1. Em Siracusa, na Sicília, região da Itália, São Marciano, que é considerado o primeiro bispo desta cidade. († s. II)
2. Comemoração de São Serapião, bispo de Antioquia, célebre pela sua erudição e doutrina, que deixou grande fama de santidade. († c. 211). Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Serapião_de_Antioquia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Serapi%C3%A3o_de_Antioquia
3. Em Alexandria, no Egipto, Santa Eutrópia, mártir, que, por ter recusado negar a Cristo, foi cruelmente torturada até à morte. († c. s. III)
4. Em Tânger, na antiga Mauritânia, actualmente em Marrocos, a paixão de São Marcelo, centurião, que, no dia do aniversário do imperador, enquanto todos ofereciam os sacrifícios, tirou o cinturão militar, as armas e a própria patente e atirou-os para diante dos ídolos, afirmando que era cristão e não podia continuar a obedecer coerentemente ao juramento militar, mas só a Jesus Cristo; por isso sofreu o martírio, sendo imediatamente decapitado. († 298). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Tânger, na África do Norte, a paixão de São Marcelo, centurião. Foi decapitado em 298 por haver declarado, por ocasião das festas do imperador, que era cristão e não podia mais servi-lo incondicionalmente, pois servia a Jesus Cristo, o Filho de Deus Todo-Poderoso. (M). Ver páginas 80-82: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Marcelo_de_Tânger
https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_de_T%C3%A2nger
5. Em Leão, na Hispânia, os santos Cláudio, Lupércio (também na Folhinha do Coração de Jesus), e Vitório, mártires, que, na perseguição de Diocleciano, sofreram a morte pelo nome de Cristo. († c.303/304). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, neste dia, receberam o martírio ao longo dos sécs. IV e V os Santos Eutrópio, em Alexandria; Cláudio, Lupércio e Vitorino, na Espanha; Teoneto, em Vercelli. E também Duzentos Cristãos, na África. (M)
6. Em Cuma, na Campânia, região da Itália, São Máximo, mártir. († c. 303)
7. Em Cápua, também na Campânia, São Germano, bispo, que é mencionado pelo papa São Gregório Magno nos seus escritos. († c. 540). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Campânia, perto de 535, São Germano, bispo de Cápua. No dia de sua morte, São Bento viu sua alma ser transportada aos céus pelos anjos em um globo de fogo. (M). Ver páginas 83-84: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
8. Em Potenza, na Lucânia, hoje na Basilicata, região da Itália, São Gerardo (também na Folhinha do Coração de Jesus, Geraldo de Potenza), bispo. († 1122)
9*. Em Cividale del Friúli, na Venécia, hoje na Friúli-Venézia Giúlia, região da Itália, a Beata Benvinda Boiáni, virgem, das Irmãs da Penitência de São Domingos, que passou toda a sua vida entregue à oração e à austeridade. († 1292)
10*. Em Winchester, na Inglaterra, o Beato João Slade, mártir, que, por negar a competência da rainha Isabel I nas questões espirituais, foi enforcado e cruelmente esquartejado. († 1583)
11*. Em Limerick, na Irlanda, a paixão do Beato Terêncio Alberto O’Brien, bispo e mártir, da Ordem dos Pregadores, que, nomeado para a sede da Igreja de Emily, trabalhou intensamente na assistência aos afectados pela peste; mas, sob o regime de Oliver Cromwell, foi preso pelos soldados e levado ao patíbulo em ódio ao sacerdócio e à fé católica. († 1651)
12*. Em Ácri, na Calábria, região da Itália, o Beato Ângelo, presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que percorreu incansavelmente o reino de Nápoles a pregar a palavra de Deus de modo apropriado ao povo simples. († 1739). Ver páginas 85-87: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
13*. Em Angers, na França, o Beato João Miguel Langevin, presbítero e mártir, degolado por ser sacerdote, o primeiro dos cerca de cem homens e mulheres que, durante a época do terror na Revolução Francesa, permaneceram unânimes e constantes na confissão da fé em Cristo até à morte. († 1793)
14*. Em Dolinka, perto de Karaganda, no Cazaquistão, o Beato Aleixo Zaryckyj, presbítero e mártir, que, sob um regime hostil a Deus, foi deportado para um campo de concentração e no combate da fé alcançou a vida eterna. († 1963)
15. Santa Zenóbia (também na Folhinha do Coração de Jesus)
16. “Santo” Etelnodo. “Etelnodo morreu em 29 de outubro de 1038,[14] ou, possivelmente, no dia anterior ou posterior a essa data.[6] Foi enterrado na Catedral de Cantuária.[4] É considerado santo,[14] e sua festa litúrgica ocorre no dia 30 de outubro.[15] Não há nenhuma evidência contemporânea ou posterior de um culto sendo-lhe prestado em Cantuária ou em outro lugar.[16]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Etelnodo
17. Outros santos do dia 30 de outubro: págs. 80-90, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIX – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 30 de outubro, ver ainda: https://pt.wikipedia.org/wiki/30_de_outubro
1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 840-842:
Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Maria, protegei-nos!
São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!
Amém!
PAI AMADO DAI-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR! DAI-NOS A VOSSA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS EM VÓS! AMÉM!
OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.
CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
barpuri@uol.com.br
SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!
MUITO OBRIGADO!
Ver: