Santas e Santos de 29 de março de 2024

29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª-FEIRA. PAIXÃO DO SENHOR

Conforme o DIRETÓRIO DE LITURGIA DA CNBB de 2024 (págs. 81):

ANOTAÇÕES PARA A SEXTA-FEIRA SANTA

1. Recomenda-se a celebração comunitária do Ofício das Leituras e das Laudes matutinas neste dia da Paixão do Senhor e também no Sábado Santo (Paschalis Sollemnitatis – PS n. 40).

2. Hora: a solene Ação Litúrgica celebra-se pelas 15 horas; porém, para a conveniência dos fiéis, pode ser celebrada desde o meio-dia; e também mais tarde, mas não depois das 21 horas.

3. O altar: no início, está completamente desnudado. Uma só toalha se estende sobre o mesmo para a Comunhão.

4. Adoração da Cruz: pode-se escolher uma das duas formas propostas pelo Missal Romano.

Obs.: a cruz somente é coberta com véu vermelho quando se usa a primeira forma de apresentação na qual o sacerdote, de pé diante do altar, recebe a cruz.

5. Para a leitura da Paixão, observe-se o mesmo que foi dito para o Domingo de Ramos (n. 5).

6. Hoje, por determinação da Santa Sé: Coleta para os Lugares Santos (com 10% para a Catholica Unio).

7. A Igreja concede uma Indulgência plenária aos que hoje participam piedosamente da veneração da Santa Cruz e beijam devotamente o Santo Lenho (cf. Enchiridion Indulgentiarum, n. 17).

================

NOSSA SENHORA EM 29 DE MARÇO

A. APPARITION OF OUR LADY TO ST. BONET (7th century) – APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA A ST. BONET (Século VII)

“… O abade Orsini escreveu: “Aparição de Nossa Senhora a São Bonet (memória em 15 de janeiro), bispo de Clermont, em Auvergne, a quem ela ordenou que celebrasse a missa uma noite, quando ele permaneceu na igreja para rezar. O santo, encostado a um pilar como para se esconder, a pedra amoleceu e fez o lugar para ele, que se vê até hoje. Mas a Santíssima Virgem, tendo-o obrigado a oficiar, terminada a cerimônia, deixou-lhe a casula que lhe fora trazida pelos anjos para celebrar. O presente celestial ainda pode ser visto em Clermont, onde é preservado com grande cuidado. ”

Saint Bonitus, ou Saint Bonet, foi por dez anos o Bispo de Clermont em Auvergne. Ele era conhecido por ser muito devoto da Bem-Aventurada Virgem Maria. Segundo a tradição, ele realmente viu a Santíssima Virgem Maria enquanto rezava sozinho na igreja. Naquele dia ele foi interrompido em suas orações quando ouviu vozes angelicais cantando em harmonias celestiais. Ele levantou a cabeça para ver uma multidão de anjos entrando na igreja, sua luz preenchendo todo o lugar. Com eles estavam muitos dos santos, que processavam atrás dos anjos. Eles foram seguidos pela Rainha do Céu, que estava sentada em um trono magnífico que era sustentado pelos serafins.

Quando a procissão celestial parou diante do altar-mor, São Bonito ouviu alguns dos santos perguntarem quem iria celebrar a missa. A própria Virgem Santíssima voltou-se para São Bonito e disse: “Aqui está Bonito, meu fiel servo e excelente bispo. Ele é digno de cumprir esta sagrada função.”

Alguns dos santos abençoados então se separaram dos outros e se aproximaram do santo bispo, que estava sobressaltado e trêmulo quando eles o levantaram. Tomando-o pela mão, eles acompanharam o bispo ao coro onde o vestiram com uma casula de maravilhoso trabalho que a Santíssima Virgem lhe trouxera para rezar esta missa. Os santos e os anjos assistiam o bispo como acólitos.

Terminada a missa, a Santíssima Virgem, os santos e os anjos deixaram novamente o bispo sozinho. Dois anos depois, São Bonito aposentou-se e foi para a abadia de Manlieu, onde permaneceu até sua morte no ano 710. A casula que foi um presente da Santíssima Virgem foi guardada em Clermont até o ano 1793, quando foi queimada com muitos outras relíquias sagradas pelos rebeldes da Revolução Francesa.”: https://devotiontoourlady.com/march.html

https://www.google.com/search?q=APPARITION+OF+OUR+LADY+TO+ST.+BONET+%287th+century%29&sxsrf=APwXEddKsKz2VUFaULd4JeEOg1JCWFsHGw%3A1680048895720&source=hp&ei=_4IjZLe2KdjW5OUPqceykAM&iflsig=AOEireoAAAAAZCORDxE2qr1y-1mmpFVRIDe-IaGC785T&ved=0ahUKEwj3sYft7f_9AhVYK7kGHamjDDIQ4dUDCAg&uact=5&oq=APPARITION+OF+OUR+LADY+TO+ST.+BONET+%287th+century%29&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBQgAEKIEMgUIABCiBDIFCAAQogRQAFgAYIMJaABwAHgAgAGSAogBkgKSAQMyLTGYAQCgAQKgAQE&sclient=gws-wiz

 B. OUR LADY ARACOELI [ARA COELI = ALTAR OF HEAVEN] (ROME, ITALY). NOSSA SENHORA ARA COELI (ALTAR DO CÉU): https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

– “…A Basílica de Santa Maria do Altar no Céu (em latim: Basilica Sanctae Mariae de Ara Cœli in Capitolio, em italianoBasilica di Santa Maria in Ara Cœli al Campidoglio) é uma basílica titular em Roma, localizada no cume mais alto do Campidoglio. Ainda é a igreja designada do conselho da cidade de Roma, que usa o antigo título de Senatus Populusque Romanus.

O atual cardeal-presbítero do Titulus Sanctae Mariae de Aracoeli é Salvatore De Giorgi.

O santuário é conhecido por abrigar relíquias pertencentes a Helena, mãe do imperador Constantino, várias relíquias menores do Santo Sepulcro, tanto as imagens pontificamente coroadas de Nostra Signora di Mano di Oro di Aracoeli (1636) no altar-mor quanto o Santo Bambino de Aracoeli (1897)…”: https://en.wikipedia.org/wiki/Santa_Maria_in_Ara_Coeli

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+ARACOELI+%5BARA+COELI+%3D+ALTAR+OF+HEAVEN%5D+%28ROME%2C+ITALY%29&sxsrf=APwXEddKsKz2VUFaULd4JeEOg1JCWFsHGw%3A1680048895720&source=hp&ei=_4IjZLe2KdjW5OUPqceykAM&iflsig=AOEireoAAAAAZCORDxE2qr1y-1mmpFVRIDe-IaGC785T&ved=0ahUKEwj3sYft7f_9AhVYK7kGHamjDDIQ4dUDCAg&uact=5&oq=OUR+LADY+ARACOELI+%5BARA+COELI+%3D+ALTAR+OF+HEAVEN%5D+%28ROME%2C+ITALY%29&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAM6BwgjEOoCECc6BwguEOoCECdQiwhYiwhgwgxoAXAAeACAAX6IAX6SAQMwLjGYAQCgAQKgAQGwAQo&sclient=gws-wiz

BIBLIOGRAFIA:

1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM MARÇO:

https://devotiontoourlady.com/march.html 

2. FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm  

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/03_MAR.html       

https://devotiontoourlady.com/index.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/

Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

================

OUTROS SANTAS E SANTOS DE 29 DE MARÇO

1.   Em Ná­poles, na Cam­pânia, re­gião da Itália, a co­me­mo­ração de Santo Eus­tásio (Santo Eustácio na Folhinha do Coração de Jesus) bispo. († s. III).

– SANTO EUSTÁQUIO DE NÁPOLES

Também conhecido como

  • Eustácio
  • Eustatius

Memorial

Perfil

Bispo de meados do século III de Nápoles , Itália .

Morreu

canonizado

Informações adicionais

Citação MLA

– EmNápoles Santo Eustácio, bispo e confessor. Este foi o sétimo ou oitavo bispo de Nápoles, cujo culto foi confirmado por Leão XIII em 1884…”, página 364: VIDAS DOS SANTOS – 5.pdf (obrascatolicas.com)

– No mos­teiro de Lu­xeuill, na Bor­gonha, também na a­tual França, Santo Eus­tásio, abade, que foi dis­cí­pulo de São Co­lum­bano e pre­lado de quase seis­centos monges. († 629

Conforme o Martirológio Romano-Monástico deste dia 29 de março, no ano da graça de 625, o sepultamento de Santo Eustásio, abade de Luxeuil. Discípulo e sucessor de São Columbano, fez frutificar a herança monástica irlandesa. Vários de seus monges dirigiram Igrejas francas como bispos. (M).

– Ver SANTO EUSTÁCIO EUSTÁCIO era natural da Borgonha. Sobrinho de Miget, bispo de Langres, formou-se sob a direção de Columbano, em Luxeuil, ao qual seguiu no exílio.”, páginas 363-364: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

– VER TAMBÉM DIA 02 DE ABRIL:

– Ver ainda “… 625 – EUSTÁQUIO DE LUXEUIL monge discípulo favorito de São Columbano humildade oração contínua jejum milagres (RM). No mosteiro de Luxeuil, a morte do abade Santo Eustásio, discípulo de São Columbano, que teve sob sua orientação cerca de seiscentos monges. Eminente em santidade, ele também era famoso por milagres.

Santo Eustáquio (também conhecido como Eustásio)  era um discípulo e monge favorito de São Columbano, a quem sucedeu como segundo abade de Luxeuil em 611. Ele governou cerca de 600 monges. Durante a sua abadia o mosteiro foi um verdadeiro seminário para bispos e santos, talvez pelo exemplo que deu pela sua própria humildade, oração contínua e jejum (Benedictines, Husenbeth).

Santo Eustácio, o Confessor, Bispo da Bitínia, já era no início de sua luta espiritual um monge piedoso, manso e sábio, cheio de grande fé e amor ao próximo. Por sua vida virtuosa foi nomeado bispo da cidade de Bitínia (província romana no noroeste da Ásia Menor) e por muitos anos guiou seu rebanho, dando-lhes um exemplo de vida virtuosa e perfeição.

Durante a heresia iconoclasta, Santo Eustáquio saiu corajosamente contra os hereges e defendeu a veneração dos ícones sagrados. Os iconoclastas o denunciaram ao imperador, e o santo sofreu prisão e espancamentos ferozes. Finalmente, eles privaram Santo Eustáquio de sua Sé e o enviaram para a prisão.

[Iconoclastia: Iconoclastia ou Iconoclasmo (do grego εικών, transl. eikon, “ícone“, imagem, e κλαστειν, transl. klastein, “quebrar”, portanto “quebrador de imagem”) é uma rejeição de imagens religiosas (pinturas, ícones, estátuas). Conforme: https://pt.wikipedia.org/wiki/Iconoclastia]

O santo confessor morreu no exílio durante o século IX, depois de sofrer insultos, privações, fome e carência por três anos.

SÃO EUSTÁSIO – ABADE E CONFESSOR DO LUXEUIL (+ 625)

VIDA. – Eustase ou Eustaise (latim Eustásio, Austácio) nasceu na Borgonha; foi por sua mãe sobrinho de Miget, bispo de Langres. Pensava-se que talvez tivesse seguido a carreira militar, mas cedo foi colocado sob o controle de Colomban em Luxeuil. Logo foi estabelecido lá como chefe das escolas e parece ter seguido algum tempo colombiano em seu exílio.

No final de 616, viu-se reaparecer em Luxeuil na qualidade de abade. Desconhece-se como conseguiu assim tomar a sucessão de Columbano, se foi por ordem deste ou pelo voto dos monges. Jonas se contentou em dizer que Eustase estava em Brégentz na época da chuva de rua e que depois foi enviado por Clotário II a Bobbio na qualidade de abade de Luxeuil para trazer de volta Columbano na Gália. Mas este estava bem decidido a não deixar a sua aposentadoria: entregou ao seu discípulo uma carta em que agradecia a Clotário a sua proposta e solicitava que concedesse os seus favores à abadia de Luxeuil. O rei permitiu que os monges estendessem seus campos testemunhando, assim, de suas provisões.

A volta de Eustase foi marcada por um primeiro milagre a favor do santo Far: devolveu-lhe a vista.

Devolvido a Luxeuil, Eustase voltou a empreendê-lo em breve para ir evangelizar os imprecisos da região. 

Acompanhado pelo santo Wing (Aile), ele foi para Warasques nas margens de Doubs, em parte povo idólatra e em parte herege. Converteu seu chefe Isérius, determinado Randone, cunhada deste, com a intenção de fundar o mosteiro de Cusance. Passou então a Boïens (Baviera dos tempos atuais) onde deixou homens aptos a continuar o trabalho de conversão iniciado com ele, depois retornou com Aile em Luxeuil. A Meuse em Bassigny, devolveu a vista em Salaberge, menina de Gondoin seu anfitrião, e cura Aile de uma febre violenta. Em Luxeuil, trabalhou para manter a disciplina e formar os monges que se tornariam bispos, fundadores e abades de mosteiros, como Cagnoald, Achaire, Amé, Romaric, Omer,

Jonas contou com todos os detalhes a partida e a cisão de Agrestin. Este, ex-notário do rei Thierry II, entrou em Luxeuil, depois de ter distribuído todos os seus bens aos pobres: acreditando uma vocação de apóstolo, pediu a Eustase para ser incluído no número dos missionários enviados aos imprecisos. 

Eustase recusou e Agrestin deixou o mosteiro para ir para Aquileia, onde se envolveu na heresia dos “Três Capítulos”. Então ele se atreveu a voltar em Luxeuil para tentar ganhar Eustase. Vergonhosamente expulso, Agrestin tentou derrotar Clotário. Mas este, sempre cheio de veneração por Columbano, convocou um concílio com Mâcon. Agrestin apareceu com ele para criticar o governo de Columbano. 

Eustáquio deu uma resposta muito eloquente e fez um vigoroso discurso do qual Jonas preservou o conteúdo: “Se você persiste em lutar contra nossas instituições, concluiu Eustáquio dirigindo-se a Agrestin, cito você no ano mesmo com a corte de Deus; defenderá a sua causa contra Columbano, ou melhor, receberá a sua sentença do justo juiz de quem calunia o servo”.

O conselho aprovou o governo de Columbano.

Eustase, impulsionado por sua grande caridade, deu o beijo da paz a Agrestin e seus partidários. Tudo parecia acabado, mas Agrestin logo renovou seus ataques contra Luxeuil, fez tentativas vãs de ganhar a tarifa sagrada. Logo sentiu o efeito das ameaças pronunciadas por Eustase; antes do final do ano, pereceu miseravelmente atingido pela mão de um de seus escravos. Ame que havia testado alguma benevolência para com ele lamentou seu erro, Romane também foi submetido sem demora. 

Eustase, com a qual retribuiu a honra deste triunfo, tomou novamente em paz o governo de sua abadia; ali fez prosperar os estudos, aumentou o temporal, fundou várias novas casas que colocou sob o domínio de Columbano.

Nesta data, há algumas divergências. Os Bollandistas na Vida de St. Gall marcam 627. J. Havet, Merovingian Questions, é para 629; Perny mantém Eustásio vivo até 649. De acordo com H. Baumont, Étude historique sur l’abbaye de Luxeuil, todas as histórias manuscritas colocam a morte em 625…

A festa de Santo Eustásio foi marcada para 29 de março, não sabemos por qual motivo: é a data em que o nome está marcado nos martirológios de Adon, de Usuardo e no martirológio romano. Alguns martirológios beneditinos inscreveram o nome em 11 de outubro porque alguns acreditavam ser o dia da morte: pode ter sido um dia de tradução. O corpo foi depositado na abadia de Luxeuil e acredita-se que ainda estivesse lá no século X. Em data desconhecida, foi transferido para o convento beneditino de Vergaville, na Lorena: morreu em 1670.
    Bíbliografia: 

– A vida foi escrita por Jonas de Bobbio, contemporâneo do santo. Encontra-se em Mabillon, Acta sanctorum OSB, t. 2, pág. 116; em Acta sanctorum, 29 de março, com comentários de Henschenius; em PL, t. 87, col. 1045; em Monumento. germe. hist.. – B. Krusch, Script. rer. meroving., t. 4, pág. 119.

– C. Perny, A Vida de Santo Eustáquio, 2º Abade de Luxeuil e Patrono da Abadia de Vergaville, Metz, 1649.

– A. Pidoux, Os Santos de Franche-Comté, 2 vols., Lons-le-Saulnier , 1908…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch29.html#625_Eustace_of_Luxeuil_monk_favorite

– SANTO EUSTACIO DE LUXEUIL

Também conhecido como

  • Eustásio
  • Eustatius
  • Eustáquio
  • Eustache
  • Eustóquio
  • Eustáquio
  • Eustácio

Memorial

Perfil

Monge. Estudante espiritual de São Columbano. Diretor da escola monástica da Abadia de LuxeuilAbade de Luxeuil em 611 . Durante sua abadia, a abadia teve 600 monges e dirigiu um seminário que enviou muitos bispos e santos ao mundo. Conhecido por sua humildade, longos jejuns e por passar seu tempo no trabalho ou em oraçãoCurou São Sadalberga da cegueira .

Nascer

Morreu

canonizado

Informações adicionais

Citação MLA

– Ver ainda SANTO EUSTÁQUIO E SANTA FARA (VER DIA 03 DE ABRIL) “… Eustáquio também interveio na disputa entre Santa Fara e seu pai Cagnerico, conde de Borgonha, a menina queria se dedicar a Deus contra a vontade do pai, que havia prometido casá-la.  

São Columbano a havia batizado e percebeu sua vocação. Seu pai prometeu respeitar os desejos dos jovens, mas depois mudou de ideia. 

De repente, a menina ficou muito doente, totalmente perdeu a visão e ficou em um estado catatônico, quando a mãe aflita se lembrou de sua promessa ao seu marido feita a Columbano e chamou Eustáquio.

Ele revelou que se o pai, Cagnerico, deixasse a menina livre para se dedicar a Deus, ela poderia ser facilmente curada.

O pai foi novamente forçado a prometer, sob pressão da mãe e de Eustáquio mesmo. Fara miraculosamente despertou depois da bênção de Eustáquio, e recuperou a saúde. 

Mas, novamente, o pai mudou de ideia. A jovem prontamente deixou a casa da família e se refugiou na igreja local de San Pietro…

Eustáquio, informado do que estava acontecendo, deixou Luxeuil e se dirigiu à igreja de San Pietro. Ele advertiu severamente Cagnerico, entrou na igreja e impôs o véu sobre a menina. (também conhecido como Eustásio)

Então fundaram a abadia de Faremoutiers e a ordem feminina desse ramo, que segue a regra de São Columbano

Ele morreu em 629, em Luxeuil. Ele foi sucedido por abade SãoValdeberto como 3 º abade.
Ele é lembrado em 29 de março.

 REFERÊNCIAS:

    Jonas de Bobbio, A Vida de São Columbano, Bobbio, século VII.
    Armadura de Deus é forte. Textos do cristianismo céltico (VI-X seg.), Círculo Ed, Rimini, 1998.
    Archivum Bobiense, Annual Review of Bobiensi Arquivo Histórico (1979-2008), Bobbio…: http://santossanctorum.blogspot.com/2012/03/santo-eustaquio-de-luxeuil-monge-29-de.html

VER TAMBÉM 02 DE ABRIL, Nº 7 E

03 DE ABRIL, Nº 17

– OUTRO SANTO EUSTÁQUIO: EM 20 DE SETEMBRO, Nº 3, SANTO EUSTÁQUIO (EUSTÁCIO) DE ROMA. É UM DOS 14 SANTOS AUXILIADORES OU SANTOS AUXILIARES

– EM 08 DE AGOSTO, Nº 28: 14 SANTOS AUXILIADORES (SANTO EUSTÁQUIO DE ROMA)

2.   Co­me­mo­ração de São Marcos, bispo de Are­tusa, na Síria, que du­rante a con­tro­vérsia ariana se­guiu fi­de­lis­si­ma­mente a recta fé e no tempo do im­pe­rador Ju­liano o Após­tata foi for­te­mente per­se­guido. São Gre­gório de Na­zi­anzo louva-o como homem in­signe e an­cião santíssimo. († 364).

São Marcos de Aretusa, bispo e confessor. Ver páginas 359-360: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

3.   Co­me­mo­ração dos santos Ar­mo­gasto, Ar­qui­nimo e Sa­tur­nino, már­tires, que, na África se­ten­tri­onal, du­rante a per­se­guição dos Vân­dalos, no tempo do rei ariano Gen­se­rico, so­freram ter­rí­veis su­plí­cios e in­fâ­mias pela con­fissão da ver­da­deira fé. († c. 462)

– Ver páginas 361-362, Santos Armogasto, Arquinímio e Sáturo: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

– No mesmo dia, São Pastor e seus companheiros, mártires orientais, vítimas da perseguição de Diocleciano, no séc. IV;

e Santo Armogasto e seus companheiros, mártires africanos, vítimas da perseguição de Genserico, no séc. V (Conforme o Martirológio Romano-Monástico – M).

– “… 455 SS. ARMOGASTE, ARQUINIMO E SATURO, MÁRTIRES
Genserico, rei dos vândalos, depois de ter renunciado à fé ortodoxa, tornou-se um feroz perseguidor de seus súditos católicos e decretou que nenhum católico deveria ocupar qualquer cargo em sua casa. 

Armogastes, que estivera a serviço do filho de Genserico, Teodorico, foi consequentemente privado de suas honras e dignidades na corte e cruelmente torturado. Cordas foram amarradas firmemente em torno de sua cabeça e pernas, mas quando ele ergueu os olhos para o céu e fez o sinal da cruz, eles se quebraram. Isso aconteceu várias vezes, embora cordas mais fortes e ainda mais fortes fossem empregadas. Ele foi então suspenso por um pé, com a cabeça pendurada, mas ainda se recusou a se conformar. 

Teodorico o teria decapitado, mas os sacerdotes arianos o dissuadiram, dizendo que isso só faria com que Armogastes fosse honrado pelo povo como um mártir. Teodorico, portanto, o baniu para Bizacena para trabalhar nas minas, mas depois, para desonrá-lo publicamente, ordenou que ele fosse transferido para Cartago e lá se ocupasse do gado. 

Este homem corajoso, no entanto, considerou uma coisa gloriosa ser desonrado diante dos homens pela causa de Deus. Não muito tempo depois, ele foi divinamente avisado de que seu fim estava próximo. De acordo com isso, ele deu instruções sobre seu local de sepultamento a um cristão devoto chamado Félix e morreu na hora que havia predito…

Archinimus é suposto ter sido um nativo de Mascula que, recusando-se a abjurar a eterna Divindade de Cristo, foi ameaçado de morte, mas adiado no último momento. 

Saturus, o terceiro dos mártires, era o dono da casa de Hunerico, que, por causa de sua fé, ameaçou privá-lo de sua propriedade. Sua esposa implorou-lhe que comprasse seu perdão às custas de sua consciência, mas ele recusou, dizendo-lhe nas palavras de Jó: “Você falou como uma das mulheres tolas”. 

Ele foi privado de tudo e reduzido à mendicância, mas, diz Victor de Vita, “de seu manto batismal não puderam roubá-lo”.

Victor de Vita é nossa única autoridade para esses martírios. O texto é citado pelos bolandistas na Acta Sanctorum, março, vol. III. Alguma dificuldade é causada pela palavra Archinimus, que no Martirológio Romano aparece como Archinimus , de modo que o segundo mártir figura como “Mascula, o ator-chefe”, enquanto a verdadeira leitura provavelmente é “Archinimus, um nativo de Mascula”, Archinimus é um nome próprio; mas há outras possibilidades.

Armogastes era um membro da casa do príncipe Teodorico, filho do rei vândalo Genserico. Genserico, um herege de Anan, perseguiu os cristãos que se recusaram a aceitar essa heresia. Armogastes foi banido para as minas e depois forçado a pastorear gado em Cartago, morrendo ali. 

Archinimus e Saturus também foram martirizados por Genserico. Saturus era o chefe do palácio do rei vândalo Hunnerico, e ele foi forçado a viver como um mendigo.

Armogastes, Archinimus & Saturus MM (RM) Morreram depois de 460. Armogastes e Saturus eram católicos ortodoxos e altos oficiais no palácio do rei vândalo Genserico. Quando o rei voltou da Itália em 457, ele promulgou e impôs um código penal mais rigoroso contra os católicos. 

Armogastes foi destituído de suas honras e cruelmente torturado. Como ocorreu com muitos outros santos, seus algozes passaram por momentos difíceis. Mal o amarravam com cordas, elas se quebravam – repetidamente – cada vez que Armogastes levantava os olhos para o céu. Finalmente, eles o penduraram de cabeça para baixo por um pé. Mas o santo permaneceu perplexo, então o príncipe Teodorico ordenou que ele fosse decapitado. Um padre ariano desaconselhou-o, dizendo que não deveria ser morto “para que os romanos não os venerassem como mártires”. Portanto, foi enviado para trabalhar nas minas de Bizacena de onde foi condenado a trabalhar o resto de sua vida como vaqueiro perto de Cartago, Tunísia; no entanto, ele morreu logo depois.

Saturus era o dono da casa de Hunerico. Hunerico ameaçou privá-lo de tudo o que possuía, bem como seus escravos, esposa e filhos, a menos que ele desistisse de sua fé. Sua própria esposa tentou convencer Saturus a se converter, mas ele respondeu corajosamente com as palavras de Jó: “Você falou como uma das mulheres tolas. Se você me amasse, você me daria conselhos diferentes, e não me empurraria para uma segunda morte. Que façam o pior: sempre me lembrarei das palavras de nosso Senhor: “Se alguém … não odeia seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e irmãs, e também sua própria vida, ele não pode ser meu discípulo.”

Como Armogastes, ele foi privado de tudo. Uma fonte relata que ele também terminou seus dias como vaqueiro.

Archinimus de Mascula na Numídia também resistiu às tentativas do rei de convertê-lo ao arianismo. Como Armogastes, ele foi condenado à decapitação, mas recebeu um adiamento enquanto estava sob o machado. Embora o Martirológio Romano nomeie Arquimimus e Masculas, como mártires deste grupo, aparentemente se refere a Armogastes, com o significado de ‘presidente do Teatro, um nativo de Mascula’ ou possivelmente devemos entender “Archinimus, o Masculano” (Attwater2, Benedictines , Husenbeth).

Na arte, eles são retratados como primeiros cristãos que são condenados a serem mortos por rebanhos de vacas (Roeder)….”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch29.html#455_St._Armogastes_and_Companions

4. Mártires da Nicomédia: Pastor, Vitorino e Companheiros

“… 311 S. Pastor Mártir com Victorinus e cinco companheiros na Nicomedia. Em Nicomedia, a paixão dos santos mártires Pastor, Victorinus, e seus companheiros.

Pastor, Victorinus & Comp. MM (RM). Um grupo de sete mártires que sofreram em Nicomédia sob Galesius (Benedictines)…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch29.html#311_St._Pastor_Martyr_with_Victorinus

– São Pastor, Vitorino e Companheiros

Artigo

29 de março ) ( Santos ) Mártires (data incerta) Mártires orientais , em número de sete, que deram suas vidas por Cristo em Nicomédia, na Ásia Menor, provavelmente sob Diocleciano, no início do século IV. Mas faltam todos os detalhes.

Citação MLA

5*.   No monte Car­melo, na Pa­les­tina, o Beato Ber­toldo, sol­dado, que foi ad­mi­tido entre os ir­mãos que neste monte ti­nham abra­çado a vida mo­nás­tica e, mais tarde, eleito prior, en­co­mendou esta pi­e­dosa co­mu­ni­dade à Mãe de Deus. († 1188)

– “… 195 São Bertoldo. Segundo algumas autoridades tardias e não confiáveis, São Bertoldo nasceu em Limoges e estudou teologia em Paris, onde foi elevado ao sacerdócio. Com seu parente Aymeric, que depois se tornou patriarca latino de Antioquia, acompanhou os cruzados ao Oriente e se encontrou em Antioquia no momento em que estava sendo sitiada pelos sarracenos. Dizem-nos que lhe foi divinamente revelado que a investidura da cidade era um castigo pelos pecados e sobretudo pela licenciosidade dos soldados cristãos. 

Berthold se ofereceu como sacrifício e jurou que, se os cristãos fossem libertados de seu grande perigo, ele dedicaria o resto de sua vida ao serviço da Santíssima Virgem. Numa visão ele viu Nosso Senhor, acompanhado por Nossa Senhora e São Pedro, e acima de suas cabeças uma grande cruz de luz. O Salvador dirigiu-se a Berthold e falou da ingratidão dos cristãos em vista de todas as bênçãos que Ele havia derramado sobre eles. 

Em consequência dos apelos e advertências do homem santo, os soldados e os cidadãos foram levados ao arrependimento. Embora estivessem fracos com jejuns e privações, quando o próximo assalto ocorreu, eles foram completamente vitoriosos e a cidade e o exército foram libertados. Tudo isso, porém, é lenda.  O que é mais certo é que através dos esforços de Berthold, um parente do Patriarca Aymeric, uma congregação de sacerdotes foi formada no Monte Carmelo.

Berthold parece ter atraído para sua comunidade muitos dos eremitas dispersos que anteriormente habitavam o distrito. Além disso, pelo seu desprendimento e santidade, foi uma inspiração para toda a ordem dos Carmelitas, da qual é muitas vezes chamado de fundador. 

Parece que ele pode ter sido seu primeiro superior, recebendo algum incentivo de Aymeric, que, no entanto, nunca foi, como foi afirmado, legado da Santa Sé. A vida de Berthold foi em grande parte oculta, e há pouco mais a registrar, exceto que ele empreendeu a construção ou a reedificação dos edifícios monásticos.

Padre Papeboch, o bolandista, escrevendo na Acta Sanctorum, março, vol. III, sustentou que São Berthold era o primeiro superior da Ordem Carmelita, e que os eremitas que ele reuniu em torno dele não tinham mais conexão com Elias do que o fato de viverem perto do Monte Carmelo e venerarem sua memória. Essa disputa levou a uma controvérsia deploravelmente amarga, agora com mais de dois séculos, mas todos os estudiosos há muito concordam que a visão bolandista era totalmente justificada. Faltam evidências históricas que possam estabelecer qualquer tipo de continuidade entre o grupo de eremitas carmelitas de São Bertoldo e os Filhos dos Profetas.

Ver B. Zimmerman, Monumenta Historica Carmelitana, pp. 269-276, na Enciclopédia Católica, vol. iii, pág. 354-356, e em DTC., vol. ii, cc. 1776-1792; a Acta Sanctorum, março, vol. iii; Ordem Analecta. Cannell., vol. iii, pág. 267, 368 seg. C. Kopp, Elias und Christentum auf dent Karmel (1929); e Pe. François, The Oldest Texts of Carmel (1945).

Ele nasceu em Limoges, França, e provou ser um aluno brilhante na Universidade de Paris. Ordenado sacerdote, Berthold juntou-se a seu irmão, Aymeric, o patriarca latino de Antioquia, na Turquia, nas Cruzadas.
No Monte Carmelo ele encontrou um grupo de eremitas, juntou-se a eles e estabeleceu uma regra. Aymeric nomeou Berthold o primeiro superior geral carmelita

Berthold tentou reformar os soldados cristãos na região, tendo tido uma visão de Cristo, e chefiou os carmelitas por quarenta e cinco anos.

Resumo:

Berthold of Mount Carmel, OC Fundador (AC) Nascido em Limoges, França; morreu c. 1195. São Bertoldo estudou e foi ordenado em Paris. Participou das Cruzadas com Aymeric (Albert), seu irmão, e esteve em Antioquia durante o cerco dos sarracenos.

Durante o cerco Berthold teve uma visão de Cristo denunciando os maus caminhos dos soldados cristãos. Depois disso, ele trabalhou para reformar seus companheiros. Ele os organizou e tornou-se superior de um grupo de eremitas no Monte Carmelo. Eventualmente Aymeric tornou-se o patriarca latino de Antioquia e nomeou seu irmão superior geral dos monges, deu-lhes seu governo e, portanto, é considerado por alguns como o fundador dos carmelitas. Ele governou lá por 45 anos.

A Ordem Carmelita pode realmente ter sobrevivido por causa de uma falsificação. Isso foi necessário porque nenhum novo pedido foi permitido. 

Quando os bolandistas no século 17 apontaram para São Berthold como o fundador da ordem em 1155, um monge ‘descobriu’ um documento ‘provando’ que os carmelitas foram fundados pelo profeta Elias (Attwater, Benedictines, Delaney, Encyclopedia, Sheppard) …”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch29.html#1195_St._Berthold_Considered_by_some

6*.   Em Poi­tiers, na Aqui­tânia, re­gião da França, São Gui­lherme Tem­pier, bispo, que, com pru­dência e fir­meza, de­fendeu contra os no­bres a Igreja que lhe foi con­fiada e cor­rigiu os cos­tumes do povo, dando ele pró­prio o exemplo ir­re­pre­en­sível da sua vida. († 1197)

VER 27 DE MARÇO, nº 10

– São Guilherme Tempier (também na Folhinha do Coração de Jesus de 27 de março). No Martirológio (Bibliografia 1 e 2 abaixo) é lembrado em 29 de março.

– “… 1197 BD WILLIAM TEMPIER, BISPO DE Poitiers; seu túmulo tornou-se um local de peregrinação, por causa dos milagres de cura relatados ali realizados.
BD WILLIAM TEMPIER, o quadragésimo sexto bispo de Poitiers e o terceiro a levar o nome de William, nasceu em Poitiers. Em tenra idade entrou no mosteiro de St Hilaire-de-la-Celle em sua cidade natal e tornou-se um dos cônegos regulares. Ele foi notável por sua piedade e austeridade e passou a ser superior. Em 1184 foi escolhido para suceder o bispo João na cátedra episcopal de Poitiers. Enérgico oponente da simonia e de qualquer controle secular dos assuntos eclesiásticos, teve de suportar perseguições e calúnias em defesa dos direitos da Igreja. Morrendo em 1197, ele foi enterrado atrás do altar-mor da igreja de São Cipriano em Poitiers, e seu túmulo tornou-se um local de peregrinação, por causa dos milagres de cura relatados ali. Ver Acta Sanctorum, março, vol. III…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch27.html#1197_BD_WILLIAM_TEMPIER_BISHOP_OF

7*.   Em Wismar, no Hols­tein, re­gião da Ale­manha, São Lu­dolfo, bispo de Rat­ze­burg e mártir, que, por de­fender a li­ber­dade da Igreja, foi en­cer­rado num mi­se­rável cár­cere por ordem do duque Al­berto e de tal modo se en­fra­queceu o seu corpo que, mal foi li­berto das ca­deias, partiu deste mundo. († 1250)

– “… 1250 ST LUDOLF, Bispo DE RATZEBURG. Embora ele não tenha morrido pela fé, São Ludolfo é muitas vezes honrado como um mártir porque ele suportou pacientemente perseguição, desgraça e banimento para a extensão e liberdade da Igreja. Ele era um cônego regular da Ordem Premonstratense, mas foi eleito bispo de Ratzeburg em 1236.

Ele ainda continuou a viver a vida de um monge, e deu a regra de São Norberto ao capítulo de sua catedral; ele construiu e dotou o convento beneditino de Rehna, que por muito tempo preservou e venerou sua memória. Ele entrou várias vezes em conflito com o duque Alberto de Sachsen-Lauenberg, que o aprisionou, maltratou e finalmente o baniu. Em Wismar, porém, foi hospitaleiramente recebido e entretido pelo duque João, o teólogo. 

Ele morreu em 1250 como resultado dos maus-tratos que havia recebido anteriormente.

Ver Acta Sanctorum, março, vol. III, e o Kirchenlexikon, sv Ratzeburg. Schleswig-Holstein, Alemanha. Ele se opôs ao duque Albert de Sachsen-Lauenburg e foi preso e exilado. O duque John de Mecklenburg deu abrigo a Ludolph, mas ele morreu logo depois por causa dos abusos que recebeu na prisão. 

Ludolph foi canonizado no século XIV.  Ludolf de Ratzeburg, O. Praem. B (AC) (também conhecido como Ludolphus) Morreu em 1250.

O cônego premonstratense Ludolf tornou-se bispo de Ratzeburg e teve que suportar muita perseguição nas mãos do duque Albert de Sachsen-Lauenberg (Attwater2, beneditinos) …”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch29.html#1250_St._Ludolph_Praemonstratensian

8*.   Em Sa­lis­bury, na In­gla­terra, a co­me­mo­ração do Beato João Hambley, pres­bí­tero e mártir, que, no rei­nado de Isabel I, em ódio ao sa­cer­dócio, em dia des­co­nhe­cido deste mês, pró­ximo da Páscoa do Se­nhor, no su­plício da forca se con­fi­gurou à paixão de Cristo. († 1587)

9. Em Ásti, na Trans­pa­dana, hoje na Itália, São Se­gundo, mártir, no Martirológio Romano de 30 de março, † data inc.

Conforme o Martirológio Romano-Monástico (de 29 de março), em Asti, no Piemonte, perto de 134, o martírio de São Segundo (também na Folhinha do Coração de Jesus de 29 de março, São Secundo), preso e decapitado por haver cuidado da sepultura de um cristão que o havia convertido e instruído. (M).

– “… Na cidade de Asti, São Segundo, mártir, em 1l9. Nobre, idólatra, convertido, foi batizado pelos Santos Faustino e Jovito. Condenado por Saprício a cruéis torturas, foi decapitado sob Adriano. É o principal patrono de Asti, em cuja catedral jazem suas relíquias, veneradíssimas.”, página 365: VIDAS DOS SANTOS – 5.pdf (obrascatolicas.com)

10. No ano do Senhor de 327, os Santos Jonas (também na Folhinha do Coração de Jesus) e Baraquísio, monges persas. Segundo as atas de seu martírio eram irmãos carnais e confessaram, pelo derramamento de um mesmo sangue, “o Salvador Jesus” esperança de todos os cristãos (Conforme o Martirológio Romano-Monástico – M).

São Jonas e Baraquísio. Ver páginas 353-358: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

– SANTOS JONAS, BARACHISIUS E SEUS COMPANHEIROS MÁRTIRES.

Artigo

327 DC.

            O rei Sapor, no décimo oitavo ano do seu reinado, levantou uma sangrenta perseguição contra os cristãos, e demoliu as suas igrejas e mosteiros. Jonas e Barachisius, dois irmãos da cidade de Beth-Asa, ouvindo que vários cristãos estavam sob sentença de morte em Hubaham, foram até lá para encorajá-los e servi-los. 

            Nove deles receberam a coroa do martírio. Após a execução, Jonas e Barachisius foram presos por tê-los exortado a morrer. O presidente rogou brandamente aos dois irmãos que obedecessem ao rei dos reis, ou seja, o rei da Pérsia, e que adorassem o sol, a lua, o fogo e a água. A resposta deles foi que era mais razoável obedecer ao rei imortal do céu e da terra do que a um príncipe mortal. 

            Os magos ficaram muito ofendidos ao ouvir seu rei ser chamado de mortal. Por seu conselho os mártires foram separados, e Barachisius foi lançado em uma masmorra muito estreita. Jonas eles detiveram com eles, tentando persuadi-lo a sacrificar ao fogo, ao sol e à água. O príncipe dos magos, vendo-o inflexível, fez com que ele fosse deitado de bruços com uma estaca sob o umbigo e espancado com porretes nodosos e com varas. O mártir o tempo todo continuou em oração, dizendo: “Eu te agradeço, ó Deus de nosso pai Abraão. Permita-me, eu imploro, oferecer a você holocaustos aceitáveis. Uma coisa pedi ao Senhor: é isso que vou buscar. O sol, a lua, o fogo e a água eu renuncio: creio e confesso o Pai, o Filho e o Espírito Santo”. O juiz ordenou que ele fosse colocado em um lago congelado, com uma corda amarrada ao pé. Após o jantar e um breve cochilo, ele mandou chamar Barachisius e disse-lhe que seu irmão havia se sacrificado. 

O mártir disse que era impossível que ele tivesse prestado honras divinas ao fogo, uma criatura vil, e falou muito sobre a imensidão e o poder de Deus, e com tal eloquência e força, que os magos ficaram surpresos ao ouvi-lo, e disseram um para outro, que se ele tivesse permissão para falar em público, atrairia muitos de sua religião. 

Com isso, eles concluíram que no futuro realizariam seus interrogatórios à noite. Nesse ínterim, eles colocaram duas placas de ferro apodrecido e dois martelos em brasa sob cada braço, e disseram a ele: “Se você sacudir qualquer um deles, pela fortuna do rei, você nega a Cristo.” Ele respondeu mansamente:

“Não temo o seu fogo; nem jogarei fora seus instrumentos de tortura. Rogo-te que experimentes sem demora todos os teus tormentos sobre mim. Aquele que está engajado no combate por Deus é cheio de coragem.

Eles ordenaram que chumbo derretido fosse jogado em suas narinas e olhos; e que ele deveria ser levado para a prisão e ali pendurado por um pé. 

            Jonas, depois disso, sendo tirado de sua piscina, os Magos lhe disseram: “Como você se encontra esta manhã? Imaginamos que você passou a última noite, mas muito desconfortável. “Não”, respondeu Jonas: “desde o dia em que vim ao mundo, não me lembro de uma noite mais doce e agradável: pois fui maravilhosamente revigorado pela lembrança dos sofrimentos de Cristo”. 

Os magos disseram: “Seu companheiro renunciou”. O mártir, interrompendo-os, respondeu: “Eu sei que há muito ele renunciou ao diabo e seus anjos”. Os Magos exortaram: “Cuidado para não perecer, abandonado por Deus e pelo homem.” Jonas respondeu: “Se você é realmente sábio, como você se gaba, julgue se não é melhor semear o milho, do que mantê-lo acumulado. Nossa vida é uma semente semeada, para ressuscitar no mundo vindouro, quando for renovada por Cristo em luz imortal”. Os Magos disseram: “Seus livros têm atraído muitos de lado.” Jonas respondeu: “De fato, eles atraíram muitos dos prazeres mundanos. Quando um servo de Cristo está em seus sofrimentos embriagado de amor pela paixão de seu Senhor, ele esquece o estado transitório desta curta vida, suas riquezas, propriedades, ouro e honras; independentemente de reis e príncipes, senhores e nobres, onde uma eternidade está em jogo, ele não deseja nada além da visão do único Rei verdadeiro, cujo império é eterno e cujo poder alcança todas as idades

            Os juízes ordenaram que todos os dedos das mãos e pés fossem cortados, junta por junta, e espalhados. Então eles lhe disseram: “Agora espere a colheita para colher outras mãos desta semente.” A quem disse: “Outras mãos não peço. Deus está presente, que primeiro me moldou e que me dará novas forças”. Depois disso, a pele foi arrancada da cabeça do mártir, sua língua foi cortada e ele foi jogado em uma vasilha de piche fervente; mas o tom por uma súbita ebulição que atingiu o servo de Deus não foi prejudicado por isso. Em seguida, os juízes ordenaram que ele fosse espremido em uma prensa de madeira até que suas veias, tendões e fibras estourassem. Por fim, seu corpo foi serrado com uma serra de ferro e, aos pedaços, jogado em uma cisterna seca. Guardas foram designados para vigiar as relíquias sagradas, para que os cristãos não as roubassem. 

Os juízes então convocaram Barachisius para poupar seu próprio corpo. A quem disse: “Este corpo não formei, nem o destruirei. Deus, seu criador, o restaurará novamente; e julgará você e seu rei. Hormisdatscirus, voltando-se para Maharnarsces, disse: “Com nossos atrasos, afrontamos o rei. Esses homens não consideram nem palavras nem tormentos.” Eles, portanto, concordaram que ele deveria ser espancado com juncos pontiagudos; então que lascas de junco deveriam ser aplicadas ao seu corpo, e por cordas estiradas e puxadas, deveriam ser pressionadas profundamente em sua carne, e que nesta condição seu corpo todo perfurado com pontas afiadas, armado como um porco-espinho, deveria ser enrolado no chão. Após essas torturas, ele foi colocado no parafuso ou prensa, e piche fervente e enxofre foram derramados em sua boca. Por este último tormento ele obteve uma coroa igual à de seu irmão. Sob suas torturas mais requintadas, eles pensaram que compraram o céu barato demais. 

            Após a notícia de sua morte, Abtusciatus, um velho amigo, veio e comprou seus corpos por quinhentos dracmas e três roupas de seda, obrigando-se também por juramento a nunca divulgar a venda. Os atos são encerrados com estas palavras: “Este livro foi escrito pela boca de testemunhas e contém os atos dos santos, Jonas, Barachisius e outros, mártires de Cristo, que por seu socorro lutaram, triunfaram e foram coroados, em cujas orações imploramos lugar pode ser encontrado, por Esaias, filho de Adabus de Arzun, na Armênia, da tropa de cavaleiros reais, que esteve presente em seus interrogatórios e torturas, e que escreveu a história de seus conflitos. Eles foram coroados no dia 29 da lua de dezembro. Era o dia 24 daquele mês, no ano de Cristo 327, de Sapor II, o dia 18. 

            O Martirológio Romano os menciona em 29 de março. e contém os atos dos santos, Jonas, Barachisius e outros, mártires de Cristo, que por seu socorro lutaram, triunfaram e foram coroados, em cujas orações pedimos lugar … pode ser encontrado, por Isaías, filho de Adabus de Arzun, na Armênia, da tropa de cavaleiros reais, que esteve presente em seus interrogatórios e torturas, e que escreveu a história de seus conflitos.” …

            Esses motivos poderosos, que apoiaram os mártires sob os mais agudos tormentos, devem nos inspirar paciência, resignação e santa alegria, sob doenças e todas as cruzes ou provações. Estes são os tempos da maior colheita espiritual, pelo exercício das mais perfeitas virtudes. Pois nada é mais heroico na prática da virtude cristã, nada mais precioso aos olhos de Deus, do que o sacrifício da paciência, da submissão, da fidelidade constante e da caridade em estado de sofrimento. Sob a doença, estamos muito aptos a desejar ansiosamente a saúde, para que possamos fazer algo para Deus e cumprir as obrigações de nossa profissão, conforme nos persuadimos. Isso é mera invenção do amor-próprio, impaciente sob o peso da humilhação. 

            Na verdade, nada é mais severo para a natureza do que tal estado de morte, e não há nada que não deseje fazer, para recuperar aquela vida ativa, que carrega um ar de importância, aparecendo na cena tumultuada do mundo. Mas quanto a alma geralmente perde com tal troca! 

            Ah! se soubéssemos verdadeiramente quão grandes são as vantagens e riquezas espirituais, e quão grande é a glória da paciência fundada em motivos de verdadeira caridade, e quão preciosas são as vitórias e triunfos que ela obtém sobre o amor-próprio, deveríamos nos regozijar muito em um estado de sofrimento e humilhação para alimentar qualquer desejo desordenado de mudá-lo. 

            Só devemos pedir saúde na doença sob esta condição, se for mais conveniente para a honra de Deus e nosso avanço espiritual. Com São Paulo, devemos encontrar alegria e deleite em um estado de privação e sofrimento,

Citação MLA

SÃO BARAQUISIO

Também conhecido como

  • Berikjesu

Memorial

Perfil

Monge. Foi com São Jonas de Hubaham, seu irmão e companheiro monge, para Hubaham, na Pérsia, para ministrar aos chístios presos por sua  durante o reinado do rei Sapor II. Eles foram presos, espancadostorturados e martirizados por esse culto, e por se recusarem a adorar o sol, a lua, o fogo e a água. Descrições de testemunhas oculares de seu julgamento e execução sobreviveram até hoje.

Nascer

Morreu

Canonizado

Informações adicionais

Citação MLA

São Jonas de Hubaham

Também conhecido como

  • Jonas de Hubaham

Memorial

Perfil

Monge. Foi com São Baraquisio, seu irmão e companheiro monge, para Hubaham, na Pérsia, para ministrar aos cristãos presos por sua  durante o reinado do rei Sapor II. Eles foram presos, espancados, torturados e martirizados por esse serviço e por se recusarem a adorar o sol, a lua, o fogo e a água. Descrições de testemunhas oculares de seu julgamento e execução sobreviveram até hoje.

Nascer

Morreu

  • martirizado em 24 de dezembro de 327 , ao ser espancado com porretes, uma estaca enfiada em seu abdômen e deixado em um lago gelado; quando ele sobreviveu à noite, seus dedos das mãos e dos pés foram cortados e ele foi esmagado até a morte em um lagar de vinho
  • seu cadáver foi cortado em dois, jogado em uma cisterna seca e guardado para impedir que outros cristãos recuperassem relíquias .

Canonizado

Informações adicionais

Citação MLA

11. VER SANTAS E SANTOS DE 29 DE MARÇO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):

<- OntemCalendárioAmanhã ->
Acácia de Antioquia Inês de Chatillon Bertoldo do Monte Carmelo Cecilia Attendoli de Cotignola Constantino de Monte Cassino Eustáquio de Nápoles Gladys Gwynllyw Hugo de Vaucelles John Hambley laser Ludolf de Ratzeburg Marca de Aretusa Simplício de Monte Cassino Guilherme Tempier — Emmanuel de Alburquerque Fergus de InishkeenBispos de Viviers Aulo Eumaco Firmino Longino Mártir em Hubaham Baracásio Jonas Martirizado no norte da África Arquimimo Armogastes máculas Saturus Mártires de Nicomédia Pastor Vitorino
todos esses memoriais em uma única página

12. Outras santas e Santos do dia 29 de março: págs. 353-366 (vol.5): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

Obs. Entra no Google chrome, mas não no edge.

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

 * “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 29 de março, ver também: 29 de março – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 288-289: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
  4. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
  5. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  6. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  7. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  8. The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015) 
  9. El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php  
  10. MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm  
  11. SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/29-march/                                                                                                                                                              
  12. SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch29.html#                                                                                    
  13. SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p    
  14. SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg

SOBRE NOSSA SENHORA:

BIBLIOGRAFIA

1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM DEZEMBRO:

https://devotiontoourlady.com/march.html  

2. FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

http://www.miraclehunter.com/marian_apparitions/calendar/03_MAR.html     

https://devotiontoourlady.com/index.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

– Sobre a SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA: https://catholicsaints.info/bvm/

NOSSA SENHORA E NOSSA MÃE, ROGAI POR NÓS! PROTEGEI-NOS! FAZEI-NOS SANTOS! AMÉM!

================

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!   AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS.

POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

  • SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.

Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

  • “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO

Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valorEle anseia ardentemente que o desejemos e o amemosEle aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”

– São Gregório Nazianzeno

================

* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO

            … Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados ​​e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …         

“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…” 

================

* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN

Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)

– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento

(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

12 de janeiro: SANTO ARCÁDIO

“… Os maiores tormentos (podemos dizer também que OS MAIORES PRAZERES) NADA SÃO PARA QUEM TEM DIANTE DE SI A VIDA ETERNA…”

================

* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário.

 “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES

“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”

================

27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI

“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”

================

* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO

“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”

================

* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO

“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”

================

* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR

“… Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus, pediria que me concedesse este único milagre: que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”

================

03 de fevereiro: SÃO BRÁS

A bênção de São Brás:

“Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém.”

================

04 de fevereiro: SANTO ANDRÉ CORSINI

“Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

04 DE FEVEREIRO: SÃO JOÃO HEITOR DE BRITO

 “Meu amigo, orei a Deus. Da minha parte, fiz o que deveria fazer. Agora faça a sua parte.” 

================

04 de fevereiro: SÃO JOSÉ DE LEONESSA

Os santos muitas vezes nos incomodam porque desafiam nossas ideias sobre o que precisamos para “uma vida boa”. “Serei feliz quando…”, podemos dizer, desperdiçando uma quantidade incrível de tempo na periferia da vida. Pessoas como José de Leonissa nos desafiam a enfrentar a vida com coragem e chegar ao coração dela: a vida com Deus. 

05 de fevereiro: SANTA ÁGUEDA (AGATA)

================

06 DE FEVEREIRO: SÃO PAULO MIKI (E SEUS COMPANHEIROS MÁRTIRES)

“… A única razão pela qual morro é porque ensinei a doutrina de Cristo. Agradeço a Deus por ser por esse motivo que morro. Acredito que estou dizendo a verdade antes de morrer. Sei que vocês acreditam em mim e quero dizer mais uma vez a todos vocês: peçam a Cristo que os ajude a serem felizes. Eu obedeço a Cristo. Seguindo o exemplo de Cristo, perdoo meus perseguidores. Eu não os odeio. Peço a Deus que tenha piedade de todos e espero que meu sangue caia sobre meus semelhantes como uma chuva frutífera. – São Paulo Miki…”

================

06 DE FEVEREIRO: SÃO MATEUS CORREA

“… O general e quis obrigar o Padre MATEUS a que lhe dissesse aquilo que os rebeldes lhe tinham confessado. Como ele recusou a fazê-lo, o general mandou-o fuzilar imediatamente: «Pode fazê-lo – disse o Padre CORREA – mas o senhor sabe que um sacerdote deve guardar o segredo da confissão… Estou disposto a morrer… Mártir por ser padre e por se recusar a quebrar o sigilo do confessionário“.

================

07 DE FEVEREIRO: SANTA COLETA

“… Devemos cumprir fielmente o que prometemos

Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência…” – Santa Coleta

================

* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA

“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …”

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO

“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, fuzilado aos 14 anos).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA

“… Só há um pecado que Deus não perdoa: aquele do qual não somos capazes de nos arrepender… Santo não é aquele que “nunca pecou”. A oração, a vigilância e o mergulho da própria miséria na Misericórdia Divina é o que nos santifica. São Martiniano, rogai por nós!

“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça! Por Cristo, na unidade do Espírito Santo! Amém…”

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA

“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)

“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…

A misericórdia é ilimitada…”.

“… “… Para fazer muito por Deus é preciso ser completamente seu” (ibid., n. 37). A oração, afirmou, é «o único meio… pelo qual Deus se une a nós para que façamos algo para a sua glória»…”: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/es/homilies/1992/documents/hf_jp-ii_hom_19920531_la-colombiere.html

================

* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO

“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”

================

* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA

“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vidaEu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”

================

* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOTH

“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”

================

* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO

“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)

================

* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO

Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, “firmes e imutáveis ​​na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém”. – Policarpo, Carta aos Filipenses

================

25 DE FEVEREIRO: SÃO TORÍBIO GONZÁLEZ

“Senhor, não me abandones nem permitas que passe um dia da minha vida sem que eu reze a Missa, sem receber o teu abraço em comunhão”. – oração de São Toribio (https://catholicsaints.info/saint-toribio-romo-gonzalez/)

================

* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES

“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”

Amo Maria! Ela é adorável, fiel, constante. Ela nunca se deixará vencer no amor, mas sempre permanecerá suprema. Se você estiver em perigo, ela se apressará em libertá-lo. Se você estiver com problemas, ela o consolará. Se você estiver doente, ela lhe trará alívio. Se você precisar, ela irá ajudá-lo. Ela não olha para ver que tipo de pessoa você tem sido. Ela simplesmente chega a um coração que quer amá-la. Ela vem depressa e abre-te o seu coração misericordioso, abraça-te, consola-te e serve-te. Ela estará até disponível para acompanhá-lo na viagem para a eternidade. – São Gabriel da Mãe Dolorosa

================

02 DE MARÇO: SANTA ÂNGELA DA CRUZ

O nada se cala, o nada não quer ser, o nada sofre tudo. O nada não se impõe, o nada não ordena com autoridade e, finalmente, o nada na criatura é humildade prática. – Santa Ângela

================

03 DE MARÇO: SANTA KATHERINE DREXEL

“A perseverança paciente e humilde da cruz, qualquer que seja a natureza, é o trabalho mais elevado que temos a fazer.” – Mãe Katharine Drexel

================

* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA

Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência

Devemos cumprir fielmente o que prometemos na vida e morrer uma morte santa. Que o Pai de toda misericórdia, o Filho por sua santa paixão e o Espírito Santo, fonte de paz, doçura e amor, nos encha de sua consolação…” – Santa Coleta

================

08 DE MARÇO: SÃO JOÃO DE DEUS

“Trabalhe sem parar; faça todas as boas obras que puder enquanto ainda tem tempo.” – São João de Deus

================

* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO

“Antes morrer que pecar!”

================

09 DE MARÇO: SANTA FRANCISCA ROMANA

“…Com paz de espírito, ela sempre se reconciliou com a vontade de Deus e lhe deu graças por tudo o que lhe aconteceu…” 

================

11 DE MARÇO: SANTO EULÓGIO

: “…Se você pudesse conceber a recompensa que espera aqueles que perseveram na fé até o fim, você renunciaria suas dignidades em troca disso!…

Oração para Santo Eulógio

Pai, minha vida está colocada em tuas mãos, pois tu és o Senhor do meu destino. Movido por esta certeza, dá-me a graça de testemunhar, com coragem, o teu Reino. Por Cristo nosso Senhor. Amém….: https://www.cenariomt.com.br/mensagens/santo-do-dia/santo-do-dia-11-3-santo-eulogio/#:~:text=Ora%C3%A7%C3%A3o%20para%20Santo%20Eul%C3%B3gio,Am%C3%A9m. ” 

================

*  12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE

“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”

“…29 de agosto, dia de Nossa Senhora da Guarda, aquela que impulsionou São Luiz Orione a amar e contemplar a Deus nos seus momentos de fraquezas, tormentos e principalmente diante da opressão do povo…”

Nossa Senhora, – dizia eleé vínculo de paz; o seu amor cura as feridas da alma, ajuda os seus filhos, inspira sentimentos de perdão, aproxima as almas de Deus e as salva…” 

================

12 DE MARÇO: MÁRTIRES DE AGUILARES, EL SALVADOR.

São eles:

96734 – Rutilio Grande García, padre jesuíta
98357 – Manuel Solorzano Solórzano, pai de família
98358 – Nelson Rutilio Lemus, adolescente

“… Padre Rutílio, convencido de que tinha de defender os valores do Evangelho e aplicar o ensinamento da Igreja, colocou-se abertamente do lado dos pobres e dos camponeses, as camadas sociais que mais sofreram com a opressão e exploração do governo…

================

* 14 de março, Albert Einstein:

“… Eu afirmo que a experiência religiosa cósmica é a força motriz mais forte e nobre por trás da pesquisa científica

Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!…

================

  • 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:

“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”

================

  • 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:

“… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

17 DE MARÇO: SÃO PATRÍCIO

“… Cristo me proteja neste dia:
Cristo esteja comigo,
Cristo dentro de mim,
Cristo comigo,
Cristo à minha frente,
Cristo atrás de mim,

Cristo ao meu lado
Cristo para me ganhar,
Cristo abaixo de mim,
Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita,
Cristo à minha esquerda,
Cristo em silêncio,
Cristo em perigo,
Cristo para me confortar e me restaurar,
Cristo quando me deito,
Cristo quando me levanto,
Cristo no coração de cada pessoa que pensa em mim,
Cristo em cada olho que me vê,
Cristo no ouvido que me ouve

– São Patrício, de seu peitoral…”

================

* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM

“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar… Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela… Judas, por exemplo, tendo entrado na tentação do dinheiro, não nadou por ela, mas foi dominado e estrangulado tanto no corpo quanto no espírito. Pedro entrou na tentação da negação – mas ele nadou virilmente através dela e foi liberto…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/

================

19 DE MARÇO: SÃO JOSÉ

“São José,
vós que sempre confiastes em Deus,
e fizestes as vossas escolhas
guiado pela Sua providência
ensinai-nos a não contar tanto com os nossos projetos
mas com o Seu desígnio de amor.
Vós que viestes das periferias
ajudai-nos a converter o nosso olhar
e a preferir o que o mundo descarta e marginaliza.
Confortai quantos se sentem sozinhos
e apoiai quantos se comprometem em silêncio
para defender a vida e a dignidade humana. Amém.” (Papa Francisco:
Audiência Geral de 17 de novembro de 2021 – Catequese sobre São José 1. São José e o ambiente em que viveu | Francisco (vatican.va))

================

  • 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:

“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

       Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será    

     derrotado. Amém! “SÃO NICOLAU RELATOU QUE NUNCA INVOCOU

       MARIA EM VÃO e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.

================

  • 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela sagrada meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop

================

22 DE MARÇO: BEATO VON GALEN

‘… É precisamente esta a mensagem sempre atual do beato von Galen: a fé não se limita a sentimento privado, que possivelmente se esconde quando é incômoda, mas exige a coerência e o testemunho também em âmbito público em favor do homem, da justiça, da verdade…’ (do Papa Bento XVI sobre Von Galen)

================

22 DE MARÇO (TAMBÉM 15 DE SETEMBRO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA

Não devemos desejar nada além do que nos vem de momento a momento

================

23 DE MARÇO: SÃO TURÍBIO DE MOGROVEJO

“… Em 1983, São João Paulo II proclamou-o patrono do Episcopado latino-americano. Assim, é sob a proteção deste grande catequista que se coloca também o novo Diretório para a Catequese…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tor%C3%ADbio_de_Mongrovejo

================

23 DE MARÇO: SÃO VITORIANO

“… Ainda que não houvesse vida depois desta, jamais seria ingrato e pérfido para com Deus, que me concedeu a felicidade de conhecê-lo e me concedeu suas preciosíssimas graças…” – (São Vitoriano em resposta à oferta de Hunerico se apoiasse  o arianismo)

================

24 DE MARÇO: SANTO OSCAR ROMERO

“D. Oscar Romero … deixou as seguranças do mundo, incluindo a própria incolumidade, para consumir a vida – como pede o Evangelho – junto dos pobres e do seu povo, com o coração fascinado por Jesus e pelos irmãos….”

================

  • 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER
  • “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 DE ABRIL: SÃO ZEFERINO AGOSTINI

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

  • 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:
  •  

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»

… A caridade é o vínculo doce e santo que une a alma ao seu Criador: une Deus ao homem e o homem a Deus…”

================

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

* 26 DE MAIO: SÃO FILIPE NÉRI

“… Deixe-me passar por hoje e não temerei amanhã…”

================

 * 29 DE MAIO: SÃO PAULO VI

“…Hoje, Jesus convida-nos a VOLTAR ÀS FONTES DA ALEGRIA, que são O ENCONTRO COM ELE, A OPÇÃO CORAJOSA DE ARRISCAR PARA O SEGUIR, O GOSTO DE DEIXAR TUDO PARA ABRAÇAR O SEU CAMINHO…”:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/dia-de-sao-paulo-vi.html

================

* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.

Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;

concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.

Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!

(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)

================

  • 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:

“… A primeira e principal ocupação do cristão é combater e destruir as suas paixões e, sobretudo, aquela que mais o domina

https://minimosenfamilia.blogspot.com/2016/10/maximas-del-bto-nicolas-barre.html

  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E

OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM

            “As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu– Santo Efrém

            Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia– Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida

          Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo– Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos

            Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito– de um sermão de Santo Efrém”

================

* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…”:

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a

================

* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA

“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”– São Luís Gonzaga

“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”– São Luís Gonzaga

“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho– São Luís Gonzaga

“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”– de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga

Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos– coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga

Citação MLA

… ORAÇÃO: Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afetos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça gozar a Deus convosco lá no céu. Amém”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:

Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.

Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.

Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.

Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.

Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.

Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.

Amém.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

================

01 DE JULHO: BEM-AVENTURADA ASSUNTA MARCHETTI

Tudo o que acontece é bom, porque vem de Deus

================

04 DE JULHO: SÃO PEDRO JORGE FRASSATI

“Dia a dia, diante de Deus e dos homens, aprendeu a vencer-se e a dominar-se”… «A caridade não é suficiente: precisamos de reformas sociais»…”

================ 

05 DE JULHO: SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA

“… Aquilo que Deus ordena parece difícil e um fardo. O caminho é difícil; você recua; você não tem desejo de segui-lo. No entanto, siga-o e você alcançará a glória” (Santo Antônio Maria Zaccaria)

================

09 DE JULHO: SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS

            “Santa Paulina, você sofreu muito em sua vida, cega com Diabetes. No céu, você pode ver claramente agora. O Amor de Deus e dos enfermos permitiu-te suportar a tragédia; seu exemplo será para sempre nossa visão. Santa Paulina, peça a Deus que me dê forças para suportar esta doença e permitir que meu corpo produza a energia necessária para funcionar. Peço sua amorosa intercessão para controlar meu açúcar no sangue e outros fatores de risco para que meu corpo viva e eu possa viver para ajudar os outros. (Adicione suas próprias intenções.)

            Santa Paulina, interceda a Nosso Salvador para ajudar os diabéticos recém-diagnosticados em todo o mundo, para que possam ter intervenção médica e divina. Coração curador de Jesus, purificai-nos de todo pecado para renascermos na Fé, na Esperança e no Amor Eterno. Amém.

================

11 DE JULHO: SÃO BENTO

Rezar e trabalhar”. (Resumo da Regra de São Bento)

“…São Bento suportou e superou as três tentações fundamentais de cada ser humano: a tentação da autossuficiência e do desejo de se colocar no centro, a tentação da sensualidade e, por fim, a tentação da ira e da vingança… Ele estava convencido de que, só depois de ter vencido estas tentações, ele teria podido dizer aos outros uma palavra útil para as suas situações de necessidade. E assim, tendo a alma pacificada, estava em condições de controlar plenamente as pulsões do eu, para deste modo ser um criador de paz em seu redor. Só então decidiu fundar os seus primeiros mosteiros…  A oração é em primeiro lugar um ato de escuta (Prol. 9-11), que depois se deve traduzir em ação concreta. O Senhor aguarda que nós respondamos todos os dias com os fatos aos seus ensinamentos…

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080409.html

================

14 DE JULHO: SÃO CAMILO DE LELLIS

PENSE BEM. FALE BEM. FAZE BEMEssas três coisas, pela misericórdia de Deus, farão o homem ir para o céu– São Camilo de Lellis

================

* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA

… GUIA-ME, SENHOR, NO TEU CAMINHO, PARA QUE EU POSSA ANDAR NA TUA VERDADE… ” (São Boaventura)

“… Maria procura aqueles que se aproximam dela com devoção e reverência…  aqueles que ela ama, nutre e adota como seus filhos…” – São Boaventura

“Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome…(São Boaventura)” (Papa Bento XVI, Audiência de 17.03.2010 sobre São Boaventura: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100317.html

================

16 DE JULHO: NOSSA SENHORA DO CARMO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO:

“Ó Bem-aventurada, e Imaculada Virgem Maria, resplandecente honra e glória do Carmelo, Vós que vos dignais contemplar com especial generosidade aqueles que estão vestidos com o vosso santo Escapulário, lançai sobre mim um olhar de terna bondade e cobri-me com o manto da vossa proteção. Fortalecei minha fraqueza com vosso poder, iluminai com vossa sabedoria a escuridão de minha mente. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade; revesti minha alma com tais graças e virtudes que a tornem sempre agradável a vosso Divino Filho e a vós. Assisti-me, socorrei-me, durante a vida e consolai-me na hora da morte. Ficai perto de mim nesse momento supremo e apresentai-me à Santíssima Trindade como seu filho e seu fiel servo, para que eu seja admitido para louvar e bendizer a Deus convosco eternamente no Céu. Amém.”

Ó Deus, que honrastes a Ordem dos Carmelitas com o título particular da bem-aventurada Virgem Maria, Vossa Mãe, concedei-nos misericordiosamente que, amparados por suas orações, cuja comemoração celebramos hoje com ofício solene, mereçamos chegar à alegria eterna. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.

            Recomendações aos carmelitas:

É muito desejável que as pessoas em todos os lugares se juntem a esta confraria, para a honra de Maria e para a salvação das almas, por uma vida adequada a esse fim.

            Para participar dos méritos da congregação, todo membro deve:

  1. Evitar o pecado e, de acordo com seu estado de vida, viva castamente.
  2. Rezar todos os dias, se possível, sete vezes, Pai NossoAve Maria e Glória ao Pai .
  3. Esforçar-se para servir a Deus venerando Maria e imitando suas virtudes.

Essas regras, é verdade, não são obrigatórias sob pena de pecado, mas a violação delas nos priva de todo mérito; e isso não é algo a ser levado em consideração? “Quem semeia pouco, pouco também ceifará.” (II Coríntios 9:6)

================

* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:

… Santo Ambrósio, ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras:Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado” (homilia do Papa Bento XVI sobre Santo Ambrósio)

================

21 de Julho: SÃO LOURENÇO BRÍNDISI

: «Oh, se considerássemos esta realidade! — exclama — ou seja, que Deus está verdadeiramente presente em nós, quando lhe falamos na oração; que Ele realmente ouve a nossa prece, mesmo que oremos simplesmente com o coração e com a mente. E que não só está presente e nos ouve, mas pode e deseja condescender de bom grado e com o máximo prazer às nossas exigências» (Papa Bento XVI em https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110323.html )

================

* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO

Ouça o apelo de Deus: Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.

… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado. 

O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/

================

* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…

================

* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … – Santo Afonso Ligório

Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório

… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo

================

* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão. 

Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces. 

Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.

– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney

================

07 de agosto: SÃO CAETANO

“Todos os prazeres desta vida são enganosos, porque não satisfazem, mas apenas incham; Somente Deus, que fez nossos corações, pode enchê-los de consolações.” – São Caetano

================

08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)

================

09 DE AGOSTO: SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ

“… Aprenda com Santa Teresa a depender somente de Deus e servi-lo com um coração totalmente puro e desapegado. Então, como ela, você poderá dizer ‘não me arrependo de ter me entregado ao Amor’…” Santa Teresa Benedita da Cruz

================

10 DE AGOSTO: SÃO LOURENÇO

“…O grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura…” (Santo Agostinho sobre São Lourenço)

================

* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS

“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”– Santa Clara de Assis

================

* 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL

“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade

 MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal

================

* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE

“… AVE-MARIA!”:  esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…” (Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html

================

18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI

“A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.”

================

* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO

O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente

================

* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta– São Bernardo de Claraval https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091021.html

Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,

fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]

“…Todas as manhãs Bernardo se perguntava: “Por que vim aqui?”, e então se lembrava de seu principal dever – “levar uma vida santa” …

================

* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X

Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre

“… Caros irmãos e irmãs, São Pio X ensina-nos a todos que na base da nossa obra apostólica, nos vários campos em que trabalhamos, deve haver sempre uma íntima união pessoal com Cristo, que se há-de cultivar e aumentar dia após dia. Eis o cerne de todo o seu ensinamento, de todo o seu compromisso apostólico. Somente se formos apaixonados pelo Senhor, seremos capazes de conduzir os homens a Deus, de os abrir ao seu Amor misericordioso e, deste modo, de abrir o mundo à misericórdia de Deus…” (Papa Bento XVI): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2010/documents/hf_ben-xvi_aud_20100818.html

================

* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA

Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)

================

* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS

            À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”

O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”

O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema

O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema

Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema

Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema

Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema

Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema

Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema

Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema

NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO

– São Poema

Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema

A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema

Citação MLA

================

27 DE AGOSTO: SANTA MÔNICA

“Nada está longe de Deus.” – Santa Mônica

================

* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO

“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho

            Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho

O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho

Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus– Santo Agostinho

Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho

Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus– Santo Agostinho

Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho

Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia. 

– Santo Agostinho

Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas– Santo Agostinho

Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho

            Conquiste a si mesmo e o mundo estará aos seus pés. – Santo Agostinho…”

* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO

“…Trabalhar já é bom,
  Melhor ainda é orar;
O melhor – amar teu Deus,
  E nem uma palavra a dizer.

    – do alemão de Angelus Silesius

… Prática favorita: Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):

{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }

================

04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI

Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse

Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina

================

02 DE SETEMBRO: SÃO SIMEÃO ESTILITA

“… Ele exortou as pessoas com veemência contra o horrível costume de xingar; como também, observar estrita justiça, não tomar usura, ser assíduo na igreja e na santa oração, e orar pela salvação das almas…”

================

03 DE SETEMBRO: SÃO GREGÓRIO MAGNO

“… A humildade intelectual é a regra primária para quem procura penetrar as realidades sobrenaturais, começando pelo do Livro sagrado…

… Sensibilizava-o intimamente a humildade de Deus, que em Cristo se fez nosso servo, nos lavou e lava os pés sujos…” (Papa Bento XVI):

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080604.html

================

04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA

“… Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.

Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.

Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!...” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}

================

05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ

“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá

================

09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER

Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver

Para fazer a vontade de Deus, o homem deve desprezar a sua; quanto mais morrer para si mesmo, mais viverá para Deus– São Pedro Claver

================

13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

            “… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu):  {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }

            “…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…

            Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo

================

  • 15 DE SETEMBRO (OU 22 DE MARÇO): SANTA CATARINA DE GÊNOVA:

“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carneSanta Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”

Não devemos desejar nada além do que nos vem de momento a momento”, disse Santa Catarina a seus filhos espirituais, “não nos exercitando menos para o bem. Pois aquele que não se exercitasse assim e esperasse o que Deus envia, tentaria a Deus (QUEM NÃO SE EXERCITAR PARA O BEM E ESPERAR O QUE DEUS ENVIA, TENTARÁ A DEUS).

================

* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO

Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/

================

* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO

… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino

               Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” …  As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …

{Audiência Geral:  https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html}”:

================

17 DE SETEMBRO: SANTA HILDEGARDA

“… O homem existe na forma masculina e feminina. Hildegarda reconhece que nesta estrutura ontológica da condição humana se radica uma relação de reciprocidade e uma substancial igualdade entre homem e mulher. Mas na humanidade habita também o mistério do pecado e ele manifesta-se pela primeira vez na história precisamente nesta relação entre Adão e Eva. Ao contrário de outros autores medievais, que viam a causa da queda na debilidade de Eva, Hildegarda vê-a sobretudo na excessiva paixão de Adão em relação a ela…” (Papa Bento XVI):http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/apost_letters/documents/hf_ben-xvi_apl_20121007_ildegarda-bingen.html

================

18 DE SETEMBRO: SÃO JOSÉ DE CUPERTINO

“… Claramente, o que Deus quer acima de tudo é a nossa vontade que recebemos como um dom gratuito de Deus na criação e possuímos como se fosse nossa. Quando um homem se treina para atos de virtude, é com a ajuda da graça de Deus de quem vêm todas as coisas boas, que ele faz isso. A vontade é o que o homem tem como sua única posse…” 

================

* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE

“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade

Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdadeque o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversãoO verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html

================

* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA

Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono. 

Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes. 

Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas. 

Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade. 

Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga. 

Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia. 

Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor. 

Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor. 

Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio! 

Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração. 

Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor. 

Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais. 

Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade. 

(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)

================

* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO

“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER. 

– São Vicente de Paulo

Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio– São Vicente de Paulo – Peço ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo: dê-me o remédio, Senhor, mesmo sabendo do “quase”. Obrigado! Bendito seja o Senhor Deus Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!

O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ​​ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo

================

SÃO LOURENÇO RUIZ DE MANILA: 28 DE SETEMBRO

“… Sou cristão, e morrerei por Deus, e por ele darei muitos milhares de vidas se as tivesse. E então, faça comigo o que quiser…”

================

* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO

“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma. 

No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver. 

Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes

Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}

{https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}

================

* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS

“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade

…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos… 

… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…

… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…– Santa Teresa de Lisieux

================

* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA

“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)

================

03 DE OUTUBRO: PROTOMÁRTIRES DO BRASIL

SANTO ANDRÉ DE SOVERAL, SANTO AMBRÓSIO FRANCISCO, SÃO MATEUS MOREIRA E OUTROS

Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento!” (SÃO MATEUS MOREIRA) Ele é chamado de “Mártir da Eucaristia” e desde 2005 é o santo padroeiro dos dispensadores de comunhão extraordinária (Ministros da Eucaristia).

http://www.katolsk.no/biografier/historisk/aferro

================

* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS

“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis

================-

* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA

“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”

{https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20000430_faustina.html }

================

08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA

1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.

2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas

3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:

================

*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN

“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:

Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
O Sonho de Gerôncio )…:
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html

==============

10 DE OUTUBRO: SÃO TOMÁS DE VILANOVA

: “Se há pessoas que se recusam a trabalhar, isso é para as autoridades lidarem. Meu dever é ajudar e aliviar aqueles que vêm à minha porta

================

* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII

“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)

================

13 de outubro: SÃO TEÓFILO DE ANTIOQUIA

“Mas se você me disser – escreveu Teófilo de Antioquia: – Mostre-me seu Deus, eu lhe direi: Mostre-me seu homem, e eu lhe mostrarei meu Deus

…Deus se mostra àqueles que podem vê-lo, quando eles abrem os olhos da alma.

================

* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA

“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”

================

* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:

  • Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  • Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
  • Eu os consolarei em todos os seus problemas.
  • Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
  • Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  • Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
  • Almas mornas se tornarão fervorosas.
  • Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
  • Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
  • Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
  • Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
  • O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.

================

16 DE OUTUBRO: SÃO GERALDO MAJELLA

“… Seu último testamento consistia no seguinte pequeno bilhete na porta de sua cela : “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e enquanto Deus quiser” …” (São Geraldo Majella)

================

* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm

================

* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara). 

================

* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ

“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…

… A alma é uma semente que Deus semeia no campo da Igreja; para produzir frutos, deve morrer sob os golpes de dores, tristezas, contradições e perseguições…” – São Paulo da Cruz

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO

Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II

Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)

“…O SEU SACERDÓCIO PARTICULAR A PARTIR DE TRÊS PALAVRAS DO SENHOR…

Em primeiro lugar, esta: “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça” (Jo 15, 16).

A segunda palavra é: “O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10, 11).

E finalmente: “Assim como o Pai me tem amor, assim eu vos amo a vós. Permanecei no amor” (Jo 15, 9).

Vemos nestas três frases toda a alma do nosso Santo Padre.  (Cardeal Joseph Ratzinger)

https://www.vatican.va/gpII/documents/homily-card-ratzinger_20050408_po.html

================

23 de outubro: SÃO JOÃO DE CAPISTRANO

“… Imagine ter nascido no século XIV. Um terço da população e quase 40 por cento do clero foram dizimados pela peste bubônica.

 O Cisma Ocidental dividiu a Igreja com dois ou três pretendentes à Santa Sé ao mesmo tempo.

Inglaterra e França estavam em guerra. As cidades-estados da Itália estavam constantemente em conflito…”

Constantinopla havia caído em 1453…

Aí viveu São João de Capistrano (1386-1456)

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober23.html#1456_St._John_of_Capistrano_Initiative_Organization_Activity OU Saint of the Day October 23 (lngplants.com)

================

            24 DE OUTUBRO: SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET

Quando vejo a necessidade de ensino divino e como as pessoas estão famintas para ouvi-lo, fico com vontade de sair correndo pelo mundo, pregando a Palavra de Deus. Não tenho descanso. Minha alma não encontra outro alívio senão para correr e pregar. “…: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober24.html#1870_St._Anthony_Mary_Claret_archbishop

================

25 de outubro: SANTO ANTÔNIO DE SANT’ANA GALVÃO

“… Antônio “cumpriu sua missão religiosa”. consagração, dedicando-se com amor e devoção aos aflitos, aos sofredores e aos escravos de sua época no Brasil. A sua fé autenticamente franciscana, vivida evangélica e apostolicamente no serviço ao próximo, continuou o Papa, será um estímulo para imitar este ‘homem de paz e caridade’…” (São João Paulo II): https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayOctober25.html#

================

          27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO

“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTOABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

03 de novembro: SÃO MARTINHO DE PORRES

“… Martinho, com o exemplo da sua vida, mostra-nos que é possível alcançar a salvação e a santidade através do caminho que Cristo ensina: se acima de tudo amarmos a Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento; e, em segundo lugar, se amamos o próximo como a nós mesmos (Cf. Mt 22, 36-38) …” (São João XXII, na homilia de canonização de São Martinho de Porres em 06 de maio de 1962)

https://www.vatican.va/content/john-xxiii/es/homilies/1962/documents/hf_j-xxiii_hom_19620506_martino-porres.html

================

10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO

“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno

================

11 de novembro: SÃO MARTINHO DE TOURS

“… Senhor, se o seu povo ainda precisa de mim, estou pronto para a tarefa; sua vontade seja feita…”

================

14 DE NOVEMBRO: SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ – que ele repetia muitas vezes: “A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma por caridade, e os apetites irregulares pela abstinência e penitência”.

================

15 de novembro: SANTO ALBERTO MAGNO

“…É pelo caminho do amor, que é a caridade, que Deus se aproxima do homem e o homem de Deus. Mas onde não há caridade, Deus não pode habitar. Se, então, possuímos caridade, possuímos Deus, pois “Deus é Caridade.”…”

 (1 João 4:8) – Santo Alberto Magno

================

16 DE NOVEMBRO: SANTA GERTRUDES

“Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Ó Sagrado Coração de Jesus, fonte da vida eterna, o Teu Coração é uma fornalha ardente de Amor. Tu és meu refúgio e meu santuário. Ó meu adorável e amoroso Salvador, consome meu coração com o fogo ardente com que o teu está inflamado. Derrama sobre minha alma as graças que brotam do Teu amor. Que meu coração se una ao Teu. Que a minha vontade seja conforme a Tua em todas as coisas. Que Tua Vontade seja a regra de todos os meus desejos e ações…” – Santa Gertrudes

================

23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ

“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”

================

O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER

“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”

            “… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”. 

================

04 DE DEZEMBRO: SÃO JOÃO DAMASCENO

” … Hoje gostaria de falar de João Damasceno, uma personalidade de primária importância na história da teologia bizantina, um grande doutor na história da Igreja universal. Ele é sobretudo uma testemunha ocular da passagem da cultura cristã grega e síria, compartilhada pela parte oriental do império bizantino, à cultura do islão…

… Deus quer descansar em nós, deseja renovar a natureza também através da nossa conversão, quer fazer-nos participar da sua divindade

… (Papa Bento XVI)”: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20090506.html

================

05 DE DEZEMBRO: SÃO SABAS

Sacrificar-te-ei por minha própria vontade e louvarei o teu nome.”

“… Se você deseja ser um verdadeiro filho de Deus, siga a Cristo e Seus santos. Antes de todas as coisas, pratique as boas obras que são ordenadas, e então também aquelas que não são ordenadas, mas que são agradáveis ao seu Deus. Você diariamente tem oportunidades de fazer isso; fazer uso disso…” {https://catholicsaints.info/weningers-lives-of-the-saints-saint-sabas-abbot-and-confessor/}4

================

07 DE DEZEMBRO: SANTO AMBRÓSIO

Ninguém se cura ferindo o outro– Santo Ambrósio

            Nossas próprias más inclinações são muito mais perigosas do que quaisquer inimigos externos– Santo Ambrósio

================

* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ

“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”

================

* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO

“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”

================

* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…” 

================

23 DE DEZEMBRO: SÃO JOÃO CÂNCIO

Lute contra todo erro, mas faça-o com bom humor, paciência, bondade e amor. A aspereza prejudicará sua própria alma e estragará a melhor causa– São João de Kanty

================

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ.

A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, a doença, o erro e o vício que aflige o mundo.

Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, contra as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.

São José, rogai por nós!

(Oração a São José do Papa Leão XIII: https://soutodoteumaria.com.br/6-oracoes-a-sao-jose-muito-especiais-para-este-ano-de-sao-jose/

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai

também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,

ROGUEM POR NÓS!   

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

================

  • APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
    • POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
    • POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
    • ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
    • UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
    • QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …

DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!

OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

                                                         ================                                  

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado“!

“GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO O MOMENTO, AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!”

JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”

ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!

================

08.03.2024 – CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,

PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO

            MEU JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é MEU DEUS, minha força, MEU TUDO! Entrego-me ao Senhor e CONSAGRO-LHE A MINHA VIDA E A MINHA MORTE levando a minha cruz todos os dias da vida e querendo amar (Jo 15,14.17), afastar-me do mal, evitar o pecado; fazer o bem; praticar a virtude, buscar a paz e entrar pela porta estreita (Mt 7,13-14). Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Dê-me um coração firme e LIVRE-ME DE PENSAMENTOS MAUS E VÃOS, DESORDENADOS E ESTRANHOS (At 8,22) e me perdoe, Senhor! Me ajude na minha pouca fé (Mc 9,24) e decisão; purifique meu coração, ilumine minha inteligência e entendimento, inflame minha vontade e dê-me forças para segui-lo e ser discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Eu confio no Senhor! DECIDO-ME A SEGUI-LO! QUERO E COLOCO O SENHOR COMO CENTRO DA MINHA VIDA. Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. Ajude-me a DESEJAR, QUERER E AGIR para consagrar SEMPRE ao Senhor minha vida e minha morte, me levantar e não pecar mais ou viver em pecado, SER HOMEM FORTE E CORAJOSO (Js1, 6.7.9 – 1Rs2,2). Incluo em tudo também a minha família e todos os ligados a nós! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!

Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero guardar, cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Mas peço, Senhor JESUS. MISERICÓRDIA! PEÇO, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: DÊ-ME a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, firmeza e fortaleza, o sustento numa INTENSA VIDA de oração, penitência, mortificação, doação de mim e vida sacramental; dê-me a virtude, o amor pelo Senhor, O QUE EU PRECISO! Livre-me do ressentimento, da ira ou cólera, do mau-humor e da tristeza. Atraia-me para o Senhor e AJUDE-ME a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) SEGUNDO O ESPÍRITO, EVITAR, RESISTIR, AFASTAR E CORTAR o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); a viver SEM reclamar, estressar, falar alto, alterar, ciúme; a aceitar-me e aceitar tudo o que me acontece, pacientemente,  aceitar ajudar, a renunciar ao pecado com todas as minhas forças, a silenciar, a oferecer-me. Livre-me da hipocrisia, da indecisão, da insegurança e não me (nos) deixes (deixeis) cair nas tentações! Ajude também a família! Ajude-me a cumprir as promessas do Batismo, que RENOVO:

EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA  FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, a satanás, às suas pompas, suas obras e seus gozos; renuncio ao pecado, às paixões, à pornografia, à carne, ao desânimo, a tudo o que possa desunir, à impaciência, ao mundo, às más inclinações, à ira ou cólera, ao ciúme, ao desejo de ser retribuído, aos vícios, ao mal. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! Decido-me a seguir o Senhor no caminho da santidade, para sempre, com a graça de Deus, sendo misericordioso! AJUDE-ME A SER DECIDIDO E SANTO! OBRIGADO, JESUS!

DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS E DECISÕES PRINCIPALMENTE NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DE FAZÊ-LO e, caindo, levantar-me sempre! ENTREGO-ME E OFEREÇO AO SENHOR MEU CORAÇÃO, MINHA VONTADE, INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E TUDO O QUE SOU! Ponho tudo na mão do SENHOR, MEU PAI, pelo Senhor JESUS, no ESPÍRITO SANTO! AMPARE-ME, MEU SENHOR E MEU DEUS! ME ABRACE E PERMITA QUE EU FIQUE NO SEU COLO, SEGUINDO JESUS E ALEGRANDO O DIVINO ESPÍRITO SANTO, SENDO SANTO, COM A BÊNÇÃO DA MÃE MARIA! MUITO OBRIGADO, MEU PAI! OBRIGADO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

            MINHA MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a renunciar ao pecado, controlar-me, recompor-me, mortificar-me, educar e subordinar as paixões, abominar as más inclinações, converter-me, a buscar a união, a ser santo!

            Mãe, me ensine e AJUDE A SER DISCÍPULO, IMITADOR E SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, SENDO DE JESUS E FAZENDO O QUE ELE MANDAR, OBEDECENDO-LHE. Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a paciência, A FIRMEZA e a fortaleza, a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Governe-me, mãe. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL. MÃE, ME AJUDE! OBRIGADO MINHA MÃE!

            MINHA MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.

ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!

            MUITO OBRIGADO À SENHORA, MINHA MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!

SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!

ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS E A FAZER O QUE ELE MANDAR!

TENHA PACIÊNCIA CONOSCO, MÃE! OBRIGADO!

VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! FAÇA-NOS SEUS FILHOS, MÃE! OBRIGADO MÃE!

“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propiciamente, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20/08 – 1090-1153]

«Ó gloriosa Senhora, faz com que por ti mereçamos chegar até Jesus, teu Filho, que por teu intermédio se dignou descer até nós» (Santo Anselmo, 21/04)

“Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos,
NÓS VOS ESCOLHEMOS COMO
NOSSA SENHORA, NOSSA PROTETORA, NOSSA MÃE E PROTETORA DESTA CASA E DA CASA DOS LIGADOS A NÓS.
Dignai-vos mostrar aqui e em todos os lugares Vosso auxílio poderoso.
Preservai-nos de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis.
Abençoai, protegei, defendei, guardai-nos todos como vossos filhos!
SOBRETUDO CONCEDEI-NOS A GRAÇA MAIS IMPORTANTE:
A DE VIVERMOS SEMPRE NA AMIZADE DE DEUS, EVITANDO O PECADO.
Dai-nos a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz.
Maria, Auxiliadora dos Cristãos, rogai por todos nós que nos consagramos
e recorremos a vós! Amém! OBRIGADO, MÃE!” (Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, protetora do lar, adaptada): https://noticias.cancaonova.com/brasil/comheca-a-historia-de-devocao-a-nossa-senhora-auxiliadora/ 

MEU SÃO JOSÉ, ROGUE POR NÓS! MUITO OBRIGADO, SÃO JOSÉ!

            SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! ABRA O MEU (NOSSO) CORAÇÃO PARA OUVIR SEMPRE A VOZ DO SENHOR, SEGUI-LO, SEMPRE O ALEGRAR E NUNCA O DESGOSTAR!

            QUE SEMPRE TENHAMOS O CORAÇÃO ABERTO PARA O SENHOR, PAI AMADO!

            Ajude-nos a trilhar as vias purgativa, iluminativa e chegar à unitiva com o Senhor!

OBRIGADO PELA PACIÊNCIA COMIGO E CONOSCO, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO! DÊ-NOS A GRAÇA DE SERMOS PACIENTES TAMBÉM!

            AJUDE-NOS A NOS PREPARARMOS PARA O ENCONTRO COM O SENHOR QUANDO CHEGAR A NOSSA HORA! MOSTRE -NOS O QUE E COMO FAZER, PAI!

            E MAIS: INTERFIRA NO MEU (NOSSO) CORAÇÃO, INTELIGÊNCIA, VONTADE, AFETIVIDADE E TODO O NOSSO SER PARA FAZÊ-LO! O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

            OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!

            EU, COM A VOSSA GRAÇA, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO, ME OFEREÇO EM SACRIFÍCIO VIVO CONSAGRANDO-LHE MINHA VIDA E MINHA MORTE! (Rm 12,1-2)

            SENHOR, ME MOSTRE A PORTA ESTREITA PELA QUAL DECIDO-ME A PASSAR COM A SUA GRAÇA! (Mt 7,13-14 e Lc13,24). INTERFIRA EM MEU SER PARA EU DESEJAR, QUERER E AGIR DO JEITO QUE O SENHOR MOSTRAR E ENTRAR PELA PORTA ESTREITA! PEÇO AO SENHOR POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! OBRIGADO, SENHOR!

            GRAÇAS E LOUVORES SEJAM DADAS A TODO MOMENTO AO SANTÍSSIMO E DIVINÍSSIMO SACRAMENTO!

            PAI, CONCEDA-ME/NOS A GRAÇA DE ABRAÇÁ-LO, FICAR NO SEU COLO, AGRADANDO O ESPÍRITO SANTO E SEGUINDO JESUS COM A BÊNÇÃO DA MÃE! OBRIGADO!

            PAI, TUDO ESTÁ NA MÃO DO SENHOR! TUDO O QUE ACONTECE É PORQUE O SENHOR PERMITE. SÓ O SENHOR É SENHOR! TUDO DEPENDE DA TERNURA DO AMOR DO SENHOR!

ENTREGO-LHE O QUE É MEU! POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO! OBRIGADO, PAI!

            BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM! ASSIM SEJA!

PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…

Virgem Formosa, oh Mãe Querida

Tu és minha vida, vela por mim

e quando um dia deixar a terra

leva-me, Mãe, junto de ti,

leva-me Mãe, leva-me ao céu,

ficar não posso longe de Ti…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim os teus olhares

se me amparares me salvarei

Mesmo que as ondas, subam aos céus

e que furioso brame o mar

se tu diriges minha barquinha

não tenho medo, de naufragar

Mas se na luta, a nau vacila

e se enlanguesce minha ardente fé…

Mãe, não me abandones

se me deixares me perderei

Volve a mim teus olhares

se me amparares me salvarei!

DE HOJE EM DIANTE (01.02.2024), ACEITAR-ME E ASSUMIR-ME. CONCEDA-ME ESTA GRAÇA, PAI, POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM! PEÇA POR MIM, MÃE! OBRIGADO, PAI E MÃE!

DE AGORA (29.02.2024) EM DIANTE: NOVA VIDA, COM A BÊNÇÃO DA MÃE MARIA. PEÇO-LHE, PAI, POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril; também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)

SUSTENTAR-ME numa INTENSA VIDA DE ORAÇÃO, PENITÊNCIA, MORTIFICAÇÃO, DOAÇÃO DE MIM E VIDA SACRAMENTAL

================

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.