Santas e Santos de 14 de fevereiro de 2024

14 DE FEVEREIRO DE 2024: QUARTA-FEIRA DE CINZAS INÍCIO DA QUARESMA

TEMPO DA QUARESMA (conforme o Diretório da Liturgia da CNBB de 2024)

O tempo da Quaresma vai da 4ª-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo para preparar a celebração da Páscoa. “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais frequência a Palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal” (SC, n.109)

ANOTACÕES:

1.Durante este tempo, é proibido ornar o altar com flores; o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare (4° Domingo da Quaresma), bem como as Solenidades e Festas.

2.A cor do tempo é roxa. No Domingo Laetare, pode-se usar cor-de-rosa (IGMR, nº 308f).

3.Em todas as Missas e Ofícios (onde se encontrar), omite-se o Aleluia.

4.Nas solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e o Glória.

5. As memórias obrigatórias que ocorrem neste tempo podem ser celebradas como memórias facultativas (cf.Anotações Gerais,2.4). Não são permitidas missas votivas.

{“… As Missas Votivas são parte do Missal Romano que trazem as missas para memória em vários casos. No entanto, deve-se lembrar que estas missas não são próprias para celebração oficial, mas apenas para a devoção popular…: https://pt.wikipedia.org/wiki/Missas_Votivas }

6.Na celebração do Matrimônio, seja dentro ou fora da Missa, deve-se sempre dar a bênção nupcial; mas admoestem-se os esposos que se abstenham de demasiada pompa.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove este ano, durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. A Campanha da Fraternidade ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola.

NESTE ANO (2024), O TEMA DA CAMPANHA É “FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL” E O LEMA “VÓS SOIS TODOS IRMÃOS E IRMÃS” (FOME E O LEMA: “DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER! (Mt 23,8).

NOTAS PARA A QUARTA-FEIRA DE CINZAS

1.Dia de jejum e abstinência.

2.Na Missa, depois do Evangelho e da homilia, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveira ou outras árvores, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. O ato penitencial se omite.

3.A bênção e imposição das cinzas também podem ser feitas sem Missa; neste caso, oportunamente, precede uma Liturgia da Palavra, aproveitando o canto de Entrada, a Coleta e as leituras da Missa com seus cantos; depois da homilia, são bentas as cinzas e impostas, e o rito termina com a oração dos fiéis.

            – Hoje (14 de fevereiro de 2024) omite-se a memória de SÃO CIRILO, monge e SÃO METÓDIO, bispo.

================

NOSSA SENHORA EM 14 DE FEVEREIRO

A. OUR LADY OF BOURBOURG, FLANDERS (1383) – NOSSA SENHORA DE BOURBOURB, FLANDERS (1383)

B. OUR LADY OF HOPE – TAJON, MEXICO – NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA – TAJON, MÉXICO

================

A. OUR LADY OF BOURBOURG, FLANDERS (1383) – NOSSA SENHORA DE BOURBOURB, FLANDERS (1383)

“… Jean Froissart, nascido na década de 1330, foi um homem dedicado à literatura. Suas famosas Crônicas foram destinadas a um público cavaleiro e aristocrático foram dedicadas aos empreendimentos honrosos, aventuras nobres e feitos de armas, realizados nas guerras entre a Inglaterra e a França … para que homens corajosos que tomem o exemplo deles possam ser encorajados em seu bem-fazer”. Sua história é uma das fontes mais importantes para a primeira metade da Guerra dos Cem Anos, e certos eventos da época, como as batalhas de Crecy e Poitiers e a Revolta Camponesa Inglesa de 1381. Ele também foi uma testemunha ocular dos milagres de Nossa Senhora de Bourbourg que ocorreram no ano de 1383.

“Quando o rei da França veio diante de Bourbourg, nunca se viram homens tão bons em armas nem números como ele tinha com ele. Os senhores e seus homens estavam todos preparados e ansiosos pelo ataque. Aqueles que reconheceram o lugar disseram que ele não aguentaria por muito tempo. Os bretões, burgúndios, normandos, alemães e outros, que sabiam que havia muita riqueza no lugar, que, se tomada de assalto, provavelmente cairia em sua parte, começaram a escaramuçar com a infantaria nas barreiras, sem esperar por ordens do condestável ou marechais do exército.

Essa escaramuça aumentou tanto que os franceses incendiaram a cidade por meio de flechas de fogo e canhões, de modo que tal chama e fumaça vieram das casas de Bourbourg como poderia ter sido visto a quarenta léguas de distância. Muitas ações galantes foram feitas, e os assaltantes pularam alegremente na lama das valas acima dos joelhos quando se envolveram com os ingleses na paliçada e barreiras.

A guarnição defendeu-se generosamente: de fato, eles precisavam de seus esforços, pois não sabiam para que lado se virar. Eles foram atacados por todos os lados: e as casas da cidade estavam ardendo de fogo, o que confundiu mais os ingleses do que qualquer outra coisa. Isso, no entanto, não os desarmou, nem os levou a abandonar seus postos. Sir Matthew Redman e Sir Nicholas Drayton, com seus homens, no centro da cidade, esforçaram-se para verificar o progresso do incêndio; mas era uma estação tão seca, que a menor faísca incendiou as casas. É certo que, se o ataque tivesse começado mais cedo, ou se a noite não tivesse chegado em breve, a cidade seria tomada de assalto…


Com o ataque cessante, os franceses se retiraram para seus aposentos, para atender os doentes e enterrar os mortos. Eles disseram que no dia seguinte renovariam o ataque, e deveria ser irresistível. Os ingleses foram empregados na reparação das paliçadas que haviam sido quebradas, em colocar todas as coisas em bom estado e em extinguir os incêndios na cidade. Eles estavam em uma situação muito perigosa, sendo cercados por todos os lados, sem meios de escapar em fuga.

O duque da Bretanha, que estava do lado oposto da cidade ao rei, entrou em negociações com os ingleses, ciente do perigo em que estavam. Ele os aconselhou a entregar a cidade, em suas vidas e fortunas sendo poupadas. Isso eles estavam muito dispostos a fazer, e suplicaram ao duque, por amor a Deus e em honra de sua gentileza, empreender o negócio. O rei da França respondeu que, em nome de Deus, ele concordaria de bom grado com um tratado. Os ingleses eram muito conhecidos pela bravura e pelos atos de armas, e foi estabelecido que os ingleses deveriam partir de Bourbourg e Gravelines, e levar consigo o máximo de sua riqueza que pudessem. Vários dos bretões, franceses, normandos e burgúndios ficaram muito irritados com este tratado, pois pensavam em participar dos despojos; mas o rei e seu conselho ordenaram o contrário.

Durante toda a terça-feira, eles se dedicaram a calçar seus cavalos e a empacotar toda a sua riqueza, da qual tinham muito, e a fazer os preparativos para sua partida. Na manhã de quarta-feira, eles carregaram seus cavalos de bagagem e começaram sua marcha, passando pelo exército com passaportes do rei. Os bretões ficaram muito exasperados quando os viram tão carregados, esperando em Calais por um vento favorável para retornar à Inglaterra.

O rei da França, e todos os senhores de seu exército, com seus assistentes, entraram em Bourbourg na manhã de quinta-feira. Os bretões começaram a saqueá-la, sem exceção nem mesmo da igreja de São João. Naquela igreja, um pilhagem estava sobre um altar com a intenção de forçar a saída de uma pedra preciosa que estava na coroa de uma imagem de Nossa Senhora. Quando ele chegou para roubar a pedra, a imagem de repente se virou, e o pilaneiro em seu susto caiu do altar e foi instantaneamente atingido morto. Esta é uma certa verdade, pois muitas pessoas foram testemunhas dela. Pouco depois, outro pilarinho veio com uma intenção semelhante de roubar a imagem; mas todos os sinos começaram a tocar sem que ninguém os tocasse, pois ninguém poderia tê-los tocado, sendo as cordas do sino puxadas e presas.

Por conta desses milagres, a igreja foi visitada por grandes multidões. O rei fez um belo presente para a igreja, assim como todos os senhores, de modo que a quantidade de seus dons era superior a três mil francos…”: https://devotiontoourlady.com/february.html  

Outras referências:

================

B. OUR LADY OF HOPE – TAJON, MEXICO – NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA – TAJON, MÉXICO

https://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/02_FEB.html

– Referências:

================

BIBLIOGRAFIA:

1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM FEVEREIRO:

https://devotiontoourlady.com/february.html

2. FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm  

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/02_FEB.html      

https://devotiontoourlady.com/index.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/

Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

================

DESTAQUES DE 14 DE FEVEREIRO: SÃO CIRILO E SÃO METÓDIO

A. SÃO CIRILO, MONGE.

B. SÃO METÓDIO, BISPO

C. SÃO VALENTIM DE ROMA

================

A. SÃO CIRILO, MONGE

A1. Conforme o Diretório de Liturgia da CNBB de 2024, SÃO CIRILO, MONGE. Memória. Hoje, 14/02/2024, omite-se.

A2. Festa dos santos Ci­rilo (também na Folhinha do Coração de Jesus), monge, e Me­tódio (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo. Estes ir­mãos, na­tu­rais de Tes­sa­ló­nica, en­vi­ados para a Mo­rávia pelo bispo Fócio de Cons­tan­ti­nopla, ali pre­garam a fé cristã e cri­aram um al­fa­beto pró­prio para tra­duzir da língua grega para a língua es­lava os li­vros sa­grados.

Quando vi­eram a Roma, Ci­rilo, que antes se cha­mava Cons­tan­tino, fez-se monge, e aí, atin­gido por uma en­fer­mi­dade, neste dia ador­meceu no Se­nhor. Me­tódio, or­de­nado pelo papa Adriano II bispo de Sír­mium, hoje Sremska Mi­tro­vica, na a­tual Sérvia, evan­ge­lizou in­can­sa­vel­mente a Pa­nónia, onde so­freu muitas hos­ti­li­dades, mas foi sempre apoiado pelos Pon­tí­fices Ro­manos. Re­cebeu a re­com­pensa dos seus tra­ba­lhos em Ve­lehrad, na Mo­rávia, no dia 6 de Abril. († 869; † 885).

A3. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória dos Santos Cirilo, monge, e Metódio, bispo. De origem grega, estes dois irmãos foram enviados de Constantinopla para evangelizar os eslavos, tendo confirmados pela Igreja Romana seus meios de apostolado que consistiam em traduzir a Bíblia e em celebrar a liturgia em eslavão, língua que foi fixada com o auxílio de um novo alfabeto, chamado “cirílico”. São Cirilo morreu em Roma em 869, e seu corpo foi repatriado para Salônica, sua cidade natal, em 1976, como sinal de desejo de comunhão entre a Igreja Latina e as Igrejas Grega e Eslava. (R)

A4. CIRILO 

“… (em grego: Κύριλλος; romaniz.: Kyrillos – Kyrill), diácono em Constantinopla, foi um dos grandes responsáveis pela expansão do cristianismo entre os eslavos do Leste Europeu no século IX.[1] Uma das realizações mais importantes de São Cirilo foi a elaboração de um alfabeto adaptado às línguas eslavas, conhecido posteriormente como alfabeto cirílico”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cirilo,_o_Fil%C3%B3sofo

A5. SÃO CIRILO

Também conhecido como

  • Apóstolo da Bulgária
  • Apóstolo dos eslavos
  • Apóstolo dos eslavos do sul
  • Constantino
  • Constantino, o Filósofo
  • Constantino
  • Cirilo, o Filósofo
  • Igual dos Apóstolos
  • Slavorum Apostoli

Memorial

Perfil

Irmão de São Metódio . Nascido na nobreza grega ; sua família estava ligada ao senado de Tessalônica, e sua mãe, Maria, pode ter sido 

eslava . Estudou na Universidade de Constantinopla e ensinou filosofia lá. Diácono . Sacerdote . Bibliotecário na igreja de Santa Sophia. Monk , assumindo o nome de Cyril. Enviado com Metódio pelo imperador em 861 para converter os khazares judeus de Rússia , missão que teve sucesso, e que lhe permitiu aprender a língua dos cazares. 

Em 863 , enviado com Metódio para converter os morávios em sua língua nativa. Embora alguns clérigos ocidentais se opusessem a seus esforços e se recusassem a ordenar seus candidatos ao sacerdócio , eles fizeram um bom trabalho. Desenvolveu um alfabeto para a língua eslava que acabou se tornando o que hoje é conhecido como cirílico. Após críticas iniciais por seu uso, os irmãos conseguiram a aprovação da liturgia na língua eslava. Pode ter sido bispo, mas pode ter morrido antes da cerimônia de consagração.

Nascer

  • 827 em Tessalônica, Grécia como Constantin

Morreu

canonizado

Patrocínio

Representação

Informações adicionais

leituras

            Quando chegou a hora de Cirilo partir deste mundo para a paz de sua pátria celestial, ele orou a Deus com as mãos estendidas e os olhos cheios de lágrimas: “Ó Senhor, meu Deus, você criou os coros de anjos e poderes espirituais; você estendeu os céus e estabeleceu a terra, criando tudo o que existe do nada. Você ouve aqueles que obedecem à sua vontade e guardam seus mandamentos em santo temor. Ouça minha oração e proteja seu povo fiel, pois você me estabeleceu como seu servo inadequado e indigno. “Torne seu povo conhecido pela unidade e profissão de . Inspire os corações de seu povo com sua palavra e seu ensino. Você nos chamou para pregar o Evangelho do seu Cristo e incentivá-los a viver e trabalhar para agradar a você. “Agora eu volto para você, seu povo, seu presente para mim. Dirija-os com sua poderosa mão direita e proteja-os sob a sombra de suas asas. Que todos louvem e glorifiquem o teu nome, Pai, Filho e Espírito Santo . Amém. – de uma antiga biografia eslava de São Cirilo

Citação MLA

A6. Papa Bento XVI – AUDIÊNCIA GERAL

Praça de São Pedro – Quarta-feira, 17 de Junho de 2009

Santos Cirilo e Metódio

Queridos irmãos e irmãs!

Gostaria hoje de falar dos Santos Cirilo e Metódio, irmãos no sangue e na fé, chamados apóstolos dos eslavos.

Cirilo nasceu em Tessalônica em 826/827, filho do magistrado imperial Leão: era o mais jovem de sete filhos. Desde criança aprendeu a língua eslava. Com quatorze anos foi enviado para Constantinopla a fim de ser ali educado e foi companheiro do jovem imperador Miguel III. Naqueles anos foi introduzido nas diversas matérias universitárias, entre as quais a dialética, tendo como mestre Fócio. Depois de ter renunciado a um brilhante matrimónio, decidiu receber as ordens sagradas e tornou-se “bibliotecário” no Patriarcado. Pouco depois, desejando retirar-se em solidão, foi esconder-se num mosteiro, mas depressa foi descoberto e foi-lhe confiado o ensino das ciências sagradas e profanas, função que desempenhou tão bem que lhe foi atribuído o apelativo de “Filósofo”. Entretanto, o irmão Miguel (que nasceu por volta de 815), depois de uma carreira administrativa na Macedónia, por volta do ano 850 abandonou o mundo e retirou-se à vida monástica no monte Olimpo na Bitínia, onde recebeu o nome de Metódio (o nome monástico devia começar com a mesma letra do nome de batismo) e tornou-se hegúmeno do mosteiro de Polychron.

Atraído pelo exemplo do irmão, também Cirilo decidiu deixar o ensino e foi para o monte Olimpo a fim de meditar e rezar. Contudo, alguns anos mais tarde (aprox. 861) o governo imperial encarregou-o de uma missão junto dos Khazares do Mar de Azov, os quais pediam que lhes fosse enviado um letrado que soubesse discutir com os judeus e com os sarracenos.

Cirilo, acompanhado pelo irmão Metódio, esteve por muito tempo na Crimeia, onde aprendeu o hebraico. Ali procurou também o corpo do Papa Clemente I, que ali tinha estado exilado. Encontrou o seu túmulo e, quando retomou com o irmão o caminho do regresso, levou consigo as preciosas relíquias. Tendo chegado a Constantinopla, os dois irmãos foram enviados à Morávia ao imperador Miguel III, ao qual o príncipe morávio Ratislau tinha feito um pedido específico: “O nosso povo – dissera-lhe – desde quando rejeitou o paganismo, observa a lei cristã; mas não temos um mestre que seja capaz de nos explicar na nossa língua a verdadeira fé”. A missão teve depressa um sucesso inaudito. Traduzindo a liturgia na língua eslava, os dois irmãos conquistaram uma grande simpatia da parte do povo.

Mas isto suscitou a hostilidade em relação a eles da parte do clero franco, que tinha chegado precedentemente à Morávia e considerava o território pertencente à própria jurisdição eclesial. Para se justificar, em 867 os dois irmãos vieram a Roma. Durante a viagem pararam em Veneza, onde teve lugar um aceso debate com os defensores da chamada “heresia trilíngue“: estes consideravam que houvesse só três línguas nas quais se podia licitamente louvar a Deus: a hebraica, a grega e a latina. Obviamente, os dois irmãos opuseram-se com vigor a esta posição. Em Roma Cirilo e Metódio foram recebidos pelo Papa Adriano II, que foi ao encontro deles em procissão para receber dignamente as relíquias de São Clemente. O Papa tinha compreendido também a grande importância da sua missão excepcional. De fato, desde meados do primeiro milénio os eslavos tinham-se instalado em grande número naqueles territórios situados entre as duas partes do Império Romano, a oriental e a ocidental, entre os quais já havia tensões.

 O Papa intuiu que os povos eslavos teriam podido desempenhar um papel de ponte, contribuindo assim para conservar a união entre os cristãos das duas partes do Império. Portanto, não hesitou em aprovar a missão dos dois Irmãos na Grande Morávia, aceitando e aprovando o uso da língua eslava na liturgia. Os livros eslavos foram colocados no altar de Santa Maria de Phatmé (Santa Maria Maior) e a liturgia em língua eslava foi celebrada nas Basílicas de São Pedro, de Santo André e de São Paulo.

Infelizmente Cirilo adoeceu de modo grave em Roma. Sentindo aproximar-se a morte, quis consagrar-se totalmente a Deus como monge num dos mosteiros gregos da Cidade (provavelmente em Santa Praxedes) e tomou o nome monástico de Cirilo (o seu nome de baptismo era Constantino). Depois pediu com insistência ao irmão Metódio, que entretanto tinha sido consagrado Bispo, que não abandonasse a missão na Morávia e que voltasse entre aquelas populações. Dirigiu-se a Deus com esta invocação: “Senhor, meu Deus…, atende o meu pedido e faz com que o rebanho que me tinhas confiado se mantenha fiel a ti… Liberta-o da heresia das três línguas, reúne todos na unidade e faz com que o povo que escolheste seja concorde na verdadeira fé e na confissão reta“. Faleceu a 14 de Fevereiro de 869.

Fiel ao compromisso assumido com o irmão, no ano seguinte, 870, Metódio regressou à Morávia e à Panónia (hoje Hungria), onde encontrou de novo a violenta hostilidade dos missionários francos que o aprisionaram. Não desanimou e quando, em 873, foi libertado empenhou-se ativamente na organização da Igreja, ocupando-se da formação de um grupo de discípulos. Foi por mérito destes discípulos que pôde ser superada a crise que se desencadeou depois da morte de Metódio a 6 de Abril de 885: perseguidos e postos na prisão, alguns destes discípulos foram vendidos como escravos e levados para Veneza, onde foram resgatados por um funcionário constantinopolitano, que lhes concedeu voltar aos países dos eslavos balcânicos. Acolhidos na Bulgária, puderam continuar a missão iniciada por Metódio, difundindo o Evangelho na “terra da Rus'”. Deus, na sua misteriosa providência serviu-se assim da perseguição para salvar a obra dos santos Irmãos.

Dela permanece também a documentação literária. É suficiente pensar em obras como o Evangeliário (perícopes litúrgicas do NovoTestamento), o Saltério, vários textos litúrgicos em língua eslava, nos quais trabalharam os dois Irmãos. Depois da morte de Cirilo, deve-se a Metódio e aos seus discípulos, entre outros, a tradução de toda a Sagrada Escritura, o Nomocânone e o Livro dos Padres.

Querendo agora resumir o perfil espiritual dos dois Irmãos, deve-se registar antes de tudo a paixão com que Cirilo se aproximou dos escritos de São Gregório Nazianzeno, aprendendo dele o valor da língua na transmissão da Revelação. São Gregório tinha expressado o desejo de que Cristo falasse por meio dele: “Sou servo do Verbo, por isso me ponho ao serviço da Palavra”. Querendo imitar Gregório neste serviço, Cirilo pediu a Cristo que falasse em eslavo através dele. E introduz a sua obra de tradução com a invocação solene: “Ouvi, vós todos, povos eslavos, ouvi a Palavra que vem de Deus, a Palavra que alimenta as almas, a Palavra que conduz ao conhecimento de Deus”.

Na realidade, já alguns anos antes que o príncipe da Morávia viesse pedir ao imperador Miguel iii o envio de missionários à sua terra, parece que Cirilo e o irmão Metódio, rodeados por um grupo de discípulos, estavam a trabalhar no projeto de recolher dogmas cristãos em livros escritos em língua eslava. Surgiu então claramente a exigência de novos sinais gráficos, mais adequados à língua falada: nasceu assim o alfabeto glagolítico que, modificado sucessivamente, foi depois designado com o nome de “cirílico” em honra do seu inspirador. Foi um acontecimento decisivo para o desenvolvimento da civilização eslava em geral.

Cirilo e Metódio estavam convencidos de que cada um dos povos não pudesse considerar que recebeu plenamente a Revelação enquanto não a tivesse ouvido na própria língua e lida nos caracteres próprios do seu alfabeto.

Atribui-se a Metódio o mérito de ter feito com que a obra empreendida com o irmão não fosse interrompida bruscamente. Enquanto Cirilo, o “Filósofo”, era votado à contemplação, ele era mais propenso à vida ativa. Graças a isto pôde lançar as bases da sucessiva afirmação daquela à qual poderíamos chamar a “ideia cirilo-metodiana”: ela acompanhou nos diversos períodos históricos os povos eslavos, favorecendo o desenvolvimento cultural, nacional e religioso. Era quanto já reconhecia o Papa Pio XI com a Carta apostólica Quod Sanctum Cyrillum, na qual qualificava os dois Irmãos: “Filhos do Oriente, bizantinos por pátria, gregos por origem, romanos por missão, eslavos pelos frutos apostólicos” (aas 19 [1927] 93-96).

O papel histórico por eles desempenhado foi mais oficialmente proclamado pelo Papa João Paulo II que, com a Carta apostólica Egregiae virtutis viri, os declarou co-Padroeiros da Europa juntamente com São Bento (AAS 73 [1981] 258-262).

De fato, Cirilo e Metódio constituem um exemplo clássico do que hoje se indica com a palavra “inculturação”: Cada povo deve inserir na própria cultura a mensagem revelada e expressar a sua verdade salvífica com a linguagem que lhe é própria. Isto supõe um trabalho de “tradução” muito empenhativo, porque exige a identificação de palavras adequadas para repropor, sem a atraiçoar, a riqueza da Palavra revelada. Disto os dois santos Irmãos deixaram um testemunho muito significativo, para o qual a Igreja olha também hoje para dele obter inspiração e orientação…”: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20090617.html

A7. São João Paulo II – CARTA APOSTÓLICA EGREGIAE VIRTUTIS
DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II
COM A QUAL PROCLAMA CO-PATRONOS DE TODA A EUROPA
OS SANTOS CIRILO E METÓDIO

 1. Às ilustres figuras de São Cirilo e São Metódio se dirigem de novo os pensamentos e as orações neste ano em que decorrem dois centenários particularmente significativos. Completam-se, de fato, cem anos desde a publicação da Carta encíclica Grande munus de 30 de Setembro de 1880, com a qual o grande Pontífice Leão XIII recordou a toda a Igreja as figuras e a atividade apostólica destes dois Santos e, ao mesmo tempo, introduziu a festividade litúrgica deles no calendário da Igreja católica [1]. Decorre, além disso, o XI centenário da Carta Industriae tuae [2], enviada pelo meu Predecessor João VIII ao Príncipe Svatopluk em Junho do ano de 880, na qual era louvado e recomendado o uso da língua eslava na liturgia, para que “nessa língua fossem proclamados os louvores e as obras de Cristo nosso Senhor” [3].

Cirilo e Metódio, irmãos, gregos, naturais de Tessalônica, cidade em que viveu e trabalhou São Paulo, entraram, desde o início da vocação, em estreitas relações culturais e espirituais com a Igreja patriarcal de Constantinopla, então florescente por cultura e atividade missionária, em cuja alta escola se formaram [4]. Ambos tinham escolhido o estado religioso, unindo os deveres da vocação religiosa com o serviço missionário, de que deram um primeiro testemunho dirigindo-se a evangelizar os Cazários da Crimeia.

Mas a preeminente obra missionária dos dois foi a missão na Grande Morávia entre os povos que habitavam então a península balcânica e as terras percorridas pelo Danúbio; foi ela, empreendida a pedido do príncipe da Morávia, Roscislaw, apresentado ao imperador e à Igreja de Constantinopla. Para corresponderem às necessidades do serviço apostólico no meio dos povos eslavos, traduziram na língua destes os Livros sagrados com finalidade litúrgica e catequética, lançando com isto as bases de toda a literatura nas línguas dos mesmos povos. Justamente são eles, por isso, considerados não só os apóstolos dos Eslavos, mas também os pais da cultura entre todos esses Povos e todas essas Nações, para quem os primeiros escritos da língua eslava não cessam de ser o ponto de referência na história dessas literaturas.

Cirilo e Metódio desempenharam o próprio serviço missionário em união tanto com a Igreja de Constantinopla, pela qual tinham sido mandados, como com a Sé romana de Pedro, pela qual foram confirmados, manifestando deste modo a unidade da Igreja, que durante o período da vida e da atividade deles não estava ferida pela desventura da divisão entre o Oriente e o Ocidente, apesar das grandes tensões que, naquele tempo, assinalaram as relações entre Roma e Constantinopla.

Em Roma, Cirilo e Metódio foram acolhidos com honra pelo Papa e pela Igreja Romana, e encontraram aprovação e apoio para toda a sua obra apostólica, e também para a sua inovação de celebrar a Liturgia na língua eslava, hostilizada nalguns ambientes ocidentais. Em Roma concluiu a vida Cirilo (14 de Fevereiro de 869) e foi sepultado na igreja de São Clemente, ao passo que Metódio, ordenado pelo Papa Arcebispo da antiga sé de Sírmio, foi enviado para a Morávia a fim de continuar a providencial obra apostólica, continuada com zelo e coragem ao lado dos discípulos e no meio do seu povo até ao fim da vida (6 de Abril de 885).

2. Há cem anos o Papa Leão XIII com a encíclica Grande munus recordou a toda a Igreja os extraordinários méritos de São Cirilo e São Metódio, pela sua obra de evangelização dos Eslavos. Dado porém que neste ano a Igreja recorda solenemente o milésimo quingentésimo aniversário do nascimento de São Bento, proclamado em 1964 pelo meu venerado Predecessor, Paulo VI, Patrono da Europa, pareceu que esta proteção quanto a toda a Europa seria melhor posta em relevo se, à grande obra do Santo Patriarca do Ocidente, juntássemos os particulares méritos dos dois Santos Irmãos, Cirilo e Metódio. Em favor disto há múltiplas razões de natureza histórica, quer da passada quer da contemporânea, que têm a sua garantia tanto teológica como eclesial e também cultural, na história do nosso Continente europeu.

 Por isso, antes ainda que termine este ano dedicado à especial memória de São Bento, desejo que, para o centenário da encíclica leonina, se valorizem todas estas razões mediante a presente proclamação de São Cirilo e São Metódio como Co-patronos da Europa.

3. A Europa, de fato, no seu conjunto geográfico é, por assim dizer, fruto da ação de duas correntes de tradições cristãs, às quais se juntam duas diversas, mas ao mesmo tempo profundamente complementares, formas de cultura. São Bento, que abraçou com o seu influxo não só a Europa, primeiro que tudo ocidental e central, mas, por meio dos centros beneditinos, chegou também aos outros continentes, encontra-se no centro mesmo daquela corrente que parte de Roma, da sede dos sucessores de São Pedro. Os Santos Irmãos de Tessalônica põem em realce, primeiro o contributo da antiga cultura grega, e em seguida o alcance da irradiação da Igreja de Constantinopla e da tradição oriental, inscrevendo-se esta profundamente na espiritualidade e na cultura de tantos Povos e Nações na parte oriental do Continente europeu.

Como hoje, depois de séculos de divisão da Igreja entre o Oriente e o Ocidente, entre Roma e Constantinopla, se deram, a partir do Concílio Vaticano II, passos decisivos no sentido da plena comunhão, dir-se-ia que proclamar São Cirilo e São Metódio co-patronos da Europa, ao lado de São Bento, corresponde plenamente aos sinais do nosso tempo. Especialmente acontecendo isto no ano em que as duas Igrejas, católica e ortodoxa, entraram na etapa dum decisivo diálogo, que se iniciou na ilha de Patmos, ligada à tradição de São João Apóstolo e Evangelista. Portanto este ato pretende também tornar memorável esta data.

A proclamação quer ao mesmo tempo ser testemunho, para os homens do nosso tempo, da preeminência do anúncio do Evangelho, confiado por Jesus Cristo às Igrejas, anúncio no qual se afadigaram os dois Irmãos apóstolos dos Eslavos. Tal anúncio foi caminho e recurso de conhecimento recíproco e de união entre os diversos povos da Europa nascente, e assegurou à Europa de hoje um comum património, espiritual e cultural.

4. Portanto faço votos para que, por obra da misericórdia da Santíssima Trindade, pela intercessão da Mãe de Deus e de todos os Santos, desapareça o que divide as Igrejas, como também os Povos e as Nações; e a diversidade de tradições e de cultura demonstre, pelo contrário, o recíproco complemento duma riqueza comum.

A consciência desta espiritual riqueza, vindo a ser, por caminhos diversos, património de cada uma das sociedades do Continente europeu, ajude as gerações contemporâneas a perseverar no recíproco respeito dos justos direitos de cada nação e na paz, não deixando de prestar os serviços necessários ao bem comum de toda a humanidade e ao futuro do homem na terra.

Portanto, com seguro conhecimento e minha madura deliberação, na plenitude do poder apostólico, em virtude desta Carta e para sempre, constituo e declaro celestiais Co-patronos de toda a Europa, junto de Deus, os Santos Cirilo e Metódio, concedendo, além disso, todas as honras e os privilégios litúrgicos que pertencem, segundo o direito, aos Patronos principais dos lugares.

Paz aos homens de boa vontade!

Dado em Roma, junto de São Pedro, sob o Anel do Pescador, no dia 31 do mês de Dezembro do ano de 1980, terceiro de Pontificado.

 JOÃO PAULO PP. II Notas

[1] Leonis XIII P. M. Acta, 11, pp. 125-137.

[2] Cf. Magnae Moraviae Fontes Historici, t. III Brno 1969, pp. 197-208.

[3] Ibid. p. 207.

[4] Cf. Constantinus et Methodius Thessalonicenses, Fontes, ed. F. Grivectomsic: Radovi Staraslovenskog Instituta, IV, Zagabriae 1960…”: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_letters/1980/documents/hf_jp-ii_apl_31121980_egregiae-virtutis.html

================

B. SÃO METÓDIO, BISPO

B1. Conforme o Diretório de Liturgia da CNBB de 2024, SÃO METÓDIO, bispo. Memória. Hoje, 14/02/2024, omite-se.

B2.METÓDIO (em grego: Μεθόδιος; em latimMethodius) foi um erudito gregoarcebispo da antiga Morávia, natural da Tessalônica e irmão de São Cirilo, o Filósofo (criador do alfabeto cirílico), dedicou-se à evangelização dos eslavos na Europa Central. Foi bispo de Sirmio.

Em 1980, os  santos foram proclamados co-patronos da Europa, ao lado de São Bento de Núrsia, pelo Papa João Paulo II.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Met%C3%B3dio

B3.Metódio morreu em 6 de abril de 885 em Velehrad, Tchecoslováquia, onde foi sepultado na igreja da Catedral. Atualmente se ignora o local exato onde foram colocadas suas relíquias. Metódio e Cirilo são considerados pela Igreja como “apóstolos dos eslavos” e venerados no dia 14 de fevereiro, dia da morte de Cirilo. Em 1980, o papa João Paulo II os proclamou “Patronos da Europa” ao lado de São Bento…”: http://www.arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/sao-metodio

B4. SÃO METÓDIO

Também conhecido como

  • Apóstolo da Bulgária
  • Apóstolo dos eslavos
  • Apóstolo dos eslavos do sul
  • Igual dos Apóstolos
  • Slavorum Apostoli

Memorial

Perfil

Irmão de São Cirilo . Nascido na nobreza 

grega . Estudou na Universidade de Constantinopla e ensinou filosofia lá. Sacerdote . Enviado com Cirilo pelo imperador em 861 para converter os khazares judeus da Rússia , missão que teve sucesso e que lhe permitiu aprender a língua dos khazares. Em 863 , ele foi enviado com Cirilo para converter os morávios em sua língua nativa. Embora alguns do clero ocidental se opusssem aos seus esforços e se recusassem a ordenar seus candidatos ao sacerdócio , eles fizeram um bom trabalho. Ajudou a desenvolver um alfabeto para a língua eslava que acabou se tornando o que hoje é conhecido como cirílico. Após críticas iniciais por seu uso, eles conseguiram a aprovação da Liturgia na língua eslava.

 Bispo . Evangelizou na Morávia , Boêmia , Panônia e Polônia . Batizou Santa Ludmilla e Duque Boriwoi. Arcebispo de Velehred (na atual República Tcheca ), mas deposto e preso em 870 devido à oposição do clero alemão com seu trabalho. Frequentemente em apuros por causa do uso do eslavo na liturgia, alguns alegando que ele 

pregava heresia ; repetidamente inocentado das acusações. Traduziu a Bíblia para as línguas eslavas. Foi pioneiro no uso de línguas locais e vernáculas em ambientes litúrgicos.

Nascer

Morreu

canonizado

Patrocínio

Representação

Informações adicionais

Citação MLA

– Ver dia 06 de abril (nº6)

B5. SÃO CIRILO E METÓDIO

Os dois santos irmãos Cirilo e Metódio (lat: Cyrillus et Methodius; gr: Κύριλλος και Μεθόδιος; bg: Кирил и Методий) foram originalmente chamados de Constantino (Konstantinos Cyprianus) (n. ca. 827) e Mikael (n. ca. 815 – algumas fontes dizem entre 816 e 820, outras dizem 826). Eles nasceram na aldeia de Suho, ao norte de Thessaloniki (Salonica, Selanik, Solun), na Macedônia (agora na Grécia). Eles vinham de uma família senatorial e eram filhos do patrício Leão, que estava a serviço do estratego (governador) grego de Tessalônica, e de sua esposa Maria. Diz-se que Kyrillos, de acordo com a Vita Cyrilli, era o mais novo de sete irmãos (seu nome era Constantino até pouco antes de sua morte, mas de agora em diante usaremos consistentemente o nome Kyrillos para evitar confusão). Os irmãos também dominaram a língua eslava junto com o grego.

Há muito se discute se Cirilo e Metódio eram gregos ou eslavos (búlgaros). Seu pai, Leão, era um oficial militar bizantino com patente de drungários. As opiniões variam sobre se ambos os pais eram gregos, o pai grego e a mãe eslava ou ambos eslavos (ou mais especificamente búlgaros). Muitos acreditam que é mais provável que fossem total ou parcialmente eslavos, visto que falavam a língua, enquanto fontes históricas sugerem que o eslavo era falado fluentemente pela maioria das pessoas em Salónica devido ao domínio dos eslavos na Macedónia. Desde o século V, o Peloponeso tornou-se cada vez mais eslavo, e em torno de Salónica havia assentamentos eslavos onde o eslavo era falado. Pesquisas recentes falam de uma “simbiose greco-eslava” nesta área, que pode ser considerada o berço da cultura eslava.

A versão “búlgara” é a mais antiga e é baseada em uma versão curta da biografia de Cirilo, “A Ascensão de Kyrillo” (Uspenie Kirillovo) , um antigo texto eslavo que afirma que ele era “búlgaro de nascimento”. Esta versão é popular principalmente entre os pesquisadores búlgaros. Os críticos dizem que esta biografia não é uma fonte confiável, é relativamente tardia e contém uma série de outras declarações questionáveis. A versão “grega” é mais difundida na literatura não eslava. Argumenta que apenas os gregos poderiam ocupar uma posição tão elevada como a de seu pai. Os críticos, porém, dizem que a posição do pai não era particularmente elevada. A versão de “origem mista” tenta ser uma posição intermediária que combina o mais razoável de ambas as teorias. Há também algumas sugestões bastante marginais: pai búlgaro e mãe grega, eslavos helenizados ou descendentes de imigrantes de Roma.

Os irmãos perderam o pai ainda jovens, e seu tio Theoktistos Vriennion (falecido em 855) tornou-se seu patrono. Ele era um “Logothetes tou dromou”, um poderoso oficial bizantino encarregado do serviço postal e das relações diplomáticas do império. Ele serviu sob o imperador Miguel II Balbos (820-29) e seu filho, o perseguidor iconoclasta Imperador Teófilo (829-42), que o nomeou regente de seu filho Miguel (n. 840) e da Imperatriz Teodora. Após a morte de Teófilo em 842, seu filho de dois anos, Miguel III Metistes (842-67), assumiu o cargo de imperador, mas a imperatriz viúva governou o Império Romano do Oriente por mais de treze anos. No conselho do regente, ela tinha seus irmãos Bardas e Petronas, bem como Teoctistos com ela. A Imperatriz Teodora substituiu o patriarca iconoclasta João VII Grammaticus (837-43) pelo ortodoxo Metódio I (843-47). Ela convocou um concílio em 842 que novamente decidiu que os ícones deveriam ser honrados na Igreja Romana Oriental.

 Juntamente com o regente Bardas, Teoctisto foi responsável por um extenso programa educacional dentro do império que culminou na Universidade de Constantinopla (também chamada Magnaura), fundada no século IV pelo imperador Teodósio II (408-50), sendo reconhecida como universidade em 848. Nesta universidade, Leão, o Filósofo ou Matemático (c. 790-c. 869) ensinou matemática e o posterior santo patriarca Fócio (c. 810-c. 891) ensinou filosofia grega.

Em 842/43, Teoctisto convidou Cirilo, de dezesseis anos, e Metódio, um pouco mais velho, para Constantinopla para ajudá-los em seus estudos e fazer com que Metódio recebesse um alto cargo estatal. Dos irmãos, Kyrillos é sempre mencionado em primeiro lugar, mesmo sendo o mais novo, talvez por ter morrido primeiro. Ele ingressou na Universidade Imperial de Constantinopla, onde estudou com Leão, o Gramático, e Fócio. Anastácio, o bibliotecário (Anastasius Bibliothecarius) (c. 800-c. 878) menciona tanto a amizade entre Fócio e Cirilo quanto um conflito entre eles por causa de uma questão doutrinária. 

Anastácio foi antipapa Anastácio (III) por um curto período em agosto/setembro de 855, mas foi deposto após um curto período de tempo. Mas a partir de 863 ele teve influência crescente como conselheiro dos três papas seguintes, e em 867 foi nomeado bibliotecário da Igreja Romana e arquivista da biblioteca papal, daí o seu epíteto Bibliothecarius .

Kyrillos estudou assuntos mundanos, e sua curiosidade característica é demonstrada pelo fato de que a gama de assuntos incluía astronomia, geometria, retórica e música, mas foi como linguista que ele mostrou seu grande gênio. Além de suas línguas nativas, grego e eslavo, ele também dominava latim, árabe e hebraico. Não tinha estudado teologia, mas foi ordenado diácono (e talvez sacerdote), e foi nomeado kartophylax , isto é, secretário do patriarca e encarregado dos arquivos, aproximadamente equivalente ao vigário geral, e foi bibliotecário de Hagia Sofia. Mais tarde, tornou-se professor depois de Fócio, que em 851 foi chamado à corte pelo regente Bardas, que fez de Fócio seu chefe ou secretário de Estado (protosekretis) e capitão da guarda-costas (protospatharios) . Kyrillos tornou-se um professor muito valorizado com o apelido de “O Filósofo”. Seu conhecimento de teologia, árabe e hebraico também significou que ele foi enviado em missão de estado ao califa Al-Mutawakkil em Bagdá para discutir os princípios da Trindade com os teólogos árabes e estabelecer relações diplomáticas mais estreitas entre o Califado e o Império.

Em 849, as campanhas do império não tiveram sucesso e Logothete Theoktistos foi incapaz de retomar Creta dos sarracenos. Ele e Bardas brigaram para ver quem controlaria o governo. O jovem imperador Miguel levou uma vida selvagem e tumultuada e, quando atingiu a maioridade em 855, confiou as funções de governo a seu tio Bardas, irmão de Teodora, e deu-lhe o mais alto posto de césar . Bardas e Mikael decidiram eliminar Theoktistos. O imperador fez com que seu tio Bardas assassinasse Teoctisto em novembro de 855, e em 15 de março de 856 Miguel III expulsou a regência. Em 857 enviou sua mãe e irmãs para um mosteiro.

Metódio também recebeu uma educação condizente com sua ascendência e sua herança. Por causa de seu conhecimento jurídico, em 843 foi nomeado pelo imperador (conselho de regentes) como estratego (governador) bizantino de uma das colônias eslavas do império. A localização exata desta colônia não é certa, mas pode ter sido no rio Struma (Strymon), que fica no oeste da Bulgária, perto da fronteira com a Macedônia. Aqui Metódio pôde expandir seu conhecimento sobre os eslavos, sua língua e seus costumes. Ele pode ter sido casado nesta época.

Mas Metódio não estava satisfeito em ser governador e ansiava por algo mais do que o poder mundano, por isso, depois que seu tio foi deposto e assassinado, ele foi para Constantinopla em 856 e tornou-se monge em um mosteiro no Monte Olimpo, uma montanha monástica perto de Prusa. na Bitínia, na Ásia Menor. Ele então mudou seu nome de Mikael para Methodios. É provável que seus dois primeiros discípulos, os santos Clemente e Naum de Ohrid , o tenham seguido até este mosteiro. O Monte Olimpo era nesta época o famoso centro da vida monástica no Império Romano Oriental, e a partir daí foi fundado o primeiro mosteiro em Athos. No entanto, a importância de Athos como montanha monástica data apenas do século IX.

Em 860 ou 861, Metódio acompanhou seu irmão Kyrillos em uma missão para o imperador Miguel III Methystes (“O raio bêbado”) (842-67) aos khazares, um povo turco entre o Dnieper e o Volga, na atual Ucrânia. É provável que Klemens e Nahum estivessem com eles nesta expedição. A verdadeira missão era negociar uma confederação contra os “Värings”, colonos nórdicos que provavelmente faziam parte do Khaganato da Rus, uma sociedade eslavo-nórdica do século VIII que existia antes do Império de Kiev. Mas a classe alta dos khazares converteu-se à fé judaica no século VIII, e tanto o Islão como o Judaísmo estavam difundidos no reino. O cristianismo chegou à região vindo da Crimeia e da Armênia. Cirilo e Metódio aproveitaram a oportunidade para manter conversas teológicas com muçulmanos e judeus na corte e para evangelizar entre o povo, embora a sua missão não fosse essencialmente missionária. Alguns estudiosos acreditam que Metódio não acompanhou seu irmão na missão aos khazares, mas que se trata de um acréscimo posterior.

Contudo, como ambos os irmãos eram linguistas brilhantes, aprenderam rapidamente a língua local e tiveram muito sucesso e converteram muitos. No longo prazo, porém, a missão não teve sucesso, pois mais tarde o Khan dos Khazares impôs ao seu povo o judaísmo como religião nacional. No caminho de volta, eles passaram pela península da Crimeia e em Kherson (Chersonesos/Chersones), na Crimeia, onde o Dnieper deságua no Mar Negro, encontraram alguns ossos em um túmulo junto com uma âncora, e os ossos foram acreditados ser os do Santo Papa Clemente I (88-97). Eles levaram as relíquias de volta para Constantinopla. Por causa de seu grande sucesso nas discussões teológicas entre os khazares, diz-se que foi oferecido a Metódio um bispado, mas ele recusou. Em vez disso, contra a sua vontade, foi eleito abade do famoso mosteiro grego de Policrono, em Constantinopla.

Mas ele não ficou lá por muito tempo. No verão de 862, o príncipe Rostislav da Grande Morava (846-70) pediu ao imperador bizantino que enviasse missionários ao seu país que pudessem ensinar na língua materna eslava. O antigo professor de Cirilo, Fócio, que agora era patriarca de Constantinopla, lembrou-se do conhecimento dos irmãos da língua eslava e nomeou Cirilo e Metódio como missionários em Morava. Naquela época, a língua eslava ainda não havia se desenvolvido em diferentes dialetos ou línguas, para que os irmãos pudessem se fazer entender em Morava com a língua eslava desde a infância em Salónica.

A missão entre os eslavos era tradicionalmente conduzida a partir dos grandes centros alemães, como Regensburg, Passau e Salzburgo, o que significava a supremacia franca e a lealdade a Roma, em vez de Constantinopla. Na década de 830, o príncipe Mojmír I uniu as tribos da Morávia contra os francos e formou a Grande Morava, tornando-se o primeiro príncipe do país (833-46). A Grande Morávia (latim: Magna Moravia) foi um estado eslavo ocidental entre 833 e cerca de 907 e incluía as atuais Eslováquia e Morava na atual República Tcheca, partes da Eslovênia e da Hungria, que era então habitada por uma população eslava. Mas os francos sob o seu rei Luís, o Germânico (843-76) derrubaram Mojmír em 846 e instalaram o seu sobrinho cristão como príncipe no seu lugar – o príncipe Rastic ou Rastiz, ou Rostislav em checo moderno e Rastislav em eslovaco moderno.

Mas o Príncipe Rostislav (846-70) também lutou pela independência da Morávia. Ele viu que a aceitação do Cristianismo, com a consequência de Morava (Mauria) ser incorporada à Cristandade Ocidental, consolidaria o país como um estado. Mas, ao mesmo tempo, procurou remover a influência da província eclesiástica de Salzburgo, com as suas implicações de domínio político alemão. Em 861 ele pediu ao Papa que a Igreja da Morávia fosse separada da Igreja da Francônia Oriental e da diocese de Regensburg, mas Roma recusou o pedido.

Além disso, veio a disputa sobre a Ilíria, que de repente se tornou importante na política da Igreja. O Santo Papa Nicolau I, o Grande (858-67) afirmou com energia característica a supremacia de Roma no Oriente, e isto levou a um conflito profundo com a Igreja do Oriente. Entre outras coisas, ele procurou restaurar a jurisdição romana sobre a Ilíria, que há muito havia passado para Constantinopla.

Lá, César Bardas apoiou o maior humanista da época, Fócio, a quem nomeou chefe da chancelaria (secretário de Estado). No final de 858, o santo patriarca Inácio de Constantinopla (847-58; 867-77) foi forçado a abdicar e foi substituído pelo erudito e capaz Fócio (858-67; 878-86), que ainda era leigo. Fócio anunciou sua eleição ao Papa Nicolau em 860. Mas, nesse ínterim, seguidores decepcionados de Inácio atacaram Fócio por ter obtido seu cargo ilegalmente, e tanto ele quanto o imperador pediram ao papa que enviasse legados a Constantinopla. Nicolau enviou os bispos Radoaldo do Porto e Zacarias de Anagni para averiguar a situação, recusando-se entretanto a reconhecer Fócio.

Num sínodo em Constantinopla em 861, os legados excederam os seus poderes e reconheceram expressamente Fócio como o patriarca legítimo, em troca a Igreja Oriental aceitou a autoridade de apelação do Papa, sem abrir mão da sua autonomia em assuntos eclesiásticos ordinários. Mas o Papa foi informado unilateralmente pelo Abade Teognostos, um ferrenho oponente de Fócio que fugiu para Roma para dar a sua versão do caso. Assim, Nicolau reexaminou seus legados, depôs-os e excomungou Fócio em um sínodo de Latrão em agosto de 863 e restabeleceu Inácio em seus direitos patriarcais. Ele comunicou isso ao patriarca e ao imperador. Quando o imperador protestou furiosamente, em 28 de setembro de 865, Nicolau enviou-lhe uma repreensão contundente, defendendo suas ações e explicando detalhadamente os direitos eternos da Santa Sé. Ele exigiu que a Santa Sé recuperasse a Ilíria e o patrimônio papal no sul da Itália. Ele se recusou a reconhecer Fócio, principalmente para fazê-lo desistir da Ilíria. Foi difícil julgar a questão judicialmente, porque durante as lutas iconoclastas o imperador bizantino separou unilateralmente a Ilíria da jurisdição papal. A área agora reivindicada pelos búlgaros nunca pertenceu parcialmente a Roma, pois ficava ao norte e a oeste na antiga província romana da Ilíria.

O Papa Nicolau encontrou o apoio do santo cã dos búlgaros Boris I (Bogoris) (852-89; falecido em 907), que em 862 se aliou ao rei franco Luís, o Alemão, contra a Grande Morávia. Dois anos depois, o cã expressou o desejo de se tornar cristão junto com todo o seu povo e assim ingressar na comunidade cultural europeia. Para este fim, ele pediu missionários francos, mas isso levou à intervenção bizantina. As tropas bizantinas marcharam e a frota bizantina ameaçou a costa do Mar Negro. Boris então reconsiderou sua decisão e pediu missionários bizantinos. Juntamente com seus colaboradores mais próximos, ele foi batizado por missionários bizantinos no outono de 864 no palácio da então capital Plisca. Assim, ele se tornou o primeiro governante cristão na Bulgária e dedicou-se incansavelmente à cristianização do seu país.

A cristianização da Bulgária permitiu um tratado de paz com o Bizâncio cristão e uma aceitação mais fácil por parte das outras potências cristãs na Europa. Mas Boris tinha estado em contacto tanto com a Igreja Oriental como com a Ocidental e agora hesitava em escolher entre elas. Ele rapidamente percebeu que as políticas estatais e eclesiásticas dos bizantinos não o atendiam. Temendo que uma união eclesiástica com Bizâncio levasse à dependência política do Império Romano Oriental, ele recorreu em 866 a Roma e pediu ao Papa Nicolau I que enviasse missionários. O seu objetivo era uma igreja independente com o seu próprio patriarca búlgaro, e ele esperava que Roma lhe pudesse dar o que Bizâncio lhe recusava.

Em 866, os emissários do cã foram ao Papa e pediram-lhe que enviasse um arcebispo. Ele trouxe novamente os missionários dentre os francos. No mesmo ano, o Papa enviou dois bispos como legados à Bulgária e forneceu-lhes instruções detalhadas sobre questões morais e jurídicas, muitas vezes em tom antibizantino. Um dos legados, Formoso (mais tarde papa), conquistou tão grande favor de Bóris que o duque o quis como metropolita para seu recém-criado arcebispado. Mas isto o Papa recusou, porque Formoso já era bispo do Porto, e a lei eclesiástica da época não permitia a transferência de bispos de uma sede para outra. O Papa respondeu às perguntas do duque num famoso tratado sobre questões jurídicas e morais. Quando o sucessor de Nicolau, Adriano II (867-72), também manteve seu curso, o decepcionado Bóris novamente se separou de Roma e voltou para Bizâncio. A tensão entre o Oriente e o Ocidente já era uma ameaça à unidade da Igreja.

A aliança entre os francos e os búlgaros significou que o príncipe Rostislav da Grande Morávia foi ameaçado pelos francos no oeste e pelos búlgaros no sul. O Grande Império Morávio nunca se fechou ao Cristianismo, mas dependia da província eclesiástica de Salzburgo e, portanto, do Ducado Franco-Bávaro. Rostislav queria o fim desta situação e por isso pediu ajuda a Bizâncio. Quando ele pediu aos bizantinos, no verão de 862, que enviassem clérigos, não foi para converter o país, mas para construir uma hierarquia eclesiástica que pudesse ajudar o Grande Império Morávio a romper com a tutela franco-bávara. É por isso que Rostislav pediu ao imperador de Bizâncio que enviasse missionários que pudessem ensinar na língua nativa.

Cirilo e Metódio aceitaram a tarefa com entusiasmo e, com a ajuda de Metódio, Cirilo traduziu grande parte da Bíblia, textos litúrgicos gregos e a Missa Romana, conhecida como “S. Liturgia de Pedro”, em eslavo. Clemente e Nahum os ajudaram na tradução da Bíblia e de outros textos litúrgicos. É impossível determinar exatamente quais partes da Bíblia os irmãos traduziram. Obviamente eles começaram com o Novo Testamento e o Livro dos Salmos, seguidos por outras partes do Antigo Testamento. A Translatio de Kyrillos menciona apenas uma versão dos Evangelhos de Kyrillos, enquanto Vita Methodii menciona apenas Evangelium Slovenicum , mas isso não prova que eles não traduziram outras partes.

O eslavo ainda não era uma língua escrita, então Kyrillos preparou em 855 ou 862/63 um alfabeto eslavo para escrever essas traduções e, assim, os irmãos lançaram as bases para a literatura eslavaO alfabeto agora é chamado de glagolítico e foi baseado no grego, mas com caracteres especiais para sons especificamente eslavos. 

O chamado alfabeto cirílico, que se baseia no glagolítico, pode ter sido criado pelos seus discípulos na Bulgária, mas o próprio Cirilo pode ter preparado ambos os alfabetos. O alfabeto cirílico consiste em 38 letras, das quais 24 foram retiradas do alfabeto grego, enquanto as demais eram especificamente eslavas. Desde então, o alfabeto foi simplificado, de modo que o russo moderno tem apenas 32 letras. A língua eslava do sul de Cirilo e Metódio foi preservada como eslavo antigo ou eslavo eclesiástico, que ainda é a língua litúrgica das igrejas búlgara, bielorrussa, romena, russa, rutena, sérvia, eslovaca, ucraniana e húngara, tanto ortodoxa quanto greco-católica. (“Unerte”). O alfabeto cirílico é usado na Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Bulgária e Sérvia.

Juntamente com outros primeiros discípulos de Cirilo e Metódio, entre eles provavelmente Santo Ângelo, Naum e Clemente acompanharam os dois irmãos em sua viagem para Morava e Panônia em 862/63. Na Grande Morávia, os missionários foram bem recebidos pelo príncipe Rostislav e evangelizaram com grande sucesso.

Mas também havia missionários alemães no mesmo local, e tiveram menos sucesso porque não entendiam a língua e o espírito do povo. Rostislav queria apenas que os irmãos fossem uma alternativa a eles, pois preferia estar ligado a Bizâncio em vez de à Alemanha. Não é de surpreender que Cirilo e Metódio tenham enfrentado falta de cooperação e até mesmo oposição por parte dos bispos alemães, como o Arcebispo Theotmar de Salzburgo. A missão foi dificultada pela falta de um bispo para ordenar sacerdotes, e o bispo alemão de Passau recusou-se a ordenar os seguidores dos irmãos. Decidiram procurar ajuda em outro lugar e em 867 voltaram para Constantinopla.

Este foi um momento infeliz nas relações entre o Oriente e o Ocidente, pois ocorreu no meio do cisma entre Roma e Constantinopla sobre o Patriarca Fócio (que havia enviado os missionários para Morava). Mas quando chegaram a Veneza, foram informados de que o Papa Nicolau I os havia enviado. Eles então encurtaram a viagem planejada e foram para Roma, trazendo consigo as supostas relíquias do Papa Clemente I, o quarto papa (88-97). Em Roma, os irmãos foram recebidos com grandes honras, principalmente porque trouxeram consigo as relíquias de Clemente, mas encontraram oposição ao uso da língua materna na liturgia. 

O Papa Nicolau I morreu pouco antes de chegarem a Roma, mas o seu sucessor Adriano II (867-72) aprovou relutantemente o uso do antigo eslavo na liturgia e até permitiu que a sua liturgia eslava fosse celebrada nas igrejas romanas. Isto apesar de, como o resto da Igreja Romana, ele acreditar que apenas o hebraico, o grego e o latim deveriam ser usados ​​em contextos eclesiais, pois apenas essas línguas eram usadas no título da cruz de Jesus (INRI). Os Ortodoxos referem-se a esta atitude Ocidental como “a heresia das três línguas”. Os sucessores do Papa João VIII (872-82) regressaram a esta política, que durou muitos séculos.

Adriano II ordenou Metódio sacerdote (Cyrillos já foi ordenado) e declarou que os dois irmãos deveriam ser consagrados bispos. É provável que Klemens seja um dos três companheiros de Cirilo e Metódio que, durante a sua estada em Roma, foram ordenados sacerdotes na primavera de 868 pelos bispos Formosus, mais tarde Papa (891-96), e Gauderico com a permissão de Papa Adriano II. Nesse sentido, ele adotou o nome de Clemente em memória da transferência das relíquias deste papa para Roma. Os outros dois foram Nahum e São Gorazd . Outros discípulos de Cirilo e Metódio foram ordenados diáconos.

Mas Kyrillos ficou muito doente em 868 e depois entrou para um mosteiro como monge. Foi só então que ele mudou seu nome de Constantino para Cirilo. Sua Translatio (IX) afirma que ele foi episcopado, mas não há evidências disso. Provavelmente foi nomeado bispo, mas provavelmente não consagrado. Pois depois de cinquenta dias de sofrimento ele morreu em 14 de fevereiro de 869. É possível que o nome Cirilo lhe tenha sido dado somente após sua morte. Diz a lenda que após a morte de seu irmão mais novo, o de coração partido Metódio se retiraria para um mosteiro em Constantinopla, mas o último desejo do moribundo Kyrillos era que seu irmão retornasse ao trabalho missionário que haviam iniciado juntos.

Metódio queria levar consigo o corpo do irmão para enterrá-lo nos países onde havia trabalhado, mas o Papa argumentou que um homem tão proeminente deveria ser enterrado na principal cidade da cristandade. Adriano primeiro o enterrou no túmulo que ele havia escavado para si, mas depois transferiu os restos mortais de Cirilo para a bela igreja de São Clemente, na colina do Célio, que também recebeu as relíquias do Papa Clemente que os irmãos trouxeram consigo. Em San Clemente, a transferência do corpo de Cirilo é retratada em um antigo afresco. Seus restos mortais foram redescobertos em 1880 e agora estão numa capela da igreja dedicada a ele e a seu irmão em Roma.

Após a morte de Cirilo, Metódio voltou sozinho ao campo missionário com uma carta de recomendação papal, dada com a condição de que a epístola e o evangelho na missa fossem primeiro lidos em latim. Mas a confusão política em Morava fez com que o seu regresso parecesse impossível. Ele então ficou com os eslovenos no Principado de Balaton, no Lago Balaton (agora na Hungria), e fez trabalho missionário lá enquanto esperava.

O Príncipe Kocel da Eslovênia pediu ao Papa que o extinto arcebispado de Sirmium (hoje Sremska Mitrovica na Voivodina, Sérvia) fosse restaurado, e Metódio era o candidato óbvio. Assim, em vez de ir para Morava, em 870 ele retornou a Roma, onde o Papa Adriano o consagrou Arcebispo de Sirmio para a Panônia (atual Hungria e leste da Áustria) e Morava, bem como o nomeou legado papal para os eslavos. A sua província eclesiástica incluía toda a missão Sérvia, Croata, Eslovena e Morávia. Esta nomeação significou uma declaração política de Roma de que controlava a antiga província romana da Ilíria, da qual Sirmio já fora a capital. No leste, os búlgaros voltaram a obedecer a Constantinopla, de modo que Sirmio era efetivamente o posto avançado mais oriental da Igreja Ocidental.

A nomeação de Metódio como arcebispo colocou-o em conflito com a Igreja de Salzburgo, que teve jurisdição sobre a Panônia durante 75 anos. Além disso, a situação política na Grande Morávia mudou quando o sobrinho de Rostislav, Svatopluk, aliou-se a Carlomano da Baviera (828-80), filho de Luís, o Germânico, e depôs o seu tio em 870. Rostislav foi capturado, cegado e enviado para um mosteiro, onde foi morreu pouco depois. Foi recentemente canonizado como mártir pela Igreja Ortodoxa Checa. O príncipe Svatopluk (871-94) negociou a independência de Morava e estendeu o controle do país da Boêmia, no oeste, até a Galícia e a Silésia, no leste.

Quando Metódio retornou a Morava, ele foi preso por Carlomano e em novembro de 870 levado perante um sínodo da Baviera em Regensburg com a presença do rei Luís. Após uma discussão acalorada, o sínodo depôs Metódio e o sentenciou a ser internado em um mosteiro em Ellwangen, na Baviera. Metódio apelou imediatamente para Roma, e o arcebispo de Salzburgo também se dirigiu ao Papa com uma explicação dos seus direitos eclesiásticos sobre a Panônia e queixou-se do uso da liturgia eslava por Metódio. Em 873, o Papa João VIII (872-82) libertou Metódio após mais de dois anos de confinamento em Reichenau. Neste período parece que foi Klemens quem o representou. 

O Papa restabeleceu Metódio, mas proibiu a língua eslava na liturgia, exceto no sermão. Ele deu a Metódio o título de “Apóstolo dos Morávios”, mas ao mesmo tempo o declarou sujeito em assuntos eclesiásticos ao Príncipe Montemir da Eslavônia, um sérvio.

Em 874, Metódio também foi para a Boêmia, depois de ter ocupado anteriormente o duque do país Borivoy, fundador da dinastia boêmia Premyslid, na Igreja de Morava. Em Morava ele batizou a esposa do duque, Santa Ludmila , e seus filhos junto com um grande número de boêmios. Em Praga fundou uma igreja de Nossa Senhora e também fundou outras igrejas em várias partes do país. Ludmila teve grande influência sobre seu neto mais velho, São Venceslau , a quem criou como cristão.

Methodios não prestou atenção à proibição da liturgia eslava e continuou a pregar o evangelho, enquanto castigava Svatopluk por sua vida maligna. O príncipe e seu lacaio, bispo Wiching de Nitra, reclamaram com Roma porque Methodius continuou a usar eslava na liturgia, e eles até o acusaram de heresia porque ele não incluiu o filioque no credo, embora isso não fosse comum no Ocidente da época, nem mesmo em Roma. Em 879, ele foi chamado de volta a Roma para responder às acusações de heresia e desobediência de seus oponentes. Somente o Evangelho era inicialmente cantado em latim, e as celebrações em massa latina também tinham que ser permitidas. Tudo isto foi confirmado na bula Industriae Tuae, que o Papa enviou ao Príncipe Svatopluk. Para apaziguar o príncipe, o papa nomeou o bispo de Nitra, um de seus bispos sufragan, como seu coadjutor.

Metódio continuou o trabalho de tradução da Bíblia e da liturgia para o eslavo, bem como do Nomokanon , uma coleção de direito eclesiástico e civil bizantino. O fato de ele ter tido tempo para isso sugere que a facção da Baviera o impediu de fazer o trabalho missionário em tempo integral em seu território. 

Em 881/82, Methodius fez uma visita a Constantinopla e foi recebido como um convidado honrado pelo imperador e pelo patriarca. Ele voltou a Morava, mas sem o apoio do papa, ele foi deixado em paz, e os negócios não fizeram mais muito progresso. O sucesso de Methodios também não duraria. 

O Papa Estêvão VI (VII) (896-97) apoiou a missão alemã e, durante o seu pontificado, a liturgia eslava foi proibida em 896. Isto levou a que as igrejas da Panónia e da Morávia ficassem ligadas à Igreja Ocidental e, consequentemente, a cultura do Oeste

Methodius morreu em 6 de abril de 884 (885?), Provavelmente em mês tão de olhar (CZ: Staré Město) (Vavigrad) no mosteiro posterior de Velehrad, em Morava, na atual República Tcheca. Ele foi enterrado na Igreja de Santa Maria, e a liturgia em seu funeral foi grega, latina e eslava. Seu túmulo foi perdido hoje. 

Pouco antes de sua morte, Metódio recomendou ou nomeou São Gorazd como seu sucessor. Mas, através das intrigas do bispo alemão Wiching, arcebispo de Nitra na atualmente Eslováquia, o Papa Stefan V (vi) (885-91) nomeou Wiching como administrador do arcebispado de Sirmium em vez de Gorazd. O Wiching aboliu a liturgia eslava e, em um sínodo (?) Em 886, Gorazd, juntamente com outros discípulos de Methodius, foi acusado de heresia e preso. Seus livros foram confiscados ou queimados. Os discípulos mais jovens (cerca de 200) foram vendidos como escravos, enquanto os seguidores mais importantes de Metódio foram expulsos do país pelo príncipe Svatopluk e pelo bispo Wiching.

Entre eles, Klemens Slovensky foi o mais importante para a própria Bulgária. Eles foram ao longo do Danúbio e, no outono de 885, chegaram a Singidunum , atual Belgrado na Sérvia. O governador búlgaro de Belgrado enviou os quatro a seu mestre, Khan Boris I, para continuar o trabalho de evangelização entre os búlgaros.

Khan Boris finalmente aceitou o cristianismo de Constantinopla, principalmente por razões políticas, e ele o forçou em seus nobres e pessoas. Mas Boris queria uma igreja nacional independente dos patriarcados de Constantinopla e Roma. Quando, em 869, o papa Hadrian II (867-72) havia nomeado o arcebispo de Morava e Panonia, ele deliberadamente estendeu sua jurisdição às fronteiras da Bulgária. Methodius realmente teve que ficar de olho nos búlgaros, pois a maioria deles ainda eram pagãos. Portanto, os irmãos sagrados Cyril e Methodius são considerados seus dois primeiros apóstolos, embora nenhum deles realmente pregasse na Bulgária.

Quando em 886 Clemente, Nahum, Sabas e Angelar chegaram a Pliska, que foi a capital da Bulgária entre 681 e 893, o reinado de Bóris estava chegando ao fim, mas ele viu neles uma ajuda valiosa para seus próprios planos de uma igreja nacional independente. . Depois que o Khan se converteu ao cristianismo em 865, as cerimônias religiosas na Bulgária foram celebradas em grego por padres enviados do Império Bizantino. Mas Boris temia um aumento da influência bizantina e um enfraquecimento do estado, então ele viu a introdução da antiga linguagem eslava como uma maneira de preservar a independência e a estabilidade política da Bulgária. Através dos alunos de Cyril e Methodius, a liturgia eslava chegou ao império búlgaro sob o grande czar Simeão (893-927) e encontrou um novo lar lá. Da Bulgária veio a liturgia eslava para a Rússia.

O bispo Wiching deixou Nitra em 891/92 após o início da guerra entre o príncipe Svatopluk e o rei alemão Arnulfo da Caríntia (887-99; imperador de 896). Ele foi ao tribunal de Arnulf, onde, de 892, serviu como chanceler. Ele também foi bispo de Passau (898-99), mas após a morte de Arnulfo em 899 e a queda da Grande Morávia, retirou-se da vida pública. Ele morreu em 912.

A Grande Morávia entrou em colapso por volta de 907 sob repetidas invasões magiares e a Boêmia retornou à supremacia franca oriental, enquanto a Croácia permaneceu leal à liturgia romana eslava. A área onde trabalharam os santos Cirilo e Metódio é hoje constituída pelas províncias da Boémia e da Morava na República Checa, Croácia, Eslovénia e Sérvia. O historiador da igreja da Morávia, Johannes Georg Stredowsky, escreve em sua Sacra Moraviae historia (1710) que Cirilo e Metódio foram apóstolos da Morava, Alta Boêmia, Silésia, Khazaria, Croácia, Cherkessia, Bulgária, Bósnia, Rússia, Dalmácia, Panônia, Dácia, Caríntia, Kranjska e a maioria dos povos eslavos.

Os irmãos Kyrillos e Methodios são considerados pelas igrejas ortodoxas como “semelhantes a apóstolos”. Eles foram lembrados pelos Ortodoxos muito antes da Igreja Ocidental, mas sempre foram celebrados nos países onde foram missionários. São especialmente homenageados pelos Tchecos, Croatas, Sérvios e Búlgaros. Eles foram originalmente celebrados na Boêmia e na Morava em 9 de março, mas o Beato Papa Pio IX (1846-78) mudou a data para 5 de julho. A sua memória foi prescrita para toda a Igreja pelo Papa Leão XIII na encíclica Grande Munus de 30 de setembro de 1880.

Antes da revisão do calendário em 1969, Cyril e Methodius foram comemorados em 7 de julho no Ocidente, e o aniversário da morte de Methodius em 6 de abril também foi comemorado. 

O Dia Memorial deles é hoje o Dia da Morte de Cyril, 14 de fevereiro, e seus nomes aparecem no martírio romanum. No Rito Bizantino são celebrados no dia 11 de maio, enquanto na República Checa e na Eslováquia são celebrados no dia 5 de julho, que em ambos os países é feriado. 

Acredita-se que 5 de julho seja a data em que chegaram à Grande Morávia em 863. Na Bulgária, eles são comemorados sozinhos em 24 de maio, que é o “Dia do Alfabeto Cirílico, do Iluminismo e da Cultura Búlgara”, e também são comemorados juntos com cinco de seus discípulos como os “Sete Apóstolos da Bulgária” em 27 de julho, que é chamado de “Dia dos Sete Santos”, Sveti Sedmotsjislenitsi . Nos tempos modernos, seu culto viu um ressurgimento, especialmente após o Concílio do Segundo Vaticano, porque agora são reconhecidos como pioneiros do uso da língua materna na liturgia e como santos patronos do ecumenismo, reverenciados pelos cristãos orientais e ocidentais.

O papa João Paulo II, em sua carta apostólica eggregiae virtutis de 31 de dezembro de 1980, proclamou Cyril e Methodius os santos padroeiros da Europa, juntamente com São Bento de Enfermia , que era assim desde 1964. Esta era uma expressão da imagem favorita do papa que A igreja deve “respirar com dois pulmões”, o leste e o oeste.

 No outono de 1999, os santos Catherine de Siena , Birgitta da Suécia e Edith Stein também foram nomeados santos padroeiros da Europa. Em 2 de junho de 1985, o Papa João Paulo II publicou o Apostoli encíclico de Savorum em Cyril Metodius. Lá, o papa escreve: “Cyrillos, a quem a morte se separou de seu irmão em 869, quando ele estava em Roma, a cidade que recebeu e ainda preserva suas relíquias com profunda veneração na basílica de San Clemente”. A fonte Infocatho escreve que o corpo de Kyrillos foi enviado de volta a Salónica em 1976 como um sinal da vontade de comunhão entre a Igreja latina e as igrejas orientais. Mas isso deve ser uma questão de apenas uma parte das relíquias.

Na arte, eles são retratados como bispos ou como monge e bispo em regalia latino ou eslavo, enquanto mantinham uma igreja entre eles, geralmente cercados por seus convertidos eslavos. Veja uma página com muitas fotos de Kyrillos e Methodios . A Universidade de SS Kyrillos e Methodios em Skopje, na República da Macedônia, e na Universidade de SS Kyrillos e Methodios, em Veliko Tarnovo, na Bulgária, carregam seus nomes. O pico de St. Cyril e o pico de St. Methodius na Ilha Livingston, nas Ilhas Shetland, na Antártica, também têm o nome dos dois irmãos.

Existem vários exemplos de santos pares de irmãos homenageados pela Igreja, e podemos citar alguns: os patriarcas Moisés e Arão, os apóstolos Pedro e André , os apóstolos Tiago, o Velho e João, os mártires Kosmas e Damião, os protomártires russos Boris e Gleb, o santo Aníbal Maria di Francia e o Servo de Deus Francisco Maria di Francia, São Paulo da Cruz e Venerável João Batista Danei, o Beato João Maria Boccardo e Aloisius Boccardo .

Fontes : Attwater (dk), Attwater/John, Attwater/Cumming, Farmer, Jones, Bentley, Lodi, Butler, Butler (II), Benedictines, Delaney, Bunson, Engelhart, Schnitzler, Schauber/Schindler, Melchers, Gorys, Dammer/ Adam, KIR, CE, CSO, Santos Padroeiros SQPN, Infocatho, Bautz, Heiligenlexikon, santiebeati.it, Stadler, en.wikipedia.org, orthodoxwiki.org, britannica.com, Viq, St. Kiefer, filhasofstpaul.com, magnificat.ca, elvis.rowan.edu, omda.bg, macedoniainfo.com, makedonija.info, mlahanas.de, carpatho-rusyn.org, madeinbulgaria.net, thor.prohosting.com,fatheralexander. org – Compilação e tradução: P.  Per Einar Odden  – Criado: 29/04/2002 22:35 – Última atualização:  18/03/2009 20:17por Webmaster – publicado em 18.03.2009 , última modificação em 01.10.2018 – 20:47…”: http://www.katolsk.no/biografier/historisk/kyrillos

================

C. SÃO VALENTIM DE ROMA

C1. Em Roma, na Via Fla­mínia, junto à ponte Mílvio, São Va­lentim (também na Folhinha do Coração de Jesus), mártir. († data inc.).

C2. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, no séc. III, São Valentim, sacerdote, martirizado por ter-se dedicado inteiramente, como sacerdote e como médico, a serviço dos cristãos aprisionados por causa da fé. (M).

C3. Em Roma, São Valentim, padre e mártir, quando do imperador Claudio. Decapitado por perseverar na fé católica, foi enterrado no lugar mesmo em que foi supliciado, por Sabinila, piedosa matrona de Roma. Conforme pág. 253: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf

C4. SÃO VALENTIM DE ROMA

Memorial

Perfil

Sacerdote em Roma, possivelmente um bispoMédicoPreso por ajudar os mártires na prisão e, enquanto lá, 

converteu o carcereiro devolvendo visão à filha do carcereiro. 

Enquanto Valentim de Terni e Valentim de Roma às vezes têm entradas separadas em martirológios e biografias, a maioria dos estudiosos acredita que são a mesma pessoa.

Existem várias teorias sobre a origem das comemorações do Dia dos Namorados relacionadas ao amor e ao sentimento. Alguns acreditam que os romanos tinham um costume de meados de fevereiro em que os meninos desenhavam os nomes das meninas em homenagem à deusa do sexo e da fertilidade, Februata Juno; os pastores “batizaram” este feriado, como alguns outros, substituindo os nomes de santos como São Valentim para suprimir a prática. Outros sustentam que o costume de enviar o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro decorre da crença de que os pássaros começam a se acasalar nessa data; em 1477, os ingleses associavam os amantes à festa de São Valentim, porque naquele dia “todo pássaro escolhe um companheiro para ele”. O costume dos homens e mulheres escrevendo cartas de amor para seus namorados começaram neste dia. Outras tradições “românticas” foram associadas a esta festa, incluindo prender folhas de louro em seu travesseiro na véspera do Dia dos Namorados para que você veja seu futuro companheiro naquela noite em seus sonhos.

Morreu

canonizado

Patrocínio

Representação

Informações adicionais

Citação MLA

C5. Ainda sobre São Valentim e o dia dos Namorados:

“… O 14 de fevereiro é conhecido no mundo todo como “o dia mais romântico do mundo”. Chamado “Valentine’s Day” (ou Dia de São Valentim), a data celebra o que é conhecido no Brasil como Dia dos Namorados. Mas por aqui ele não é comemorado hoje – aliás, nem perto disso. Desde 1948, o país celebra essa data romântica em 12 de junho. Ela coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, mas o motivo para isso tem pouco a ver com o significado religioso – foi exclusivamente comercial…

… A origem do Dia de São Valentim, celebrado nos Estados Unidos e na Europa, é muito anterior ao Dia dos Namorados no Brasil. O chamado Valentine’s Day começou a ser celebrado no século 5 – o primeiro dia oficial do santo foi declarado em 14 de fevereiro de 496 pelo papa Gelásio, em homenagem a um mártir que tinha esse nome…

… Há ao menos outras duas figuras históricas que disputaram o título de São Valentim associado a essa data. Uma delas é um bispo de uma cidade próxima a Roma – na região da atual Terni – e a outra, um mártir do norte da África. Como não se sabe muito mais informações sobre essas duas outras figuras, o padre de Roma acabou se tornando o mais conhecido São Valentim. Sucesso comercial O “Valentine’s Day” ainda rende um faturamento considerável nos Estados Unidos…”: https://universa.uol.com.br/noticias/bbc/2019/02/13/valentines-day-x-dia-dos-namorados-por-que-o-brasil-o-comemora-em-junho.htm

C6. “… São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e pelas Igrejas Orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde o celebram como Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Valentim_de_Roma

C7. – Ver ainda “Dia dos Namorados”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados

VER DIA 12 DE JUNHO

================

OUTROS SANTAS E SANTOS DE 14 DE FEVEREIRO

1. São Cirilo e Metódio. Destaque acima.

2. São Valentim. Destaque acima.

3.   Em Spo­leto, na Úm­bria, re­gião da Itália, São Vital, imor­ta­li­zado pela in­te­gri­dade da fé e pela imi­tação de Cristo. († data inc.)

4.   Em Roma, no ce­mi­tério de Pre­tex­tato, junto à Via Ápia, São Zenão, mártir. († data inc.)

5.   Em Ale­xan­dria, no Egipto, a co­me­mo­ração dos santos már­tires Bas­siano, To­niano, Proto, Lúcio, que foram lan­çados ao mar; Ci­rião, pres­bí­tero, Agatão, exor­cista, Moisés, que foram quei­mados no fogo; Di­o­nísio e Amónio, que, pas­sados ao fio da es­pada, al­can­çaram a glória eterna. († data inc.)

6.   Em Ra­vena, na Fla­mínia, hoje na Emília-Ro­manha, re­gião da Itália, Santo Eleu­cádio, bispo. († s. III)

7.   No monte Skopa, na Bi­tínia, hoje na Tur­quia, Santo Au­xêncio, pres­bí­tero e ar­qui­man­drita (Arquimandrita é um título dado pelas Igrejas orientais, sejam elas ortodoxas ou católicas, aos hegúmenos, ou aos sacerdotes celibatários que sejam dignos de honra pelos seus serviços prestados. O equivalente latino, em relação quando é dado para tais presbíteros celibatários, poderia ser o título de Monsenhor, que, desse lugar emi­nente, como de uma cá­tedra, apre­goava a fé cal­ce­do­nense com a po­tente voz das suas virtudes. († s. V).

{Arquimandrita: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimandrita}

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 470, Santo Auxêncio. Nascido na Síria de pais persas, foi inicialmente oficial da guarda imperial, renunciando a prosseguir com seus privilégios para viver no despojamento e na solidão por causa de Cristo. (M).

Santo Auxêncio. Ver páginas 250-252: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf

8*.   Co­me­mo­ração de São Nos­triano, bispo de Ná­poles, na Itália. († c. 450).

– “Em Nápoles, São Nostriano, bispo, célebre defensor da fé Católica contra as Perversidades heréticas (pelagianismo). Notável pela santidade e virtudes apostólicas, governou a Igreja de Nápoles durante dezessete anos, falecendo com a reputação de santo.”, páginas 252-253: VIDAS DOS SANTOS – 3.pdf (obrascatolicas.com)

– Ver ainda em São Quodvultdeus de Cartago (dia 19 de fevereiro) “Também no exílio fez parte da luta contra o pelagianismo, apoiando a ação do bispo São Nostriano.”: https://pt.aleteia.org/daily-prayer/segunda-feira-19-de-fevereiro/

– “… PELAGIANISMO:pelagianismo foi um conceito teológico que negava o pecado original, a corrupção da natureza humana, o servo arbítrio (arbítrio escravizado, cativo) e a necessidade da graça divina para a salvação. O termo é derivado do nome de Pelágio da Bretanha[1]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelagianismo

9.   Em Sor­rento, na Cam­pânia, re­gião da Itália, Santo An­to­nino, abade, que, de­pois de ter sido des­truído pelos Lom­bardos o seu mos­teiro, se re­tirou para a solidão. († c. 830)

– “… Enquanto servia como monge, Antonino teve que deixar seu mosteiro quando as guerras locais ameaçaram. Tornou-se um eremita reconhecido pela população local como um homem de santidade. O povo de Sorrento o convidou para se tornar o abade do Mosteiro de São Agripino. Enquanto em Monte Ângelo como eremita, ele viveu com São Catelo, ex-bispo de Castellamare. São Miguel Arcanjo o visitou na montanha. Ele repeliu um ataque dos sarracenos em Sorrento por um milagre após sua morte.

Antonino de Sorrento, OSB Abade (RM). Antonius era um monge beneditino em uma das casas filhas de Monte Cassino. Quando foi forçado a deixar seu mosteiro por causa das guerras que assolavam o país ao seu redor, tornou-se um eremita até ser convidado pelo povo de Sorrento para viver entre eles. Ele o fez como abade de Santo Agripino.

Ele agora é venerado como o patrono de Sorrento (Benedictines). Na arte, Santo Antônio é um beneditino segurando um estandarte e a muralha da cidade (Roeder)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayFebruary14.html

10.     Em Cór­dova, na Es­panha, São João Bap­tista da Con­ceição Garcia, pres­bí­tero da Ordem da San­tís­sima Trin­dade, que em­pre­endeu a re­no­vação da Ordem e a de­fendeu com in­gente ardor no meio de graves di­fi­cul­dades e ás­peras tribulações. († 1613).

– “Bem-aventurado João Batista da Conceição, da Ordem dos Trinitários… João Batista da Conceição, poucos momentos antes de falecer, pareceu mergulhar em meditação, e ouviram-no repetir baixinho: ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” páginas: 242-247: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf

– “… João García Rico ou João Batista da Conceição (Almodóvar del Campo10 de julho de 1561Córdoba14 de fevereiro de 1613) foi um sacerdote católico espanhol, reformador da Ordem da Santíssima Trindade e santo da Igreja católica.[1]”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista_da_Concei%C3%A7%C3%A3o

– “… Ainda em Espanha, São João Batista da Conceição, funda o movimento dos Trinitários Descalços (ou Descalços Espanhóis), cujo primeiro convento foi fundado em Valdepeñas (província de Cidade Real) em 1600 e seguiram-se outros oito nos cinco anos seguintes. Os trinitários descalços adotaram um hábito mais grosseiro que o usual e usavam apenas sandálias…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_da_Sant%C3%ADssima_Trindade

– “… também entre os trinitários no final do século XVI havia alguns que perceberam que grandes relaxamentos haviam sido introduzidos na disciplina dos religiosos … e que havia necessidade urgente de reforma. O líder deste movimento na Ordem Trinitária foi João Batista da Conceição. Nasceu em Almodóvar del Campo em 1561, estudou em Baeza e Toledo e tomou o hábito trinitário nesta última cidade. Em 1594 um capítulo geral da ordem aprovou uma resolução que em cada província duas ou três casas deveriam ser reservadas para o propósito de observar a regra primitiva em todo o seu rigor. Depois de dar um grande exemplo de boa observância e paciência no sofrimento, ele faleceu em Córdoba em 14 de fevereiro de 1613. Ele foi beatificado em 1819…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayFebruary14.html

11*.   Em Va­lência, na Es­panha, o Beato Vi­cente Vilar David, mártir, que, du­rante a per­se­guição re­li­giosa, aco­lheu em sua casa sa­cer­dotes e re­li­gi­osas e pre­feriu morrer a negar a fé. († 1937)

12. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no início do séc. VII, São Marão, monge que fez reflorescer o deserto da Síria. Um mosteiro construído em sua memória se destacou por seu apego à doutrina do Concílio de Calcedônia, e tornou-se o berço da Igreja Católica Maronita. (X)

13. Bem-aventurado Nicolau Pullia, dominicano. Ver “São Domingos tomou-o por companheiro e formou-o pessoalmente no mister da pregação nos seus cursos apostólicos. Após a morte do ilustre patriarca, continuou Nicolau a trabalhar para a salvação das almas, convertendo grande número delas… A doçura que o caracterizava atraiu para a ordem grande número de jovens”, páginas 248-249: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%203.pdf

14. 20 MERCEDÁRIOS DE PALERMO (INCLUINDO SÃO PEDRO NOLASCO)

Memorial

Perfil

Um grupo de vinte mercedários que, quando uma praga não especificada atingiu Palermo , na Itália , se ofereceram para cuidar dos doentes . Eles próprios contraíram a peste e morreram como mártires da caridade .

Informações adicionais

Citação MLA

15. VER SANTAS E SANTOS DE 14 DE FEVEREIRO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):

<- OntemCalendárioAmanhã ->
Cirilo (Memorial) Metódio (Memorial) São Valentim de Roma (Memorial Opcional) Nossa Senhora de Pellevoisin Nossa Senhora de Bourbourg — Abraão de Haran Alexandra do Egito Antônia de Siena Antonino de Sorrento Auxêncio da Bitínia Conran das Órcades Derien da Bretanha Eleucádio de Ravena Fortunata de Baucina Juan García López-Rico Louans de Chinon Nostriano de Nápoles Pauliano de Le Puy Teodósio de Vaison Valentim de Terni Vicente Vilar DavidVicente de Siena Vital de Spoleto20 Mercedários de Palermo Mártires de Alexandria – 16 santos Mártires de Avelino Fiorentino Flaviano Modestino Mártires de Roma Felicula vitalis Zenão Mártires de Terni Apolônio Éfebo Próculo namorados — Isabel da Pomerânia Valentim de Udine
todos esses memoriais em uma única página

16. Outras santas e santos do dia 14 de fevereiro, páginas 242-254: VIDAS DOS SANTOS – 3.pdf (obrascatolicas.com)

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

 * “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 14 de fevereiro, ver também: 14 de fevereiro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Cat70in da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 202-204. Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
  4. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
  5. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  6. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  7. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  8. The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015) 
  9. El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php  
  10. MÁRTIRES DE GRUPO: https://catholicsaints.info/14-february/                   
  11. SANTOS CATÓLICOS: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayFebruary14.html                                                                                                                                                                                                                
  12. SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p    
  13. SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg

(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)

SOBRE NOSSA SENHORA:

BIBLIOGRAFIA

1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM DEZEMBRO:

https://devotiontoourlady.com/december.html

2. FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/12_DEC.html    

https://devotiontoourlady.com/index.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/

NOSSA SENHORA E NOSSA MÃE, ROGAI POR NÓS! PROTEGEI-NOS! FAZEI-NOS SANTOS! AMÉM!

================

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!   AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS.

POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

  • SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.

Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

  • “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO

Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valorEle anseia ardentemente que o desejemos e o amemosEle aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”

– São Gregório Nazianzeno

================

* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO

            … Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados ​​e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …         

“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…” 

================

* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN

Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)

– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento

(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário.

 “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES

“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”

================

27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI

“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”

================

* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO

“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”

================

* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO

“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”

================

* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR

“… Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus, pediria que me concedesse este único milagre: que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”

================

03 de fevereiro: SÃO BRÁS

A bênção de São Brás:

“Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém.”

================

04 de fevereiro: SANTO ANDRÉ CORSINI

“Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

04 DE FEVEREIRO: SÃO JOÃO HEITOR DE BRITO

 “Meu amigo, orei a Deus. Da minha parte, fiz o que deveria fazer. Agora faça a sua parte.” 

================

04 de fevereiro: SÃO JOSÉ DE LEONESSA

Os santos muitas vezes nos incomodam porque desafiam nossas ideias sobre o que precisamos para “uma vida boa”. “Serei feliz quando…”, podemos dizer, desperdiçando uma quantidade incrível de tempo na periferia da vida. Pessoas como José de Leonissa nos desafiam a enfrentar a vida com coragem e chegar ao coração dela: a vida com Deus. 

05 de fevereiro: SANTA ÁGUEDA (AGATA)

================

06 DE FEVEREIRO: SÃO PAULO MIKI (E SEUS COMPANHEIROS MÁRTIRES)

“… A única razão pela qual morro é porque ensinei a doutrina de Cristo. Agradeço a Deus por ser por esse motivo que morro. Acredito que estou dizendo a verdade antes de morrer. Sei que vocês acreditam em mim e quero dizer mais uma vez a todos vocês: peçam a Cristo que os ajude a serem felizes. Eu obedeço a Cristo. Seguindo o exemplo de Cristo, perdoo meus perseguidores. Eu não os odeio. Peço a Deus que tenha piedade de todos e espero que meu sangue caia sobre meus semelhantes como uma chuva frutífera. – São Paulo Miki…”

================

06 DE FEVEREIRO: SÃO MATEUS CORREA

“… O general e quis obrigar o Padre MATEUS a que lhe dissesse aquilo que os rebeldes lhe tinham confessado. Como ele recusou a fazê-lo, o general mandou-o fuzilar imediatamente: «Pode fazê-lo – disse o Padre CORREA – mas o senhor sabe que um sacerdote deve guardar o segredo da confissão… Estou disposto a morrer… Mártir por ser padre e por se recusar a quebrar o sigilo do confessionário“.

================

07 DE FEVEREIRO: SANTA COLETA

“… Devemos cumprir fielmente o que prometemos

Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência…” – Santa Coleta

================

* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA

“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO

“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, fuzilado aos 14 anos).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA

“… Só há um pecado que Deus não perdoa: aquele do qual não somos capazes de nos arrepender… Santo não é aquele que “nunca pecou”. A oração, a vigilância e o mergulho da própria miséria na Misericórdia Divina é o que nos santifica. São Martiniano, rogai por nós!

“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça! Por Cristo, na unidade do Espírito Santo! Amém…”

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA

“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)

“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…

A misericórdia é ilimitada…”.

================

* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO

“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”

================

* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA

“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vidaEu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”

================

* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT

“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”

================

* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO

“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)

================

* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO

Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis ​​na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.

================

* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES

“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”

================

* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA

Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta

================

* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO

“Antes morrer que pecar!”

================

*  12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE

“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”

================

* 14 de março, Albert Einstein:

Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

  • 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:

“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”

================

  • 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:

“… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM

“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/

================

  • 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:

“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

       Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será    

     derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU

       MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

  • 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop

================

  • 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
  • “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”. 

================

* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO

“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “

================

*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!

===============

  • 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
  • PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra

indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.

  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”

================

* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO

“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender

================

* 26 DE ABRIL: SÃO RAFAEL ARNÁIZ BARÓN

“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar”. 

“Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!”

“Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.”

================

  • 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.

Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…

Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…

Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…

Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/

================

  • 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»

… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”

================

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI

“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”

================

 * 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI

“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html

================

* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.

Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;

concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.

Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!

(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)

================

  • 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:

“… A primeira e principal ocupação do cristão é combater e destruir as suas paixões e, sobretudo, aquela que mais o domina

https://minimosenfamilia.blogspot.com/2016/10/maximas-del-bto-nicolas-barre.html

  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E

OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM

            “As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu– Santo Efrém

            Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia– Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida

            Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo– Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos

            Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito– de um sermão de Santo Efrém”

================

* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…”:

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a

================

* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA

“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”– São Luís Gonzaga

“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”– São Luís Gonzaga

“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho– São Luís Gonzaga

“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”– de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga

Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos– coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga

Citação MLA

… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:

Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.

Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.

Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.

Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.

Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.

Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.

Amém.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

================

01 DE JULHO: BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI

Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus

================

04 DE JULHO: SÃO PEDRO JORGE FRASSATI

Dia a dia, diante de Deus e dos homens, aprendeu a vencer-se e a dominar-se”… «A caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais»…”

================ 

05 DE JULHO: SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA

“… Aquilo que Deus ordena parece difícil e um fardo. O caminho é difícil; você recua; você não tem desejo de segui-lo. No entanto, siga-o e você alcançará a glória” (Santo Antônio Maria Zaccaria)

================

09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS

            “Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)

            Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.

================

11 DE JULHO: SÃO BENTO

Rezar e trabalhar”. (Resumo da Regra de São Bento)

“…São Bento suportou e superou as três tentações fundamentais de cada ser humano: a tentação da auto-suficiência e do desejo de se colocar no centro, a tentação da sensualidade e, por fim, a tentação da ira e da vingança… Ele estava convencido de que, só depois de ter vencido estas tentações, ele teria podido dizer aos outros uma palavra útil para as suas situações de necessidade. E assim, tendo a alma pacificada, estava em condições de controlar plenamente as pulsões do eu, para deste modo ser um criador de paz em seu redor. Só então decidiu fundar os seus primeiros mosteiros…  A oração é em primeiro lugar um ato de escuta (Prol. 9-11), que depois se deve traduzir em ação concreta. O Senhor aguarda que nós respondamos todos os dias com os fatos aos seus ensinamentos…

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080409.html

================

14 DE JULHO: SÃO CAMILO DE LELLIS

PENSE BEM. FALE BEM. FAZE BEMEssas três coisas, pela misericórdia de Deus, farão o homem ir para o céu– São Camilo de Lellis

================

* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA

… GUIA-ME, SENHOR, NO TEU CAMINHO, PARA QUE EU POSSA ANDAR NA TUA VERDADE… ” (São Boaventura)

“… Maria procura aqueles que se aproximam dela com devoção e reverência…  aqueles que ela ama, nutre e adota como seus filhos…” – São Boaventura

“Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome…(São Boaventura)” (Papa Bento XVI, Audiência de 17.03.2010 sobre São Boaventura: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100317.html

================

16 DE JULHO: NOSSA SENHORA DO CARMO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO:

“Ó Bem-aventurada, e Imaculada Virgem Maria, resplandecente honra e glória do Carmelo, Vós que vos dignais contemplar com especial generosidade aqueles que estão vestidos com o vosso santo Escapulário, lançai sobre mim um olhar de terna bondade e cobri-me com o manto da vossa proteção. Fortalecei minha fraqueza com vosso poder, iluminai com vossa sabedoria a escuridão de minha mente. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade; revesti minha alma com tais graças e virtudes que a tornem sempre agradável a vosso Divino Filho e a vós. Assisti-me, socorrei-me, durante a vida e consolai-me na hora da morte. Ficai perto de mim nesse momento supremo e apresentai-me à Santíssima Trindade como seu filho e seu fiel servo, para que eu seja admitido para louvar e bendizer a Deus convosco eternamente no Céu. Amém.”

Ó Deus, que honrastes a Ordem dos Carmelitas com o título particular da bem-aventurada Virgem Maria, Vossa Mãe, concedei-nos misericordiosamente que, amparados por suas orações, cuja comemoração celebramos hoje com ofício solene, mereçamos chegar à alegria eterna. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.

            Recomendações aos carmelitas:

É muito desejável que as pessoas em todos os lugares se juntem a esta confraria, para a honra de Maria e para a salvação das almas, por uma vida adequada a esse fim.

            Para participar dos méritos da congregação, todo membro deve:

  1. Evitar o pecado e, de acordo com seu estado de vida, viva castamente.
  2. Rezar todos os dias, se possível, sete vezes, Pai NossoAve Maria e Glória ao Pai .
  3. Esforçar-se para servir a Deus venerando Maria e imitando suas virtudes.

Essas regras, é verdade, não são obrigatórias sob pena de pecado, mas a violação delas nos priva de todo mérito; e isso não é algo a ser levado em consideração? “Quem semeia pouco, pouco também ceifará.” (II Coríntios 9:6)

================

* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:

… Santo Ambrósio, ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras:Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado” (homilia do Papa Bento XVI sobre Santo Ambrósio)

================

21 de Julho: SÃO LOURENÇO BRÍNDISI

: «Oh, se considerássemos esta realidade! — exclama — ou seja, que Deus está verdadeiramente presente em nós, quando lhe falamos na oração; que Ele realmente ouve a nossa prece, mesmo que oremos simplesmente com o coração e com a mente. E que não só está presente e nos ouve, mas pode e deseja condescender de bom grado e com o máximo prazer às nossas exigências» (Papa Bento XVI em https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110323.html )

* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO

Ouça o apelo de Deus: Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.

… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado. 

O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/

================

* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…

================

* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório

Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório

… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo

================

* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão. 

Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces. 

Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.

– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney

================

07 de agosto: SÃO CAETANO

“Todos os prazeres desta vida são enganosos, porque não satisfazem, mas apenas incham; Somente Deus, que fez nossos corações, pode enchê-los de consolações.” – São Caetano

================

08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)

================

09 DE AGOSTO: SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ

“… Aprenda com Santa Teresa a depender somente de Deus e servi-lo com um coração totalmente puro e desapegado. Então, como ela, você poderá dizer ‘não me arrependo de ter me entregado ao Amor’…” Santa Teresa Benedita da Cruz

================

10 DE AGOSTO: SÃO LOURENÇO

“…O grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura…” (Santo Agostinho sobre São Lourenço)

================

* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS

“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”– Santa Clara de Assis

================

* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL

“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade

 MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal

================

* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE

“… AVE-MARIA!”:  esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html

================

18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI

“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”

================

* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO

O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente

================

* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta– São Bernardo de Claraval https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091021.html

Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,

fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]

“…Todas as manhãs Bernardo se perguntava: “Por que vim aqui?”, e então se lembrava de seu principal dever – “levar uma vida santa” …

================

* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X

Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre

“… Caros irmãos e irmãs, São Pio X ensina-nos a todos que na base da nossa obra apostólica, nos vários campos em que trabalhamos, deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, que se há-de cultivar e aumentar dia após dia. Eis o cerne de todo o seu ensinamento, de todo o seu compromisso apostólico. Somente se formos apaixonados pelo Senhor, seremos capazes de conduzir os homens a Deus, de os abrir ao seu Amor misericordioso e, deste modo, de abrir o mundo à misericórdia de Deus…” (Papa Bento XVI): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100818.html

================

* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA

Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)

================

* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS

            À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”

O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”

O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema

O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema

Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema

Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema

Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema

Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema

Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema

Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema

NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO

– São Poema

Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema

A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema

Citação MLA

================

27 DE AGOSTO: SANTA MÔNICA

“Nada está longe de Deus.” – Santa Mônica

================

* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO

“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho

            Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho

O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho

Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus– Santo Agostinho

Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho

Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus– Santo Agostinho

Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho

Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia. 

– Santo Agostinho

Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas– Santo Agostinho

Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho

            Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”

* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO

“…Trabalhar já é bom,
  Melhor ainda é orar;
O melhor – amar teu Deus,
  E nem uma palavra a dizer.

    – do alemão de Angelus Silesius

… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):

{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }

================

04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI

Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse

Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina

================

02 DE SETEMBRO: SÃO SIMEÃO ESTILITA

“… Ele exortou as pessoas com veemência contra o horrível costume de xingar; como também, observar estrita justiça, não tomar usura, ser assíduo na igreja e na santa oração, e orar pela salvação das almas…”

================

03 DE SETEMBRO: SÃO GREGÓRIO MAGNO

“… A humildade intelectual é a regra primária para quem procura penetrar as realidades sobrenaturais, começando pelo do Livro sagrado…

… Sensibilizava-o intimamente a humildade de Deus, que em Cristo se fez nosso servo, nos lavou e lava os pés sujos…” (Papa Bento XVI):

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080604.html

================

04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA

“… Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.

Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.

Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}

================

05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ

“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá

================

09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER

Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver

Para fazer a vontade de Deus, o homem deve desprezar a sua; quanto mais morrer para si mesmo, mais viverá para Deus– São Pedro Claver

================

13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

            “… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu):  {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }

            “…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…

            Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo

================

  • 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:

“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carneSanta Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”

Não devemos desejar nada além do que nos vem de momento a momento”, disse Santa Catarina a seus filhos espirituais, “não nos exercitando menos para o bem. Pois aquele que não se exercitasse assim e esperasse o que Deus envia, tentaria a Deus (QUEM NÃO SE EXERCITAR PARA O BEM E ESPERAR O QUE DEUS ENVIA, TENTARÁ A DEUS).

================

* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO

Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/

================

* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO

… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino

               Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” …  As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …

{Audiência Geral:  https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html}”:

================

17 DE SETEMBRO: SANTA HILDEGARDA

“… O homem existe na forma masculina e feminina. Hildegarda reconhece que nesta estrutura ontológica da condição humana se radica uma relação de reciprocidade e uma substancial igualdade entre homem e mulher. Mas na humanidade habita também o mistério do pecado e ele manifesta-se pela primeira vez na história precisamente nesta relação entre Adão e Eva. Ao contrário de outros autores medievais, que viam a causa da queda na debilidade de Eva, Hildegarda vê-a sobretudo na excessiva paixão de Adão em relação a ela…” (Papa Bento XVI: http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_letters/documents/hf_ben-xvi_apl_20121007_ildegarda-bingen.html

================

18 DE SETEMBRO: SÃO JOSÉ DE CUPERTINO

“… Claramente, o que Deus quer acima de tudo é a nossa vontade que recebemos como um dom gratuito de Deus na criação e possuímos como se fosse nossa. Quando um homem se treina para atos de virtude, é com a ajuda da graça de Deus de quem vêm todas as coisas boas, que ele faz isso. A vontade é o que o homem tem como sua única posse…” 

================

* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE

“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade

Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdadeque o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversãoO verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html

================

* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA

Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono. 

Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes. 

Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas. 

Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade. 

Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga. 

Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia. 

Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor. 

Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor. 

Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio! 

Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração. 

Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor. 

Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais. 

Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade. 

(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)

================

* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO

“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER. 

– São Vicente de Paulo

Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio– São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!

O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ​​ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo

================

SÃO LOURENÇO RUIZ DE MANILA: 28 DE SETEMBRO

“… Sou cristão, e morrerei por Deus, e por ele darei muitos milhares de vidas se as tivesse. E então, faça comigo o que quiser…”

================

* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO

“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma. 

No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver. 

Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes

Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}

{https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}

================

* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS

“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade

…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos… 

… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…

… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…– Santa Teresa de Lisieux

================

* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA

“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)

================

03 DE OUTUBRO: PROTOMÁRTIRES DO BRASIL

SANTO ANDRÉ DE SOVERAL, SANTO AMBRÓSIO FRANCISCO, SÃO MATEUS MOREIRA E OUTROS

Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento!” (SÃO MATEUS MOREIRA) Ele é chamado de “Mártir da Eucaristia” e desde 2005 é o santo padroeiro dos dispensadores de comunhão extraordinária (Ministros da Eucaristia).

http://www.katolsk.no/biografier/historisk/aferro

================

* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS

“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis

================-

* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA

“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”

{https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20000430_faustina.html }

================

08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA

1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.

2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas

3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:

================

*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN

“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:

Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
O Sonho de Gerôncio )…:
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html

==============

10 DE OUTUBRO: SÃO TOMÁS DE VILANOVA

: “Se há pessoas que se recusam a trabalhar, isso é para as autoridades lidarem. Meu dever é ajudar e aliviar aqueles que vêm à minha porta

================

* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII

“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)

================

13 de outubro: SÃO TEÓFILO DE ANTIOQUIA

“Mas se você me disser – escreveu Teófilo de Antioquia: – Mostre-me seu Deus, eu lhe direi: Mostre-me seu homem, e eu lhe mostrarei meu Deus

…Deus se mostra àqueles que podem vê-lo, quando eles abrem os olhos da alma.

================

* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA

“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”

================

* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:

  • Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  • Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
  • Eu os consolarei em todos os seus problemas.
  • Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
  • Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  • Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
  • Almas mornas se tornarão fervorosas.
  • Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
  • Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
  • Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
  • Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
  • O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.

================

16 DE OUTUBRO: SÃO GERALDO MAJELLA

“… Seu último testamento consistia no seguinte pequeno bilhete na porta de sua cela : “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto Deus quiser” …” (São Geraldo Majella)

================

* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm

================

* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara). 

================

* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ

“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…

… A alma é uma semente que Deus semeia no campo da Igreja; para produzir frutos, deve morrer sob os golpes de dores, tristezas, contradições e perseguições…” – São Paulo da Cruz

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO

Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II

Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)

“…O SEU SACERDÓCIO PARTICULAR A PARTIR DE TRÊS PALAVRAS DO SENHOR…

Em primeiro lugar, esta: “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça” (Jo 15, 16).

A segunda palavra é: “O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10, 11).

E finalmente: “Assim como o Pai me tem amor, assim eu vos amo a vós. Permanecei no amor” (Jo 15, 9).

Vemos nestas três frases toda a alma do nosso Santo Padre.  (Cardeal Joseph Ratzinger)

https://www.vatican.va/gpII/documents/homily-card-ratzinger_20050408_po.html

================

23 de outubro: SÃO JOÃO DE CAPISTRANO

“… Imagine ter nascido no século XIV. Um terço da população e quase 40 por cento do clero foram dizimados pela peste bubônica.

 O Cisma Ocidental dividiu a Igreja com dois ou três pretendentes à Santa Sé ao mesmo tempo.

Inglaterra e França estavam em guerra. As cidades-estados da Itália estavam constantemente em conflito…”

Constantinopla havia caído em 1453…

Aí viveu São João de Capistrano (1386-1456)

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober23.html#1456_St._John_of_Capistrano_Initiative_Organization_Activity OU Saint of the Day October 23 (lngplants.com)

================

            24 DE OUTUBRO: SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET

Quando vejo a necessidade de ensino divino e como as pessoas estão famintas para ouvi-lo, fico com vontade de sair correndo pelo mundo, pregando a Palavra de Deus. Não tenho descanso. Minha alma não encontra outro alívio senão para correr e pregar. “…: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober24.html#1870_St._Anthony_Mary_Claret_archbishop

================

25 de outubro: SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO

“… Antônio “cumpriu sua missão religiosa”. consagração, dedicando-se com amor e devoção aos aflitos, aos sofredores e aos escravos de sua época no Brasil. A sua fé autenticamente franciscana, vivida evangélica e apostolicamente no serviço ao próximo, continuou o Papa, será um estímulo para imitar este ‘homem de paz e caridade’…” (São João Paulo II): https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober25.html#

================

          27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO

“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

03 de novembro: SÃO MARTINHO DE PORRES

“… Martinho, com o exemplo da sua vida, mostra-nos que é possível alcançar a salvação e a santidade através do caminho que Cristo ensina: se acima de tudo amarmos a Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento; e, em segundo lugar, se amamos o próximo como a nós mesmos (Cf. Mt 22, 36-38) …” (São João XXII, na homilia de canonização de São Martinho de Porres em 06 de maio de 1962)

https://www.vatican.va/content/john-xxiii/es/homilies/1962/documents/hf_j-xxiii_hom_19620506_martino-porres.html

================

10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO

“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno

================

11 de novembro: SÃO MARTINHO DE TOURS

“… Senhor, se o seu povo ainda precisa de mim, estou pronto para a tarefa; sua vontade seja feita…”

================

14 DE NOVEMBRO: SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ – que ele repetia muitas vezes: “A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma por caridade, e os apetites irregulares pela abstinência e penitência”.

================

15 de novembro: SANTO ALBERTO MAGNO

“…É pelo caminho do amor, que é a caridade, que Deus se aproxima do homem e o homem de Deus. Mas onde não há caridade, Deus não pode habitar. Se, então, possuímos caridade, possuímos Deus, pois “Deus é Caridade.”…”

 (1 João 4:8) – Santo Alberto Magno

================

16 DE NOVEMBRO: SANTA GERTRUDES

“Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Ó Sagrado Coração de Jesus, fonte da vida eterna, o Teu Coração é uma fornalha ardente de Amor. Tu és meu refúgio e meu santuário. Ó meu adorável e amoroso Salvador, consome meu coração com o fogo ardente com que o teu está inflamado. Derrama sobre minha alma as graças que brotam do Teu amor. Que meu coração se una ao Teu. Que a minha vontade seja conforme a Tua em todas as coisas. Que Tua Vontade seja a regra de todos os meus desejos e ações…” – Santa Gertrudes

================

23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ

“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”

================

O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER

“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”

            “… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”. 

================

04 DE DEZEMBRO: SÃO JOÃO DAMASCENO

” … Hoje gostaria de falar de João Damasceno, uma personalidade de primária importância na história da teologia bizantina, um grande doutor na história da Igreja universal. Ele é sobretudo uma testemunha ocular da passagem da cultura cristã grega e síria, compartilhada pela parte oriental do império bizantino, à cultura do islão…

… Deus quer descansar em nós, deseja renovar a natureza também através da nossa conversão, quer fazer-nos participar da sua divindade

… (Papa Bento XVI)”: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20090506.html

================

05 DE DEZEMBRO: SÃO SABAS

Sacrificar-te-ei por minha própria vontade e louvarei o teu nome.”

“… Se você deseja ser um verdadeiro filho de Deus, siga a Cristo e Seus santos. Antes de todas as coisas, pratique as boas obras que são ordenadas, e então também aquelas que não são ordenadas, mas que são agradáveis ao seu Deus. Você diariamente tem oportunidades de fazer isso; fazer uso disso…” {https://catholicsaints.info/weningers-lives-of-the-saints-saint-sabas-abbot-and-confessor/}

================

07 DE DEZEMBRO: SANTO AMBRÓSIO

Ninguém se cura ferindo o outro– Santo Ambrósio

            Nossas próprias más inclinações são muito mais perigosas do que quaisquer inimigos externos– Santo Ambrósio

================

* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ

“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”

================

* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO

“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”

================

* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…” 

================

23 DE DEZEMBRO: SÃO JOÃO CÂNCIO

Lute contra todo erro, mas faça-o com bom humor, paciência, bondade e amor. A aspereza prejudicará sua própria alma e estragará a melhor causa– São João de Kanty

================

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.

A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo.

Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.

São José, rogai por nós!

(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai

também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,

ROGUEM POR NÓS!   

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

================

  • APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
    • POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
    • POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
    • ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
    • UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
    • QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …

DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!

OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

                                                         ================                                  

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado“!

“GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO O MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!”

JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”

ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!

================

11.12.2023 – CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,

PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO

            MEU JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é MEU DEUS, minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor e CONSAGRO-LHE A MINHA VIDA E A MINHA MORTE levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude, buscar a paz e entrar pela porta estreita (Mt 7,13-14). Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e LIVRE-ME DE PENSAMENTOS MAUS E VÃOS, DESORDENADOS E ESTRANHOS (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24) e decisão; purifique meu coração, ilumine minha inteligência e entendimento, inflame minha vontade e dê-me forças para segui-lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Eu confio no Senhor! DECIDO-ME A SEGUI-LO! QUERO E COLOCO O SENHOR COMO CENTRO DA MINHA VIDA. Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. Ajude-me a DESEJAR, QUERER E AGIR para consagrar SEMPRE ao Senhor minha vida e minha morte, me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!

Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento numa INTENSA VIDA DE ORAÇÃO, PENITÊNCIA, MORTIFICAÇÃO, DOAÇÃO DE MIM E VIDA SACRAMENTAL; dê-me a virtude, o amor pelo Senhor, O QUE EU PRECISO! Livre-me do ressentimento, da ira ou cólera, do mau-humor. Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) SEGUNDO O ESPÍRITO, EVITANDO, RESISTINDO, AFASTANDO E CORTANDO o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver SEM reclamar, estressar, falar alto, alterar, ciúme; a aceitar pacientemente tudo o que me acontece, aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, a silenciar, a oferecer-me. Livre-me da hipocrisia, da indecisão e não me (nos) deixes (deixeis) cair nas tentações! Ajude também a família! Ajude-me a cumprir as promessas do Batismo, que RENOVO:

EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA  FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, a satanás, às suas pompas, suas obras e seus gozos; renuncio ao pecado, às paixões, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira ou cólera, ao ciúme, ao desejo de ser retribuído, aos vícios, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! Decido-me a seguir o Senhor no caminho da santidade, para sempre, com a graça de Deus, sendo misericordioso! AJUDE-ME A SER DECIDIDO E SANTO! OBRIGADO, JESUS!

DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS E DECISÕES PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DE FAZÊ-LO e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do SENHOR, MEU PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, MEU SENHOR E MEU DEUS! ME ABRACE E PERMITA QUE EU FIQUE NO SEU COLO, SEGUINDO JESUS E ALEGRANDO O DIVINO ESPÍRITO SANTO, SENDO SANTO, COM A BÊNÇÃO DA MÃE MARIA! MUITO OBRIGADO, MEU PAI! OBRIGADO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

MINHA MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a renunciar ao pecado, controlar-me, recompor-me, mortificar-me, educar e subordinar as paixões, abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união, a ser santo!

            Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, SENDO DE JESUS E FAZENDO O QUE ELE MANDAR, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL. MÃE, ME AJUDE! OBRIGADO MINHA MÃE!

            MINHA MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.

ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!

            MUITO OBRIGADO À SENHORA, MINHA MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!

SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!

ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS E A FAZER O QUE ELE MANDAR!

TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!

VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! FAÇA-NOS SEUS FILHOS, MÃE! OBRIGADO MÃE!

“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08 – 1090-1153]

«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)

“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO
NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxiliadora dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos
e recorremos a vós! Amém! OBRIGADO, MÃE!” (Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada): https://noticias.cancaonova.com/brasil/comheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/ 

MEU SÃO JOSÉ, ROGUE POR NÓS! MUITO OBRIGADO, SÃO JOSÉ!

            SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR, SEGUI-LO, SEMPRE O ALEGRAR E NUNCA O DESGOSTAR!

QUE SEMPRE TENHAMOS O CORAÇÃO ABERTO PARA O SENHOR, PAI AMADO!

            Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!

OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-NOS A GRAÇA DE SERMOS PACIENTES TAMBÉM!

            AJUDE-NOS A NOS PREPARARMOS PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A NOSSA HORA! MOSTRE -NOS O QUE E COMO FAZER, PAI!

            E MAIS: INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA, VONTADE, AFETIVIDADE E TODO O NOSSO SER PARA FAZÊ-LO! O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

            OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!

            EU, COM A VOSSA GRAÇA, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, ME OFEREÇO EM SACRIFÍCIO VIVO CONSAGRANDO-LHE MINHA VIDA E MINHA MORTE! (Rm 12,1-2)

            SENHOR, ME MOSTRE A PORTA ESTREITA PELA QUAL DECIDO-ME A PASSAR COM A SUA GRAÇA! (Mt 7,13-14 e Lc13,24). INTERFIRA EM MEU SER PARA EU DESEJAR, QUERER E AGIR DO JEITO QUE O SENHOR MOSTRAR E ENTRAR PELA PORTA ESTREITA! PEÇO AO SENHOR POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! OBRIGADO, SENHOR!

            GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO MOMENTO AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!

            PAI, CONCEDA-ME/NOS A GRAÇA DE ABRAÇÁ-LO, FICAR NO SEU COLO, AGRADANDO O ESPÍRITO SANTO E SEGUINDO JESUS COM A BÊNÇÃO DA MÃE! OBRIGADO!

            PAI, TUDO ESTÁ NA MÃO DO SENHOR! TUDO O QUE ACONTECE É PORQUE O SENHOR PERMITE. SÓ O SENHOR É SENHOR! TUDO DEPENDE DA TERNURA DO AMOR DO SENHOR!

ENTREGO-LHE O QUE É MEU! POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO, PAI!

            BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!

PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…

Virgem Formosa, oh Mãe Querida

Tu és minha vida, vela por mim

e quando um dia deixar a terra

leva-me, Mãe, junto de ti,

leva-me Mãe, leva-me ao céu,

ficar não posso longe de Ti…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim os teus olhares

se me amparares me salvarei

Mesmo que as ondas, subam aos céus

e que furioso brame o mar

se tu diriges minha barquinha

não tenho medo, de naufragar

Mas se na luta, a nau vacila

e se enlanguesce minha ardente fé…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim teus olhares

se me amparares me salvarei!

Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril; também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)

MUITO OBRIGADO!