Santas e Santos de 05 de setembro

1.   Em Porto Ro­mano, perto do ac­tual Fiu­mi­cino, na Itália, os santos Aconto, Nono, Her­cu­lano e Tau­rino, mártires. († data inc.)

2.   Em Cápua, na Cam­pânia, re­gião da Itália, São Quinto, mártir. († data inc.)

3.   Em Ni­co­média, na Bi­tínia, hoje Izmit, na Tur­quia, os santos már­tires Ur­bano, Te­o­doro, Me­ne­demo e com­pa­nheiros, clé­rigos e leigos, que, por ordem do im­pe­rador Va­lente, foram me­tidos num barco e nele quei­mados em ódio à fé católica. († 370)

4.   No ter­ri­tório de The­rou­anne, na Flan­dres, ac­tu­al­mente na França, São Ber­tino, abade de Sithieu, que foi se­pul­tado no mos­teiro por ele mesmo fun­dado jun­ta­mente com São Mu­mo­lino e que ficou de­sig­nado com o seu nome. († c. 698). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no fim do séc. VIII, São Bertino, monte de Luxeuil, primeiro abade de Sithiu, mosteiro do Artois, que mais tarde tomou seu nome, e em torno do qual se formou a cidade de Saint-Omer. (M)

5*.   Em Tor­tona, na Li­gúria, hoje no Pi­e­monte, re­gião da Itália, Santo Al­berto, que é con­si­de­rado o fun­dador e pri­meiro abade do mos­teiro de Bú­trio, perto de Pavia. († c. 1073)

6*.   Na Dal­mácia, na ho­di­erna Croácia, o Beato João o Bom de Siponto, abade, que edi­ficou o mos­teiro de São Mi­guel no li­toral da Dal­mácia, frente ao monte Gargano. († s. XII)

7*.   Em Ripon, na In­gla­terra, o Beato Gui­lherme Browne, mártir, que, con­de­nado à morte, no rei­nado de Jaime I, por ter in­du­zido ou­tras pes­soas a aceitar a fé ca­tó­lica, foi en­for­cado e atroz­mente esquartejado. († 1605). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Inglaterra, o Bem-aventurado Guilherme Browne, martirizado em 1605, em comunhão com a Igreja Católica. (X)

8*.   Num sór­dido barco an­co­rado ao largo de Ro­che­fort, na França, o Beato Flo­rêncio Du­montet de Cardaillac, pres­bí­tero e mártir, que, con­de­nado à morte por causa do sa­cer­dócio du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, con­sumou o seu mar­tírio na en­fer­mi­dade, ví­tima da sua grande ca­ri­dade e zelo na as­sis­tência aos com­pa­nheiros de ca­ti­veiro enfermos. († 1794)

9.   Em Nihn Tai, ci­dade do Ton­quim, no ac­tual Vi­etnam, os santos már­tires Pedro Nguyen Van Tu, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, e José Huang Luong Canh, mé­dico, que foram de­go­lados em ódio ao nome de Cristo. († 1838)

10*.   Em Cal­cutá, na Índia, Santa Te­resa (Inês Go­nhxa Bo­jaxhiu), (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem, na­tural da Al­bânia, que apagou a sede de Cristo aban­do­nado na cruz as­sis­tindo com exímia ca­ri­dade os ir­mãos mais po­bres e fundou as Con­gre­ga­ções das Mis­si­o­ná­rias e dos Mis­si­o­ná­rios da Ca­ri­dade, des­ti­nadas in­tei­ra­mente ao ser­viço dos en­fermos e dos abandonados. († 1997). Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Madre_Teresa_de_Calcut%C3%A1

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Madre_Teresa_de_Calcutá

– Ver: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/madre-teresa-e-canonizada-pelo-papa-francisco.html

11. Santo Eudócio (também na Folhinha do Coração de Jesus),

12. São Justiniano (também na Folhinha do Coração de Jesus). No VIDAS DOS MÁRTIRES, São Lourenço Justiniano, primeiro patriarca de Veneza. Ver páginas 40-58: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

13. Conforme o Martirológio Romano-Monástico,  neste mesmo dia, receberam a coroa do martírio reservada às testemunhas de Cristo, Quatro cristãos do Porto. Um, de Cápua, assim como Vinte e cinco outros de Constantinopla. (M)

14. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, São Genivaldo ou Genival, primeiro bispo de Laon, que introduziu o evangelho naquela região. (M). Ver no VIDAS DOS SANTOS São Genebaldo, bispo, páginas 59-60; http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

15. Santa Isabel. Ver “sabel (do hebraico: אֱלִישֶׁבַע / אֱלִישָׁבַע “Meu Deus jurou”; hebraico padrãoElišévaʿ ~ ElišávaʿTiberianoʾĔlîšéḇaʿ ~ ʾĔlîšāḇaʿ) (em árabe: إليزابيث, Ilizabith) é uma personagem do Novo Testamento da Bíblia, mencionada no Evangelho segundo Lucas como esposa do sacerdote Zacarias e mãe de João Batista.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_(B%C3%ADblia)

16. São Zacarias. “Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, “Deus se lembrou”, em árabe: زكريا – Zakariya) foi, segundo a Bíblia, um sacerdote do Templo de Jerusalém, pai de João Batista e esposo de Isabel. É um profeta Bíblico. Entretanto, é considerado pelos muçulmanos como um dos profetas no Alcorão, onde é mencionado como o protetor de Maria, mãe de Jesus (ou Isa, como é conhecido no islamismo).”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zacarias_(sacerdote)

17. Outros santos do dia 05 de setembro: págs. 40-64, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre o dia 05 de setembro, ver ainda: https://pt.wikipedia.org/wiki/5_de_setembro

1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004

ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 699-700:  Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Maria, protegei-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!

Amém!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.

CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

MUITO OBRIGADO!

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.