Santas e Santos de 20 de agosto de 2023

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA EM 15 DE AGOSTO E EM 20 DE AGOSTO DE 2023

A. Conforme o Diretório da Liturgia da CNBB de 2023, HÁ LUGARES EM QUE A CELEBRAÇÃO DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA É 15 DE AGOSTO; EM OUTROS LUGARES É NO DOMINGO MAIS PRÓXIMO.

EM 2023, NESTE CASO, SERÁ DIA 20 DE AGOSTO.

B. O DIRETÓRIO DE LITURGIA DE 2023 DESTACA 31 TÍTULOS E PATROCÍNIO DE 15 DE AGOSTO

B.01.Belo Horizonte: Nossa Senhora da Boa Viagem: Titular da catedral e Padroeira municipal.

B.02.Campo Grande: Nossa Senhora da Abadia, Padroeira da Arquidiocese.

B.03.Fortaleza: Nossa Senhora da Assunção, Padroeira municipal.

B.04.Mariana: Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Arquidiocese.

B.05.Maringá: Nossa Senhora da Glória, Titular da catedral-basílica (menor), Padroeira da Arquidiocese e municipal.

B.06.São Paulo: Nossa Senhora da Assunção, Titular da catedral.

B.07.Sorocaba: Nossa Senhora da Ponte, Padrocira da Arquidiocese e municipal.

B.08.Vitória da Conquista: Nossa Senhora das Vitórias, Padroeira da Arquidiocese.

B.09. Uberaba: Nossa Senhora das Abadia, Padroeira municipal.

B.10.Alto Solimões:Nossa Senhora da Assunção, Padroeira diocesana.

B.11.Araçuaí: Nossa Senhora da Assunção, Padroeira diocesana.

B.12.Cruzeiro do Sul: Nossa Senhora da Glória, Titular da catedral.

B.13.Francisco Beltrão: Nossa Senhora da Assunção, Titular da concatedral.

B.14.Ilhéus: Nossa Senhora da Vitória, Padroeira diocesana secundária.

B.15.Jales: Nossa Senhora da Assunção, Titular da catedral.

B.16.Jundiaí: Nossa Senhora do Desterro, Titular da catedral, Padroeira diocesana e municipal.

B.17.Lages: Nossa Senhora dos Prazeres, Titular da catedral e Padroeira municipal.

B.18.Livramento de Nossa Senhora: Nossa Senhora da Assunção, Padroeira diocesana e municipal.

B.19.Lorena: Nossa Senhora da Glória, Titular da catedral.

B.20.Luz: Nossa Senhora da Assunção, Titular da catedral.

B.21.Nossa Senhora do Paraíso (SP): Padroeira da Eparquia Greco Melquita e Titular da catedral.

B.22.Oeiras: Nossa Senhora da Vitória, Titular da catedral.

B.23.Oliveira: NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA, Titular da catedral e Padroeira municipal.

B.23.1. NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA, na Wikipedia em 02 de fevereiro. Ver “Nossa Senhora da Oliveira, ou simplesmente Senhora da Oliveira, é uma das invocações marianas ligadas à veneração pela Paixão de Cristo. Entre muitas outras localidades, é orago da Fajã de Cima (em Ponta DelgadaAçores), da Oliveira do Castelo (Guimarães), do Sobral da Abelheira (Mafra) e da vila de Tortosendo no concelho da Covilhã, onde segundo a lenda Nossa Senhora apareceu sobre uma Oliveira dando a uma menina paraplégica uma roca de fiar, a imagem de Nossa Senhora se venera na Igreja Matriz de Tortosendo onde tem lugar a sua festa no 1º Domingo de Setembro.

COMEÇA A FESTA DE NOSSA SENHORA DE OLIVEIRA - Nossa FM 96,3 - Tá todo mundo  Ouvindo! | Oliveira-MG.No Brasil, NOSSA SENHORA DE OLIVEIRA também é padroeira das cidades Oliveira e Senhora de Oliveira , ambas no estado de Minas Gerais, onde possuem uma igreja matriz de Nossa Senhora de Oliveira.

Existe a Igreja de Nsa. Sra. da Oliveira, no Distrito de Oliveira dos Campinhos, no município de Santo Amaro (Bahia), Bahia. Concluída a construção na segunda metade do século XVIII, por volta de 1770. Tombada pelo IPHAN, sob nº 788 do livro de história, em 24/06/1942.”: Nossa Senhora da Oliveira – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

B.23.2. FESTA DE NOSSA SENHORA DE OLIVEIRA. Pesquisa Google:

– Conforme informações da Mitra da Diocese de Oliveira, a FESTA DE NOSSA SENHORA DE OLIVEIRA é dia 15 de agosto.

B.24.Paranavaí: Nossa Senhora Mãe da Igreja, Padroeira Diocesana e Titular da catedral.

B.25.Patos de Minas: Nossa Senhora da Glória, Padroeira diocesana secundária.

B.26.Petrolina: Nossa Senhora dos Anjos, Padroeira municipal.

B.27.Picos: Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira diocesana e Titular da catedral.

B.28.Rubiataba: Nossa Senhora da Glória, Padroeira diocesana e Titular da catedral.

B.29.Tocantinópolis: Nossa Senhora da Consolação, Titular da catedral e Padroeira municipal.

B.30.Valença: Nossa Senhora da Glória, Titular da catedral.

B.31.São Félix: Nossa Senhora da Glória, Titular da catedral e Padroeira municipal.

C. SO­LE­NI­DADE DA AS­SUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA (também na Folhinha do Coração de Jesus), Mãe de Deus e Nosso Se­nhor Jesus Cristo, que, ter­mi­nado o curso da sua vida ter­rena, foi ele­vada em corpo e alma à glória ce­leste. Esta ver­dade de fé re­ce­bida da tra­dição da Igreja foi so­le­ne­mente de­fi­nida pelo papa Pio XII (Martirológio, Bibliografia abaixo, 1).

D. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, a solenidade do DORMITIO de Maria Santíssima foi celebrada no Oriente a partir do séc. VII, por decreto do imperador bizantino Maurício. Foi logo introduzida em Roma, pelo Papa oriental Sérgio I. Um século após, o termo “dormitio”, que significa “passagem para a outra vida”, deu lugar a “ASSUNÇÃO”. Em 1950 Pio XII promulgou uma definição dogmática declarando que Maria não precisou esperar, como as outras criaturas, o fim dos tempos, para obter também a ressurreição corpórea, colocando em evidência o caráter único de santificação pessoal da Mãe de Deus (R).

E. Assunção da Santíssima Virgem. – Ver páginas 432-435: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf

F.“… Munificentissimus Deus – Deus munificentíssimo (excessivamente munificente, excessivamente generoso  (em portuguêsO mais generoso Deus) são as primeiras palavras da constituição apostólica promulgada pelo Papa Pio XII em 1 de novembro de 1950, festa litúrgica de Todos os Santos – no ano do Jubileu Maior – e 12º. daquele pontificado através da qual definiu, ex cathedra, o dogma da Assunção da Virgem Maria aos Céus em corpo e alma. Este é o único decreto fundado na infalibilidade do Papa promulgado pelo Concílio Vaticano I….”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Munificentissimus_Deus

G. “… CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA DO PAPA PIO XII – MUNIFICENTISSIMUS DEUS – SOBRE A DEFINIÇÃO DO DOGMA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA EM CORPO E ALMA AO CÉU

  … 44. “Pelo que, depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade, para glória de Deus onipotente que à virgem Maria concedeu a sua especial benevolência, para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte, para aumento da glória da sua augusta mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos s. Pedro e s. Paulo e com a nossa, PRONUNCIAMOS, DECLARAMOS E DEFINIMOS SER DOGMA DIVINAMENTE REVELADO QUE: A IMACULADA MÃE DE DEUS, A SEMPRE VIRGEM MARIA, TERMINADO O CURSO DA VIDA TERRESTRE, FOI ASSUNTA EM CORPO E ALMA À GLÓRIA CELESTIAL“…”: http://www.vatican.va/content/pius-xii/pt/apost_constitutions/documents/hf_p-xii_apc_19501101_munificentissimus-deus.html

H. “… 15 DE AGOSTO – ASSUNÇÃO DA VIRGEM MARIA 
  A Virgem Maria compartilha o destino celestial do Salvador em corpo e alma  

O Concílio Vaticano II afirma que a Virgem Imaculada “foi elevada em corpo e alma à glória celeste, quando terminou a sua vida terrena” (Lumen gentium, n. 59) …
            O dogma da Assunção afirma que o corpo de Maria foi glorificado após a sua morte. De fato, enquanto para outros seres humanos a ressurreição do corpo acontecerá no fim do mundo, para Maria a glorificação de seu corpo foi antecipada por um privilégio especial …
            Esta união, que se manifesta desde o tempo da miraculosa concepção do Salvador, na participação da Mãe na missão do Filho e especialmente na sua associação com o seu sacrifício redentor, não pode deixar de requerer uma continuação após a morte. Perfeitamente unida à vida e obra salvadora de Jesus, Maria compartilha de corpo e alma seu destino celestial …

            A Assunção é, portanto, o culminar da luta que envolveu o amor generoso de Maria na redenção da humanidade e é fruto da sua participação única na vitória da Cruz. (São João Paulo II Audiência geral de 2 de julho de 1997).

            Ao ascender hoje ao céu, aumenta significativamente a felicidade das almas que nele habitam. A gloriosa Virgem, agora subida ao céu, aumentou significativamente a felicidade dos almas que o habitam. Ela é aquela cuja saudação é suficiente para emocionar os bebês ainda no útero (Lc 1: 41). Se a alma de uma criança por nascer ficou completamente cheia de alegria quando Maria falou, pode-se imaginar o que os habitantes do céu sentiram, aqueles que tiveram o privilégio de ouvir sua voz, contemplar seu rosto e desfrutar de sua presença.
            E quanto a nós, meus queridos irmãos? Quais são as festividades que cercam sua Assunção?
            … Precisamos participar, ainda que à distância, das celebrações e particularmente desta torrente de alegria que, neste dia, inunda a cidade de Deus e deságua em nossa terra. Nossa Rainha veio antes de nós e teve uma recepção tão maravilhosa que nós, seus humildes servos, podemos seguir com segurança os passos de nosso Soberano gritando com a Noiva do Cântico: “delicada é a fragrância de seus perfumes … corramos!” (Cântico dos Cânticos 1: 3).”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust15.html

I. ASSUNÇÃO DE MARIA, VERDADE DE FÉ. JOÃO PAULO II – “AUDIÊNCIA – Quarta-feira 2 de Julho de 1997

A Assunção de Maria, verdade de fé

Queridos Irmãos e Irmãs,

          1. Seguindo as pegadas da Bula Munificentissimus Deus, do meu venerado predecessor Pio XII, o Concílio Ecuménico Vaticano II afirma que a Imaculada Virgem, «terminando o curso da sua vida terrena, foi elevada à glória celeste em corpo e alma» (Lumen gentium, 59).

          Os Padres conciliares quiseram reafirmar que Maria, diversamente dos outros cristãos que morrem na graça de Deus, foi elevada à glória do Paraíso também com o próprio corpo. Trata-se de uma milenária crença expressa mesmo com uma longa tradição iconográfica, que representa Maria no momento em que «entra» no céu com o seu corpo.

          O dogma da Assunção afirma que o corpo de Maria foi glorificado depois da morte. Com efeito, enquanto para os outros homens a ressurreição dos corpos se há-de verificar no fim do mundo, para Maria a glorificação do próprio corpo foi antecipada por singular privilégio.

          2. No dia 1 de Novembro de 1950, ao definir o dogma da Assunção, Pio XII evitou usar o termo «ressurreição» e tomar posição a propósito da questão da morte da Virgem como verdade de fé. A Bula Munificentissimus Deus limita- se a afirmar a elevação do corpo de Maria à glória celeste, declarando tal verdade como um «dogma divinamente revelado».

          Como deixar de observar aqui que a Assunção da Virgem faz parte do povo cristão que, afirmando o ingresso de Maria na glória celeste, quis proclamar a glorificação do seu corpo

          O primeiro vestígio da fé na Assunção da Virgem está presente nas narrações apócrifas, intituladas «Transitus Mariae », cujo núcleo originário remonta aos séculos II-III. Trata-se de representações populares e por vezes romanceadas que, entretanto, neste caso recolhem uma intuição de fé do povo de Deus.

          Em seguida, foi-se desenvolvendo uma longa reflexão em relação à sorte de Maria no além. Pouco a pouco, isto levou os crentes à fé na elevação gloriosa da Mãe de Jesus, em corpo e alma, e à instituição no Oriente das festividades litúrgicas da «Dormitio» e da Assunção de Maria.

          A fé no destino glorioso da alma e do corpo da Mãe do Senhor depois da sua morte, do Oriente difunde-se com grande rapidez no Ocidente e, a partir do século XIV, generaliza-se. No nosso século, na véspera da definição do dogma, esta constitui uma verdade quase universalmente aceite e professada pela comunidade cristã em todos os recantos do mundo.

          3. Foi assim que em Maio de 1946, com a Encíclica Deiparae Virginis Maria, Pio XII prometeu uma ampla consultação, interpelando os Bispos e, através deles, o clero e o povo de Deus, sobre a possibilidade e a oportunidade de definir a assunção corpórea de Maria como dogma de fé. A reação foi amplamente positiva: somente seis das 1.181 respostas manifestavam alguma reserva acerca do carácter revelado de tal verdade.

          Citando este dado, a Bula Munificentissimus Deus afirma: «O consentimento universal do Magistério ordinário da Igreja oferece um argumento certo e sólido para provar que a assunção corpórea da Bem-aventurada Virgem Maria ao céu… é uma verdade revelada por Deus e, portanto, deve ser acreditada firme e fielmente por todos os filhos da Igreja» (AAS 42 [1950] 757).

          A definição do dogma, segundo a fé universal do povo de Deus, exclui de maneira definitiva qualquer dúvida e postula a expressa adesão de todos os cristãos.

          Depois de ter sublinhado a fé atual da Igreja na Assunção, a Bula interpela a base bíblica de tal verdade.

          O Novo Testamento, embora não afirme explicitamente a Assunção de Maria, oferece o seu fundamento porque põe bem em evidência a perfeita união da Santa Virgem com o destino de Jesus. Esta união, que se manifesta a partir da prodigiosa concepção do Salvador, na participação da Mãe na missão do Filho e, sobretudo, na associação ao sacrifício redentor, não pode deixar de exigir uma continuação depois da morte. Perfeitamente unida à vida e à obra salvífica de Jesus, Maria compartilha o Seu destino celeste na alma e no corpo.

          4. A mencionada Bula Munificentissimus Deus, fazendo referência à participação da mulher do Proto-Evangelho, na luta contra a serpente, e reconhecendo em Maria a nova Eva, apresenta a Assunção como consequência da união de Maria na obra redentora de Cristo. A este propósito, afirma: «Consequentemente, assim como a gloriosa ressurreição de Cristo constituiu uma parte essencial e o derradeiro troféu desta vitória, assim era necessário que o combate levado a cabo pela Santa Virgem, unida ao seu Filho, terminasse com a glorificação do seu corpo virginal…» (AAS 42 [1950] 768).

          Portanto, a Assunção constitui o ponto de chegada da luta que empenhou o amor generoso de Maria na redenção da humanidade e é fruto da sua singular participação na vitória da Cruz…”: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/audiences/1997/documents/hf_jp-ii_aud_02071997.html

J. DORMIÇÃO DE MARIA “… A Dormição de Maria, também chamada de Dormição da Teótoco (em grego: Κοίμησις Θεοτόκου – Koímēsis, frequentemente latinizado como Kimisis, e Uspénie em língua eslava eclesiástica, termos que se referem ao ato de dormir), é uma das grandes festas da Igreja Ortodoxa e das Igrejas Ortodoxas Orientais e Católicas Orientais que comemora a “dormição” ou morte da Teótoco (Maria, literalmente traduzido como “portadora de Deus”), e sua ressurreição corporal antes de ser elevada ao céu. Ela é celebrada em 15 de agosto (28 de agosto no calendário juliano ainda observado por algumas denominações) como a Festa da Dormição da Mãe de Deus. A Igreja Apostólica Arménia celebra a Dormição não numa data fixa, mas no domingo mais próximo de 15 de agosto…

            … DORMIÇÃO E ASSUNÇÃO

            A Dormição da Teótoco é celebrada em 15 de agosto (28 de agosto no calendário juliano), o mesmo dia da Festa da Assunção de Maria da Igreja Católica. Apesar de ambos os eventos comemorarem o mesmo evento (a partida de Maria deste mundo), as crenças não são exatamente idênticas.

            A ortodoxia ensina que Maria passou por uma morte natural, como qualquer outro ser humano; que sua alma foi recebida por Cristo após a sua morte e que seu corpo foi ressuscitado no terceiro dia, no qual este corpo foi finalmente elevado ao céu para se juntar à sua alma. Seu túmulo foi encontrado vazio no terceiro dia.

            O ensinamento católico defende que Maria foi “assumida” no céu de corpo e alma, justamente como seu filho Jesus ascendeu. Alguns católicos concordam com os ortodoxos que este evento teria ocorrido após a morte de Maria, enquanto outros afirmam que ela não experimentou a morte. O Papa Pio XII, na sua constituição apostólica Munificentissimus Deus (1950), que definiu dogmaticamente o dogma da Assunção, deixou a questão propositadamente em aberto sobre se Maria teria ou não morrido no momento de sua partida, mas alude à sua morte pelo menos cinco vezes.

            Porém, durante uma audiência geral em 25 de junho de 1997, o papa João Paulo II afirmou que Maria, de fato, experimentou a morte natural antes de ser assunta aos céus. Ele disse:

            “É verdade que no Apocalipse, a morte é apresentada como uma punição pelo pecado. Porém, o fato de Igreja proclamar Maria livre do pecado original por um privilégio divino único não leva à conclusão de que ela também teria recebido a imortalidade física. A Mãe não é superior ao Filho, que morreu, dando à morte um novo significado, mudando-o para um meio de salvação. Envolvida na obra redentora de Cristo e associada a seu sacrifício salvador, Maria foi capaz de compartilhar de seu sofrimento e morte pelo bem da redenção da humanidade.

            O que Severo de Antioquia diz sobre Cristo também se aplica a ela: “Sem uma morte preliminar, como poderia a Ressurreição ter ocorrido?” (Antijulianistica, Beirut 1931, 194f.).

            Para compartilhar da Ressurreição de Cristo, Maria teve que primeiro compartilhar de sua morte. O Novo Testamento não nos dá nenhuma informação sobre as circunstâncias da morte de Maria. Este silêncio nos leva a supor que ela teria ocorrido naturalmente, sem nenhum detalhe adicional que merecesse atenção. Se não fosse este o caso, como poderia a informação sobre ela ter permanecido escondida de seus contemporâneos e não ter sido passado para nós de alguma forma? Sobre a causa da morte de Maria, as opiniões que querem excluí-la da morte por causas naturais parecem sem fundamento. É mais importante olhar para a atitude espiritual da Abençoada Virgem no momento de sua partida deste mundo.

            Neste ponto, São Francisco de Sales defende que a morte de Maria se deu por um transporte de amor. Ele fala de uma morte “no amor, do amor e através do amor”, chegando ao ponto de dizer que a Mãe de Deus morreu de amor pelo seu filho Jesus (“Tratado sobre o Amor de Deus, livro 7, c. XIV). Qualquer que tenha sido, do ponto de vista físico, a causa orgânica, biológica do fim de sua vida terrestre, pode-se afirmar que para Maria a passagem desta vida para a outra foi o desenvolvimento completo da graça na glória, de modo que nenhuma outra morte pode ser tão adequadamente chamada de “dormição” como a dela…” (Papa João Paulo II – MARIA E O DRAMA HUMANO DA MORTE. Audiência geralde 25 de junho de 1997, seções 3 e 4  {https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/audiences/1997/documents/hf_jp-ii_aud_25061997.html}…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dormi%C3%A7%C3%A3o_de_Maria

L. “…A Assunção da Virgem Maria, informalmente conhecida apenas por A Assunção, de acordo com a tradição da Igreja Católica Romana, da Igreja Ortodoxa, das Igrejas Ortodoxas Orientais e partes do Anglicanismo, foi a assunção do corpo da Virgem Maria no Céu ao final de sua vida terrestre…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Assunção_de_Maria

M. NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO. NOSSA SENHORA DA GLÓRIA OU NOSSA SENHORA DA GUIA. Festa Litúrgica em 15 de agosto. https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Assun%C3%A7%C3%A3o

N. OUTROS TÍTULOS DE MARIA (NA WIKIPEDIA DE 15 DE AGOSTO e OUTROS):

N1. WIKIPEDIA

https://pt.wikipedia.org/wiki/15_de_agosto

N2. OUTROS TÍTULOS EM 15 DE AGOSTO

N2.1 – FEAST OF OUR LADY OF THE DIVINE WILL – FESTA DE NOSSA SENHORA DA DIVINA VONTADE…: http://www.iskandar.com/ourlady/fe astsofourlady.html

https://www.google.com/search?q=+Feast+of+Our+Lady+of+the+Divine+Will&sca_esv=556959823&sxsrf=AB5stBgchb5mxwtfrNJA7lpT8d0ble7Hwg%3A1692068101311&source=hp&ei=BenaZIyREYvU1sQPnICz0AE&iflsig=AD69kcEAAAAAZNr3FSDZiQHvzY3UfiGj8apNeoC8Lc9T&ved=0ahUKEwjMp_Pw1N2AAxULqpUCHRzADBoQ4dUDCAk&uact=5&oq=+Feast+of+Our+Lady+of+the+Divine+Will&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IiUgRmVhc3Qgb2YgT3VyIExhZHkgb2YgdGhlIERpdmluZSBXaWxsMgUQIRigATIFECEYoAEyBRAhGKABSJUjUNEOWNEOcAF4AJABAJgBpAGgAaQBqgEDMC4xuAEDyAEA-AEC-AEBqAIKwgIHECMY6gIYJw&sclient=gws-wiz

N2.2 – OUR LADY OF DAMASCUS (MALTA) – NOSSA SENHORA DE DAMASCO (MALTA):

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+DAMASCUS+%28MALTA%29&sca_esv=556959823&sxsrf=AB5stBgchb5mxwtfrNJA7lpT8d0ble7Hwg%3A1692068101311&source=hp&ei=BenaZIyREYvU1sQPnICz0AE&iflsig=AD69kcEAAAAAZNr3FSDZiQHvzY3UfiGj8apNeoC8Lc9T&ved=0ahUKEwjMp_Pw1N2AAxULqpUCHRzADBoQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+DAMASCUS+%28MALTA%29&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IhxPVVIgTEFEWSBPRiBEQU1BU0NVUyAoTUFMVEEpMgYQABgWGB5IhQxQ1QdY1QdwAXgAkAEAmAGKAaABigGqAQMwLjG4AQPIAQD4AQL4AQGoAgrCAgcQIxjqAhgn&sclient=gws-wiz

N2.3 – OUR LADY OF CANDELARIA (CANARY ISLAND) – NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA (ILHAS CANÁRIAS)

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+CANDELARIA+%28CANARY+ISLAND%29+&sca_esv=556959823&sxsrf=AB5stBgchb5mxwtfrNJA7lpT8d0ble7Hwg%3A1692068101311&source=hp&ei=BenaZIyREYvU1sQPnICz0AE&iflsig=AD69kcEAAAAAZNr3FSDZiQHvzY3UfiGj8apNeoC8Lc9T&ved=0ahUKEwjMp_Pw1N2AAxULqpUCHRzADBoQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+CANDELARIA+%28CANARY+ISLAND%29+&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IidPVVIgTEFEWSBPRiBDQU5ERUxBUklBIChDQU5BUlkgSVNMQU5EKSAyBRAhGKABMgUQIRigAUj-M1C_Fli_FnABeACQAQCYAbABoAGwAaoBAzAuMbgBA8gBAPgBAvgBAagCCsICBxAjGOoCGCc&sclient=gws-wiz

N2.4 – OUR LADY OF MADHU (SRI LANKA) – NOSSA SENHORA DE MADHU

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+MADHU+%28SRI+LANKA%29&sca_esv=556959823&sxsrf=AB5stBgchb5mxwtfrNJA7lpT8d0ble7Hwg%3A1692068101311&source=hp&ei=BenaZIyREYvU1sQPnICz0AE&iflsig=AD69kcEAAAAAZNr3FSDZiQHvzY3UfiGj8apNeoC8Lc9T&ved=0ahUKEwjMp_Pw1N2AAxULqpUCHRzADBoQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+MADHU+%28SRI+LANKA%29&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6Ih1PVVIgTEFEWSBPRiBNQURIVSAoU1JJIExBTktBKTIGEAAYFhgeSJcTULEIWLEIcAF4AJABAJgBjgGgAY4BqgEDMC4xuAEDyAEA-AEC-AEBqAIKwgIHECMY6gIYJw&sclient=gws-wiz

N2.5 – CAP DE LA MADELEINE (QUÉBEC, CANADA)

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

https://www.google.com/search?q=CAP+DE+LA+MADELEINE+%28QU%C3%89BEC%2C+CANADA%29&sca_esv=556959823&sxsrf=AB5stBgchb5mxwtfrNJA7lpT8d0ble7Hwg%3A1692068101311&source=hp&ei=BenaZIyREYvU1sQPnICz0AE&iflsig=AD69kcEAAAAAZNr3FSDZiQHvzY3UfiGj8apNeoC8Lc9T&ved=0ahUKEwjMp_Pw1N2AAxULqpUCHRzADBoQ4dUDCAk&uact=5&oq=CAP+DE+LA+MADELEINE+%28QU%C3%89BEC%2C+CANADA%29&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IiVDQVAgREUgTEEgTUFERUxFSU5FIChRVcOJQkVDLCBDQU5BREEpMgYQLhgWGB4yBhAuGBYYHkj4DFCfCFifCHABeACQAQCYAYUBoAGFAaoBAzAuMbgBA8gBAPgBAvgBAagCCsICBxAjGOoCGCc&sclient=gws-wiz

N2.6 – OUR LADY OF THE GRAPES – NOSSA SENHORA DAS UVAS

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+THE+GRAPES+&sca_esv=556959823&sxsrf=AB5stBgchb5mxwtfrNJA7lpT8d0ble7Hwg%3A1692068101311&source=hp&ei=BenaZIyREYvU1sQPnICz0AE&iflsig=AD69kcEAAAAAZNr3FSDZiQHvzY3UfiGj8apNeoC8Lc9T&ved=0ahUKEwjMp_Pw1N2AAxULqpUCHRzADBoQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+THE+GRAPES+&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IhdPVVIgTEFEWSBPRiBUSEUgR1JBUEVTIDIIEAAYgAQYywEyBhAAGBYYHjIGEAAYFhgeSMEMUJ4IWJ4IcAF4AJABAJgBfaABfaoBAzAuMbgBA8gBAPgBAvgBAagCCsICBxAjGOoCGCc&sclient=gws-wiz

N2.7 – OUR LADY OF LA VANG –

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+LA+VANG&sca_esv=556959823&sxsrf=AB5stBgchb5mxwtfrNJA7lpT8d0ble7Hwg%3A1692068101311&source=hp&ei=BenaZIyREYvU1sQPnICz0AE&iflsig=AD69kcEAAAAAZNr3FSDZiQHvzY3UfiGj8apNeoC8Lc9T&ved=0ahUKEwjMp_Pw1N2AAxULqpUCHRzADBoQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+LA+VANG&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IhNPVVIgTEFEWSBPRiBMQSBWQU5HMgUQABiABDIIEAAYgAQYywEyCBAAGIAEGMsBMg4QLhiABBjHARivARjLATIIEAAYgAQYywEyDhAuGIAEGMcBGK8BGMsBMggQABiABBjLATIIEAAYgAQYywEyCBAAGIAEGMsBMggQABiABBjLAUj6DVCwCViwCXABeACQAQCYAZgBoAGYAaoBAzAuMbgBA8gBAPgBAvgBAagCCsICBxAjGOoCGCc&sclient=gws-wiz

N2.8 – OUR LADY OF THE ABBEY – NOSSA SENHORA DA ABADIA

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+THE+ABBEY&sca_esv=556959823&sxsrf=AB5stBgchb5mxwtfrNJA7lpT8d0ble7Hwg%3A1692068101311&source=hp&ei=BenaZIyREYvU1sQPnICz0AE&iflsig=AD69kcEAAAAAZNr3FSDZiQHvzY3UfiGj8apNeoC8Lc9T&ved=0ahUKEwjMp_Pw1N2AAxULqpUCHRzADBoQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+THE+ABBEY&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IhVPVVIgTEFEWSBPRiBUSEUgQUJCRVkyBhAAGBYYHjIGEAAYFhgeMgYQABgWGB4yBhAAGBYYHjIGEAAYFhgeMgYQABgWGB4yBhAAGBYYHjIGEAAYFhgeMgYQABgWGB4yBhAAGBYYHkjzE1CyCFiyCHABeACQAQCYAZQBoAGUAaoBAzAuMbgBA8gBAPgBAvgBAagCCsICBxAjGOoCGCc&sclient=gws-wiz

N2.9 – NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

https://www.google.com/search?q=NOSSA+SENHORA+DO+PATROC%C3%8DNIO&sca_esv=556959823&sxsrf=AB5stBgchb5mxwtfrNJA7lpT8d0ble7Hwg%3A1692068101311&source=hp&ei=BenaZIyREYvU1sQPnICz0AE&iflsig=AD69kcEAAAAAZNr3FSDZiQHvzY3UfiGj8apNeoC8Lc9T&ved=0ahUKEwjMp_Pw1N2AAxULqpUCHRzADBoQ4dUDCAk&uact=5&oq=NOSSA+SENHORA+DO+PATROC%C3%8DNIO&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IhxOT1NTQSBTRU5IT1JBIERPIFBBVFJPQ8ONTklPMgUQABiABDIFEAAYgAQyBRAAGIAEMgsQLhiABBjHARivATIFEAAYgAQyBRAAGIAEMgUQABiABEj-GlC4CVi4CXABeACQAQCYAYcBoAGHAaoBAzAuMbgBA8gBAPgBAvgBAagCCsICBxAjGOoCGCc&sclient=gws-wiz

N2.10. OUR LADY OF THE KINGS – GRANADA, SPAIN –  NOSSA SENHORA DOS REIS

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+THE+KINGS+%E2%80%93+GRANADA%2C+SPAIN+&sca_esv=558381917&sxsrf=AB5stBjsweuxFmULwfmq4bZE9E0_FyZlxw%3A1692447918534&source=hp&ei=rrTgZPCtFubf1sQP4K69oAg&iflsig=AD69kcEAAAAAZODCvoZlbwTxwQ1GzwP7Eyoki0VbPpMl&ved=0ahUKEwjwvObn2-iAAxXmr5UCHWBXD4QQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+THE+KINGS+%E2%80%93+GRANADA%2C+SPAIN+&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IilPVVIgTEFEWSBPRiBUSEUgS0lOR1Mg4oCTIEdSQU5BREEsIFNQQUlOIDIFECEYoAFI_hRQrwhYrwhwAXgAkAEAmAG-AaABvgGqAQMwLjG4AQPIAQD4AQL4AQGoAgrCAgcQIxjqAhgnwgIHEC4Y6gIYJw&sclient=gws-wiz

O. ASSUNÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

Também conhecido como

  • Lady Day
  • missa
  • Dies Mariae Deiparae
  • Dia de Maria Mãe de Deus

Memorial

Descrição

festa celebra a assunção do corpo da Bem-Aventurada Virgem Maria ao céu após sua morte . O Papa Bento XIV declarou que era uma opinião provável, ímpia negar, embora não fosse um artigo de fé, que a Assunção era verdadeira. Em 1º de novembro de 1950 , o Papa Pio XII o definiu como dogma na constituição apostólica Munificentissimus Deus . A origem da festa não é conhecida, mas foi celebrada na Palestina antes do ano 500 . É um dia santo de guarda , sendo sua vigília um dia de jejum , em todos os países de língua inglesa, exceto no Canadá . Entre os muitos mestres que pintaram o tema da Assunção estão Fra Angelico , Ghirlandajo, Rubens, Del Sarto e Ticiano.

Significado do nome

  • anúncio, para; sumere , tomar (latim)

Patrocínio

Loja

Informações adicionais

Citação MLA

P. PAPA BENTO XVI: SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

PAPA BENTO XVI – AUDIÊNCIA GERAL – Quarta-feira, 16 de Agosto de 2006

Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria

Queridos irmãos e irmãs!

          O nosso habitual encontro semanal da quarta-feira tem lugar hoje ainda no clima da solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria. Por conseguinte, gostaria de vos convidar a dirigir o olhar, mais uma vez, para a nossa Mãe celeste, que ontem a liturgia nos fez contemplar triunfante com Cristo no Céu. Esta festa foi sempre muito sentida pelo povo cristão, desde os primeiros séculos do cristianismo; como se sabe, ela celebra a glorificação também corporal daquela criatura que Deus escolheu como sua Mãe e que Jesus na Cruz deu como Mãe a toda a humanidade. A Assunção recorda um mistério que diz respeito a cada um de nós porque, como afirma o Concílio Vaticano II, Maria “brilha como sinal de esperança segura e de consolação aos olhos do Povo de Deus peregrino” (Lumen gentium, 68). Mas estamos de tal forma absorvidos pelas vicissitudes de todos os dias que nos esquecemos por vezes desta confortadora realidade espiritual, que constitui uma importante verdade de fé.

          Então como fazer para que este sinal luminoso de esperança seja sentido cada vez mais por todos nós e pela hodierna sociedade? Hoje, há quem viva como se nunca tivesse que morrer ou como se tudo terminasse com a morte; alguns comportam-se considerando que o homem é o único artífice do próprio destino, como se Deus não existisse, chegando algumas vezes até a negar que há espaço para Ele no nosso mundo. Os grandes sucessos da técnica e da ciência, que melhoraram notavelmente a condição da humanidade, deixam, contudo, sem solução as perguntas mais profundas do coração humano. Só a abertura ao mistério de Deus, que é Amor, pode satisfazer a sede de verdade e de felicidade do nosso coração; só a perspectiva da eternidade pode dar autêntico valor aos acontecimentos históricos e sobretudo ao mistério da fragilidade humana, do sofrimento e da morte.

          Ao contemplar Maria na glória celeste, compreendemos que também para nós a terra não é a pátria definitiva e que, se vivermos voltados para os bens eternos, um dia partilharemos a sua mesma glória e também a terra se tornará mais bela. Por isso, mesmo se entre numerosas dificuldades quotidianas não devemos perder a serenidade e a paz. O sinal luminoso da Assunta ao céu resplandece ainda mais quando parecem acumular-se no horizonte sombras tristes de sofrimento e de violência. Disto temos a certezado alto, Maria acompanha os nossos passos com doce trepidação, alenta-nos nos momentos incertos e de tempestade, tranquiliza-nos com a sua mão materna. Amparados por esta certeza, prossigamos confiantes o nosso caminho de compromisso cristão aonde a Providência nos guiar. Continuemos, sob a guia de Maria, a nossa vida….”: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060816.html

Q. ASSUMPTION OF THE BLESSED VIRGIN MARY INTO HEAVEN (FEAST INSTITUTED BY POPE LEO IV IN 847) – ASSUNÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA AO CÉU (FESTA INSTITUÍDA PELO PAPA LEÃO IV EM 847)

“… “Abra os portais! A Rainha se aproxima. Erguei-vos, ó portões eternos!”

O desfile interminável dos bem-aventurados aglomerados em torno dos portões abertos do céu. Havia uma expectativa tensa, como a que se encontra ao longo de uma linha de marcha quando um desfile se aproxima. Uma estrada de nuvens ondulava o caminho de uma sepultura incorrupta a um trono incorruptível.

Por fim, trazida por anjos, chega a adorável Senhora. É o primeiro dia de Assunção, a Assunção de Maria. A multidão celestial suspira de admiração. Os cantores celestiais começaram a cantar. Os anjos correm de um lado para o outro para vê-la e contar a seus companheiros sobre sua beleza.

Jesus espera na entrada aberta, abraça Sua Mãe, leva-a triunfante e feliz até o trono do Pai celeste, que se inclina e coloca solene e sorridente sobre sua bela cabeça a coroa, como o Espírito Santo, Esposo celeste da Virgem Mãe lança calor e luz sobre a bem-vinda recém-chegada.

A Assunção de Maria! Doce cena da bem-aventurança de Maria! Quem pode medir a felicidade dela? Quem pode contar as palpitações de alegria em seu coração: alegria porque agora sua vida solitária na terra sem Jesus acabou; alegria que agora ela o tem, para nunca mais perdê-lo; alegria porque agora ela pode desfrutar de Sua companhia sem as interrupções da terra ou dos sentidos; alegria porque agora ela pode ajudar todos na terra que são devotos de seu Filho; alegria que toda a honra e todo o louvor e toda a glória são dados a ela por causa de seu Filho; alegria porque a própria coroa que ela carrega como Rainha do céu e da terra lhe é dada porque ela é a Mãe de Jesus, o Filho de Deus; alegria de que uma eternidade está apenas começando, durante a qual ela pode envolver-se em seu filho e seu redentor, ainda mais intimamente do que suas vidas estiveram entrelaçadas na terra”.

Nossa Senhora assunta ao Céu! Entrar de corpo e alma na presença da Santíssima e Eterna Trindade! A Assunção de Maria! Seus sofrimentos, grandes além de qualquer medida, não são nada agora, pois ela encontra sua recompensa na grandeza do Deus Infinito. Que alegria eterna em Sua posse; que paz em ser eternamente possuído por Ele – certamente a mais rica recompensa para a obediente Serva do Senhor.

Nossa recompensa é igualmente a posse do mesmo Deus Trino – nosso caminho para Ele é igualmente ao longo do mesmo caminho real que pisa tão humilde e submissamente os pés de nossa obediente Rainha. Suas últimas palavras registradas na Sagrada Escritura, seu conselho aos servos na festa de casamento, aplicam-se a nós com igual e infalível força: “Fazei tudo o que Ele vos disser!” Nossa obediência a Cristo é nosso caminho para a alegria e a paz.

A morte de Maria foi causada pelo amor que consumiu seu coração; sua morte não foi para castigo nem expiação, portanto não houve violência nem foi dolorosa, pois ela foi preservada do domínio dado à morte pelo pecado. Segundo uma opinião aceita desde a Idade Média, a morte de Maria se assemelhava à de Cristo, porque ela a aceitou voluntariamente por humilde e amorosa obediência; então, ela morreu de amor no sentido estrito da palavra. A morte veio a ela na forma do enfraquecimento do corpo causado pelo poder sobrenatural do Amor Morrendo. Sua vitalidade natural foi exaurida pelo desejo amoroso, pela força de um êxtase de amor e seu grande amor moveu Deus a parar de mantê-la viva. A morte de Maria foi um holocausto de amor onde o sacrifício oferecido há muito tempo aos pés da Cruz em agonia pungente e espiritual foi finalmente concluído.

Esta festa, a Assunção de Maria, foi instituída, segundo São Bernardo, ainda no tempo dos apóstolos…”: https://devotiontoourlady.com/august.html

https://www.google.com/search?q=ASSUMPTION+OF+THE+BLESSED+VIRGIN+MARY+INTO+HEAVEN+%28FEAST+INSTITUTED+BY+POPE+LEO+IV+IN+847%29&sca_esv=556959823&sxsrf=AB5stBiafzzZkGP4PzVGlnhpWV1-nXIr6w%3A1692062556806&source=hp&ei=XNPaZJDcLtqK5OUP0rWR4AE&iflsig=AD69kcEAAAAAZNrhbF7hPD4IFtkQkY_GSBvNnZFsTGFY&ved=0ahUKEwiQ-oidwN2AAxVaBbkGHdJaBBwQ4dUDCAk&uact=5&oq=ASSUMPTION+OF+THE+BLESSED+VIRGIN+MARY+INTO+HEAVEN+%28FEAST+INSTITUTED+BY+POPE+LEO+IV+IN+847%29&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IlpBU1NVTVBUSU9OIE9GIFRIRSBCTEVTU0VEIFZJUkdJTiBNQVJZIElOVE8gSEVBVkVOIChGRUFTVCBJTlNUSVRVVEVEIEJZIFBPUEUgTEVPIElWIElOIDg0NykyBxAjGOoCGCcyBxAjGOoCGCcyBxAjGOoCGCcyBxAjGOoCGCcyBxAjGOoCGCcyBxAjGOoCGCcyBxAjGOoCGCcyBxAjGOoCGCcyBxAjGOoCGCcyBxAjGOoCGCdIoRVQiwhYiwhwAXgAkAEAmAEAoAEAqgEAuAEDyAEA-AEC-AEBqAIK&sclient=gws-wiz

R. NOSSA SENHORA EM 20 DE AGOSTO

R.1. OUR LADY OF ST. BERNARD’S “AVE,” BRABANT, NETHERANDS – NOSSA SENHORA DE SÃO BERNARDO “AVE,” BRABANT, HOLANDA

“… São Bernardo (memória em 20 de agosto), o primeiro abade de Clairvaux, foi um grande ornamento e pilar da Igreja no século XII. A devoção a Maria era sua virtude característica. Bernardo colocou-se sob sua proteção desde a infância, e a Mãe de Misericórdia mostrou-lhe em muitas ocasiões quão aceitável para ela era sua devoção. Quando jovem, teve uma visão da Rainha do Céu, pela qual aprendeu muito sobre a Encarnação. Esta visão acendeu em seu coração o amor mais forte por Jesus e Maria. Entre outros favores que recebeu de Maria estava a restauração instantânea de sua saúde quando ele estava gravemente doente e os médicos haviam perdido toda a esperança de recuperação.

Bernardo se esforçou para inflamar todos os corações com devoção a Maria. Para despertar confiança em sua intercessão, ele dizia: “Ela não quer poder para nos ajudar, pois é a Mãe de Deus; nem ainda boa vontade, porque ela é a Mãe da Misericórdia, e nossa Mãe também. Ela não é mãe apenas dos justos, mas dos pecadores”. Seus escritos seriam suficientes para proclamar seu louvor até o fim do mundo e acender o amor por ela em todos os corações.

Era costume de Bernardo, sempre que passava por uma imagem de Maria, inclinar a cabeça e saudá-la com as palavras “Ave Maria!” Ele fez isso sem falta, e Nossa Senhora, para mostrar-lhe o quanto isso a agradava, um dia curvou-se diante de sua imagem e, sorrindo e docemente, respondeu-lhe com as palavras: “Ave Bernardo!”

Maria”, diz São Bernardo, “é a brilhante Estrela de Jacó, cujos raios iluminam o mundo inteiro, cujo esplendor brilha conspícuo no céu e penetra no inferno. Ela permeia a terra e aquece não o corpo, mas a alma, banindo o vício e amadurecendo a virtude. Pois ela é aquela estrela brilhante e esplêndida, elevada acima deste vasto e espaçoso mar, que brilha por seus méritos e ilumina por seu exemplo. Se você se sentir sacudido pelas tempestades e tempestades da corrente deste mundo, não desvie os olhos do brilho desta estrela, a menos que deseje ser dominado por suas ondas. Se surgirem os ventos da tentação – se você bater na rocha da tribulação – olhe para esta estrela; chama Maria! Se você é sacudido pelas ondas de orgulho ou ambição, de inveja ou detração – olhe para a estrela, chame por Maria! Se raiva ou avareza, ou concupiscência, agita  a sua mente – volte-se para Maria! Quando assustado com a enormidade de seus crimes e pecados, ou assustado com a contaminação de sua consciência, ou aterrorizado com o pavor do julgamento futuro, você se sente prestes a ser envolvido no redemoinho do desânimo ou engolfado no abismo do desespero. – pense em Maria! Nos perigos, nas dificuldades e dúvidas; pense em Maria e invoque-a!

Que o nome dela nunca se afaste de sua boca ou coração; e para obter o benefício de sua intercessão, esqueça de não imitar o exemplo de sua vida. Ao segui-la, você não pode se desviar; ao apelar para ela, você não pode se desesperar; e ao pensar nela, você não pode vagar.

Enquanto ela o apoiar, você não pode cair; enquanto ela o protege, você não pode temer; enquanto ela o guia, você não pode sentir cansaço; e se ela for propícia, você chegará em segurança…”: https://devotiontoourlady.com/august.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+ST.+BERNARD%E2%80%99S+%E2%80%9CAVE%2C%E2%80%9D+BRABANT%2C+NETHERLANDS&sca_esv=558381917&sxsrf=AB5stBjsweuxFmULwfmq4bZE9E0_FyZlxw%3A1692447918534&source=hp&ei=rrTgZPCtFubf1sQP4K69oAg&iflsig=AD69kcEAAAAAZODCvoZlbwTxwQ1GzwP7Eyoki0VbPpMl&ved=0ahUKEwjwvObn2-iAAxXmr5UCHWBXD4QQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+ST.+BERNARD%E2%80%99S+%E2%80%9CAVE%2C%E2%80%9D+BRABANT%2C+NETHERLANDS&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IjtPVVIgTEFEWSBPRiBTVC4gQkVSTkFSROKAmVMg4oCcQVZFLOKAnSBCUkFCQU5ULCBORVRIRVJMQU5EUzIHECMY6gIYJzIHECMY6gIYJzIHECMY6gIYJzIHECMY6gIYJzIHECMY6gIYJzIHECMY6gIYJzIHECMY6gIYJzIHEC4Y6gIYJzIHEC4Y6gIYJzIHECMY6gIYJ0jsEFDGB1jGB3ABeACQAQCYAQCgAQCqAQC4AQPIAQD4AQL4AQGoAgo&sclient=gws-wiz

R.2. NANEBEVZETI PANNY MARIE [ASSUMPTION OF THE VIRGIN MARY] (CZECH REPUBLIC) – ASSUNÇÃO DA VIRGEM MARIA (REPÚBLICA THECA)

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

https://www.google.com/search?q=NANEBEVZETI+PANNY+MARIE+%5BASSUMPTION+OF+THE+VIRGIN+MARY%5D+%28CZECH+REPUBLIC%29+&sca_esv=558381917&sxsrf=AB5stBjsweuxFmULwfmq4bZE9E0_FyZlxw%3A1692447918534&source=hp&ei=rrTgZPCtFubf1sQP4K69oAg&iflsig=AD69kcEAAAAAZODCvoZlbwTxwQ1GzwP7Eyoki0VbPpMl&ved=0ahUKEwjwvObn2-iAAxXmr5UCHWBXD4QQ4dUDCAk&uact=5&oq=NANEBEVZETI+PANNY+MARIE+%5BASSUMPTION+OF+THE+VIRGIN+MARY%5D+%28CZECH+REPUBLIC%29+&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IklOQU5FQkVWWkVUSSBQQU5OWSBNQVJJRSBbQVNTVU1QVElPTiBPRiBUSEUgVklSR0lOIE1BUlldIChDWkVDSCBSRVBVQkxJQykgSABQAFgAcAB4AJABAJgBAKABAKoBALgBA8gBAPgBAvgBAQ&sclient=gws-wiz

BIBLIOGRAFIA:

1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM AGOSTO:

https://devotiontoourlady.com/august.html

2. FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://devotiontoourlady.com/index.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

================

DESTAQUE DE 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO

1.1. Conforme o Diretório da Liturgia da CNBB de 2023, HOJE (20.08.2023) omite-se a memória de SÃO BERNARDO, abade e doutor da Igreja.

1.2. Desenho de uma pessoa

Descrição gerada automaticamente com confiança baixaMe­mória de São Ber­nardo (também na Folhinha do Coração de Jesus), abade e doutor da Igreja, que, tendo en­trado com trinta com­pa­nheiros no novo mos­teiro de Cister, foi de­pois fun­dador e pri­meiro abade do mos­teiro de Cla­raval, onde di­rigiu sa­bi­a­mente os monges pelo ca­minho dos man­da­mentos de Deus, com a vida, a dou­trina e o exemplo. Per­correu a Eu­ropa para res­ta­be­lecer a paz e a uni­dade e ilus­trou a toda a Igreja com os seus es­critos e as suas ar­dentes exor­ta­ções, até que, no ter­ri­tório de Lan­gres, na França, ador­meceu no Senhor. († 1153).

1.2. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, São Bernardo, abade e Doutor da Igreja. Nascido no castelo de Fontaine-Les-Dijon em 1090, entrou muito jovem na abadia de Citeaux, levando atrás de si cinco irmãos e vários parentes e amigos. Aos vinte e cinco anos foi encarregado de fundar Claraval. Por seus escritos místicos e sua pregação exerceu considerável influência na Igreja de seu tempo, da qual foi considerado como “a Consciência”. Espalhou por toda a Europa a Ordem Cisterciense, que herdou sua rica doutrina mariana enraizada na Escritura. (R).

1.3. Conforme a Folhinha do Coração de Jesus, de 19/08/2020, “20/08: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL. Nasceu na França no ano de 1090. Em 1112 entrou para a ordem monástica. Foi uma das personalidades mais importantes da primeira metade do século XII: foi pregador, místico, político, escritor, fundador de mosteiros, abade, conselheiro de papas, reis e bispos. Esteve muito presente nos principais acontecimentos políticos e religiosos da época.

            Ele é chamado o “segundo fundador” da Ordem dos Cistercienses, pois defendeu a reforma da sua Ordem e combateu os ensinamentos heréticos que se disseminavam na Europa. Deixou profunda marca na história da espiritualidade. Seus sermões de comentários às Sagradas Escrituras e à liturgia são excepcionais documentos de teologia monástica, inspirando a piedosa afeição à humanidade de Cristo e à Vigem Maria.

            Faleceu em Claraval em 1133. Frei Marcos Antônio de Andrade, OFM-Petrónolis/RJ”.

1.4. São Bernardo. Ver páginas 66-72: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

1.5. “… Bernardo de Claraval (em francêsBernard de Clairvaux; castelo de Fontaine-lès-Dijon1090 — Ville-sous-la-Ferté, 20 de agosto de 1153) foi um abade francêscanonizado em 1174 e proclamado Doutor da Igreja. Foi o principal responsável por reformar a Ordem de Cister, na qual entrou logo depois da morte de sua mãe. Foi o fundador da Abadia de Claraval (Clairvaux), na Diocese de Langres.

            Em 1128 Bernardo participou do Concílio de Troyes, que delineou a regra monástica que guiaria os Cavaleiros Templários e que rapidamente tornou-se o ideal de nobreza utilizado no mundo cristão. Depois da morte do papa Honório II em 1130, Bernardo foi instrumental para reconciliar a Igreja durante o chamado “cisma papal de 1130“, que só terminaria definitivamente com a morte do antipapa Anacleto II em 1138.

            No ano seguinte, Bernardo ajudou a organizar o Segundo Concílio de Latrão. Em 1141, Inocêncio convocou o Concílio de Sens para tratar da denúncia de Bernardo contra Pedro Abelardo. Com bastante experiência em curar cismas na Igreja, Bernardo foi em seguida recrutado para ajudar no combate às heresias que grassavam no sul da França.

            No Oriente Médio, depois da derrota cristã no cerco de Edessa, o papa encarregou Bernardo de pregar a Segunda Cruzada, cujo fracasso seria depois considerado parcialmente culpa sua.

            Bernardo morreu aos 63 anos, depois de passar quarenta anos enclausurado. Foi o primeiro cisterciense no calendário de santos, tendo sido canonizado por Alexandre III em 18 de janeiro de 1174. Em 1830, Pio VIII proclamou-o Doutor da Igreja.

            Entre suas obras estão a regra monástica da Ordem dos Templários, o “Tratado do Amor de Deus” e o “Comentário ao Cântico dos Cânticos”. É também o compositor ou redator do hino Ave Maris Stella e da invocação ” Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria” da oração “Salve Rainha“.[1]…”: Bernardo de Claraval – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

1.6. SÃO BERNARDO DE CLARAVAL (DOUTOR MELÍFLUO)

Também conhecido como

Memorial

Perfil

Nascido na nobreza francesa; irmão de Santa Humbeline (Memória em 12 de fevereiro, nº 5) . Aos 22 anos, temendo os caminhos do mundo, ele, quatro de seus irmãos e 25 amigos se juntaram à abadia de Citeaux ; seu pai e outro irmão se juntaram logo depois. beneditino . Fundou e liderou o mosteiro de Clairvaux , que logo teve mais de 700 monges e, eventualmente, 160 casas filhas. Revisou e reformou os cistercienses . Conselheiro e admoestador do Rei Luís, o Gordo, e do Rei Luís, o Jovem. 

            Participou do Segundo Concílio de Latrão. Combateu o albigensianismo . 

{albigensianismo

Artigo

               Seita neomaniqueísta , associada ao movimento cátaro (puritano), que floresceu no sul da França nos séculos XII e XIII Eles acreditavam em um espírito bom que criou o espiritual e em um espírito mau que criou o mundo material, incluindo o corpo humano, que está, portanto, sob seu controle. O espírito bom criou a alma, mas o mau a aprisionou no corpo, que é mau desde sua origem. Para livrar as almas deste mal e castigo, o bom espírito, Deus, enviou Jesus Cristo que é apenas uma criatura. Como o corpo é mau, Ele poderia assumir apenas um celestial. Eles elogiaram o suicídio especialmente pela fome, sua endura, e em geral, a extinção da vida humana, e defendia a abstenção do casamento, preferindo o concubinato como menos maléfico. Como eram uma ameaça aos governos e à sociedade em geral, e resistiam a todas as tentativas de conversão, uma cruzada foi organizada por barões da França , Alemanha e Bélgica contra Raimundo VI, Conde de Toulouse, que os favorecia. Após derrotá-los com grande carnificina os barões, contrariando os desígnios do Papa Inocêncio III , continuaram uma guerra de conquista. A seita desapareceu no século XIV.

Informações adicionais

Citação MLA

Ajudou a acabar com o cisma do antipapa Anacleto II. Pregado na França , Itália e Alemanha . Ajudou a organizar a Segunda Cruzada . Amigo e biógrafo de Saint Malachy O’More . Conselheiro espiritual do Papa Eugênio III , que originalmente havia sido um de seus monges . Primeiro monge cisterciense colocado no calendário dos santos . Proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio VIII .

Todas as manhãs Bernardo se perguntava: “Por que vim aqui?”, e então se lembrava de seu principal dever – levar uma vida santa.

Nascer

Morreu

Canonizado

Patrocínio

Representação

informação adicional

Leituras

Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, pense em MARIA , invoque MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta– São Bernardo de Claraval

O amor é suficiente por si mesmo; dá prazer por si mesmo e por causa de si mesmo. É seu próprio mérito, sua própria recompensa. O amor não procura nenhuma causa fora de si mesmo, nenhum efeito além de si mesmo. Seu lucro está na prática. De todos os movimentos, sensações e sentimentos da alma, o amor é o único em que a criatura pode responder ao Criador e fazer algum tipo de retorno semelhante, por mais desigual que seja. Pois quando Deus ama, tudo o que ele deseja é ser amado em troca. O único propósito de seu amor é ser amado, sabendo que aqueles que o amam são felizes por seu amor por ele. – de um sermão de São Bernardo

Todas as coisas que o mundo ama, como prazer, honras, louvores e riquezas, são para mim cruzes; e todas as coisas que o mundo considera como cruzes, eu procuro e abraço com o maior carinho– São Bernardo

Olhe para aquele caluniador inteligente! Começa por suspirar fundo, finge ser humilde, faz um ar modesto, e com a voz embargada de soluços tenta encobrir a calúnia que está na ponta da língua. Imagina-se que assumiu expressamente uma comportamento calmo e fácil; pois quando ele fala contra seu irmão, é em um tom terno e compassivo. Estou realmente magoado, diz ele, ao descobrir que nosso irmão caiu em tal pecado; todos vocês sabem o quanto eu o amo e quantas vezes tentei corrigi-lo. Não é hoje que notei sua falha; pois eu deveria estar sempre em guarda para falar dos outros, mas outros também falaram disso. Seria em vão disfarçar o fato; é verdade demais, e com lágrimas nos olhos eu digo a você. Este pobre irmão infeliz tem talento… (Mas, é caluniador inteligente)– São Bernardo de Claraval, 24º sermão dos Cânticos

Citação MLA

– “São Bernardo de Claraval”CatholicSaints.Info . 6 de agosto de 2022. Web. 19 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-bernard-of-clairvaux/ >

1.7. AUDIÊNCIA GERAL PAPA BENTO XVI EM 21 DE OUTUBRO DE 2009:

PAPA BENTO XVI – AUDIÊNCIA GERAL –Praça de São Pedro
Quarta-feira, 21 de Outubro de 2009 

São Bernardo de Claraval

Queridos irmãos e irmãs!

          Hoje gostaria de falar de São Bernardo de Claraval, chamado “o último dos Padres” da Igreja, porque no século XII, mais uma vez, renovou e tornou presente a grande teologia dos Padres. Não conhecemos os pormenores os anos da sua infância; sabemos, contudo, que ele nasceu em 1090 em Fontaines na França, numa família numerosa e discretamente abastada. Ainda jovem, prodigalizou-se no estudo das chamadas artes liberais – especialmente da gramática, da retórica e da dialética – na escola dos Cónegos da igreja de Saint-Vorles, em Châtillon-sur-Seine e amadureceu lentamente a decisão de entrar na vida religiosa.

          Por volta dos vinte anos entrou em Cîteaux, uma fundação monástica nova, mais ativa em relação aos antigos e veneráveis mosteiros de então e, ao mesmo tempo, mais rigorosa na prática dos conselhos evangélicos.

          Alguns anos mais tarde, em 1115, Bernardo foi enviado por Santo Estêvão Harding, terceiro Abade de Cîteaux, para fundar o mosteiro de Claraval (Clairvaux). Aqui o jovem Abade, tinha apenas vinte e cinco anos, pôde apurar a própria concepção da vida monástica, e empenhar-se em pô-la em prática. Olhando para a disciplina de outros mosteiros, Bernardo recordou com decisão a necessidade de uma vida sóbria e comedida, tanto à mesa como no vestuário e nos edifícios monásticos, recomendando o sustento e a atenção aos pobres. Entretanto a comunidade de Claraval tornava-se cada vez mais numerosa, e multiplicava as suas fundações.

          Nestes mesmos anos, antes de 1130, Bernardo iniciou uma ampla correspondência com muitas pessoas, quer importantes quer de modestas condições sociais. Às muitas Cartas deste período é preciso acrescentar numerosos Sermões, assim como Sentenças e Tratados. Remonta sempre a este tempo a grande amizade de Bernardo com Guilherme, Abade de Saint-Thierry, e com Guilherme de Champeaux, figuras entre as mais importantes do século XII.

          A partir de 1130, começou a ocupar-se de muitas e graves questões da Santa Sé e da Igreja. Por este motivo teve que sair cada vez mais do seu mosteiro, e por vezes da França. Fundou também alguns mosteiros femininos, e foi protagonista de um vivaz epistolário com Pedro o Venerável, Abade de Cluny (memória em 25 de dezembro), sobre o qual falei na quarta-feira passada.

          Dirigiu sobretudo os seus escritos polémicos contra Abelardo, um grande pensador que iniciou um novo modo de fazer teologia, introduzindo sobretudo o método dialético-filosófico na construção do pensamento teológico. Outra frente contra a qual Bernardo lutou foi a heresia dos Cátaros, que menosprezavam a matéria e o corpo humano, desprezando, por conseguinte, o Criador. Ele, ao contrário, sentiu-se no dever de assumir a defesa dos judeus, condenando as manifestações de anti-semitismo cada vez mais difundidas. Devido a este aspecto da sua ação apostólica, algumas dezenas de anos mais tarde, Ephraim, rabino de Bonn, dirigiu a Bernardo uma vivaz homenagem.

          Naquele mesmo período o santo Abade escreveu as suas obras mais famosas, como os celebérrimos Sermões sobre o Cântico dos Cânticos. Nos últimos anos da sua vida – a sua morte verificou-se em 1153 – Bernardo teve que limitar as viagens, sem, contudo, as interromper totalmente. Aproveitou para rever definitivamente o conjunto das Cartas, dos Sermões e dos Tratados. Merece ser mencionado um livro bastante particular, que ele terminou precisamente neste período, em 1145, quando um seu aluno, Bernardo Pignatelli, foi eleito Papa com o nome de Eugénio III.

          Nesta circunstância, Bernardo, como Padre espiritual, escreveu a este seu filho espiritual o texto De Consideratione, que contém ensinamentos para poder ser um bom Papa. Neste livro, que permanece uma leitura conveniente para os Papas de todos os tempos, Bernardo não indica apenas como desempenhar bem o papel de Papa, mas expressa também uma visão profunda do mistério da Igreja e do mistério de Cristo, que no final se resolve na contemplação do mistério de Deus trino e uno:  “Deveria ainda prosseguir a busca deste Deus, que ainda não é bastante procurado”, escreve o santo Abade “mas talvez se possa procurar melhor e encontrar mais facilmente com a oração do que com o debate. Ponhamos então aqui um ponto final no livro, mas não na pesquisa” (XIV, 32:  PL 182, 808), no estar a caminho rumo a Deus.

          Gostaria de me deter agora só sobre dois aspectos centrais da rica doutrina de Bernardoeles referem-se a Jesus Cristo e a Maria santíssima, sua Mãe. A sua solicitude pela participação íntima e vital do cristão no amor de Deus em Jesus Cristo não contribui com novas orientações para o estatuto científico da teologia. Mas, de modo mais do que decidido, o Abade de Clairvaux configura o teólogo com o contemplativo e com o místico. Só Jesus – insiste Bernardo diante dos complexos raciocínios dialéticos do seu tempo – só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)”. Vem precisamente daqui o título, a ele atribuído pela tradição, de Doctor mellifluus

          De fato, o seu louvor de Jesus Cristo “escorre como o mel”. Nas extenuantes batalhas entre nominalistas e realistas – duas correntes filosóficas da época – o Abade de Claraval não se cansa de repetir que um só nome conta, o de Jesus de Nazaré. “Todo o alimento da alma é árido”, confessa, “se não for aspergido com este óleo; insípido, se não for temperado com este sal. Aquilo que escreves para mim não tem sabor, se nisso eu não ler Jesus”. E conclui:  “Quando discutes ou falas, para mim nada tem sabor, se eu não ouvir ressoar nisso o nome de Jesus” (Sermones in Cantica Canticorum XV, 6:  PL 183, 847).

          De fato, para Bernardo o verdadeiro conhecimento de Deus consiste na experiência pessoal, profunda de Jesus Cristo e do seu amor. E isto, queridos irmãos e irmãs, é válido para cada cristão:  a fé é antes de tudo encontro pessoal, íntimo com Jesus, é fazer a experiência da sua proximidade, da sua amizade, do seu amor, e só assim se aprende a conhecê-lo cada vez mais, a amá-lo e a segui-lo sempre mais. Que isto se verifique com cada um de nós!

          Noutro célebre Sermão no domingo entre a oitava da Assunção, o santo Abade descreve em termos apaixonados a íntima participação de Maria no sacrifício redentor do Filho. “Ó santa Mãe – exclama ele – deveras uma espada trespassou a tua alma!… A violência da dor trespassou de tal modo a tua alma, que justamente podemos chamar-te mais do que mártir, porque em ti a participação na paixão do Filho superou muito em intensidade os sofrimentos físicos do martírio” (14:  PL 183, 437-438).

          Bernardo não tem dúvidas:  “per Mariam ad Iesum“, através de Maria somos conduzidos até Jesus. Ele testemunha com clareza a subordinação de Maria a Jesus, segundo os fundamentos da mariologia tradicional. Mas o corpo do Sermone documenta também o lugar privilegiado da Virgem na economia da salvação, após a particularíssima participação da Mãe (compassio) no sacrifício do Filho. Não por acaso, um século e meio depois da morte de Bernardo, Dante Alighieri, no último canto da Divina Comédia, colocará nos lábios do “Doutor melífluo” a sublime oração a Maria:  “Virgem Mãe, filha do teu Filho, / humilde e nobre mais do que qualquer criatura, / termo fixo do eterno conselho,”… (Paraíso 33, vv. 1 ss.).

          Estas reflexões, características de um apaixonado por Jesus e Maria como São Bernardo, provocam ainda hoje de modo saudável não só os teólogos, mas todos os crentes. Por vezes pretende-se resolver as questões fundamentais sobre Deus, sobre o homem e sobre o mundo unicamente com as forças da razão. São Bernardo, ao contrário, solidamente fundado na Bíblia e nos Padres da Igreja, recorda-nos que sem uma fé profunda em Deus, alimentada pela oração e pela contemplação, por uma relação íntima com o Senhor, as nossas reflexões sobre os mistérios divinos correm o risco de se tornarem uma vã prática intelectual, e perdem a sua credibilidade. A teologia remete para a “ciência dos santos”, para a sua intuição dos mistérios do Deus vivo, para a sua sabedoria, dom do Espírito Santo, que se tornam ponto de referência do pensamento teológico.

          Juntamente com Bernardo de Claraval, também nós devemos reconhecer que o homem procura melhor e encontra mais facilmente Deus “com a oração do que com o debate”. No final, a figura mais verdadeira do teólogo e de cada evangelizador permanece a do Apóstolo João, que apoiou a sua cabeça no coração do Mestre.

          Gostaria de concluir estas reflexões sobre São Bernardo com as invocações a Maria, que lemos numa sua bonita homilia. “Nos perigos, nas angústias, nas incertezas – diz ele – pensa em Maria, invoca Maria. Que ela nunca abandone os teus lábios, nem o teu coração; e para obteres a ajuda da sua oração, nunca esqueças o exemplo da sua vida. Se a segues, não te podes desviar; se lhe rezas, não te podes desesperar; se pensas nela não podes errar. Se ela te ampara, não cais; se ela te protege, nada temes; se ela te guia, não te cansas; se ela te é propícia, alcançarás a meta…” (Hom. II super “Missus est”, 17:  PL 183, 70-71) …: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091021.html

 

================

OUTROS SANTAS E SANTOS DE 20 DE AGOSTO

1. Memória de São Bernardo. Destaque acima.

2.   Co­me­mo­ração de São Sa­muel (também na Folhinha do Coração de Jesus), pro­feta, que, cha­mado por Deus quando ainda era cri­ança, foi de­pois juiz em Is­rael e, por man­dato di­vino, ungiu Saul como rei do seu povo; mas, quando Deus re­pu­diou Saul por causa da sua in­fi­de­li­dade, con­feriu a unção real a David, de cuja des­cen­dência havia de nascer Cristo.

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no século XI antes da nossa era, o Profeta Samuel, de quem o sábio Sirac assim faz o elogio: “Samuel foi amado por seu Deus. Profeta do Senhor, estabeleceu sua realeza e julgou a assembleia segundo a Lei de Deus. Antes do tempo do sono eterno, ninguém se levantou para o acusar (Eclo 46,13 ss).” (M).

Nascimento e vocação de Samuel. Ver páginas 73-103: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

-ORIGEM DE SAUL E SEU ENCONTRO COM SAMUEL. Ver páginas 88-103: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

– “… Samuel[1] (ca10561004 a.C.) filho de Elcana e Ana, da região de Efraim.[2] Último Juízes em Israel e primeiro dos Profetas após Moisés. Para a história israeli Samuel foi quem inaugurou a monarquia quando ungiu Saul e David reis de Israel.[nº 1][3] Sua história é contada no Livro de I Samuel 1 a I Samuel 4:1; onde é interrompida para relatar o conflito com os filisteus.[nº 2]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_(B%C3%ADblia)

– SAMUEL O PATRIARCA

Memorial

Perfil

O último juiz de Israel, descrito no livro do Antigo Testamento de 1 Reis. O filho de Elcana e Hannah, que jurou antes de seu nascimento entregá-lo a Deus. Livrou os israelitas do domínio dos filisteus (1 Reis 7). Alguns acreditam ser o autor dos livros de Juízes e Rute, e os primeiros 24 versículos de 1 Reis. Em sua velhice, ele nomeou seus filhos juízes sobre Israel, mas eles desagradaram os antigos, que lhe pediram um rei, e o Senhor lhe disse para ungir Saul (1 Reis 8).

Nascer

  • c.1132 aC em Ramatha nas montanhas de Efraim

Significado do nome

  • Deus ouviu (hebraico)

canonizado

Informações adicionais

Citação MLA

Samuel, o Patriarca”. CatholicSaints.Info . 27 de janeiro de 2022. Web. 19 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/samuel-the-patriarch/ >

3.   Em Chinon, for­ta­leza do ter­ri­tório de Tours, na Aqui­tânia, hoje na França, São Má­ximo (Mássimo), dis­cí­pulo de São Mar­tinho, que, de­pois de ter sido monge na Île-Barbe, junto de Lião, fundou um mos­teiro junto ao rio Vi­enne, onde morreu com avan­çada idade. († s. V)

– “…  Em Chinon, São Máximo, confessor, discípulo do beato bispo Martinho.
chamado Mesme. Maximus fundou a Abadia de Chinon em Tours…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust20.html

4.   Em Noir­mou­tier, na ilha Hero, no li­toral da Aqui­tânia, também na ho­di­erna França, São Fi­li­berto (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Felisberto), abade, que, edu­cado na corte do rei Da­go­berto, ainda ado­les­cente se tornou monge; fundou e di­rigiu o mos­teiro de Ju­miéges e de­pois o mos­teiro de Hero, pos­te­ri­or­mente cha­mado Noirmoutier. († c. 684).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 685, o retorno para Deus de São Filiberto. Jovem nobre educado na corte de Dagoberto I, tomou o hábito aos vinte e dois anos no mosteiro de Rebais. Fundou mais tarde a célebre abadia de Jumièges, não longe de Ruão. Aprisionado por ter denunciado a crueldade do administrador do palácio, teve que fugir do país e fundou um outro mosteiro na ilha de Noirmoutiers, onde terminou seus dias. Suas relíquias foram transportadas, primeiro para Grandlieu, onde os monges se haviam refugiado para escapar aos normandos, e depois para Tournous, na Borgonha (M).

São Filiberto. Ver páginas 109-113: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

– “… Filiberto (Eauze616 – Noirmoutier20 de agosto de 684), também conhecido como Filiberto de Jumièges, de Noirmoutier ou de Tournus, foi fundador e abade dos mosteiros de JumiègesPavilly e Noirmoutier e é venerado como santo da Igreja Católica….”: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Filiberto

5.   Em Cór­dova, na An­da­luzia, re­gião da Es­panha, os santos már­tires Le­o­vi­gildo e Cris­tóvão, monges, que, na per­se­guição dos Mouros, es­pon­ta­ne­a­mente con­fes­saram a fé em Cristo pe­rante o juiz, e por isso foram de­ca­pi­tados, assim al­can­çando a palma do martírio. († 852)

6*.   Em Sena, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, o pas­sa­mento de São Ber­nardo To­lomei, abade, fun­dador da Con­gre­gação Oli­ve­tana, com a Regra de São Bento, que viveu com grande fervor a dis­ci­plina mo­nás­tica e, du­rante uma epi­demia de peste que as­so­lava a Itália, morreu no mos­teiro de Sena. († 1348).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico (registrado em 19 de agosto), em Sena, no ano de 1348, o nascimento no céu de São Bernardo Tolomei, brilhante jurista, que perto de seus quarenta anos retirou-se para a solidão dos Apeninos. Sua santidade atraiu-lhe diversos discípulos, que reuniu no mosteiro de Monte Oliveto, dando origem à congregação beneditina dos Olivetanos. (B).

Bem-aventurad Bernardo Tolomei.  Ver páginas 136-138: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

SÃO BERNARDO TOLOMEI

Também conhecido como

  • Bernardo Ptolomei
  • Bernardo Tolomeo
  • Giovanni Tolomeo

Memorial

Perfil

Giovannni cedo mudou seu nome para Bernard por admiração por Bernard de Clairvaux . Educado por seu tio dominicano . Seu pai impediu que Bernardo entrasse na vida religiosa . Advogado . Teólogo . Soldado . Político e funcionário do governo . Cego , Bernardo recuperou a visão por intervenção da Bem-Aventurada Virgem Maria , após o que abandonou a vida mundana para se tornar um eremita . Acusado de heresia, Bernard logo limpou seu nome. Sacerdote . Fundador da Congregação Beneditina da Santíssima Virgem do Monte Oliveto ( Congregação Olivetana ; Olivetanos ). Durante um surto de peste , Bernard e seus monges cuidaram de quem precisava; nenhum dos irmãos ficou doente .

Nascer

Morreu

Beatificado

canonizado

Patrocínio

Informações adicionais

Citação MLA

São Bernardo TolomeiCatholicSaints.Info . 22 de junho de 2022. Web. 19 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-bernardo-tolomei/ >

7*.   Num barco-prisão an­co­rado ao largo de Ro­che­fort, na França, os be­atos Luís Fran­cisco Le Brun e Ger­vásio Brunel, pres­bí­teros e már­tires: o pri­meiro foi monge da Con­gre­gação Be­ne­di­tina de Santo Amaro, o se­gundo foi prior da Abadia Cis­ter­ci­ense da Trapa; ambos foram de­tidos em con­di­ções de­su­manas du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa e con­su­maram o seu mar­tírio con­su­midos pela enfermidade. († 1794)

MÁRTIRES DOS HULKS DE ROCHEFORT (10 DE JUNHO)

Também conhecido como

  • Mártires dos Pontões de Rochefort
  • Mártires de La Rochelle
  • Mártires de Rochefort
  • Mártires da Prisão Hulks de Rochefort
  • Mártires dos Navios Rochefort

Perfil

Em 1790 , as autoridades revolucionárias francesas aprovaram uma lei exigindo que os padres jurassem fidelidade à constituição civil, o que efetivamente os removeria da autoridade e fidelidade a Roma. Muitos se recusaram e, em 1791 , o governo começou a deportá-los para a Guiana Francesa. 827 padres e religiosos foram presos em hulks (navios antigos não mais dignos do mar e usados ​​para armazenamento, 

prisões , hospitais etc. ) abrigar escravos ouprisioneiros . Lá eles foram basicamente ignorados até a morte , pois havia pouca provisão de comida e água, menos saneamento e nenhuma ajuda médica. 542 dos prisioneiros morreram lá.

Os sobreviventes foram libertados em 12 de fevereiro de 1795 e autorizados a voltar para suas casas. Muitos deles escreveram sobre seu tempo nos hulks, e muitos deles escreveram sobre a fé e o ministério daqueles que morreram . 64 deles foram identificados positivamente e confirmados como mortos como mártires , morrendo por sua fé –

Memorial

Mártires dos Hulks de Rochefort“. CatholicSaints.Info . 3 de dezembro de 2019. Web. 11 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/martyrs-of-the-hulks-of-rochefort/ >

8.   Em Roma, Santa Maria de Mattias, virgem, fun­da­dora da Con­gre­gação das Irmãs da Ado­ração do Pre­ci­o­sís­simo Sangue de Cristo. († 1866)

SANTA MARIA DE MATTIAS

Também conhecido como

  • Maria de Mattias
  • Maria de Matias

Memorial

Perfil

            Nasceu em uma família de classe alta piedosa e educada. Embora as mulheres de sua época fossem proibidas de receber educação formal , ela aprendeu a ler e escrever, e muito sobre sua  em casa com seu pai . Sendo uma garota de classe alta da época, ela cresceu isolada e egocêntrica, mas em meados da adolescência sentiu o vazio de sua vida e começou a procurar por mais significado. Ela orou por iluminação e recebeu uma visão mística que a levou a sair de casa e vagar pelas estradas, explicando o amor de Deus a quem quisesse ouvir.

            Aos 17 anos ela participou de uma missão pregada por São Gaspare de Búfalo , e viu as mudanças óbvias nas pessoas que a frequentavam. Ela quis ter o mesmo efeito e, com a ajuda do Venerável Giovanni Merlini, fundou a Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo em Acuto , Itália , em 4 de março de 1834 , uma congregação feminina para ensinar meninas . Ela expandiu seu trabalho para ensinar e catequizar mulheres e meninos. Embora, devido aos costumes sociais da época, ela não tivesse permissão para falar com os homens, eles costumavam se reunir sozinhos, às vezes escondidos, para ouvir seus ensinamentos. O Papa Pio IX a designou para administrar o Hospício San Luigi em Roma, e de lá ela trabalhou para expandir as Adoradoras . A congregação experimentou oposição ocasional do clero, mas sempre apoio dos leigos ; eles dirigiram 70 escolas com a morte de Maria, a maioria em pequenas cidades isoladas, e mais de 400 com sua beatificação .

Nascer

Morreu

venerado

Beatificado

canonizado

Patrocínio

Informações adicionais

leituras

            Ó Deus, através da Congregação fundada por Vossa serva, a Bem-aventurada Maria de Matias, muitos jovens entram em contato com Seu amor e presença divina. Por sua intercessão, possamos sempre cuidar da salvação dos jovens e ensiná-los a alegria de sua presença sacramental em suas vidas. Isto pedimos por Cristo nosso Senhor. Amém.  de Vidas dos Santos II

Citação MLA

Santa Maria de Mattias”. CatholicSaints.Info . 20 de maio de 2021. Web. 19 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-maria-de-mattias/ >

9.   Em Roma, o dia natal de São Pio X, papa, cuja me­mória se ce­lebra amanhã. († 1914)

10*.   Em Val­li­bona, na pro­víncia de Cas­tellón, na Es­panha, o Beato Ma­tias Car­dona Meseguer, pres­bí­tero da Ordem dos Clé­rigos Re­grantes das Es­colas Pias e mártir na per­se­guição religiosa. († 1936)

– VER “MÁRTIRES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA”: http://catholicsaints.info/martyrs-of-the-spanish-civil-war/

11*.   Em Xa­tiva, na pro­víncia de Va­lência, também na Es­panha, a Beata Maria Cle­mente Mateu, virgem e mártir, que, du­rante a mesma per­se­guição, pela per­se­ve­rança na fé me­receu con­fi­gurar-se com Cristo. († 1936)

– VER “MÁRTIRES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA”: http://catholicsaints.info/martyrs-of-the-spanish-civil-war/

12♦.   Em Bar­ce­lona, também na Es­panha, o Beato Ce­les­tino António (Is­mael Bárrio Mar­quilla), re­li­gioso da Con­gre­gação dos Ir­mãos das Es­colas Cristãs e mártir, que, na mesma per­se­guição, foi as­sas­si­nado por causa da sua fé. († 1936)

– VER “MÁRTIRES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA”: http://catholicsaints.info/martyrs-of-the-spanish-civil-war/

13*.   No campo de con­cen­tração de Da­chau, pró­ximo de Mu­nique da Ba­viera, na Ale­manha, o Beato La­dislau Macz­kowski, pres­bí­tero e mártir, na­tural da Po­lónia, que foi de­por­tado em tempo de guerra e, pe­rante os per­se­gui­dores da dig­ni­dade hu­mana e cristã, su­por­tando cruéis tor­turas, de­fendeu a fé até à morte. († 1942)

Bem-aventurado Wladyslaw Maczkowski

Também conhecido como

  • Ladislaus Maczkowski

Memorial

Perfil

Sacerdote na Arquidiocese de Gniezno , Polônia , servindo na paróquia de Lubowo. Preso em 26 de agosto de 1940 por ocupantes nazistas , ele foi preso no campo de concentração de Dachau, onde ministrou a outros prisioneiros e foi abusado por guardas por quase dois anos. mártir .

Nascer

Morreu

venerado

Beatificado

canonizado

Informações adicionais

Citação MLA

Bem-aventurado Wladyslaw Maczkowski”CatholicSaints.Info . 8 de julho de 2021. Web. 19 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/blessed-wladyslaw-maczkowski/ >

– VER “108 MÁRTIRES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

 (POLÔNIA – 12 DE JUNHO)”

14♦.   No campo de con­cen­tração de Da­chau, perto de Mu­nique, ci­dade da Ba­viera, na Ale­manha, o Beato Jorge Häffner, pres­bí­tero da di­o­cese de Wurz­burgo e mártir. († 1942)

BEATO GEORG HÄFFNER

Também conhecido como

  • Georg Haefner

Memorial

Perfil

Sacerdote na diocese de Würzburg , Alemanha . Preso pelos nazistas e enviado para morrer nos campos de concentração por sua  . mártir .

Nascer

Morreu

venerado

Beatificado

Informações adicionais

Citação MLA

Bem-aventurado Georg Häfner“. CatholicSaints.Info . 11 de abril de 2015. Web. 19 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/blessed-georg-hafner/>

15. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Tourraine, no séc. V, São Mesmino, monge. Discípulo de São Martinho, foi viver no mosteiro de Île-Barbe, em Lião, para fugir da popularidade de que era objeto. De volta à sua região natal, fundou um mosteiro perto do Castelo de Chinon. (M).

– São Mesmo, abade, páginas 104-105: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

16. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, Santo Amador, eremita, a quem se atribui a origem do culto e da peregrinação de Nossa Senhora de Rocamadour. (M)

– São Amadour o eremita

Também conhecido como

  • Amadour de Lucca
  • Amadour de Rocamadour
  • Amador…
  • Amador…
  • Amador…

Memorial

Perfil

Em 1126 ou 1162 (registro varia), o corpo deste santo foi encontrado, possivelmente incorrupto , em um túmulo com indícios de que a pessoa havia morrido cerca de 1000 anos antes. Sem informações básicas disponíveis sobre o corpo, uma série de histórias (e suposições) cresceu em torno da pessoa –

eremita cristão da Gália com uma cela em Quircy, França

Morreu

informação adicional

Citação MLA

17. SÃO ZAQUEU, O PUBLICANO

Também conhecido como

  • Zaqueu

Memorial

Perfil

Mencionado no Evangelho de Lucas como o cobrador de impostos baixo que subiu em uma árvore para ver Jesus porque ele não podia ver por cima da multidão. Jesus decidiu ir à casa do homem, e quando os moradores resmungaram que Cristo era amigo dos pecadores, Zaqueu mostrou sua conversão fazendo retribuição a qualquer um que ele havia prejudicado e dando em grande parte à caridade .

Como isso é tudo o que realmente sabemos, muitas lendas cresceram em torno dele, incluindo que ele se casou com Santa Verônica , que se tornou bispo de Cesaréia na Palestina e que ele é São Amadour , que foi um eremita primitivo na França .

Canonizado

Patrocínio

  • estalajadeiros (a palavra publicano anteriormente significava um cobrador de impostos do público; em inglês, mais tarde significava o proprietário de uma casa públicapub ou pousada

informação adicional

Leitura

Ora, um homem ali (Jericó) chamado Zaqueu, que era um chefe dos cobradores de impostos e também um homem rico, procurava ver quem era Jesus; mas ele não podia vê-lo por causa da multidão, pois era de baixa estatura. Então ele correu na frente e subiu em um sicômoro para ver Jesus, que estava prestes a passar por ali. Chegando ali, Jesus ergueu os olhos e lhe disse: “Zaqueu, desce depressa, pois hoje devo ficar em sua casa”. E ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.

Quando todos viram isso, começaram a resmungar, dizendo: “Ele foi morar na casa de um pecador”.

Mas Zaqueu estava ali e disse ao Senhor: “Eis que metade dos meus bens, Senhor, darei aos pobres;

E Jesus lhe disse: “Hoje a salvação chegou a esta casa, porque também este homem é descendente de Abraão. Pois o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. – Lucas 19:2-10

Citação MLA

18. São Haduíno, abade. Ver página 106: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

SANTO HADUIN DE LE MANS

Também conhecido como

  • harduin

Memorial

Perfil

Bispo em Le Mans , França . Fundou vários mosteiros , incluindo Notre-Dame-d’Evron.

Morreu

  • c. 662 de causas naturais

canonizado

Informações adicionais

Citação MLA

São Haduin de Le Mans”. CatholicSaints.Info . 29 de agosto de 2013. Web. 19 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-haduin-of-le-mans/ >

19. Santo Oswin, rei e mártir. Ver páginas107-108: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

SÃO OSVINHO DE DEIRA

Também conhecido como

  • osuine
  • Oswin

Memorial

Perfil

Nasceu um príncipe , filho do rei Osric de Deira na Grã-Bretanha. Educado por São Aidan . Sucedeu a São Osvaldo da Nortúmbria como rei de Deira em 642 . São Bede o descreve como “muito generoso com todos os homens e, acima de tudo, humilde; alto de estatura e porte gracioso, com maneiras agradáveis ​​e endereço cativante.” Embora seu reinado tenha sido de paz e ordem, houve constantes disputas políticas com seu primo Oswy, que desejava o trono e acabou assassinando-o.

Morreu

canonizado

Patrocínio

  • vítimas de traição (sua localização foi traída para seus assassinatos por um de seus nobres supostamente leais)

Informações adicionais

leituras

Cortesia e humildade brilharam de ti, ó radiante Mártir Oswin. Treinado por São Aidan como um governante cristão, tu iluminaste o norte da Bretanha. Glória a Ele que te fortaleceu; glória a Ele que te coroou; glória Àquele que através de ti opera curas para todos. – tropário de São Osvinho

            Citação MLA

São Osvinho de Deira”. CatholicSaints.Info . 19 de novembro de 2018. Web. 19 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-oswine-of-deira/ >

20. VER SANTAS E SANTOS DE 20 DE AGOSTO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):

<- OntemCalendárioAmanhã ->
Bernardo de Claraval (Memorial) — Amadour, o Eremita Angelina de Spoleto Bernardo de Valdeiglésio Bernard Tolomeo Brogan Burchard de Worms Cristóvão de Córdoba Donércio de Murthlac Edberto da Nortúmbria Francesco Matienzo Georg Hafner Gervais-Protais Brunel Goberto de Apremont Haduin de Le Mans Heliodoro da Pérsia Herbert Hoscam Laura de Pollenza Leovigildo de Córdoba Louis-François Lebrun Lúcio de Chipre Maria de Mattias Máximo de Chinon Oswine de Deira Filipe de Jumièges Porfírio de Palestrina Ronald de Orkney Samuel, o PatriarcaTeofilius Matulionis Wladyslaw Maczkowski Zaqueu, o PublicanoMartirizado na Guerra Civil Espanhola Blanca de Lucía Ortiz de Velasco Cristófol Baqués Almirall Emili Bover Albareda Enrique Rodríguez Tortosa Francesc Llagostera Bonet Francesc Segalà Solé Francisco Barbancho González Hilário Barriocanal Quintana Ismael Bairro Marquilla Jaume Perucho Pontarró José Camacho Moreno José Tapia Diaz Lourenço de Medina Garcia Magí Albaigés Escoda Manuel Lopez Álvarez Maria Climent Mateu Matías Cardona-Meseguer Pau Segalà Solé Rafael Cubero Martín Serapio Sanz Iranzo Tomás Campo Marín — Benedicto Zafont
todos esses memoriais em uma única página

20. Outras santas e santos do dia 20 de agosto: págs. 66-116, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes , muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 20 de agosto, ver ainda: 20 de agosto – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 653-656. Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
  4. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
  5. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  6. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  7. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  8. The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015) 
  9. El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php  
  10. MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm 
  11. SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/20-august/
  12. SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust20.html                                                                                                 
  13. SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p    
  14. SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg

SOBRE NOSSA SENHORA:

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA:

https://devotiontoourlady.com/august.html

FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

https://devotiontoourlady.com/index.html 

(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!   AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS.

POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

  • SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.

Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

  • “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO

Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valorEle anseia ardentemente que o desejemos e o amemosEle aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”

– São Gregório Nazianzeno

================

* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO

            … Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados ​​e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …         

“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…” 

================

* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN

Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)

– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento

(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário.

 “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES

“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”

================

27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI

“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”

================

* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO

“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”

================

* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO

“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”

================

* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR

“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”

================

  • 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA

“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO

“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA

“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA

“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)

“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…

A misericórdia é ilimitada…”.

================

* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO

“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”

================

* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA

“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vidaEu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”

================

* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT

“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”

================

* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO

“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)

================

* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO

Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis ​​na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.

================

* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES

“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”

================

* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA

Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta

================

* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO

“Antes morrer que pecar!”

================

*  12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE

“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”

================

* 14 de março, Albert Einstein:

Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

  • 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:

“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”

================

  • 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:

“… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM

“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/

================

  • 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:

“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

       Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será     

     derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU

       MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

  • 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop

================

  • 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
  • “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”. 

================

* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO

“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “

================

*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!

===============

  • 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
  •  
  • PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra

indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.

  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”

================

* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO

“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender

================

* 26 DE ABRIL: SÃO RAFAEL ARNÁIZ BARÓN

“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar”. 

“Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!”

“Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.”

================

  • 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.

Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…

Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…

Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…

Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/

================

  • 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»

… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”

================

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI

“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”

================

 * 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI

“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html

================

* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.

Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;

concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.

Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!

(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)

================

  • 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E

OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM

            “As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu– Santo Efrém

            Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia– Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida

            Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo– Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos

            Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito– de um sermão de Santo Efrém”

================

* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a

================

* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA

“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”– São Luís Gonzaga

“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”– São Luís Gonzaga

“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho– São Luís Gonzaga

“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”– de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga

Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos– coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga

Citação MLA

… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:

Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.

Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.

Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.

Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.

Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.

Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.

Amém.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

================

01 DE JULHO: BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI

Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus

================

04 DE JULHO: SÃO PEDRO JORGE FRASSATI

Dia a dia, diante de Deus e dos homens, aprendeu a vencer-se e a dominar-se”… «A caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais»…”

================ 

05 DE JULHO: SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA

“… Aquilo que Deus ordena parece difícil e um fardo. O caminho é difícil; você recua; você não tem desejo de segui-lo. No entanto, siga-o e você alcançará a glória” (Santo Antônio Maria Zaccaria)

================

09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS

            “Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)

            Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.

================

11 DE JULHO: SÃO BENTO

Rezar e trabalhar”. (Resumo da Regra de São Bento)

“…São Bento suportou e superou as três tentações fundamentais de cada ser humano: a tentação da auto-suficiência e do desejo de se colocar no centro, a tentação da sensualidade e, por fim, a tentação da ira e da vingança… Ele estava convencido de que, só depois de ter vencido estas tentações, ele teria podido dizer aos outros uma palavra útil para as suas situações de necessidade. E assim, tendo a alma pacificada, estava em condições de controlar plenamente as pulsões do eu, para deste modo ser um criador de paz em seu redor. Só então decidiu fundar os seus primeiros mosteiros…  A oração é em primeiro lugar um ato de escuta (Prol. 9-11), que depois se deve traduzir em ação concreta. O Senhor aguarda que nós respondamos todos os dias com os fatos aos seus ensinamentos…

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080409.html

================

14 DE JULHO: SÃO CAMILO DE LELLIS

PENSE BEM. FALE BEM. FAZE BEMEssas três coisas, pela misericórdia de Deus, farão o homem ir para o céu– São Camilo de Lellis

================

* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA

… GUIA-ME, SENHOR, NO TEU CAMINHO, PARA QUE EU POSSA ANDAR NA TUA VERDADE… ” (São Boaventura)

“… Maria procura aqueles que se aproximam dela com devoção e reverência…  aqueles que ela ama, nutre e adota como seus filhos…” – São Boaventura

“Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome…(São Boaventura)” (Papa Bento XVI, Audiência de 17.03.2010 sobre São Boaventura: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100317.html

================

16 DE JULHO: NOSSA SENHORA DO CARMO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO:

“Ó Bem-aventurada, e Imaculada Virgem Maria, resplandecente honra e glória do Carmelo, Vós que vos dignais contemplar com especial generosidade aqueles que estão vestidos com o vosso santo Escapulário, lançai sobre mim um olhar de terna bondade e cobri-me com o manto da vossa proteção. Fortalecei minha fraqueza com vosso poder, iluminai com vossa sabedoria a escuridão de minha mente. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade; revesti minha alma com tais graças e virtudes que a tornem sempre agradável a vosso Divino Filho e a vós. Assisti-me, socorrei-me, durante a vida e consolai-me na hora da morte. Ficai perto de mim nesse momento supremo e apresentai-me à Santíssima Trindade como seu filho e seu fiel servo, para que eu seja admitido para louvar e bendizer a Deus convosco eternamente no Céu. Amém.”

Ó Deus, que honrastes a Ordem dos Carmelitas com o título particular da bem-aventurada Virgem Maria, Vossa Mãe, concedei-nos misericordiosamente que, amparados por suas orações, cuja comemoração celebramos hoje com ofício solene, mereçamos chegar à alegria eterna. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.

            Recomendações aos carmelitas:

É muito desejável que as pessoas em todos os lugares se juntem a esta confraria, para a honra de Maria e para a salvação das almas, por uma vida adequada a esse fim.

            Para participar dos méritos da congregação, todo membro deve:

  1. Evitar o pecado e, de acordo com seu estado de vida, viva castamente.
  2. Rezar todos os dias, se possível, sete vezes, Pai NossoAve Maria e Glória ao Pai .
  3. Esforçar-se para servir a Deus venerando Maria e imitando suas virtudes.

Essas regras, é verdade, não são obrigatórias sob pena de pecado, mas a violação delas nos priva de todo mérito; e isso não é algo a ser levado em consideração? “Quem semeia pouco, pouco também ceifará.” (II Coríntios 9:6)

================

* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:

… Santo Ambrósio, ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras:Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado” (homilia do Papa Bento XVI sobre Santo Ambrósio)

================

21 de Julho: SÃO LOURENÇO BRÍNDISI

: «Oh, se considerássemos esta realidade! — exclama — ou seja, que Deus está verdadeiramente presente em nós, quando lhe falamos na oração; que Ele realmente ouve a nossa prece, mesmo que oremos simplesmente com o coração e com a mente. E que não só está presente e nos ouve, mas pode e deseja condescender de bom grado e com o máximo prazer às nossas exigências» (Papa Bento XVI em https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110323.html )

* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO

Ouça o apelo de Deus: Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.

… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado. 

O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/

================

* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…

================

* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório

Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório

… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo

================

* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão. 

Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces. 

Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.

– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney

================

07 de agosto: SÃO CAETANO

“Todos os prazeres desta vida são enganosos, porque não satisfazem, mas apenas incham; Somente Deus, que fez nossos corações, pode enchê-los de consolações.” – São Caetano

================

08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)

================

09 DE AGOSTO: SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ

“… Aprenda com Santa Teresa a depender somente de Deus e servi-lo com um coração totalmente puro e desapegado. Então, como ela, você poderá dizer ‘não me arrependo de ter me entregado ao Amor’…” Santa Teresa Benedita da Cruz

================

10 DE AGOSTO: SÃO LOURENÇO

“…O grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura…” (Santo Agostinho sobre São Lourenço)

================

* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS

“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”– Santa Clara de Assis

================

* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL

“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade

 MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal

================

* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE

“… AVE-MARIA!”:  esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html

================

18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI

“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”

================

* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO

O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente

================

* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta– São Bernardo de Claraval

Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,

fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]

“…Todas as manhãs Bernardo se perguntava: “Por que vim aqui?”, e então se lembrava de seu principal dever – “levar uma vida santa” …

================

* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X

Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre

================

* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA

Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)

================

* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS

            À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”

O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”

O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema

O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema

Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema

Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema

Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema

Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema

Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema

Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema

NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO

– São Poema

Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema

A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema

Citação MLA

================

* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO

“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho

            Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho

O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho

Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus– Santo Agostinho

Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho

Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus– Santo Agostinho

Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho

Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia. 

– Santo Agostinho

Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas– Santo Agostinho

Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho

            Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”

* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO

“… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):

{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }

================

04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI

Jesus, é minha única esperança!” uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse

Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina

================

04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA

“…Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.

Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.

Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}

================

05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ

“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá

================

09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER

Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver

================

13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

            “… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu):  {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }

            “…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…

            Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo

================

  • 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:

“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carneSanta Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

================

* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO

Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/

================

* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO

… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino

            Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” …  As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …

{Audiência Geral:  https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html }”:

================

* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE

“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade

Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdadeque o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversãoO verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html

================

* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO

“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER. 

– São Vicente de Paulo

Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio– São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!

O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ​​ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo

================

* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA

Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono. 

Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes. 

Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas. 

Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade. 

Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga. 

Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia. 

Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor. 

Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor. 

Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio! 

Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração. 

Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor. 

Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais. 

Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade. 

(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)

================

* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO

“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma. 

No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver. 

Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes

Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}

{https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}

================

* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS

“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade

…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos… 

… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…

… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…– Santa Teresa de Lisieux

================

* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA

“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)

================

* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS

“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis

================-

* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA

“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”

{https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20000430_faustina.html }

================

08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA

1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.

2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas

3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:

================

*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN

“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:

Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
O Sonho de Gerôncio )…:
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html

==============

* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII

“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)

================

* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA

“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”

================

* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:

  • Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  • Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
  • Eu os consolarei em todos os seus problemas.
  • Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
  • Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  • Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
  • Almas mornas se tornarão fervorosas.
  • Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
  • Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
  • Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
  • Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
  • O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.

================

* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm

================

* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara). 

================

* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ

“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…” – São Paulo da Cruz

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO

Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II

Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)

================

*        27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO

“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO

“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno

================

* 23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ

“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”

================

O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER

“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”

            “… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”. 

================

* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ

“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”

================

* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO

“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”

================

* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…” 

================

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.

A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo. Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.

São José, rogai por nós!

(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai

também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,

ROGUEM POR NÓS!   

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

================

  • APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
    • POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
    • POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
    • ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
    • UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
    • QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …

DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!

OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

                                                         ================                                  

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado“!

“GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO O MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!”

JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”

ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!

================

CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,

PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO

            MEU JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é MEU DEUS, minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude, buscar a paz e entrar pela porta estreita (Mt 7,13-14). Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e livre-me de pensamentos maus e vãos, desordenados e estranhos (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24) e decisão; purifique meu coração, ilumine minha inteligência e inflame minha vontade para segui-lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Eu confio no Senhor! DECIDO-ME A SEGUI-LO! QUERO E COLOCO O SENHOR COMO CENTRO DA MINHA VIDA. Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. Ajude-me a QUERER E AGIR para me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!

            Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento na penitência, mortificação, oração e vida sacramental, a virtude, o amor pelo Senhor, O QUE EU PRECISO! Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) segundo o espírito, cortando e evitando o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver sem reclamar, estressar, falar alto, alterar, ciúme, ira ou cólera, a aceitar pacientemente tudo o que me acontece, aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, A SILENCIAR, a oferecer-me. Ajude também a família! Ajude-me a cumprir as promessas do Batismo, que RENOVO:

            EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA  FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, A SATANÁS, ÀS SUAS POMPAS, SUAS OBRAS E SEUS GOZOS; RENUNCIO AO PECADO, ÀS PAIXÕES, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira, ao ciúme, AO DESEJO DE SER RETRIBUÍDO, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! Decido-me a seguir o senhor para sempre, com a graça de Deus! Obrigado, Jesus!

            DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS E DECISÕES e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do SENHOR, MEU PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, MEU SENHOR E MEU DEUS! MUITO OBRIGADO, MEU PAI! OBRIGADO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

            MINHA MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a controlar-me, a recompor-me, a mortificar-me, a educar e subordinar as paixões, a abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união.

            Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, FAZENDO O QUE ELE MANDAR, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL. MÃE, ME AJUDE! OBRIGADO MINHA MÃE!

            MINHA MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.

ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!

            MUITO OBRIGADO À SENHORA, MINHA MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!

SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!

ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS E A FAZER O QUE ELE MANDAR!

TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!

VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! OBRIGADO MÃE!

“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08]

«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)

“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO
NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos
e recorremos a vós! Amém! OBRIGADO, MÃE!(Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada): https://noticias.cancaonova.com/brasil/comheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/ 

MEU SÃO JOSÉ, ROGUE POR NÓS! MUITO OBRIGADO, SÃO JOSÉ!

            SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR E NUNCA O DESGOSTAR!

            Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!

OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-NOS A GRAÇA DE SERMOS PACIENTES TAMBÉM!

            AJUDE-NOS A NOS PREPARARMOS PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A NOSSA HORA! MOSTRE -NOS O QUE FAZER, PAI!

            E MAIS: INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA E VONTADE E TODO O NOSSO SER PARA FAZÊ-LO!

O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

            OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!

            DE MINHA PARTE, COM A VOSSA GRAÇA, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, EU ME OFEREÇO EM SACRIFÍCIO VIVO! (Rm 12,1-2)

            SENHOR, ME MOSTRE A PORTA ESTREITA PELA QUAL DECIDO-ME A PASSAR COM A SUA GRAÇA! (Mt 7,13-14 e Lc13,24). INTERFIRA EM MEU SER PARA EU AGIR DO JEITO QUE O SENHOR MOSTRAR E ENTRAR PELA PORTA ESTREITA! PEÇO AO SENHOR POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! OBRIGADO, SENHOR!

            GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO MOMENTO AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!

            BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!

PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…

Virgem Formosa, oh Mãe Querida

Tu és minha vida, vela por mim

e quando um dia deixar a terra

leva-me, Mãe, junto de ti,

leva-me Mãe, leva-me ao céu,

ficar não posso longe de Ti…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim os teus olhares

se me amparares me salvarei

Mesmo que as ondas, subam aos céus

e que furioso brame o mar

se tu diriges minha barquinha

não tenho medo, de naufragar

Mas se na luta, a nau vacila

e se enlanguesce minha ardente fé…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim teus olhares

se me amparares me salvarei!

Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril; também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)

================

* Veja o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Santas e Santos de 19 de agosto de 2023

NOSSA SENHORA EM 19 DE AGOSTO

A. OUR LADY OF THE DON, RUSSIA (1380) – NOSSA SENHORA DO DON, RÚSSIA (1380)

“… Um ícone famoso intitulado Nossa Senhora do Don foi pintado na última parte do século XIV por um artista grego chamado Teófanes de Novogorod, que havia assimilado as tradições iconográficas russas. A pintura data de 1382-1395. É dupla face, tendo no verso uma pintura da Assunção. Um livro mantido no Mosteiro Donskoy afirma que a imagem foi dada pelos cossacos a Dmitry Donskoy um dia antes da Batalha de Kulikovo.

Uma festa de Nossa Senhora do Don foi observada em 19 de agosto de 1380, em ação de graças pela incrível vitória dos russos sobre a Horda Dourada dos Tártaros no Pólo Kulikovo, e a captura deles de Kazan no ano de 1552.

A Batalha de Kulikovo Pole foi travada no rio Don. Dmitry (chamado Dmitry do Don) Donskoy comandou as forças russas na batalha, que uma crônica afirma totalizar 400.000 homens. Os russos nunca haviam vencido uma batalha contra os mongóis, e o exército que enfrentavam era uma horda com pelo menos o mesmo número de homens. Uma crônica, a Zadonscina, capturou o sentimento patriótico: “cavalos relincham em Moscou, buzinas soam em Kolomna, tambores são tocados… a glória ressoa por toda a terra russa”.

A batalha começou depois que a névoa da manhã se dissipou com uma luta até a morte entre os dois grandes campeões de cada exército. O campeão russo foi um monge chamado Alexander Peresvet, enviado ao combate por São Sérgio.

Alexandre e o campeão mongol fizeram uma investida inicial um contra o outro e ambos receberam ferimentos mortais. O mongol caiu da sela, entretanto, enquanto Alexandre manteve sua montaria.

Dmitry suspeitava fortemente que seu exército se desfaria se ele fosse morto em batalha, então ele inventou um estratagema interessante. Ele fez com que um jovem chamado Mikhail Brenok trocasse armadura com ele e fingisse liderar o exército. Assim que a batalha começou, os mongóis avançaram pelas fileiras para matar o comandante russo. Mikhail foi morto, mas Dmitry continuou a lutar.

Dmitry foi gravemente ferido quando a batalha parecia se virar contra eles, embora ele permanecesse no campo e no comando até que a vitória fosse garantida e ele caísse de exaustão e perda de sangue. Ele venceu devido ao ataque de cavalaria do príncipe Vladimir de Serpukov, que havia sido mantido na reserva por Dmitri até aquele momento. Estima-se que 200.000 homens foram perdidos em ambos os lados durante a batalha, e uma crônica russa relata que “… o rio Don fluiu em sangue por três dias”.

O czar Ivan, o Terrível, manteve o ícone com ele em 1552, quando partiu em sua expedição a Kazan e foi ele quem, após sua vitória, doou a imagem à Catedral da Anunciação em Moscou. No ano de 1591, o czar Fedor Ioannovich rezou diante da imagem quando sitiado pelo Khan Kazi Ghirei e recebeu do céu uma libertação milagrosa. A imagem de Nossa Senhora do Don agora se encontra na Galeria Tretyakov em Moscou…”: https://devotiontoourlady.com/august.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+THE+DON%2C+RUSSIA+%281380%29+&sca_esv=558180114&sxsrf=AB5stBjAd3lZSEALepvUXHYOiCAwvDv3jw%3A1692389797068&source=hp&ei=pdHfZJ-cAo635OUPha26oA4&iflsig=AD69kcEAAAAAZN_ftcHWfLyrrSboQN2CbmH2adbF41Hn&ved=0ahUKEwjfgrKlg-eAAxWOG7kGHYWWDuQQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+THE+DON%2C+RUSSIA+%281380%29+&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IiNPVVIgTEFEWSBPRiBUSEUgRE9OLCBSVVNTSUEgKDEzODApIDIFEAAYogQyBRAAGKIEMgUQABiiBEiVDlDHCVjHCXABeACQAQCYAb0BoAG9AaoBAzAuMbgBA8gBAPgBAvgBAagCCsICBxAjGOoCGCfCAgcQLhjqAhgn&sclient=gws-wiz

B. OUR LADY OF JERUSALEN NEAR MONTECARRO, PORTUGAL – NOSSA SENHORA DE JERUSALÉM – PERTO DE MONTECARRO, PORTUGAL

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+JERUSALEN+NEAR+MONTECARRO%2C+PORTUGAL&sca_esv=558180114&sxsrf=AB5stBjAd3lZSEALepvUXHYOiCAwvDv3jw%3A1692389797068&source=hp&ei=pdHfZJ-cAo635OUPha26oA4&iflsig=AD69kcEAAAAAZN_ftcHWfLyrrSboQN2CbmH2adbF41Hn&ved=0ahUKEwjfgrKlg-eAAxWOG7kGHYWWDuQQ4dUDCAk&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+JERUSALEN+NEAR+MONTECARRO%2C+PORTUGAL&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6Ii9PVVIgTEFEWSBPRiBKRVJVU0FMRU4gTkVBUiBNT05URUNBUlJPLCBQT1JUVUdBTDIHECMY6gIYJzIHECMY6gIYJzIHECMY6gIYJzIHECMY6gIYJzIHECMY6gIYJzIHEC4Y6gIYJzIHEC4Y6gIYJzIHECMY6gIYJzIHECMY6gIYJzIHECMY6gIYJ0iyDFD-B1j-B3ABeACQAQCYAQCgAQCqAQC4AQPIAQD4AQL4AQGoAgo&sclient=gws-wiz

BIBLIOGRAFIA:

1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM AGOSTO:

https://devotiontoourlady.com/august.html

2. FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://devotiontoourlady.com/index.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

================

DESTAQUES DE 19 DE AGOSTO

1. SÃO JOÃO EUDES

1.1. Conforme o Diretório da Liturgia da CNBB de 2023, SÃO JOÃO EUDES, presbítero. MFac.

1.2. São João Eudes (também na Folhinha do Coração de Jesus), pres­bí­tero, que se de­dicou du­rante muitos anos à pre­gação nas pa­ró­quias e fundou de­pois a Con­gre­gação de Jesus e Maria, para a for­mação dos sa­cer­dotes nos se­mi­ná­rios,  e a das monjas de Nossa Se­nhora da Ca­ri­dade, para for­ta­lecer na vida cristã as mu­lheres pe­nitentes; fo­mentou com grande ardor a de­voção aos Sa­grados Co­ra­ções de Jesus e de Maria, até que, em Caen, na Nor­mandia, re­gião da França, ador­meceu pi­e­do­sa­mente no Senhor. († 1680).

1.3. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Caen, em 1680, a volta para Deus de São João Eudes. Discípulo de Bérulle, consagrou-se à formação de seminaristas. Depois, fundou a Congregação de Jesus e Maria, tendo em vista a cristianização do meio rural e também a Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio. Foi um ardente propagandista das devoções aos corações de Jesus e de Maria, enfrentando o jansenismo. (M)

1.4. “… João EudesC.J.M. (RiOrne14 de novembro de 1601 — Caen19 de agosto de 1680) foi um presbítero francês, sendo venerado como 

santo pela Igreja Católica.

Foto preta e branca de rosto de pessoa em cima de uma superfície de madeira

Descrição gerada automaticamente com confiança baixaFundou a Congregação de Jesus e Maria, para formação doutrinal e espiritual de padres e seminaristas, cujos membros são conhecidos como eudistas.[1] Fundou também uma ordem religiosa feminina, a Ordem de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio, com a missão de atender às prostitutas e crianças abandonadas. Esta congregação deu origem, no século XIX, por meio de uma reforma levada a cabo por Santa Maria Eufrásia Pelletier, à Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, conhecida como as Irmãs do Bom Pastor. Foi declarado pelo Papa Pio X pai, doutor e apóstolo da doce devoção aos cristianíssimos Corações de Jesus e de Maria

… João Eudes foi proclamado pelo Papa Pio X como Pai, Doutor e Apóstolo do culto litúrgico do Sagrado Coração de Jesus. Foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1925. O dia festivo de São João Eudes é comemorado no dia da sua morte: 19 de agosto

ORAÇÃO E SÃO JOÃO EUDES AO CORAÇÃO DE JESUS E MARIA

  • Salve, Coração santíssimo,
  • Coração manso,
  • Coração humilde,
  • Salve, Coração puro,
  • Coração entregue
  • Coração sábio
  • Salve, Coração paciente,
  • Coração obediente
  • Coração vigilante;
  • Salve, Coração fiel,
  • Coração feliz,
  • Coração misericordioso;
  • Salve, Coração muito amoroso de Jesus e de Maria.
  • Nós te adoramos,
  • Nós te louvamos,
  • Nós te glorificamos,
  • Nós te damos graças,
  • Nós te amamos
  • de todo o nosso coração,
  • de toda a nossa alma,
  • com todas as nossas forças;
  • Nós te oferecemos o nosso coração,
  • Nós o entregamos,
  • Nós o consagramos,
  • Nós o sacrificamos.
  • Aceita-o e possui-o totalmente;
  • Purifica-o,
  • Ilumina-o,
  • Santifica-o,
  • Para que nele vivas e reines, agora, sempre e por toda a eternidade.
  • Amém!

...”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Eudes

1.5. São João Eudes, sacerdote e fundador

“… São João Eudes, sacerdote, que por muitos anos se dedicou à pregação nas paróquias e mais tarde fundou a Congregação de Jesus e Maria, para a formação de padres em seminários, e outra de freiras de Nossa Senhora da Caridade, para fortalecer as mulheres arrependidas na vida cristã. Promoveu de maneira especial a devoção aos Sagrados Corações de Jesus e Maria, até que em Caen, na região da Normandia, na França, descansou piedosamente no Senhor…

São João Eudes se destacou entre todos os missionários. Assim que terminou de pregar, sentou-se para ouvir confissões, pois, segundo ele, “o pregador sacode os galhos, mas o confessor é quem pega os pássaros”. 

Dom Le Camus, amigo de São Francisco de Sales, disse referindo-se a Pe. Eudes: «Ouvi os melhores pregadores da Itália e da França e garanto-vos que nenhum deles comove tanto as pessoas como este bom padre». São João Eudes pregou em sua vida cento e dez missões. Nessa época as missões populares começaram a ser organizadas em sua forma moderna…

… Na sua obra intitulada “Vida e Reinado de Jesus nas Almas dos Cristãos“, o santo resume o princípio da sua própria vida e atividade apostólica da seguinte forma:

O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente” …”: https://www.eltestigofiel.org/index.php?idu=sn_2934

1.6. SÃO JOÃO EUDES

Também conhecido como

  • Jean Eudes

Memorial

Perfil

Filho de fazendeiro que frequentou o colégio jesuíta em Caen, na França , aos 14 anos. Ingressou na Congregação do Oratório da FrançaEstudou em Paris e Aubervilliers na FrançaSacerdote. Ministrado às vítimas da praga . Missionário e pregador , trabalhando bem em mais de 100 missões. Trabalhou contra o jansenismo . 

[…jansenismo

               Um sistema teológico nomeado após seu autor, Cornelius Jansenius , Bispo de Ypres , Bélgica . Os pontos essenciais do sistema são:

  • a natureza humana foi radicalmente corrompida pelo pecado original
  • o homem, não livre para resistir nem aos deleites da graça, nem à concupiscência, faz o bem ou o mal irresistivelmente, embora voluntariamente, conforme é dominado pela graça ou pela concupiscência
  • Cristo não morreu por todos, mas somente por aqueles que estão predestinados à salvação
  • os sacramentos só podem ser recebidos após longa e severa preparação
  • A comunhão é vista como uma recompensa e não como um remédio
  • Deus deve ser tratado sempre com temor e tremor

               Esses princípios, que têm grande semelhança com o calvinismo , foram apresentados principalmente em dois livros , o de 1540 Agostinho de Jansenius, assim chamado porque deveria conter a pura doutrina de Santo Agostinho sobre a queda do homem e sobre a graça, e o livro de 1643 sobre Comunhão Frequente por Antoine Arnauld. Jansenius morreu antes de seu livro ser publicado, e os verdadeiros promotores do jansenismo foram Duvergier de Hauranneabade de Saint Cyran, e a célebre família Arnauld, notavelmente Mere Angelique, abadessa de Port-Royal, da qual de Hauranne era o capelão austero e rigorista. .

               Cinco proposições extraídas do Agostinho foram condenadas em 1653 , condenação a que os jansenistas tentaram fugir recorrendo à famosa distinção: as proposições são realmente errôneas, mas de fato não estão no Agostinho. Nesta conjuntura o Cartas provinciais de Pascal trouxera a controvérsia perante o público e foram um grande trunfo em favor dos jansenistas ao indiciar e ridicularizar seus arqui-inimigos, os jesuítas . Em 1659 , o Papa Clemente IX concedeu-lhes uma espécie de anistia, e os jansenistas fizeram bom uso dela para divulgar suas doutrinas.

               Após a morte de Antoine Arnauld, P. Quesnel, um oratoriano , tornou-se o líder e reproduziu os ensinamentos de Jansenius e Arnauld em seu Reflexions morales sur le nouveau testament. O livro foi condenado em 1713 na Bula unigenito, o documento mais famoso sobre o assunto. Os jansenistas apelaram imediatamente do papa para um concílio geral e foram seguidos por alguns bispos e clérigos . Daí a distinção entre os Apelantes que se recusaram a receber a Bula e os Aceitantes que a receberam.

               A crise que durou 25 anos foi intensificada pelo fato de que os sacramentos foram recusados ​​aos ApelantesOs padres estavam, como resultado, envolvidos em inúmeros processos e o rei e o parlamento eram constantemente apelados. As travessuras de 1727 a 1732 dos Convulsionários no túmulo do Diácono Paris no Cemitério Medard ridicularizaram o jansenismo, que declinou no decorrer do século XVIII .

                No entanto, sobreviveu no Febronianismo , Josefinismo e Galicanismo . Na França seu espírito foi encontrado até meados do século 19 , mesmo em livros didáticos de seminários. Um importante grupo de jansenistas ainda existe na Holanda , onde é governado pelo arcebispo de Utrecht e pelos bispos de Haarlem e Deventer…”: https://catholicsaints.info/jansenism/ …]

Seminários estabelecidos . Fundou a Congregação de Jesus e Maria Eudistas em 25 de março de 1643 para promover virtuosas seculares clero paroquial não vinculado por votos, mas dedicado a melhorar o clero por meio de seminários e missões; devido à oposição de oratorianos e jansenistas , nunca obteve a aprovação papal . Fundou as Irmãs de Nossa Senhora da Caridade que trabalhavam pelo bem das mulheres penitentes . Autor da devoção litúrgica dos Sagrados Corações de Jesus e Maria .

Nascer

Morreu

venerado

Beatificado

canonizado

Patrocínio

Representação

Informações adicionais

Funciona

  • Devoção ao Adorável Coração de Jesus
  • Admirável Coração da Santíssima Mãe de Deus

leituras

Ó Coração todo amável e todo amoroso do meu Salvador, seja o Coração do meu coração, a alma da minha alma, o espírito do meu espírito, a vida da minha vida e o único princípio de todos os meus pensamentos, palavras e ações, de todos as faculdades da minha alma e de todos os meus sentidos, tanto interiores como exteriores. Amém. – São João Eudes

Nosso desejo, nosso objetivo, nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós mesmos, fazer viver e reinar ali seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e sua disposição. Todos os nossos exercícios religiosos devem ser direcionados para esse fim. É a obra que Deus nos deu para fazer incessantemente. – São João Eudes

Entreguemo-nos, pois, a Deus com grande desejo de começar a viver assim, e roguemos-Lhe que destrua em nós a vida do mundo do pecado, e estabeleça a Sua vida em nós. – São João Eudes

Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, deste-nos o Coração amoroso do vosso Filho amado, pelo amor sem limites com que nos amastes, que nenhuma língua pode descrever. Que possamos render-lhe um amor que é perfeito com corações feitos um com o dele. Concedei-nos, rogamos, que os nossos corações sejam levados à perfeita unidade: cada coração com o outro e todos os corações com o Coração de Jesus… e que os legítimos anseios dos nossos corações encontrem satisfação n’Ele: Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho , que vive e reina contigo na unidade do Espírito Santo , um só Deus, para todo o sempre. Amém. – Recolha da Missa de São João Eudes, Gaudeamus, 1668

A vida cristã é uma continuação e conclusão da vida de Cristo em nós. Devemos ser tantos Cristos aqui na terra, continuando Sua vida e Suas obras, trabalhando e sofrendo de maneira santa e divina no espírito de Jesus. – São João Eudes

O ar que respiramos, o pão que comemos, o coração que palpita em nosso peito não são mais necessários para que o homem viva como ser humano do que a oração para o cristão para que viva como cristão. – São João Eudes

Um cristão tem uma união com Jesus Cristo mais nobre, mais íntima e mais perfeita do que os membros de um corpo humano têm com sua cabeça. – São João Eudes

Deus inspirou no coração da pura Virgem Maria Seu próprio amor intenso pela humildade e aversão ao orgulho. Ela possuía, desde a infância, um horror muito maior ao orgulho e à ambição, e um amor muito mais profundo pela humildade do que todos os santos juntos. Foi a primeira virtude que ela pratica. Ela se rebaixou e se humilhou diante de todos. Ela se estimava e ficaria feliz em ser tratada pelos outros como a última das criaturas. Pelo maravilhoso esplendor de sua Imaculada Conceição, ela se viu suscetível à culpa dos filhos de Adão, exceto que Deus a preservou milagrosamente, e ela considerou que ela poderia ter sido capaz de todos os pecados do mundo, cuja fonte é o pecado original. . Foi esta humildade que atraiu para ela as inúmeras graças que a tornaram digna de ser a Mãe de Deus, Rainha do céu e da terra. Dai graças a Deus Todo-Poderoso que resiste aos soberbos e dá graça aos humildes, e oferecei-Lhe toda a glória que esta Donzela concedeu à Sua majestade pela prática da mais rica humildade durante a sua infância e durante o resto da sua vida.– São João Eudes

Citação MLA

1.7. Papa Bento XVI – São João Eudes – AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009

Queridos irmãos e irmãs

          Celebra-se hoje a memória litúrgica de São João Eudes, apóstolo incansável da devoção aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, que viveu na França no século XVII, um século caracterizado por fenómenos religiosos contrapostos e também por graves problemas políticos. É o tempo da guerra dos trinta anos, que devastou não apenas uma grande parte da Europa central, mas arrasou também as almas.

          Enquanto se ia difundindo o desprezo pela fé cristã por parte de algumas correntes de pensamento então predominantes, o Espírito Santo suscitava uma fervorosa renovação espiritual, com personalidades de elevado relevo, como Bérulle, São Vicente de Paulo, São Luís Maria Grignion de Montfort e São João Eudes. Esta grande “escola francesa” de santidade teve entre os seus frutos também São João Maria Vianney. Por um misterioso desígnio da Providência, no dia 31 de Maio de 1925, o meu venerado predecessor Pio XI proclamou santos João Eudes juntamente com o Cura d’Ars, oferecendo à Igreja e ao mundo inteiro dois extraordinários exemplos de santidade sacerdotal.

          No contexto do Ano sacerdotal, é-me grato deter-me para ressaltar o zelo apostólico de São João Eudes, particularmente voltado para a formação do clero diocesano. Os santos são a verdadeira interpretação da Sagrada Escritura. Na experiência da vida, os santos verificaram a verdade do Evangelho; assim, eles introduzem-nos no conhecimento e na compreensão do Evangelho.

          O Concílio de Trento, em 1563, tinha emanado normas para a ereção dos seminários diocesanos e para a formação dos presbíteros, enquanto o Concílio estava consciente de que toda a crise da reforma fora também condicionada por uma insuficiente formação dos sacerdotes, que não estavam preparados para o sacerdócio de modo justo, intelectual e espiritualmente, no coração e na alma. Isto em 1563; no entanto, dado que a aplicação e a realização das normas tardavam tanto na Alemanha como na França, São João Eudes viu as consequências desta falta.

          Impelido pela consciência lúcida da grave necessidade de ajuda espiritual, em que se encontravam as almas inclusive por causa da inadequação de uma boa parte do clero, o santo que era um pároco instituiu uma Congregação dedicada de maneira específica à formação dos sacerdotes. Na cidade universitária de Caen, fundou o seu primeiro seminário, experiência mais apreciada do que nunca, que depressa se difundiu a outras dioceses.

          O caminho de santidade, por ele percorrido e proposto aos seus discípulos, tinha como fundamento uma sólida confiança no amor que Deus revelou à humanidade no Coração sacerdotal de Cristo e no Coração materno de Maria. Naquela época de crueldade, de perda de interioridade, ele dirigiu-se ao coração, para dizer ao coração uma palavra dos Salmos, muito bem interpretada por Santo Agostinho. Queria chamar as pessoas, os homens e sobretudo os futuros sacerdotes ao coração, mostrando o Coração sacerdotal de Cristo e o Coração materno de Maria. Deste amor do Coração de Cristo e de Maria, cada presbítero tem o dever de ser testemunha e apóstolo.

          E aqui, chegamos à nossa época.

          Também hoje se sente a necessidade de que os presbíteros deem testemunho da misericórdia infinita de Deus com uma vida inteiramente “conquistada” por Cristo, e aprendam isto nos anos da sua preparação nos seminários.

          Depois do Sínodo de 1990, o Papa João Paulo II emanou a Exortação Apostólica Pastores dabo vobisna qual retoma e atualiza as normas do Concílio de Trento e ressalta sobretudo a necessária continuidade entre o momento inicial e o permanente da formação; isto para ele, para nós, é um verdadeiro ponto de partida para uma autêntica reforma da vida e do apostolado dos sacerdotes, e é também o ponto fulcral a fim de que a “nova evangelização” não seja simplesmente apenas um slogan atraente, mas se traduza em realidade. Os fundamentos postos na formação seminarística constituem aquele insubstituível húmus espiritual” onde “aprender Cristo“, deixando-se progressivamente configurar com Ele, único Sumo Sacerdote e Bom Pastor.

          Por conseguinte, o tempo do Seminário deve ser visto como a atualização do momento em que o Senhor Jesus, depois de ter chamado os Apóstolos e antes de os enviar para pregar, lhes pede para permanecerem com Ele (cf. Mc 3, 14).

          Quando São Marcos narra a vocação dos doze Apóstolos, diz-nos que Jesus tinha uma finalidade dupla: a primeira era que permanecessem com Ele; a segunda, que fossem enviados para pregar. Mas permanecendo sempre com Ele, realmente anunciam Cristo e levam a realidade do Evangelho ao mundo.

          Estimados irmãos e irmãs, durante este Ano sacerdotal convido-vos a rezar pelos presbíteros e por quantos se preparam para receber o dom extraordinário do Sacerdócio ministerial. Dirijo a todos, e assim concluo, a exortação de São João Eudes, que diz aos sacerdotes: “Entregai-vos a Cristo, para entrardes na imensidade do seu grande Coração, que contém o Coração da sua Santa Mãe e de todos os Santos, e para vos perderdes neste abismo de amor, caridade, misericórdia, humildade, pureza, paciência, submissão e santidade” (Coeur admirable, III, 2).

          Neste sentido, agora cantemos juntos o Pai-Nosso em latim…”: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20090819.html

================

2. SANTO EZEQUIEL MORENO Y DÍAZ – SANTO AGOSTINIANO RECOLETO (PARÓQUIA SANTA MÔNICA – LEBLON – RIO DE JANEIRO)

1.0. Missal dos Agostinianos Recoletos:

“… 19 de agosto – SANTO EZEQUIEL MORENO – bispo – Festa

Ezequiel (Alfaro, La Rioja, Espanha, 9 de abril de 1848 – Monteagudo, Navarra, 19 de agosto de 1906).

            Aos dezessete anos de idade, emitiu seus votos na Recoleção no dia 22 de setembro de 1865. Ordenou-se sacerdote em Manila (Filipinas) aos 3 de junho de 1871. Durante quinze anos, exerceu nas Filipinas o ministério pastoral imbuído de ardente zelo apostólico.

            A partir de 1888, dedicou sua multiforme atividade à Colômbia: restaurou a Província da Candelária e deu início ali a uma nova etapa missionária, tendo sido nomeado, em 1893, como primeiro Vigário Apostólico de Casanare e, mais tarde, em 1895, Bispo de Pasto.

            Foi grande devoto do Sagrado Coração de Jesus e mostrou sempre um intenso amor à Ordem.

            Tendo regressado à Espanha, por causa de um tumor maligno, morreu,

poucos meses depois, aos 19 de agosto de 1906,no mesmo convento de Monteagudo (Navarra),onde havia emitido seus votos e onde exercera, anos mais tarde, o oficio de prior.

            Foi beatificado pelo Papa Paulo Vl. No dia 1º de novembro de 1975,e canonizado pelo Bem-aventurado João Paulo II, aos 11 de outubro de 1992, no contexto das celebrações do quinto centenário de evangelização da

América…”

2.1. Em Mon­te­a­gudo, na re­gião de Na­varra, na Es­panha, Santo Eze­quiel Mo­reno Díaz, bispo de Pasto, na Colômbia, da Ordem dos Re­co­letos de Santo Agos­tinho, que passou a vida a anun­ciar o Evan­gelho, tanto nas Fi­li­pinas como na Amé­rica do Sul. († 1906).

2.2. “… Ezequiel Moreno y Díaz, OAR (Alfaro, La Rioja, 9 de abril de 1848 – MontegudoEspanha 19 de agosto de 1906) foi um membro da Ordem dos Agostinianos Recoletos e agora venerado como um Santo na Igreja Católica Romana. Serviu como missionário para as Filipinas e se tornou o Bispo de Pinara e, mais tarde, de Pasto, na Colômbia…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ezequiel_Moreno_y_D%C3%Adaz

2.3. SANTO EZEQUIEL MORENO Y DIAZ

Também conhecido como

  • Ezequiel Moreno e Diaz

Memorial

Perfil

Criado em uma família piedosa em uma cidade piedosa. Ingressou nos agostinianos recoletos em 21 de setembro de 1864 em Montegudo, Navarra, Espanha . Prior de seu mosteiro . Ordenado em Manila, Filipinas , em 3 de junho de 1871 , tornou-se um missionário conhecido . Vigário apostólico de Casanare e bispo de Pinara , Colômbia em 23 de outubro de 1893 . Bispo de Pasto , Columbia em 2 de dezembro de 1893. Notável por sua generosa caridade para com os fiéis de sua diocese .

Nascer

Morreu

venerado

Beatificado

canonizado

Patrocínio

Informações adicionais

Citação MLA

================

OUTROS SANTAS E SANTOS DE 19 DE AGOSTO

1. SÃO JOÃO EUDES – DESTAQUE ACIMA

2.   Em Cec­cano, no Lácio, re­gião da Itália, São Magno, mártir. († data inc.).

São Magno de Anagni.  

– “… Magno de Anagni (em italianoSan Magno di Anagni), conhecido também como Magno de Trani ou Magno de Fabrateria Vetus, é venerado como padroeiro de Anagni…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Magno_de_Anagni

3.   No ter­ri­tório de Tar­ra­gona, na His­pânia, São Ma­gino, mártir. († data inc.)

– São Magino de Terragona

Desconhecido dos antigos martirólogos, Magino (sp. Magtn, Magi, Máximo) é lembrado pelos hagiógrafos catalães do século XVI, especialmente por Luis Pons de Icart e Antonio Vicente Domenec, segundo os quais ele era um eremita que viveu no século III nas montanhas de Brufaganas a cerca de trinta quilômetros de Tarragona e morreu mártir em uma das perseguições do século III. Estas notícias foram retomadas por Alfonso de Villegas em cuja fé o Barônio introduziu Magino no Martirológio Romano, em 25 de agosto: «Tarracone sancti Magini martyris». No século 16, o santo era altamente reverenciado em Magino di Tarragona.
A Espanha e os hagiógrafos mencionados falam dos milagres atribuídos a ele. Confiada a notícias tão tardias e infundadas, a figura de Magino permanece enigmática.
Autor: Justo Fernández Alonso
ICONOGRAFIA
Atributo característico do santo, geralmente representado com um manto de peregrino, a longa barba branca e o rosário na mão esquerda, é o longo cajado de peregrino com o qual ele fazia jorrar água do chão para matar a sede dos soldados que se foram para pegá-lo na Sierra de Brufaganas. Outro atributo é a foice que foi o instrumento de seu martírio; com isso está representado em uma xilogravura do século XV preservada na Kunstsammlung de Basel, enquanto em uma gravura mais recente, do Arquivo Histórico da cidade de Barcelona, ​​​​a cena do martírio com uma espada comum como seu instrumento é retratada no fundo.
Autor: Ângelo Maria Raggi…: http://www.santiebeati.it/dettaglio/66790

– “São Magino de Tarragona”. CatholicSaints.Info . 27 de janeiro de 2022. Web. 18 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-magino-of-tarragona/ >

4.   Em Gaza, na Pa­les­tina, São Ti­móteo, mártir, que, du­rante a per­se­guição do im­pe­rador Di­o­cle­ciano e o go­ver­nador Ur­bano, de­pois de su­perar muitos su­plí­cios, foi quei­mado a fogo lento. († c. 305).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Palestina, durante a perseguição de Diocleciano, o martírio dos Santos Timóteo, Tecla e Agápio. Segundo o historiador Eusébio, “Timóteo foi queimado vivo. Assim deu até o fim a mais viva prova de sua piedade em relação a Deus e recebeu a coroa dos atletas vencedores nos certames sagrados da religião”. (M)

“… Na Palestina, São Timóteo, mártir na perseguição de Diocleciano, sob o governador Urbano. Depois de superar muitos tormentos, ele foi consumido por um fogo lento. No mesmo país também sofreram Tecla e Agapius. A primeira, exposta às feras, foi despedaçada por seus dentes e foi até seu esposo; mas Agapius, depois de suportar muitos tormentos, foi reservado para provações maiores.
Foram mortos por um período de dois anos. Timóteo era o bispo de Gaza, Israel, e foi queimado vivo em 304 por ordem de Urbano, governador da Palestina. Tecla foi jogada em uma arena com animais selvagens; e Agapius foi preso por dois anos e depois exposto a animais selvagens. Quando um urso o feriu, mas não o matou; ele foi lançado ao mar.
Os mártires Timóteo, Ágapius e Thekla sofreram o martírio no ano 304. O mártir Timóteo era natural da cidade de Cesariana da Palestina. Ele estudou a Sagrada Escritura e, tendo recebido um dom especial de eloquência, tornou-se um mestre da fé cristã…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust19.html

5.   Na Ci­lícia, na ho­di­erna Tur­quia, Santo André, tri­buno, e com­pa­nheiros sol­dados, que, se­gundo conta a tra­dição, de­pois de uma ba­talha mi­ra­cu­lo­sa­mente con­se­guida sobre os Persas, se con­ver­teram à fé em Cristo e, acu­sados por este mo­tivo, no tempo do im­pe­rador Ma­xi­miano foram mas­sa­crados pelo exér­cito do go­ver­nador Se­leuco, nos des­fi­la­deiros dos montes Tauro. († s. IV)

6. São Sisto III. (Ver 28 de março). Em Roma, junto à Via Ti­bur­tina, perto de São Lou­renço, o se­pul­ta­mento de São Sisto III (também na Folhinha do Coração de Jesus de 19 de agosto), papa, que con­ci­liou as dis­sen­ções entre os pa­tri­ar­cados de An­ti­o­quia e de Ale­xan­dria e cons­truiu em Roma para o povo de Deus a ba­sí­lica de Santa Maria no Esquilino. († 440).

Papa Sisto III: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Papa_Sisto_III

Papa Sisto III: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/papa-sisto-iii

São Sisto III: https://ipco.org.br/28-03-sao-sisto-iii-papa-confessor-2/

– “… O Papa Sisto III foi bispo de Roma de 31 de julho de 432 até sua morte em 18 de agosto de 440.[1] Sua ascensão ao papado está associada a um período de maior construção na cidade de Roma. Seu dia é celebrada pelos católicos em 28 de março…”: https://www.youtube.com/watch?v=R-xKogl1mhI

7.   No ter­ri­tório de Sis­teron, na Gália, ac­tu­al­mente na França, São Do­nato, pres­bí­tero, que, se­gundo a tra­dição, passou muitos anos de vida anacorética. († s. VI)

8*.   No mos­teiro de Bóbbio, na Li­gúria, hoje na Emília-Ro­manha, São Ber­tolfo, abade, su­cessor de Santo Atala no mesmo cenóbio. († 639).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano de 640, o sepultamento de São Bertulfo, abade. Originário de nobre família franca e convertido do paganismo, entrou em Luxeuil. Foi notado pelo abade de Bobbio, que o levou consigo, acabando por sucedê-lo. Foi um dos primeiros a obter da Santa Sé o privilégio da isenção, condição indispensável da observância monástica. (X).

 “São Bertulfo” páginas 60-61: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

9.   Em Nu­rem­berga, na Fran­cónia, hoje na Ale­manha, São Se­baldo, eremita. († s. IX-X)

10*.   Na Ca­lá­bria, re­gião da Itália, São Bar­to­lomeu de Sí­meri, pres­bí­tero e abade, que, de­pois de algum tempo de vida ere­mí­tica, fundou o mos­teiro dos Gregos. († 1130)

11*.   No mos­teiro de Igny, na França, o Beato Guer­rico, abade, que, como ver­da­deiro dis­cí­pulo de São Ber­nardo, não po­dendo dar aos seus con­frades um exemplo de tra­balho por causa da sua de­bi­li­dade cor­poral, com grande hu­mil­dade e ca­ri­dade os aju­dava muito com as­sí­duas exor­ta­ções espirituais. († 1151/1157).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 1157, o Bem-Aventurado Guerrico. Originário de Tournai, seguiu São Bernardo a Claraval, onde se tornou seu discípulo preferido. Foi nomeado abade do mosteiro cisterciense de Igny, na diocese de Reims. (X).

– Ver no VIDAS DOS SANTOS São Guerric, pág. 62: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

12*.   No mos­teiro de Cava de Tir­réni, na Cam­pânia, re­gião da Itália, o Beato Leão II, abade. († 1295).

Bem-aventurado Leão II. Ver página 57: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

13.   Em Brig­noles, na Pro­vença, re­gião da França, o pas­sa­mento de São Luís (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Luís de Tolosa), bispo, so­brinho do rei São Luís, que pro­curou mais a po­breza evan­gé­lica que as honras e lou­vores do mundo e, ainda jovem na idade, mas ma­duro na vir­tude, foi ele­vado à sede epis­copal de Tou­louse; e, pas­sado pouco tempo, con­su­mido pela pre­cária saúde, ador­meceu pi­e­do­sa­mente no Senhor. († 1297).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Provença, em 1297, São Luís D’Anjou, sobrinho-neto do rei São Luís. Fiel à sua vocação franciscana, brilhou por seu amor à pobreza material e espiritual. Morreu aos vinte e três anos, esgotado por seu zelo e sua frágil saúde, após longos meses no episcopado de Toulouse. (M). Ver páginas 44-55: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

– “… Luís de Tolosa, da Sicília ou de Nápoles, O.F.M. (Nocera ou Brignoles,[1] 9 de fevereiro de 1275 — Brignoles19 de agosto de 1298) foi um príncipe, filho de Maria da Hungria e de Carlos II de Nápoles e bispo da Igreja Católica. Também era conhecido como Louis d’Anjou…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Tolosa

14*.   Em Pi­a­cenza, na Emília-Ro­manha, re­gião da Itália, o Beato Jordão de Pisa, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, que ex­pli­cava ao povo em língua vulgar a mais pro­funda dou­trina com grande simplicidade. († c. 1311)

15*.   Em Ac­qua­pa­gana, no Pi­ceno, hoje nas Marcas, re­gião da Itália, o Beato Ân­gelo, ere­mita, da Ordem dos Camaldulenses. († 1313)

16♦.   Em Hagi, no Japão, o Beato Da­mião, ca­te­quista e mártir. († 1605)

– “…Em 19 de agosto de 1605, o catequista cego Damián morreu decapitado, de joelhos e orando, por defender e propagar a fé. Seu corpo foi mutilado e jogado no rio pelos carrascos, com a intenção de fazer desaparecer os restos mortais, de onde os cristãos resgataram a cabeça para enviá-la a Nagasaki. Os perseguidores tentaram alcançar a apostasia. Deve-se notar neste caso e em alguns outros, a ação persecutória de alguns monges de uma seita budista, que instigaram os governantes.

Este catequista cego, convertido do budismo, dedicou sua vida à catequese, com sua arte musical e narrativa, convertendo, em apenas um ano, cento e vinte pessoas, além de dedicar-se durante anos a fortalecer a fé dos já Cristãos. Com suas canções e histórias, o cego “iluminou” a todos no caminho da fé. No momento em que ia ser decapitado, mandaram-no três vezes apostatar da fé, mas Damien ofereceu seu pescoço mostrando grande paz e alegria. Os seus restos mortais, recuperados pelos cristãos, foram transferidos para Nagasaki e depois para Macau.

Do artigo de Dom Juan Esquerda Bifet no L’Osservatore Romano de 28 de novembro de 2008, sobre os mártires japoneses beatificados em 2008. O artigo completo pode ser encontrado na página do grupo.

fonte: “L`Osservatore Romano”

acessado 2403 vezes

Admissão ou última modificação relevante: antes de 2012.

Estas biografias de santos são propriedade de El Testigo Fiel. Mesmo quando uma fonte é listada, ela foi tratada apenas como uma fonte, o que significa que o site não copia nada completa e servilmente, mas sempre se corrige e se adapta. Por favor, ao citar esta hagiografia, consulte-a com o nome do site (El Testigo Fiel) e o seguinte link: https://www.eltestigofiel.org/index.php?idu=sn_4868 ”: https://www.eltestigofiel.org/index.php?idu=sn_4868

17*.   Em Na­ga­sáki, no Japão, os be­atos már­tires Luís Flores, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, Pedro de Zuñiga, pres­bí­tero da Ordem dos Ere­mitas de Santo Agos­tinho, e treze com­pa­nheiros, ma­ri­nheiros ja­po­neses, que, ao che­garem ao porto foram ime­di­a­ta­mente presos por causa da fé cristã e, de­pois de vá­rios su­plí­cios, todos re­ce­beram a mesma coroa do martírio. São estes os seus nomes: Jo­a­quim Hi­rayama, Leão Su­keyemon, João Soyemon, Mi­guel Díaz, An­tónio Ya­mada, Marcos Ta­ke­noshima Shinyemon, Tomé Koya­nagi, Tiago Matsuo Denshi, Lou­renço Ro­kuyemon, Paulo San­kichi, João Yago, João Na­gata Ma­ta­kichi, Bar­to­lomeu Mohioye. († 1622)

– Ver MÁRTIRES DE NAGASAKI

Um grupo de missionários e seus apoiadores leigos que foram executados por difundir o cristianismo no Japão .

Mártires de Nagasaki”. CatholicSaints.Info . 19 de junho de 2022. Web. 18 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/martyrs-of-nagasaki-19-august/ >

18*.   Em Dor­chester, na In­gla­terra, o Beato Hugo Green, pres­bí­tero e mártir, que, de­pois de or­de­nado em Douai, exerceu o mi­nis­tério du­rante trinta anos na pá­tria, até que, no rei­nado de Carlos I, longa e cru­el­mente di­la­ce­rado, me­receu as­so­ciar-se à paixão de Cristo. († 1642)

19. SANTO EZEQUIEL MORENO Y DIAZ – DESTAQUE ACIMA (Nº 2)

20*.  Em Llosa de Ranes, lo­ca­li­dade da pro­víncia de Va­lência, também na Es­panha, o Beato Fran­cisco Ibáñez Ibáñez, pres­bí­tero e mártir, que, du­rante a per­se­guição contra a fé, ter­minou a sua vida se­guindo a Cristo até à morte. († 1936)

– VER “MÁRTIRES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA”: http://catholicsaints.info/martyrs-of-the-spanish-civil-war/

21*.  Em Gandia, também na Es­panha, o Beato Tomás Sitjar Fortiá, pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus e mártir, que, na mesma per­se­guição, der­ramou o seu sangue por Cristo. († 1936)

– VER “MÁRTIRES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA”: http://catholicsaints.info/martyrs-of-the-spanish-civil-war/

22*.   No lugar cha­mado El Saler, também na re­gião de Va­lência, as be­atas El­vira da Na­ti­vi­dade de Nossa Se­nhora (El­vira Tor­ren­tallé Pa­raire) e com­pa­nheiras, vir­gens do Ins­ti­tuto das Irmãs Car­me­litas da Ca­ri­dade e már­tires, que, também na mesma per­se­guição, com­ba­tendo pela fé em Cristo Es­poso, al­can­çaram a re­com­pensa eterna.  († 1936)

– IRMÃS CARMELITAS MÁRTIRES DAS CARIDADE

Nove membros das Irmãs Carmelitas da Caridade que foram martirizadas juntas na Guerra Civil Espanhola .

“Irmãs Carmelitas Martirizadas da Caridade”. CatholicSaints.Info . 20 de julho de 2019. Web. 18 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/martyred-carmelite-sisters-of-charity/ >

23. São Mochta, abade. Ver páginas 58-59: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

– “… 535 São Mochta, Bispo da Irlanda último discípulo de São Patrício.
Ele nasceu na Grã-Bretanha, mas foi trazido para a Irlanda quando criança. Lá ele se tornou um discípulo de São Patrício. Durante uma visita a Roma, Mochta foi feito um bispo pelo Papa São Leão I. Ele fundou o Mosteiro de Louth com doze companheiros e foi provavelmente consagrado por São Patrício. Ele morreu com noventa anos, o último discípulo conhecido de São Patrício…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust19.html

24. Conforme o Martirológio Romano-Monástico (do dia 19 de agosto), em Sena, no ano de 1348, o nascimento no céu de São Bernardo Tolomei, brilhante jurista, que perto de seus quarenta anos retirou-se para a solidão dos Apeninos. Sua santidade atraiu-lhe diversos discípulos, que reuniu no mosteiro de Monte Oliveto, dando origem à congregação beneditina dos Olivetanos. (B)

– No Martirológio Italiano de 20 de agosto, Ber­nardo To­lomei, abade, fun­dador da Con­gre­gação Oli­ve­tana, com a Regra de São Bento, que viveu com grande fervor a dis­ci­plina mo­nás­tica e, du­rante uma epi­demia de peste que as­so­lava a Itália, morreu no mos­teiro de Sena. († 1348).

25. São Mariano, ermitão. Ver página 56: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

São Mariano de Entreaigues”. CatholicSaints.Info . 14 de junho de 2012. Web. 18 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-marianus-of-entreaigues/ >

26. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VII, São Calmino, duque de Aquitânia e governador de Auvergne. Depois de uma longa peregrinação a Lérins, fundou, com sua esposa, Santa Namádia, três mosteiros: Le Monastier, na região de Velay; Tulle no Limousin; e Mozart, na Auvergne. (X)

27. VER SANTAS E SANTOS DE 19 DE AGOSTO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):

<- OntemCalendárioAmanhã ->
João Eudes (Memorial Opcional) — Ângelo de Acquapagana André o Tribuno Badulf de Ainay Bartolomeu de Simeri Bertulfo de Luxeuil Calmínio Clitanco Credan de Evesham Donato do Monte Jura Elaphius de Châlons Ezequiel Moreno e Diaz Flávio de Toulon Guenino Guerricus Hugh Green Italo Jordânia de Pisa Júlio de Roma Leão II de Cava Luís de Toulouse Magino de Tarragona Magno de Anagni Magno de Avinhão Magno de Cuneo Madier de Toulon Mariano de EntreaiguesMarino de Besalú Michele Soriano Mochta Namádia de Marsat Rufino de Mântua Sara, a matriarca Sebaldo Sisto III , Papa Tecla de Cesareia Timóteo de GazaMártires de Nagasaki – 15 beati Martirizado na Guerra Civil Espanhola Irmãs Carmelitas Mártires da Caridade – 9 beati Salesianos mártires de Ciudad Real – 8 beati Beneditinos Martirizados Subiaco de Barcelona – 7 beati Andrés Pradas Lahoz Antoni Pedro Minguela Damián Gómez Jiménez Francisco de Paula Ibáñez e Ibáñez Gregório Martos Muñoz Joan Vila Colomé Josep Vilalta Saumel Juan Cano Gómez Miquel Sagré Fornaguera Pascual Escuin Ferrer Santiago Calero Redondo Tomás Sitjar Fortiá
todos esses memoriais em uma única página

28. Outras santas e santos do dia 19 de agosto: págs. 44-65, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes , muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 19 de agosto, ver ainda: 19 de agosto – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 649-653. Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
  4. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
  5. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  6. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  7. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  8. The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015) 
  9. El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php  
  10. MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm 
  11. SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/19-august/
  12. SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust19.html                                                                                                 
  13. SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p    
  14. SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg

SOBRE NOSSA SENHORA:

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA:

https://devotiontoourlady.com/august.html

FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

https://devotiontoourlady.com/index.html 

(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!   AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS.

POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

  • SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.

Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

  • “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO

Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valorEle anseia ardentemente que o desejemos e o amemosEle aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”

– São Gregório Nazianzeno

================

* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO

            … Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados ​​e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …         

“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…” 

================

* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN

Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)

– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento

(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário.

 “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES

“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”

================

27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI

“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”

================

* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO

“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”

================

* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO

“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”

================

* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR

“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”

================

  • 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA

“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO

“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA

“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA

“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)

“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…

A misericórdia é ilimitada…”.

================

* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO

“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”

================

* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA

“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vidaEu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”

================

* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT

“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”

================

* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO

“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)

================

* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO

Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis ​​na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.

================

* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES

“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”

================

* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA

Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta

================

* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO

“Antes morrer que pecar!”

================

*  12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE

“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”

================

* 14 de março, Albert Einstein:

Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

  • 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:

“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”

================

  • 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:

“… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM

“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/

================

  • 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:

“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

       Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será     

     derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU

       MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

  • 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop

================

  • 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
  • “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”. 

================

* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO

“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “

================

*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!

===============

  • 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
  •  
  • PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra

indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.

  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”

================

* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO

“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender

================

* 26 DE ABRIL: SÃO RAFAEL ARNÁIZ BARÓN

“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar”. 

“Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!”

“Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.”

================

  • 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.

Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…

Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…

Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…

Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/

================

  • 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»

… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”

================

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI

“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”

================

 * 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI

“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html

================

* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.

Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;

concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.

Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!

(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)

================

  • 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E

OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM

            “As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu– Santo Efrém

            Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia– Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida

            Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo– Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos

            Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito– de um sermão de Santo Efrém”

================

* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a

================

* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA

“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”– São Luís Gonzaga

“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”– São Luís Gonzaga

“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho– São Luís Gonzaga

“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”– de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga

Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos– coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga

Citação MLA

… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:

Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.

Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.

Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.

Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.

Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.

Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.

Amém.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

================

01 DE JULHO: BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI

Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus

================

04 DE JULHO: SÃO PEDRO JORGE FRASSATI

Dia a dia, diante de Deus e dos homens, aprendeu a vencer-se e a dominar-se”… «A caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais»…”

================ 

05 DE JULHO: SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA

“… Aquilo que Deus ordena parece difícil e um fardo. O caminho é difícil; você recua; você não tem desejo de segui-lo. No entanto, siga-o e você alcançará a glória” (Santo Antônio Maria Zaccaria)

================

09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS

            “Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)

            Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.

================

11 DE JULHO: SÃO BENTO

Rezar e trabalhar”. (Resumo da Regra de São Bento)

“…São Bento suportou e superou as três tentações fundamentais de cada ser humano: a tentação da auto-suficiência e do desejo de se colocar no centro, a tentação da sensualidade e, por fim, a tentação da ira e da vingança… Ele estava convencido de que, só depois de ter vencido estas tentações, ele teria podido dizer aos outros uma palavra útil para as suas situações de necessidade. E assim, tendo a alma pacificada, estava em condições de controlar plenamente as pulsões do eu, para deste modo ser um criador de paz em seu redor. Só então decidiu fundar os seus primeiros mosteiros…  A oração é em primeiro lugar um ato de escuta (Prol. 9-11), que depois se deve traduzir em ação concreta. O Senhor aguarda que nós respondamos todos os dias com os fatos aos seus ensinamentos…

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080409.html

================

14 DE JULHO: SÃO CAMILO DE LELLIS

PENSE BEM. FALE BEM. FAZE BEMEssas três coisas, pela misericórdia de Deus, farão o homem ir para o céu– São Camilo de Lellis

================

* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA

… GUIA-ME, SENHOR, NO TEU CAMINHO, PARA QUE EU POSSA ANDAR NA TUA VERDADE… ” (São Boaventura)

“… Maria procura aqueles que se aproximam dela com devoção e reverência…  aqueles que ela ama, nutre e adota como seus filhos…” – São Boaventura

“Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome…(São Boaventura)” (Papa Bento XVI, Audiência de 17.03.2010 sobre São Boaventura: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100317.html

================

16 DE JULHO: NOSSA SENHORA DO CARMO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO:

“Ó Bem-aventurada, e Imaculada Virgem Maria, resplandecente honra e glória do Carmelo, Vós que vos dignais contemplar com especial generosidade aqueles que estão vestidos com o vosso santo Escapulário, lançai sobre mim um olhar de terna bondade e cobri-me com o manto da vossa proteção. Fortalecei minha fraqueza com vosso poder, iluminai com vossa sabedoria a escuridão de minha mente. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade; revesti minha alma com tais graças e virtudes que a tornem sempre agradável a vosso Divino Filho e a vós. Assisti-me, socorrei-me, durante a vida e consolai-me na hora da morte. Ficai perto de mim nesse momento supremo e apresentai-me à Santíssima Trindade como seu filho e seu fiel servo, para que eu seja admitido para louvar e bendizer a Deus convosco eternamente no Céu. Amém.”

Ó Deus, que honrastes a Ordem dos Carmelitas com o título particular da bem-aventurada Virgem Maria, Vossa Mãe, concedei-nos misericordiosamente que, amparados por suas orações, cuja comemoração celebramos hoje com ofício solene, mereçamos chegar à alegria eterna. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.

            Recomendações aos carmelitas:

É muito desejável que as pessoas em todos os lugares se juntem a esta confraria, para a honra de Maria e para a salvação das almas, por uma vida adequada a esse fim.

            Para participar dos méritos da congregação, todo membro deve:

  1. Evitar o pecado e, de acordo com seu estado de vida, viva castamente.
  2. Rezar todos os dias, se possível, sete vezes, Pai NossoAve Maria e Glória ao Pai .
  3. Esforçar-se para servir a Deus venerando Maria e imitando suas virtudes.

Essas regras, é verdade, não são obrigatórias sob pena de pecado, mas a violação delas nos priva de todo mérito; e isso não é algo a ser levado em consideração? “Quem semeia pouco, pouco também ceifará.” (II Coríntios 9:6)

================

* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:

… Santo Ambrósio, ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras:Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado” (homilia do Papa Bento XVI sobre Santo Ambrósio)

================

21 de Julho: SÃO LOURENÇO BRÍNDISI

: «Oh, se considerássemos esta realidade! — exclama — ou seja, que Deus está verdadeiramente presente em nós, quando lhe falamos na oração; que Ele realmente ouve a nossa prece, mesmo que oremos simplesmente com o coração e com a mente. E que não só está presente e nos ouve, mas pode e deseja condescender de bom grado e com o máximo prazer às nossas exigências» (Papa Bento XVI em https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110323.html )

* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO

Ouça o apelo de Deus: Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.

… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado. 

O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/

================

* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…

================

* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório

Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório

… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo

================

* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão. 

Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces. 

Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.

– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney

================

07 de agosto: SÃO CAETANO

“Todos os prazeres desta vida são enganosos, porque não satisfazem, mas apenas incham; Somente Deus, que fez nossos corações, pode enchê-los de consolações.” – São Caetano

================

08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)

================

09 DE AGOSTO: SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ

“… Aprenda com Santa Teresa a depender somente de Deus e servi-lo com um coração totalmente puro e desapegado. Então, como ela, você poderá dizer ‘não me arrependo de ter me entregado ao Amor’…” Santa Teresa Benedita da Cruz

================

10 DE AGOSTO: SÃO LOURENÇO

“…O grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura…” (Santo Agostinho sobre São Lourenço)

================

* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS

“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”– Santa Clara de Assis

================

* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL

“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade

 MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal

================

* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE

“… AVE-MARIA!”:  esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html

================

18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI

“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”

================

* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO

O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente

================

* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta– São Bernardo de Claraval

Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,

fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]

================

* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X

Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre

================

* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA

Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)

================

* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS

            À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”

O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”

O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema

O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema

Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema

Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema

Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema

Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema

Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema

Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema

NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO

– São Poema

Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema

A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema

Citação MLA

================

* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO

“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho

            Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho

O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho

Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus– Santo Agostinho

Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho

Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus– Santo Agostinho

Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho

Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia. 

– Santo Agostinho

Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas– Santo Agostinho

Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho

            Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”

* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO

“… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):

{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }

================

04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI

Jesus, é minha única esperança!” uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse

Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina

================

04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA

“…Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.

Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.

Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}

================

05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ

“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá

================

09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER

Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver

================

13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

            “… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu):  {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }

            “…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…

            Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo

================

  • 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:

“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carneSanta Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

================

* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO

Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/

================

* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO

… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino

            Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” …  As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …

{Audiência Geral:  https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html }”:

================

* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE

“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade

Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdadeque o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversãoO verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html

================

* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO

“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER. 

– São Vicente de Paulo

Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio– São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!

O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ​​ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo

================

* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA

Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono. 

Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes. 

Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas. 

Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade. 

Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga. 

Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia. 

Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor. 

Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor. 

Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio! 

Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração. 

Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor. 

Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais. 

Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade. 

(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)

================

* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO

“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma. 

No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver. 

Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes

Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}

{https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}

================

* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS

“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade

…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos… 

… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…

… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…– Santa Teresa de Lisieux

================

* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA

“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)

================

* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS

“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis

================-

* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA

“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”

{https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20000430_faustina.html }

================

08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA

1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.

2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas

3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:

================

*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN

“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:

Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
O Sonho de Gerôncio )…:
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html

==============

* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII

“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)

================

* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA

“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”

================

* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:

  • Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  • Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
  • Eu os consolarei em todos os seus problemas.
  • Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
  • Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  • Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
  • Almas mornas se tornarão fervorosas.
  • Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
  • Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
  • Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
  • Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
  • O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.

================

* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm

================

* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara). 

================

* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ

“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…” – São Paulo da Cruz

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO

Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II

Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)

================

*        27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO

“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO

“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno

================

* 23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ

“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”

================

O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER

“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”

            “… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”. 

================

* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ

“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”

================

* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO

“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”

================

* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…” 

================

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.

A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo. Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.

São José, rogai por nós!

(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai

também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,

ROGUEM POR NÓS!   

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

================

  • APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
    • POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
    • POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
    • ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
    • UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
    • QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …

DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!

OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

                                                         ================                                  

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado“!

“GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO O MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!”

JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”

ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!

================

CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,

PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO

            MEU JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é MEU DEUS, minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude, buscar a paz e entrar pela porta estreita (Mt 7,13-14). Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e livre-me de pensamentos maus e vãos, desordenados e estranhos (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24) e decisão; purifique meu coração, ilumine minha inteligência e inflame minha vontade para segui-lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Eu confio no Senhor! DECIDO-ME A SEGUI-LO! QUERO E COLOCO O SENHOR COMO CENTRO DA MINHA VIDA. Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. Ajude-me a QUERER E AGIR para me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!

            Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento na penitência, mortificação, oração e vida sacramental, a virtude, o amor pelo Senhor, O QUE EU PRECISO! Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) segundo o espírito, cortando e evitando o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver sem reclamar, estressar, falar alto, alterar, ciúme, ira ou cólera, a aceitar pacientemente tudo o que me acontece, aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, A SILENCIAR, a oferecer-me. Ajude também a família! Ajude-me a cumprir as promessas do Batismo, que RENOVO:

            EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA  FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, A SATANÁS, ÀS SUAS POMPAS, SUAS OBRAS E SEUS GOZOS; RENUNCIO AO PECADO, ÀS PAIXÕES, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira, ao ciúme, AO DESEJO DE SER RETRIBUÍDO, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! Decido-me a seguir o senhor para sempre, com a graça de Deus! Obrigado, Jesus!

            DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS E DECISÕES e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do SENHOR, MEU PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, MEU SENHOR E MEU DEUS! MUITO OBRIGADO, MEU PAI! OBRIGADO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

            MINHA MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a controlar-me, a recompor-me, a mortificar-me, a educar e subordinar as paixões, a abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união.

            Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL. MÃE, ME AJUDE! OBRIGADO MINHA MÃE!

            MINHA MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.

ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!

            MUITO OBRIGADO À SENHORA, MINHA MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!

SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!

ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS E A FAZER O QUE ELE MANDAR!

TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!

VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! OBRIGADO MÃE!

“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08]

«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)

“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO
NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos
e recorremos a vós! Amém! OBRIGADO, MÃE!(Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada): https://noticias.cancaonova.com/brasil/comheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/ 

MEU SÃO JOSÉ, ROGUE POR NÓS! MUITO OBRIGADO, SÃO JOSÉ!

            SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR E NUNCA O DESGOSTAR!

            Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!

OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-NOS A GRAÇA DE SERMOS PACIENTES TAMBÉM!

            AJUDE-NOS A NOS PREPARARMOS PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A NOSSA HORA! MOSTRE -NOS O QUE FAZER, PAI!

            E MAIS: INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA E VONTADE E TODO O NOSSO SER PARA FAZÊ-LO!

O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

            OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!

            DE MINHA PARTE, COM A VOSSA GRAÇA, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, EU ME OFEREÇO EM SACRIFÍCIO VIVO! (Rm 12,1-2)

            SENHOR, ME MOSTRE A PORTA ESTREITA PELA QUAL DECIDO-ME A PASSAR COM A SUA GRAÇA! (Mt 7,13-14 e Lc13,24). INTERFIRA EM MEU SER PARA EU AGIR DO JEITO QUE O SENHOR MOSTRAR E ENTRAR PELA PORTA ESTREITA! PEÇO AO SENHOR POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! OBRIGADO, SENHOR!

            GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO MOMENTO AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!

            BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!

PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…

Virgem Formosa, oh Mãe Querida

Tu és minha vida, vela por mim

e quando um dia deixar a terra

leva-me, Mãe, junto de ti,

leva-me Mãe, leva-me ao céu,

ficar não posso longe de Ti…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim os teus olhares

se me amparares me salvarei

Mesmo que as ondas, subam aos céus

e que furioso brame o mar

se tu diriges minha barquinha

não tenho medo, de naufragar

Mas se na luta, a nau vacila

e se enlanguesce minha ardente fé…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim teus olhares

se me amparares me salvarei!

Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril; também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)

================

* Veja o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!