Santas e Santos de 21 de dezembro (atualizado em 12.01.2022)

21 de dezembro: 5ª ANTÍFONA DO Ó:

Die 21 Decembris
Oriens
splendor lucis æternæ, et sol justitiæ
Veni et illumina sedentes in tenebris
et umbra mortis.

21 de dezembro
Ó Oriente
Esplendor da luz eterna e sol da justiça
Vinde e iluminai os que estão sentados nas trevas e à sombra da morte.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%ADfonas_do_%C3%93

SANTAS E SANTOS DE 21 DE DEZEMBRO

1. São Pedro Canísio, pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus e doutor da Igreja, que, en­viado para a Ale­manha, tra­ba­lhou de­no­da­da­mente na de­fesa e for­ta­le­ci­mento da fé ca­tó­lica com a sua pre­gação e os seus es­critos, entre os quais o cé­lebre «Ca­te­cismo». Em Fri­burgo, ci­dade da Suíça, des­cansou dos seus trabalhos. († 1597).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Friburgo, no ano da graça de 1597, o nascimento no céu de São Pedro Canísio (também na Folhinha do Coração de Jesus), padre da Companhia de Jesus e Doutor da Igreja, venerado pelos católicos alemães e suíços como seu segundo apóstolo, depois de São Bonifácio, por haver preservado a ortodoxia de sua fé e através de sua pregação, de seus manuais de doutrina e da fundação de diversos colégios. (R). Ver páginas 376-378: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pedro_Canísio

– Ver “Pedro CanísioS.J., (em neerlandêsPieter KanisNimega8 de maio de 1521 – Friburgo21 de dezembro de 1597) foi um importante sacerdote jesuíta que lutou contra a disseminação do protestantismo na AlemanhaÁustriaBoêmiaMorávia (República Tcheca) e Suíça. A restauração da Igreja Católica na Alemanha depois da Reforma Protestante é atribuída ao trabalho da Companhia de Jesus, que ele liderava. São Pedro Canísio foi beatificado pelo Papa Pio IX em 1864 e, posteriormente, canonizado e declarado um Doutor da Igreja (Malleus Hereticus, o “martelo dos hereges”) em 21 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI.[1] O dia de sua celebração foi incluído no calendário hagiológico em 1926, sendo então escolhida a data de 27 de abril. Em 1969, foi alterada para 21 de dezembro, o aniversário de sua morte e, assim, o dia em que normalmente é celebrada a entrada de um santo no céu (die natalis).”: Pedro Canísio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

2.   Co­me­mo­ração de São Mi­queias, pro­feta, que, nos dias de Jo­atão, Acaz e Eze­quias, reis de Judá, de­fendeu com a sua pre­gação os opri­midos, con­denou os ídolos e as in­jus­tiças e anun­ciou ao povo eleito que havia de nascer em Belém de Judá o rei pro­me­tido desde os tempos an­tigos, para apas­centar Is­rael com o poder do Senhor. Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Miqueias

– Ver “Miqueias ou Michaías[1][2] (em hebraico: מִיכָיְהוּ; romaniz.: Mikhayhu; em latimMichaeas) é um personagem bíblicoprofeta do século VIII a.C., morador de Morasti, na Sefelá em Judá, talvez tenha sido um líder (ancião, heb. zaqen) da comunidade. Atuou em Judá no período de JotãoAcaz e Ezequias.”: Miqueias – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

3.   Na Lícia, na ho­di­erna Tur­quia, São Te­mís­to­cles, mártir, que, no tempo do im­pe­rador Décio, se­gundo a tra­dição, se ofe­receu em lugar de São Diós­coro, que era pro­cu­rado para ser con­de­nado à morte e, tor­tu­rado no su­plício do ca­va­lete, ar­ras­tado pelos ca­mi­nhos e fla­ge­lado, al­cançou a coroa do martírio. († s. III). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Síria, em meados do séc. Ill, o martírio de São Temístocles (também na Folhinha do Coração de Jesus),que se apresentou voluntariamente em lugar de um cristão procurado para ser morto (Synaxários gregos). (M). Ver página 379: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

4*.   Em Mon­te­ce­rig­none, na Fla­mínia, hoje nas Marcas, re­gião da Itália, o Beato Do­mingos Spadafora, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, que tra­ba­lhou di­li­gen­te­mente no mi­nis­tério da pregação. († 1521).

Ver página 379: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

– Ver “… Domingos Spadafora Randazzo nasceu em 1450 na Sicília, era da antiga e nobre família Spadafora, originalmente de Constantinopla. O nome Spadafora era pela dignidade concedida à família, de levar uma espada desembainhada diante do Imperador… Enquanto isso, os habitantes de Monte Cerignone, no Estado de Urbino, tendo em veneração em uma pequena capela uma miraculosa imagem de Nossa Senhora, e desejando erguer uma igreja com religiosos para oficiar e dedicar-se ao cuidado espiritual das populações circunvizinhas, pensaram nos dominicanos. Portanto, eles se voltaram para o Mestre Geral para obter os padres que iniciaram o trabalho, o que foi benéfico para as almas e para a glória da Virgem, a quem a Ordem Dominicana professa especial devoção. Seu pedido foi aceito e Domingos foi escolhido para a nova fundação. Em 1491, a igreja e o convento surgiram, dos quais ele foi um sábio guia até a sua morte. 

Na fervorosa comunidade floresceram as leis e o espírito da Ordem, com imensa edificação dos povos vizinhos. De todo o Montefeltro, Domingos foi reconhecido como um santo, e como tal ele foi venerado após a morte, em 21 de dezembro de 1521. Enterrado na igreja conventual, seu corpo, em 1545, foi encontrado incorrupto. Desde 1677 ele é reverenciado na igreja de Santa Maria in Reclauso em Monte Cerignone. O Papa Bento XV em 12 de janeiro de 1912 confirmou o culto…”: http://coisasdesantos.blogspot.com/2018/12/21-de-dezembro-beato-domingos-spadafora.html

– Ver na Folhinha do Coração de Jesus de 02 de outubro

5.   Em Hanói, no Ton­quim, agora no Vi­etnam, a paixão dos santos André Dung Lac e Pedro Truong Van Thi, pres­bí­teros e már­tires, que, ao re­cusar a ordem de calcar a cruz, con­su­maram pela de­go­lação o seu glo­rioso com­bate. A sua me­mória ce­lebra-se no dia vinte e quatro de Novembro. († 1839).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1839, o martírio de Dois Párocos vietnamitas que preferiram morrer a pisotear um crucifixo. (X). Ver páginas 374-375: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Santo_André_Dung-Lac

– Ver “André Dũng-Lạc (em vietnamita: Anrê Trần An Dũng Lạc; Vietname1795 — Vietname, 21 de dezembro de 1839) foi um sacerdote vietnamita. Foi ordenado sacerdote no dia 15 de março de 1823. Foi preso durante as perseguições do imperador vietnamita Minh Mang. Foi morto por decapitação no ano de 1839, é um dos chamados “Mártires do Vietnã”.[1]”: Santo André Dung-Lac – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

6*.   Em Ko­blenz, na Re­nânia, re­gião da Ale­manha, o Beato Pedro Friedhofen, re­li­gioso, que, de­pois de ter de­sem­pe­nhado o ofício de can­to­neiro, fundou a Con­gre­gação dos Ir­mãos da Mi­se­ri­córdia de Maria Au­xi­li­a­dora, pela qual so­freu se­rena e pa­ci­en­te­mente muitas zom­ba­rias e tribulações. († 1860)

7. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Antioquia, a paixão de São Glicério (também na Folhinha do Coração de Jesus), diácono. (M).

Em Nicomédia, São Glícério, presbítero(no Martirológio Romano Monástico, São Glicério, Diácono),o qual, vexado (molestado) por muitos tormentos, durante a perseguição de Diocleciano, e por último lançado no fogo, consumou seu martírio (conforme Martirológio Romano, Ed. Permanência).

8. Outros santos do dia 21 de dezembro: págs. 357-380: VIDAS DOS SANTOS – 21.pdf (obrascatolicas.com)            

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

 * “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 21 de dezembro, ver também: 21 de dezembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  958-959: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember21.html (este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SAMTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

  * “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

* “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

* “Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar (Santo Antão, lembrado em 21 de outubro)

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”.  SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES” (SANTO ABRAÃO, ERMITÃO, 27 DE OUTUBRO), conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

* “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:

1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;

2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;

3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);

4. Um dia vamos estar juntos;

5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo). Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM!

================

* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Um comentário em “Santas e Santos de 21 de dezembro (atualizado em 12.01.2022)

  1. Bom dia mano amado José Carlos Barbosa! FAZ MUITA FALTA SEU BLOG! QUE O DIVINO ESPÍRITO SANTO LHE ILUMINE E DÊ FORÇAS PARA CONTINUAR ATÉ VOCÊ PASSAR AS BODAS DE JEQUITIBÁ, E VAIS PASSAR COM CERTEZA E GRAÇAS A DEUS!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.