Santas e Santos de 20 de agosto

Me­mória de São Pio X (também na Folhinha do Coração de Jesus), lembrado também em 20 de agosto, papa, que, de­pois de exercer o mi­nis­tério pa­ro­quial, foi bispo de Mântua e Pa­tri­arca de Ve­neza; fi­nal­mente eleito Ro­mano Pon­tí­fice, tomou como lema do seu go­verno “ins­taurar todas as coisas em Cristo”, que pôs em prá­tica com grande sim­pli­ci­dade de alma, po­breza e for­ta­leza, in­ci­tando os fiéis a in­ten­si­ficar a vida cristã com a par­ti­ci­pação na Eu­ca­ristia, a dig­ni­dade da sa­grada Li­turgia e a in­te­gri­dade da doutrina. († 1914). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de São Pio X, papa, que adormeceu no Senhor em 1914. Durante os onze anos de seu pontificado, defendeu vigorosamente a fé e a liberdade da Igreja, preparou a codificação do Direito Canônico, favoreceu a renovação litúrgica pelo retorno à comunhão frequente e pela restauração do canto gregoriano. Fundou o Instituto Bíblico e criou o órgão oficial de promulgação dos Atos da Sé Apostólica. (R). Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Papa_Pio_X  

– ver também:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Pio_X

– Ver também: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santo-pio-x/246/102/

– Ver: http://www.vatican.va/content/pius-x/pt.html

– Ver ainda: “É conhecido como o “Papa da Eucaristia”. Bento XVI recordou que São Pio X, no motu proprio Tra le sollecitudini, afirma que o “verdadeiro espírito cristão tem a sua fonte primária e indispensável na participação concreta nos mistérios sacrossantos e na oração pública e solene da Igreja”: https://www.acidigital.com/noticias/8-dados-curiosos-sobre-a-vida-do-papa-sao-pio-x-16119

– Ver também “Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre”: http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/sao-pio-x

– Ver: Catecismo de São Pio X: https://www.diocese-braga.pt/catequese/sim/biblioteca/publicacoes_online/56/Catecismo_Sao_Pio_X.pdf

2.   Na Trácia, na ac­tual Tur­quia, os santos Aga­tó­nico, Zó­tico e outros, már­tires, que, se­gundo a tra­dição, so­freram o mar­tírio em Si­lím­bria e nou­tros lu­gares da região. († s. III)

3.   Em Roma, no Campo Ve­rano, Santa Ci­ríaca (também na Folhinha do Coração de Jesus), que deu o seu nome ao ce­mi­tério na Via Ti­bur­tina, que ela tinha doado à Igreja. († s. III-IV)

4.   Em Útica, na África Pro­con­sular, na ac­tual Tu­nísia, São Qua­drato, bispo e mártir, que, jun­ta­mente com todo o seu povo, clé­rigos e leigos, deu tes­te­munho de Cristo e, como bom pastor, se­guiu no mar­tírio, quatro dias de­pois, o re­banho que tinha apascentado. († s. III-IV)

5.   Em Ve­rona, ac­tu­al­mente no Vé­neto, re­gião da Itália, Santo Eu­prépio, que é con­si­de­rado o pri­meiro bispo desta cidade. († s. III-IV). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, primeiro bispo de Verona, que semeou a palavra do Evangelho em seu território. (M). Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eupr%C3%A9pio_de_Verona

6.   Em For­din­giano, na Sar­denha, re­gião da Itália, São Lus­sório, mártir. († s. IV)

7.   Co­me­mo­ração dos santos már­tires Bassa e seus três fi­lhos Teógnio, Agápio e Pístio, que se narra terem so­frido o mar­tírio: Bassa, na ilha Ha­lona, os ou­tros em Edessa, na Hé­lade, lu­gares da ac­tual Grécia. († s. IV)

8.   Em Gé­vaudan, ter­ri­tório dos Gá­balos, povo an­tigo da Gália me­ri­di­onal, na ac­tual França, São Pri­vato, bispo e mártir, que, du­rante a in­vasão dos Vân­dalos, cap­tu­rado na cripta onde se re­ti­rava em je­juns e ora­ções, foi fla­ge­lado até à morte por se ter re­cu­sado a atrai­çoar o seu re­banho sa­cri­fi­cando aos ídolos. († c. 407)

9.   Em Cler­mont-Fer­rand, na Aqui­tânia, também na ac­tual França, São Si­dónio Apolinar, que era pre­feito da ci­dade de Roma, quando foi or­de­nado bispo de Cler­mont; do­tado de grande cul­tura, tanto nas ci­ên­cias hu­manas como nas ci­ên­cias sa­gradas, e ani­mado de sin­gular for­ta­leza cristã, opôs-se co­ra­jo­sa­mente à fe­ro­ci­dade dos bár­baros como ver­da­deiro pai uni­versal e mestre insigne. († c. 479). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no final do séc. V, São Sidônio Apolinário.  Nascido em Lião de ilustre família, tornou-se após seu casamento o poeta oficial da corte de Roma, e depois prefeito da cidade imperial. Entrando no clero foi logo nomeado bispo de Arvernes. Suas cartas e seus poemas fazem dele um dos melhores escritores do seu tempo. (M). Ver páginas 165-180: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf 

– Ver também: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sid%C3%B4nio_Apolin%C3%A1rio

10*.   Em Al­zira, na pro­víncia de Va­lência, na Es­panha, a co­me­mo­ração dos santos már­tires Ber­nardo, an­te­ri­or­mente cha­mado ‘Ahmed, monge da Ordem Cis­ter­ci­ense, e suas irmãs Maria (Zaida) e Graça (Zo­raida), que ele tinha con­du­zido da re­li­gião ma­o­me­tana à fé cristã. († c. 1180). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de Valência, na Espanha, o martírio dos Santos Ahmed e Graça, irmãos. Árabes de nascença, converteram-se a Cristo e a Ele se consagraram na Ordem Cisterciense, até à morte sangrenta. (M). Ver “Em Alzira, perto de Valença, São Bernardo, cisterciense, e duas irmãs, Maria e Graça, mártires. Segundo a lenda, São Bernardo, de Alzira foi um espanhol martirizado em 1180. Chamava-se Ahmed e era filho dum emir. Educado em Valença, o príncipe enviou-o, para negociações, à Catalunha. De volta, passando pelo mosteiro de Pobleto, conquistado para Deus, fez-se monge. Convertendo as irmãs, Zoraida e Zaide, Maria e Graça, respectivamente, todos foram levados a apostatar. Firmes na fé, pereceram: Bernardo, fixo a uma árvore por um longo cravo que lhe atravessou o crânio, da testa à nuca, e as irmãs pela espada. Os milagres valeram-lhes um ofício.” às páginas 141-142: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

11.   Em Hung Yên, ci­dade do Ton­quim, no ac­tual Vi­etnam, São José Dang Dinh (Niên) Viên, pres­bí­tero e mártir no tempo do im­pe­rador Minh Mang. († 1838)

12*.   Em An­ta­na­na­rivo, na ilha de Ma­da­gáscar, a Beata Vi­tória Rasoamarivo, que, de­pois de viver em ma­tri­mónio com um homem vi­o­lento e tendo fi­cado viúva, quando os mis­si­o­ná­rios foram ex­pulsos da ilha, ajudou com grande so­li­ci­tude os cris­tãos e de­fendeu-os pe­rante os ma­gis­trados públicos. († 1894)

13*.   Em Al­beric, lo­ca­li­dade da pro­víncia de Va­lência, na Es­panha, o Beato Sal­vador Es­trugo Solves, pres­bí­tero e mártir, que, du­rante a per­se­guição, su­portou por amor de Cristo todas as ad­ver­si­dades até al­cançar a palma do martírio. († 1936)

14*.   Em El Morrot, lo­ca­li­dade pró­xima de Bar­ce­lona, também na Es­panha, o Beato Rai­mundo Peiró Victori, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores e mártir, que, na mesma per­se­guição, aco­lhendo fi­el­mente as pa­la­vras de Cristo, passou da morte à vida gloriosa. († 1936)

15*.   Perto de Mu­nique, ci­dade da Ba­viera, na Ale­manha, o Beato Bruno Zembol, mártir, que, de­por­tado da Po­lónia, sua pá­tria, do­mi­nada por um re­gime ini­migo de Deus, por causa da sua fé foi re­cluído no campo de con­cen­tração de Da­chau, onde so­freu cruéis tor­mentos e morreu gloriosamente. († 1942)

16♦.   Em Nowi Zmi­grod, na Po­lónia, o Beato La­dislau Findysz, pres­bí­tero di­o­ce­sano de Pr­zemysl e mártir, que foi as­sas­si­nado por um ne­fando re­gime hostil à Igreja e à dig­ni­dade humana. († 1964)

17. SANTA JOANA FRANCISCA DE CHANTAL: LEMBRADA DIAS 12/08; 21/08; 10/12/; 13/12

No DIRETÓRIO DA LITURGIA DA CNBB de 2020, DIA 10 DE DEZEMBRO, Br. Sta. Joana Francisca de Chantal, Rlg. M.Fac.

Santa Joana Fran­cisca Fré­miot de Chantal (também na Folhinha do Coração de Jesus), re­li­giosa. Do seu ma­tri­mónio cristão teve seis fi­lhos, que educou na pi­e­dade; de­pois da morte do es­poso, sob a di­recção de São Fran­cisco de Sales, per­correu ve­loz­mente o ca­minho da per­feição e de­dicou-se às obras de ca­ri­dade, es­pe­ci­al­mente para com os po­bres e os en­fermos. Fundou a Ordem da Vi­si­tação de Santa Maria, que também di­rigiu sa­bi­a­mente. Morreu em Mou­lins, nas mar­gens do rio Al­lier, pró­ximo de Ne­vers, na França, no dia 13 de Dezembro. († 1641). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, de 10 de dezembro, em Moulins, na região de Bourbonnais, Santa Joana Francisca de Chantal. Viúva após oito anos de um feliz casamento, dedicou-se primeiro à educação de seus quatro filhos, e depois, sob a orientação de seu diretor espiritual, São Francisco de Sales, que a introduziu na “vida devota”, fundou a Ordem da Visitação de Santa Maria, em Annecy. (M).

–  Sobre Santa Joana Francisca de Chantal: no mos­teiro da Vi­si­tação de Mou­lins, na França, o dia natal de Santa Joana Fran­cisca Fré­miot de Chantal, cuja me­mória se ce­lebra no dia doze de Agosto.

Ver VIDAS DOS SANTOS no dia 21 de agosto, págs. 117-135: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

– O Liturgia das Horas lembra Santa Joana Francisca de Chantal no dia 10 de dezembro.

A memória da liturgia das horas, no ofício das leituras, segunda leitura, lembra Santa Joana Francisca. Ela explica o que é o MARTÍRIO DE AMOR que poucos conhecem e menos pessoas vivem.

Das Memórias de Santa Joana Francisca, escritas por uma religiosa, sua secretária:

 (Françoise-Madeleine de Chaugy, Mémoires sur la vie et les vertus de Sainte J.-F. de Chantal, III, 3: 3ª ed., Paris 1853, p. 306-307) (Séc.XVII)

O amor é forte como a morte  

Certo dia, Santa Joana disse estas fervorosas palavras, logo fielmente recolhidas: 

“Filhas diletíssimas, muitos dos nossos santos Padres e colunas da Igreja não sofreram o martírio; sabeis dizer-me por que razão?” Após a resposta de cada uma, disse a santa Madre: “Quanto a mim, creio que isto aconteceu assim, por haver outro martírio que se chama martírio de amor, em que Deus, conservando em vida seus servos e servas a fim de trabalharem para sua glória, os faz ao mesmo tempo mártires e confessores. Sei que, por disposição divina – acrescentou – as filhas da Visitação são chamadas a este martírio com o mesmo ardor que levou a afrontá-lo aquelas servas mais afortunadas. 

À pergunta de uma irmã sobre o modo como poderá se realizar este martírio, respondeu: “Abri-vos inteiramente à vontade de Deus e tereis a prova. O amor divino mergulha sua espada até o mais íntimo e secreto de nossas almas, e separa-nos de nós mesmas. Conheci uma alma a quem o amor separou de tudo quanto lhe agradava, como se o golpe dado pela espada de um tirano lhe tivesse separado o espírito do corpo”. 

Percebemos que falara de si mesma. Tendo outra irmã indagado quanto tempo duraria esse martírio, explicou: “Desde o momento em que nos entregamos a Deus sem reservas, até o fim da vida. No entanto, isto só diz respeito às pessoas magnânimas, que, renunciando completamente a si mesmas, são fiéis ao amor; os fracos e inconstantes no amor, nosso Senhor não os leva pelos caminhos do martírio, mas deixa-os viver a passos lentos, para que não se afastem dele; pois nunca força a livre vontade”. 

Quando, por fim, lhe foi perguntado se este martírio de amor poderia ser igualado ao martírio do corpo, respondeu: “Não nos preocupemos com a questão da igualdade, muito embora eu julgue que um não ceda ao outro, porque o amor é forte como a morte (Ct 8,6). E ainda porque os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade”.

18. Santa Humbelina (também na Folhinha do Coração de Jesus). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Borgonha, no ano da graça de 1136, a Bem-Aventurada Umbelina, irmã de São Bernardo. Após alguns anos de vida frívola, seguiu o exemplo do irmão e abraçou a vida monástica. (X). Ver páginas 139-140: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

19. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. III, o martírio de São Privato, bispo, fundador da Diocese de Mérida, na Espanha. Várias localidades ainda têm seu nome (M)

20. Outros santos do dia 21 de agosto: págs. 117-143, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre o dia 21 de agosto, ver ainda: https://pt.wikipedia.org/wiki/21_de_agosto

1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004

ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 656-658:  Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Maria, protegei-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!

Amém!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.

CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

MUITO OBRIGADO!

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.