Santas e Santos de 19 de novembro de 2023

DESTAQUE DE 19 DE NOVEMBRO de 2023: VII DIA MUNDIAL DOS POBRES

“… (O dia será) … A mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que Se identificou com os mais pequenos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia (cf. Mt 25, 31-46) …”: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco-lettera-ap_20161120_misericordia-et-misera.html

1. No Diretório de Liturgia da CNBB de 2023: 19 DE NOVEMBRO DE 2022 – 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM – VII DIA MUNDIAL DOS POBRES

1.1. Dia Mundial dos Pobres é uma celebração católica romana, comemorada no 33.º domingo do Tempo Comum desde 2017. Foi estabelecido pelo Papa Francisco em sua Carta Apostólica Misericordia et Misera, emitida em 20 de novembro de 2016 para comemorar o fim do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.[1][2]…: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_dos_Pobres

1.2. MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA O VII DIA MUNDIAL DOS POBRES (XXXIII Domingo do Tempo Comum – 19 de novembro de 2023)

MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA O VII DIA MUNDIAL DOS POBRES

XXXIII Domingo do Tempo Comum – 19 de novembro de 2023

«Nunca afastes de algum pobre o teu olhar» (Tb 4, 7)

 1. O Dia Mundial dos Pobres, sinal fecundo da misericórdia do Pai, vem pela sétima vez alentar o caminho das nossas comunidades. Trata-se duma ocorrência que se está a radicar progressivamente na pastoral da Igreja, fazendo-a descobrir cada vez mais o conteúdo central do Evangelho. Empenhamo-nos todos os dias no acolhimento dos pobres, mas não basta; a pobreza permeia as nossas cidades como um rio que engrossa sempre mais até extravasar; e parece submergir-nos, pois o grito dos irmãos e irmãs que pedem ajuda, apoio e solidariedade ergue-se cada vez mais forte. Por isso, no domingo que antecede a festa de Jesus Cristo, Rei do Universo, reunimo-nos ao redor da sua Mesa para voltar a receber d’Ele o dom e o compromisso de viver a pobreza e servir os pobres.

«Nunca afastes de algum pobre o teu olhar» (Tb 4, 7). Esta recomendação ajuda-nos a compreender a essência do nosso testemunho. Deter-se no Livro de Tobite, um texto pouco conhecido do Antigo Testamento, eloquente e cheio de sabedoria, permitir-nos-á penetrar melhor no conteúdo que o autor sagrado deseja transmitir. Abre-se diante de nós uma cena de vida familiar: um pai, Tobite, despede-se do filho, Tobias, que está prestes a iniciar uma longa viagem. O velho Tobite teme não voltar a ver o filho e, por isso, deixa-lhe o seu «testamento espiritual». Foi deportado para Nínive e agora está cego; é, por conseguinte, duplamente pobre, mas sempre viveu com a certeza que o próprio nome exprime: «O Senhor foi o meu bem». Este homem que sempre confiou no Senhor, deseja, como um bom pai, deixar ao filho não tanto bens materiais, mas sobretudo o testemunho do caminho que há de seguir na vida. Por isso diz-lhe: «Lembra-te sempre, filho, do Senhor, nosso Deus, em todos os teus dias, evita o pecado e observa os seus mandamentos. Pratica a justiça em todos os dias da tua vida e não andes pelos caminhos da injustiça» (Tb 4, 5).

2. Como salta à vista, a recordação, que o velho Tobite pede ao filho para guardar, não se reduz simplesmente a um ato da memória nem a uma oração dirigida a Deus. Faz referência a gestos concretos, que consistem em praticar boas obras e viver com justiça. E a exortação torna-se ainda mais específica: «Dá esmolas, conforme as tuas posses. Nunca afastes de algum pobre o teu olhar, e nunca se afastará de ti o olhar de Deus» (Tb 4, 7).

Muito surpreendem as palavras deste velho sábio. Não esqueçamos, de fato, que Tobite perdeu a vista precisamente depois de ter praticado um ato de misericórdia. Como ele próprio conta, desde a juventude que se dedicou a obras de caridade, «dando muitas esmolas aos meus irmãos, os da minha nação que comigo tinham sido levados cativos para a terra dos assírios, em Nínive (…), fornecendo pão aos esfomeados e vestindo os nus e, se encontrava morto alguém da minha linhagem, atirado para junto dos muros de Nínive, dava-lhe sepultura» (Tb 1, 3.17).

Por causa deste seu testemunho de caridade, viu-se privado de todos os seus bens pelo rei, ficando na pobreza completa. Mas, o Senhor precisava ainda dele! Foi-lhe devolvido o seu lugar de administrador e ele não teve medo de continuar o seu estilo de vida. Ouçamos a sua história, que hoje nos fala também a nós: «Pela festa do Pentecostes, que é a nossa festa das Semanas, mandei preparar um bom almoço e reclinei-me para comer. Mas, ao ver a mesa coberta com tantas comidas finas, disse a Tobias: “Filho, vai procurar, entre os nossos irmãos cativos em Nínive, um pobre que seja de coração fiel, e trá-lo para que participe da nossa refeição. Eu espero por ti, meu filho”» (Tb 2, 1-2). Como seria significativo se, no Dia dos Pobres, esta preocupação de Tobite fosse também a nossa! Ou seja, convidar para partilhar o almoço dominical, depois de ter partilhado a Mesa Eucarística. A Eucaristia celebrada tornar-se-ia realmente critério de comunhão. Aliás, se ao redor do altar do Senhor temos consciência de sermos todos irmãos e irmãs, quanto mais visível se tornaria esta fraternidade, compartilhando a refeição festiva com quem carece do necessário!

Tobias fez como o pai lhe dissera, mas voltou com a notícia de que um pobre fora morto e deixado no meio da praça. Sem hesitar, o velho Tobite levantou-se da mesa e foi enterrar aquele homem. Voltando cansado para casa, adormeceu no pátio; caíram-lhe nos olhos excrementos de pássaros, e ficou cego (cf. Tb 2, 1-10). Ironia do destino! Pratica um gesto de caridade e sucede-lhe uma desgraça… Apetece-nos pensar assim, mas a fé ensina-nos a ir mais a fundo. A cegueira de Tobite tornar-se-á a sua força para reconhecer ainda melhor tantas formas de pobreza ao seu redor. E, mais tarde, o Senhor providenciará a devolver ao velho pai a vista e a alegria de rever o filho Tobias. Quando chegou este momento, «Tobite lançou-se-lhe ao pescoço e, chorando, disse: “Vejo-te, filho, tu que és a luz dos meus olhos!” E continuou: “Bendito seja Deus e bendito o seu grande nome! Benditos os seus santos anjos! Que seu nome esteja sobre nós e benditos sejam todos os seus anjos, pelos séculos sem fim! Ele puniu-me, mas eis que volto a ver Tobias, o meu filho”» (Tb 11, 13-14).

3. Podemos questionar-nos: Donde tira Tobite a coragem e a força interior que lhe permitem servir a Deus no meio dum povo pagão e amar o próximo até ao ponto de pôr em risco a própria vida? Estamos diante dum exemplo extraordinário: Tobite é um marido fiel e um pai carinhoso; foi deportado para longe da sua terra e sofre injustamente; é perseguido pelo rei e pelos vizinhos de casa… Apesar de ânimo tão bom, é posto à prova. Como muitas vezes nos ensina a Sagrada Escritura, Deus não poupa as provações a quem pratica o bem. E por quê? Não o faz para nos humilhar, mas para tornar firme a nossa fé n’Ele.

Tobite, no período da provação, descobre a própria pobreza, que o torna capaz de reconhecer os pobres. É fiel à Lei de Deus e observa os mandamentos, mas para ele isto não basta. A solicitude operosa para com os pobres torna-se-lhe possível, porque experimentou a pobreza na própria pele. Por isso, as palavras que dirige ao filho Tobias constituem a sua verdadeira herança: «Nunca afastes de algum pobre o teu olhar» (Tb 4, 7). Enfim, quando nos deparamos com um pobre, não podemos virar o olhar para o lado oposto, porque impediríamos a nós próprios de encontrar o rosto do Senhor Jesus. E notemos bem aquela expressão «de algum pobre», de todo o pobre. Cada um deles é nosso próximo. Não importa a cor da pele, a condição social, a proveniência… Se sou pobre, posso reconhecer de verdade quem é o irmão que precisa de mim. Somos chamados a ir ao encontro de todo o pobre e de todo o tipo de pobreza, sacudindo de nós mesmos a indiferença e a naturalidade com que defendemos um bem-estar ilusório.

4. Vivemos um momento histórico que não favorece a atenção aos mais pobres. O volume sonoro do apelo ao bem-estar é cada vez mais alto, enquanto se põe o silenciador relativamente às vozes de quem vive na pobreza. Tende-se a ignorar tudo o que não se enquadre nos modelos de vida pensados sobretudo para as gerações mais jovens, que são as mais frágeis perante a mudança cultural em curso. Coloca-se entre parênteses aquilo que é desagradável e causa sofrimento, enquanto se exaltam as qualidades físicas como se fossem a meta principal a alcançar. A realidade virtual sobrepõe-se à vida real, e acontece cada vez mais facilmente confundirem-se os dois mundos. Os pobres tornam-se imagens que até podem comover por alguns momentos, mas quando os encontramos em carne e osso pela estrada, sobrevêm o fastídio e a marginalização. A pressa, companheira diária da vida, impede de parar, socorrer e cuidar do outro. A parábola do bom samaritano (cf. Lc 10, 25-37) não é história do passado; desafia o presente de cada um de nós. Delegar a outros é fácil; oferecer dinheiro para que outros pratiquem a caridade é um gesto generoso; envolver-se pessoalmente é a vocação de todo o cristão.

5. Damos graças ao Senhor porque há tantos homens e mulheres que vivem a dedicação aos pobres e excluídos e a partilha com eles; pessoas de todas as idades e condições sociais que praticam a hospitalidade e se empenham junto daqueles que se encontram em situações de marginalização e sofrimento. Não são super-homens, mas «vizinhos de casa» que encontramos cada dia e que, no silêncio, se fazem pobres com os pobres. Não se limitam a dar qualquer coisa: escutam, dialogam, procuram compreender a situação e as suas causas, para dar conselhos adequados e indicações justas. Estão atentos tanto à necessidade material como à espiritual, ou seja, à promoção integral da pessoa. O Reino de Deus torna-se presente e visível neste serviço generoso e gratuito; é realmente como a semente que caiu na boa terra da vida destas pessoas, e dá fruto (cf. Lc 8, 4-15). A gratidão a tantos voluntários deve fazer-se oração para que o seu testemunho possa ser fecundo.

6. No 60º aniversário da Encíclica Pacem in terris, é urgente retomar as palavras do Santo Papa João XXIII quando escrevia: «O ser humano tem direito à existência, à integridade física, aos recursos correspondentes a um digno padrão de vida: tais são especialmente a nutrição, o vestuário, a moradia, o repouso, a assistência sanitária, os serviços sociais indispensáveis. Segue-se daí, que a pessoa tem também o direito de ser amparada em caso de doença, de invalidez, de viuvez, de velhice, de desemprego forçado, e em qualquer outro caso de privação dos meios de sustento por circunstâncias independentes da sua vontade» (n. 11).

Quanto trabalho temos ainda pela frente para tornar realidade estas palavras, inclusive através dum sério e eficaz empenho político e legislativo! Não obstante os limites e por vezes as lacunas da política para ver e servir o bem comum, possa desenvolver-se a solidariedade e a subsidiariedade de muitos cidadãos que acreditam no valor do empenho voluntário de dedicação aos pobres. Isto, naturalmente sem deixar de estimular e fazer pressão para que as instituições públicas cumpram do melhor modo possível o seu dever. Mas não adianta ficar passivamente à espera de receber tudo «do alto». E, quem vive em condição de pobreza, seja também envolvido e apoiado num processo de mudança e responsabilização.

7. Mais uma vez, infelizmente, temos de constatar novas formas de pobreza que se vêm juntar às outras descritas já anteriormente. Penso de modo particular nas populações que vivem em cenários de guerra, especialmente nas crianças privadas dum presente sereno e dum futuro digno. Ninguém poderá jamais habituar-se a esta situação; mantenhamos viva toda a tentativa para que a paz se afirme como dom do Senhor Ressuscitado e fruto do empenho pela justiça e o diálogo.

Não posso esquecer as especulações, em vários setores, que levam a um aumento dramático dos preços, deixando muitas famílias numa indigência ainda maior. Os salários esgotam-se rapidamente, forçando a privações que atentam contra a dignidade de cada pessoa. Se, numa família, se tem de escolher entre o alimento para se nutrir e os remédios para se curar, então deve fazer-se ouvir a voz de quem clama pelo direito a ambos os bens, em nome da dignidade da pessoa humana.

Além disso, como não assinalar a desordem ética que marca o mundo do trabalho? O tratamento desumano reservado a muitos trabalhadores e trabalhadoras; a remuneração não equivalente ao trabalho realizado; o flagelo da precariedade; as demasiadas vítimas de incidentes, devidos muitas vezes à mentalidade que privilegia o lucro imediato em detrimento da segurança… Voltam à mente as palavras de São João Paulo II: «O primeiro fundamento do valor do trabalho é o próprio homem. (…) O homem está destinado e é chamado ao trabalho, contudo antes de mais nada o trabalho é “para o homem”, e não o homem “para o trabalho”» (Enc. Laborem exercens, 6).

8. Este elenco, já em si mesmo dramático, dá conta apenas de modo parcial das situações de pobreza que fazem parte da nossa vida diária. Não posso deixar de fora, em particular, uma forma de mal-estar que aparece cada dia mais evidente e que atinge o mundo juvenil. Quantas vidas frustradas e até suicídios de jovens, iludidos por uma cultura que os leva a sentirem-se «inacabados» e «falidos». Ajudemo-los a reagir a estas instigações nocivas, para que cada um possa encontrar a estrada que deve seguir para adquirir uma identidade forte e generosa.

É fácil cair na retórica, quando se fala dos pobres. Tentação insidiosa é também parar nas estatísticas e nos números. Os pobres são pessoas, têm rosto, uma história, coração e alma. São irmãos e irmãs com os seus valores e defeitos, como todos, e é importante estabelecer uma relação pessoal com cada um deles.

O Livro de Tobias ensina-nos a ser concretos no nosso agir com e pelos pobres. É uma questão de justiça que nos obriga a todos a procurar-nos e encontrar-nos reciprocamente, favorecendo a harmonia necessária para que uma comunidade se possa identificar como tal. Portanto, interessar-se pelos pobres não se esgota em esmolas apressadas; pede para restabelecer as justas relações interpessoais que foram afetadas pela pobreza. Assim «não afastar o olhar do pobre» leva a obter os benefícios da misericórdia, da caridade que dá sentido e valor a toda a vida cristã.

9. Que a nossa solicitude pelos pobres seja sempre marcada pelo realismo evangélico. A partilha deve corresponder às necessidades concretas do outro, e não ao meu supérfluo de que me quero libertar. Também aqui é preciso discernimento, sob a guia do Espírito Santo, para distinguir as verdadeiras exigências dos irmãos do que constitui as nossas aspirações. Aquilo de que seguramente têm urgente necessidade é da nossa humanidade, do nosso coração aberto ao amor. Não esqueçamos: «Somos chamados a descobrir Cristo neles: não só a emprestar-lhes a nossa voz nas suas causas, mas também a ser seus amigos, a escutá-los, a compreendê-los e a acolher a misteriosa sabedoria que Deus nos quer comunicar através deles» (Francisco, Exort. ap. Evangelii gaudium, 198). A fé ensina-nos que todo o pobre é filho de Deus e que, nele ou nela, está presente Cristo: «Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes» (Mt 25, 40).

10. Este ano completam-se 150 anos do nascimento de Santa Teresa do Menino Jesus. Numa página da sua História de uma alma, deixou escrito: «Compreendo agora que a caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros, em não se escandalizar com as suas fraquezas, em edificar-se com os mais pequenos atos de virtude que se lhes vir praticar; mas compreendi, sobretudo, que a caridade não deve ficar encerrada no fundo do coração: “Ninguém, disse Jesus, acende uma candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas coloca-a sobre o candelabro para alumiar todos os que estão em casa”. Creio que essa luz representa a caridade, que deve iluminar e alegrar, não só os que são mais queridos, mas todos aqueles que estão na casa, sem excetuar ninguém» (Manuscrito C, 12rº: História de uma alma, Avessadas 2005, 255-256).

Nesta casa que é o mundo, todos têm direito de ser iluminados pela caridade, ninguém pode ser privado dela. Possa a tenacidade do amor de Santa Teresinha inspirar os nossos corações neste Dia Mundial, ajudar-nos a «nunca afastar de algum pobre o olhar» e a mantê-lo sempre fixo no rosto humano e divino do Senhor Jesus Cristo.

Roma – São João de Latrão, na Memória de Santo António, Patrono dos pobres, 13 de junho de 2023.

FRANCISCO…”: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/poveri/documents/20230613-messaggio-vii-giornatamondiale-poveri-2023.html

1.3. CARTA APOSTÓLICA MISERICORDIA ET MISERA “…À luz do «Jubileu das Pessoas Excluídas Socialmente», celebrado quando já se iam fechando as Portas da Misericórdia em todas as catedrais e santuários do mundo, intuí que, como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres.

Será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que Se identificou com os mais pequenos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia (cf. Mt 25, 31-46) …

Será um Dia que vai ajudar as comunidades e cada batizado a refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho e tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta da nossa casa (cf. Lc 16, 19-21). Além disso este Dia constituirá uma forma genuína de nova evangelização (cf. Mt 11, 5), procurando renovar o rosto da Igreja na sua perene ação de conversão pastoral para ser testemunha da misericórdia…”: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco-lettera-ap_20161120_misericordia-et-misera.html

================

NOSSA SENHORA EM 19 DE NOVEMBRO

A. OUR LADY OF DIVINE PROVIDENCE – NOSSA SENHORA DA DIVINA PROVIDÊNCIA (Ver também dia 05 de abril)

https://devotiontoourlady.com/november.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+DIVINE+PROVIDENCE+&sca_esv=583632294&sxsrf=AM9HkKmw8FEq4Qt9EtfOUy0xdx1twqbfcw%3A1700320734305&source=hp&ei=3tVYZeuREID35OUP47CZwA0&iflsig=AO6bgOgAAAAAZVjj7rigHKD36mgaP8iPVCP7HdF8A90r&ved=0ahUKEwjr-Pqq7M2CAxWAO7kGHWNYBtgQ4dUDCAo&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+DIVINE+PROVIDENCE+&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6Ih5PVVIgTEFEWSBPRiBESVZJTkUgUFJPVklERU5DRSAyCBAAGIAEGMsBMg4QLhiABBjLARjHARivATIIEAAYgAQYywEyCBAAGIAEGMsBMggQABiABBjLATIIEAAYgAQYywEyCBAAGIAEGMsBMggQABiABBjLATIIEAAYgAQYywEyCBAAGIAEGMsBSJIXUOoNWOoNcAF4AJABAJgBqwGgAasBqgEDMC4xuAEDyAEA-AEC-AEBqAIKwgIHECMY6gIYJw&sclient=gws-wiz

OUR LADY OF DIVINE PROVIDENCE, QUEEN OF PUERTO RICO, PUERTO RICO, 1853, STATUE –

http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/11_NOV.html

NOSSA SENHORA DA DIVINA PROVIDÊNCIA, PADROEIRA DE PORTO RICO. “… Em agradecimento, Dom Tomás mandou trazer de Barcelona para a catedral uma imagem da Divina Providência. Em 1920, foi substituído por uma versão em madeira talhada que ainda hoje pode ser vista.

O Papa Paulo VI firmou a ligação com Porto Rico em 1969, quando declarou Nossa Senhora da Divina Providência sua padroeira. Ele fez a declaração em 19 de novembro, dia em que Colombo encontrou a ilha em 1493. Também se tornou seu dia de festa, combinando o amor dos porto-riquenhos por Maria com o amor pela ilha…”: https://www.thefloridacatholic.org/dioceses/miami/our-lady-of-divine-providence-patroness-of-puerto-rico/article_ae1235bc-4623-11ec-85fc-7f5165c79ab7.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+DIVINE+PROVIDENCE%2C+QUEEN+OF+PUERTO+RICO%2C+PUERTO+RICO%2C+1853%2C+STATUE+&sca_esv=583632294&sxsrf=AM9HkKkYiuqUomJ3ln8-5MYsjsRt5GlMXg%3A1700321493130&source=hp&ei=1dhYZbeZBZOL5OUPjsG54A4&iflsig=AO6bgOgAAAAAZVjm5ZrT0oNwI-mH2bD4wV_LAYWAIFMN&ved=0ahUKEwj31-WU782CAxWTBbkGHY5gDuwQ4dUDCAo&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+DIVINE+PROVIDENCE%2C+QUEEN+OF+PUERTO+RICO%2C+PUERTO+RICO%2C+1853%2C+STATUE+&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6Ik9PVVIgTEFEWSBPRiBESVZJTkUgUFJPVklERU5DRSwgUVVFRU4gT0YgUFVFUlRPIFJJQ08sIFBVRVJUTyBSSUNPLCAxODUzLCBTVEFUVUUgSABQAFgAcAB4AJABAJgBAKABAKoBALgBA8gBAPgBAvgBAQ&sclient=gws-wiz

================

B. OUR LADY OF GOOD NEWS OR GLAD DITINGS – NOSSA SENHORA DAS BOAS NOVAS OU BOAS-VINDAS – Ver também dia 16 de setembro

“… O Abade Orsini escreveu: “Nossa Senhora das Boas Novas, na Abadia de São Vítor, que era visitada todos os sábados por Maria de Médici. A abadia foi fundada em 1113 por Luís, o Gordo.”

Luís, o Gordo, mencionado acima, é o rei Luís VI, rei dos francos, que reinou de 1108 a 1137. A Abadia Real de São Vítor foi paga pelo rei Luís VI, mas foi Guilherme de Champeaux, o arquidiácono de Notre -Dame em Paris, que involuntariamente iniciou a Abadia dedicada a São Vítor em 1113.

Parece que Guilherme era famoso pelas palestras que dava a grandes multidões de seus estudantes ansiosos, mas acabou decidindo deixar tudo para se tornar um eremita. Ele abandonou a cadeira, pensando em retirar-se para uma pequena ermida dedicada a São Vítor, perto de Paris. Devido à sua fama, porém, ele foi seguido por muitos homens que desejaram se tornar seus discípulos e aprender cada vez mais com ele. Assim, William foi inesperadamente forçado a se tornar novamente professor em sua própria comunidade.

Esta foi a origem do que ficou conhecido como Escola Real da Abadia de São Vítor, pois o rei Luís doou as suas joias para a construção da igreja da abadia. Quando Guilherme foi nomeado bispo de Chalons-sur-Marne em 1113, ele foi sucedido em Saint Victor por outro eleito entre suas fileiras, e assim eles tiveram sua própria ordem que se tornou um centro de aprendizado e também de piedade. A abadia também foi abençoada pela generosidade dos papas e da nobreza. 

No século XVI, os edifícios do século XII foram demolidos e Francisco I mandou construir uma nova igreja. Tudo foi então destruído durante a Revolução Francesa, quando a ordem Vicotina foi dissolvida e os edifícios arrasados ​​para dar lugar a uma estação de metrô. Neste momento não existem planos detalhados ou ilustrações que mostrem a igreja ou outros edifícios que ali existiam. Recorde-se, no entanto, que a igreja já foi conhecida por possuir uma das maiores coleções de vitrais medievais de Paris…”: https://devotiontoourlady.com/november.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+GOOD+NEWS+OR+GLAD+DITINGS+&sca_esv=583632294&sxsrf=AM9HkKmw8FEq4Qt9EtfOUy0xdx1twqbfcw%3A1700320734305&source=hp&ei=3tVYZeuREID35OUP47CZwA0&iflsig=AO6bgOgAAAAAZVjj7rigHKD36mgaP8iPVCP7HdF8A90r&ved=0ahUKEwjr-Pqq7M2CAxWAO7kGHWNYBtgQ4dUDCAo&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+GOOD+NEWS+OR+GLAD+DITINGS+&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IiZPVVIgTEFEWSBPRiBHT09EIE5FV1MgT1IgR0xBRCBESVRJTkdTIDIHECEYoAEYCjIHECEYoAEYCjIHECEYoAEYCjIHECEYoAEYCjIHECEYoAEYCkiKDlAAWABwAHgAkAEAmAG7AaABuwGqAQMwLjG4AQPIAQD4AQL4AQE&sclient=gws-wiz

================

C. OUR LADY OF BOURDIEUX, NEAR BOURGES, FRANCE – NOSSA SENHORA DE BOURDIEUX, PERTO DE BOURGES, FRANÇA

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+BOURDIEUX%2C+NEAR+BOURGES%2C+FRANCE+&sca_esv=583632294&sxsrf=AM9HkKkYiuqUomJ3ln8-5MYsjsRt5GlMXg%3A1700321493130&source=hp&ei=1dhYZbeZBZOL5OUPjsG54A4&iflsig=AO6bgOgAAAAAZVjm5ZrT0oNwI-mH2bD4wV_LAYWAIFMN&ved=0ahUKEwj31-WU782CAxWTBbkGHY5gDuwQ4dUDCAo&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+BOURDIEUX%2C+NEAR+BOURGES%2C+FRANCE+&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IixPVVIgTEFEWSBPRiBCT1VSRElFVVgsIE5FQVIgQk9VUkdFUywgRlJBTkNFIEgAUABYAHAAeACQAQCYAQCgAQCqAQC4AQPIAQD4AQL4AQE&sclient=gws-wiz

BIBLIOGRAFIA

1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM NOVEMBRO:

https://devotiontoourlady.com/november.html

2. FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/11_NOV.html 

https://devotiontoourlady.com/index.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/

NOSSA SENHORA E NOSSA MÃE, ROGAI POR NÓS! PROTEGEI-NOS.

AMÉM!

================

DESTAQUE DE 19 DE NOVEMBRO: SÃO ROQUE GONZÁLEZ, AFONSO RODRIGUES E  JOÃO DEL CASTILLO

1.1. Conforme o Diretório de Liturgia da CNBB, 2023, 19 de novembro, São Roque González, Santo Afonso Rodriguez e São João de Castillo, Memória. (Hoje, 19/11/2023, 33º domingo do tempo comum, omite-se).

1.2. Também na Folhinha do Coração de Jesus

1.3. No Martirológio Romano de 17 de novembro (Bibliografia 1 abaixo): em As­sunção, no Pa­ra­guai, São João del Castillo, pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus e mártir, que numa das «Re­du­ções», fun­dada neste mesmo ano por São Roque Gon­zález e con­fiado aos seus cui­dados, foi sub­me­tido a cruéis su­plí­cios por ins­ti­gação de um fei­ti­ceiro e fi­nal­mente ape­dre­jado, mor­rendo por Cristo. († 1628).

1.4. Conforme o Martirológio Romano-Monástico de 19 de novembro, Santos Roque González, Afonso Rodrigues e João del Castillo, jesuítas que no séc. XVII foram martirizados no Paraguai, nas chamadas Reduções indígenas, quando evangelizavam os nativos e os defendiam contra os colonizadores europeus. Canonizados por São João Paulo II em sua visita ao Paraguai em 1988. (R).

1.5. No VIDAS DOS SANTOS, de 17 de novembro “… No Paraguai, os bem-aventurados Roque Gonzales de Santa Cruz, Afonso Rodrigues e João del Castillo, jesuítas, mártires, em 1628. Roque nasceu em Assunção, no Paraguai, em 1576. Padre, em 1598, missionário, cura da catedral da capital paraguaia, entrou na Companhia de Jesus em 1609, para fugir das honras com que lhe acenavam. Enviado a evangelizar os naturais, selvagens habitantes das florestas, foi morto pelos indígenas, assim como, os dois companheiros: Afonso Rodrigues, natural de Zamora, na Espanha, e João del Castillo, de Toledo, também na Espanha. Beatificados em 1934…”. Ver página 105: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

1.6. História de São Roque Gonzales e companheiros mártires: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-roque-gonzales-e-companheiros-martires/411/102/

1.7. Roque Gonzáles de Santa Cruz. “… Roque González de Santa CruzSJ (Assunção, 16 de agosto de 1576 — Caibaté15 de novembro de 1628) foi um religioso santo, natural do Paraguai, que entrou na história do Brasil meridional ao disseminar a religião cristã entre os povos originais das terras do oeste Rio Grande do Sul…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Roque_González_de_Santa_Cruz

1.8. No Martirológio Romano de 15 de novembro (Bibliografia 1 abaixo): – “…Em Caaró, lo­ca­li­dade do Pa­ra­guai, os santos Roque Gon­zález e Afonso Ro­drí­guez, pres­bí­teros da Com­pa­nhia de Jesus e már­tires, que apro­xi­maram de Cristo os povos in­dí­genas aban­donados, fun­dando as cha­madas «re­du­ções», onde as­so­ci­aram li­vre­mente as artes e a vida so­cial com a vida cristã; por isso foram as­sas­si­nados à traição por um si­cário adicto a artes mágicas…” († 1628).

1.9. San Juan del Castillo Rodriguez

Memorial

Perfil

Nascido na nobreza espanhola , filho de Alonso del Castillo e María Rodríguez, Juan foi batizado com sete dias de idade. O menino era bem educado e estudava direito na Universidade de Alcalá de Henares quando cedeu ao chamado à vida religiosa e ingressou nos jesuítas em Madri , Espanha , em 22 de março de 1614 . Designado para as missões , foi enviado para Buenos Aires, Argentina no final de 1616 . ordenado sacerdote _no final de 1625 . Ele foi designado para as missões no Paraguai em 1626 onde viveu com os locais, pregando a  e ensinando . Um dos mártires jesuítas do Paraguai , morto por “feiticeiros” locais.

Nascer

Morreu

venerado

Beatificado

canonizado

Patrocínio

informação adicional

Citação MLA

1.10. SANTO ALONSO RODRÍGUES

Também conhecido/a por

  • Afonso Rodríquez
  • Alphonso Rodriquez

Memorial

Perfil

Jesuítaordenado em 1624Missionário no Paraguai e no Brasil. Com São Rocco González e São Juan de Castillo, co-fundou a “redução” da Assunção no rio Ijuhi. Em 1628 estabeleceram a missão Todos os Santos em Caaro, BrasilMorto 15 dias depois de seu trabalho missionário. Um dos mártires jesuítas do Paraguai, o primeiro mártir das Américas a ser beatificado.

Nascer

Morreu

Venerados

Beatificado

Canonizado

Significado do nome

  • Nobre Pronto
  • pronto para a batalha
  • pronto para fazer o bem

Mecenato

Informações Adicionais

Citação MLA

1.11. SÃO ROCCO GONZALES

Também conhecido/a por

  • Roch Gonzalez
  • Roque Gonzalez

Memorial

Perfil

Nascido na nobreza paraguaiaPadre jesuíta. Um dos arquitetos das Reduções Jesuíticas no Paraguai. Percebendo os estragos do tráfico negreiro, os jesuítas reuniram os índios e foram para o interior. No Paraguai, a partir de 1609, construíram assentamentos, ensinaram agricultura, arquiteturaconstruçãometalurgiaagriculturapecuária e impressão. Quando os jesuítas foram expulsos, em 1767, eles tinham 57 assentamentos com mais de 100.000 residentes nativos.

Roch atuou como médicoengenheiroarquitetofazendeiro e pastor, supervisionou a construção de igrejas, escolas e casas, e introduziu o cuidado com o gado e as ovelhas aos nativos. Ele adaptou suas táticas ao amor dos moradores locais por ornamentos, dança e barulho. Nas grandes festas da Igreja, Roch celebrava solenemente a missa do lado de fora da pequena igreja de palha, e então toda a aldeia se vestia da melhor forma e celebrava o resto do dia com jogos, fogueiras, danças religiosas, música de flauta e fogos de artifícioGuerreiros ferozes foram suavizados pelo cristianismo gentil de Roch, deixaram de lado seu ódio pela religião e abraçaram a ; A vingança violenta, antes parte da cultura local, foi abandonada.

Esse progresso sofreu um duro golpe com a chegada de traficantes de escravos que conseguiram influenciar a coroa espanhola e obter permissão para sua atividade. Eles atraíram os nativos para longe das Reduções, os traíram e os venderam como escravos. Roch tornou-se um protetor ferrenho de sua liberdade, pleiteando a causa indiana com tanta força junto ao governo espanhol que a Redução de Santo Inácio foi finalmente deixada em paz.

Por causa de seu sucesso em evangelizar os nativos, um feiticeiro local que estava perdendo sua base de poder assassinou Roch junto com São João de Castillo e Santo Afonso Rodríquez. Um dos mártires jesuítas do Paraguai.

Nascer

Morreu

Venerados

Beatificado

Canonizado

Mecenato

Informações Adicionais

Citação MLA

1.12. Jesuítas mártires do Paraguai

Memorial

Perfil

Um grupo de missionários jesuítas que trabalharam para converter os nativos no Brasil e no Paraguai , e tiveram tanto sucesso que foram martirizados por um feiticeiro local cuja base de poder eles estavam erodindo.

Morreu

venerado

Beatificado

canonizado

informação adicional

Citação MLA

================

OUTROS SANTAS E SANTOS DE 19 DE NOVEMBRO

1.   Co­me­mo­ração de Santo Ab­dias, pro­feta, que, de­pois do exílio do povo de Is­rael, anun­ciou a ira do Se­nhor contra os povos inimigos.

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI antes da era cristã, o Profeta Abdias. Pouco depois da ruína de Jerusalém e da destruição do Templo em 587, foi chamado para reconfortar o povo de Israel deportado, exaltando a justiça de Deus, mestre das nações e da História. (M).

Santo Abdias. Ver páginas 154-157: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

– “… Obadias (em hebraico: עבדיה, Ovadyah, “Servo de Javé“) é um profeta da Bíblia hebraica (na tradição cristã, parte do Antigo Testamento), considerado um dos “Profetas Menores” (o quarto, na ordem do cânone hebreu e na Vulgata, e o quinto na Septuaginta).[1][2] O seu livro, constituído por apenas 21 versículos, é o menor do Antigo Testamento e trata do tema da falta de solidariedade do povo de Edom (descendentes de Esaú – Génesis 36:1) para com Israel, considerado como seu povo irmão. O livro se divide em duas partes: o “Profecia contra Edom” e a “Proclamação do Dia de Javé”.[3]….”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Obadias

2.   Em Ce­sa­reia, na Ca­pa­dócia, hoje Kay­seri, na Tur­quia, São Má­ximo, co­re­pís­copo e mártir. († c. s. III)

3.   Em Bren­nier, pró­ximo de Vi­enne, na Gália Li­o­nense, a­tu­al­mente na França, os santos Se­ve­rino, Exu­pério e Fe­li­ciano, mártires. († c. s. III)

4.   Em An­ti­o­quia, na Síria, hoje An­takya, na Tur­quia, São Bar­laão, mártir, que, em­bora rús­tico e anal­fa­beto, mas for­ta­le­cido pela sa­be­doria de Cristo, com in­ven­cível cons­tância na fé re­peliu o fogo e o in­censo que lhe pu­nham nas mãos para sa­cri­ficar aos ídolos e, pela fe­ro­ci­dade do ti­rano, al­cançou a palma do martírio. († c. 303).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Antioquia, durante a perseguição de Diocleciano, São Barlaão, mártir. Mesmo sendo ignorante e inculto, triunfou sobre o tirano por meio da sabedoria com que Cristo o agraciara, e venceu a violência do fogo pela constância invencível de sua fé. (M).

– “… Barlaão e Josafá são mártires e santos cristãos, cuja vida foi baseada na história de Sidarta Gautama[5]…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Barlaão_e_Josafá

5.   Em He­ra­cleia, na Trácia, hoje Már­mara, também na Tur­quia, qua­renta santas mu­lheres, vir­gens e viúvas, mártires. († s. IV)

– “Mártires de Heraclea“. CatholicSaints.Info. 22 de outubro de 2022. Teia. 19 de novembro de 2022. <https://catholicsaints.info/martyrs-of-heraclea-19-november/

6*.   Na re­gião de Velay, na Aqui­tânia, hoje na França, Santo Eudo (Eudone), abade. († c. 720)

7*.   No monte Mer­cúrio, na Ca­lá­bria, re­gião da Itália, São Simão, eremita. († s. X)

8*.   No mos­teiro de Helfta, na Sa­xónia, re­gião da ho­di­erna Ale­manha, Santa Ma­tilde (ou Mectilde), virgem, que foi mu­lher de in­signe dou­trina e hu­mil­dade, ilu­mi­nada pelo dom di­vino da con­tem­plação mística. († c. 1298).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mosteiro de Helfta, na Saxônia, no ano do Senhor de 1298, Santa Mectildes de Hackeborn, virgem. Muito culta, teve a responsabilidade de dirigir os estudos sacros e profanos das jovens irmãs, mas mostrou especial predileção pela liturgia e pelo canto sacro. Como sua discípula Santa Gertrudes, a Grande, foi favorecida com graças místicas, que fizeram dela a cantora da Majestade Divina, do Sagrado Coração e de Nossa Senhora. (B).

Santa Matilde de Hackeborn. Ver páginas 158-159: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

– “Santa Matilde de Hackeborn (Helfta1240/1241 – 19 de novembro de 1298), foi uma monja cisterciensemística, nobre e santa católica, também conhecida por Matilde de Helfta. Sua festa é celebrada em 19 de novembro

Em 1248, com sete anos de idade, visitou com sua mãe a sua irmã Gertrudes de Hackeborn (não confundir com Gertrudes de Helfta, também chamada Gertrudes, a Grande), monja no mosteiro de Rodardsdorf…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Matilde_de_Hackeborn

– Ver também dia 10 de abril: Santa Mechtilde, virgem e abadessa. Ver páginas 227-229: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

9*.   Em Mântua, na Lom­bardia, re­gião da Itália, o Beato Tiago Ben­fátti, bispo, da Ordem dos Pre­ga­dores, que, além de pa­ci­ficar as dis­cór­dias na ci­dade, so­correu o povo as­so­lado pela peste e pela fome. († 1332)

10*.   Em Garraf, lo­ca­li­dade da pro­víncia de Bar­ce­lona, na Es­panha, os be­atos már­tires Eliseu Garcia Garcia, re­li­gioso da So­ci­e­dade Sa­le­siana, e Ale­xandre Planas Sauri, que, no tempo da per­se­guição contra a fé, foram dignos de se as­so­ci­arem ao com­bate sal­ví­fico de Cristo. († 1936)

11. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 700, a volta para Deus de Santa Ermemburga, princesa de Kent, que se casou com o filho do rei de Mércia, com quem teve três filhas, todas veneradas como santas. Ao ficar viúva, fundou Minster-in-Thanet, de onde foi abadessa. (M)

12. São Ponciano, papa. Ver página 159: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

– “Papa São Ponciano (em latimPontianus) foi Papa de 21 de Julho de 230 a 29 de Setembro de 235.Durante seu pontificado, o cisma de Hipólito chegou ao fim. Ponciano e outros líderes da igreja, entre eles Hipólito, foram exilados pelo imperador Maximino Trácio para a Sardenha e em consequência, ele renunciou ao papado no dia 25 ou 28 de Setembro de 235,[1] para permitir à Igreja eleger outro líder que estivesse presente em Roma, sendo eleito o Papa Antero.

É desconhecido quanto tempo ele viveu exilado, mas sabe-se que ele morreu de esgotamento, graças ao tratamento desumano nas minas da Sardenha, onde trabalhava. De acordo com a tradição, morreu na ilha de Tavolara. Ponciano confirmou a condenação proferida por Demétrio de Alexandria a alguns textos de Orígenes, de conteúdo gnóstico. Ordenou o canto dos salmos nas igrejas, prescreveu o “Confiteor“, antes da missa e introduziu a fórmula “Dominus vobiscum“. Sua festa foi celebrada dia 19 de Novembro, mas atualmente é celebrada junto com a de seu rival Hipólito, em 13 de Agosto.[2]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Ponciano

– “…  ST PONTIAN, PAPA E MARTYR; condenação de Orígenes em Alexandria (231-2), um sínodo foi realizado em Roma, de acordo com Jerônimo (Epist. XXXII, iv) e Rufinus (Apol. contra Hieron., II, xx), que concordou com as decisões do Alexandrino sínodo contra Orígenes; sem dúvida, este sínodo foi celebrado por Pontian.

São Pontiano, papa e mártir, cujo aniversário ocorre no dia 30 de outubro.

PONTIAN, que se diz ter sido romano, seguiu Santo Urbano I como bispo de Roma por volta do ano 230. O único evento conhecido de seu pontificado é o sínodo realizado em Roma que confirmou a condenação já pronunciada em Alexandria de certas doutrinas atribuídas a Orígenes. No início da perseguição pelo imperador Maximinus, o papa foi exilado para a Sardenha, uma ilha descrita como nociva, “doentia”, pelo qual talvez as minas se referissem; aqui ele renunciou ao cargo. Por quanto tempo ele viveu e a forma de sua morte não se sabe: tradicionalmente, a vida era espancada para fora dele com varas. Alguns anos depois, o Papa São Fabiano traduziu seu corpo para o cemitério de São Calisto em Roma, onde em 1909 seu epitáfio original foi encontrado: PONTIANOC EPICK MPT, a última palavra foi acrescentada posteriormente…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayNovember19.html

Papa São Pôntico“. CatholicSaints.Info. 28 de julho de 2022. Teia. 19 de novembro de 2022. <https://catholicsaints.info/pope-saint-pontian/>

13. VER SANTAS E SANTOS DE 19 DE NOVEMBRO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):

<- OntemCalendárioAmanhã ->
Nossa Senhora da Providência — Atto de Tordino Azas da Isáuria Barlaão de Antioquia Cistronius Drutilde Ebbe de Minster-of-Thanet Eudon de Le Puy James Benefatti Jaime de Sasseau Máximo de Cesaréia Máximo de Roma Mechtilde de Helfta Medana Nerse, o Grande Obadias, o ProfetaPonciano , Papa Simão do Monte Mercúrio Tottone de OttobeurenMártires de Heraclea – 40 santos Mártires de Viena – 3 santos Exupério Feliciano Severino Martirizado na Guerra Civil Espanhola Alexandre Planas Saurí Eliseo García e García — Barlaam das Cavernas Corbre de Anglesey Davi de Augsburgo Egberto de York
todos esses memoriais em uma única página

http://catholicsaints.info/19-november/

14. Outros santos do dia 19 de novembro: págs. 154-162, em: VIDAS DOS SANTOS – 20.pdf (obrascatolicas.com) 

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 19 de novembro: 19 de novembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 891-892. Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
  4. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
  5. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  6. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  7. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  8. The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015) 
  9. El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php  
  10. MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm   
  11. SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/19-november/            
  12. SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayNovember19.html                                                                                                                              
  13. SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p    
  14. SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg

SOBRE NOSSA SENHORA:

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA:

https://devotiontoourlady.com/november.html

FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/11_NOV.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

https://devotiontoourlady.com/index.html 

Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA:

(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!   AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS.

POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

  • SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.

Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

  • “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO

Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valorEle anseia ardentemente que o desejemos e o amemosEle aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”

– São Gregório Nazianzeno

================

* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO

            … Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados ​​e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …         

“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…” 

================

* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN

Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)

– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento

(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário.

 “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES

“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”

================

27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI

“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”

================

* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO

“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”

================

* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO

“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”

================

* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR

“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”

================

  • 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA

“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO

“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA

“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA

“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)

“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…

A misericórdia é ilimitada…”.

================

* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO

“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”

================

* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA

“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vidaEu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”

================

* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT

“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”

================

* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO

“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)

================

* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO

Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis ​​na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.

================

* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES

“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”

================

* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA

Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta

================

* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO

“Antes morrer que pecar!”

================

*  12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE

“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”

================

* 14 de março, Albert Einstein:

Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

  • 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:

“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”

================

  • 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:

“… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM

“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/

================

  • 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:

“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

       Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será    

     derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU

       MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

  • 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop

================

  • 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
  • “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”. 

================

* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO

“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “

================

*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!

===============

  • 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
  • PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra

indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.

  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”

================

* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO

“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender

================

* 26 DE ABRIL: SÃO RAFAEL ARNÁIZ BARÓN

“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar”. 

“Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!”

“Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.”

================

  • 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.

Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…

Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…

Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…

Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/

================

  • 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»

… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”

================

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI

“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”

================

 * 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI

“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html

================

* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.

Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;

concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.

Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!

(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)

================

  • 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:

“… A primeira e principal ocupação do cristão é combater e destruir as suas paixões e, sobretudo, aquela que mais o domina

https://minimosenfamilia.blogspot.com/2016/10/maximas-del-bto-nicolas-barre.html

  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E

OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM

            “As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu– Santo Efrém

            Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia– Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida

            Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo– Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos

            Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito– de um sermão de Santo Efrém”

================

* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a

================

* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA

“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”– São Luís Gonzaga

“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”– São Luís Gonzaga

“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho– São Luís Gonzaga

“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”– de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga

Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos– coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga

Citação MLA

… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:

Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.

Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.

Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.

Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.

Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.

Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.

Amém.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

================

01 DE JULHO: BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI

Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus

================

04 DE JULHO: SÃO PEDRO JORGE FRASSATI

Dia a dia, diante de Deus e dos homens, aprendeu a vencer-se e a dominar-se”… «A caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais»…”

================ 

05 DE JULHO: SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA

“… Aquilo que Deus ordena parece difícil e um fardo. O caminho é difícil; você recua; você não tem desejo de segui-lo. No entanto, siga-o e você alcançará a glória” (Santo Antônio Maria Zaccaria)

================

09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS

            “Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)

            Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.

================

11 DE JULHO: SÃO BENTO

Rezar e trabalhar”. (Resumo da Regra de São Bento)

“…São Bento suportou e superou as três tentações fundamentais de cada ser humano: a tentação da auto-suficiência e do desejo de se colocar no centro, a tentação da sensualidade e, por fim, a tentação da ira e da vingança… Ele estava convencido de que, só depois de ter vencido estas tentações, ele teria podido dizer aos outros uma palavra útil para as suas situações de necessidade. E assim, tendo a alma pacificada, estava em condições de controlar plenamente as pulsões do eu, para deste modo ser um criador de paz em seu redor. Só então decidiu fundar os seus primeiros mosteiros…  A oração é em primeiro lugar um ato de escuta (Prol. 9-11), que depois se deve traduzir em ação concreta. O Senhor aguarda que nós respondamos todos os dias com os fatos aos seus ensinamentos…

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080409.html

================

14 DE JULHO: SÃO CAMILO DE LELLIS

PENSE BEM. FALE BEM. FAZE BEMEssas três coisas, pela misericórdia de Deus, farão o homem ir para o céu– São Camilo de Lellis

================

* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA

… GUIA-ME, SENHOR, NO TEU CAMINHO, PARA QUE EU POSSA ANDAR NA TUA VERDADE… ” (São Boaventura)

“… Maria procura aqueles que se aproximam dela com devoção e reverência…  aqueles que ela ama, nutre e adota como seus filhos…” – São Boaventura

“Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome…(São Boaventura)” (Papa Bento XVI, Audiência de 17.03.2010 sobre São Boaventura: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100317.html

================

16 DE JULHO: NOSSA SENHORA DO CARMO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO:

“Ó Bem-aventurada, e Imaculada Virgem Maria, resplandecente honra e glória do Carmelo, Vós que vos dignais contemplar com especial generosidade aqueles que estão vestidos com o vosso santo Escapulário, lançai sobre mim um olhar de terna bondade e cobri-me com o manto da vossa proteção. Fortalecei minha fraqueza com vosso poder, iluminai com vossa sabedoria a escuridão de minha mente. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade; revesti minha alma com tais graças e virtudes que a tornem sempre agradável a vosso Divino Filho e a vós. Assisti-me, socorrei-me, durante a vida e consolai-me na hora da morte. Ficai perto de mim nesse momento supremo e apresentai-me à Santíssima Trindade como seu filho e seu fiel servo, para que eu seja admitido para louvar e bendizer a Deus convosco eternamente no Céu. Amém.”

Ó Deus, que honrastes a Ordem dos Carmelitas com o título particular da bem-aventurada Virgem Maria, Vossa Mãe, concedei-nos misericordiosamente que, amparados por suas orações, cuja comemoração celebramos hoje com ofício solene, mereçamos chegar à alegria eterna. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.

            Recomendações aos carmelitas:

É muito desejável que as pessoas em todos os lugares se juntem a esta confraria, para a honra de Maria e para a salvação das almas, por uma vida adequada a esse fim.

            Para participar dos méritos da congregação, todo membro deve:

  1. Evitar o pecado e, de acordo com seu estado de vida, viva castamente.
  2. Rezar todos os dias, se possível, sete vezes, Pai NossoAve Maria e Glória ao Pai .
  3. Esforçar-se para servir a Deus venerando Maria e imitando suas virtudes.

Essas regras, é verdade, não são obrigatórias sob pena de pecado, mas a violação delas nos priva de todo mérito; e isso não é algo a ser levado em consideração? “Quem semeia pouco, pouco também ceifará.” (II Coríntios 9:6)

================

* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:

… Santo Ambrósio, ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras:Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado” (homilia do Papa Bento XVI sobre Santo Ambrósio)

================

21 de Julho: SÃO LOURENÇO BRÍNDISI

: «Oh, se considerássemos esta realidade! — exclama — ou seja, que Deus está verdadeiramente presente em nós, quando lhe falamos na oração; que Ele realmente ouve a nossa prece, mesmo que oremos simplesmente com o coração e com a mente. E que não só está presente e nos ouve, mas pode e deseja condescender de bom grado e com o máximo prazer às nossas exigências» (Papa Bento XVI em https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110323.html )

* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO

Ouça o apelo de Deus: Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.

… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado. 

O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/

================

* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…

================

* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório

Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório

… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo

================

* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão. 

Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces. 

Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.

– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney

================

07 de agosto: SÃO CAETANO

“Todos os prazeres desta vida são enganosos, porque não satisfazem, mas apenas incham; Somente Deus, que fez nossos corações, pode enchê-los de consolações.” – São Caetano

================

08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)

================

09 DE AGOSTO: SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ

“… Aprenda com Santa Teresa a depender somente de Deus e servi-lo com um coração totalmente puro e desapegado. Então, como ela, você poderá dizer ‘não me arrependo de ter me entregado ao Amor’…” Santa Teresa Benedita da Cruz

================

10 DE AGOSTO: SÃO LOURENÇO

“…O grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura…” (Santo Agostinho sobre São Lourenço)

================

* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS

“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”– Santa Clara de Assis

================

* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL

“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade

 MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal

================

* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE

“… AVE-MARIA!”:  esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html

================

18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI

“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”

================

* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO

O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente

================

* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta– São Bernardo de Claraval https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091021.html

Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,

fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]

“…Todas as manhãs Bernardo se perguntava: “Por que vim aqui?”, e então se lembrava de seu principal dever – “levar uma vida santa” …

================

* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X

Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre

“… Caros irmãos e irmãs, São Pio X ensina-nos a todos que na base da nossa obra apostólica, nos vários campos em que trabalhamos, deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, que se há-de cultivar e aumentar dia após dia. Eis o cerne de todo o seu ensinamento, de todo o seu compromisso apostólico. Somente se formos apaixonados pelo Senhor, seremos capazes de conduzir os homens a Deus, de os abrir ao seu Amor misericordioso e, deste modo, de abrir o mundo à misericórdia de Deus…” (Papa Bento XVI): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100818.html

================

* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA

Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)

================

* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS

            À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”

O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”

O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema

O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema

Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema

Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema

Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema

Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema

Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema

Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema

NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO

– São Poema

Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema

A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema

Citação MLA

================

27 DE AGOSTO: SANTA MÔNICA

“Nada está longe de Deus.” – Santa Mônica

================

* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO

“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho

            Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho

O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho

Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus– Santo Agostinho

Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho

Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus– Santo Agostinho

Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho

Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia. 

– Santo Agostinho

Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas– Santo Agostinho

Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho

            Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”

* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO

“…Trabalhar já é bom,
  Melhor ainda é orar;
O melhor – amar teu Deus,
  E nem uma palavra a dizer.

    – do alemão de Angelus Silesius

… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):

{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }

================

04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI

Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse

Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina

================

02 DE SETEMBRO: SÃO SIMEÃO ESTILITA

“… Ele exortou as pessoas com veemência contra o horrível costume de xingar; como também, observar estrita justiça, não tomar usura, ser assíduo na igreja e na santa oração, e orar pela salvação das almas…”

================

03 DE SETEMBRO: SÃO GREGÓRIO MAGNO

“… A humildade intelectual é a regra primária para quem procura penetrar as realidades sobrenaturais, começando pelo do Livro sagrado…

… Sensibilizava-o intimamente a humildade de Deus, que em Cristo se fez nosso servo, nos lavou e lava os pés sujos…” (Papa Bento XVI):

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080604.html

================

04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA

“… Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.

Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.

Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}

================

05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ

“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá

================

09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER

Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver

Para fazer a vontade de Deus, o homem deve desprezar a sua; quanto mais morrer para si mesmo, mais viverá para Deus– São Pedro Claver

================

13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

            “… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu):  {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }

            “…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…

            Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo

================

  • 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:

“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carneSanta Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”

Não devemos desejar nada além do que nos vem de momento a momento”, disse Santa Catarina a seus filhos espirituais, “não nos exercitando menos para o bem. Pois aquele que não se exercitasse assim e esperasse o que Deus envia, tentaria a Deus (QUEM NÃO SE EXERCITAR PARA O BEM E ESPERAR O QUE DEUS ENVIA, TENTARÁ A DEUS).

================

* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO

Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/

================

* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO

… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino

               Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” …  As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …

{Audiência Geral:  https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html}”:

================

17 DE SETEMBRO: SANTA HILDEGARDA

“… O homem existe na forma masculina e feminina. Hildegarda reconhece que nesta estrutura ontológica da condição humana se radica uma relação de reciprocidade e uma substancial igualdade entre homem e mulher. Mas na humanidade habita também o mistério do pecado e ele manifesta-se pela primeira vez na história precisamente nesta relação entre Adão e Eva. Ao contrário de outros autores medievais, que viam a causa da queda na debilidade de Eva, Hildegarda vê-a sobretudo na excessiva paixão de Adão em relação a ela…” (Papa Bento XVI: http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_letters/documents/hf_ben-xvi_apl_20121007_ildegarda-bingen.html

================

18 DE SETEMBRO: SÃO JOSÉ DE CUPERTINO

“… Claramente, o que Deus quer acima de tudo é a nossa vontade que recebemos como um dom gratuito de Deus na criação e possuímos como se fosse nossa. Quando um homem se treina para atos de virtude, é com a ajuda da graça de Deus de quem vêm todas as coisas boas, que ele faz isso. A vontade é o que o homem tem como sua única posse…” 

================

* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE

“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade

Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdadeque o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversãoO verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html

================

* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA

Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono. 

Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes. 

Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas. 

Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade. 

Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga. 

Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia. 

Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor. 

Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor. 

Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio! 

Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração. 

Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor. 

Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais. 

Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade. 

(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)

================

* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO

“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER. 

– São Vicente de Paulo

Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio– São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!

O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ​​ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo

================

SÃO LOURENÇO RUIZ DE MANILA: 28 DE SETEMBRO

“… Sou cristão, e morrerei por Deus, e por ele darei muitos milhares de vidas se as tivesse. E então, faça comigo o que quiser…”

================

* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO

“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma. 

No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver. 

Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes

Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}

{https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}

================

* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS

“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade

…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos… 

… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…

… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…– Santa Teresa de Lisieux

================

* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA

“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)

================

03 DE OUTUBRO: PROTOMÁRTIRES DO BRASIL

SANTO ANDRÉ DE SOVERAL, SANTO AMBRÓSIO FRANCISCO, SÃO MATEUS MOREIRA E OUTROS

Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento!” (SÃO MATEUS MOREIRA) Ele é chamado de “Mártir da Eucaristia” e desde 2005 é o santo padroeiro dos dispensadores de comunhão extraordinária (Ministros da Eucaristia).

http://www.katolsk.no/biografier/historisk/aferro

================

* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS

“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis

================-

* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA

“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”

{https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20000430_faustina.html }

================

08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA

1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.

2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas

3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:

================

*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN

“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:

Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
O Sonho de Gerôncio )…:
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html

==============

10 DE OUTUBRO: SÃO TOMÁS DE VILANOVA

: “Se há pessoas que se recusam a trabalhar, isso é para as autoridades lidarem. Meu dever é ajudar e aliviar aqueles que vêm à minha porta

================

* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII

“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)

================

13 de outubro: SÃO TEÓFILO DE ANTIOQUIA

“Mas se você me disser – escreveu Teófilo de Antioquia: – Mostre-me seu Deus, eu lhe direi: Mostre-me seu homem, e eu lhe mostrarei meu Deus

…Deus se mostra àqueles que podem vê-lo, quando eles abrem os olhos da alma.

================

* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA

“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”

================

* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:

  • Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  • Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
  • Eu os consolarei em todos os seus problemas.
  • Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
  • Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  • Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
  • Almas mornas se tornarão fervorosas.
  • Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
  • Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
  • Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
  • Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
  • O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.

================

16 DE OUTUBRO: SÃO GERALDO MAJELLA

“… Seu último testamento consistia no seguinte pequeno bilhete na porta de sua cela : “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto Deus quiser” …” (São Geraldo Majella)

================

* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm

================

* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara). 

================

* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ

“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…

… A alma é uma semente que Deus semeia no campo da Igreja; para produzir frutos, deve morrer sob os golpes de dores, tristezas, contradições e perseguições…” – São Paulo da Cruz

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO

Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II

Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)

“…O SEU SACERDÓCIO PARTICULAR A PARTIR DE TRÊS PALAVRAS DO SENHOR…

Em primeiro lugar, esta: “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça” (Jo 15, 16).

A segunda palavra é: “O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10, 11).

E finalmente: “Assim como o Pai me tem amor, assim eu vos amo a vós. Permanecei no amor” (Jo 15, 9).

Vemos nestas três frases toda a alma do nosso Santo Padre.  (Cardeal Joseph Ratzinger)

https://www.vatican.va/gpII/documents/homily-card-ratzinger_20050408_po.html

================

23 de outubro: SÃO JOÃO DE CAPISTRANO

“… Imagine ter nascido no século XIV. Um terço da população e quase 40 por cento do clero foram dizimados pela peste bubônica.

 O Cisma Ocidental dividiu a Igreja com dois ou três pretendentes à Santa Sé ao mesmo tempo.

Inglaterra e França estavam em guerra. As cidades-estados da Itália estavam constantemente em conflito…”

Constantinopla havia caído em 1453…

Aí viveu São João de Capistrano (1386-1456)

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober23.html#1456_St._John_of_Capistrano_Initiative_Organization_Activity OU Saint of the Day October 23 (lngplants.com)

================

            24 DE OUTUBRO: SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET

Quando vejo a necessidade de ensino divino e como as pessoas estão famintas para ouvi-lo, fico com vontade de sair correndo pelo mundo, pregando a Palavra de Deus. Não tenho descanso. Minha alma não encontra outro alívio senão para correr e pregar. “…: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober24.html#1870_St._Anthony_Mary_Claret_archbishop

================

25 de outubro: SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO

“… Antônio “cumpriu sua missão religiosa”. consagração, dedicando-se com amor e devoção aos aflitos, aos sofredores e aos escravos de sua época no Brasil. A sua fé autenticamente franciscana, vivida evangélica e apostolicamente no serviço ao próximo, continuou o Papa, será um estímulo para imitar este ‘homem de paz e caridade’…” (São João Paulo II): https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober25.html#

================

          27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO

“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

03 de novembro: SÃO MARTINHO DE PORRES

“… Martinho, com o exemplo da sua vida, mostra-nos que é possível alcançar a salvação e a santidade através do caminho que Cristo ensina: se acima de tudo amarmos a Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento; e, em segundo lugar, se amamos o próximo como a nós mesmos (Cf. Mt 22, 36-38) …” (São João XXII, na homilia de canonização de São Martinho de Porres em 06 de maio de 1962)

https://www.vatican.va/content/john-xxiii/es/homilies/1962/documents/hf_j-xxiii_hom_19620506_martino-porres.html

================

14 DE NOVEMBRO: SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ – que ele repetia muitas vezes: “A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma por caridade, e os apetites irregulares pela abstinência e penitência”.

================

10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO

“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno

================

11 de novembro: SÃO MARTINHO DE TOURS

“… Senhor, se o seu povo ainda precisa de mim, estou pronto para a tarefa; sua vontade seja feita…”

================

15 de novembro: SANTO ALBERTO MAGNO

“…É pelo caminho do amor, que é a caridade, que Deus se aproxima do homem e o homem de Deus. Mas onde não há caridade, Deus não pode habitar. Se, então, possuímos caridade, possuímos Deus, pois “Deus é Caridade.”…”

 (1 João 4:8) – Santo Alberto Magno

================

16 DE NOVEMBRO: SANTA GERTRUDES

“Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Ó Sagrado Coração de Jesus, fonte da vida eterna, o Teu Coração é uma fornalha ardente de Amor. Tu és meu refúgio e meu santuário. Ó meu adorável e amoroso Salvador, consome meu coração com o fogo ardente com que o teu está inflamado. Derrama sobre minha alma as graças que brotam do Teu amor. Que meu coração se una ao Teu. Que a minha vontade seja conforme a Tua em todas as coisas. Que Tua Vontade seja a regra de todos os meus desejos e ações…” – Santa Gertrudes

================

23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ

“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”

================

O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER

“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”

            “… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”. 

================

* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ

“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”

================

* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO

“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”

================

* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…” 

================

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.

A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo.

Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.

São José, rogai por nós!

(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai

também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,

ROGUEM POR NÓS!   

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

================

  • APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
    • POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
    • POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
    • ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
    • UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
    • QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …

DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!

OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

                                                         ================                                  

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado“!

“GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO O MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!”

JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”

ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!

================

08.11.2023 – CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,*

PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO

            MEU JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é MEU DEUS, minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor e CONSAGRO-LHE A MINHA VIDA E A MINHA MORTE levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude, buscar a paz e entrar pela porta estreita (Mt 7,13-14). Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e LIVRE-ME DE PENSAMENTOS MAUS E VÃOS, DESORDENADOS E ESTRANHOS (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24) e decisão; purifique meu coração, ilumine minha inteligência e entendimento, inflame minha vontade e dê-me forças para segui-lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Eu confio no Senhor! DECIDO-ME A SEGUI-LO! QUERO E COLOCO O SENHOR COMO CENTRO DA MINHA VIDA. Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. Ajude-me a DESEJAR, QUERER E AGIR para consagrar SEMPRE ao Senhor minha vida e minha morte, me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!

               Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento numa INTENSA VIDA DE ORAÇÃO, PENITÊNCIA, MORTIFICAÇÃO, DOAÇÃO DE MIM E VIDA SACRAMENTAL; dê-me a virtude, o amor pelo Senhor, O QUE EU PRECISO! Livre-me do ressentimento, da ira ou cólera, do mau-humor. Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) SEGUNDO O ESPÍRITO, EVITANDO, RESISTINDO, AFASTANDO E CORTANDO o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver SEM reclamar, estressar, falar alto, alterar, ciúme; a aceitar pacientemente tudo o que me acontece, aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, a silenciar, a oferecer-me. Livre-me da hipocrisia e da indecisão! Ajude também a família! Ajude-me a cumprir as promessas do Batismo, que RENOVO:

               EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA  FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, a satanás, às suas pompas, suas obras e seus gozos; renuncio ao pecado, às paixões, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira ou cólera, ao ciúme, ao desejo de ser retribuído, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! Decido-me a seguir o Senhor no caminho da santidade, para sempre, com a graça de Deus, sendo misericordioso! AJUDA-ME A SER DECIDIDO E SANTO! OBRIGADO, JESUS!

               DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS E DECISÕES PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DE FAZÊ-LO e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do SENHOR, MEU PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, MEU SENHOR E MEU DEUS! ME ABRACE E PERMITA QUE EU FIQUE NO SEU COLO, SEGUINDO JESUS E ALEGRANDO O DIVINO ESPÍRITO SANTO, SENDO SANTO, COM A BÊNÇÃO DA MÃE MARIA! MUITO OBRIGADO, MEU PAI! OBRIGADO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

            MINHA MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a renunciar ao pecado, controlar-me, recompor-me, mortificar-me, educar e subordinar as paixões, abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união, a ser santo!

            Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, SENDO DE JESUS E FAZENDO O QUE ELE MANDAR, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL. MÃE, ME AJUDE! OBRIGADO MINHA MÃE!

            MINHA MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.

ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!

            MUITO OBRIGADO À SENHORA, MINHA MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!

SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!

ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS E A FAZER O QUE ELE MANDAR!

TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!

VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! FAÇA-NOS SEUS FILHOS, MÃE! OBRIGADO MÃE!

“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08 – 1090-1153]

«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)

“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO
NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxiliadora dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos
e recorremos a vós! Amém! OBRIGADO, MÃE!(Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada): https://noticias.cancaonova.com/brasil/comheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/ 

MEU SÃO JOSÉ, ROGUE POR NÓS! MUITO OBRIGADO, SÃO JOSÉ!

            SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR, SEGUI-LO, SEMPRE O ALEGRAR E NUNCA O DESGOSTAR!

            Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!

OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-NOS A GRAÇA DE SERMOS PACIENTES TAMBÉM!

            AJUDE-NOS A NOS PREPARARMOS PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A NOSSA HORA! MOSTRE -NOS O QUE E COMO FAZER, PAI!

            E MAIS: INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA, VONTADE, AFETIVIDADE E TODO O NOSSO SER PARA FAZÊ-LO! O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

            OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!

            EU, COM A VOSSA GRAÇA, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, ME OFEREÇO EM SACRIFÍCIO VIVO CONSAGRANDO-LHE MINHA VIDA E MINHA MORTE! (Rm 12,1-2)

            SENHOR, ME MOSTRE A PORTA ESTREITA PELA QUAL DECIDO-ME A PASSAR COM A SUA GRAÇA! (Mt 7,13-14 e Lc13,24). INTERFIRA EM MEU SER PARA EU DESEJAR, QUERER E AGIR DO JEITO QUE O SENHOR MOSTRAR E ENTRAR PELA PORTA ESTREITA! PEÇO AO SENHOR POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! OBRIGADO, SENHOR!

            GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO MOMENTO AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!

            PAI, CONCEDA-ME/NOS A GRAÇA DE ABRAÇÁ-LO, FICAR NO SEU COLO, AGRADANDO O ESPÍRITO SANTO E SEGUINDO JESUS COM A BÊNÇÃO DA MÃE! OBRIGADO!

            PAI, TUDO ESTÁ NA MÃO DO SENHOR! TUDO O QUE ACONTECE É PORQUE O SENHOR PERMITE. SÓ O SENHOR É SENHOR! TUDO DEPENDE DA TERNURA DO AMOR DO SENHOR!

ENTREGO-LHE O QUE É MEU! POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO, PAI!

            BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!

PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…

Virgem Formosa, oh Mãe Querida

Tu és minha vida, vela por mim

e quando um dia deixar a terra

leva-me, Mãe, junto de ti,

leva-me Mãe, leva-me ao céu,

ficar não posso longe de Ti…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim os teus olhares

se me amparares me salvarei

Mesmo que as ondas, subam aos céus

e que furioso brame o mar

se tu diriges minha barquinha

não tenho medo, de naufragar

Mas se na luta, a nau vacila

e se enlanguesce minha ardente fé…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim teus olhares

se me amparares me salvarei!

Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril; também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.