NOSSA SENHORA EM 17 DE JANEIRO
A. OUR LADY OF PONTMAIN (NOSSA SENHORA DE PONTMAIN, OU NOSSA SENHORA DA ORAÇÃO. NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA DE PONTMAIN)
B. OUR LADY OF PEACE (Rome, Italy, 1483) – NOSSA SENHORA DA PAZ – Roma, 1483
================
A. OUR LADY OF PONTMAIN (NOSSA SENHORA DE PONTMAIN, OU NOSSA SENHORA DA ORAÇÃO. NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA DE PONTMAIN)
A1. “… Foi no inverno de 1871, na aldeia de Pontmain, na França, que Eugene Barbedette estava ocupado no celeiro de seu pai ajudando a preparar a ração dos animais. Ele ficou brevemente na porta aberta, admirando a bela noite. De repente o olhar do menino de 12 anos se fixou ali, pois em frente ao celeiro e num quadro de estrelas, estava uma bela senhora – imóvel – sorrindo para ele.
“Você vê alguma coisa?” ele gritou para os outros: “Olhem ali!”
“Sim”, gritou seu irmão Joseph, “uma bela senhora vestida com um manto azul com estrelas douradas, sim, e sapatos azuis com fivelas douradas… e ela tem uma coroa dourada que está ficando maior, e um véu preto”.
Como o pai não a viu, disse aos meninos que continuassem com o trabalho; então, curiosamente, ele perguntou: “Eugene, você ainda vê alguma coisa?“
“Sim, ela ainda está lá”, respondeu o menino e correu para buscar a mãe; ela não viu nada, mas com intuição de mulher, pensou que poderia ser a Santíssima Virgem e reunindo delicadamente a família, todos rezaram cinco Padre nossos e Ave Marias em honra da Mãe de Deus. Ela chamou uma freira no convento vizinho, que trouxe consigo dois pequenos pupilos, o mais tarde, Françoise e Jean Marie, chegando à porta do celeiro, gritaram: “Oh, olhe aquela adorável senhora com as estrelas douradas!” e bateram palmas de alegria.
A notícia espalhou-se rapidamente, as pessoas juntaram-se, com elas o curador, M. Guerin. O Magnificat foi entoado e Eugene gritou: “Vejam o que ela está fazendo!”
Lentamente, uma grande serpentina branca se desdobrou e em letras grandes estava escrito: “Orem, meus filhos, Deus responderá suas orações muito em breve. Ele não permitirá que vocês sejam tocados.”
O cura então entoou o hino: “Meu Doce Jesus…”. Nisso uma cruz vermelha com o corpo ferido de Cristo apareceu diante da Virgem, que a segurava. No topo, em grandes letras vermelhas estava escrito: “Jesus Cristo”.
A multidão começou a chorar, enquanto o cura ordenava que fossem feitas as orações noturnas; um véu branco escondia a visão, enquanto Nossa Senhora sorria para as crianças, um sorriso que as assombrou durante toda a vida com a sua beleza. Algo da tristeza da despedida foi retratado nos rostos de Eugene e Joseph, pois o cura disse rapidamente: “Vocês ainda conseguem ver alguma coisa?”
“Não, está completamente acabado”, responderam eles.
No momento em que a mensagem estava sendo escrita no céu, um mensageiro que passava diante da multidão gritou: “Podem muito bem orar, os russos estão em Laval”. Mas eles nunca entraram.
No dia 17 de janeiro, às seis horas da noite, hora exata em que a Virgem apareceu aos filhos de Pontmain, a divisão de soldados, sem motivo aparente, recebeu ordem de retirada. No dia 28 de janeiro foi assinado o armistício em Versalhes.
Depois de uma longa e minuciosa investigação, Mons. Wicart, Bispo de Laval, proclamou a autenticidade da visão, e no mesmo local onde Nossa Senhora apareceu, foi erguida uma basílica em honra de Nossa Senhora da Esperança de Pontmain. Ali a Rainha do Céu acolhe os seus incontáveis filhos e dá-lhes uma nova esperança nas suas provações, como deu paz à França na sua hora de necessidade.
A basílica é uma magnífica estrutura no estilo do século XIII, e ainda se pode ver o celeiro onde Eugénio e José trabalhavam quando Maria apareceu…”: https://devotiontoourlady.com/january.html
A2. “… No mesmo dia (17 de janeiro), na diocese de Laval, Nossa Senhora de Pontmain. Maria Santíssima aparecia a quatro crianças: Eugênio e José Barbedette, o primeiro com doze anos, o segundo com dez, e Francisco Richer, onze anos, e Joana Maria Lebosse, de nove anos. No céu estrelado, a Mãe de Deus sorria-lhes e estendia-lhes os braços amoráveis, tendo na cabeça belíssima coroa de ouro. Uma multidão, ao lado dos meninos, nada via. Pouco depois surgiu no céu uma cruz vermelha, com a imagem do Crucificado, e Nossa Senhora, então entristecida, tomando-a, inclinou-a para a massa humana que se comprimia em torno das crianças. Quando a cruz desapareceu, Maria voltou a sorrir, pedindo mais orações, e desapareceu também. A aparição durou horas, e Pontmain tornou-se lugar de peregrinos, onde a Mãe de Deus foi e é venerada com o nome de Nossa Senhora da Oração. Em 1900, a igreja que lhe erigiram foi solenemente consagrada…”. Ver página 439: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
A3. “Pontmain é uma aldeia muito pequena, localizada em Saint Brieuc, na Bretanha, França. Da mesma forma que dificilmente se encontra a aldeia nos mapas, suas casas se escondem entre as ruínas de uma fortaleza.
Neste lugar tão bucólico os cristãos dos tempos modernos reviveram a devoção da Virgem da Esperança. Durante a guerra franco-prussiana, iniciada em 1870, trinta e oito rapazes de Pontmain foram convocados como soldados de frente de batalhas. Antes de partirem, para lhes obter especial proteção celeste, o pároco de Pontmain os consagrou à Virgem Maria. De fato, a sequência dos acontecimentos se mostrava cada vez mais favorável ao exército prussiano, que avançava vitorioso sobre os domínios da França.
Em janeiro de 1871, o povo francês vivia dias dramáticos, pois sofria com a carestia e as doenças causadas por um rigoroso inverno associado à guerra. No dia 17 deste mês, as tropas prussianas sob o comando de Bismarck já haviam capturado a cidade de Paris e feito o imperador Napoleão III prisioneiro. Pretendiam invadir a aldeia de Pontmain.
No dia 17 de janeiro de 1871, a Virgem Maria apareceu na aldeia de Pontmain e impediu o avanço contínuo dos prussianos. Ela surgiu no céu estrelado sobre uma casa, às dezoito horas, e foi vista apenas por quatro crianças.
Os irmãos Eugênio e José Barbedette, com doze e dez anos, respectivamente, foram os primeiros a verem o vulto da bela senhora: vestida com uma túnica azul-royal toda bordada de estrelas douradas, e um grande crucifixo vermelho nas mãos. A descrição foi confirmada, logo a seguir, por duas meninas: Joana Maria e Francisca, que também viram Nossa Senhora.
A notícia se espalhou e os habitantes se reuniram na praça com o pároco, para orar à Virgem Santíssima. A aparição durou três horas e neste período as crianças citavam, uma a uma, as palavras que surgiam escritas na faixa branca estendida sob os pés de Nossa Senhora. No final da mensagem dizia: “Rezem, meus filhos, Deus logo escutará vossas orações, meu Filho se deixa comover… Então o crucifixo vermelho desapareceu e as mãos da Virgem pareciam apontar na direção da Alemanha. Na mesma noite, as tropas cessaram o avanço e em três dias se retiraram. No dia 28 de janeiro foi assinado o armistício que pôs fim à guerra, acabando com o sofrimento dos franceses.
O retorno à Pontmain dos trinta e oito rapazes sãos e salvos permitiu observarem mais uma vez o grande poder de intercessão da Virgem Maria junto ao seu Filho. O local da aparição se tornou meta de peregrinação. Iniciou-se a construção de uma belíssima igreja, no estilo gótico. O bispo aprovou o culto à Nossa Senhora da Esperança de Pontmain já em 1872.
Os dois irmãos videntes: Eugênio e José, se tornaram sacerdotes; Joana Maria ingressou no convento e Francisca se formou professora atuando na escola da paróquia. Hoje a igreja é uma Basílica Santuário e está sob os cuidados dos Padres Oblatos de Maria Imaculada…”: https://www.a12.com/academia/titulos-de-nossa-senhora?s=nossa-senhora-da-esperanca-de-pontmain
A4. “… Pontmain – Nossa Senhora da Esperança – 17 de janeiro de 1871. “…Olhem para Pontmain nos momentos difíceis e vejam a mulher vestida de sol, que sozinha, com a ajuda de pequeninos filhos, venceu um grande exército que estava prestes a tomar e a arrasar Pontmain e se encham de esperança meus filhos, porque a mesma mãe da esperança que salvou Pontmain está aqui! E ela traçou um plano infalível para salvar a cada um de vocês e a toda a humanidade…”. Trecho da Mensagem de Nossa Senhora Rainha e Mensageira da Paz, do dia 3 e janeiro de 2019…”: https://www.mensageiradapaz.org/post/2019/01/17/pontmain-nossa-senhora-da-esperan%C3%A7a-17-de-janeiro-de-1871
A5. “… 17 de janeiro – Nossa Senhora da Santa Esperança (Pontmain, França, 1871). “Reze, e Deus ouvirá rapidamente sua oração“. Ao mesmo tempo em que a Virgem Maria prometia a paz aos filhos de Pontmain, as tropas alemãs chegavam aos arredores de Laval e recebiam a ordem do general Von Schmidt de invadir a cidade indefesa.
No entanto, nas primeiras horas do dia 18, o príncipe Frederic Charles emitiu uma contra-ordem. No dia seguinte, a última batalha ocorreu em Saint-Melaine, a apenas 2 km de Laval, terminando em favor do exército francês.
Em 20 de janeiro, os cidadãos de Laval ainda viviam com medo, pois a notícia da aparição ainda não era conhecida. O bispo de Laval, Mons. Wicart, fez um voto de reconstruir a torre e o pináculo da Basílica de Avesnières, para implorar aos céus que poupasse a cidade de uma invasão.
Nesse mesmo dia, as tropas alemãs começaram a se retirar da região.
A mensagem de Pontmain foi cumprida: “Ore, e Deus rapidamente o ouvirá“.
No dia 28, foi assinado o Armistício. Canon Foisnet,
Em Notre Dame de Pont-Main, Belles histoires belles vies, (Nossa Senhora de Pontmain, Beautiful Stories & Beautiful Lives), Edições leurus… http://apotres.amour.free.fr/page7/pontmain.htm…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJanuary17.html
A6. OUR LADY OF PONTMAIN
================
B. OUR LADY OF PEACE (Rome, Italy, 1483) – NOSSA SENHORA DA PAZ – Roma, 1483 {VER 06 DE MAIO: OUR LADY OF MIRACLES IN THE CHURCH OF OUR LADY OF PEACE, ROME (1483) }
https://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/01_JAN.html
B1. Santa Maria Della Pace / Nossa Senhora da Paz na Igreja de Nossa Senhora da Paz, Roma (também chamada de Nossa Senhora dos Milagres) (1483) – 6 de maio:
“… O Abade Orsini escreveu: “Conta-se que no ano de 1483, um homem que havia perdido seu dinheiro no jogo, depois de blasfemar contra esta imagem, deu-lhe quatro facadas com uma adaga e que sangrou tão copiosamente, que o milagre foi imediatamente divulgado por toda a cidade. Esta imagem ainda se conserva na Igreja de Nossa Senhora da Paz, onde pode ser vista no Altar-Mor, emoldurado em mármore.”
A atual Igreja de Nossa Senhora da Paz, ou Santa Maria Della Pace, em Roma, Itália, ainda está de pé. Foi construído pelo Papa Sisto IV depois que a cidade de Roma foi sitiada pelo Duque da Calábria. O Papa tinha feito um voto de que construiria uma nova Igreja em Roma em honra de Nossa Senhora, se a paz fosse de alguma forma restabelecida entre os seus Estados Papais e as cidades de Florença, Milão e Nápoles. Na verdade, a construção começou em 1482 como um ato de ação de graças à Santíssima Virgem, mas a obra não foi concluída até a época do Papa Inocêncio VIII (1432-1492), que foi Papa de 1484 até sua morte.
Segundo várias tradições, o local específico para a Igreja foi escolhido devido a um incidente, em que um soldado bêbado esfaqueou uma estátua de Nossa Senhora no peito, fazendo com que a figura começasse a sangrar como se estivesse viva.
Existe também outra lenda que diz que talvez tenha sido atirada uma pedra à imagem de Nossa Senhora dos Milagres, que atualmente paira sobre o altar-mor da Igreja de Nossa Senhora da Paz, que posteriormente começou a sangrar. Em todo o caso, a Igreja foi de fato construída sobre os alicerces de uma Igreja anterior, conhecida como Santa Andréa de Aquarizariis.
A venerada pintura de Nossa Senhora dos Milagres representa a Santíssima Virgem segurando o Divino Menino. Atualmente está pendurado sobre o altar-mor da Igreja, que foi projetado especificamente por Carlo Maderno para exibir e consagrar a famosa pintura.
Acredita-se que a agora famosa imagem tenha sido venerada no pórtico de Santo André dos Aguadeiros. Há também outro famoso afresco dentro da Igreja, conhecido como Quatro Sibilas, que foi pintado por Rafael no ano de 1514…”: https://anastpaul.com/2021/05/06/santa-maria-della-pace-our-lady-of-peace-in-the-church-of-our-lady-of-peace-rome-1483-and-memorials-of-the-saints-6-may/
BIBLIOGRAFIA
1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM JANEIRO:
– https://devotiontoourlady.com/january.html
2. FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– https://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/01_JAN.html
– https://devotiontoourlady.com/index.html
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/
Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!
================
DESTAQUE DE 17 DE JANEIRO: SANTO ANTÃO (ou ANTÔNIO)
1.1. Conforme o DIRETÓRIO DA LITURGIA DE 2024, dia 17 de janeiro, SANTO ANTÃO, abade, Memória
1.2. Memória de Santo Antão (também na Folhinha do Coração de Jesus), abade, que, tendo perdido os seus pais, distribuiu todos os seus bens pelos pobres, seguindo os preceitos evangélicos, e se retirou para a solidão da Tebaida, no Egito, onde começou a praticar a vida ascética; colaborou com grande zelo no fortalecimento da Igreja, ajudando os confessores da fé durante a perseguição de Diocleciano, e apoiou Santo Atanásio na luta contra os arianos. Foram tantos os seus discípulos, que mereceu ser considerado pai dos monges. († 356).
1.3. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de Santo Antão,abade. Seguindo o conselho do Evangelho, distribuiu aos pobres tudo quanto possuía para seguir a Cristo no deserto do Egito, onde as tentações do demônio não lhe foram poupadas. Por causa de sua irradiação exemplar e pela difusão de sua biografia redigida por Santo Atanásio, atraiu uma multidão de discípulos e mereceu tornar-se o “Pai dos monges cristãos”. Morreu em 356, no alto da montanha ao pé da qual se situa o mosteiro que traz o seu nome. É igualmente festejado neste dia pelos Orientais coptas, sírios e bizantinos. (R).
1.4. No VIDA DOS SANTOS, muitos detalhes da vida de Santo Antão, Patriarca dos Cenobitas, ali chamado de Santo Antônio. Verpágs. 414-433: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
1.5. Vida de Santo Antão, por Santo Atanásio:
http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/monaquismo/vida_de_santo_antao_indice.html
1.6. “… Santo Antão do Deserto, também conhecido como Santo Antão do Egito, Santo Antão, o Grande, Santo Antão, o Eremita, Santo Antão, o Anacoreta, ou ainda O Pai de Todos os Monges, foi um santo cristão do Egito, um líder de destaque entre os Padres do Deserto.
Ele é cultuado em muitas igrejas nas seguintes datas festivas: 30 de Janeiro, no antigo calendário da Igreja Ortodoxa e da Igreja Ortodoxa Copta; 17 de Janeiro, no novo calendário da Igreja Ortodoxa, da Igreja Ortodoxa Búlgara, da Igreja Católica Romana e da Igreja Católica Copta…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Antão_do_Deserto
1.7. “… O diabo atacou Antônio por várias tentações, apresentando-lhe antes de tudo muitas boas obras que ele poderia ter sido capaz de realizar com seu estado no mundo, e as dificuldades de sua condição atual – um artifício comum do inimigo, pelo qual ele se esforça fazer uma alma insatisfeita na vocação que Deus designou.
Sentindo repulsa pelo jovem noviço, ele variou seu método de ataque e o perseguiu noite e dia com imaginações grosseiras e obscenas. Antônio se opôs a seus ataques a mais estrita vigilância sobre seus sentidos, jejuns austeros e orações, até que Satanás, aparecendo em uma forma visível, primeiro de uma mulher vindo para seduzi-lo, depois de um negro para aterrorizá-lo, finalmente se confessou vencido.
A comida do santo era apenas pão, com um pouco de sal, e ele só bebia água que nunca comia antes do pôr-do-sol, e às vezes apenas uma vez em três ou quatro dias. Quando descansava, deitava-se num tapete de junco ou no chão nu. Em busca de uma solidão mais remota, retirou-se para uma antiga sepultura, onde um amigo lhe trazia pão de vez em quando. Satanás foi aqui novamente autorizado a atacá-lo de maneira visível e aterrorizá-lo com ruídos horríveis; de fato, em uma ocasião ele o espancou tão gravemente que ele estava quase morto, e nesta condição foi encontrado por seu amigo. Quando começou a voltar a si, Antônio clamou a Deus: “Onde estavas, meu Senhor e Mestre? Por que você não estava aqui desde o início deste conflito para me ajudar?” Uma voz respondeu: “Antônio, eu estive aqui o tempo todo em que estive ao seu lado e contemplei seu combate”.
Até então Antônio, desde que deu as costas ao mundo em 272, vivia em lugares solitários não muito longe de sua aldeia de Koman; e Santo Atanásio observa que antes dele muitas pessoas fervorosas levavam vidas retiradas em penitência e contemplação perto das cidades, enquanto outras seguiam o mesmo modo de vida sem se afastarem de seus semelhantes. Ambos eram chamados de ascetas, por serem devotados ao exercício da mortificação e da oração, de acordo com o significado da palavra grega askhsix (prática ou treinamento).
Mesmo em épocas anteriores encontramos menção a tais ascetas; e Orígenes, por volta do ano 249, diz que eles se abstiveram de carne não menos do que os discípulos de Pitágoras.
Eusébio nos diz que São Pedro de Alexandria praticou austeridades iguais às dos ascetas ele diz o mesmo de Pamphilus, e São Jerônimo usa a mesma expressão de Pierius. Santo Antônio levara esse estilo de vida perto de Koman até cerca do ano 285, quando, aos trinta e cinco anos, cruzou o braço oriental do Nilo e se instalou em algumas ruínas no topo de uma montanha, onde na solidão viveu quase vinte anos, raramente vendo homem algum, exceto aquele que lhe trazia pão a cada seis meses.
… Ele instruiu seus monges a refletir todas as manhãs porque talvez não vivessem até a noite, e todas as noites porque talvez nunca vissem a manhã; e fazer cada ação como se fosse a última de suas vidas. “O diabo”, disse ele, “tem medo do jejum, da oração, da humildade e das boas obras, não é capaz nem mesmo de calar minha boca quem fala contra ele. Suas ilusões logo desaparecem, – especialmente se um homem se arma com o sinal da cruz” …
… Certa vez o santo viu em uma visão toda a terra coberta de armadilhas tão densas que parecia quase impossível pisar um pé sem ser aprisionado. Diante dessa visão, ele gritou trêmulo: “Quem, Senhor, pode escapar de todos eles?” Uma voz lhe respondeu: “Humildade, Antônio! …
… Antônio disse a filósofos gregos que seus argumentos nunca seriam tão fortes quanto a fé. Ele ressaltou que toda retórica, todos os argumentos, por mais complexos e fundamentados que sejam, foram criados por seres humanos. Mas a fé foi criada por Deus. Se quisessem seguir o maior ideal, deveriam seguir sua fé…
… Antônio sempre dizia a quem o visitava que a chave para a vida ascética é a perseverança, não pensar com orgulho: “Vivemos uma vida ascética há muito tempo”, mas tratar cada dia como se fosse o começo. Para muitos, perseverança é simplesmente não desistir, aguentar firme. Mas para Antônio perseverança significava acordar cada dia com o mesmo zelo do primeiro dia…
… Antônio morreu quando ele tinha cento e cinco anos de idade. Uma vida de solidão, jejum e trabalho manual a serviço de Deus o havia tornado um homem saudável e vigoroso até muito tarde na vida. E ele nunca parou de se desafiar a dar um passo além em sua fé…
… Em seus passos: Jejue por um dia, se possível, como Antônio fez, comendo apenas pão e somente depois que o sol se põe. Ore enquanto faz isso para que Deus lhe mostre como você é dependente de Deus para sua força.
Oração: Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!
Copyright (c) 1996-2000, Terry Matz. Todos os direitos reservados. Citações de “Vida de Santo Antônio” de Santo Atanásio. Traduzido pela Irmã Mary Emily Keenan, SCN Copyright 1952 por Fathers of the Early Church, Inc…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJanuary17.html
1.8. SANTO ANTÔNIO, ABADE
Também conhecido como
- Abba Antonius
- Antonio do Egito
- Antonio do Deserto
- Antônio, o Ancorita
- Antônio o Grande
- Antonio o Eremita
- Antonio Abate
- Pai dos Cenobitas
- Pai de todos os monges
- Pai do monaquismo ocidental
- 17 de janeiro (católico romano, ortodoxo oriental)
- 30 de janeiro (copta ortodoxa, copta católica)
Perfil
Após a morte de seus pais quando ele tinha cerca de 20 anos, Antônio garantiu que sua irmã concluísse seus estudos , então ele vendeu sua casa, móveis e terras que possuía, deu o dinheiro aos pobres , juntou-se aos anacoretas que viviam nas proximidades e mudou-se para um sepulcro vazio.
Aos 35 anos mudou-se para o deserto para morar sozinho; ele viveu 20 anos em um forte abandonado. Antônio bloqueou o lugar para a solidão, mas admiradores e aspirantes a alunos invadiram.
Ele curou pessoas milagrosamente e concordou em ser o conselheiro espiritual de outras pessoas. Sua recomendação era basear a vida no Evangelho. A notícia se espalhou e tantos discípulos chegaram que Antônio fundou dois mosteiros no Nilo, um em Pispir e outro em Arsinoe. Muitos dos que viviam perto dele se sustentavam fazendo cestos e escovas , e daí veio seu patrocínio a esses ofícios.
Antônio deixou brevemente sua reclusão em 311 , indo para Alexandria , no Egito , para combater o arianismo e confortar as vítimas das perseguições de Maximino . Em algum momento de sua vida, ele se encontrou com sua irmã novamente. Ela também se retirou do mundo e dirigiu uma comunidade de freiras . Antônio retirou-se para o deserto, vivendo em uma caverna no Monte Colzim.
As descrições o pintam como uniformemente modesto e cortês. Seu exemplo levou muitos a assumir a vida monástica e a seguir seu caminho.
No final da vida, Antônio se tornou um amigo próximo de São Paulo, o Eremita , e ele enterrou o idoso anacoreta , levando a seu patrocínio de coveiros .
Sua biografia foi escrita por seu amigo Santo Atanásio de Alexandria .
Sua relação com porcos e patrocínio de criadores de porcos é um pouco complicada. As doenças de pele às vezes eram tratadas com aplicações de gordura de porco , o que reduzia a inflamação e a coceira. Como a intervenção de Antônio ajudou nas mesmas condições, ele foi mostrado na arte acompanhado de um porco. As pessoas que viram a obra , mas não a explicaram, pensaram que havia uma ligação direta entre Antônio e os porcos – e as pessoas que trabalhavam com suínos o tomaram como patrono.
Nascermos
- contra eczema
- contra a epilepsia
- contra ergotismo
- contra erisipela
- contra pestilência
- contra o Fogo de Santo Antônio
- contra doenças de pele
- contra erupções cutâneas
- amputados
- anacoretas
- animais
- cesteiros, cesteiros
- tocadores de sino
- fabricantes de escovas
- açougueiros
- trabalhadores do cemitério
- animais domésticos
- epilépticos
- agricultores
- coveiros
- cemitérios
- eremitas
- porcos, porcos, suínos
- gado
- monges
- alívio da pestilência
- criadores de porcos
- Hospitalários
- Canás , Brasil
- na Itália
- Alano di Piave
- Ampúrias , cidade de
- Ampúrias , diocese de
- Burgio , Sicília
- Calasca-Castiglione
- Castelsardo
- Castrofilippo , Agrigento
- Chiaravalle , Ancona
- Fivizzano
- Fontainemore
- mamoiada
- Sant’Angelo Lodigiano
- Tempio-Ampúrias , diocese de
- Valmadrera
- Mook , Holanda
- San Antonio , Ibiza , Espanha
- asperges (exorciza espíritos malignos)
- cestos
- sino (exorciza espíritos malignos)
- T azul em seu ombro
- livro (devoção às escrituras e estudo)
- centauro
- muleta com um sino pendurado nele
- muleta
- fogo sob seus pés
- fogo (representa o Fogo de Santo António)
- chamas (representa o Fogo de Santo António)
- porco
- Velhote
- eremita
- porco
- Cajado
- sátiro
- tau cruz com sino na ponta
- jovem distribuindo sua riqueza
- carregado por demônios (sua derrota de coisas mundanas e tentação)
- fazer cestas (a fonte tradicional de renda para os primeiros monges )
- homem com um porco ao seu lado
- Cruz de Santo António (em forma de T ou tau)
- monge muito velho (indica que ele era um monge desde o início)
- com São Paulo, o Eremita
- com um demônio por perto (as tentações do mundo)
- com dois leões , que cavam a sepultura de Paulo
Informações adicionais
- A Garner of Saints por Allen Banks Hinds, MA
- Livro dos Santos , do Padre Lawrence George Lovasik, SVD
- Livro dos Santos , pelos Monges de Ramsgate
- Enciclopédia Católica
- Calendário de Personagem , por Irmã Mary Fidelis e Irmã Mary Charitas, IENS
- Enciclopédia Britânica
- Primeiro dos Eremitas , da Sra. Lang
- Lenda Dourada
- Vidas dos Santos , do Padre Alban Butler
- Novo Dicionário Católico
- Vidas pictóricas dos santos
- Martirológio Romano , edição de 1914
- Santos e Santos Dominicanos , do Beato Hyacinthe-Marie Cormier , OP
- Santos e seus símbolos , por EA Greene
- Santos na Arte , de Margaret E Tabor
- Santos da Itália , de Ella Noyes
- Santos do Dia , de Katherine Rabenstein
- Breves Vidas dos Santos , de Eleanor Cecilia Donnelly
- Sobre as Colinas Sagradas de Deus , do Padre Cyril Charles Martindale
- A Vida de Antônio, de Santo Atanásio de Alexandria
- Leia online
- baixar em formato EPub
- versão em audiolivro da Librivox
- livros
- outros sites em ingles
- cozinha catolica
- Irlanda católica
- Irlanda católica
- Rua Católica
- Agência Católica de Notícias
- católico online
- cultura católica
- santos celtas
- Iconografia Cristã
- ChurchPop
- Communio
- Comuni Italiani
- Cradio
- mídia franciscana
- Notícias católicas independentes
- John Dillon
- Vida de Santo Antônio , de Santo Atanásio de Alexandria
- Mail Online : Cavalos cavalgam através de fogueiras para celebrar o santo padroeiro dos animais no tradicional festival espanhol
- calendário mariano
- Novo Movimento Litúrgico
- Galeria da Olga
- Freiras Passionistas
- Santos padroeiros e seus dias de festa , pela Australian Catholic Truth Society
- RC Espiritualidade
- Revista Regina
- Igreja de São Carlos Borromeo , Picayune, Mississippi
- Informações da Basílica de São Pedro
- Santos em Roma
- Recursos de santos
- Histórias de santos para todas as idades
- uCatólico
- Notícias do Vaticano
- Wikipédia
- imagens
- áudio
- Coração Discernimento
- A Tentação de Santo Antônio , de Gustave Flaubert (Librivox audiobook)
- vídeo
- Lista de reprodução do YouTube
- A Vida de Santo Antônio , de Santo Atanásio de Alexandria (áudio livro)
- A Tentação de Santo Antônio (áudio livro)
- sites em espanhol
- Martirológio Romano , edição de 2001
- sites em français
- fonte em italiano
- Catopedia : Sant’Antonio Abate
- Cathopedia : Festa di Sant’Antonio Abate (Mamoiada)
- Santi e Beati
- nettsteder i norsk
- spletne strani v slovenšcini
leituras
Quando Antônio tinha cerca de dezoito ou vinte anos, seus pais morreram. Menos de seis meses após a morte de seus pais, enquanto se dirigia à igreja para sua visita habitual, ele começou a pensar em como os apóstolos haviam deixado tudo e seguido o Salvador, e também naqueles mencionados no livro de Atos que haviam vendido seus bens e traziam dinheiro aos apóstolos para distribuição aos necessitados. Tudo isso estava em sua mente quando, entrando na igreja no momento da leitura do Evangelho, dirigiu as palavras do Senhor ao rico: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá o dinheiro aos pobres. – você terá riquezas no céu. Então venha e siga-me.” Pareceu a Antônio que era Deus quem havia trazido os santos à sua mente e que as palavras do Evangelho haviam sido ditas diretamente a ele. Imediatamente ele deixou a igreja e deu aos aldeões todas as propriedades que herdou, cerca de 200 acres de terra muito bonita e fértil. Ele também vendeu todas as suas outras posses, dando aos pobres a considerável soma de dinheiro que arrecadou.
No entanto, para cuidar de sua irmã, ele reteve algumas coisas. Ele se entregou à vida ascética , não muito longe de sua própria casa.
Ele fazia trabalhos braçais porque ouvira as palavras: “Se alguém não quer trabalhar, não coma”. Ele gastava parte de seus ganhos com pão e o restante dava aos pobres. Vendo o tipo de vida que ele levava, os aldeões e todos os bons homens que ele conhecia o chamavam de amigo de Deus e o amavam como um filho e irmão. – da Vida de Santo Antônio de Santo Atanásio
Santo Antônio disse a seus monges : Quando, portanto, os demônios vierem a você à noite e quiserem prever o futuro, ou dizer ‘Nós somos os anjos’, não dê ouvidos, pois eles mentem. Mas se eles descaradamente permanecerem firmes, dando cambalhotas e mudando suas formas de aparência, não os tema, nem se acovarde, nem os atenda como se fossem bons espíritos. Pois a presença do bem ou do mal pela ajuda de Deus pode ser facilmente distinguida. A visão dos santos não é repleta de distrações: ‘Porque eles não lutarão, nem clamarão, e ninguém ouvirá a sua voz’ (Mateus 12:19; Isaías 42:2). Mas vem calma e suavemente que uma alegria imediata, alegria e coragem surgem na alma. Pois o Senhor, que é a nossa alegria, está com eles, e o poder de Deus Pai. – Ambrósio: vida de santo antonio
Chegarão os dias em que os homens enlouquecerão; e, quando encontram um homem que manteve seus sentidos, eles se levantarão contra ele, dizendo: “Você está louco porque não é como nós”. – Santo Antônio
Citação MLA
- “Santo Antônio Abade”. CatholicSaints.Info . 19 de setembro de 2022. Web. 17 de janeiro de 2023. < https://catholicsaints.info/saint-anthony-the-abbot/ >
================
OUTROS SANTAS E SANTOS DE 17 DE JANEIRO
1. Santo Antônio, Abade. Destaque acima.
2. Na Capadócia, na atual Turquia, os santos Espeusipo, Elasipo, Melasipo, irmãos, e sua avó, Leonila (também na Folhinha do Coração de Jesus), mártires. († data inc.).
– Santo Espeusipo, Eleusipo e Meleusipo. Ver página 441: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
– Ver também “… Leonila era avó de Espêusipo, Elêusipo e Melásipo, os quais eram trigêmeos e hábeis cavaleiros e domadores de cavalos. Assim como a avó, eram pagãos. Leonila foi batizada já em idade avançada por um dos discípulos de São Policarpo, Bispo de Esmirna (?–c. 166). Certo dia, quando uma festa a Zeus estava sendo realizada na Capadócia (atual Turquia oriental), convidaram sua avó.
Ela, com sua sabedoria, os ensinou sobre o Deus cristão e zombou dos ídolos pagãos. Imediatamente os três gêmeos se recordaram de um sonho que tiveram, no qual viam ao mesmo Deus que a avó estava descrevendo. Em seu zelo pelo Senhor, os três irmãos destruíram os ídolos e censuraram os pagãos por sua insensatez.
Após serem capturados, o jurista da região convocou Leonila, para que os dissesse para renunciar a Cristo e adorar os deuses pagãos. Em vez disso, Leonila, ao chegar na prisão, louvou-os por sua coragem e sua firme confissão de Fé.
Como resultado, os três acabaram sendo suspensos num galho e açoitados pelos torturadores. Em seguida, lançaram-nos numa fogueira, onde entregaram suas almas ao Senhor, que os concedeu a coroa do martírio. Quando o fogo cessou, milagrosamente viram que seus corpos estavam sem nenhuma marca de queimadura. Após eles, o jurista ordenou que Santa Leonila fosse decapitada.
Entre as testemunhas do martírio estavam Jonila e Neão. Jonila, convencida pela fé inabalável dos mártires, com seu próprio bebê nos braços, confessou-se cristã e também foi condenada. Os carrascos suspenderam-na pelos cabelos e rasgaram todo o seu corpo. Seu esposo, horrificado, implorou que Santa Jonila salvasse sua vida por amor ao seu filho, e ela o respondeu: “É verdade que dei a vida ao meu querido, mas também é verdade que devo minha vida a Deus, e não posso pô-Lo atrás de meu filho.” Tendo resistido às torturas, decapitaram-na.
São Neão foi responsável por registrar o martírio deles, e após entregar o relato a Turbo, destruiu ídolos, confessou-se cristão e foi espancado até a morte. São Turbo, também cristão, copiou e divulgou a façanha dos santos, e também terminou a vida como um mártir…
Na década de 1990, análises mostraram que os ossos da cripta da Igreja dos Trigêmeos (a três quilômetros de Língones) pertenciam a trigêmeos e datavam do século II, confirmando que suas santas relíquias ainda se encontravam naquela igreja após quase dois milênios…”: https://pt.orthodoxwiki.org/Leonila_da_Capad%C3%B3cia
3. No Osroene, num território atualmente situado entre a Síria e a Turquia, a comemoração de São Julião, asceta, chamado pelos antigos Sabas, isto é, Ancião, que, embora tivesse abandonado o bulício da cidade, deixou temporariamente a sua amada solidão, para refutar tenazmente em Antioquia os sequazes da heresia ariana. († c. 377).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico deste dia 17 de janeiro, na Mesopotâmia, em 377, São Julião Sabas, eremita, que não hesitou em deixar a solidão para fazer triunfar a ortodoxia pela autoridade de seu testemunho. (M)
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico do dia 18 de outubro, no ano da graça de 380, São Julião Sabas, anacoreta
(“…Os anacoretas (do grego antigo: ἀναχωρητής, anachōrētḗs, “aquele que abdicou do mundo”,[1][2] do verbo ἀναχωρέω, anachōréō, significando “retirar-se”, “recolher-se”[3]) eram monges ou ermitãos cristãos que viviam em retiro e solidão, especialmente nos primórdios do cristianismo, dedicando-se à oração e à escrita de liturgias, a fim de alcançar um estado de graça e pureza de alma pela contemplação.
O termo anacoreta também é utilizado para denominar um penitente que se afastou do convívio humano para viver na mais completa solidão, procurando expiar seus pecados via meditação.
Dentre notórios anacoretas reconhecidos pela Igreja Católica, estão Santo Antão do Deserto e Santo Afraates, da Igreja Siríaca… Conforme: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anacoreta …).
Viveu primeiro no Sinai, onde construiu uma igreja, e depois em Antioquia, onde fortaleceu a fé dos católicos durante a perseguição do imperador ariano Valêncio. (M)
– Julião, ermitão. Ver 18 de outubro, VIDAS DOS SANTOS, página 316: VIDAS DOS SANTOS – 18.pdf (obrascatolicas.com)
4. Em Die, na Gália Lionense, actualmente na França, São Marcelo, bispo, que, sendo defensor da cidade, foi expulso para o exílio pelo rei ariano Eurico por ter perseverado na fé católica. († 510)
5. Em Bourges, na Aquitânia, atualmente também na França, São Sulpício o Piedoso, bispo, que, promovido da corte régia ao episcopado, teve como maior preocupação o cuidado dos pobres. († 647). Ver páginas 434-436: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
– “… Sulpício, cognominado o Bondoso, o Pio ou o Piedoso (falecido em localidade próxima a Bourges, 17 de janeiro de 644) foi bispo da diocese de Bourges de 624 à sua morte. É venerado como santo pela Igreja Católica.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sulpício
6*. Na Baviera, hoje região da Alemanha, São Gamelberto, presbítero, que, para fundar o mosteiro de Metten, doou os seus bens a Utão, que ele tinha baptizado. († c. 802).
– São Gamelberto. Ver páginas 437-439: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
7*. Em Fréjus, na Provença, região da França, Santa Rosalina, prioresa de Celle-Roubaud, da Ordem da Cartuxa, que foi célebre pela sua abnegação, vigílias, jejum e austeridade de vida. († 1329).
– Na Provença, nas dioceses de Fréjus e de Gap, a bem-aventurada Rosalina de Vilanova, virgem, desaparecida em 1329, filha do barão dos Arcos. Impondo-se severas austeridades, passava uma semana inteira sem gualquer alimento, dormindo apenas três ou guatro horas. Teve fregüentes visões e êxtases. Lia o fundo dos corações. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1329, Santa Roselina de Villeneuve, virgem, prioresa da Cartuxa de Celle-Rouhaud, na Provença. Beneficiada com a graça de ler os corações, recomendava sempre àqueles que a ela se confiavam “conhecer-se bem a si mesmos” (X).
– Bem-aventurada Rosalina de Vilanova. Ver pág. 440:
http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
8. Em Tocolatlán, cidade do México, São Januário Sánchez Delgadillo, presbítero e mártir durante a perseguição mexicana. († 1927)
9. Em Roma, descoberta dos santos mártires Diodoro, sacerdote, Mariano, (também na Folhinha do Coração de Jesus) diácono, e dos seus companheiros. Estando a celebrar a festa dos mártires, num areal, na época do papa Santo Estêvão, os perseguidores da fé, fechando a porta, fizeram cair sobre eles grande quantidade de terra. Mereceram, dessarte, a glória do martírio. Conforme pág. 441: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
10. Beato Ângelo Paoli. “… Angelo Paoli O.C.D. foi um carmelita descalço italiano conhecido como “o pai dos pobres”. Foi beatificado em 2010 pelo papa Bento XVI…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Sulpício
11. VER SANTAS E SANTOS DE 17 DE JANEIRO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):
12. Outras santas/os do dia 17 de janeiro, págs. 414-441:
http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume I – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
* “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 17 de janeiro, ver também: 17 de janeiro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Cat70in da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 138-139. Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
- https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015)
- El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php
- MÁRTIRES DE GRUPO: https://catholicsaints.info/17-january/
- SANTOS CATÓLICOS: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJanuary17.html
- SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember29.html
- SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p
- SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg
(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)
SOBRE NOSSA SENHORA:
BIBLIOGRAFIA
1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM DEZEMBRO:
– https://devotiontoourlady.com/december.html
2. FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/12_DEC.html
– https://devotiontoourlady.com/index.html
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/
NOSSA SENHORA E NOSSA MÃE, ROGAI POR NÓS! PROTEGEI-NOS! FAZEI-NOS SANTOS! AMÉM!
================
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS.
POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:
================
- SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
================
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.
Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
================
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
================
- “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.
================
À MÃE MARIA
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08]
«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)
“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos e recorremos a vós! Amém! OBRIGADO, MÃE!” (Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada): https://noticias.cancaonova.com/brasil/comheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/
================
* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO
“Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valor. Ele anseia ardentemente que o desejemos e o amemos. Ele aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”
– São Gregório Nazianzeno
================
* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO
… Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …
“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…”
================
* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN
Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)
– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)
================
* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: “Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento“
(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)
================
12 DE JANEIRO: SANTO ARCÁDIO
“… Os maiores tormentos (podemos dizer também que OS MAIORES PRAZERES) NADA SÃO PARA QUEM TEM DIANTE DE SI A VIDA ETERNA… É doce morrer por Deus! Por Ele, morre-se para que se viva verdadeiramente. Por Ele, sofrer é estar gozando das mais inefáveis delícias.”
================
- DE JANEIRO: SANTO HILÁRIO DE POITIERS
“… Para aqueles que desejam permanecer na graça de Deus, nem a tutela dos santos nem as defesas dos anjos estão faltando…” – Santo Hilário, Comentário aos Salmos: < https://catholicsaints.info/saint-hilary-of-poitiers/ >
================
- DE JANEIRO: SÃO MACÁRIO DO EGITO
“… Senhor, tem misericórdia agora que minha vida está chegando ao fim e a noite me espera. Não há tempo suficiente para eu me purificar dos meus pecados, pois são tantos. Cura -me enquanto ainda estou na terra e ficarei verdadeiramente saudável. Em Tua misericórdia, mova-me ao arrependimento para que eu não seja envergonhado quando Te encontrar no céu. Amém!…” – São Macário do Egito
================
* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio
“Ele instruiu seus monges a refletir todas as manhãs porque talvez não vivessem até a noite, e todas as noites porque talvez nunca vissem a manhã; e fazer cada ação como se fosse a última de suas vidas…”
Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”
================
* 19 de janeiro, São Macário.
“… “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…”
================
* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES
“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”
================
27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI
“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”
================
* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO
“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”
================
* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO
“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”
================
* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR
“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”
================
- 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.
================
* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA
“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”
================
* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO
“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).
Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/
================
* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA
“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”
================
* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA
“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
================
* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)
“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…
A misericórdia é ilimitada…”.
================
* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO
“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”
================
* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA
“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vida… Eu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”
================
* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT
“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”
================
* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO
“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)
================
* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO
“Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.”
================
* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES
“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”
================
* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA
“Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta
================
* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO
“Antes morrer que pecar!”
================
* 12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE
“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”
================
* 14 de março, Albert Einstein:
“Deus Todo-Poderoso não joga dados… Diante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!“
================
- 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:
“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”
================
- 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:
“… “SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”
================
* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM
“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/
================
- 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:
“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …
Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será
derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU
MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”
================
- 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS
“REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop
================
- 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
- “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…
Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.
Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.
O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.
Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.
Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.
A ciência é um dom do Pai das luzes“.
================
* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI
Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…
Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).
Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…
================
* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE
“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”.
================
* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO
“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “
================
*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE
“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David
PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!
===============
- 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
- PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”
RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:
- Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
- Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
- Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
- Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra
indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.
- Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
- Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
- Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
- Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
- Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
- Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
- Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.
UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”
================
* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO
“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender”
================
* 26 DE ABRIL: SÃO RAFAEL ARNÁIZ BARÓN
“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar”.
“Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!”
“Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.”
================
- 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.
Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…
Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…
Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…
Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/
================
- 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:
“«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»”
“… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”
================
* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)
================
* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI
“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”
================
* 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI
“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html
================
* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.
Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;
concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.
Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!
(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)
================
- 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
“… A primeira e principal ocupação do cristão é combater e destruir as suas paixões e, sobretudo, aquela que mais o domina…”
https://minimosenfamilia.blogspot.com/2016/10/maximas-del-bto-nicolas-barre.html
- “ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
- “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
- “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E
OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)
================
* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM
“As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu. – Santo Efrém
Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia. – Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida
Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo. – Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos
Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito. – de um sermão de Santo Efrém”
================
* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:
http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a
================
* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA
“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”. – São Luís Gonzaga
“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”. – São Luís Gonzaga
“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho”. – São Luís Gonzaga
“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”. – de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga
Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos. – coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga
Citação MLA
… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga
================
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:
“Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
================
27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.
Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.
Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.
Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.
Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.
Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.
Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
================
01 DE JULHO: BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI
“Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus”
================
04 DE JULHO: SÃO PEDRO JORGE FRASSATI
“Dia a dia, diante de Deus e dos homens, aprendeu a vencer-se e a dominar-se”… «A caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais»…”
================
05 DE JULHO: SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA
“… Aquilo que Deus ordena parece difícil e um fardo. O caminho é difícil; você recua; você não tem desejo de segui-lo. No entanto, siga-o e você alcançará a glória” (Santo Antônio Maria Zaccaria)
================
09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS
“Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)
Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.”
================
11 DE JULHO: SÃO BENTO
“Rezar e trabalhar”. (Resumo da Regra de São Bento)
“…São Bento suportou e superou as três tentações fundamentais de cada ser humano: a tentação da auto-suficiência e do desejo de se colocar no centro, a tentação da sensualidade e, por fim, a tentação da ira e da vingança… Ele estava convencido de que, só depois de ter vencido estas tentações, ele teria podido dizer aos outros uma palavra útil para as suas situações de necessidade. E assim, tendo a alma pacificada, estava em condições de controlar plenamente as pulsões do eu, para deste modo ser um criador de paz em seu redor. Só então decidiu fundar os seus primeiros mosteiros… A oração é em primeiro lugar um ato de escuta (Prol. 9-11), que depois se deve traduzir em ação concreta. “O Senhor aguarda que nós respondamos todos os dias com os fatos aos seus ensinamentos…“
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080409.html
================
14 DE JULHO: SÃO CAMILO DE LELLIS
… PENSE BEM. FALE BEM. FAZE BEM. Essas três coisas, pela misericórdia de Deus, farão o homem ir para o céu. – São Camilo de Lellis
================
* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA
“… GUIA-ME, SENHOR, NO TEU CAMINHO, PARA QUE EU POSSA ANDAR NA TUA VERDADE… ” (São Boaventura)
“… Maria procura aqueles que se aproximam dela com devoção e reverência… aqueles que ela ama, nutre e adota como seus filhos…” – São Boaventura
“Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome…(São Boaventura)” (Papa Bento XVI, Audiência de 17.03.2010 sobre São Boaventura: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100317.html
================
16 DE JULHO: NOSSA SENHORA DO CARMO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO:
“Ó Bem-aventurada, e Imaculada Virgem Maria, resplandecente honra e glória do Carmelo, Vós que vos dignais contemplar com especial generosidade aqueles que estão vestidos com o vosso santo Escapulário, lançai sobre mim um olhar de terna bondade e cobri-me com o manto da vossa proteção. Fortalecei minha fraqueza com vosso poder, iluminai com vossa sabedoria a escuridão de minha mente. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade; revesti minha alma com tais graças e virtudes que a tornem sempre agradável a vosso Divino Filho e a vós. Assisti-me, socorrei-me, durante a vida e consolai-me na hora da morte. Ficai perto de mim nesse momento supremo e apresentai-me à Santíssima Trindade como seu filho e seu fiel servo, para que eu seja admitido para louvar e bendizer a Deus convosco eternamente no Céu. Amém.”
Ó Deus, que honrastes a Ordem dos Carmelitas com o título particular da bem-aventurada Virgem Maria, Vossa Mãe, concedei-nos misericordiosamente que, amparados por suas orações, cuja comemoração celebramos hoje com ofício solene, mereçamos chegar à alegria eterna. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.
Recomendações aos carmelitas:
É muito desejável que as pessoas em todos os lugares se juntem a esta confraria, para a honra de Maria e para a salvação das almas, por uma vida adequada a esse fim.
Para participar dos méritos da congregação, todo membro deve:
- Evitar o pecado e, de acordo com seu estado de vida, viva castamente.
- Rezar todos os dias, se possível, sete vezes, Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai .
- Esforçar-se para servir a Deus venerando Maria e imitando suas virtudes.
Essas regras, é verdade, não são obrigatórias sob pena de pecado, mas a violação delas nos priva de todo mérito; e isso não é algo a ser levado em consideração? “Quem semeia pouco, pouco também ceifará.” (II Coríntios 9:6)
================
* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:
“… Santo Ambrósio, ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras: “Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado” (homilia do Papa Bento XVI sobre Santo Ambrósio)
================
21 de Julho: SÃO LOURENÇO BRÍNDISI
: «Oh, se considerássemos esta realidade! — exclama — ou seja, que Deus está verdadeiramente presente em nós, quando lhe falamos na oração; que Ele realmente ouve a nossa prece, mesmo que oremos simplesmente com o coração e com a mente. E que não só está presente e nos ouve, mas pode e deseja condescender de bom grado e com o máximo prazer às nossas exigências» (Papa Bento XVI em https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110323.html )
* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO
Ouça o apelo de Deus: “Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.
… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado.
O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/
================
* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA
“Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…”
================
* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO
“Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório
… Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório
… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo
================
* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY
Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão.
Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces.
Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.
– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney
================
07 de agosto: SÃO CAETANO
“Todos os prazeres desta vida são enganosos, porque não satisfazem, mas apenas incham; Somente Deus, que fez nossos corações, pode enchê-los de consolações.” – São Caetano
================
08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
“Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)
================
09 DE AGOSTO: SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ
“… Aprenda com Santa Teresa a depender somente de Deus e servi-lo com um coração totalmente puro e desapegado. Então, como ela, você poderá dizer ‘não me arrependo de ter me entregado ao Amor’…” Santa Teresa Benedita da Cruz
================
10 DE AGOSTO: SÃO LOURENÇO
“…O grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura…” (Santo Agostinho sobre São Lourenço)
================
* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS
“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”. – Santa Clara de Assis
================
* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL
“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade…
MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal
================
* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE
“… “AVE-MARIA!”: esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html
================
18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI
“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”
================
* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO
“O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente”
================
* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL
Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta. – São Bernardo de Claraval https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091021.html
“Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,
fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]
“…Todas as manhãs Bernardo se perguntava: “Por que vim aqui?”, e então se lembrava de seu principal dever – “levar uma vida santa” …
================
* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X
“Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”
“… Caros irmãos e irmãs, São Pio X ensina-nos a todos que na base da nossa obra apostólica, nos vários campos em que trabalhamos, deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, que se há-de cultivar e aumentar dia após dia. Eis o cerne de todo o seu ensinamento, de todo o seu compromisso apostólico. Somente se formos apaixonados pelo Senhor, seremos capazes de conduzir os homens a Deus, de os abrir ao seu Amor misericordioso e, deste modo, de abrir o mundo à misericórdia de Deus…” (Papa Bento XVI): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100818.html
================
* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA
“Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)
================
* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS
À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
“Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”
O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”
O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema
O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema
Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema
Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema
Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema
Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema
Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema
Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema
NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO.
– São Poema
Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema
A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema
Citação MLA
- “Santo Poema”. CatholicSaints.Info . 21 de novembro de 2018. Web. 27 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-poemen/ >
================
27 DE AGOSTO: SANTA MÔNICA
“Nada está longe de Deus.” – Santa Mônica
================
* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO
“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho
Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho
O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho
Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus. – Santo Agostinho
Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho
Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus. – Santo Agostinho
Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho
Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia.
– Santo Agostinho
Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas. – Santo Agostinho
Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho
Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
================
* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO
““…Trabalhar já é bom,
Melhor ainda é orar;
O melhor – amar teu Deus,
E nem uma palavra a dizer.
– do alemão de Angelus Silesius
… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):
{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }
================
04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI
“Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse
“Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina
================
02 DE SETEMBRO: SÃO SIMEÃO ESTILITA
“… Ele exortou as pessoas com veemência contra o horrível costume de xingar; como também, observar estrita justiça, não tomar usura, ser assíduo na igreja e na santa oração, e orar pela salvação das almas…”
================
03 DE SETEMBRO: SÃO GREGÓRIO MAGNO
“… A humildade intelectual é a regra primária para quem procura penetrar as realidades sobrenaturais, começando pelo do Livro sagrado…
… Sensibilizava-o intimamente a humildade de Deus, que em Cristo se fez nosso servo, nos lavou e lava os pés sujos…” (Papa Bento XVI):
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080604.html
================
04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA
“… Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.
Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.
Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}
================
05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ
“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá
================
09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER
“Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver
Para fazer a vontade de Deus, o homem deve desprezar a sua; quanto mais morrer para si mesmo, mais viverá para Deus. – São Pedro Claver
================
13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO
“… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu): {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }
“…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…
Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo
================
- 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:
“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”
“Não devemos desejar nada além do que nos vem de momento a momento”, disse Santa Catarina a seus filhos espirituais, “não nos exercitando menos para o bem. Pois aquele que não se exercitasse assim e esperasse o que Deus envia, tentaria a Deus (QUEM NÃO SE EXERCITAR PARA O BEM E ESPERAR O QUE DEUS ENVIA, TENTARÁ A DEUS).
================
* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO
Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/
================
* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO
“… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino
Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” … As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …”
{Audiência Geral: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html} …”:
================
17 DE SETEMBRO: SANTA HILDEGARDA
“… O homem existe na forma masculina e feminina. Hildegarda reconhece que nesta estrutura ontológica da condição humana se radica uma relação de reciprocidade e uma substancial igualdade entre homem e mulher. Mas na humanidade habita também o mistério do pecado e ele manifesta-se pela primeira vez na história precisamente nesta relação entre Adão e Eva. Ao contrário de outros autores medievais, que viam a causa da queda na debilidade de Eva, Hildegarda vê-a sobretudo na excessiva paixão de Adão em relação a ela…” (Papa Bento XVI: http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_letters/documents/hf_ben-xvi_apl_20121007_ildegarda-bingen.html
================
18 DE SETEMBRO: SÃO JOSÉ DE CUPERTINO
“… Claramente, o que Deus quer acima de tudo é a nossa vontade que recebemos como um dom gratuito de Deus na criação e possuímos como se fosse nossa. Quando um homem se treina para atos de virtude, é com a ajuda da graça de Deus de quem vêm todas as coisas boas, que ele faz isso. A vontade é o que o homem tem como sua única posse…”
================
* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE
“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade.
Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdade… que o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversão. O verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html
================
* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA
Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono.
Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes.
Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas.
Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade.
Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga.
Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia.
Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor.
Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor.
Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio!
Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração.
Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor.
Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais.
Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade.
(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)
================
* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO
“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER.
– São Vicente de Paulo
… Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio”. – São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!
… O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo
================
SÃO LOURENÇO RUIZ DE MANILA: 28 DE SETEMBRO
“… Sou cristão, e morrerei por Deus, e por ele darei muitos milhares de vidas se as tivesse. E então, faça comigo o que quiser…”
================
* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO
“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma.
No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver.
Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes…
… Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}
{< https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}
================
* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS
“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade…
…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos…
… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…
… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…” – Santa Teresa de Lisieux
================
* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA
“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)
================
03 DE OUTUBRO: PROTOMÁRTIRES DO BRASIL
SANTO ANDRÉ DE SOVERAL, SANTO AMBRÓSIO FRANCISCO, SÃO MATEUS MOREIRA E OUTROS
“Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento!” (SÃO MATEUS MOREIRA) Ele é chamado de “Mártir da Eucaristia” e desde 2005 é o santo padroeiro dos dispensadores de comunhão extraordinária (Ministros da Eucaristia).
http://www.katolsk.no/biografier/historisk/aferro
================
* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS
“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis
================-
* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA
“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”
================
08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA
1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.
2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas“
3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:
================
*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN
“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:
Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
( O Sonho de Gerôncio )…: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html
==============
10 DE OUTUBRO: SÃO TOMÁS DE VILANOVA
: “Se há pessoas que se recusam a trabalhar, isso é para as autoridades lidarem. Meu dever é ajudar e aliviar aqueles que vêm à minha porta”
================
* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII
“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)
================
13 de outubro: SÃO TEÓFILO DE ANTIOQUIA
“Mas se você me disser – escreveu Teófilo de Antioquia: – Mostre-me seu Deus, eu lhe direi: Mostre-me seu homem, e eu lhe mostrarei meu Deus…
…Deus se mostra àqueles que podem vê-lo, quando eles abrem os olhos da alma.
================
* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA
“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”
================
* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:
- Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
- Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
- Eu os consolarei em todos os seus problemas.
- Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
- Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
- Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
- Almas mornas se tornarão fervorosas.
- Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
- Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
- Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
- Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
- O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.
================
16 DE OUTUBRO: SÃO GERALDO MAJELLA
“… Seu último testamento consistia no seguinte pequeno bilhete na porta de sua cela : “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto Deus quiser” …” (São Geraldo Majella)
================
* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm ”
================
* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara).
================
* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ
“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…
… A alma é uma semente que Deus semeia no campo da Igreja; para produzir frutos, deve morrer sob os golpes de dores, tristezas, contradições e perseguições…” – São Paulo da Cruz
================
* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “
… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar”
================
* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II
“Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)
“…O SEU SACERDÓCIO PARTICULAR A PARTIR DE TRÊS PALAVRAS DO SENHOR…
Em primeiro lugar, esta: “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça” (Jo 15, 16).
A segunda palavra é: “O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10, 11).
E finalmente: “Assim como o Pai me tem amor, assim eu vos amo a vós. Permanecei no amor” (Jo 15, 9).
Vemos nestas três frases toda a alma do nosso Santo Padre. (Cardeal Joseph Ratzinger)
https://www.vatican.va/gpII/documents/homily-card-ratzinger_20050408_po.html
================
23 de outubro: SÃO JOÃO DE CAPISTRANO
“… Imagine ter nascido no século XIV. Um terço da população e quase 40 por cento do clero foram dizimados pela peste bubônica.
O Cisma Ocidental dividiu a Igreja com dois ou três pretendentes à Santa Sé ao mesmo tempo.
Inglaterra e França estavam em guerra. As cidades-estados da Itália estavam constantemente em conflito…”
Constantinopla havia caído em 1453…
Aí viveu São João de Capistrano (1386-1456)
http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober23.html#1456_St._John_of_Capistrano_Initiative_Organization_Activity OU Saint of the Day October 23 (lngplants.com)
================
24 DE OUTUBRO: SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET
“Quando vejo a necessidade de ensino divino e como as pessoas estão famintas para ouvi-lo, fico com vontade de sair correndo pelo mundo, pregando a Palavra de Deus. Não tenho descanso. Minha alma não encontra outro alívio senão para correr e pregar. “…: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober24.html#1870_St._Anthony_Mary_Claret_archbishop
================
25 de outubro: SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO
“… Antônio “cumpriu sua missão religiosa”. consagração, dedicando-se com amor e devoção aos aflitos, aos sofredores e aos escravos de sua época no Brasil. A sua fé autenticamente franciscana, vivida evangélica e apostolicamente no serviço ao próximo, continuou o Papa, será um estímulo para imitar este ‘homem de paz e caridade’…” (São João Paulo II): https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober25.html#
================
27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO
“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
================
03 de novembro: SÃO MARTINHO DE PORRES
“… Martinho, com o exemplo da sua vida, mostra-nos que é possível alcançar a salvação e a santidade através do caminho que Cristo ensina: se acima de tudo amarmos a Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento; e, em segundo lugar, se amamos o próximo como a nós mesmos (Cf. Mt 22, 36-38) …” (São João XXII, na homilia de canonização de São Martinho de Porres em 06 de maio de 1962)
================
10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO
“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno
================
11 de novembro: SÃO MARTINHO DE TOURS
“… Senhor, se o seu povo ainda precisa de mim, estou pronto para a tarefa; sua vontade seja feita…”
================
14 DE NOVEMBRO: SÃO SERAPIÃO DE THMUIS
REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ – que ele repetia muitas vezes: “A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma por caridade, e os apetites irregulares pela abstinência e penitência”.
================
15 de novembro: SANTO ALBERTO MAGNO
“…É pelo caminho do amor, que é a caridade, que Deus se aproxima do homem e o homem de Deus. Mas onde não há caridade, Deus não pode habitar. Se, então, possuímos caridade, possuímos Deus, pois “Deus é Caridade.”…”
(1 João 4:8) – Santo Alberto Magno
================
16 DE NOVEMBRO: SANTA GERTRUDES
“Oração ao Sagrado Coração de Jesus
Ó Sagrado Coração de Jesus, fonte da vida eterna, o Teu Coração é uma fornalha ardente de Amor. Tu és meu refúgio e meu santuário. Ó meu adorável e amoroso Salvador, consome meu coração com o fogo ardente com que o teu está inflamado. Derrama sobre minha alma as graças que brotam do Teu amor. Que meu coração se una ao Teu. Que a minha vontade seja conforme a Tua em todas as coisas. Que Tua Vontade seja a regra de todos os meus desejos e ações…” – Santa Gertrudes
================
23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ
“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”
================
O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER
“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”
“… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”.
================
04 DE DEZEMBRO: SÃO JOÃO DAMASCENO
” … Hoje gostaria de falar de João Damasceno, uma personalidade de primária importância na história da teologia bizantina, um grande doutor na história da Igreja universal. Ele é sobretudo uma testemunha ocular da passagem da cultura cristã grega e síria, compartilhada pela parte oriental do império bizantino, à cultura do islão…
… Deus quer descansar em nós, deseja renovar a natureza também através da nossa conversão, quer fazer-nos participar da sua divindade
… (Papa Bento XVI)”: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20090506.html
================
05 DE DEZEMBRO: SÃO SABAS
“Sacrificar-te-ei por minha própria vontade e louvarei o teu nome.”
“… Se você deseja ser um verdadeiro filho de Deus, siga a Cristo e Seus santos. Antes de todas as coisas, pratique as boas obras que são ordenadas, e então também aquelas que não são ordenadas, mas que são agradáveis ao seu Deus. Você diariamente tem oportunidades de fazer isso; fazer uso disso…” {https://catholicsaints.info/weningers-lives-of-the-saints-saint-sabas-abbot-and-confessor/}
================
07 DE DEZEMBRO: SANTO AMBRÓSIO
Ninguém se cura ferindo o outro. – Santo Ambrósio
Nossas próprias más inclinações são muito mais perigosas do que quaisquer inimigos externos. – Santo Ambrósio
================
* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ
“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”
================
* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO
“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”
================
* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI
“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…”
================
23 DE DEZEMBRO: SÃO JOÃO CÂNCIO
Lute contra todo erro, mas faça-o com bom humor, paciência, bondade e amor. A aspereza prejudicará sua própria alma e estragará a melhor causa. – São João de Kanty
================
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.
A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo.
Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.
São José, rogai por nós!
(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/
* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai
também para nós e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém!
(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)
================
* PAI, ABRACE-NOS!
JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,
ROGUEM POR NÓS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
================
- APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
- POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
- POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
- ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
- UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
- QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …
DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)
================
“Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado“!
“GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO O MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!”
JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”
ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!
================
11.12.2023 – CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,
PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO
MEU JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é MEU DEUS, minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor e CONSAGRO-LHE A MINHA VIDA E A MINHA MORTE levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude, buscar a paz e entrar pela porta estreita (Mt 7,13-14). Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e LIVRE-ME DE PENSAMENTOS MAUS E VÃOS, DESORDENADOS E ESTRANHOS (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24) e decisão; purifique meu coração, ilumine minha inteligência e entendimento, inflame minha vontade e dê-me forças para segui-lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Eu confio no Senhor! DECIDO-ME A SEGUI-LO! QUERO E COLOCO O SENHOR COMO CENTRO DA MINHA VIDA. Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. Ajude-me a DESEJAR, QUERER E AGIR para consagrar SEMPRE ao Senhor minha vida e minha morte, me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!
Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento numa INTENSA VIDA DE ORAÇÃO, PENITÊNCIA, MORTIFICAÇÃO, DOAÇÃO DE MIM E VIDA SACRAMENTAL; dê-me a virtude, o amor pelo Senhor, O QUE EU PRECISO! Livre-me do ressentimento, da ira ou cólera, do mau-humor. Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) SEGUNDO O ESPÍRITO, EVITANDO, RESISTINDO, AFASTANDO E CORTANDO o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver SEM reclamar, estressar, falar alto, alterar, ciúme; a aceitar pacientemente tudo o que me acontece, aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, a silenciar, a oferecer-me. Livre-me da hipocrisia, da indecisão e não me (nos) deixes (deixeis) cair nas tentações! Ajude também a família! Ajude-me a cumprir as promessas do Batismo, que RENOVO:
EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, a satanás, às suas pompas, suas obras e seus gozos; renuncio ao pecado, às paixões, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira ou cólera, ao ciúme, ao desejo de ser retribuído, aos vícios, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! Decido-me a seguir o Senhor no caminho da santidade, para sempre, com a graça de Deus, sendo misericordioso! AJUDE-ME A SER DECIDIDO E SANTO! OBRIGADO, JESUS!
DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS E DECISÕES PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DE FAZÊ-LO e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do SENHOR, MEU PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, MEU SENHOR E MEU DEUS! ME ABRACE E PERMITA QUE EU FIQUE NO SEU COLO, SEGUINDO JESUS E ALEGRANDO O DIVINO ESPÍRITO SANTO, SENDO SANTO, COM A BÊNÇÃO DA MÃE MARIA! MUITO OBRIGADO, MEU PAI! OBRIGADO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
MINHA MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a renunciar ao pecado, controlar-me, recompor-me, mortificar-me, educar e subordinar as paixões, abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união, a ser santo!
Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, SENDO DE JESUS E FAZENDO O QUE ELE MANDAR, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL. MÃE, ME AJUDE! OBRIGADO MINHA MÃE!
MINHA MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.
ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!
MUITO OBRIGADO À SENHORA, MINHA MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!
SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!
ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS E A FAZER O QUE ELE MANDAR!
TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!
VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! FAÇA-NOS SEUS FILHOS, MÃE! OBRIGADO MÃE!
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08 – 1090-1153]
«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)
“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxiliadora dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos e recorremos a vós! Amém! OBRIGADO, MÃE!” (Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada): https://noticias.cancaonova.com/brasil/comheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/
MEU SÃO JOSÉ, ROGUE POR NÓS! MUITO OBRIGADO, SÃO JOSÉ!
SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR, SEGUI-LO, SEMPRE O ALEGRAR E NUNCA O DESGOSTAR!
QUE SEMPRE TENHAMOS O CORAÇÃO ABERTO PARA O SENHOR, PAI AMADO!
Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!
OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-NOS A GRAÇA DE SERMOS PACIENTES TAMBÉM!
AJUDE-NOS A NOS PREPARARMOS PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A NOSSA HORA! MOSTRE -NOS O QUE E COMO FAZER, PAI!
E MAIS: INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA, VONTADE, AFETIVIDADE E TODO O NOSSO SER PARA FAZÊ-LO! O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!
EU, COM A VOSSA GRAÇA, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, ME OFEREÇO EM SACRIFÍCIO VIVO CONSAGRANDO-LHE MINHA VIDA E MINHA MORTE! (Rm 12,1-2)
SENHOR, ME MOSTRE A PORTA ESTREITA PELA QUAL DECIDO-ME A PASSAR COM A SUA GRAÇA! (Mt 7,13-14 e Lc13,24). INTERFIRA EM MEU SER PARA EU DESEJAR, QUERER E AGIR DO JEITO QUE O SENHOR MOSTRAR E ENTRAR PELA PORTA ESTREITA! PEÇO AO SENHOR POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! OBRIGADO, SENHOR!
GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO MOMENTO AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!
PAI, CONCEDA-ME/NOS A GRAÇA DE ABRAÇÁ-LO, FICAR NO SEU COLO, AGRADANDO O ESPÍRITO SANTO E SEGUINDO JESUS COM A BÊNÇÃO DA MÃE! OBRIGADO!
PAI, TUDO ESTÁ NA MÃO DO SENHOR! TUDO O QUE ACONTECE É PORQUE O SENHOR PERMITE. SÓ O SENHOR É SENHOR! TUDO DEPENDE DA TERNURA DO AMOR DO SENHOR!
ENTREGO-LHE O QUE É MEU! POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO, PAI!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!
PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…
Virgem Formosa, oh Mãe Querida
Tu és minha vida, vela por mim
e quando um dia deixar a terra
leva-me, Mãe, junto de ti,
leva-me Mãe, leva-me ao céu,
ficar não posso longe de Ti…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim os teus olhares
se me amparares me salvarei
Mesmo que as ondas, subam aos céus
e que furioso brame o mar
se tu diriges minha barquinha
não tenho medo, de naufragar
Mas se na luta, a nau vacila
e se enlanguesce minha ardente fé…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim teus olhares
se me amparares me salvarei!
Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril; também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)
MUITO OBRIGADO!
