NOSSA SENHORA EM 22 DE SETEMBRO
A. THE GIVING OF THE NAME “MARY” TO OUR LADY BY ST. ANNE – SANTA ANA DÁ O NOME DE “MARIA” A NOSSA SENHORA
“… Neste consistório divino e tribunal da Santíssima Trindade foi determinado dar um nome à Criança Rainha. Como não existe nome próprio e legítimo, a não ser que seja encontrado no ser imutável do próprio Deus (pois dele são participados e determinados de acordo com seu peso correto e medem todas as coisas em infinita sabedoria), Sua Majestade quis dar e impor esse nome no Céu.
Ele assim deu a conhecer aos espíritos angélicos que as três Pessoas Divinas haviam decretado e formado os doces nomes de Jesus e Maria, para o Filho e a Mãe, desde o princípio antes dos tempos, e que eles se encantaram com eles e gravaram em suas memórias eternas para serem, por assim dizer, os Objetos para cujo serviço eles deveriam criar todas as coisas.
Informados destes e de muitos outros mistérios, os santos anjos ouviram uma voz vinda do trono falando na pessoa do Pai: “A nossa escolhida será chamada MARIA, e este nome será poderoso e magnífico. Aqueles que o invocarem com devoto afeto receberão graças abundantes; aqueles que o honrarem e o pronunciarem com reverência serão consolados e vivificados, e nele encontrarão o remédio para os seus males, os tesouros para o seu enriquecimento, a luz que os guiará para o céu. Será terrível contra o poder do Inferno, esmagará a cabeça da serpente e obterá vitórias gloriosas sobre os príncipes do Inferno.”
O Senhor ordenou aos espíritos angélicos que anunciassem este nome glorioso a Santa Ana, para que o que foi decretado no céu pudesse ser executado na terra. O Menino celeste, amorosamente prostrado diante do trono, rendeu graças muitíssimo aceitáveis e humanas ao Ser eterno; e ela recebeu o nome com o mais admirável e doce júbilo.
Os santos anjos honraram e reconheceram Maria Santíssima como a futura Mãe do Verbo e como sua Rainha e Senhora, entronizada à direita de seu Filho; eles mostraram sua veneração ao seu santo nome, prostrando-se enquanto ele descia do trono na voz do Pai eterno, especialmente aqueles que o tinham escrito nos emblemas sobre o peito.
No oitavo dia após o nascimento da grande Rainha, multidões de belíssimos anjos, em esplêndida vestimenta, desceram do alto carregando um escudo no qual o nome de MARIA estava gravado e brilhavam com grande brilho. Aparecendo à bem-aventurada mãe Ana, disseram-lhe que o nome de sua filha seria MARIA, nome que haviam trazido do céu, e que a Divina Providência havia escolhido e agora ordenado para ser dado ao seu filho por Joaquim e ela mesma.
O pai mais que feliz aceitou o nome com alegria e devoto carinho. Resolveram chamar os familiares e um sacerdote e depois, com muita solenidade e festa, impuseram o nome de Maria ao seu Menino. Os anjos também celebraram este acontecimento com uma música muito doce e arrebatadora, que, no entanto, só foi ouvida pela mãe e pela sua santíssima Filha.
Assim foi a divina Princesa nomeada pela Santíssima Trindade; no céu, no dia do seu nascimento, e na terra, depois de oito dias…”: https://devotiontoourlady.com/september.html
– [também em: “Maria nomeada por Santa Ana
*de A Cidade de Deus, da Venerável Maria de Ágreda
Calendário Mariano, roman-catholic-saints.com” (https://www.roman-catholic-saints.com/mary-named-by-saint-anne.html)]
– SOBRE SANTA ANA: VER 26 DE JULHO
B. QUEEN OF PEACE OF HRASNO IN 1977 (NOT MEDJUGORJE) – RAINHA DA PAZ DE HRASNO EM 1977 (NÃO MEDJUGORJE)
https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
BIBLIOGRAFIA:
1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM SETEMBRO:
– https://devotiontoourlady.com/september.html
2. FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/09_SEP.html
– https://devotiontoourlady.com/index.html
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/
================
SANTAS E SANTOS DE 22 DE SETEMBRO
1. Em Roma, no cemitério de Comodila, junto à Via Ostiense, a comemoração de Santa Emérita, mártir. († data inc.).
– “As santas Digna e Emérita são veneradas como santas e mártires pela Igreja Católica no dia 22 de setembro. Acredita-se que suas relíquias estejam na igreja de San Marcello al Corso, em Roma, embora haja registro de que no dia 5 de abril de 838, um monge chamado Félix apareceu em Fulda com o que ele alegava serem as relíquias de São Cornélio, Calisto, Agapito, São Jorge, Vicente de Saragoça, Máximo, Santa Cecília, Santa Eugênia, Santas Digna e Emérita, e Columbana.[1]… ”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Digna_e_Em%C3%A9rita
2. Em Agaune, no território de Valais, na Helvécia, hoje Saint-Maurice, na Suíça, os santos mártires Maurício, Exupério e Cândido, soldados, os quais, como narra Santo Euquério de Lião, juntamente com os companheiros da Legião Tebana e o veterano Vítor, mortos por Cristo no tempo do imperador Maximiano, honraram a Igreja com a sua gloriosa paixão. († c. 302).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Agaune, no cantão suíço de Valais, o martírio de São Maurício, ao qual uma tradição que remonta ao séc. V associa grande número de companheiros, membros de uma legião romana recrutada na Tebaida. Uma abadia de cônegos agostinianos foi levantada mais tarde sobre o túmulo desses santos e propagou o seu culto. (M).
– São Maurício e a Legião Tebana. Ver páginas 399-410: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf
– “E o nobre Maurício era o duque desta legião sagrada e os que governavam sob seu comando, que levavam as bandeiras, eram chamados de São Cândido, São Inocente, São Exsuperius, São Vítor e São Constantino, todos eles capitães…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ndido_de_Tebas
– “… São Cândido (m. 287 dC) foi, de acordo com a lenda, um comandante da Legião Tebana. A Lenda de Ouro diz:”: Cândido de Tebas – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
– LEGIÃO TEBANA “A Legião Tebana (também conhecida como os Mártires de Agauno) constam na hagiografia cristã[1] como uma legião romana inteira — com “seis mil, seiscentos e sessenta e seis homens“[a] — que teria se convertido em massa para o Cristianismo e foi martirizada em 286 d.C. de acordo com as hagiografias de São Maurício, o maior entre os santos da Legião, principalmente a “Lenda Dourada“. Sua festa é comemorada no dia 22 de setembro.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Legi%C3%A3o_Tebana
– SÃO MAURÍCIO DE TEBAS “São Maurício foi um capitão na Legião Tebana, uma unidade lendária do exército romano que fora recrutada no Alto Egito, na cidade de Tebas, e era composta inteiramente de cristãos. Foi o primeiro santo Legionário do Cristianismo.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maur%C3%ADcio_de_Tebas
– “… Em St. Maurice, perto de Sion, na Suíça, o aniversário dos santos mártires tebanos Maurício, Exuperius, Candidus, Victor, Innocent e Vitalis, com seus companheiros da mesma legião, cujo martírio pela fé durante o tempo de Maximiano preencheu o mundo com a glória de seus sofrimentos… Esta legião consistia em cerca de seis mil e seiscentos homens, e Maximiano, não tendo esperanças de superar sua constância, ordenou ao resto de seu exército que os cercasse e os cortasse em pedaços. Eles não resistiram, mas se deixaram abater como ovelhas, de modo que o chão ficou coberto com seus cadáveres e riachos de sangue correram por todos os lados. Maximiano deu os despojos dos mortos aos seus soldados como despojo, e eles os estavam compartilhando quando um veterano chamado Victor se recusou a participar. Com isso os soldados perguntaram se ele também era cristão. Ele respondeu que era sobre ele que eles caíram sobre ele e o mataram.
Ursus e outro Victor, dois soldados dispersos desta legião foram encontrados em Solothurn e ali mortos e, de acordo com as lendas locais, muitos outros em outros lugares, como Santo Alexandre em Bérgamo SS. Octavius Adventor e Solutor em Torino e St Gereon em Colônia. O Martirológio Romano menciona Vitalis e Inocente, bem como os três acima e Victor hoje SS. Ursus e Victor em 30 de setembro e St .ABtoninus em Piacenza se associaram erroneamente à Legião Tebana na mesma data…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember22.html
– MÁRTIRES DA LEGIÃO TEBANA
Perfil
Uma legião imperial romana de 6.600 soldados , todos cristãos ; eles foram recrutados na área ao redor de Tebas, no Alto Egito, foram liderados por São Maurício e serviram sob o imperador Maximiano Hércules . Por volta do ano 287 , Maximiano liderou o exército através dos Alpes até Agaunum, uma área na Suíça moderna , a fim de reprimir uma revolta dos Bagandre na Gália . Em conexão com a batalha, o exército oferecia sacrifícios públicos aos deuses romanos; a Legião Tebana se recusou a participar. Por recusar ordens, a Legião foi dizimada – um décimo deles foi executado. Quando o restante se recusou a sacrificar aos deuses, eles foram dizimados novamente. Quando os sobreviventes ainda se recusavam a sacrificar, Maximiniano ordenou que todos fossem mortos . Mártires .
Membros conhecidos da Legião incluem
- Santo Alexandre de Bérgamo
- Santo Alverius de Agaunum
- São Cândido, o Tebano
- São Chiaffredo de Saluzzo
- Santo Exupério
- São Fortunato
- São Inocêncio de Agaunum
- São Martiniano de Pecco
- São Maurício
- São Sebastião de Agauno
- São Secundus, o Tebano
- Santo Urso, o Tebano
- São Victor de Agaunum
- São Victor de Colônia
- São Victor de Xanten
- São Victor, o Tebano
- São Vital de Agaunum
Outros santos perfilados associados à Legião incluem
- Santo Antonino de Piacenza ( soldado martirizado ; associado por contadores de histórias posteriores)
- Santo Adventor de Turim (não é membro; associado por contadores de histórias posteriores)
- Santo Atílio de Trino ( soldado martirizado ; associado por algumas, mas não todas, listas posteriores)
- São Besso
- São Cássio (pode ter sido um membro)
- São Florêncio, o Mártir (pode ter sido um membro)
- São Jorge de San Giorio (não é membro; associado por contadores de histórias posteriores)
- Saint Gereon (não um membro, mas outro soldado que foi martirizado por se recusar a fazer um sacrifício aos deuses romanos)
- São Gusmeo de Gravedona sul Lario (pode ter sido um membro)
- São Mateus de Gravedona sul Lario (pode ter sido um membro)
- São Otávio de Turim (não é membro; associado por contadores de histórias posteriores)
- São Pons de Pradleves (escapou do massacre para se tornar evangelista no norte da Itália )
- São Quiricus de Murisengo ( martirizado no norte da Itália na mesma época)
- Saint Secundus de Asti (não é membro, mas vinculado devido à obra de arte )
- São Solutor de Turim (não é membro; associado por contadores de histórias posteriores)
- São Tibério de Pinerolo (pode ter sido um membro)
- Santa Verena (esposa de um membro da Legião)
- martirizado c. 287 em Agaunum (moderna St-Maurice-en-Valais, Suíça
- uma basílica foi construída em Agaunum para consagrar as relíquias da Legião
informação adicional
- Livro dos Santos , pelos Monges de Ramsgate
- Enciclopédia Católica : Agaunum
- Vidas dos Santos , de Padre Alban Butler
- Vidas dos Santos , por Padre Francis Xavier Weninger
- Novo Dicionário Católico
- Vidas Pictóricas dos Santos
- livros
- outros sites em inglês
- imagens
- vídeo
- sites em espanhol
- Martirologio Romano , edição de 2001
- sites em français
- fonte em italiano
- nettster e norsk
Citação MLA
- “Mártires da Legião Tebana”. CatholicSaints.Info . 22 de setembro de 2021. Web. 21 de setembro de 2022. < https://catholicsaints.info/martyrs-of-the-theban-legion/ >
– Ver dia 10 de setembro, Santos FELICE, REGOLA e ESSUPERANTIO, mártires “… é necessário reconstituir brevemente a história da famosa Legião Tebana, à qual a piedade popular se inscreveu lendariamente. os santos hoje em questão…” https://www.santiebeati.it/dettaglio/92463
3. Em Roma, junto à Via Salária Antiga, o sepultamento de Santa Basila, mártir, no tempo dos imperadores Diocleciano e Maximiano. († 304)
– “Sobre Basília sabemos alguns detalhes do seu martírio. Durante a perseguição de Diocleciano e Maximiano: foi decapitada e, nos lugares por onde a sua cabeça rolou, brotaram, milagrosamente, sete fontes. Foi enterrada na Via Salária Antiga, mas suas relíquias são veneradas em Couvert, França…”: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/09/22.html
– SANTA BASÍLIA
- 22 de setembro
- 16 de agosto (martirológio de Jerônimo )
Perfil
Martirizado nas perseguições de Diocleciano .
- decapitado c. 300 na Via Salaria, Roma , Itália
- a lenda diz que sete fontes de cura apareceram no local da execução – uma de cada ponto que a cabeça decepada tocou
informação adicional
- Enciclopédia Católica
- livros
- sites em espanhol
- Martirologio Romano , edição de 2001
- fonte em italiano
- Martirologio Romano , edição 2005
- Santi e Beati
Citação MLA
- “Santa Basília”. CatholicSaints.Info . 20 de fevereiro de 2022. Web. 21 de setembro de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-basilia/>
– Ver também dia 17 de maio outra Santa Basila
4. Em Levroux, localidade do território de Bourges, na Aquitânia, atualmente na França, São Silvano, eremita. († c. s. V)
5. No monte Glonna, junto ao rio Loire, no território de Poitiers, na Gália, também na actual França, São Florêncio, presbítero. († c. s. VI).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no monte Glonne, às margens do Loire, no séc. V, São Florêncio, monge e sacerdote, que pregou o evangelho na região de Saumur. Suas relíquias, sempre transportadas, deixaram o nome do santo em diversas localidades nas quais foram veneradas. (M)
6. No território de Coutances, também na hodierna França, São Lauto ou Laudo, bispo. († d. 549).
– São Laudo. Ver pág. 396: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf
7. Em Laon, na Nêustria, também na actual França, Santa Salaberga, abadessa, que, segundo se narra, foi curada da cegueira e conduzida ao serviço de Deus por São Columbano. († c. 664).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 665, Santa Salaberga, mãe de família cristã, que fundou um convento em Langres, mais tarde transferido para Laon (X).
8. Em Ratisbona, cidade da Baviera, na Alemanha, Santo Emeramo (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que sofreu o martírio pela fé em Cristo. († c. 690).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VII, o martírio de Santo Emerano, bispo, que evangelizou a Baviera. Seu nome permanece ligado à abadia beneditina de Kleinechelfendorf, levantada sobre seu túmulo e que tornou-se local de peregrinação. (M)
9*. No mosteiro cisterciense de Morimond, na França, o passamento do Beato Otão, bispo de Freising, que morreu com o hábito monástico, que nunca deixou durante o episcopado. († 1158)
10. Em Turim, no Piemonte, região da Itália, Santo Inácio de Santhiá (Lourenço Maurício Belvisótti), presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, muito assíduo na audição de confissões e na assistência aos enfermos. († 1770)
11*. Ao largo de Rochefort, na França, o Beato José Marchandon, presbítero e mártir, que, durante a Revolução Francesa, por causa do seu sacerdócio foi encarcerado numa sórdida galera, onde morreu consumido pela fome e as enfermidades e foi ao encontro do Pai. († 1794)
12. Em Seul, na Coreia, a paixão dos santos Paulo Chong Ha-sang e Agostinho Yu Chin-gil, mártires: o primeiro dirigiu durante vinte anos, em tempo de perseguição, a primeira comunidade cristã; o segundo escreveu cartas ao papa Gregório XVI pedindo-lhe presbíteros para a Coreia; ambos catequistas, depois de submetidos aos mais duros suplícios, foram degolados por causa da sua fé. († 1839)
13*. Em Monserrat, na província de Valência, na Espanha, o Beato Carlos Navarro Miguel, presbítero da Ordem dos Clérigos das Escolas Pias e mártir, que, durante a perseguição contra os religiosos, foi coroado com nobre martírio. († 1936)
14*. No mesmo lugar, o Beato Germano Gonçalvo Andréu, presbítero e mártir, que, durante a mesma perseguição, foi coroado com o testemunho glorioso de Cristo. († 1936)
15*. Em Alcira, também na província de Valência, os beatos mártires Vicente Pelufo Corts, presbítero, e Josefina Moscardó Montalvá, virgem, que, durante a mesma perseguição contra a fé cristã, mereceram chegar à presença de Deus omnipotente com a palma da vitória. († 1936)
16*. Em Bolbaite, também na província de Valência, o Beato Vicente Sicluna Hernández, presbítero e mártir, que foi morto na mesma perseguição religiosa. († 1936)
17*. Em Corbera, localidade próxima de Valência, também na Espanha, a Beata Maria da Purificação Vidal Pastor, virgem e mártir, que mereceu associar-se às núpcias eternas com seu Esposo, Jesus Cristo. († 1936)
18♦. Em Madrid, também na Espanha, os beatos Estêvão Cobo Sanz e Frederico Cobo Sanz, religiosos da Sociedade Salesiana e mártires na mesma perseguição contra a fé cristã. († 1936)
19♦. Em Azuaga, perto de Badajoz, também na Espanha, os beatos Félix Echevarría Gorostiaga, presbítero da Ordem dos Frades Menores e companheiros mártires, que, na mesma perseguição, em virtude da sua intrépida fidelidade receberam do Senhor a recompensa eterna. São estes os seus nomes: António (Ruperto Sáez de Ibarra López), Francisco Jesus (Francisco Carlés González), Luís Echevarría Gorostiaga, presbíteros; Miguel (Leão Zarragúa Iturrízaga) e Simão Miguel Rodríguez, religiosos, todos da mesma Ordem dos Frades Menores. († 1936)
20. São Focas (também na Folhinha do Coração de Jesus).
– “… Jardineiro mártir, São Phocas de Sinope, Paphlagonia, Mar Negro,
desempenhou as suas funções com cuidado e propósito; deu comida e alojamento a qualquer estranho em necessidade; viveu como um anacoreta (…Os anacoretas eram monges ou ermitãos cristãos que viviam em retiro e solidão, especialmente nos primórdios do cristianismo, dedicando-se à oração e à escrita de liturgias, a fim de alcançar um estado de graça e pureza de alma pela contemplação. Conforme https://pt.wikipedia.org/wiki/Anacoreta …) perseguindo a oração e a contemplação; sofreu martírio por ser cristão; foi decapitado por soldados a quem foram dadas ordens para procurar Focas a fim de o julgar pela sua fé; inadvertidamente, os soldados ficaram em Phocas quando lhe pediram um lugar para dormir; quando disseram a Phocas a sua missão e lhe perguntaram onde estava, ele preparou-se para a morte cavando a sua própria sepultura; de manhã, admitiu aos soldados que ele próprio era Phocas e enfrentou calmamente a sua morte. Jardineiro por profissão, Phocas levou uma vida de simplicidade, unicidade com a natureza, e uma pureza recordando a criação de Deus dos primeiros jardineiros humanos, Adão e Eva…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember22.html
21. São Santino (também na Folhinha do Coração de Jesus).
– “… Em Meaux, o beato Sanctinus, bispo, discípulo de São Denis o Areopagita (Ver 03 de outubro, São Dionísio Areopagita), por quem foi consagrado bispo daquela cidade, foi o primeiro a pregar o Evangelho ali.”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember22.html
22. Em Valência, na Espanha (ver 08 de setembro), São Tomás de Vilanova (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que, sendo eremita sob a regra de Santo Agostinho, aceitou por obediência o ministério episcopal, onde se distinguiu, entre outras virtudes pastorais, pelo seu ardente amor aos pobres, até ao ponto de dar tudo aos necessitados, sem ficar sequer com um pequeno leito para si. († 1555).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 1555, São Tomás de Vilanova, monge agostiniano de Salamanca, depois arcebispo de Valência, na Espanha, cognominado “o Esmoler”, por causa de seu amor pelos pobres. Por seus escritos ascéticos e místicos, aparece como um dos representantes da Escola Espanhola do Séc. XVI. (M).
– Em 22 de setembro, no “VIDAS DOS SANTOS” São Tomás de Vilanova. Ver páginas 373-395: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf
– “Frei Tomás García Martinez, mais conhecido como São Tomás de Villanueva, (Fuenllana, Ciudad Real, 1488 — Valência, 8 de setembro de 1555), foi um pregador, escritor ascético, e religioso agustino espanhol. Foi canonizado mais tarde, e muitos de seus sermões se tornaram trabalhos importantes da escrita sacra.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_de_Vilanova
– SÃO TOMÁS DE VILLANOVA
Também conhecido como
- Tomás de Villanueva
- Pai dos Pobres
- Modelo de Bispos
- Tomás, o Almsgiver
- Tomas de Villanova
- Tomás García Martínez
Perfil
Filho de Aloazo Tomas Garcia, um moleiro, e Lucia Martinez. Ele cresceu em Villanova, Espanha, e foi educado na Universidade de Alcala. Professor de artes, lógica e filosofia na universidade a partir de 1514. Juntou-se aos frades agostinianos em Salamanca, Espanha, em 1516. Ordenado em 1518, celebrando sua primeira missa no dia de Natal daquele ano. Sofria de falta de mente e má memória. Pregador. Antes, eu não sei o que fazer Provincial dos frades. Enviou os primeiros agosinianos para o Novo Mundo. Indicado pelo imperador ao arcebispado de Granada, Espanha; ele recusou a primeira vez, mas concordou na segunda vez que foi oferecido, depois de ser ordenado a fazê-lo pelo Papa; ele assumiu em 1 de janeiro de 1545.
Sua catedral deu dinheiro Thomas para mobiliar sua casa; ele doou para um hospital, dizendo: “O que um pobre frade como eu quer com móveis?” Todos os dias ele usava o mesmo hábito que tinha recebido como noviço, consertando-o ele mesmo. Os canhões e domésticas tinham vergonha dele, mas não podiam mudá-lo. Várias centenas de pobres vinham à porta de Thomas todas as manhãs, e recebiam refeições, vinho e dinheiro. Criticado por ser explorado, ele respondeu: “Se há pessoas que se recusam a trabalhar, isso é para as autoridades lidarem. Meu dever é ajudar e aliviar aqueles que vêm à minha porta. Ele acolheu órfãos, e pagou seus servos por cada criança deserta que trouxeram para ele. Ele encorajou os ricos a imitar seu exemplo. Criticado por ser gentil com os pecadores, ele disse: “Deixe-os perguntar se Agostinho ou John Chrysostom usaram anátemas e excomunhão para parar a embriaguez e a blasfêmia.”
Enquanto ele estava morrendo, Thomas ordenou que todo o seu dinheiro fosse distribuído aos pobres. A missa foi dita em sua presença, e após a comunhão ele respirou seu último, recitando: “Em suas mãos, Ó Senhor, eu entrego meu espírito.” Deixou vários escritos teológicos.
Nascer
- 8 de setembro de 1555 em Valência, Espanha de angina pectoris
- relíquias consagradas na catedral de Valência
- 7 de outubro de 1618 pelo Papa Paulo V
Informações adicionais
- Livro dos Santos, pelos Monges de Ramsgate
- Enciclopédia Católica
- Vidas dos Santos, pelo Padre Alban Butler
- Lives of the Saints, by Father Francis Xavier Weninger
- Pictorial Lives of the Saints
- Saints and Saintly Dominicans, by Blessed Hyacinthe-Marie Cormier, O.P.
- Short Lives of the Saints, by Eleanor Cecilia Donnelly
- books
- Emblems of the Saints, by F C Husenbeth and Augustus Jessopp
- Our Sunday Visitor’s Encyclopedia of Saints
- other sites in english
- Imagens
- vídeo
- sitios en español
- fonti em italiano
Citação MLA
- “São Tomás de Villanova“. CatholicSaints.Info. 9 de fevereiro de 2022. Teia. 21 de setembro de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-thomas-of-villanova/>
VER 08 DE SETEMBRO E 10 DE OUTUBRO
23. MÁRTIRES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA (VER TAMBÉM 20 DE JULHO)
23.1. BEATOS MÁRTIRES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA
“… MÁRTIRES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA é o nome dado pela Igreja Católica às pessoas que foram mortas pelos republicanos durante a guerra por causa de sua fé. Até julho de 2008, quase mil mártires espanhóis foram beatificados ou canonizados. Para mais cerca de dois mil mártires, o processo de beatificação está em curso.
… Durante a Guerra Civil Espanhola, o povo católico enfrentou a perseguição da facção republicana da guerra, em parte devido ao seu apoio aos nacionalistas e à monarquia recentemente abolida. A Igreja Católica os venera como mártires.[2] Mais de 6.800 clérigos e outras pessoas católicas foram mortas no que foi apelidado de Terror Vermelho. Até outubro de 2022, 2.107 mártires espanhóis foram beatificados; 11 deles sendo canonizados. Para cerca de 2.000 mártires adicionais, o processo de beatificação está em andamento
FUNDO
Durante os séculos XIX e XX, a Igreja Católica na Espanha apoiou e foi fortemente apoiada e associada à monarquia espanhola. A Segunda República Espanhola viu uma alternância de governos de coalizão esquerdistas e conservadores entre 1931 e 1936. Em meio à desordem causada pelo golpe militar de julho de 1936, muitos apoiadores do governo republicano apontaram suas armas contra indivíduos que consideravam reacionários locais, incluindo padres e freiras.
Um caso paradoxal para os católicos estrangeiros foi o do Partido Nacionalista Basco, na época um partido católico das áreas bascas, que depois de alguma hesitação apoiou o governo republicano em troca de um governo autônomo no País Basco. Embora praticamente todos os outros grupos do lado republicano estivessem envolvidos na perseguição anticlerical, os bascos não desempenharam um papel.[3] A diplomacia vaticana tentou orientá-los para o lado nacional, explicitamente apoiado pelo cardeal Isidro Goma y Tomas, mas o BNP temia o centralismo dos nacionais. Alguns nacionalistas catalães também se viram na mesma situação, como membros do partido Unió Democràtica de Catalunya, cujo líder mais relevante, Manuel Carrasco i Formiguera, foi morto pelos nacionalistas em Burgos em 1938.
História
Durante a Guerra Civil Espanhola de 1936-1939, e especialmente nos primeiros meses do conflito, clérigos individuais foram executados enquanto comunidades religiosas inteiras foram perseguidas, levando a um número de mortos de 13 bispos, 4.172 padres e seminaristas diocesanos, 2.364 monges e frades e 283 freiras, para um total de 6.832 vítimas clericais, como parte do que é conhecido como o Terror Vermelho da Espanha.[4]
PAPA JOÃO PAULO II
– 233 mártires espanhóis
O Papa João Paulo II beatificou 473 mártires nos anos de 1987, 1989, 1990, 1992, 1993, 1995, 1997 e 2001. Cerca de 233 clérigos executados foram beatificados por João Paulo II em 11 de março de 2001.[5] Em 1999, ele também canonizou um irmão cristão e os nove mártires de Turón, o primeiro grupo de mártires da Guerra Civil Espanhola a alcançar a santidade. Sobre a seleção dos candidatos, o arcebispo Edward Noveck, da Congregação dos Santos, explicou em entrevista ao L’Osservatore Romano: “Ideologias como o nazismo ou o comunismo servem como um contexto de martírio, mas em primeiro plano a pessoa se destaca com sua conduta e, caso a caso, é importante que as pessoas entre as quais a pessoa viveu afirmem e reconheçam sua fama de mártir e depois rezem a ela, obtenção de graças. Não são tanto as ideologias que nos preocupam, mas o sentido de fé do povo de Deus, que julgam o comportamento da pessoa”.[6]
PAPA BENTO XVI
– 498 mártires espanhóis
Bento XVI beatificou 530 mártires nos anos de 2005, 2007, 2010 e 2011, sendo o maior deles os 498 mártires espanhóis em outubro de 2007,[7] na maior cerimônia de beatificação da história da Igreja Católica.[8] Neste grupo de pessoas, o Vaticano não incluiu todos os mártires espanhóis, nem nenhum dos 16 padres que foram executados pelo lado nacionalista nos primeiros anos da guerra. Esta decisão causou inúmeras críticas de familiares sobreviventes e de várias organizações políticas em Espanha.[9]
A beatificação reconheceu o destino extraordinário e muitas vezes brutal da morte das pessoas envolvidas. Alguns criticaram as beatificações como desonrando não-clérigos que também foram mortos na guerra, e como sendo uma tentativa de desviar a atenção do apoio da Igreja a Franco (alguns setores da Igreja chamaram a causa nacionalista de “cruzada”).[10] Dentro da Espanha, a Guerra Civil ainda gera grandes emoções. O ato de beatificação também coincidiu no tempo com o debate sobre a Lei da Memória Histórica (sobre o tratamento das vítimas da guerra e suas consequências) promovido pelo governo espanhol.
Respondendo às críticas, o Vaticano descreveu as beatificações de outubro de 2007 como relacionadas a virtudes pessoais e santidade, não a ideologia. Não se trata de “ressentimento, mas… reconciliação”. O governo espanhol apoiou as beatificações, enviando o ministro das Relações Exteriores, Miguel Ángel Moratinos, para participar da cerimônia.[11] Entre os presentes estava Juan Andrés Torres Mora, parente de um dos mártires e do deputado espanhol que debateu a lei da memória para o PSOE .[12]
As beatificações de outubro de 2007 elevaram para 977 o número de mártires beatificados pela Igreja, onze dos quais foram canonizados como santos.[8] Devido à extensão da perseguição, muitos mais casos poderiam ser propostos; até 10.000 de acordo com fontes da Igreja Católica. O processo de beatificação já foi iniciado para cerca de 2.000 pessoas.[8]
Nas beatificações de 28 de outubro de 2007, o Papa Bento XVI sublinhou o apelo à santidade para todos os cristãos, dizendo que era “possibilidade realista para todo o povo cristão”.[13] Ele também observou: “Este martírio na vida comum é um testemunho importante na sociedade secularizada de hoje”.[13]
PAPA FRANCISCO
– 522 mártires espanhóis
O Papa Francisco beatificou 522 mártires em 13 de outubro de 2013, em Tarragona, Espanha; entre eles estava Eugenio Sanz-Orozco Mortera, de Manila, Filipinas, que se tornou o primeiro mártir filipino da Guerra Civil Espanhola. Ele também aprovou beatificações adicionais para mártires espanhóis que ocorreram para um padre em 1º de novembro de 2014, bem como dois conjuntos de mártires de grupo em 5 de setembro de 2015 e 3 de outubro de 2015. O papa também aprovou a beatificação de 26 mártires capuchinhos, que ocorreu em 21 de novembro de 2015. A beatificação de Valentín Palencia Marquina e seus quatro companheiros ocorreu em 23 de abril de 2016 em Burgos.[14] A beatificação de Genaro Fueyo Castañon e seus três companheiros foi celebrada em Oviedo em 8 de outubro de 2016 e a beatificação de José Antón Gómez e 3 companheiros foi celebrada em Madri em 29 de outubro de 2016.[citação necessária] Os 114 mártires almerianos foram beatificados em 25 de março de 2017, e Antonio Arribas Hortigüela e seus seis companheiros foram beatificados em 6 de maio de 2017 em Girona.[15][16] A beatificação de Mateo Casals Mas & 108 companheiros foram beatificados em Barcelona em 21 de outubro de 2017 e Vicenç Queralt Lloret & 20 companheiros, bem como José Maria Fernández Sánchez & 38 companheiros foram beatificados em Madrid em 11 de novembro de 2017. A beatificação de Teodoro Illera del Olmo & 15 Companheiros foi realizada em 10 de novembro de 2018. A beatificação de Ángel Cuartas Cristobal e seus 8 companheiros foi realizada em Oviedo em 9 de março de 2019, enquanto María Isabel Lacaba Andia e seus 13 companheiros foram beatificados em Madri em 22 de junho de 2019. María Pilar Gullón Yturriaga e 2 companheiros foi beatificada em Astorga em 29 de maio de 2021. A beatificação de Juan Elías Medina e 126 companheiros será realizada em Córdoba em 16 de outubro de 2021, Francisco Cástor Sojo López e 3 companheiros em Tortosa em 30 de outubro de 2021 Benet Domènech Bonet & 2 companheiros em Barcelona em 6 de novembro de 2021 As beatificações de Cayetano Giménez Martín & 15 Companheiros em Granada em 26 de fevereiro de 2022, Angel Marina Álvarez & 19 Companheiros, Isabel Sánchez Romero, Juan Aguilar Donis & 5 Companheiros em Almería em 18 de junho de 2022 e Vicente Nicasio Renuncio Toribio & 11 Companheiros em Madrid em 22 de outubro de 2022.
CONTROVÉRSIA
Várias controvérsias surgiram em torno da beatificação de alguns desses clérigos. Alguns opositores se opõem à ideia de que esses padres sejam mortos por mero ódio religioso e, embora não desculpando seus assassinatos brutais, coloquem-nos no contexto do momento histórico. Outros questionam a pertinência da beatificação para alguns indivíduos que têm origens menos do que santas. Uma terceira objeção é a percepção de parcialidade da Igreja, onde as vítimas da esquerda foram propostas para beatificação, enquanto as vítimas da direita foram ignoradas.
Da primeira objeção, um dos casos mais notáveis centrou-se em Cruz Laplana y Laguna, bispo de Cuenca, um conhecido defensor do regime monárquico. Após a proclamação da Segunda República, ele realizou uma série de campanhas políticas de direita em toda a província, e estabeleceu contatos estreitos com oficiais militares, como o general Joaquín Fanjul, um apoiador da rebelião nacionalista. Laplana y Laguna foi descrito por seu biógrafo como “conselheiro supremo” do general, além de estar intimamente envolvido com a Falange. Em 1936, ele apoiou pessoalmente o líder falangista José Antonio Primo de Rivera como candidato nas eleições locais de 1936. Quando a revolta nacionalista em Cuenca fracassou, Laplana y Lagun foi preso por milicianos republicanos por traição. Ele foi julgado por conspirar contra o governo republicano e executado em 8 de agosto.[17]
Outro é Fulgencio Martínez, um padre da aldeia de La Paca, em Múrcia, que foi baleado após a revolta, que foi relatado por muitos moradores como sendo estreitamente aliado dos proprietários locais. Durante vários dias antes do levante, o padre Fulgêncio se reuniu com esses proprietários de terras no cassino da aldeia – o centro da vida social das elites locais na Espanha rural – para organizar o apoio à rebelião. Ele oferecia armas e dinheiro para quem se juntasse a uma milícia improvisada. Em 18 de julho, dia do levante, o padre Fulgêncio estava entre as pessoas que percorreram as ruas da vila em caminhões, reunindo apoio ao levante com gritos de “Viva el Ejército!” (“Viva o Exército”) e “Viva o General Queipo de Llano!”[18]
Declarações públicas de alguns desses clérigos também foram amplamente divulgadas como uma forma de crítica à sua beatificação. Rigoberto Domenech, arcebispo de Saragoça, declarou publicamente em 11 de agosto de 1936 que a revolta militar deveria ser apoiada, e suas ações defensivas aprovadas, porque “não é feito a serviço da anarquia, mas em benefício da ordem, pátria e religião” em resposta ao Terror Vermelho. Outra declaração foi a dada em novembro de 1938 por Leopoldo Eijo Garay, bispo de Madri-Alcalá, a respeito de uma possível trégua entre forças republicanas e rebeldes: “Tolerar o liberalismo democrático… seria trair os mártires”.[19]
Do segundo, a polêmica em torno da beatificação do agostiniano Frei Gabino Olaso Zabala, listado como companheiro de Avelino Rodríguez Alonso, diz respeito à sua vida pregressa. Frei Zabala foi martirizado durante a Guerra Civil e foi beatificado. Chamou-se a atenção para o fato de que o P. Olaso havia sido missionário nas Filipinas durante a rebelião de Katipunan contra o domínio espanhol, e havia sido acusado de torturar Frei Mariano Dacanay, um suposto simpatizante rebelde.[20] No entanto, essa objeção ignora a proclamação da Igreja de que mesmo os pecadores podem se arrepender e se transformar em santos, como no caso de Agostinho de Hipona. Também não compreende a natureza de uma causa de martírio, onde o fator principal é a morte da pessoa devido ao ódio religioso da fé, em vez da santidade de sua vida anterior.
A terceira objeção refere-se à atitude da Igreja em relação às vítimas da repressão nacionalista. Sobre a atitude do Vaticano, Manuel Montero, professor da Universidade do País Basco, comentou em 6 de maio de 2007:
A Igreja, que defendia a ideia de uma “Cruzada Nacional” para legitimar a rebelião militar, foi parte beligerante durante a Guerra Civil, mesmo ao custo de alienar parte de seus membros. Continua em um papel beligerante em sua resposta incomum à Lei da Memória Histórica, recorrendo à beatificação de 498 “mártires” da Guerra Civil. Os padres executados pelo Exército de Franco não são contados entre eles… Seus critérios seletivos em relação às pessoas religiosas que faziam parte de suas fileiras são difíceis de entender. Os padres que foram vítimas dos republicanos são “mártires que morreram perdoando”, mas aqueles padres que foram executados pelos franquistas são esquecidos.[21]
Enquanto grande parte da Espanha republicana era anticlerical no sentimento, a região basca, que também apoiava a República, não era; o clero da região se posicionou contra o golpe nacionalista, e sofreu em conformidade. Pelo menos 16 padres nacionalistas bascos (entre eles o arcipreste de Mondragón) foram mortos pelos nacionalistas,[22] e centenas de outros foram presos ou deportados.[23] Isso incluiu vários padres que tentaram deter os assassinatos.[24] Até hoje, o Vaticano não considerou esses clérigos como mártires da Guerra Civil Espanhola, uma vez que eles não foram assassinados por ódio à Fé (odium fidei), um pré-requisito para o reconhecimento do martírio.[citação necessária]
CASOS INDIVIDUAIS
Mártires de Turon
Ver artigo principal: Mártires de Turon
Os mártires de Turon eram um grupo de oito irmãos De La Salle, e o padre passionista que estava com eles, que foram executados por mineiros em greve em Turon em outubro de 1934. Isso foi quase dois anos antes da eclosão da guerra civil, portanto, eles não devem ser considerados como mártires da Guerra Civil Espanhola. Eles foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 29 de abril de 1990, e foram canonizados por ele em 21 de novembro de 1999.
Inocêncio de Maria Imaculada
Ver artigo principal: Inocêncio de Maria Imaculada
Santo Inocêncio de Maria Imaculada, nascido Emanuele Canoura Arnau, foi membro da Congregação Passionista e mártir da Guerra Civil Espanhola. Nascido em 10 de março de 1887 em Santa Cecelia del Valle de Oro, na Galícia, Espanha, morreu em Turon, com seus oito companheiros, em 9 de outubro de 1934. Foi beatificado em 29 de abril de 1990 e canonizado pelo Papa João Paulo II em 21 de novembro de 1999.
Jaime Hilário Barbal
Ver artigo principal: Jaime Hilario Barbal
Jaime Hilario Barbal, nascido Manuel Barbal Cosán, foi criado em uma família piedosa e trabalhadora perto das montanhas dos Pirenéus. Entrou no seminário aos 12 anos, mas quando sua audição começou a falhar na adolescência, ele foi mandado para casa. Ingressou nos Irmãos das Escolas Cristãs aos 19 anos, ingressando no noviciado em 24 de fevereiro de 1917 em Irun, Espanha, tomando o nome de Jaime Hilario. Excepcional professor e catequista, acreditava fortemente no valor da educação universal, especialmente para os pobres. No entanto, seus problemas auditivos pioraram e, no início da década de 1930, ele foi forçado a se aposentar do ensino e começou a trabalhar no jardim da casa La Salle em San Jose, Tarragona, Espanha. Preso em julho de 1936 em Mollerosa, Espanha, quando a Guerra Civil Espanhola eclodiu e os religiosos foram varridos das ruas. Transferido para Tarragona em dezembro, depois confinado em um navio-prisão com alguns outros religiosos. Condenado em 15 de janeiro de 1937 por ser um irmão cristão. Dois tiros de fuzilamento de um pelotão de fuzilamento não o mataram, possivelmente porque alguns dos soldados atiraram intencionalmente; o comandante então assassinou Jaime com cinco tiros à queima-roupa. Primeiro dos 97 Irmãos La Salle mortos na Catalunha, Espanha, durante a Guerra Civil Espanhola, a ser reconhecido como mártir. Foi beatificado em 29 de abril de 1990 e canonizado pelo Papa João Paulo II em 21 de novembro de 1999.
Pedro Poveda
Ver artigo principal: Pedro Poveda Castroverde
Foi padre, fundador da Associação Teresiana e mártir da guerra civil espanhola. Foi beatificado em 10 de outubro de 1993 e canonizado em 4 de maio de 2003.
Mártires passionistas de Daimiel
Veja também: Mártires de Daimiel
Eles eram um grupo de padres e irmãos da Congregação Passionista mortos pelas forças republicanas durante a Guerra Civil Espanhola. Eles foram beatificados pelo Papa João Paulo II em 1 de outubro de 1989. Testemunhas oculares relataram que todos os passionistas perdoaram seus assassinos antes de morrerem. Uma testemunha do assassinato do padre Niceforo relatou que, após ser baleado, o padre virou os olhos para o céu, depois se virou e sorriu para seus assassinos. Nesse momento, um deles, agora mais enfurecido do que nunca, gritou:
O que, você ainda está sorrindo?[25]
Com isso, ele atirou à queima-roupa.
Eugênio Sanz-Orozco Mortera
Ver artigo principal: Eugenio Sanz-Orozco Mortera
Eugenio Sanz-Orozco Mortera (José Maria de Manila) nasceu em 5 de setembro de 1880 em Manila, Filipinas. Era um padre franciscano capuchinho. Morreu mártir em 17 de agosto de 1936, em Madri, Espanha, durante a guerra civil espanhola. Ele é venerado na Igreja Católica, que celebra sua festa em 6 de novembro. Foi beatificado em 13 de outubro de 2013.
Bartolomé Blanco Márquez
Ver artigo principal: Bartolomé Blanco
Bartolomé Blanco Márquez nasceu em Córdoba, Espanha, em 1914. Foi preso como líder católico – foi secretário da Ação Católica e delegado dos Sindicatos Católicos – em 18 de agosto de 1936. Ele foi executado em 2 de outubro de 1936, aos 21 anos, enquanto gritava: “Viva Cristo Rei!” Nascido em Pozoblanco em 25 de novembro de 1914, Bartolomé ficou órfão quando criança e foi criado pela família com quem trabalhava. Foi um excelente aluno, estudando sob a tutela dos salesianos.
Vitória Díez Bustos de Molina
Ver artigo principal: Victoria Díez Bustos de Molina
Era religiosa, membro da mesma congregação e também mártir da guerra civil espanhola. Foi beatificada em 10 de outubro de 1993.
Pedro Asúa Mendía
Ver artigo principal: Pedro Asúa Mendía
Pedro foi educado por jesuítas. Formado como arquiteto, formando-se em 1915. Trabalhou em escolas, igrejas e casas para religiosos. Foi ordenado sacerdote na diocese de Vitória, Espanha, em 1924. Foi executado em 29 de agosto de 1936. Foi beatificado em 1º de novembro de 2014.
Mariano Mullerat e Soldevila
Ver artigo principal: Mariano Mullerat i Soldevila
Mariano foi um médico católico romano espanhol que também serviu como prefeito de Arbeca de 1924 até março de 1930. Faleceu em 13 de agosto de 1936. Ele foi beatificado em 23 de março de 2019.
Joan Roig e Diggle
Ver artigo principal: Joan Roig i Diggle
Joana era uma jovem leiga da Arquidiocese de Barcelona. Faleceu em 11 de setembro de 1936. Ele foi beatificado em 7 de novembro de 2020.
Isabel Sánchez Romero
Ver artigo principal: Isabel Sánchez Romero
Isabel era uma religiosa da Ordem Dominicana. Ela morreu em 15 de fevereiro de 1937. Ela deveria ser beatificada em 19 de setembro de 2020, mas foi adiada para 18 de junho de 2022 devido à pandemia de COVID-19…”: Beatos Mártires da Guerra Civil Espanhola – Santos e Anjos – Catholic Online
23.2. MÁRTIRES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA (20 de julho e 22 de setembro)
- Abel Ángel Palazuelos Maruri abençoado
- Abelardo García Palacios abençoado
- Abilio Ramos y Ramos abençoado
- Abilio Sáiz López abençoado
- Abilio Villareal Abaza abençoado
- Abraham Furones e Furones abençoados
- Abundio Martín Rodríguez abençoado
- Acacio Calleja Santamaría abençoado
- Acisclo abençoado Juan Carmona López
- Adalberto Vicente e Vicente abençoado
- Adelfa Soro Bó abençoada
- Adolfo Bonifacio Camacho Caballero abençoado
- Adolfo de Esteban Rada abençoado
- Adolfo Martínez Sáez abençoado
- Adrián Saiz y Saiz abençoado
- Adriana Morales Solís abençoada
- Agapit Gorgues Manresa abençoado
- Agapito Alcalde Garrido abençoado
- Agrícola abençoado Rodríguez García de Los Huertos
- Agueda Hernández Amorós abençoada
- Agustí Busquets Creixell abençoado
- Agustì Ibarra Angüela abençoado
- Agustí Llosés Trullols abençoado
- Agustín Bermejo Miranda abençoado
- Agustín Fernández Vázquez abençoado
- Agustín García Calvo abençoado
- Agustín Hurtado Soler abençoado
- Agustín Navarro Iniesta abençoado
- Agustín Nogal Tobar abençoado
- Agustín Pedro Calvo abençoado
- Agustín Renedo Martín abençoado
- Paulo Agustín Sabater abençoado
- Agustín Viela Ezcurdia abençoado
- Alberto José Larrazábal Michelena abençoado
- Alberto Linares de La Pinta abençoado
- Aleix Civil Castellví abençoado
- Aleix Miquel Rossell abençoado
- Alejandro Arraya Caballero abençoado
- Alejandro Casare Menéndez abençoado
- Alejandro Cobos Celada abençoado
- Alejandro González Blanco abençoado
- Alejandro Iñiguez abençoado de Heredia Alzola
- Alejandro Más Ginester abençoado
- Alejo Pan López abençoado
- Alexandre Planas Saurí abençoado
- Alfons Arimany Ferrer abençoado
- Alfons Miquel Garriga abençoado
- Alfons Sorribes Teixidó abençoado
- Alfonso Antonio Ramírez Salazar abençoado
- Alfonso Canales Rojas abençoado
- Alfonso Gallardo Moreno abençoado
- Alfonso Guadix Fuente-Robles abençoado
- Alfonso Lopez abençoado
- Alfonso López Morales abençoado
- Alfonso Sánchez Hernández-Ranera abençoado
- Alfonso Sebastiá Viñals abençoado
- Alfredo Almunia López-Teruel abençoado
- Alfredo Fanjul Acebal abençoado
- Alfredo Parte-Saiz abençoado
- Alfredo Pellicer Muñoz abençoado
- Alfredo Simón-Colomina abençoado
- Abençoado Alvaro González López
- Álvaro Ibáñez Lázaro abençoado
- Álvaro Sanjuán Canet abençoado
- Álvaro Santos Cejudo Moreno Chocano abençoado
- Amadeu Amalrich Rasclosa abençoado
- Amadeu Costa Prat abençoado
- Amadeu Monje Altés abençoado
- Amado Cubeñas Díaz-Madrazo abençoado
- Amado García Sánchez abençoado
- Amalia Abad Casasempere de Maestre abençoada
- Amancio Marín Mínguez abençoado
- Amancio Noriega Nuñez abençoado
- Ambrosio Torrico López abençoado
- Amparo Carbonell Muñoz abençoado
- Amparo abençoado Hinojosa Naveros
- Ana Ballesta Gelmá abençoada
- Ana María Aranda Riera abençoada
- Anacario Benito Nozal abençoado
- Anastasio Díez García abençoado
- Anastasio Garzón González abençoado
- Anastasio González Rodríguez abençoado
- Anatolio García Nozal abençoado
- Andrea Calle González abençoada
- Andrés Avelino Gutiérrez Moral abençoado
- Andrés Casinello Barroeta abençoado
- Andrés Francisco Simón Gómez abençoado
- Andrés Giménez Galera abençoado
- Andrés Gómez Sáez abençoado
- Andrés Iniesta Egea abençoado
- Andrés Majadas Málaga abençoado
- Andrés Merino Báscones abençoado
- Andrés Molina Muñoz abençoado
- Andrés Navarro Sierra abençoado
- Andrés Pradas Lahoz abençoado
- Andrés Rueda Rojas abençoado
- Andrés Serrano Muñoz abençoado
- Andrés Soto Carrera abençoado
- Andrés Vicente Helguera Muñoz abençoado
- Andrés Zarraquino Herrero abençoado
- Andreu Felíu Bartomeu abençoado
- Andreu Prats Barrufet abençoado
- Ángel Alonso Escribano abençoado
- Abençoado Ángel Ayape Remón
- Ángel Cantador González abençoado
- Abençoado Ángel Carmelo Boix Cosials
- Ángel Cuartas Cristóbal abençoado
- Ángel de la Iglesia Ociña abençoado
- Ángel de la Red Pérez abençoado
- Ángel de Tena Martín abençoado
- Àngel Dolcet Agustì abençoado
- Ángel Francisco Bocos Hernández abençoado
- Abençoado Ángel Hernández-Ranera De Diego
- Anjo abençoado López Martínez
- Canais abençoados de Àngel Maria Rodamilans
- Ángel Marina Álvarez abençoado
- Ángel Martínez Miquélez abençoado
- Ángel Noguera Gallegos abençoado
- Anjo abençoado Pérez Murillo
- Ángel Pérez Santos abençoado
- Abençoado Àngel Prat Hostench
- Àngel Presta Batllé abençoado
- Ángel Ramos Velázquez abençoado
- Abençoado Ángel Roba Osorno
- Ángel Sastre Corporales abençoado
- Angelo Reguilón Lobato abençoado
- Anicet Falgueras Casellas abençoado
- Aniceto Lizasoain Lizaso abençoado
- Aniceto Pablos Carvajal abençoado
- Anselmo Polanco abençoado
- Antero Mateo García abençoado
- Antolín Astorga Díez abençoado
- Antolín Calvo y Calvo abençoado
- Antolín Martínez Santos abençoado
- Antolín Martínez y Martínez abençoado
- Antolín Pablos Villanueva abençoado
- Antoni Badía Andale abençoado
- Antoni Bonet Sero abençoado
- Antoni Bosch Verdura abençoado
- Antoni Capdevilla Balsells abençoado
- Antoni Carmaniú Mercarder abençoado
- Antoni Casany Villarrasa abençoado
- Antoni Dalmau Rosich abençoado
- Antoni Enric Canut Isus abençoado
- Antoni Forcades Ferraté abençoado
- Antoni Jaume Secases abençoado
- Antoni Junyent Estruch abençoado
- Antoni Lladós abençoado Salud
- Antoni Llauradó Parisi abençoado
- Antoni Nogués Martí abençoado
- Antoni Pedró Minguella abençoado
- Antoni Perich Comas abençoado
- Antoni Perulles Estivill abençoado
- Antoni Prenafeta Soler abençoado
- Antoni Roig Alembau abençoado
- Antoni Serra Hortal abençoado
- Antoni Tost Llaberia abençoado
- Antoni Vilamassana Carulla abençoado
- Antonia Durán Palacios abençoada
- Antonia Gosens Sáez de Ibarra abençoada
- Antonia Palacios Bonilla de Durán abençoada
- Antonia Riba Mestres abençoada
- Antonio Arribas Hortigüela abençoado
- Antonio Artero Moreno abençoado
- Antonio Ayet Canós abençoado
- Antonio Benítez Arias abençoado
- Antonio Blanco Muñoz abençoado
- Antonio Caba Pozo abençoado
- Antonio Cabrera Calero abençoado
- Antonio Cerdá Cantavella abençoado
- Antonio Cid Rodríguez abençoado
- Antonio del Charco Horques abençoado
- Antonio Elizalde Garvisu abençoado
- Antonio Fernández Camacho abençoado
- Antonio Frutos abençoado Tena Amaya
- Antonio Fuentes Ballesteros abençoado
- Antonio Fuertes Boira abençoado
- Antonio Gaitán Perabad abençoado
- Antonio García Fernández abençoado
- Antonio García Padilla abençoado
- Antonio Gil-Monforte abençoado
- Antonio Girón González abençoado
- Antonio González Alonso abençoado
- Antonio González Penín abençoado
- Antonio Gutiérrez Morales abençoado
- Antonio Hilario Delgado Vílchez abençoado
- Antonio Huertas Vargas abençoado
- Antonio Isidoro Arrué Peiró abençoado
- Antonio Jesús Díaz Ramos abençoado
- Antonio Lahoz Gan abençoado
- Antonio Lasa Vidauretta abençoado
- Antonio Lorca Muñoz abençoado
- Antonio Luque Jurado abençoado
- Antonio Manuel López Couceiro abençoado
- Antonio María Arriaga Anduiza abençoado
- Antonio María Martín Povea abençoado
- Antonio María Rodríguez Blanco abençoado
- Antonio Martín Hernández abençoado
- Antonio Martínez García abençoado
- Antonio Martínez Gil-Leonis abençoado
- Antonio Martínez López abençoado
- Antonio Mascaró Colomina abençoado
- Antonio Mateo Salamero abençoado
- Antonio Meléndez Sánchez abençoado
- Antonio Mohedano Larriva abençoado
- Antonio Molina Ariza abençoado
- Antonio Montilla Cañete abençoado
- Antonio Moreno Sevilla abençoado
- Antonio Orrego Fuentes abençoado
- Antonio Pancorbo López abençoado
- Antonio Pérez Vacas abençoado
- Antonio Perfecto Fernández Aparicio abençoado
- Antonio Rodrigo Antón abençoado
- Antonio Sáez de Ibarra López abençoado
- Antonio Sanchiz Silvestre abençoado
- Antonio Sierra Leyva abençoado
- Antonio Silvestre Moya abençoado
- Antonio Solá Garriga abençoado
- Antonio Suárez Riu abençoado
- Antonio Toral Cascales abençoado
- Antonio Torrero Luque abençoado
- Antonio Torres García abençoado
- Antonio Trancho Andrés abençoado
- Antonio Varona Ortega abençoado
- Antonio Villanueva Igual abençoado
- Antonio Zurita Mestanza abençoado
- Anunciación Peña Rodríguez abençoada
- Apolônia abençoada Lizárraga Ochoa de Zabalegui
- Aproniano abençoado de Felipe González
- Aquilino abençoado Pastor Cambeos
- Aquilino Rivera Tamargo abençoado
- Argimiro García Sandoval abençoado
- Armando Óscar Valdés abençoado
- Arsenio abençoado de la Viuda Solla
- Arsenio Mañoso González abençoado
- Arsenio Merino Miguel abençoado
- Artur Tamarit Pinyol abençoado
- Arturo Donoso Murillo abençoado
- Arturo Franco Castro abençoado
- Arturo García de la Fuente abençoado
- Arturo Ros Montalt abençoado
- Ascensión Duart Roig abençoado
- Ascensión Lloret Marcos abençoado
- Assunção Pascual Nieto abençoada
- Atanasio Vidaurreta Labra abençoado
- Atilano Dionisio Argüeso González abençoado
- Augusto Cordero Fernández abençoado
- Aurea Navarro abençoada
- Aurelio da Viñalesa abençoado
- Aurelio García Anton abençoado
- Aurelio Leyva Garzón abençoado
- Avelí Martínez abençoado de Arenzana Candela
- Avelino Rodríguez Alonso abençoado
- Balbina Rodríguez Higuera abençoada
- Balbino Villaroel e Villaroel abençoados
- Baldomer abençoado Baró Riera
- Baldomer Margenat Puigmitja abençoado
- Baldomero Arribas Arnaiz abençoado
- Baldomero Márquez García-Maribello abençoado
- Baltasar Mariano Muñoz Martínez abençoado
- Baltasar Torrero Béjar abençoado
- Bartolomé Blanco Márquez abençoado
- Bartolomé Cantador González abençoado
- Bartolomé Caparrós García abençoado
- Bartolomé Carrillo Fernández abençoado
- Bartolomé Gelabert Pericás abençoado
- Bartolomé Rodríguez Soria abençoado
- Basília Diez Recio abençoada
- Basilio González Herrero abençoado
- Benigno Prieto Del Pozo abençoado
- Benito Alcalde González abençoado
- Benito Garnelo Álvarez abençoado
- Benito Iñiguez abençoado de Heredia Alzola
- Benito Paradela Novoa abençoado
- Benito Quintano Díaz abençoado
- Benito Rodríguez González abençoado
- Benito Solana Ruiz abençoado
- Benito Velasco y Velasco abençoado
- Benjamín Fernández abençoado de Legaria Goñi
- Benjamin Ortega Aranguren abençoado
- Bernabé Núñez Alonso abençoado
- Bernardino Álvarez Melcón abençoado
- Bernardino Calle Franco abençoado
- Bernardino Irurzun abençoado Otermín
- Bernardo Cembranos Nistal abençoado
- Bernardo Sáiz Gutiérrez abençoado
- Bernardo Suárez Jurado abençoado
- Bienvenido Villalón Acebrón abençoado
- Blanca de Lucía y Ortiz de Velasco abençoada
- Blas Jesús Barbancho González abençoado
- Bonaventura abençoado Reixach Vilarò
- Bonaventura abençoado Toldrà Rodon
- Bonifacio Rodríguez González abençoado
- Braulio Álvarez Palacín abençoado
- Buenaventura Gabika-Etxebarria abençoada Gerrikabeitia
- Buenaventura García-Paredes Pallasá abençoado
- Buenaventura Rodríguez Bollo abençoado
- Camila Díez Blanco abençoada
- Càndid Casals Sunyer abençoado
- Càndid Feliu Soler abençoado
- Cándida Cayuso González abençoada
- Abençoado Cándido Castán San José
- Cándido Catalán Lasala abençoado
- Abençoado Cándido del Cacho Cruz
- Candido Rivera e Rivera abençoados
- Carles Barrufet Tost abençoado
- Carles Brengaret Pujol abençoado
- Carles Canyes Santacana abençoado
- Carlos Díaz Gandía abençoado
- Carlos Eraña Guruceta abençoado
- Carlos López Vidal abençoado
- Carlos Navarro Miquel abençoado
- Carlos Rubio Álvarez abençoado
- Carmelo Coronel Jiménez abençoado
- Carmelo Juan Pérez Rodríguez abençoado
- Carmelo Sastre y Sastre abençoado
- Carmen Barrera Izaguirre abençoada
- Carmen Godoy Calvache de Coromina abençoada
- Carmen Marie Anne García Moyon abençoada
- Carmen Moreno Benítez abençoada
- Casimiro Riba Pi abençoado
- Casimiro González García abençoado
- Casto Navarro Martínez abençoado
- Catalina Caldés Socías abençoada
- Catalina Calpe Ibáñez abençoada
- Caterina Margenat Roura abençoada
- Cayetano García Martínez abençoado
- Cayetano Giménez Martín abençoado
- Cecilio Manrique Arnáiz abençoado
- Cecilio Vega Domínguez abençoado
- Ceferino Fernández Martínez abençoado
- Ceferino Jimenez-Malla abençoado
- Celedonio Martínez Infante abençoado
- Celestino José Alonso Villar abençoado
- Celestino Ruiz Alegre abençoado
- César Elexgaray Otazua abençoado
- Abençoado Cesar Gonzalo Zurro Fanjul
- Cesáreo España Ortiz abençoado
- Cipriano Alguacil Torredenaida abençoado
- Cipriano González Millán abençoado
- Cipriano Polo García abençoado
- Ciriaco Olarte Pérez de Mendiguren abençoado
- Ciril Montaner Fabré abençoado
- Cirilo Illera del Olmo abençoado
- Clara Ezcurra Urrutia abençoada
- Claudio Julían García San Román abençoado
- Claudio López Martínez abençoado
- Claudio Pedro Gómez Gil abençoado
- Clemente Díez Sahagún abençoado
- Clemente López Yagüe abençoado
- Clemente Rodríguez Tejerina abençoado
- Clemente Vea Balaguer abençoado
- Clementina Arambarri Fuente abençoada
- Clotilde Campos Urdiales abençoada
- Concepción Pérez Giral abençoado
- Concepción Rodríguez Fernández abençoada
- Conrado Rodríguez Gutiérrez abençoado
- Constantino Carbonell Sempere abençoado
- Constantino Fernández Álvarez abençoado
- Constantino Malumbres Francés abençoado
- Constantino Miguel Moncalvillo abençoado
- Consuelo Aguiar-Mella Díaz abençoada
- Crescencia Valls Espí abençoada
- Crescencio García Pobo abençoado
- Crescencio Lasheras Aizcorbe abençoado
- Crescencio Ortiz Blanco abençoado
- Crispulo Moyano Linares abençoado
- Cristóbal González Carcedo abençoado
- Cristobal Iturriaga-Echevarría Irazola abençoado
- Cristóbal Pérez Pascual abençoado
- Cristòfol Baqués Almirall abençoado
- Cruz Laplana Laguna abençoada
- Dalmacio Bellota Pérez abençoado
- Dalmau Llebaría Torné abençoado
- Dámaso Arconada Merino abençoado
- Damián Gómez Jiménez abençoado
- Damián Rodríguez Pablo abençoado
- Daniel Altabella Gracia abençoado
- Daniel García Antón abençoado
- Daniel Gómez Lucas abençoado
- Daniel Mora Nine abençoado
- Daría Campillo Paniagua abençoada
- Dario Hernández Morató abençoado
- Davíd Carlos-Marañon abençoado
- Deogracias Palacios del Río abençoado
- Diego Albañil Barrena abençoado
- Diego Balmaseda López abençoado
- Diego Hompanera París abençoado
- Diego Llorca Llopis abençoado
- Diego Morata Cano abençoado
- Diego Ventaja Milán abençoado
- Diodoro López Hernando abençoado
- Dionís Domínguez Martínez abençoado
- Dionisio Arizaleta Salvador abençoado
- Dionisio Ibáñez López abençoado
- Dionisio Pamplona-Polo abençoado
- Dionisio Pérez García abençoado
- Dionisio Terceño Vicente abençoado
- Dionisio Ullivarri Barajuán abençoado
- Dionísio Vicente Ramos abençoado
- Dolores Puig Bonany abençoada
- Dolores Úrsula Caro Martín abençoada
- Dolors Vilaseca Gallego abençoada
- Domingo Alonso de Frutos abençoado
- Domingo Campoy Calvano abençoado
- Domingo Montoya Elorza abençoado
- Domingo Pitarch Gurrea abençoado
- Domingo Sánchez Lázaro abençoado
- Donato Jiménez Bibiano abençoado
- Donato Rodríguez García abençoado
- Dorinda Sotelo Rodríguez abençoada
- Dorotea Llamanzares Fernández abençoada
- Doroteo Barrionuevo Peña abençoado
- Eduard Cabanach Majem abençoado
- Eduardo Bautista Jiménez abençoado
- Eduardo Camps Vasallo abençoado
- Eduardo González Santo Domingo abençoado
- Eduardo Ripoll Diego abençoado
- Eduardo Romero Cortés abençoado
- Eduardo Sáinz Lantarón abençoado
- Eduardo Valverde Rodríguez abençoado
- Edward Klinik abençoado
- Eladi Peres Bori abençoada
- Eleuterio Angulo Ayala abençoado
- Eleuterio Castillo Gómez abençoado
- Eleuterio Mancho López abençoado
- Eleuterio Marne Mansilla abençoado
- Eleuterio Prado Villaroel abençoado
- Elías Carbonell Molla abençoado
- Elias Garet Ventejo abençoado
- Eliseo García y García abençoado
- Eliseo Maneus Besalduch abençoado
- Eliseo María Camargo Montes abençoado
- Eliseo Miguel Lagro abençoado
- Eliseo Moradillo García abençoado
- Eloy Francisco Felipe Delgado Pastor Abençoado
- Eloy Rodríguez Gutiérrez abençoado
- Elvira Moragas Cantarero abençoada
- Elvira Torrentallé Paraire abençoada
- Emérico Martín Rubio abençoado
- Emili Bover Albareda abençoado
- Emilia Fernández Rodríguez de Cortés abençoada
- Emilia Martí Lacal abençoada
- Emiliano Busto Pérez abençoado
- Emiliano Martínez abençoado de La Pera Alava
- Emiliano Pascual Abad abençoado
- Emiliano Santamaría Angulo abençoado
- Emilio Antequera Lupiáñez abençoado
- Emilio Arce Díez abençoado
- Emilio Camino Noval abençoado
- Emilio García Pareja abençoado
- Emilio Huidobro Corrales abençoado
- Emilio Puente González abençoado
- Emilio Serrano Lizarralde abençoado
- Encarnación Gil Valls abençoada
- Engrecia Andiarena Sagaseta abençoada
- Enric Canadell Quintana abençoado
- Enric Cortadellas Segura abençoado
- Enric Gispert Domenech abençoado
- Enric Morante Chic abençoado
- Enric Salvá Ministral abençoado
- Enrique Andrés Monfort abençoado
- Enrique Beltrán Llorca abençoado
- Enrique Cañal Gómez abençoado
- Enrique García Beltrán abençoado
- Enrique Izquierdo Palacios abençoado
- Enrique Juan Requena abençoado
- Enrique López Ruiz abençoado
- Enrique López y López abençoado
- Enrique María Gómez Jiménez abençoado
- Enrique Morant Pellicer abençoado
- Enrique Palacios Monrabá abençoado
- Enrique Pedro Gonzálvez Andreu abençoado
- Enrique Rodríguez Tortosa abençoado
- Enrique Sáiz-Aparicio abençoado
- Enrique Serra Chorro abençoado
- Enrique Vidaurreta Palma abençoado
- Epifanio Gómez Alvaro abençoado
- Epifanio Sierra Conde abençoado
- Erundina Colino Vega abençoada
- Estanislao García Obeso abençoado
- Estanislao Páramo Marcos abençoado
- Estanislau Sans Hortoneda abençoado
- Esteban Anuncibay Letona abençoado
- Esteban Barrenechea Arriaga abençoado
- Esteban Cobo-Sanz abençoado
- Esteban Cuevas Casquero abençoado
- Esteban García Suárez abençoado
- Esteban García y García abençoado
- Estefanía Saldaña Mayoral abençoada
- Abençoado Esteve Casadevall Puig
- Abençoado Esteve Llover Torrent
- Abençoado esteve santacana armengol
- Eudald Rodas Saurina abençoado
- Eufrasio de Celis Santos abençoado
- Eufrásio abençoado do Menino Jesus
- Eugenio Andrés Amo abençoado
- Eugenio Artola Sorolla abençoado
- Eugenio Cernuda Febrero abençoado
- Eugenio Cuesta Padierna abençoado
- Eugenio García Tribaldos abençoado
- Eugenio Remón Salvador abençoado
- Eugenio Sanz-Orozco Mortera abençoado
- Eulogio Álvarez López abençoado
- Euquerio Llanillo García abençoado
- Eusebi Maria Codina Millà abençoado
- Eusebio Alonso Uyarra abençoado
- Eusebio Ballesteros Rodríguez abençoado
- Eusebio de Las Heras Izquierdo abençoado
- Eusebio Roldán Vielva abençoado
- Eustáquia Monedero abençoado
- Evarist Bueria Biosca abençoado
- Evencio Castellanos López abençoado
- Ezequiel Álvaro de La Fuente abençoado
- Ezequiél Prieto Otero abençoado
- Facundo Escanciano Tejerina abençoado
- Facundo Fernández Rodríguez abençoado
- Faustino Oteiza Segura abençoado
- Federico Cobo-Sanz abençoado
- Federico Herrera Bermejo abençoado
- Federico López y López abençoado
- Feliciana de Uribe Orbe abençoada
- Feliciano Ayúcar Eraso abençoado
- Felicísimo Díez González abençoado
- Felícitas Cendoya Araquistain abençoado
- Felipe Arce Fernández abençoado
- Felipe Barba Chamorro abençoado
- Felipe Basauri Altube abençoado
- Felipe de Jesús Munárriz Azcona abençoado
- Felipe González abençoado de Heredia Barahona
- Felipe Hernández Martínez abençoado
- Felipe Llamas Barrero abençoado
- Felipe Ripoll Morata abençoado
- Felipe Ruiz Fraile abençoado
- Felipe Ruiz Peña abençoado
- Felipe Valcobado Granado abençoado
- Félix Alonso Muñiz abençoado
- Félix Ayúcar Eraso abençoado
- Félix Barrio y Barrio abençoado
- Félix Echevarría Gorostiaga abençoado
- Félix España Ortiz abençoado
- Félix Gómez-Pinto Piñero abençoado
- Félix González Bustos abençoado
- Félix González Tejedor abençoado
- Félix Maroto Moreno abençoado
- Félix Paco Escartín abençoado
- Félix Pérez Portela abençoado
- Felix Ugalde Irurzun abençoado
- Fèlix Vivet Trabal abençoado
- Félix Yuste Cava abençoado
- Félix-Célestin Gombert Olympe abençoado
- Fermín Gellida Cornelles abençoado
- Fermín Latienda Azpilicueta abençoado
- Fermín Zabaleta Armendáriz abençoado
- Fernando de Pablos Fernández abençoado
- Fernando Español Berdie abençoado
- Fernando García de Dios abençoado
- Fernando García Sendra abençoado
- Fernando González Añon abençoado
- Fernando González Ros abençoado
- Fernando Grund Jiménez abençoado
- Fernando Olmedo Reguera abençoado
- Fernando Salinas Romeo abençoado
- Ferran Castán Messeguer abençoado
- Ferran Llovera Pulgsech abençoado
- Ferran Saperas Aluja abençoado
- Ferran Suñer Estrach abençoado
- Fidel Fuidio Rodriguez abençoado
- Florencia Caerols Martínez abençoada
- Florencio Alonso Ruiz abençoado
- Florencio Arnáiz Cejudo abençoado
- Florencio López Egea abençoado
- Florencio Pérez Moral abençoado
- Florentín Felipe Naya abençoado
- Florentín Pérez Romero abençoado
- Florentino Alonso Antonio abençoado
- Florentino Asensio Barroso abençoado
- Florentino Redondo Insausti abençoado
- Fortunato Arias Sánchez abençoado
- Fortunato Barrón Nanclares abençoado
- Fortunato Merino Vegas abençoado
- Fortunato Ruiz Peña abençoado
- Fortunato Velasco Tobar abençoado
- Francesc abençoado Canals Pascual
- Francesc Casademunt Ribas abençoado
- Francesc Castells-Areny abençoado
- Francesc abençoado Companhia Torrelles
- Francesc de Paula Castelló Aleu abençoado
- Francesc de Paula Colomer Prísas abençoado
- Francesc de Paula Soteras Culla abençoado
- Francesc Llach Candell abençoado
- Francesc Llagostera Bonet abençoado
- Francesc Maria de Paula Sánchez Solé abençoado
- Francesc Mayol Oliver abençoado
- Francesc Mercader Rendé abençoado
- Francesc Mitjá i Mitjá abençoado
- Francesc Pujol Espinalt abençoado
- Francesc Roura Farró abençoado
- Francesc Salla Saltó abençoado
- Francesc Segalà Solé abençoado
- Francesc Solá Peix abençoado
- Francesc Trullen Gilisbarts abençoado
- Francesc Vidal Sanuy abençoado
- Francesc Vives Antich abençoado
- Francesc Xavier Ponsa Casallach abençoado
- Francisca Aldea y Araujo abençoada
- Francisca Cualladó abençoada Baixauli
- Francisca de Amézua Ibaibarriaga abençoada
- Francisca Desamparados Honorata Lloret Martí abençoada
- Francisca Inés Valverde González abençoada
- Francisca Pons Sarda abençoada
- Francisco Alarcón Rubio abençoado
- Francisco Alonso Fontaneda abençoado
- Francisco Álvarez Baena abençoado
- Francisco Arias Martín abençoado
- Francisco Bandrés Sánchez abençoado
- Francisco Barbancho González abençoado
- Francisco Bejarano Fernández abençoado
- Francisco Borrás Román abençoado
- Francisco Calvo Burillo abençoado
- Francisco Carceller Galindo abençoado
- Francisco Carlés González abençoado
- Francisco Castán Meseguer abençoado
- Francisco Cástor Sojo López abençoado
- Francisco Colom González abençoado
- Francisco de Asis Arias Rivas abençoado
- Francisco de Haro Martínez abençoado
- Francisco de la Vega González abençoado
- Francisco de Paula Ibáñez e Ibáñez abençoados
- Francisco de Paula Ortega Montilla abençoado
- Francisco de Paula Roda Díaz abençoado
- Francisco del Valle Villar abençoado
- Francisco Delgado González abençoado
- Francisco Donazar Goñi abençoado
- Francisco Edreira Mosquera abençoado
- Francisco Escura Foix abençoado
- Francisco Esteban Lacal abençoado
- Francisco Euba Gorroño abençoado
- Francisco Fernández Escosura abençoado
- Francisco Fernández Sánchez Toril abençoado
- Francisco Fuente Puebla abençoado
- Francisco García Balanza abençoado
- Francisco García León abençoado
- Francisco García Pareja abençoado
- Francisco Gargallo Gascón abençoado
- Francisco Herruzo Ibáñez abençoado
- Francisco Izquierdo Pérez abençoado
- Francisco José Marín López de Arroyave abençoado
- Francisco Lahoz Moliner abençoado
- Francisco López Navarette abençoado
- Francisco López-Gasco Fernández-Largo abençoado
- Francisco Mallo Sánchez abençoado
- Francisco Manzano Cruz abençoado
- Francisco Maqueda López abençoado
- Francisco Marco Alemán abençoado
- Francisco Marco Martínez abençoado
- Francisco Marcos Del Río abençoado
- Francisco Martínez Garrido abençoado
- Francisco Martínez Granero abençoado
- Francisco Míguez Fernández abençoado
- Francisco Milagro Mesa abençoado
- Francisco Monzón Romeo abençoado
- Francisco Morales Valenzuela abençoado
- Francisco Morquillas Fernández abençoado
- Francisco Pastor Garrido abençoado
- Francisco Pérez y Pérez abençoado
- Francisco Polvorinos Gómez abençoado
- Francisco Remón Játiva abençoado
- Francisco Roda Rodríguez abençoado
- Francisco Rodríguez Carmona abençoado
- Francisco Rodríguez Martínez abençoado
- Francisco Romero Ortega abençoado
- Francisco Roselló Hernández abençoado
- Francisco Salamanca Bujalance abençoado
- Francisco Salinas Sánchez abençoado
- Francisco Santos Cadierno abençoado
- Francisco Sendra Ivars abençoado
- Francisco Simón Pérez abençoado
- Francisco Solís Pedrajas abençoado
- Francisco Tomás Serer abençoado
- Francisco Vicente Edo abençoado
- Franciszek Dachtera abençoado
- Franciszek Kesy abençoado
- Frederic Codina Picasso abençoado
- Frederíc Vila Bartolì abençoado
- Froilán Lanero Villadangos abençoado
- Fructuoso abençoado Pérez Márquez
- Fulgencio Calvo Sánchez abençoado
- Fulgencio Martínez García abençoado
- Gabino Olaso Zabala abençoado
- Gabriel Albiol Plou abençoado
- Gabriel Barriopedro Tejedor abençoado
- Gabriel Escoto Ruiz abençoado
- Gabriel López-Cepero y Murú abençoado
- Gabriel Maya Gutiérrez abençoado
- Gabriel Olivares Roda abençoado
- Gaudencia Benavides Herrero abençoado
- Genari Pinyol Ricard abençoado
- Genaro Fueyo Castañon abençoado
- Gerardo Gil Leal abençoado
- Gerardo Pascual Mata abençoado
- Germán Arribas y Arribas abençoado
- Germán Caballero Atienza abençoado
- Germán García y García abençoado
- Germán García y García abençoado
- Germán Gozalvo Andreu abençoado
- Germán Martín y Martín abençoado
- Geronimo Limón Márquez abençoado
- Gertrudis Rita Florència Surís Brusola abençoada
- Gil Belascoain abençoado Ilagorri
- Gil Rodicio y Rodicio abençoado
- Ginés abençoado Céspedes Gerez
- Ginés Garre Egea abençoado
- Gonzalo Gonzalo e Gonzalo abençoado
- Gonzalo Viñes Masip abençoado
- Graciliano Ortega Narganes abençoado
- Gregorio Álvarez Fernández abençoado
- Gregorio Cermeño Barceló abençoado
- Gregorio Charlez Ribera abençoado
- Gregorio Chirivas Lacamba abençoado
- Gregorio Díez Blanco abençoado
- Gregorio Díez Pérez abençoado
- Gregorio Ernesto Mohedano Cabanillas abençoado
- Gregorio Escobar García abençoado
- Gregorio Faci Molins abençoado
- Gregorio Gómez Molina abençoado
- Gregorio Martos Muñoz abençoado
- Gregorio Morales Membrives abençoado
- Gregorio Sánchez Sancho abençoado
- Gregorio Zugasti Fernández de Esquide abençoado
- Guillermo Álvarez Quemada abençoado
- Guillermo Fernández Aguilera abençoado
- Guillermo Plaza Hernández abençoado
- Guillermo Rubio Alonso abençoado
- Gumersindo Gómez Rodríguez abençoado
- Gumersindo Soto Barros abençoado
- Gumersindo Valtierra Alonso abençoado
- Heliodoro Merino e Merino abençoados
- Henri Oza Motinot abençoado
- Heráclio Matute Tobias abençoado
- Herman José Fernández Sáenz abençoado
- Hermenegildo Iza Aregita abençoado
- Herminia Martínez abençoada Amigó de Martínez
- Herminio García Pampliega abençoado
- Herminio Motos Torrecillas abençoado
- Higinio de Mata Díez abençoado
- Higinio Roldán Iriberri abençoado
- Hilario Barriocanal Quintana abençoado
- Hilario De Santiago Paredes abençoado
- Hilario Llorente Martín abençoado
- Honorino Carracedo Ramos abençoado
- Honório Hernández Martín abençoado
- Ignacio Carretero Sobrino abençoado
- Ignacio Caselles García abençoado
- Ignacio González Calzada abençoado
- Ignacio Tejero Molina abençoado
- Ignasi Casanovas Perramón abençoado
- Ignasi Guilà Ximenes abençoado
- Ildefonso Alberto Flos abençoado
- Inés Rodríguez Fernández abençoada
- Inés Zudaire Galdeano abençoada
- Inocencio García Díez abençoado
- Ireneo Rodríguez González abençoado
- Isaac Carrascal Moso abençoado
- Isabel Calduch Rovira abençoada
- Isabel Ferrer Sabrià abençoada
- Isabel Lacaba Andia abençoada
- Isabel Sánchez Romero abençoada
- Isabelino Carmona Fernández abençoado
- Isidoro Bover Oliver abençoado
- Isidoro Fernández Rubio abençoado
- Isidoro Martínez Izquierdo abençoado
- Isidoro Primo Rodríguez abençoado
- Isidra Fernández abençoada Palomero de Fernández
- Isidre Costa Hons abençoado
- Isidre Fábregas Gils abençoado
- Isidre Tarsá Giribets abençoado
- Isidre Torres Balsells abençoado
- Isidro Alonso Peña abençoado
- Isidro Fernández Cordero abençoado
- Isidro Gil Arano abençoado
- Isidro Juan Martínez abençoado
- Isidro Mediavilla Campos abençoado
- Isidro Muñoz Antolín abençoado
- Isidro Ordóñez Díez abençoado
- Isidro Serrano Fabón abençoado
- Isidro Valentín Peña Ojea abençoado
- Ismael Barrio Marquilla abençoado
- Ismael Escrihuela Esteve abençoado
- Ismael Tajadura Marcos abençoado
- Jacinto Blanch Ferrer abençoado
- Jacinto García Chicote abençoado
- Jacinto García Riesco abençoado
- Jacinto Gómez Peña abençoado
- Jacinto Gutiérrez Terciado abençoado
- Jacinto Hoyuelos Gonzalo abençoado
- Jacinto Martínez Ayuela abençoado
- Jacinto Serrano López abençoado
- Jaime Calatrava Romero abençoado
- Jaime Gascón Bordas abençoado
- Jaime María Carretero Rojas abençoado
- Jaime Ortiz Alzueta abençoado
- Jarogniew Wojciechowski abençoado
- Jaume Balcells Grau abençoado
- Jaume Baríau y Martí abençoado
- Jaume Boguñá Casanovas abençoado
- Jaume Bonet Nadal abençoado
- Canais abençoados de Jaume Buch
- Jaume Caballé Bru abençoado
- Jaume Codina Casellas abençoado
- Jaume Cortasa Monclús abençoado
- Jaume Falgarona Vilanova abençoado
- Jaume Girón Puigmitjà abençoado
- Jaume Jardí Vernet abençoado
- Jaume Llach-Candell abençoado
- Jaume Mases Boncompte abençoado
- Jaume Mir Vime abençoado
- Jaume Morella Bruguera abençoado
- Jaume Nàjera Gherna abençoado
- Jaume Payás Fargas abençoado
- Jaume Perucho Pontarró abençoado
- Jaume Puig Mirosa abençoado
- Jaume Puigferrer Mora abençoado
- Jaume Sanromá Solé abençoado
- Jaume Tarragó Iglesias abençoado
- Jaume Trilla Lastra abençoado
- Jaume Vendrell Olivella abençoado
- Javier Pradas Vidal abençoado
- Jeroni Fábregas Camí abençoado
- Jeroni Messegué Ribera abençoado
- Jerónimo Alonso Fernández abençoado
- Jerónimo Ochoa Urdangarín abençoado
- Jesús Aníbal Gómez y Gómez abençoado
- Jesús de Sande Tena abençoado
- Jesús Delgado De La Fuente abençoado
- Jesús Eduard Massanet Flaquer abençoado
- Jesús Gesta Piquer abençoado
- Jesús Hita Miranda abençoado
- Jesús Juan Otero abençoado
- Jesús Largo Manrique abençoado
- Jesús Menchón Franco abençoado
- Jesús Miquel Girbau abençoado
- Jesús Moreno Ruiz abençoado
- Jesús Prieto López abençoado
- Jesús Villaverde Andrés abençoado
- Joan Antoni Burró Mas abençoado
- Joan Ayats Plantalech abençoada
- Joan Baixeras Berenguer abençoado
- Joan Baptista Urgell Coma abençoado
- Joan Blanch Badía abençoado
- Joan Bonavida Dellá abençoado
- Joan Bover Teixidor abençoado
- Joan Busquet Llucia abençoado
- Joan Buxó Font abençoado
- Joan Capdevila Costa abençoado
- Joan Ceró Cedó abençoado
- Joan Codinach Espinalt abençoado
- Joan Codinachs Tuneu abençoado
- Joan Costa Canal abençoado
- Joan Cuscó Oliver abençoado
- Joan Farriol Sabaté abençoado
- Joan Font Taulat abençoada
- Joan Fort Rius abençoado
- Joan Franquesa Costa abençoada
- Joan Garriga Pagés abençoado
- Joan Gibert Galofré abençoado
- Joan Grau Bullich abençoado
- Joan Huguet Cardona abençoado
- Joan Maria Alsina Ferrer abençoada
- Joan Maria Puigmitjà Rubió abençoado
- Joan Mercer Soler abençoado
- Joan Montpeó Masip abençoado
- Joan Páfila Monllaó abençoada
- Joan Pastor Marco abençoado
- Joan Pelfort Planell abençoada
- Joan Prat Colldecarrera abençoado
- Joan Prats Gibert abençoado
- Joan Puig Serra abençoado
- Joan Rafí Figuerola abençoado
- Joan Roca Bosch abençoada
- Joan Roca Vilardell abençoada
- Joan Rofes Sancho abençoado
- Joan Roig i Diggle abençoado
- Joan Romeu y Canadell abençoado
- Joan Tomás Gibert abençoado
- Joan Torrents Figueras abençoado
- Joan Tubau Perelló abençoado
- Joan Vallés Anguera abençoado
- Joan Vernet Masip abençoado
- Joan Vilá Colomé abençoado
- Joan Vilaregut Farré abençoado
- Joan Viñuela Flecha abençoado
- Joaquim Balcells Bosch abençoado
- Joaquim Gelada Hugas abençoado
- Joaquim Oliveras Puljarás abençoado
- Joaquim Pallerola Feu abençoado
- Joaquín Berruezo Prieto abençoado
- Joaquín de La Madrid Arespacochaga abençoado
- Joaquín Frade Eiras abençoado
- Joaquín García Ferrero abençoado
- Joaquín Gisbert Aguilera abençoado
- Joaquín Jovaní Marín abençoado
- Joaquín Ochoa Salazar abençoado
- Joaquín Piña Piazuelo abençoado
- Joaquín Prats Baltueña abençoado
- Joaquin Rodríguez Bueno abençoado
- Joaquín Ruiz Cascales abençoado
- Joaquín Vilanova Camallonga abençoado
- Joaquín Zubillaga Echarri abençoado
- Joaquina Rey Aguirre abençoada
- Jocund Bonet Mercadé abençoado
- Jordi Sampé Tarragó abençoado
- José Acosta Alemán abençoado
- José Agustín Fariña Castro abençoado
- José Alberich Lluch abençoado
- José Almunia López-Teruel abençoado
- José Aloy Doménech abençoado
- José Alvarez Rodríguez abençoado
- José Álvarez-Benavides de La Torre abençoado
- José Amorós Hernández abençoado
- José Antón Gómez abençoado
- José Antonio Pérez García abençoado
- José Aparicio Sanz abençoado
- José Ardil Lázaro abençoado
- José Arner Margalef abençoado
- José Aurelio Calleja de Hierro abençoado
- José Ayala Garrido abençoado
- José Becerra Sánchez abençoado
- José Blanco Salgado abençoado
- José Blasco abençoado Juan
- José Bleda Grau abençoado
- José Boher y Foix abençoado
- José Bonet Nadal abençoado
- José Calasanz Marqués abençoado
- José Camacho Moreno abençoado
- José Canet Ginet abençoado
- José Cano García abençoado
- José Caselles-Moncho abençoado
- José Casinello Barroeta abençoado
- José Castaño Galera abençoado
- José Castro Díaz abençoado
- José de La Cruz García-Arévalo abençoado
- José de Miguel Arahal abençoado
- José de Vega Pedraza abençoado
- José del Amo y del Amo abençoado
- José Delgado Pérez abençoado
- José Elcano Liberal abençoado
- José Erausquin Aramburu abençoado
- José Estalayo García abençoado
- José Félix Serret Anglés abençoado
- José Fenollosa Alcaina abençoado
- José Fernández abençoado de Henestrosa Boza
- José Ferrer Adell abençoado
- José Ferrer Esteve abençoado
- José Figuero Beltrán abençoado
- José Flores Beltrán abençoado
- José Franco Gómez abençoado
- José Franco Ruiz abençoado
- José Frías Ruiz abençoado
- José Fuentes Ballesteros abençoado
- José Gafo Muñiz abençoado
- José Gando Uña abençoado
- José García Librán abençoado
- José García Mas abençoado
- José García Pérez abençoado
- José Garrido Francés abençoado
- José Garvi Calvente abençoado
- José Giménez López abençoado
- José Giménez Reyes abençoado
- José Gomez De Haro abençoado
- José Gómez Matarín abençoado
- José González Huguet abençoado
- José González Pérez abençoado
- José González Ramos Campos abençoado
- José Gorastazu Labayen abençoado
- José Grijalvo Medel abençoado
- José Guardiet y Pujol abençoado
- José Guerra Andrés abençoado
- José Gutiérrez Arranz abençoado
- José Ibañez Mayandia abençoado
- José Ignacio Gordón de la Serna abençoado
- José Joaquín Erviti Insausti abençoado
- José Joaquín Esnaola Urteaga abençoado
- José Jordán Blecua abençoado
- José Juan Perot y Juanmarti abençoado
- José Lara Garzón abençoado
- José León Montero abençoado
- José Limón y Limón abençoado
- José Llorach Bretó abençoado
- José Llosá Balaguer abençoado
- José Loncán Campodarve abençoado
- José López Cáceres abençoado
- José López Piteira abençoado
- José López Tascón abençoado
- José Luis Collado Oliver abençoado
- José Luis Palacio Muñiz abençoado
- José Manuel Claramonte Agut abençoado
- José María Azurmendi Mugarza abençoado
- José María Bengoa Aranguren abençoado
- José María Cánovas Martínez abenç
…
VISTO ATÉ O NÚMERO 20 ABAIXO (1000 NOMES até o momento)
…
…
Informações Adicionais
- Outros sites em inglês
- Homilia de Beatificação, pelo Cardeal José Saraiva Martins
- Católica Online
- Círculo de Hagiografia
- Fonti em Italiano
Citação MLA
- “Mártires da Guerra Civil Espanhola“. CatholicSaints.Info. 6 de julho de 2023. Teia. 19 de julho de 2023. <http://catholicsaints.info/martyrs-of-the-spanish-civil-war/?lcp_page0=10#lcp_instance_0>
http://catholicsaints.info/martyrs-of-the-spanish-civil-war/?lcp_page0=16#lcp_instance_0
– BEATOS MÁRTIRES DA GUERRA CIVIL ESPANHOLA – Pesquisa Google
24. VER SANTAS E SANTOS DE 22 DE SETEMBRO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):
25. Outras santas e santos do dia 22 de setembro, págs. 373-398 em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 22 de setembro, ver ainda: 22 de setembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 744-747. Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
- https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015)
- El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php
- MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm
- SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/22-september/
- SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember22.html
- SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p
- SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg
SOBRE NOSSA SENHORA:
DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA:
https://devotiontoourlady.com/august.html
FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
– https://devotiontoourlady.com/index.html
– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/
(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS.
POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:
================
- SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
================
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.
Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
================
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
================
- “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.
================
* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO
“Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valor. Ele anseia ardentemente que o desejemos e o amemos. Ele aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”
– São Gregório Nazianzeno
================
* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO
… Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …
“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…”
================
* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN
Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)
– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)
================
* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: “Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento“
(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)
================
* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio
Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”
================
* 19 de janeiro, São Macário.
“… “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…”
================
* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES
“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”
================
27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI
“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”
================
* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO
“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”
================
* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO
“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”
================
* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR
“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”
================
- 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.
================
* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA
“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”
================
* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO
“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).
Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/
================
* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA
“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”
================
* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA
“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
================
* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)
“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…
A misericórdia é ilimitada…”.
================
* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO
“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”
================
* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA
“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vida… Eu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”
================
* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT
“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”
================
* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO
“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)
================
* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO
“Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.”
================
* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES
“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”
================
* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA
“Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta
================
* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO
“Antes morrer que pecar!”
================
* 12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE
“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”
================
* 14 de março, Albert Einstein:
“Deus Todo-Poderoso não joga dados… Diante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!“
================
- 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:
“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”
================
- 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:
“… “SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”
================
* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM
“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/
================
- 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:
“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …
Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será
derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU
MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”
================
- 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS
“REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop
================
- 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
- “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…
Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.
Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.
O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.
Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.
Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.
A ciência é um dom do Pai das luzes“.
================
* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI
Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…
Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).
Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…
================
* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE
“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”.
================
* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO
“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “
================
*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE
“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David
PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!
===============
- 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
- PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”
RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:
- Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
- Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
- Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
- Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra
indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.
- Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
- Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
- Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
- Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
- Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
- Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
- Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.
UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”
================
* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO
“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender”
================
* 26 DE ABRIL: SÃO RAFAEL ARNÁIZ BARÓN
“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar”.
“Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!”
“Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.”
================
- 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.
Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…
Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…
Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…
Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/
================
- 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:
“«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»”
“… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”
================
* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)
================
* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI
“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”
================
* 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI
“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html
================
* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.
Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;
concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.
Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!
(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)
================
- 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
- “ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
- “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
- “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E
OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)
================
* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM
“As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu. – Santo Efrém
Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia. – Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida
Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo. – Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos
Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito. – de um sermão de Santo Efrém”
================
* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:
http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a
================
* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA
“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”. – São Luís Gonzaga
“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”. – São Luís Gonzaga
“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho”. – São Luís Gonzaga
“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”. – de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga
Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos. – coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga
Citação MLA
… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga
================
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:
“Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
================
27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.
Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.
Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.
Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.
Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.
Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.
Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
================
01 DE JULHO: BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI
“Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus”
================
04 DE JULHO: SÃO PEDRO JORGE FRASSATI
“Dia a dia, diante de Deus e dos homens, aprendeu a vencer-se e a dominar-se”… «A caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais»…”
================
05 DE JULHO: SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA
“… Aquilo que Deus ordena parece difícil e um fardo. O caminho é difícil; você recua; você não tem desejo de segui-lo. No entanto, siga-o e você alcançará a glória” (Santo Antônio Maria Zaccaria)
================
09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS
“Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)
Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.”
================
11 DE JULHO: SÃO BENTO
“Rezar e trabalhar”. (Resumo da Regra de São Bento)
“…São Bento suportou e superou as três tentações fundamentais de cada ser humano: a tentação da auto-suficiência e do desejo de se colocar no centro, a tentação da sensualidade e, por fim, a tentação da ira e da vingança… Ele estava convencido de que, só depois de ter vencido estas tentações, ele teria podido dizer aos outros uma palavra útil para as suas situações de necessidade. E assim, tendo a alma pacificada, estava em condições de controlar plenamente as pulsões do eu, para deste modo ser um criador de paz em seu redor. Só então decidiu fundar os seus primeiros mosteiros… A oração é em primeiro lugar um ato de escuta (Prol. 9-11), que depois se deve traduzir em ação concreta. “O Senhor aguarda que nós respondamos todos os dias com os fatos aos seus ensinamentos…“
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080409.html
================
14 DE JULHO: SÃO CAMILO DE LELLIS
… PENSE BEM. FALE BEM. FAZE BEM. Essas três coisas, pela misericórdia de Deus, farão o homem ir para o céu. – São Camilo de Lellis
================
* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA
“… GUIA-ME, SENHOR, NO TEU CAMINHO, PARA QUE EU POSSA ANDAR NA TUA VERDADE… ” (São Boaventura)
“… Maria procura aqueles que se aproximam dela com devoção e reverência… aqueles que ela ama, nutre e adota como seus filhos…” – São Boaventura
“Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome…(São Boaventura)” (Papa Bento XVI, Audiência de 17.03.2010 sobre São Boaventura: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100317.html
================
16 DE JULHO: NOSSA SENHORA DO CARMO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO:
“Ó Bem-aventurada, e Imaculada Virgem Maria, resplandecente honra e glória do Carmelo, Vós que vos dignais contemplar com especial generosidade aqueles que estão vestidos com o vosso santo Escapulário, lançai sobre mim um olhar de terna bondade e cobri-me com o manto da vossa proteção. Fortalecei minha fraqueza com vosso poder, iluminai com vossa sabedoria a escuridão de minha mente. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade; revesti minha alma com tais graças e virtudes que a tornem sempre agradável a vosso Divino Filho e a vós. Assisti-me, socorrei-me, durante a vida e consolai-me na hora da morte. Ficai perto de mim nesse momento supremo e apresentai-me à Santíssima Trindade como seu filho e seu fiel servo, para que eu seja admitido para louvar e bendizer a Deus convosco eternamente no Céu. Amém.”
Ó Deus, que honrastes a Ordem dos Carmelitas com o título particular da bem-aventurada Virgem Maria, Vossa Mãe, concedei-nos misericordiosamente que, amparados por suas orações, cuja comemoração celebramos hoje com ofício solene, mereçamos chegar à alegria eterna. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.
Recomendações aos carmelitas:
É muito desejável que as pessoas em todos os lugares se juntem a esta confraria, para a honra de Maria e para a salvação das almas, por uma vida adequada a esse fim.
Para participar dos méritos da congregação, todo membro deve:
- Evitar o pecado e, de acordo com seu estado de vida, viva castamente.
- Rezar todos os dias, se possível, sete vezes, Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai .
- Esforçar-se para servir a Deus venerando Maria e imitando suas virtudes.
Essas regras, é verdade, não são obrigatórias sob pena de pecado, mas a violação delas nos priva de todo mérito; e isso não é algo a ser levado em consideração? “Quem semeia pouco, pouco também ceifará.” (II Coríntios 9:6)
================
* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:
“… Santo Ambrósio, ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras: “Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado” (homilia do Papa Bento XVI sobre Santo Ambrósio)
================
21 de Julho: SÃO LOURENÇO BRÍNDISI
: «Oh, se considerássemos esta realidade! — exclama — ou seja, que Deus está verdadeiramente presente em nós, quando lhe falamos na oração; que Ele realmente ouve a nossa prece, mesmo que oremos simplesmente com o coração e com a mente. E que não só está presente e nos ouve, mas pode e deseja condescender de bom grado e com o máximo prazer às nossas exigências» (Papa Bento XVI em https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110323.html )
* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO
Ouça o apelo de Deus: “Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.
… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado.
O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/
================
* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA
“Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…”
================
* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO
“Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório
… Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório
… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo
================
* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY
Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão.
Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces.
Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.
– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney
================
07 de agosto: SÃO CAETANO
“Todos os prazeres desta vida são enganosos, porque não satisfazem, mas apenas incham; Somente Deus, que fez nossos corações, pode enchê-los de consolações.” – São Caetano
================
08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
“Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)
================
09 DE AGOSTO: SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ
“… Aprenda com Santa Teresa a depender somente de Deus e servi-lo com um coração totalmente puro e desapegado. Então, como ela, você poderá dizer ‘não me arrependo de ter me entregado ao Amor’…” Santa Teresa Benedita da Cruz
================
10 DE AGOSTO: SÃO LOURENÇO
“…O grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura…” (Santo Agostinho sobre São Lourenço)
================
* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS
“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”. – Santa Clara de Assis
================
* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL
“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade…
MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal
================
* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE
“… “AVE-MARIA!”: esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html
================
18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI
“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”
================
* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO
“O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente”
================
* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL
Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta. – São Bernardo de Claraval https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091021.html
“Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,
fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]
“…Todas as manhãs Bernardo se perguntava: “Por que vim aqui?”, e então se lembrava de seu principal dever – “levar uma vida santa” …
================
* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X
“Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”
“… Caros irmãos e irmãs, São Pio X ensina-nos a todos que na base da nossa obra apostólica, nos vários campos em que trabalhamos, deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, que se há-de cultivar e aumentar dia após dia. Eis o cerne de todo o seu ensinamento, de todo o seu compromisso apostólico. Somente se formos apaixonados pelo Senhor, seremos capazes de conduzir os homens a Deus, de os abrir ao seu Amor misericordioso e, deste modo, de abrir o mundo à misericórdia de Deus…” (Papa Bento XVI): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100818.html
================
* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA
“Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)
================
* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS
À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
“Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”
O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”
O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema
O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema
Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema
Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema
Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema
Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema
Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema
Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema
NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO.
– São Poema
Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema
A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema
Citação MLA
- “Santo Poema”. CatholicSaints.Info . 21 de novembro de 2018. Web. 27 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-poemen/ >
================
27 DE AGOSTO: SANTA MÔNICA
“Nada está longe de Deus.” – Santa Mônica
================
* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO
“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho
Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho
O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho
Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus. – Santo Agostinho
Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho
Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus. – Santo Agostinho
Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho
Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia.
– Santo Agostinho
Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas. – Santo Agostinho
Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho
Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
================
* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO
““…Trabalhar já é bom,
Melhor ainda é orar;
O melhor – amar teu Deus,
E nem uma palavra a dizer.
– do alemão de Angelus Silesius
… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):
{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }
================
04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI
“Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse
“Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina
================
02 DE SETEMBRO: SÃO SIMEÃO ESTILITA
“… Ele exortou as pessoas com veemência contra o horrível costume de xingar; como também, observar estrita justiça, não tomar usura, ser assíduo na igreja e na santa oração, e orar pela salvação das almas…”
================
03 DE SETEMBRO: SÃO GREGÓRIO MAGNO
“… A humildade intelectual é a regra primária para quem procura penetrar as realidades sobrenaturais, começando pelo do Livro sagrado…
… Sensibilizava-o intimamente a humildade de Deus, que em Cristo se fez nosso servo, nos lavou e lava os pés sujos…” (Papa Bento XVI):
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080604.html
================
04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA
“… Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.
Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.
Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}
================
05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ
“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá
================
09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER
“Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver
Para fazer a vontade de Deus, o homem deve desprezar a sua; quanto mais morrer para si mesmo, mais viverá para Deus. – São Pedro Claver
================
13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO
“… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu): {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }
“…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…
Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo
================
- 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:
“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”
“Não devemos desejar nada além do que nos vem de momento a momento”, disse Santa Catarina a seus filhos espirituais, “não nos exercitando menos para o bem. Pois aquele que não se exercitasse assim e esperasse o que Deus envia, tentaria a Deus (QUEM NÃO SE EXERCITAR PARA O BEM E ESPERAR O QUE DEUS ENVIA, TENTARÁ A DEUS).
================
* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO
Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/
================
* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO
“… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino
Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” … As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …”
{Audiência Geral: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html} …”:
================
17 DE SETEMBRO: SANTA HILDEGARDA
“… O homem existe na forma masculina e feminina. Hildegarda reconhece que nesta estrutura ontológica da condição humana se radica uma relação de reciprocidade e uma substancial igualdade entre homem e mulher. Mas na humanidade habita também o mistério do pecado e ele manifesta-se pela primeira vez na história precisamente nesta relação entre Adão e Eva. Ao contrário de outros autores medievais, que viam a causa da queda na debilidade de Eva, Hildegarda vê-a sobretudo na excessiva paixão de Adão em relação a ela…” (Papa Bento XVI: http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_letters/documents/hf_ben-xvi_apl_20121007_ildegarda-bingen.html
================
18 DE SETEMBRO: SÃO JOSÉ DE CUPERTINO
“… Claramente, o que Deus quer acima de tudo é a nossa vontade que recebemos como um dom gratuito de Deus na criação e possuímos como se fosse nossa. Quando um homem se treina para atos de virtude, é com a ajuda da graça de Deus de quem vêm todas as coisas boas, que ele faz isso. A vontade é o que o homem tem como sua única posse…”
================
* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE
“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade.
Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdade… que o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversão. O verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html
================
* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA
Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono.
Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes.
Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas.
Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade.
Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga.
Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia.
Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor.
Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor.
Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio!
Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração.
Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor.
Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais.
Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade.
(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)
================
* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO
“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER.
– São Vicente de Paulo
… Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio”. – São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!
… O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo
================
* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO
“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma.
No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver.
Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes…
… Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}
{< https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}
================
* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS
“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade…
…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos…
… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…
… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…” – Santa Teresa de Lisieux
================
* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA
“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)
================
* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS
“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis
================-
* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA
“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”
================
08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA
1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.
2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas“
3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:
================
*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN
“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:
Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
( O Sonho de Gerôncio )…: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html
==============
* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII
“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)
================
* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA
“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”
================
* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:
- Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
- Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
- Eu os consolarei em todos os seus problemas.
- Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
- Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
- Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
- Almas mornas se tornarão fervorosas.
- Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
- Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
- Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
- Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
- O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.
================
* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm ”
================
* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara).
================
* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ
“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…” – São Paulo da Cruz
================
* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “
… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar”
================
* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II
“Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)
================
* 27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO
“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
================
10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO
“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno
================
* 23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ
“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”
================
O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER
“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”
“… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”.
================
* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ
“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”
================
* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO
“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”
================
* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI
“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…”
================
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.
A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo.
Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.
São José, rogai por nós!
(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/
* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai
também para nós e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém!
(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)
================
* PAI, ABRACE-NOS!
JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,
ROGUEM POR NÓS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
================
- APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
- POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
- POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
- ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
- UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
- QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …
DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)
================
“Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado“!
“GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO O MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!”
JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”
ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!
================
CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,
PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO
MEU JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é MEU DEUS, minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor e consagro-lhe a minha vida e a minha morte levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude, buscar a paz e entrar pela porta estreita (Mt 7,13-14). Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e livre-me de pensamentos maus e vãos, desordenados e estranhos (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24) e decisão; purifique meu coração, ilumine minha inteligência e inflame minha vontade e dê-me forças para segui-lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Eu confio no Senhor! DECIDO-ME A SEGUI-LO! QUERO E COLOCO O SENHOR COMO CENTRO DA MINHA VIDA. Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. Ajude-me a QUERER E AGIR para consagrar ao Senhor minha vida e minha morte, me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!
Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento numa intensa vida de oração, penitência, mortificação, doação de mim e vida sacramental; dê-me a virtude, o amor pelo Senhor, o que eu preciso! Livre-me do ressentimento, da ira ou cólera. Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) segundo o espírito, cortando e evitando o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver SEM reclamar, estressar, falar alto, alterar, ciúme; a aceitar pacientemente tudo o que me acontece, aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, a silenciar, a oferecer-me. Livre-me da hipocrisia! Ajude também a família! Ajude-me a cumprir as promessas do Batismo, que RENOVO:
EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, A SATANÁS, ÀS SUAS POMPAS, SUAS OBRAS E SEUS GOZOS; RENUNCIO AO PECADO, ÀS PAIXÕES, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira ou cólera, ao ciúme, AO DESEJO DE SER RETRIBUÍDO, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! Decido-me a seguir o Senhor no caminho da santidade, para sempre, com a graça de Deus, sendo misericordioso! Obrigado, Jesus!
DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS E DECISÕES e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do SENHOR, MEU PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, MEU SENHOR E MEU DEUS! MUITO OBRIGADO, MEU PAI! OBRIGADO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
MINHA MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a controlar-me, a recompor-me, a mortificar-me, a educar e subordinar as paixões, a abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união.
Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, FAZENDO O QUE ELE MANDAR, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL. MÃE, ME AJUDE! OBRIGADO MINHA MÃE!
MINHA MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.
ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!
MUITO OBRIGADO À SENHORA, MINHA MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!
SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!
ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS E A FAZER O QUE ELE MANDAR!
TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!
VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! FAÇA-NOS SEUS FILHOS, MÃE! OBRIGADO MÃE!
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08]
«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)
“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos e recorremos a vós! Amém! OBRIGADO, MÃE!” (Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada): https://noticias.cancaonova.com/brasil/comheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/
MEU SÃO JOSÉ, ROGUE POR NÓS! MUITO OBRIGADO, SÃO JOSÉ!
SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR E NUNCA O DESGOSTAR!
Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!
OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-NOS A GRAÇA DE SERMOS PACIENTES TAMBÉM!
AJUDE-NOS A NOS PREPARARMOS PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A NOSSA HORA! MOSTRE -NOS O QUE E COMO FAZER, PAI!
E MAIS: INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA E VONTADE E TODO O NOSSO SER PARA FAZÊ-LO!
O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!
DE MINHA PARTE, COM A VOSSA GRAÇA, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, EU ME OFEREÇO EM SACRIFÍCIO VIVO CONSAGRANDO-LHE MIHA VIDA E MINHA MORTE! (Rm 12,1-2)
SENHOR, ME MOSTRE A PORTA ESTREITA PELA QUAL DECIDO-ME A PASSAR COM A SUA GRAÇA! (Mt 7,13-14 e Lc13,24). INTERFIRA EM MEU SER PARA EU AGIR DO JEITO QUE O SENHOR MOSTRAR E ENTRAR PELA PORTA ESTREITA! PEÇO AO SENHOR POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! OBRIGADO, SENHOR!
GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO MOMENTO AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!
PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…
Virgem Formosa, oh Mãe Querida
Tu és minha vida, vela por mim
e quando um dia deixar a terra
leva-me, Mãe, junto de ti,
leva-me Mãe, leva-me ao céu,
ficar não posso longe de Ti…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim os teus olhares
se me amparares me salvarei
Mesmo que as ondas, subam aos céus
e que furioso brame o mar
se tu diriges minha barquinha
não tenho medo, de naufragar
Mas se na luta, a nau vacila
e se enlanguesce minha ardente fé…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim teus olhares
se me amparares me salvarei!
Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril; também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)
MUITO OBRIGADO!
