Santas e Santos de 23 de outubro

São João de Capistrano (também na Folhinha do Coração de Jesus), pres­bí­tero da Ordem dos Me­nores, que de­fendeu a ob­ser­vância re­gular e de­sen­volveu o seu mi­nis­tério em quase toda a Eu­ropa, tra­ba­lhando no for­ta­le­ci­mento da fé e na re­forma dos cos­tumes ca­tó­licos; com as suas exor­ta­ções e preces sus­tentou o fervor do povo fiel e em­pe­nhou-se na de­fesa da li­ber­dade dos cris­tãos. Morreu na lo­ca­li­dade de Ujlac, junto ao rio Da­núbio, no reino da Hungria. († 1456). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Villackum, na atual Sérvia, no ano do Senhor de 14565, o nascimento no céu de São João de Capistrano. Tendo entrado para os Frades Menores depois da morte de sua jovem esposa, este primeiro magistrado de Perúgia colocou-se na escola de São Bernardino de Sena. Por suas missões através da Europa, contribuiu eficazmente para restabelecer a unidade da Igreja dividida e em fazer perseverar a Cristandade ameaçada pelo Islão. (R). Ver páginas 414-423: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf  

– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_de_Capistrano

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_de_Capistrano

– Ver 28 de março: São João de Capistrano. “No mesmo dia, São João de Capistrano, da ordem dos irmãos menores, confessor, celebrado a 23 de outubro. O dies natalis é 23 de outubro, mas Leão XIII, estendendo-lhe a festa na Igreja universal, fixou-a a 28 de março”. Ver página 351: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

2.   Perto de Cádiz, na Bé­tica, re­gião da His­pânia, os santos Ser­vando e Ger­mano, már­tires na per­se­guição do im­pe­rador Diocleciano. († s. IV in.)

3.   Na an­tiga Pérsia, os santos már­tires João, bispo, e Tiago, pres­bí­tero, que, no tempo do rei Sapor II, foram en­car­ce­rados e, um ano de­pois, mortos ao fio da es­pada, con­su­maram o seu com­bate da fé. († 344)

4.   Em An­ti­o­quia, na Síria, hoje An­takya, na Tur­quia, São Te­o­do­reto, pres­bí­tero e mártir, que, se­gundo a tra­dição, foi preso pelo im­pe­rador Ju­liano o Após­tata e, por per­sistir na con­fissão de fé em Cristo, so­freu o martírio. († c. 362). Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teodoreto_de_Antioquia

5.   Em Co­lónia, na Ger­mânia, na ac­tual Ale­manha, a co­me­mo­ração de São Se­ve­rino, bispo, digno de louvor por todas as suas virtudes. († c. 400)

6*.   Em Pavia, na Li­gúria, hoje na Lom­bardia, re­gião da Itália, a co­me­mo­ração de São Se­ve­rino Boécio, mártir, in­signe pela sua ci­ência e seus es­critos; du­rante o seu ca­ti­veiro es­creveu um tra­tado sobre a con­so­lação da fi­lo­sofia e serviu fi­el­mente a Deus até à morte, que lhe foi in­fli­gida pelo rei Teodorico. († 524). Ver página 426: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Boécio

São Boécio. Ver “Anício Mânlio Torquato Severino Boécio (em latimAnicius Manlius Torquatus Severinus BoethiusRoma, ca. 480 — Pavia524 ou 525), conhecido como Severino Boécio ou simplesmente Boécio, foi um filósofo, poeta, estadista e teólogo romano, cujas obras tiveram uma profunda influência na filosofia cristã do Medievo. Inclui-se entre os fundadores da Escolástica[1]… O Bem-aventurado Severino Boécio é, também, afamado teólogo e padre da Igreja. Venerado como mártir pela Igreja Católica RomanaLeão XIII sancionou seu culto público para a Diocese de Pavia aos 25 de dezembro de 1883Natal. É celebrado a 23 de Outubro.”:https://pt.wikipedia.org/wiki/Bo%C3%A9cio

7*.   Em Si­ra­cusa, na Si­cília, re­gião da Itália, São João, bispo, de quem o papa São Gre­gório Magno louvou os cos­tumes, a jus­tiça, a sa­be­doria, o dom do con­selho e o zelo pelos as­suntos da Igreja. († c. 609)

8.   Em Ruão, na Nêus­tria, na ac­tual França, São Romão, bispo, que abateu os sím­bolos dos pa­gãos que ainda eram ve­ne­rados na ci­dade, con­venceu os bons a pro­gredir no bem e dis­su­adiu os maus de pra­ticar o mal. († c. 644)

9.   No ter­ri­tório de Her­bauge, perto de Poi­tiers, na Aqui­tânia, hoje também na França, São Bento, presbítero. († a. s. IX)

10.   Em Cons­tan­ti­nopla, hoje Is­tambul, na Tur­quia, Santo Inácio, bispo, que, por ter re­pre­en­dido o im­pe­rador Bardas pelo re­púdio da sua le­gí­tima es­posa, foi ob­jecto de muitas in­jus­tiças e man­dado para o exílio; mas, res­ti­tuído à sua sede por in­ter­venção do papa Ni­colau I, fi­nal­mente des­cansou em paz. († 877). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Síria, no ano da graça de 877, Santo Inácio, filho do imperador Miguel II Rangabe. Tornando-se monge aos quatorze anos, foi nomeado abade e fundou três mosteiros. Promovido ao cargo de Patriarca de Antioquia, por volta dos seus cinquenta anos, trabalhou pela reunião das Igrejas do Oriente e do Ocidente. (M)

– Ver “O seu nome de nascença era Nicetas e ele era filho do imperador bizantino Miguel I e de Procópia. Seu avô por parte de mãe era o imperador Nicéforo I, o Logóteta.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/In%C3%A1cio_I_de_Constantinopla

11*.   Em Rumsey, na In­gla­terra, Santa Etel­fleda, que foi con­sa­grada a Deus desde a in­fância no mos­teiro fun­dado por seu pai Etel­voldo e, eleita aba­dessa, o go­vernou sa­bi­a­mente até ao fim dos seus dias. († s. X)

12*.   Em Cam­pu­gliano, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, Santo Alúcio, ver­da­deiro homem de paz, ge­ne­roso ben­feitor dos po­bres, re­fúgio dos pe­re­grinos e li­ber­tador dos cativos. († 1134)

13*.   Em Mântua, na Lom­bardia, também na Itália, o Beato João Bom (também na Folhinha do Coração de Jesus, João Bondoso), ere­mita, que, sendo jovem, aban­donou sua mãe e va­gueou por di­versas re­giões da Itália, exer­cendo a arte de ma­la­ba­rista e co­me­di­ante; mas, aos qua­renta anos, atin­gido por uma grave en­fer­mi­dade, pro­meteu a Deus aban­donar o mundo, para se en­tregar to­tal­mente a Cristo e à Igreja no amor e na pe­ni­tência, e fundou uma Con­gre­gação sob a Regra de Santo Agostinho. (†1249). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Mântua, na Itália, em 1249, a volta para o céu de São João, o Bom. Depois de levar uma vida frívola, converteu-se após grave doença e retirou-se para um eremitério. Sua fama de santidade atraiu-lhe tão numerosos discípulos, que ele teve de fundar diversos mosteiros. (M). Ver páginas 424-426: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

14*.   Em Milão, também na Lom­bardia, o Beato João Ân­gelo Porro, pres­bí­tero da Ordem dos Servos de Maria, que, sendo prior do con­vento, todos os dias fes­tivos es­tava à porta da igreja ou per­corria as ruas, para reunir as cri­anças e en­sinar-lhes a dou­trina cristã. († 1506)

15*.   Em York, na In­gla­terra, o Beato Tomás Thwing, pres­bí­tero e mártir, que, acu­sado fal­sa­mente de cons­pi­ração, por ordem do rei Carlos II foi en­for­cado e es­quar­te­jado, e assim al­cançou a palma do martírio. († 1680). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em York, Inglaterra,  o martírio do Bem-Aventurado-Tomás Twing, em 1680. (X)

16*.   Em Va­len­ci­ennes, na França, as be­atas Maria Clo­tilde Ân­gela de São Fran­cisco de Bórgia (Clo­tilde Jo­sefa Paillot) e cinco companheiras, vir­gens e már­tires, que, con­sa­gradas a Deus e con­de­nadas à morte du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, su­biram pi­e­do­sa­mente ao pa­tí­bulo ante a ad­mi­ração do povo. São estes os seus nomes: Maria Es­co­lás­tica Jo­sefa de São Tiago (Maria Mar­ga­rida Jo­sefa Le­roux), Maria Cór­dula Jo­sefa de São Do­mingos (Joana Luísa Barré), da Ordem das Ur­su­linas; Jo­se­fina (Ana Jo­sefa Le­roux), da Ordem das Cla­rissas; Maria Fran­cisca (Maria Li­e­vina La­croix) e Ana Maria (Maria Agos­tinha Er­raux), da Ordem de Santa Brígida. († 1794)

17.   Em Tho-Duc, ci­dade do Anam, ac­tu­al­mente no Vi­etnam, São Paulo Tong Viet Buong, mártir, que, sendo sol­dado, morreu por Cristo no tempo do im­pe­rador Minh Mang. († 1833)

18*.   Em Reims, na França, o Beato Ar­naldo (Ju­lião Ni­colau Rèche), re­li­gioso da Con­gre­gação dos Ir­mãos das Es­colas Cristãs, que, dócil em tudo ao Es­pí­rito Santo, se de­dicou in­ten­sa­mente à for­mação dos jo­vens, sempre fiel no seu exer­cício de pro­fessor e as­síduo na oração. († 1890)

19*.   Em Ciudad Real, na Es­panha, os be­atos már­tires Il­de­fonso da Cruz (Ana­tólio Garcia Nozal) e Jus­ti­niano de São Ga­briel da Se­nhora das Dores (Jus­ti­niano Cu­esta Re­dondo), pres­bí­teros Con­gre­gação da Paixão, e quatro companheiros, re­li­gi­osos da mesma Con­gre­gação, que, por Cristo e pela Igreja, foram fu­zi­lados du­rante a per­se­guição religiosa. Eu­frásio do Amor Mi­se­ri­cor­dioso (Eu­frásio de Celis Santos), Tomás do San­tís­simo Sa­cra­mento (Tomás Cu­ar­tero Gascón), José Maria de Jesus e Maria (José Maria Cu­ar­tero Gascón) e Ho­no­rino de Nossa Se­nhora das Dores (Ho­no­rino Car­ra­cedo Ramos) († 1936)

20*.   Em El Saler, lo­ca­li­dade pró­xima de Va­lência, também na Es­panha, o Beato Le­o­nardo Oli­vera Buera, pres­bí­tero e mártir, que, du­rante a mesma per­se­guição re­li­giosa, imi­tando a paixão de Cristo, me­receu al­cançar o prémio eterno. († 1936)

21*.   Em Be­ni­ma­clet, também na pro­víncia de Va­lência, na Es­panha, os be­atos Am­brósio Leão (Pedro Lo­rente Vi­cente), Flo­rêncio Mar­tinho (Ál­varo Ibáñez Lázaro) e Ho­no­rato André (André Zor­ra­quino Her­rero), re­li­gi­osos da Con­gre­gação dos Ir­mãos das Es­colas Cristãs e már­tires, que, du­rante a mesma per­se­guição der­ra­maram o seu sangue por Cristo. († 1936)

22. São Vero, bispo de Salerno (também na Folhinha do Coração de Jesus). Ver página 428: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

23. Outros santos do dia 23 de outubro: págs. 414-428, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XVII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas FaleCURIvirgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 23 de outubro, ver ainda: https://pt.wikipedia.org/wiki/23_de_outubro

1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 825-828:

Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Maria, protegei-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!

Amém!

PAI AMADO DAI-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR! DAI-NOS A VOSSA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!  NÓS CONFIAMOS EM VÓS! AMÉM!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.

CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

MUITO OBRIGADO!

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.