NOSSA SENHORA EM 23 DE ABRIL
A. OUR LADY OF ARDENTS, FRANCE (1095) – NOSSA SENHORA DIS ARDENTES, FRANÇA (1095)
“… O abade Orsini escreveu: “Na catedral de Arras guarda-se uma vela de cera, que se acredita ter sido trazida para lá por Nossa Senhora, no ano de 1095”.
Nossa Senhora dos Ardentes, ou Eglise Notre-Dame des Ardents d’Arras em francês, é uma pequena e charmosa igreja de tijolos vermelhos na parte baixa da cidade de Arras, na França. Foi construída no belo estilo único do século XII para celebrar a aparição da Santíssima Virgem e para comemorar a assistência milagrosa que ela prestou às pessoas que então viviam na região.
Segundo a Tradição, houve uma terrível epidemia a que se deu o nome de ‘fogo do inferno’ que assolou o campo naquele ano de 1105, e todos os homens sentiram-se nas garras do espectro da Morte. O Mal de Ardent, a doença causava uma espécie de gangrena nos membros, e a estranha doença causava sofrimento terrível em todas as partes do corpo, e abateu homens e mulheres, e até mesmo seus filhos em toda a região.
Havia naquela época dois menestréis, um chamado Itier, que morava em Brabant, e o outro chamado Norman, que morava no Chateau de Saint-Pol. Eles juraram um ódio mortal, pois Norman havia matado o irmão de Itier.
Uma noite, os dois tiveram o mesmo sonho: a Virgem Maria, vestida de branco, apareceu para eles e disse-lhes que fossem à catedral. Norman, que estava mais perto, chegou primeiro. Ao entrar na catedral, viu todos os doentes que ali se refugiaram. Ele encontrou o bispo e contou-lhe sobre a aparição, mas o bispo Lambert pensou que Norman estava zombando dele e o mandou embora. Itier chegou no dia seguinte e também falou com o bispo. Quando o bispo disse a Itier que alguém chamado Norman viera contar-lhe a mesma visão, Itier perguntou onde ele estava, porque pretendia matá-lo no campo para vingar a morte de seu irmão. O bispo Lambert então entendeu que a Santíssima Virgem havia enviado os dois homens para se reconciliarem.
Era domingo de Pentecostes, 28 de maio de 1105, por volta das três horas da manhã, quando a Virgem Maria apareceu aos dois menestréis na Catedral. Norman e Itier testemunharam uma luz repentina quando a Santíssima Virgem desceu do alto da nave, carregando uma vela acesa em suas mãos. Ela deu aos homens a vela destinada à cura dos enfermos e explicou-lhes o que deveriam fazer. Algumas gotas da cera que caíam da vela deveriam ser misturadas com água, dando-lhe propriedades milagrosas que o povo beberia.
Todos os que creram foram curados. Os dois menestréis, agora irmãos, distribuíram a água milagrosa e a epidemia foi interrompida, pois os doentes recuperavam a saúde depois de beberem da mistura de água. Houve muitos prodígios de cura que duraram centenas de anos, especialmente com feridas, inflamações e úlceras. Tudo isso mostra como a reconciliação e a oração agradam a Deus e podem precipitar grandes milagres, como a cura de doenças, o fim de desastres naturais, bem como o fim ou prevenção de guerras.
O Bispo de Arras quis construir uma igreja digna de Nossa Senhora dos Ardentes e receber a relíquia do Santo Círio, tendo a igreja sido consagrada em 1876, pouco antes da implantação definitiva da Terceira República.
Esta relíquia, a Vela Sagrada, ainda pode ser vista hoje. Na véspera de Corpus Christi e nos quatro dias seguintes, a Santa Vela foi acesa e mostrada ao povo. Não diminuiu.
O relicário da Santa Vela é uma obra-prima de arte que preserva a relíquia da Santa Vela desde a época do século XIII. O conteúdo do relicário é objeto de veneração cristã desde a Idade Média, e todos os anos é apresentado aos peregrinos no período que vai da quinta-feira da Ascensão ao Pentecostes…”: https://devotiontoourlady.com/april.html
B. OUR LADY OF MENDE (AFRICA) – NOSSA SENHORA DE MENDE (ÁFRICA):
https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
C. MADONNA DI SAN BIAGIO (TUSCANY, ITALY)
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
D. POPE CALIXTUS III GRANTS INDULGENCES TO THOSE WHO VISIT THE CATHEDRAL OF ARRAS, WHERE A VEIL AND CINTURE OF OUR LADY IS KEPT (1455) – O PAPA CALIXTO III CONCEDE INDULGÊNCIAS A QUEM VISITA A CATEDRAL DE ARRAS, ONDE SE GUARDA UM VÉU E UM CINTURÃO DE NOSSA SENHORA (1455):
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
BIBLIOGRAFIA:
1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM ABRIL:
– https://devotiontoourlady.com/april.html
2. FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576
– https://devotiontoourlady.com/index.html
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
===============
DESTAQUES DE 23 DE ABRIL: SÃO JORGE E SANTO ADALBERTO
1. SÃO JORGE
1.1. Conforme o Diretório de Liturgia da CNBB de 2023, hoje (23.04.23) omite-se a Mfac. de SÃO JORGE, mártir
1.2. SÃO JORGE (também na Folhinha do Coração de Jesus), mártir, cujo glorioso combate em Dióspolis ou Lida, na Palestina, celebram desde os tempos antigos todas as Igrejas do Oriente ao Ocidente. († s. IV).
1.3. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, o nascimento no céu de São Jorge, martirizado no séc. IV sob Diocleciano. Seu culto, muito antigo, teve início em Lida, na Palestina, e conheceu grande popularidade na época das Cruzadas. É honrado como um soldado que vence as forças do mal, simbolizadas por um dragão. São Jorge é o padroeiro da Inglaterra e da Etiópia, onde aparece em muitos afrescos. (R).
1.4. SÃO JORGE: Ver páginas 197-199: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf
1.5. “São Jorge (em grego: Άγιος Γεώργιος; romaniz.: Ágios Geṓrgios; em latim: Georgius; entre 275 e 280 — 23 de abril de 303), também conhecido como Jorge da Capadócia e Jorge de Lida foi, conforme a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no Catolicismo, na Igreja Ortodoxa, bem como na Comunhão Anglicana. É imortalizado na lenda em que mata o dragão. É também um dos Catorze santos auxiliares. No cânon do Papa Gelásio (+496), São Jorge é mencionando entre aqueles que “foram justamente reverenciados pelos homens e cujos atos são conhecidos somente por Deus”.[1].”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Jorge_da_Capad%C3%B3cia
1.6. DIA DE SÃO JORGE “O Dia de São Jorge é celebrado por várias nações para quem São Jorge é o santo patrono.[1] Entre os países que comemoram a data, destacam-se o Reino Unido, Portugal, Geórgia, Bulgária e pelos Goranis.”:https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Dia_de_S%C3%A3o_Jorge
1.7. OBSERVAÇÃO: São Jorge é UM dos QUATORZE SANTOS AUXILIARES:
“Embora tenham festas em dias separados, os catorze são comemorados no dia 8 de agosto, embora essa data nunca tenha tomado parte do Calendário Romano Geral para veneração universal”:https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Catorze_santos_auxiliares
1.7.1. 08 de agosto: SANTOS AUXILIADORES: Conforme o VIDAS DOS SANTOS, eis os Santos Auxiliadores: 1. São Jorge, acompanhado do dragão, que cura enfermidades dartrosas (afecções cutâneas); 2. São Brás, representado com dois círios cruzados, que livra os devotos dos males da garganta; 3. Santo Erasmo, curador de males e de dores de estômago; 4. São Pantaleão, invocado na depauperação (empobrecer, perder a força física); 5. São Cristóvão, aquele que leva nos ombros a Jesus Menino, protetor dos viajantes, livrando-os dos desastres, da morte súbita, das tempestades e dos raios; 6. São Dionísio (São Dênis), o que caminha levando nas mãos a própria cabeça, preserva o fiel da possessão diabólica (dores e demais males da cabeça); 7. São Ciríaco, o diácono, poderoso também contra os assaltos do demônio, é curador dos males dos olhos; 8. Santo Acácio, cercado de espinhos, é invocado nas dores de cabeça; 9. Santo Eustáquio, lembrado nos incêndios, preserva-nos do fogo eterno; 10. São Gil, também Egídio, abade beneditino, sempre representado com uma cabra, traz a paz aos loucos, aos que são tomados de pânico e aos medrosos da escuridão e sinistro silêncio das noites; 11. Santa Margarida, a do dragão e da cruz, invocada contra males dos rins e pelas gestantes; 12. Santa Bárbara, invocada nos temporais, contra os raios, também, como São Cristóvão, preserva-nos da morte súbita. É padroeira dos matemáticos, dos artilheiros e dos bombeiros; 13. Santa Catarina, a sábia conselheira dos filósofos, dos advogados e dos pensadores. Ver páginas 224-225: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
1.7.2. Conforme Wikipedia, VER: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Catorze_santos_auxiliares
- Santo Acácio, 8 de maio – Contra as dores e demais males de cabeça.
- Santa Bárbara, 4 de dezembro – Contra febre, morte súbita ou decorrente de tempestade.
- São Brás, 3 de fevereiro – Contra doenças da garganta e protetor dos animais domésticos.
- Santa Catarina de Alexandria, 25 de novembro – Contra morte súbita
- São Cristóvão, 25 de julho – Contra a peste bubônica e perigos durante a viagem.
- São Ciríaco, 8 de agosto – Contra a tentação no leito de morte.
- São Denis, 9 de outubro – Contra as dores e demais males de cabeça
- Santo Erasmo, 2 de junho – Contra as enfermidades do ventre, dos intestinos e as dores de parto.
- Santo Eustáquio, 20 de setembro – Contra a discórdia familiar.
- São Jorge, 23 de abril – Pela saúde dos animais domésticos.
- Santo Egídio, 1 de setembro – Contra a praga, por uma boa confissão, e pelos inválidos, mendigos e ferreiros.
- Santa Margarida de Antioquia, 20 de julho – Contra os ataques diabólicos e por um bom parto.
- São Pantaleão, 27 de julho – Contra o câncer (cancro) e a tuberculose, e pelos médicos.
- São Vito, 15 de junho – Contra epilepsia, morte decorrente de tempestade, e pela proteção dos animais domésticos.
1.7.3. QUATORZE SANTOS AJUDANTES
Um grupo de santos invocados com especial confiança porque provaram ser ajudantes eficazes nas adversidades e dificuldades, conhecidos e venerados sob o nome de Catorze Santos Ajudantes. Embora cada um tenha uma festa separada ou um dia memorial, o grupo foi venerado coletivamente em 8 de agosto. No entanto, esta festa foi abandonada e suprimida na reforma do calendário de 1969.
Eles são invocados como um grupo por causa da Peste Negra que devastou a Europa de 1346 a 1349. Entre seus sintomas estavam a língua ficando preta, uma garganta ressecada, dor de cabeça violenta, febre e furúnculos no abdômen. Atacou sem aviso prévio, roubou a razão de suas vítimas e matou em poucas horas; muitos morreram sem os últimos sacramentos. Bandidos vagavam pelas estradas, pessoas suspeitas de contágio eram atacadas, animais morriam, pessoas passavam fome, aldeias inteiras desapareciam no túmulo, a ordem social e os laços familiares se rompiam e a doença parecia incurável. Os piedosos voltaram-se para o Céu, implorando a intervenção dos santos, rezando para serem poupados ou curados. Esta devoção de grupo começou na Alemanha, e a tradição permaneceu forte lá.
- Acácio de Bizâncio
- Bárbara
- Blaise (Brás)
- Catarina de Alexandria
- Cristóvão
- Ciríaco, o Mártir
- contra as tentações, especialmente no momento da morte
- Denis de Paris
- Erasmus
- Eustáquio
- George (Jorge)
- Giles
- Margarida de Antioquia
- Pantaleão
- Vitus
Em várias localidades, a Santíssima Virgem ou São Magno são adicionados à lista, e em alguns lugares outros santos favoritos são substituídos pelos quatorze mencionados, por exemplo, São Quirino e São Pancrácio. A primeira menção do culto ocorreu em 1284 com referência a um altar construído em homenagem aos Catorze Ajudantes na igreja paroquial de Krems, Áustria. A veneração desses santos coletivamente provavelmente surgiu das práticas religiosas do povo no momento em que a Peste Negra estava em fúria em toda a Europa e causando grande angústia. Sua origem é geralmente rastreada até a Alemanha, tendo aparecido ao pastor-menino da Abadia Cisterciense de Langheim, em Frankenthal, de 1445 a 1446, aparições acompanhadas pelo mandamento de construir uma igreja lá em homenagem aos Catorze Santos Ajudantes. Esta ordem foi executada e em 1448 a capela foi consagrada e tornou-se um local de peregrinação; uma irmandade dedicada ao culto foi criada em 1466 e sancionada pelo Papa Paulo V em 1618. O culto se espalhou rapidamente para a Boêmia, Morávia, Galícia, Suíça, Áustria, Itália e América. Santuários, artigos sagrados, hospitais e celebrações eram dedicados a esses santos.
O Papa Nicolau V anexou indulgências à devoção dos Catorze Santos Ajudantes no século 16, mas estes não estão mais ligados sob as normas e subsídios modernos. Em 1890, a Congregação dos Ritos deu permissão para que uma missa em sua honra fosse celebrada no quarto domingo após a Páscoa em Langheim e também em Hammelburg, na Diocese de Würzburg, conhecida pela observância da devoção.
INVOCAÇÃO DOS SANTOS AJUDANTES
Quatorze Santos Ajudantes, que serviram a Deus com humildade e confiança na terra e agora estão no gozo de Sua visão beatífica no Céu; porque perseverastes até a morte, ganhastes a coroa da vida eterna. Lembrai-vos dos perigos que nos cercam neste vale de lágrimas e intercedei por nós em todas as nossas necessidades e adversidades. Amém.
Quatorze Santos Ajudantes, amigos selecionados de Deus, eu vos honro como poderosos intercessores, e venho com confiança filial a vós em minhas necessidades, para o alívio das quais me comprometi a fazer esta novena. Ajudai-me, por vossa intercessão, a aplacar a ira de Deus, que provoquei pelos meus pecados, e ajudai-me a emendar a minha vida e a fazer penitência. Obtende para mim a graça de servir a Deus com um coração disposto, de me resignar à Sua santa vontade, de ser paciente na adversidade e de perseverar até o fim, para que, tendo terminado meu curso terreno, eu possa me juntar a vós no Céu, lá para louvar para sempre a Deus, que é maravilhoso em Seus santos. Amém.
A LADAINHA DOS CATORZE SANTOS AJUDANTES
Senhor, tem piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, ouve-nos.
Cristo, graciosamente nos ouve.
Deus Pai Celestial,
Tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo,
tende piedade de nós.
Deus, Espírito Santo,
Tenha misericórdia de nós.
Santíssima Trindade, um só Deus,
Tende piedade de nós.
Santa Maria, Rainha dos Mártires,
rogai por nós.
São José, ajudante em todas as necessidades, etc.
Catorze Santos Ajudantes,
São Jorge,valoroso Mártir de Cristo,
São Brás, zeloso bispo e benfeitor dos pobres,
São Erasmo, poderoso protetor dos oprimidos,
São Pantaleão, exemplar milagroso de caridade,
São Vito, especial protetor da castidade,
São Cristóvão, poderoso intercessor nos perigos,
São Dionísio, espelho brilhante de fé e confiança,
São Ciríaco, terror do inferno,
Santo Acácio, útil advogado na morte,
Santo Eustáquio, exemplo de paciência, na adversidade,
São Giles, desprezador do mundo,
Santa Margarida, valente campeã da Fé,
Santa Catarina, defensora vitoriosa da Fé e da pureza,
Santa Bárbara, poderosa padroeira dos moribundos,
Todos vós Santos Ajudantes,
Todos vós, Santos de Deus,
Em tentações contra a fé,
Em adversidades e provações,
Em ansiedade e carência,
Em todo combate,
Em toda tentação,
Em enfermidade,
Em todas as necessidades,
Em temor e terror,
Em perigos de salvação,
Em perigos de honra,
Em perigos de reputação,
Em perigos de propriedade,
Em perigos por fogo e água,
Sede misericordiosos, poupai-nos, ó Senhor!
Sede misericordiosos, escutai-nos graciosamente, ó Senhor!
De todo o pecado, livrai-nos, ó Senhor.
Da Tua ira,
Do flagelo do terremoto,
Da peste, da fome e da guerra,
Dos relâmpagos e das tempestades,
Da morte súbita e inprovidenciada,
Da condenação eterna,
Jesus, através do mistério da Tua santa encarnação.
Através do Teu nascimento e da Tua vida,
Através da Tua Cruz e Paixão,
Através da Tua morte e sepultamento,
Através dos méritos da Tua bendita Mãe Maria,
Através dos méritos dos Catorze Santos Ajudantes,
No Dia do Juízo, livrai-nos, ó Senhor!
Nós, pecadores, suplicamos-te que nos ouças.
Que nos poupes, suplicamo-vos,
escutai-nos.
Que nos perdoeis,
Que nos converteis à verdadeira penitência,
que deis e preserveis os frutos da terra,
que protegeis e propagais a Vossa santa Igreja,
que preservais a paz e a concórdia entre as nações,
que dais descanso eterno às almas dos que partiram,
que vindes em nosso auxílio por intercessão dos Santos Ajudantes,
Que por intercessão de São Jorge nos preservais na Fé,
Que por intercessão de São Brás nos confirmais na esperança,
Que por intercessão de São Erasmo Vós acendeis em nós o Vosso santo amor, Que pela intercessão de São Pantaleão Vós nos dais caridade para com o próximo,
Que por intercessão de São Vito Vós nos ensinas o valor da nossa alma,
Que por intercessão de São Cristóvão Vós nos preservais do pecado,
Que por intercessão de São Dionísio nos dais tranquilidade de consciência,
Que por intercessão de São Ciríaco nos concedeis resignação à Vossa santa vontade,
Que por intercessão de Santo Eustáquio nos dais paciência na adversidade,
Que por intercessão de Santo Acácio nos concedeis uma morte feliz,
Que por intercessão de São Giles nos concedeis um juízo misericordioso,
Que por intercessão de Santa Margarida nos preservais do Inferno,
Que por intercessão de Santa Catarina encurtais o nosso Purgatório,
Que por intercessão de Santa Bárbara nos recebeis no Céu,
Que por intercessão de todos os Santos Ajudantes Vós concedeis as nossas orações,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, poupai-nos, ó Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, graciosamente nos ouvi,
ó Senhor.
Cordeiro de Deus, que tiraps os pecados do mundo, tende piedade de nós,
ó Senhor.
V. Rogai por nós, Catorze Santos Ajudantes.
R. Para que sejamos dignos da promessa de Cristo.
Oremos.
Deus Todo-Poderoso e eterno, que concedestes graças e dons extraordinários a Vossos santos Jorge, Brás, Erasmo, Pantaleão, Vito, Cristóforo, Dionísio, Ciríaco, Eustáquio, Acácio, Giles, Margarida, Catarina e Bárbara, e os ilustrastes por milagres; suplicamos-Vos que ouçais graciosamente as petições de todos os que invocam a sua intercessão. Por Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Ó Deus, que milagrosamente fortificais os Catorze Santos Ajudantes na confissão da Fé; concedei-nos, suplicamos-Vos, imitar a sua fortaleza em vencer todas as tentações contra ela, e protegei-nos através da sua intercessão em todos os perigos da alma e do corpo, para que possamos servir-Vos na pureza de coração e castidade do corpo. Por Cristo nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Informações adicionais
- outros sites em inglês
- Imagens
- ebooks em outros sites
- fonti em italiano
Citação MLA
- “Quatorze Santos Ajudantes“. CatholicSaints.Info. 9 de janeiro de 2023. Teia. 22 de abril de 2023. <https://catholicsaints.info/fourteen-holy-helpers/>
1.8. SÃO JORGE
Também conhecido como
- Jiri
- Jordi
- portador da vitória
- Zorzo
- 23 de abril (católico romano)
- 3 de novembro (Ortodoxa Russa)
- quarto domingo de junho ( Malta )
- terceiro domingo de julho ( Gozo )
- 23 de novembro ( Geórgia )
Perfil
Soldado . mártir . Isso é tudo o que sabemos com certeza.
Várias histórias foram anexadas a São Jorge, a mais conhecida delas é a Lenda Dourada . Nele, um dragão vivia em um lago perto de Silena, na Líbia. Exércitos inteiros enfrentaram essa criatura feroz e caíram em uma derrota dolorosa. O monstro comia duas ovelhas por dia; quando o carneiro escasseava, tiravam-se sortes nas aldeias locais e substituíam-se as ovelhas por donzelas . Para este país veio São Jorge. Ouvindo a história de um dia em que uma princesa seria comida, ele se persignou, cavalgou para a batalha contra a serpente, e matou-a com um único golpe com sua lança. George então pregou um sermão magnífico e converteu os habitantes locais. Dada uma grande recompensa pelo rei, George a distribuiu aos pobres e partiu.
Devido ao seu comportamento cavalheiresco ( proteger as mulheres , combater o mal, depender da fé e do poder das armas, generosidade para com os pobres ), a devoção a São Jorge tornou-se popular na Europa após o século X. No século XV, sua festa era tão popular e importante quanto o Natal . Muitas de suas áreas de patrocínio têm a ver com a vida como um cavaleiro a cavalo . Os célebres Cavaleiros da Jarreteira são na verdade Cavaleiros da Ordem de São Jorge. O santuário construído para suas relíquias em Lydda, a Palestina foi um popular ponto de peregrinação durante séculos. Um dos quatorze santos ajudantes .
- torturado e decapitado c. 304 em Lydda, Palestina
- contra herpes
- contra a lepra
- contra a peste
- contra doenças de pele
- contra erupções cutâneas
- contra sífilis
- leprosos
- trabalhadores agrícolas
- arqueiros
- armeiros
- fabricantes de armas
- açougueiros
- cavalaria
- cavalheirismo
- cavaleiros
- agricultores
- mãos de campo
- trabalhadores de campo
- alabardeiros
- cavaleiros
- cavalos
- lavradores
- cavaleiros
- cavaleiros
- fabricantes de selas
- seleiros
- ovelha
- pastores
- soldados
- Associação dos Cavaleiros da Itália (proclamada em 11 de agosto de 1937 pelo Papa Pio XI )
- Escoteiros
- Forças Armadas da Bulgária
- cruzados
- Ordem da Jarreteira
- cristãos palestinos
- exército romeno
- Cavaleiros Teutônicos
- Venerável Companhia de Armeiros e Braseiros
- Canadá
- Inglaterra (proclamada pelo Papa Bento XIV )
- Etiópia
- Geórgia
- Alemanha
- Grécia
- Lituânia
- Malta
- Montenegro
- Portugal
- Sérvia
- Capadócia
- Catalunha
- Palestina
- –
- Limburgo , Alemanha , diocese de
- Saskatoon , Saskatchewan, eparquia de
- –
- na Bélgica
- –
- na Croácia
- –
- Molsheim , França
- na Alemanha
- na Itália
- Airola
- andezeno
- Appignano del Tronto
- Arcinazzo Romano
- arcole
- Arena Po
- bagolino
- bairo
- balsorano
- barbianello
- Baressa
- Battifollo
- Bergantino
- Beura-Cardezza
- Bitti
- Boltiere
- Bonnanaro
- brozolo
- Cacamo
- calatabiano
- campobasso
- carpeneto
- Casalbuttano ed Uniti
- Casale Corte Cerro
- Casale di Scodosia
- Caselete
- Casorezzo
- Castegnero
- Castel Giorgio
- Castello-Molina di Fiemme
- Cavallermaggiore
- Cellatica
- Cerreto Grue , Alexandria
- Chiauci
- Chieuti
- Chefe
- Chirignago
- Cicerale
- Cino
- Claut
- Coggiola
- Corte Palasio
- Costa di Mezzate
- Credaro
- croviana
- Cumignano sul Naviglio
- Dello
- donori
- dorsino
- Endine Gaiano
- Eupilio
- Faggeto Lario
- Ferrara
- Fontanafredda
- Frabosa Sottana
- Génova
- Gropello Cairoli
- Hône
- Lessolo
- liscate
- Liveri
- Locorotondo
- Lodine
- Lozzolo
- Lurago Marinone
- Lusevera
- Maccastorna
- maropati
- martone
- Maserada sul Piave
- Menconico
- Mezanino
- Mirabello Sannitico
- Módica , Sicília
- Molteno
- Moncenísio
- Monforte San Giorgio
- Montagna em Valtellina
- Montanaso Lombardo
- Montapone
- Montechiaro d’Acqui
- montecilfone
- montegiorgio
- Nérola
- Neviglie
- Niella Belbo
- Orio al Serio
- Oriolo Romano
- ovodda
- paderna
- Pagnacco
- pau
- Pecorara
- pereto
- Perfugas
- Petrella Tifernina
- Piana degli Albanesi
- Piedimulera
- Piova Massaia
- pollein
- Porto San Giorgio
- Preone
- prêmio
- Quartucciu
- Ragusa
- Reano
- Régio da Calábria
- Rhêmes-Saint-Georges
- rio
- riofredo
- Ripi
- Roccabascerana
- Roccaforte Ligure
- Rovagnato
- ruínas
- San Giorgio Canavese
- San Giorgio Ionico
- San Giorgio La Molara
- San Giorgio Monferrato , Itália
- San Giorgio Morgeto , Itália
- San Giorgio Piacentino , Itália
- San Giorgio a Liri , Itália
- San Giorgio del Sannio , Itália
- San Giorgio della Richinvelda , Itália
- San Giorgio delle Pertiche , Itália
- San Giorgio di Lomellina , Itália
- San Giorgio di Mantova , Itália
- San Giorgio di Piano , Itália
- San Giorgio in Bosco , Itália
- San Giorio di Susa , Itália
- San Roberto , Itália
- Sanguinetto , Itália
- Sassuolo , Itália
- Escapoli , Itália
- Segariú , Itália
- Sessame , Itália
- Sestu , Itália
- Siliqua , Itália
- Solza , Itália
- Stazzano , Itália
- Stilo
- Sueli , Itália
- Tarano , Itália
- Tavenna , Itália
- Terdobbiate , Itália
- pneus , Itália
- Torresina , Itália
- Trecenta , Itália
- Treglio , Itália
- Tresnuraghes , Itália
- Tricerro , Itália
- Trindade , Itália
- Valduggia , Itália
- Valgreghentino , Itália
- Varena , Itália
- Varzo , Itália
- Venegono Superiore , Itália
- Veneza , Itália
- Vicari , Itália
- Vico nel Lazio , Itália
- Vigolo Vattaro , Itália
- Villanterio , Itália
- Villaputzu , Itália
- Violeta , Itália
- Zandobbio , Itália
- Zimone , Itália
- Zumpano , Itália
- Beirute , Líbano
- em Malta
- Barra , Montenegro
- Amersfoort , Holanda
- Terborg , Holanda
- Bronnitsy , Rússia
- Moscou , Rússia
- Piran , Eslovênia
- Ptuj , Eslovênia
- Aragão , Espanha
- Constantinopla
- Istambul , Turquia
Informações adicionais
- A Garner of Saints , de Allen Banks Hinds, MA
- Livro dos Santos , pelos Monges de Ramsgate
- Enciclopédia Católica
- A nova enciclopédia de Collier
- Lenda Dourada
- Heróis que toda criança deveria conhecer
- No Jardim de Deus , de Amy Steedman
- Lendas dos Catorze Santos Auxiliares , do Padre Boaventura Hammer
- Vida de São Jorge, Mártir, Padroeiro da Inglaterra , do Padre William Fleming
- Vidas dos Santos , do Padre Alban Butler
- Novo Dicionário Católico
- Vidas pictóricas dos santos
- Martirológio Romano , edição de 1914
- Santos do Dia , de Katherine Rabenstein
- Breves Vidas dos Santos , de Eleanor Cecilia Donnelly
- Histórias dos santos à luz de velas , de Vera Barclay
- O Livro dos Santos e Heróis , de Leonora Blanche Lang
- livros
- Enciclopédia dos santos do nosso visitante de domingo
- Arte sagrada e lendária , de Anna Jameson
- outros sites em ingles
- 1001 santos padroeiros e seus dias de festa , Australian Catholic Truth Society
- História da Britânia
- Culinária Católica : Dragon Scones
- Culinária católica : Dragon Veg Platter
- Culinária católica : bolo de cupcake de dragão
- Culinária católica : Cobertor de história de biscoito de açúcar
- Culinária católica : Dragon Calzone
- Culinária católica : Dragon Cakes
- Culinária Católica : Crispies da Cruz Vermelha
- cultura católica
- fogo catolico
- Irlanda católica
- Agência Católica de Notícias
- católico online
- santos celtas
- Biografias Cristãs , de James Keifer
- Iconografia Cristã
- Cradio
- Igreja Doméstica , de Catherine Fournier
- herança inglesa
- Executado hoje
- mídia franciscana
- Doodle do Google , 2013
- Notícias católicas independentes
- John Dillon
- Katherine Rabenstein
- santos para pecadores
- Histórias de santos para todas as idades
- uCatólico
- Wikipédia : São Jorge
- Wikipédia : Dia de São Jorge
- Wikipedia : Patrocínios de São Jorge
- Wikipédia : Devoções de São Jorge
- imagens
- áudio
- São Jorge por Mrs E Rundle Charles
- vídeo
- e-books
- Vida de São Jorge, Mártir, Padroeiro da Inglaterra , de William Fleming
- sites em espanhol
- Martirológio Romano , edição de 2001
- sites em français
- fonte em italiano
- Associazione Centro Storico
- Cathopedia : San Giorgio
- Cathopedia : Festa di San Giogio
- Cathopedia : Palio di San Giogio
- Martirológio Romano , edição de 2005
- Parrocchia dei Ss. Giorgio e Leonardo, Largo S. Leonardo
- Santi e Beati
- Wikipédia
- nettsteder i norsk
leituras
São Jorge foi um homem que abandonou um exército por outro: renunciou ao posto de tribuno para alistar-se como soldado de Cristo. Ansioso para enfrentar o inimigo, ele primeiro despojou sua riqueza mundana dando tudo o que tinha aos pobres. Então, livre e desimpedido, portando o escudo da fé, ele mergulhou no pensamento da batalha, um ardente soldado de Cristo. Claramente, o que ele fez serve para nos ensinar uma lição valiosa: se temos medo de nos despojar de nossas posses mundanas, então não somos capazes de fazer uma forte defesa da fé. Queridos irmãos, não apenas admiremos a coragem desse lutador do exército do céu, mas sigamos seu exemplo. Sejamos inspirados a lutar pela recompensa da glória celestial. Devemos agora purificar-nos, como nos diz São Paulo, de toda impureza do corpo e do espírito,– de um sermão de São Pedro Damião
Citação MLA
- “São Jorge“. CatholicSaints.Info . 9 de fevereiro de 2023. Web. 22 de abril de 2023. <https://catholicsaints.info/saint-george/>
================
2. SANTO ADALBERTO
2.1. Conforme o Diretório de Liturgia da CNBB de 2023, hoje (23.04.23) omite-se a Mfac. de SANTO ADALBERTO, bispo e mártir
2.2. Santo Adalberto (Vojtech) (também na Folhinha do Coração de Jesus), de Praga e mártir, que suportou naquela Igreja muitas adversidades e empreendeu por amor de Cristo numerosas viagens apostólicas, trabalhando com ardor na erradicação dos costumes pagãos; verificando que as suas diligências tinham pouco êxito, dirigiu-se a Roma e fez-se monge; finalmente, tendo chegado à Polónia para trazer à fé os habitantes da Prússia, em Téntikken, junto à foz do Vístula, foi trespassado pelas lanças de alguns pagãos. († 997).
2.3. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, Santo Adalberto. Bispo de Praga, renunciou a esse cargo para vestir o hábito beneditino em Roma. Três anos depois fundou um mosteiro em sua antiga diocese, e sofreu o martírio em 997, quando levava a Boa Nova à Prússia. (M).
2.4. Santo Adalberto de Praga. Ver páginas 223-226: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf
2.5. “Adalberto (em tcheco: Vojtěch (ajuda·info); em polonês: Wojciech; ca. 956 — 23 de abril de 997), foi um bispo de Praga martirizado em seus esforços para converter os prussianos bálticos. Mais tarde, foi feito o padroeiro da Boémia], Polónia, Hungria e Ducado da Prússia.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Adalberto_de_Praga
2.6. SANTO ADALBERTO DE PRAGA
Também conhecido como
- Adalberto de Praga
- Adalberto…
- Adelberto…
- Adalberto…
- Voitech…
- Voytech…
- Voytiekh…
- Wojciech…
- Apóstolo da Boêmia
- Apóstolo dos prussianos
- Apóstolo dos eslavos
Perfil
Nascido na nobreza boêmia . Tomou o nome de Santo Adalberto de Magdeburgo , o arcebispo que o curou , educou e converteu . Bispo de Praga (na atual República Tcheca em 10 de fevereiro de 982 . Amigo do imperador Otto III . Adalberto incentivou a evangelização dos magiares e trabalhou nela com Santo Astrico . Oposto pela nobreza de Praga e impopular na área, ele se retirou para Roma ,Itália e tornou-se monge beneditino , fazendo seus votos em 17 de abril de 990 ; O Papa João XV o mandou de volta a Praga . de qualquer forma. Fundou o mosteiro de Brevnov. Encontrou mais oposição da nobreza e voltou para Roma . Não havendo esperança de trabalhar em Praga , ele foi autorizado a (sem sucesso) evangelizar na Pomerânia,
Polônia , Prússia , Hungria e Rússia . Ele e seus companheiros
missionários foram martirizados pelos prussianos perto de Koenigsberg ou Danzig por instigação de um padre pagão . Pouco antes de sua morte , Adalberto conheceu e foi uma grande inspiração para São Bonifácio de Querfurt .
Nascer
- golpeado na cabeça em 23 de abril de 997 na Pomerânia perto de Danzig (na atual Polônia )
- relíquias levadas à força para Praga em 1039
- Boêmia
- Cormons , Itália
- República Checa
- eslavos do norte
- Polônia
- Praga , República Tcheca , arquidiocese de
- Prússia
- segurando uma cruz de duas cabeças , duas lanças e uma clava
- segurando uma lança com um clube na extremidade inferior
- trespassado por três lanças e decapitado
- batizando Santo Estêvão da Hungria
- correntes a seus pés
- anjos levando-o para o céu
- esfaqueado com uma lança
- um globo de fogo pairando sobre seu túmulo
Informações adicionais
- Livro dos Santos , pelos Monges de Ramsgate
- Enciclopédia Católica
- Vidas dos Santos , do Padre Alban Butler
- Novo Dicionário Católico
- Enciclopédia Nuttall
- Martirológio Romano , edição de 1914
- Santos do Dia , de Katherine Rabenstein
- O Nome da Criança , de Julian McCormick
- livros
- Emblems of the Saints, do padre Frederick Charles Husenbeth e Augustus Jessopp
- Enciclopédia dos santos do nosso visitante de domingo
- Santos padroeiros e seus dias de festa , pela Australian Catholic Truth Society
- outros sites em ingles
- imagens
- vídeos
- webseiten auf deutsch
- sites em espanhol
- Martirológio Romano , edição de 2001
- fonte em italiano
- nettsteder i norsk
Citação MLA
- “Santo Adalberto de Praga”. CatholicSaints.Info . 2 de junho de 2022. Web. 22 de abril de 2023. < https://catholicsaints.info/saint-adalbert-of-prague/ >
================
OUTROS SANTAS E SANTAS DE 23 DE ABRIL
3. Em Edessa, na Síria, hoje Sanliurfa, na Turquia, Santo Eulógio, bispo, que, segundo a tradição, morreu na Sexta-Feira Santa. († 387)
4. Em Milão, na Ligúria, hoje na Lombardia, região da Itália, São Marolo, bispo, que foi amigo do papa Inocêncio I. († s. V)
– Ver página 229: VIDAS DOS SANTOS – 7.pdf (obrascatolicas.com)
5. Em Toul, na Lotaríngia, actualmente na França, São Gerardo, bispo, que, durante trinta e um anos, dotou a cidade de excelente legislação, criou obras de auxílio aos pobres, socorreu o povo no tempo da peste com as suas preces e jejuns, dedicou a igreja catedral e ajudou os mosteiros não só com beneficências materiais, mas também povoando-os com santos discípulos. († 994)
– Ver páginas 200-201 (São Geraldo). Ver páginas 200-201: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf
6*. Em Suélli, na Sardenha, a comemoração de São Jorge, bispo. († 1117)
7*. Em Perúgia, na Úmbria, região da Itália, o Beato Gil (Egídio) de Assis (Na Folhinha do Coração de Jesus¸ Bv. Egídio de Assis), religioso da Ordem dos Menores, companheiro de São Francisco, que resplandeceu nas suas peregrinações pela sua intrépida fé e admirável simplicidade. († 1262).
– Santo Egídio, confessor. Ver “…O bem-aventurado Egídio, que são Francisco honrava como o seu mais ardente Cavaleiro de Távola Redonda, foi sempre, até a morte, fiel aos três ideais franciscanos, quais sejam, a castidade, a pobreza e a Alegria…” às páginas 202-217: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf
Bem-aventurado Gil de Tiro, bispo e confessor. Ver “… Antes de morrer, solicitou que lhe enterrassem o corpo em Nantilly, onde nascera e fora batizado. Em I 614, no dia 2 de dezembro, o corpo foi exumado, na igreja de Nantilly, e muitas curas e favores foram obtidos por sua intercessão.” às páginas 227-229: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf
8*. Em Údine, na Venécia, hoje em Friuli-Venezia Giúlia, região da Itália, a Beata Helena Valentíni, viúva, que, decidida a viver só para Deus, teve grande atividade na Ordem secular de Santo Agostinho, consagrando-se à oração, à leitura do Evangelho e às obras de misericórdia. († 1458)
9*. Em Campi Bisênzio, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, a Beata Teresa Maria da Cruz (Teresa Manétti), virgem, fundadora da Congregação das Carmelitas de Santa Teresa. († 1910)
10*. No mosteiro cisterciense de Grottaferrata, no território de Frascáti, próximo de Roma, a Beata Maria Gabriela Saghéddu, virgem, que com toda a simplicidade ofereceu a sua vida, terminada aos vinte e cinco anos, pela união dos cristãos. († 1939)
11. Santos Félix, Fortunato e Aquiles. Ver “…Sacrificai aos deuses. Talvez deles obtenhais a indulgência de recuperardes as forças antes mesmo dos socorros médicos. Responderam-lhe os valorosos Confessores: Esses deuses não podem dar nem a eles mesmos o socorro de que tinham necessidade para se defender! Nós preferimos morrer confessando a fé do nosso Deus, para receber as recompensas da vida eterna. Condenados à decapitação, sofreram aquela pena fora da cidade, num sítio retirado…”, às páginas 218-222: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf
– Ver “… 212 Santos. O padre Félix e dois diáconos Fortunatus & Achilleus mártires evangelizadores da região em torno de Vienne.
Em Valence, na França, os santos mártires Félix, sacerdote, Fortunato e Aquileu, diáconos, que foram enviados para pregar a palavra de Deus pelo bem-aventurado Irineu, bispo de Lyon. Eles converteram a maior parte daquela cidade à fé de Cristo. Esses mártires foram lançados na prisão pelo comandante Cornélio, foram por muito tempo açoitados, tiveram suas pernas esmagadas, foram amarrados a rodas em movimento e sufocados com fumaça enquanto estirados na cremalheira, e finalmente morreram pela espada.
Félix, um sacerdote, e dois diáconos, Fortunato e Aquileu, foram enviados por Santo Irineu (Bispo de Lyon), no início do século III, a Valence, no distrito depois conhecido como Dauphine’ para evangelizar seus habitantes. todos os três sofreram o martírio no reinado de Caracalla por volta do ano 212.
Isso é tudo o que se sabe sobre esses santos, mas a lenda forneceu detalhes adicionais. De acordo com seus “atos” reputados, depois de terem, por suas pregações e milagres, convertido uma grande proporção do povo pagão, eles foram presos. Da prisão foram libertados por anjos, a cuja ordem derrubaram os ídolos nos templos, destruindo com martelos as imagens de Mercúrio e Saturno e uma valiosa estátua de âmbar de Júpiter. Para isso foram prontamente apreendidos: tiveram as pernas quebradas, foram torturados sobre rodas e submetidos de dia e de noite a fumos acres e sufocantes. Como eles sobreviveram a todos esses tormentos, eles acabaram sendo decapitados. Uma lenda ainda mais fantástica do que a relatada, conecta São Félix, São Fortunato e São Aquileu com Valência na Espanha…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril23.html#212_Sts._Felix_priest_and_two_deacons
– Ver também “Félix, Fortunato e Aquileu (em latim: Felix, Fortunatus et Achilleus) são três santos cristãos que sofreram o martírio na época do imperador romano Caracala. Félix, um padre, e Fortunato e Aquileu, dois diáconos, foram enviados por Ireneu de Lyon a Valence para converter os habitantes locais. Sabe-se que morreram por volta de 212.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9lix,_Fortunato_e_Aquileu
12. Santa Pusina, virgem e suas Seis irmãs, como ela, honradas como santas, consagradas que foram ao Senhor: Ema, Amée, Hoylde, Lutrudes, Frâncula, Libéria e Menehould. Ver às páginas 229-230: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf
– Ver “… Santa Pusina de Champagne
Perfil
Ela viveu muitos de seus anos como eremita na casa de seus pais. Hermitess em Binson, Chalons-en-Champagne, França .
Nascer
- Corbie do século V, França
- Século VI em Binson, Chalons-en-Champagne, França
- enterrado perto de seu eremitério em Binson
- relíquias transferidas para a Abadia de Herford na Alemanha em 860
- relíquias transferidas para a Abadia de Wundhusen em Thale
- relíquias transferidas para a Abadia de Quidlinburg
- algumas relíquias transferidas para a catedral de Herford , Alemanha em 1490
- relíquias redescobertas e consagradas em 1854 durante a reforma da torre da catedral
- algumas relíquias transferidas para a igreja de São João Batista em Herford ; foram re- consagradas sob o altar – mor da igreja em 2007
- algumas relíquias levadas para a Catedral de Paderborn e para as igrejas paroquiais em Herford e Heddinghausen em 9 de janeiro de 1944
informação adicional
- Livro dos Santos , pelos Monges de Ramsgate
- A Enciclopédia de Santos do Nosso Visitante de Domingo
- Wikipédia
Citação MLA
- “Santa Pusinna de Champagne“. CatholicSaints.Info . 22 de abril de 2012. Web. 22 de abril de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-pusinna-of-champagne/>…”:
– Ver ainda “… Pusinna (latim para “a menina”) morava na casa de seus pais junto com suas irmãs Liutrud e Menechildis e três outras irmãs, abstêmias e piedosas. Nos últimos anos, ela se aposentou como eremita para sua herança ” vicus bausionensis ” (Binson) perto de Châlons-en-Champagne , perto de Corbie , onde também morreu. Seus ossos foram transferidos de seu eremitério em Binson para Herford Abbey , mais tarde chamado de St. Marien und Pusinna” recebido. A abadessa Haduwy (Hedwig) e seu influente irmão, o conde , possibilitaram que a relíquia entrasse na posse do conventoCobbo, o Jovem , que tinha laços familiares com a corte do rei franco ocidental Carlos, o Calvo …”: https://de.wikipedia.org/wiki/Pusinna
13. VER SANTAS E SANTOS DO DIA 23 DE ABRIL (alguns destacados acima):
Calendário | Amanhã -> |
Adalberto de Praga (Memorial Opcional) George (Memorial Opcional) — Aquileu de Viena Adalberto III de Salzburgo Félix de Viena Fortunato de Viena Jorge de São Jorge Geraldo de Orchimont Geraldo de Toul Giles de Assis Giles de Saumur Giorgio di Suelli Helena del Cavalanti | Ibar de Meath Maria Gabriela Sagheddu Marolus de Milão Pusina de Champanhe Sebastião de Riccafont Teresa Maria da Cruz — Mártires Mercedários Franceses Mártires da África Mártires de Roma — Alexandra de Roma Ethelred dos saxões ocidentais |
todos esses memoriais em uma única página |
14. Outros santas e santos do dia 23 de abril: págs: 197-230 (vol.07): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
* “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 23 de abril, ver também: 23 de abril – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 347-348: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
- https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015)
- El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php
- MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm
- SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/23-april/
- SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril23.html#
- SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p
- SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg
- SOBRE NOSSA SENHORA:
DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayFebruary25.html#
FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
– https://devotiontoourlady.com/index.html
(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:
================
- SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
================
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.
Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
================
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
================
- “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.
================
* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO
“Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valor. Ele anseia ardentemente que o desejemos e o amemos. Ele aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”
– São Gregório Nazianzeno
================
* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO
… Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …
“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…”
================
* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN
Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)
– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)
================
* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: “Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento“
(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)
================
* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio
Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”
================
* 19 de janeiro, São Macário. “… “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…”
================
* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES
“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”
================
27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI
“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”
================
* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO
“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”
================
* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO
“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”
================
* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR
“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”
================
- 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.
================
* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA
“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”
================
* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO
“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).
Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/
================
* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA
“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”
================
* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA
“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
================
* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)
“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…
A misericórdia é ilimitada… Nenhum pecador, por maiores que”.
================
* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO
“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”
================
* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA
“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vida… Eu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”
================
* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT
“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”
================
* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO
“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)
================
* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO
“Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.”
================
* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES
“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”
================
* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA
“Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta
================
* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO
“Antes morrer que pecar!”
================
* 12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE
“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”
================
* 14 de março, Albert Einstein:
“Deus Todo-Poderoso não joga dados… Diante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!“
================
- 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:
“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”
================
- 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:
“… “SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”
================
* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM
“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/
================
- 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:
“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …
Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será derrotado. Amém! “São Nicolau relatou que nunca invocou Maria em vão e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”
================
- 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS
“REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop
================
- 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
- “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…
Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.
Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.
O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.
Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.
Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.
A ciência é um dom do Pai das luzes“.
================
* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI
Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…
Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).
Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…
================
* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE
“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”.
================
* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO
“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “
================
*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE
“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David
PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!
===============
- 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
- PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”
RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:
- Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
- Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
- Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
- Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra
indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.
- Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
- Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
- Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
- Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
- Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
- Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
- Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.
UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”
================
* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO
“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender”
================
- 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.
Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…
Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…
Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…
Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/
================
- 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:
“«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»”
================
* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)
================
* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.
Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;
concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.
Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!
(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)
================
- 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
- “ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
- “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
- “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E
OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)
================
* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM
“As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu. – Santo Efrém
Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia. – Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida
Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo. – Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos
Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito. – de um sermão de Santo Efrém”
================
* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:
http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a
================
* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA
“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”. – São Luís Gonzaga
“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”. – São Luís Gonzaga
“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho”. – São Luís Gonzaga
“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”. – de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga
Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos. – coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga
Citação MLA
================
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:
“Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
================
27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.
Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.
Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.
Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.
Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.
Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.
Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
================
* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA
“A oração é, portanto, a fonte e a origem de todo caminho ascendente em direção a Deus. Que cada um de nós, então, volte-se para a oração e diga ao nosso Senhor Deus: ‘Guia-me, Senhor, no teu caminho, para que eu possa andar na tua verdade.’ “
Cristo é tanto o caminho quanto a porta. Cristo é a escada e o veículo, como o “trono da misericórdia sobre a Arca da Aliança” e “o mistério oculto dos séculos”.
Um homem deve voltar toda a sua atenção para este trono de misericórdia, e deve olhar para ele pendurado na cruz, cheio de fé, esperança e caridade, devoto, cheio de admiração e alegria, marcado pela gratidão e aberto ao louvor e júbilo.
Então, tal homem fará com Cristo uma “pasch”, {uma páscoa} isto é, uma passagem. Pelos ramos da cruz ele passará o Mar Vermelho, deixando o Egito e entrando no deserto. Lá ele provará o maná escondido e descansará com Cristo no sepulcro, como se estivesse morto para as coisas de fora. Ele experimentará, tanto quanto for possível para quem ainda vive, o que foi prometido ao ladrão pendurado ao lado de Cristo: “Hoje você estará comigo no paraíso”.
================
* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:
…ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras: “Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado“.
================
* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO
Ouça o apelo de Deus: “Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.
… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado.
O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/
================
* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA
“Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…”
================
* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO
“Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório
… Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório
… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo
================
* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY
Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão.
Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces.
Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.
– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney
================
08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
“Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)
================
* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS
“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”. – Santa Clara de Assis
================
* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL
“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade…
MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal
================
* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE
“… “AVE-MARIA!”: esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html
================
18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI
“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”
================
* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO
“O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente”
================
* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL
Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta. – São Bernardo de Claraval
“Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,
fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]
================
* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X
“Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”
================
* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA
“Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)
================
* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS
À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
“Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”
O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”
O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema
O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema
Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema
Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema
Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema
Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema
Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema
Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema
NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO.
– São Poema
Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema
A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema
Citação MLA
- “Santo Poema”. CatholicSaints.Info . 21 de novembro de 2018. Web. 27 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-poemen/ >
================
* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO
“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho
Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho
O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho
Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus. – Santo Agostinho
Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho
Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus. – Santo Agostinho
Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho
Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia. – Santo Agostinho
Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas. – Santo Agostinho
Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho
Conquiste a si mesmo e o mundo está aos seus pés. – Santo Agostinho…”
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
================
* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO
“…Trabalhar já é bom,
Melhor ainda é orar;
O melhor – amar teu Deus,
E nem uma palavra a dizer.
– do alemão de Angelus Silesius
Prática favorita – Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):
{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }
================
04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI
Beata Catarina de Racconigi
“Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse
“Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina
================
04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA
“…Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.
Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.
Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!…” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}
================
05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ
“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá
================
09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER
“Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver
================
13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO
“… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu): {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }
“…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…
Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo
================
- 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:
“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:
================
* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO
Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/
================
* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO
“… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino
Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” … As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …”
{Audiência Geral: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html } …”:
================
* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE
“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade.
Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdade… que o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversão. O verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html
================
* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO
“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER.
– São Vicente de Paulo
… Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio”. – São Vicente de Paulo
… O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo
================
* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA
Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono.
Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes.
Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas.
Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade.
Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga.
Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia.
Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor.
Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor.
Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio!
Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração.
Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor.
Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais.
Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade.
(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)
================
* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO
“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma.
No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver.
Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes…
… Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}
{< https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}
================
* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS
“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade…
…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos…
… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…
… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…” – Santa Teresa de Lisieux
================
* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA
“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)
================
* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS
“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis
================-
* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA
“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”
================
08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA
1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.
2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas“
3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:
================
*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN
“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:
Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
( O Sonho de Gerôncio )…: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html
==============
* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII
“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)
================
* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA
“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”
================
* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:
- Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
- Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
- Eu os consolarei em todos os seus problemas.
- Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
- Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
- Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
- Almas mornas se tornarão fervorosas.
- Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
- Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
- Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
- Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
- O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.
================
* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm ”
================
* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara).
================
* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ
“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…” – São Paulo da Cruz
================
* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “
… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar”
================
* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II
” Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)
================
* 27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO
“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTO
ABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
================
10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO
“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno
================
* 23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ
“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”
================
O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER
“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”
“… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”.
================
* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ
“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”
================
* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO
“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”
================
* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI
“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…”
================
* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai
também para nós e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém!
(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)
================
* PAI, ABRACE-NOS!
JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,
ROGUEM POR NÓS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
================
- APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
- POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
- POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
- ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
- UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
- QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …
DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)
================
“Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado”
JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”
ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!
================
CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,
PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO
JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é minha força! Entrego-me ao Senhor levando a minha cruz todos os dias da vida e amando (Jo 15,14.17). Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo. (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Me ajude na minha falta de fé (Mc 9,24)! Eu confio no Senhor! Quero segui-Lo sendo discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. AJUDE-ME a querer e agir para me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!
Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Misericórdia, JESUS! Peço, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: dê-me a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, a fortaleza, o sustento na penitência, mortificação, oração e vida sacramental. O SENHOR SABE DO QUE EU PRECISO. DÊ-ME! Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) segundo o espírito, cortando e evitando o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver sem reclamar, ira ou cólera, a ACEITAR PACIENTEMENTE TUDO O QUE ME ACONTECE, ACEITAR AJUDAR, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, A SILENCIAR, a oferecer-me. AJUDE TAMBÉM A FAMÍLIA! AJUDE-ME a cumprir as promessas do meu batismo, que RENOVO:
EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, A SATANÁS, ÀS SUAS POMPAS, SUAS OBRAS E SEUS GOZOS; RENUNCIO AO PECADO, ÀS PAIXÕES, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, ao desejo de ser retribuído, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo a mão do PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO!
MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a controlar-me, a recompor-me, a mortificar-me, a educar e subordinar as paixões, a abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união, A SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, OBEDECENDO-LHE. Me ensine e ajude a ser discípulo e imitador de Jesus! Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL.
MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.
ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!
MUITO OBRIGADO À SENHORA, MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!
SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!
ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS!
TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!
VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! OBRIGADO MÃE!
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20.08]
SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! TENHA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO!
AJUDE-ME (NOS) A ESTAR (MOS) PREPARADO (S) PARA O ENCONTRO COM O SENHOR!
O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
AMÉM! ASSIM SEJA! PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…
Virgem Formosa, oh Mãe Querida
Tu És minha vida, vela por mim
e quando um dia deixar a terra
leva-me, Mãe, junto de ti,
leva-me Mãe, leva-me ao céu,
ficar não posso longe de Ti…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim os teus olhares
se me amparares me salvarei
Mesmo que as ondas, subam ao céus
e que furioso brame o mar
se tu diriges minha barquinha,
não tenho medo, de naufragar
Mas se na luta, a nau vacila
e se enfraquece minha ardente fé…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim teus olhares
se me amparares me salvarei!
================
* Veja o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!