Santas e Santos de 31 de maio de 2024

DESTAQUES DE 31 DE MAIO: FESTAS DE NOSSA SENHORA EM 31 DE MAIO

A. VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA

B. NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

C. NOSSA SENHORA DO AMOR DIVINO (MÃE DO BELO AMOR)

D. NOSSA SENHORA RAINHA (31 de maio e 22 de agosto)

E. NOSSA SENHORA MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS (Ver também dia 11 de novembro de 2023: 2º sábado de novembro. Ver também 27 de novembro)

F. OUR LADY OF BANNEUX – NOSSA SENHORA DE BANNEUX

F. OUR LADY OF ALL NATIONS – NOSSA SENHORA DE TODAS AS NAÇÕES

H. OUR LADY OF SUFFERING, CHURCH OF ST. GERVASE, PARIS – NOSSA SENHORA DO SOFRIMENTO

================

A. VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA

A1. Festa da VI­SI­TAÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA

– Conforme o Diretório da Liturgia da CNBB de 2024, 31 de maio, VISITAÇÃO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, Festa.

Em que a Mãe de Deus foi ao en­contro da sua pa­renta Isabel, que em avan­çada idade tinha con­ce­bido um filho, e a saudou. No feliz en­contro das duas fu­turas mães, o Re­dentor que vinha ao mundo san­ti­ficou o pre­cursor ainda no seio da sua mãe, e Maria, res­pon­dendo à sau­dação de Isabel e exul­tando na ale­gria do Es­pí­rito Santo, deu glória ao Se­nhor com um cân­tico de louvor, o “Magnificat”.

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico de 31 de maio, Festa da Visitação da Santa Virgem Maria. Habitada pela presença divina e saudada como a Arca da Nova Aliança por sua prima Isabel, grávida, a quem ela tinha vindo prestar seus serviços. Nossa Senhora respondeu com o “Magnificat”, em que exalta as maravilhas de Deus Todo-Poderoso em Sua serva, sua misericórdia para com os pobres e sua fidelidade para com os pobres e sua fidelidade para com Israel. (R)

A2. Ver também 02 de julho: NO “VIDA DOS SANTOS deste dia 02 de julho”: É LEMBRADO NESTE 02 DE JULHO A VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA A SANTA ISABEL. Por que se estabeleceu no dia de hoie, 2 de julho, a festa da Visitação? Porque se crê que seja o último dia de Maria em casa de Isabel.

A3. A VISITAÇÃO. Ver páginas 122-133: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

Observação: Buscando combinar o calendário, Maria teria ficado com Isabel de 31 de maio a 02 de julho.

A4. Visitação da Virgem Santa Maria. “… A Festa de Visitação começou a ser celebrada no século XIII, pelos Franciscanos.

Bonifácio IX (1389-1384) introduziu-a no calendário universal da Igreja. Tradicionalmente celebrada a 2 de Julho, a festa foi antecipada pelo novo calendário para o dia 31 de Maio, ficando assim entre a Solenidade da Anunciação (25 de Março) e o Nascimento de João Batista (24 de Junho).

Depois da Anunciação, Maria foi visitar a prima Isabel, partilhando com ela a alegria que experimentava perante as “maravilhas” n´Ela operadas pelo Senhor. Impele-a também a essa visita a sua caridade feita disponibilidade e discrição.

Para Lucas, Maria é a verdadeira Arca da Aliança, a morada de Deus entre os homens. Isabel reconhece esse fato e reverencia-o. Toda a visitação de Maria é um acontecimento de Jesus…”: https://www.dehonianos.org/portal/visitacao-da-virgem-santa-maria0/

A5. “…Em 1389, o papa Urbano VI, com o objetivo de terminar o Grande Cisma do Ocidente, a inseriu no calendário romano, para celebração em 2 de julho[1].

No calendário tridentino, era uma festa dupla. Quando o missal do papa Pio V foi substituído pelo de Clemente VIII em 1604, a Visitação se tornou uma festa dupla de segunda classe. Ela permaneceu assim até que o papa João XXIII a recassificou como um festa de segunda classe em 1962. Ela continuou a ser comemorada no dia 2 de julho, o dia depois da oitava seguinte à festa do nascimento de João Batista, que estava ainda no ventre de Isabel na época da Visitação.

Em 1969, porém, o papa Paulo VI a moveu para 31 de maio, “entre a Solenidade da Anunciação do Senhor (25 de março) e a do Nascimento de João Batista (24 de junho), para que ela se harmonize melhor com o relato do Evangelho[2].

Os católicos romanos que se utilizam do calendário pré-1969 (os chamados vétero-católicos) e os anglicanos, que se utilizam do Livro de Oração Comum (Book of Commom Prayer), de 1662, comemoram a festa em 2 de julho. Assim também o fazem os católicos da Alemanha e a Igreja Luterana…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Visita%C3%A7%C3%A3o”:

A6. MARIA A MÃE DE JESUS “… Maria (em hebraico: מִרְיָם; romaniz.: Miriam; em aramaicoMaryām; em árabe: مريم; romaniz.: Maryam; em grego coiné: Μαριας ou Μαριαμ),[4] também conhecida como Maria de Nazaré e chamada pelos católicos e ortodoxos de Virgem Maria, de Santíssima Virgem e de Nossa Senhora, foi a mulher israelita [5] de Nazaré, identificada no Novo Testamento e no Alcorão como a mãe de Jesus através da intervenção divina.[6] 

Jesus é visto como o messias — o Cristo — em ambas as tradições, dando origem ao nome comum de Jesus Cristo. Maria teria vivido na Galileia no final do século I a.C. e início do século I d.C., é considerada pelos cristãos como a primeira adepta ao cristianismo…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_(m%C3%A3e_de_Jesus)

A7. ISABEL Isabel (do hebraico: אֱלִישֶׁבַע / אֱלִישָׁבַע “Meu Deus jurou”; hebraico padrãoElišévaʿ ~ ElišávaʿTiberianoʾĔlîšéḇaʿ ~ ʾĔlîšāḇaʿ) (em árabe: إليزابيث, Ilizabith) é uma personagem do Novo Testamento da Bíblia, mencionada no Evangelho segundo Lucas como esposa do sacerdote Zacarias e mãe de João Batista.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_(B%C3%ADblia)

                                               ================

B. NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

B1. Conforme o Diretório da Liturgia da CNBB 2024, na Diocese de Pinheiro (MA), NOSSA SNHORA DO SAGRADO CORAÇÃO, Padroeira diocesana, festa. Na Catedral: Titular, Solenidade.

B2. No Martirológio Romano-Monástico, festa de NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, titular da DIOCESE BRASILEIRA DE PINHEIRO (MARANHÃO).

B3. NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO (em francês Notre Dame du Sacré Coeur; em espanhol, Nuestra Señora del Sagrado Corazón; em inglês, Our Lady of the Sacred Heart; em italiano, Nostra Signora del Sacro Cuore). A devoção mariana é um título dado à Santíssima Virgem Maria pelo padre Julio Chevalier em 1857. Na iconografia, Maria mostra o coração de seu filho enquanto Jesus aponta para sua mãe…

ORAÇÃO: Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino Filho vos concedeu sobre seu Coração adorável. Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos implorar a vossa proteção. Sois Celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e Nossa Senhora do Sagrado Coração | Paróquia de Nossa Senhora do ...misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra; concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Mãe, não nos recuseis coisa alguma, e já que sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las. Amém.
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós
.[4]: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o

B4. “… Nossa Senhora do Sagrado Coração e São José. Quando Chevalier fez sua promessa pedindo um sinal de Deus para discernir se a fundação de uma nova Congregação era da vontade de Deus ou não, prometeu à Virgem Maria que ela seria honrada de uma maneira especial no novo Instituto. Desse modo, passados alguns anos, e com a aprovação da Santa Sé, Chevalier quis dar à Maria o título de Nossa Senhora do Sagrado Coração, cuja imagem representa Maria tendo o menino Jesus nos braços. O menino traz no peito a imagem do seu Sagrado Coração e Maria aponta para este Coração, representando assim a íntima relação de ambos: Maria apresenta ao mundo o Coração de Jesus e o Coração de Jesus ao mundo. De igual forma, desde o início, Chevalier nutria profunda confiança na intercessão de São José, esposo de Maria.

Isso é preservado até a atualidade, como afirmam as Constituições dos MSC: Porque Maria está intimamente unida ao mistério do Coração de seu Filho, nós a invocamos, a exemplo de nosso Fundador, sob o título de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Ela conheceu as insondáveis riquezas de Cristo; ela estava repleta de seu amor; ela nos conduz a ele apontando o seu Coração, fonte de um amor sem limites, que dá origem a um mundo novo. Nós honramos também a São José, e nos colocamos sob sua proteção. Fiel e justo, ele estava intimamente unido a Jesus e a Maria no amor. (Const. MSC 18-19)[2]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mission%C3%A1rios_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o#:~:text=A%20Sociedade%20dos%20Mission%C3%A1rios%20do,8%20de%20dezembro%20de%201854.

Antes y después del cambio.B5. “… Chevalier estabeleceu vários objetivos, com a nova invocação – honrar o amor, a obediência de Jesus a Maria1. Reconhecer e propagar o poder suplicante que Cristo deu a Maria sobre seu próprio Coração.
2. Ensinar que o Coração de Maria nos leva ao Coração de Jesus.
3. Juntar-se a Maria em seu louvor e adoração ao Coração de Jesus.
4. Confiar a Ele todas as causas difíceis e desesperadas, espirituais e materiais… A imagem teve que ser mudada…  a imagem do Padre Chevalier foi proibida e sua mudança foi ordenada, de modo que a Criança “se ergueria” nos braços de Maria e seria Ela quem o apontaria para Ele, já que o objetivo final de toda devoção é Jesus Cristo. A variante mais conhecida é aquela em que Maria segura o Coração da Criança no peito da criança, às vezes ela também carrega seu próprio coração… na igreja de La Merced em Guadalajara, há uma imagem como era originalmente…”: https://www.religionenlibertad.com/santo_de_hoy/57043/nuestra-senora-del-sagrado-corazon-jesus.html

B6. “…HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

Foi no século XIX que o padre Chevalier desenvolveu sua vida espiritual e fez seu trabalho. Era um tempo de devoção mariana. “A Jesus por Maria” era um adágio cristão que penetrara na vida do povo, chamando-o às devoções marianas de forma mais eficaz do que às doutrinas que hoje são consideradas mais “teológicas e litúrgicas”. Jesus e Maria apareceram muito mais unidos do que agora em qualquer oração ou prática de piedade.

Padre Chevalier escreveu: “Pouco depois de eu ser batizado, minha mãe me levou à igreja e me consagrou à Santíssima Virgem e ao Coração de Jesus. Muitas vezes, especialmente em seus últimos anos, ela adorava me contar repetidamente aquela cena cativante, que sua mente e coração revestiam de uma coloração verdadeiramente poética.”

Quando, ainda estudante, o padre Chevalier teve a ideia de formar uma associação de seminaristas, denominou-a de Cavaleiros do Sagrado Coração e de Maria. Mais tarde, convencido de que Deus lhe pedia para fundar um grupo de missionários, começou por rezar uma novena a Nossa Senhora, em colaboração com um dos seus primeiros companheiros, o P. Maugenest. Na ocasião, ambos fizeram uma promessa caso sua oração fosse ouvida: difundiriam a devoção ao Coração de Cristo e tornariam Maria “conhecida e amada de modo especial por todos os meios possíveis”.

Em duas ocasiões, ao final de sua novena a Nossa Senhora, obtiveram tantas promessas generosas (financeiras) que tornaram possível seu trabalho. É natural que anos mais tarde se possa dizer: “Nossa Senhora fez tudo em nossa congregação“.

Era também lógico que, ao propor anunciar aos homens o amor do Coração de Cristo e tentar fazê-los crer e responder a esse amor, o Padre Chevalier recorresse a Maria. Como consequência, ele e seus companheiros começaram a pensar em Maria e a falar de Maria, chamando-a de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Naqueles tempos, as novas evocações e devoções especiais tinham uma importância peculiar e maior do que agora na prática religiosa do povo. Por essa razão, não é surpreendente que nos relatos da descoberta do novo título e do estabelecimento da nova devoção haja um certo ar de excitação ou atmosfera emocional. Qualquer nova devoção precisava ser aprovada pela Santa Sé e, por isso, não faltavam observadores suspeitos, atentos a possíveis desvios tanto na doutrina quanto na prática.

O padre Chevalier sabia disso de cor, por experiência. Então, antes de lançar a ideia, ele pensou muito e orou muito.

Durante o verão de 1857, o padre Chevalier e seus companheiros, em um momento de descanso comunitário, discutiram planos e ideias sobre a nova igreja que estavam construindo. O fundador perguntou aos outros o que achavam do título com que a Virgem deveria ser venerada no futuro santuário.

Foram várias propostas.

É claro que ele já havia decidido, ou quase decidido, depois de suas longas reflexões. Ele falou em homenagear Nossa Senhora com o título de Nossa Senhora do Sagrado Coração, explicando. Para ele, esse título indicava que Maria havia sido preferida entre todas as mulheres pelo amoroso Coração de Deus; que ela estava destinada a ser a mãe dos homens, a conduzi-los ao Coração de seu Filho; que, em suma, era ela: nossa poderosa advogada diante do coração de seu divino Filho. A ideia era clara e fácil de entender. Estavam todos animados.

No início de 1861, quando se preparava a inauguração da primeira parte das obras, o padre Chevalier providenciou a colocação de um vitral policromado com a imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Esta primeira imagem (como a própria ideia) foi o resultado de uma simples figuração de Maria e Cristo. Primeiro, uma imagem da Imaculada Conceição com as mãos estendidas em direção à terra, significando o rio de graças que nos chegam através dela. Diante dessa imagem, outra, a do Menino Cristo, apontando com a mão esquerda para o próprio coração, e com a direita para a Mãe, como se dissesse: “Por minha mãe os tesouros do meu coração serão derramados sobre a terra”.

A devoção imediatamente criou raízes. Certamente nem todos apreciaram todo o conteúdo teológico que o Padre Chevalier lhe deu. Muitos estavam interessados, mais do que tudo, no “poder de intercessão” da Virgem que foi proclamado ao explicar o novo título. Nada mau. Poderia ser o início de uma compreensão menos “egoísta” da devoção e da descoberta das riquezas insondáveis do Coração de Jesus.

O que preocupava o fundador era remediar a indiferença religiosa, para a qual não deixara por um momento de traçar caminhos diferentes. A “arquiconfraria” era um meio antigo, mas era especialmente eficaz naquela época, se os leigos pudessem se tornar membros. Tais associações espirituais tiveram uma história muito antiga e excelentes resultados.

Os Missionários do Sagrado Coração estavam convencidos de que estender ou propagar a devoção a Nossa Senhora do Sagrado Coração era um meio eficaz de cumprir sua missão de aproximar os homens do Coração de Jesus.

E a propagação da nova devoção foi verdadeiramente extraordinária. Onde quer que os Missionários do Sagrado Coração fossem nos anos que se seguiram, eles descobriram que a devoção os precedeu.

O fenômeno deveu-se, em parte, ao padre jesuíta Ramière com suas publicações e ao fato de a Companhia de Jesus ter dado a conhecer a devoção em suas atividades apostólicas.

Outra pessoa que se interessou profundamente foi o arcebispo de Bourges, que estava ansioso para que o padre Chevalier fundasse a associação e elaborasse seus estatutos: Nossa Senhora do Sagrado Coração.

 Quando isso era um fato, o arcebispo inscreveu seu nome como o primeiro associado. Foram milhares de inscrições, já desde as primeiras semanas. Tal foi a enxurrada de pedidos que foi necessário recorrer a Roma para reunir todas as associações locais numa arquiconfraria de alcance universal.

A popularidade da devoção a Nossa Senhora do Sagrado Coração foi uma das razões que levou vários jovens estrangeiros a pedir admissão na congregação dos Missionários do Sagrado Coração…”: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:snbevbrwie8J:https://santavirgenmaria.com/2016/05/28/oracion-nuestra-senora-del-sagrado-corazon/+&cd=1&hl=es-419&ct=clnk&gl=ec

B7. “… (Anexo III): Um novo mundo! “Do coração arrancado pela lança, outra vida aparece para nós. É a vida dos filhos de Deus. A Palavra, que sai do Coração de seu Pai, traz à tona o mundo do nada, e do Coração da palavra encarnada, perfurado no Calvário, vejo um novo mundo emergir, o mundo dos eleitos. E essa criação, cheia de grandeza e frutificação, inspirada no amor e na misericórdia, é a Igreja, este corpo místico de Cristo, que a perpetuará na terra até a consumação do tempo, e viverá de sua vida divina por toda a eternidade.” (O Sagrado Coração, 1ª edição 1883)

O centro… o pivô… Você percebe o que eu sempre imaginei. Você faz do Coração do Divino Mestre o centro em que tudo converge no Velho como no Novo Testamento, a base na qual tudo avança no catolicismo, o sol da Igreja, a alma de nossas almas e o lar do nosso amor, o berço de nossa santa religião, a fonte de nossos mistérios, a origem de nossos sacramentos, a vestimenta de nossa reconciliação, a salvação do mundo, o remédio para todos os males e o arsenal do cristão. É assim que eu entendo a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, ele abraça tudo, responde a tudo.”

(Carta de 9 de dezembro de 1862 ao Padre Ramière, jesuíta, que havia fundado em Toulouse a revista: “O Mensageiro do Coração de Jesus“.)

Nossa Senhora do Sagrado Coração, é o vínculo entre o Coração de Cristo e o coração do homem.

Na verdade:

·        O Coração de Cristo é o coração “humano” no qual o amor de Deus foi totalmente revelado.

·        Nossa Senhora tem sido amada por Deus mais do que qualquer outra pessoa.

·        Nossa Senhora formou o coração humano de Jesus Cristo.

·        Nossa Senhora respondeu ao amor de Deus melhor do que ninguém.

·        Nossa Senhora pode nos ajudar – melhor do que ninguém – a responder-nos ao amor de Deus…”: Nossa Senhora do Sagrado Coração – uma espiritualidade mariana e missionária (mscperu.org) ou https://www.mscperu.org/msc/nscc/NsscEspiritMision.htm

B8. “… A devoção a Nossa Senhora do Sagrado Coração é muito cara aos Missionários do Sagrado Coração, pois está intimamente ligada a sua história e carisma. O que a torna tão singular entre tantas devoções é que sua origem não está associada a uma aparição ou milagre, mas a uma inspiração dada a Padre Júlio Chevalier, quando este buscava honrar Maria de um modo especial.

Este título revela o projeto de Chevalier de promover de todos os modos que estivessem ao seu alcance a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, como remédio para os males de seu tempo.

É interessante destacar, que o título de Nossa Senhora do Sagrado Coração, segundo os estudiosos da vida de Chevalier, deve ser lido da direita para a esquerda, ou seja, levando-se em conta que trata-se de um título mariano cristocêntrico, onde o centro do título e também da imagem que o representa, será o Coração de Jesus, apontado por Maria como fonte e origem de tudo: “é obvio que na mente de Chevalier havia somente uma devoção central: a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus. No entanto, para ele, a Virgem Maria estava inseparavelmente relacionada com o Sagrado Coração de seu Filho

Todas as graças, incluídas as graças de estender a Devoção ao Sagrado Coração, vinham do Sagrado Coração através de Nossa Senhora. Para Chevalier, Nossa Senhora era a primeira Missionária do Amor do Sagrado Coração, e a Missionária do Sagrado Coração por excelência. […] A devoção à Nossa Senhora do Sagrado Coração torna-se parte essencial da Devoção ao Sagrado Coração, e um elemento vital do carisma de Chevalier será viver e estender essa devoção.

Após revelar o novo título aos seus companheiros, ele próprio explica o seu significado, resumindo-o em 4 pontos:

  1. Por este título, damos graças e glorificamos a Deus por ter escolhido Maria para formar o Sagrado Coração de Jesus. O texto se refere a formação física do Coração de Jesus como base para posteriores relações;
  2. Honramos os sentimentos que Jesus teve para com sua Mãe em seu Coração. A relação de amor entre Jesus e Maria é mútua.
  3. Honramos o poder que Jesus lhe deu sobre o seu Coração;
  4. Pedimos a Maria que nos guie até o Coração de Jesus como fonte de vida.

E posteriormente acrescenta mais dois pontos:

  1. Reparar com NSSC e através dela os ultrajes cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus, e consolar sua dor e amargura através de uma vida mais edificante;
  2. Confiar a NSSC a solução de todas as dificuldades, casos extremos e desesperados, tanto em ordem espiritual como temporal.

Fonte: Site dos MSC – Província de São Paulo

Em 03 de julho de 1950, com Decreto da Sagrada Congregação dos Ritos, Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus foi declarada PADROEIRA PRINCIPAL DA PRELAZIA DE PINHEIRO, cuja festa pelo mesmo Decreto foi fixada para o dia 08 de maio. 

Em 1974, a Sagrada Congregação pelo Culto Divino houve por bem transferir a mencionada festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração para o dia 31 de maio, encerramento do mês mariano.

A MANIFESTAÇÃO DE NOSSA SENHORA EM PINHEIRO

Nas primeiras horas da noite do dia 10 de setembro de 1953, na Praça da Matriz, aconteceu um sinal admirável, através do qual a Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, manifestou aos seus filhos de Pinheiro a sua materna benevolência. Era precisamente 19 horas quando a cidade fora surpreendida com a curiosa notícia de que as lâmpadas que circundavam o extinto pedestal da estátua de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus, em frente à Matriz de Santo Inácio, tinham-se acendido inexplicável, extraordinária e prodigiosamente por três vezes. Na época, a cidade de Pinheiro não possuía energia elétrica e o motor gerador que fornecia energia estava queimado há meses.

Logo correram à casa dos Padres para informar o ocorrido. Frei José foi o responsável por levar a notícia a Dom Afonso, que estava no quintal de casa rezando o Terço. Várias foram as pessoas que presenciaram o milagre, pois estavam sentadas no limiar das portas, conversando ao ar livre, e todos foram unânimes em afirmar o fato. Nesse momento, passava perto do pedestal da Virgem Maria, o Sr. Djalma Schalcher Veloso, morador da Praça da Matriz, o qual afirmou que em três vezes se acenderam e apagaram as luzes dos quatro ângulos ao pé da estátua de Nossa Senhora, sendo que, na terceira vez, se iluminou também as pequenas lâmpadas da sua coroa.

Desenho de uma flor

Descrição gerada automaticamente com confiança baixaLogo pensaram que o motor elétrico tivesse voltado a funcionar, muita gente acudiu à praça, muitos ainda acenderam velas, rezaram o Terço, tudo isso numa manifestação espontânea e empolgante. No processo canônico instalado por Dom Afonso, ele citaria que “o fato inexplicável do dia 10 de setembro aconteceu quando o Maranhão estava esperando do Pará a imagem de Nossa Senhora de Fátima, oriunda do seu Santuário em Portugal, que estava em peregrinação pelo nosso país.” Dom Afonso havia recebido a proposta de recebê-la em Pinheiro, mas não teve coragem de aceitar por dois motivos: o motivo econômico, pois os recursos eram poucos e as despesas poderiam ser muito altas e fora do orçamento; o segundo motivo foi por questões de prudência, uma vez que havia em Pinheiro um espírita que “vomitava” a cada dia insultos pesados contra nossa religião e com ele alguns adeptos, e com a chegada da imagem de Nossa Senhora isso poderia acontecer, causando uma explosão injuriosa contra a Mãe de Deus. Julgou, então, conveniente renunciar a oportunidade, mas sentiu muito não poder prestar homenagens à Nossa Senhora que visitava as Dioceses do Brasil.

O máximo que conseguira foi que a aeronave sobrevoasse por alguns instantes a cidade, mesmo estando às escuras. E justamente nesse dia, nessa noite, com sua materna bondade, Nossa Senhora nos visitou à sua maneira, com este sinal prodigioso a este povo que tanto a ama e a venera.

O fato foi noticiado no Jornal Cidade de Pinheiro (edição de 13/09/1953) e também foi objeto de processo canônico para o qual Dom Afonso erigiu um Tribunal Eclesiástico…”: https://diocesedepinheiro.com.br/padroeira/

B9. Sobre a SOLENIDADE DE NOSSA SANHORA DO SAGRADO CORAÇÃO. Decreto diocesano 22/2022

“… Pelas presentes letras, DECRETAMOS:
1. A Solenidade da Padroeira Diocesana SEJA CELEBRADA ANUALMENTE NO DIA 31 DE MAIO, NA CATEDRAL E EM TODAS AS PARÓQUIAS, ÁREAS PASTORAIS, COMUNIDADES, SEMINÁRIOS, ORGANISMOS DIOCESANOS E ENTIDADES CATÓLICAS, não sendo permitido transferir esta Celebração para outra data;
2. Que a Festa da Visitação de Nossa Senhora seja celebrada nesta Diocese de Pinheiro no dia 30 de maio, conforme autorização da Sagrada Congregação do Culto Divino;
3. Estabelecemos em todas as Paróquias, Organismos Diocesanos e Entidades Católicas o Dia da Padroeira como feriado e dia santo de guarda a data de 31 de maio. Neste dia nenhum estabelecimento ligado à Mitra Diocesana exercerá atividades laborais;
4. As Celebrações Solenes da Santa Missa em honra à nossa Padroeira obedeçam os textos litúrgicos aprovados pela Diocese, e também outras atividades, como o repicar dos sinos, procissões ou coroações. 

Dado e passado nesta episcopal cidade de Pinheiro, aos 24 de maio do Ano do Senhor de 2022, Memória de Nossa Senhora Auxiliadora, Sexta Semana da Páscoa, sob o nosso sinal e o selo de nossas armas…”: https://diocesedepinheiro.com.br/sobre-a-solenidade-de-nss-do-sagrado-coracao-padroeira-diocesana/

                                               ================

C. NOSSA SENHORA DO AMOR DIVINO

C1. Conforme o Diretório da Liturgia da CNBB de 2024, 31 de maio, na Diocse de Petrópolis, NOSSA SENHORA DO AMOR DIVINO, Padroeira Diocesana.

C2. NOSSA SENHORA DO AMOR DIVINO

“… Venerada desde 1751 com o nome de Nossa Senhora do Amor de Deus. O atual título somente passou a ser conhecido quando o Padre Correa decidiu construir uma capela na fazenda da família, dando-lhe o título de Nossa Senhora do Amor Divino. Se antes era muito procurada, a partir da mudança foi se tornando mais popular.

A história da devoção começa com a abertura da Serra da Estrela, no século XVIII, atraindo para a região serrana o casal português Manoel Antunes Goulão e Caetana de Assumpção, com sua filha única Brites Maria de Assumpção.

Brites se casou com o jovem Manoel Correa da Silva dos quais nasceram seis filhos. Toda a família era devota de Nossa Senhora do Amor de Deus, devoção vinda de Portugal.

A primeira capela, dedicada à Nossa Senhora do Amor de Deus, foi erguida em 1751. Era muito frequentada, a proteção de Nossa Senhora era abundante e os primeiros milagres, pela intercessão de Maria, foram acontecendo. Por volta de 1782, Manoel e Brites resolveram mudar a sede da fazenda para o local onde hoje se encontra o Colégio Padre Correa.

Foi nesse local que o Padre Correa, nascido em 1759, filho legítimo de Manoel e Brites, construiu a capela dedicada a Nossa Senhora, dando-lhe o título de Capela de Nossa Senhora do Amor Divino.

A cerca de um quilômetro da Capela do Padre Correa existia uma outra, iniciada no século XIX, que passou por várias mudanças estruturais ao longo das décadas, sendo sua última obra datada de 1930. Para ela foram levados o antigo retábulo e o altar da capela construída pelo Padre Correas, assim como a imagem de Nossa Senhora do Amor Divino.

Com o passar dos anos e a instalação da Diocese de Petrópolis, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, primeiro bispo de Petrópolis, trazia no coração um grande sonho: construir o Seminário Diocesano da recém-criada Diocese. Sabendo dos milagres realizados pela intercessão de Nossa Senhora do Amor Divino, foi visitar a capela a ela dedicada. Diante da imagem se ajoelhou e pediu o milagre da construção, no que foi atendido prontamente.

Por sua vez, a capela onde se encontra a imagem da Virgem do Amor Divino passou a ser paróquia em 1960 e santuário diocesano em 2011…

A imagem de Nossa Senhora do Amor Divino é a primeira do Estado do Rio de Janeiro a receber a Coração Pontifícia, que aconteceu no dia 14 de novembro de 2021.

As demais imagens coroadas pelo Papa no Brasil são:

Nossa Senhora Aparecida (1904), Aparecida (SP);

Nossa Senhora do Carmo (1919), Recife (PE);

Nossa Senhora de Nazaré (1953), Belém (PA);

Nossa Senhora da Apresentação (1953), Natal (RN);

Nossa Senhora do Pilar (1954), São João Del-Rei (MG);

Nossa Senhora da Conceição (1963), Conselheiro Lafaiete (MG);

e agora, Nossa Senhora do Amor Divino (2021), Petrópolis (RJ).

Levando em consideração toda história e sua importância para Diocese de Petrópolis, o então bispo diocesano, Dom Filippo Santoro, atual arcebispo de Taranto, na Itália.

Em 2011 criou o Santuário Nossa Senhora do Amor Divino entendendo que esta devoção à Virgem Maria podia ser abraçada por todos os devotos de Nossa Senhora.

Em 2011 criou o Santuário Nossa Senhora do Amor Divino entendendo que esta devoção à Virgem Maria podia ser abraçada por todos os devotos de Nossa Senhora.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO DIVINO AMOR

Desenho de uma pessoa

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaÓ Maria, Virgem Imaculada, mãe de Deus e nossa, ó Mãe do Divino Amor, a ti elevamos as nossas súplicas esperando alcançar as graças que necessitamos.

Tu que mereceste a saudação: “Chela de graça”, tudo nos podes alcançar. Sim, ó Maria, realmente és cheia de graça, porque o Espírito Santo, , com seu Divino Amor, abriu em ti a sua morada: desde o momento da concepção preservou-te de toda culpa e te conservou imaculada. De novo retornou a ti no dia da Anunciação, fazendo de ti a Mãe; no dia de Pentecostes, pousou sobre ti com seus sete dons e te fez guardiã e fonte das divinas graças.

Eis pois, ó doce Mãe do Divino Amor, as nossas súplicas: concede a paz ao mundo, faz triunfar o teu amor, protege o Papa, reúne na unidade perfeita todos os cristãos, ilumina com a luz do Evangelho todos os que ainda não creem, converte os pecadores, dá-nos a coragem do arrependimento constante e força para vencer as tentações, ilumina a nossa mente para seguirmos sempre o caminho do bem, e finalmente, quando Deus nos chamar abre-nos as portas do céu.

E enquanto gememos e choramos neste vale de lágrimas, socorre-nos em nossas necessidades e conserva em nós o amor diante dos inevitáveis sofrimentos da vida.

Cura ó Mãe das graças as nossas enfermidades. Concede a saúde aos teus devotos, liberta ó Maria, das penas do purgatório os fiéis defuntos, especialmente os que foram recomendados às arações do Santuário e as vítimas das guerras.

Olha com materna bondade e protege as obras do Divino Amor.

E a nós, teus filhos, concede-nos ó doce Mãe louvar-te sempre. Que nosso coração arda sempre do amor de Deus nesta vida para gozar eternamente contigo no céu. Amém…”: https://diocesepetropolis.com.br/a-padroeira/

================

D. 31 DE MAIO E 22 DE AGOSTO: NOSSA SENHORA RAINHA:

D1. NOSSA SENHORA RAINHA: 22 DE AGOSTO.

A encíclica Ad Caeli Reginam (Rainha do Céu), do Papa Pio XII, de 11 de outubro de 1954 trata sobre a Realeza de Maria e a instituição Festa de Nossa Senhora Rainha, celebrada a cada dia 31 de maio com o costume de coroar-se a imagem da Virgem e da recitação pública da Consagração do Gênero Humano ao Imaculado Coração de Maria… NOSSA SENHORA RAINHA, 22 DE AGOSTO: …

O dia 22 de agosto era reservado à homenagem ao Coração Imaculado de Maria. Mas a Igreja, desejando aproximar a festa da realeza de Maria à da sua gloriosa assunção ao céu, inverteu estas datas a partir da última reforma do seu calendário litúrgico, em 1969.”.

“…Na Encíclica, a data da festa foi estabelecida para o dia 31 de maio, mês de Maria. Atualmente, porém, a celebração acontece oito dias após a festa da Assunção de Nossa Senhora (22 de agosto): assim, fica manifesta a íntima ligação entre a Assunção de Maria e sua coroação no céu…

Desenho de uma pessoa

Descrição gerada automaticamente com confiança média … Na festa de Nossa Senhora Rainha de 2012, o Papa Bento XVI declarou: “… esta realeza da Mãe de Deus se faz concreta no amor e no serviço a seus filhos, em seu constante velar pelas pessoas e suas necessidades…”.

O reinado de Nossa Senhora se faz visível concretamente, para nós que ainda caminhamos neste mundo, através da intercessão, proteção e orientação concedidas por ela para nos conduzir ao Seu Filho…”:

https://pt.aleteia.org/daily-prayer/terca-feira-22-de-agosto/

 D2. “…CARTA ENCÍCLICA AD CAELI REGINAM DO SUMO PONTÍFICE PAPA PIO XII

AOS VENERÁVEIS IRMÃOS PATRIARCAS, PRIMAZES, ARCEBISPOS E BISPOS
E OUTROS ORDINÁRIOS DO LUGAR EM PAZ E COMUNHÃO COM A SÉ APOSTÓLICA
SOBRE A REALEZA DE MARIA E A INSTITUIÇÃO DA SUA FESTA

INTRODUÇÃO

1. Desde os primeiros séculos da Igreja católica, elevou o povo cristão orações e cânticos de louvor e de devoção à Rainha do céu tanto nos momentos de alegria, como sobretudo quando se via ameaçado por graves perigos; e nunca foi frustrada a esperança posta na Mãe do Rei divino, Jesus Cristo, nem se enfraqueceu a fé, que nos ensina reinar com materno coração no universo inteiro a Virgem Maria, Mãe de Deus, assim como está coroada de glória na bem-aventurança celeste.

2. Ora, depois das grandes calamidades que, mesmo à nossa vista, destruíram horrivelmente florescentes cidades, vilas e aldeias; diante do doloroso espetáculo de tantos e tão grandes males morais, que transbordam em temeroso aluvião; quando vacila às vezes a justiça e triunfa com freqüência a corrupção; neste incerto e temeroso estado de coisas, sentimos nós a maior dor; mas ao mesmo tempo recorremos confiantes à nossa rainha, Maria santíssima, e patenteamos-lhe não só os nossos devotos sentimentos mas também os de todos os fiéis cristãos.

3. É grato e útil recordar que nós próprios – no dia 1° de novembro do ano santo de 1950, diante de grande multidão formada de cardeais, bispos, sacerdotes e simples cristãos, vindos de toda a parte do mundo – definimos o dogma da assunção da bem-aventurada virgem Maria ao céu(1), a qual presente em alma e corpo, reina entre os coros dos anjos e santos, juntamente com o seu unigênito Filho. Além disso – ocorrendo o primeiro centenário da definição dogmática do nosso predecessor de imortal memória Pio IX, que proclamou ter sido a Mãe de Deus concebida sem qualquer mancha do pecado original – promulgamos,(2) com grande alegria do nosso coração paterno, o presente ano mariano; e vemos com satisfação que não só nesta augusta cidade – especialmente na Basílica Liberiana, onde inumeráveis multidões vão testemunhando bem claramente a sua fé e ardente amor a Mãe do céu – mas em todas as partes do mundo a devoção à virgem Mãe de Deus refloresce cada vez mais, ocorrendo grandes peregrinações aos principais santuários de Maria.

4. Todos sabem que nós, na medida do possível – quando em audiências falamos aos nossos filhos, ou quando, por meio das ondas radiofônicas, dirigimos mensagens ao longe – não deixamos de recomendar, a quantos nos ouviam que amassem, com amor terno e filial, tão boa e poderosa Mãe. A esse propósito, recordamos em especial a radiomensagem que endereçamos ao povo português, por motivo da coroação da prodigiosa imagem de nossa Senhora de Fátima (3), que chamamos radiomensagem da “realeza” de Maria.(4)

5. Portanto, como coroamento de tantos testemunhos deste nosso amor filial, a que o povo cristão correspondeu com tanto ardor, para encerrar com alegria e fruto o ano mariano que se aproxima do fim, e para satisfazer aos insistentes pedidos, que nos chegaram de toda a parte, resolvemos instituir a festa litúrgica da bem-aventurada rainha virgem Maria.

6. Não é verdade nova que propomos à crença do povo cristão, porque o fundamento e as razões da dignidade régia de Maria encontram-se bem expressos em todas as idades, e constam dos documentos antigos da Igreja e dos livros da sagrada liturgia.

7. Queremos recordá-los na presente encíclica, para renovar os louvores da nossa Mãe do céu e avivar proveitosamente na alma de todos a devoção para com ela.


A REALEZA DE MARIA NOS TEXTOS DA TRADIÇÃO…

8. Com razão acreditou sempre o povo fiel, já nos séculos passados, que a mulher, de quem nasceu o Filho do Altíssimo – o qual “reinará eternamente na casa de Jacó”(5), (será) “Príncipe da Paz”(6) , “Rei dos Reis e Senhor dos senhores”(7)-, recebeu mais que todas as outras criaturas singulares privilégios de graça. E considerando que há estreita relação entre uma mãe e o seu filho, sem dificuldade reconheceu na Mãe de Deus a dignidade real sobre todas as coisas.

9. Assim, baseando-se nas palavras do arcanjo Gabriel, que predisse o reino eterno do Filho de Maria,(8) e nas de Isabel, que se inclinou diante dela e a saudou como “Mãe do meu Senhor”,(9) compreende-se que já os antigos escritores eclesiásticos chamassem a Maria “mãe do Rei” e “Mãe do Senhor”, dando claramente a entender que da realeza do Filho derivara para a Mãe certa elevação e preeminência.

10. Santo Efrém, com grande inspiração poética, põe estas palavras na boca de Maria: “Erga-me o firmamento nos seus braços, porque eu estou mais honrada do que ele. O céu não foi tua mãe, e fizeste dele teu trono. Ora, quanto mais se deve honrar e venerar a mãe do Rei, do que o seu trono!”(10) Em outro passo, assim invoca a Maria santíssima: “…Virgem augusta e protetora, rainha e senhora, protege-me à tua sombra, guarda-me, para que Satanás, que semeia ruínas, não me ataque, nem triunfe de mim o iníquo adversário”.(11)

11. A Maria chama s. Gregório Nazianzeno “Mãe do Rei de todo o universo”, “Mãe virgem, [que] deu à luz o Rei do todo o mundo”.(12) Prudêncio diz que a Mãe se maravilha “de ter gerado a Deus não só como homem mas também como sumo rei”.(13)

12. E afirmam claramente a dignidade real de Maria aqueles que a chamam “senhora”, “dominadora” e “rainha”.

13. Já numa homilia atribuída a Orígenes, Maria é chamada por Isabel não só “Mãe do meu Senhor” mas também “Tu, minha Senhora”.(14)

14. O mesmo conceito se pode deduzir dum texto de s. Jerônimo, que expõe o próprio parecer acerca das várias interpretações do nome de Maria: “Saiba-se que Maria, na língua siríaca, significa Senhora”.(15) Igualmente e com mais decisão, se exprime depois s. Pedro Crisólogo: “O nome hebraico Maria traduz-se por “Domina” em latim: “portanto o anjo chama-lhe Senhora para livrar do temor de escrava a mãe do Dominador, a qual nasce e se chama Senhora pelo poder do Filho”.(16)

15. Santo Epifânio, bispo de Constantinopla, escreve ao papa Hormisdas pedindo a conservação da unidade da Igreja “mediante a graça da Trindade una e santa e por intercessão de nossa Senhora, a santa e gloriosa virgem Maria, Mãe de Deus”.(17)

16. Um autor do mesmo tempo dirige-se a Maria santíssima, sentada à direita de Deus, invocando-a solenemente como “Senhora dos mortais, santíssima Mãe de Deus”.(18)

17. Santo André Cretense atribui muitas vezes a dignidade real à virgem Maria; escreve, por exemplo: “Leva [Jesus Cristo] neste dia da morada terrestre [para o céu], como rainha do gênero humano, a sua Mãe sempre virgem, em cujo seio, permanecendo Deus, tomou a carne humana”.(19) E noutro lugar: “Rainha de todo o gênero humano, porque, fiel à significação do seu nome, se encontra acima de tudo quanto não é Deus”.(20)

18. Do mesmo modo se dirige s. Germano à humildade da Virgem: “Senta-te, ó Senhora; sendo tu Rainha e mais eminente que todos os reis, pertence-te estar sentada no lugar mais nobre”(21); e chama-lhe: “Senhora de todos aqueles que habitam a terra”.(22)

19. São João Damasceno proclama-a “rainha, protetora e senhora”(23) e também: “senhora de todas as criaturas”(24); e um antigo escritor da Igreja ocidental chama-lhe: “ditosa rainha”, “rainha eterna junto do Filho Rei”, e diz que ela tem a “nívea cabeça ornada com um diadema de ouro”.(25)

20. Finalmente, s. Ildefonso de Toledo resume-lhe quase todos os títulos de honra nesta saudação: “Ó minha senhora, minha dominadora: tu dominas em mim, ó mãe do meu Senhor… Senhora entre as escravas, rainha entre as irmãs”.(26)

21. Recolhendo a lição desses e outros inumeráveis testemunhos antigos, chamaram os teólogos a santíssima Virgem, rainha de todas as coisas criadas, rainha do mundo e senhora do universo.

22. Por sua vez, os sumos pastores da Igreja julgavam obrigação sua aprovar e promover a devoção à celeste Mãe e Rainha com exortação e louvores. Pondo de parte os documentos dos papas recentes, recordamos que já no século VII o nosso predecessor s. Martinho I chamou a Maria “gloriosa Senhora nossa, sempre virgem”;(27) s. Agatão, na carta sinodal enviada aos padres do sexto concílio ecumênico, chamou-a “Senhora nossa, verdadeiramente e com propriedade Mãe de Deus”;(28) e no século VIII, Gregório II, em carta ao patriarca s. Germano, que foi lida entre as aclamações dos padres do sétimo concílio ecumênico, proclamava Maria “Senhora de todos e verdadeira Mãe de Deus” e “Senhora de todos os cristãos”.(29)

23. Apraz-nos recordar também que o nosso predecessor de imortal memória Sixto IV, querendo favorecer a doutrina da imaculada conceição da santíssima Virgem, começa a carta apostólica Cum praeexcelsa (30) chamando precisamente a Maria “rainha sempre vigilante, a interceder junto ao Rei, que ela gerou”. Do mesmo modo Bento XIV, na carta apostólica Gloriosae Dominae (31), chama a Maria “rainha do céu e da terra”, afirmando que o sumo Rei lhe contou, em certo modo, o seu próprio império. 

24. Por isso, s. Afonso de Ligório, tendo presente todos os testemunhos dos séculos precedentes, pôde escrever com a maior devoção: “Porque a virgem Maria foi elevada até ser Mãe do Rei dos reis, com justa razão a distingue a Igreja com o título de Rainha”.(32)

II 
NA LITURGIA E NA ARTE

25. A sagrada liturgia, espelho fel da doutrina transmitida pelos santos padres e da crença do povo cristão, cantou por todo o decurso dos séculos e canta ainda sem cessar, tanto no oriente como no ocidente, as glórias da celestial Rainha.

26. Vozes entusiásticas ressoam do oriente: “Ó Mãe de Deus, hoje és transferida para o céu sobre os carros dos querubins, os serafins estão às tuas ordens, e os exércitos da milícia celeste prostram-se diante de ti”.(33)

27. E mais ainda: “Ó justo, felicíssimo [José], pela tua origem real foste escolhido entre todos para esposo da Rainha imaculada, que dará à luz de modo inefável a Jesus Rei”.(34) E depois: “Vou elevar um hino à rainha e Mãe de quem, ao celebrar, me aproximarei com alegria, para cantar com exultação alegremente as suas glórias… Ó Senhora, nossa língua não te pode louvar dignamente, porque tu, que deste à luz a Cristo nosso Rei, foste exaltada acima dos serafins… Salve, rainha do mundo, salve, ó Maria, senhora de todos nós”.(35)

28. Lê-se no Missal etíope: “Ó Maria, centro do mundo todo,… Tu és maior que os querubins de olhar penetrante, e que os serafins de seis asas… O céu e a terra estão cheios da santidade da tua glória”.(36)

29. O mesmo canta a liturgia da Igreja latina com a antiga e dulcíssima oração “Salve, rainha”, as alegres antífonas “Ave, ó rainha dos céus”, “Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia”, e outras que se costumam rezar em várias festas de nossa Senhora: “Colocou-se como rainha à tua direita, com vestido dourado e circundada de vários ornamentos”(37); “A terra e o povo cantam o teu poder, ó rainha”(38); “Hoje a virgem Maria sobe ao céu: alegrai-vos, porque reina com Cristo para sempre”.(39)

30. A esse e outros cânticos devem juntar-se as Ladainhas lauretanas, que levam o povo cristão a invocar todos os dias nossa Senhora como rainha; e no santo rosário, que se pode chamar coroa mística da celeste rainha, já há muitos séculos os fiéis contemplam, do quinto mistério glorioso, o reino de Maria, que abraça o céu e a terra. 

31. Finalmente a arte cristã, intérprete natural da espontânea e pura devoção do povo, desde o concílio de Éfeso que representa Maria como rainha e imperatriz, sentada num trono e adornada com as insígnias reais, de coroa na cabeça, rodeada da corte dos anjos e santos, como quem domina não só as forças da natureza, mas também os malignos assaltos de Satanás. A iconografia da virgem Maria como rainha enriqueceu-se em todos os séculos com obras de arte de alto mérito, chegando até a figurar o divino Redentor no ato de cingir com brilhante coroa a cabeça da própria Mãe.

32. Os pontífices romanos não deixaram de favorecer esta devoção coroando pessoalmente ou por meio de legados as imagens da virgem Mãe de Deus, que eram objeto de especial veneração.

III
OS ARGUMENTOS TEOLÓGICOS

A maternidade divina de Maria

33. Como acima apontamos, veneráveis irmãos, segundo a tradição e a sagrada liturgia, o principal argumento em que se funda a dignidade régia de Maria é sem dúvida a maternidade divina. Na verdade, do Filho que será dado à luz pela Virgem, afirma-se na Sagrada Escritura: “chamar-se-á Filho do Altíssimo e o Senhor Deus dar-lhe-á o trono de Davi, seu pai; reinará na casa de Jacó eternamente, e o seu reino não terá fim”(40); ao mesmo tempo que Maria é proclamada “a Mãe do Senhor”.(41) Daqui se segue logicamente que Maria é rainha, por ter dado a vida a um Filho, que no próprio instante da sua concepção, mesmo como homem, era rei e senhor de todas as coisas, pela união hipostática da natureza humana com o Verbo. Por isso muito bem escreveu s. João Damasceno: “Tornou-se verdadeiramente senhora de toda a criação, no momento em que se tornou Mãe do Criador”.(42) E assim o arcanjo Gabriel pode ser chamado o primeiro arauto da dignidade real de Maria.

34. Contudo, nossa Senhora deve proclamar-se Rainha, não só pela sua maternidade divina, mas ainda pela parte singular que Deus queria ter na obra da salvação. “Que pode haver – escrevia nosso predecessor de feliz memória, Pio XI – mais doce e suave do que pensar que Cristo é nosso Rei, não só por direito de natureza, mas ainda por direito adquirido, isto é, pela redenção? Repensem todos os homens, esquecidos do quanto custamos ao nosso Redentor e recordem todos: ‘Não fostes remidos com ouro ou prata, bens corruptíveis…, mas pelo precioso sangue de Cristo, cordeiro imaculado e incontaminado’.(43) ‘Não pertencemos portanto a nós mesmos, pois Cristo ‘a alto preço’,(44) ‘nos comprou’.(45)

Sua cooperação na redenção

35. Ora, ao realizar-se a obra da redenção, Maria santíssima foi intimamente associada a Cristo, e por isso justamente se canta na sagrada liturgia: “Santa Maria, rainha do céu e senhora do mundo, estava traspassada de dor, ao pé da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo”.(46) E um piedosíssimo discípulo de s. Anselmo podia escrever na Idade Média: “Como… Deus, criando todas as coisas pelo seu poder, é Pai e Senhor de tudo, assim Maria, reparando todas as coisas com os seus méritos, é mãe e senhora de tudo: Deus é senhor de todas as coisas, constituindo cada uma delas na sua própria natureza pela voz do seu poder, e Maria é Senhora de todas as coisas, reconstituindo-as na sua dignidade primitiva pela graça, que lhes mereceu”.(47) De fato “como Cristo, pelo título particular da redenção, é nosso senhor e nosso rei, assim a bem-aventurada Virgem [é senhora nossa] pelo singular concurso, prestado à nossa redenção, subministrando a sua substância e oferecendo voluntariamente por nós o Filho Jesus, desejando, pedindo e procurando de modo singular a nossa salvação”.(48)

36. Dessas premissas se pode argumentar: Se Maria, na obra da salvação espiritual, foi associada por vontade de Deus a Jesus Cristo, princípio de salvação, e o foi quase como Eva foi associada a Adão, princípio de morte, podendo-se afirmar que a nossa redenção se realizou segundo uma certa “recapitulação”,(49) pela qual o gênero humano, sujeito à morte por causa duma virgem, salva-se também por meio duma virgem; se, além disso, pode-se dizer igualmente que esta gloriosíssima Senhora foi escolhida para Mãe de Cristo “para lhe ser associada na redenção do gênero humano”,(50) e se realmente “foi ela que – isenta de qualquer culpa pessoal ou hereditária, e sempre estreitamente unida a seu Filho – o ofereceu no Gólgota ao eterno Pai, sacrificando juntamente, qual nova Eva, os direitos e o amor de mãe em benefício de toda a posteridade de Adão, manchada pela sua desventurada queda”(51) poder-se-á legitimamente concluir que, assim como Cristo, o novo Adão, deve-se chamar rei não só porque é Filho de Deus mas também porque é nosso redentor, assim, segundo certa analogia, pode-se afirmar também que a bem-aventurada virgem Maria é rainha, não só porque é Mãe de Deus mas ainda porque, como nova Eva, foi associada ao novo Adão.

Sua sublime dignidade

37. E certo que no sentido pleno, próprio e absoluto, somente Jesus Cristo, Deus e homem, é rei; mas também Maria – de maneira limitada e analógica, como Mãe de Cristo-Deus e como associada à obra do divino Redentor, à sua luta contra os inimigos e ao triunfo deles obtido participa da dignidade real. De fato, dessa união com Cristo-Rei deriva para ela tão esplendente sublimidade, que supera a excelência de todas as coisas criadas: dessa mesma união com Cristo nasce aquele poder real, pelo qual ela pode dispensar os tesouros do reino do Redentor divino; finalmente, da mesma união com Cristo se origina a inexaurível eficácia da sua intercessão junto do Filho e do Pai.

38. Portanto, não há dúvida alguma que Maria santíssima se avantaja em dignidade a todas as coisas criadas e tem sobre todas o primado, a seguir ao seu Filho. “Tu finalmente, canta s. Sofrônio, superaste em muito todas as criaturas… Que poderá existir mais sublime que tal alegria, ó Virgem Mãe? Que pode existir mais elevado que tal graça, a qual por divina vontade só tu tiveste em sorte?”(52) “A esses louvores acrescenta s. Germano: “A tua honra e dignidade colocam-te acima de toda a criação: a tua sublimidade faz-te superior aos anjos”.(53) João Damasceno chega a escrever o seguinte: “É infinita a diferença entre os servos de Deus e a sua Mãe”.(54)

39. Para melhor compreendermos a sublime dignidade, que a Mãe de Deus atingiu acima de todas as criaturas, podemos considerar que a santíssima Virgem, desde o primeiro instante da sua conceição, foi enriquecida de tal abundância de graças, que supera a graça de todos os santos. Por isso, como escreveu na carta apostólica Ineffabilis Deus o nosso predecessor, de feliz memória, Pio IX, Deus “fez a maravilha de a enriquecer, acima de todos os anjos e santos, de tal abundância de todas as graças celestiais hauridas dos tesouros da divindade, que ela – imune de toda a mancha do pecado, e toda bela apresenta tal plenitude de inocência e santidade, que não se pode conceber maior abaixo de Deus, nem ninguém a pode compreender plenamente senão Deus”.(55)

Com Cristo, ela reina nas mentes e vontades dos homens 

40. Nem a bem-aventurada virgem Maria teve apenas, ao seguir a Cristo, o supremo grau de excelência e perfeição, mas também participou ainda daquela eficácia pela qual justamente se afirma que o seu divino Filho e nosso Redentor reina na mente e na vontade dos homens. Se, de fato, o Verbo de Deus opera milagres e infunde a graça por meio da humanidade que assumiu – e se utiliza dos sacramentos e dos seus santos, como instrumentos, para salvar as almas; por que não há de servir-se do múnus e ação de sua Mãe santíssima para nos distribuir os frutos da redenção? “Com ânimo verdadeiramente materno para conosco – como diz o mesmo predecessor nosso, de feliz memória, Pio IX – e ocupando-se da nossa salvação, ela, que pelo Senhor foi constituída rainha do céu e da terra, toma cuidado de todo o gênero humano, e – tendo sido exaltada sobre todos os coros dos anjos e as hierarquias dos santos do céu, e estando à direita do seu unigênito Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor – com as suas súplicas maternas impetra com eficácia, obtém quanto pede, nem pode deixar de ser ouvida”.(56) A esse propósito, outro nosso predecessor, de feliz memória, Leão XIII, declarou que foi concedido à bem-aventurada virgem Maria um poder “quase ilimitado”(57) na distribuição das graças; s. Pio X acrescenta que Maria desempenha esta missão “como por direito materno”.(58)

Duplo erro a ser evitado

41. Gloriem-se, portanto, todos os féis cristãos de estar submetidos ao império da virgem Mãe de Deus, que tem poder régio e se abrasa de amor materno.

42. Porém, nessas e noutras questões que dizem respeito à bem-aventurada virgem Maria, procurem os teólogos e pregadores evitar certos desvios, para não caírem em duplo erro: acautelem-se de opiniões sem fundamento e que ultrapassam com exageros os limites da verdade; e evitem, por outro lado, a excessiva estreiteza ao considerarem a singular, sublime, e mesmo quase divina dignidade da Mãe de Deus, que o doutor angélico nos ensina a atribuir-lhe “em razão do bem infinito, que é Deus”.(59)

43. Mas, nesse, como em todos os outros capítulos da doutrina cristã, “a norma próxima e universal” é para todos o magistério vivo da Igreja, instituído por Cristo “também para esclarecer e explicar aquelas coisas que só de modo obscuro e como que implícito estão contidas no depósito da fé”.(60)

IV 
A FESTA DE MARIA RAINHA

44. Dos testemunhos da antiguidade cristã, das orações da liturgia, da inata devoção do povo cristão, das obras artísticas, de toda a parte recolhemos expressões que nos mostram que a virgem Mãe de Deus se distingue pela sua dignidade real; mostramos também que as razões, deduzidas pela sagrada teologia do tesouro da fé divina, confirmam plenamente essa verdade. De tantos testemunhos referidos forma-se uma espécie de concerto harmonioso que exalta a incomparável dignidade real da Mãe de Deus e dos homens, a qual domina todas as coisas criadas e foi elevada aos reinos celestes, acima dos coros dos anjos”.(61)

45. Depois de atentas e ponderadas reflexões, tendo chegado à convicção de que seriam grandes as vantagens para a Igreja, se essa verdade solidamente demonstrada resplandecesse com maior evidência diante de todos como luz que brilha mais, quando posta no candelabro, – com a nossa autoridade apostólica decretamos e instituímos a festa de Maria rainha, para ser celebrada cada ano em todo o mundo no dia 31 de maio. Ordenamos igualmente que no mesmo dia se renove a consagração do gênero humano ao seu coração imaculado. Tudo isso nos incute grande esperança de que há de surgir nova era, iluminada pela paz cristã e pelo triunfo da religião.

Exortação à devoção mariana

46. Procurem pois todos, e agora com mais confiança, aproximar-se do trono da misericórdia e da graça, para pedir à nossa Rainha e Mãe socorro na adversidade, luz nas trevas, conforto na dor e no pranto; e, o que é mais, esforcem-se por se libertar da escravidão do pecado, e prestem ao cetro régio de tão poderosa Mãe a homenagem duradoura da devoção dial. Freqüentem as multidões de fiéis os seus templos e celebrem-lhe as festas; ande nas mãos de todos a piedosa coroa do terço; e reúna a recitação dele – nas igrejas, nas casas, nos hospitais e nas prisões – ora pequenos grupos, ora grandes assembléias, para cantarem as glórias de Maria. Honra-se o mais possível o seu nome, mais doce do que o néctar e mais valioso que toda a pedra preciosa; ninguém ouse o que seria prova de alma vil – pronunciar ímpias blasfêmias contra este nome santíssimo, ornado de tanta majestade e venerável pelo carinho próprio de mãe; nem se atreva ninguém a dizer nada que seja irreverente.

47. Com vivo e diligente cuidado todos se esforcem por copiar nos sentimentos e nos atos, segundo a própria condição, as altas virtudes da Rainha do céu e nossa Mãe amantíssima. Donde resultará que os féis, venerando e imitando tão grande Rainha e Mãe, virão se sentir verdadeiros irmãos entre si, desprezarão a inveja e a cobiça das riquezas, e hão de promover a caridade social, respeitar os direitos dos fracos e fomentar a paz. Nem presuma alguém ser filho de Maria, digno de se acolher à sua poderosíssima proteção, se à exemplo dela não é justo, manso e casto, e não mostra verdadeira fraternidade, evitando ferir e prejudicar, e procurando socorrer e dar ânimo.

A Igreja do silêncio

48. Em algumas regiões da terra, não falta quem seja injustamente perseguido por causa do nome cristão e se veja privado dos direitos divinos e humanos da liberdade. Para afastar tais males, nada conseguiram até hoje justificados pedidos e reiterados protestos. A esses filhos inocentes e atormentados volva os seus olhos de misericórdia, cuja luz dissipa nuvens e serena tempestades, a poderosa Senhora dos acontecimentos e dos tempos, que sabe vencer a maldade com o seu pé virginal. Conceda-lhes poderem em breve gozar a devida liberdade e cumprir publicamente os deveres religiosos. E, servindo a causa do Evangelho – com o seu esforço concorde e egrégias virtudes, de que no meio de tantas dificuldades dão exemplo – concorram para o fortalecimento e progresso das sociedades terrestres.

Maria, Rainha e Medianeira da paz

49. A festa – instituída pela presente carta encíclica, a fim de que todos reconheçam mais claramente e melhor honrem o clemente e materno império da Mãe de Deus pensamos que poderá contribuir para que se conserve, consolide e torne perene a paz dos povos, ameaçada quase todos os dias por acontecimentos que enchem de ansiedade. Não é ela acaso o arco-íris que se eleva para Deus, como sinal de pacífica aliança?(62) “Contempla o arco-íris e bendize aquele que o fez; é muito belo no seu esplendor; abraça o céu na sua órbita radiosa, e foram as mãos do Altíssimo que o traçaram”.(63) Todo aquele que honra a Senhora dos anjos e dos homens – e ninguém se julgue isento deste tributo de reconhecimento e amor – invoque esta rainha, medianeira da paz; respeite e defenda a paz, que não é maldade impune nem liberdade desenfreada, mas concórdia bem ordenada sob o signo e comando da divina vontade: tendem a protegê-la e aumentá-la as maternas exortações e ordens de Maria.

50. Desejando ardentemente que a Rainha e Mãe do povo cristão acolha estes nossos votos, alegre com a sua paz as terras sacudidas pelo ódio, e a todos nós, depois deste exílio, mostre a Jesus, que será na eternidade a nossa paz e alegria; a vós, veneráveis irmãos, e aos vossos rebanhos, concedemos de todo o coração a bênção apostólica, como penhor do auxílio de Deus onipotente e testemunho do nosso paternal afeto.

 Dado em Roma, junto de São Pedro, na festa da maternidade de Nossa Senhora, no dia 11 de outubro do ano de 1954, XVI do nosso pontificado.

PIO PP. XII


Notas

(1) Cf. Const. apostólica Munificentissimus Deus: AAS 42(1950), p. 753ss.

(2) Cf. Carta enc.Fulgens corona.: AAS 45(1953), p. 577ss.

(3) Cf. AAS 38(1946), p. 264ss.

(4) Cf. L’Osservatore Romano, de 19 de maio, de 1946.

(5Lc 1,32.

(6Is 9,6.

(7Ap 19,16.

(8) Cf. Lc 1,32-33.

(9Lc 1,43.

(10) S. Ephraem. Hymni de B. Maria, ed. Th. J. Lamy, t. II, Mechiniae,1886 Hymn. XIX p. 624.

(11) Idem, Oratio and Ss.mam Dei Matrem; Opera omnia, Ed. Assemani, t. III (graece), Romae,1747, p. 546.

(12) S. Gregorio Naz., Poemata dogmatica, XVIII, v. 58: P G. XXXVII, 485.

(13) Prudêncio, Dittochoeum, XVII; PL 60,102A.

(14Hom. ins. Lucam, hom. VII; ed. Rauer, Origenes Werke, t. IX, p. 48 (ex catem Macarii Chrysocephali). Cf. PG 13,1902 D.

(15) S. Jeronimo, Liber de nominibus hebraeisPL 23, 886.

(16) S. Pedro Chrisólogo, Sermo 142, De Annuntiatlone B.M.V.: PL 52, 579 C; cf. também 582B; 584A: “Regina totius exstitit castitatis”.

(17Relatio Epiphanii Ep. Constantin.PL 63, 498D.

(18Encomium in Dormitionem Ss.mae Deiparae (inter opera s. Modesti): PG 86, 3306B.

(19) s. Andreas Cretensis, Homilia II  in Dormitionem Ss.mae DeiparaePG 97, 1079B.

(20) Id., Homilia III  in Dormitionem Ss.mae Deiparae: I PG 98, 303A.

(21) S. Germano, In Praesentationem Ss.mae Deiparae, I: PG 98 303A.

(22) Id., In Praesentationem Ss.mae Deiparae, II: PG 98, 315C.

(23) S. João Damasceno, Homilia I in Dormitionem B.M.V: PG 96, 719A.

(24) Id., De fide orthodoxa, I, IV, c.14: PG 44,1158B.

(25De laudibus Mariae (inter opera Venantii Fortunati): PL 88 282B e 283A. 

(26) Ildefonso Toledano, De virginitate perpetua B.M.V.: PL 96, 58AD.

(27) S. Martinho I, Epist. XIV PL 87,199-200A.

(28) S. Agatão: PL 87,1221A.

(29) Hardouin, Acta Conciliorum, IV, 234 e 238: PL LXXXIX89 508B.

(30) Xisto IV, Bulla Cum praeexcelsa, de 28 de Fevereiro de 1476.

(31) Bento XIV, Bulla Gloriosae Dominae, de 27 de setembro de 1748.

(32) S. Afonso, Le glorie di Maria, p. I, c. I, § 1.

(33) Da liturgia dos Armenos: na festa da Assunção, hino do Matutino.

(34Ex Menaeo (bizantino): Domingo depois do Natal, no Cânon, no Matutino.

(35) Offício, hino Akátistos (no rito bizantino).

(36Missale Aethiopicum, Anáfora Dominae nostrae Mariae, Matris Dei. 

(37Brev. Rom., Versículo do sesto Respons.

(38) Festa da Assunção; hino ad Laudes.

(39) Ibidem, ao Magnificat, II Vésp.

(40Lc 1, 32, 33.

(41Ibid.1,43. 

(42) S. João Damas., De fide orthodoxa, 1. IV, c.14, PG 94,1158s.B. 

(431 Pd 1, 18, 19.

(441 Cor 6, 20.

(45) Pio XI, Carta enc. Quas primasAAS 17(1925), p.599.

(46) Festa aeptem dolorum B. Mariae Virg., Tractus.

(47) Eadmero, De excellentia Virginis Mariae, c. 11: PL 159, 308AB.

(48) E Suárez, De mysteriis vitae Christi, disp. XXII, sect. II (ed. Vivès. XIX, 327).

(49) S. Ireneu, Adv. haer., V,19,1: PG 9,1175B.

(50) Pio XI, Epist. Auspicatus profectoAAS 25(1933), p. 80.

(51). Pio XII, Carta enc. Mystici CorporisAAS 35(1943), p. 247.

(52) S. Sofrônio, In Annuntiationem Beatae Mariae Virg.: PG 87, 3238D e 3242A.

(53) S. Germano, Hom. II in Dormitionem Beatae Mariae Virginis: PG 98, 354B.

(54) S. João Damas. Hom. I. in Dormitionem Beatae Mariae Virginis: PG 96, 715A.

(55) Pio IX, Bula Ineffabilis Deus: Acta Pii IX, I, p. 597-598.

(56Ibid., p. 618.

(57) Leão XIII, Carta enc. Adiutricem populi: AAS 28(1895-96), p.130. 

(58) Pio X, Carta enc. Ad diem illum: AAS 36(1903-1904), p. 455.

(59) S. Tomás, Summa Theol., I, q. 25, a. 6, ad 4.

(60) Pio XII, Carta enc. Humani generis: AAS, 42(1950), p. 569.

(61) Do Brev. Rom.: Festa da Assunção de Maria virgem

(62) Cf. Gn 9, 13.

(63Eclo. 43, 12-13…”: http://www.vatican.va/content/pius-xii/pt/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_11101954_ad-caeli-reginam.html

D3. “……Após a revisão do Calendário Geral, o Papa Paulo VI decidiu mudar as festas do Imaculado Coração e a Rainha de Maria. A festa do Imaculado Coração de Maria uniu-se à festa do Sagrado Coração de Jesus (celebrada no sábado seguinte à festa do Sagrado Coração, tipicamente em junho) e a de Maria Rainha  foi transferida para o dia 22 de agosto…”: https://pt.aleteia.org/2019/08/01/por-que-agosto-e-dedicado-ao-imaculado-coracao-de-maria/

D4. NOSSA SENHORA RAINHA: “… No dia 22 de agosto de 2023, celebramos a memória litúrgica de Nossa Senhora Rainha. É a mesma Mãe de Jesus, só que com o título de Rainha, conforme tantos outros dedicados à Nossa Senhora. Por isso, a saudamos como rainha na oração da Salve Rainha, ela é a nossa corredentora e sempre pede para fazermos tudo aquilo que Jesus pedir…https://www.a12.com/academia/artigos/nossa-senhora-rainha

D5. NOSSA SENHORA RAINHA.Ver páginas 341-365: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

D6. NOSSA SENHORA RAINHA

“… Nossa Senhora Rainha é um dos títulos de Maria, mãe de Jesus segundo a Igreja Católica. Na Ladainha Lauretana Maria é invocada como rainha treze vezes, atualmente[1]:

Nossa Senhora Rainha é festejada em 22 de agosto.[2] Três das antífonas marianas mais conhecidas pelos cristãos invocam Maria com o título de RainhaSalve RainhaRegina caeli e Ave Regina Caelorum. Entre estas, a mais conhecida é a Salve Rainha, composta por São Bernardo de Claraval, o último padre entre os padres latinos…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_Rainha

D7. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, comemoração da Bem-Aventurada Virgem Maria Rainha, em quem a Igreja celebra a mulher que apareceu no céu vestida de sol, com a lua sob os pés, e trazendo na cabeça uma coroa de doze estrelas, Mãe d’Aquele que deve reinar sobre todas as nações (cf. Ap. 12). (R).

D8. NOSSA SENHORA RAINHA

Ver páginas 341-365: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

D9. QUEENSSHIP OF MARY – MARIA RAINHA

“… Maria é Rainha pela graça, relacionamento divino, direito de conquista e eleição singular. Chegando como um evento culminante no lindo mês de Maio, a Realeza de Maria, acolhemos esta festa com carinho espiritual e experimentamos uma sensação de profunda paz interior ao nos reunirmos na sua presença para nos dedicarmos novamente à nossa amorosa Mãe e Rainha. O Intróito da Missa do dia diz-nos: “Regozijemo-nos todos no Senhor ao celebrarmos a festa em honra da nossa Rainha, a Bem-Aventurada Virgem Maria, em quem os Anjos se alegram e louvam o Filho de Deus”.

A realeza de Maria não é um título vazio ou uma distinção honorária que manifesta a sua excelência de virtude, de grandeza, de santidade ou de glória. Maria é verdadeiramente uma Rainha, como se vê no Evangelho da Missa; o Anjo Gabriel saudou Maria com as palavras mais surpreendentes já dirigidas a um filho de Adão: “Salve, tu que és cheio de graça: o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.” Então ele continua: “Não tenha medo; você encontrou graça aos olhos de Deus. E você dará à luz um filho e lhe chamará Jesus. Ele será grande e os homens o reconhecerão como o Filho de Deus, o Altíssimo; o Senhor lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó; Seu reino nunca terá fim.” Aqui está o fundamento da nossa crença na Realeza de Maria – a sua Maternidade Divina; ela concebeu um rei.

Maria é “Rainha pela graça” porque foi concebida imaculada, preservada da menor mancha de pecado enquanto sua alma foi literalmente inundada pela graça divina. “Salve, você é cheio de graça.”

Ela é “Rainha por parentesco divino” pois está relacionada em primeiro grau de consanguinidade em linha direta com Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, o Filho de Deus. Uma rainha-mãe é aquela cujo filho mais tarde se torna rei. O Filho de Maria, porém, no momento do Seu nascimento, já era um Rei, o Rei do mundo. Os escritores espirituais apontam para nosso consolo que o relacionamento materno de Maria com Jesus era mais exclusivo do que o das outras mães, visto que Ele não tinha pai humano.

Nossa Senhora é Rainha também “por direito de conquista”; Nosso Senhor, pela Sua Paixão e Morte, recapturou a raça humana da escravidão de Satanás, conquistando tudo como Rei. O Calvário foi o cenário desta conquista. Maria, aos pés da Cruz, compartilhou intimamente com Ele o Seu Sacrifício e os frutos da Redenção.

A princípio pode ser um pouco difícil imaginar Maria como uma Rainha, já que pensamos em termos da realeza do mundo; no entanto, quando pensamos nas almas que nos precederam na família da Fé, e olhamos para a arte cristã, enquanto ela canta a sua realeza, não há problema algum.

Majestosamente, Cristo disse a Pilatos: “O meu Reino não é deste mundo”, assim também Nossa Senhora se reconhece humildemente como uma Rainha que todas as gerações chamam de bem-aventurada; mas ela também acrescentaria: “meu reino não é deste mundo”. Na Ladainha de Nossa Senhora, dirigimo-nos a ela como Rainha dos Anjos, Patriarcas, Profetas, Mártires, Confessoras, Virgens; da Paz, do Santíssimo Rosário; concebido sem pecado original; e a Rainha assumiu o céu. A arte cristã representa-a coroada com um diadema segurando um cetro, sentada num trono.

O objetivo desta festa, Realeza de Maria, é suscitar amor e devoção renovados por ela; reunir-nos diante do seu trono no céu, e humildemente oferecer-lhe a nossa homenagem, sem reservas, totalmente, em oração e com a simplicidade do abandono que caracteriza uma criança devotada – “Reine sobre os corações e mentes dos homens para que busquem o que é verdadeiro; acima de suas vontades, para seguir apenas o bem; sobre seus corações para não amarem nada além do que você ama… para que o homem possa buscar e conhecer a verdade e seguir o que é bom, ó Rainha!”…”: https://devotiontoourlady.com/may.html

https://www.google.com/search?q=QUEENSSHIP+OF+MARY+&sca_esv=986cfd32cb66a37f&sca_upv=1&sxsrf=ADLYWILv5Wn_JolFb8Dku6dhjdiXqdtPPg%3A1717121034901&source=hp&ei=CjBZZpb3M6eL5OUPq8aB8As&iflsig=AL9hbdgAAAAAZlk-GhISMgendgSHtRQywhRkakdETkAb&udm=&ved=0ahUKEwiWpMaq5raGAxWnBbkGHStjAL4Q4dUDCBU&uact=5&oq=QUEENSSHIP+OF+MARY+&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IhNRVUVFTlNTSElQIE9GIE1BUlkgMgkQABiABBgTGA0yCRAAGIAEGBMYDTIJEAAYgAQYExgNMgkQABiABBgTGA0yCRAAGIAEGBMYDTIJEAAYgAQYExgNMgkQABiABBgTGA0yCRAAGIAEGBMYDTIJEAAYgAQYExgNMgkQABiABBgTGA1I1RJQ8gdY8gdwAXgAkAEAmAGPAaABjwGqAQMwLjG4AQPIAQD4AQL4AQGYAgKgApgBqAIKwgIHECMYJxjqApgDBZIHAzEuMaAHzgk&sclient=gws-wiz

D10. No VIDAS DOS SANTOS, Festa do Coração Imaculado da Bem-aventurada Virgem Maria, o qual Coração é símbolo de santidade, de amor de Deus e Jesus Cristo, de bondade para com os homens salvos pelo divino Sacrifício. Pio VII, em 1805 instituiu uma festa do Coração puríssimo de Maria, para as dioceses e os institutos religiosos que a desejavam celebrar, no domingo depois da oitava da Assunção. Pio IX conferiu-lhe ofício e missa próprios. Pio, XII, em plena II Guerra Mundial, a 31 de outubro de 1942, consagrou o mundo inteiro ao Coração Imaculado de Maria. O mesmo grande papa, a 4 de maio de 1944, estendeu à Igreja universal a festa do Coração Imaculado de Maria com ofício e missa próprios, a 22 de agosto dia da oitava Assunção sob rito duplo de segunda classe. Ver páginas 157-158: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf  

EM 2024, DIA 08 DE JUNHO, IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA.

D11. IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. “… No dia após a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja celebra a festa do Imaculado Coração de Maria, a fim de mostrar que estes dois corações são inseparáveis e que Maria sempre leva a Jesus.

Esta celebração foi criada pelo Papa Pio XII, em 1944, para que, por intercessão de Maria se obtenha “a paz entre as nações, liberdade para a Igreja, a conversão dos pecadores, amor à pureza e a prática da virtude”.

São João Paulo II declarou que esta festividade em honra à Mãe de Deus é obrigatória e não opcional. Ou seja, deve ser realizada em todo o mundo católico…”: https://www.acidigital.com/noticias/hoje-a-igreja-celebra-o-imaculado-coracao-de-maria-55109

D12. Conheça a origem da devoção ao Imaculado Coração de Maria

… A memória litúrgica do Imaculado Coração de Maria é comemorada no sábado seguinte à solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebrada na segunda sexta-feira depois da solenidade de Corpus Christi. No entanto, a devoção ao Imaculado Coração de Maria remonta aos inícios da Igreja, pois tem suas raízes mais profundas nas Sagradas Escrituras. Nelas, encontramos referências ao Imaculado Coração no Evangelho segundo São Lucas, o “pintor” da Santíssima Virgem: “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19). “Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2,51)…”: https://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/devocao-nossa-senhora/conheca-origem-da-devocao-ao-imaculado-coracao-de-maria/

D13.  “IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA … Em 1935, Jesus pediu à Beata Alexandrina de Balazar (Ver 13 de outubro, nº 17) que o mundo fosse consagrado ao Imaculado Coração de Sua Mãe: Manda dizer ao teu Pai espiritual que, em prova do amor que dedicas à Minha Mãe Santíssima, quero que seja feito todos os anos um ato de consagração do mundo inteiro num dos dias das suas festas escolhido por ti: ou Assunção, ou Purificação, ou Anunciação, pedindo a esta Virgem sem mancha de pecado que envergonhe e confunda os impuros, para que eles arrecuem caminho e não Me ofendam. Assim como pedi a Santa Marga­rida Maria (ver dia 16 de outubro, destaque) para ser o mundo consagrado ao Meu Divino Cora­ção, assim o peço a ti para que seja consagrado a Ela com uma festa solene“‘.

Papa Pio XII, anuindo a esses pedidos de Jesus Cristo que lhe foram endereçados pelo Padre Mariano Pinho, enquanto diretor espiritual de Alexandrina Maria da Costa em Balazar, efetuou um ato solene de consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria no dia 31 de Outubro de 1942.[1] 

Este ato de consagração veio, ainda, complementar o ato de consagração do Género Humano ao Sagrado Coração de Jesus, realizado algumas décadas antes pelo Papa Leão XIII, feito a pedido da Beata Irmã Maria do Divino Coração, condessa Droste zu Vischering.

De acordo com o legado dos pastorinhos de Fátima, foi Nossa Senhora quem, depois de mostrar a visão do Inferno a Lúcia dos SantosJacinta e Francisco Marto, lhes revelou o “Segredo”. Contava a Irmã Lúcia que Nossa Senhora afirmou: “…para salvar as almas, Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração” (in Memórias da Irmã Lúcia).

O objetivo único desta devoção ao Imaculado Coração de Maria é, portanto, a salvação das almas e a conquista da paz. “Se fizerem o que eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão a paz. A guerra vai acabar” (in Memórias da Irmã Lúcia). Com estas palavras, Nossa Senhora foi bastante clara no seu pedido, é em vista das almas que toda a sua mensagem se destina. Também, esta é a missão da Santa Igreja, “Dai-me almas, e ficai com o resto” já dizia São João Bosco“A salvação das almas e de toda a humanidade é o fim último no que diz respeito a missão da Igreja nesta terra.” Deus quer que; todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”. (I Tim 2, 3-4) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Imaculado_Coração_de_Maria   

                                               ================

E. 31 DE MAIO: NOSSA SENHORA MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS

E1. “… Era desígnio de Deus”, diz Leão XIII, que, após ter Maria servido de intermediária no mistério da Redenção, “continuasse igualmente a ser intermediária das graças que esse mistério faria correr em todos os tempos…

… O título de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças tem um fundamento especial.  Sendo Jesus Cristo o único Salvador, Deus concedeu a alguns o dom de interceder pela humanidade junto a Deus Pai.  A fé na comunhão dos santos nos dá desde já a certeza de que alguns já intercedem por nós.

No caso de Maria, o papel de intercessora tem proporções maiores e diferenciadas daquele dado aos santos.  Desde seu ”sim”, Ela desempenha um papel especial na história da redenção humana.  Quando, na cruz, Jesus entrega Maria ao discípulo amado, é à humanidade toda que Ele A entrega, proclamando-A com seu gesto, Mãe de todos nós.

A cooperação de Maria na salvação de almas e na maternidade espiritual de homens e mulheres a torna a grande mediadora não só de nossos pedidos junto ao Pai e ao Filho, mas sobretudo das graças de Deus derramadas sobre toda a humanidade.

 … ORAÇÃO A NOSSA SENHORA MEDIANEIRA:

Ó MARIA, MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS. Oferecei a Deus o Brasil e todo o gênero humano. Ó MARIA, MEDIANEIRA DA PAZ dai a paz aos corações e a todas as nações.

Ó MARIA, RAINHA DO FOYER, reinai em nossa casa e em todos os lares que vos amam.
Ó MARIA, RAINHA DOS CORAÇÕES, reinai em todos e em cada um de nós.
GLÓRIA AO PAI, GLÓRIA AO FILHO, GLÓRIA AO ESPÍRITO SANTO, GLÓRIA A VÓS, Ó SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, Mãe de Deus e nossa Mãe, Rainha do céu e da terra, agora, sempre, e na eternidade dos séculos. Amém.
Escolho-vos, hoje, ó Maria, em presença de toda a Corte Celeste, por minha Mãe e Mestra. Entrego-vos e consagro-vos, na qualidade de escravo de amor, o meu corpo, a minha alma, os meus bens interiores e exteriores, e mesmo o merecimento das minhas ações boas, passadas, presentes e futuras, deixando-vos um inteiro e pleno direito de dispor de mim e de tudo quanto me pertence, sem exceção de coisa alguma, segundo o vosso agrado, para a maior glória de Deus, no tempo e na eternidade. Amém. (Oração utilizada pelos irmãos do Foyer de Charité)…”: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/nossa-senhora-medianeira-de-todas-as-gracas

E2. “… Em 1921, Bento XVI, a pedido do Cardeal Mercier, concedeu à Bélgica o ofício e a missa da Bem-aventurada Virgem Maria “Medianeira de todas as graças”, a celebrar no dia 31 de Maio. Depois, a Sé Apostólica concedeu o mesmo ofício e missa a numerosas dioceses e congregações religiosas. Daí que a memória da Bem-aventurada Maria Medianeira se tenha tornado quase universal. A Virgem Maria é Medianeira de graça, porque foi associada a Cristo na aquisição da graça maior, a Redenção, isto é, a salvação, a vida divina e a glória eterna (cf. LG 61).”: https://www.dehonianos.org/portal/nossa-senhora-medianeira-de-todas-as-gracas0/

E3.Medianeira (em latimMediatrix) na mariologia da Igreja Católica refere-se ao papel da Virgem Maria como uma mediadora de graças e bençãos através de Jesus. É um conceito distinto de Co-Redentora. Essa doutrina é baseada no fato de que Maria deu à luz Jesus, que é a responsável por todas as graças e bençãos concedidas à humanidade, assim ela participou da mediação dessas graças, devido ao seu Filho. Papas, como Leão XIII e Pio XII têm tradicionalmente apoiado esta interpretação. O conceito de medianeira não é um dogma mariano, embora tenham sido feitas petições por vários cardeais e bispos ao Papa para declará-lo (juntamente com o Co-Redentora) um dogma. Este conceito se tornaria o quinto dogma mariano aprovado pela Santa Sé.[1]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Medianeira

E4. NOSSA SENHORA MEDIANEIRA – DIVERSOS: https://www.google.com/search?safe=active&sxsrf=ALeKk01YEgZR00AxSH099RB5BZIOBnGR8w%3A1601413300165&source=hp&ei=tKBzX4TAB4C05OUP1pKLyAo&q=nossa+senhora+medianeira&oq=nossa+senhora+medianeira&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQAzIECCMQJzICCAAyAggAMgIIADICCAAyAgguMgIIADoFCAAQsQM6BQguELEDOggIABCxAxCDAToECAAQClDQE1iKLGCyL2gAcAB4AIABzgGIAf8ikgEGMC4yMi4ymAEAoAEBqgEHZ3dzLXdpeg&sclient=psy-ab&ved=0ahUKEwiE6pG3oY_sAhUAGrkGHVbJAqkQ4dUDCAc&uact=5

E5. MARIA MEDIADORA. Ver páginas 207-217 (VIDAS DOS SANTOS de 01 de outubro): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

E6. Arquidiocese de Santa Maria e Nossa Senhora Medianeira

Arquidiocese de Santa Maria é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica localizada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Ela é composta por 26 municípios, 39 paróquias e 1 quase-paróquia1. Uma das paróquias notáveis dentro da arquidiocese é a Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, localizada em Santa Maria, RS.

Basílica Nossa Senhora Medianeira é um importante santuário mariano na região. Em 1935, o terceiro Bispo de Santa Maria, Dom Antônio Reis, permitiu a construção do santuário, e em 1942, o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom João Becker, proferiu a declaração de que Nossa Senhora Medianeira é a Padroeira do Rio Grande do Sul2. O santuário é dedicado a Maria como a Medianeira de todas as graças, e sua devoção atrai fiéis de todo o estado.

Basílica Nossa Senhora Medianeira está localizada na Avenida Nossa Senhora Medianeira, número 631, no bairro Medianeira, em Santa Maria, RS. O atual reitor e pároco é o Pe. Cristiano Quatrin, e os vigários são o Pe. Irineu Stertz e o Pe. João Diniz. Para mais informações, você pode entrar em contato pelo e-mail basilica@arquism.com.br ou pelo telefone 55 3027 57333.

Se você tiver alguma outra pergunta ou precisar de mais informações, estou à disposição! 🙏❤️

Saiba mais:

  1. arquism.com

E7. Festa de Nossa Senhora Medianeira

Esta festa é celebrada NO SÁBADO ANTES DO SEGUNDO DOMINGO DE NOVEMBRO. Em 2021 é dia 13 de novembro. No DIRETÓRIO DA LITURGIA DA CNBB de 2020, diz que a celebração é 09 de novembro.

Medianeira (em latimMediatrix) na mariologia da Igreja Católica refere-se ao papel da Virgem Maria como uma mediadora de graças e bençãos através de Jesus. É um conceito distinto de Corredentora. Essa doutrina é baseada no fato de que Maria deu à luz Jesus, que é a responsável por todas as graças e bençãos concedidas à humanidade, assim ela participou da mediação dessas graças, devido ao seu Filho. Papas, como Leão XIII e Pio XII têm tradicionalmente apoiado esta interpretação.

O conceito de medianeira não é um dogma mariano, embora tenham sido feitas petições por vários cardeais e bispos ao Papa para declará-lo (juntamente com o Corredentora e Advogada) um dogma. Este conceito se tornaria o quinto dogma mariano aprovado pela Santa Sé.[1]: https://pt.wikipedia.org/wiki/Medianeira

E8. História de Nossa Senhora Medianeira: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-medianeira/47/102/

E9. O que significa ser a medianeira de todas as graças: https://formacao.cancaonova.com/nossa-senhora/dogma/o-que-significa-ser-medianeira-de-todas-as-gracas/

E10. Nossa Senhora Medianeira. Diversos: https://www.google.com/search?q=Nossa+Senhora+Medianeira&oq=Nossa+Senhora+Medianeira&aqs=chrome..69i57j0l5.10413j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8

OBSERVAÇÃO: VER DIA 27 DE NOVEMBRO, NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA:

E11. 31 DE MAIO (também em 27 de novembro): NOSSA SENHORA MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS

E11.1.  NOSSA SENHORA MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS – 31 DE MAIO… Era desígnio de Deus”, diz Leão XIII, que, após ter Maria servido de intermediária no mistério da Redenção, “continuasse igualmente a ser intermediária das graças que esse mistério faria correr em todos os tempos…”: https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/nossa-senhora-medianeira-de-todas-as-gracas

E11.2.  “… Em 1921, Bento XV, a pedido do Cardeal Mercier, concedeu à Bélgica o ofício e a missa da Bem-aventurada Virgem Maria “Medianeira de todas as graças”, a celebrar no dia 31 de Maio. Depois, a Sé Apostólica concedeu o mesmo ofício e missa a numerosas dioceses e congregações religiosas. Daí que a memória da Bem-aventurada Maria Medianeira se tenha tornado quase universal. A Virgem Maria é Medianeira de graça, porque foi associada a Cristo na aquisição da graça maior, a Redenção, isto é, a salvação, a vida divina e a glória eterna (cf. LG 61)…”: https://www.dehonianos.org/portal/nossa-senhora-medianeira-de-todas-as-gracas0/

 E11.3. “… Medianeira (em latimMediatrix) na mariologia da Igreja Católica refere-se ao papel da Virgem Maria como uma mediadora de graças e bençãos através de Jesus. É um conceito distinto de Co-Redentora. Essa doutrina é baseada no fato de que Maria deu à luz Jesus, que é a responsável por todas as graças e bençãos concedidas à humanidade, assim ela participou da mediação dessas graças, devido ao seu Filho. Papas, como Leão XIII e Pio XII têm tradicionalmente apoiado esta interpretação. O conceito de medianeira não é um dogma mariano, embora tenham sido feitas petições por vários cardeais e bispos ao Papa para declará-lo (juntamente com o Co-Redentora) um dogma. Este conceito se tornaria o quinto dogma mariano aprovado pela Santa Sé.[1]

… Não há dúvida entre os teólogos católicos, que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e a raça humana (Timóteo 2:5São Tomás de Aquino alega que só Cristo é o perfeito mediador entre Deus e a humanidade, mas isso não impede que outros mediadores dependam de Cristo.[2]

… No século XIX, o termo medianeira aparece na bula papal Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, e em vários encíclicas sobre o Rosário do Papa Leão XIII.[4][5] O Papa Pio X utilizado o termo na encíclica Ad Diem illum e o Papa Bento XV introduziu uma nova festa Mariana em que ela é colocada como Medianeira de todas as graças (em 1921). O Papa João Paulo II na encíclica Redemptoris Mater afirma que Jesus é o mediador entre Deus e o homem e… Maria coloca-se entre o seu Filho e os homens na realidade das suas necessidades, necessidades e sofrimentos. Ela se coloca “no meio”, ou seja, ela age como uma mediadora não como uma forasteira, mas em sua posição como mãe. Ela sabe que, como tal, pode indicar ao seu Filho as necessidades da humanidade e, de facto, “tem o direito” de o fazer. A sua mediação está, portanto, na natureza da intercessão: Maria “intercede” pelos homens. E isso não é tudo. Como mãe, ela deseja também que se manifeste o poder messiânico do seu Filho, aquele seu poder salvífico que se destina a ajudar o homem nos seus infortúnios, a libertá-lo do mal que, em várias formas e graus, pesa pesadamente sobre a sua vida. Precisamente como o profeta Isaías havia predito sobre o Messias na famosa passagem que Jesus citou diante de seus companheiros de Nazaré: “Pregar boas novas aos pobres… proclamar a libertação aos cativos e a recuperação da visão aos cegos…” (cf. Lc 4, 18) {https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_25031987_redemptoris-mater.html}…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Medianeira

E11.4.  MARIA MEDIADORA. Ver páginas 207-217 (Vidas dos Santos – 01 de outubro):

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

 

E11.5.  FESTA, conforme o Martirológio Romano-monástico de 08 de novembro, na Província Eclesiástica do Rio Grande do Sul. Esta festa é celebrada NO SÁBADO ANTES DO SEGUNDO DOMINGO DE NOVEMBRO. Em 2022 é dia 12 de novembro. No DIRETÓRIO DA LITURGIA DA CNBB de 2022, diz que a celebração é 12 de novembro.

E11.6. Nossa Senhora medianeira de todas as graças:

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-medianeira/47/102/

E11.7. O que significa medianeira de todas as graças:

E11.8. Pesquisa sobre Nossa Senhora Medianeira– Ver também: https://www.google.com/search?safe=active&sxsrf=ALeKk01YEgZR00AxSH099RB5BZIOBnGR8w%3A1601413300165&source=hp&ei=tKBzX4TAB4C05OUP1pKLyAo&q=nossa+senhora+medianeira&oq=nossa+senhora+medianeira&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQAzIECCMQJzICCAAyAggAMgIIADICCAAyAgguMgIIADoFCAAQsQM6BQguELEDOggIABCxAxCDAToECAAQClDQE1iKLGCyL2gAcAB4AIABzgGIAf8ikgEGMC4yMi4ymAEAoAEBqgEHZ3dzLXdpeg&sclient=psy-ab&ved=0ahUKEwiE6pG3oY_sAhUAGrkGHVbJAqkQ4dUDCAc&uact=5

================

F. OUR LADY OF BANNEUX – NOSSA SENHORA DE BANNEUX (ver também 15 de janeiro)

https://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/05_MAY.html

– NOSSA SENHORA DE BANNEUX

“… Nossa Senhora de Banneux ( francês : Notre-Dame de Banneux ), ou Nossa Senhora dos Pobres , é o apelido dado à aparição da Virgem Maria a Mariette Beco, uma adolescente residente em Banneux , província de Liège , Bélgica . Entre 15 de janeiro e 2 de março de 1933 Beco contou à sua família e ao pároco ter visto uma Senhora de branco que se declarava a “Virgem dos Pobres”, dizendo venho aliviar o sofrimento e Acredite em mim e eu acreditarei em você

Mariette Beco tinha 12 anos e meio quando relatou aparições marianas em 1933 em Banneux , Bélgica, uma aldeia a cerca de 15 quilómetros (10 milhas) a sudeste da cidade de Liège . A Dama de Branco teria declarado que era a Virgem dos Pobres e disse: “Acredite em mim e eu acreditarei em você.” carece de fontes ]

…. Segundo Mariette, ela viu a Santíssima Virgem pela primeira vez na noite de domingo, 16 de janeiro de 1933, enquanto olhava pela janela da cozinha. [2] Uma mulher vestida de branco estava no jardim e chamou-a para sair, mas sua mãe não deixou. Ela é descrita como uma jovem no quintal sorrindo para ela. A mulher estava ligeiramente curvada para a frente e usava um longo vestido branco com faixa azul e um véu branco transparente. Três dias depois a mulher de branco reapareceu e disse a Mariette que era “Nossa Senhora dos Pobres”. A senhora apareceu oito vezes ao todo, a última em 2 de março de 1933. [3]

Numa dessas visões, Mariette disse que a Senhora pediu-lhe que mergulhasse (empurrasse) as mãos numa pequena fonte [ poussez vos mains dans l’eau ], dizendo-lhe que a fonte era para a cura e “para todas as nações”. Com o tempo, o local atraiu peregrinos. Hoje, a pequena nascente produz cerca de 2.000 galões de água por dia, com muitos relatos de curas milagrosas. [4]

Mariette, por sua vez, tornou-se objeto de escárnio local, até mesmo sua avó e sua tia zombavam dela. Os meninos a seguiam, chamando-a de “ Bernadette ”, ajoelhando-se e pedindo sua bênção. [5] Suas reivindicações foram sujeitas a uma investigação oficial de 1935 a 1937 por uma comissão episcopal. As provas recolhidas foram submetidas a Roma para análise posterior. Enquanto isso, um hospital foi construído em 1938. [5]

Em maio de 1942, o Bispo Kerkhofs da Diocese de Liège , na Bélgica , aprovou a veneração de Maria sob o título de Nossa Senhora dos Pobres [6] e aprovou as próprias aparições em 1949. [7] [8] Embora a Santa Sé tenha dado permissão ao bispo para aprovar a aparição, a própria Santa Sé não a aprovou. [9]

Após as aparições, Mariette decidiu permanecer uma pessoa privada, casou-se e levou uma vida familiar tranquila. [2] Existe uma pequena capela onde a Virgem dos Pobres teria pedido a sua construção.

Mariette morreu no dia 2 de dezembro de 2011, aos 90 anos. [10] Em 2008 ela fez uma declaração final sobre o seu papel nas aparições: “Eu não era mais do que um carteiro que entrega a correspondência. carteiro não tem mais importância”. [2]…”: https://en.wikipedia.org/wiki/Our_Lady_of_Banneux

– Qual o dia de Nossa Senhora de Banneux?

O dia de Nossa Senhora de Banneux é 15 de JaneiroEla é conhecida como Virgem dos Pobres e intercede pelos pobres, sem-teto e pessoas em dificuldade econômica12. As aparições de Nossa Senhora de Banneux ocorreram na década de 1930 a Mariette Beco, na localidade de Banneux, na Bélgica. Mariette Beco relatou ter presenciado oito aparições da Virgem Maria entre os dias 15 de janeiro e 2 de março de 1933. A Virgem dos Pobres pediu a Mariette para tomar água de uma pequena fonte, que depois foi declarada como curativa. Atualmente, cerca de 2.000 galões de água brotam diariamente ao redor da fonte, e numerosos casos de cura milagrosa são relatados3. 🙏❤️

Saiba mais

1. a12.com

2. oarcanjo.net

3. pt.wikipedia.org

4.decoracaoeoracao.com

================

G. OUR LADY OF ALL NATIONS – NOSSA SENHORA DE TODAS AS NAÇÕES

https://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/05_MAY.html

– A SENHORA DE TODAS AS NAÇÕES

“… A Senhora de Todas as Nações é um título mariano católico por vezes associado às aparições da Bem-Aventurada Virgem Maria a Ida Peerdeman de Amsterdã , Países Baixos . Peerdeman afirmou ter recebido 56 visões da Senhora de 1945 a 1959…

… Ida Peerdeman nasceu em 13 de agosto de 1905 na cidade de Alkmaar , Países Baixos , a mais nova de cinco filhos. Ela era uma mulher comum que trabalhava como secretária em Amsterdã. Em 25 de março de 1945, Peerdeman relatou ter visto uma mulher cercada de luz que se identificou como “A Senhora” e “Mãe”. As aparições continuaram até 31 de maio de 1959. [1]

O movimento de Peerdeman recebeu apoio de um membro da rica família Brenninkmeijer . Em dezembro de 1979, a Fundação Senhora de Todas as Nações comprou uma propriedade em Diepenbrockstraat, Amsterdã, que se tornou o centro do culto de aparições e onde Peerdeman passou a residir. [1] Ela passou o resto da vida promovendo as mensagens que afirmava ter recebido. Ela morreu em 17 de junho de 1996…

… Em 4 de janeiro de 2021, “o escritório doutrinário do Vaticano pediu aos católicos que não promovessem ‘as supostas aparições e revelações’ associadas ao título mariano de ‘Senhora de todas as nações'”, segundo um bispo holandês. [27] O apelo da Congregação para a Doutrina da Fé foi anunciado em um esclarecimento emitido em 30 de dezembro pelo bispo Johannes Willibrordus Maria Hendriks de Haarlem-Amsterdã. Hendriks, que como bispo local é o principal responsável por avaliar as aparições, disse que decidiu emitir a declaração após consultar a congregação doutrinária do Vaticano, que orienta os bispos no processo de discernimento.

”: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Lady_of_All_Nations

https://www.google.com/search?q=our+lady+of+all+nations&sca_esv=986cfd32cb66a37f&sca_upv=1&sxsrf=ADLYWILv5Wn_JolFb8Dku6dhjdiXqdtPPg%3A1717121034901&source=hp&ei=CjBZZpb3M6eL5OUPq8aB8As&iflsig=AL9hbdgAAAAAZlk-GhISMgendgSHtRQywhRkakdETkAb&udm=&oq=our+lady&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IghvdXIgbGFkeSoCCAEyBBAjGCcyChAjGIAEGCcYigUyBBAjGCcyDhAuGIAEGMcBGI4FGK8BMgUQLhiABDIFEAAYgAQyBRAAGIAEMgUQLhiABDIFEAAYgAQyBRAAGIAESIQhUABY3A1wAHgAkAEAmAHPAaAB0QmqAQUwLjcuMbgBAcgBAPgBAZgCCKACkArCAggQABiABBixA8ICCxAuGIAEGNEDGMcBwgIOEAAYgAQYsQMYgwEYigXCAgoQLhiABBhDGIoFwgIKEAAYgAQYQxiKBcICERAuGIAEGLEDGNEDGIMBGMcBwgILEC4YgAQYsQMYgwHCAggQLhiABBixA8ICDRAuGIAEGLEDGEMYigXCAggQLhiABBjUAsICCxAAGIAEGLEDGIMBwgIOEC4YgAQYsQMYgwEY1AKYAwCSBwUwLjcuMaAHvZYB&sclient=gws-wiz  

================

H. OUR LADY OF SUFFERING, CHURCH OF ST. GERVASE, PARIS – NOSSA SENHORA DO SOFRIMENTO

https://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/05_MAY.html

– A Nossa Senhora do Sofrimento não está diretamente associada à Igreja de São Gervásio e São Protásio (Église Saint-Gervais-Saint-Protais) em Paris. No entanto, podemos explorar a relação entre essas duas devoções marianas e a igreja:

  1. Nossa Senhora do Sofrimento:
    1. A devoção a Nossa Senhora do Sofrimento está relacionada à aceitação do sofrimento como parte da experiência humana. Ela nos ensina a abraçar a cruz e a encontrar significado e redenção através das dificuldades e dores da vida12.
    1. Maria, como a Virgem dos Pobres, intercede pelos necessitados e sofredores. Ela é um exemplo de fé e perseverança mesmo diante das adversidades.
  2. Igreja de São Gervásio e São Protásio:
    1. Igreja de São Gervásio e São Protásio é uma igreja histórica localizada em Paris, no bairro de Marais. Ela tem uma rica história que remonta ao século VII.
    1. A igreja é dedicada aos mártires cristãos São Gervásio e São ProtásioSeu interior segue predominantemente o estilo Gótico, mas sua fachada é um exemplo original do estilo Barroco Francês3.
    1. Embora não haja uma conexão direta entre essa igreja e a devoção específica a Nossa Senhora do Sofrimento, ambas compartilham o espaço sagrado e a busca pela espiritualidade.

Em resumo, enquanto a igreja honra os mártires e exibe uma arquitetura notável, a devoção a Nossa Senhora do Sofrimento nos convida a encontrar esperança e força em meio às tribulações da vida. Ambas as expressões de fé têm seu lugar na rica tapeçaria da espiritualidade cristã. 🙏❤️

Saiba mais

1. blog.cancaonova.com

2. blog.cancaonova.com

3. ultimato.com.br

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+SUFFERING%2C+CHURCH+OF+ST.+GERVASE%2C+PARIS+&sca_esv=986cfd32cb66a37f&sca_upv=1&sxsrf=ADLYWILv5Wn_JolFb8Dku6dhjdiXqdtPPg%3A1717121034901&source=hp&ei=CjBZZpb3M6eL5OUPq8aB8As&iflsig=AL9hbdgAAAAAZlk-GhISMgendgSHtRQywhRkakdETkAb&udm=&ved=0ahUKEwiWpMaq5raGAxWnBbkGHStjAL4Q4dUDCBU&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+SUFFERING%2C+CHURCH+OF+ST.+GERVASE%2C+PARIS+&gs_lp=Egdnd3Mtd2l6IjRPVVIgTEFEWSBPRiBTVUZGRVJJTkcsIENIVVJDSCBPRiBTVC4gR0VSVkFTRSwgUEFSSVMgMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCMgcQIxgnGOoCSPgPULIKWLIKcAF4AJABAJgBAKABAKoBALgBA8gBAPgBAvgBAZgCAaACCKgCCpgDCJIHATGgBwA&sclient=gws-wiz

================

BIBLIOGRAFIA:

1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM MAIO:

https://devotiontoourlady.com/may.html    

2. FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm  

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/05_MAY.html         

https://devotiontoourlady.com/index.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/

Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

================

OUTROS SANTAS E SANTOS DE 31 DE MAIO

1. FESTA DA VISITAÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA. Destaque acima.

2.   Em Roma, no ce­mi­tério de Do­mi­tila, junto à Via Ar­de­a­tina, Santa Pe­tro­nila (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem e mártir. († data inc.).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, Santa Petronilha, virgem e mártir romana, pertencente ao ramo cristão – não reinante – da família Flávia Domitila. Segundo uma tradição, foi batizada pelo Apóstolo São Pedro, de quem foi então considerada como filha espiritual. (M).

– Santa Petronilha, virgem e mártir, às páginas 366-368: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

3.   Em Co­mana, no Ponto, hoje Gu­menek, na Tur­quia, Santo Hér­mias, sol­dado, mártir. († s. III).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no Ponto, o Martírio de Santo Hérmias, soldado. (M)

– “…O governador Sebastião ordenou ao feiticeiro Marus que envenenasse Santo Hermias com uma poção. A bebida venenosa não fez mal ao santo. Uma segunda taça com veneno ainda mais forte também não conseguiu matar o santo. O feiticeiro creu em Cristo Salvador e foi imediatamente decapitado. São Marus foi batizado em seu próprio sangue e recebeu uma coroa de mártir.

Santo Hermias foi submetido a torturas ainda mais terríveis. Eles rasparam seu corpo com instrumentos afiados, jogaram-no em óleo fervente e arrancaram seus olhos, mas ele deu graças ao Senhor Jesus Cristo. Em seguida, eles suspenderam a cabeça do mártir para baixo. Por três dias ele ficou pendurado nesta posição.

Pessoas enviadas pelo governador para verificar sua morte o encontraram vivo. Atingidos pelo milagre, eles ficaram cegos de medo e começaram a clamar ao santo para ajudá-los. O santo mártir ordenou que os cegos se aproximassem dele e os curou em Nome de Jesus Cristo.

Furioso, o governador ordenou que a pele fosse arrancada do corpo do santo, mas ele permaneceu vivo. Então o enlouquecido Sebastian o decapitou com sua própria espada. Os cristãos enterraram secretamente o corpo da mártir Hérmias, cujas relíquias proporcionaram inúmeras curas…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay31.html

4.   Em Aqui­leia, hoje no Friúli Ve­nézia, re­gião da Itália, os santos Câncio (também na Folhinha do Coração de Jesus), Can­ciano e Can­ci­a­nila (ou Cancianela), már­tires, que, presos pelo per­se­guidor quando saíam da ci­dade num carro, foram fi­nal­mente le­vados ao suplício… († s. IV).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Aquiléia, perto de 290, o Martírio dos Santos Câncio, Canciano e Cancianela, irmãos carnais. (M)

5*.   Em Tou­louse, na Gália Nar­bo­nense, ac­tu­al­mente na França, São Sílvio, bispo, que em­pre­endeu a cons­trução de uma ba­sí­lica para honrar o tú­mulo de São Saturnino. († c. 400)

6*.   Em Forlí, na Emília-Ro­manha, re­gião da Itália, o Beato Tiago Sa­lo­móni, pres­bí­tero, que, sendo ainda ado­les­cente, fa­le­cido o seu pai e re­ce­bida sua mãe entre as monjas cis­ter­ci­enses, dis­tri­buiu os seus bens aos po­bres e en­trou na Ordem dos Pre­ga­dores, onde res­plan­deceu du­rante qua­renta e cinco anos, do­tado de in­signes dons ca­ris­má­ticos, amigo dos po­bres e homem de paz. († 1314)

7*.   Em Ca­me­rino, no Pi­ceno, hoje nas Marcas, re­gião da Itália, Santa Bap­tista de Varano (Ca­mila Bap­tista de Va­rano, também na Folhinha do Coração de Jesus de 30 de maio), aba­dessa do mos­teiro das Cla­rissas fun­dado por seu pai, onde ex­pe­ri­mentou grandes tri­bu­la­ções e con­so­la­ções místicas. († 1524).

Bem-aventurada Batista Varani, abadessa. Ver páginas 371-373:  http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

– “… Camilla Battista da Varano OSC , (9 de abril de 1458 – 31 de maio de 1524), [1] de Camerino , Itália , foi uma princesa italiana e uma freira e abadessa Clara Pobre . Ela é venerada como uma santa na Igreja Católica… Em 8 de abril de 1821, o Papa Leão XIII aprovou as atas do processo para sua canonização. Varano foi beatificada pelo Papa Gregório XVI em 1843, após o reconhecimento de seu culto público de longa data. Em 4 de fevereiro de 1893, seus escritos também foram aprovados. Em 17 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI a canonizou , junto com outras cinco pessoas. [10] [12]

Sua festa era originalmente celebrada na Ordem Franciscana em 2 de junho, mas é mais recentemente comemorada em 30 de maio.” No Martirológio Romano é dia 31 de maio:  https://en.wikipedia.org/wiki/Camilla_Battista_da_Varano

8*.   Em York, na In­gla­terra, os be­atos már­tires Ro­berto Thorpe, pres­bí­tero, e Tomás Wat­kinson, que, no rei­nado de Isabel I, foram con­de­nados à morte: o pri­meiro, porque era sa­cer­dote e o se­gundo, pai de fa­mília já an­cião, porque muitas vezes prestou au­xílio aos sa­cer­dotes; ambos re­ce­beram ao mesmo tempo no pa­tí­bulo a coroa do martírio. († 1591)

9*.   Em Paris, na França, o Beato Ni­colau Barré, pres­bí­tero, que foi do­cente de te­o­logia e cé­lebre di­retor de almas no es­pí­rito do Evan­gelho e ins­ti­tuiu por todas as partes da França as Es­colas Cristãs e da Ca­ri­dade, bem como as Irmãs Mes­tras do Me­nino Jesus, des­ti­nadas à ins­trução gra­tuita da ju­ven­tude mais carenciada. († 1686).

São Nícolas Barré: “… Em 1675, ele retornou a Paris, onde continuou suas fundações de escolas e comunidades populares. As Mestres das Escolas de Caridade estão agrupadas na rue Saint-Maur de onde partem todos os dias para as várias paróquias de Paris para ensinar meninas. São apelidadas de “damas de (da rua) Saint-Maur”, e hoje são chamadas de Irmãs do Menino Jesus – Nicolas Barré .

Ele era o conselheiro de João Batista de La Salle (Ver 07 de abril) a quem recomendava “renunciar aos seus bens e viver na pobreza com os professores para ter sucesso com os meninos como as primeiras amantes caridosas o sucederam com as meninas. CITAÇÕES DE São NICOLAS BARRÉ:

  • Aconteça o que acontecer, esteja sempre em paz e confie em Deus, isso será feito a você de acordo com sua fé, sua esperança e sua caridade e muito mais. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “Devemos nos concentrar mais em estabelecer o bem ao invés de destruir o mal. Estabelecido o bem, o mal não poderá mais subsistir. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “Quanto mais estamos unidos a Deus, mais recebemos força de espírito e influência, pois Ele é sua fonte e oceano”. – Carta 27 (OC p 457) …”:  https://pt.frwiki.wiki/wiki/Nicolas_Barr%C3%A9_(pr%C3%AAtre)

Nicolau Barré. “… Na sua opinião, a raiz de todos os males sociais era a falta de educação e formação para os jovens. Ficou impressionado com a ignorância das crianças, que as tornava vulneráveis ​​a muitos perigos. Ele disse: “Aquele que recebe é uma criança pobre e abandonada, recebe Jesus Cristo”. Durante quinze anos ele pediu e refletiu sobre um projeto para oferecer educação ao povo. Uma de suas primeiras ajudantes foi uma mulher conhecida por ser dura e egoísta. Mas depois de sua conversão, ela se colocou à disposição de Nikolas. Ela passava a maior parte do tempo com os pobres, vivendo como eles e vendo a vida do ponto de vista deles, compreendendo-os e tornando-se seu amigo…

… Em 21 de março de 1983, suas “virtudes heroicas” foram reconhecidas e ele recebeu o título de Venerabilis (“Venerável”).

Em 6 de abril de 1998, o Papa João Paulo II (1978-2005) assinou o decreto da Congregação para a Santificação aprovando um milagre por sua intercessão. Foi beatificado pelo Papa em 7 de março de 1999, em Roma.

Seu dia de memória é o dia de sua morte, em 31 de maio, mas 21 de outubro também é mencionado…”: http://www.katolsk.no/biografier/historisk/nbarre

Bem-aventurado Nicolau Barré

Memorial

Perfil

Educado por Jesuítas . Ingressou nos Mínimos de São Francisco de Paula aos 19 anos. Ensinou filosofia ainda como diáconoSacerdote. Diretor da biblioteca do convento da Place Royale, ParisFrança

Notável pregador. Adoecendo, foi enviado para o convento de Amiensna França, e depois para Rouenna França

Depois de muita oração e reflexão, Nicholas decidiu que a falta de educação estava por trás da maioria dos males sociais. Como os jovens não conseguiam se encaixar na sociedade, então ele iniciou um movimento educacional. Pequenas classes gerais foram iniciadas em muitas paróquias, e escolas de comércio e programas de aprendizes logo se desenvolveram. 

Ajudou a fundar uma comunidade de professores e professoras dedicados à educação pública; esses Professores de Caridade ajudaram a fundar vários outros grupos com a mesma missão. 

Consultado várias vezes por São João Batista de la Salle (memória em 07 de abril) que utilizou o pensamento de Nicolau ao fundar os Irmãos das Escolas Cristãs. Notável diretor espiritual que ensinou o abandono à fé. Fundadas Irmãs do Menino JesusIrmãs do Menino Jesus – Irmãs da Providência de Rouen e Irmãs da Providência de Lisieux .

Nascer

Morreu

venerado

Beatificado

Patrocínio

Informações adicionais

Citação MLA

– Ver dia 07 de abril: São João Batista de la Salle

10*.   Em Ni­cósia, na Si­cília, re­gião da Itália, São Félix (Tiago Amo­roso), re­li­gioso, que, de­pois de ter sido re­cu­sado du­rante dez anos, in­gressou fi­nal­mente na Ordem dos Me­nores Ca­pu­chi­nhos, onde exerceu os mais hu­mildes ofí­cios com grande sim­pli­ci­dade e ino­cência de coração. († 1787)

– São Félix de Nicósia. “Na Wikipedia de 02 de junho: São Felix de NicósiaOFM Cap, em italiano: Felice di Nicosia; (05 de novembro de 1715 – 31 de maio de 1787) foi um frade capuchinho, e é venerado em Santidade pela Igreja Católica Romana

Ele nasceu Filippo Giacomo Amoroso em Nicósia, na Sicília, em 5 de novembro de 1715,[1]… Aos 20 anos, pediu ao Guardião do convento que falasse em seu nome ao Ministro provincial de Messina, para que ele pudesse ser admitido na Ordem como um irmão leigo. Sendo analfabeto, ele não poderia ser admitido como clérigo. Seu pedido foi rejeitado várias vezes; no entanto, vendo sua perseverança continuada, depois de oito anos ele foi admitido na Ordem e enviado para o noviciado em Mistretta.[2]

Em 19 de outubro de 1743 ingressou no noviciado, recebendo o nome de Irmão Felix (depois do primeiro santo capuchinho) e professou seus votos um ano depois.[2]

Ele foi dedicado a Jesus Cristo e a Virgem Maria. Às sextas-feiras ele contemplava a paixão e a morte de Jesus Cristo. Às sextas-feiras durante a quaresma, ele jejuava em pão e água. Ele tinha uma veneração especial pelo Santíssimo Sacramento, passando horas diante do tabernáculo, mesmo depois de ter suportado as severas provações de todos os dias. Ele foi dotado com o dom de curar doenças físicas e espirituais e se deleitou em cuidar dos doentes. Ele também poderia bilocalizar da mesma maneira que outro frade capuchinho dos tempos modernos, Padre Pio.

Chamado para ajudar os doentes quando uma epidemia maligna estava dizimando a cidade vizinha de Cerami, em março de 1777, ele respondeu ansiosamente. Ele cuidou dos doentes e seus esforços foram coroados com grande sucesso.[3]

O irmão Félix foi beatificado pelo papa Leão XIII em 12 de fevereiro de 1888. Em 1891, suas relíquias foram transladadas para a catedral da cidade para maior acesso do público que desejava venerá-lo. Ele foi canonizado em 23 de outubro de 2005 pelo Papa Bento XVI…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9lix_de_Nic%C3%B3sia

– “…Félix de Nicósia. … No final de maio de 1787 ele foi ultrapassado por uma súbita febre furiosa enquanto trabalhava no jardim. Seu superior, padre Macario, ordenou-lhe sob obediência para deitar-se. Irmão Felix disse ao médico que prescreveu medicamentos para ele que eles eram inúteis, porque esta era sua doença final. Sua vida terrena chegou ao fim às 2 da .m. em 31 de maio de 1787…”: Felix de Nicósia (1715-1787) – Biografia (vatican.va)

11*.   Em Bel­legra, lo­ca­li­dade pró­xima de Roma, o Beato Ma­riano de Roc­ca­ca­sale (Do­mingos) Di Ni­co­lan­tónio, re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores, que, exer­cendo o ofício de por­teiro, abriu as portas do con­vento aos po­bres e aos pe­re­grinos, a quem so­correu de todos os modos com imensa caridade. († 1866)

12.   Em Mityana, lo­ca­li­dade do Uganda, São Noé Mawaggali, mártir, que, sendo fâ­mulo do rei, quando ir­rompeu a per­se­guição re­cusou des­te­mi­da­mente em­pre­ender a fuga e es­pon­ta­ne­a­mente apre­sentou o às lanças dos sol­dados, que, de­pois de o terem tres­pas­sado, o pen­du­raram numa ár­vore, até chegar à morte por Cristo. († 1886)

13. São Pascásio (na Folhinha do Coração de Jesus)

– …Um diácono da Igreja Romana por volta de 500; morreu depois do 511. Quase tudo o que se sabe de Paschasius é relacionado por Gregório, o Grande, em seus “Diálogos” (IV, xl). De acordo com Gregory, ele era um homem de santidade extraordinária, e um pai dos pobres. Até sua morte, ele foi um firme adepto do antipapa Laurentius (498-505; d. antes de 514). Isso, no entanto, não foi o resultado de malícia, mas de erro e ignorância. Ele morreu durante o reinado do Papa Symmachus (498-514), e após sua morte um demônio foi curado tocando seu dalmatic.

Muito depois disso, Paschasius apareceu ao Bispo Germano de Cápua nas fontes termais de Angulus (Angelum) ele disse a Germano que ele tinha que fazer penitência nestes banhos por seu antigo erro, e implorou ao bispo para orar por ele. Este Germano fez com grande zelo, e depois de alguns dias não o encontrou mais nas nascentes. Gregório observa que Paschasius havia deixado livros sobre o Espírito Santo que estavam corretos em todas as particularidades e perfeitamente inteligíveis.

Na verdade, dois livros “De spiritu sancto” são atribuídos a Paschasius em vários manuscritos, e até recentemente foram impressos em seu nome. Engelbrecht, não muito tempo atrás, negou sua autoria deles, atribuiu-os ao Bispo Fausto de Riez, e publicou-os nas obras de Fausto. Se isso estiver correto, então o trabalho de Paschasius desapareceu. Uma carta escrita por ele para Eugippius (511) foi preservada.

Este último implorou ao seu venerado e querido amigo Paschasius, que tinha grande habilidade literária, para escrever uma biografia de São Severino a partir dos relatos do santo que ele (Eugippius) havia reunido em forma bruta e inartística. Paschasius, no entanto, respondeu que os atos e milagres do santo não poderiam ser descritos melhor do que ele tinha feito por Eugippius. A festa de Paschasius é celebrada em 31 de maio.

Citação MLA

14. VER SANTAS E SANTOS DO DIA 31 DE MAIO (alguns destacados acima): 

– OntemCalendárioAmanhã ->
Visitação da Virgem Maria (Festa) Maria, Medianeira de Todas as Graças Nossa Senhora de Banneux — Alexandre de Auvergne Camila Battista Varano Crescente de Sassari Donaciano de Cirta Felice de Nicósia Galla de Auvergne Hermias de Comana Iacobus Chu Mun-mo James Salomone Kasper Gerarz Mariano de Roccacasale Mechtildis de Edelstetten Nicolau de Vangadizza Nicolau de Vaucelles Nicolas BarréNowa Matagal Pascásio de Roma Petronila de Roma Sílvio de Toulouse Vitalis de AssisMártires de Aquileia – 3 santos Mártires de Gerona – 29 santos Mártires da Via Aurélia – 4 santos Martirizado na Inglaterra Robert Thorpe Thomas Watkinson Martyed na Guerra Civil Espanhola Juan Moya Collado Santos da Cornualha Mancus Myrbad Janela
todos esses memoriais em uma única página

15. Outros santos do dia 31 de maio: 334-373 (vol.09): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos.”

Demos graças a Deus!

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 31 de maio, ver ainda: https://pt.wikipedia.org/wiki/31_de_maio

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 434-436: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
  4. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
  5. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  6. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  7. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  8. The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015) 
  9. El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php  
  10. MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm 
  11. SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/30-may/
  12. SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay30.html#                                                                                                                           
  13. SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p    
  14. SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg

SOBRE NOSSA SENHORA:

BIBLIOGRAFIA

1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM DEZEMBRO:

https://devotiontoourlady.com/march.html  

2. FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/03_MAR.html     

https://devotiontoourlady.com/index.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/

NOSSA SENHORA E NOSSA MÃE, ROGAI POR NÓS! PROTEGEI-NOS!

FAZEI-NOS SANTOS! AMÉM!

================

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!   AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS.

POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

  • SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.

Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

  • “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO

Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valorEle anseia ardentemente que o desejemos e o amemosEle aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”

– São Gregório Nazianzeno

================

* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO

          … Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados ​​e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …       

“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…” 

================

* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN

Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)

– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento

(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

12 de janeiro: SANTO ARCÁDIO

“… Os maiores tormentos (podemos dizer também que OS MAIORES PRAZERES) NADA SÃO PARA QUEM TEM DIANTE DE SI A VIDA ETERNA…”

================

* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário.

 “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES

“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”

================

27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI

“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”

================

* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO

“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”

================

* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO

“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”

================

* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR

“… Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus, pediria que me concedesse este único milagre: que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”

================

03 de fevereiro: SÃO BRÁS

A bênção de São Brás:

“Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém.”

================

04 de fevereiro: SANTO ANDRÉ CORSINI

“Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

04 DE FEVEREIRO: SÃO JOÃO HEITOR DE BRITO

 “Meu amigo, orei a Deus. Da minha parte, fiz o que deveria fazer. Agora faça a sua parte.” 

================

04 de fevereiro: SÃO JOSÉ DE LEONESSA

Os santos muitas vezes nos incomodam porque desafiam nossas ideias sobre o que precisamos para “uma vida boa”. “Serei feliz quando…”, podemos dizer, desperdiçando uma quantidade incrível de tempo na periferia da vida. Pessoas como José de Leonissa nos desafiam a enfrentar a vida com coragem e chegar ao coração dela: a vida com Deus. 

================

05 de fevereiro: SANTA ÁGUEDA (AGATA)

Oração: Santa Ágata, você sofreu agressão sexual e indignidade por causa de sua fé. Ajude a curar todos aqueles que são sobreviventes de agressão sexual e proteja as mulheres que estão em perigo. Amém …”

================

06 DE FEVEREIRO: SÃO PAULO MIKI (E SEUS COMPANHEIROS MÁRTIRES)

“… A única razão pela qual morro é porque ensinei a doutrina de Cristo. Agradeço a Deus por ser por esse motivo que morro. Acredito que estou dizendo a verdade antes de morrer. Sei que vocês acreditam em mim e quero dizer mais uma vez a todos vocês: peçam a Cristo que os ajude a serem felizes. Eu obedeço a Cristo. Seguindo o exemplo de Cristo, perdoo meus perseguidores. Eu não os odeio. Peço a Deus que tenha piedade de todos e espero que meu sangue caia sobre meus semelhantes como uma chuva frutífera. – São Paulo Miki…”

================

06 DE FEVEREIRO: SÃO MATEUS CORREA

“… O general e quis obrigar o Padre MATEUS a que lhe dissesse aquilo que os rebeldes lhe tinham confessado. Como ele recusou a fazê-lo, o general mandou-o fuzilar imediatamente: «Pode fazê-lo – disse o Padre CORREA – mas o senhor sabe que um sacerdote deve guardar o segredo da confissão… Estou disposto a morrer… Mártir por ser padre e por se recusar a quebrar o sigilo do confessionário“.

================

07 DE FEVEREIRO: SANTA COLETA

“… Devemos cumprir fielmente o que prometemos

Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência…” – Santa Coleta

================

* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA

“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO

“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, fuzilado aos 14 anos).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA

“… Só há um pecado que Deus não perdoa: aquele do qual não somos capazes de nos arrepender… Santo não é aquele que “nunca pecou”. A oração, a vigilância e o mergulho da própria miséria na Misericórdia Divina é o que nos santifica. São Martiniano, rogai por nós!

“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça! Por Cristo, na unidade do Espírito Santo! Amém…”

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA

“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)

“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…

A misericórdia é ilimitada…”.

“… “… Para fazer muito por Deus é preciso ser completamente seu” (ibid., n. 37). A oração, afirmou, é «o único meio… pelo qual Deus se une a nós para que façamos algo para a sua glória»…”: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/es/homilies/1992/documents/hf_jp-ii_hom_19920531_la-colombiere.html

*Coração de JESUS, doce, terno, lanceado, seja o meu no vosso amor cada vez mais abrasado

1 aascj.org.br

2 youtube.com

3 padrepauloricardo.org

4 youtube.com

5 bing.com

6 aascj.org.br

7 padrepauloricardo.org

================

* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO

“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”

================

* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA

“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vidaEu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”

================

* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOTH

“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”

================

* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO

“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)

================

* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO

Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, “firmes e imutáveis ​​na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém”. – Policarpo, Carta aos Filipenses

================

25 DE FEVEREIRO: SÃO TORÍBIO GONZÁLEZ

“Senhor, não me abandones nem permitas que passe um dia da minha vida sem que eu reze a Missa, sem receber o teu abraço em comunhão”. – oração de São Toribio (https://catholicsaints.info/saint-toribio-romo-gonzalez/)

================

* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES

“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”

Amo Maria! Ela é adorável, fiel, constante. Ela nunca se deixará vencer no amor, mas sempre permanecerá suprema. Se você estiver em perigo, ela se apressará em libertá-lo. Se você estiver com problemas, ela o consolará. Se você estiver doente, ela lhe trará alívio. Se você precisar, ela irá ajudá-lo. Ela não olha para ver que tipo de pessoa você tem sido. Ela simplesmente chega a um coração que quer amá-la. Ela vem depressa e abre-te o seu coração misericordioso, abraça-te, consola-te e serve-te. Ela estará até disponível para acompanhá-lo na viagem para a eternidade. – São Gabriel da Mãe Dolorosa

================

02 DE MARÇO: SANTA ÂNGELA DA CRUZ

O nada se cala, o nada não quer ser, o nada sofre tudo. O nada não se impõe, o nada não ordena com autoridade e, finalmente, o nada na criatura é humildade prática. – Santa Ângela

================

03 DE MARÇO: SANTA KATHERINE DREXEL

“A perseverança paciente e humilde da cruz, qualquer que seja a natureza, é o trabalho mais elevado que temos a fazer.” – Mãe Katharine Drexel

================

* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA

Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência

Devemos cumprir fielmente o que prometemos na vida e morrer uma morte santa. Que o Pai de toda misericórdia, o Filho por sua santa paixão e o Espírito Santo, fonte de paz, doçura e amor, nos encha de sua consolação…” – Santa Coleta

================

08 DE MARÇO: SÃO JOÃO DE DEUS

“Trabalhe sem parar; faça todas as boas obras que puder enquanto ainda tem tempo.” – São João de Deus

================

* 09 DE MARÇO: SÃO DOMINGOS SÁVIO

“Antes morrer que pecar!” (Ver também 06 de maio)

================

09 DE MARÇO: SANTA FRANCISCA ROMANA

“…Com paz de espírito, ela sempre se reconciliou com a vontade de Deus e lhe deu graças por tudo o que lhe aconteceu…” 

================

11 DE MARÇO: SANTO EULÓGIO

: “…Se você pudesse conceber a recompensa que espera aqueles que perseveram na fé até o fim, você renunciaria suas dignidades em troca disso!…

Oração para Santo Eulógio

Pai, minha vida está colocada em tuas mãos, pois tu és o Senhor do meu destino. Movido por esta certeza, dá-me a graça de testemunhar, com coragem, o teu Reino. Por Cristo nosso Senhor. Amém….: https://www.cenariomt.com.br/mensagens/santo-do-dia/santo-do-dia-11-3-santo-eulogio/#:~:text=Ora%C3%A7%C3%A3o%20para%20Santo%20Eul%C3%B3gio,Am%C3%A9m. ” 

================

*  12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE

“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”

“…29 de agosto, dia de Nossa Senhora da Guarda, aquela que impulsionou São Luiz Orione a amar e contemplar a Deus nos seus momentos de fraquezas, tormentos e principalmente diante da opressão do povo…”

Nossa Senhora, – dizia eleé vínculo de paz; o seu amor cura as feridas da alma, ajuda os seus filhos, inspira sentimentos de perdão, aproxima as almas de Deus e as salva…” 

================

12 DE MARÇO: MÁRTIRES DE AGUILARES, EL SALVADOR.

São eles:

96734 – Rutilio Grande García, padre jesuíta
98357 – Manuel Solorzano Solórzano, pai de família
98358 – Nelson Rutilio Lemus, adolescente

“… Padre Rutílio, convencido de que tinha de defender os valores do Evangelho e aplicar o ensinamento da Igreja, colocou-se abertamente do lado dos pobres e dos camponeses, as camadas sociais que mais sofreram com a opressão e exploração do governo…

================

* 14 de março, Albert Einstein:

“… Eu afirmo que a experiência religiosa cósmica é a força motriz mais forte e nobre por trás da pesquisa científica

Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!…

================

  • 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:

“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”

================

  • 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:

“… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

17 DE MARÇO: SÃO PATRÍCIO

“… Cristo me proteja neste dia:
Cristo esteja comigo,
Cristo dentro de mim,
Cristo comigo,
Cristo à minha frente,
Cristo atrás de mim,

Cristo ao meu lado
Cristo para me ganhar,
Cristo abaixo de mim,
Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita,
Cristo à minha esquerda,
Cristo em silêncio,
Cristo em perigo,
Cristo para me confortar e me restaurar,
Cristo quando me deito,
Cristo quando me levanto,
Cristo no coração de cada pessoa que pensa em mim,
Cristo em cada olho que me vê,
Cristo no ouvido que me ouve

– São Patrício, de seu peitoral…”

================

* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM

“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/

================

19 DE MARÇO: SÃO JOSÉ

“São José,
vós que sempre confiastes em Deus,
e fizestes as vossas escolhas
guiado pela Sua providência
ensinai-nos a não contar tanto com os nossos projetos
mas com o Seu desígnio de amor.
Vós que viestes das periferias
ajudai-nos a converter o nosso olhar
e a preferir o que o mundo descarta e marginaliza.
Confortai quantos se sentem sozinhos
e apoiai quantos se comprometem em silêncio
para defender a vida e a dignidade humana. Amém.” (Papa Francisco: Audiência Geral de 17 de novembro de 2021 – Catequese sobre São José 1. São José e o ambiente em que viveu | Francisco (vatican.va))

================

  • 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:

“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

       Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será     

     derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU

       MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.

================

  • 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop

================

22 DE MARÇO: BEATO VON GALEN

‘… É precisamente esta a mensagem sempre atual do beato von Galen: a fé não se limita a sentimento privado, que possivelmente se esconde quando é incômoda, mas exige a coerência e o testemunho também em âmbito público em favor do homem, da justiça, da verdade…’ (do Papa Bento XVI sobre Von Galen)

================

22 DE MARÇO (TAMBÉM 15 DE SETEMBRO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA

“Não devemos desejar nada além do que nos vem de momento a momento”

================

23 DE MARÇO: SÃO TURÍBIO DE MOGROVEJO

“… Em 1983, São João Paulo II proclamou-o patrono do Episcopado latino-americano. Assim, é sob a proteção deste grande catequista que se coloca também o novo Diretório para a Catequese…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tor%C3%ADbio_de_Mongrovejo

================

23 DE MARÇO: SÃO VITORIANO

“… Ainda que não houvesse vida depois desta, jamais seria ingrato e pérfido para com Deus, que me concedeu a felicidade de conhecê-lo e me concedeu suas preciosíssimas graças…” – (São Vitoriano em resposta à oferta de Hunerico se apoiasse  o arianismo)

================

24 DE MARÇO: SANTO OSCAR ROMERO

“D. Oscar Romero … deixou as seguranças do mundo, incluindo a própria incolumidade, para consumir a vida – como pede o Evangelho – junto dos pobres e do seu povo, com o coração fascinado por Jesus e pelos irmãos….”

================

29 DE MARÇO: SÃO BARAQUÍSIO

“… Só devemos pedir saúde na doença sob esta condição, se for mais conveniente para a honra de Deus e nosso avanço espiritual…”

================

01 DE ABRIL: SÃO GILBERTO

“Três máximas que sempre tentei observar, agora recomendo a vocês: primeiro, nunca ferir ninguém e, se ferido, nunca se vingar; em segundo lugar, suportar pacientemente qualquer sofrimento que Deus possa infligir, lembrando que Ele castiga todo filho que Ele recebe; e, finalmente, obedecer às autoridades para não ser uma pedra de tropeço para os outros”.

================

01 DE ABRIL: SÃO MELITÃO DE SARDES

“… O Senhor, embora fosse Deus, tornou-se homem.
Ele sofreu por aqueles que sofrem, ele foi amarrado pelos que estão presos, condenado pelos culpados, sepultado pelos que jazem na sepultura; mas ele ressuscitou dos mortos e gritou em voz alta: “Quem contenderá comigo?
Deixe que ele me confronte.
Eu libertei os condenados, trouxe os mortos de volta à vida, ressuscitei homens de seus túmulos.
Quem tem algo a dizer contra mim?
Eu, disse ele, sou o Cristo; Destruí a morte, venci o inimigo, pisoteei o inferno, amarrei o forte e elevei os homens às alturas do céu: EU SOU o Cristo.
Venham, então, todas as nações dos homens, recebam perdão pelos pecados que os contaminam.
Eu sou o seu perdão.
Eu sou a Páscoa que traz a salvação.
Eu sou o cordeiro que foi imolado por você.
Eu sou seu resgate, sua vida, sua ressurreição, sua luz, eu sou sua salvação e seu rei.
Eu o levarei às alturas do céu.
Com a minha mão direita vos levantarei e vos mostrarei o Pai eterno.
– de uma carta de São Melito de Sardes

Nascido como filho,
levado como cordeiro,
sacrificado como ovelha,
sepultado como homem,
ressuscitou dos mortos como Deus,
pois era Deus e homem por natureza.

Ele é todas as coisas:
ele julga e, portanto, ele é a Lei;
ele ensina, e assim ele é Sabedoria;
ele salva, e por isso ele é a Graça;
ele gera, e assim ele é Pai;
ele é gerado e, portanto, é Filho;
ele sofre, e como ele é Sacrifício;
ele está enterrado e, portanto, é homem;
ele ressurge, e assim ele é Deus.

(Ele mora em nosso coração, por isso é Espírito Santo.)
Este é Jesus Cristo,
a quem pertence a glória por todos os séculos…”

– oração de São Melito

================

02 DE ABRIL: SÃO FRANCISCO DE PAULA

“…Fixe sua mente na paixão de nosso Senhor Jesus Cristo. Inflamado de amor por nós, desceu do céu para nos redimir. Por nossa causa, ele suportou todos os tormentos do corpo e da alma e não recuou de nenhuma dor corporal. Ele mesmo nos deu um exemplo de perfeita paciência e amor. Nós, então, devemos ser pacientes na adversidade….

================

04 DE ABRIL: SANTO ISIDORO DE SEVILHA

Quanto mais somos afligidos neste mundo, maior é a nossa segurança no próximo; quanto mais nos entristecemos no presente, maior será nossa alegria no futuro”. (Santo Isidoro de Sevilha)

================

  • 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
  • “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“. (São Vicente Ferrer)

================

* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixai vossa caridade e zelo mostrar como vós amais a Igreja. Vosso trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…” – de uma meditação de João Batista de La Salle

================

08 DE ABRIL: SANTA JÚLIA BILLIART

“…Faça o que puder e não perca tempo lamentando o que não pode fazer…”

 – Saint Julie Billiart

================

11 DE ABRIL: SANTA GEMA GALGANI

“… Se eu visse as portas do Inferno abertas e eu estivesse à beira do abismo , não deveria me desesperar, não deveria perder a esperança da misericórdia, porque deveria confiar em Ti, meu Deus…” – Santa Gemma Galgani

================

11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO

“…Certa vez, um monge, muito doente, julgando-se perto, muito perto da morte, implorou a Barsanúfio o perdão dos pecados.

Respondeu-lhe o santo: “Não te aflijas, irmão, porque a morte, sem o pecado, não é a morte, é a passagem da aflição ao repouso, a passagem das trevas à luz inefável e à vida eterna. Eis que o grande rei, Deus, disse: “Todos os teus pecados serão perdoados, sobretudo pelos rogos e súplicas aos santos e por tua fé”. Que Ele te dê paciência até o fim.

Um outro dizia-lhe: “Perdoa-me, senhor abba, pelo Senhor. Tua santidade me diz: “Teus pecados te são perdoados”, mais eis que abba Isaias disse que não serão perdoados, falando dos seus deleites. Ora, eu sinto esse deleite. Pelo Senhor, explique-me isso”.

Resposta: “Irmão, eu te disse que teus pecados passados te estavam perdoados, mas não que toda a luta havia cessado, porque a vida do homem nada mais é do que um combate. Se não cometeste pecado, o diabo sugeriu-te o prazer, e como não o cometeste, sugere-te igualmente. Quanto ao que diz abba Isaías, deve entender-se do prazer do pecado e dos que com ele se deleitam. Uma coisa é lembrar-se da doçura do mel, e outra deleitar-se com a lembrança. Assim, se alguém, lembrando-se do prazer do pecado, com ele não se deleitar, mas procurar vencer e afastar o deleite, opondo-se, pois, a ele, a esse os pecados anteriores serão perdoados…” (São Barsanúfio)

Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés– São Barsanúfio

================

12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE-VELASCO

Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe-da última vontade e testamento de Saint David

================

12 DE ABRIL: SANTA TERESA DOS ANDES

Eu sou de Deus. Ele me criou e é meu começo e meu fim

================

13 DE ABRIL: SANTA MARGARIDA DE CASTELO

Deus compassivo, deste a tua luz divina à Beata Margarida, cega de nascença, para que com os olhos do coração pudesse contemplar-te sozinha. 

Seja o Senhor a luz de nossos olhos para que possamos nos desviar do mal e chegar ao lar da luz sem fim. 

Pedimos isso por nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo , um só Deus, pelos séculos dos séculos. – Calendário Geral da Ordem dos Pregadores (Santa Margarida de Castello, canonizada em 24 de abril de 2021 pelo Papa Francisco ( canonização equipolente )

================

15 DE ABRIL (E/OU 10 DE MAIO): SÃO DAMIÃO DE MOLOKAI

“… O Santíssimo Sacramento é de fato o estímulo para todos nós, para mim como deve ser para vocês, a abandonar todas as ambições mundanas.

Sem a presença constante de nosso Divino Mestre sobre o altar em minhas pobres capelas, eu nunca poderia ter perseverado jogando minha sorte com os leprosos de Molokai; cuja consequência prevista começa agora a aparecer na minha pele, e é sentida por todo o corpo. 

Sendo a Sagrada Comunhão o pão de cada dia de um sacerdote, sinto-me feliz, satisfeito e resignado nas circunstâncias bastante excepcionais em que aprouve a Divina Providência colocar-me…” – Padre Damião

================

16 DE ABRIL: SANTA BERNADETE

“…Nada é mais nada para mim; tudo é nada para mim, exceto Jesus: nem coisas nem pessoas, nem ideias nem emoções, nem honras nem sofrimentos. Jesus é para mim honra, deleite, coração e alma…”

– Santa Bernadete

================

17 DE ABRIL: SANTA KATERI TEKAKWITHA

“Certamente, nem todos são chamados a professar o mesmo voto de Kateri; no entanto, cada cristão é chamado todos os dias a comprometer-se de coração indiviso na vocação e missão que lhe foi confiada por Deus, servindo-o a si e ao próximo num espírito de caridade.”

Faleceu em abril do ano seguinte, com apenas 24 anos, e suas últimas palavras foram: “Jesus, te amo”.

… o zelo apostólico implica querer uma união vital com Jesus.

            “Não nos esqueçamos: cada um de nós é chamado à santidade, à santidade de todos os dias, à santidade da vida cristã comum. Cada um de nós tem este chamado: vamos em frente nesta estrada. O Senhor não deixará de nos ajudar.”…: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-08/papa-francisco-audiencia-geral-30-agosto-tekakwitha.html

================

25 DE ABRIL: SÃO JOSÉ DE BETANCOURT

JURAMENTO À IMACULADA

“Juro por esta Cruz e pelos Santos Evangelhos defender que Nossa Senhora, a Virgem Maria, foi concebida sem mancha do pecado original; e perder minha vida, se necessário, para defender sua Santíssima Conceição.

E por tudo o que disse para ser verdade, eu o assinei com meu próprio sangue…

Eu, Pedro de Betancur, o pecador. Terça-feira, 8 de dezembro de 1654.

.”…: Pedro de San José de Betancourt (corazones.org)

================

26 DE ABRIL: São Rafael Arnáiz Barón

“…Tudo passa, até a tentação. … De que adianta um momento de alegria e um momento de tristeza depois…! (…)

Posso dizer que não há dor que não seja compensada nesta vida ou na próxima e que, na realidade, muito pouco é exigido de nós para merecer o céu. … Vamos aproveitar bem o tempo! 

Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!

Vamos aproveitar as pequenas coisas do dia a dia, da vida comum! Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa. 

https://www.heiligenlexikon.de//BiographienR/Rafael_Arnaiz_Baron.htm

================

28 DE ABRIL: SÃO PEDRO CHANEL

… Ele nos ama. Ele faz o que ensina. Ele perdoa seus inimigos. Seu ensinamento é bom. – um dos catecúmenos de São Pedro, explicando por que ele acreditava nos ensinamentos de Pedro…

================

28 DE ABRIL: SÃO LUIZ MARIA GRIGNION DE MONTFORT

“A Ave Maria é orvalho que cai do céu para fecundar a alma. É um beijo puro de amor que damos a Maria”. – São Luís Grignion de Montfort

================

28 DE ABRIL: SANTA GIANNA BERETTA MOLA

Ó Jesus, prometo-te submeter-me a tudo o que me permitires, faze-me conhecer apenas a tua vontade. Meu dulcíssimo Jesus, Deus infinitamente misericordioso, terno Pai das almas, e de modo particular dos mais fracos, dos mais miseráveis, dos mais enfermos que carregais com especial ternura entre os vossos braços divinos, venho a vós pedir-vos, pelo amor e os méritos do Vosso Sagrado Coração, a graça de compreender e fazer sempre a Vossa santa Vontade, a graça de confiar em Vós, a graça de descansar segura através do tempo e da eternidade nos vossos amorosos braços divinos. – Santa Gianna

================

  • 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»

… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”

================

02 DE MAIO: SANTA WIBORADA

“…A expectativa de Deus de nós, … não é que viajemos nem que fiquemos parados. É que onde quer que vivamos, sirvamos a Sua santa vontade. É por isso que ele nos criou como nós. –Padre Robert F. McNamara…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay02.html#926_St._Wiborada_Swabian_nobility

================

04 DE MAIO – JOSÉ MARÍA RUBIO PERALTA 

O seu lema era:  “Fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz”, em: https://evangelhoquotidiano.org/PT/display-saint/b701b834-a265-418b-b823-bfeb10a160b3

================

06 DE MAIO: SÃO PEDRO NOLASCO

‘’Nolasco’’, disse a Mãe de Jesus, ‘’É vontade de meu filho e vontade minha que fundes uma Ordem religiosa para remir os cativos. Eis que nós estaremos sempre contigo.’’…”: http://mercedarios.com.br/sao-pedro-nolasco

VER 14 DE FEVEREIRO, Nº 14;

06 DE MAIO, Nº 6 e

25 DE DEZEMBRO, Nº14

================

06 DE MAIO (nº 17): SÃO DOMINGOS SÁVIO

“ANTES MORRER, QUE PECAR”!

(Ver também 9 de março, nº 7)

================

10 DE MAIO (E/OU 15 DE ABRIL): SÃO DAMIÃO DE MOLOKAI

“…O Santíssimo Sacramento é de fato o estímulo para todos nós, para mim como deve ser para vocês, a abandonar todas as ambições mundanas. 

Sem a presença constante de nosso Divino Mestre sobre o altar em minhas pobres capelas, eu nunca poderia ter perseverado jogando minha sorte com os leprosos de Molokai; cuja consequência prevista começa agora a aparecer na minha pele, e é sentida por todo o corpo. 

Sendo a Sagrada Comunhão o pão de cada dia de um sacerdote, sinto-me feliz, satisfeito e resignado nas circunstâncias bastante excepcionais em que aprouve a Divina Providência colocar-me…” – Padre Damião

================

10 DE MAIO: SÃO JOÃO DE ÁVILA

“…Retire seu coração do mundo antes que Deus tire seu corpo dele. 

…Sua vida consiste em se aproximar de Deus. Para fazer isso, você deve se esforçar para se desprender de coisas visíveis e lembrar que em pouco tempo elas serão tiradas de você..”

================

12 DE MAIO: SANTA IMELDA LAMBERTINI (padroeira das crianças que vão fazer a primeira comunhão)

“Alguém pode receber Jesus em seu coração e não morrer?” – Beata Imelda (morreu no dia em que recebeu a primeira comunhão, 12 de maio de 1333)

================

12 DE MAIO: SÃO LEOPOLDO BOGDAN MANDIC

“… Tenha fé! Vai dar tudo certo. Fé, Fé! – conselho de São Leopoldo Mandic

Temos no céu o coração de uma Mãe, a Virgem, nossa Mãe, que aos pés da Cruz sofreu tanto quanto possível por uma criatura humana, compreende as nossas angústias e consola-nos…”

================

14 DE MAIO: SÃO BONIFÁCIO DE TARSO

Antes de Bonifácio receber o golpe mortal, ele rezou ao Onipotente de joelhos: “Senhor, não vos lembreis de meus erros. Arrependo- me deles de todo o meu coração. Recebei o sacrifício da minha vida, do qual me destes a graça de fazê-lo por Vós. Iluminai e convertei todos os que aqui estão presentes.” Assim, o destemido herói cristão terminou sua vida…”: http://farfalline.blogspot.com/2014/05/14-de-maio-sao-bonifacio.html

================

15 DE MAIO: SANTO ISIDORO

Ó Deus , que ensinaste a Adão a arte simples de lavrar a terra, e que por Jesus Cristo, a verdadeira videira, te revelaste o lavrador de nossas almas, digna-te, rogamos, pelos méritos do Santo Isidoro, incutir em nossos corações um horror ao pecado e um amor à oração, para que, trabalhando a terra no suor do nosso rosto, possamos, com Cristo nosso Senhor, gozar a felicidade eterna no céu. Por Jesus Cristo nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo! Amém!

– Oração a Santo Isidoro, Padroeiro dos Agricultores ; a partir da obra, agosto de 1953

================

16 DE MAIO: SÃO SIMÃO STOCK

Flor do Carmelo,
Videira sempre florescendo,
esplendor do Céu!
Virgem que deu à luz um filho.
Ninguém é como você.
Mãe gentil e gentil.
No entanto, nunca tocado pelo homem!
Aos carmelitas, dai o privilégio.
Ajude-nos Estrela do Mar.
– Simon Stock

================

19 DE MAIO: SÃO PEDRO CELESTINO

“Quando sua mãe perguntava: “Qual de vocês vai se tornar um santo?” Pedro respondia “Eu, mamãe! Vou virar um santo!”

================

21 DE MAIO: SÃO CRISTÓVÃO DE MAGALHÃES E COMPANHEIROS MÁRTIRES

Diante de seus assassinos, São Cristóvão de Magalhães disse em voz alta:

“Sou e morro inocente; perdoo de coração aos que me matam e peço a Deus que meu sangue sirva para a paz dos Mexicanos desunidos” … Original (em castelhano): “Soy y muero inocente; perdono de corazón a los autores de mi muerte y pido a Dios que mi sangre sirva para la paz de los mexicanos desunidos…”.

… Vendo um de seus companheiros assustado, lhe disse:

“Padre, só um momento e estaremos no Céu”.

================

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO

“…Santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

25 DE MAIO: SÃO BEDA, O VENERÁVEL

Beda, colocado no chão de sua cela, cantou: ‘Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo’.  Ao dizer o nome do Espírito Santo, exalou o último suspiro. Pela grande devoção com que se consagrou aos louvores de Deus na terra, bem devemos crer que partiu para a felicidade das alegrias do céu…

Só ama perfeitamente o Criador aquele que manifesta um amor puro pelo próximo– São Beda, o Venerável

================

25 DE MAIO: SÃO GREGÓRIO VII

… Ao morrer, fora de Roma, disse a frase que se tornaria famosa: “Amei a justiça e odiei a iniquidade, por isso morro no exílio“.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Greg%C3%B3rio_VII

================

25 DE MAIO: SANTA MARIA MADALENA DE PAZZI

Aqueles que lembram os sofrimentos de Cristo e que se oferecem a Deus por meio de Sua paixão, consideram suas dores doces e agradáveis…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Madalena_de_Pazzi

Vem, Espírito Santo. Espírito de verdade, tu és o galardão dos santos, o consolador das almas, a luz nas trevas, a riqueza dos pobres, o tesouro dos amantes, o alimento dos famintos, a consolação dos errantes; para resumir, Tu és aquele em quem todos os tesouros estão contidos.

Vem! Ao descer sobre Maria para que o Verbo se torne carne, opera em nós pela graça como operaste nela pela natureza e pela graça.

Vem! Alimento de todo pensamento casto, fonte de toda misericórdia, soma de toda pureza.

Vem! Consome em nós o que nos impede de sermos consumidos em ti. – dos escritos de Santa Maria Madalena de Pazzi

================

* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI

“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”

================

28 DE MAIO: SÃO GERMANO

“… A virtude característica de São Germano era sua caridade ilimitada para com os pobres.

A liberalidade na esmola move Deus a ser liberal conosco nas dispensações de suas graças espirituais; mas aquele que endurece o coração às injúrias e necessidades dos outros, fecha contra si o tesouro do céu…

================

 * 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI

“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html

================

30 DE MAIO: SÃO NICOLAS BARRÉ

CITAÇÕES DE São NICOLAS BARRÉ:

  • Aconteça o que acontecer, esteja sempre em paz e confie em Deus, isso será feito a você de acordo com sua fé, sua esperança e sua caridade e muito mais. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “Devemos nos concentrar mais em estabelecer o bem ao invés de destruir o mal. Estabelecido o bem, o mal não poderá mais subsistir. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “Quanto mais estamos unidos a Deus, mais recebemos força de espírito e influência, pois Ele é sua fonte e oceano”. – Carta 27 (OC p 457) …”: https://pt.frwiki.wiki/wiki/Nicolas_Barr%C3%A9_(pr%C3%AAtre)

================

* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.

Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;

concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.

Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!

(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)

================

  • 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:

“… A primeira e principal ocupação do cristão é combater e destruir as suas paixões e, sobretudo, aquela que mais o domina

https://minimosenfamilia.blogspot.com/2016/10/maximas-del-bto-nicolas-barre.html

  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E

OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM

            “As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu– Santo Efrém

            Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia– Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida

          Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo– Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos

            Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito– de um sermão de Santo Efrém”

================

* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

.António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…”:

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a

================

* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA

“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”– São Luís Gonzaga

“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”– São Luís Gonzaga

“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho– São Luís Gonzaga

“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”– de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga

Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos– coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga

Citação MLA

… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:

Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.

Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.

Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.

Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.

Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.

Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.

Amém.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

================

01 DE JULHO: BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI

“Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus”

================

04 DE JULHO: SÃO PEDRO JORGE FRASSATI

“Dia a dia, diante de Deus e dos homens, aprendeu a vencer-se e a dominar-se”… «A caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais»…”

================ 

05 DE JULHO: SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA

“… Aquilo que Deus ordena parece difícil e um fardo. O caminho é difícil; você recua; você não tem desejo de segui-lo. No entanto, siga-o e você alcançará a glória” (Santo Antônio Maria Zaccaria)

================

09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS

            “Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)

            Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.

================

11 DE JULHO: SÃO BENTO

Rezar e trabalhar”. (Resumo da Regra de São Bento)

“…São Bento suportou e superou as três tentações fundamentais de cada ser humano: a tentação da autossuficiência e do desejo de se colocar no centro, a tentação da sensualidade e, por fim, a tentação da ira e da vingança… Ele estava convencido de que, só depois de ter vencido estas tentações, ele teria podido dizer aos outros uma palavra útil para as suas situações de necessidade. E assim, tendo a alma pacificada, estava em condições de controlar plenamente as pulsões do eu, para deste modo ser um criador de paz em seu redor. Só então decidiu fundar os seus primeiros mosteiros…  A oração é em primeiro lugar um ato de escuta (Prol. 9-11), que depois se deve traduzir em ação concreta. O Senhor aguarda que nós respondamos todos os dias com os fatos aos seus ensinamentos…

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080409.html

================

14 DE JULHO: SÃO CAMILO DE LELLIS

PENSE BEM. FALE BEM. FAZE BEMEssas três coisas, pela misericórdia de Deus, farão o homem ir para o céu– São Camilo de Lellis

================

* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA

“… GUIA-ME, SENHOR, NO TEU CAMINHO, PARA QUE EU POSSA ANDAR NA TUA VERDADE… ” (São Boaventura)

“… Maria procura aqueles que se aproximam dela com devoção e reverência…  aqueles que ela ama, nutre e adota como seus filhos…” – São Boaventura

“Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome…(São Boaventura)” (Papa Bento XVI, Audiência de 17.03.2010 sobre São Boaventura: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100317.html

================

16 DE JULHO: NOSSA SENHORA DO CARMO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO:

“Ó Bem-aventurada, e Imaculada Virgem Maria, resplandecente honra e glória do Carmelo, Vós que vos dignais contemplar com especial generosidade aqueles que estão vestidos com o vosso santo Escapulário, lançai sobre mim um olhar de terna bondade e cobri-me com o manto da vossa proteção. Fortalecei minha fraqueza com vosso poder, iluminai com vossa sabedoria a escuridão de minha mente. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade; revesti minha alma com tais graças e virtudes que a tornem sempre agradável a vosso Divino Filho e a vós. Assisti-me, socorrei-me, durante a vida e consolai-me na hora da morte. Ficai perto de mim nesse momento supremo e apresentai-me à Santíssima Trindade como seu filho e seu fiel servo, para que eu seja admitido para louvar e bendizer a Deus convosco eternamente no Céu. Amém.”

Ó Deus, que honrastes a Ordem dos Carmelitas com o título particular da bem-aventurada Virgem Maria, Vossa Mãe, concedei-nos misericordiosamente que, amparados por suas orações, cuja comemoração celebramos hoje com ofício solene, mereçamos chegar à alegria eterna. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.

          Recomendações aos carmelitas:

É muito desejável que as pessoas em todos os lugares se juntem a esta confraria, para a honra de Maria e para a salvação das almas, por uma vida adequada a esse fim.

            Para participar dos méritos da congregação, todo membro deve:

  1. Evitar o pecado e, de acordo com seu estado de vida, viva castamente.
  2. Rezar todos os dias, se possível, sete vezes, Pai NossoAve Maria e Glória ao Pai .
  3. Esforçar-se para servir a Deus venerando Maria e imitando suas virtudes.

Essas regras, é verdade, não são obrigatórias sob pena de pecado, mas a violação delas nos priva de todo mérito; e isso não é algo a ser levado em consideração? “Quem semeia pouco, pouco também ceifará.” (II Coríntios 9:6)

================

* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:

… Santo Ambrósio, ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras:Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado” (homilia do Papa Bento XVI sobre Santo Ambrósio)

================

21 de Julho: SÃO LOURENÇO BRÍNDISI

«Oh, se considerássemos esta realidade! — exclama — ou seja, que Deus está verdadeiramente presente em nós, quando lhe falamos na oração; que Ele realmente ouve a nossa prece, mesmo que oremos simplesmente com o coração e com a mente. E que não só está presente e nos ouve, mas pode e deseja condescender de bom grado e com o máximo prazer às nossas exigências» (Papa Bento XVI em https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110323.html )

================

* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO

Ouça o apelo de Deus: Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.

… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado. 

O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/

================

* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA

“Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…”

================

* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

“Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório

Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório

… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo

================

* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão. 

Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces. 

Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.

– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney

================

07 de agosto: SÃO CAETANO

“Todos os prazeres desta vida são enganosos, porque não satisfazem, mas apenas incham; Somente Deus, que fez nossos corações, pode enchê-los de consolações.” – São Caetano

================

08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

“Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)

================

09 DE AGOSTO: SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ

“… Aprenda com Santa Teresa a depender somente de Deus e servi-lo com um coração totalmente puro e desapegado. Então, como ela, você poderá dizer ‘não me arrependo de ter me entregado ao Amor’…” Santa Teresa Benedita da Cruz

================

10 DE AGOSTO: SÃO LOURENÇO

“…O grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura…” (Santo Agostinho sobre São Lourenço)

================

* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS

“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”. – Santa Clara de Assis

================

* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL

“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade

 MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal

================

* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE

“… AVE-MARIA!”:  esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”… (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html

================

18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI

“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”

================

* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO

O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente

================

* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta– São Bernardo de Claraval https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091021.html

“Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,

fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]

“…Todas as manhãs Bernardo se perguntava: “Por que vim aqui?”, e então se lembrava de seu principal dever – “levar uma vida santa” …

================

* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X

Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre

“… Caros irmãos e irmãs, São Pio X ensina-nos a todos que na base da nossa obra apostólica, nos vários campos em que trabalhamos, deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, que se há-de cultivar e aumentar dia após dia. Eis o cerne de todo o seu ensinamento, de todo o seu compromisso apostólico. Somente se formos apaixonados pelo Senhor, seremos capazes de conduzir os homens a Deus, de os abrir ao seu Amor misericordioso e, deste modo, de abrir o mundo à misericórdia de Deus…” (Papa Bento XVI): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100818.html

================

* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA

Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)

================

* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS

            À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”

O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”

O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema

O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema

Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema

Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema

Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema

Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema

Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema

Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema

NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO

– São Poema

Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema

A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema

Citação MLA

================

27 DE AGOSTO: SANTA MÔNICA

“Nada está longe de Deus.” – Santa Mônica

================

* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO

“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho

            Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho

O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho

Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus– Santo Agostinho

Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho

Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus– Santo Agostinho

Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho

Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia. 

– Santo Agostinho

Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas– Santo Agostinho

Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho

            Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”

* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO

“…Trabalhar já é bom,
  Melhor ainda é orar;
O melhor – amar teu Deus,
  E nem uma palavra a dizer.

    – do alemão de Angelus Silesius

… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):

{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }

================

04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI

Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse

Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina

================

02 DE SETEMBRO: SÃO SIMEÃO ESTILITA

“… Ele exortou as pessoas com veemência contra o horrível costume de xingar; como também, observar estrita justiça, não tomar usura, ser assíduo na igreja e na santa oração, e orar pela salvação das almas…”

================

03 DE SETEMBRO: SÃO GREGÓRIO MAGNO

“… A humildade intelectual é a regra primária para quem procura penetrar as realidades sobrenaturais, começando pelo do Livro sagrado…

… Sensibilizava-o intimamente a humildade de Deus, que em Cristo se fez nosso servo, nos lavou e lava os pés sujos…” (Papa Bento XVI):

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080604.html

================

04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA

“… Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.

Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.

Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!…” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}

================

05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ

“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá

================

09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER

Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver

Para fazer a vontade de Deus, o homem deve desprezar a sua; quanto mais morrer para si mesmo, mais viverá para Deus– São Pedro Claver

================

13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

          “… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu):  {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }

            “…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…

            Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo

================

  • 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:

“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carneSanta Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”

Não devemos desejar nada além do que nos vem de momento a momento”, disse Santa Catarina a seus filhos espirituais, “não nos exercitando menos para o bem. Pois aquele que não se exercitasse assim e esperasse o que Deus envia, tentaria a Deus (QUEM NÃO SE EXERCITAR PARA O BEM E ESPERAR O QUE DEUS ENVIA, TENTARÁ A DEUS).

================

* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO

Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/

================

* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO

… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino

               Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” …  As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …

{Audiência Geral:  https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html}”:

================

17 DE SETEMBRO: SANTA HILDEGARDA

“… O homem existe na forma masculina e feminina. Hildegarda reconhece que nesta estrutura ontológica da condição humana se radica uma relação de reciprocidade e uma substancial igualdade entre homem e mulher. Mas na humanidade habita também o mistério do pecado e ele manifesta-se pela primeira vez na história precisamente nesta relação entre Adão e Eva. Ao contrário de outros autores medievais, que viam a causa da queda na debilidade de Eva, Hildegarda vê-a sobretudo na excessiva paixão de Adão em relação a ela…” (Papa Bento XVI):http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_letters/documents/hf_ben-xvi_apl_20121007_ildegarda-bingen.html

================

18 DE SETEMBRO: SÃO JOSÉ DE CUPERTINO

“… Claramente, o que Deus quer acima de tudo é a nossa vontade que recebemos como um dom gratuito de Deus na criação e possuímos como se fosse nossa. Quando um homem se treina para atos de virtude, é com a ajuda da graça de Deus de quem vêm todas as coisas boas, que ele faz isso. A vontade é o que o homem tem como sua única posse…” 

================

* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE

“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade

Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdadeque o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversãoO verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html

================

* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA

Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono. 

Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes. 

Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas. 

Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade. 

Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga. 

Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia. 

Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor. 

Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor. 

Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio! 

Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração. 

Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor. 

Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais. 

Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade. 

(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)

================

* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO

“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER. 

– São Vicente de Paulo

Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio– São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!

O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ​​ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo

================

SÃO LOURENÇO RUIZ DE MANILA: 28 DE SETEMBRO

“… Sou cristão, e morrerei por Deus, e por ele daria muitos milhares de vidas se as tivesse. E então, faça comigo o que quiser…”

================

* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO

“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma. 

No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver. 

Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes

Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}

{https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}

================

* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS

“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade

…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos… 

… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…

… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…– Santa Teresa de Lisieux

================

* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA

“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)

================

03 DE OUTUBRO: PROTOMÁRTIRES DO BRASIL

SANTO ANDRÉ DE SOVERAL, SANTO AMBRÓSIO FRANCISCO, SÃO MATEUS MOREIRA E OUTROS

Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento!” (SÃO MATEUS MOREIRA) Ele é chamado de “Mártir da Eucaristia” e desde 2005 é o santo padroeiro dos dispensadores de comunhão extraordinária (Ministros da Eucaristia).

http://www.katolsk.no/biografier/historisk/aferro

================

* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS

“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis

================-

* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA

“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”

{https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20000430_faustina.html }

================

08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA

1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.

2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas

3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:

================

*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN

“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:

Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
O Sonho de Gerôncio )…:
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html

==============

10 DE OUTUBRO: SÃO TOMÁS DE VILANOVA

: “Se há pessoas que se recusam a trabalhar, isso é para as autoridades lidarem. Meu dever é ajudar e aliviar aqueles que vêm à minha porta

================

* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII

“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)

================

13 de outubro: SÃO TEÓFILO DE ANTIOQUIA

“Mas se você me disser – escreveu Teófilo de Antioquia: – Mostre-me seu Deus, eu lhe direi: Mostre-me seu homem, e eu lhe mostrarei meu Deus

…Deus se mostra àqueles que podem vê-lo, quando eles abrem os olhos da alma.

================

* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA

“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”

================

* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:

  • Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  • Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
  • Eu os consolarei em todos os seus problemas.
  • Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
  • Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  • Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
  • Almas mornas se tornarão fervorosas.
  • Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
  • Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
  • Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
  • Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
  • O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.

================

16 DE OUTUBRO: SÃO GERALDO MAJELLA

“… Seu último testamento consistia no seguinte pequeno bilhete na porta de sua cela : “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto Deus quiser” …” (São Geraldo Majella)

================

* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm

================

* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara). 

================

* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ

“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…

… A alma é uma semente que Deus semeia no campo da Igreja; para produzir frutos, deve morrer sob os golpes de dores, tristezas, contradições e perseguições…” – São Paulo da Cruz

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO

Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II

“Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)

“…O SEU SACERDÓCIO PARTICULAR A PARTIR DE TRÊS PALAVRAS DO SENHOR…

Em primeiro lugar, esta: “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça” (Jo 15, 16).

A segunda palavra é: “O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10, 11).

E finalmente: “Assim como o Pai me tem amor, assim eu vos amo a vós. Permanecei no amor” (Jo 15, 9).

Vemos nestas três frases toda a alma do nosso Santo Padre.  (Cardeal Joseph Ratzinger)

https://www.vatican.va/gpII/documents/homily-card-ratzinger_20050408_po.html

================

23 de outubro: SÃO JOÃO DE CAPISTRANO

“… Imagine ter nascido no século XIV. Um terço da população e quase 40 por cento do clero foram dizimados pela peste bubônica.

 O Cisma Ocidental dividiu a Igreja com dois ou três pretendentes à Santa Sé ao mesmo tempo.

Inglaterra e França estavam em guerra. As cidades-estados da Itália estavam constantemente em conflito…”

Constantinopla havia caído em 1453…

Aí viveu São João de Capistrano (1386-1456)

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober23.html#1456_St._John_of_Capistrano_Initiative_Organization_Activity OU Saint of the Day October 23 (lngplants.com)

================

            24 DE OUTUBRO: SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET

Quando vejo a necessidade de ensino divino e como as pessoas estão famintas para ouvi-lo, fico com vontade de sair correndo pelo mundo, pregando a Palavra de Deus. Não tenho descanso. Minha alma não encontra outro alívio senão para correr e pregar. “…: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober24.html#1870_St._Anthony_Mary_Claret_archbishop

================

25 de outubro: SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO

“… Antônio “cumpriu sua missão religiosa”. consagração, dedicando-se com amor e devoção aos aflitos, aos sofredores e aos escravos de sua época no Brasil. A sua fé autenticamente franciscana, vivida evangélica e apostolicamente no serviço ao próximo, continuou o Papa, será um estímulo para imitar este ‘homem de paz e caridade’…” (São João Paulo II): https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober25.html#

================

          27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO

“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

03 de novembro: SÃO MARTINHO DE PORRES

“… Martinho, com o exemplo da sua vida, mostra-nos que é possível alcançar a salvação e a santidade através do caminho que Cristo ensina: se acima de tudo amarmos a Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento; e, em segundo lugar, se amamos o próximo como a nós mesmos (Cf. Mt 22, 36-38) …” (São João XXII, na homilia de canonização de São Martinho de Porres em 06 de maio de 1962)

https://www.vatican.va/content/john-xxiii/es/homilies/1962/documents/hf_j-xxiii_hom_19620506_martino-porres.html

================

10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO

“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno

================

11 de novembro: SÃO MARTINHO DE TOURS

“… Senhor, se o seu povo ainda precisa de mim, estou pronto para a tarefa; sua vontade seja feita…”

================

14 DE NOVEMBRO: SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ – que ele repetia muitas vezes: “A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma por caridade, e os apetites irregulares pela abstinência e penitência”.

================

15 de novembro: SANTO ALBERTO MAGNO

“…É pelo caminho do amor, que é a caridade, que Deus se aproxima do homem e o homem de Deus. Mas onde não há caridade, Deus não pode habitar. Se, então, possuímos caridade, possuímos Deus, pois “Deus é Caridade.” …”

 (1 João 4:8) – Santo Alberto Magno

================

16 DE NOVEMBRO: SANTA GERTRUDES

“Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Ó Sagrado Coração de Jesus, fonte da vida eterna, o Teu Coração é uma fornalha ardente de Amor. Tu és meu refúgio e meu santuário. Ó meu adorável e amoroso Salvador, consome meu coração com o fogo ardente com que o teu está inflamado. Derrama sobre minha alma as graças que brotam do Teu amor. Que meu coração se una ao Teu. Que a minha vontade seja conforme a Tua em todas as coisas. Que Tua Vontade seja a regra de todos os meus desejos e ações…” – Santa Gertrudes

================

23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ

“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”

================

O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER

“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”

          “… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”. 

================

04 DE DEZEMBRO: SÃO JOÃO DAMASCENO

” … Hoje gostaria de falar de João Damasceno, uma personalidade de primária importância na história da teologia bizantina, um grande doutor na história da Igreja universal. Ele é sobretudo uma testemunha ocular da passagem da cultura cristã grega e síria, compartilhada pela parte oriental do império bizantino, à cultura do islão…

… Deus quer descansar em nós, deseja renovar a natureza também através da nossa conversão, quer fazer-nos participar da sua divindade

… (Papa Bento XVI)”: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20090506.html

================

05 DE DEZEMBRO: SÃO SABAS

Sacrificar-te-ei por minha própria vontade e louvarei o teu nome.”

“… Se você deseja ser um verdadeiro filho de Deus, siga a Cristo e Seus santos. Antes de todas as coisas, pratique as boas obras que são ordenadas, e então também aquelas que não são ordenadas, mas que são agradáveis ao seu Deus. Você diariamente tem oportunidades de fazer isso; fazer uso disso…” {https://catholicsaints.info/weningers-lives-of-the-saints-saint-sabas-abbot-and-confessor/}

================

07 DE DEZEMBRO: SANTO AMBRÓSIO

Ninguém se cura ferindo o outro– Santo Ambrósio

            Nossas próprias más inclinações são muito mais perigosas do que quaisquer inimigos externos– Santo Ambrósio

================

* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ

No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”

================

* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO

“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”

================

* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…” 

================

23 DE DEZEMBRO: SÃO JOÃO CÂNCIO

Lute contra todo erro, mas faça-o com bom humor, paciência, bondade e amor. A aspereza prejudicará sua própria alma e estragará a melhor causa– São João de Kanty

================

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.

A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo.

Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.

São José, rogai por nós!

(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai

também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,

ROGUEM POR NÓS!   

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

SENHOR, AJUDE-ME A EVITAR, RESISTIR, AFASTAR, CORTAR E ABOMINAR AS TENTAÇÕES E O QUE É MAL.

OBRIGADO, SENHOR!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

================

  • APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
    • POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
    • POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
    • ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
    • UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
    • QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …

DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!

OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

                                                         ================                                  

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

“Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado”!

“GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO O MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!”

JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”

ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!

================

07.05.2024 – CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,

PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO

MEU JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é MEU DEUS, minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor e CONSAGRO-LHE A MINHA VIDA E A MINHA MORTE levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude, buscar a paz e entrar pela porta estreita (Mt 7,13-14). Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e LIVRE-ME DE PENSAMENTOS MAUS E VÃOS, DESORDENADOS E ESTRANHOS (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24) e decisão; purifique meu coração, ilumine minha inteligência e entendimento, inflame minha vontade e dê-me forças para segui-lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Eu confio no Senhor! DECIDO-ME A SEGUI-LO! QUERO E COLOCO O SENHOR COMO CENTRO DA MINHA VIDA. Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia (Terço do Sagrado Coração de Jesus: https://www.nossasagradafamilia.com.br/oracoes/terco-do-sagrado-coracao-de-jesus). Ajude-me a DESEJAR, QUERER E AGIR para consagrar SEMPRE ao Senhor minha vida e minha morte, me levantar e não pecar mais ou viver em pecado, SER HOMEM FORTE E CORAJOSO (Js1, 6.7.9 – 1Rs2,2). Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!

Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento numa INTENSA VIDA de oração, penitência, mortificação, doação de mim e vida sacramental; dê-me a virtude, o amor pelo Senhor, O QUE EU PRECISO! Livre-me do ressentimento, da ira ou cólera, (do vício, 07.07), do mau-humor e da tristeza. Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) segundo o ESPÍRITO, A EVITAR, RESISTIR, AFASTAR, CORTAR E ABOMINAR o que é da carne (Rm 1,3); a viver SEM reclamar, estressar, falar alto, alterar, ciúme; a aceitar-me e aceitar tudo o que me acontece, pacientemente,  aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, a SILENCIAR, a oferecer-me. Livre-me da hipocrisia, da indecisão, da insegurança e não me (nos) deixes (deixeis) cair nas tentações! Ajude também a família! Ajude-me a cumprir as promessas do Batismo, que RENOVO:

EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA  FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, a satanás, às suas pompas, suas obras e seus gozos; renuncio ao pecado, às paixões, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira ou cólera, ao ciúme, ao desejo de ser retribuído, aos vícios, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna!

DECIDO-ME A SEGUIR O SENHOR NO CAMINHO DA SANTIDADE, PARA SEMPRE, COM A GRAÇA DE DEUS, sendo misericordioso! AJUDE-ME A SER DECIDIDO E SANTO! OBRIGADO, JESUS! DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS E DECISÕES PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DE FAZÊ-LO e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do SENHOR, MEU PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, MEU SENHOR E MEU DEUS! ME ABRACE E PERMITA QUE EU FIQUE NO SEU COLO, SEGUINDO JESUS E ALEGRANDO O DIVINO ESPÍRITO SANTO, SENDO SANTO, COM A BÊNÇÃO DA MÃE MARIA! MUITO OBRIGADO, MEU PAI! OBRIGADO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

MINHA MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a renunciar ao pecado, controlar-me, recompor-me, mortificar-me, educar e subordinar as paixões, abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união, a ser santo!

Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, SENDO DE JESUS E FAZENDO O QUE ELE MANDAR, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL E FAZER-ME SANTO, MÃE! MÃE, ME AJUDE! OBRIGADO MINHA MÃE!

            MINHA MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.

ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!

            MUITO OBRIGADO À SENHORA, MINHA MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE! SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!

ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS E A FAZER O QUE ELE MANDAR!

TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!

VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! FAÇA-NOS SEUS FILHOS, MÃE! OBRIGADO MÃE!

“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08 – 1090-1153]

«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)

“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO
NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxiliadora dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos
e recorremos a vós, juntamente com a família! Amém! OBRIGADO, MÃE!” (Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada): https://noticias.cancaonova.com/brasil/comheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/ 

MEU SÃO JOSÉ, ROGUE POR NÓS! MUITO OBRIGADO, SÃO JOSÉ!

            SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR, SEGUI-LO, SEMPRE O ALEGRAR E NUNCA O DESGOSTAR!

               QUE SEMPRE TENHAMOS O CORAÇÃO ABERTO PARA O SENHOR, PAI AMADO!

               Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!

OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-NOS A GRAÇA DE SERMOS PACIENTES TAMBÉM!

               AJUDE-NOS A NOS PREPARARMOS PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A NOSSA HORA! MOSTRE -NOS O QUE E COMO FAZER, PAI!

               E MAIS: INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA, VONTADE, AFETIVIDADE E TODO O (MEU) NOSSO SER PARA FAZÊ-LO! O SENHOR SABE DO QUE PRECISO/PRECISAMOS! CONCEDA-me/NOS! POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

               OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!

               EU, COM A VOSSA GRAÇA, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, ME OFEREÇO EM SACRIFÍCIO VIVO CONSAGRANDO-LHE MINHA VIDA E MINHA MORTE! (Rm 12,1-2)

               SENHOR, ME MOSTRE A PORTA ESTREITA PELA QUAL DECIDO-ME A PASSAR COM A SUA GRAÇA! (Mt 7,13-14 e Lc13,24). INTERFIRA EM MEU SER PARA EU DESEJAR, QUERER E AGIR DO JEITO QUE O SENHOR MOSTRAR E ENTRAR PELA PORTA ESTREITA! QUE A VONTADE DO SENHOR PREVALEÇA SOBRE A MINHA. QUERO SEGUIR A VONTADE DO SENHOR, NÃO A MINHA! PEÇO AO SENHOR POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! OBRIGADO, SENHOR!

               GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADOS A TODO MOMENTO AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!

               PAI, CONCEDA-ME/NOS A GRAÇA DE ABRAÇÁ-LO, FICAR NO SEU COLO, AGRADANDO O ESPÍRITO SANTO E SEGUINDO JESUS COM A BÊNÇÃO DA MÃE! OBRIGADO!

               PAI, TUDO ESTÁ NA MÃO DO SENHOR! TUDO O QUE ACONTECE É PORQUE O SENHOR PERMITE. SÓ O SENHOR É SENHOR! TUDO DEPENDE DA TERNURA DO AMOR DO SENHOR!

ENTREGO-LHE O QUE É MEU! POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO, PAI!

               BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!

PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…

Virgem Formosa, oh Mãe Querida

Tu és minha vida, vela por mim

e quando um dia deixar a terra

leva-me, Mãe, junto de ti,

leva-me Mãe, leva-me ao céu,

ficar não posso longe de Ti…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim os teus olhares

se me amparares me salvarei

Mesmo que as ondas, subam aos céus

e que furioso brame o mar

se tu diriges minha barquinha

não tenho medo, de naufragar

Mas se na luta, a nau vacila

e se enlanguesce minha ardente fé…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim teus olhares

se me amparares me salvarei!

DE HOJE EM DIANTE (01.02.2024), ACEITAR-ME E ASSUMIR-ME. CONCEDA-ME ESTA GRAÇA, PAI, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! PEÇA POR MIM, MÃE! OBRIGADO, PAI E MÃE!

DE AGORA (29.02.2024) EM DIANTE: NOVA VIDA, COM A BÊNÇÃO DA MÃE MARIA. PEÇO-LHE, PAI, POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

DE HOJE EM DIANTE (01.02.2024), ACEITAR-ME E ASSUMIR-ME. CONCEDA-ME ESTA GRAÇA, PAI, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! PEÇA POR MIM, MÃE! OBRIGADO, PAI E MÃE!

PARA NÃO CAIR EM TENTAÇÃO:

– EVITAR

– RESISTIR

– AFASTAR

– CORTAR

– ABOMINAR

PREPARAR-ME PARA LUTAR:

– ORAÇÃO

– MORTIFICAÇÃO

– PENITÊNCIA

– DOAÇÃO DE MIM

– VIDA SACRAMENTAL

Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril; também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)

SUSTENTAR-ME numa INTENSA VIDA DE ORAÇÃO, PENITÊNCIA, MORTIFICAÇÃO, DOAÇÃO DE MIM E VIDA SACRAMENTAL

================

MUITO OBRIGADO!