NOSSA SENHORA EM 31 DE DEZEMBRO
IMAGE OF OUR LADY OF CHARTRES BRINGS BACK TO LIFE THE SON OF KING GEOFREY (100 B.C.) – IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE CHARTRES TRAZ DE VOLTA À VIDA O FILHO DO REI GEOFREY (100 B.C.)
“… O Abade Orsini escreveu: “Cerca de cem anos antes do nascimento de nosso Salvador, a imagem de Nossa Senhora de Chartres, que os Druidas haviam consagrado à Santíssima Virgem, parturiente, ressuscitou o filho de Geoffrey, rei ou príncipe de Montlhery , que, tendo caído num poço, foi encontrado morto; em agradecimento por este favor, fez vários presentes a esta imagem, como atesta a história deste milagre, que está representado nos vitrais da grande igreja.”
A Chartres pertence a distinção de ser não só o santuário mais antigo de França, mas também – com toda a probabilidade – o santuário de Nossa Senhora mais antigo do mundo. Na verdade, é pré-cristão e, num caso semelhante ao ‘altar ao deus desconhecido’ dos atenienses, foi dedicado à Virgem que daria à luz um filho, pelo menos um século antes do nascimento de Cristo.
A Catedral de Notre Dame em Chartres é provavelmente a mais bela igreja gótica do mundo; mas muito anterior à catedral cristã, o local era famoso pela sua cripta – e pelo santuário de Nossa Senhora do Subterrâneo. Sabe-se que Chartres foi durante muito tempo o local do santuário mais importante dos druidas, e onde eles adoravam uma imagem que veio a ser conhecida como Nossa Senhora de Chartres. Na verdade, Chartres era uma espécie de destino de peregrinação muito antes da construção da bela catedral gótica que hoje vemos ali.
Antes de Júlio César chegar à Gália, os druidas já haviam feito uma estátua à imagem de uma mulher sentada com uma criança no colo, pois de alguma forma entenderam que haveria uma mulher que daria à luz uma criança como nenhuma outra jamais viu. sobre a face da terra. Talvez eles soubessem da profecia de Isaías: “…o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e seu nome será Emanuel.”
Esta imagem foi guardada num altar da cripta que trazia o lema ‘Virgini Pariturae‘ – ‘à virgem que dará à luz um filho’. Embora fossem pré-cristãos, esses druidas aguardavam Aquele que provaria que os antigos deuses nada mais eram do que meros ídolos de barro e pedra. Mais tarde, com o advento do Cristianismo, souberam que a virgem e o menino que lhes foram preditos eram a Bem-Aventurada Virgem Maria e Nosso Senhor Jesus Cristo, e converteram-se e demonstraram alegre devoção a eles à imagem de Nossa Senhora de Chartres.
O poço a que o Abade Orsini se refere também remonta à época gaulesa e aos druidas, e também estava localizado na cripta. “O Poço dos Santos Fortes”, ou “Puits des Saints-Forts”, como os cristãos passaram a chamá-lo, pois os corpos de muitos dos primeiros mártires cristãos foram lançados naquele poço. O poço ainda pode ser visto ali, embora já esteja seco.
A antiga estátua de Nossa Senhora do Subterrâneo foi destruída durante a Revolução Francesa e uma cópia está agora em seu lugar. É interessante notar que esta representação do Menino Divino sentado sobre Sua Mãe entronizada é bastante semelhante às estátuas posteriores da Idade Média conhecidas como Sedes Sapientiae, ou ‘Sede da Sabedoria’, como pode ser visto em Nossa Senhora de Louvain, que se tornaram muito populares no século XIII.
Assim, por muitas razões, Chartres e Nossa Senhora do Subterrâneo são há muito tempo um dos principais locais de peregrinação em França…”: https://devotiontoourlady.com/december.html
BIBLIOGRAFIA
1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM DEZEMBRO:
– https://devotiontoourlady.com/december.html
2. FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/12_DEC.html
– https://devotiontoourlady.com/index.html
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/
Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!
================
DESTAQUE ESPECIAL DE 31 DE DEZEMBRO DE 2023
1.1. Conforme o Diretório da Liturgia da CNBB de 2023, 31 DE DEZEMBRO DE 2023, SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ. FESTA
1.2. DIA DA SAGRADA FAMÍLIA
“… O Dia da Sagrada Família celebra-se no domingo seguinte ao Natal, na Oitava do Natal. Caso o Natal calhe a um domingo, a Sagrada Família festeja-se a 30 de dezembro.
{Em 2023 o Natal foi na segunda-feira. O Domingo seguinte é dia 31 de dezembro de 2023}
… O que é a Sagrada Família?
A sagrada família é constituída por Jesus Cristo; sua mãe, a Virgem Maria; e pelo seu pai adotivo e terreno, São José.
A festa da Sagrada Família remonta ao século XVII e consiste na celebração da família santa, como um exemplo de vida familiar para todas as famílias cristãs.
Amor incondicional, simplicidade, união, trabalho e sacrifício são algumas das lições a aprender com a Sagrada Família, “a primeira de muitas outras famílias santas”, na palavras de João Paulo II no Ano Internacional da Família, celebrado em 1994.
“Sagrada Família de Nazaré, desperta na nossa sociedade a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, bem inestimável e insubstituível.
Cada família seja morada acolhedora de bondade e de paz para as crianças e para os idosos, para quem está doente e sozinho, para quem é pobre e necessitado.“
(Trecho da Oração do Papa Francisco à Sagrada Família)
Importância do Dia da Sagrada Família
Apesar das dificuldades enfrentadas diariamente, as famílias precisam se fortalecer para que a relação familiar não se resuma apenas a conflitos.
Por isso, este dia recorda a importância de valorizarmos os momentos em família, bem como da importância da educação familiar para vivermos em sociedade…”: https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-sagrada-familia/
1.3. ORAÇÃO À SAGRADA FAMÍLIA (Papa Francisco)
“… Jesus, Maria e José,
em Vós contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
confiantes, a Vós nos consagramos.
Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
autênticas escolas do Evangelho
e pequenas igrejas domésticas.
Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais haja nas famílias
episódios de violência, de fechamento e divisão;
e quem tiver sido ferido ou escandalizado
seja rapidamente consolado e curado.
Sagrada Família de Nazaré,
fazei que todos nos tornemos conscientes
do carácter sagrado e inviolável da família,
da sua beleza no projeto de Deus.
Jesus, Maria e José,
ouvi-nos e acolhei a nossa súplica.
Amém!…
(Papa Francisco, Amoris Laetitia, 325)…”: https://www.vaticannews.va/pt/oracoes/oracao-a-sagrada-familia.html
1.4. SAGRADA FAMÍLIA. Ver “… A Sagrada Família é o termo usado para designar a família de Jesus de Nazaré, composta segundo a Bíblia por José, Maria e Jesus. A sua festa no calendário litúrgico é celebrada no domingo que fica na Oitava do Natal…”: Sagrada Família – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
1.5. Conforme o Martirológio de Romano-Monástico de 30 de dezembro, Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José. No seio dela, o Verbo Encarnado cresceu em sabedoria, em tamanho e em graça diante de Deus e dos homens.
Observação: Esta festa é celebrada no domingo dentro da Oitava do Natal, ou, se não houver, no dia 30 de dezembro.
1.6. FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA
“… A Festa da Sagrada Família é celebrada no domingo seguinte ao Natal, na Oitava do Natal.
Segundo o bispo de Erexim (RS), dom Adimir Antonio Mazali, a tradição de se celebrar a data é muito antiga: “Essa festa vai além do século XVII e surgiu para exaltar a Sagrada Família como um modelo de vida familiar para todas as famílias cristãs, destacando-se dela as suas virtudes de simplicidade, amor, humildade, dedicação um ao outro, trabalho e tantas outras, particularmente sua vida de fé e fidelidade à vontade de Deus”…”: https://www.cnbb.org.br/festa-da- sagrada-familia- 3/#:~:text=A%20Festa%20da%20Sagrada%20Fam%C3%ADlia,nessa%20sexta
%2Dfeira%2C%2030.
================
DESTAQUE DE 31 DE DEZEMBRO: SÃO SILVESTRE I
1.1. São Silvestre I, papa, que dirigiu piedosamente a Igreja durante muitos anos, no tempo em que o imperador Constantino construiu as venerandas basílicas romanas e o Concílio de Niceia aclamou Cristo como Filho de Deus. Neste dia foi sepultado o seu corpo no cemitério de Priscila. († 335).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, em 335, o nascimento no céu do papa São Silvestre. (também na Folhinha do Coração de Jesus). Logo depois da era das grandes perseguições romanas, couberam-lhe as tarefas de organizar a Igreja na sociedade finalmente pacificada; garantir-lhe lugares de culto tais como as basílicas de Latrão, de São Pedro e de São Paulo, em Roma; e defender a ortodoxia da fé, ao confirmar o I Concilio Ecumênico de Nicéia. (R).
1.2. São Silvestre I. Ver páginas 222-233: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2022.pdf
1.3. “São Silvestre I (Roma, 285 – 31 de dezembro de 335) foi Papa entre 31 de janeiro de 314 até 31 de dezembro de 335, durante o reinado do imperador romano Constantino I, que determinou o fim da perseguição aos cristãos, iniciando-se a Paz na Igreja. Silvestre I foi um dos primeiros santos canonizados sem ter sofrido o martírio. Festa em 31 de Dezembro.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Papa_Silvestre_I
1.4. PAPA SÃO SILVESTRE I
Também conhecido como
- Silvestre
- 31 de dezembro (calendário latino)
- 2 de janeiro ( calendário oriental )
Perfil
Filho de Rufino. Papa no reinado do Imperador Constantino I. Construiu a Basílica de São João de Latrão e outras igrejas. Enviou legados ao Primeiro Concílio de Nicéia , e esteve envolvido na controvérsia sobre o Arianismo . A espúria Doação de Constantino foi supostamente dada a São Silvestre.
Nascer
- romano
Ascensão Papal
- 31 de dezembro de 335 em Roma , Itália
- relíquias transferidas para a Igreja de São Silvestre in Capite em Roma em 761
Informações adicionais
- Um Garner of Saints , por Allen Banks Hinds, MA
- Livro dos Santos , dos Monges de Ramsgate
- Enciclopédia Católica
- Vidas e Tempos dos Papas , de Alexis-François Artaud de Montor
- Vidas dos Santos , do Padre Alban Butler
- Vidas dos Santos , de Padre Francis Xavier Weninger
- Ano Litúrgico : Padre Prosper Gueranger
- Vidas pictóricas dos santos
- Santos do Dia , de Katherine Rabenstein
- Curtas Vidas dos Santos , de Eleanor Cecilia Donnelly
- livros
- outros sites em inglês
- Irlanda católica
- Rua Católica
- Agência Católica de Notícias
- Católico on-line
- Biografias Cristãs , de James Kiefer
- Comunicação
- Mídia franciscana
- Notícias Católicas Independentes
- John Dillon
- Kevin D Camillo
- Papas em um ano
- Informações sobre a Basílica de São Pedro
- Histórias de Santos para todas as idades
- uCatólico
- Wikipédia
- imagens
- vídeo
- webseiten em alemão
- sites em espanhol
- Martirologio Romano , edição de 2001
- sites em francês
- fonte em italiano
- sites em holandês
- nettsteder e norueguês
Citação MLA
- “Papa São Silvestre I”. CatholicSaints.Info . 11 de junho de 2023. Rede. 30 de dezembro de 2023. < https://catholicsaints.info/pope-saint-sylvester-i/>
1.5. PAPA SÃO SILVESTRE I (- 335)
Comemoração: 31 de dezembro
O padroeiro da pecuária, por uma boa safra de forragem, por “um feliz ano novo”.
De acordo com LP, São Silvestre nasceu em Roma como filho de Rufino, mas suas origens estão irremediavelmente entrelaçadas com lendas posteriores. Estes afirmam que ele sofreu com as perseguições do imperador Diocleciano. É bastante certo que ele foi ordenado sacerdote antes que essas perseguições começassem em 284, quando durante as perseguições ele passou alguns anos escondido em Monte Soracte, perto de Roma. A história de seus sofrimentos também torna provável que as acusações posteriores dos donatistas de que, como presbítero, ele esteve com o papa Marcelino na entrega de livros sagrados às autoridades foram uma calúnia maliciosa.
Vinte dias após a morte do Papa Miltíades, em 31 de janeiro de 314, 314, Silvestre foi eleito bispo de Roma e, portanto, o 33º chefe da Igreja. Embora tenha sido papa por quase 22 anos durante o reinado do imperador Constantino, o Grande (306-37), um período em que a igreja se desenvolveu dramaticamente, ele parece ter desempenhado um papel insignificante nos grandes eventos que ocorreram. Apenas algumas vezes ele emerge das trevas da história, e então ele não parece totalmente positivo.
O imperador convocou o Primeiro Concílio de Arles até 1 de agosto de 314 em uma nova tentativa de resolver a reivindicação de Ceciliano de ser bispo de Cartago. Ele ainda foi rejeitado pelos donatistas, apesar da decisão do Papa Miltíades a seu favor no ano anterior. O imperador não fez do bispo de Roma presidente do concílio, mas confiou sua liderança a Chrestus, bispo de Siracusa, enquanto o bispo de Arles, Marino, presidia. Silvestre não compareceu, mas enviou dois sacerdotes e dois diáconos para representá-lo. Sua ausência não se deveu à relutância em convocar um concílio da igreja por Constantino, mas provavelmente a dificuldades em deixar Roma tão logo após sua posse.
No concílio, 50 bispos ocidentais repetiram a condenação do donatismo. Quando concluíram suas negociações, enviaram ao Papa a palavra de suas decisões em uma carta expressando claramente seu entendimento de seu primaz no Ocidente, e pediram-lhe que enviasse as decisões a todas as igrejas. A disputa com os donatistas continuou, e finalmente o imperador interveio militarmente contra ele em 317, mas isso apenas criou mártires e os aguçou em seu fanatismo.
Silvestre também não estava presente no concílio convocado por Constantino no verão de 325 para resolver a questão ariana. Este foi o primeiro concílio ecumênico (geral), o famoso Concílio de Niceia (I) (hoje Iznik, no noroeste da Turquia). Um concílio ecumênico, como o Papa, é infalível em matéria de fé e moralidade, porque constitui a voz da Igreja Educadora.
Cerca de 300 bispos participaram do concílio entre 20 de maio (ou 19 de junho) e o final de agosto de 325. Adotou um credo declarando que o Filho é Deus verdadeiro, da mesma essência do Pai, e condenando o ensinamento de Ário de que ele estava subordinado ao Pai como uma divindade de menor hierarquia, criada pelo Pai. Ário era um sacerdote de Alexandria.
Como outros bispos do império, Silvestre foi convidado a participar, mas embora tivesse sido mantido informado da controvérsia à medida que ela se desenvolvia, ele se recusou a vir, desta vez culpando a “idade avançada”. (No primeiro milênio, nenhum papa participou de um concílio que ele mesmo não havia convocado.) O papa enviou os dois sacerdotes, Vito e Vicencio, como seus representantes, e embora não lhes tenha sido atribuída nenhuma primazia no concílio, eles colocaram suas assinaturas no documento diante de todos os bispos presentes, exceto Ossius de Córdoba, que foi presidente e assinou primeiro. Após a reunião, o papa aprovou as decisões ali tomadas.
Nos anos 400 e 500, tentou-se criar confiança na ideia de que Óssio havia sido autorizado pelo papa, e até mesmo que o concílio havia sido convocado conjuntamente por ele e pelo imperador, mas essas são lendas sem base histórica. É verdade que havia bispos que Constantino fez seus confidentes e com os quais planejou sua política eclesiástica, mas Silvestre não era um deles.
Em troca, Silvestre teve a satisfação de ver que a igreja que presidia se tornava mais rica e embelezada através da generosidade principesca de Constantino, incluindo grandes igrejas como a Basílica Constantiniana (mais tarde S. Giovanni in Laterano) com seu batistério, bem como as Basílicas de São Pedro e São Paulo.
Portanto, é natural que grande parte das informações de Sylvester no LP seja dedicada a listar esses presentes em detalhes. Pois foi durante seu pontificado que Roma, como resultado da generosidade de Constantino, começou a adquirir os sinais exteriores de uma cidade cristã. Em seu tempo, a igreja de Sta Croce em Gerusalemme também foi construída.
Surpreendentemente, pouco se sabe sobre o ministério do Papa Silvestre. Segundo o LP, ele foi o primeiro papa a usar uma tiara. Mandou fazer a “coroa de ferro” com um rebite da Santa Cruz. Provavelmente o primeiro martirológio ou lista de mártires romanos foi criada em seu pontificado.
Em 330, Constantino mudou sua capital para Constantinopla, a “nova Roma”. Assim, o Papa tornou-se menos dependente do poder estatal, mas, por outro lado, a divisão vindoura entre Oriente e Ocidente também foi fundada.
As gerações posteriores acharam improvável que o papa pudesse ter desempenhado um papel tão insignificante nas relações com o primeiro imperador cristão, ou que Constantino pudesse ter adiado seu batismo por tanto tempo, e o recebeu de um bispo ariano (Eusébio de Nicomédia) alguns dias antes de sua morte em 337, e isso foi após a morte de Silvestre. Não precisa significar muito, porque os teólogos da época acreditavam que todos os pecados eram abandonados no batismo. Para um homem como Constantino, que tinha tantos pecados em sua consciência, talvez fosse conveniente esperar o máximo de tempo possível, desde que ele se certificasse de ter sempre um sacerdote à mão.
Constantino é venerado como santo pelas Igrejas Armênia e Ortodoxa; Na Igreja Católica Romana, no entanto, ele não é canonizado.
Na segunda metade do século 4, uma versão romantizada da vida de Silvestre (os feitos de São Silvestre) se espalhou. Entre uma série de outras lendas, ele é acusado de ter convertido Constantino, ex-perseguidor, batizado-o, curado-o da lepra e penitido-o para fechar os templos pagãos e libertar os cristãos que estavam na prisão.
De acordo com a lenda, alguns sacerdotes pagãos aconselharam o imperador leproso Constantino a banhar-se no sangue de crianças mortas para ficar bem. Quando César se deixou comover pelas queixas e choros de suas mães, Pedro e Paulo ordenaram-lhe, em uma visão, que se voltasse para o Papa Silvestre. O papa o batizou, e as águas batismais curaram o imperador de sua grave doença.
Esta lenda tornou-se o ponto de partida para o chamado dom constantiniano, Donatio Constantina, um documento forjado entre 750 e 850 que poderia ter se originado nas chancelarias do papa Estêvão II ou Paulo I. As fontes mais antigas são datadas de 806 e 824, respectivamente. O documento afirma que Constantino confere ao papa Silvestre e seus descendentes o primaz dos grandes patriarcados eclesiásticos, mas também o poder temporal e a autoridade sobre a cidade de Roma e todas as regiões italianas ou ocidentais com províncias, cidades e lugares associados. Assim, as reivindicações do papa medieval foram fundamentadas. O documento também afirma que Constantino ofereceu a coroa imperial a Silvestre, que se recusou a usá-la, mas concordou que a capital imperial poderia ser transferida de Roma para Constantinopla.
O documento foi aceito como autêntico até mesmo por opositores do papado, e não foi estabelecido como uma falsificação até a década de 1500. Na verdade, a Igreja Católica não se distanciou dela até o final de 1800.
A partir de 315, os primeiros símbolos cristãos aparecem nas moedas romanas, e a partir de 323 os últimos pagãos desaparecem. A partir de 318 os tribunais eclesiásticos foram equiparados aos seculares, e o direito de herança da Igreja foi oficialmente reconhecido. A igreja cristã gradualmente se tornou a maior proprietária de terras do reino. A partir de 320, o domingo passou a ser feriado obrigatório para comemorar a ressurreição. A partir de 323, os cristãos assumiram os mais altos cargos do Estado.
Diz a lenda que a imperatriz Helena levaria seu filho, o imperador Constantino, que entretanto se tornara cristão, para o judaísmo. A esse respeito, Silvestre encontrou doze rabinos em um homem verbal e superou onze deles. O décimo segundo então matou um touro sussurrando o nome de Javé em seu ouvido, mas foi incapaz de trazê-lo de volta à vida. No entanto, Silvestre imediatamente conseguiu trazê-lo de volta à vida, e isso levou ao batismo da imperatriz Helena e dos rabinos. Silvestre também converteu alguns sacerdotes pagãos quando amarrou a boca de um dragão jorrando aranha em uma caverna no Capitólio.
Os monges contaram histórias emocionantes sobre ele por centenas de anos. Uma delas foi que, quando um papa estava prestes a morrer, os ossos tremiam no túmulo de Silvestre. O túmulo foi de fato aberto em 1648, e lá ele jazia em traje papal completo. Mas, ao tocar, a múmia caiu em pó. Ao seu lado jaziam uma cruz de sol e um anel de sinete.
De acordo com outra tradição, no ano 319 o papa tinha as relíquias mistas de Pedro e Paulo diante dele e queria separá-las e enterrá-las separadamente. Depois da oração e do jejum, ouviu uma voz celestial dizendo: “Os menores são os Pescadores, os maiores são os Pregadores!” Assim, ele os dividiu e enterrou cada conjunto de ossos separadamente.
O mais famoso é provavelmente Silvestre porque ele tem seu aniversário celestial no último dia do ano. Ele morreu em 31 de dezembro de 335 e foi enterrado em uma igreja que ele mesmo havia construído sobre a Catacumba de Santa Priscila na Via Salaria. Foi um dos primeiros não mártires a ser venerado como santo em Roma. O culto se espalhou por toda a Europa, e sua festa foi celebrada em 31 de dezembro de 354. No ano de 761, as suas relíquias foram transferidas para a igreja de S. Silvestre in capite. Na Igreja Oriental, ele é celebrado em 2 de janeiro.
Série papal – Referências – Fonte da imagem: Santos Ortodoxos Ocidentais – Compilação e tradução: P. Per Einar Odden
Última atualização: 1999-05-24 11:28Arquivado em:
por Webmaster — publicado em 24.05.1999, última modificação 11.10.2023 – 19:39…”: Papa Silvestre I (-335) — Igreja Católica (katolsk.no)
1.6. SILVESTRE, PAPA (+ 335)
Silvester Pope, Roma, Itália; † 335.
Festa 2 de janeiro (Igreja Oriental) & 31 de dezembro.
Silvestre tornou-se bispo de Roma em 31 de janeiro do ano 314.
O bispo de Roma detém o título de Papa desde a Idade Média. “Papa” significa “pai”. Ele é o sucessor de Pedro, o primeiro dos apóstolos. Ele é o fator de ligação entre os crentes; o primeiro entre iguais. Desde o início, os bispos da cristandade têm se esforçado para manter a unidade com o bispo de Roma. Por sua vez, o bispo de Roma respondeu a isso.
Foi a causa de lutas de poder e conflitos em várias ocasiões; em 1054 os cristãos orientais se separaram, em parte porque não concordavam com a política do bispo de Roma. No século 16, a Reforma também se separou, em parte porque o papado não era considerado de acordo com a vida e os ensinamentos de Jesus.
No tempo de Silvestre, o papa ainda não tinha um cargo tão alto quanto o atual bispo de Roma.
Esse foi um momento importante na história da Igreja. Afinal, caiu um ano depois que o imperador Constantino, o Grande († 337; festa de 21 de maio) havia proclamado oficialmente que o cristianismo ocuparia uma posição privilegiada entre as religiões no Império Romano. E pensar que há apenas dez anos, sob o imperador Diocleciano (284-305), uma das mais sangrentas perseguições havia ocorrido contra os cristãos em todo o Império. Silvestre deve ter ficado com as cicatrizes necessárias. A lenda que é tecida em torno de sua pessoa também alude repetidamente a isso.
Roma era sua cidade natal. Nada se sabe com certeza sobre sua infância e carreira. Parece que ele foi atraído pela vida do eremita; ele preferiu retirar-se para a solidão do Monte Soracte, nos arredores da cidade. Acredita-se que ele tenha sido ordenado ao sacerdócio por volta de 284.
Isso teria sido na época do papa Caio (283-296). Uma das lendas relata que o Papa Marcelino o ordenou sacerdote [200]; ocupou o episcopado de Roma entre 296 e 304.
Durante seu pontificado (= papado), o famoso Concílio de Niceia foi realizado na Ásia Menor, em Niceia (atual noroeste da Turquia). Silvestre não vai lá pessoalmente, mas manda dois padres para lá. Esse Concílio (= reunião dos bispos) foi convocado pelo imperador, porque havia uma ameaça de cisma entre os cristãos. Os ensinamentos de Ário ocupavam a mente das pessoas. Ele proclamou que Jesus tinha sido um homem muito privilegiado, mas é claro que ele não poderia ser um filho de Deus, muito menos “o” Filho de Deus. Ele tinha muitos seguidores (‘arianos’), especialmente entre os bispos.
No Concílio de Niceia, essa doutrina foi condenada e rotulada como uma heresia.
Foi durante o pontificado de Silvestre que Constantino iniciou a construção da Igreja de São Pedro, a primeira predecessora da atual igreja. Silvestre morreu em 31 de dezembro do ano 335.
Os primeiros cristãos homenagearam o aniversário da morte dos mártires; todos os anos, naquele dia, celebrava-se a memória daqueles que, imitando Jesus, tinham dado a vida pela verdade. Mais tarde, quando os não-mártires eram venerados como santos, o aniversário de sua morte também era homenageado como o dia em que eles nasceram para uma nova vida. Dessa forma, aos poucos, foi surgindo um calendário de aniversários de santos.
No decorrer da Idade Média, quando a Europa Ocidental era amplamente cristianizada, os dias do ano raramente eram referidos à nossa maneira (dia e mês), mas geralmente um dia era nomeado em homenagem ao santo que era comemorado nele: por exemplo, 14 de fevereiro tornou-se o Dia dos Namorados (em homenagem ao santo bispo Valentim de Terni); O 11 de novembro tornou-se Sint Maarten; 6 de dezembro, Sinterklaas, etc.; 31 de Dezembro «São Silvestre». (Veja também o fenômeno dos feitiços climáticos). Quaisquer costumes pré-cristãos que foram adotados na forma cristianizada foram, portanto, também nomeados em homenagem a esse santo.
Aliás, 31 de dezembro só é o dia da véspera de Ano Novo desde os imperadores Júlio César e Augusto. Antes disso, no Império Romano, o ano novo começava em 1º de março. Ainda podemos ouvir isso nos nomes latinos dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro: traduzidos para o inglês significam: sétimo, oitavo, nono e décimo mês.
Lenda
1. O pai de Silvestre chamava-se Rufino, sua mãe Justa. E esse nome ela carregava com razão, pois era uma mulher justa. Ele recebeu sua educação do sacerdote Cirino; É por isso que ele prestou muita atenção à hospitalidade desde cedo.
Por exemplo, ele recebeu o Timóteo cristão em sua casa em uma época em que ninguém mais queria acolhê-lo porque os cristãos eram perseguidos naquela época. Que Timóteo tinha vindo como peregrino de Antioquia e conseguiu pregar o cristianismo por um ano e três meses antes de ganhar a coroa do martírio. Na escuridão da noite, Silvestre enterrou secretamente o morto com suas próprias mãos, cantando salmos e orações, como era costume entre os cristãos naquela época. O prefeito da cidade, um certo Tarquínio, assumiu que Timóteo tinha sido um homem rico. E agora chegou a Silvestre, que exigiu riquezas e ameaçou matá-lo se não as desse Quando percebeu que Timóteo não possuía um centavo, obrigou Silvestre a sacrificar-se aos ídolos. Caso contrário, ele seria submetido a todo tipo de tortura no dia seguinte. Mas Silvestre respondeu: “Tolo, você mesmo terá que suportar os tormentos eternos nesta mesma noite. Então, querendo ou não, você terá que reconhecer que o Deus que adoramos é o verdadeiro Deus.”
Esta afirmação é semelhante à de Jesus: “Tolo! Esta mesma noite eles virão reclamar a sua vida de você…” (Lucas 12:20).
Aqui uma característica essencial de toda lenda vem à tona. Por trás da pessoa do santo paira a figura de Cristo. Conta-se do santo de tal forma que ele cumpre o que se pede a todo cristão: que se torne outro Cristo (‘alter Christus’).
O fato de Silvestre ser convocado diante do prefeito também é uma lembrança de Jesus, como ele estava diante de Pilatos.
Silvestre foi imediatamente jogado na prisão. Tarquínio foi a um banquete para o qual fora convidado. Mas quando ele comeu, uma espinha de peixe ficou presa em sua garganta; Não foi possível engolir e cuspir para fora também não foi possível. Foi assim que ele morreu naquela noite. Silvestre foi libertado da prisão para deleite de todos. Pois ele era amado não só pelos cristãos, mas também pelos gentios. Seu rosto lembrava o de um anjo; Ele podia pregar lindamente; manteve seu corpo em pureza, fez sua obra em santidade; Era inteligente, zeloso na fé, incansável na esperança e inesgotável no amor.
Assim, quando o bispo de Roma, Melquiades, morreu, ele foi nomeado pela multidão presente como seu sucessor.
Isso é historicamente preciso: Melquiades (ou Miltíades) morreu como bispo de Roma em 11 de janeiro de 314. Ele era um africano, que havia sido eleito papa em 2 de julho de 311. [133]
É claro que, naquela época, não havia um procedimento tão complicado para a eleição do papa. De fato, sua escolha prosseguiu como todas as nomeações episcopais prosseguiram na época. Bispos das comunidades cristãs vizinhas se reuniram na igreja, onde um novo bispo teve que ser eleito. O presidente perguntou aos presentes se conheciam um candidato adequado. Quando um nome foi mencionado, um exame atento da fé e da vida do homem começou. Se o resultado foi satisfatório, ele se tornou o novo bispo. (Isso é evidente nas histórias sobre as nomeações episcopais de Ambrósio, Agostinho, Martinho, Alexander Kolenbrander, etc.)
Uma vez nomeado bispo supremo, Silvestre imediatamente ordenou que uma lista de todos os órfãos, viúvas e pobres fossem feitos e ordenou que eles fossem providenciados. Era ele quem prescrevia o jejum às quartas, sextas e sábados; além disso, decretou que a quinta-feira deveria ser tão especialmente consagrada ao Senhor quanto o domingo. Ele deu as seguintes razões: Primeiro, o Senhor havia subido ao céu na quinta-feira; em segundo lugar, foi o dia em que Ele instituiu a Eucaristia e, em terceiro lugar, foi o dia em que a Igreja preparou o Santo Crisma.
[200/2»12.31]
2. Constantino começou a perseguir os cristãos.
Isso é historicamente impreciso. Silvestre tornou-se bispo de Roma em 314. Àquela altura, os cristãos já haviam desfrutado da posição preferencial religiosa no Império Romano por um ano.
A lenda não está, portanto, tão interessada na verdade histórica; antes em crer na verdade: como o imperador foi curado de sua “doença” (= paganismo) (= tornou-se cristão) mergulhando na fonte que o bispo Silvestre lhe indicaria (= batismo). Também nesta história é impressionante a quantidade de referências a histórias do evangelho que existem.
Silvestre, então bispo de Roma, deixou a cidade e retirou-se com seu clero para as montanhas circundantes. Nesse meio tempo, Constantino foi punido por sua perseguição aos cristãos: foi acometido de uma lepra incurável.
Os sacerdotes idólatras pediram-lhe que cortasse as gargantas à porta da cidade por três mil crianças para poder tomar um banho de cura com o sangue ainda quente. Mas quando chegaram ao local onde haviam pastoreado as criancinhas, Constantino viu suas mães correndo em sua direção, com gritos comoventes e cabelos desabotoados. Nem ele mesmo conseguiu conter as lágrimas.
Ele parou sua carruagem e, de pé, disse: “Todos vocês aqui presentes, governadores, comissários e todos os outros, ouçam-me! O povo romano deve a sua dignidade à compaixão que sempre foi nossa. É, portanto, a partir dessa compaixão que havíamos consagrado na lei na época que qualquer pessoa que matasse uma criança, mesmo em guerra, merecia a pena de morte. Que abominação não seria se nós mesmos fôssemos fazer o que proibimos aos nossos inimigos? De que adiantaria vencermos os bárbaros, se nos permitíssemos ser conquistados pela barbárie? Portanto, mesmo agora, a compaixão deve prevalecer. É melhor para mim morrer e poupar a vida desses inocentes, do que salvar minha própria vida, que seria manchada para sempre, não por doenças, mas por crueldade!” Por isso, ordenou que as crianças fossem devolvidas às mães com presentes para cada uma. Como resultado, aquelas mães, que tinham vindo chorando de desespero, foram para casa chorando de alegria.
Enquanto isso, o imperador se fechava em seu palácio, pronto para morrer de sua doença. Mas, na noite seguinte, apareceram-lhe São Pedro e São Paulo; Eles disseram: “Porque você se recusou a derramar sangue inocente, nosso Senhor Jesus Cristo nos enviou a você para curá-lo. Deixe Silvestre aparecer diante de você; ele está escondido no Monte Soracte. Ele lhe indicará uma fonte na qual você deve mergulhar três vezes; Com isso você será curado de sua lepra. Em troca, você destruirá todos os templos de ídolos e reabrirá as igrejas de Cristo; Somente a Ele doravante adorará”. Após seu despertar, Constantino imediatamente enviou vários guarda-costas para procurar Silvestre.
Quando viu a escolta se aproximando, pensou que a hora de seu martírio havia chegado. Depois de recomendar-se a Deus e encorajar seus companheiros de fuga pela última vez, ele se aproximou sem medo dos soldados. Constantino disse-lhe: “Obrigado por terdes vindo”. Depois, contou-lhe o seu sonho. Ao final, perguntou quem eram os dois deuses que lhe haviam aparecido. Silvestre deixou claro para ele que eles não eram deuses, mas apóstolos de Cristo. Ele então enviou os retratos dos apóstolos, e de fato Constantino reconheceu Pedro e Paulo imediatamente. Silvestre agora o admitiu nas fileiras dos catecúmenos, ou discípulos da fé, impôs-lhe um jejum de sete dias e aconselhou-o a libertar todos os prisioneiros.
Quando Constantino desceu às águas do batismo, ele foi cercado por uma luz radiante e, saindo dela, foi encontrado completamente curado e completamente limpo. Ele disse que tinha visto Cristo em seu céu.
No entanto, esta história também deve ser baseada em lendas, pois tudo indica que Constantino esperou o máximo possível antes desse batismo, em parte devido ao fato de que, como imperador, ele tinha muitas vezes que decidir sobre a vida e a morte dos homens; Isso não convinha a um cristão batizado; É por isso que ele permaneceu um discípulo da fé até seu leito de morte e manteve o status de catecúmeno (= discípulo da fé).
Nos sete dias que se seguiram ao seu batismo, ele emitiu uma série de leis encorajadoras.
No primeiro dia, ele decretou que Cristo deveria ser adorado por todos os romanos como o verdadeiro Deus;
No segundo dia, essa blasfêmia contra Cristo deve ser severamente punida;
No terceiro dia, que qualquer delito cometido contra um cristão significaria que o perpetrador perderia automaticamente metade de seus bens;
O quarto dia, que o Bispo de Roma deveria ter a mesma dignidade e posição no Império que o próprio Imperador, e que o Bispo tinha o direito de nomear bispos em qualquer outro lugar;
O quinto dia, que todo aquele que deve se refugiar em uma igreja não seja ferido por um cabelo;
O sexto dia, que ninguém poderia construir uma igreja em sua cidade ou aldeia sem a permissão das autoridades eclesiásticas locais;
O sétimo dia, que um décimo de todos os bens reais deve ser empregado na construção de igrejas.
No oitavo dia o Imperador foi à Igreja de São Pedro, e lá confessou seus pecados em alta voz, então ele pegou uma pá e colocou a primeira pá no chão para a construção de uma nova basílica, então ele com suas próprias mãos arrastou doze lixeiras cheias de terra para fora da igreja, para esvaziá-las lá.
Aqui nos é dito sobre a chamada “Doação de Constantino” (Doação Constantiniana. Isso significava que o imperador Constantino, em gratidão por sua cura milagrosa, havia introduzido Silvestre em seu palácio imperial de Latrão como um servo e depois o deu a ele.
Pesquisas históricas mostram que Constantino doou seu palácio ao antecessor de Silvestre, Miltíades, imediatamente após sua vitória na Ponte Mílvia. Além disso, ele teria dado ao papa toda a cidade de Roma de presente, de acordo com alguns documentos, até mesmo todo o Império do Ocidente. Por muito tempo acreditou-se que isso remontava a fatos históricos, mas os documentos mais antigos parecem ser falsificações do século 8. Esta lenda foi usada pelos papas de Roma na Idade Média durante a controvérsia da investidura: quem tem o poder supremo: o imperador ou o papa?
[111p:724];[ 241 p:210]
3. Quando Helena, mãe do imperador Constantino, soube disso, que estava em Betânia na época, escreveu uma carta ao filho. Nela, ela o elogiou por se livrar dos ídolos. Mas ela o recriminou por acreditar não no Deus dos judeus, mas em um homem crucificado. Então ele mandou sua mãe voltar para ele e pedir que ela levasse os melhores professores judeus com ele. Ele se oporia a isso à doutrina cristã. Então eles podiam decidir por si mesmos qual fé era verdadeira com base em declarações e doutrina.
Então Helena reuniu 141 professores judeus, entre os quais doze que eram muito eloquentes e iluminados com toda a sabedoria. Foi assim que ela chegou a Roma. Quando São Silvestre, em companhia de seus sacerdotes, bem como dos tutores judeus, se reuniram diante do imperador para defender sua fé, foi acordado que eles deveriam nomear dois sábios entre os gentios como árbitros; tornaram-se Cráton e Zenófilo. Pois, embora fossem pagãos, eram conhecidos por todos como honestos e sinceros. Eles determinaram: se um se levantasse para falar, os outros deveriam ficar em silêncio.
Então Abiatar, o primeiro dos mestres judeus, falou: “Os cristãos invocam três deuses: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O que mostra claramente que eles estão agindo contra a Lei, pois ela diz: “Eis que eu sou o Senhor teu Deus; não há outro Deus além de mim” (Deuteronômio 32:39). Eles também afirmam que Cristo é Deus por causa dos sinais que Ele fez. Ora, mesmo em nossa Lei houve muitos que fizeram grandes sinais, mas nunca tiveram o orgulho de se chamar Deus, como Cristo, a quem Silvestre adora”.
A isso Silvestre respondeu: “Temos um só Deus. Mas, aos nossos olhos, Ele não é tão solitário a ponto de sentir falta da alegria de ter um filho. Mas queremos mostrar a partir de seus próprios livros a existência da Trindade das pessoas. Chamamos Deus de Pai. O livro de salmos também fala disso: “Ele clamará a mim: Tu és meu pai’ (Salmo 88:27). Nós o chamamos de filho. Está escrito: “Tu és meu filho, que gerei neste dia” (Salmo 2:7). Nós O chamamos de Espírito Santo; Está escrito: “O mundo está cheio de poder pelo Espírito que sai da sua boca” (Salmo 32:6). Temos também o plural de pessoas e a unidade do seu ser na palavra de Deus: “Façamos um homem à nossa imagem que seja semelhante a nós”. Assim, embora existam três pessoas, ainda assim é um só Deus. Podemos ilustrar isso com um exemplo.” Então ele pegou o manto roxo do imperador em sua mão e disse: “Olha, estou fazendo três dobras nele agora”. Então ele dobrou o tecido liso novamente e disse: “Veja, essas três dobras ainda são o mesmo pano; assim Deus é trino e ainda um ser.
Abiatar continuou dizendo que esses milagres não tornam uma pessoa igual a Deus, pois teria havido outros que realizaram milagres sem se chamar Deus, como Cristo fez. Mas, ao fazer isso, Ele se revelou como Deus. Pois sempre que havia quem realizasse grandes sinais, Ele não o sofria sem querer, pelo contrário, Ele os castigava por isso, como Dathan e Abiron (Números 16) e muitos outros. Como, então, Cristo poderia falsamente chamar-se Deus? Nesse caso, Deus o teria encontrado com Sua ira. Mas, pelo contrário, o seu poder estava sempre a trabalhar nele.” Os juízes então se pronunciaram: “Está claro que Abiatar foi conquistado por Silvestre. Pois a razão também ensina que Cristo não poderia ter ressuscitado os mortos para a vida se tivesse apenas chamado a si mesmo Deus, sem realmente ser um.”
Quando Abiatar se viu conquistado, o segundo mestre, chamado Jonas, levantou-se e disse: “Abraão foi ordenado por Deus a ser circuncidado junto com seus filhos; que lhe foi imputada como justiça diante de Deus. Portanto, aquele que não é circuncidado não se justifica”.
A isso Silvestre respondeu: “Sabemos que Abraão era agradável a Deus e foi chamado amigo de Deus antes mesmo de ser circuncidado. A partir disso, você pode ver que não era a circuncisão que o justificava, mas sua crença em uma vida de justiça. Pois ele não recebeu aquela circuncisão para ser santificada, mas como sinal de discernimento”. Assim, ele foi conquistado.
Surgiu então a terceira; seu nome era Godólias, e ele disse: “Como pode seu Jesus ser Deus: Ele nasceu, tentado pelo diabo, traído, despojado, extinguido com fel, amarrado e sepultado? Esse tipo de coisa não pertence a Deus, não é?”
A isso Silvestre respondeu: “Tudo o que nosso Deus passou está predito em seus próprios livros. Sobre seu nascimento, Isaías diz: “Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho…” (Isaías 7:14). Zacarias fala de sua tentação: “Vi Jesus, o sumo sacerdote, diante do anjo, enquanto Satanás estava à sua direita para se opor a ele” (Zacarias 3:1). Ouvimos Davi sobre sua traição nos Salmos: “Aquele que comeu o meu pão vem ao meu encontro com traição no sentido” (Salmo 40:10). Diz também sobre o seu despojamento: “Dividiram entre si as minhas vestes e lançaram-lhes sortes” (Salmo 21:19). Sobre a bebida amarga: “Misturaram a minha comida com fel e, quando eu estava com sede, deram-me vinagre para beber” (Salmo 68:22). Sobre a captura, Esdras diz: “Tu me amarraste, como se eu não fosse o pai que te livrou da terra do Egito; Você me denunciou em voz alta no tribunal e me humilhou enquanto eu estava pendurado na árvore, e você me traiu”. Sobre seu sepultamento, Jeremias diz: “Por seu sepultamento, os mortos ressuscitarão”. Nisso, Godolias ficou em silêncio: não sabia nada a dizer sobre isso. Sentia-se, portanto, que ele também havia sido conquistado.
Então o quarto, chamado Anás, surgiu, dizendo: “Tudo o que nossos profetas disseram sobre os outros, Silvestre se aplica ao seu Cristo. Ele tem que provar que tudo se aplicava àquele Cristo”. A isso Silvestre respondeu: “Buscai outro que nasceu de uma virgem, regado com fel, coroado de espinhos, crucificado, morto, sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu”. Então Constantino comentou: “Se de fato ele não pode encontrar outro, então ele é conquistado”. Então Anás teve que ceder, porque ele não podia nomear mais ninguém.
Então o quinto, Dute, levantou-se, dizendo: “Se o teu Cristo é descendente de Davi e é santo, como você afirma, por que ele teve que ser batizado, como se fosse ser santificado novamente?” A isso Silvestre respondeu: “Assim como a circuncisão encontrou um fim em sua circuncisão, assim também nosso batismo, no seu, encontrou um princípio santo. Ele não foi batizado com a intenção de se tornar santo, mas para nos tornar santos”. Dute, então, permaneceu em silêncio. E Constantino comentou: “Ele não ficaria calado se pudesse dizer algo contra isso.
Então Chusi, o sexto, disse: “Gostaríamos que Silvestre nos explicasse por que deve ser uma virgem que gerou Cristo”. Silvestre respondeu: “A mãe dos primeiros homens era a terra; Naquele tempo ela ainda era pura e virginal, pois naquele tempo ainda não havia se aberto para tomar o sangue dos homens, e ainda não estava amaldiçoada por carregar espinhos; Havia ainda um ser humano enterrado nela, ou ela já havia sido dada à serpente para comer. Da mesma forma, o segundo Adão teve que nascer da virgem Maria. Pois assim como a serpente havia conquistado o filho de uma virgem, assim ela tinha que ser conquistada por outra. No paraíso ela havia conquistado Adão, no deserto ela havia encantado a Cristo; ela havia vencido Adão com comida, então Cristo teve que vencer pelo jejum.” Dessa forma, Chusi também perdeu.
Então o sétimo, cujo nome era Benjamim, disse: “Como pode Cristo ser filho de Deus, porque foi tentado pelo diabo a fazer pão de pedras na sua fome; e foi trazido ao estanho do templo para adorar o diabo.” A isso Silvestre respondeu: “O diabo ganhou a vitória porque Adão o ouviu e comeu; assim Cristo deveria vencer o inimigo jejuando e não dando ouvidos às suas palavras. Mas é preciso entender que Cristo não foi tentado em sua divindade, mas em sua humanidade. Três vezes ele foi tentado porque seria tão parecido conosco, porque nos libertaria das tentações e nos mostraria como vencer as tentações. Pois acontece com muita frequência que o homem vence o inimigo pelo autocontrole, e depois tenta novamente com honra mundana e, em seguida, com desejo de poder e domínio. Aqui Cristo venceu o diabo e, assim, nos deu um exemplo de como também nós devemos alcançar a vitória”.
Então Aroel, o oitavo mestre, levantou-se e disse: “Sabemos que Deus é o ser mais perfeito e não precisa de nada. Por que, então, Ele precisaria nascer em Cristo? Além disso, por que você chama Cristo de Verbo? Também está claro por que Deus nunca poderia ser chamado de pai até ter um filho. Então, se Ele só então pode ser chamado de pai de Cristo, você tem que concluir que Ele é mutável afinal…?”
A isso Silvestre respondeu: “O Filho nasceu do Pai antes de todos os tempos, isto é, antes de chamar todas as criaturas do nada. Ele nasceu a tempo de trazer de volta aqueles que estavam perdidos. Ele poderia tê-los trazido de volta com uma única palavra Dele; Mas os redimiu por seus sofrimentos e que, em virtude de sua humanidade, pois sua divindade não podia sofrer. Portanto, não é uma imperfeição, mas sim uma perfeição de sua divindade, que ele não pode sofrer. Chamamos o Filho de Deus de Verbo, porque o profeta diz: “Meu coração proferiu uma boa palavra” (Salmo 44:2). Deus sempre foi pai, pois o Filho também existe desde a eternidade: o Filho é a sua Palavra, a sua sabedoria e o seu poder. Sua Palavra, porque está escrita: “Meu coração pronunciou a palavra”; a sua sabedoria, pois está escrito: ‘Saí da boca do Altíssimo; e nasci diante de todas as criaturas” (Jesus Sirac 24:5); o seu poder, pois está escrito: “Antes que brotassem as fontes de água, e antes que os montes fossem fundados, eu nasci” (Provérbios 8:24). Uma vez que o Pai desde a eternidade não ficou sem sua Palavra, sua sabedoria e seu poder, certamente Ele não poderia ter recebido esse nome apenas a tempo?”
Então Jubel, o nono mestre, surgiu: “O casamento não é amaldiçoado nem proibido por Deus; por que você não deixa seu Deus nascer no casamento? Você ainda quer desvalorizar o casamento? E, por outro lado, como o todo-poderoso pode ser tentado? Como Ele pode sofrer, se Ele é toda força? Como Ele pode morrer, se Ele é a própria vida? A propósito, você também nos apresenta dois filhos: um que é produzido por Deus e outro que é produzido pela virgem. E como conceber isto: que a humanidade sofre, mas a divindade, com a qual está unida, não?”
Silvestre respondeu: “Não louvamos o nascimento virgem porque desvalorizaríamos o casamento, mas porque o bom senso nos ensina. Longe de ser desprezado no casamento, o matrimônio é honrado no fato de que a virgem que gerou Cristo foi realmente o resultado do casamento. Cristo foi tentado para que assim fizesse com que todas as tentações do diabo perdessem seu poder. Ele sofreu para que, através de seu sofrimento, pudesse pôr fim a toda dor. Ele morreu para que assim pudesse destruir o poder da morte. O único filho de Deus está em Cristo; assim como o verdadeiro Filho de Deus é invisível, assim Cristo é visível. O que é divino n’Ele é invisível; O aspecto humano é visível. Que sua humanidade poderia sofrer sem que sua divindade fosse afetada, quero mostrar pelo exemplo do roxo do imperador aqui. Na verdade, é o tecido de lã ao qual o sangue é adicionado que dá aquela cor roxa. Mas o que foi realmente preparado com mãos humanas e fiado em fios? O que foi torcido e esticado no final? A cor da dignidade imperial ou aquela que era o pano de lã antes de se tornar roxo? Bem, o tecido de lã é o homem, a cor púrpura é Deus, que de fato esteve presente no sofrimento, pregado na cruz, mas não pereceu no sofrimento.”
Então Thara, o décimo mestre, disse: “A parábola não é verdadeira, pois a cor sofre com o pano de lã”. Todos os presentes negaram, mas Silvestre respondeu: “Então ouça outro exemplo. Há uma árvore a pleno sol. Tudo o que for feito à árvore com corte ou espancamento é doloroso, não diminui o sol. Assim é com o meu Deus: por mais que sofra em sua humanidade, não faz diferença para o brilho do sol divino: ele permanece puro, puro e intocado por todo sofrimento”.
Então Sileão, o décimo primeiro mestre, disse: “Se for verdade o que os profetas de seu Cristo predisseram, de onde vem todo esse ridículo, sofrimento e morte?”
A isso Silvestre respondeu: “Ele tem fome de nos dar algo para comer; Ele conhecia a sede, para que em nossa aridez nos desse água viva em abundância; Ele foi tentado a que assim pudéssemos ser libertados das tentações do diabo; foi levado cativo para que assim pudéssemos ser libertados do cativeiro do diabo; Ele foi zombado para que não fôssemos mais vítimas das provocações dos espíritos malignos; Ele estava amarrado para que pudéssemos ser libertos das amarras da condenação eterna; Ele foi humilhado para que pudéssemos ser exaltados por Ele; Ele foi despido para que pudéssemos ser cobertos com o manto de seu amor pela nudez da queda; Ele foi coroado de espinhos, para que pudéssemos recuperar as rosas do paraíso perdidas; Ele foi pendurado na árvore, para que pudesse afastar os maus desejos que haviam começado com a árvore; Ele estava encharcado de fel e vinagre, para que nos levasse à terra do leite e do mel, onde faria fluir para nós as doces fontes; Ele sofreu a morte para que assim pudéssemos nos tornar imortais; Foi sepultado, para que abençoasse o sepultamento dos beatos; Ele ressuscitou dos mortos para restaurar a vida aos mortos; Ele subiu ao céu para que nos abrisse a porta do céu; Ele se senta à direita de Deus, para que possa responder às orações dos crentes de lá.”
Quando Silvestre assim falou, o imperador, os juízes e até os judeus o encheram de elogios.
Então Zambri, o décimo segundo mestre, levantou-se e disse com grande relutância: “Vós, sábios juízes, estou surpreso que desejem acreditar em todas essas coisas mentirosas, e que assim sugiram que a onipotência de Deus pode ser capturada em palavras. Vamos deixar as palavras descansarem e tratar das obras. Tolos são aqueles que creem no crucificado, pois conheço o Nome de Deus Todo-Poderoso. É tão grande e cheio de poder que nem as pedras são capazes de suportá-lo; Não há sequer uma única criatura que possa suportá-Lo. Quero mostrar que o que digo é verdade. Traga um touro selvagem aqui. Ele vai cair morto no momento em que eu sussurrar o nome no ouvido dele.”
Então Silvestre disse: “E como você poderia aceitar esse nome sem ouvir?” A isso Zambri respondeu: “Como inimigo dos judeus, você nunca terá permissão para ouvir esse segredo”. Em seguida, um touro selvagem foi trazido. Cem homens fortes mal conseguiam contê-lo. Zambri sussurrou uma palavra em seu ouvido; Então o touro começou a rugir, começou a revirar os olhos e caiu morto. Os judeus gritaram vitória e riram de São Silvestre, mas ele disse: “Esse não era o nome de Deus, mas o nome do pior diabo. Meu Senhor Jesus Cristo pode matar mais do que os seres vivos; Ele pode trazer os mortos de volta à vida. Porque matar sem trazer de volta à vida, leões, cobras e todas as outras feras selvagens também podem fazer isso. Portanto, se ele quiser que eu realmente acredite que foi o nome de Deus que ele pronunciou, que ele pronuncie esse nome novamente e, assim, torne o touro vivo novamente. Pois está escrito de Deus: “Mato e dou a vida de novo” (Deuteronômio 32:39). E se ele não pode fazer aquele touro vivo novamente, deve ter sido o nome de um diabo, sem dúvida; porque o diabo pode matar, mas não pode ressuscitá-lo à vida”. Agora, os juízes pediram a Zambri que trouxesse o touro de volta à vida. Mas ele disse: “Que Silvestre o torne vivo em nome de Jesus, o galileu. Então todos nós creremos em Cristo. Mas achamos que ele vai crescer asas e voar mais cedo do que pode realizar esse feito.” Foi com o mesmo espírito que os outros judeus falaram: que eles se tornariam crentes se ele trouxesse o touro de volta à vida. Então Silvestre fez uma oração, inclinou-se à orelha do touro e disse: “Tu, nome da maldição e da morte, eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dele, e com o mesmo nome te ordeno, touro aqui, que te levantes e voltes silenciosamente ao teu aprisco!” Então o touro levantou-se e saiu de lá completamente manso e gentil.
Isso fez da imperatriz Helena uma crente, assim como os judeus, os juízes e todas as pessoas presentes com ela.
Alguns dias depois, alguns sacerdotes idólatras vieram e disseram a Constantino: “Santo César, um pouco mais adiante há um dragão em uma cova. Desde que você se converteu à fé cristã, ele mata mais de trezentos todos os dias com sua respiração”. O imperador informou Silvestre disso; respondeu-lhe: “Em nome de Cristo, proíbo fazer qualquer mal a esse dragão”. Esses sacerdotes prometeram converter-se a Cristo, se fosse verdade. Agora Silvestre entrou em oração. Nela, o Espírito Santo apareceu-lhe com as palavras: “Ide imediatamente àquela cova e descei a ela sem medo com mais dois sacerdotes, e quando estiveres diante daquela besta, acrescentai-lhe estas palavras: ‘Jesus, o Senhor, nascido de virgem, crucificado e sepultado, ressuscitado e sentado à direita do Pai, um dia virá aqui para julgar os vivos e os mortos. Então você, Satanás, deve esperar aqui até que Ele venha.” Então você tem que amarrar sua boca com uma corda; Você o coloca na corrente com um anel no qual o sinal da cruz é representado. Então você voltará a Mim para comer o pão que preparei para você.
Assim, Silvestre e seus dois sacerdotes desceram os 150 degraus até o poço. Eles tinham duas lanternas com eles. Ele falou as palavras que o Espírito Santo o inspirou a falar, e fechou a boca que soprou e assobiou de raiva. Finalmente, acorrentou-o como pretendido. Quando ele saiu do poço, encontrou os dois feiticeiros que o seguiram para ver se ele realmente ousava se aproximar do dragão. Deitaram-se semimortos no chão, queimados como estavam pelo hálito doentio do monstro.
Esta lenda reflete os sentimentos anti-judeus que foram difundidos entre os cristãos da Idade Média.
A discussão se concentra no credo da ressurreição, simbolizado na ressurreição do touro.
O santo trouxe-os de volta à vida e levou-os consigo sãos e salvos. Eles foram imediatamente convertidos, assim como uma grande multidão.
Quando o Beato Silvestre finalmente sentiu seu fim se aproximando, ele deu ao seu clero três advertências: advertiu-os a amarem-se uns aos outros, a governarem suas igrejas com sabedoria e a protegerem seus rebanhos da mordida do lobo. Então ele morreu no Senhor. Isso foi no ano de 320.
Geralmente se vê em um monstro tão pernicioso o paganismo que mata muitas pessoas, que elas são trazidas de volta à vida é uma recompensa por sua conversão ao cristianismo.
[183]
Culto e Cultura
Ele está enterrado no San Silvestro in the Capite em Roma. Ele mandou construir essa igreja acima das catacumbas de Priscila.
Juntamente com Martinho de Tours († 397; festa de 11 de novembro), ele foi um dos primeiros não-mártires a ser venerado como santos [126]. Alguns até acreditam que sua festa já está fixada no ano 354 [109]. É historicamente certo que ele é venerado como santo pelos fiéis desde o século 5. No sul da Alemanha, encontramos os primeiros vestígios disso no final do século 11: o altar lateral direito da igreja em Bamberg foi dedicado a São Silvestre, entre outros. Mais ou menos na mesma época, ele também é explicitamente mencionado entre os santos aos quais um altar lateral é dedicado no mosteiro de Hirsau (Schwarzwald). No decorrer do século 12 há uma edição em língua alemã de sua lenda disponível [132/2p:24.26.108]. As imagens abaixo mostram que sua veneração se estende por toda a Europa: Itália, França, Alemanha (meridional); na desaparecida cidade zelandesa de Nieuwlande, foram encontrados distintivos de peregrinação mostrando que as pessoas foram a Messines, no sul da Bélgica, especialmente para invocar a intercessão de São Silvestre.
Ele é retratado como um papa (manto folgado e com tiara = tríplice coroa); Uma tela é mantida acima de sua cabeça. Um livro em suas mãos aponta para o magistério papal. Na Idade Média, ele é um velho com barba; no Renascimento sem barba, às vezes até jovem. Muitas vezes na companhia de um touro, claro que por causa da lenda. Às vezes com um dragão ou cobra que mata inúmeras pessoas com seu hálito venenoso, também por causa da lenda, é claro. Ocasionalmente com um anjo ou com um ramo de oliveira (= símbolo da paz: indica a paz que a igreja desfruta desde Constantino e Silvestre)[103; 107; 108]. A lenda de Silvestre contada acima é retratada em sua totalidade na capela de San Silvestro, que está localizada na igreja dos Quattro Coronati (os chamados Quatro Mártires Coroados) em Roma.
Ele é o santo padroeiro dos animais domésticos e é invocado para uma boa colheita. Devido ao fato de que ele teve muitas igrejas construídas, especialmente em Roma, ele é venerado (especialmente na França) como o santo padroeiro dos pedreiros e pedreiros [216p:25]. Como sua festa cai na véspera de Ano Novo, a véspera de Ano Novo leva seu nome: “Silvesteravond” e sua intercessão também é solicitada para um feliz ano novo.
Em Mâcon há a seguinte rima (dialeto local):
“Y est aujourde la Saint-Sylvestre
Que l’bon Dieu protège v’té bêtes
La volaille du renat La cornette si vous piat
“.
[São Silvestre não é hoje;
que Deus guarde seu gado, por favor
, não engane uma raposa, uma galinha,
não vagueie atrás de saias]
Na antiga Borgonha, havia muitos costumes. Por exemplo, não trabalhavam em São Silvestre, em Jouvençon; Caso contrário, você teria uma quebra de safra, ou poderia ser mordido por uma cobra e ficar cego. Em alguns lugares foi realizada uma peregrinação em São Silvestre para implorar bênçãos sobre o gado. Aqui e ali as pessoas também iam ao cemitério à meia-noite; Lá, eles se ajoelharam e oraram pela proteção do gado.
Em Chalon-sur-Saône, uma importante relíquia de São Silvestre foi venerada em uma capela lateral da igreja principal; Este era um braço do santo. Conta-se que o santo bispo Lúpus (ou Loup, morto c. 610!) já havia orado e vigiado aquela relíquia à noite [300p:363].
As peregrinações também são conhecidas no mundo de língua alemã, onde Silvester é invocado para obter cura ou proteção do gado. Algumas representações mostram uma comunidade paroquial inteira em peregrinação no momento em que uma doença contagiosa eclodiu entre o gado da região; homens e mulheres se separaram, como era costume na época. À esquerda de Maria vemos São Leonardo, padroeiro dos cavalos, e à direita São Silvestre.
Em Schiltach (Floresta Negra), a procissão de Silvestre é realizada até hoje na véspera de Ano Novo. Após o culto no final do Réveillon, os fiéis, munidos de luzes e lanternas, caminham em procissão até a praça do mercado. Lá, um hino “Nun danket alle Gott” é cantado. Em seguida, vão para o presbitério, onde cantam outra canção: ‘Ehre sei jetzt und mit Freude’. Em seguida, o pastor faz um breve discurso. Por fim, seguem juntos para a Câmara Municipal, onde o prefeito faz seu discurso de Ano Novo. Em Westhausen, algumas centenas de cavaleiros se reúnem no Silvesternacht e realizam um passeio em Silvester [229p:678]…”: http://heiligen-3s.nl/heiligen/12/31/12-31-0335-silvester.php
================
OUTROS SANTAS E SANTOS DE 31 DE DEZEMBRO
1. São Silvestre I. Destaque acima.
2. Também em Roma, no cemitério dos Jordanos, junto à Via Salária Nova, as santas Donata, Paulina, Rogata, Dominanda, Serótina, Saturnina e Hilária, mártires. († data inc.)
3. Em Sens, na Gália Lionense, actualmente na França, Santa Colomba, virgem e mártir. († s. IV).
– Santa Colomba. Ver páginas 234-235: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2022.pdf
– “… ST COLUMBA DE SENS, VIRGEM E MÁRTIR
Esta Columba é tradicionalmente considerada uma nativa da Espanha que, aos dezesseis anos, veio para a Gália, com outros espanhóis que foram posteriormente martirizados, e se estabeleceu em Sens. secretamente para evitar a adoração de falsos deuses, ter sido batizado em Vienne. Quando Aureliano chegou a Sens, ordenou que Santa Columba e seus companheiros fossem mortos. Sua passio conta uma história extravagante de que ela foi defendida, primeiro da desonra e depois das mãos de seus carcereiros, por um dos ursos pertencentes ao anfiteatro. Ela foi decapitada na fonte de Azon na estrada para Meaux, e enterrada por um homem que recuperou a visão ao invocá-la…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember31.html
4. Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, São Zótico, presbítero, que se dedicou a providenciar o sustento dos órfãos. († s. IV)
– “… São Zoticus, um sacerdote romano que foi a Constantinopla e assumiu o trabalho de cuidar dos órfãos. Sacerdote e patrono dos pobres. Originalmente de Roma, ele viajou para Constantinopla (moderna Istambul, Turquia) quando se tornou a capital do Império sob Constantino, o Grande (r. 324-337). Lá ele fundou um hospital para os pobres e defendeu o cristianismo ortodoxo diante do imperador pró-ariano Constâncio II (r. 641-668) …”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember31.html
5. Em Jerusalém, Santa Melânia a Jovem, que, com seu esposo São Piniano, deixou Roma e partiu para a Cidade Santa, onde abraçaram a vida religiosa, ela entre as mulheres consagradas a Deus e ele entre os monges, e ambos descansaram numa santa morte. († 439).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Jerusalém, no ano da graça de 439, Santa Melânia (também na Folhinha do Coração de Jesus), a Jovem. Depois de ter vendido seu rico patrimônio, reuniu-se com seu marido, aos grandes mestres da vida espiritual da época: primeiro, Rufino de Aquiléia, na Sicilia; depois, Santo Agostinho, na África. Estabeleceram-se finalmente em Jerusalém, junto de São Jerônimo, e fundaram um mosteiro no monte das Oliveiras. (M).
– Santa Melânia a jovem e São Piniano, esposos. Ver páginas 239-240: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2022.pdf
– “Melânia, a Jovem (Roma, c. 383 – Jerusalém, 31 de dezembro de 439) é uma santa cristã e Mãe do Deserto que viveu durante o reinado do imperador Honório (r. 395–423)…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Melânia,_a_Jovem
– Ver Santa Melânia, a velha, em 08 de junho
6. Em Ravena, na Flamínia, hoje na Emília-Romanha, São Barbaciano, presbítero. († s. V)
7*. Em Lausana, no território dos Helvécios, na hodierna Suíça, São Mário, bispo, que transferiu para esta cidade a sede de Avenches, edificou muitas igrejas e foi defensor dos pobres. († 594).
– “Mário de Avenches foi um historiador galo–romano. Bispo de Avenches e conhecido sobretudo por sua Chronica, é venerado como santo pela Igreja Católica… Depois de sua morte, foi venerado como santo em Lausana. A sua festa caía em 9 de fevereiro ou 2 de fevereiro, e a igreja de São Tírsio foi renomeada São Mário. Hoje a Igreja Católica o recorda em 31 de dezembro.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Mário_de_Avenches
8. Em La Louvesc, localidade situada nos montes próximos de Le Puy-en-Vélay, na França, São João Francisco de Règis, presbítero da Companhia de Jesus, que, pela pregação e celebração do sacramento da penitência, peregrinando sem descanso por montes e aldeias, trabalhou incansavelmente para a renovação da fé católica nos seus habitantes. († 1640).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em La Louvesc, na região do Massif Central, em 1640, São João Francisco Régis, padre da Companhia de Jesus. Nascido Narbonne, entrou para os jesuítas de Béziers, de onde foi mandado para Puy. Dedicou-se com sucesso à pregação, o que lhe valeu o título de Apóstolo do Vélay e de Vivarais. Morreu esgotado durante uma missão, aos quarenta e três anos de idade. (M)
9*. Na fortaleza de Mercués, perto de Cahors, na França meridional, o passamento do Beato Alano de Solminihac, bispo de Cahors, que, nas suas visitas pastorais, procurou promover a correcção dos costumes do povo e trabalhou com grande zelo apostólico para a renovação da Igreja a ele confiada. († 1659)
10. Em Paris, na França, Santa Catarina Labouré, virgem das Filhas da Caridade, que venerou de modo singular a Imaculada Mãe de Deus e resplandeceu pela sua simplicidade, caridade e paciência. († 1876).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Paris, no ano do Senhor de 1876, Santa Catarina Labouré (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem da Sociedade das Filhas da Caridade. Agraciada por diversas aparições da Virgem Maria durante seu noviciado no convento da rua do Bac, morreu no asilo de Enghien, onde havia passado quarenta anos de sua vida religiosa, consagrada ao serviço dos idosos. (M).
– Santa Catarina Labouré. Ver páginas 236-238: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2022.pdf
– Santa Catarina Labouré. Ver “Santa Catarina Labouré (2 de maio de 1806 – 31 de dezembro de 1876) foi uma freira da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, com seu confessor Padre Aladel fundou a Juventude Mariana Vicentina. Recebeu três aparições de Nossa Senhora reconhecidas pela Igreja Católica com a revelação de um devocional: a chamada Medalha Milagrosa (Nossa Senhora das Graças).”: Catarina Labouré – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
– “… A breve jaculatória que os cristãos recitam há mais de um século “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” foi ditada pela Bem-Aventurada Virgem no dia 28 de julho de 1830…”: https://comeceodiafeliz.com.br/santo/santa-catarina-laboure
– “…Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós. Essa inscrição já sintetiza boa parte da mensagem que a Virgem Mãe revelou: a Imaculada Conceição, pela primeira vez objeto de revelação particular, em 1858 ratificada em Lourdes, e transformada em dogma pelo papa Pio IX, com a bula Ineffabilis Deus, e a mediação da Mãe de Deus junto ao seu Divino Filho. Usar essa invocação, portanto, significa acreditar que a Virgem das virgens é a Medianeira Imaculada…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_das_Gra%C3%A7as
– “… Nasceu em Fain-les-Moûtiers (perto de Dijon), Côte d’Or, França, 2 de maio de 1806; morreu em Paris, em 31 de dezembro de 1876; beatificado em 1933; canonizada em 1947; dia de festa antes 31 de dezembro.
Embora Santa Catarina tenha sido chamada de “coisa velha e tola” pela República, e como “prática, inexpressiva, insignificante, fria e apática” por seus superiores, você deve conhecer sua história, se for um dos milhões de católicos agora usando uma medalha milagrosa.
Ela foi batizada de Zoë Labouré, filha de um fazendeiro da Côte d’Or. Sem reclamar, ela assumiu o comando da casa aos 8 anos, após a morte de sua mãe e a partida de sua irmã mais velha, Louisa, para se juntar às Irmãs de Caridade. Depois de alguns anos, ela trabalhou como garçonete no café de seu tio em Paris. Por isso ela foi a única na família que nunca aprendeu a ler ou escrever.
Desde os 14 anos, ela se sentiu chamada à vida religiosa, para seguir sua irmã mais velha. Superando a oposição de seu pai, ela finalmente foi autorizada a se juntar às Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo em Châtillon-sur-Seine em 1830(24 anos), assumindo o nome de Catarina. Ela era uma irmã modelo, prática e sem emoção por temperamento.
Após o postulado, ela foi para um convento na rue du Bac, Paris. Ela chegou vários dias antes da tradução das relíquias de São Vicente de Notre Dame para a Igreja Lazarista na rue de Sèvres.
Quase imediatamente, ela começou a experimentar a série de suas famosas visões da Mãe Santíssima. Em um deles, a Santíssima Virgem disse a Catarina que, ainda em vida, o arcebispo de Paris seria brutalmente executado. (Isso de fato aconteceu em 1871 com a morte de Monsenhor Darboy.)
A primeira das três grandes visões ocorreu três meses depois. Ela foi acordada por volta das 23h30 do dia 18 de julho por uma “criança brilhante” que a conduziu até a capela. Nossa Senhora apareceu e conversou com ela por horas, dizendo-lhe que ela teria que realizar uma tarefa difícil.
Em 27 de novembro, Maria apareceu na mesma capela em forma de imagem, de pé sobre um globo, com raios de luz fluindo de suas mãos, rodeada pelas palavras:
“Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!”
A imagem se virou e, no verso, apareceu um M maiúsculo com uma cruz acima e dois corações, um com a coroa de espinhos e outro perfurado com uma espada, abaixo.
Catarina ouviu uma voz pedindo-lhe que batesse uma medalha, prometendo que todos os que a usassem receberiam grandes graças.
Esta ou outras visões semelhantes foram repetidas várias vezes até setembro de 1831. Desde aquela época até sua morte, Catherine levou uma vida aparentemente monótona cuidando de doentes.
Catarina confidenciou a seu confessor, o padre Aladel, e ele, convencido de sua sinceridade, persuadiu o arcebispo de Quélen de Paris a dar permissão para que uma medalha fosse cunhada. Em junho de 1832, as primeiras 1.500 dos milhões de medalhas a serem feitas – agora conhecidas pelos católicos como a ‘Medalha Milagrosa’ – foram emitidas.
A popularidade da medalha cresceu, especialmente após a conversão de Alphonse Ratisbonne em 1842. Alphonse era um judeu da Alsácia que, tendo sido persuadido a usar a medalha, recebeu uma visão de Nossa Senhora na igreja de Sant’Andrea delle Frate em Roma, tornou-se sacerdote, e fundou a congregação religiosa conhecida como Padres e Irmãs de Sião.
Em 1836, o arcebispo iniciou uma investigação canônica sobre as supostas visões. Catarina se recusou a aparecer, desejando que sua identidade fosse mantida em segredo. Fr. Aladel pediu permissão para manter seu nome anônimo. O tribunal, baseando sua opinião na estabilidade de seu confessor e no caráter de Catarina, decidiu favorecer a autenticidade das visões.
Após seu ano de graça extraordinária, Catarina foi enviada para o convento Enghien-Reuilly nos arredores de Paris. Lá, Catherine serviu como porteira até sua morte, engajando-se em tarefas servis, como cuidar das aves domésticas e supervisionar os idosos que viviam no Hospice d’Enghien. Só alguns meses antes de sua morte ela falou com alguém sobre as visões, exceto seu confessor; ela confidenciou a sua superiora, a irmã Dufé.
Santa Catarina Labouré não foi canonizada por causa do favor que Deus lhe mostrou com esta aparição. Sua santidade foi revelada por meio de sua modéstia e humildade, por meio de sua busca pela santidade nas pequenas coisas da vida cotidiana. Seu corpo incorrupto permanece na capela do convento na rue du Bac, onde milagres foram relatados em seu túmulo (Attwater, Attwater 2, Benedictines, Bentley, Coulson, Delaney, Engelbert, Farmer, Walsh, White, Yves).”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayNovember28.html
– SANTA CATARINA LABOURÉ
– Também conhecido como
- Zoe Labouré
- Catarina Labore
- 28 de novembro
- 31 de dezembro (martirológio romano)
Perfil
Nona de onze filhos nasceu em uma família de fazendeiros, e desde cedo Catarina sentiu o chamado para a vida religiosa. Nunca aprendeu a ler ou escrever. Forçada a assumir o comando da casa aos oito anos, depois que sua mãe morreu e sua irmã mais velha ingressou nas Irmãs da Caridade. Trabalhou como garçonete no café do tio em Paris, França.
Ao entrar em um hospital administrado pelas Irmãs da Caridade , ela teve uma visão na qual São Vicente de Paulo lhe disse que Deus queria que ela trabalhasse com o doente, e mais tarde ingressou na Ordem, assumindo o nome de Catarina .
Em 18 de julho de 1830 ela teve uma visão de Nossa Senhora que lhe descreveu uma medalha que ela desejava cunhar. De um lado tem a imagem de Nossa Senhora , e as palavras: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”; do outro estão os corações de Jesus e Maria. Nossa Senhora disse a Catarina que os portadores da medalha receberiam grandes graças, ela ficou conhecida como a Medalha Milagrosa, e seu uso e devoção se espalharam pelo mundo. Milagres relatados em seu túmulo.
Nascer
- 2 de maio de 1806 em Fain-les-Moûtiers, Côte d’Or, Borgonha , França como Zoe Laboure
- 31 de dezembro de 1876 em Enghien-Reuilly, França
- corpo incorrupto
- sepultada na capela do seu convento
- 19 de julho de 1931 pelo Papa Pio XI (decreto das virtudes heróicas )
- 28 de maio de 1933 pelo Papa Pio XI
- 27 de julho de 1947 pelo Papa Pio XII
- medalhas pintadas à mão – medalha 1 , medalha milagrosa grande , medalha milagrosa média , medalha milagrosa pequena
informação adicional
- Livro dos Santos , do Padre Lawrence George Lovasik, SVD
- Santos do Dia , de Katherine Rabenstein
- A santidade da Igreja no século XIX
- A Medalha Milagrosa e Irmã Catarina Labouré, Filha da Caridade
- livros
- Livro dos Santos , pelos Monges de Ramsgate
- Enciclopédia dos santos do nosso visitante de domingo
- outros sites em ingles
- fogo catolico
- Rede de Informação Católica
- Irlanda católica
- Agência Católica de Notícias
- católico online
- sol católico
- Associação Central da Medalha Milagrosa
- Padre Robert J. Billett
- Círculo de Hagiografia
- Notícias católicas independentes
- calendário mariano
- Associação Medalha Milagrosa
- Histórias de santos para todas as idades
- bala de alma
- uCatólico
- Vultus Christi
- imagens
- vídeo
- e-books
- Venerável Irmã Catherine Labouré , de Edmond Crapez
- sites em espanhol
- Martirológio Romano , edição de 2001
- sites em français
- fonte em italiano
- sites em holandês
- nettsteder i norsk
Citação MLA
- “Santa Catarina Labouré“. CatholicSaints.Info . 30 de outubro de 2022. Web. 26 de novembro de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-catherine-laboure/ >
– OBSERVAÇÃO: VER TAMBÉM 27 DE NOVEMBRO: NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA e 28 DE NOVEMBRO, Nº 17
11♦. Em Cágliari, na Sardenha, região da Itália, a Beata Josefina Nicoli, virgem das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. († 1924)
12. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Sens, no séc. III, os Bem-Aventurados Saviniano e Potenciano, que foram os primeiros a pregar o Evangelho naquela região e, honraram a cidade pelo testemunho de scu sangue derramado por causa de Cristo. (M)
13. VER SANTAS E SANTOS DE 31 DE DEZEMBRO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):
| Silvestre I , Papa (Memorial Opcional) — Alan de Solminihac Anton Zogaj Barbaciano de Ravena Columba de Sens Domingos de Cubells Festo de Valência Gelásio da Palestina Giuseppina Nicoli Hermes, o Exorcista João Francisco Regis Marius Aventicus Melania, a Jovem Fora de Benevento Pedro de Subiaco Piniano Potenciano de Sens | sabiniano de sens Teofilato de Ohrid Valemberto de Cambrai Wisinto de Kremsmünster Zótico de Constantinopla — Mártires de Catânia – 10 santos Mártires de Roma – 10 santos Martirizado na Guerra Civil Espanhola Leandro Gómez Gil Luis Vidaurrázaga González — Donato de Roma Elisabeth Radermecher Eustádio de Bourges Gwynin ap Helig paulina Zenão de Roma |
| todos esses memoriais em uma única página | |
14. Outros santos do dia 31 de dezembro: págs. 222-241:
http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2022.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
* “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 31 de dezembro, ver também: 31 de dezembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Cat70in da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 976-977. Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
- https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015)
- El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php
- MÁRTIRES DE GRUPO: https://catholicsaints.info/31-december/
- SANTOS CATÓLICOS: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember31.html
- SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember29.html
- SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p
- SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg
(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)
SOBRE NOSSA SENHORA:
BIBLIOGRAFIA
1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM DEZEMBRO:
– https://devotiontoourlady.com/december.html
2. FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/12_DEC.html
– https://devotiontoourlady.com/index.html
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/
NOSSA SENHORA E NOSSA MÃE, ROGAI POR NÓS! PROTEGEI-NOS! FAZEI-NOS SANTOS! AMÉM!
================
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS.
POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:
================
- SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
================
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.
Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
================
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
================
- “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.
================
* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO
“Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valor. Ele anseia ardentemente que o desejemos e o amemos. Ele aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”
– São Gregório Nazianzeno
================
* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO
… Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …
“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…”
================
* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN
Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)
– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)
================
* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: “Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento“
(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)
================
* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio
Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”
================
* 19 de janeiro, São Macário.
“… “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…”
================
* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES
“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”
================
27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI
“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”
================
* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO
“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”
================
* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO
“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”
================
* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR
“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”
================
- 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.
================
* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA
“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”
================
* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO
“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).
Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/
================
* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA
“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”
================
* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA
“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
================
* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)
“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…
A misericórdia é ilimitada…”.
================
* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO
“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”
================
* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA
“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vida… Eu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”
================
* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT
“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”
================
* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO
“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)
================
* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO
“Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.”
================
* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES
“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”
================
* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA
“Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta
================
* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO
“Antes morrer que pecar!”
================
* 12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE
“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”
================
* 14 de março, Albert Einstein:
“Deus Todo-Poderoso não joga dados… Diante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!“
================
- 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:
“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”
================
- 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:
“… “SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”
================
* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM
“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/
================
- 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:
“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …
Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será
derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU
MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”
================
- 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS
“REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop
================
- 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
- “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…
Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.
Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.
O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.
Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.
Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.
A ciência é um dom do Pai das luzes“.
================
* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI
Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…
Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).
Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…
================
* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE
“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”.
================
* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO
“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “
================
*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE
“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David
PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!
===============
- 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
- PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”
RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:
- Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
- Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
- Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
- Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra
indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.
- Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
- Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
- Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
- Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
- Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
- Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
- Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.
UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”
================
* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO
“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender”
================
* 26 DE ABRIL: SÃO RAFAEL ARNÁIZ BARÓN
“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar”.
“Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!”
“Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.”
================
- 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.
Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…
Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…
Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…
Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/
================
- 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:
“«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»”
“… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”
================
* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)
================
* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI
“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”
================
* 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI
“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html
================
* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.
Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;
concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.
Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!
(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)
================
- 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
“… A primeira e principal ocupação do cristão é combater e destruir as suas paixões e, sobretudo, aquela que mais o domina…”
https://minimosenfamilia.blogspot.com/2016/10/maximas-del-bto-nicolas-barre.html
- “ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
- “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
- “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E
OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)
================
* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM
“As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu. – Santo Efrém
Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia. – Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida
Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo. – Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos
Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito. – de um sermão de Santo Efrém”
================
* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:
http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a
================
* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA
“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”. – São Luís Gonzaga
“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”. – São Luís Gonzaga
“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho”. – São Luís Gonzaga
“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”. – de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga
Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos. – coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga
Citação MLA
… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga
================
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:
“Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
================
27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.
Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.
Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.
Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.
Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.
Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.
Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
================
01 DE JULHO: BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI
“Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus”
================
04 DE JULHO: SÃO PEDRO JORGE FRASSATI
“Dia a dia, diante de Deus e dos homens, aprendeu a vencer-se e a dominar-se”… «A caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais»…”
================
05 DE JULHO: SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA
“… Aquilo que Deus ordena parece difícil e um fardo. O caminho é difícil; você recua; você não tem desejo de segui-lo. No entanto, siga-o e você alcançará a glória” (Santo Antônio Maria Zaccaria)
================
09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS
“Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)
Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.”
================
11 DE JULHO: SÃO BENTO
“Rezar e trabalhar”. (Resumo da Regra de São Bento)
“…São Bento suportou e superou as três tentações fundamentais de cada ser humano: a tentação da auto-suficiência e do desejo de se colocar no centro, a tentação da sensualidade e, por fim, a tentação da ira e da vingança… Ele estava convencido de que, só depois de ter vencido estas tentações, ele teria podido dizer aos outros uma palavra útil para as suas situações de necessidade. E assim, tendo a alma pacificada, estava em condições de controlar plenamente as pulsões do eu, para deste modo ser um criador de paz em seu redor. Só então decidiu fundar os seus primeiros mosteiros… A oração é em primeiro lugar um ato de escuta (Prol. 9-11), que depois se deve traduzir em ação concreta. “O Senhor aguarda que nós respondamos todos os dias com os fatos aos seus ensinamentos…“
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080409.html
================
14 DE JULHO: SÃO CAMILO DE LELLIS
… PENSE BEM. FALE BEM. FAZE BEM. Essas três coisas, pela misericórdia de Deus, farão o homem ir para o céu. – São Camilo de Lellis
================
* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA
“… GUIA-ME, SENHOR, NO TEU CAMINHO, PARA QUE EU POSSA ANDAR NA TUA VERDADE… ” (São Boaventura)
“… Maria procura aqueles que se aproximam dela com devoção e reverência… aqueles que ela ama, nutre e adota como seus filhos…” – São Boaventura
“Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome…(São Boaventura)” (Papa Bento XVI, Audiência de 17.03.2010 sobre São Boaventura: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100317.html
================
16 DE JULHO: NOSSA SENHORA DO CARMO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO:
“Ó Bem-aventurada, e Imaculada Virgem Maria, resplandecente honra e glória do Carmelo, Vós que vos dignais contemplar com especial generosidade aqueles que estão vestidos com o vosso santo Escapulário, lançai sobre mim um olhar de terna bondade e cobri-me com o manto da vossa proteção. Fortalecei minha fraqueza com vosso poder, iluminai com vossa sabedoria a escuridão de minha mente. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade; revesti minha alma com tais graças e virtudes que a tornem sempre agradável a vosso Divino Filho e a vós. Assisti-me, socorrei-me, durante a vida e consolai-me na hora da morte. Ficai perto de mim nesse momento supremo e apresentai-me à Santíssima Trindade como seu filho e seu fiel servo, para que eu seja admitido para louvar e bendizer a Deus convosco eternamente no Céu. Amém.”
Ó Deus, que honrastes a Ordem dos Carmelitas com o título particular da bem-aventurada Virgem Maria, Vossa Mãe, concedei-nos misericordiosamente que, amparados por suas orações, cuja comemoração celebramos hoje com ofício solene, mereçamos chegar à alegria eterna. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.
Recomendações aos carmelitas:
É muito desejável que as pessoas em todos os lugares se juntem a esta confraria, para a honra de Maria e para a salvação das almas, por uma vida adequada a esse fim.
Para participar dos méritos da congregação, todo membro deve:
- Evitar o pecado e, de acordo com seu estado de vida, viva castamente.
- Rezar todos os dias, se possível, sete vezes, Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai .
- Esforçar-se para servir a Deus venerando Maria e imitando suas virtudes.
Essas regras, é verdade, não são obrigatórias sob pena de pecado, mas a violação delas nos priva de todo mérito; e isso não é algo a ser levado em consideração? “Quem semeia pouco, pouco também ceifará.” (II Coríntios 9:6)
================
* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:
“… Santo Ambrósio, ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras: “Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado” (homilia do Papa Bento XVI sobre Santo Ambrósio)
================
21 de Julho: SÃO LOURENÇO BRÍNDISI
: «Oh, se considerássemos esta realidade! — exclama — ou seja, que Deus está verdadeiramente presente em nós, quando lhe falamos na oração; que Ele realmente ouve a nossa prece, mesmo que oremos simplesmente com o coração e com a mente. E que não só está presente e nos ouve, mas pode e deseja condescender de bom grado e com o máximo prazer às nossas exigências» (Papa Bento XVI em https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110323.html )
* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO
Ouça o apelo de Deus: “Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.
… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado.
O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/
================
* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA
“Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…”
================
* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO
“Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório
… Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório
… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo
================
* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY
Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão.
Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces.
Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.
– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney
================
07 de agosto: SÃO CAETANO
“Todos os prazeres desta vida são enganosos, porque não satisfazem, mas apenas incham; Somente Deus, que fez nossos corações, pode enchê-los de consolações.” – São Caetano
================
08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
“Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)
================
09 DE AGOSTO: SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ
“… Aprenda com Santa Teresa a depender somente de Deus e servi-lo com um coração totalmente puro e desapegado. Então, como ela, você poderá dizer ‘não me arrependo de ter me entregado ao Amor’…” Santa Teresa Benedita da Cruz
================
10 DE AGOSTO: SÃO LOURENÇO
“…O grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura…” (Santo Agostinho sobre São Lourenço)
================
* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS
“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”. – Santa Clara de Assis
================
* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL
“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade…
MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal
================
* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE
“… “AVE-MARIA!”: esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html
================
18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI
“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”
================
* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO
“O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente”
================
* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL
Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta. – São Bernardo de Claraval https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091021.html
“Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,
fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]
“…Todas as manhãs Bernardo se perguntava: “Por que vim aqui?”, e então se lembrava de seu principal dever – “levar uma vida santa” …
================
* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X
“Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”
“… Caros irmãos e irmãs, São Pio X ensina-nos a todos que na base da nossa obra apostólica, nos vários campos em que trabalhamos, deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, que se há-de cultivar e aumentar dia após dia. Eis o cerne de todo o seu ensinamento, de todo o seu compromisso apostólico. Somente se formos apaixonados pelo Senhor, seremos capazes de conduzir os homens a Deus, de os abrir ao seu Amor misericordioso e, deste modo, de abrir o mundo à misericórdia de Deus…” (Papa Bento XVI): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100818.html
================
* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA
“Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)
================
* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS
À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
“Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”
O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”
O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema
O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema
Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema
Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema
Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema
Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema
Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema
Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema
NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO.
– São Poema
Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema
A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema
Citação MLA
- “Santo Poema”. CatholicSaints.Info . 21 de novembro de 2018. Web. 27 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-poemen/ >
================
27 DE AGOSTO: SANTA MÔNICA
“Nada está longe de Deus.” – Santa Mônica
================
* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO
“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho
Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho
O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho
Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus. – Santo Agostinho
Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho
Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus. – Santo Agostinho
Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho
Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia.
– Santo Agostinho
Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas. – Santo Agostinho
Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho
Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
================
* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO
““…Trabalhar já é bom,
Melhor ainda é orar;
O melhor – amar teu Deus,
E nem uma palavra a dizer.
– do alemão de Angelus Silesius
… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):
{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }
================
04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI
“Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse
“Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina
================
02 DE SETEMBRO: SÃO SIMEÃO ESTILITA
“… Ele exortou as pessoas com veemência contra o horrível costume de xingar; como também, observar estrita justiça, não tomar usura, ser assíduo na igreja e na santa oração, e orar pela salvação das almas…”
================
03 DE SETEMBRO: SÃO GREGÓRIO MAGNO
“… A humildade intelectual é a regra primária para quem procura penetrar as realidades sobrenaturais, começando pelo do Livro sagrado…
… Sensibilizava-o intimamente a humildade de Deus, que em Cristo se fez nosso servo, nos lavou e lava os pés sujos…” (Papa Bento XVI):
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080604.html
================
04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA
“… Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.
Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.
Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}
================
05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ
“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá
================
09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER
“Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver
Para fazer a vontade de Deus, o homem deve desprezar a sua; quanto mais morrer para si mesmo, mais viverá para Deus. – São Pedro Claver
================
13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO
“… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu): {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }
“…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…
Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo
================
- 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:
“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”
“Não devemos desejar nada além do que nos vem de momento a momento”, disse Santa Catarina a seus filhos espirituais, “não nos exercitando menos para o bem. Pois aquele que não se exercitasse assim e esperasse o que Deus envia, tentaria a Deus (QUEM NÃO SE EXERCITAR PARA O BEM E ESPERAR O QUE DEUS ENVIA, TENTARÁ A DEUS).
================
* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO
Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/
================
* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO
“… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino
Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” … As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …”
{Audiência Geral: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html} …”:
================
17 DE SETEMBRO: SANTA HILDEGARDA
“… O homem existe na forma masculina e feminina. Hildegarda reconhece que nesta estrutura ontológica da condição humana se radica uma relação de reciprocidade e uma substancial igualdade entre homem e mulher. Mas na humanidade habita também o mistério do pecado e ele manifesta-se pela primeira vez na história precisamente nesta relação entre Adão e Eva. Ao contrário de outros autores medievais, que viam a causa da queda na debilidade de Eva, Hildegarda vê-a sobretudo na excessiva paixão de Adão em relação a ela…” (Papa Bento XVI: http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_letters/documents/hf_ben-xvi_apl_20121007_ildegarda-bingen.html
================
18 DE SETEMBRO: SÃO JOSÉ DE CUPERTINO
“… Claramente, o que Deus quer acima de tudo é a nossa vontade que recebemos como um dom gratuito de Deus na criação e possuímos como se fosse nossa. Quando um homem se treina para atos de virtude, é com a ajuda da graça de Deus de quem vêm todas as coisas boas, que ele faz isso. A vontade é o que o homem tem como sua única posse…”
================
* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE
“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade.
Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdade… que o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversão. O verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html
================
* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA
Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono.
Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes.
Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas.
Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade.
Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga.
Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia.
Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor.
Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor.
Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio!
Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração.
Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor.
Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais.
Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade.
(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)
================
* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO
“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER.
– São Vicente de Paulo
… Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio”. – São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!
… O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo
================
SÃO LOURENÇO RUIZ DE MANILA: 28 DE SETEMBRO
“… Sou cristão, e morrerei por Deus, e por ele darei muitos milhares de vidas se as tivesse. E então, faça comigo o que quiser…”
================
* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO
“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma.
No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver.
Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes…
… Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}
{< https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}
================
* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS
“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade…
…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos…
… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…
… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…” – Santa Teresa de Lisieux
================
* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA
“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)
================
03 DE OUTUBRO: PROTOMÁRTIRES DO BRASIL
SANTO ANDRÉ DE SOVERAL, SANTO AMBRÓSIO FRANCISCO, SÃO MATEUS MOREIRA E OUTROS
“Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento!” (SÃO MATEUS MOREIRA) Ele é chamado de “Mártir da Eucaristia” e desde 2005 é o santo padroeiro dos dispensadores de comunhão extraordinária (Ministros da Eucaristia).
http://www.katolsk.no/biografier/historisk/aferro
================
* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS
“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis
================-
* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA
“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”
================
08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA
1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.
2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas“
3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:
================
*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN
“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:
Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
( O Sonho de Gerôncio )…: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html
==============
10 DE OUTUBRO: SÃO TOMÁS DE VILANOVA
: “Se há pessoas que se recusam a trabalhar, isso é para as autoridades lidarem. Meu dever é ajudar e aliviar aqueles que vêm à minha porta”
================
* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII
“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)
================
13 de outubro: SÃO TEÓFILO DE ANTIOQUIA
“Mas se você me disser – escreveu Teófilo de Antioquia: – Mostre-me seu Deus, eu lhe direi: Mostre-me seu homem, e eu lhe mostrarei meu Deus…
…Deus se mostra àqueles que podem vê-lo, quando eles abrem os olhos da alma.
================
* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA
“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”
================
* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:
- Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
- Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
- Eu os consolarei em todos os seus problemas.
- Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
- Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
- Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
- Almas mornas se tornarão fervorosas.
- Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
- Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
- Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
- Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
- O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.
================
16 DE OUTUBRO: SÃO GERALDO MAJELLA
“… Seu último testamento consistia no seguinte pequeno bilhete na porta de sua cela : “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto Deus quiser” …” (São Geraldo Majella)
================
* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm ”
================
* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara).
================
* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ
“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…
… A alma é uma semente que Deus semeia no campo da Igreja; para produzir frutos, deve morrer sob os golpes de dores, tristezas, contradições e perseguições…” – São Paulo da Cruz
================
* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “
… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar”
================
* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II
“Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)
“…O SEU SACERDÓCIO PARTICULAR A PARTIR DE TRÊS PALAVRAS DO SENHOR…
Em primeiro lugar, esta: “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça” (Jo 15, 16).
A segunda palavra é: “O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10, 11).
E finalmente: “Assim como o Pai me tem amor, assim eu vos amo a vós. Permanecei no amor” (Jo 15, 9).
Vemos nestas três frases toda a alma do nosso Santo Padre. (Cardeal Joseph Ratzinger)
https://www.vatican.va/gpII/documents/homily-card-ratzinger_20050408_po.html
================
23 de outubro: SÃO JOÃO DE CAPISTRANO
“… Imagine ter nascido no século XIV. Um terço da população e quase 40 por cento do clero foram dizimados pela peste bubônica.
O Cisma Ocidental dividiu a Igreja com dois ou três pretendentes à Santa Sé ao mesmo tempo.
Inglaterra e França estavam em guerra. As cidades-estados da Itália estavam constantemente em conflito…”
Constantinopla havia caído em 1453…
Aí viveu São João de Capistrano (1386-1456)
http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober23.html#1456_St._John_of_Capistrano_Initiative_Organization_Activity OU Saint of the Day October 23 (lngplants.com)
================
24 DE OUTUBRO: SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET
“Quando vejo a necessidade de ensino divino e como as pessoas estão famintas para ouvi-lo, fico com vontade de sair correndo pelo mundo, pregando a Palavra de Deus. Não tenho descanso. Minha alma não encontra outro alívio senão para correr e pregar. “…: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober24.html#1870_St._Anthony_Mary_Claret_archbishop
================
25 de outubro: SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO
“… Antônio “cumpriu sua missão religiosa”. consagração, dedicando-se com amor e devoção aos aflitos, aos sofredores e aos escravos de sua época no Brasil. A sua fé autenticamente franciscana, vivida evangélica e apostolicamente no serviço ao próximo, continuou o Papa, será um estímulo para imitar este ‘homem de paz e caridade’…” (São João Paulo II): https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober25.html#
================
27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO
“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
================
03 de novembro: SÃO MARTINHO DE PORRES
“… Martinho, com o exemplo da sua vida, mostra-nos que é possível alcançar a salvação e a santidade através do caminho que Cristo ensina: se acima de tudo amarmos a Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento; e, em segundo lugar, se amamos o próximo como a nós mesmos (Cf. Mt 22, 36-38) …” (São João XXII, na homilia de canonização de São Martinho de Porres em 06 de maio de 1962)
================
10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO
“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno
================
11 de novembro: SÃO MARTINHO DE TOURS
“… Senhor, se o seu povo ainda precisa de mim, estou pronto para a tarefa; sua vontade seja feita…”
================
14 DE NOVEMBRO: SÃO SERAPIÃO DE THMUIS
REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ – que ele repetia muitas vezes: “A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma por caridade, e os apetites irregulares pela abstinência e penitência”.
================
15 de novembro: SANTO ALBERTO MAGNO
“…É pelo caminho do amor, que é a caridade, que Deus se aproxima do homem e o homem de Deus. Mas onde não há caridade, Deus não pode habitar. Se, então, possuímos caridade, possuímos Deus, pois “Deus é Caridade.”…”
(1 João 4:8) – Santo Alberto Magno
================
16 DE NOVEMBRO: SANTA GERTRUDES
“Oração ao Sagrado Coração de Jesus
Ó Sagrado Coração de Jesus, fonte da vida eterna, o Teu Coração é uma fornalha ardente de Amor. Tu és meu refúgio e meu santuário. Ó meu adorável e amoroso Salvador, consome meu coração com o fogo ardente com que o teu está inflamado. Derrama sobre minha alma as graças que brotam do Teu amor. Que meu coração se una ao Teu. Que a minha vontade seja conforme a Tua em todas as coisas. Que Tua Vontade seja a regra de todos os meus desejos e ações…” – Santa Gertrudes
================
23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ
“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”
================
O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER
“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”
“… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”.
================
04 DE DEZEMBRO: SÃO JOÃO DAMASCENO
” … Hoje gostaria de falar de João Damasceno, uma personalidade de primária importância na história da teologia bizantina, um grande doutor na história da Igreja universal. Ele é sobretudo uma testemunha ocular da passagem da cultura cristã grega e síria, compartilhada pela parte oriental do império bizantino, à cultura do islão…
… Deus quer descansar em nós, deseja renovar a natureza também através da nossa conversão, quer fazer-nos participar da sua divindade
… (Papa Bento XVI)”: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20090506.html
================
05 DE DEZEMBRO: SÃO SABAS
“Sacrificar-te-ei por minha própria vontade e louvarei o teu nome.”
“… Se você deseja ser um verdadeiro filho de Deus, siga a Cristo e Seus santos. Antes de todas as coisas, pratique as boas obras que são ordenadas, e então também aquelas que não são ordenadas, mas que são agradáveis ao seu Deus. Você diariamente tem oportunidades de fazer isso; fazer uso disso…” {https://catholicsaints.info/weningers-lives-of-the-saints-saint-sabas-abbot-and-confessor/}
================
07 DE DEZEMBRO: SANTO AMBRÓSIO
Ninguém se cura ferindo o outro. – Santo Ambrósio
Nossas próprias más inclinações são muito mais perigosas do que quaisquer inimigos externos. – Santo Ambrósio
================
* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ
“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”
================
* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO
“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”
================
* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI
“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…”
================
23 DE DEZEMBRO: SÃO JOÃO CÂNCIO
Lute contra todo erro, mas faça-o com bom humor, paciência, bondade e amor. A aspereza prejudicará sua própria alma e estragará a melhor causa. – São João de Kanty
================
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.
A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo.
Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.
São José, rogai por nós!
(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/
* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai
também para nós e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém!
(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)
================
* PAI, ABRACE-NOS!
JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,
ROGUEM POR NÓS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
================
- APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
- POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
- POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
- ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
- UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
- QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …
DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)
================
“Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado“!
“GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO O MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!”
JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”
ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!
================
11.12.2023 – CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,
PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO
MEU JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é MEU DEUS, minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor e CONSAGRO-LHE A MINHA VIDA E A MINHA MORTE levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude, buscar a paz e entrar pela porta estreita (Mt 7,13-14). Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e LIVRE-ME DE PENSAMENTOS MAUS E VÃOS, DESORDENADOS E ESTRANHOS (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24) e decisão; purifique meu coração, ilumine minha inteligência e entendimento, inflame minha vontade e dê-me forças para segui-lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Eu confio no Senhor! DECIDO-ME A SEGUI-LO! QUERO E COLOCO O SENHOR COMO CENTRO DA MINHA VIDA. Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. Ajude-me a DESEJAR, QUERER E AGIR para consagrar SEMPRE ao Senhor minha vida e minha morte, me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!
Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento numa INTENSA VIDA DE ORAÇÃO, PENITÊNCIA, MORTIFICAÇÃO, DOAÇÃO DE MIM E VIDA SACRAMENTAL; dê-me a virtude, o amor pelo Senhor, O QUE EU PRECISO! Livre-me do ressentimento, da ira ou cólera, do mau-humor. Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) SEGUNDO O ESPÍRITO, EVITANDO, RESISTINDO, AFASTANDO E CORTANDO o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver SEM reclamar, estressar, falar alto, alterar, ciúme; a aceitar pacientemente tudo o que me acontece, aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, a silenciar, a oferecer-me. Livre-me da hipocrisia, da indecisão e não me (nos) deixes (deixeis) cair nas tentações! Ajude também a família! Ajude-me a cumprir as promessas do Batismo, que RENOVO:
EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, a satanás, às suas pompas, suas obras e seus gozos; renuncio ao pecado, às paixões, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira ou cólera, ao ciúme, ao desejo de ser retribuído, aos vícios, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! Decido-me a seguir o Senhor no caminho da santidade, para sempre, com a graça de Deus, sendo misericordioso! AJUDE-ME A SER DECIDIDO E SANTO! OBRIGADO, JESUS!
DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS E DECISÕES PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DE FAZÊ-LO e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do SENHOR, MEU PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, MEU SENHOR E MEU DEUS! ME ABRACE E PERMITA QUE EU FIQUE NO SEU COLO, SEGUINDO JESUS E ALEGRANDO O DIVINO ESPÍRITO SANTO, SENDO SANTO, COM A BÊNÇÃO DA MÃE MARIA! MUITO OBRIGADO, MEU PAI! OBRIGADO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
MINHA MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a renunciar ao pecado, controlar-me, recompor-me, mortificar-me, educar e subordinar as paixões, abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união, a ser santo!
Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, SENDO DE JESUS E FAZENDO O QUE ELE MANDAR, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL. MÃE, ME AJUDE! OBRIGADO MINHA MÃE!
MINHA MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.
ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!
MUITO OBRIGADO À SENHORA, MINHA MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!
SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!
ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS E A FAZER O QUE ELE MANDAR!
TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!
VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! FAÇA-NOS SEUS FILHOS, MÃE! OBRIGADO MÃE!
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08 – 1090-1153]
«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)
“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxiliadora dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos e recorremos a vós! Amém! OBRIGADO, MÃE!” (Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada): https://noticias.cancaonova.com/brasil/comheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/
MEU SÃO JOSÉ, ROGUE POR NÓS! MUITO OBRIGADO, SÃO JOSÉ!
SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR, SEGUI-LO, SEMPRE O ALEGRAR E NUNCA O DESGOSTAR!
QUE SEMPRE TENHAMOS O CORAÇÃO ABERTO PARA O SENHOR, PAI AMADO!
Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!
OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-NOS A GRAÇA DE SERMOS PACIENTES TAMBÉM!
AJUDE-NOS A NOS PREPARARMOS PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A NOSSA HORA! MOSTRE -NOS O QUE E COMO FAZER, PAI!
E MAIS: INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA, VONTADE, AFETIVIDADE E TODO O NOSSO SER PARA FAZÊ-LO! O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!
EU, COM A VOSSA GRAÇA, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, ME OFEREÇO EM SACRIFÍCIO VIVO CONSAGRANDO-LHE MINHA VIDA E MINHA MORTE! (Rm 12,1-2)
SENHOR, ME MOSTRE A PORTA ESTREITA PELA QUAL DECIDO-ME A PASSAR COM A SUA GRAÇA! (Mt 7,13-14 e Lc13,24). INTERFIRA EM MEU SER PARA EU DESEJAR, QUERER E AGIR DO JEITO QUE O SENHOR MOSTRAR E ENTRAR PELA PORTA ESTREITA! PEÇO AO SENHOR POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! OBRIGADO, SENHOR!
GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO MOMENTO AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!
PAI, CONCEDA-ME/NOS A GRAÇA DE ABRAÇÁ-LO, FICAR NO SEU COLO, AGRADANDO O ESPÍRITO SANTO E SEGUINDO JESUS COM A BÊNÇÃO DA MÃE! OBRIGADO!
PAI, TUDO ESTÁ NA MÃO DO SENHOR! TUDO O QUE ACONTECE É PORQUE O SENHOR PERMITE. SÓ O SENHOR É SENHOR! TUDO DEPENDE DA TERNURA DO AMOR DO SENHOR!
ENTREGO-LHE O QUE É MEU! POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO, PAI!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!
PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…
Virgem Formosa, oh Mãe Querida
Tu és minha vida, vela por mim
e quando um dia deixar a terra
leva-me, Mãe, junto de ti,
leva-me Mãe, leva-me ao céu,
ficar não posso longe de Ti…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim os teus olhares
se me amparares me salvarei
Mesmo que as ondas, subam aos céus
e que furioso brame o mar
se tu diriges minha barquinha
não tenho medo, de naufragar
Mas se na luta, a nau vacila
e se enlanguesce minha ardente fé…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim teus olhares
se me amparares me salvarei!
Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril; também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)
MUITO OBRIGADO!
