NOSSA SENHORA EM 14 DE MAIO
A. OUR LADY OF BAVARIA (1330) – NOSSA SENHORA DA BAVIERA (1330):
“… Também conhecida como Nossa Senhora de Altötting, o santuário da Capela da Graça na Baviera fica entre as montanhas cerca de cinco quilômetros ao sul de Oberammergau, na alta Baviera. As curas milagrosas que ocorreram lá são tão numerosas que o santuário é considerado hoje como a “Lourdes da Alemanha”. São muitos os ex-votos deixados no Santuário como testemunho das graças recebidas e das curas milagrosas.
O que talvez seja o milagre mais famoso ocorreu no ano de 1489. Um menino havia se afogado, e sua mãe, cheia de fé, trouxe seu corpo para deitar aos pés da imagem da Mãe de Deus, em busca de um milagre. Ela não ficou desapontada, pois seu filho foi restaurado à vida diante de muitas testemunhas. A partir dessa época, a capela tornou-se um popular local de peregrinação.
Um mosteiro beneditino foi fundado ali em 1330 pelo imperador Ludwig IV, que estabeleceu uma comunidade de doze cavaleiros com suas famílias para guardar o local. No entanto, são os frades capuchinhos que servem o santuário há séculos, entre eles o irmão Conrad de Parzham, que atuou como porteiro por mais de quarenta anos.
O imperador Ludwig deu uma pequena estátua da Mãe de Deus, esculpida na Itália; e o lugar logo se tornou famoso por seu santuário de Maria e pelo aprendizado dos monges. Em 1744 a igreja medieval foi incendiada, sendo a sua sucessora construída e decorada à moda barroca alemã. A capela tem uma forma octogonal incomum e é considerada o santuário mariano mais antigo da Alemanha. Os outros edifícios foram remodelados principalmente como se apresentam hoje.
Um século depois, a abadia foi suprimida, com outras casas religiosas da Baviera; mas foi restaurado em 1904, e Nossa Senhora ainda é uma estância de peregrinos. Este grande santuário tem um cenário montanhoso verdadeiramente magnífico.
O Papa João Paulo II visitou o santuário em 1980, e o Papa Bento XVI esteve lá em 2006, deixando o anel episcopal que usava enquanto arcebispo de Munique.”:https://devotiontoourlady.com/may.html
BIBLIOGRAFIA:
1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM MAIO:
– https://devotiontoourlady.com/may.html
2. FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576
– https://devotiontoourlady.com/index.html
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
================
DESTAQUE DE 14 DE MAIO: SÃO MATIAS APÓSTOLO
A1. Conforme o Diretório de Liturgia da CNBB de 2023, hoje (6º Domingo da Páscoa, 14/05/2023) omite-se a Festa de SÃO MATIAS, APÓSTOLO
A2. Festa de São Matias (também na Folhinha do Coração de Jesus), Apóstolo, que seguiu o Senhor Jesus desde o batismo de João até ao dia em que Cristo subiu ao Céu; por isso, depois da Ascensão do Senhor, foi chamado pelos Após- tolos para ocupar o lugar do traidor Judas, a fim de que, contado entre os Doze, fosse testemunha da ressurreição.
A3. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, festa de São Matias, Apóstolo, que foi contado entre as “testemunhas da Ressurreição do Senhor” por ter acompanhado os outros Apóstolos e vivido com Jesus, desde o batismo de João até a Ascensão. De acordo com uma tradição, levou o Evangelho para a Etiópia, onde deu a vida por Cristo. (R) ).
A4. “… São Matias, apóstolo. Com a deserção e morte de Judas Iscariotes, o colégio dos 12 apóstolos ficou desfalcado. Precisou que alguém se juntasse aos onze para testemunhar a ressurreição de Jesus. Dois homens se apresentaram: um tal de José, chamado Barsabás, e Matias. Depois de uma oração, fizeram um sorteio. E a sorte caiu para Matias, o que viram ser escolha de Deus. Assim, Matias “foi juntado ao número dos onze apóstolos” (cf. At 1,15-17.20-26). São Matias intercede por nós lá do céu. Assim, confiando na sua intercessão e, ao mesmo tempo, sentindo a alegria de sermos amados por Deus, a Ele pedimos que nos conceda merecer ser contados entre os seus eleitos”. Frei José Ariovaldo da Silva, OFM (Folhinha do Coração de Jesus de 13.05.2020).
A5. São Matias Apóstolo. Vidas dos Santos de 24 de fevereiro. Ver págs. 394- 395:
http://obrascatolicas.com/livros/biografia/vidas%20dos%20santos%20-
%203.pdf
A6. “… São Matias ou Matias Apóstolo foi, segundo a Bíblia, o discípulo escolhido para substituir Judas Iscariotes como apóstolo de Jesus Cristo… São Matias ou Matias Apóstolo foi, segundo a Bíblia, o discípulo escolhido para ocupar o lugar que Judas Iscariotes abandonou para viver seu destino…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Matias_(ap%C3%B3stolo)
A7. São Matias em 24 de fevereiro: nos anos bissextos era neste dia (24 de fevereiro) que começava a usar-se a 2ª letra dominical do ano.
Na Idade Média, muitas vezes as instruções referiam apenas que a 1ª letra dominical dos anos bissextos servia até dia de São Matias e nesse dia se tomava a 2ª, porque durante séculos o dia 24 de Fevereiro era o dia de festa do Apóstolo (São Matias), posteriormente mudada para o dia 14 de Maio. Conforme: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/24_de_fevereiro
A8. “… SÃO MATIAS, APÓSTOLO. Clemente de Alexandria diz que segundo a tradição São Matias foi um dos setenta e dois discípulos que nosso Senhor enviou, dois a dois, durante o Seu ministério, e isso é afirmado também por Eusébio e por São Jerônimo.
Sabemos pelos Atos dos Apóstolos que ele esteve constantemente com o Salvador desde o momento de Seu batismo até Sua ascensão. Quando São Pedro logo depois declarou que era necessário eleger um décimo segundo apóstolo no lugar de Judas, dois candidatos foram escolhidos como mais dignos, José chamou Barsabás e Matias. sortes, e a sorte caiu sobre Matias, que foi, portanto, contado com os onze e classificado entre os apóstolos. Ele recebeu o Espírito Santo com o resto em breve depois da sua eleição e aplicou-se com zelo à sua missão.
É afirmado por Clemente de Alexandria que ele era notável por sua insistência na necessidade de mortificar a carne para subjugar os apetites sensuais – uma lição que ele aprendeu com Cristo e que ele mesmo praticava fielmente.
A primeira parte de seu ministério foi passada, nos dizem, na Judéia, mas depois ele foi para outras terras. Segundo os gregos, ele plantou a fé na Capadócia e nas costas do Mar Cáspio; ele sofreu grande perseguição e maus-tratos do povo selvagem entre os quais trabalhou, e finalmente recebeu a coroa do martírio em Cólquida. Não sabemos nada com certeza sobre a maneira de sua morte, mas o grego Menaia e outras fontes lendárias dizem que ele foi crucificado.
Diz-se que seu corpo foi mantido por muito tempo em Jerusalém e foi trasladado de lá para Roma por Santa Helena.
Além da curta passagem dos Atos dos Apóstolos, não possuímos nenhuma fonte confiável de informações sobre São Matias, mas há uma boa quantidade de literatura apócrifa relacionada ao seu nome. Em particular, os “Atos de André e Matias na cidade dos canibais” é uma ficção grega, datada por alguns já no século II, que teve ampla circulação. Temos traduções em armênio sírio, copta e até uma adaptação em anglo-saxão. Além disso, Orígenes já conhecia em seu tempo um apócrifo; “Evangelho de Matias”, e tem havido muita discussão sobre se isso é idêntico a um documento do qual Clemente de Alexandria cita uma frase ou duas sob o nome de Tradições”de Matias. Ver, por exemplo, Hennecke, Handbuch zu den Neutestamentlichen Apokryphen, pp. 90-91, 238, 544 . Orthodoxe Kirche 9. August Katholische und Evangelische Kirche: 24. Februar Anglikanische Kirche: 14. Mai (oder 24.Februar)
De acordo com Atos 1:15-26, durante os dias após a Ascensão, Pedro se levantou no meio dos irmãos (cerca de 120 seguidores de Jesus). Agora que Judas havia traído seu ministério, era necessário, disse Pedro, cumprir a recomendação bíblica: “Que outro tome seu cargo”. “Portanto, é necessário que um dos homens que nos acompanhou durante todo o tempo em que o Senhor Jesus veio e passou entre nós, desde o batismo de João até o dia em que de nós foi arrebatado, se torne conosco testemunha de sua ressurreição” (Atos 1:21-22)
Eles nomearam dois homens: José Barsabás e Matias. Eles oraram e sortearam. A escolha recaiu sobre Matthias, que foi adicionado aos
Onze. Matias não é mencionado pelo nome em nenhum outro lugar do Novo Testamento.
Comentário: Qual era a santidade de Matias? Obviamente, ele era adequado para o apostolado pela experiência de estar com Jesus desde seu batismo até sua ascensão. Ele também deve ter sido adequado pessoalmente, ou não teria sido nomeado para uma responsabilidade tão grande. Não devemos nos lembrar que a santidade fundamental de Matias foi receber com alegria a relação com o Pai oferecida por Jesus e completada pelo Espírito Santo? Se os apóstolos são os fundamentos de nossa fé por seu testemunho, eles também devem ser lembretes, mesmo que apenas implicitamente, de que a santidade é inteiramente uma questão de doação de Deus, e é oferecida a todos, nas circunstâncias cotidianas da vida. Recebemos, e mesmo para isso Deus supre o poder da liberdade.
Citação: Jesus fala da função dos apóstolos de serem juízes, isto é,
governantes. Ele disse: “Amém, eu lhes digo que vocês que me seguiram, na nova era, quando o Filho do Homem estiver assentado em seu trono de glória, vocês mesmos se sentarão em doze tronos, julgando as doze tribos de Israel” (Mateus 19:28).
São Matias Apóstolo – Judéia, Capadócia e Mar Cáspio Como alguém se qualifica para ser apóstolo?
O primeiro ato dos apóstolos após a Ascensão de Jesus foi encontrar um substituto para Judas. Com todas as perguntas, dúvidas e perigos que enfrentavam, eles escolheram focar sua atenção em encontrar um décimo segundo apóstolo. Por que isso era importante? Doze era um número muito importante para o Povo Escolhido: doze era o número das doze tribos de Israel. Para que o novo Israel viesse dos discípulos de Jesus, era necessário um décimo segundo apóstolo.
Mas Jesus havia escolhido os doze originais. Como eles poderiam saber quem ele escolheria?
Cento e vinte pessoas estavam reunidas para oração e reflexão no cenáculo, quando Pedro se levantou para propor o caminho para fazer a escolha.
Pedro tinha um critério, que, como André, Tiago, João e ele mesmo, o novo apóstolo fosse alguém que tivesse sido discípulo desde o início, desde seu batismo por João até a Ascensão. A razão para isso era simples, o novo apóstolo deveria se tornar uma testemunha da ressurreição de Jesus. Ele deve ter seguido Jesus antes que alguém o conhecesse, ficou com ele quando fez inimigos e acreditou nele quando falou da cruz e de comer seu corpo – ensinamentos que fizeram outros derreterem.
Dois homens se encaixam nessa descrição – Matias e José chamados Barsabás. Eles sabiam que esses dois homens estiveram com eles e com Jesus durante todo o seu ministério. Mas qual deles teve o coração para se tornar uma testemunha de sua ressurreição. Os apóstolos sabiam que somente o Senhor poderia saber o que estava no coração de cada um. Eles lançaram sortes para descobrir a vontade de Deus e Matias foi escolhido. Ele era o décimo segundo apóstolo e o grupo estava inteiro novamente enquanto esperavam a vinda doEspírito Santo.
Essa é a primeira vez que ouvimos falar de Matthias nas Escrituras, e as lendas laSaint como os Atos de André e Matthias testemunham a aceitação entusiástica de Matthias de tudo o que ser um apóstolo significava, incluindo evangelização, perseguição e morte no serviço do Senhor.
Como alguém se qualifica para ser um apóstolo?
Clemente de Alexandria diz que Matias, como todos os outros apóstolos, não foi escolhido por Jesus pelo que já era, mas pelo que Jesus previu que ele se tornaria. Ele foi eleito não porque era digno, mas porque se tornaria digno. Jesus escolhe todos nós da mesma maneira.
O que Jesus quer que você se torne?
Em Seus Passos:
Você já se sentiu como uma reflexão tardia, um retardatário? Ou você já se ressentiu de alguém novo que foi adicionado ao seu grupo? Tente ver sua comunidade como incompleta sem o recém-chegado, seja você ou outra pessoa. Dê as boas-vindas a todos os recém-chegados à sua paróquia, trabalho ou comunidade familiar esta semana como alguém escolhido por Deus.
Oração: São Matias, ore para que possamos nos tornar testemunhas dignas da ressurreição de Jesus na maneira como vivemos a vida eterna que temos agora…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay14.html#St._Matthias
A9. SÃO MATIAS APÓSTOLO
- 14 de maio (Católico Romano; Comunhão Anglicana)
- 9 de agosto (Ortodoxa Oriental)
- 24 de fevereiro (episcopal; luterana; ex-católica romana)
Perfil
Apóstolo . Como podia testemunhar a Ressurreição de Jesus, foi escolhido para substituir Judas Iscariotes . Pregou o Evangelho por mais de 30 anos na Judéia, Capadócia , Egito e Etiópia . Lembrado por pregar a necessidade de mortificação da carne em relação a todos os seus desejos sensuais e irregulares. mártir .
- apedrejado até a morte na Cólquida em 80
- algumas relíquias na igreja abatical de Trier , Alemanha , outras em Santa Maria Maior em Roma , Itália
- contra o alcoolismo
- contra varíola
- carpinteiros
- Gary , Indiana , diocese de
- Great Falls-Billings , Montana , diocese de
- alcoólatras reformados
- alfaiates
Informações adicionais
- A Garner of Saints , de Allen Banks Hinds, MA
- Livro dos Santos , pelos Monges de Ramsgate
- Enciclopédia Católica
- Enciclopédia Britânica
- Instruções Devotas de Goffine
- Lenda Dourada , de Jacobus de Voragine
- Vidas dos Santos , do Padre Alban Butler
- Meditações do Evangelho para cada dia do ano , do Padre Médaille
- Novo Dicionário Católico
- Vidas pictóricas dos santos
- Papa Bento XVI : Audiência Geral, 18 de outubro de 2006
- Santos do Cânone , de Monsenhor John T. McMahon
- Santos e Santos Dominicanos , do Beato Hyacinthe-Marie Cormier , OP
- Santos do Dia , de Katherine Rabenstein
- Breves Vidas dos Santos , de Eleanor Cecilia Donnelly
- livros
- Enciclopédia dos santos do nosso visitante de domingo
- Orações dos Santos, editado por Cecil Headlam
- outros sites em ingles
- cultura católica
- Irlanda católica
- Agência Católica de Notícias
- católico online
- santos católicos
- Cradio
- Centro de Fátima
- mídia franciscana
- Notícias católicas independentes
- Jimmy Akin : Quando Judas foi substituído?
- John Dillon
- Novo Movimento Litúrgico
- Histórias de santos para todas as idades
- uCatólico
- Wikipédia
- imagens
- vídeo
- sites em espanhol
- Martirológio Romano , edição de 2001
- sites em français
- fonte em italiano
- spletne strani v slovenšcini
leituras
“Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos discípulos e disse…” Como o espírito de fogo a quem o rebanho foi confiado por Cristo e como líder no grupo dos apóstolos, Pedro sempre tomava a iniciativa de falar: “ Meus irmãos, devemos escolher entre nós.” Ele deixou a decisão para todo o corpo, ao mesmo tempo aumentando a honra dos eleitos e evitando qualquer suspeita de parcialidade.
Pedro então não tinha o direito de fazer a escolha sozinho? Certamente ele tinha o direito, mas não queria dar a impressão de estar mostrando favor especial a ninguém. “E eles indicaram dois”, lemos, “José, chamado Barsabás e cognominado Justo, e Matias”. Ele mesmo não os nomeou; todos os presentes o fizeram. Mas foi ele quem apresentou a questão, apontando que não era sua própria ideia, mas havia sido sugerido a ele por uma profecia bíblica.
E todos oraram juntos, dizendo: “Tu, Senhor, conheces os corações dos homens; faça sua escolha conhecida por nós. Você, não nós. Apropriadamente, eles disseram que ele conhecia o coração dos homens, porque a escolha deveria ser feita por ele, não por outros.
Eles falaram com tanta confiança, porque alguém tinha que ser nomeado. Eles não disseram “escolha”, mas “nos dê a conhecer” o escolhido; “aquele que você escolher”, disseram eles, plenamente conscientes de que tudo estava sendo predeterminado por Deus.
de uma homilia sobre os Atos dos Apóstolos por São João Crisóstomo
Deus Todo-Poderoso, que no lugar do traidor Judas escolheu o teu fiel servo Matias para ser do número dos doze Apóstolos; concede que a tua Igreja, sendo sempre preservada dos falsos apóstolos, seja ordenada e guiada por pastores fiéis e verdadeiros; por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém. – recolher da
Citação MLA
- “São Matias Apóstolo”. CatholicSaints.Info . 12 de novembro de 2021. Web. 13 de maio de 2023. <https://catholicsaints.info/saint-matthias-the-apostle/>
================
OUTROS SANTAS E SANTOS DE 14 DE MAIO
- Festa de São Matias (também na Folhinha do Coração de Jesus), Apóstolo. Destaque acima.
- Na província da Ásia, na actual Turquia, São Máximo, mártir, que, durante a perseguição do imperador Décio, segundo a tradição, por apedrejamento en- tregou o espírito a Deus. († c. 250)
- Em Cimiez, na Provença, atualmente na França, São Pôncio, mártir. († c. s. III).
- Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 258, São Pôncio. Nascido em Roma de família pagã, converteu-se à fé cristã, distribuiu seus bens aos pobres e consagrou-se à pregação. Quando estourou a perseguição, ele refugiou-se em Cimiez, perto de Nice, onde sofreu o martírio (M)
(Há outro São Pôncio em 08 de março)
- Na Síria, os santos Vítor e Corona, que sofreram ao mesmo tempo o martírio. († c. s. III).
- Ver ‘Vítor e Corona são dois mártires cristãos. A maior parte das fontes afirma que eles foram mortos na Síria na época do imperador romano Marco Aurélio.
Porém, os vários textos hagiográficos discordam sobre o local do martírio, com alguns afirmando que foi em Damasco, enquanto que as fontes coptas afirmam que foi em Antioquia. Algumas fontes ocidentais citam Alexandria ou a Sicília. As diversas versões também discordam sobre a data do evento e eles podem ter morrido também na época de Antonino Pio ou de Diocleciano, enquanto que o
“Martirológio Romano” afirma que foi no século III em que eles foram mortos.[1]’: https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADtor_e_Corona
- Na ilha de Quios, na actual Grécia, Santo Isidoro, mártir, que, segundo a tra- dição, foi lançado num poço. († s. III)
- Em Aquileia, na Venécia, hoje no Friúli-Venécia Giúlia, região da Itália, os santos Félix e Fortunato, que honraram esta cidade com o seu glorioso martírio. († s. IV)
- Na ilha da Sardenha, região da Itália, a comemoração das santas Justa e He- redina, mártires. († s. III/IV)
- Na Sardenha, no séc. II, a paixão de Três Cristãos que não hesitaram em derramar o sangue por Cristo, conforme o Martirológio Romano-Monástico (M).
- Ver “… 130 Santa Justa Mártir da Sardenha com Justina e Henedina. Foram martirizadas em Cagliari ou em Sassari.
Na Sardenha, as santas mártires Justa, Justina e Henedina…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay14.html#130_St._Justa_Martyr_of
_Sardinia_with
- Ver também “… Santos GIUSTA, GIUSTINA e ENEDINA, venerados na Sardenha. Desconhecido para as antigas fontes hagiográficas, eles foram introduzidos pelo Baronio no Martirológio Romano em 14 de maio sob a autoridade de escritores da Sardenha que relataram apenas tradições locais. De acordo com essas tradições, os três santos foram sepultados e venerados na catedral da cidade episcopal de Santa Giusta, que já existia no século XII, mas se juntou a Oristano no início do século XVI, e que teria levado seu nome do primeiro dos três mártires. Independentemente do Baronio, Ferrari também os incluiu em suas obras, afirmando que nenhum deles existia; em vez disso, em 1616, um certo Martis, cônego da catedral de Oristano, publicou uma biografia dos mártires dizendo que a havia descoberto em um antigo códice. De acordo com este escrito evidentemente fabricado por Martis, Giusta nasceu em Eaden de mãe
pagã, chamado Cleodonia; educada na religião cristã pelo bispo Ottazio, ela teve que suportar a perseguição de sua mãe que queria torná-la apóstata, até ser condenada à morte junto com Justina e Enedina, na época do imperador Adriano.
Seu culto é difundido na Sardenha e onze igrejas são dedicadas apenas a Giusta. Como não existem documentos locais antigos e confiáveis desses mártires e os próprios escritores da Sardenha os atribuem não apenas a Oristano, mas também a Torres e Cagliari (alguém até afirma saber que eles teriam morrido sob Diocleciano e enterrados na cripta de San Restituta desta última cidade) a opinião de Lanzoni parece provável, também aceita por Delehaye, segundo a qual seriam dois ou três mártires africanos, venerados na Sardenha e com o passar do tempo acreditados como locais. De fato, Giusta é comemorado no Martirológio Gerônimo em 15 de julho e em outros dias como
mártir de Cartago e é venerado em outras cidades da Córsega e do sul da Itália; Giustina seria uma duplicação de Giusta… Autor: Celestino Zancudi…”: http://santiebeati.it/dettaglio/53120
8*. Em Arvena, na Aquitânia, hoje Clermont-Ferrand, na França, Santo Abrún- culo, bispo, que, expulso da sede episcopal de Langres por Gundebaldo, rei de Borgonha, ao chegar a Clermont foi eleito bispo desta Igreja. († 488)
9. Também em Clermont-Ferrand, São Galo, bispo, homem humilde e pacífico, que foi tio paterno de São Gregório de Tours. († 551).
- Ver “Galo nasceu na segunda metade do século V na diocese de Auvergne. Foi bispo de Clermont entre 527 e 551. [1]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Galo_de_Clermont
10*. Em Lismore, na Irlanda, São Cartago, bispo e abade. († 638)
- Ver “… Ele nasceu por volta de 555 de Fingen, pertencente à tribo Ciarregi, que vivia no atual município de Ciarregh (ou Kerry). Mudou seu nome verdadeiro, Mochuda, para Cartaco, em homenagem ao bispo Cartaco, que tanto participou de sua formação juvenil. Tendo se tornado sacerdote por volta de 580, retirou-se com alguns de seus companheiros para o eremitério de Kiltallagh em seu país natal, onde permaneceu por quatorze anos. Ele então se mudou para o famoso Mosteiro de Bangor, cuja escola atraiu estudantes até da Europa continental e foi o primeiro centro intelectual da Irlanda.
Em 595, fundou o mosteiro de Rathin (agora Rahen) no condado de Westmeath, onde atraiu um grande número de discípulos, para os quais compilou uma regra na antiga língua irlandesa; chegou até nós escrito em verso, para que as máximas fossem mais facilmente impressas na memória dos monges. Por volta da Páscoa de 635, expulso de Rathin com toda a sua comunidade, fixou residência perto do rio Blackwater. Aqui ele fundou a famosa abadia de Lismore, que logo se tornou uma cidade e de cuja diocese Cartaco foi o primeiro bispo. Ele morreu em 14 de maio de 638, pouco depois de erguer a igreja da catedral. Seu túmulo foi descoberto em 1891 pelo arqueólogo MWH Grattan-Flood. O festival é celebrado em toda a Irlanda em 14 de maio; o culto foi aprovado em 19 de junho de 1903.
Autor: Faustino Mostardi…”: http://santiebeati.it/dettaglio/53160
11*. No mosteiro de Fontenelle, na Nêustria, atualmente na França, Santo Eremberto, que foi bispo de Toulouse e depois abraçou a vida monástica. († 674)
- Ver “Santo Eremberto de Toulouse. Segundo uma Vita que, em sua primitiva redação, provavelmente datada do início do século VIII, Eremberto nasceu em Villiolicourt, perto de Le Pecq, sob o reinado de Dagoberto (623-39) ou Clóvis II (639-57). Entrou no mosteiro de Fontenelle quando São Vandregisilo era abade lá (649-68), depois foi nomeado bispo de Toulouse pelo rei Clotário III (657- 73). A Vita assegura que em Toulouse Eremberto se destacou por todas as
virtudes, mas não dá detalhes sobre sua atividade episcopal. Depois de algum tempo, ele retornou a Villiolicourt, onde apagou um incêndio jogando sua cruz nas chamas. Por fim, retirou-se para a Abadia de Fontenelle, dirigida por San Lamberto (668-78), e ali faleceu em 14 de maio. Sepultado pela primeira vez na cripta da basílica de São Paulo, seu corpo foi transferido em 30 de abril de 704 para a abside desta mesma basílica.
Em muitos pontos esta Vida está em contradição com as informações fornecidas por documentos de certo valor, e parece sobretudo destinada a justificar a doação à Abadia de Fontenelle da posse de Villiolicourt. Parece, portanto, que deve ser corrigido da seguinte maneira. Nascido por volta de 610 ou 620, Eremberto teria caminhado para o episcopado não por se tornar monge em Fontenelle, mas por exercer uma função na corte de Clóvis II ou Clotário
III. Nomeado bispo de Toulouse, deveria ter abandonado a sua sede por motivos políticos, na sequência dos rearranjos de territórios causados pela remoção de Dagoberto II em 661. Na altura, em Villiolicourt, teria tentado estabelecer uma comunidade monástica em torno de uma pequena basílica dedicada a San Saturnino, o santo padroeiro de Toulouse. Diferenças dentro da comunidade o teriam levado a deixá-la e ingressar na de Fontenelle, onde fez sua profissão, especifica a excelente Vie de Saint Ansbert, apenas sob a abadia de San Lambert, portanto em 668-78. Após a sua morte, ocorrida por volta de 674, a posse de Villiolicourt foi retirada aos monges que a ocupavam e entregue ao abade de Fontenelle que ali estabeleceu um convento.
Eremberto é celebrado no dia 14 de maio na diocese de Toulouse. Em Fontenelle a tradução de 704 foi celebrada em 30 de abril e outra tradução que ocorreu em 1027 em 1º de junho. Autor: Philippe Rouillard…”: http://santiebeati.it/dettaglio/53170
12*. Em Santarém, cidade de Portugal, o Beato Gil (Egídio) de Vouzela, presbí- tero, que, depois de exercer a medicina em Paris, abandonou a sua vida dissoluta e ingressou na Ordem dos Pregadores, superando todas as tentações por meio de lágrimas, orações e abstinências. († 1265)
- Ver páginas 352-355: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-
%208.pdf
- Ver também “Dom Gil Rodrigues de Valadares, O.P., também conhecido sob os nomes de São Frei Gil de Portugal, São Frei Gil de Vouzela, terra do seu nascimento, São Frei Gil de Santarém, local do seu falecimento, ou simplesmente São Frei Gil, foi um frade
dominicano médico, taumaturgo, teólogo e pregador português dos séculos XII e XIII, beatificado pelo papa Bento XIV a 9 de Maio de 1748. É um dos beatos portugueses com maior projecção nacional e internacional.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Frei_Gil
13*. Em Saint Mary of the Woods, localidade próxima de Indianópolis, nos Es- tados Unidos da América do Norte, Santa Teodora (Ana Teresa Guérin), virgem da Congregação das Irmãs da Providência, que, tendo nascido na França, apesar das enormes adversidades, sempre confiada na divina providência orientou com grande espírito de misericórdia a nascente comunidade daquele lugar. († 1856)
- No território de Bétharram, perto de Pau, na vertente francesa dos montes Pireneus, São Miguel Garicots, presbítero, que fundou a Sociedade dos Sacer- dotes Missionários do Sagrado Coração de Jesus. († 1863).
- Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na diocese de Bayonne, em 1863, São Miguel Garicoïts. Nascido no País Basco de uma simples família de camponeses, depois de ordenado foi nomeado superior do seminário maior de Betharram, nos Pirineus. Dez anos mais tarde, estabeleceu naquela casa a Sociedade dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, destinados a evangelizar as regiões descristianizadas do interior e a servir em igrejas e lugares de peregrinação. (X).
- Ver páginas 356-357: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-
%208.pdf
- SÃO MICHEL GARICOÏTS
Perfil
O filho mais velho dos camponeses dos Pirenéus , Arnold e Gratianne Garicoïts. Sua família abrigou padres que escapavam das perseguições da Revolução Francesa . Quando menino, Michael trabalhava como pastor nas fazendas vizinhas . Ele logo sentiu um chamado para o sacerdócio , mas sua família era muito pobre para pagar sua educação ; sua avó arranjou para o menino trabalhar na casa paroquial e depois na cozinha do bispo de Bayonne , na Françaem troca de sua educação . Michael estudou filosofia em Aire, França , teologia no seminário maior em Dax, França e foi ordenado na diocese de Bayonne em dezembro de 1823 . Pároco do Cambo onde combateu o jansenismo promovendo a comunhão frequente e a devoção ao Sagrado Coração . Professor de filosofia no seminário diocesano de Lestelle-Bétharram, França . Reitor do seminário lá. Ajudou Santa Joana Elizabeth des Bichier des Anges a fundar as Filhas da Cruz ( Irmãs de Santo André Apóstolo ). Fundou os padres missionários do Sagrado Coração de Bétharram ( Padres Bétharram ) em 1838 .
Nascer
- 15 de abril de 1797 em Ibarre, Pyrénées-Atlantiques, França
- 14 de maio de 1863 em Bétharram, Pyrénées-Atlantiques, França de causas naturais
- 10 de dezembro de 1916 pelo Papa Bento XV (decreto de virtudes heróicas )
- 10 de maio de 1923 pelo Papa Pio XI
- 6 de julho de 1947 pelo Papa Pio XII
Informações adicionais
- Santos do Dia , de Katherine Rabenstein
- A santidade da Igreja no século XIX
- livros
- outros sites em ingles
- católico online
- Círculo de Hagiografia
- Papa João Paulo II : Carta aos Sacerdotes do Sagrado Coração de Betharram, 5 de julho de 1997
- Wikipédia
- imagens
- vídeo
- sites em espanhol
- Martirológio Romano , edição de 2001
- fonte em italiano
Citação MLA
- “São Miguel Garicoïts”. CatholicSaints.Info . 29 de setembro de 2022. Web. 21 de abril de 2023. < https://catholicsaints.info/saint-michael-garicoits/ >
- Ver dia 22 de abril – Nossa Senhora de Betharam
- Em Nízza Monferrato, no Piemonte, região da Itália, Santa Maria Domingas Mazzarello (também na Folhinha do Coração de Jesus), que, com São João Bosco, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora para a instrução das jovens pobres, procedendo sempre com admirável prudência e caridade. († 1881).
- Conforme o Martirológio Romano-Monástico, conforme o Martirológio Romano-Monástico, no Piemonte, no ano da graça de 1881, a Bem-Aventurada Maria-Domenica Mazzarello, virgem, que reuniu inicialmente um grupo de meninas para ensinar-lhes o catecismo. Segundo o desejo de São João Bosco, sua obra tomou o nome de Congregação de Maria Auxiliadora. (X).
- Ver páginas 334-351: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-
%208.pdf
- SANTA MARIA MAZZARELLO
Também conhecido como
- Maria Domingos Mazzarello
Perfil
Filha de Giuseppe e Maddalena Mazzarello, a mais velha de dez filhos nascidos em uma família de fazendeiros nas montanhas; sete dos filhos sobreviveram e Maria aprendeu as lições típicas de uma irmã mais velha. Trabalhador de campo. Membro da Pia União de Maria Imaculada . Auxiliava em sua paróquia , ensinando catecismo às crianças menores , ajudando os enfermos . Ela quase morreu de tifo aos 23 anos e nunca mais recuperou suas forças ou saúde.
Ela e sua amiga Petronilla começaram a trabalhar como costureiras. Elas descobriram o interesse comum em trabalhar com crianças e abriram uma escola para meninas que logo se transformou em internato . Todos os domingos eles ofereciam às meninas locais , estudantes ou não, a chance de vir à escola para jogos e orações . Maria foi co-fundadora das Filhas de Maria Auxiliadora , que estava sob a direção espiritual de São João Bosco . Ela foi a primeira Irmã Salesiana , e serviu como superiora da ordem, fundando casas na Itália e na França..
Nascer
- 14 de maio de 1881 em Nizza Monferrato , Asti Itália de causas naturais
- 3 de maio de 1936 pelo Papa Pio XI (decreto das virtudes heróicas )
- 20 de novembro de 1938 pelo Papa Pio XI
- 24 de junho de 1951 pelo Papa Pio XII
- contra males corporais
- contra doença
- pessoas doentes
- Colégio Santa María Mazzarello , Canaguaro, Colômbia
Informações adicionais
- Santa Maria Mazzarello , de P. Swain, SDB
- Santos do Dia , de Katherine Rabenstein
- livros
- Livro dos Santos , pelos Monges de Ramsgate
- Enciclopédia dos santos do nosso visitante de domingo
- outros sites em ingles
- imagens
- vídeo
- sites em espanhol
- Martirológio Romano , edição de 2001
- fonte em italiano
- nettsteder i norsk
Citação MLA
- “Santa Maria Mazzarello”. CatholicSaints.Info . 11 de junho de 2020. Web. 13 de maio de 2023. < https://catholicsaints.info/saint-maria-mazzarello/>
- Santa Petronila de Moncel, na Folhinha do Coração de Jesus deste 14 de maio. Também é comemorada em 01 de maio.
- Ver 01 de maio: Em Moncel, no território de Beauvais, na França, a Beata Petronila, virgem, primeira abadessa do mosteiro das Clarissas deste lugar. († 1355)
- Ver também:
- https://www.elconfidencial.com/alma-corazon-vida/2020-05-01/santoral-1- mayo_2552340/
- http://www.deronda.es/servicios/santo/santoral-mensual/santoral- mayo.html
- São Bonifácio de Tarso, mártir. Ver páginas 326-333: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-
%208.pdf
- Ver também “Bonifácio de Tarso foi, segundo a lenda, executado por
ser cristão no ano de 307 em Tarso, na Cilícia, para onde ele havia ido para trazer de volta para Roma relíquias de mártires para sua senhora, uma matrona romana conhecida como Aglaida (ou Aglaia ou Aglaé).”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bonif%C3%A1cio_de_Tarso
- Ver ainda “… Antes de Bonifácio receber o golpe mortal, ele rezou ao Onipotente de joelhos: “Senhor, não vos lembreis de meus erros. Arrependo- me deles de todo o meu coração. Recebei o sacrifício da minha vida, do qual me destes a graça de fazê-lo por Vós. Iluminai e convertei todos os que aqui estão presentes.” Assim, o destemido herói cristão terminou sua vida.”: http://farfalline.blogspot.com/2014/05/14-de-maio-sao-bonifacio.html
- Ver “… Saint Boniface era o mordomo-chefe de uma bela, jovem e socialmente ambiciosa nobre romana, chamada Aglae. Várias vezes ela entreteve a cidade inteira com shows públicos. Aglae tinha planos lascivos para seu
mordomo. Embora Bonifácio fosse alcoólatra e viciado em libertinagem, ele também possuía virtudes em um grau notável: hospitalidade, liberalidade e compaixão. Ele era conhecido por ajudar qualquer estranho em necessidade e vagar pelas ruas da cidade à noite procurando aqueles cujas misérias ele poderia aliviar.
Depois de vários anos trabalhando para Aglae, ela, movida pela graça divina, disse a ele: “Você deve perceber o quão profundamente atolado estamos no vício. Não consideramos que devemos comparecer diante de Deus para prestar contas de todas as nossas ações. Ouvi dizer que aqueles que honram aqueles que sofrem por causa de Jesus Cristo terão parte em sua glória. No Oriente, os servos de Jesus Cristo todos os dias sofrem tormentos e dão suas vidas por causa dele. lá e traga-me as relíquias de alguns desses conquistadores, para que possamos honrar suas memórias e sermos salvos por sua ajuda.”
Antes de partir, disse a Aglae: “Não deixarei de trazer comigo as relíquias dos mártires, se encontrar alguma; mas e se meu próprio corpo for trazido a você como um mártir?” Ela o repreendeu por brincar com um assunto tão
sério. Assim, Bonifácio viajou para o leste para garantir relíquias para sua amante, um homem renovado em espírito e finalmente convencido em sua fé. A tristeza por seus pecados passados cresceu enquanto ele viajava, assim como seus atos de penitência.
Ele foi para Tarso na Cilícia, onde a perseguição aos cristãos estava acontecendo sob o governador Simplício. Imediatamente após a chegada, Bonifácio deixou seus cavalos aos cuidados de seus servos e foi para a corte, onde encontrou Simplício sentado em seu tribunal e muitos mártires sofrendo. Um foi pendurado pelos pés sobre uma fogueira, outro torturado, um terceiro serrado e outros 17 sofrendo várias torturas cruéis. Bonifácio saudou corajosamente esses
campeões de Cristo: “Grande é o Deus dos cristãos, grande é o Deus dos santos mártires. Rogo a vocês, servos de Jesus Cristo, que orem por mim, para que eu possa me unir a vocês na luta contra o diabo.”
Isso, é claro, foi considerado um insulto ao governador, que perguntou com raiva quem ele era. Bonifácio respondeu que era cristão e que, tendo Jesus Cristo como seu mestre, não temia nada que o governador pudesse infligir para fazê-lo renunciar a esse nome sagrado. Com isso, o enfurecido Simplício ordenou que juncos afiados fossem colocados sob suas unhas e chumbo fervente fosse derramado em sua boca. Bonifácio pediu ajuda a Jesus, depois implorou as orações dos outros mártires, que se juntaram para pedir a Deus por ele. O povo, enojado com tanta crueldade, começou a fazer tumulto e clamou: “Grande é o Deus dos cristãos“. Alarmado, Simplício retirou-se.
Mas no dia seguinte ele ordenou que Bonifácio fosse trazido à sua presença pela segunda vez. O mártir parecia constante e destemido. O juiz ordenou que ele fosse lançado em um caldeirão de piche fervente; mas ele saiu sem receber nenhum dano. Finalmente, Bonifácio foi condenado à decapitação. Depois de fazer uma breve oração pelo perdão de seus pecados e pela conversão de seus perseguidores, ele alegremente apresentou seu pescoço ao carrasco.
Enquanto isso, seus servos foram procurá-lo. Eles finalmente encontraram o irmão do carcereiro que lhes disse que um estranho havia sido decapitado no dia anterior por sua fé em Cristo. Eles identificaram o corpo e a cabeça de Bonifácio e pediram permissão para levá-los para casa. Isso foi permitido mediante o pagamento de 500 peças de ouro. Embalsamaram o corpo e o levaram de volta para Aglae, que os encontrou fora de Roma com padres, velas e perfume para dar-lhe um enterro cristão. Mais tarde, ela construiu uma capela no local de seu túmulo. A partir desse momento, Aglae levou uma vida reclusa e penitencial e, morrendo quinze anos depois, foi enterrada perto das relíquias de Bonifácio.
O corpo e a cabeça de Bonifácio foram encontrados em Roma em 1603. Suas relíquias estão guardadas sob o altar-mor da igreja de SS. Aleixo e Bonifácio no Aventino, anteriormente chamado de São Bonifácio. Esses atos não são totalmente confiáveis; não são fontes contemporâneas (Benedictines, Husenbeth) ”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay14.html#
- Santo Ampélio, o ferreiro. Confessor. Ver págs. 358-359: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-
%208.pdf
- Ver “.. Ampelio é o protetor dos ferreiros e da cidade de Bordighera, na
Ligúria. Provavelmente viveu na época dos imperadores Teodósio I (329-395) e Honório (395-423), primeiro na Tebaida e depois na Ligúria. Ampelio era um ferreiro que se aposentou para levar uma vida de eremita na Tebaida “a antiga região do Alto Egito com a capital Tebas”; aqui o diabo começou a tentá-lo na forma de uma mulher sem vergonha. Mas o anacoreta, que continuou seu trabalho, afugentou o diabo brandindo um ferro em brasa; desde então obteve o dom de ser insensível às queimaduras solares. Como chegou à Ligúria é desconhecido; radicado nas proximidades de Bordighera, continuou sua vida de oração, realizando numerosos milagres; ele morreu em 5 de outubro por volta de 410. Suas relíquias em 1140 foram trazidas para o convento dos olivetanos em Sanremo. (Av.)
Etimologia: Ampelio = enólogo, do grego.
… Ele é o santo padroeiro dos ferreiros e da cidade de Bordighera (Imperia) e provavelmente viveu na época dos imperadores Teodósio I (329-395) e Honório (395-423), primeiro na Tebaida e depois na Ligúria.
S. Ampelio era um ferreiro que se aposentou para levar uma vida de eremita em Tebaida (antiga região do Alto Egito com a capital Tebas; nos séculos II e III dC era um famoso centro de ancoragem); aqui o diabo começou a tentá-lo na forma de uma mulher lasciva e sem vergonha.
Mas o santo anacoreta, que continuou a trabalhar em seu ofício, afugentou o diabo brandindo um ferro em brasa; obtendo de Deus, por isso está pronto para reagir à tentação, a partir de então, o dom de ser insensível às queimaduras.
Como então o santo eremita chegou à Ligúria da Tebaida é completamente desconhecido para nós; radicado perto de Bordighera, continuou em sua vida penitente e de oração, realizando numerosos milagres; ele morreu em 5 de outubro de um ano não especificado, por volta de 410.
Suas relíquias em 1140 foram transferidas da igreja onde foram originalmente colocadas para o convento Olivetani de Sanremo; por isso os religiosos olivetanos, fundados pelo Beato Bernardo Tolomei, consideram-no membro da sua Ordem; um monge também compôs uma ‘Vita’, que mais tarde foi incluída na “Acta SS.”.
Em 1258 por ordem do Arcebispo Gualtieri, as relíquias foram transferidas para Génova no convento de S. Stefano.
Autor: Antonio Borelli…”: http://santiebeati.it/dettaglio/53150
- VER SANTAS E SANTOS DO DIA 14 DE MAIO (alguns destacados acima):
- Outros santos do dia 14 de maio: págs. 326-362 (vol.08):
obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS DOS SANTOS – 8.pdf
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 14 de maio, ver ainda: 14 de maio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 397-399: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
- https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015)
- El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php
- MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm
- SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/14-may/kk
- SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay14.html#
- SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p
- SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg
SOBRE NOSSA SENHORA:
DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayFebruary25.html#
FESTAS MARIANAS:
– https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm
– http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html
– http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html
– https://www.flickr.com/photos/23595035@N07/2434342576
– https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php
– https://devotiontoourlady.com/index.html
(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:
================
- SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
================
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.
Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
================
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
================
- “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.
================
* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO
“Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valor. Ele anseia ardentemente que o desejemos e o amemos. Ele aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”
– São Gregório Nazianzeno
================
* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO
… Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …
“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…”
================
* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN
Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)
– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)
================
* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: “Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento“
(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)
================
* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio
Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”
================
* 19 de janeiro, São Macário.
“… “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…”
================
* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES
“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”
================
27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI
“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”
================
* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO
“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”
================
* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO
“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”
================
* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR
“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”
================
- 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.
================
* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA
“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”
================
* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO
“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).
Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/
================
* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA
“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”
================
* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA
“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
================
* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)
“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…
A misericórdia é ilimitada… Nenhum pecador, por maiores que”.
================
* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO
“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”
================
* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA
“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vida… Eu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”
================
* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT
“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”
================
* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO
“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)
================
* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO
“Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.”
================
* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES
“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”
================
* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA
“Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta
================
* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO
“Antes morrer que pecar!”
================
* 12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE
“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”
================
* 14 de março, Albert Einstein:
“Deus Todo-Poderoso não joga dados… Diante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!“
================
- 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:
“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”
================
- 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:
“… “SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”
================
* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM
“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/
================
- 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:
“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …
Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”
================
- 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS
“REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop
================
- 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
- “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…
Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.
Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.
O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.
Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.
Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.
A ciência é um dom do Pai das luzes“.
================
* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI
Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…
Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).
Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…
================
* 07 DE ABRIL: SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE
“… Deixai-vos conduzir pelo amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por todos, para que os que vivem não vivam para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Acima de tudo, deixe sua caridade e zelo mostrar como você ama a Igreja. Seu trabalho é para a Igreja, que é o corpo de Cristo…”.
================
* 11 DE ABRIL: SÃO BARSANÚFIO
“… Não busque ser considerado alguém, não se compare com os outros em nada. Deixe o mundo, suba na cruz, descarte todas as coisas terrenas, sacuda a poeira de seus pés… “
================
*12 DE ABRIL: SÃO DAVID URIBE
“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David
PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!
===============
- 21 DE ABRIL: SÃO CONRADO DE PARZHAM
- PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”
RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:
- Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
- Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
- Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
- Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra
indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.
- Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
- Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
- Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
- Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
- Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
- Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
- Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.
UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”
================
* 21 DE ABRIL: SANTO ANSELMO
“… Não procuro compreender para crer, mas creio para compreender”
================
* 26 DE ABRIL: SÃO RAFAEL ARNÁIZ BARÓN
“Ama-se melhor a Deus em silêncio; o sofrimento é mais curativo com o silêncio. É no silêncio que muitas vezes se encontra o consolo que as criaturas não podem dar”.
“Amemos esta cruz bendita que o Senhor coloca em nosso caminho, seja ela qual for ou será!”
“Grandes coisas não são necessárias para serem grandes santos; basta fazer as pequenas coisas de maneira grandiosa.”
================
- 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.
Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…
Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…
Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…
Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/
================
- 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:
“«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»”
“… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”
================
* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)
================
* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.
Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;
concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.
Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!
(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)
================
- 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
- “ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
- “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
- “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E
OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)
================
* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM
“As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu. – Santo Efrém
Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia. – Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida
Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo. – Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos
Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito. – de um sermão de Santo Efrém”
================
* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:
http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a
================
* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA
“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”. – São Luís Gonzaga
“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”. – São Luís Gonzaga
“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho”. – São Luís Gonzaga
“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”. – de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga
Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos. – coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga
Citação MLA
================
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:
“Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
================
27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.
Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.
Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.
Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.
Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.
Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.
Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
================
* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA
“A oração é, portanto, a fonte e a origem de todo caminho ascendente em direção a Deus. Que cada um de nós, então, volte-se para a oração e diga ao nosso Senhor Deus: ‘Guia-me, Senhor, no teu caminho, para que eu possa andar na tua verdade.’ “
Cristo é tanto o caminho quanto a porta. Cristo é a escada e o veículo, como o “trono da misericórdia sobre a Arca da Aliança” e “o mistério oculto dos séculos”.
Um homem deve voltar toda a sua atenção para este trono de misericórdia, e deve olhar para ele pendurado na cruz, cheio de fé, esperança e caridade, devoto, cheio de admiração e alegria, marcado pela gratidão e aberto ao louvor e júbilo.
Então, tal homem fará com Cristo uma “pasch”, {uma Páscoa} isto é, uma passagem. Pelos ramos da cruz ele passará o Mar Vermelho, deixando o Egito e entrando no deserto. Lá ele provará o maná escondido e descansará com Cristo no sepulcro, como se estivesse morto para as coisas de fora. Ele experimentará, tanto quanto for possível para quem ainda vive, o que foi prometido ao ladrão pendurado ao lado de Cristo: “Hoje você estará comigo no paraíso”.
================
* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:
…ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras: “Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado“.
================
* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO
Ouça o apelo de Deus: “Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.
… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado.
O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/
================
* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA
“Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…”
================
* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO
“Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório
… Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório
… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo
================
* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY
Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão.
Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces.
Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.
– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney
================
08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO
“Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)
================
* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS
“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”. – Santa Clara de Assis
================
* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL
“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade…
MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal
================
* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE
“… “AVE-MARIA!”: esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html
================
18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI
“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”
================
* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO
“O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente”
================
* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL
Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta. – São Bernardo de Claraval
“Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,
fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]
================
* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X
“Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”
================
* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA
“Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)
================
* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS
À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
“Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”
O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”
O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema
O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema
Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema
Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema
Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema
Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema
Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema
Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema
Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema
Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema
NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO.
– São Poema
Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema
A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema
Citação MLA
- “Santo Poema”. CatholicSaints.Info . 21 de novembro de 2018. Web. 27 de agosto de 2022. < https://catholicsaints.info/saint-poemen/ >
================
* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO
“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho
Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho
O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho
Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus. – Santo Agostinho
Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho
Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus. – Santo Agostinho
Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho
Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia. – Santo Agostinho
Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas. – Santo Agostinho
Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho
Conquiste a si mesmo e o mundo está aos seus pés. – Santo Agostinho…”
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
================
* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO
“…Trabalhar já é bom,
Melhor ainda é orar;
O melhor – amar teu Deus,
E nem uma palavra a dizer.
– do alemão de Angelus Silesius
Prática favorita – Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):
{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }
================
04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI
Beata Catarina de Racconigi
“Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse
“Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina
================
04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA
“…Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.
Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.
Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}
================
05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ
“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá
================
09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER
“Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver
================
13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO
“… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu): {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }
“…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…
Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo
================
- 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:
“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:
================
* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO
Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “… Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/
================
* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO
“… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino
Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” … As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …”
{Audiência Geral: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html } …”:
================
* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE
“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade.
Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdade… que o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversão. O verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html
================
* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO
“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER.
– São Vicente de Paulo
… Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio”. – São Vicente de Paulo
… O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo
================
* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA
Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono.
Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes.
Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas.
Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade.
Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga.
Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia.
Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor.
Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor.
Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio!
Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração.
Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor.
Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais.
Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade.
(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)
================
* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO
“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma.
No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver.
Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes…
… Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}
{< https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}
================
* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS
“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade…
…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos…
… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…
… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…” – Santa Teresa de Lisieux
================
* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA
“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)
================
* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS
“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis
================-
* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA
“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”
================
08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA
1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.
2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas“
3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:
================
*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN
“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:
Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
( O Sonho de Gerôncio )…: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html
==============
* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII
“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)
================
* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA
“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”
================
* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:
- Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
- Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
- Eu os consolarei em todos os seus problemas.
- Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
- Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
- Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
- Almas mornas se tornarão fervorosas.
- Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
- Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
- Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
- Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
- O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.
================
* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA
“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm ”
================
* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara).
================
* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ
“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…” – São Paulo da Cruz
================
* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “
… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar”
================
* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II
” Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)
================
* 27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO
“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
================
10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO
“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno
================
* 23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ
“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”
================
O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER
“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”
“… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”.
================
* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ
“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”
================
* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO
“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”
================
* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI
“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…”
================
* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai
também para nós e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém!
(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)
================
* PAI, ABRACE-NOS!
JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,
ROGUEM POR NÓS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
================
- APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
- POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
- POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
- ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
- UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
- QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …
DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)
================
“Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado“
JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”
ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!
================
CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,
PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO
JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é minha força! Entrego-me ao Senhor levando a minha cruz todos os dias da vida e amando (Jo 15,14.17), afastando do mal, evitando o pecado; fazendo o bem; praticando a virtude e buscando a paz. Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo. (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Me ajude na minha falta de fé (Mc 9,24)! Eu confio no Senhor! Quero segui-Lo sendo discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. AJUDE-ME a querer e agir para me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!
Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Misericórdia, JESUS! Peço, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: dê-me a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, a firmeza e a fortaleza, o sustento na penitência, mortificação, oração e vida sacramental, a virtude. O SENHOR SABE DO QUE EU PRECISO. DÊ-ME! Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) segundo o espírito, cortando e evitando o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver sem reclamar, ira ou cólera, a ACEITAR PACIENTEMENTE TUDO O QUE ME ACONTECE, ACEITAR AJUDAR, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, A SILENCIAR, a oferecer-me. AJUDE TAMBÉM A FAMÍLIA! AJUDE-ME a cumprir as promessas do meu batismo, que RENOVO:
EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, A SATANÁS, ÀS SUAS POMPAS, SUAS OBRAS E SEUS GOZOS; RENUNCIO AO PECADO, ÀS PAIXÕES, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira, ao desejo de ser retribuído, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo a mão do PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO!
MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a controlar-me, a recompor-me, a mortificar-me, a educar e subordinar as paixões, a abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união, A SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, OBEDECENDO-LHE. Me ensine e ajude a ser discípulo e imitador de Jesus! Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, a firmeza e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL.
MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.
ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!
MUITO OBRIGADO À SENHORA, MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!
SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!
ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS!
TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!
VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! OBRIGADO MÃE!
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20.08]
SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO!
AJUDE-NOS A TRILHAR AS VIAS PURGATIVA, ILUMINATIVA E CHEGAR À UNITIVA COM O SENHOR!
OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-ME A GRAÇA DE SER PACIENTE TAMBÉM!
AJUDE-ME (NOS) A ESTAR (MOS) PREPARADO (S) PARA O ENCONTRO COM O SENHOR!
O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!
OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!
BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!
AMÉM! ASSIM SEJA! PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…
Virgem Formosa, oh Mãe Querida
Tu És minha vida, vela por mim
e quando um dia deixar a terra
leva-me, Mãe, junto de ti,
leva-me Mãe, leva-me ao céu,
ficar não posso longe de Ti…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim os teus olhares
se me amparares me salvarei
Mesmo que as ondas, subam ao céus
e que furioso brame o mar
se tu diriges minha barquinha,
não tenho medo, de naufragar
Mas se na luta, a nau vacila
e se enfraquece minha ardente fé…
Mãe, não me abandones
se me deixares me perderei
Volve a mim teus olhares
se me amparares me salvarei!
================
* Veja o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!