Santas e Santos de 26 de novembro de 2023

NOSSA SENHORA EM 26 DE NOVEMBRO

 OUR LADY OF THE MOUNTAINS (ITALY) – NOSSA SENHORA DAS MONTANHAS (ITÁLIA)

“… Também conhecido como Santuário de Nossa Senhora de Polsi, ou Santuário de Santa Maria di Polsi, Nossa Senhora da Montanha, está localizado perto de San Luca, na Calábria, no sul da Itália. Até recentemente, o santuário só podia ser alcançado a pé devido ao terreno acidentado e à sua localização no fundo de um desfiladeiro.

Sabe-se que o local é habitado desde os tempos pré-romanos, pois ali existiam colonos helênicos que adoravam Perséfone. Os monges basilianos fundaram ali uma ermida no século VII em homenagem à Mãe Santíssima, que foi substituída por uma presença católica romana por volta do ano 1500. 

Durante o período da primavera a outubro, a área ao redor do santuário sagrado ganha vida com um número considerável de peregrinos. de todas as províncias da Calábria e províncias vizinhas. Uma vez perto do santuário, no entanto, você ainda poderá encontrar pastores pastando seus rebanhos.

Existe mais de uma lenda sobre a fundação de Nossa Senhora das Montanhas. Uma delas é que no século IX existiam monges bizantinos fugindo da invasão sarracena. Eles seguiram para o coração das montanhas, onde fundaram uma pequena colônia e uma igreja. Possivelmente devido à extrema distância das aldeias mais próximas, o local foi posteriormente abandonado.

Outra lenda, mais difundida, conta que no século XI um pastor, natural de uma cidade próxima, pretendia encontrar um touro perdido. Ao encontrá-lo, observou o animal desenterrar uma cruz de ferro. Então ele teve uma visão da Santíssima Virgem com o Menino Jesus, que disse: 

“Quero que você construa uma igreja para difundir a devoção a mim. Concederei graças, sobretudo, aos devotos que vierem aqui me visitar.” 

Ainda dentro do santuário conservam-se a estátua de Nossa Senhora das Montanhas, escultura de grande beleza, e a Santa Cruz. A estátua da Santíssima Virgem foi esculpida em pedra calcária e diz-se que tem olhos que seguem quem vê. Ela e seu Divino Filho usam coroas de ouro que datam de 1860, quando o padre superior do convento Basiliano, Domenico Fera, coroou as estátuas.

As celebrações que acontecem no Santuário e as suas datas são: 
22 de agosto. Nesta data há uma procissão desde uma aldeia próxima até ao santuário.
2 de setembro: Dia da festa solene de Nossa Senhora das Montanhas.
14 de setembro: Festa da Santa Cruz.
A cada 25 anos: Coroação da imagem de Nossa Senhora da Montanha – a última vez foi em 2 de setembro de 2006…”: https://devotiontoourlady.com/november.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+THE+MOUNTAINS+%28ITALY%29&sca_esv=585294921&sxsrf=AM9HkKlIE-xKJIAWJqu1_ebbeIMyekBsmw%3A1700942172447&source=hp&ei=XFFiZbyaGeya5OUP2OG4kA8&iflsig=AO6bgOgAAAAAZWJfbLX9TRLoD7FR7381ZfAFPGJfPeQw&ved=0ahUKEwi8uOGv99-CAxVsDbkGHdgwDvIQ4dUDCAo&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+THE+MOUNTAINS+%28ITALY%29&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IiFPVVIgTEFEWSBPRiBUSEUgTU9VTlRBSU5TIChJVEFMWSkyBhAAGBYYHki8E1DiDljiDnABeACQAQCYAYgBoAGIAaoBAzAuMbgBA8gBAPgBAvgBAagCCsICBxAjGOoCGCc&sclient=gws-wiz

BIBLIOGRAFIA

1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM NOVEMBRO:

https://devotiontoourlady.com/november.html

2. FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/11_NOV.html 

https://devotiontoourlady.com/index.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/

NOSSA SENHORA E NOSSA MÃE, ROGAI POR NÓS! PROTEGEI-NOS! FAZEI-NOS SANTOS! AMÉM!

================

DESTAQUE DE 26 DE NOVEMBRO DE 2023: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO.

1.1. Conforme o Diretório da Liturgia da CNBB de 2023, 26 de novembro NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO, Solenidade.

            – Conforme o Diretório da Liturgia, CONVÉM RENOVAR O ATO DE CONSAGRAÇÃO DO GÊNERO HUMANO A JESUS CRISTO REI, previsto para este dia, na Solenidade de Cristo Rei, em todas as paróquias e outras igrejas e oratórios, diante do Santíssimo Sacramento exposto.

1.2. “… No ano 325, ocorreu o primeiro Concílio Ecumênico na cidade de Nicéia, Ásia Menor. Na ocasião, foi definida a divindade de Cristo contra as heresias de Ario: “Cristo é Deus, Luz da luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro“.

Após 1600 anos, em 1925, Pio XI proclamou o modo melhor para superar as injustiças: o reconhecimento da realeza de Cristo. De fato, escreveu: “Visto que as festas têm maior eficácia do que qualquer documento do magistério eclesiástico, por captar a atenção de todos, não só uma vez, mas o ano inteiro, atingem não só o espírito, mas também os corações” (Encíclica Quas primas, 11 de dezembro 1925).

A data original da festa de Cristo Rei era o último domingo de outubro, ou seja, no domingo que precedia a festa de Todos os Santos, mas, com a nova Reforma de 1969, foi transferida para o último domingo do Ano Litúrgico. Desta forma, fica claro que Jesus Cristo, o Rei, é a meta da nossa peregrinação terrena. Os textos bíblicos mudam em todos os três anos, para que possamos conhecer, plenamente, a figura de Jesus…

… Celebramos, hoje, o último domingo do Ano Litúrgico, chamado Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Esta meta foi-nos indicada no I Domingo do Advento e, hoje, a atingimos. Visto que o Ano Litúrgico representa a nossa vida em miniatura, esta experiência primeiro nos ensina e, depois, nos recorda, que estamos a caminho ao encontro com Jesus, o Esposo, que virá como Rei e Senhor da vida e da história.

Referimo-nos à sua segunda vinda: a primeira, quando veio como um humilde Menino, depositado na manjedoura (Lc 2, 7); a segunda, quando retornará na sua glória, no final dos tempos. Esta vinda é celebrada, liturgicamente, hoje.

No entanto, há outra vinda intermediária, que vivemos, hoje, na qual Jesus se apresenta a nós com a Graça dos seus Sacramentos e na pessoa de cada um dos “pequeninos” do Evangelho – “Em verdade vos declaro: se não vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos Céus” … (Mt 18,2), isto é, somos convidados a reconhecer Jesus na pessoa dos nossos irmãos e irmãs, a negociar os talentos recebidos, a assumir nossas responsabilidades todos os dias. – Ao longo deste caminho, a liturgia se oferece a nós como escola de vida para educar-nos a reconhecer o Senhor, presente na vida cotidiana, e preparar-nos para a sua última vinda…”:

https://www.vaticannews.va/pt/feriados-liturgicos/solenidade-de-cristo-rei-do-universo.html

1.3. CARTA ENCÍCLICA QUAS PRIMAS

CARTA ENCÍCLICA QUAS PRIMAS
AOS VENERÁVEIS IRMÃOS PATRIARCAS Arcebispos Primazes BISPOS E AOS DEMAIS ORDINÁRIOS QUE TÊM PAZ E COMUNHÃO COM A SÉ APOSTÓLICA: SOBRE A REALIDADE DE CRISTO. PIO PP. XI VENERÁVEIS IRMÃOS SAUDAÇÕES E BÊNÇÃO APOSTÓLICA

Introdução

Na primeira Encíclica que, depois de ascendermos ao Pontificado, dirigimos a todos os Bispos do mundo católico – enquanto investigávamos as principais causas daquelas calamidades pelas quais víamos o género humano oprimido e angustiado – recordamos ter expressado claramente não só que tanto conluio de males assolou o mundo porque a maioria dos homens distanciou Jesus Cristo e a sua santa lei da prática da sua vida, da família e da sociedade, mas também que nunca poderia haver esperança de uma paz duradoura entre povos, enquanto indivíduos e nações negaram e rejeitaram o império de Cristo Salvador.

Portanto, assim como advertimos que era necessário buscar a paz de Cristo no Reino de Cristo, assim anunciamos que faríamos todo o possível para esse fim; no Reino de Cristo – digamos – pois nos parecia que não poderíamos visar mais eficazmente a restauração e o fortalecimento da paz do que através da restauração do Reino de Nosso Senhor.

Entretanto, o surgimento e o rápido renascimento de um movimento benevolente de povos em direção a Cristo e à sua Igreja, o único que pode trazer saúde, proporcionou-nos uma esperança indubitável de tempos melhores; tal movimento era possível vislumbrar que muitos que haviam desprezado o Reino de Cristo e quase se exilados da Casa do Pai, se preparavam e quase se apressavam em retomar os caminhos da obediência.

O Ano Santo e o Reino de Cristo

E tudo o que aconteceu e foi feito durante este Ano Santo, certamente digno de memória perpétua, não aumentou talvez a honra e a glória do divino Fundador da Igreja, nosso Rei e Senhor supremo?

De fato, a Exposição Missionária do Vaticano não tocou as mentes e os corações dos homens, quer por dar a conhecer o trabalho contínuo da Igreja para uma maior expansão do Reino do seu Esposo nos continentes e nas ilhas mais distantes do Oceano; tanto o grande número de regiões conquistadas ao catolicismo com suor e sangue pelos fortíssimos e invictos Missionários; e, finalmente, dando a conhecer quantas vastas regiões ainda estão sujeitas ao império gentil e saudável do nosso Rei.

E aquelas multidões que, durante este Ano Jubilar, vieram de todas as partes da terra à cidade santa, sob a orientação dos seus Bispos e sacerdotes, o que mais tinham no coração, purificaram as suas almas, senão para se proclamarem em o túmulo dos Apóstolos, antes de Nós, fiéis súditos de Cristo para o presente e para o futuro?

E este Reino de Cristo parecia quase permeado de nova luz quando Nós, tendo provado a virtude heroica de seis Confessoras e Virgens, as elevamos às honras dos altares. E que alegria e que conforto sentimos nas nossas almas quando, no esplendor da Basílica Vaticana, foi promulgado o decreto solene, uma imensa multidão de pessoas, elevando o canto de ação de graças, exclamou: Tu Rex gloriæ, Christe !

Visto que, enquanto os homens e as nações, distantes de Deus, devido ao ódio mútuo e à discórdia interna, caminham para a ruína e a morte, a Igreja de Deus, continuando a oferecer ao género humano o alimento da vida espiritual, cria e forma gerações de homens e santas a Jesus Cristo, que nunca deixa de chamar aqueles a quem teve súditos fiéis e obedientes no reino terreno à bem-aventurança do Reino celestial.

Além disso, como durante o Ano Jubilar o século XVI ocorreu a partir da celebração do Concílio de Nicéia, quisemos que o evento centenário fosse comemorado, e Nós mesmos o comemoramos na Basílica do Vaticano com tanto mais boa vontade desde que aquele Sagrado Sínodo definiu e propôs como dogma a consubstancialidade do Unigênito com o Pai e, ao mesmo tempo, inserindo no símbolo a fórmula “cujo reino nunca terá fim”, proclamou a dignidade real de Cristo.

Tendo, portanto, este Ano Santo contribuído não de um, mas de vários modos para ilustrar o Reino de Cristo, parece-nos que faremos algo mais de acordo com o nosso ofício apostólico, se, seguindo as orações de muitos Cardeais, Bispos e fiéis feitos a Nós, individual e coletivamente, encerraremos este mesmo Ano introduzindo na sagrada Liturgia uma festa especial de Jesus Cristo Rei.

Isto nos traz tanta alegria que nos leva, Veneráveis ​​Irmãos, a contar-vos; procurareis então adaptar à inteligência do povo o que dizemos sobre o culto de Jesus Cristo Rei e explicar o seu significado para que desta solenidade anual sempre derivem frutos copiosos.

Jesus Cristo é Rei

Jesus Cristo Rei das mentes, vontades e corações

Por muito tempo tem sido comumente usado chamar Cristo pelo nome de Rei devido ao supremo grau de excelência que ele tem preeminentemente entre todas as coisas criadas. Assim, de fato, se diz que Ele reina na mente dos homens não só pela elevação do Seu pensamento e pela vastidão da Sua ciência, mas também porque Ele é a Verdade e é necessário que os homens atraiam e recebam com a obediência de Ele é a verdade; da mesma forma nas vontades dos homens, tanto porque Nele a perfeita integridade e submissão da vontade humana responde à santidade da vontade divina, como porque com as suas inspirações ele influencia o nosso livre arbítrio de tal maneira que nos inflama para os mais nobres coisas. Finalmente, Cristo é reconhecido como Rei dos corações pela sua caridade que ultrapassa toda a compreensão humana (Supereminentem scientiae caritatem [ 1 ]) e pelos atrativos da sua mansidão e bondade: de fato, nenhum dos homens foi tão amado e nunca será tão amado. no futuro como Jesus Cristo.

Mas para entrar no assunto, todos devem reconhecer que é necessário reivindicar o nome e os poderes de Rei de Cristo, o Homem, no verdadeiro sentido da palavra; de fato, só enquanto é Homem se pode dizer que recebeu do Pai o poder, a honra e o reino2 ], porque como Verbo de Deus, sendo da mesma substância do Pai, não pode deixar de tem em comum com o Pai o que é próprio da divindade e, consequentemente, Ele tem o império supremo e absoluto sobre todas as coisas criadas.

A Realeza de Cristo nos livros do Antigo Testamento.

E não lemos frequentemente nas Sagradas Escrituras que Cristo é Rei? Ele é realmente chamado de Príncipe que surgirá de Jacó [ 3 ], e que é nomeado Rei pelo Pai sobre o santo Monte de Sião, que receberá as nações como uma herança e possuirá os confins da terra [4 ] . O salmo nupcial, com o qual o futuro Rei de Israel é prenunciado sob a imagem de um rei muito rico e poderoso, tem estas palavras: «O teu trono, ó Deus, permanece para todo o sempre: o teu cetro de justiça é teu. [ 5 ].

E para deixar de lado muitos outros testemunhos semelhantes, noutro lugar para realçar mais claramente o caráter de Cristo, é anunciado que o seu Reino será sem fronteiras e enriquecido com os dons da justiça e da paz: «A justiça e a paz suprema florescerão no seu dias… Ele governará de mar a mar, e desde o rio até os confins da terra” [ 6 ]. A este testemunho acrescentam-se de forma mais extensa os oráculos dos Profetas e sobretudo o conhecido de Isaías: «Um menino nos nasceu, um filho nos foi dado: e o principado foi colocado sobre seus ombros e ele será chamado pelo nome de Admirável, Conselheiro, Deus Forte, Pai do século vindouro, Príncipe da Paz. Seu império crescerá e a paz nunca terminará. Ele se assentará no trono de Davi e sobre o seu reino, para estabelecê-lo e consolidá-lo no julgamento e na justiça, de agora em diante e para sempre” [7 ] . E os outros Profetas não discordam de Isaías: o mesmo acontece com Jeremias, quando ele prediz que o “descendente justo” nascerá da linhagem de Davi que, como filho de Davi, “reinará e será sábio e fará valer a justiça e a justiça na terra”. “[8 ] ; assim Daniel que prediz o estabelecimento de um reino pelo Rei do céu, um reino que “nunca será destruído para sempre… e durará para sempre” [ 9 ] e continua: “Eu ainda estava absorto na visão noturna, quando ‘eis que veio entre as nuvens do céu alguém na semelhança do filho do homem que avançou até o Ancião desde os tempos antigos e foi apresentado diante dele. E conferiu-lhe poder, honra e reino; todos os povos, tribos e línguas o servirão; seu poder será um poder eterno que nunca lhe será tirado, e seu reino, um reino que nunca será destruído” [ 10 ]. E os escritores dos Santos Evangelhos não aceitam e não reconhecem como tendo acontecido o que é predito por Zacarias sobre o Rei manso que “montado num jumento com o seu burrinho” [ 11 ] estava prestes a entrar em Jerusalém, como o justo e salvador no meio de as aclamações das multidões?

Jesus Cristo se proclamou Rei

Além disso, esta doutrina sobre Cristo Rei, que extraímos sumariamente dos livros do Antigo Testamento, não só não falha nas páginas do Novo, mas é ali confirmada de forma esplêndida e magnífica. E aqui, apenas mencionando o anúncio do arcanjo pelo qual a Virgem é avisada de que deveria dar à luz um filho, a quem Deus daria o assento de David, seu pai, e que reinaria na Casa de Jacó para sempre e que o seu reino não teria fim [ 12 ] vemos que o próprio Cristo dá testemunho do seu império: de fato, tanto no seu último discurso às multidões, quando fala das recompensas e penas, reservadas perpetuamente aos justos e os condenados; tanto quando respondeu ao Principal Romano que lhe perguntou publicamente se ele era Rei, como quando ressuscitou confiou aos Apóstolos o ofício de ensinar e batizar todo o povo, tendo aproveitado a oportunidade apropriada, deu-se o nome de Rei [13], e publicamente confirmado como Rei [ 14 ] e anunciou solenemente a Ele que todo o poder no céu e na terra havia sido dado [ 15 ]. E o que mais significam estas palavras senão a grandeza do seu poder e a imensa extensão do seu Reino?

Portanto, não nos pode surpreender se Aquele que é chamado por João “Príncipe dos Reis da terra” [ 16 ], tenha, como apareceu ao Apóstolo na visão apocalíptica, “escrito no seu manto e no seu lado: Rei dos reis e Senhor dos governantes » [ 17 ]. Visto que o Pai eterno fez de Cristo o herdeiro universal [ 18 ], é necessário que Ele reine até que reduza, no fim dos tempos, todos os Seus inimigos aos pés do trono de Deus [19 ] .

Desta doutrina dos livros sagrados resultou que a Igreja, reino de Cristo na terra, naturalmente destinado a estender-se a todos os homens e a todas as nações, saudou e proclamou no ciclo anual da Liturgia o seu autor e fundador como soberano. Senhor e Rei dos reis, multiplicando as formas da sua afetuosa veneração. Utiliza esses títulos de honra expressando o mesmo conceito na bela variedade de palavras; como já os usava na antiga salmodia e nos antigos sacramentários, assim hoje os usa nos cargos públicos e na imolação da Hóstia Imaculada. Neste louvor perene a Cristo Rei, pode-se facilmente perceber a bela harmonia entre o nosso e o rito oriental, de modo a deixar claro, também neste caso, que «as normas da oração estabelecem os princípios da fé».

Jesus Cristo é Rei por direito de natureza e conquista

A este respeito, Cirilo de Alexandria, para mostrar o fundamento desta dignidade e deste poder, adverte que «ele obtém, em poucas palavras, o poder sobre todas as criaturas, não apreendido pela violência nem recebido de outros, mas possui-o pela sua própria natureza e essência” [ 20 ]; isto é, o principado de Cristo é fundado naquela união maravilhosa que é chamada de união hipostática

{“… A expressão “união hipostática” é usada na teologia para designar a doutrina cristológica acerca da união das naturezas divina e humana na única pessoa de Cristo. A doutrina da união hipostática afirma que Jesus Cristo é, ao mesmo tempo, plenamente Deus e plenamente homem…”: https://estiloadoracao.com/uniao-hipostatica/}

Daí se segue que Cristo não deve apenas ser adorado como Deus pelos anjos e pelos homens, mas também que eles, como homens, devem estar sujeitos a ele e obedecê-lo: isto é, pelo único fato da união hipostática, Cristo tinha poder sobre todos criaturas.

Mas o que há de mais doce e belo do que pensar que Cristo reina sobre nós não só por direito de natureza, mas também por direito de conquista, em virtude da Redenção? Quisera Deus que os homens esquecidos se lembrassem de quanto custamos ao nosso Salvador: “Você não foi redimido por coisas corruptíveis, ouro ou prata… mas pelo precioso Sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” [21 ] . Portanto, já não somos nossos porque Cristo nos resgatou com o preço mais elevado [ 22 ]: os nossos próprios corpos são membros de Cristo [ 23 ].

Natureza e valor do Reino de Cristo

Querendo agora exprimir a natureza e o valor deste principado, mencionamos brevemente que ele consiste num triplo poder, que se faltasse não existiria mais o conceito de principado real.

Os testemunhos extraídos das Sagradas Cartas sobre o império universal do nosso Redentor provam mais que suficientemente o que dissemos; e é um dogma de fé que Jesus Cristo foi dado aos homens como Redentor em quem devem depositar a sua confiança e, ao mesmo tempo, como legislador a quem devem obedecer [24 ] .

Os santos Evangelhos não só narram como Jesus promulgou as leis, mas também o apresentam no próprio ato de legislar; e o divino Mestre afirma, em circunstâncias e com expressões diversas, que quem observar os seus mandamentos dará provas de amá-lo e permanecerá na sua caridade25 ]. O próprio Jesus, diante dos judeus, que o acusaram de ter violado o sábado ao devolver a saúde ao paralítico, afirma que o poder judicial lhe foi atribuído pelo Pai: «O Pai não julga ninguém, mas confiou todo julgamento» [26 ] . . Isto inclui também o direito de recompensar e punir os homens mesmo durante a sua vida, porque isto não pode ser separado da própria forma de julgamento. Além disso, o poder executivo deve ser atribuído igualmente a Jesus Cristo, pois é necessário que todos obedeçam ao seu comando, e ninguém pode escapar dele e das sanções por ele estabelecidas.

Principalmente reino espiritual

Que este Reino é principalmente espiritual e diz respeito às coisas espirituais é demonstrado pelas passagens da Bíblia Sagrada acima referidas, e o próprio Jesus Cristo confirma-o com o seu modo de agir.

De fato, em diversas ocasiões, quando os próprios Judeus e os próprios Apóstolos acreditaram erradamente que o Messias devolveria a liberdade ao povo e restauraria o reino de Israel, Ele tentou afastar e destruir esta vã expectativa e esperança; e assim também quando estava para ser proclamado Rei pela multidão que, cheia de admiração, o cercava, Ele recusou este título e esta honra, retirando-se e escondendo-se na solidão; finalmente, diante do Presidente romano, anunciou que o seu Reino “não é deste mundo”.

Este Reino nos Evangelhos é apresentado de tal forma que os homens devem preparar-se para entrar nele através da penitência, e não podem entrar senão através da fé e do Batismo, que embora seja um rito externo, no entanto significa e produz regeneração interna. Este Reino se opõe unicamente ao reino de Satanás e ao “poder das trevas”, e exige dos seus súditos não só uma alma desapegada das riquezas e das coisas terrenas, a mansidão dos costumes, a fome e sede de justiça, mas também que deixe eles negam a si mesmos e tomam a sua cruz. Tendo Cristo como Redentor constituído a Igreja com seu sangue, e como Sacerdote oferecendo-se perpetuamente como hoste de propiciação pelos pecados dos homens, quem não vê que a dignidade real Dele cobre o caráter espiritual de ambos os ofícios?

Reino universal e social

Por outro lado, estaria gravemente enganado quem tirasse de Cristo Homem o poder sobre todas as coisas temporais, visto que Ele recebeu do Pai o direito absoluto sobre todas as coisas criadas, de modo que tudo está sujeito à sua vontade. No entanto, enquanto esteve na terra, ele se absteve completamente de exercer esse poder, e como uma vez desprezou a posse e o cuidado das coisas humanas, ele permitiu e permite que seus possuidores as usassem devidamente. A este respeito estas palavras são adequadas: “Aquele que dá o reino eterno dos céus não tira o trono terreno” [ 27 ]. Portanto o domínio do nosso Redentor abrange todos os homens, como afirmam estas palavras do Nosso Predecessor de memória imortal Leão XIII , que aqui fazemos Nosso: «O império de Cristo não se estende apenas aos povos católicos, ou àqueles que, regenerados na pia batismal, pertencem, a rigor, à Igreja, embora as opiniões errôneas os afastem de nós ou a dissidência os separe da caridade; mas também abrange aqueles que são desprovidos de fé cristã, de modo que toda a raça humana está sob o poder de Jesus Cristo” [ 28 ]. 

Nem há diferença entre os indivíduos e a sociedade doméstica e civil, uma vez que os homens, unidos na sociedade, não estão menos sob o poder de Cristo do que os homens individuais. Só ele é a fonte da saúde privada e pública: «Nem há saúde em nenhum outro, nem debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos» [ 29 ], só ele é o autor da prosperidade e a verdadeira felicidade tanto para os indivíduos como para os Estados: “visto que o bem-estar da sociedade não tem origem diferente do bem-estar do homem, a sociedade nada mais é do que uma multidão harmoniosa de homens” [ 30 ] .

Portanto, que os líderes das nações não se recusem a dar testemunho público de reverência e obediência ao império de Cristo junto com o seu povo, se quiserem, com a segurança do seu poder, o aumento e o progresso da sua pátria. Na verdade, aquelas palavras que no início do Nosso pontificado a respeito do declínio do princípio da autoridade e do respeito pelo poder público são mais adequadas e oportunas para o momento atual: «Na verdade, retirou – assim lamentamos – Jesus Cristo das leis e na sociedade, a autoridade parece certamente derivar não de Deus, mas dos homens, de tal forma que até o seu fundamento vacila: uma vez removida a causa primeira, não há razão para que um deva ordenar e o outro obedecer. Isto resultou numa perturbação geral da sociedade, que já não se baseia nas suas dobradiças naturais” [ 31 ].

Reino benéfico

Se, no entanto, os homens, privada e publicamente, reconhecerem o poder soberano de Cristo, os benefícios necessariamente sinalizados de liberdade justa, disciplina silenciosa e harmonia pacífica permearão toda a sociedade humana. A dignidade real de Nosso Senhor, assim como torna sagrada de alguma forma a autoridade humana dos príncipes e chefes de Estado, também enobrece os deveres dos cidadãos e a sua obediência.

Neste sentido, o apóstolo Paulo, inculcando as esposas e os servos a respeitarem Jesus Cristo em seus respectivos maridos e senhores, advertiu claramente que não deveriam obedecê-los como homens, mas como eles ocuparam o lugar de Cristo, pois seria impróprio para eles aos homens. , redimido por Cristo, serviu outros homens: «Fostes comprados por bom preço; não se tornem servos dos homens” [ 32 ]. Que se os príncipes e magistrados legítimos estão convencidos de que mandam não tanto por direito próprio, mas por mandato do Rei divino, facilmente se compreende que uso santo e sábio farão da sua autoridade, e que interesse do bem comum e a dignidade dos sujeitos que assumirão ao fazer leis e exigir a sua execução.

Desta forma, eliminadas todas as causas de sedição, a ordem e a tranquilidade florescerão e se consolidarão: mesmo que, de fato, o cidadão encontre nos príncipes e chefes de Estado homens semelhantes a ele ou por algum motivo indignos e vituperáveis, ele, entretanto, não escapará ao comando deles se reconhecer neles a imagem e a autoridade de Cristo Deus e Homem.

No que diz respeito à harmonia e à paz, é evidente que quanto maior for o reino e quanto mais abranger o género humano, mais os homens se tornarão conscientes daquele vínculo de fraternidade que os une. E assim como essa consciência distância e dissipa conflitos frequentes, também ameniza e diminui sua amargura. E se o reino de Cristo, como por direito abrange todos os homens, de fato os abrange verdadeiramente, por que deveríamos desesperar daquela paz que o Rei pacífico trouxe à terra, aquele Rei, dizemos, que veio “para reconciliar todas as coisas, que não veio para ser servido, mas para servir aos outros”” e que, apesar de ser o Senhor de todos, se fez exemplo de humildade, e principalmente inculcou esta virtude junto com a caridade e também disse: “Meu jugo é suave e meu peso leve?” [ 33 ].

Oh, que felicidade poderíamos desfrutar se os indivíduos, as famílias e a sociedade se deixassem governar por Cristo! «Então, verdadeiramente, para usar as palavras que Nosso Predecessor Leão XIII dirigiu a todos os Bispos do mundo católico há vinte e cinco anos, muitas feridas poderiam ser curadas, então todo direito recuperaria sua antiga força, os bens da paz retornariam, eles cairiam de espadas nas mãos, quando todos aceitassem voluntariamente o império de Cristo, o obedecessem, e toda língua proclamasse que nosso Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai” [34 ] .

A Festa de Cristo Rei

Objetivo da festa de Cristo Rei

E para que os frutos desejados sejam mais abundantes e durem de forma mais estável na sociedade humana, é necessário que o conhecimento da dignidade real de Nosso Senhor seja difundido o mais amplamente possível. Para tal, parece-nos que nada mais pode ser mais benéfico do que a instituição de uma festa particular, própria de Cristo Rei.

Com efeito, mais do que os documentos solenes do Magistério eclesiástico, as festas anuais dos sagrados mistérios são eficazes para informar o povo nas coisas da fé e para elevá-lo às alegrias internas da vida, pois os documentos, na maioria das vezes , são levadas em consideração por alguns homens eruditos, as celebrações emocionam e ensinam todos os fiéis; os primeiros falam apenas uma vez, os segundos, por assim dizer, todos os anos e para sempre; os primeiros tocam sobretudo a mente de maneira saudável, os segundos não só a mente, mas também o coração, em suma, o homem inteiro. Com efeito, sendo o homem composto de alma e corpo, necessita ser excitado pelas solenidades externas para que, através da variedade e beleza dos ritos sagrados, acolha na sua alma os ensinamentos divinos e, convertendo-os em substância e sangue, deixe-os eles servem ao progresso de sua vida espiritual.

Por outro lado, resulta dos documentos históricos que estas festas, ao longo dos séculos, foram introduzidas uma após a outra, segundo o que parecia exigir a necessidade ou a utilidade do povo cristão; como quando era necessário que o povo se fortalecesse diante do perigo comum, ou fosse defendido dos erros venenosos dos hereges, ou mais fortemente encorajado e inflamado para celebrar com maior piedade algum mistério da fé ou algum benefício divino. graça. Assim, desde os primeiros séculos da era cristã, enquanto os fiéis eram duramente perseguidos, começámos a comemorar os Mártires com ritos sagrados, de modo que – como diz Santo Agostinho – as solenidades dos Mártires fossem uma exortação ao martírio [ 35 ] . E as honras litúrgicas, que mais tarde foram prestadas às Confessoras, às Virgens e às Viúvas, serviram maravilhosamente para despertar nos fiéis o amor pelas virtudes, que são necessárias mesmo em tempos de paz.

E especialmente as festividades instituídas em honra da Santíssima Virgem fizeram com que o povo cristão não só venerasse com maior piedade a Mãe de Deus, sua mais válida protetora, mas também acendesse um amor mais forte pela Mãe celeste, que o Redentor lhes havia deixado. … quase por vontade própria. Não menos importante entre os benefícios obtidos com o culto público e litúrgico à Mãe de Deus e aos Santos do Céu está este: que a Igreja, em todos os tempos, foi capaz de repelir vitoriosamente a praga das heresias e dos erros.

Nesta ordem de coisas devemos admirar os desígnios da Providência divina, que, assim como costuma tirar o bem do mal, permitiu que de vez em quando diminuísse a fé e a piedade do povo, ou que falsas teorias minassem a verdade católica, com o resultado, porém, de que estes brilhariam então com novo esplendor, e os primeiros, despertados da letargia, tenderiam para coisas maiores e mais santas.

E de fato as festas que foram acolhidas durante o ano litúrgico em tempos próximos de nós tiveram a mesma origem e produziram frutos idênticos. Assim, cessada a reverência e o culto ao augusto Sacramento, foi instituída a festa do Corpus Domini, e foi ordenado que fosse celebrada de tal maneira que as solenes procissões e orações a serem ditas durante toda a oitava lembrassem a insensatez de não venerar publicamente o Senhor; assim, a festa do Sagrado Coração de Jesus foi introduzida quando as almas dos homens, enfraquecidas e abatidas pelo frio rigorismo dos jansenistas, estavam completamente congeladas e distraídas do amor de Deus e da esperança da salvação eterna.

Agora, se ordenarmos que Cristo Rei seja venerado por todos os católicos do mundo, com isso supriremos as necessidades dos tempos atuais, trazendo um remédio muito eficaz para aquela praga que permeia a sociedade humana.

“Secularismo”

A praga da nossa época é o chamado secularismo com os seus erros e os seus incentivos perversos; e vós sabeis, Veneráveis ​​Irmãos, que esta impiedade não amadureceu num só dia, mas esteve latente nas entranhas da sociedade durante muito tempo. Na verdade, o império de Cristo sobre todas as pessoas começou a ser negado; foi negado à Igreja o direito – que deriva do direito de Jesus Cristo – de ensinar o povo, de fazer leis, de governar o povo para conduzi-lo à felicidade eterna. E pouco a pouco a religião cristã foi equiparada a outras religiões falsas e indecorosamente rebaixada ao seu nível; portanto, foi submetido ao poder civil e deixado quase ao critério dos príncipes e magistrados. Foi ainda mais longe: houve quem pensasse em substituir a religião de Cristo por um certo sentimento religioso natural. Também não houve escassez de Estados que pensavam que podiam viver sem Deus e colocavam a sua religião na irreligião e no desprezo pelo próprio Deus.

Lamentamos na Encíclica Ubi arcano Dei e lamentamos ainda hoje os terríveis frutos que este distanciamento de Cristo por parte dos indivíduos e das nações produziu com tanta frequência e durante tanto tempo: isto é, as sementes da discórdia espalhadas por toda parte; acender os ódios e as rivalidades entre os povos, que ainda causam tanto atraso no restabelecimento da paz; a intemperança das paixões que tantas vezes se escondem sob a aparência do bem público e do amor à pátria; as discórdias civis que daí resultaram, juntamente com aquele egoísmo cego e desmedido tão difundido, que, tendendo apenas ao bem privado e à própria conveniência, mede tudo em função disso; paz doméstica profundamente perturbada pelo esquecimento e negligência dos deveres familiares; a união e a estabilidade das famílias desfeitas, finalmente a própria sociedade abalada e empurrada para a ruína.

No entanto, apoiamo-nos na boa esperança de que a festa anual de Cristo Rei, que se celebrará posteriormente, levará a sociedade, como é desejo de todos, a regressar ao nosso amado Salvador. Acelerar e apressar este regresso com a sua ação e trabalho seria o dever dos católicos, dos quais, de fato, muitos parecem não ter aquele lugar ou aquela autoridade na sociedade civil que convém àqueles que trazem diante deles a tocha da verdade.

Este estado de coisas talvez deva ser atribuído à apatia ou à timidez dos bons, que se abstêm de lutar ou resistem fracamente; daí os inimigos da Igreja extraem maior temeridade e audácia. Mas quando todos os fiéis compreenderem que devem lutar com coragem e sempre sob a bandeira de Cristo Rei, com ardor apostólico eles se esforçarão para conduzir os rebeldes e os ignorantes de volta a Deus, e se esforçarão para manter invioláveis ​​os direitos do próprio Deus.

A preparação histórica da festa de Cristo Rei

E quem não vê que desde os últimos anos do século passado se preparou maravilhosamente o caminho para a desejada instituição deste feriado? Na verdade, ninguém ignora como, com livros publicados em várias línguas em todo o mundo, este culto foi apoiado e habilmente defendido; assim como o principado e o reino de Cristo foram bem reconhecidos pela piedosa prática de dedicar e consagrar todas as famílias ao Santíssimo Coração de Jesus. E não só as famílias foram consagradas, mas também nações e reinos; aliás, por vontade de Leão XIII , todo o género humano, durante o Ano Santo de 1900, foi felizmente consagrado ao Coração Divino.

Também não se deve esquecer que os numerosos Congressos Eucarísticos que habitualmente se celebram nos nossos tempos ajudaram maravilhosamente a confirmar este poder real de Cristo sobre a sociedade humana; eles, ao convocarem os fiéis de cada diocese, região, nação e até de todo o mundo católico, a venerar e adorar Jesus Cristo Rei escondido sob os véus eucarísticos, tendem, através de discursos em assembleias e igrejas, através de exibições públicas do Santíssimo Sacramento , através das maravilhosas procissões para aclamar Cristo como Rei dado pelo céu.

Dir-se-ia com razão que o povo cristão, movido pela inspiração divina, tirado do silêncio e do segredo dos templos sagrados, e trazido pelas ruas públicas como triunfante aquele mesmo Jesus que, tendo vindo ao mundo, os ímpios não quero reconhecer, quero restaurar-lhe os seus direitos reais.

E, de fato, para concretizar a nossa intenção acima mencionada, o Ano Santo que se aproxima do seu termo oferece-nos a oportunidade mais propícia, pois, bendito Deus, tendo elevado as mentes e os corações dos fiéis à consideração dos bens celestes que excedem toda a alegria, ou ele os restaurou à graça e os confirmou no caminho certo e os colocou no caminho para alcançar a perfeição com novos incentivos.

Portanto, quer consideremos as numerosas súplicas que nos são dirigidas, quer consideremos os acontecimentos deste Ano Santo, encontramos motivos para pensar que finalmente raiou o dia desejado por todos, no qual podemos anunciar que devemos honrar a Cristo como Rei. de toda a humanidade.

Neste ano, de facto, como dissemos desde o início, aquele Rei divino, verdadeiramente admirável nos seus Santos, foi gloriosamente engrandecido com a glorificação de uma nova multidão dos seus fiéis elevados às honras celestiais; da mesma forma, neste ano, através da Exposição Missionária, todos admiraram os triunfos alcançados para Cristo através do zelo dos obreiros evangélicos na extensão do seu Reino; finalmente, neste mesmo ano do centenário do Concílio Niceno, comemoramos a defesa e a definição do dogma da consubstancialidade do Verbo encarnado com o Pai, sobre o qual se funda o império soberano do mesmo Cristo sobre todos os povos.

A instituição da festa de Cristo Rei

Portanto, com Nossa autoridade apostólica estabelecemos a festa de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei, estabelecendo que ela seja celebrada em todas as partes da terra no último domingo de outubro, ou seja, no domingo que antecede a festa de Todos os Santos. Da mesma forma ordenamos que neste mesmo dia, todos os anos, seja renovada a consagração de toda a raça humana ao Santíssimo Coração de Jesus, que Nosso Predecessor de santa memória Pio X ordenou que fosse repetida anualmente .

{“… A data original da festa de Cristo Rei era o último domingo de outubro, ou seja, no domingo que precedia a festa de Todos os Santos, mas, com a nova Reforma de 1969, foi transferida para o último domingo do Ano Litúrgico…”

https://www.vaticannews.va/pt/feriados-liturgicos/solenidade-de-cristo-rei-do-universo.html

Neste ano, porém, queremos que seja renovado no trigésimo primeiro dia deste mês, no qual Nós mesmos realizaremos uma solene celebração pontifícia em honra de Cristo Rei e ordenaremos que a referida consagração seja feita em Nosso presença. Parece-nos que não podemos encerrar e coroar melhor e mais apropriadamente o Ano Santo, nem dar um testemunho mais amplo da nossa gratidão a Cristo, rei imortal dos séculos, e de todos os católicos pelos benefícios que nos foram concedidos, ao Igreja e a todo o mundo católico durante este Ano Santo.

E não há necessidade, Veneráveis ​​Irmãos, de explicarmos longamente as razões pelas quais estabelecemos a solenidade de Cristo Rei como distinta de outras festas, nas quais esta mesma dignidade real já pareceria ofuscada e implicitamente solenizada.

Na verdade, basta salientar que, embora o objeto material das atuais festas de Nosso Senhor seja o próprio Cristo, o objeto formal, porém, nelas é completamente distinto do nome do poder real de Cristo. A razão, então, por que quisemos estabelecer esta festa no domingo, é para que não só o Clero, com a celebração da Missa e a recitação do Ofício Divino, mas também o povo, livre das suas ocupações habituais, pudesse dar Cristo estimou o testemunho de sua obediência e devoção.

O último domingo de outubro, em que quase termina o ano litúrgico, parecia mais apropriado do que qualquer outro para esta celebração, então de fato acontecerá que os mistérios da vida de Jesus Cristo, comemorados durante o ano, terminem e quase recebam coroação desta solenidade de Cristo Rei, e diante da glória dAquele que triunfa em todos os Santos e em todos os eleitos é celebrada e exaltada.

Portanto, seja este o vosso ofício, ó Veneráveis ​​Irmãos, seja esta a vossa tarefa, fazer com que um curso de pregação preceda a celebração desta festa anual, em dias estabelecidos, em cada paróquia, para que os fiéis formados na natureza, ao significado e importância da própria festa, empreendam um padrão de vida verdadeiramente digno de quem quer ser súdito afetuoso e fiel do Rei divino.

As vantagens da festa de Cristo Rei

Chegados ao final desta nossa carta, gostaríamos, Veneráveis ​​Irmãos, de explicar brevemente quais os benefícios para o bem da Igreja e da sociedade civil, bem como de cada fiel, prometemos a nós mesmos deste culto público de Cristo o Rei.

Ao prestar estas honras à dignidade real de Nosso Senhor, lembrará necessariamente a todos que a Igreja, tendo sido estabelecida por Cristo como uma sociedade perfeita, requer por direito próprio, ao qual não pode renunciar, plena liberdade e independência do poder civil, e que ela, no exercício do seu ministério divino de ensinar, governar e conduzir à felicidade eterna todos aqueles que pertencem ao Reino de Cristo, não pode depender da vontade dos outros.

Além disso, a sociedade civil deve conceder uma liberdade semelhante às ordens e associações religiosas de ambos os sexos, que, sendo uma ajuda muito valiosa para a Igreja e os seus pastores, cooperam grandemente na extensão e aumento do reino de Cristo, tanto porque com a profissão dos três votos combatem a tríplice concupiscência do mundo, e porque com a prática de uma vida de maior perfeição, fazem com que brilhe desde o dia aquela santidade, que o divino Fundador quis que fosse uma das notas da verdadeira Igreja. hoje, cada vez mais diante dos olhos de todos.

A celebração desta festa, que se renova todos os anos, será também uma advertência às nações de que o dever de venerar publicamente Cristo e de lhe prestar obediência diz respeito não só aos particulares, mas também aos magistrados e governantes: recordar-lhes-á o pensamento de julgamento final, em que Cristo, expulso da sociedade ou mesmo simplesmente ignorado e desprezado, vingará amargamente as muitas injúrias recebidas, exigindo com sua dignidade real que toda a sociedade se conforme aos mandamentos divinos e aos princípios cristãos, tanto no estabelecimento de leis como em ‘administrar a justiça e, finalmente, informar as almas dos jovens sobre a santa doutrina e a santidade dos costumes.

Além disso, não se pode dizer quanta força e virtude os fiéis poderão extrair da meditação sobre estas coisas, com o objetivo de moldar a sua alma à verdadeira regra da vida cristã.

Porque se toda autoridade no céu e na terra foi dada a Cristo, o Senhor; se todos os homens redimidos com seu precioso Sangue estiverem sujeitos por um novo título à sua autoridade; se, finalmente, este poder abrange toda a natureza humana, compreende-se claramente que nenhuma das nossas faculdades escapa a tal domínio.

Conclusão

Cristo reine!

É necessário, portanto, que Ele reine na mente do homem, que com perfeita submissão deve dar assentimento firme e constante às verdades e doutrinas reveladas de Cristo; que ele reina na vontade, que deve obedecer às leis e aos preceitos divinos; que reina no coração, que apreciando menos os afetos naturais, deve amar a Deus mais do que tudo e permanecer unido somente a Ele; que reina no corpo e nos membros, que, como instrumentos, ou como diz o Apóstolo Paulo, como “armas de justiça”[ 36 ] oferecidas a Deus, devem servir a santidade interna das almas. Se estas coisas forem propostas à consideração dos fiéis, mais facilmente serão levadas à perfeição.

Que o Senhor, Veneráveis ​​Irmãos, garanta que todos os que estão fora do seu reino anseiem e acolham o suave jugo de Cristo, e que todos nós, tantos quantos somos, por sua misericórdia, seus súditos e filhos, o suportemos sem relutância. mas com prazer, mas com amor, mas santamente, e que da nossa vida conformada às leis do Reino divino colhamos frutos felizes e abundantes, e considerados por Cristo como servos bons e fiéis nos tornemos participantes com Ele no Reino celestial de sua eterna felicidade e glória.

Que estes nossos votos no aniversário do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo sejam para vocês, Veneráveis ​​Irmãos, um testemunho do Nosso carinho paterno; e receba a Bênção Apostólica que, na esperança dos favores divinos, concedemos de todo o coração a vocês, Veneráveis ​​Irmãos, e a todo o seu povo.

Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 11 de dezembro do quarto Ano Santo do Nosso Pontificado.

PIUS PP. XI


1 ] Efésios , 3, 19.

2 ] Dan., 7, 13-14.

3 ] Num ., 24, 19.

4 ] Sal . 2, 6.

5 ] Sal ., 44, 6.

6 ] Sal . 44, 8.

7 ] É ., 9, 6-7.

8 ] Jr. , 23, 5.

9 ] Dan ., 2, 44.

10 ] Dan ., 7, 13-14.

11 ] Zac ., 9, 9.

12 ] Lucas , 1, 32-33.

13 ] Mat ., 25, 31-40.

14 ] João ., 18, 37.

15 ] Mat ., 28, 18.

16 ] Apoc ., 1, 5.

17 ] Apoc . 19, 16.

18 ] Hebr ., 1, 1.

19 ] I Cor ., 15, 25.

20 ] Em Luc ., 10.

21 ] I Pedro. , 1, 18-19.

22 ] I Cor ., 6, 20.

23 ] Ibid ., 6, 15.

24 ] Conselho Tríplice, Sess. VI, pode. 21.

25 ] João ., 15, 10.

26 ] João ., 5, 22.

27 ] Pat. Rom. Hino da Epifania Matins .

28 ] Leone Pp. XIII , Enc. Ano Sacro , 25. V.1899.  

29 ] Ato ., 4, 12.

30 ] S. Agostinho, Carta à Macedônia , III.

31 ] Pio Pp. XI, Enc. Ubi arcano Dei .

32 ] I Cor ., 7, 23.

33 ] Mat . 11h30.

34 ] Leone Pp. XIII , Enc. Annum sanctum , 25.V.1899 .

35 ] Santo Agostinho, De Sanctis , Serm. 47 .

36 ] Rom ., 6, 13. …”: https://www.vatican.va/content/pius-xi/it/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_11121925_quas-primas.html

1.4. SOLENIDADE DE CRISTO REI. “solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo , comumente referida como a Festa de Cristo Rei , Domingo de Cristo Rei ou Domingo de Reinado de Cristo , [3] é um acréscimo relativamente recente ao calendário litúrgico ocidental , instituído em 1925 pelo Papa Pio XI para o Rito Romano da Igreja Católica . 

Em 1970, a observância do rito romano foi transferida para o domingo final do tempo comum . A primeira data em que pode ocorrer é 20 de novembro e a última é 26 de novembro. As igrejas Luterana , Anglicana , Morávia , Metodista , Nazarena , Reformada e Protestante Unida também celebram a Festa de Cristo Rei, que está contida no Lecionário Comum Revisado ; [4] as Igrejas Metodista , Anglicana e Presbiteriana costumam observar isso como parte da época litúrgica da Maré do Reino, que decorre entre o quarto domingo antes do Advento e a festa de Cristo Rei. Também é observado na mesma data computada como o último domingo do ano eclesiástico, o domingo antes do primeiro domingo do Advento, pelas paróquias de rito ocidental da Igreja Ortodoxa Russa fora da Rússia . [5] Os católicos romanos que aderem à forma extraordinária do rito romano usam o calendário romano geral de 1960 e continuam a observar a solenidade na data estabelecida em 1925, o último domingo de outubro…”:

https://en.wikipedia.org/wiki/Feast_of_Christ_the_King

1.5. “… Cristo Rei é um título de Jesus baseado em várias passagens bíblicas e, em geral, usada por todos os cristãos. A Igreja Católica, a Igreja Anglicana, bem como várias outras denominações cristãs protestantes, incluindo os presbiterianosluteranos e metodistas, celebram, em honra de Cristo sob este título, a Festa de Cristo Rei no último domingo do ano litúrgico, antes que o novo ano comece com o primeiro domingo do Advento, podendo cair entre 20 e 26 de Novembro. A inauguração do Santuário Nacional de Cristo Rei em Portugal foi no dia 17 de maio de 1959[1]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Rei

1.6. 20 DE NOVEMBRO DE 2022: DIA NACIONAL DOS CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS. “… É com grande alegria que neste domingo, 20 de novembro, Festa de Cristo Rei, celebraremos o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, na Catedral Cristo Rei – Igreja Mãe da Arquidiocese de Belo Horizonte. E você, irmão e irmã, é o nosso convidado especial!

O Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas também será marcado pela abertura do 3º Ano Vocacional que será vivido até 26 de novembro de 2023. A data escolhida para a abertura e encerramento é a Solenidade de Cristo Rei, marca o fim do ano litúrgico.

Nossos irmãos leigos e irmãs leigas estão presentes nas comunidades, pastorais, movimentos, grupos e na sociedade e são testemunhas do amor de Cristo a partir de sua experiência de fé e da fidelidade à Palavra de Deus, levando esperança a vários corações, servindo e contribuindo para a missão da Igreja…”: https://arquidiocesebh.org.br/noticias/dia-nacional-dos-cristaos-leigos-e-leigas-venha-celebrar-na-catedral-cristo-rei/

1.7. DIA NACIONAL DOS CRISTÃOS LEIGAS E LEIGOS 2020,

“… Texto base “Dia nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, pág. 9… Na X Assembleia Geral do CNL, em 1991, foi colocada a proposta novamente com a sugestão de que o “Dia do Leigo” fosse celebrado na Solenidade de Cristo Rei, seguindo antiga tradição da Ação Católica que, por muitos anos, de certa maneira representou o Laicato Católico no Brasil.

Quando, em 1925, o Papa Pio XI estabeleceu esta solenidade, a Ação Católica assumiu como um dia de reflexão, aprofundamento, confraternização em que os novos membros recebiam o “distintivo” e todos faziam a “Renovação das Promessas Batismais”.

No Brasil, a partir de 1935 quando foi oficializada, a Ação Católica deu continuidade a esta tradição…

… Outro argumento para a escolha desta data, foi que a promulgação do Decreto Conciliar sobre o Apostolado dos Leigos “Apostolicam Actuositatem”, foi no dia 18 de novembro (1965), portanto uma data sempre próxima de “Cristo Rei”.

Foram dois os objetivos para a celebração do “Dia do Leigo”: Refletir e aprofundar a identidade, vocação, espiritualidade e missão dos cristãos leigos e leigas, visando a articulação e organização do laicato e realizar uma coleta para financiar os custos da organização: 50% da coleta ficava na diocese, 30% para o Conselho Regional e 20% para o CNL…

…Quando a CNBB criou a coleta para a Evangelização, no Advento, foi proposto que não se fizesse mais a coleta do Dia do Leigo, pela proximidade das datas, e a CNBB repassaria uma porcentagem da coleta da Evangelização para o CNLB e é o que vem acontecendo anualmente.

… No DOCUMENTO 105: “CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS NA IGREJA E NA SOCIEDADE – SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO”, nossos bispos assumem o compromisso de “Celebrar o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas na solenidade de Cristo Rei, a cada ano” (CNBB 105, n. 275 “b”).

… Diante do ainda crescente clericalismo e da multiplicação de movimentos e expressões laicais, é fundamental celebrar este dia, buscando fortalecer a identidade dos cristãos leigos e leigas, como “verdadeiros sujeitos eclesiais” (DAp, n. 497 ‘a’), na dinâmica sinodal da Igreja.

A Celebração de “Cristo Rei” foi criada pelo Papa Pio XI logo após a Primeira Grande Guerra Mundial, num contexto de crescente ateísmo, de disputas pela hegemonia econômica, de polarização entre o ‘capitalismo idólatra’ e o ‘comunismo ateu’, afirmando o senhorio de Jesus Cristo como único Rei, Servidor e Redentor da humanidade e do Universo.

Hoje, no mundo dilacerado pelas desigualdades sociais, pela dominação do “mercado” com sua “economia que mata” (Papa Francisco, EG, n. 53), pela destruição do Planeta, pelas terríveis consequências da pandemia do ‘covid-19’, resultantes dos sistemas impostos e falidos, renova-se a urgência de declararmos que Jesus Cristo é o único Senhor e Rei do Universo e atuarmos consequentemente.

… “A Igreja existe para o Reino de Deus” (cf. CNBB 62, n. 76) que “diz respeito ao plano divino para toda a sua criação” (CNBB 105, n. 241). Que todos possamos, “pela fé, viver e realizar ações consequentes para a revelação e expansão do Reino de Deus na história” (CNBB 105, n. 133 “a”) …”: https://www.cnlb.org.br/?wpfb_dl=90

1.8. 26 DE NOVEMBRO DE 2023: CELEBRAÇÃO DO DIA NAIONAL DOS CROSTÃOS LEIGOS E LEIGAS (Publicado em 18/11/2023)

“… O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) elaborou um subsídio para reflexão com destaque para:

  1. Chamados a assumir nossa vocação como graça e missão;
  2. Os cristãos leigos e leigas não são hóspedes, estão em sua casa;
  3. Necessidade de superar o clericalismo;
  4. Nunca afaste de algum pobre o teu olhar.

Também há roteiros de encontros para aprofundar a reflexão:

================-

DESTAQUE ESPECIAL DE 26 DE NOVEMBRO: BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE (FUNDADOR DA FAMÍLIA PAULINA)

A1. Em Roma, o Beato Tiago Al­be­rione (também na Folhinha do Coração de Jesus), pres­bí­tero, que, in­ten­sa­mente so­lí­cito pela evan­ge­li­zação, se de­dicou com toda a sua energia a pôr ao ser­viço da so­ci­e­dade hu­mana os ins­tru­mentos da co­mu­ni­cação so­cial e para isso fundou a Con­gre­gação da Pia So­ci­e­dade de São Paulo Apóstolo. († 1971)

A2. Tiago Alberione, em italiano Giacomo Alberione (Fossano4 de abril de 1884 – Roma26 de novembro de 1971), foi um padre italiano, católico, editor e fundador da Família Paulista (no Brasil: Família Paulina), que agrupa várias congregações religiosas. Foi beatificado em Roma no dia 27 de abril de 2003 pelo papa João Paulo II.

Tiago Alberione imaginou um novo meio de pregar o evangelho, dentro do espírito de São Paulo, mas com a ajuda dos modernos meios de comunicação. Nesse sentido, partindo da ideia de que as obras de Deus fazem-se com os homens de Deus, fundou, em 20 de agosto de 1914, na cidade italiana de Alba, a Pia Sociedade São Paulo.

A Família Paulina está hoje presente em mais de 30 países. Numerosos são os setores da sua atividade: edição de livros, revistas e jornais, rádio, cinema e televisão, o audiovisual, a multimédia e a telemática, centros de estudos, de investigação, de formação e de animação.

Com a ajuda da jovem Teresa Merlo, fundou a Congregação das Filhas de São Paulo em 1915. As congregações cresceram com o aparecimento de vocações masculinas e femininas. Em 1918, foram mandadas “filhas de São Paulo” para Susa, iniciando-se então uma segunda casa.

Em 1924 foi criada a Congregação das Irmãs Discípulas do Divino Mestre, para o apostolado eucarístico, sacerdotal e litúrgico, dirigida pela irmã Madre superiora Escolástica Rivata, que veio a falecer com noventa anos.

Em Outubro de 1938, o Padre Tiago Alberione fundou uma terceira congregação feminina: as Irmãs de Jesus Bom Pastor, chamadas ‘Pastorinhas’, destinada ao apostolado pastoral.

A Família Paulina continuará entre 1957 e 1960 com a fundação de uma quarta congregação feminina, o Instituto Rainha dos Apóstolos para as Vocações, ditas Irmãs Apostolinas e criação dos Institutos de vida secular consagrada: São Gabriel Arcanjo, Nossa Senhora da Anunciação, Jesus Sacerdote e Sagrada Família. Por fim, foi criada ainda a União dos Cooperadores e Cooperadoras Paulinos, que formam, todas em conjunto, as 10 instituições da Família Paulina.

A partir de 1931, a Família Paulista fixou-se, para além da Itália, no BrasilArgentina e Estados Unidos e em mais 30 outros países, entre eles Portugal. Atualmente são 10.000 as pessoas que reclamam a espiritualidade do Padre Tiago Alberione…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiago_Alberione

A3.Fundador da Família Paulina, Tiago Alberione nasceu em 4 de abril de 1884, em São Lourenço de Fossano, norte da Itália, de uma família de camponeses simples e laboriosos. Vinte quatro horas após o nascimento, foi batizado e recebeu o nome de “Tiago”.  Buscando melhores terras para a lavoura, a família Alberione mudou para a cidade de Cherasco, onde Tiago passou sua infância e adolescência. Foi lá que se manifestou a vocação para o sacerdócio.”: http://sacramentinos.com/bem-aventurado-tiago-alberione.html

A4.Bem-Aventurado Giacomo Alberione

Também conhecido como

  • Santiago Alberione

Memorial

Perfil

Seminarista em Bra e Alba na Itália . Na noite de 31 de dezembro de 1900 para 1º de janeiro de 1901 , enquanto fazia a adoração eucarística noturna em Alba , de repente sentiu que era chamado a fazer algo pelo povo do novo século XX . Ordenado em 29 de junho de 1907 . Pároco em Narzole . Diretor espiritual para jovens e coroinhas no seminário de Alba em 1º de outubro de 1908 . Diretor do semanário Gazzetta d’Alba a partir de setembro de 1913 . Fundou a Sociedade de São Paulo em 20 de agosto de 1914 . Fundou as Filhas de São Paulo em 15 de junho de 1915 . Fundou as Irmãs Discípulas do Divino Mestre em 10 de fevereiro de 1924 . Fundou as Irmãs de Jesus Bom Pastor em Roma , Itália , em agosto de 1936 . Essas congregações, sob sua liderança e até hoje, publicam materiais para divulgar a palavra de Deus e ajudam nas devoções pessoais.

Nascer

Morreu

venerado

Beatificado

informação adicional

Citação MLA

================

OUTROS SANTAS E SANTOS DE 26 DE NOVEMBRO

1.   Em Roma, no ce­mi­tério de Pris­cila, junto à Via Sa­lária Nova, São Si­rício, papa, que Santo Am­brósio louva como ver­da­deiro mestre, porque, to­mando sobre si a res­pon­sa­bi­li­dade de todos os bispos, os ins­truiu com os en­si­na­mentos dos santos Pa­dres e os con­firmou com a sua au­to­ri­dade apostólica. († 399).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, no ano da graça de 399, o sepultamento de São Sirício, papa. Através de várias cartas às Igrejas da África, da Espanha, da Gália e da Itália, ele dizia que “o Bem-Aventurado Pedro carregava consigo o fardo de todos aqueles que são encarregados das almas…”. (M).

– “… O Papa Sirício (em latim Siricius) foi o papa da Igreja Católica de dezembro de 384 a 26 de novembro de 399.[1] Foi sucessor de Dâmaso I e sucedido por Anastácio I. Sirício foi eleito bispo de Roma por unanimidade, apesar das tentativas de autopromoção do antipapa Ursino. Diz a tradição que Sirício deixou mulher e filhos para tornar-se papa. O número de filhos é desconhecido…”: Papa Sirício – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

2.   Em Adri­a­nó­polis, na Pa­fla­gónia, na ho­di­erna Tur­quia, Santo Alípio, diá­cono e es­ti­lita, que morreu quase centenário. († d. 610). Santo Alípio, estilita. Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alípio,_o_Estilita

– “Alípio, o Estilita foi um santo asceta e estilita do século VII. Durante a sua vida toda ele foi muito procurado pelos fiéis como um starets (guia na vida espiritual cristã ortodoxa).”: Alípio, o Estilita – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

3.   Em Kons­tanz, na Suábia, em ter­ri­tório da ac­tual Ale­manha, São Con­rado (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, óp­timo pastor da sua grei, que dis­tri­buiu ge­ne­ro­sa­mente os seus bens em favor da Igreja e dos pobres. († 975).

– “Conrado de Constança ou Conrado de Altdorf (em alemão, Konrad von Konstanz ou Konrad von I. Altdorf) (Weingarten900 – Constança26 de novembro de 975) foi bispo da diocese de Constança entre 934 e 975. Ele é venerado como um santo pela Igreja CatólicaIgreja Luterana e Igreja Ortodoxa…”: São Conrado de Constança – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

4.   Em La­ce­de­mónia, no Pe­lo­po­neso, ter­ri­tório da Grécia, São Nicão, monge, que, de­pois de uma vida ce­no­bí­tica e ere­mí­tica na pro­víncia da Ásia, tra­ba­lhou com zelo evan­gé­lico para res­taurar a vida cristã na ilha de Creta, recém-li­berta do jugo dos Sar­ra­cenos; de­pois partiu para a Grécia a pregar a pe­ni­tência, até que fa­leceu no mos­teiro de Es­parta, por ele fundado. († 998).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, às margens do mar Negro, em 998, São Nicônio, monge, que percorria os caminhos repetindo, sem cessar, o apelo evangélico à conversão, donde seu cognome de “Metanoieté”. (M).

São Nicão. Ver páginas 266-268: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

5.   Na flo­resta pró­xima de Fratta, no ter­ri­tório de Ro­vigo, hoje no Vé­neto, re­gião da Itália, a paixão de São Be­lino (também na Folhinha do Coração de Jesus, Belina), bispo de Pádua e mártir, in­signe de­fensor da Igreja, que, cru­el­mente es­pan­cado por si­cá­rios, morreu em con­sequência das le­sões recebidas. († 1147)

6*.   No mos­teiro dos Có­negos Re­grantes de Sixt, na Sa­vóia, ter­ri­tório da França, o Beato Pôncio de Faucigny, que foi abade de Abon­dance e, re­nun­ci­ando ao cargo, quis morrer como sim­ples religioso. († 1178).

–  “Bem-aventurado Ponce de Faucigny , nascido por volta de 1100 e morreu por volta de26 de novembro de 1178em Sixt-Fer-à-Cheval , é um religioso saboiano, membro da poderosa casa de Faucigny . A Igreja Católica celebra em 26 de novembro…”: https://fr.wikipedia.org/wiki/Ponce_de_Faucigny

7.   Perto de Fa­briano, nas Marcas, re­gião da Itália, São Sil­vestre Gozzolíni, abade, que, pro­fun­da­mente con­ven­cido da vai­dade de todas as coisas do mundo di­ante da se­pul­tura aberta de um amigo pouco antes fa­le­cido, se re­tirou para o ermo, mu­dando vá­rias vezes de sítio para per­ma­necer mais oculto aos ho­mens, e, por fim, num lugar de­serto, pró­ximo de Mon­te­fano, lançou as bases da Con­gre­gação dos Sil­ves­trinos, sob a regra de São Bento. († 1267).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Fabriano, na Itália central, em 1267, São Silvestre. Tendo a experiência lhe ensinado a olhar tudo como se fosse lixo, comparado ao valor do supremo ganho que é Cristo, abraçou a vida monástica, à qual deu novo impulso. A congregação dos silvestrinos retira da Regra de São Bento o espírito de seu trabalho apostólico. (B).

São Silvestre. Ver páginas 269-270: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

8*.   Em Apt, na Pro­vença, re­gião da França, a Beata Del­fina, es­posa de Santo Eleázar de Sa­bran, com o qual fez voto de guardar cas­ti­dade e, de­pois da morte do seu es­poso, viveu em po­breza e de­di­cada à oração. († 1358/1360)

9*.   Em York, na In­gla­terra, os be­atos már­tires Hugo Taylor, pres­bí­tero, e Mar­ma­duco Bowes: o pri­meiro, ainda jovem, por ser sa­cer­dote, e o se­gundo, já an­cião, por tê-lo aju­dado, foram ambos con­de­nados ao su­plício do pa­tí­bulo no rei­nado de Isabel I. († 1585)

10.   Em Bi­sig­nano, na Ca­lá­bria, re­gião da Itália, Santo Hu­milde (Lucas An­tónio) Pi­rozzo, re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores, cé­lebre pelo seu dom de pro­fecia e fre­quentes êxtases. († 1637)

11.   Em Roma, no con­vento de São Bo­a­ven­tura, no Pa­la­tino, São Le­o­nardo de Porto Maurício (também na Folhinha do Coração de Jesus), pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores, que, cheio de zelo pelas almas, passou quase toda a sua vida na pre­gação, na pu­bli­cação de li­vros de pi­e­dade e em mais de tre­zentas mis­sões pre­gadas em Roma, na ilha da Cór­sega e por toda a Itália setentrional. († 1751).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, em 1751, São Leonardo de Porto Mauricio, frade franciscano, chamado ainda em vida de Apóstolo da Itália”. Propagou a devoção à Via Sacra. (M).

Bem-aventurado Leonardo de Porto Maurício. Ver páginas 257-261: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

–  “… Leonardo de Porto Maurício, nascido Paolo Girolamo Casanova, foi um religioso italiano da Ordem dos Frades Menores (franciscano), idealizador e promotor da prática da Via Crucis.[1] Foi beatificado em 1796 e proclamado santo em 1867 pelo papa Pio IX. Autor de um dos mais famosos sermões de todos os tempos da cristandade: “O pequeno número dos que se salvam.””: Leonardo de Porto Maurício – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

– “…  Em Roma, São Leonardo de Port Maurice, sacerdote e confessor da Ordem dos Frades Menores. Ele era notável por seu zelo pelas almas e por suas expedições sagradas por toda a Itália. Ele foi canonizado pelo Papa Pio IX, e o Papa Pio XI o escolheu e nomeou o patrono celestial dos sacerdotes para a pregação de missões ao povo…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayNovember26.html

12.   Em Nam Dinh, ci­dade do Ton­quim, hoje no Vi­etnam, os santos Tomás Dinh Viet Du e Do­mingos Hguyen Van (Doan) Xuyên, pres­bí­teros da Ordem dos Pre­ga­dores e már­tires, que foram de­go­lados ao mesmo tempo, por ordem do im­pe­rador Minh Mang. († 1839)

13*.   Em Bas­sano, pró­ximo de Vi­cenza, na Itália, a Beata Ca­e­tana Stérni, re­li­giosa, que, tendo fi­cado viúva ainda jovem, se de­dicou to­tal­mente ao ser­viço dos po­bres e fundou a Con­gre­gação das Irmãs da Von­tade Di­vina, des­ti­nada à as­sis­tência dos po­bres e dos enfermos. († 1889)

14*.   Em Roma, o Beato Tiago Al­be­rione (também na Folhinha do Coração de Jesus): VER ACIMA EM DESTAQUE DE 26 DE NOVEMBRO

 15. Conforme o Martirológio Italiano de 25 de novembro, em Ale­xan­dria, no Egipto, São Pedro, bispo e mártir, que, do­tado de todas as vir­tudes, foi de­ca­pi­tado por ordem do im­pe­rador Ga­lério Má­ximo, sendo a úl­tima ví­tima e o selo dos már­tires na grande per­se­guição contra a Igreja. Com ele se co­me­moram três bispos egíp­cios – He­sí­quio, Pa­cómio e Te­o­doro – e muitos ou­tros már­tires, que, também em Ale­xan­dria, na mesma per­se­guição, cru­el­mente as­sas­si­nados ao fio da es­pada, su­biram ao Céu. († 305-311).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico de 26 de novembro, no ano do Senhor de 311, o martírio de São Pedro, bispo de Alexandria. O historiador Eusébio o saudava como “um desses pastores, divinos pela vida virtuosa e por sua sagrada eloquência”. Foi uma das últimas vítimas das perseguições romanas (M).

São Pedro. Ver páginas 250-256: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

– “Mártires de Alexandria“. CatholicSaints.Info. 7 de novembro de 2022. Teia. 26 de novembro de 2022. <https://catholicsaints.info/martyrs-of-alexandria-26-november/>

16. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Alexandria, igualmente, durante a mesma perseguição, os Santos Mártires Amônio, Fausta e Dio. (M)

17. Santa Magnância e Santa Máxima, virgens. Ver páginas 262-264: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

18. São Basolo, ermitão. Ver página 265: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

19. VER SANTAS E SANTOS DE 26 DE NOVEMBRO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):

<- OntemCalendárioAmanhã ->
Alberto de Haigerloch Alípio Estilita Amador de Autun Basolo de Verzy Belino de Pádua Bertger de Herzfeld Conrado de Constança Delfina de Glandèves Egelwine de Athelney Gaetana Sterni Giacomo Alberione Hugh Taylor Humilis de Bisignano Ida de Colônia Tiago, o Eremita Leonardo de Port Maurice Magnância de Ste-Magnance Marcelo de Nicomédia arcos marmadukeMartinho de Arades Nicon de Esparta Pôncio de Faucigny Sabaudus de Trier Sirício , Papa Estiliano Sylvester Gozzolini vaczMártires de Alexandria – 7+ santos Mártires de Cápua – 7 santos Mártires de Nicomédia – 6 santos Mártires do Vietnã Ðaminh Nguyen Van Xuyên Tôma Ðinh Viet Du — Adam Rusdrig Banban de Lethglenn Walter de Aulne
todos esses memoriais em uma única página

20. Outros santos do dia 26 de novembro: págs. 250-273 em: VIDAS DOS SANTOS – 20.pdf (obrascatolicas.com) 

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 26 de novembro: 26 de novembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterin da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 906-909. Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
  4. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
  5. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  6. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  7. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  8. The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015) 
  9. El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php  
  10. MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm   
  11. SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/26-november/                   
  12. SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayNovember26.html                                                                                                                       
  13. SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p    
  14. SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg

SOBRE NOSSA SENHORA:

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA:

https://devotiontoourlady.com/november.html

FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/11_NOV.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

https://devotiontoourlady.com/index.html 

Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA:

(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!   AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS.

POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

  • SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.

Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

  • “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO

Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valorEle anseia ardentemente que o desejemos e o amemosEle aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”

– São Gregório Nazianzeno

================

* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO

            … Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados ​​e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …         

“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…” 

================

* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN

Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)

– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento

(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário.

 “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES

“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”

================

27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI

“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”

================

* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO

“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”

================

* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO

“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”

================

* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR

“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”

================

  • 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA

“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO

“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA

“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA

“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)

“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…

A misericórdia é ilimitada…”.

================

* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO

“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”

================

* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA

“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vidaEu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”

================

* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT

“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”

================

* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO

“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)

================

* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO

Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis ​​na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.

================

* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES

“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”

================

* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA

Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta

================

* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO

“Antes morrer que pecar!”

================

*  12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE

“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”

================

* 14 de março, Albert Einstein:

Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

  • 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:

“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”

================

  • 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:

“… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM

“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/

================

  • 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:

“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

       Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será    

     derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU

       MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

  • 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop

================

  • 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
  • “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”. 

================

* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO

“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “

================

*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!

===============

  • 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
  • PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra

indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.

  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”

================

* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO

“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender

================

* 26 DE ABRIL: SÃO RAFAEL ARNÁIZ BARÓN

“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar”. 

“Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!”

“Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.”

================

  • 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.

Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…

Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…

Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…

Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/

================

  • 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»

… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”

================

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI

“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”

================

 * 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI

“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html

================

* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.

Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;

concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.

Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!

(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)

================

  • 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:

“… A primeira e principal ocupação do cristão é combater e destruir as suas paixões e, sobretudo, aquela que mais o domina

https://minimosenfamilia.blogspot.com/2016/10/maximas-del-bto-nicolas-barre.html

  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E

OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM

            “As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu– Santo Efrém

            Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia– Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida

            Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo– Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos

            Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito– de um sermão de Santo Efrém”

================

* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a

================

* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA

“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”– São Luís Gonzaga

“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”– São Luís Gonzaga

“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho– São Luís Gonzaga

“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”– de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga

Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos– coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga

Citação MLA

… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:

Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.

Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.

Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.

Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.

Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.

Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.

Amém.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

================

01 DE JULHO: BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI

Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus

================

04 DE JULHO: SÃO PEDRO JORGE FRASSATI

Dia a dia, diante de Deus e dos homens, aprendeu a vencer-se e a dominar-se”… «A caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais»…”

================ 

05 DE JULHO: SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA

“… Aquilo que Deus ordena parece difícil e um fardo. O caminho é difícil; você recua; você não tem desejo de segui-lo. No entanto, siga-o e você alcançará a glória” (Santo Antônio Maria Zaccaria)

================

09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS

            “Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)

            Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.

================

11 DE JULHO: SÃO BENTO

Rezar e trabalhar”. (Resumo da Regra de São Bento)

“…São Bento suportou e superou as três tentações fundamentais de cada ser humano: a tentação da auto-suficiência e do desejo de se colocar no centro, a tentação da sensualidade e, por fim, a tentação da ira e da vingança… Ele estava convencido de que, só depois de ter vencido estas tentações, ele teria podido dizer aos outros uma palavra útil para as suas situações de necessidade. E assim, tendo a alma pacificada, estava em condições de controlar plenamente as pulsões do eu, para deste modo ser um criador de paz em seu redor. Só então decidiu fundar os seus primeiros mosteiros…  A oração é em primeiro lugar um ato de escuta (Prol. 9-11), que depois se deve traduzir em ação concreta. O Senhor aguarda que nós respondamos todos os dias com os fatos aos seus ensinamentos…

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080409.html

================

14 DE JULHO: SÃO CAMILO DE LELLIS

PENSE BEM. FALE BEM. FAZE BEMEssas três coisas, pela misericórdia de Deus, farão o homem ir para o céu– São Camilo de Lellis

================

* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA

… GUIA-ME, SENHOR, NO TEU CAMINHO, PARA QUE EU POSSA ANDAR NA TUA VERDADE… ” (São Boaventura)

“… Maria procura aqueles que se aproximam dela com devoção e reverência…  aqueles que ela ama, nutre e adota como seus filhos…” – São Boaventura

“Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome…(São Boaventura)” (Papa Bento XVI, Audiência de 17.03.2010 sobre São Boaventura: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100317.html

================

16 DE JULHO: NOSSA SENHORA DO CARMO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO:

“Ó Bem-aventurada, e Imaculada Virgem Maria, resplandecente honra e glória do Carmelo, Vós que vos dignais contemplar com especial generosidade aqueles que estão vestidos com o vosso santo Escapulário, lançai sobre mim um olhar de terna bondade e cobri-me com o manto da vossa proteção. Fortalecei minha fraqueza com vosso poder, iluminai com vossa sabedoria a escuridão de minha mente. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade; revesti minha alma com tais graças e virtudes que a tornem sempre agradável a vosso Divino Filho e a vós. Assisti-me, socorrei-me, durante a vida e consolai-me na hora da morte. Ficai perto de mim nesse momento supremo e apresentai-me à Santíssima Trindade como seu filho e seu fiel servo, para que eu seja admitido para louvar e bendizer a Deus convosco eternamente no Céu. Amém.”

Ó Deus, que honrastes a Ordem dos Carmelitas com o título particular da bem-aventurada Virgem Maria, Vossa Mãe, concedei-nos misericordiosamente que, amparados por suas orações, cuja comemoração celebramos hoje com ofício solene, mereçamos chegar à alegria eterna. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.

            Recomendações aos carmelitas:

É muito desejável que as pessoas em todos os lugares se juntem a esta confraria, para a honra de Maria e para a salvação das almas, por uma vida adequada a esse fim.

            Para participar dos méritos da congregação, todo membro deve:

  1. Evitar o pecado e, de acordo com seu estado de vida, viva castamente.
  2. Rezar todos os dias, se possível, sete vezes, Pai NossoAve Maria e Glória ao Pai .
  3. Esforçar-se para servir a Deus venerando Maria e imitando suas virtudes.

Essas regras, é verdade, não são obrigatórias sob pena de pecado, mas a violação delas nos priva de todo mérito; e isso não é algo a ser levado em consideração? “Quem semeia pouco, pouco também ceifará.” (II Coríntios 9:6)

================

* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:

… Santo Ambrósio, ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras:Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado” (homilia do Papa Bento XVI sobre Santo Ambrósio)

================

21 de Julho: SÃO LOURENÇO BRÍNDISI

: «Oh, se considerássemos esta realidade! — exclama — ou seja, que Deus está verdadeiramente presente em nós, quando lhe falamos na oração; que Ele realmente ouve a nossa prece, mesmo que oremos simplesmente com o coração e com a mente. E que não só está presente e nos ouve, mas pode e deseja condescender de bom grado e com o máximo prazer às nossas exigências» (Papa Bento XVI em https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110323.html )

* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO

Ouça o apelo de Deus: Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.

… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado. 

O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/

================

* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…

================

* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório

Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório

… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo

================

* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão. 

Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces. 

Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.

– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney

================

07 de agosto: SÃO CAETANO

“Todos os prazeres desta vida são enganosos, porque não satisfazem, mas apenas incham; Somente Deus, que fez nossos corações, pode enchê-los de consolações.” – São Caetano

================

08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)

================

09 DE AGOSTO: SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ

“… Aprenda com Santa Teresa a depender somente de Deus e servi-lo com um coração totalmente puro e desapegado. Então, como ela, você poderá dizer ‘não me arrependo de ter me entregado ao Amor’…” Santa Teresa Benedita da Cruz

================

10 DE AGOSTO: SÃO LOURENÇO

“…O grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura…” (Santo Agostinho sobre São Lourenço)

================

* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS

“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”– Santa Clara de Assis

================

* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL

“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade

 MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal

================

* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE

“… AVE-MARIA!”:  esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html

================

18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI

“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”

================

* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO

O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente

================

* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta– São Bernardo de Claraval https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091021.html

Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,

fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]

“…Todas as manhãs Bernardo se perguntava: “Por que vim aqui?”, e então se lembrava de seu principal dever – “levar uma vida santa” …

================

* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X

Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre

“… Caros irmãos e irmãs, São Pio X ensina-nos a todos que na base da nossa obra apostólica, nos vários campos em que trabalhamos, deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, que se há-de cultivar e aumentar dia após dia. Eis o cerne de todo o seu ensinamento, de todo o seu compromisso apostólico. Somente se formos apaixonados pelo Senhor, seremos capazes de conduzir os homens a Deus, de os abrir ao seu Amor misericordioso e, deste modo, de abrir o mundo à misericórdia de Deus…” (Papa Bento XVI): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100818.html

================

* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA

Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)

================

* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS

            À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”

O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”

O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema

O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema

Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema

Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema

Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema

Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema

Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema

Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema

NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO

– São Poema

Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema

A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema

Citação MLA

================

27 DE AGOSTO: SANTA MÔNICA

“Nada está longe de Deus.” – Santa Mônica

================

* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO

“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho

            Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho

O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho

Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus– Santo Agostinho

Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho

Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus– Santo Agostinho

Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho

Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia. 

– Santo Agostinho

Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas– Santo Agostinho

Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho

            Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”

* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO

“…Trabalhar já é bom,
  Melhor ainda é orar;
O melhor – amar teu Deus,
  E nem uma palavra a dizer.

    – do alemão de Angelus Silesius

… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):

{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }

================

04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI

Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse

Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina

================

02 DE SETEMBRO: SÃO SIMEÃO ESTILITA

“… Ele exortou as pessoas com veemência contra o horrível costume de xingar; como também, observar estrita justiça, não tomar usura, ser assíduo na igreja e na santa oração, e orar pela salvação das almas…”

================

03 DE SETEMBRO: SÃO GREGÓRIO MAGNO

“… A humildade intelectual é a regra primária para quem procura penetrar as realidades sobrenaturais, começando pelo do Livro sagrado…

… Sensibilizava-o intimamente a humildade de Deus, que em Cristo se fez nosso servo, nos lavou e lava os pés sujos…” (Papa Bento XVI):

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080604.html

================

04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA

“… Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.

Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.

Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}

================

05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ

“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá

================

09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER

Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver

Para fazer a vontade de Deus, o homem deve desprezar a sua; quanto mais morrer para si mesmo, mais viverá para Deus– São Pedro Claver

================

13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

            “… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu):  {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }

            “…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…

            Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo

================

  • 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:

“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carneSanta Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”

Não devemos desejar nada além do que nos vem de momento a momento”, disse Santa Catarina a seus filhos espirituais, “não nos exercitando menos para o bem. Pois aquele que não se exercitasse assim e esperasse o que Deus envia, tentaria a Deus (QUEM NÃO SE EXERCITAR PARA O BEM E ESPERAR O QUE DEUS ENVIA, TENTARÁ A DEUS).

================

* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO

Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/

================

* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO

… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino

               Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” …  As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …

{Audiência Geral:  https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html}”:

================

17 DE SETEMBRO: SANTA HILDEGARDA

“… O homem existe na forma masculina e feminina. Hildegarda reconhece que nesta estrutura ontológica da condição humana se radica uma relação de reciprocidade e uma substancial igualdade entre homem e mulher. Mas na humanidade habita também o mistério do pecado e ele manifesta-se pela primeira vez na história precisamente nesta relação entre Adão e Eva. Ao contrário de outros autores medievais, que viam a causa da queda na debilidade de Eva, Hildegarda vê-a sobretudo na excessiva paixão de Adão em relação a ela…” (Papa Bento XVI: http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_letters/documents/hf_ben-xvi_apl_20121007_ildegarda-bingen.html

================

18 DE SETEMBRO: SÃO JOSÉ DE CUPERTINO

“… Claramente, o que Deus quer acima de tudo é a nossa vontade que recebemos como um dom gratuito de Deus na criação e possuímos como se fosse nossa. Quando um homem se treina para atos de virtude, é com a ajuda da graça de Deus de quem vêm todas as coisas boas, que ele faz isso. A vontade é o que o homem tem como sua única posse…” 

================

* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE

“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade

Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdadeque o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversãoO verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html

================

* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA

Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono. 

Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes. 

Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas. 

Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade. 

Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga. 

Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia. 

Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor. 

Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor. 

Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio! 

Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração. 

Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor. 

Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais. 

Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade. 

(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)

================

* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO

“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER. 

– São Vicente de Paulo

Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio– São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!

O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ​​ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo

================

SÃO LOURENÇO RUIZ DE MANILA: 28 DE SETEMBRO

“… Sou cristão, e morrerei por Deus, e por ele darei muitos milhares de vidas se as tivesse. E então, faça comigo o que quiser…”

================

* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO

“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma. 

No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver. 

Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes

Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}

{https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}

================

* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS

“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade

…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos… 

… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…

… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…– Santa Teresa de Lisieux

================

* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA

“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)

================

03 DE OUTUBRO: PROTOMÁRTIRES DO BRASIL

SANTO ANDRÉ DE SOVERAL, SANTO AMBRÓSIO FRANCISCO, SÃO MATEUS MOREIRA E OUTROS

Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento!” (SÃO MATEUS MOREIRA) Ele é chamado de “Mártir da Eucaristia” e desde 2005 é o santo padroeiro dos dispensadores de comunhão extraordinária (Ministros da Eucaristia).

http://www.katolsk.no/biografier/historisk/aferro

================

* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS

“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis

================-

* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA

“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”

{https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20000430_faustina.html }

================

08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA

1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.

2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas

3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:

================

*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN

“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:

Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
O Sonho de Gerôncio )…:
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html

==============

10 DE OUTUBRO: SÃO TOMÁS DE VILANOVA

: “Se há pessoas que se recusam a trabalhar, isso é para as autoridades lidarem. Meu dever é ajudar e aliviar aqueles que vêm à minha porta

================

* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII

“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)

================

13 de outubro: SÃO TEÓFILO DE ANTIOQUIA

“Mas se você me disser – escreveu Teófilo de Antioquia: – Mostre-me seu Deus, eu lhe direi: Mostre-me seu homem, e eu lhe mostrarei meu Deus

…Deus se mostra àqueles que podem vê-lo, quando eles abrem os olhos da alma.

================

* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA

“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”

================

* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:

  • Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  • Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
  • Eu os consolarei em todos os seus problemas.
  • Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
  • Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  • Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
  • Almas mornas se tornarão fervorosas.
  • Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
  • Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
  • Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
  • Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
  • O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.

================

16 DE OUTUBRO: SÃO GERALDO MAJELLA

“… Seu último testamento consistia no seguinte pequeno bilhete na porta de sua cela : “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto Deus quiser” …” (São Geraldo Majella)

================

* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm

================

* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara). 

================

* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ

“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…

… A alma é uma semente que Deus semeia no campo da Igreja; para produzir frutos, deve morrer sob os golpes de dores, tristezas, contradições e perseguições…” – São Paulo da Cruz

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO

Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II

Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)

“…O SEU SACERDÓCIO PARTICULAR A PARTIR DE TRÊS PALAVRAS DO SENHOR…

Em primeiro lugar, esta: “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça” (Jo 15, 16).

A segunda palavra é: “O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10, 11).

E finalmente: “Assim como o Pai me tem amor, assim eu vos amo a vós. Permanecei no amor” (Jo 15, 9).

Vemos nestas três frases toda a alma do nosso Santo Padre.  (Cardeal Joseph Ratzinger)

https://www.vatican.va/gpII/documents/homily-card-ratzinger_20050408_po.html

================

23 de outubro: SÃO JOÃO DE CAPISTRANO

“… Imagine ter nascido no século XIV. Um terço da população e quase 40 por cento do clero foram dizimados pela peste bubônica.

 O Cisma Ocidental dividiu a Igreja com dois ou três pretendentes à Santa Sé ao mesmo tempo.

Inglaterra e França estavam em guerra. As cidades-estados da Itália estavam constantemente em conflito…”

Constantinopla havia caído em 1453…

Aí viveu São João de Capistrano (1386-1456)

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober23.html#1456_St._John_of_Capistrano_Initiative_Organization_Activity OU Saint of the Day October 23 (lngplants.com)

================

            24 DE OUTUBRO: SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET

Quando vejo a necessidade de ensino divino e como as pessoas estão famintas para ouvi-lo, fico com vontade de sair correndo pelo mundo, pregando a Palavra de Deus. Não tenho descanso. Minha alma não encontra outro alívio senão para correr e pregar. “…: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober24.html#1870_St._Anthony_Mary_Claret_archbishop

================

25 de outubro: SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO

“… Antônio “cumpriu sua missão religiosa”. consagração, dedicando-se com amor e devoção aos aflitos, aos sofredores e aos escravos de sua época no Brasil. A sua fé autenticamente franciscana, vivida evangélica e apostolicamente no serviço ao próximo, continuou o Papa, será um estímulo para imitar este ‘homem de paz e caridade’…” (São João Paulo II): https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober25.html#

================

          27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO

“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

03 de novembro: SÃO MARTINHO DE PORRES

“… Martinho, com o exemplo da sua vida, mostra-nos que é possível alcançar a salvação e a santidade através do caminho que Cristo ensina: se acima de tudo amarmos a Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento; e, em segundo lugar, se amamos o próximo como a nós mesmos (Cf. Mt 22, 36-38) …” (São João XXII, na homilia de canonização de São Martinho de Porres em 06 de maio de 1962)

https://www.vatican.va/content/john-xxiii/es/homilies/1962/documents/hf_j-xxiii_hom_19620506_martino-porres.html

================

14 DE NOVEMBRO: SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ – que ele repetia muitas vezes: “A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma por caridade, e os apetites irregulares pela abstinência e penitência”.

================

10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO

“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno

================

11 de novembro: SÃO MARTINHO DE TOURS

“… Senhor, se o seu povo ainda precisa de mim, estou pronto para a tarefa; sua vontade seja feita…”

================

15 de novembro: SANTO ALBERTO MAGNO

“…É pelo caminho do amor, que é a caridade, que Deus se aproxima do homem e o homem de Deus. Mas onde não há caridade, Deus não pode habitar. Se, então, possuímos caridade, possuímos Deus, pois “Deus é Caridade.”…”

 (1 João 4:8) – Santo Alberto Magno

================

16 DE NOVEMBRO: SANTA GERTRUDES

“Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Ó Sagrado Coração de Jesus, fonte da vida eterna, o Teu Coração é uma fornalha ardente de Amor. Tu és meu refúgio e meu santuário. Ó meu adorável e amoroso Salvador, consome meu coração com o fogo ardente com que o teu está inflamado. Derrama sobre minha alma as graças que brotam do Teu amor. Que meu coração se una ao Teu. Que a minha vontade seja conforme a Tua em todas as coisas. Que Tua Vontade seja a regra de todos os meus desejos e ações…” – Santa Gertrudes

================

23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ

“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”

================

O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER

“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”

            “… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”. 

================

* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ

“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”

================

* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO

“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”

================

* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…” 

================

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.

A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo.

Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.

São José, rogai por nós!

(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai

também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,

ROGUEM POR NÓS!   

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

================

  • APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
    • POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
    • POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
    • ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
    • UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
    • QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …

DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!

OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

                                                         ================                                  

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado“!

“GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO O MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!”

JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”

ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!

================

08.11.2023 – CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,*

PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO

            MEU JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é MEU DEUS, minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor e CONSAGRO-LHE A MINHA VIDA E A MINHA MORTE levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude, buscar a paz e entrar pela porta estreita (Mt 7,13-14). Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e LIVRE-ME DE PENSAMENTOS MAUS E VÃOS, DESORDENADOS E ESTRANHOS (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24) e decisão; purifique meu coração, ilumine minha inteligência e entendimento, inflame minha vontade e dê-me forças para segui-lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Eu confio no Senhor! DECIDO-ME A SEGUI-LO! QUERO E COLOCO O SENHOR COMO CENTRO DA MINHA VIDA. Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. Ajude-me a DESEJAR, QUERER E AGIR para consagrar SEMPRE ao Senhor minha vida e minha morte, me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!

               Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento numa INTENSA VIDA DE ORAÇÃO, PENITÊNCIA, MORTIFICAÇÃO, DOAÇÃO DE MIM E VIDA SACRAMENTAL; dê-me a virtude, o amor pelo Senhor, O QUE EU PRECISO! Livre-me do ressentimento, da ira ou cólera, do mau-humor. Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) SEGUNDO O ESPÍRITO, EVITANDO, RESISTINDO, AFASTANDO E CORTANDO o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver SEM reclamar, estressar, falar alto, alterar, ciúme; a aceitar pacientemente tudo o que me acontece, aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, a silenciar, a oferecer-me. Livre-me da hipocrisia e da indecisão! Ajude também a família! Ajude-me a cumprir as promessas do Batismo, que RENOVO:

               EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA  FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, a satanás, às suas pompas, suas obras e seus gozos; renuncio ao pecado, às paixões, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira ou cólera, ao ciúme, ao desejo de ser retribuído, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! Decido-me a seguir o Senhor no caminho da santidade, para sempre, com a graça de Deus, sendo misericordioso! AJUDA-ME A SER DECIDIDO E SANTO! OBRIGADO, JESUS!

               DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS E DECISÕES PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DE FAZÊ-LO e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do SENHOR, MEU PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, MEU SENHOR E MEU DEUS! ME ABRACE E PERMITA QUE EU FIQUE NO SEU COLO, SEGUINDO JESUS E ALEGRANDO O DIVINO ESPÍRITO SANTO, SENDO SANTO, COM A BÊNÇÃO DA MÃE MARIA! MUITO OBRIGADO, MEU PAI! OBRIGADO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

            MINHA MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a renunciar ao pecado, controlar-me, recompor-me, mortificar-me, educar e subordinar as paixões, abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união, a ser santo!

            Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, SENDO DE JESUS E FAZENDO O QUE ELE MANDAR, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL. MÃE, ME AJUDE! OBRIGADO MINHA MÃE!

            MINHA MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.

ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!

            MUITO OBRIGADO À SENHORA, MINHA MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!

SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!

ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS E A FAZER O QUE ELE MANDAR!

TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!

VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! FAÇA-NOS SEUS FILHOS, MÃE! OBRIGADO MÃE!

“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08 – 1090-1153]

«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)

“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO
NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxiliadora dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos
e recorremos a vós! Amém! OBRIGADO, MÃE!” (Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada): https://noticias.cancaonova.com/brasil/comheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/ 

MEU SÃO JOSÉ, ROGUE POR NÓS! MUITO OBRIGADO, SÃO JOSÉ!

            SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR, SEGUI-LO, SEMPRE O ALEGRAR E NUNCA O DESGOSTAR!

            Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!

OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-NOS A GRAÇA DE SERMOS PACIENTES TAMBÉM!

            AJUDE-NOS A NOS PREPARARMOS PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A NOSSA HORA! MOSTRE -NOS O QUE E COMO FAZER, PAI!

            E MAIS: INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA, VONTADE, AFETIVIDADE E TODO O NOSSO SER PARA FAZÊ-LO! O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

            OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!

            EU, COM A VOSSA GRAÇA, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, ME OFEREÇO EM SACRIFÍCIO VIVO CONSAGRANDO-LHE MINHA VIDA E MINHA MORTE! (Rm 12,1-2)

            SENHOR, ME MOSTRE A PORTA ESTREITA PELA QUAL DECIDO-ME A PASSAR COM A SUA GRAÇA! (Mt 7,13-14 e Lc13,24). INTERFIRA EM MEU SER PARA EU DESEJAR, QUERER E AGIR DO JEITO QUE O SENHOR MOSTRAR E ENTRAR PELA PORTA ESTREITA! PEÇO AO SENHOR POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! OBRIGADO, SENHOR!

            GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO MOMENTO AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!

            PAI, CONCEDA-ME/NOS A GRAÇA DE ABRAÇÁ-LO, FICAR NO SEU COLO, AGRADANDO O ESPÍRITO SANTO E SEGUINDO JESUS COM A BÊNÇÃO DA MÃE! OBRIGADO!

            PAI, TUDO ESTÁ NA MÃO DO SENHOR! TUDO O QUE ACONTECE É PORQUE O SENHOR PERMITE. SÓ O SENHOR É SENHOR! TUDO DEPENDE DA TERNURA DO AMOR DO SENHOR!

ENTREGO-LHE O QUE É MEU! POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO, PAI!

            BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!

PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…

Virgem Formosa, oh Mãe Querida

Tu és minha vida, vela por mim

e quando um dia deixar a terra

leva-me, Mãe, junto de ti,

leva-me Mãe, leva-me ao céu,

ficar não posso longe de Ti…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim os teus olhares

se me amparares me salvarei

Mesmo que as ondas, subam aos céus

e que furioso brame o mar

se tu diriges minha barquinha

não tenho medo, de naufragar

Mas se na luta, a nau vacila

e se enlanguesce minha ardente fé…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim teus olhares

se me amparares me salvarei!

Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril; também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)

MUITO OBRIGADO!