral em Honolulu em homenagem a ela. Meio século depois, em 1893, eles ergueram uma magnífica estátua de Nossa Senhora da Paz no venerável terreno de missão da Rua Fort, perto da catedral. A estátua não era exatamente uma cópia da pequena Madonna em Paris. Nossa Senhora em Honolulu era uma mãe grega feita no modo renascentista clássico, mas, lançada em bronze pesado, ela era uma figura impressionante em tamanho real colocada no alto de um pedestal sob um céu havaiano azul brilhante.

            O bispo do Havaí, Gulstan Ropert, havia definido a bênção da estátua para a véspera de Natal. O jornal local, o Pacific Commercial Advertiser, publicou seu relato na edição de 26 de dezembro de 1893: “Às 2h30 da tarde de domingo, Sua Senhoria, assistida pelo clero, desvelou a estátua de Nossa Senhora da Paz, padroeira da igreja. Uma grande multidão estava presente”.

            A grande multidão era composta principalmente de católicos portugueses do crescente distrito de Punchbowl da cidade. Também estava presente uma multidão de alunos de duas prósperas instituições católicas próximas, Sacred Hearts Convent na Fort Street e St. Louis College na River Street.

            Após a inauguração da estátua, o bispo falou dos dias de luta da perseguição católica no Havaí. Ele lembrou a inesquecível véspera de Natal de 1831, quando o padre Alexis-Jean Augustin Bachelot, o primeiro missionário católico do Havaí, foi forçado a sair do complexo de missão de Fort Street e, “escoltado por um soldado batendo em um tambor”, levou ao cais de Honolulu para ser banido das ilhas. Esses anos difíceis, graças a Deus, passaram, disse o Bispo Ropert. Hoje, concluiu, rezamos pelas bênçãos contínuas do Senhor e pela intercessão de Nossa Senhora para a missão nos próximos dias.

            Chegamos ao fim da nossa história sobre Nossa Senhora da Paz. Mas uma última palavra precisa ser mencionada. A PALAVRA HAVAIANA PARA A PAZ É “MALU”. “MARIA O KA MALU” é um dos nomes inscritos no pedestal da estátua. A paz é normalmente definida como a “ausência de guerra” ou o “fim das hostilidades”. “Malu” também significa isso, mas o significado básico desta palavra havaiana é muito mais amplo. O DICIONÁRIO HAVAIANO DEFINE “MALU” COMO “ABRIGO”, “PROTEÇÃO”, “SEGURO”. Aplicando esse entendimento à Nossa Senhora da Paz, então verdadeiramente ela é nossa Mãe Santíssima que abriga e protege e cuida de nós seus filhos.

            MARIA O KA MALU… E PULE O NO MAKOU. MARIA DA PAZ… ORAI POR NÓS.

Padre Yim, um padre aposentado da Diocese: https://www.hawaiicatholicherald.com/2014/07/04/the-saga-of-our-lady-of-peace/.

A3. Um mês inteiro com Maria: NOSSA SENHORA DA PAZ… “…A devoção à imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, começou no ano de 1085, quando os cristãos alcançaram um grande milagre por intercessão da Virgem… A transladação da imagem se realizou no dia 9 de julho de 1652. O Papa Alexandre VII confirmou as honras prestadas à Rainha da Paz concedendo uma indulgência plenária a todos os que visitassem a Capela no dia 9 de julho…”: https://arquidiocesesalvador.org.br/um-mes-inteiro-com-maria-nossa-senhora-da-paz/

A4. “… Histórico da Paróquia Nossa Senhora da Paz Ipanema, RJ…. Aprimeira festa foi celebrada no dia 9 de julho de 1922. Quase nada foi feito porque o povo, com medo da revolução que eclodia no Forte de Copacabana, fugiu para lugares mais seguros, embora por poucos dias. No entanto, de muitas outras partes da cidade acorreram muitos devotos para agradecerem a Nossa Senhora da Paz terem escapado ilesos…”: https://nspaz.org.br/

– Ver: https://www.instagram.com/paroquianspaz/?hl=pt-br

– VER NOSSA SENHORA DA PAZ EM 24 DE JANEIRO

– VER 25 DE JUNHO NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ NO ORDINARIADO MILITAR DO BRASIL

================

B. 09 DE JULHO:

B1. 02. FESTA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA, padroeira da Diocese de Belém do Pará (No Martirológio Romano Monástico de 08 de julho).

No DIRETÓRIO DA LITURGIA DA CNBB-2023, dia 09 de julho na Catedral de Belém do Pará, NOSSA SENHORA DA GRAÇA, SOLENIDADE.

Catedral Metropolitana de BelémB2. FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA – 09 de julho”: https://catedraldebelem.com.br/noticias/festividade-de-nossa-senhora-da-graca/

Fiéis de Belém celebram Nossa Senhora da Graça: https://www.oliberal.com/belem/fieis-de-bel%C3%A9m-celebram-nossa-senhora-da-gra%C3%A7a-1.169337

B2. NOSSA SENHORA DA GRAÇA

“… Nossa Senhora da Graça é uma invocação pela qual é conhecida a Virgem Maria na Igreja Católica. Ao contrário de outras invocações, que por norma expressam um dogma ou um episódio da vida de Maria ou aparições marianas, a designação de Senhora da Graça constitui uma invocação popular, associada ao conceito teológico de Graça.

            … Não deve ser confundida com Nossa Senhora das Graças, invocação muito posterior, relacionada com duas aparições da Virgem Maria a Santa Catarina Labouré em ParisFrança, no século XIX…

            … Invocação popular, a devoção a Nossa Senhora da Graça não é exclusiva de Portugal. Já em Inglaterra, desde pelo menos 1152, o santuário a Nossa Senhora da Graça de Ipswich [en] era um importante local de romaria.[1] A Madonna de Cambrai, ícone de Nossa Senhora da Graça datado do século XIV,[2] é venerado na cidade de Cambrai, em França, desde o século XIV com procissão anual.[3][4]

            Em Portugal, o Convento da Graça em Lisboa, casa-mãe da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, remonta ao início da nacionalidade. Era originalmente conhecido como Convento de Santo Agostinho, tendo recebido a invocação de Nossa Senhora da Graça por patente datada de 3 de Março de 1305, em cumprimento e satisfação de voto que o oitavo geral da Ordem dos Agostinianos, Frei Francisco de Monterubbiano, fizera em Roma diante da imagem de Nossa Senhora do Pópulo, de que muitos conventos fossem consagrados à Mãe de Deus. Parece, porém, que não havia imagem do orago na Igreja, porque se atribui a sua origem apenas ao reinado de D. Pedro I.[5]

            Reza a lenda que na manhã de 14 de Agosto de 1362, véspera da festa da Assunção de Maria, alguns pescadores de Cascais, lançando as suas redes ao mar, prometeram a Nossa Senhora oferecer-lhe todo o peixe que recolhessem naquele lanço, querendo assim mostrar-se reconhecidos à Virgem Santíssima pela boa fortuna com que naquela temporada tinham sido favorecidos. Quando recolheram as redes, notaram que vinham muito pesadas; a pesca tinha sido abundantíssima. Mas cresceu ainda mais o seu júbilo quando encontraram entalada na malha de uma das redes, uma imagenzinha de Nossa Senhora com o Menino nos braços. Vinha tão perfeita, que logo se alvoroçou a fé de todos com lembrarem-se que o mar quisera respeitar a sua Estrela, não lhe desmerecendo sequer o colorido. Prostrados em terra, renderam os pescadores homenagem àquela linda imagenzinha que as redes lhes haviam trazido, e que as ondas pareciam haver lhes dado. Tomaram como graça do céu tão inesperado presente e àquela Senhora começaram logo a chamar Nossa Senhora da Graça.[6][5]

            Valendo-se miraculosamente da boca de uma criancinha de peito, filha de um dos pescadores, que dormitava nos braços da mãe, a própria Virgem terá expressado a sua vontade sobre o que fazer com a imagem: “Esta Senhora quer que a levem ao Mosteiro de seus frades. A imagem foi conduzida a Lisboa, ao Convento da Graça, no dia seguinte.[5] Os frades colocaram-na no altar-mor da sua igreja. O culto irradiou a partir desse local para todo o país, constituindo no tempo atual orago em templos de todas as regiões de Portugal e do mundo lusófono.[carece de fontes]…: Nossa Senhora da Graça – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Gra%C3%A7a

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS: VER 27 DE NOVEMBRO

================

C. 09 DE JULHO E 18 DE NOVEMBRO: NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE CHIQUINQUIRÁ.

C1. “… Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá ou Virgem de Chiquinquirá é uma das invocações que venera a Virgem Maria no catolicismo. Ela é a padroeira e rainha da Colômbia, do Estado de Zulia, na Venezuela, e da cidade de Caraz, no departamento de Ancash, no Peru.

Na Colômbia a imagem repousa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, onde milhares de peregrinos, não só no dia de sua festa em 9 de julho, mas a cada domingo, quando missas e procissões são realizadas. Em 3 de julho de 1986 o Papa João Paulo II visitou o santuário e rezou pela paz na Colômbia aos pés da Virgem Maria. Em 9 de julho de 1999, a última tela visitou a cidade de Bogotá para presidir a oração pela paz. É conhecido pelo nome da cidade de Chiquinquirá, onde o primeiro dos seus eventos miraculosos teve lugar, e em que a tela original repousa…

Uma imagem da Virgem de Chiquinquirá de Venezuela repousa na Basílica de Maracaibo. Nesta cidade, A CADA ANO, 18 DE NOVEMBRO é comemorado a tradicional “Feria de La Chinita” e missas e procissões em honra da Virgem.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Rosário_de_Chiquinquirá

C2. “… Pio VII a declarou patrona da Colômbia em 1829. A imagem foi canonicDesenho de um tapete

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaamente coroada em 1919.”: https://www.acidigital.com/Maria/chiquinquira.htm  

C3. “… Colômbia: centenário da coroação da Padroeira… ”: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-07/chiquinquir-colombia-papas-quadro-milagre.html

 C4. FESTA 09 DE JULHO “Título Oficial: NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE CHIQUINQUIRÁ – Padroeira: Colômbia – Festa em 09 de Julho – Padroeira: cidade de Maracaibo, Venezuela – Festa 18 de novembro”: https://www.a12.com/academia/palavra-do-associado/devocao-a-virgem-de-chiquinquira-na-colombia

C5.  NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE CHIQUINQUIRÁ: https://www.google.com/search?q=Nossa+Senhora+do+Ros%C3%A1rio+de+Chiquinquir%C3%A1&oq=Noss&aqs=chrome.0.69i59j69i57j69i59j0l3j69i60j69i65.2285j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

C6. “… Em meados doséculo XVI, o pintor espanhol Alonso de Narvaez criou um retrato da Virgem do Rosário. Ele pintou em pigmentos do solo, ervas e flores da região da Colômbiamoderna , e sua tela era um pano áspero de 44 polegadas x 49 polegadas tecido por índios locais. A imagem de Maria tem cerca de um metro de altura, e fica a cerca de meia lua. Ela tem um sorriso pequeno e doce, tanto o rosto quanto o da Criança são de cor clara, e parece que ela está prestes a dar um passo. Ela usa um toque branco, um roupão cor de rosa, e Our Lady of Chiquinquirauma capa azul celeste. Um rosário está pendurado no dedinho da mão esquerda, e ela segura um cetro na direita. Ela segura a Criança Cristo embalada em seu braço esquerdo, e olha para ele. Cristo tem um passarinho amarrado ao polegar, e um pequeno rosário pendurado na mão esquerda. Para ambos os lados de Maria estão Santo Antônio de Pádua e Santo André o Apóstolo, os padroeiros pessoais do colono, Dom Antonio de Santana, e do monge, Andrés Jadraque, que encomendou a obra.

Em 1562, o retrato foi colocado em uma capela rústica. Foi exposto ao ar, o telhado vazou, e logo os danos causados pela umidade e sol obscureceram completamente a imagem. Em 1577, a pintura danificada foi movida para Chiquinquirá, Colômbia,e armazenada em uma sala nãousada. Em 1585, Maria Ramos, uma mulher piedosa de Sevilha, limpou a pequena capelae pendurou a tela desbotada nela. Embora a imagem estivesse em péssima forma, ela adorava sentar e contemplar.

Na sexta-feira, 26 de dezembro de 1586, a imagem desbotada e danificada foi subitamente restaurada. Suas cores eram brilhantes, o limpador de tela, a imagem clara e aparentemente novinha. A cura da imagem continuou como pequenos buracos e lágrimas na tela auto-seladas. Ele ainda tem traços de seus danos anteriores, e os números parecem mais brilhantes e claros de uma distância do que de perto. Durante 300 anos, a pintura ficou desprotegida, e milhares de objetos foram tocados contra o frágil pano de algodão pelos peregrinos. Este tratamento áspero deveria tê-lo destruído, mas ele se curou e sobreviveu. Em 1829, o Papa Pio VII declarou Nossa Senhora de Chiquinquirá padroeira da Colômbia,e concedeu uma liturgia especial. Em 1897, uma placa de vidro espessa foi colocada sobre ela para proteger a pintura do tempo e do excesso de zelo dos fiéis. A imagem foi canonizada canonicamente em 1919, e em 1927 seu santuário declarou basílica...”: CatholicSaints.Info » Arquivo do Blog » Nossa Senhora de Chiquinquirá

C7. NOSSA SENHORA DE CHIQUINAQUIRÁ

Também conhecido como

  • La Chinita

Memorial

Perfil

Em meados do século XVI, o pintor espanhol Alonso de Narvaez criou um retrato da Virgem do Rosário . Ele pintou em pigmentos do solo, ervas e flores da região da Colômbia moderna , e sua tela era um pano áspero de 44 polegadas x 49 polegadas tecido por índios locais. A imagem de Maria tem cerca de um metro de altura e fica em meia lua. Ela tem um sorriso pequeno e doce, tanto seu rosto quanto o da Criança são claros, e ela parece que está prestes a dar um passo. Ela usa um gorro branco, uma túnica cor de rosa e uma capa azul celeste. Um rosário está pendurado no dedo mindinho da mão esquerda e ela segura um cetrono direito dela. Ela segura o Menino Jesus aninhado em seu braço esquerdo e olha para ele. Cristo tem um passarinho amarrado ao polegar e um pequeno rosário pendurado em sua mão esquerda. Ao lado de Maria estão Santo Antônio de Pádua e Santo André Apóstolo , padroeiros pessoais do colono Don Antonio de Santana e do monge Andrés Jadraque, que encomendou a obra.

Em 1562, o retrato foi colocado em uma capela rústica. Ficou exposto ao ar, o telhado vazou e logo os danos causados ​​pela umidade e pelo sol obscureceram completamente a imagem. Em 1577, a pintura danificada foi transferida para Chiquinquirá, na Colômbia , e guardada em uma sala não utilizada. Em 1585 Maria Ramos, uma piedosa sevilhana , limpou a capelinha e nela pendurou a tela desbotada. Embora a imagem estivesse em péssimo estado, ela adorava sentar e contemplá-la.

Na sexta-feira , 26 de dezembro de 1586, a imagem desbotada e danificada foi restaurada repentinamente. Suas cores eram brilhantes, a tela mais limpa, a imagem clara e aparentemente nova. A cura da imagem continuou como pequenos buracos e rasgos na tela auto-selada. Ele ainda tem vestígios de seu antigo dano, e as figuras parecem mais brilhantes e claras à distância do que de perto. Por 300 anos a pintura ficou pendurada desprotegida, e milhares de objetos foram tocados contra o frágil tecido de algodão por peregrinos . Este tratamento rude deveria tê-lo destruído, mas curou e sobreviveu. Em 1829 , o Papa Pio VII declarou Nossa Senhora de Chiquinquirá padroeira da Colômbia, e concedeu uma liturgia especial. Em 1897, uma espessa placa de vidro foi colocada sobre ela para proteger a pintura das intempéries e do excesso de zelo dos fiéis. A imagem foi coroada canonicamente em 1919 , e em 1927 seu santuário foi declarado Basílica .

Patrocínio

Informações adicionais

Citação MLA

================

D. 09 DE JULHO – NOSSA SENHORA DO ITATI

D1. 9 DE JULHO – NOSSA SENHORA DO ITATI (ARGENTINA) O ROSTO DESLUMBRANTE DE NOSSA SENHORA DO ITATI
Em 1615, dois missionários espanhóis (Irmão Alonso de Buenaventura e Luis de Bolanos) chegaram a Itati, uma pequena aldeia às margens do grande rio Paraná, onde fundaram uma missão. Trouxeram consigo uma estátua da Santíssima Virgem e construíram um pequeno oratório para abrigar a imagem sagrada.  Mas, alguns meses depois, o oratório foi saqueado por índios hostis e a estátua de Maria desapareceu. Segundo a tradição, poucos dias depois, duas crianças guaranis – que por acaso estavam descendo o rio de canoa – viram a estátua de Maria de pé sobre uma pedra cercada por uma luz radiante.
Missionários alertados e toda a aldeia vieram em procissão para recolher a estátua da Virgem, encontrada milagrosamente.
Desta vez foi construído um santuário próprio para Nossa Senhora do Itati. Em pouco tempo uma grande maravilha ocorreu repetidamente à imagem de Nossa Senhora: seu rosto foi transformado. A primeira transformação ocorreu no Sábado Santo de 1624. Padre Gamarra, que oficiou este dia, testemunhou que enquanto cantava a “Regina Coeli” o rosto da Virgem se tornou de um esplendor nunca visto neste mundo. Então o pai chamou os índios da aldeia e todos tiveram a mesma visão deslumbrante, que durou até a quinta-feira depois da Páscoa, quando o rosto assumiu seu aspecto normal. Foram pelo menos 60 outras testemunhas das deslumbrantes transformações do rosto de Nossa Senhora do Itati, que estão consignadas nos Anais do Santuário.
Nossa Senhora de Itati foi solenemente coroada em 16 de julho de 1900, por um favor obtido do Papa Leão XIII. Em 1910, Nossa Senhora de Itati foi proclamada Padroeira da recém-criada diocese, a atual diocese de Corrientes, no norte da Argentina. Hoje existe um esplêndido santuário em Itati, nesta pobre região onde vêm peregrinos, muitas vezes a pé de grandes distâncias, eles próprios também muito pobres, mas devotados à Santa Mãe como crianças pequenas. Este centro de fé religiosa, enraizado na tradição histórica, foi o local do primeiro desembarque dos espanhóis em território provincial.

A Festa de Nossa Senhora do Itati é celebrada no dia 9 de julho. Adaptado de http://www.reinadelcielo.org/estructura.asp.

D2. “… Nossa Senhora de Itatí ( em castelhano: Nuestra Señora de Itatí ), também conhecida como Virgem de Itatí, é um título católico romano da Virgem Maria, cujo principal santuário fica na cidade de Itatíprovíncia de CorrientesArgentina. Sua festa é celebrada em 9 de julho, com uma celebração de aniversário em 16 de julho…

… A primeira comunidade franciscana instalou-se na área de Santa Ana, também conhecida como Redução de Yaguari, em 1528. O reflexo da Senhora de Itatí apareceu três vezes sob uma rocha ao longo de um rio da Bacia do Paraná, o que levou os colonos franciscanos a construir uma estátua dedicada à Senhora de Itatí em 1589.[1]

Pouco depois, os índios locais lutaram contra os franciscanos e capturaram a estátua. Em seguida, questionaram a localização precisa da aparição da Virgem de Itatí e alegaram ter encontrado outra pedra de onde emanava uma luz brilhante e um som sobrenatural. Franciscanos e índios concordaram em um lugar para a Virgem e criaram a nova cidade Pueblo de Indios de la Pura y Limpia concepción de Nuestra Señora de Itatí. O santuário desempenhou um papel central na redução das correntes de água da região para permitir a construção de assentamentos.

Segundo a lenda, a representação de madeira da Virgem Maria salvou a vida do missionário jesuíta do século 17, Luis de Bolaños, conhecido por suas tentativas de converter os nativos ao catolicismo. Também é dito que a Virgem interveio em uma batalha entre duas tribos nativas, resultando na vitória da tribo com a ajuda dos conquistadores. [2]

Em 16 de julho de 1900, a estátua de Nossa Senhora foi concedida uma coroação canônica sob o pontificado do Papa Leão XIII, que a proclamou como a padroeira de Corrientes, criando a diocese de Corrrientes. Em 1950, uma basílica para consagrar a imagem foi construída com uma das cúpulas mais altas da América do Sul…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Itat%C3%AD

================

E. OUR LADY OF COUTANCES, FRANCE, 1056 – NOSSA SENHORA DE COUTANCES, FRANÇA, 1056

“… Este dia de festa comemora a dedicação da Catedral de Nossa Senhora das Coutances, pelo Bispo Geoffry de Mombray, no ano de 1056.

Coutances, outrora conhecida como Cosedia, quando era a capital da poderosa tribo Unelles, foi conquistada por um dos generais de Júlio César no ano 58 AC. O nome da cidade foi mudado para Coutances em homenagem ao imperador romano Constâncio Cloro. Devido à sua localização estratégica, rapidamente ascendeu a um lugar de grande importância no Império.

Segundo a tradição, o conhecimento da salvação chegou a Coutances no século V por meio de São Ereptiolous. Sabe-se que ele construiu uma igreja no local onde antes havia um templo pagão.

Após a destruição do Império Romano do Ocidente, Coutances sofreu com as invasões dos escandinavos e normandos no século IX. A igreja foi arrasada e a cidade abandonada, e o bispo foi forçado a fugir para a segurança de Rouen. Eles não voltaram para Coutances até quase cento e sessenta anos depois, quando retornaram com a ajuda do duque Ricardo, o Destemido.

No ano de 1030, o bispo Robert iniciou a construção de uma nova catedral, Nossa Senhora das Coutances, iniciada em estilo românico. Ele morreu logo após o início do trabalho de amor, e foi deixado para o bispo Geoffry de Mombray, que havia sido nomeado em 1048. Ele completou a catedral no ano de 1056. O bispo Geoffry era um companheiro próximo de William, duque da Normandia, e assim o convidou para assistir à consagração da catedral naquele ano. Dez anos depois, o bispo acompanharia o duque da Normandia à Inglaterra, onde Guilherme conquistou a ilha e ganhou o título de Guilherme, o Conquistador. Pouco tempo depois, ele ajudou Ealdred, o arcebispo de York, na cerimônia de coroação realizada na Abadia de Westminster.

O bispo Geoffry veio de uma família rica, que generosamente deu ao prelado para o bem da Igreja, ao mesmo tempo em que forneceu grande parte do financiamento da catedral. Antes de terminar a construção, o bispo acrescentou duas torres de quase 30 metros de altura na extremidade oeste e uma torre central famosa por seu galo dourado. O bispo Geoffry morreu de velhice no ano de 1093…”:https://devotiontoourlady.com/july.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+COUTANCES%2C+FRANCE%2C+1056+&sxsrf=AB5stBgMReLcV1ZYXvHPwMh5VqbWs6YIaw%3A1688827803205&source=hp&ei=m3epZK-9Ct7T1sQP1J-LoAI&iflsig=AD69kcEAAAAAZKmFqyhSuH83k8YgWU0fuq_am4DjDK_J&ved=0ahUKEwjv9q3qrf__AhXeqZUCHdTPAiQQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+COUTANCES%2C+FRANCE%2C+1056+&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBQghEKABMgUIIRCgATIFCCEQoAEyBQghEKABUABYAGDKBGgAcAB4AIAB0QGIAdEBkgEDMi0xmAEAoAECoAEB&sclient=gws-wiz

================

F. OUR LADY OF ITALY – ARGENTINA – NOSSA SENHORA DA ITÁLIA – ARGENTINA

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+ITALY+%E2%80%93+ARGENTINA+&sxsrf=AB5stBgMReLcV1ZYXvHPwMh5VqbWs6YIaw%3A1688827803205&source=hp&ei=m3epZK-9Ct7T1sQP1J-LoAI&iflsig=AD69kcEAAAAAZKmFqyhSuH83k8YgWU0fuq_am4DjDK_J&ved=0ahUKEwjv9q3qrf__AhXeqZUCHdTPAiQQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+ITALY+%E2%80%93+ARGENTINA+&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBQghEKABMgUIIRCgATIFCCEQoAEyBQghEKABMgUIIRCgATIICCEQFhAeEB0yCAghEBYQHhAdOgcIIxDqAhAnUMkIWMkIYKMMaAFwAHgAgAG4AYgBuAGSAQMwLjGYAQCgAQKgAQGwAQo&sclient=gws-wiz

================

G. PRODIGIES OF OUR LADY – PRODÍGIOS DE NOSSA SENHORA

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.google.com/search?q=PRODIGES+OF+OUR+LADY&sxsrf=AB5stBgMReLcV1ZYXvHPwMh5VqbWs6YIaw%3A1688827803205&source=hp&ei=m3epZK-9Ct7T1sQP1J-LoAI&iflsig=AD69kcEAAAAAZKmFqyhSuH83k8YgWU0fuq_am4DjDK_J&ved=0ahUKEwjv9q3qrf__AhXeqZUCHdTPAiQQ4dUDCAk&uact=5&oq=PRODIGES+OF+OUR+LADY&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBwghEKABEAoyBwghEKABEAo6BwgjEOoCECdQ3gdY3gdgoQxoAXAAeACAAagBiAGoAZIBAzAuMZgBAKABAqABAbABCg&sclient=gws-wiz

https://www.google.com/search?q=PRODIGIES+OF+OUR+LADY&sxsrf=AB5stBgMReLcV1ZYXvHPwMh5VqbWs6YIaw%3A1688827803205&source=hp&ei=m3epZK-9Ct7T1sQP1J-LoAI&iflsig=AD69kcEAAAAAZKmFqyhSuH83k8YgWU0fuq_am4DjDK_J&ved=0ahUKEwjv9q3qrf__AhXeqZUCHdTPAiQQ4dUDCAk&uact=5&oq=PRODIGIES+OF+OUR+LADY&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBQghEKABMgUIIRCgAToHCCMQ6gIQJ1D1B1j1B2CPDGgBcAB4AIABpgGIAaYBkgEDMC4xmAEAoAECoAEBsAEK&sclient=gws-wiz

===============

H. MIRACLES OF OUR LADY – MILAGRES DE NOSSA SENHORA

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.google.com/search?q=MIRACLES+OF+OUR+LADY&sxsrf=AB5stBiV_Fuoc4U4yQ8wbgLNaHrIBsYMHQ%3A1688831107587&ei=g4SpZPq7I_OP4dUPnNy7wA8&ved=0ahUKEwi6iYOSuv__AhXzR7gEHRzuDvgQ4dUDCBA&uact=5&oq=MIRACLES+OF+OUR+LADY&gs_lcp=Cgxnd3Mtd2l6LXNlcnAQAzIECCMQJzIICAAQgAQQywEyCAguEIAEEMsBMggIABCABBDLATIICAAQgAQQywEyCAgAEIAEEMsBMggIABCABBDLATIICAAQgAQQywEyCAgAEIAEEMsBMggIABCABBDLAToKCAAQRxDWBBCwAzoFCCEQoAE6CAghEBYQHhAdOgcIIxCwAhAnOgkIABANEBMQgAQ6CQguEA0QExCABEoECEEYAFC_C1jrLmDQNWgBcAF4AIAB1QGIAeYWkgEGMC4xOS4xmAEAoAEBwAEByAEI&sclient=gws-wiz-serp

===============

I. OUR LADY OF HELP – NOSSA SENHORA DA AJUDA

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+HELP&sxsrf=AB5stBgMReLcV1ZYXvHPwMh5VqbWs6YIaw%3A1688827803205&source=hp&ei=m3epZK-9Ct7T1sQP1J-LoAI&iflsig=AD69kcEAAAAAZKmFqyhSuH83k8YgWU0fuq_am4DjDK_J&ved=0ahUKEwjv9q3qrf__AhXeqZUCHdTPAiQQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+HELP&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBAgjECcyCAgAEIAEEMsBMggIABCABBDLATIOCC4QgAQQxwEQrwEQywEyCAgAEIAEEMsBMggIABCABBDLATIICAAQgAQQywEyCAgAEIAEEMsBMggIABCABBDLATIICAAQgAQQywFQAFgAYI0JaABwAHgAgAHdAYgB3QGSAQMyLTGYAQCgAQKgAQE&sclient=gws-wiz

================

J. OUR LADY OF COUNTENANCES – NOSSA SENHORA DAS FACES

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+COUNTENANCES&sxsrf=AB5stBgMReLcV1ZYXvHPwMh5VqbWs6YIaw%3A1688827803205&source=hp&ei=m3epZK-9Ct7T1sQP1J-LoAI&iflsig=AD69kcEAAAAAZKmFqyhSuH83k8YgWU0fuq_am4DjDK_J&ved=0ahUKEwjv9q3qrf__AhXeqZUCHdTPAiQQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+COUNTENANCES&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBQghEKABOgcIIxDqAhAnUJQJWJQJYLQNaAFwAHgAgAGfAYgBnwGSAQMwLjGYAQCgAQKgAQGwAQo&sclient=gws-wiz

================

K. OUR LADY OF THE ATONEMENT, GRAYMOOR, NEW YORK (1948) – NOSSA SENHORA DA EXPIAÇÃO – NOSSA SENHORA DO PERDÃO

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+THE+ATONEMENT&sxsrf=AB5stBgMReLcV1ZYXvHPwMh5VqbWs6YIaw%3A1688827803205&source=hp&ei=m3epZK-9Ct7T1sQP1J-LoAI&iflsig=AD69kcEAAAAAZKmFqyhSuH83k8YgWU0fuq_am4DjDK_J&ved=0ahUKEwjv9q3qrf__AhXeqZUCHdTPAiQQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+THE+ATONEMENT&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyCAgAEIAEEMsBMggIABCABBDLATIICAAQgAQQywEyCAgAEIAEEMsBMggIABCABBDLATIICAAQgAQQywEyCAgAEIAEEMsBMggIABCABBDLATIICAAQgAQQywEyCAgAEIAEEMsBOgcIIxDqAhAnUJ8IWJ8IYOkRaAFwAHgAgAGNAYgBjQGSAQMwLjGYAQCgAQKgAQGwAQo&sclient=gws-wiz

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+THE+ATONEMENT%2C+GRAYMOOR%2C+NEW+YORK+%281948&sxsrf=AB5stBgMReLcV1ZYXvHPwMh5VqbWs6YIaw%3A1688827803205&source=hp&ei=m3epZK-9Ct7T1sQP1J-LoAI&iflsig=AD69kcEAAAAAZKmFqyhSuH83k8YgWU0fuq_am4DjDK_J&ved=0ahUKEwjv9q3qrf__AhXeqZUCHdTPAiQQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+THE+ATONEMENT%2C+GRAYMOOR%2C+NEW+YORK+%281948&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBwgjEOoCECcyBwgjEOoCECcyBwgjEOoCECcyBwgjEOoCECcyBwgjEOoCECcyBwgjEOoCECcyBwgjEOoCECcyBwgjEOoCECcyBwgjEOoCECcyBwgjEOoCECdQjQdYjQdgiAxoAXAAeACAAQCIAQCSAQCYAQCgAQKgAQGwAQo&sclient=gws-wiz

L. OUR LADY OF VICTORIES – NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS

https://catholicsaints.info/9-july/

https://www.google.com/search?q=.+OUR+LADY+OF+VICTORIES+&sxsrf=AB5stBgMReLcV1ZYXvHPwMh5VqbWs6YIaw%3A1688827803205&source=hp&ei=m3epZK-9Ct7T1sQP1J-LoAI&iflsig=AD69kcEAAAAAZKmFqyhSuH83k8YgWU0fuq_am4DjDK_J&ved=0ahUKEwjv9q3qrf__AhXeqZUCHdTPAiQQ4dUDCAk&uact=5&oq=.+OUR+LADY+OF+VICTORIES+&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBggAEBYQHjIGCAAQFhAeMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjIGCAAQFhAeMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjIGCAAQFhAeMgYIABAWEB4yBggAEBYQHlAAWABgughoAHAAeACAAZABiAGQAZIBAzAuMZgBAKABAqABAQ&sclient=gws-wiz

BIBLIOGRAFIA:

1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM JULHO:

https://devotiontoourlady.com/july.html

2. FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576

https://devotiontoourlady.com/index.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

================

DESTAQUE DE 09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS

1. Conforme o Diretório de Liturgia da CNBB de 2023, hoje omite-se a Memória de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus

2. MEMÓRIA DE SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS (também na Folhinha do Coração de Jesus). Em São Paulo, no Brasil, Santa Pau­lina do Co­ração de Jesus Agonizante (Amá­bile Vi­sin­tainer), virgem, que, emi­grada da Itália ainda muito jovem, fundou a Con­gre­gação das Ir­mã­zi­nhas da Ima­cu­lada Con­ceição, des­ti­nada ao ser­viço dos en­fermos e dos po­bres e, de­pois de muitos so­fri­mentos e ad­ver­si­dades, serviu a Con­gre­gação na con­dição de sim­ples Irmã com grande hu­mil­dade e con­tínua oração. († 1942).

3. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Memória da Bem-Aventurada Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, religiosa. Nascida Amábile Lúcia Wisenteiner em 1865, na região de Trento, na Itália, emigrou com a família para o Brasil em 1875, fixando-se em Vígolo-Nova Trento, em Santa Catarina. Lá, em 12 de julho de 1890, juntamente com Virgínia Rosa Nicolodi (Ir. Matilde da Imaculada Conceição), deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, cujas metas são desenvolver atividades educacionais, assistenciais, promocionais e pastorais. Apaixonada pelo anúncio do Evangelho, Madre Paulina fez, em momento crucial de sua vida, uma total entrega de si mesma aos desígnios de Deus, e o fruto de seu sacrifício foi o crescimento da Congregação, que hoje se faz presente em dezesseis Estados brasileiros e em mais dez países. Foi beatificada por João Paulo II em 18 de outubro de 1991.

4. Conforme a Folhinha do Coração de Jesus de 08/07/2004: “09/07: SANTA MADRE PAULINA. A 19 de maio de 2002, a Igreja católica do Brasil se encheu de júbilo ao assistir à solene canonização de Madre Paulina, a primeira santa do Brasil.

            Ainda pequena, veio da Itália para o Brasil com a família, estabelecendo-se em Santa Catarina, em uma área agreste onde surgiria a cidade de Nova Trento. Ao crescer, a jovem Amábile – seu nome de batismo -, além de trabalhar no campo, ajudava aos pobres e doentes da localidade. Surgiu daí a Congregação das Irmāzinhas da Imaculada Conceição. Aprovada pelo bispo local, a nova instituição se espalhou pelo Brasil e por outras partes do mundo. Santa Madre Paulina veio então a brilhar no mundo, dando esperança a corações desalentados e alívio à imensa dor humana… Antonio Angonese – Petrópolis/RJ”.

5. Conforme a Folhinha do Coração de Jesus de 08/07/2020: “09/07: SANTA MADRE PAULINA. Nasceu em dezembro de 1865, na cidade de Vigolo Vattaro, região de Trento, Itália. Quando ela tinha nove anos, sua família emigrou para o Brasil, mais precisamente para a região de Nova Trento, SC. Desde muito jovem dedicou-se totalmente à caridade para com os mais pobres, ajudando os doentes e idosos, enfim, todos que precisassem. Juntamente com uma amiga e com a ajuda do seu pai transformaria uma pequena casa de madeira, perto da capela da comunidade, num pequeno hospital onde ela se dedicou ao cuidado dos doentes e da instrução das crianças. Nascia assim a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, primeira congregação feminina fundada no Brasil, sendo aprovada em 1895. Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus foi canonizada em 19 de maio de 2002 pelo Papa João Paulo II. Frei Marcos Antônio de Andrade, OFM-Petrópolis/RJ”.

5. “… Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Vigolo Vattaro16 de dezembro de 1865 — São Paulo9 de julho de 1942), foi uma religiosa tirolesa canonizada em 19 de maio de 2002 pelo Papa João Paulo II, recebendo o título de Santa Paulina. Seu nome de batismo era Amabile Lúcia Visintainer…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulina_do_Cora%C3%A7%C3%A3o_Agonizante_de_Jesus

6. “… SANTIDADE E POLÍTICA: O dia 9 de julho, para os paulistas, é especial. É feriado estadual, para comemorar os feitos patrióticos, nos idos de 1932, quando o Estado de São Paulo liderou o movimento que urgia a consolidação da democracia no país, pela aprovação de uma adequada Constituição. Foi a chamada “revolução constitucionalista”.

            Mas o 9 de julho é também o dia da Santa Paulina, a “Madre Paulina”, recentemente canonizada pela Igreja. Aparentemente, não haveria nenhuma razão para a simultaneidade dessas duas celebrações. Coincidência ou não, o fato é que a convergência destas duas datas num mesmo dia, acaba compondo uma afinidade importante de valores, que colocados juntos se realçam mutuamente.
            Bom seria se a política fosse vivida com motivações religiosas, e levada à prática guiada pelos valores perenes do Evangelho. E bom seria que a busca da santidade encontrasse o caminho da política como expressão prática de sua realização. A política está necessitada, com urgência, do testemunho de pessoas de fé, que a abracem com as motivações nobres que ela pode suscitar. O Papa Paulo VI intuiu a política como a “forma mais perfeita de praticar a caridade”.
            Como seria fecunda a descoberta de ações estratégicas, urdidas pela verdadeira política, na arte de identificar as urgências do bem comum, e garantir sua realização sabendo canalizar os recursos públicos existentes para estas finalidades. Com certeza não seria fácil percorrer este caminho, que costuma ser conspurcado por manobras escusas de corrupção, que inverte as finalidades, e dilapida os recursos públicos, pulverizando-os no atendimento de interesses particulares ou de finalidade menores.
            Por isto, o bom político precisa buscar força espiritual, que o sustente nos seus propósitos de honestidade e competência na execução de sua missão de trabalhar pelo bem comum, dando destinação conveniente aos recursos públicos arrecadados pelo Estado.
            Esta força espiritual deve ser procurada e encontrada no mútuo apoio de pessoas que partilham do mesmo ideal. Haveria uma boa pastoral a ser feita, de reunir políticos, não para formar com eles uma “bancada” corporativista, que se perverte na busca de interesses menores e proselitistas, mas ao contrário, para encontrar solidariedade e firmeza na prioridade absoluta a ser dada a causas que necessitam da lucidez e da coragem de pessoas comprometidas com o bem comum, e que assumem, sem constrangimento e sem temor, a missão de dedicar sua vida à prática da verdadeira política.
            A Madre Paulina, que recordamos junto com o feriado do Estado de São Paulo, viveu longos anos neste Estado, seja na sua capital ou no seu interior. Com seu testemunho de autenticidade, mesmo passando por sérias dificuldades, ela em muito contribuiu para consolidar uma Congregação Religiosa que continua levando em frente diversas atividades filantrópicas.
            Este fato reforça o vínculo entre vida comunitária e atividade política, que deveria existir muito mais. A participação na comunidade deveria ser um treinamento para a atividade política, começando pela participação nos diversos “conselhos paritários”, e prosseguindo com a atuação partidária, ou por outras formas de compromisso político.
            Que a coincidência de datas, entre a festa de uma santa e a celebração de um feriado estadual, ajude a perceber o relacionamento fecundo que pode haver entre fé e política. Parodiando São Tiago, de que “a fé sem as obras é morta”, podemos dizer que a vida comunitária sem incidência política é morta, e que a política sem motivação cristã perde seu horizonte e frustra suas finalidades.
            (Publicado originariamente no site http://www.adital.org.br)…”: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/santidade-e-politica/188154

7. SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS

Também conhecido como

  • Amabile Lucia Visintainer
  • Paulina do Coração Agonizante de Jesus
  • Pauline Visintainer

Memorial

Perfil

Filha de Antonio Napoleone Visintainer e Anna Pianezzer, ela nasceu em uma família pobre , mas piedosa. Em setembro de 1875, sua família, junto com outras 100 pessoas, cerca de um quinto de sua cidade natal, emigrou da Itália para o estado de Santa Catarina, no Brasil , em busca de uma vida melhor. Lá os emigrados italianos fundaram a vila de Vigolo (atual Nova Trento). Ela recebeu a Primeira Comunhão por volta dos doze anos. No início da adolescência, Amabile começou a ensinar catecismo às crianças , visitava os doentes e limpava a igreja .

Em 12 de julho de 1890, Amabile e sua amiga Virginia Rosa Nicolodi cuidavam de uma mulher que sofria de câncer . A partir delas e de seus trabalhos iniciou-se a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, aprovada por José de Camargo Barros, bispo de Curitiba. Elas e Teresa Anna Maule fizeram seus votos religiosos em dezembro de 1890 ; Amabile assumiu o nome de Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus . Sua congregação cresceu rapidamente e, em 1903, Madre Paulina foi eleita Superiora Geral vitalícia. Mesmo com suas novas responsabilidades, ela deixou Nova Trento no final de 1903 para ir para São Paulo trabalhar com órfãos , filhos de escravos e escravos idosos que foram deixados para morrer porque não podiam mais trabalhar.

Em 1909 foi dispensada de suas funções como Superiora Geral por Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo após uma série de disputas dentro da congregação . Ela foi enviada para trabalhar com enfermos e idosos no Hospício de São Vicente de Paulo em Bragança Paulista. Ela passou seu tempo livre em oração em apoio à Congregação . Em 1918 foi chamada de volta à casa-mãe da Congregação do Ipiranga. Ela viveu lá por mais de 20 anos, cuidando de irmãs doentes , rezando e vivendo longe do mundo. Em 1938sua saúde começou um longo e lento declínio enquanto ela travava uma batalha perdida contra o diabetes .

Congregação continua seu trabalho hoje na Argentina , Chile , Nicarágua , Chade, Zâmbia, Moçambique e Itália . Combinam a espiritualidade interior com o serviço aos necessitados, fortalecendo-se na devoção à Eucaristia, à Virgem Imaculada e a São José . Ela é a primeira cidadã brasileira a ser canonizada .

Nascer

Morreu

venerado

Beatificado

canonizado

Patrocínio

Informações adicionais

leituras

            “Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)

Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.

Oração a Santa Paulina Visintainer, de uma santinha santa-paulina do Saint Pauline Visintainer Center; impresso com a permissão eclesiástica da Diocese de Harrisburg, Pensilvânia

            Seja humilde. Confie sempre e muito na Providência divina; nunca vos deveis desanimar, apesar dos ventos contrários. Repito: confie em Deus e em Maria Imaculada ; seja fiel e siga em frente! – Santa Paulina

            A presença de Deus é tão íntima para mim que me parece impossível perdê-la; e tal presença dá à minha alma uma alegria que não consigo descrever. – Santa Paulina

            A vontade de Deus seja feita. – palavras moribundas de Santa Paulina

Citação MLA

================

OUTROS SANTAS E SANTOS DE 09 DE JULHO

1. SANTOS AGOS­TINHO ZHAOM RONG (também na Folhinha do Coração de Jesus de 09 de julho), PRES­BÍ­TERO, PEDRO SANS I JORDÁ, BISPO, E COM­PA­NHEIROS, MÁR­TIRES. Ver 08 de julho

2. Santa Madre Paulina do Coração agonizante de Jesus. Destaque acima.

3*.   Em Réggio Emília, re­gião da Itália, a Beata Joana Sco­pélli, virgem da Ordem das Car­me­litas, que cons­truiu um mos­teiro com a con­tri­buição dos con­ci­da­dãos e, pela oração, con­se­guiu que não fal­tasse no re­fei­tório o pão ne­ces­sário para as irmãs. († 1491)

– Ver “Giovanna Scopelli (Reggio Emilia1428 — Mântua9 de julho de 1491) foi uma religiosa carmelita católica italiana.

Órfã precoce, após a morte dos pais retirou-se com outras mulheres e, posteriormente, construíram um mosteiro. Dedicou sua vida à caridade e à oração…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanna_Scopelli

– Ver também “… Chegada a hora, expirou docemente em 9 de junho de 1491, aos 63 anos. Ainda depois de morta, continuou seu ofício de priora, pois apareceu a algumas religiosas para aconselhá-las e guiá-las… Atualmente o corpo incorrupto se encontra na catedral de Reggio, desde que os conventos da Congregação Mantuana foram suprimidos. Em 2009 se fez um reconhecimento dos restos, que se achavam em bom estado de conservação. Sua festa originalmente era em 9 de junho, logo trasladada, como memória livre, para 9 de julho…”: http://heroinasdacristandade.blogspot.com/2016/07/beata-joana-scopelli-virgem-carmelita-9.html

– Ver ainda: Bem-Aventurada Joana Scopello, carmelita. Ver páginas 368-371: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

4*.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, o Beato Adriano For­tescue, mártir, pai de fa­mília e ca­va­leiro, que, acu­sado fal­sa­mente de cons­pi­ração, foi en­car­ce­rado duas vezes, no rei­nado de Hen­rique VIII, e fi­nal­mente de­ca­pi­tado con­sumou o seu martírio. († 1539).

– Ver páginas 325-326: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

5.   Em Bri­elle, junto ao rio Mosa, na Ho­landa, a paixão dos santos már­tires Ni­colau Pieck (também na Folhinha do Coração de Jesus), pres­bí­tero, e dez com­pa­nheiros da Ordem dos Frades Me­nores e oito do clero di­o­ce­sano ou re­gular, que, por terem de­fen­dido a pre­sença real de Cristo na Eu­ca­ristia e a au­to­ri­dade da Igreja Ro­mana, foram sub­me­tidos pelos cal­vi­nistas a nu­me­rosas tor­turas e hu­mi­lha­ções e, fi­nal­mente, sus­pensos na forca, con­su­maram o seu combate. São estes os seus nomes: Je­ró­nimo de Weert, Te­o­do­rico van der Eem, Ni­cásio van Heeze, Vi­leado da Di­na­marca, Go­de­fredo de Mel­veren Coart, An­tónio de Ho­or­naert, An­tónio de Werta e Fran­cisco de Roye, pres­bí­teros da Ordem dos Frades Me­nores; e ainda Pedro de As­sche van der Slag­molen e Cor­nélio de Wijck Bij Du­urs­teed, re­li­gi­osos da mesma Ordem; João Le­na­erts, có­nego re­gular de Santo Agos­tinho; João de Co­lónia, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores; Adriano de Hil­va­ren­beek, Tiago La­cops, pres­bí­tero da Ordem Pre­mons­tra­tense; Le­o­nardo Ve­chel, Ni­colau Poppel, Go­de­fredo van Duynen e André Wou­ters, presbíteros. († 1572).

No Martirológio Romano-Monástico, em Brielle, nos Paises Baixos, em 1572, a paixão de Dezenove católicos, originários de Gorcum (mártires de Gorcum). Presos quando os calvinistas tomaram a cidade, sofreram o suplício da forca poor haverem defendido a autoridade da Igreja Católica e a presença real de Cristo na Eucaristia (M).

– Ver páginas 319-321: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

– Ver também “Mártires de Gorcum (ou Mártires gorcumienses) foi um grupo de dezenove religiosos católicos martirizados em 1572 na cidade holandesa de Gorcum.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rtires_de_Gorcum

6.   Em Città di Cas­tello, na Úm­bria, re­gião da Itália, Santa Ve­ró­nica Giu­liáni (também na Folhinha do Coração de Jesus, dia 10 de julho), aba­dessa da Ordem das Cla­rissas Ca­pu­chi­nhas, que, do­tada de ca­rismas es­pi­ri­tuais, re­cebeu em corpo e alma os es­tigmas da Paixão do Se­nhor, e por isso foi co­lo­cada sob cus­tódia du­rante cin­quenta dias, dando sempre ad­mi­rável exemplo de pa­ci­ência e obediência. († 1727).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Itália, no ano da graça de 1727, Santa Verônica Giuliani, Clarissa. Mestra de noviças e depois abadessa de seu convento, foi agraciada com os estigmas da Paixão na Sexta-Feira Santa do ano de 1697. Os relatos de suas experiências místicas revelam uma alma fervente de amor por Cristo sofredor, e cheia de humanidade, paz e alegria. (M).

Ver páginas 323-324: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

– Ver “Santa Verônica GiulianiOSC Cap. (também “Veronica de Julianis”; 27 de dezembro de 1660 – 9 de julho de 1727), foi uma freira e mística italiana Clarissa Capuchinha. Ela foi canonizada pelo papa Gregório XVI em 1839 [1].”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ver%C3%B4nica_Giuliani

7*.   Em Orange, na Pro­vença, re­gião da França, as be­atas Santa Melânia Marianna (Maria Ana Ma­da­lena de Gui­lher­mier), Maddalena de Guilhermier e Maria dos Anjos (Maria Ana Mar­ga­rida de Ro­cher), vir­gens da Ordem de Santa Úr­sula e már­tires du­rante a Re­vo­lução Francesa. († 1794)

– Ver MÁRTIRES DE ORANGE

Também conhecido como

  • Mulheres Religiosas de Orange

Memorial

Perfil

32 freiras de várias ordens que passaram até 18 meses na prisão e foram finalmente executadas por se recusarem a renunciar ao cristianismo durante as perseguições da Revolução Francesa .

Morreu

Venerado

Beatificado

informação adicional

Citação MLA

– Ver: Trinta e duas religiosas mártires de Orange. Ver páginas 327-334: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

  •  “… A história do martírio das 32 religiosas francesas faz parte da grande matança efetuada na Revolução Francesa, e, especificamente, durante o período conhecido como “o Terror”, que durou por toda a França a partir do outono de 1793 até o verão 1794.
  •      Neste período, atuaram alguns tribunais extraordinários, dos quais um dos mais cruéis foi o da cidade de Orange, no sudeste da França, no Vaucluse. Suas atividades começaram em 17 de junho de 1794 e pararam em 5 de agosto daquele ano.
  •      Nestes dois meses, ele perseguiu com ferocidade padres, freiras e religiosos, o clero “refratário” que havia se recusado a prestar o juramento de “liberdade-igualdade” e a Constituição Civil do Clero, que por seus princípios restritivos à dependência de Roma fora condenada pelo Papa Pio VI.
  •      O tribunal especial de Orange julgou nesses dois meses 595 pessoas, das quais 332 foram condenadas à guilhotina. Entre elas havia 36 sacerdotes e 32 religiosas.
  •      As Irmãs rastreadas na região da planície do Rodano foram levadas para a prisão de Orange, chamada “La Cure”. Faziam parte do grande grupo duas Cistercienses, uma Beneditina, dezesseis Ursulinas, que tinham várias casas na região, e treze Sacramentinas, Congregação fundada no século XVII pelo padre Antonio Lequieu…”: http://heroinasdacristandade.blogspot.com/2011/07/beatas-martires-de-orange-franca.html

8.   Em Kouy-Yang, ci­dade da pro­víncia do Guizhou, na China, São Jo­a­quim He Kaizhi, ca­te­quista e mártir, es­tran­gu­lado por causa da sua fé cristã. († 1839)

– VER ACIMA: MÁRTIRES DA CHINA Nº 3

9.   Em Tai-Yuan-fu, ci­dade da pro­víncia do Shanxi, também na China, a paixão dos santos Gre­gório Grássi e Fran­cisco Fógolla, bispos da Ordem dos Frades Me­nores, e vinte e quatro companheiros, már­tires, que na per­se­guição dos «Yihe­tuan» foram mortos em ódio ao nome de Cristo. São estes os seus nomes: Elias Fa­chíni, Te­o­do­rico Balat, pres­bí­teros, e André Bauer, re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores; Maria Er­me­linda de Jesus (Irma) Grivot, Maria da Paz (Maria Ana) Gu­liáni, Maria Clara (Cl­lélia) Na­nétti, Maria de Santa Na­tália (Joana Maria) Ker­guin, Maria de São Justo (Ana Fran­cisca) Mo­reau, Maria Adol­fina (Ana Ca­ta­rina) Dierk, Maria Aman­dina (Pau­lina) Jeuris, re­li­gi­osas do Ins­ti­tuto das Fran­cis­canas Mis­si­o­ná­rias de Maria; e ainda João Zhang Huan, Pa­trício Dong Bodi, Fi­lipe Zhang Zhihe, João Zhang Jing­guangm, João Wang Rui, Tomé Shen Jihe, Simão Chen Ziman, Pedro Wu An­peng, Fran­cisco Zhang Rong, Ma­tias Feng De, Tiago Yan Guo­dong, Pedro Zhang Banniu, Tiago Zhao Quanxin, Pedro Wang Erman. († 1900).

– Ver páginas 335-338: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

– VER ACIMA: MÁRTIRES DA CHINA Nº 3

10*.   Em Da­chau, perto de Mu­nique, ci­dade da Ba­viera, na Ale­manha, o Beato Fiel Chijnacki, re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos e mártir, que, por causa do seu tes­te­munho da fé em Cristo, foi de­por­tado da Po­lónia, sua pá­tria, ocu­pada por um ímpio re­gime, e en­car­ce­rado no campo de con­cen­tração, onde so­freu cruéis tor­mentos e al­cançou a glória eterna. († 1942)

11*.   Em Roma, Santa Maria de Jesus Cru­ci­fi­cado (Maria Pet­kovic), virgem, que, tendo nas­cido em Blato, lo­ca­li­dade da ilha de Kór­cula, na Croácia, se de­dicou ar­den­te­mente à oração e às obras de be­ne­fi­cência e fundou a Con­gre­gação das Fi­lhas da Mi­se­ri­córdia, da Ordem Ter­ceira de São Fran­cisco, des­ti­nada ao ser­viço dos do­entes e dos marginados. († 1966)

12. No Martirológio Romano-Monástico, em Mésia, na Europa Balcânica, os mártires Santo Zenon e Cirilo (M).

13. Santa Everilda (também na Folhinha do Coração de Jesus)

-“… Saint Everild of Everingham ( inglês antigo : Eoforhild ) [1] foi um santo anglo-saxão do século 7 que fundou um convento em Everingham , no condado inglês de East Riding of Yorkshire . Tudo o que sabemos dela vem do York Breviary . [2]

Existem duas igrejas dedicadas a St Everilda – Nether Poppleton e Everingham .

Ela foi convertida ao cristianismo por São Birinus , junto com o rei Cynegils de Wessex , em 635. Sua lenda no York Breviário afirma que ela pertencia à nobreza de Wessex . Ela fugiu de casa para se tornar freira e juntou-se aos santos Bega e Wuldreda. São Wilfrid de York as tornou freiras em um lugar chamado Bishop’s Dwelling, mais tarde conhecido como Everildisham. Este lugar foi identificado com a atual Everingham. Ela reuniu uma grande comunidade de cerca de oitenta mulheres…”: https://en.wikipedia.org/wiki/Everilda

 

“…SANTA EVERILDA – 09 DE JULHO

Santa Everilda (Everildis, Everild, Averil) de Everingham era uma santa saxã do século 7, que fundou um convento em Everingham, na parte inglesa do East Riding deYorkshire.

Ela se converteu ao cristianismo por São Birinus, juntamente com o Rei Cynegils de Wessex, em 635.

 Sua lenda afirma que ela era da nobreza Wessex. Fugiu de casa para se tornar uma freira, e foi acompanhada pelas Santas Bega e Wuldreda. São Wilfrid de York fez todas elas freiras em um lugar chamado Quinta do Bispo, mais tarde conhecida como Everildisham…”: http://santossanctorum.blogspot.com/2010/07/santa-everilda.html

14. Santa Anatólia (também na Folhinha do Coração de Jesus).

– Santa Anatólia e Santo Audácio, mártires. Ver página 322: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

– “… 250 – Santa Anatólia Mártir com a irmã Victoria e seu guarda Audax, em Thora, no Lago Velino, na Itália, recusou o casamento; apoiada na sua decisão por uma visita de um anjo…   Na cidade de Thora, no Lago Velino, na Itália, o martírio dos Santos Anatólia e Audax, sob o imperador Décio. Anatólia, uma virgem consagrada a Cristo, curou muitas pessoas que sofriam de várias enfermidades em toda a província de Piceno e as fez crer em Cristo. Por ordem do juiz Faustiniano, ela foi condenada a diferentes tipos de punições. Ela foi curada da picada de uma serpente à qual havia sido exposta, um milagre que converteu Audax à fé. Por fim, orando com as mãos estendidas, ela foi perfurada por uma espada. Audax foi enviado para a prisão e, sem demora, condenado à pena de morte, obtendo assim a coroa do martírio.
    Anatólia morava com Vitória e foi procurada por um jovem chamado Aurélio, mas recusou. Ela foi apoiada em sua decisão pela visita de um anjo. Sua recusa resultou na prisão das irmãs durante as perseguições conduzidas pelo imperador Trajano Décio. Banido para Thora, Anatólia foi trancada em um quarto com uma serpente venenosa, mas o réptil não a atacou. Seu guarda, um homem chamado Audax, ficou tão comovido com o evento que se tornou cristão e sofreu o martírio com Anatólia pela espada. O martírio foi registrado em duas lendas ou tradições…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJuly09.html#975

– VER Nº 3 DIA 10 DE JULHO:

No ter­ri­tório de Sa­bina, hoje no Lácio, re­gião da Itália, as santas Ana­tólia e Vi­tória, mártires. († data inc).

– Ver “Vitória, Anatólia e Audax são três jovens, duas moças e um rapaz, venerados como mártires e santos pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa. Vitória e Anatólia são mencionadas no Martirológio Romano (sem Audax) na data de 10 de julho[1]. Anatólia foi mencionada pela primeira vez na “De Laude Sanctorum”, composta em 396 por Vitríciobispo de Ruão (330-409). Ela e Vitória aparecem juntas no Martyrologium Hieronymianum na data de 10 de julho. Vitória é mencionada também, sozinha, em 19 de dezembro[2]. As duas aparecem em mosaicos na Basílica de Sant’Apollinare Nuovo, em Ravena, entre as santas Paulina e Cristina. Uma “Passio SS. Anatoliae et Audacis et S. Victoriae”, do século VI, que acrescentou o nome de Audax, foi mencionada por Adelmo (m. 709) e Beda (m. 735), que listaram as três em seus martirológios. César Barônio lista Anatólia e Audax em 9 de julho e Vitória, em 23 de dezembro[2]….”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vit%C3%B3ria,_Anat%C3%B3lia_e_Audax

15. Santo Auromundo, abade. Ver página 339: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

16.  Francisco Regis Clet. (Ver também 18 de fevereiro). .   Em Ou-Tchan-Fu, no Hubei, pro­víncia da China, São Fran­cisco Régis Clet (Ver também 09 de julho), pres­bí­tero da Con­gre­gação da Missão e mártir, que anun­ciou o Evan­gelho no meio de ex­tremas ad­ver­si­dades du­rante trinta anos, mas, de­nun­ciado por um após­tata, de­pois de um cruel ca­ti­veiro, morreu es­tran­gu­lado pelo nome de Cristo. († 1820).

– Ver “Tendo vivido o início da Revolução Francesa, tornou-se missionário na China a partir de 1791. Desenvolveu a sua actividade missionária em Jiangxi, em Hubei e em Hunan. Denunciado por um cristão, ele foi preso, torturado e estrangulado no dia 18 de Fevereiro de 1820. Ele foi beatificado no dia 27 de maio de 1900 e canonizado juntamente com os outros 119 mártires chineses, no dia 1 de outubro de 2000, pelo papa João Paulo II…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Francisco_Regis_Clet

17. VER SANTAS E SANTOS DE 09 DE JULHO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):

<- OntemCalendárioAmanhã ->
Mártires da China (Memorial opcional; 76 santos ) Nossa Senhora de Chiquinquira Nossa Senhora do Itati Nossa Senhora da Paz Nossa Senhora das Vitórias — Adrian Fortescue Agripino de Autun Alexandre do Egito Audax de Thora Auremondo de Mairé Briccio de Martola Catarina de Jesus Catarina de Santa Chiara Copra do Egito Cirilo de Gortina Dionísio, o Retórico Everild de Everingham Faustina de Roma Feliciano da Sicília Fidelis Chojnacki Floriana de Roma Héroberto de MindenJane Scopelli Joachim Ho João de Colônia Luigi Caburlotto Marguerite-Marie-Anne de Rocher Marie-Anne-Madeleine de Guilhermier Marija Petkovic Patermúcio do Egito Paulina do Coração Agonizante de Jesus Verônica GiulianiQuatro Santos Irmãos Poloneses – 4 santos Mártires Franciscanos da China – 25 santos Mártires de Gorkum – 19 santos Mártires de Orange – 32 beatas Mártires dos Banhos – 10.204 santos — Briccio de Seez Domingos Serrano Eusânio de Furci Pontiano de Todi Prócula de Gannat
todos esses memoriais em uma única página

19. Outros santos do dia 09 de JULHO, páginas 315-340:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 09 de julho, ver ainda: 9 de julho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

CURIOSIDADE SOBRE O DIA 09 DE JULHO E A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 EM SÃO PAULO

I. A Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido nos estados de São PauloMato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.[4]… O levante armado começou de fato em 9 de julho de 1932… Atualmente, o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução Constitucionalista como sendo o maior movimento cívico de sua história… No total, foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 – sendo os últimos dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2 200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates.[14] Apesar da derrota militar do movimento, algumas de suas principais reivindicações foram obtidas posteriormente, por exemplo, com a nomeação de um interventor civil e paulista, a convocação de uma Assembleia Constituinte e a promulgação de uma nova Constituição em 1934.[15] No entanto, essa Constituição teve curta duração, pois em 1937, Vargas fechou o Congresso Nacional, cassou a Constituição vigente e outorgou uma nova Constituição, justificando tais medidas a um suposto extremismo de movimentos políticos da época. Assim, a partir de então, foi estabelecido o regime ditatorial conhecido como Estado Novo que perdurou até 1945, ano em que Vargas foi deposto por um grupo militar composto por generais, antigos aliados.[16]…”: Revolução Constitucionalista de 1932 – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org) e

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Constitucionalista_de_1932

II. “A Revolução de 1932 e o Batalhão Padroeira do Brasil…

Uma frente de combate chamada ‘Linha Nossa Senhora Aparecida’ ou um ‘Batalhão Padroeira do Brasil’ soam estranho para quem pouco sabe sobre a Revolução Constitucionalista de 1932… nome da linha de combate foi uma homenagem à Padroeira do Brasil, feita pelo Estado Maior do Exército Constitucionalista.

A data cívica mais importante para o Estado de São Paulo não envolveu oficialmente a Igreja Católica, mas também não impediu a atuação de religiosos que concordavam com a proposta revolucionária de apoiar o Movimento que exigia uma nova Constituição para o Brasil e a manutenção do respeito político pelo Estado de São Paulo… ”: https://www.a12.com/academia/artigos/a-revolucao-de-1932-e-o-batalhao-padroeira-do-brasil

================

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 527-531. Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
  4. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
  5. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  6. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  7. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  8. The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015) 
  9. El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php  
  10. MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm 
  11. SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/9-july/
  12. SANTOS DO DIA: Santo do Dia 09 de julho (lngplants.com)

https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJuly09.html#

  1. SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p    
  2. SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg

SOBRE NOSSA SENHORA:

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayFebruary25.html#

FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

https://devotiontoourlady.com/index.html 

(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!   AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS.

POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

  • SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.

Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

  • “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO

Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valorEle anseia ardentemente que o desejemos e o amemosEle aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”

– São Gregório Nazianzeno

================

* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO

            … Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados ​​e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …         

“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…” 

================

* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN

Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)

– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento

(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário.

 “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES

“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”

================

27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI

“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”

================

* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO

“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”

================

* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO

“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”

================

* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR

“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”

================

  • 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA

“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO

“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA

“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA

“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)

“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…

A misericórdia é ilimitada…”.

================

* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO

“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”

================

* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA

“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vidaEu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”

================

* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT

“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”

================

* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO

“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)

================

* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO

Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis ​​na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.

================

* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES

“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”

================

* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA

Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta

================

* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO

“Antes morrer que pecar!”

================

*  12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE

“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”

================

* 14 de março, Albert Einstein:

Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

  • 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:

“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”

================

  • 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:

“… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM

“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/

================

  • 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:

“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

       Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será     

     derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU

       MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

  • 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop

================

  • 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
  • “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”. 

================

* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO

“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “

================

*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!

===============

  • 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
  •  
  • PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra

indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.

  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”

================

* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO

“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender

================

* 26 DE ABRIL: SÃO RAFAEL ARNÁIZ BARÓN

“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar”. 

“Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!”

“Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.”

================

  • 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.

Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…

Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…

Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…

Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/

================

  • 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»

… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”

================

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI

“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”

================

 * 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI

“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html

================

* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.

Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;

concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.

Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!

(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)

================

  • 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E

OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM

            “As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu– Santo Efrém

            Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia– Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida

            Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo– Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos

            Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito– de um sermão de Santo Efrém”

================

* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a

================

* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA

“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”– São Luís Gonzaga

“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”– São Luís Gonzaga

“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho– São Luís Gonzaga

“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”– de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga

Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos– coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga

Citação MLA

… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:

Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.

Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.

Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.

Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.

Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.

Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.

Amém.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

================

01 DE JULHO: BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI

Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus

================

04 DE JULHO: SÃO PEDRO JORGE FRASSATI

Dia a dia, diante de Deus e dos homens, aprendeu a vencer-se e a dominar-se”… «A caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais»…”

================ 

05 DE JULHO: SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA

“… Aquilo que Deus ordena parece difícil e um fardo. O caminho é difícil; você recua; você não tem desejo de segui-lo. No entanto, siga-o e você alcançará a glória” (Santo Antônio Maria Zaccaria)

================

09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS

            “Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)

            Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.

================

* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA

“A oração é, portanto, a fonte e a origem de todo caminho ascendente em direção a Deus. Que cada um de nós, então, volte-se para a oração e diga ao nosso Senhor Deus: ‘Guia-me, Senhor, no teu caminho, para que eu possa andar na tua verdade.’ “

Cristo é tanto o caminho quanto a porta. Cristo é a escada e o veículo, como o “trono da misericórdia sobre a Arca da Aliança” e “o mistério oculto dos séculos”. 

Um homem deve voltar toda a sua atenção para este trono de misericórdia, e deve olhar para ele pendurado na cruz, cheio de fé, esperança e caridade, devoto, cheio de admiração e alegria, marcado pela gratidão e aberto ao louvor e júbilo. 

Então, tal homem fará com Cristo uma “pasch”, {uma Páscoa} isto é, uma passagem. Pelos ramos da cruz ele passará o Mar Vermelho, deixando o Egito e entrando no deserto. Lá ele provará o maná escondido e descansará com Cristo no sepulcro, como se estivesse morto para as coisas de fora. Ele experimentará, tanto quanto for possível para quem ainda vive, o que foi prometido ao ladrão pendurado ao lado de Cristo: “Hoje você estará comigo no paraíso”.

================

* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:

…ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras:Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado“.

================

* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO

Ouça o apelo de Deus: Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.

… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado. 

O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/

================

* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…

================

* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório

Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório

… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo

================

* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão. 

Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces. 

Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.

– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney

================

08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)

================

* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS

“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”– Santa Clara de Assis

================

            * 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL

“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade

 MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal

================

* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE

“… AVE-MARIA!”:  esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html

================

18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI

“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”

================

* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO

O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente

================

* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta– São Bernardo de Claraval

Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,

fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]

================

* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X

“Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”

================

* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA

Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)

================

* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS

            À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”

O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”

O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema

O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema

Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema

Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema

Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema

Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema

Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema

Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema

NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO

– São Poema

Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema

A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema

Citação MLA

================

* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO

“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho

            Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho

O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho

Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus– Santo Agostinho

Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho

Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus– Santo Agostinho

Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho

Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia. 

– Santo Agostinho

Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas– Santo Agostinho

Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho

            Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”

* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO

“… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):

{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }

================

04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI

Jesus, é minha única esperança!” uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse

Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina

================

04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA

“…Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.

Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.

Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}

================

05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ

“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá

================

09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER

Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver

================

13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

            “… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu):  {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }

            “…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…

            Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo

================

  • 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:

“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carneSanta Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

================

* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO

Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/

================

* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO

… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino

            Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” …  As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …

{Audiência Geral:  https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html }”:

================

* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE

“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade

Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdadeque o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversãoO verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html

================

* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO

“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER. 

– São Vicente de Paulo

Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio– São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!

O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ​​ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo

================

* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA

Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono. 

Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes. 

Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas. 

Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade. 

Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga. 

Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia. 

Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor. 

Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor. 

Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio! 

Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração. 

Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor. 

Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais. 

Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade. 

(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)

================

* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO

“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma. 

No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver. 

Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes

Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}

{https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}

================

* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS

“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade

…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos… 

… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…

… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…– Santa Teresa de Lisieux

================

* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA

“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)

================

* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS

“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis

================-

* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA

“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”

{https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20000430_faustina.html }

================

08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA

1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.

2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas

3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:

================

*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN

“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:

Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
O Sonho de Gerôncio )…:
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html

==============

* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII

“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)

================

* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA

“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”

================

* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:

  • Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  • Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
  • Eu os consolarei em todos os seus problemas.
  • Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
  • Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  • Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
  • Almas mornas se tornarão fervorosas.
  • Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
  • Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
  • Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
  • Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
  • O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.

================

* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm

================

* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara). 

================

* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ

“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…” – São Paulo da Cruz

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO

Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II

Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)

================

*        27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO

“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO

“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno

================

* 23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ

“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”

================

O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER

“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”

            “… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”. 

================

* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ

“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”

================

* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO

“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”

================

* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…” 

================

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.

A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo. Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.

São José, rogai por nós!

(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai

também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,

ROGUEM POR NÓS!   

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

================

  • APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
    • POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
    • POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
    • ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
    • UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
    • QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …

DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!

OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

                                                         ================                                  

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado

JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”

ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!

================

CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,

PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO

            JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude e buscar a paz. Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo. (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e livre-o de pensamentos maus e vãos, desordenados e estranhos (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24) e decisão; purifique meu coração, ilumine minha inteligência e inflame minha vontade para segui-lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Eu confio no Senhor! DECIDO-ME A SEGUI-LO! Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. Ajude-me a QUERER E AGIR para me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!

            Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento na penitência, mortificação, oração e vida sacramental, a virtude, o amor pelo Senhor, O QUE EU PRECISO! Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) segundo o espírito, cortando e evitando o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver sem reclamar, irar ou encolerizar, a aceitar pacientemente tudo o que me acontece, aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, A SILENCIAR, a oferecer-me. AJUDE TAMBÉM A FAMÍLIA! AJUDE-ME A CUMPRIR AS PROMESSAS DO BATISMO, que RENOVO:

            EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA  FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, A SATANÁS, ÀS SUAS POMPAS, SUAS OBRAS E SEUS GOZOS; RENUNCIO AO PECADO, ÀS PAIXÕES, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira, AO DESEJO DE SER RETRIBUÍDO, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! DECIDO-ME A SEGUIR O SENHOR PARA SEMPRE, COM A GRAÇA DE DEUS!

            DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS E DECISÕES e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, SENHOR!

            MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a controlar-me, a recompor-me, a mortificar-me, a educar e subordinar as paixões, a abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união.

            Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL.

            MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.

ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!

            MUITO OBRIGADO À SENHORA, MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!

SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!

ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS!

TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!

VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! OBRIGADO MÃE!

“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08]

«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA AUXILIADORA, PROTETORA DO LAR

Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO SENHORA,
NOSSA PROTETORA E PROTETORA DESTA CASA.
Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso.
Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades,
dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa e também os ligados a elas.
SOBRETUDO CONCEDEI-LHES A GRAÇA MAIS IMPORTANTE,
A DE VIVEREM SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada. Amém
.”: https://noticias.cancaonova.com/brasil/conheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/ 

            SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR E NUNCA O DESGOSTAR!

            Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!

OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-ME A GRAÇA DE SER PACIENTE TAMBÉM!

            AJUDE-ME (NOS) A ME PREPARAR (NOS PREPARARMOS) PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A MINHA (NOSSA) HORA! ME MOSTRE (-NOS) O QUE FAZER, PAI!

            INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA E VONTADE PARA FAZÊ-LO!

O SENHOR SABE DO QUE PRECISO (PRECISAMOS)! CONCEDA-ME (NOS)

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

            OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!

            BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!

PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…

Virgem Formosa, oh Mãe Querida

Tu és minha vida, vela por mim

e quando um dia deixar a terra

leva-me, Mãe, junto de ti,

leva-me Mãe, leva-me ao céu,

ficar não posso longe de Ti…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim os teus olhares

se me amparares me salvarei

Mesmo que as ondas, subam aos céus

e que furioso brame o mar

se tu diriges minha barquinha

não tenho medo, de naufragar

Mas se na luta, a nau vacila

e se enfraquece minha ardente fé…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim teus olhares

se me amparares me salvarei!

Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril; também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)

================

* Veja o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.