Reflexão para 28 de maio

Falando claramente

28 de maio de 2022
Sábado da Sexta Semana da Páscoa


“Eu lhe disse isso em figuras de linguagem. Está chegando a hora em que não falarei mais com você por números, mas falarei claramente sobre o Pai”.  João 16:25

Por que Jesus fala em “figuras de linguagem” em vez de falar claramente? Boa pergunta.  

Vemos esse mesmo fato nas muitas parábolas que Jesus falou. Muito provavelmente, quando as pessoas ouvissem Suas parábolas, elas iriam embora perguntando: “O que você acha que Ele quis dizer com isso?” Então, por que Jesus fala em uma linguagem velada em vez de falar clara e diretamente?

A resposta tem a ver conosco e com nossa falta de abertura à Verdade. Se estivéssemos totalmente abertos à Verdade, e se estivéssemos completamente prontos para abraçar a Verdade, não importa o que fosse, Jesus seria capaz de falar conosco claramente e responderíamos imediatamente. Mas raramente é assim que acontece. A chave para entender isso é entender a conexão entre o conhecimento da vontade de Deus e a vontade de cumprir imediatamente essa vontade.

Muitas vezes, queremos que Jesus nos diga Sua vontade, medite sobre ela, considere-a e depois volte com nossa resposta. Mas não acontece assim. Em vez disso, se queremos que Jesus fale conosco claramente, devemos dizer sim a Ele mesmo antes de sabermos o que Ele quer. A disposição de abraçar Sua vontade é um pré-requisito para entender Sua vontade.  

Claro que nossa Mãe Santíssima é o exemplo perfeito disso em seu fiat. Antes do anjo vir até ela, ela continuamente dizia “sim” à vontade de Deus. Então, quando o anjo veio até ela e lhe disse o que aconteceria, ela pediu clareza. E ela realmente obteve essa clareza como uma resposta direta à sua pergunta. 

“O Espírito Santo te cobrirá com a sua sombra e o poder do Altíssimo virá sobre ti…” disse o anjo. Mas a única razão pela qual o anjo, como mensageiro de Deus, falou com tanta clareza foi porque ela já havia mostrado que seu coração estava totalmente em conformidade com o plano de Deus, não importa qual fosse.

Reflitamos, hoje, sobre quão claramente ouvimos Deus falar com você. Queremos que Ele seja mais claro para nós? Queremos que Ele nos fale com maior clareza? Se assim for, trabalhemos para entregar nossa vontade mais completamente àquilo que nem conhecemos. Digamos “sim” para o que Deus quer de nós amanhã, e digamos “sim” para isso hoje. 

Construir esse hábito de dizer sim imediatamente abrirá a porta para uma maior clareza em tudo o que Deus quer dizer.

Senhor, a resposta é “Sim”. Eu escolho a Sua vontade hoje, amanhã e sempre. Eu não escolho nada além da Sua vontade. Ao dizer “sim” a Você, ajude-me a crescer em maior clareza de tudo o que Você me pede. 

Jesus eu confio no Senhor! Amém

Referência: https://catholic-daily-reflections.com/2022/05/27/speaking-clearly/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=catholic-daily-reflections-my-catholic-life_2595

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.