Santas e Santos de 22 de dezembro (atualizado em 24.01.2022)

22 de dezembro: 6ª ANTÍFONA DO Ó:

Die 22 Decembris
Rex gentium
et desideratus earum
lapisque angularis,
qui facis utraque unum:
Veni et salva hominem quem de limo formasti
22 de dezembro
Ó Rei das nações
e objeto de seus desejos,
pedra angular
que reunis em vós judeus e gentios:
Vinde e salvai o homem que do limo formastes

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%ADfonas_do_%C3%93

1.   Co­me­mo­ração de São Que­remão, (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Ciremão) bispo de Ni­ló­polis, e muitos ou­tros mártires no Egipto: al­guns deles, du­rante a per­se­guição do im­pe­rador Décio, dis­persos pela fuga e er­rantes por lu­gares so­li­tá­rios, foram de­vo­rados pelas feras; ou­tros mor­reram de fome, de frio ou de ina­nição; ou­tros ainda, foram ex­ter­mi­nados pelos bár­baros e pelos sal­te­a­dores; todos eles, com di­versos gé­neros de morte, foram co­ro­ados com a mesma glória do martírio. († 250).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no Egito, no ano do Senhor de 250, o martírio dos Santos Isquirião, Queremon e seus Companheiros, últimas vítimas da perseguição de Décio. Foram obrigados a fugir para o deserto, onde morreram de fome e de sede. (M).

– Ver páginas 385-386: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf  

2.   Co­me­mo­ração de Santo Is­qui­rião, mártir também no Egipto, que, no mesmo tempo, apesar dos opró­brios e in­jú­rias, re­cusou sa­cri­ficar aos ídolos e morreu atra­ves­sado nas en­tra­nhas com uma es­taca pontiaguda. († c. 250).

Ver página 387, Santo Esquirião: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

3.   Em Roma, junto à Via La­bi­cana, no ce­mi­tério «ad Duas Lauros», trinta santos mártires, que re­ce­beram todos no mesmo dia a coroa do martírio. († data inc.). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, a paixão de Trinta Cristãos romanos. (M)

 4.   Em Rahiti, re­gião do Egipto, qua­renta e três santos monges már­tires, que foram mortos pelos Blé­mios em ódio à re­li­gião cristã. († c. s. IV.)

5*.   Em Utrecht, na Guél­dria, re­gião da Lo­ta­ríngia, ac­tu­al­mente na Ho­landa, Santo Hun­gero, bispo. († 866)

6*.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, o Beato Tomás Holland, pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus e mártir, que, no rei­nado de Carlos I, por exercer clan­des­ti­na­mente o mi­nis­tério pas­toral, foi con­de­nado à morte na forca e en­tregou o es­pí­rito a Deus. († 1642)

7.   Em Chi­cago, nos Es­tados Unidos da Amé­rica do Norte, Fran­cisca Xa­vier Cabríni, (também na Folhinha do Coração de Jesus) virgem, que fundou o Ins­ti­tuto das Mis­si­o­ná­rias do Sa­grado Co­ração de Jesus e com exímia ca­ri­dade se de­dicou ao cui­dado dos emigrantes. († 1917).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Chicago, nos Estados Unidos, no ano da graça de 1917, Santa Francisca Xavier Cabrini, virgem. Fundou em 1880 o Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração, e passou grande parte de sua vida a serviço dos italianos emigrados para a América do Norte. Canonizada pelo papa Pio XII, foi declarada padroeira celeste dos imigrantes. (M).

– Ver “Francisca Xavier Cabrini (em inglêsFrances Xavier Cabrini), conhecida como Madre Cabrini, foi a primeira cidadã norte-americana a ser canonizada.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisca_Xavier_Cabrini

8.     Em San­tander, ci­dade da Can­tá­bria, no li­toral da Es­panha, o Beato Epi­fânio Gómez Álvaro, pres­bí­tero da Ordem de Santo Agos­tinho e mártir, que, du­rante a per­se­guição contra a fé, foi as­sas­si­nado por ser religioso. († 1936)

9. Bem-aventurada Angelina de Corbara. Ver páginas 381-384: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

10. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Renânia, a Bem-Aventurada Juta, que morreu após vinte e cinco anos de vida reclusa. Santa Hildegarda, sua discípula, sucedeu-a na direção de uma pequena comunidade que se havia formado junto a ela. (X). Santa Juta ou Judit.  Ver página 387: VIDAS DOS SANTOS – 21.pdf (obrascatolicas.com)

11. São Floro (também na Folhinha do Coração de Jesus).

– Ver à página 386 “…Em Óstia, os santos Demétrio, Honorato e Floro…”: VIDAS DOS SANTOS – 21.pdf (obrascatolicas.com)

– Ver ainda: “… Em Ostia, os santos mártires Demétrio, Honorato e Floro. Eles morreram em Ostia, Itália. Possivelmente o mesmo que Sts. Demétrio e Honório de 21 de novembro

Julius Africanus, que visitou Alexandria no tempo de Demetrius, coloca sua ascensão como décimo primeiro bispo depois de São Marcos no décimo ano de Commodus (décimo de Severus, Eus. His. Eccl., VI, ii, é um deslize). 

Uma história lendária dele é dada na “Synaxaria” copta, em um poema abissínio citado pelos bolandistas, e no “Chronicon Orientale” de Abraham Ecchellensis, o maronita. Três de suas declarações, no entanto, podem ter alguma verdade: uma que morreu aos 105 anos (nascido, portanto, em 126); outro, encontrado também no patriarca melquita Eutychius [Sa’id Ibn Batrik, (d. cerca de 940), Migne, PG, CXI, 999], que ele escreveu sobre o cálculo da Páscoa para Victor de Roma, Maximus (ou seja, Maximinus) de Antioquia e Gabius ou Agapius (?) de Jerusalém (cf. Eus., HE, V, xxv).
Em todos os eventos, Demétrio é o primeiro bispo alexandrino de quem se sabe alguma coisa. São Jerônimo diz que ele enviou Pantaenus em uma missão à Índia, mas é provável que Clemente tenha sucedido Pantaenus como chefe da famosa Escola Catequética antes da ascensão de Demetrius. Quando Clemente se aposentou (c. 203-4), Demétrio nomeou o jovem Orígenes, que estava em seu décimo oitavo ano, no lugar de Clemente. Demétrio encorajou Orígenes quando culpado por sua execução literal demais de um conselho alegórico de nosso Senhor, e diz-se que lhe mostrou grande favor. Ele enviou Orígenes ao governador da Arábia, que havia solicitado sua presença em cartas ao prefeito do Egito, bem como ao bispo. Em 215-16 Orígenes foi obrigado a refugiar-se em Cesaréia da crueldade de Caracala. Lá ele pregou a pedido dos bispos presentes. Demétrio escreveu para ele reclamando que isso era uma presunção inédita em um leigo. Alexandre de Jerusalém e Teoctista de Cesaréia escreveram para defender o convite que haviam feito, mencionando precedentes; mas Demétrio lembrou Orígenes.
Em 230, Demétrio deu a Orígenes uma recomendação para levar consigo em sua viagem a Atenas. Mas Orígenes foi ordenado sacerdote em Cesaréia sem licença, e Demétrio com um sínodo de alguns bispos e alguns padres o condenou ao banimento, depois de outro sínodo enviou uma condenação formal dele a todas as igrejas. É impossível duvidar que a heresia, e não meramente a ordenação não autorizada, deve ter sido alegada por Demétrio para tal curso. Roma aceitou a decisão, mas Palestina, Fenícia, Arábia, Acaia a rejeitaram, e Orígenes retirou-se para Cesaréia, de onde enviou cartas em sua própria defesa e atacou Demétrio. Este colocou à frente da Escola Catequética o primeiro aluno de Orígenes, Heraclas, que há muito era seu assistente. Mas o bispo morreu muito em breve…”:

https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember22.html

12. Outros santos do dia 22 de dezembro: págs. 381-387: VIDAS DOS SANTOS – 21.pdf (obrascatolicas.com)            

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

 * “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 22 de dezembro, ver também: 22 de dezembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  960-961: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayDecember22.html

 (este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SAMTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

  * “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

* “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

* “Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar (Santo Antão, lembrado em 21 de outubro)

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”.  SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES” (SANTO ABRAÃO, ERMITÃO, 27 DE OUTUBRO), conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

* “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:

1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;

2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;

3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);

4. Um dia vamos estar juntos;

5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).

Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM!

================

* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.