NOSSA SENHORA EM 05 DE OUTUBRO
A. OUR LADY OF BUCH (GUIENNE) – NOSSA SENHORA DE BUCH (GUIENNE)
B. NOSSA SENHORA DO CAMINHO
================
A. OUR LADY OF BUCH (GUIENNE) – NOSSA SENHORA DE BUCH (GUIENNE)
“… Segundo o Calendário Mariano, Nossa Senhora de Buch está localizada nas Montanhas dos Pinheiros, em Guienne. O mar lançou esta imagem sobre a areia, enquanto São Tomás, o frade Cordeliê, rezava por duas embarcações que viu em perigo de perecer. Recebeu respeitosamente esta imagem e depositou-a neste local, numa pequena capela que ali construiu.
Guienne, ou Guyenne, refere-se a uma região vagamente definida do sudoeste da França pré-revolucionária. Buch, ou La Teste-de-Buch, é uma comuna no departamento de Gironda, na Aquitânia, localizada na costa sul da Baía de Arcachon.
Os “Cordeliers”, também conhecidos como Frades Cinzentos devido ao pesado tecido cinza que usavam, são franciscanos. O cinto deles era apenas uma corda com cinco nós amarrados na ponta, o que lhes deu o nome na França. O “São Tomé” mencionado é Tomás Ilírico (1484-1528), franciscano natural de Vrana, na diocese de Zarian. Nunca foi canonizado, embora fosse um eremita e pregador itinerante e um viajante infatigável que vivia perto de Arcachon em la Teste-de-Buch. Foi ele quem construiu a capela de Notre-Dame Arcachon.
“Mais do que a sua voz, vibrante de emoção”, escreveu o Abade Mauriac, “mais do que a sua aparência ascética, mais do que o seu estilo tão direto e tão forte, o que mexeu e atraiu milhares de ouvintes foi a sua sinceridade ardente que transbordava e se derramava , enquanto seu amor a Deus e às almas acentuava suas palavras e o tornava muito eloquente.”
Foi no ano de 1519 que Thomas Illyricus encontrou à beira-mar a famosa estátua hoje conhecida como a Virgem do Advento. Nesse mesmo ano construiu um santuário de madeira para a estátua, e as peregrinações datam de 1525 e assumiram tal escala que em 1624 o cardeal François de Sourdis autorizou a construção de uma capela de pedra. Esta pequena capela foi gradualmente soterrada pelas areias, decidindo-se construir uma nova que foi concluída em 1723. A igreja é conhecida como igreja de L’eglise Notre Dame des Passes, ou Notre-Dame Arcachon. Muitos milagres foram realizados através da devoção a Maria no santuário, e a igreja é dedicada aos marinheiros que enfrentam os canais de entrada na bacia de Arcachon.
Existe uma cruz alta conhecida como Cruz dos Marinheiros que fica no final do cais da capela. Construída em simultâneo com a construção da capela em 1722, a original foi derrubada por um vendaval em 1855 e foi substituída pela que hoje vemos. Antigamente era costume os marinheiros saudarem a Cruz com dois toques de sua buzina de nevoeiro para apelar à proteção divina quando saíam para o oceano e enfrentavam seus perigos.
Maria está particularmente interessada em marinheiros e pessoas que vivem perto das águas. Ela que conhecia tão bem o Mar da Galileia e a profissão dos doze pilares da Igreja do seu Filho, ainda está vigilante pelo seu bem-estar e felicidade…”: https://devotiontoourlady.com/october.html
================
B. NOSSA SENHORA DO CAMINHO
05 de outubro: NOSSA SENHORA DO CAMINHO (ver também 15 de setembro).
B1. “… A Virgem do Caminho (em castelhano: Virgen del Camino) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria, venerada sobretudo em Espanha. É padroeira de Leão, da sua província e de Pamplona. O nome “do Caminho” está ligado ao Caminho de Santiago, a grande rota de peregrinação da Península Ibérica. É celebrada a 5 de outubro e a 15 de setembro.
Imagem da Virgem do Caminho na Catedral de Leão
Segundo a lenda, a Virgem apareceu a um pastor de Velilla de la Reina (município de Cimanes del Tejar, na província de Leão, a 2 de julho de 1505. Alvar Simón Fernández recolhia o seu gado quando viu a Virgem entre luzes muito intensas. O santuário da Virgem do Caminho encontra-se na localidade de La Virgen del Camino, no município de Valverde de la Virgen.
A Virgem do Caminho foi nomeada em 1914 pela Santa Sé como padroeira da “Região leonesa” (Leão e a sua província) e o seu santuário é um centro de romarias populares…”
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Virgem_do_Caminho
B2. “…Bem-vindos à Basílica do Virgen del Camino
Este site é dedicado à Basílica do Virgen del Camino, localizada a seis quilômetros de Leão. Você tem que voltar para 2 de julho de 1505 para encontrar o início desta basílica atual, que foi inaugurada em 5 de setembro de 1961. Entre essas duas datas, houve várias etapas arquitetônicas intermediárias, mas, desde o início, permaneceu uma linha contínua de devoção ao Virgen del Camino, principalmente entre as pessoas da região de Leonese e áreas vizinhas.
Nesta página você encontra os fatos mais interessantes sobre a Basílica, sua história, suas festas, peregrinações, devoção, suas publicações, o que está relacionado com o Caminho de Santiago…
Desde a inauguração da nova Basílica, antiga Santuário, em 1961, o então bispo de Leão, D. Luis Almarcha, confiou os cuidados dela aos dominicanos. Serviço que os dominicanos realizam com devoção filial à Mãe de Deus e à nossa Mãe, cuidando de todos aqueles que visitam esta Basílica…
… A Virgem no Caminho de Santiago. Casais jovens ou idosos, grupos e indivíduos a pé ou de bicicleta, falando línguas do arco europeu – inglês, alemão, belga, francês – e, também, claro, do amplo mosaico das nossas autonomias, catalães, andaluzes, bascos, Aragonês… Fazem parte de um rio sem fim com um fluxo de mais de meio milhão de pessoas, que ao longo do ano passa pelo santuário da Virgen del Camino e se dirige a Astorga, nas últimas etapas que deságuam em Santiago de Compostela”: https://virgendelcamino.dominicos.es/
B3. Sobre a Virgem do Caminho
… Virgem do Caminho, ou Nossa Senhora do Caminho, tem o seu dia celebrado em 15 de setembro. Já no dia 5 de setembro celebra-se a inauguração da primeira Basílica em homenagem ao seu nome.
Seu nome se origina de um título dado a Virgem Maria, muito estimada na Espanha. No Brasil não há celebração católica de grande porte, mas seu nome é venerado em seu dia santo.
A Virgem do Caminho também é o nome do local onde se encontra seu templo, que faz parte do conhecidíssimo Caminho de Santiago que é um local importante de romaria.
… Sabe-se pouco sobre a história da Virgem do Caminho, mas o que se conhece é que provavelmente um Pastor, Alvar Simón Fernández, de Velilla de la Reina, que fica na província de Leão, no dia 02 de julho de 1505, presenciou a aparição da Virgem no meio de uma luz intensa enquanto pastoreava o gado em um lugar chamado El Humilladero.
Ali existia uma capela pequena, e hoje, há uma bela igreja…”: https://www.oracaoefe.com.br/virgem-do-caminho/
B4. Referências
BIBLIOGRAFIA:
1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM SETEMBRO:
– https://devotiontoourlady.com/october.html
2. FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/10_OCT.html
– https://devotiontoourlady.com/index.html
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/
================
DESTAQUES DE 05 DE OUTUBRO
1. SÃO BENEDITO, O NEGRO – ver 04 de abril
2. SANTA FAUSTINA KOWALSKA
================
1. SÃO BENEDITO, O NEGRO
1.1. Conforme o Diretório da Liturgia da CNBB de 2023, São Benedito, o Negro, religioso, Mfac.
1.2. Também na Folhinha do Coração de Jesus (04 DE ABRIL, 05 DE OUTUBRO E SEGUNDA-FEIRA APÓS A PÁSCOA).
1.3. Conforme o Martirológio Romano Monástico (de 05 de outubro), memória de São Benedito, o Preto. Nasceu na Sicília, por volta de 1526, de pais escravos de origem etíope ou moura do norte da África. Ainda jovem, uniu-se a um grupo de eremitas que seguiam a Regra de São Francisco de Assis, do qual foi eleito superior. Mais tarde, entrou como irmão leigo no convento franciscano de Palermo, onde prestou os mais humildes serviços como os de cozinheiro e faxineiro da comunidade. Era analfabeto, mas dotado de grande prudência e tirocínio, o que lhe valeu ter sido eleito mestre de noviços e guardião do convento. Terminado o prazo de superiorado, voltou às tarefas humildes até sua morte. Canonizado por Pio VII, sua devoção se espalhou pela África e pelas Américas. Em diversas localidades do Brasil é comemorado a 13 de maio, juntamente com Nossa Senhora do Rosário (que celebramos em 7 de outubro). (R).
1.4. “… São Benedito, o Negro (ordem OFM Cap), conhecido também como São Benedito , o Mouro; Benedito, o Africano; Benedito de Palermo. São Benedito (Sicília, 31 de março de 1524 – Palermo, 4 de abril de 1589), é um santo católico que, segundo algumas versões de sua história, nasceu em 1524 na Sicília (Itália), em família pobre e descendente de africanos escravizados na Etiópia. Outras versões dizem que foi um escravo capturado no norte da África, o que era muito comum no sul da Itália nesta época. Neste caso, ele seria de origem moura, e não etíope. Chamado pelo apelido de “mouro” devido a cor escura da pele…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Benedito,_o_Mouro
1.5. 04 de abril: Em Palermo, na Sicília, região da Itália, São Bento Massarári, chamado o Negro por causa da cor da pele, que foi eremita e depois religioso na Ordem dos Frades Menores, sempre humilde em todas as circunstâncias e cheio de confiança na divina providência. († 1589)
1.6. No ano do Senhor de 1589, São Bento, o Mouro, franciscano de origem africana, eu no serviço do seu convento na Sicília, seguiu o exemplo de Cristo que veio para servir e não para ser servido (Conf. o Martirológio Romano-Monástico de 04 de abril – M).
1.7. SÃO BENEDITO, o PRETO, o MOURO. Págs. 90-110 (VIDAS DOS SANTOS, 04 de abril): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf
1.8. “… 1589 SÃO BENTO, o negro franciscano leigo irmão superior obscuro e humilde; cozinheiro; santidade; fama de milagres; patrono dos afro-americanos nos Estados Unidos incorrupto.
1589 – SÃO BENTO O NEGRO Seu rosto quando estava na capela muitas vezes brilhava com uma luz sobrenatural, e os alimentos pareciam se multiplicar milagrosamente sob suas mãos; reputação de santidade e milagres; Beatificado em 15 de maio de 1743 pelo Papa Bento XIV
Canonizado em 24 de maio de 1807 pelo Papa Pio VIII
BENEDICT nasceu em uma aldeia perto de Messina, na Sicília. Seus pais eram bons cristãos, mas escravos africanos de um rico latifundiário cujo nome (Manasseri) eles levavam, segundo o costume predominante. O senhor de Christopher o havia feito capataz de seus outros servos e havia prometido que seu filho mais velho, Benedito deveria ser livre. O bebê cresceu como uma criança tão meiga e devota que, quando tinha apenas dez anos de idade, era chamado de “O Santo Preto” (Ii moro santo), apelido que lhe ficou por toda a vida.
Um dia, quando tinha cerca de vinte e um anos, foi grosseiramente insultado por alguns vizinhos, que o insultaram com sua cor e o status de seus pais. Por acaso estava passando na época um jovem chamado Lanzi, que se retirou do mundo com alguns companheiros para viver a vida de um eremita à imitação de São Francisco de Assis. Ele ficou muito impressionado com a gentileza das respostas de Benedito e, dirigindo-se aos zombadores, disse: “Você zombam deste pobre negro agora; mas posso lhe dizer que em breve você ouvirá grandes coisas dele”. Logo depois, a convite de Lanzi, Bento vendeu seus poucos bens e foi se juntar aos solitários.
Várias vezes nos anos seguintes os eremitas foram obrigados a mudar de aposento, e finalmente se estabeleceram em Montepellegrino, perto de Palermo, já consagrado por ter abrigado Santa Rosália. Aqui Lanzi morreu, e a comunidade escolheu Bento como seu superior, muito contra sua vontade.
Quando ele tinha cerca de trinta e oito anos, o Papa Pio IV decretou que os eremitas deveriam se dispersar ou se juntar a alguma ordem.
Benedito escolheu juntar-se aos Frades Menores da Observância e foi acolhido como irmão leigo no convento de Santa Maria, perto de Palermo. No início, ele foi contratado como cozinheiro, um cargo que combinava com sua natureza retraída e que lhe dava oportunidades para pequenas ações de bondade, mas sua extraordinária bondade não pôde deixar de ser notada por muito tempo. Seu rosto quando ele estava na capela muitas vezes brilhava com uma luz sobrenatural,
Em 1578, quando os Frades Menores da Observância celebraram seu capítulo em Palermo, decidiu-se converter a casa de Santa Maria em convento da reforma. Isso exigiu a nomeação de um guardião muito sábio, e a escolha do capítulo recaiu sobre Benedito, um irmão leigo que não sabia ler nem escrever. Ele próprio ficou muito perturbado com a nomeação, mas foi obrigado, por obediência, a aceitar. A escolha foi amplamente justificada. Benedito provou ser um superior ideal, pois seu julgamento era sólido e suas admoestações eram dadas com tanto tato e sabedoria que, embora nunca se ressentissem, eram sempre levadas a sério. Sua reputação de santidade e milagres rapidamente se espalhou pela Sicília, e quando ele foi assistir ao capítulo provincial em Girgenti, o clero e as pessoas foram encontrá-lo,
Desonerado do cargo de guardião, São Benedito foi feito vigário do convento e mestre de noviços. Para este posto também ele provou ser totalmente igual. Uma ciência sagrada infundida permitiu-lhe expor as Sagradas Escrituras para a edificação de sacerdotes e noviços, e sua compreensão intuitiva de verdades teológicas profundas muitas vezes surpreendeu os estudiosos. Sabia-se que ele podia ler os pensamentos dos homens, e esse poder, aliado a grande simpatia, fez dele um bem-sucedido diretor de noviços. No entanto, ele ficou feliz quando foi liberado e autorizado a voltar para a cozinha, embora sua posição não fosse a de um obscuro cozinheiro de anos anteriores. Agora, durante todo o dia, ele era assediado por visitantes de todas as condições – os pobres pedindo esmolas, os doentes procurando ser curados, e pessoas ilustres que pedem seus conselhos ou suas orações. Embora nunca se recusasse a ver quem o chamasse, ele se esquivava das marcas de respeito e, quando viajava, cobria o rosto com o capuz e, se possível, escolhia a noite em que poderia não ser reconhecido. Ao longo de sua vida, ele continuou as austeridades de seus dias de eremita.
No que diz respeito à comida, porém, costumava dizer que a melhor forma de mortificação não era privar-se dela, mas desistir depois de comer um pouco, acrescentando que era correto participar da comida dada em esmolas, como sinal de gratidão e para dar prazer aos doadores. e quando viajava cobria o rosto com o capuz e, se possível, escolhia a noite para que não fosse reconhecido.
São Benedito (Bento) “O Santo Negro” morreu em 1589, aos sessenta e três anos, após uma curta doença. Foi escolhido como patrono pelos negros da América do Norte e como protetor pela cidade de Palermo, tendo sido canonizado em 1807.
Veja a vida (Vita di San Benedetto di San Fradello) de F Giovanni da Capistrano, publicada em 1808; a do padre B. Nicolosi (1907); e Léon, Auréole Séraphique (Eng. trad.), ii, pp. 14-31.
Em Palermo, São Benedito (Bento) de São Filadelfo, chamado de Negro por causa da escuridão de seu corpo, confessor da Ordem dos Frades Menores. Depois de se destacar por sinais e virtudes, foi descansar no Senhor e foi inscrito entre os santos pelo Papa Pio VII.
RESUMO:
Há um santo chamado Bento, o Negro, ou Bento, o Mouro. Ele nasceu escravo perto de Messina, Itália. Ele foi libertado por seu mestre e se tornou um solitário, acabando por se estabelecer com outros eremitas em Montepellegrino. Ele foi feito superior da comunidade, mas quando tinha cerca de trinta e oito anos, o Papa Pio IV dissolveu comunidades de solitários e tornou-se irmão leigo franciscano e cozinheiro do convento de Santa Maria, perto de Palermo.
Foi nomeado, contra sua vontade, superior do convento quando este optou pela reforma, embora não soubesse ler nem escrever. Depois de servir como superior, tornou-se mestre de noviços, mas pediu para ser dispensado do cargo e retornar ao seu antigo cargo de cozinheiro. Sua santidade, fama de milagreiro e fama de confessor trouxeram multidões de visitantes para ver o obscuro e humilde cozinheiro.
Bento, o Negro, OFM (RM), também conhecido como Bento, o Mouro) Nasceu perto de Messina, Itália, em 1526; morreu em Palermo, Itália, em 4 de abril de 1589; beatificado em 1743; canonizado em 1807. São Benedito (Bento) era filho de escravos negros libertos da Sicília. Ele tinha cerca de 21 anos quando foi insultado publicamente por causa de sua raça, e seu comportamento paciente e digno naquela ocasião foi observado pelo líder de um grupo de eremitas franciscanos…
… São Benedito (Bento) foi convidado a integrar o grupo em Montepellegrino. Quando seu superior morreu, ele foi feito superior da comunidade. Quando ele tinha cerca de 38 anos (1564), o Papa Pio IV dissolveu as comunidades de eremitas e eles foram absorvidos pelos Frades Menores de Observância. Assim, Bento se tornou um irmão leigo franciscano e cozinheiro no mosteiro de Santa Maria, perto de Palermo.
Em 1578, Bento foi nomeado superior (guardião) do convento quando este optou pela reforma, embora fosse um irmão leigo analfabeto. Com relutância compreensível, ele aceitou o cargo e, governando com muitas evidências de ajuda sobrenatural direta, realizou com sucesso a adoção de uma interpretação mais estrita do franciscano.
Depois de servir como superior, tornou-se mestre de noviços, mas pediu para ser dispensado do cargo e voltou ao seu antigo cargo de cozinheiro. A reputação de Bento de santidade, fazendo milagres e como um conselheiro religioso compreensivo e compreensivo trouxe hordas de visitantes para ver o cozinheiro obscuro e humilde. São Bento é o patrono dos afro-americanos nos Estados Unidos. O sobrenome ‘o Mouro’ é um equívoco originário do italiano il moro (o preto) (Attwater, Attwater2, Benedictines, Delaney, Encyclopedia, Gill).
Morreu 1589 de causas naturais; corpo declarado incorrupto quando exumado vários anos depois
Beatificado em 15 de maio de 1743 pelo Papa Bento XIV
Canonizado em 24 de maio de 1807 pelo Papa Pio VIII…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril04.html#1589_St._Bendict_the_Black_Franciscan
1.9. SÃO BENEDITO O NEGRO
Também conhecido como
- Benedito de Palermo
- Bento de San Philadelphio
- Benedito de Sanfratello
- Benedito o Africano
- Benedito o Mouro
- Benedetto il Moro
Perfil
Seus pais, Christopher e Diana, eram escravos que foram levados da África para a Sicília . Bento recebeu sua liberdade aos 18 anos, mas permaneceu como funcionário de seu antigo mestre. Desprezado e zombado por outros tão pobres quanto ele, devido à sua origem e pele, ele manteve uma alegria natural.
Ele conheceu e se apaixonou por um grupo de eremitas franciscanos perto de Palermo . Bento vendeu o pouco que tinha, deu o dinheiro aos pobres e se juntou a esse grupo. Mestre de noviços e superior relutante dos frades de Palermo . Quando seu mandato terminou, ele felizmente voltou a trabalhar na cozinha do convento. Bento XVI nunca se referiu a bens como “meus”, mas sempre como “nossos”. Ele tinha dons para a oração e a orientação das almas. Sua humildade e alegria deram um exemplo que ajudou a reformar sua ordem . Em sua morte , o rei Filipe III da Espanhapagou um túmulo especial para o frade simples.
Bento não era um mouro , mas o italiano “il Moro” para “o negro” foi mal interpretado como referindo-se a uma herança moura .
Nascer
- 1589 de causas naturais
- corpo relatado incorrupto quando exumado vários anos depois
- 15 de maio de 1743 pelo Papa Bento XIV
- 24 de maio de 1807 pelo Papa Pio VIII
informação adicional
- Livro dos Santos , pelos Monges de Ramsgate
- Enciclopédia Católica
- Vida de São Bento, Apelidado de “O Mouro” (também disponível nos formatos epub e kindle )
- Novo Dicionário Católico
- Santos do Dia , de Katherine Rabenstein
- livros
- outros sites em inglês
- 1001 santos padroeiros e seus dias de festa , Australian Catholic Truth Society
- Passado Negro
- Heróis Católicos
- Católico Online
- Católico Online
- Crádio
- Encontre uma sepultura
- Mídia Franciscana
- Notícias católicas independentes
- Saint Benedict the Moor Church , Pittsburgh, Pensilvânia
- Saint Benedict the Moor Church , Pittsburgh, Pensilvânia
- Igreja Católica São Carlos Borromeu
- ucatólico
- Wikipédia
- imagens
- vídeo
- webseiten auf deutsch
- sites em espanhol
- sites em français
- situs di indonésia
- fonte em italiano
- sites em holandês
- nettster e norsk
- sites em inglês
Citação MLA
- “São Benedito, o Negro”. CatholicSaints.Info . 28 de maio de 2022. Web. 4 de outubro de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-benedict-the-black/ >
1.10. OBSERVAÇÕES SOBRE A FESTA DE SÃO BENEDITO APÓS A PÁSCOA:
1.10.1. POR QUE SÃO BENEDITO 9 DIAS APÓS A PÁSCOA?
Após a Quaresma, as cidades de Guaratinguetá e Aparecida fazem festa para São Benedito, o Santo Negro de grande devoção na região do Vale do Paraíba…
Cada Santo é associado a uma forma de expressão. No Brasil, São Benedito é um santo festeiro. A palavra festa vem do latim e diz respeito a qualquer solenidade religiosa ou civil comemorativa de um fato importante. Na região do Vale do Paraíba, na maioria dos municípios, São Benedito é comemorado na segunda-feira após a Páscoa, sendo que, atualmente, a data é definida conforme o calendário cristão. Somente em Lorena o Santo Negro é festejado em outubro.
Mas, por que celebramos São Benedito logo após a Páscoa? O Vale do Paraíba foi o berço para implantação da agricultura cafeeira no Brasil. No século 18 a sociedade era preponderantemente rural. Os senhores cafeicultores vinham à cidade, acompanhados de seus familiares e escravos para participarem da celebração da Semana Santa, quando saboreavam um lauto almoço no domingo de Páscoa. Como gesto de generosidade, a elite cafeeira permitia que seus escravos, juntos com os negros libertos e os pobres, festejassem São Benedito na segunda-feira após a Páscoa.
Se no passado a Festa de São Benedito era expressão religiosa de negros e pobres, uma festa de segunda (feira), hoje é de toda gente, sendo feriado em muitas cidades da região. São Benedito saiu da senzala, da cozinha, e passou a ocupar o coração do Povo Valeparaibano. (Prof. Dr. José Felício Goussain Murade). Ver: https://arqaparecida.org.br/assets/img/arq_revista/38.pdf
1.10.2. Aparecida retoma Festa de São Benedito após dois anos “…Aparecida volta a realizar a tradicional Festa de São Benedito. O evento não é realizado desde 2020, quando foi suspenso pela primeira vez devido as restrições da pandemia do coronavírus. No ano passado, também por receio de avanço da doença, a Arquidiocese de Aparecida cancelou o festejo.
Em 2022 será a 113ª edição da festa, que tem como característica principal os shows, o recebimento de fiéis de todo o país que passam por Aparecida e também pelas tradições litúrgicas, como as celebrações e a novena…”: https://www.band.uol.com.br/band-vale/noticias/aparecida-retoma-festa-de-sao-benedito-apos-dois-anos-16500433
1.10.3. Angra dos Reis (RJ) começa a comemoração de São Benedito
“… A Irmandade do Glorioso São Benedito e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do Centro da cidade, iniciaram no último domingo, 10 (10.04.2022), o calendário de festejos em homenagem a São Benedito, cuja devoção popular já o elevou à categoria de ‘padroeiro’ informal da cidade de Angra dos Reis.
O primeiro evento da programação é o levantamento do mastro que este ano tem como juízes o casal de jornalistas Fernanda Camargo e Wagner Rodrigues (foto). No quadro erguem-se os quadros de Nossa Senhora do Rosário e do Glorioso São Benedito, ambos no largo da Igreja Matriz. O momento abre praticamente os festejos, que irão até o feriado municipal de segunda-feira após a Páscoa (dia 18)…”: https://tribunalivrejornal.com.br/angra-dos-reis-comeca-comemoracao-do-dia-de-sao-benedito/
1.10.4. SÃO BENEDITO, OUTRAS REFERÊNCIAS:
b.
c. https://pt.wikipedia.org/wiki/Benedito,_o_Mouro
================
2. SANTA FAUSTINA KOWALSKA
2.1. Conforme o Diretório da Liturgia da CNBB de 2023, SANTA FAUSTINA KOWALSKA, virgem, MFac.
2.2. Em Cracóvia, na Polónia, Santa Maria Faustina (também na Folhinha do Coração de Jesus, Santa Faustina) Kowalska (Helena Kowalska), virgem das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, ardentemente solícita em anunciar o mistério da divina misericórdia. († 1938).
2.3. “Santa Maria Faustyna Kowalska (Głogowiec, Łódź, 25 de agosto de 1905 — Cracóvia, 5 de outubro de 1938) foi uma freira e mística polaca. Atualmente é venerada como santa pela Igreja Católica, conhecida simplesmente por Santa Faustina…. Em 1978, ano em que João Paulo II assumiu o papado, o Vaticano publicou uma nota esclarecendo que o banimento dos diários de Faustina, e por extensão da Devoção da Divina Misericórdia, deu-se devido a um mal-entendido causado por erros de tradução do polonês para o italiano e da posterior dificuldade de comunicação devido a Segunda Guerra Mundial e a posterior era comunista… Em 18 de abril de 1993, João Paulo II declarou Maria Faustina Kowalska com o título de “Beata“ diante de uma multidão de devotos da Divina Misericórdia que ocupavam a Praça de São Pedro no Vaticano. Foi canonizada em 30 de abril de 2000. O Papa João Paulo II presidiu a cerimônia de canonização diante de uma multidão de peregrinos da Divina Misericórdia. Tanto a cerimônia que tornou Santa Faustina a primeira Santa canonizada no terceiro milênio quanto a cerimônia de beatificação foram realizadas no segundo domingo de Páscoa (o domingo seguinte ao domingo de Páscoa), dia que a Igreja Católica estabeleceu como Domingo da Divina Misericórdia….
1 – Pela veneração da imagem, a alma que venera essa imagem não perecerá;
2 – Pela imagem, a alma será defendida como glória de Cristo;
3 – Pela imagem, terá um vaso com o qual pode buscar graças na fonte da Misericórdia;
4 – Pela imagem, a alma que vive à sombra [dos raios da Misericórdia] não será atingida pelo braço da justiça de Deus;
5 – Pela Hora da Divina Misericórdia (D. 1320), nada será negado à alma que o peça pelos méritos da Sua Paixão;
6 – Pela Divulgação da Divina Misericórdia, durante toda a vida, a alma será defendida por Cristo como uma terna mãe defende seu filhinho e, na hora da morte, Ele não será, para elas, Juiz, mas o Salvador Misericordioso;
7 – Por se aproximar da Fonte da Vida no dia da Festa da Divina Misericórdia, alcançará perdão total das culpas e das penas;
8 – Pela Novena, as almas apresentadas a Cristo (as mencionadas na novena) receberão força, alívio e todas as graças de que necessitam nas dificuldades da vida e, especialmente, na hora da morte;
9 – Pelo Terço da Divina Misericórdia, serão envolvidas pela Sua Misericórdia durante a sua vida e, de modo particular, na hora da morte;
10 – Pelo Terço da Divina Misericórdia, Cristo se compraz em dar tudo o que Lhe peçam;
11 – Pelo Terço da Divina Misericórdia, os pecadores empedernidos (quando o rezem) terão suas almas preenchidas de paz, e a hora da sua morte será feliz;
12 – As almas que recorrem à Divina Misericórdia e as almas que a glorificam e anunciam, na hora da morte, serão tratadas de acordo com a Sua infinita misericórdia.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Faustina_Kowalska
2.4. “DIVINA MISERICÓRDIA … O Papa João Paulo II, em 2000, instituiu a Festa da Misericórdia para toda a Igreja, decretando que a partir de então o Segundo Domingo da Páscoa se passasse a chamar Domingo da Divina Misericórdia.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Divina_Miseric%C3%B3rdia
2.5. “TERÇO DA DIVINA MISERICÓRDIA”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ter%C3%A7o_da_Divina_Miseric%C3%B3rdia
2.6. Homilia de Canonização de Santa Faustina
RITO DE CANONIZAÇÃO DA BEATA MARIA FAUSTINA KOWALSKA
HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II – Domingo, 30 de Abril de 2000
1. “Confitemini Domino quoniam bonus, quoniam in aeternum misericordia eius”.
“Louvai o Senhor, porque Ele é bom, porque é eterno o Seu amor” (Sl 118, 1). Assim canta a Igreja na Oitava de Páscoa, como que recolhendo dos lábios de Cristo estas palavras do Salmo, dos lábios de Cristo ressuscitado, que no Cenáculo traz o grande anúncio da misericórdia divina e confia aos apóstolos o seu ministério: “A paz seja convosco! Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós… Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20, 21-23).
Antes de pronunciar estas palavras, Jesus mostra as mãos e o lado. Isto é, indica as feridas da Paixão, sobretudo a chaga do coração, fonte onde nasce a grande onda de misericórdia que inunda a humanidade. Daquele Coração a Irmã Faustina Kowalska, a Beata a quem de agora em diante chamaremos Santa, verá partir dois fachos de luz que iluminam o mundo: “Os dois raios, explicou-lhe certa vez o próprio Jesus representam o sangue e a água” (Diário, Libreria Editrice Vaticana, pág. 132).
2. Sangue e água! O pensamento corre rumo ao testemunho do evangelista João que, quando um soldado no Calvário atingiu com a lança o lado de Cristo, vê jorrar dali “sangue e água” (cf. Jo 19, 34). E se o sangue evoca o sacrifício da cruz e o dom eucarístico, a água, na simbologia joanina, recorda não só o baptismo, mas também o dom do Espírito Santo (cf. Jo 3, 5; 4, 14; 7, 37-39).
A misericórdia divina atinge os homens através do Coração de Cristo crucificado: “Minha filha, dize que sou o Amor e a Misericórdia em pessoa”, pedirá Jesus à Irmã Faustina (Diário, pág. 374). Cristo derrama esta misericórdia sobre a humanidade mediante o envio do Espírito que, na Trindade, é a Pessoa-Amor. E porventura não é a misericórdia o “segundo nome” do amor (cf. Dives in misericordia, 7), cultuado no seu aspecto mais profundo e terno, na sua atitude de cuidar de toda a necessidade, sobretudo na sua imensa capacidade de perdão?
É deveras grande a minha alegria, ao propor hoje à Igreja inteira, como dom de Deus para o nosso tempo, a vida e o testemunho da Irmã Faustina Kowalska. Pela divina Providência a vida desta humilde filha da Polónia esteve completamente ligada à história do século XX, que há pouco deixámos atrás. De facto, foi entre a primeira e a segunda guerra mundial que Cristo lhe confiou a sua mensagem de misericórdia. Aqueles que recordam, que foram testemunhas e participantes nos eventos daqueles anos e nos horríveis sofrimentos que daí derivaram para milhões de homens, bem sabem que a mensagem da misericórdia é necessária.
Jesus disse à Irmã Faustina: “A humanidade não encontrará paz, enquanto não se voltar com confiança para a misericórdia divina” (Diário, pág. 132). Através da obra da religiosa polaca, esta mensagem esteve sempre unida ao século XX, último do segundo milénio e ponte para o terceiro. Não é uma mensagem nova, mas pode-se considerar um dom de especial iluminação, que nos ajuda a reviver de maneira mais intensa o Evangelho da Páscoa, para o oferecer como um raio de luz aos homens e às mulheres do nosso tempo.
3. O que nos trarão os anos que estão diante de nós? Como será o futuro do homem sobre a terra? A nós não é dado sabê-lo. Contudo, é certo que ao lado de novos progressos não faltarão, infelizmente, experiências dolorosas. Mas a luz da misericórdia divina, que o Senhor quis como que entregar de novo ao mundo através do carisma da Irmã Faustina, iluminará o caminho dos homens do terceiro milénio.
Assim como os Apóstolos outrora, é necessário porém que também a humanidade de hoje acolha no cenáculo da história Cristo ressuscitado, que mostra as feridas da sua crucifixão e repete: A paz seja convosco! É preciso que a humanidade se deixe atingir e penetrar pelo Espírito que Cristo ressuscitado lhe dá. É o Espírito que cura as feridas do coração, abate as barreiras que nos separam de Deus e nos dividem entre nós, restitui ao mesmo tempo a alegria do amor do Pai e a da unidade fraterna.
4. É importante, então, que acolhamos inteiramente a mensagem que nos vem da palavra de Deus neste segundo Domingo de Páscoa, que de agora em diante na Igreja inteira tomará o nome de “Domingo da Divina Misericórdia“. Nas diversas leituras, a liturgia parece traçar o caminho da misericórdia que, enquanto reconstrói a relação de cada um com Deus, suscita também entre os homens novas relações de solidariedade fraterna. Cristo ensinou-nos que “o homem não só recebe e experimenta a misericórdia de Deus, mas é também chamado a “ter misericórdia” para com os demais. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7)” (Dives in misericordia, 14). Depois, Ele indicou-nos as múltiplas vias da misericórdia, que não só perdoa os pecados, mas vai também ao encontro de todas as necessidades dos homens. Jesus inclinou-se sobre toda a miséria humana, material e espiritual.
A sua mensagem de misericórdia continua a alcançar-nos através do gesto das suas mãos estendidas rumo ao homem que sofre. Foi assim que O viu e testemunhou aos homens de todos os continentes a Irmã Faustina que, escondida no convento de Lagiewniki em Cracóvia, fez da sua existência um cântico à misericórdia: Misericordias Domini in aeternum cantabo.
5. A canonização da Irmã Faustina tem uma eloquência particular: mediante este acto quero hoje transmitir esta mensagem ao novo milénio. Transmito-a a todos os homens para que aprendam a conhecer sempre melhor o verdadeiro rosto de Deus e o genuíno rosto dos irmãos.
Amor a Deus e amor aos irmãos são de facto inseparáveis, como nos recordou a primeira Carta de João: “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e guardamos os Seus mandamentos” (5, 2). O Apóstolo recorda-nos nisto a verdade do amor, indicando-nos na observância dos mandamentos a medida e o critério.
Com efeito, não é fácil amar com um amor profundo, feito de autêntico dom de si. Aprende-se este amor na escola de Deus, no calor da sua caridade. Ao fixarmos o olhar n’Ele, ao sintonizarmo-nos com o seu coração de Pai, tornamo-nos capazes de olhar os irmãos com olhos novos, em atitude de gratuidade e partilha, de generosidade e perdão. Tudo isto é misericórdia!
Na medida em que a humanidade souber aprender o segredo deste olhar misericordioso, manifesta-se como perspectiva realizável o quadro ideal, proposto na primeira leitura: “A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma. Ninguém chamava seu ao que lhe pertencia mas, entre eles, tudo era comum” (Act 4, 32). Aqui a misericórdia do coração tornou-se também estilo de relações, projecto de comunidade, partilha de bens. Aqui floresceram as “obras da misericórdia”, espirituais e corporais. Aqui a misericórdia tornou-se um concreto fazer-se “próximo” dos irmãos mais indigentes.
6. A Irmã Faustina Kowalska deixou escrito no seu Diário: “Sinto uma tristeza profunda, quando observo os sofrimentos do próximo. Todas as dores do próximo se repercutem no meu coração; trago no meu coração as suas angústias, de tal modo que me abatem também fisicamente.
Desejaria que todos os sofrimentos caíssem sobre mim, para dar alívio ao próximo” (pág. 365). Eis a que ponto de partilha conduz o amor, quando é medido segundo o amor de Deus!
É neste amor que a humanidade de hoje se deve inspirar, para enfrentar a crise de sentido, os desafios das mais diversas necessidades, sobretudo a exigência de salvaguardar a dignidade de cada pessoa humana. A mensagem de misericórdia divina é assim, implicitamente, também uma mensagem sobre o valor de todo o homem. Toda a pessoa é preciosa aos olhos de Deus; Cristo deu a vida por cada um; o Pai dá o seu Espírito a todos, oferecendo-lhes o acesso à Sua intimidade.
7. Esta mensagem consoladora dirige-se sobretudo a quem, afligido por uma provação particularmente dura ou esmagado pelo peso dos pecados cometidos, perdeu toda a confiança na vida e se sente tentado a ceder ao desespero. Apresenta-se-lhe o rosto suave de Cristo, chegando-lhe aqueles raios que partem do seu Coração e iluminam, aquecem e indicam o caminho, e infundem esperança. Quantas almas já foram consoladas pela invocação “Jesus, confio em Ti“, que a Providência sugeriu através da Irmã Faustina! Este simples acto de abandono a Jesus dissipa as nuvens mais densas e faz chegar um raio de luz à vida de cada um.
“Jezu ufam tobie!”
8. Misericordias Domini in aeternum cantabo (Sl 88 [89], 2). À voz de Maria Santíssima, “Mãe da misericórdia”, à voz desta nova Santa, que na Jerusalém celeste canta a misericórdia juntamente com todos os amigos de Deus, unamos também nós, Igreja peregrinante, a nossa voz.
E tu, Faustina, dom de Deus ao nosso tempo, dádiva da terra da Polónia à Igreja inteira, obtém-nos a graça de perceber a profundidade da misericórdia divina, ajuda-nos a torná-la experiência viva e a testemunhá-la aos irmãos! A tua mensagem de luz e de esperança se difunda no mundo inteiro, leve à conversão os pecadores, amenize as rivalidades e os ódios, abra os homens e as nações à prática da fraternidade. Hoje, ao fixarmos contigo o olhar no rosto de Cristo ressuscitado, fazemos nossa a tua súplica de confiante abandono e dizemos com firme esperança:
Jesus Cristo, confio em Ti!
“Jezu, ufam tobie!”.
2.7. SANTA FAUSTINA KOWALSKA
Também conhecido como
- Elena Kowalska
- Faustina Kowalska
- Helena Kowalska
- Maria Faustina Kowalska
- Irmã Faustina
- Irmã Maria Faustina do Santíssimo Sacramento
Perfil
Terceira de dez filhos , ela frequentou apenas três anos de escola . Na adolescência, trabalhou como empregada doméstica para outras famílias. Após ser rejeitada por várias ordens religiosas , tornou-se freira na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia em Varsóvia , Polônia , em 1º de agosto de 1925 ; a Congregação se dedica ao cuidado e à educação das jovens problemáticas .
Ela mudou seu nome para Irmã Maria Faustina do Santíssimo Sacramento. Durante seus 13 anos em várias casas, foi cozinheira , jardineira e porteira .
Ela tinha uma devoção especial a Maria Imaculada , ao Sacramento e à Reconciliação, o que a levou a uma profunda vida interior mística . Ela começou a ter visões, receber revelações e experimentar estigmas ocultos . Ela começou a registrar essas experiências místicas em um diário; sendo quase analfabeto, foi escrito foneticamente, sem aspas ou pontuação, e tem cerca de 700 páginas. Uma má tradução chegou a Roma em 1958 e foi rotulada como herética . No entanto, quando Karol Wojtyla ( Papa João Paulo II ) se tornou arcebispode Cracóvia, ele foi assediado por pedidos de reconsideração. Ele ordenou que fosse feita uma tradução melhor, e as autoridades do Vaticano perceberam que, em vez de heresia , a obra proclamava o amor de Deus . Foi publicado comoMisericórdia divina em minha alma.
Na década de 1930 , Irmã Faustina recebeu uma mensagem de misericórdia de Jesus que lhe foi dito para espalhar por todo o mundo, uma mensagem da misericórdia de Deus para cada pessoa individualmente e para a humanidade como um todo. Jesus pediu que um quadro dele fosse pintado com a inscrição: “ Jesus, eu confio em você ”. Ela foi convidada a ser um modelo de misericórdia para os outros, a viver toda a sua vida, à imitação de Cristo, como um sacrifício. Ela encomendou esta pintura em 1935 , mostrando uma luz vermelha e branca brilhando do Sagrado Coração de Cristo.
Apóstolos da Divina Misericórdia é um movimento de sacerdotes , religiosos e leigos inspirados nas experiências de Faustina; eles difundem o conhecimento do mistério da Divina Misericórdia e invocam a misericórdia de Deus sobre os pecadores. Aprovado em 1996 pela Arquidiocese de Cracóvia, estendeu-se a 29 países.
Nascer
- 25 de agosto de 1905 em Glogowiec, Polônia como Elena (Helena) Kowalska
- 5 de outubro de 1938 em Cracóvia, Polônia de tuberculose
- 18 de abril de 1993 pelo Papa João Paulo II
- seu milagre de beatificação envolveu a cura de Maureen Digan, que sofria da doença de Milroy, uma forma hereditária de linfedema que lhe custou uma perna
- 30 de abril de 2000 pelo Papa João Paulo II
- seu milagre de canonização envolveu a cura da doença cardíaca do padre Ronald P. Pytel
informação adicional
- Irmã Faustina: Dom de Deus para o nosso tempo , Papa João Paulo II
- outros sites em inglês
- AnaStPaul
- ATX Católica : Divina Misericórdia Um Sinal Celestial
- Berkshire Eagle
- cozinha católica
- Intercâmbio Católico
- Fogo Católico
- Irlanda católica
- Agência de notícias católica
- Agência Católica de Notícias : Peça de Santa Faustina dá vida à mensagem da Divina Misericórdia
- Agência de Notícias Católica : 7 coisas sobre Santa Faustina e sua visão do inferno
- Católico Online
- Church Pop
- Crádio : Santa Faustina
- Orações diárias
- Faustina, Apóstola da Divina Misericórdia
- Primeiras coisas : Visões de Santa Faustina
- Mídia Franciscana
- Notícias católicas independentes
- Jimmy Akin : Afetando o Passado – Hoje! (com Santa Faustina)
- John Paul Meenan
- Kathleen Beckman : 25 segredos da luta espiritual que Jesus revelou a Santa Faustina
- Kathleen Beckman : O Terço da Divina Misericórdia para os Sacerdotes
- Philip Kosloski : Descrição de Santa Faustina de seu anjo da guarda
- Saint Luke Productions : Faustina, Mensageira da Divina Misericórdia
- Santos para pecadores
- Scott P Richert
- ucatólico
- Vaticano
- Wikipédia
- imagens
- áudio
- Corações Discernintes : Terço da Divina Misericórdia
- vídeo
- Lista de reprodução do YouTube : Santa Faustina Kowalska
- Lista de reprodução do YouTube : Divina Misericórdia
- sites em espanhol
- Martirologio Romano , edição de 2001
- sites em français
- fonte em italiano
- strony w jezyku polskim
Leituras
Oh, quão grande é a bondade de Deus, maior do que podemos entender. Há momentos e há mistérios da misericórdia divina sobre os quais os céus se maravilham. Deixe nosso julgamento das almas cessar, pois a misericórdia de Deus sobre elas é extraordinária. – do diário de Santa Faustina
Citação MLA
- “Santa Faustina Kowalska”. CatholicSaints.Info . 6 de outubro de 2021. Web. 5 de outubro de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-faustina-kowalska/ >
2.8. Ver também dia 15 de fevereiro, Beato Miguel Sopocko (nº 13):
…Em Bialystok, cidade da Polónia, o Beato Miguel Sopocko, presbítero da diocese de Vilna, fundador das Irmãs de Jesus Misericordioso. († 1975). Ver “”Beato Miguel – Michał Sopoćko (região de Vilnius, 1 de novembro de 1888 — Białystok, 15 de fevereiro de 1975) foi um presbítero polaco, professor de teologia e confessor de Santa Faustina Kowalska, apelidado por ela o Apóstolo da Divina Misericórdia (Diário 1081)… O caso de beatificação de Sopoćko foi iniciado no Vaticano em 1987. Em 2004, o papa João Paulo II emitiu um decreto sobre as virtudes do padre Sopoćko. Em dezembro de 2007, o papa Bento XVI aprovou um milagre através de sua intercessão. Sua beatificação solene ocorreu no domingo 28 de setembro de 2008 no Santuário da Divina Misericórdia em Białystok.: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Micha%C5%82_Sopo%C4%87ko
================
OUTROS SANTAS E SANTOS DE 05 DE OUTUBRO
1. São Benedito e Santa Faustina. Destaque acima.
2. Em Tréveris, na Gália Bélgica, em território da atual Alemanha, a comemoração dos santos mártires, que receberam a palma do martírio, segundo a tradição, durante a perseguição no tempo do imperador Diocleciano. († s. IV)
– “… Em Treves, a comemoração de inúmeros mártires, que foram postos a morrer pela fé de várias maneiras, sob o governo do governador Rictiovarus, na perseguição de Diocleciano…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober06.html
3. Em Córico, na Cilícia, hoje Gorgos, na Turquia, Santa Caritina, mártir. († s. IV).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, sob a perseguição de Diocleciano, no Oriente, o martírio de Santa Caritina, escrava cristã. Ela consolou assim o seu amo: “Alegra-te, em lugar de te afligires; serei um sacrifício agradável a Deus, pelos meus pecados e pelos teus”! Ao que ele respondeu: “Lembra-te de mim no reino celeste!” (M)
– “… A Mártir Charitina de Roma ficou órfã na infância e foi criada como filha pelo piedoso Cristão Cláudio. A jovem era muito bonita, muito sensível, gentil e fervorosa na fé. Ela transmitiu a outras pessoas seu amor por Cristo e converteu muitos ao caminho da salvação.
Durante um período de perseguição sob o imperador Diocleciano (284-305), Santa Charitina foi submetida a horríveis tormentos por sua forte confissão do Senhor Jesus Cristo, e morreu no ano 304… Sob o imperador Diocleciano e o procônsul Domício, Santa Charitina, virgem. Ela foi exposta ao fogo e jogada ao mar, mas escapando ilesa, suas mãos e pés foram cortados e seus dentes arrancados, e finalmente ela entregou seu espírito em oração… Acredita-se que ela foi martirizada em Amisus, no Mar Negro…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober05.html
4. Comemoração de Santa Mamlaca, virgem e mártir, que, sendo natural da região de Bet Garmay, se trasladou para a Pérsia, onde foi condenada à morte pelo rei Sapor II. († c. 343)
5. Em Valence, no território da Gália Vienense, na hodierna França, Santo Apolinário, bispo, irmão de Santo Avito e homem cheio de fervor pela justiça e honestidade, que reconstituiu a fortaleza e o esplendor da religião cristã nesta sede episcopal de Valence, durante longo tempo desprovida de pastor. († c. 520).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 520, Santo Apolinário. Enquanto São Remígio convertia os francos, ele enfrentava os borguinhões arianos e restabelecia a religião católica na região de Valença, da qual foi bispo. (M).
– Santo Apolinário. Ver páginas 325-331: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
6. Comemoração de São Plácido, monge, que desde a adolescência foi discípulo caríssimo de São Bento, conforme o Martirológio Romano Italiano. († s. VI).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico de 05 de outubro, no mesmo dia, renderam testemunho a Cristo os Santos Firmato e Flaviana, em Auxerre; bem como São Plácido e seus companheiros, na Sicília, no séc. VI. (M).
– São Plácido. Ver páginas 339-341: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
– “Plácido (em latim: Placidus), juntamente com Eutíquio , Vitorino e Flávia (também na Folhinha do Coração de Jesus), irmã deles; Donato , Firmado , o diácono, Fausto e trinta outros são considerados mártires e santos pela Igreja Católica por terem sido assassinados ou por piratas em Messina ou durante a perseguição de Diocleciano, dependendo da versão.
Em seus “Atos”, este Plácido foi confundido com São Plácido, um santo de mesmo nome que era seguidor de São Bento, e, por isso, a lenda deste quase desconhecido mártir siciliano conta que ele teria ido para a Itália em 541 e fundado um mosteiro em Messina, do que foi abade, e onde teria sido martirizado com seus companheiros.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1cido_(m%C3%A1rtir)
– Memória dos Santos Mauro e Plácido. São Gregório conta como Plácido foi, um dia, salvo do afogamento graças à pronta obediência de Mauro e aos méritos do abade São Bento. (B).
– São Mauro ou Amaro. “Festa litúrgica: 05 de outubro ou 15 de janeiro no Brasil”: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Mauro
– “… São Mauro ou Santo Amaro, como é igualmente conhecido em Portugal, foi o primeiro discípulo de São Bento de Núrsia. Mauro é mencionado na biografia de São Gregório o Grande de São Bento como o primeiro oblato; oferecido ao mosteiro por seus nobres pais romanos como um jovem rapaz a ser trazido para a vida monástica. Quatro histórias envolvendo São Mauro recontadas por Gregório formam um padrão para a formação ideal de um monge Beneditino. A mais famosa dessas envolve o resgate, feito por São Mauro, de São Plácido, um jovem menino oferecido aos cuidados de São Bento na mesma época de São Mauro. O incidente foi reproduzido em muitas pinturas medievais e Renascentistas. Festa litúrgica: 05 de outubro ou 15 de janeiro no Brasil”: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Mauro
– “São Plácido … Plácido de Subiaco (em latim: Placidus) era um discípulo de São Bento. Filho do patrício Tértulo e foi entregue, ainda criança, a São Bento em Subláqueo (Subiaco) e dedicado a Deus de acordo com o capítulo 69 da Regra de São Bento (oblato).”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1cido_de_Subiaco
– SÃO PLÁCIDO: VER TAMBÉM EM 15 DE JANEIRO
7*. Em Nevers, na Nêustria, hoje na França, São Jerónimo, bispo, que engrandeceu a sua Igreja com a sua munificência e solicitude pastoral. († 816)
8*. Em Paderborn, na Saxónia, território da actual Alemanha, São Meinulfo (Meinolfo), diácono, que construiu e engrandeceu o mosteiro de Böddeken, onde estabeleceu uma comunidade de virgens consagradas. († c. 857)
9. Em Leão, na Espanha, a comemoração de São Froilão, bispo, que, chamado da vida eremítica ao ministério episcopal, evangelizou as regiões da Espanha libertas do domínio dos Mouros e se dedicou diligentemente à propagação da vida monástica e à beneficência para com os pobres. († 905).
– “Fruela de Lugo (em castelhano: Froilán é o patrono das dioceses de Leão e de Lugo, na Galiza, e detentor da paróquia de Lugo, que leva seu nome.)”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fruela_de_Lugo
– São Froilan e a VIRGEM DO CAMINHO: “… No dia 5 de outubro, festa de San Froilán, celebra-se uma importante peregrinação em torno da Basílica do Santuário com a presença das Câmaras Municipais do voto, das bandeiras leonesas e dos carros que vêm de todas as regiões ao santuário…”: https://es.wikipedia.org/wiki/Virgen_del_Camino
– É celebrada em 15 de setembro e 5 de outubro”. NOSSA SENHORA DO CAMINHO: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Virgem_do_Caminho
– VER DIA 15 DE SETEMBRO: 3.2.
10. Em Zamora, também na Espanha, a comemoração de Santo Atilano, bispo, procedente da vida monástica, que foi o principal companheiro de São Froilão na obra de reconduzir a Cristo as regiões devastadas pelos Mouros. († 1009).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Espanha, no início do séc. X, a volta para Deus de Santo Atilano e São Froilano, bispo, que fundaram diversos mosteiros no reino de Leão. (M).
– Santo Atilano e São Froilano. Ver páginas 348-349: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
11*. Em Florença, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Pedro de Ímola, cavaleiro da Ordem de São João de Jerusalém, que se distinguiu pela sua caridade na assistência aos enfermos. († 1320)
12*. Em Beaulieu, no território de Cahors, na França, a comemoração de Santa Flora, virgem da Ordem de São João de Jerusalém, que se dedicou à assistência dos enfermos pobres num hospital e teve dons místicos de participação na Paixão de Cristo. († 1347).
– Santa Flor, páginas 344-347: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
– “… Santa Flora, Virgem, padroeira dos abandonados, dos convertidos, solteiras leigas e vítimas de traição.
Flora nasceu na França por volta do ano 1309. Ela era uma criança devota e mais tarde resistiu a todas as tentativas por parte de seus pais de encontrar um marido para ela.
Em 1324, ingressou no Priorado de Beaulieu das Monjas Hospitaleiras de São João de Jerusalém. Aqui ela foi assediada por muitas e diversas provações, caiu em um estado de depressão e foi alvo de zombaria por algumas de suas irmãs religiosas. No entanto, ela nunca deixou de encontrar o favor de Deus e foi concedido muitos favores incomuns e místicos…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober05.html
13*. Em Córi, no Lácio, região da Itália, o Beato Santo, presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, a quem seguiam multidões quando pregava a palavra de Deus. († 1392)
14*. Em Nuremberg, na Baviera, região da Alemanha, o Beato Raimundo de Cápua, presbítero da Ordem dos Pregadores, que foi prudente conselheiro espiritual de Santa Catarina de Sena, da qual compôs uma memória biográfica. († 1399).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1399, o Bem-Aventurado Raimundo de Cápua, mestre geral dos Frades Pregadores. Foi confessor e primeiro biógrafo de Santa Catarina de Sena e consagrou grande parte de sua atividade a reanimar sua ordem. Morreu em Nuremberg, na Alemanha, durante uma visita aos conventos que reconheciam sua autoridade (M).
– Bem-aventurado Raimundo de Cápua. Ver páginas 351-358: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
15*. Em Vigévano, na Lombardia, região da Itália, o Beato Mateus Carréri (João Francisco Carréri), presbítero da Ordem dos Pregadores, que teve no seu tempo enorme êxito como incisivo e eloquente pregador da palavra de Deus. († 1470).
– Beato Mateus Carrieri. Ver páginas 385-389: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
16*. Em Londres, na Inglaterra, os beatos mártires Guilherme Hartley e João Hewett, presbíteros, e Roberto Sutton, que, pela sua constância na fidelidade à Igreja católica, no reinado de Isabel I foram enforcados em diversos lugares perto da cidade. († 1588)
17. Em Mindelstetten, povoação do território de Ratisbona, na Alemanha, Santa Ana Schaffer, virgem, que, aos dezanove anos, quando prestava serviço como doméstica, se queimou com água a ferver e, apesar do agravamento do seu estado de saúde, viveu depois com ânimo sereno em espírito de pobreza e oração, oferecendo a cruz da sua dor pela salvação das almas. († 1925).
– “… Santa Anna Schäffer (Mindelstetten, 18 de fevereiro de 1882 – Mindelstetten, 5 de outubro de 1925) foi uma mística católica da Alemanha, que viveu na região de Mindelstetten… Foi beatificada em 17 de março de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizada pelo Papa Bento XVI em 21 de outubro de 2012[5]. A sua festa litúrgica é em 5 de outubro.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anna_Sch%C3%A4ffer
– “Foi canonizada em outubro de 2012, pelo Papa Bento XVI, junto com Pedro Calungsod, João Batista Piamarta, Maria Carmen Sallés, Mariana Cope, Catarina Tekakwitha e Jacques (Tiago) Berthieu.”: http://www.santosebeatoscatolicos.com/2015/06/sao-tiago-berthieu-presbitero.html
18*. Em Pompeia, perto de Nápoles, na Itália, o Beato Bartolomeu Longo, advogado, que, solícito pelo culto mariano e pela formação cristã dos camponeses e das crianças, fundou o Santuário do Rosário de Pompeia e também a Congregação das Irmãs do Santo Rosário, com a fervorosa ajuda da sua piedosa esposa. († 1926).
– “… Beato Bartolo Longo, também Bartolomeu, foi um religioso católico italiano…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bartolo_Longo
19. Em Tepatitlan, localidade do México, São Tranquilino Ubiarco, presbítero e mártir, que, durante a perseguição contra a Igreja, continuou ininterruptamente o seu ministério pastoral; por isso, suspenso de uma árvore, consumou o seu glorioso martírio. († 1928)
20. Em Plonkowo, povoação também da Polónia, o Beato Mariano Skrzypczak, presbítero e mártir, que, durante a ocupação da Polónia por um regime hostil a Deus, fuzilado diante da igreja do lugar, recebeu pela sua fé inquebrantável a palma do martírio. († 1939)
21♦. Em Rímini, nas Marcas, região da Itália, o Beato Alberto Marvelli. († 1946)
22. Bem-Aventurado Francisco Xavier Seelos (também na Folhinha do Coração de Jesus). Ver “… No mês de setembro, exausto de visitar e cuidar das vítimas da peste da febre amarela, ele próprio contraiu a doença fatal. Depois de sofrer pacientemente por algumas semanas, Pe. Francisco Xavier Seelos passou à vida eterna no dia 4 de outubro de 1867B com apenas 48 anos e 9 meses. No dia 9 de abril do solene Ano Jubilar 2000, na Praça São Pedro no Vaticano, o Papa João Paulo II o proclamou beato. A Congregação do Santíssimo Redentor recorda a sua memória litúrgica no dia 05 de outubro.”: https://www.a12.com/redentoristas/santos-e-beatos/beato-francisco-xavier-seelos
– “… Francis Xavier Seelos , (11 de janeiro de 1819 – 4 de outubro de 1867) foi um Redentorista alemão que trabalhou como missionário na fronteira dos Estados Unidos. Perto do fim de sua vida, ele foi para Nova Orleans para ministrar às vítimas da febre amarela . Ele então morreu após contrair a doença…”: https://en.wikipedia.org/wiki/Francis_Xavier_Seelos
– “… Depois disso, entre 1863 e 1866, trabalhou como missionário itinerante em vários outros estados e, quando lhe foi designada a comunidade de New Orleans, ali permaneceu pouco tempo, pois, na assistência pastoral a vários doentes, contraiu a febre amarela. Ele suportou a enfermidade com paciência e resignação, mas foi obrigado a afastar-se de quase todas as atividades pastorais. Faleceu na noite de 4 de outubro de 1867.
Francisco Xavier Seelos foi beatificado no solene Ano Jubilar de 2000 pelo papa João Paulo II, que designou sua comemoração litúrgica para o dia seguinte à data de sua morte.”: http://www.arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/francisco-xavier-seelos
– “Abençoado Francis Xavier Seelos“. CatholicSaints.Info. 17 de agosto de 2022. Teia. 5 de outubro de 2022. <https://catholicsaints.info/blessed-francis-xavier-seelos/>
– BEATO FRANCISCO XAVIER SEELOS
Também conhecido como
- Padre Seelos
- Francesco Saverio Seelos
- Franz Xaver Seelos
- 5 de outubro (memorial opcional)
- 4 de outubro ( Martirológio Romano de 2001 )
- 12 de outubro em alguns calendários
Perfil
Um dos doze filhos de Mang e Frances Schwarzenbach Seelos; ele foi nomeado em homenagem a São Francisco Xavier . Seu pai era um comerciante de têxteis que se tornou sacristão paroquial . Francisco foi confirmado em 3 de setembro de 1828 e fez a primeira comunhão em 2 de abril de 1830 . O menino queria ser padre desde cedo, e muitas vezes afirmava que seria outro Francisco Xavier .
Concluiu seus estudos básicos em Füssen, Alemanha , e formou-se no Instituto de Santo Estêvão em Augsburgo , Alemanha , em 1839 . Formou-se em filosofia e teologia pela Universidade de Munique e ingressou no seminário de São Jerônimo em Dillingen an der Donau, Alemanha , em 19 de setembro de 1842 .
Francisco conheceu a Congregação do Santíssimo Redentor e a sua missão de trabalhar com os mais pobres , os abandonados e os imigrantes . Ele ingressou em 22 de novembro de 1842 . Sentindo-se chamado para ministrar aos imigrantes alemães na América , deixou o seminário em 9 de dezembro de 1842 , partiu para a América em 17 de março de 1843 e chegou a Nova Iorque em 20 de abril . Ordenado no Redentorista Igreja de Saint James em Baltimore , Maryland , em 22 de dezembro de 1844 .
Trabalhou nove anos na paróquia de Santa Filomena em Pittsburgh , Pensilvânia , seis desses anos como pároco assistente e aluno espiritual de São João Neumann , e os outros três como superior e mestre de noviços de sua comunidade redentorista . Fiel aos ensinamentos redentoristas , levou uma vida simples, pregou uma mensagem simples e esteve sempre disponível aos necessitados. Seus sermões atraíam multidões de cidades vizinhas, havia filas fora de seu confessionário e ele nunca se cansava de trabalhar com crianças . Ele ouviu Confissões em inglês, alemão e francês, de negros e brancos e de qualquer outra pessoa com um fardo.
Transferido para ministérios paroquiais em Baltimore em 1854 , Cumberland, Maryland em 1857 , e Annapolis, Maryland em 1862 . Proposto bispo de Pittsburgh em 1860 , mas implorou para ser dispensado “deste ato de Deus “, e seu desejo foi atendido pelo Papa Pio IX .
Em 1863 , durante a Guerra Civil Americana, todos os homens foram obrigados a estar disponíveis para o serviço militar ativo . Seelos, como Superior do Seminário Redentorista , reuniu-se com o presidente Abraham Lincoln, e obteve um acordo para não enviar seminaristas para o front. Seelos logo depois perdeu o cargo de Prefeito dos Estudantes por ser “muito tolerante”.
De 1863 a 1866 ele viveu como pregador missionário itinerante em inglês e alemão em Connecticut , Illinois , Michigan , Missouri , Nova Jersey , Nova York , Ohio , Pensilvânia , Rhode Island e Wisconsin . Ouvindo falar de um influxo de imigrantes alemães para Nova Orleans , Louisiana , ele pastoreou uma igreja redentorista lá a partir de 1866 . Ele trabalhou com amarelo vítimas de febre até ser acometido pela doença no ano seguinte.
Nascer
- 11 de janeiro de 1819 em Füssen, Baviera , Alemanha
- batizado no mesmo dia
- 4 de outubro de 1867 em Nova Orleans , Louisiana , de febre amarela
- enterrado em uma cripta sob o chão da Igreja da Assunção de Santa Maria , em Nova Orleans
- 27 de janeiro de 2000 pelo Papa João Paulo II (decreto das virtudes heróicas )
- 9 de abril de 2000 pelo Papa João Paulo II em Roma , Itália
- responsável pela cura milagrosa do câncer de fígado inoperável de Angela Boudreaux em 1966
Informações adicionais
- Enciclopédia Católica
- Papa João Paulo II , homilia na Missa de beatificação do Beato Francisco
- A Santidade da Igreja no Século XIX
- outros sites em inglês
- Aleteia
- AnaStPaul
- Católico on-line
- Rádio
- Mídia franciscana
- Círculo Hagiográfico
- L’Osservatore Romano
- Nova Orleans on-line
- Textos do Papa Stronsay
- A jornada do peregrino
- Redentoristas
- Redentoristas da Irlanda
- Redentoristas da Província de Baltimore
- Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos
- Biografia do Vaticano
- Wikipédia
- imagens
- áudio
- vídeo
- webseiten em alemão
- sites em espanhol
- Martirologio Romano , edição de 2001
- sites em francês
- fonte em italiano
- nettsteder e norueguês
Leituras
Ó Senhor, minha força e meu Redentor, que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis aos teus olhos. Louvo-te pela graça que concedeste ao teu humilde missionário, Padre Francisco Xavier Seelos. Que eu tenha o mesmo vigor alegre que o Padre Seelos possuiu durante sua vida terrena para amar-Te profundamente e viver fielmente o Teu evangelho. Amém. – Byron Miller, C.Ss.R.
Fiel ao espírito e ao carisma da Congregação Redentorista à qual pertencia, Padre Francisco Xavier Seelos meditava frequentemente estas palavras do Salmista. Apoiado pela graça de Deus e por uma intensa vida de oração , o Padre Seelos deixou a sua Baviera natal e comprometeu-se com generosidade e alegria no apostolado missionário entre as comunidades de imigrantes nos Estados Unidos .
Nos vários locais onde trabalhou, o Padre Francisco Xavier levou o seu entusiasmo, espírito de sacrifício e zelo apostólico. Aos abandonados e perdidos pregou a mensagem de Jesus Cristo, “fonte da salvação eterna” (Hb 5, 9), e nas horas passadas no confessionário convenceu muitos a voltarem para Deus . Hoje, o Beato Francisco Xavier Seelos convida os membros da Igreja a aprofundar a sua união com Cristo nos sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Através da sua intercessão, todos os que trabalham na vinha pela salvação do povo de Deus sejam encorajados e fortalecidos na sua tarefa. – Papa João Paulo II no reconhecimento da beatificação do Beato Francisco
Citação MLA
- “Beato Francisco Xavier Seelos”. CatholicSaints.Info . 4 de outubro de 2023. Rede. 5 de outubro de 2023. <https://catholicsaints.info/blessed-francis-xavier-seelos/>
– Ver dia 04 de outubro:
Em New Orleans, na Luisiana, nos Estados Unidos da América do Norte, o Beato Francisco Xavier Seelos, presbítero da Congregação do Santíssimo Redentor, oriundo da Baviera, que atendeu com grande solicitude às necessidades das crianças, dos jovens e dos imigrantes. († 1867)
23. Bem-Aventurado João de Pena, franciscano. Ver páginas 332-338: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
– “… João de Penna. Bem-aventurado João de Penna.
Sacerdote da Primeira Ordem (1200-1271). Pio VII concedeu seu ofício e missa em sua honra no dia 20 de novembro de 1806.
Penna, na Marca de Ancona, foi o lugar de nascimento deste santo menorita. Impressionado com o ensinamento de um dos primeiros discípulos de São Francisco de Assis, ele pediu para ser admitido em sua Ordem e recebeu o hábito no convento de Recanati.
Da Itália foi enviado posteriormente à Provença. Na França, onde trabalhou durante 25 anos, fundou diversas casas da Ordem, e conquistou os corações de todos por sua vida exemplar e por suas maneiras afáveis e corteses. Chamado de volta à Itália, entregou-se, enquanto podia, à oração e ao recolhimento.
Os últimos anos do bom frade foram provados pela aridez e por prolongada enfermidade de natureza muito dolorosa, mas que ele suportou com perfeita resignação. Por último, foi recompensado com consolações e com a garantia de que já havia cumprido o seu purgatório aqui na terra. Quando a hora da morte se aproximou, sua cela foi iluminada por um clarão celeste, e ele passou à glória celeste, com suas mãos erguidas e com palavras de ação de graças nos lábios.
Seu culto foi aprovado pelo Papa Pio VII.
A história do Beato João de Penna ocupa um longo capítulo (45) dos Fioretti…”: https://franciscanos.org.br/carisma/calendario/joao-de-penna#gsc.tab=0
24. Santa Gala, viúva. Ver páginas 342-343: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
25. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 1191, São Maurício, abade cisterciense de Langonnet, na Bretanha, que fundou o mosteiro de Carnoët, perto de Quimperlé (X).
– São Maurício, abade. Ver página 350: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
26. São Tráseas de Eumênia. Ver “São Tráseas foi um mártir cristão do século II. Foi também bispo de Eumênia, na província romana da Ásia proconsular.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A1seas_de_Eum%C3%AAnia
– “Cap. 24… 4. E Polycarp em Esmirna, que era bispo e mártir; e Thraseas, bispo e mártir da Eumenia, que adormeceu em Esmirna.”: https://www.newadvent.org/fathers/250105.htm
27. VER SANTAS E SANTOS DE 05 DE OUTUBRO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):
28. Outras santas e santos do dia 05 de outubro, págs. 325-361 em:
http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 05 de outubro: 5 de outubro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 780-783. Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
- https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015)
- El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php
- MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm
- SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/5-october/
- SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober05.html
- SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p
- SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg
SOBRE NOSSA SENHORA:
DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA:
https://devotiontoourlady.com/august.html
FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
– https://devotiontoourlady.com/index.html
Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/
(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS.
POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:
================
- SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
================
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.
Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
================
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
================
- “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.
================
* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO
“Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valor. Ele anseia ardentemente que o desejemos e o amemos. Ele aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”
– São Gregório Nazianzeno
================
* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO
… Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …
“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…”
================
* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN
Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)
– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)
================
* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: “Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento“
(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)
================
* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio
Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”
================
* 19 de janeiro, São Macário.
“… “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…”
================
* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES
“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”
================
27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI
“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”
================
* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO
“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”
================
* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO
“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”
================
* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR
“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”
================
- 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.
================
* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA
“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”
================
* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO
“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).
Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/
================
* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA
“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”
================
* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA
“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
================
* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)
“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…
A misericórdia é ilimitada…”.
================
* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO
“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”
================
* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA
“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vida… Eu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”
================
* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT
“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”
================
* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO
“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)
================
* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO
“Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.”
================
* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES
“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”
================
* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA
“Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta
================
* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO
“Antes morrer que pecar!”
================
* 12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE
“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”
================
* 14 de março, Albert Einstein:
“Deus Todo-Poderoso não joga dados… Diante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!“
================
- 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:
“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”
================
- 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:
“… “SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”
================
* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM
“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/
================
- 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:
“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …
Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será
derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU
MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”
================
- 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS
“REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop
================
- 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
- “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…
Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.
Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.
O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.
Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.
Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.
A ciência é um dom do Pai das luzes“.
================
* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI
Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…
Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).
Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…
================
* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE
“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”.
================
* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO
“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “
================
*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE
“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David
PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!
===============
- 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
- PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”
RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:
- Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
- Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
- Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
- Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra
indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.
- Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
- Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
- Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
- Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
- Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
- Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
- Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.
UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”
================
* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO
“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender”
================
* 26 DE ABRIL: SÃO RAFAEL ARNÁIZ BARÓN
“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar”.
“Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!”
“Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.”
================
- 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.
Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…
Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…
Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…
Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/
================
- 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:
“«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»”
“… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”
================
* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)
================
* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI
“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”
================
* 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI
“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html
================
* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.
Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;
concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.
Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!
(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)
================
- 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
- “ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
- “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
- “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E
OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)
================
* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM
“As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu. – Santo Efrém
Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia. – Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida
Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo. – Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos
Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito. – de um sermão de Santo Efrém”
================
* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:
http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a
================
* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA
“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”. – São Luís Gonzaga
“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”. – São Luís Gonzaga
“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho”. – São Luís Gonzaga
“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”. – de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga
Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos. – coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga
Citação MLA
… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga
================
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:
“Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
================
27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.
Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.
Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.
Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.
Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.
Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.
Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
================
01 DE JULHO: BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI
“Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus”
================
04 DE JULHO: SÃO PEDRO JORGE FRASSATI
“Dia a dia, diante de Deus e dos homens, aprendeu a vencer-se e a dominar-se”… «A caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais»…”
================
05 DE JULHO: SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA
“… Aquilo que Deus ordena parece difícil e um fardo. O caminho é difícil; você recua; você não tem desejo de segui-lo. No entanto, siga-o e você alcançará a glória” (Santo Antônio Maria Zaccaria)
================
09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS
“Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)
Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.”
================
11 DE JULHO: SÃO BENTO
“Rezar e trabalhar”. (Resumo da Regra de São Bento)
“…São Bento suportou e superou as três tentações fundamentais de cada ser humano: a tentação da auto-suficiência e do desejo de se colocar no centro, a tentação da sensualidade e, por fim, a tentação da ira e da vingança… Ele estava convencido de que, só depois de ter vencido estas tentações, ele teria podido dizer aos outros uma palavra útil para as suas situações de necessidade. E assim, tendo a alma pacificada, estava em condições de controlar plenamente as pulsões do eu, para deste modo ser um criador de paz em seu redor. Só então decidiu fundar os seus primeiros mosteiros… A oração é em primeiro lugar um ato de escuta (Prol. 9-11), que depois se deve traduzir em ação concreta. “O Senhor aguarda que nós respondamos todos os dias com os fatos aos seus ensinamentos…“
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080409.html
================
14 DE JULHO: SÃO CAMILO DE LELLIS
… PENSE BEM. FALE BEM. FAZE BEM. Essas três coisas, pela misericórdia de Deus, farão o homem ir para o céu. – São Camilo de Lellis
================
* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA
“… GUIA-ME, SENHOR, NO TEU CAMINHO, PARA QUE EU POSSA ANDAR NA TUA VERDADE… ” (São Boaventura)
“… Maria procura aqueles que se aproximam dela com devoção e reverência… aqueles que ela ama, nutre e adota como seus filhos…” – São Boaventura
“Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome…(São Boaventura)” (Papa Bento XVI, Audiência de 17.03.2010 sobre São Boaventura: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100317.html
================
16 DE JULHO: NOSSA SENHORA DO CARMO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO:
“Ó Bem-aventurada, e Imaculada Virgem Maria, resplandecente honra e glória do Carmelo, Vós que vos dignais contemplar com especial generosidade aqueles que estão vestidos com o vosso santo Escapulário, lançai sobre mim um olhar de terna bondade e cobri-me com o manto da vossa proteção. Fortalecei minha fraqueza com vosso poder, iluminai com vossa sabedoria a escuridão de minha mente. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade; revesti minha alma com tais graças e virtudes que a tornem sempre agradável a vosso Divino Filho e a vós. Assisti-me, socorrei-me, durante a vida e consolai-me na hora da morte. Ficai perto de mim nesse momento supremo e apresentai-me à Santíssima Trindade como seu filho e seu fiel servo, para que eu seja admitido para louvar e bendizer a Deus convosco eternamente no Céu. Amém.”
Ó Deus, que honrastes a Ordem dos Carmelitas com o título particular da bem-aventurada Virgem Maria, Vossa Mãe, concedei-nos misericordiosamente que, amparados por suas orações, cuja comemoração celebramos hoje com ofício solene, mereçamos chegar à alegria eterna. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.
Recomendações aos carmelitas:
É muito desejável que as pessoas em todos os lugares se juntem a esta confraria, para a honra de Maria e para a salvação das almas, por uma vida adequada a esse fim.
Para participar dos méritos da congregação, todo membro deve:
- Evitar o pecado e, de acordo com seu estado de vida, viva castamente.
- Rezar todos os dias, se possível, sete vezes, Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai .
- Esforçar-se para servir a Deus venerando Maria e imitando suas virtudes.
Essas regras, é verdade, não são obrigatórias sob pena de pecado, mas a violação delas nos priva de todo mérito; e isso não é algo a ser levado em consideração? “Quem semeia pouco, pouco também ceifará.” (II Coríntios 9:6)
================
* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:
“… Santo Ambrósio, ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras: “Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado” (homilia do Papa Bento XVI sobre Santo Ambrósio)
================
21 de Julho: SÃO LOURENÇO BRÍNDISI
: «Oh, se considerássemos esta realidade! — exclama — ou seja, que Deus está verdadeiramente presente em nós, quando lhe falamos na oração; que Ele realmente ouve a nossa prece, mesmo que oremos simplesmente com o coração e com a mente. E que não só está presente e nos ouve, mas pode e deseja condescender de bom grado e com o máximo prazer às nossas exigências» (Papa Bento XVI em https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110323.html )
* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO
Ouça o apelo de Deus: “Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.
… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado.
O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/
================
* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA
“Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…”
================
* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO
“Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório
… Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório
… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo
================
* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY
Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão.
Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces.
Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.
– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney
================
07 de agosto: SÃO CAETANO
“Todos os prazeres desta vida são enganosos, porque não satisfazem, mas apenas incham; Somente Deus, que fez nossos corações, pode enchê-los de consolações.” – São Caetano
================
08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
“Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)
================
09 DE AGOSTO: SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ
“… Aprenda com Santa Teresa a depender somente de Deus e servi-lo com um coração totalmente puro e desapegado. Então, como ela, você poderá dizer ‘não me arrependo de ter me entregado ao Amor’…” Santa Teresa Benedita da Cruz
================
10 DE AGOSTO: SÃO LOURENÇO
“…O grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura…” (Santo Agostinho sobre São Lourenço)
================
* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS
“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”. – Santa Clara de Assis
================
* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL
“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade…
MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal
================
* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE
“… “AVE-MARIA!”: esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html
================
18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI
“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”
================
* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO
“O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente”
================
* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL
Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta. – São Bernardo de Claraval https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091021.html
“Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,
fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]
“…Todas as manhãs Bernardo se perguntava: “Por que vim aqui?”, e então se lembrava de seu principal dever – “levar uma vida santa” …
================
* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X
“Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”
“… Caros irmãos e irmãs, São Pio X ensina-nos a todos que na base da nossa obra apostólica, nos vários campos em que trabalhamos, deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, que se há-de cultivar e aumentar dia após dia. Eis o cerne de todo o seu ensinamento, de todo o seu compromisso apostólico. Somente se formos apaixonados pelo Senhor, seremos capazes de conduzir os homens a Deus, de os abrir ao seu Amor misericordioso e, deste modo, de abrir o mundo à misericórdia de Deus…” (Papa Bento XVI): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100818.html
================
* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA
“Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)
================
* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS
À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
“Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”
O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”
O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema
O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema
Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema
Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema
Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema
Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema
Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema
Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema
NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO.
– São Poema
Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema
A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema
Citação MLA
- “Santo Poema”. CatholicSaints.Info . 21 de novembro de 2018. Web. 27 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-poemen/ >
================
27 DE AGOSTO: SANTA MÔNICA
“Nada está longe de Deus.” – Santa Mônica
================
* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO
“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho
Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho
O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho
Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus. – Santo Agostinho
Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho
Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus. – Santo Agostinho
Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho
Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia.
– Santo Agostinho
Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas. – Santo Agostinho
Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho
Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
================
* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO
““…Trabalhar já é bom,
Melhor ainda é orar;
O melhor – amar teu Deus,
E nem uma palavra a dizer.
– do alemão de Angelus Silesius
… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):
{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }
================
04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI
“Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse
“Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina
================
02 DE SETEMBRO: SÃO SIMEÃO ESTILITA
“… Ele exortou as pessoas com veemência contra o horrível costume de xingar; como também, observar estrita justiça, não tomar usura, ser assíduo na igreja e na santa oração, e orar pela salvação das almas…”
================
03 DE SETEMBRO: SÃO GREGÓRIO MAGNO
“… A humildade intelectual é a regra primária para quem procura penetrar as realidades sobrenaturais, começando pelo do Livro sagrado…
… Sensibilizava-o intimamente a humildade de Deus, que em Cristo se fez nosso servo, nos lavou e lava os pés sujos…” (Papa Bento XVI):
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080604.html
================
04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA
“… Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.
Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.
Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}
================
05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ
“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá
================
09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER
“Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver
Para fazer a vontade de Deus, o homem deve desprezar a sua; quanto mais morrer para si mesmo, mais viverá para Deus. – São Pedro Claver
================
13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO
“… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu): {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }
“…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…
Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo
================
- 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:
“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”
“Não devemos desejar nada além do que nos vem de momento a momento”, disse Santa Catarina a seus filhos espirituais, “não nos exercitando menos para o bem. Pois aquele que não se exercitasse assim e esperasse o que Deus envia, tentaria a Deus (QUEM NÃO SE EXERCITAR PARA O BEM E ESPERAR O QUE DEUS ENVIA, TENTARÁ A DEUS).
================
* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO
Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/
================
* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO
“… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino
Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” … As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …”
{Audiência Geral: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html} …”:
================
17 DE SETEMBRO: SANTA HILDEGARDA
“… O homem existe na forma masculina e feminina. Hildegarda reconhece que nesta estrutura ontológica da condição humana se radica uma relação de reciprocidade e uma substancial igualdade entre homem e mulher. Mas na humanidade habita também o mistério do pecado e ele manifesta-se pela primeira vez na história precisamente nesta relação entre Adão e Eva. Ao contrário de outros autores medievais, que viam a causa da queda na debilidade de Eva, Hildegarda vê-a sobretudo na excessiva paixão de Adão em relação a ela…” (Papa Bento XVI: http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_letters/documents/hf_ben-xvi_apl_20121007_ildegarda-bingen.html
================
18 DE SETEMBRO: SÃO JOSÉ DE CUPERTINO
“… Claramente, o que Deus quer acima de tudo é a nossa vontade que recebemos como um dom gratuito de Deus na criação e possuímos como se fosse nossa. Quando um homem se treina para atos de virtude, é com a ajuda da graça de Deus de quem vêm todas as coisas boas, que ele faz isso. A vontade é o que o homem tem como sua única posse…”
================
* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE
“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade.
Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdade… que o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversão. O verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html
================
* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA
Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono.
Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes.
Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas.
Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade.
Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga.
Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia.
Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor.
Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor.
Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio!
Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração.
Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor.
Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais.
Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade.
(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)
================
* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO
“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER.
– São Vicente de Paulo
… Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio”. – São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!
… O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo
================
SÃO LOURENÇO RUIZ DE MANILA: 28 DE SETEMBRO
“… Sou cristão, e morrerei por Deus, e por ele darei muitos milhares de vidas se as tivesse. E então, faça comigo o que quiser…”
================
* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO
“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma.
No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver.
Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes…
… Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}
{< https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}
================
* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS
“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade…
…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos…
… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…
… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…” – Santa Teresa de Lisieux
================
* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA
“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)
================
03 DE OUTUBRO: PROTOMÁRTIRES DO BRASIL
SANTO ANDRÉ DE SOVERAL, SANTO AMBRÓSIO FRANCISCO, SÃO MATEUS MOREIRA E OUTROS
“Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento!” (SÃO MATEUS MOREIRA) Ele é chamado de “Mártir da Eucaristia” e desde 2005 é o santo padroeiro dos dispensadores de comunhão extraordinária (Ministros da Eucaristia).
http://www.katolsk.no/biografier/historisk/aferro
================
* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS
“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis
================-
* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA
“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”
================
08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA
1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.
2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas“
3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:
================
*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN
“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:
Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
( O Sonho de Gerôncio )…: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html
==============
* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII
“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)
================
* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA
“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”
================
* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:
- Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
- Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
- Eu os consolarei em todos os seus problemas.
- Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
- Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
- Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
- Almas mornas se tornarão fervorosas.
- Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
- Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
- Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
- Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
- O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.
================
* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm ”
================
* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara).
================
* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ
“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…” – São Paulo da Cruz
================
* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “
… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar”
================
* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II
“Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)
================
* 27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO
“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
================
10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO
“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno
================
* 23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ
“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”
================
O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER
“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”
“… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”.
================
* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ
“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”
================
* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO
“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”
================
* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI
“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…”
================
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.
A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo.
Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.
São José, rogai por nós!
(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/
* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai
também para nós e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém!
(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)
================
* PAI, ABRACE-NOS!
JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,
ROGUEM POR NÓS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
================
- APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
- POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
- POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
- ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
- UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
- QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …
DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)
================
“Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado“!
“GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO O MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!”
JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”
ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!
================
CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,
PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO
MEU JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é MEU DEUS, minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor e consagro-lhe a minha vida e a minha morte levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude, buscar a paz e entrar pela porta estreita (Mt 7,13-14). Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e livre-me de pensamentos maus e vãos, desordenados e estranhos (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24) e decisão; purifique meu coração, ilumine minha inteligência e inflame minha vontade e dê-me forças para segui-lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Eu confio no Senhor! DECIDO-ME A SEGUI-LO! QUERO E COLOCO O SENHOR COMO CENTRO DA MINHA VIDA. Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. Ajude-me a QUERER E AGIR para consagrar ao Senhor minha vida e minha morte, me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!
Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento numa intensa vida de oração, penitência, mortificação, doação de mim e vida sacramental; dê-me a virtude, o amor pelo Senhor, o que eu preciso! Livre-me do ressentimento, da ira ou cólera. Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) segundo o espírito, cortando e evitando o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver SEM reclamar, estressar, falar alto, alterar, ciúme; a aceitar pacientemente tudo o que me acontece, aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, a silenciar, a oferecer-me. Livre-me da hipocrisia! Ajude também a família! Ajude-me a cumprir as promessas do Batismo, que RENOVO:
EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, A SATANÁS, ÀS SUAS POMPAS, SUAS OBRAS E SEUS GOZOS; RENUNCIO AO PECADO, ÀS PAIXÕES, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira ou cólera, ao ciúme, AO DESEJO DE SER RETRIBUÍDO, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! Decido-me a seguir o Senhor no caminho da santidade, para sempre, com a graça de Deus, sendo misericordioso! Obrigado, Jesus!
DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS E DECISÕES e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do SENHOR, MEU PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, MEU SENHOR E MEU DEUS! MUITO OBRIGADO, MEU PAI! OBRIGADO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
MINHA MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a controlar-me, a recompor-me, a mortificar-me, a educar e subordinar as paixões, a abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união.
Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, FAZENDO O QUE ELE MANDAR, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL. MÃE, ME AJUDE! OBRIGADO MINHA MÃE!
MINHA MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.
ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!
MUITO OBRIGADO À SENHORA, MINHA MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!
SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!
ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS E A FAZER O QUE ELE MANDAR!
TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!
VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! FAÇA-NOS SEUS FILHOS, MÃE! OBRIGADO MÃE!
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08]
«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)
“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos e recorremos a vós! Amém! OBRIGADO, MÃE!” (Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada): https://noticias.cancaonova.com/brasil/comheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/
MEU SÃO JOSÉ, ROGUE POR NÓS! MUITO OBRIGADO, SÃO JOSÉ!
SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR E NUNCA O DESGOSTAR!
Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!
OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-NOS A GRAÇA DE SERMOS PACIENTES TAMBÉM!
AJUDE-NOS A NOS PREPARARMOS PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A NOSSA HORA! MOSTRE -NOS O QUE E COMO FAZER, PAI!
E MAIS: INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA E VONTADE E TODO O NOSSO SER PARA FAZÊ-LO!
O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!
DE MINHA PARTE, COM A VOSSA GRAÇA, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, EU ME OFEREÇO EM SACRIFÍCIO VIVO CONSAGRANDO-LHE MIHA VIDA E MINHA MORTE! (Rm 12,1-2)
SENHOR, ME MOSTRE A PORTA ESTREITA PELA QUAL DECIDO-ME A PASSAR COM A SUA GRAÇA! (Mt 7,13-14 e Lc13,24). INTERFIRA EM MEU SER PARA EU AGIR DO JEITO QUE O SENHOR MOSTRAR E ENTRAR PELA PORTA ESTREITA! PEÇO AO SENHOR POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! OBRIGADO, SENHOR!
GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO MOMENTO AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!
PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…
Virgem Formosa, oh Mãe Querida
Tu és minha vida, vela por mim
e quando um dia deixar a terra
leva-me, Mãe, junto de ti,
leva-me Mãe, leva-me ao céu,
ficar não posso longe de Ti…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim os teus olhares
se me amparares me salvarei
Mesmo que as ondas, subam aos céus
e que furioso brame o mar
se tu diriges minha barquinha
não tenho medo, de naufragar
Mas se na luta, a nau vacila
e se enlanguesce minha ardente fé…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim teus olhares
se me amparares me salvarei!
Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril; também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)
MUITO OBRIGADO!
