Santas e Santos de 30 de outubro

1.   Em Si­ra­cusa, na Si­cília, re­gião da Itália, São Mar­ciano, que é con­si­de­rado o pri­meiro bispo desta cidade. († s. II)

2.   Co­me­mo­ração de São Se­ra­pião, bispo de An­ti­o­quia, cé­lebre pela sua eru­dição e dou­trina, que deixou grande fama de santidade. († c. 211). Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Serapião_de_Antioquia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Serapi%C3%A3o_de_Antioquia

3.   Em Ale­xan­dria, no Egipto, Santa Eu­trópia, mártir, que, por ter re­cu­sado negar a Cristo, foi cru­el­mente tor­tu­rada até à morte. († c. s. III)

4.   Em Tânger, na an­tiga Mau­ri­tânia, ac­tu­al­mente em Mar­rocos, a paixão de São Mar­celo, cen­tu­rião, que, no dia do ani­ver­sário do im­pe­rador, en­quanto todos ofe­re­ciam os sa­cri­fí­cios, tirou o cin­turão mi­litar, as armas e a pró­pria pa­tente e atirou-os para di­ante dos ídolos, afir­mando que era cristão e não podia con­ti­nuar a obe­decer co­e­ren­te­mente ao ju­ra­mento mi­litar, mas só a Jesus Cristo; por isso so­freu o mar­tírio, sendo ime­di­a­ta­mente decapitado. († 298). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Tânger, na África do Norte, a paixão de São Marcelo, centurião. Foi decapitado em 298 por haver declarado, por ocasião das festas do imperador, que era cristão e não podia mais servi-lo incondicionalmente, pois servia a Jesus Cristo, o Filho de Deus Todo-Poderoso. (M). Ver páginas 80-82: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

–  Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Marcelo_de_Tânger

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_de_T%C3%A2nger

5.   Em Leão, na His­pânia, os santos Cláudio, Lu­pércio (também na Folhinha do Coração de Jesus), e Vi­tório, már­tires, que, na per­se­guição de Di­o­cle­ciano, so­freram a morte pelo nome de Cristo. († c.303/304). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, neste dia, receberam o martírio ao longo dos sécs. IV e V os Santos Eutrópio, em Alexandria; Cláudio, Lupércio e Vitorino, na Espanha; Teoneto, em Vercelli. E também Duzentos Cristãos, na África. (M)

6.   Em Cuma, na Cam­pânia, re­gião da Itália, São Má­ximo, mártir. († c. 303)

7.   Em Cápua, também na Cam­pânia, São Ger­mano, bispo, que é men­ci­o­nado pelo papa São Gre­gório Magno nos seus escritos. († c. 540). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Campânia, perto de 535, São Germano, bispo de Cápua. No dia de sua morte, São Bento viu sua alma ser transportada aos céus pelos anjos em um globo de fogo. (M). Ver páginas 83-84: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

8.   Em Po­tenza, na Lu­cânia, hoje na Ba­si­li­cata, re­gião da Itália, São Ge­rardo (também na Folhinha do Coração de Jesus, Geraldo de Potenza), bispo. († 1122)

9*.   Em Ci­vi­dale del Friúli, na Ve­nécia, hoje na Friúli-Ve­nézia Giúlia, re­gião da Itália, a Beata Ben­vinda Boiáni, virgem, das Irmãs da Pe­ni­tência de São Do­mingos, que passou toda a sua vida en­tregue à oração e à austeridade. († 1292)

10*.   Em Win­chester, na In­gla­terra, o Beato João Slade, mártir, que, por negar a com­pe­tência da rainha Isabel I nas ques­tões es­pi­ri­tuais, foi en­for­cado e cru­el­mente esquartejado. († 1583)

11*.   Em Li­me­rick, na Ir­landa, a paixão do Beato Te­rêncio Al­berto O’Brien, bispo e mártir, da Ordem dos Pre­ga­dores, que, no­meado para a sede da Igreja de Emily, tra­ba­lhou in­ten­sa­mente na as­sis­tência aos afec­tados pela peste; mas, sob o re­gime de Oliver Cromwell, foi preso pelos sol­dados e le­vado ao pa­tí­bulo em ódio ao sa­cer­dócio e à fé católica. († 1651)

12*.   Em Ácri, na Ca­lá­bria, re­gião da Itália, o Beato Ân­gelo, pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos, que per­correu in­can­sa­vel­mente o reino de Ná­poles a pregar a pa­lavra de Deus de modo apro­priado ao povo simples. († 1739). Ver páginas 85-87: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

13*.   Em An­gers, na França, o Beato João Mi­guel Lan­gevin, pres­bí­tero e mártir, de­go­lado por ser sa­cer­dote, o pri­meiro dos cerca de cem ho­mens e mu­lheres que, du­rante a época do terror na Re­vo­lução Fran­cesa, per­ma­ne­ceram unâ­nimes e cons­tantes na con­fissão da fé em Cristo até à morte. († 1793)

14*.   Em Do­linka, perto de Ka­ra­ganda, no Ca­za­quistão, o Beato Aleixo Zaryckyj, pres­bí­tero e mártir, que, sob um re­gime hostil a Deus, foi de­por­tado para um campo de con­cen­tração e no com­bate da fé al­cançou a vida eterna. († 1963)

15. Santa Zenóbia (também na Folhinha do Coração de Jesus)

16. “Santo” Etelnodo. “Etelnodo morreu em 29 de outubro de 1038,[14] ou, possivelmente, no dia anterior ou posterior a essa data.[6] Foi enterrado na Catedral de Cantuária.[4] É considerado santo,[14] e sua festa litúrgica ocorre no dia 30 de outubro.[15] Não há nenhuma evidência contemporânea ou posterior de um culto sendo-lhe prestado em Cantuária ou em outro lugar.[16]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Etelnodo

17. Outros santos do dia 30 de outubro: págs. 80-90, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf  Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIX – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 30 de outubro, ver ainda: https://pt.wikipedia.org/wiki/30_de_outubro

1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 840-842:

Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Maria, protegei-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!

Amém!

PAI AMADO DAI-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR! DAI-NOS A VOSSA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!  NÓS CONFIAMOS EM VÓS! AMÉM!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.

CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

MUITO OBRIGADO!

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.