Santas e Santos de 18 de março

NOSSA SENHORA EM 18 DE MARÇO

A. OUR LADY OUR LADY OF LORETO (the cathedral was built in 1586) – NOSSA SENHORA DE LORETO (a catedral foi construída em 1586)

“… A igreja de Loreto, uma das mais belas da Itália, foi adornada, de acordo com seu gosto, pelos papas, que muitas vezes vieram em peregrinação como os fiéis comuns; três portões de bronze cinzelado dão entrada no templo sagrado, no centro do qual se ergue a Santa Casa em sua vestimenta de mármore branco, adornada com magníficos baixos-relevos, desenhados por Bramante e executados por Sansovino, Sangallo e Bandinelli.

La Sala Del Tesoro não exibe mais riquezas suficientes para pagar o resgate de toda a Itália; mas ainda recebeu, em nossos dias, presentes muito magníficos de príncipes e papas. Entre esses presentes piedosos, observamos uma custódia de ouro, enriquecida com diamantes, um cálice e um turíbulo, oferecidos pelo imperador Napoleão à Madona; um cálice esmaltado, cravejado de rubis e aqua marinas, oferecido, em 1819, pelo príncipe Eugene Beauharnais; outro cálice, adornado com brilhantes, da princesa da Baviera, sua esposa; uma grande cruz de ouro e diamantes e uma coroa de ametistas, rubis e diamantes, oferecida em 1816, pelo Rei e Rainha de Espanha, por ocasião da sua peregrinação a Loreto; um buquê de diamantes, oferecido, em 1815, por Maria Louisa, irmã do rei da Espanha, rainha da Etrúria e duquesa de Lucca; um imenso coração de ouro finíssimo, com uma pedra preciosa ao centro, suspensa por uma corrente de esmeraldas e ametistas, presente do Imperador da Áustria à Madona. Seria impossível enumerar as pedras preciosas e os ricos presentes de toda espécie oferecidos por príncipes e reis, sob o simples título de dono de una pia persona, no registro que continha os nomes dos benfeitores da Santa Casa.

A estátua milagrosa da Madona tem trinta e três polegadas de altura; é esculpida em madeira de cedro, coberto com cortinas magníficas e colocado em um altar brilhante com pedras preciosas. Estamos certos de que o nicho que ocupa está coberto de placas de ouro. Várias lâmpadas, de prata maciça, queimam diante dele.

A bela ladainha de Nossa Senhora de Loreto foi o ex-voto com que um célebre compositor florentino, dos primeiros anos do século XVIII, pagou um milagre da Santíssima Virgem. Esse compositor, cujo nome era Barroni, perdeu de repente a audição, como Beethoven; depois de ter esgotado sem sucesso o socorro da arte, invocou o de Maria e partiu em peregrinação a Nossa Senhora do Loreto. Ali se curou, depois de rezar com fé, e em agradecimento à Santíssima Virgem, compôs, por inspiração, em seu louvor, um coro, que, sob o título de Litanie della Santa Casa, foi executado pela primeira vez em a 15 de agosto de 1737. Esta ladainha foi repetida todos os anos depois para a festa de Nossa Senhora; Rossini, ao passar por Nossa Senhora do Loreto, ficou impressionado com o encanto desta composição,

A área frontal da igreja foi construída durante o pontificado do Papa Sisto V em 1586, e foi ele quem fundou a ordem dos Cavaleiros de Loreto, uma companhia de cavaleiros especialmente dedicada a defender as costas do Mediterrâneo italiano contra as incursões de bárbaros.

Os papas se deleitaram em testemunhar seu respeito por Maria, fazendo de seu milagroso santuário de Loreto o objeto de sua devota solicitude. O Papa Pio V ofereceu à Santa Casa duas estátuas de prata dos Santos Pedro e Paulo; fez ainda melhor desviando de seu canal natural um rio cujas águas, lentas e em grande medida estagnadas, lançavam as mais insalubres exalações até o alto da colina, onde se formou uma pequena cidade, à sombra de a magnífica igreja de Maria.

O Papa Bento XIV embelezou este santuário com uma generosidade verdadeiramente perseverante, onde Pio VII, tendo recuperado a sua liberdade, veio ajoelhar-se, antes da sua entrada em Roma, e onde deixou, como memória da sua visita, um soberbo cálice de ouro, com este inscrição: “Pio VII, soberano pontífice, restituído à liberdade no dia da Anunciação da Bem-Aventurada Virgem Maria, e vindo da França para Roma, deixou em Loretto este monumento de sua devoção e gratidão.” Sua santidade Gregório XVI também fez uma peregrinação a Loreto…”: https://devotiontoourlady.com/march.html

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OUR+LADY+OF+LORETO+%28the+cathedral+was+built+in+1586%29&sxsrf=AJOqlzV3Yr2Uyx_gCU22OPhOF-w9tEXdcA%3A1679097875191&source=hp&ei=EwAVZLz1B4K-5OUP8LunoAk&iflsig=AK50M_UAAAAAZBUOIxj8y9eQxqkg4AGvfttXHFckkpru&ved=0ahUKEwj8yo-Dl-T9AhUCH7kGHfDdCZQQ4dUDCAg&uact=5&oq=OUR+LADY+OUR+LADY+OF+LORETO+%28the+cathedral+was+built+in+1586%29&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EANQAFgAYJQLaABwAHgAgAF6iAF6kgEDMC4xmAEAoAECoAEB&sclient=gws-wiz

B. OUR LADY OF MERCY OF SAVONA – NOSSA SENHORA DAS MERCÊS DE SAVONA (NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA DE SAVONA): https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

https://www.google.com/search?q=OUR+LADY+OF+MERCY+OF+SAVONA&sxsrf=AJOqlzUwnwIErJWGLo_nzJxJgc96s1zu7g%3A1679098338133&source=hp&ei=4gEVZLv-BZqK5OUPxISUkAg&iflsig=AK50M_UAAAAAZBUP8vU9HpAh0Z3T0hupUYDYbNjtRmV3&ved=0ahUKEwi79_DfmOT9AhUaBbkGHUQCBYIQ4dUDCAg&uact=5&oq=OUR+LADY+OF+MERCY+OF+SAVONA&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAMyBggAEBYQHjIGCAAQFhAeOgcIIxDqAhAnOgcILhDqAhAnUO0QWO0QYO4UaAJwAHgAgAGVAYgBlQGSAQMwLjGYAQCgAQKgAQGwAQo&sclient=gws-wiz

– NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA

Também conhecido como

  • Nostra Signora della Misericordia

Memorial

Perfil

Em 18 de março de 1536 , a Bem-Aventurada Virgem Maria apareceu várias vezes ao fazendeiro Antonio Botta fora da cidade de Savona , Itália . Sua mensagem dizia respeito à guerra em andamento entre Savona e a República de Gênova , e os exortava à “misericórdia e não à justiça”. Um santuário e uma capela foram construídos no local da aparição; hospitais , lares para idosos e orfanatos logo foram construídos como parte do complexo do santuário, um dos quais ainda hoje funciona.

Patrocínio

Informações adicionais

Citação MLA

BIBLIOGRAFIA:

1. DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM MARÇO:

https://devotiontoourlady.com/march.html

2. FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm ,

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://devotiontoourlady.com/index.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

================

DESTAQUE DE 18 DE MARÇO DE 2023: SÃO JOSÉ

1.1. Conforme o Diretório de Liturgia da CNBB de 2023, 18, sábado, SÃO JOSÉ, ESPOSO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, PADROEIRO DA IGREJA UNIVERSAL

1.2. SO­LE­NI­DADE DE SÃO JOSÉ (também na Folhinha do Coração de Jesus), es­poso da San­tís­sima Virgem Maria, homem justo, da des­cen­dência de Davi, que exerceu a missão de pai do Filho de Deus, Jesus Cristo, o qual quis ser cha­mado filho de José e lhe foi sub­misso como um filho a seu pai. A Igreja ve­nera com es­pe­cial honra como seu pa­trono aquele que o Se­nhor cons­ti­tuiu chefe da sua família.

1.3. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Solenidade de São José, membro da casa de Davi, esposo de Maria Santíssima, suscitado por Deus para zelar como um pai pelo Menino Jesus. (R). 

1.4. São José: ver páginas 141-155: 

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

1.5. São JoséJosé de NazaréJosé, o Carpinteiro ou São José Operário[1] foi, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus.[2][3] O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef (יוסף), por meio do latim Iosephus. Descendente da casa real de David, é venerado como Santo pelas igrejas ortodoxaanglicana e católica, que o celebra como seu padroeiro universal. A liturgia luterana também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de “Tutor de Nosso Senhor”. Operário, é tido como “Padroeiro dos Trabalhadores”, e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como “Padroeiro das Famílias”, emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.

José é venerado como São José na Igreja CatólicaIgreja OrtodoxaIgreja Ortodoxa Oriental

Anglicanismo e Luteranismo [4].”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9

1.6. “… José, Esposo de Maria (RM ). 19 de março – Festa de São José, Esposo da Virgem Maria!

Bênçãos sobre São José!
Bênçãos sobre ti, coração amoroso de Maria, por todo o carinho que tens pelo grande São José!
Bênçãos sobre seu nobre coração para sempre, São José, por todo o amor que teve e terá eternamente por Jesus e Maria, por todos os cuidados que prestou às necessidades do Filho e da Mãe e por todas as dores e angústias que sofreu por seus sofrimentos, desprezo e maus tratos, que os viu receber em nome de pessoas ingratas!

Grande São José, nós te oferecemos nossos corações; liga-os aos teus e aos de Jesus e Maria.
Implore-lhes que tornem esta união inviolável e eterna.
 (São João Eudes) …

JOSÉ, ESPOSO DE MARIA (RM)
Na Judéia, aniversário de São José, esposo da Santíssima Virgem Maria, Confessor e Padroeiro da Igreja Universal. O Papa Pio IX, cedendo aos desejos e orações de todo o mundo católico, declarou-o Patrono da Igreja Universal.
            SÃO JOSÉ, MARIDO DE NOSSA SENHORA
Segundo o Martirológio Romano, 19 de março é “o aniversário [celestial] de São José, esposo da Santíssima Virgem Maria e confessor, a quem o Sumo Pontífice Pio IX, concordando com os desejos e orações de todo o mundo católico, proclamou patrono da Igreja Universal”.

A história de sua vida, diz Butler, não foi escrita por homens, mas suas principais ações, por meio dos evangelistas inspirados, são registradas pelo próprio Espírito Santo. O que é dito nos evangelhos a respeito dele é tão familiar que dispensa comentários. Ele era de descendência real e sua genealogia foi estabelecida para nós por São Mateus e por São Lucas. Ele era o protetor do bom nome de Nossa Senhora, e nesse caráter de necessidade, o confidente dos segredos do Céu, e ele era o pai adotivo de Jesus, encarregado da orientação e sustento da sagrada família, e responsável em certo sentido pela educação dele que, embora divino, gostava de chamar-se “o filho do homem”. Foi o ofício de José que Jesus aprendeu, foi sua maneira de falar que o menino terá imitado, foi a ele que Nossa Senhora parecia investir com plenos direitos paternos quando disse sem qualificação: “Teu. pai e eu te procurávamos tristes”. Não é de admirar que o evangelista tenha adotado sua frase e nos diga, em conexão com os incidentes que acompanharam a apresentação do Menino no Templo, que “Seu pai e sua mãe estavam maravilhados com as coisas que foram ditas a respeito dele”.

            No entanto, nosso conhecimento positivo sobre a vida de São José é muito restrito, e a “tradição” consagrada nos evangelhos apócrifos deve ser declarada totalmente inútil. Podemos supor que ele foi prometido a Maria sua noiva com as formalidades prescritas pelo ritual judaico, mas a natureza desse cerimonial não é claramente conhecida, especialmente no caso dos pobres; e que José e Maria eram pobres é provado pela oferta de apenas um par de rolas na purificação de Maria no Templo. Por essa mesma pobreza, a história da competição de doze pretendentes pela mão de Maria, das varas por eles depositadas aos cuidados do Sumo Sacerdote e dos portentos que distinguiam a vara de José do resto, mostra-se bastante improvável. Os detalhes fornecidos no chamado “Protoevangelium”, no “Evangelho do Pseudo-Mateus”, na “História de José, o Carpinteiro”, etc., são em muitos aspectos extravagantes e inconsistentes entre si. 

            Devemos nos contentar em conhecer os fatos simples de que, quando a gravidez de Maria entristeceu seu marido, seus temores foram acalmados por uma visão angelical, que ele foi novamente avisado por anjos – primeiro para buscar refúgio no Egito e depois para retornar à Palestina – que ele estava presente em Belém quando Nosso Senhor foi colocado na manjedoura e os pastores vieram adorá-lo, que ele estava presente também quando o Menino foi colocado nos braços de Santo Simeão e, finalmente, que ele compartilhou a dor de sua esposa pela perda de seu Filho e sua alegria quando O encontraram debatendo com os doutores no Templo. O mérito de São José resume-se na frase que “era um homem justo”, ou seja, um homem piedoso.

            Embora São José agora seja especialmente venerado em conexão com as orações oferecidas pela graça de uma morte feliz, esse aspecto da devoção popular ao santo demorou a obter reconhecimento. O Rituale Romanum, emitido pela autoridade em 1614, embora faça ampla provisão de formulários antigos para a ajuda dos doentes e moribundos, em nenhum lugar – a ladainha não excetuada – introduz qualquer menção ao nome de São José.

            São citados muitos exemplos do Antigo Testamento, apela-se a Nossa Senhora, é claro, e há referências a São Miguel, SS. Pedro e Paulo, e até a Santa Tecla, mas São José é preterido, e só recentemente a omissão foi reparada. O que torna este silêncio ainda mais notável é o fato de que o relato da morte de São José no apócrifo “História de José, o Carpinteiro” (https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxrcmlweXRvbmlhbm9qYXJ2aXN8Z3g6NzQwN2YzMTY3ZTk1YTJhNQ) parece ter sido muito popular na igreja oriental e ter sido o verdadeiro ponto de partida do interesse despertado pelo santo. Além disso, é aqui que encontramos a primeira sugestão de qualquer coisa na natureza de uma celebração litúrgica. 

O reconhecimento agora universalmente concedido a São José no Ocidente é comumente dito ter sido derivado de fontes orientais, mas o assunto é muito obscuro.

            De qualquer forma, é digno de nota que a “História de José, o Carpinteiro” foi quase certamente escrita em grego, embora agora seja conhecida por nós apenas através de traduções coptas e árabes. Neste documento é feito um relato muito completo da última doença de São José, de seu temor aos juízos de Deus, de sua autocensura e dos esforços feitos por Nosso Senhor e Sua Mãe para consolá-lo e facilitar sua passagem para o próximo mundo, e das promessas de proteção na vida e na morte feitas por Jesus aos que deveriam fazer o bem em nome de José. É fácil entender que tais supostas promessas terão causado uma profunda impressão em pessoas simples, muitas das quais sem dúvida acreditavam que carregavam consigo uma garantia divina de cumprimento. Em todos os períodos da história do mundo encontramos tais extravagâncias desenvolvendo-se de mãos dadas com grandes movimentos populares de devoção. A maravilha parece ser que por quase mil anos não encontramos vestígios reconhecíveis, tanto no Oriente como no Ocidente, de qualquer grande resposta a tal apelo. 

            O Dr. L. Stern, uma alta autoridade, que se interessou muito por este documento, acreditava que o original grego da “História de José, o Carpinteiro” poderia ser tão antigo quanto o século IV, mas esta estimativa de sua antiguidade, como o Padre Paul Peeters pensa, é provavelmente excessivo.

No que diz respeito ao Ocidente e a certas referências irlandesas, o padre Paul Grosjean conclui (ver bibliografia abaixo) que a mais antiga menção explícita de São José sobre 19 de março que temos está em um manuscrito preservado em Zurique (Rh. 30, 3); este martirológio, de Rheinau, é do século VIII, e teve origem no norte da França ou na Bélgica. As referências no Martirológio de Tallaght e no Felire de Oengus, escreve o padre Grosjean, são testemunhas concordantes (dependendo um do outro) de uma tradição continental, a da cópia ou abreviação do “Martirológio de Jerônimo” que os escritores usaram; e essa tradição é ainda atestada, um pouco mais tarde, por duas abreviações do Hieronymianum de Reichenau e uma de Reims.

A ideia de que os irlandeses Culdees celebraram uma festa de São José em 19 de março é equivocada. O Felire é de fato obra de um Culdee, mas não é um calendário: é um poema devocional que comemora certos santos cujos nomes são tomados arbitrariamente, dia a dia, de um martirológio abreviado de origem continental, com suplementos para a Irlanda. A evidência de Oengus é muito valiosa, pois atesta a presença dos nomes dos santos que ele menciona no documento que usou; mas um martirológio não é um calendário litúrgico, e não nos permite concluir que tal ou tal santo foi celebrado em tal e tal dia em Tallaght ou em algum outro mosteiro irlandês.

Essas primeiras referências foram um ponto de partida para desenvolvimentos futuros, mas só vieram lentamente. 

            No primeiro Missal Romano impresso (1474) não ocorre nenhuma comemoração de São José, nem seu nome aparece mesmo no calendário. Encontramos uma missa em sua homenagem em Roma pela primeira vez em 1505, embora um Breviário Romano de 1482 lhe atribua uma festa com nove lições. Mas em certas localidades e sob a influência de professores individuais, um culto notável tinha começado muito antes disso. Provavelmente, as peças de mistério em que um papel de destaque era frequentemente atribuído a São José contribuíram de alguma forma para esse resultado. 

            Bd Herman, um Premonstratense que viveu na segunda metade do século XII, tomou o nome de Joseph e acreditou ter recebido a garantia de sua proteção especial. Santa Margarida de Cortona, Bd Margarida de Città di Castello, Santa Brígida da Suécia e São Vicente Ferrer parecem ter prestado uma honra particular a São José em suas devoções particulares. No início do século XV, escritores influentes como o cardeal Peter d’Ailly, John Gerson e São Bernardino de Siena abraçaram calorosamente sua causa,

            A alegação que foi feita de que os Carmelitas introduziram a devoção do Oriente é bastante desprovida de fundamento; O nome de São José não é mencionado em nenhum lugar no “Ordinarium” de Sibert de Beka, e embora o primeiro breviário carmelita impresso (1480) tenha reconhecido sua festa, isso parece ter sido adotado a partir do uso já aceito na Bélgica, onde este breviário foi estabelecido em tipo. O capítulo carmelita de 1498 realizado em Nîmes foi o primeiro a dar autorização formal a esta adição ao calendário da ordem.
            Mas a partir de então a devoção se espalhou rapidamente, e não há dúvida de que o zelo e o entusiasmo demonstrados pela grande Santa Teresa pela causa de São José produziram uma profunda impressão na Igreja em geral. 

            Em 1621, o Papa Gregório XV fez da festa de São José um feriado obrigatório e, embora isso tenha sido posteriormente revogado na Inglaterra e em outros lugares, não houve diminuição até o nosso tempo na seriedade e na confiança de seus inúmeros clientes. O número de igrejas agora dedicadas em sua honra e as muitas congregações religiosas tanto de homens como de mulheres que levam seu nome são uma evidência impressionante do fato.

            A vasta literatura devocional que gira em torno do culto de São José não chama a atenção aqui. Do ponto de vista histórico, devemos nos contentar em nos referir ao Acta Sanctorum, março, vol. iii, e a uma pequena seleção de ensaios modernos dos quais o melhor parece ser o de J Seitz, Die Verehrung des hi. Joseph in ihrer geschichtlichen Entwicklung Us sum Konzil von Treat dargestellt (1908). Veja também três artigos na Revue Benedictine de 1897; Canon Lucot, St Joseph Etude historique soy son culte (1875) Pf ülf in the Stimmen aus Maria Laach,1890, pp. 137-161, 282-302 Leclercq em DAC., vol. vii e o Cardeal LE Dubois, São José (1927), na série “Les Saints”. Sobre as festas celebradas em honra do santo ver especialmente FG Holweck, Calendarium Festorum Del et Del Matris (1925), p. 448. O Homem Mais Próximo de Cristo (1944). pelo Pe. FL Filas é uma excelente obra popular, bem documentada. De sancto Joseph Quaestionès biblicae (1945) de U. Holzmeister é um resumo muito útil da história e da tradição. A última palavra até agora sobre o assunto das primeiras referências litúrgicas é do Pe. P. Grosjean, em Analecta Bollandiana, volume lxxii (1954) fasc. 4, “Notes d’hagiographie Celtique”, no. 26. Meus agradecimentos são devidos ao Pe Grosjean por uma cópia antecipada deste artigo.

            Século 1; declarado patrono da Igreja Universal pelo Papa Pio IX;

            em 1870, patrono dos trabalhadores pelo Papa Bento XV;

            patrono da justiça social pelo Papa Pio XI; 

            nome acrescentado ao cânon da Missa por João XXIII em 1962; 

            segunda festa em São José Operário em 1º de maio. 

            “Como pode um homem verdadeiramente virtuoso falhar em alguma coisa? Em que situação ele não será poderoso; em que estado de pobreza ele não será rico; em que obscuridade ele não será brilhante; em que inação ele não será diligente; em que em que enfermidade não será vigoroso; em que fraqueza não será forte; em que solidão não será acompanhado? …

“Lembremo-nos de que os santos não eram de natureza mais excelente que a nossa, mas eram mais ordeiros e regulares: que não eram isentos de pecados, mas que se esforçavam para corrigir suas faltas”. (Santo Ambrósio em De Joseph).
            Tudo o que se sabe sobre José é encontrado nos Evangelhos (principalmente Mateus 1-2, mas também em Lucas 1-2). Mateus representa amplamente o ponto de vista de José, enquanto as narrativas da infância em Lucas parecem vir de Maria. 
            Descendente da linhagem real de Davi, São José foi esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, que defendeu seu bom nome, e pai adotivo e protetor do Deus que o criou, mas que quis ser conhecido por toda a vida como filho de José. Ele cuidou da educação de Jesus e lhe ensinou seu ofício de carpintaria ou construção. A decepção de José ao saber da gravidez de Maria foi aplacada por uma visão angelical, e ele recebeu mais duas visões: uma dizendo-lhe para buscar refúgio no Egito para escapar da perseguição de Herodes, e a segunda, para retornar à Palestina.

             São José assumiu perfeitamente as responsabilidades de um pai. Um sonho lhe disse que o rei Herodes planejava matar o menino Jesus.
José levou Maria e Jesus à noite para o Egito e assim salvou a vida do Salvador. Ele manteve a criança escondida do filho de Herodes para o caso de ele também ter feito mal a Jesus.

            José estava com Maria no estábulo em Belém quando Jesus nasceu (Devido à sua profissão, quem sabe ele teria preparado o cocho – manjedoura – de Jesus ao nascer). Ele estava cuidando da mãe e do filho quando os pastores e os magos vieram adorá-lo. Ele levou Maria e Jesus a Jerusalém para apresentá-lo a Deus no Templo.

            Ele compartilhou as ansiedades de Maria por seu filho quando Jesus foi dado como perdido, após sua visita ao Templo quando ele tinha 12 anos.
            Depois disso, não se ouve mais falar de José no Novo Testamento, exceto em Lucas 4:22, onde ele é nomeado como o pai de Jesus. Ele não é mencionado como estando presente na crucificação, fato que persuadiu muitos artistas a retratá-lo como um homem velho que presumivelmente havia morrido quando Jesus tinha trinta e poucos anos. Os poucos detalhes bíblicos dão a impressão de um homem justo, gentil, digno e equilibrado, pronto para agir, mas discreto. O apócrifo Protoevangelium de Tiago afirma que ele era um homem velho quando Jesus nasceu, mas isso parece improvável quando se considera o fato de que ele criou Jesus e cumpriu os deveres familiares.
            … A veneração especial a José começou no Oriente, onde a História apócrifa de José, o Carpinteiro, desfrutou de grande popularidade nos séculos V a VII. A partir do século XVII, levou à devoção a José por todos aqueles que desejavam uma morte feliz, porque a História conta que José tinha medo da morte e cheio de autocensura, mas foi confortado pelas palavras de Maria e Jesus, que prometeram proteção e vida a todos os que fazem o bem em nome de José.
            As entradas de martirológios no Ocidente datam do século VIII (Rheinau) e um pouco mais tarde martirológios irlandeses. O hino métrico irlandês do século IX Félire de Saint Aengus menciona uma comemoração, mas não foi até o século 15 que a veneração de São José se espalhou no Ocidente, quando sua festa foi introduzida no calendário romano em 1479.

            Os breviários carmelitas de 1480 comemoram sua festa, assim como o breviário romano de 1482 e o missal romano de 1505.

            A noção de José como o pai adotivo de Jesus incendiou a imaginação da Igreja medieval. São João Crisóstomo apontou para as ansiedades de José como um padrão das provações de todos os cristãos – aliviados como são pela intervenção de Deus. Santos Vincent Ferrer (m. 1419), Bridget da Suécia (d. 1373) e Bernardino de Siena (d. 1444) todos propagaram sua devoção, parcialmente em reação às peças de mistério medievais, nas quais ele é o canal para o alívio cômico.

            No século 15, o clérigo francês Jean Gerson escreveu doze poemas em sua homenagem.

            Santa Teresa de Ávila o escolheu como o santo prático que deveria ser padroeiro dos frades e freiras carmelitas descalças [veja seu hino, Vá a José].
O Papa Gregório XV fez de sua festa um dia de obrigação, mas isso não é amplamente observado hoje.
            Em Quanquam pluries (1889 – < https://rumoasantidade.com.br/carta-enciclica-quamquam-pluries/ >), o Papa Leão XIII declarou José um modelo para os pais de família e confirmou que sua santidade estava atrás apenas da santidade da Santíssima Virgem.
            Em 1989, o Papa João Paulo II emitiu Redemptoris custos (Guardião do Redentor –

< https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_15081989_redemptoris-custos.html >) (Attwater, Attwater2, Benedictines, Bentley, Delaney, Encyclopedia, Farmer, Filas, Rondet, White).

            São José é geralmente retratado como um homem idoso segurando uma vara de flores com o Menino Jesus em seus braços ou levando-o na mão (este emblema também está associado a São José de Arimatéia).

De acordo com uma lenda antiga, Maria e as outras virgens do Templo foram ordenadas a voltar para suas casas e se casar. Quando a Santíssima Virgem recusou, os anciãos oraram por orientação e uma voz do santuário os instruiu a chamar os homens solteiros da Casa de Davi. De acordo com a voz, o sacerdote Zacharias instruiu os homens reunidos a deixar seus cajados no altar do templo durante a noite. Nada aconteceu. Então Zacharias incluiu em seguida os dos viúvos, incluindo José. Quando a vara de José foi encontrada na manhã seguinte, em flor (“a flor da vara de Jessé”), foi-lhe dito que tomasse a Santíssima Virgem como esposa e a guardasse para o Senhor (Appleton, Tabor). Muitas vezes a haste de floração é substituída por um talo de lírios (Appleton).
            Às vezes ele pode ser mostrado (1) com o Menino Jesus, duas pombas em uma gaiola e um lírio; (2) com o Menino Jesus e um lírio; (3) em cenas com a Sagrada Família; (4) com ferramentas de carpinteiro; (5) como o anjo lhe aparece em sonho; (6) trabalhando na carpintaria com o menino Jesus perto dele; ou (7) morrendo, apoiado por Cristo e a Virgem (Roeder).

            Como chefe da Sagrada Família, São José é o patrono da Igreja Universal, dos padres, da oposição ao comunismo ateu (foi operário), dos trabalhadores, dos incrédulos (casou-se com Maria apesar da gravidez), de uma morte feliz ( ele teria morrido antes de Jesus e Maria), Áustria, Boêmia, Canadá, México, Bélgica, Peru, Rússia, Vietnã do Sul, missões aos chineses (Sandoval, Branco), bursers, procuradores (Fazendeiro), bem como de carpinteiros, confeiteiros (Nápoles), moribundos, engenheiros, a família, casais, caçadores de casas, pioneiros e viajantes (Roeder).

            Ele é invocado em caso de dúvida, hesitação ou quando procura uma casa (Roeder).
            Uma novena de orações a São José, bem como suas Sete Alegrias e Dores e várias aspirações podem ser encontradas na homepage de São Patrício http://www.saintpatrickdc.org.
            O site da Tradição Católica contém outras orações e imagens de São José.

            … A Bíblia faz o maior elogio a José: ele era um homem “justo”. A qualidade significava muito mais do que fidelidade no pagamento de dívidas. Quando a Bíblia fala de Deus “justificando” alguém, isso significa que Deus, o Todo-Santo ou “justo”, transforma uma pessoa de modo que o indivíduo compartilha de alguma forma da própria santidade de Deus e, portanto, é realmente “certo” para Deus. para amá-lo. Em outras palavras, Deus não está jogando, agindo como se fôssemos amáveis ​​quando não somos.

Ao dizer que José era “justo”, a Bíblia significa que ele estava completamente aberto a tudo o que Deus queria fazer por ele.
Ele se tornou santo abrindo-se totalmente a Deus. O resto podemos facilmente supor. Pense no tipo de amor com que ele cortejou e conquistou Maria e a profundidade do amor que eles compartilharam durante o casamento.
Não é nenhuma contradição da santidade viril de José que ele decidiu se divorciar de Maria quando ela ficou grávida.

            As palavras importantes da Bíblia são que ele planejou fazer isso “silenciosamente” porque ele era “um homem justo, mas não desejava expô-la à vergonha” (Mateus 1:19).
            O homem justo foi obediente a Deus de forma simples, alegre e sincera – ao casar-se com Maria, ao dar o nome de Jesus, ao pastorear o precioso casal para o Egito, ao trazê-los para Nazaré, no número indeterminado de anos de fé e coragem silenciosas.

            Comentário: A Bíblia não nos diz nada sobre José nos anos após o retorno a Nazaré, exceto o incidente de encontrar Jesus no Templo (ver Lucas 2:41–51). Talvez isso possa significar que Deus quer que percebamos que a família mais santa era como qualquer outra família, que as circunstâncias da vida para a família mais santa eram como as de cada família, de modo que quando a natureza misteriosa de Jesus começou a aparecer, as pessoas não podiam acreditar que ele veio de uma origem tão humilde: “Ele não é filho do carpinteiro? A mãe dele não se chama Maria…?” (Mateus 13:55a). Era quase tão indignado quanto “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” (João 1:46b).

            Citação: “Ele foi escolhido pelo Pai eterno como o fiel guardião e protetor de seus maiores tesouros, a saber, seu divino Filho e Maria, esposa de José. Cumpriu esta vocação com total fidelidade até que finalmente Deus o chamou, dizendo: ‘Servo bom e fiel, entra na alegria do teu Senhor’” (S. Bernardino de Sena).

19 de março – São José

Ele carregava o maior segredo em seu coração

Depois do da Santíssima Virgem, já houve na terra um olhar mais simples e mais amoroso do que o do humilde carpinteiro, quando olhou para Jesus? (…)
Ele carregava o maior segredo em seu coração, o da Encarnação redentora; ainda não havia chegado a hora de revelá-lo. Os judeus não entenderiam, não teriam acreditado; muitos deles esperavam um Messias temporal coberto de glória, e não um pobre Messias, sofrendo por nós… O pobre artesão tinha em sua casa o Verbo de Deus feito carne, tinha o Desejo das nações, anunciado pelos profetas, e ele não diria uma palavra. Ele foi testemunha desse mistério e o saboreou secretamente, mantendo-se em silêncio.
Contemplar assim exigia a maior abnegação…, quando se lembrou das palavras de Simeão: “Esta criança será um sinal de contradição”, e as palavras que foram ditas a Maria: “Quanto a você, uma espada traspassará seu peito.”
A aceitação do mistério da Redenção pelo sofrimento apareceu a José como o doloroso consumo do mistério da Encarnação, e ele precisou de toda a generosidade do seu amor para oferecer a Deus, como sacrifício supremo, o Menino Jesus e sua Santa Mãe, a quem ele amava incomparavelmente mais do que sua própria vida.
(Padre Reginald Garrigou-Lagrange (1877 – 1964)In: La Préeminence de saint Joseph sur tout autre saint, La Vie Spirituelle, t.19…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch19.html#Joseph_Husband_of_Mary_RM_

1.7. HISTÓRIA DE JOSÉ O CARPINTEIROAPÓCRIFO: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxrcmlweXRvbmlhbm9qYXJ2aXN8Z3g6NzQwN2YzMTY3ZTk1YTJhNQ

1.8. Carta Encíclica QUAMQUAM PLURIES: https://rumoasantidade.com.br/carta-enciclica-quamquam-pluries/

1.9. Exortação apostólica REDEMPTORIS CUSTOS: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_15081989_redemptoris-custos.html

1.10. PAPA FRANCISCO E CATEQUESES SOBRE SÃO JOSÉ: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-02/papa-francisco-catequeses-sao-jose.html

1.11. PAPA FRANCISCO: CARTA APOTÓLICA PATRIS CORDI (COM CORAÇÃO DE PAI), POR OCASIÃO DO 150º ANIVERSÁRIO DA DECLARAÇÃO DE SÃO JOSÉ
COMO PADROEIRO UNIVERSAL DA IGREJA, dedicando 2021 como ANO DE SÃO JOSÉ (08 de dezembro de 2020): https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco-lettera-ap_20201208_patris-corde.html

1.12. SÃO JOSÉ

Também conhecido como

  • José de Nazaré
  • José o artesão
  • José, o Noivo
  • José o Trabalhador

Memorial

Perfil

Descendente da casa de David . Leigo . Construtora por profissão; tradicionalmente um carpinteiro , mas pode ter sido um pedreiro . Esposa terrena da Bem-Aventurada Virgem Maria . Pai adotivo e adotivo de Jesus Cristo. Visionário que foi visitado por anjos . Notável por sua disposição de se levantar imediatamente e fazer o que Deus lhe disse para fazer.

Morreu

  • Século I , antes da Paixão, de causas naturais

Significado do nome

  • a quem o Senhor acrescenta (José)

Patrocínio

Representação

Loja

Orações

Informações adicionais

leituras

            Ele foi escolhido pelo Pai eterno como o fiel guardião e protetor de seus maiores tesouros, a saber, seu divino Filho e Maria, esposa de José. Ele cumpriu esta vocação com total fidelidade até que finalmente Deus o chamou, dizendo ‘Servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor’. de um sermão de São Bernardino de Siena

            Existe uma regra geral sobre todas as graças especiais concedidas a qualquer ser humano. Sempre que o favor divino escolhe alguém para receber uma graça especial, ou para aceitar uma elevada vocação, Deus adorna a pessoa escolhida com todos os dons do Espírito necessários para cumprir a tarefa que tem em mãos. Esta regra geral verifica-se especialmente no caso de São José, pai adotivo de Nosso Senhor e esposo da Rainha do nosso mundo, entronizado acima dos anjos. Ele foi escolhido pelo Pai eterno como o fiel guardião e protetor de seus maiores tesouros, a saber, seu divino Filho e Maria, esposa de José. Ele cumpriu esta vocação com total fidelidade até que finalmente Deus o chamou, dizendo: “Servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor”. Lembre-se de nós, São José, e implore por nós ao seu filho adotivo. Pergunte a sua noiva santíssima, Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém. – de um sermão de São Bernardino de Siena

            O que emana da figura de São José é a fé. José de Nazaré é um “homem justo” porque ele “vive totalmente pela fé”. Ele é santo porque sua fé é verdadeiramente heróica. A Sagrada Escritura fala pouco dele. Não registra nem mesmo uma palavra dita por José , o carpinteiro de Nazaré . E ainda, mesmo sem palavras, ele mostra a profundidade de sua fé, sua grandeza. SantoJosé é um homem de grande espírito. Ele é grande na fé, não porque fala as suas próprias palavras, mas sobretudo porque escuta as palavras do Deus Vivo. Ele escuta em silêncio. E o seu coração persevera incessantemente na disponibilidade para acolher a Verdade contida na palavra do Deus Vivo. Vemos como a palavra do Deus Vivo penetra profundamente na alma daquele homem, daquele homem justo. E nós, sabemos ouvir a palavra de Deus? Sabemos como absorvê-lo nas profundezas de nossas personalidades humanas? Abrimos nossa consciência na presença desta palavra? Papa João Paulo II de Meditações Diárias

            São José, guardião de Jesus e casto esposo de Maria, passastes a vida no amoroso cumprimento do dever. Você sustentou a sagrada família de Nazaré com o trabalho de suas mãos. Por favor, proteja aqueles que confiam em você. Você conhece suas aspirações, suas dificuldades, suas esperanças. Eles olham para você porque sabem que você os compreenderá e os protegerá. Você também conheceu provação, trabalho e cansaço. Mas em meio às preocupações da vida material, a tua alma estava cheia de profunda paz e cantava na verdadeira alegria pela intimidade com o Filho de Deus confiado a ti e com Maria, sua terna Mãe. Assegure àqueles que você protege que eles não trabalham sozinhos. Ensine-os a encontrar Jesus perto deles e a vigiá-lo fielmente como você tem feito. Amém. – Beato Papa João XXIII

Citação MLA

================

OUTROS SANTAS E SANTOS DE 18 DE MARÇO

1. São Ci­rilo (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo de Je­ru­salém e doutor da Igreja, que, tendo so­frido muitos ul­trajes dos ari­anos por causa da fé e ex­pulso vá­rias vezes da sua sede epis­copal, expôs ad­mi­ra­vel­mente aos fiéis a recta dou­trina, a Es­cri­tura e os santos mis­té­rios com ho­mi­lias e catequeses. († c. 386/387).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 386, o nascimento no céu de São Cirilo de Jerusalém, bispo e Doutor da Igreja. Inicialmente encarregado de preparar os catecúmenos, que introduzia nos mistérios cristãos, trabalhou em favor da verdade e da unanimidade da Igreja no I Concílio Ecumênico de Constantinopla. (R).

Ver mais sobre São Cirilo às páginas 108-127: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

– Ver também “Cirilo de Jerusalém foi o bispo da Igreja de Jerusalém, em sucessão ao bispo Máximo III, entre 350 e 386, com várias interrupções por conta da controvérsia ariana. Ele é venerado como santo pela Igreja CatólicaIgreja Ortodoxa e pela Comunhão Anglicana. Em 1883, Cirilo foi declarado Doutor da Igreja pelo papa Leão XIII.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cirilo_de_Jerusal%C3%A9m

– Ver ainda “… 386 SÃO CIRILO, Arcebispo de Jerusalém e Doutor da Igreja.

Foi a sorte de São Cirilo de Jerusalém, um homem de disposição gentil e conciliadora, viver em um tempo de amarga controvérsia religiosa. O Duc de Broglie o caracteriza como “formando a extrema direita do Semi-Arianismo, tocando na ortodoxia, ou a extrema esquerda da ortodoxia, beirando o Semi-Arianismo, mas não há nada herético nele.”, e Newman o descreve com mais precisão quando diz: “Ele parece ter medo da palavra Homoousios’ (consubstancial), ter sido avesso aos amigos de Atanásio e aos arianos, ter permitido a tirania do último, ter participado da reconciliação geral e, por fim, tanto na vida como na morte, ter recebido honras da Igreja que, apesar de quaisquer objeções que possam ser feitas, aparecem,  (Prefácio à tradução das Catequeses de Cirilo, p. ii).

Obs. HOMOOUSIOS, conforme < https://pt.wikipedia.org/wiki/Consubstancialidade >: “… O termo consubstancialidade é o correspondente ao termo grego ὁμοούσιος (homoousios), termo original que designa essa realidade. Este termo provém da junção de ὁμός (homos’)’, que significa “o mesmo”, e ούσιος (ousios), proveniente de οὐσία (ousía), que significa substância ou essência. Assim, o termo tem o sentido de “da mesma substância, com a mesma essência”.

O correspondente em latim é consubstantialis, do qual deriva o termo em português, consubstancial. No entanto, podemos entender que tal tradução não exprime perfeitamente o sentido do termo grego. O vocábulo latino é composto por cum e substantia. Ora, cum, com o sentido de “com”, simultaneidade, não exprime rigorosamente o mesmo que o grego homos. Do mesmo modo, substantia pode não corresponder perfeitamente a ousía, na medida em que cada um dos termos pressupõe determinado sistema ontológico, que varia conforme a cultura em que se insere…

O conceito de homoousios foi também aplicado ao Espírito Santo, para exprimir a sua relação com o Pai e o Filho: a mesma essência divina, sem divisão. No entanto, enquanto que o Filho é gerado, o Espírito Santo existe por processão.

O termo é também aplicado à simultaneidade das três pessoas, que constituem uma só substância…”

Se ele não nasceu em Jerusalém (cerca de 315), certamente foi criado lá, e seus pais, que provavelmente eram cristãos, deram-lhe uma excelente educação. Adquiriu um amplo conhecimento do texto da Sagrada Escritura, do qual fez grande uso, algumas de suas instruções consistindo quase inteiramente em passagens bíblicas conectadas e entrelaçadas entre si. Ele parece ter sido ordenado sacerdote pelo bispo de Jerusalém, São Máximo, que tinha em tão alta consideração suas habilidades que o encarregou do importante dever de instruir os catecúmenos. Suas palestras catequéticas foram proferidas por vários anos – aquelas para os illuminandi, ou candidatos ao batismo, que ocorre na basílica da Santa Cruz de Constantino, geralmente chamada de Martírio, e aqueles aos recém-batizados sendo dados durante a semana da Páscoa na circular Anastasis ou igreja da Ressurreição. Eles foram entregues sem livro, e os dezenove discursos catequéticos que chegaram até nós são talvez os únicos que já foram escritos. Eles são mais valiosos por conterem uma exposição dos ensinamentos e rituais da Igreja em meados do século IV, e são considerados “o exemplo mais antigo existente de qualquer coisa na forma de um sistema formal de teologia”. Encontramos neles também interessantes alusões à descoberta da cruz, à proximidade da rocha que fechava o Santo Sepulcro,

As circunstâncias em que Cirilo sucedeu São Máximo na sé de Jerusalém são obscuras. Temos duas histórias registradas por seus oponentes, mas são bastante inconsistentes entre si, e São Jerônimo, responsável por uma delas, parece ter sido preconceituoso contra ele. Em todo caso, é certo que São Cirilo foi devidamente consagrado pelos bispos de sua província, e se o ariano Acácio, que era um deles, esperava encontrar nele uma ferramenta flexível, estava fadado ao desapontamento. O primeiro ano de seu episcopado foi marcado por um fenômeno físico que causou grande impressão na cidade, e do qual ele enviou um relato ao imperador Constâncio em uma carta que foi preservada. Sua autenticidade foi questionada, mas o estilo é sem dúvida dele e, embora possivelmente interpolado, resistiu a críticas adversas. A carta diz

“Nos dias de maio, por volta da hora terceira, uma grande cruz luminosa apareceu nos céus, logo acima do Gólgota, chegando até o monte sagrado das Oliveiras, vista não por uma ou duas pessoas, mas clara e evidentemente pelo cidade inteira. Esta não era, como se poderia pensar, uma aparência extravagante e passageira, mas continuou várias horas seguidas, visível aos nossos olhos e mais brilhante que o sol. Toda a cidade, penetrada de temor e alegria por este portento, correu imediatamente para a igreja, todos a uma só voz louvando a nosso Senhor Jesus Cristo, o único Filho de Deus”.

Não muito tempo depois da ascensão de Cirilo, começaram a surgir mal-entendidos entre ele e Acácio, principalmente sobre a precedência e jurisdição de suas respectivas sedes, mas também sobre questões de fé, pois Acácio agora estava imbuído da heresia ariana completa. Cirilo manteve a prioridade de sua sé como possuidora de um “trono apostólico”, enquanto Acácio, como metropolita de Cesaréia, reivindicou o controle sobre ela e apontou para um cânon do Concílio de Nicéia que dizia: “Uma vez que um costume e uma antiga tradição obteve que o bispo de Aelia [Jerusalém] deve receber honra, deixe-o ocupar o segundo lugar, sendo o metropolitano [de Cesareia] assegurado em sua própria dignidade”. O desacordo aumentou para abrir o conflito e, finalmente, Acácio convocou um pequeno conselho de bispos de seu próprio partido, para o qual Cirilo foi convocado, mas diante do qual ele se recusou a comparecer. À acusação de contumácia (extrema obstinação; insistência, pertinácia, teimosia…) foi acrescentada a de ter vendido propriedades da igreja durante uma fome para aliviar os pobres. Isso ele certamente fez, como também foi feito por Santo Ambrósio, Santo Agostinho e muitos outros grandes prelados, que foram considerados plenamente justificados. No entanto, a reunião lotada o condenou e ele foi expulso de Jerusalém. Dirigiu-se a Tarso, onde foi hospitaleiramente recebido por Silvano, o bispo semi-ariano, e onde permaneceu aguardando o julgamento de um recurso que enviara a um tribunal superior. Dois anos depois de seu depoimento, o apelo foi apresentado ao Concílio de Selêucia, formado por semi-arianos, arianos e pouquíssimos membros do partido estritamente ortodoxo — todos do Egito. O próprio Cirilo sentou-se entre os semi-aríamos, o melhor deles fez amizade com ele e o apoiou durante seu exílio. Acácio fez uma violenta exceção à sua presença e partiu com raiva, embora logo tenha retornado e tenha tido um papel importante nos debates subsequentes. Seu partido, no entanto, estava em minoria, e ele próprio foi deposto, enquanto Cirilo foi justificado e reintegrado.

Acácio então, indo para Constantinopla, persuadiu o imperador Constâncio a convocar outro concílio. Novas acusações foram feitas além das antigas, e o que particularmente irritou o imperador foi a informação de que uma vestimenta de brocado de ouro apresentada por seu pai Constantino a Macário para administrar o batismo havia sido vendida, e havia sido vista e reconhecida em um comediante que se apresentava nas tábuas de um teatro. Acácio triunfou e obteve um segundo decreto de exílio contra Cirilo dentro de um ano de sua reivindicação. Mas com a morte de Constâncio em 361, seu sucessor Juliano chamou de volta todos os bispos que seu antecessor havia expulsado, e Cirilo voltou para sua sé com o resto.

Comparativamente, poucos martírios marcaram o reinado do Apóstata, que reconheceu que o sangue dos mártires é a semente da Igreja e que procurou por outros meios mais insidiosos desacreditar a religião que havia abandonado. Um dos esquemas que ele desenvolveu foi a reconstrução do Templo de Jerusalém para falsificar a profecia de nosso Senhor, que havia predito sua ruína permanente e total. Os historiadores da igreja Sócrates, Teodoreto e outros discorrem em grandes detalhes sobre a tentativa feita por Juliano de reconstruir o Templo e apelar ao sentimento nacional dos judeus para promover esse esquema. Gibbon e outros agnósticos mais modernos zombam do registro de ocorrências sobrenaturais, os terremotos, as bolas de fogo visíveis, as paredes em colapso, etc., que levou ao abandono do empreendimento, mas mesmo Gibbon é constrangido a admitir que a história desses prodígios é confirmada não apenas por escritores cristãos como São João Crisóstomo e Santo Ambrósio, mas, “por mais estranho que possa parecer, pela irrepreensível testemunho de Amiano Marcelino, o soldado filosófico”, e um pagão. São Cirilo, somos informados, observou com calma os vastos preparativos feitos para a reconstrução do Templo e profetizou que fracassaria.

Em 367 São Cirilo foi banido pela terceira vez, tendo Valente decretado a expulsão de todos os prelados lembrados por Juliano, mas por volta da data da ascensão de Teodósio ele foi finalmente reintegrado e desfrutou de posse imperturbável de sua sé nos últimos oito anos de sua vida. Ele ficou angustiado em seu retorno ao encontrar Jerusalém dilacerada por cismas e conflitos partidários, invadida por heresia e manchada por crimes terríveis. O Concílio de Antioquia, ao qual ele pediu ajuda, enviou-lhe São Gregório de Nissa, que, no entanto, não pôde fazer muito e logo partiu, deixando para a posteridade em seu “Aviso contra as peregrinações” uma descrição muito colorida da moral de a cidade santa neste período.

Em 381, tanto Cirilo quanto Gregório estiveram presentes no grande Concílio de Constantinopla – o segundo concílio ecumênico – e o bispo de Jerusalém nesta ocasião tomou seu lugar como metropolita com os patriarcas de Alexandria e Antioquia. Nesta reunião, o Credo Niceno foi promulgado em sua forma alterada, e Cirilo, que o subscreveu com os demais, aceitou o termo “Homoousios”, que passou a ser considerado a palavra de teste da ortodoxia. Sócrates e Sozomeno descreveram isso como um ato de arrependimento. Por outro lado, na carta escrita pelos bispos que estiveram em Constantinopla ao Papa São Dâmaso, Cirilo é exaltado como alguém que, em vários momentos, foi um defensor da verdade ortodoxa contra os arianos; e toda a Igreja Católica, ao incluí-lo entre seus doutores (em 1882) confirma a teoria de que ele havia sido, desde o início, um daqueles que Atanásio chama de “irmãos, que significam o que queremos dizer e apenas divergem sobre a palavra”. Acredita-se que ele tenha morrido em 386 com quase setenta anos, após um episcopado de trinta e cinco anos, dezesseis dos quais foram passados ​​no exílio

Dos escritos de São Cirilo, os únicos que sobreviveram são as Conferências Catequéticas, um sermão sobre o tanque de Betesda, a carta ao imperador Constâncio e três pequenos fragmentos.

Nosso conhecimento da vida e obra de São Cirilo deriva principalmente dos historiadores da Igreja e dos escritos de seus contemporâneos. A Acta Sanctorum, março, vol. ii, e especialmente Dom Touttée em seu prefácio à edição beneditina deste padre, reuniram as referências mais notáveis. Veja também os artigos dedicados a São Cirilo na Patrologia de Bardenhewer , o DCB. e o DTC. O prefácio de JH Newman à tradução dos Discursos Catequéticos ainda é valioso; ver também o texto e a tradução publicados pelo Dr. FL Cross em 1952. Há um excelente esboço de São Cirilo em A. Fortescue’s Greek Fathers (1908), pp. 150-168.

A vida de Cirilo começou alguns anos antes do arianismo (a heresia de que Jesus não era divino ou um em ser com o Pai) e ele viveu para ver sua supressão e condenação no final de sua vida. No meio, ele foi vítima de muitas das lutas de poder que ocorreram.

Sabemos pouco sobre o início da vida de Cirilo. Os historiadores estimam que ele nasceu por volta de 315 e que foi criado em Jerusalém. Ele fala sobre a aparência dos locais da Natividade e do Santo Sepulcro antes de serem “melhorados” por mãos humanas como se ele fosse uma testemunha. Tudo o que sabemos de sua família é que seus pais provavelmente eram cristãos e ele parecia se importar muito com eles. Ele exortou os catecúmenos a honrar os pais “por mais que possamos retribuir, nunca poderemos ser para eles o que eles como pais foram para nós”. Sabemos que ele também tinha uma irmã e um sobrinho, São Gelásio , que se tornou bispo e santo.

Ele fala como alguém que pertencia a um grupo chamado Solitários.

Estes eram homens que viviam em suas próprias casas nas cidades, mas praticavam uma vida de completa castidade, ascetismo e serviço.

Depois de ser ordenado diácono e depois sacerdote, seu bispo São Máximo respeitava-o o suficiente para encarregá-lo da instrução dos catecúmenos. Ainda temos essas palestras catequéticas de Cirilo que foram escritas por alguém da congregação. Ao falar de tantos mistérios, Cirilo antecipou a pergunta: “Mas alguém dirá: Se a substância divina é incompreensível, por que então você fala dessas coisas? até mesmo tomar com moderação o que me convém? Porque com olhos tão constituídos como os meus não posso receber todo o sol, não devo olhar para ele o suficiente para satisfazer minhas necessidades? Ou ainda, porque entrei em um grande jardim, e não pode comer todo o suprimento de frutas, você quer que eu vá embora com fome?  …

Quando Máximo morreu, Cirilo foi consagrado bispo de Jerusalém. Por ser apoiado pelo bispo ariano de Cesaréia, Acácio, os ortodoxos criticaram a nomeação e os arianos pensaram que tinham um amigo. Ambas as facções estavam erradas, mas Cirilo acabou no meio.
Quando a fome atingiu Jerusalém, os pobres pediram ajuda a Cirilo. Cirilo, vendo os pobres morrendo de fome e sem dinheiro, vendeu alguns dos bens das igrejas. Isso foi algo que outros santos, incluindo Ambrósio e Agostinho, fizeram e provavelmente salvou muitas vidas. Havia rumores, no entanto, de que algumas das vestimentas acabaram como roupas para atores.
Na verdade, a causa inicial do desentendimento entre Acácio e Cirilo foi território e não crenças. Como bispo de Cesaréia, Acácio tinha autoridade sobre todos os bispos da Palestina. Cirilo argumentou que sua autoridade não incluía Jerusalém porque Jerusalém era uma “sé apostólica” – uma das sedes originais estabelecidas pelos apóstolos. Quando Cirilo não compareceu aos concílios que Acácio convocou, Acácio o acusou de vender bens da igreja para arrecadar dinheiro e o baniu.

Cyril ficou em Tarso enquanto esperava por um apelo. Constâncio convocou um concílio onde o apelo deveria ocorrer. O concílio consistia em bispos ortodoxos, arianos e semi-arianos. Quando Acácio e sua facção viram que Cirilo e outros bispos ortodoxos exilados estavam presentes, exigiram que os bispos perseguidos saíssem. Acácio saiu quando a demanda não foi atendida. Os outros bispos convenceram Cirilo e os outros a ceder a este ponto porque não queriam que Acácio tivesse motivos para negar a validade do concílio. Acácio voltou, mas partiu novamente para sempre quando seu credo foi rejeitado – e se recusou a voltar até mesmo para dar testemunho contra seu inimigo Cirilo. O resultado do concílio foi o Acácio e os outros bispos arianos foram condenados. 

Este não foi o fim dos problemas de Cirilo porque Acácio levou sua história ao imperador – embelezando-a com detalhes de que era um presente do imperador que foi vendido a uma dançarina que morreu vestindo o manto. Isso provocou um novo sínodo dirigido por Acácio, que agora o baniu novamente com base no que alguns bispos de Tarso fizeram enquanto Cirilo estava lá.
Este exílio durou até Julian se tornar imperador e reconvocar todos os bispos exilados, ortodoxos ou arianos. Alguns disseram que isso era para exacerbar a tensão na Igreja e aumentar seu poder imperial. Então Cirilo voltou para Jerusalém. Quando Acácio morreu, cada facção nomeou seu próprio substituto para Cesaréia. Cirilo nomeou seu sobrinho Gelásio – o que pode parecer nepotismo, exceto que todas as fontes ortodoxas falaram da santidade de Gelásio. Um ano depois, tanto Cirilo quanto Gelásio foram expulsos da Palestina novamente quando o cônsul do novo imperador reverteu a decisão de Juliano.
Onze anos depois, Cirilo foi autorizado a voltar para encontrar uma Jerusalém destruída por heresia e conflitos. Ele nunca foi capaz de colocar as coisas completamente direito. Ele participou do Concílio em Constantinopla em 381, onde o Credo Niceno e a ortodoxia triunfaram e o arianismo foi finalmente condenado. Cirilo recebeu justiça no mesmo Conselho que o limpou de todos os rumores anteriores e o elogiou por travar “uma boa luta em vários lugares contra os arianos”.

Cirilo teve oito anos de paz em Jerusalém antes de morrer em 386, com cerca de setenta anos.

RESUMO

São Cirilo, Arcebispo de Jerusalém, nasceu em Jerusalém no ano 315 e foi criado na estrita piedade cristã. Ao atingir a maioridade, tornou-se monge e, no ano de 346, tornou-se presbítero. No ano 350, com a morte do arcebispo Máximo, sucedeu-o no trono episcopal de Jerusalém.
Como Patriarca de Jerusalém, São Cirilo lutou zelosamente contra as heresias de Ário e Macedônio. Ao fazê-lo, ele despertou a animosidade dos bispos arianos, que procuravam tê-lo deposto e banido de Jerusalém.
Houve um portento milagroso em 351 em Jerusalém: na terceira hora do dia da festa de Pentecostes, a Santa Cruz apareceu nos céus, brilhando com uma luz radiante. Estendia-se do Gólgota acima do Monte das Oliveiras. São Cirilo relatou este presságio ao imperador ariano Constâncio (351-363), esperando convertê-lo à Ortodoxia.
O herege Acácio, deposto pelo Concílio de Sardica, foi anteriormente o Metropolita de Cesareia, e colaborou com o imperador para remover São Cirilo. Uma fome intensa atingiu Jerusalém, e São Cirilo gastou toda a sua riqueza em caridade. Mas como a fome não diminuiu, o santo penhorou utensílios da igreja e usou o dinheiro para comprar trigo para os famintos. Os inimigos do santo espalharam um rumor escandaloso de que tinham visto uma mulher na cidade dançando em trajes clericais. Aproveitando-se desse boato, os hereges expulsaram à força o santo.

O santo encontrou abrigo com o bispo Silvanus em Tarso. Depois disso, um Concílio local em Selêucia, no qual havia cerca de 150 bispos, entre eles São Cirilo. O herege Metropolita Acácio não quis permitir que ele tomasse assento, mas o Conselho não consentiu com isso. Acácio saiu do Concílio e, diante do imperador e do patriarca ariano Eudóxio, denunciou tanto o Concílio quanto São Cirilo. O imperador mandou prender o santo.

Quando o imperador Juliano, o Apóstata (361-363) subiu ao trono, ele revogou todos os decretos anti-ortodoxos de Constâncio, aparentemente por piedade. São Cirilo voltou para seu próprio rebanho. Mas depois de um certo tempo, quando Juliano se tornou seguro no trono, ele abertamente apostatou e renunciou a Cristo. Ele permitiu que os judeus começassem a reconstruir o Templo de Jerusalém que havia sido destruído pelos romanos, e até lhes forneceu parte dos fundos para a construção do tesouro do Estado.

São Cirilo predisse que as palavras do Salvador sobre a destruição do Templo até suas próprias pedras (Lucas 21:6) sem dúvida aconteceriam, e a intenção blasfema de Juliano não daria em nada. Logo houve um terremoto tão poderoso, que até mesmo a fundação solidamente estabelecida do antigo Templo de Salomão mudou em seu lugar, e o que havia sido reconstruído caiu e se desfez em pó. Quando os judeus retomaram a construção, um fogo desceu do céu e destruiu as ferramentas dos trabalhadores. Grande terror apoderou-se de todos. Na noite seguinte, o sinal da cruz apareceu nas roupas dos judeus, que eles não puderam tirar de forma alguma.
Após esta confirmação celestial da predição de São Cirilo, eles o baniram novamente, e o trono do bispo foi ocupado por São Ciríaco. Mas São Ciríaco (Ver 08 de agosto) logo sofreu a morte de um mártir (28 de outubro).
Após a morte do imperador Juliano em 363, São Cirilo retornou à sua Sé, mas durante o reinado do imperador Valente (364-378) foi exilado pela terceira vez. Foi somente sob o santo imperador São Teodósio, o Grande (379-395) que ele finalmente retornou à sua atividade arquipastoral. Em 381 São Cirilo participou do Segundo Concílio Ecumênico, que condenou a heresia de Macedônio e afirmou o Símbolo da Fé de Nicéia-Constantinopla (Credo).
As obras de São Cirilo incluem vinte e três instruções
(dezoito são catequéticas, destinadas aos que se preparam para o batismo, e cinco são para os recém-batizados) e dois discursos sobre temas evangélicos: “Sobre o paralítico” e “sobre a transformação da água em Vinho em Caná.”
No centro das Instruções Catequéticas está uma explicação detalhada do Símbolo da Fé. O santo sugere que um cristão inscreve o Símbolo da Fé nas “tábuas do coração”.
“Os artigos da fé”, ensina São Cirilo, “não foram escritos por inteligência humana, mas contêm tudo o que há de mais importante em todas as Escrituras, em um único ensinamento de fé. Assim como o grão de mostarda contém toda a sua abundância de ramos dentro de seu pequeno núcleo, assim também a Fé em suas várias declarações combina todos os ensinamentos piedosos do Antigo e do Novo Testamento”.
 18 de março de 2010 São Cirilo de Jerusalém (315?-386) 
As crises que a Igreja enfrenta hoje podem parecer menores quando comparadas à heresia ariana, que negava a divindade de Cristo e ameaçava superar a cristandade no século IV. Cirilo seria apanhado na controvérsia, acusado (mais tarde) de arianismo por São Jerônimo, e finalmente justificado tanto pelos homens de seu tempo quanto por ser declarado Doutor da Igreja em 1822. Educado, sobretudo nas Escrituras, foi ordenado sacerdote pelo bispo de Jerusalém e encarregado de catequizar durante a Quaresma os que se preparavam para o Batismo e no tempo pascal os recém-batizados. Suas catequeses permanecem valiosas como exemplos do ritual e da teologia da Igreja em meados do século IV.
Há relatos conflitantes sobre as circunstâncias de ele se tornar bispo de Jerusalém. É certo que foi validamente consagrado pelos bispos da província. Como um deles era um ariano, Acácio, era de se esperar que sua “cooperação” se seguisse. O conflito logo surgiu entre Cirilo e Acácio, bispo da sede rival vizinha de Cesaréia. Cirilo foi convocado para um conselho, acusado de insubordinação e de vender propriedades da Igreja para socorrer os pobres. Provavelmente, no entanto, uma diferença teológica também estava envolvida. Ele foi condenado, expulso de Jerusalém e mais tarde justificado, não sem alguma associação e ajuda de semi-arianos. Metade de seu episcopado foi passado no exílio (sua primeira experiência foi repetida duas vezes). Ele finalmente voltou para encontrar Jerusalém dilacerada pela heresia, cisma e conflito, e arruinado com o crime. Mesmo São Gregório de Nissa, enviado para ajudar, partiu em desespero.
Ambos foram ao (segundo ecumênico) Concílio de Constantinopla, onde foi promulgada a forma alterada do Credo Niceno. Cirilo aceitou a palavra consubstancial (isto é, de Cristo e do Pai). Alguns diziam que era um ato de arrependimento, mas os bispos do Concílio o elogiavam como defensor da ortodoxia contra os arianos. Embora não seja amigo do maior defensor da ortodoxia contra os arianos, Cirilo pode ser contado entre aqueles a quem Atanásio chamou de “irmãos, que significam o que queremos dizer, e diferem apenas sobre a palavra [consubstancial]”.

Comentário: Aqueles que imaginam que a vida dos santos é simples e plácida, intocada pelo sopro vulgar da controvérsia, fica rudemente chocado com a história. No entanto, não deve ser surpresa que os santos, na verdade todos os cristãos, experimentem as mesmas dificuldades que seu Mestre. A definição da verdade é uma busca interminável e complexa, e bons homens e mulheres têm sofrido a dor tanto da controvérsia quanto do erro. Bloqueios intelectuais, emocionais e políticos podem retardar pessoas como Cirilo por um tempo. Mas suas vidas como um todo são monumentos à honestidade e coragem.

Citação: “Não é só entre nós, marcados com o nome de Cristo, que a dignidade da fé é grande; todos os negócios do mundo, mesmo aqueles fora da Igreja, são realizados pela fé. Pela fé, as leis do casamento unem em união pessoas que eram estranhas umas às outras. Pela fé, a agricultura se sustenta; pois um homem não suporta o trabalho envolvido a menos que acredite que colherá uma colheita. Pela fé, os homens do mar, confiando-se a uma pequena embarcação de madeira, trocam o elemento sólido da terra pelo movimento instável das ondas. Não apenas entre nós isso é verdade, mas também, como eu disse, entre os que estão fora do redil. Pois, embora não aceitem as Escrituras, mas promovam certas doutrinas próprias, ainda assim eles as recebem pela fé” (Catequese V).

São Cirilo, um grande asceta e um campeão da Ortodoxia, morreu no ano 386”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch18.html#386_St._Cyril_of_Jerusalem_Bishop_seeing

– SÃO CIRILO DE JERUSALÉM

Também conhecido como

  • Cirillo
  • Kyrillos

Memorial

Perfil

Criado como cristão em Jerusalém . Bem educado , especialmente na religião. Sacerdote , ordenado por São Máximo. Um grande professor de catecúmenos , as instruções de Cirilo ainda são documentos de origem para os primeiros ensinamentos da Igreja . Bispo de Jerusalém em 348 . Exilado três vezes pelos arianos , geralmente sob alguma acusação forjada como vender móveis de igreja, mas na verdade por motivos teológicos . Participou do Concílio de Selêucia em359 . Participou do Concílio de Constantinopla em 381 . Pai Grego da Igreja . Doutor da Igreja .

Nascer

Morreu

  • 386 de causas naturais

canonizado

Informações adicionais

leituras

            Então, durante a oração eucarística, fazemos menção também daqueles que já adormeceram: primeiro, os patriarcas, profetas, apóstolos e mártires, que por meio de suas orações e súplicas Deus receberia nossa petição. – São Cirilo: Palestras Catequéticas, 350AD

            Não é só entre nós, marcados com o nome de Cristo, que a dignidade da fé é grande; todos os negócios do mundo, mesmo aqueles fora da Igreja, são realizados pela fé. Pela fé, as leis do casamento unem em união pessoas que eram estranhas umas às outras. Pela fé, a agricultura é sustentada; pois um homem não suporta o trabalho envolvido a menos que acredite que colherá uma colheita. Pela fé, os homens do mar, confiando-se a uma pequena embarcação de madeira, trocam o elemento sólido da terra pelo movimento instável das ondas. Isso vale não apenas entre nós, mas também, como já disse, entre os que estão fora do redil. Pois embora eles não aceitem as Escrituras, mas apresentem certas doutrinas próprias, mesmo assim eles as recebem pela fé. – São Cirilo de Jerusalém (Catequese V)

            Nossas ações têm uma linguagem própria; eles têm uma eloquência própria, mesmo quando a língua está em silêncio. Pois as ações provam o amante mais do que as palavras. – São Cirilo de Jerusalém

Filhos da justiça, sigam a exortação de João: “Endireitai o caminho do Senhor”. Remova todos os obstáculos e pedras de tropeço para que você possa seguir direto no caminho da vida eterna. Por meio de uma fé sincera, preparem-se para serem livres para receber o Espírito Santo . Meus irmãos, esta é realmente uma grande ocasião. Aproxime-se com cuidado. Você está diante de Deus e na presença das hostes de anjos. O Espírito Santo está prestes a imprimir seu selo em cada uma de suas almas. Você está prestes a ser pressionado a servir a um grande rei. E assim preparem-se para receber o sacramento. As reluzentes vestes brancas que você está prestes a vestir não são a preparação de que estou falando, mas sim a devoção de uma consciência limpa.– de uma instrução catequética de São Cirilo de Jerusalém para aqueles que se preparam para o batismo e confirmação

            Visto que o próprio Cristo disse: “Este é o meu corpo”, quem ousará duvidar de que seja o seu corpo? – São Cirilo de Jerusalém

            Não é só entre nós, marcados com o nome de Cristo, que a dignidade da fé é grande; todos os negócios do mundo, mesmo aqueles fora da Igreja, são realizados pela fé. Pela fé, as leis do casamento unem em união pessoas que eram estranhas umas às outras. Pela fé, a agricultura é sustentada; pois um homem não suporta o trabalho envolvido a menos que acredite que colherá uma colheita. Pela fé, os homens do mar, confiando-se a uma pequena embarcação de madeira, trocam o elemento sólido da terra pelo movimento instável das ondas. Isso vale não apenas entre nós, mas também, como já disse, entre os que estão fora do redil. Pois embora eles não aceitem as Escrituras, mas apresentem certas doutrinas próprias, mesmo assim eles as recebem pela fé. – São Cirilo de Jerusalém, deCatequese V

Citação MLA

2.   Co­me­mo­ração de Santo Ale­xandre, bispo e mártir, que, tendo vindo da Ca­pa­dócia para Je­ru­salém, exerceu o mi­nis­tério pas­toral nesta Ci­dade Santa, fundou uma ex­ce­lente bi­bli­o­teca e abriu uma es­cola. Mais tarde, du­rante a per­se­guição do im­pe­rador Décio, quando já bri­lhavam os ca­belos brancos da sua ve­ne­randa ve­lhice, foi con­du­zido a Ce­sa­reia da Pa­les­tina e aí so­freu o mar­tírio pela fé em Cristo. († c. 250). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Palestina, Santo Alexandre. Discípulo de Clemente de Alexandria. Antes de ser nomeado pastor da Igreja de Jerusalém, recebeu Orígenes e ordenou-o presbítero, tendo mais tarde morrido na prisão, sob a perseguição de Décio. (M). Ver página 140: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

– Ver também “Alexandre de Jerusalém (m. 249[1] ou 251[2][3]) foi um clérigo do século III que esteve ativo nas províncias orientais do Império Romano. Nativo da Capadócia, mudou-se em data desconhecida para Alexandria, onde estudaria ao lado de Orígenes. Tempos depois iria para sua cidade natal, onde tornar-se-ia bispo.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alexandre_de_Jerusal%C3%A9m

3.   Em Lucca, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, São Frig­diano, bispo, na­tural da Ir­landa, que con­gregou clé­rigos num mos­teiro, para be­ne­fício do povo des­viou o curso do rio Sér­chio, tor­nando mais fértil a terra, e con­verteu à fé ca­tó­lica os Lom­bardos que ti­nham in­va­dido a região. († c. 588). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, São Fridiano, monge irlandês. De volta de uma peregrinação à Roma, foi nomeado bispo a serviço da Igreja de Lucca, na Toscana. (M). Ver também sobre São Fridiano, à pág. 130: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

4.   Em Tours, ci­dade da Nêus­tria, ac­tu­al­mente na França, São Le­o­bardo, que viveu re­cluso numa pe­quena cela pró­xima do mos­teiro de Mar­mou­tier, onde res­plan­deceu pela sua ad­mi­rável abs­ti­nência e humildade. († c. 593)

5.   Em Sa­ra­goça, na His­pânia Tar­ra­co­nense, São Bráulio, bispo, que ajudou Santo Isi­doro, de quem foi grande amigo, a res­taurar a dis­ci­plina ecle­siás­tica em toda a His­pânia e foi seu digno su­cessor na eloquência e sabedoria. († 651)

6.   Perto de Wa­reham, lo­ca­li­dade da In­gla­terra, Santo Edu­ardo, rei dos In­gleses, do­lo­sa­mente as­sas­si­nado ainda jovem pelos servos da madrasta. († 978). Ver também sobre Santo Eduardo, às páginas 131-133: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

– Ver também “Eduardo, o Mártir (c. 962 – 18 de março de 978) foi o Rei dos Ingleses de 975 até seu assassinato. Era o filho mais velho do rei Edgar mas não seu herdeiro reconhecido. Após a morte do rei, a liderança da Inglaterra foi contestada, com alguns apoiando a reivindicação de Eduardo e outros apoiando seu irmão mais novo Etelredo, reconhecido como o filho legítimo de Edgar. Eduardo foi escolhido como rei e coroado por seus principais apoiadores do clero, os arcebispos Dunstan e Osvaldo de Worcester.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Eduardo,_o_M%C3%A1rtir

7.   Em Mântua, na Lom­bardia, re­gião da Itália, o pas­sa­mento de Santo An­selmo, bispo de Lucca, fi­de­lís­simo à Sé Ro­mana, que, no con­flito sobre as in­ves­ti­duras, res­ti­tuiu ao papa Gre­gório VII o anel e o bá­culo pas­toral que re­lu­tan­te­mente re­ce­bera do im­pe­rador Hen­rique IV e, ex­pulso da sua sede pelos có­negos que re­cu­savam a vida comum, foi en­viado à Lom­bardia como le­gado do papa, que en­con­trou nele um va­lioso colaborador. († 1086). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1086, a volta para Deus de Santo Anselmo. Recolhido a um mosteiro beneditino pouco depois de sua sagração episcopal, trabalhou por sua oração e seus esforços para restabelecer a paz perturbada pelo imperador. (M).

– Ver também sobre Santo Anselmo às páginas 134-135: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

8.   Em Cá­gliari, na Sar­denha, São Sal­vador Gri­o­nesos de Horta, re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores, que se tornou um hu­milde ins­tru­mento de Cristo para sal­vação dos corpos e das almas. († 1567)

9*.   Em Len­castre, na In­gla­terra, os be­atos João Thules, pres­bí­tero, e Ro­gério Wrenno, oriundos do mesmo con­dado, már­tires de Cristo no rei­nado de Jaime I. († 1616)

10*.   No mos­teiro de Saint-Sau­veur-le-Vi­comte, na Nor­mandia, re­gião da França, a Beata Marta (Amata Le Bou­teiller), virgem das Irmãs das Es­colas Cristãs da Mi­se­ri­córdia, que, ani­mada pela sua plena con­fi­ança em Deus, de­sem­pe­nhou sempre com inal­te­rável pa­ci­ência os ofí­cios mais humildes. († 1883)

11♦.   Em Flo­rença, na Itália, a Beata Ce­les­tina da Mãe de Deus (Maria Ana Do­náti), virgem, fun­da­dora da Con­gre­gação das Fi­lhas Po­bres de São José de Calasans. († 1925)

12. São Trófimo e Santo Eucárpio, mártires. No Martirológio Romano-Monástico, na Nicomédia, no séc. IV, os Santos Trófimo e Eucarpo. Soldados pagãos, tinham sido mandados perseguir os cristãos. Convertidos no trajeto pela caridade exemplar destes, foram também condenados ao suplício do fogo (M).Ver sua história às páginas 128-129: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

13. Em 707, São Tetrico, abade do Mosteiro de Saint-Germain, em Auxerre. Tornado Bispo daquela cidade, realçou a dignidade do Ofício Divino em sua catedral (Conforme Martirológio Romano-Monástico – X).

14. No mesmo dia, em Augsburgo, São Narciso (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, o primeiro que pregou o evangelho aos grisões, indo_ em seguida a Espanha, tendo, depois, em Girona, feito inúmeras conversões. Recebeu a palma do martírio juntamente com o diácono Félix, quando do imperador Diocleciano, em 307. Ver página 138: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

15. Na Folhinha do Coração de Jesus, São Cristiano.

– Ver “… Além do fato de que ele foi abade do primeiro mosteiro cisterciense já estabelecido na Irlanda, praticamente nada pode ser afirmado com certeza sobre Bd Christian, também chamado Christian O’Conarchy ou Giolla Criost Ua Condoirche. As várias tradições e lendas são confusas e conflitantes. De acordo com. alguns relatos, ele nasceu em Bangor em Ulster, e Colgan diz que ele era o discípulo e depois o arquidiácono de São Malaquias de Armagh, e que provavelmente acompanhou esse prelado em uma visita a Roma, permanecendo em Claraval em seu caminho para lá. Ele parece ter sido um dos quatro discípulos que ficaram em Claraval na viagem de volta para casa e que receberam o hábito do próprio São Bernardo. Ao retornar à Irlanda, St Malachy estava ansioso para introduzir a Ordem Cisterciense em seu país, e em sua incitação Donough O’Carroll começou a construir Mellifont. Malaquias solicitou ao fundador um superior e alguns monges para iniciar a nova fundação, e São Bernardo enviou Christian e vários irmãos franceses em 1142.

Alguns escritores dizem que o abade Christian se tornou bispo de Lismore e legado papal para a Irlanda. Um antigo analista irlandês anônimo anota o ano de 1186 como a data da morte de Christian, o ilustre prelado de Lismore, “ex-legado da Irlanda, emulador das virtudes que viu e ouviu de seu santo pai São Bernardo e do Sumo Pontífice, o venerável Eugênio, com quem estava no noviciado em Clairaval”.

Ver Colgan, Acta Sanctorum Hiberniae e LIS., vol. iii, pág. 839…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch18.html#1186_Bl._Christian_Abbot_of_the_first

16. VER SANTAS E SANTOS DE 18 DE MARÇO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):

<- OntemCalendárioAmanhã ->
Cirilo de Jerusalém (Memorial Opcional) Nossa Senhora da MisericórdiaAimée-Adèle le Bouteiller Alexandre de Jerusalém Anselmo de Lucca, o Jovem Celestino da Mãe de Deus Christian O’Conarchy Coman McErnann Conal de Tambor Eduardo o mártir Egberto de Ripon Eucárpio de NicomédiaFélix de Gerona Finan de Aberdeen Frigidiano de Lucca John Thules Leobardo de Tours Roger Wrenno salvador da horta Tómmán Trófimo de NicomédiaMártires de Nicomédia — Comandante de Kilcomenty Illuminata Bembo
todos esses memoriais em uma única página

17. Outras santas e Santos do dia 18 de março: págs. 108-140 (vol.5): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

Obs. Entra no Google chrome, mas não no edge.

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

 * “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 18 de março, ver também: 18 de março – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 266-268: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
  4. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: https://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
  5. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  6. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  7. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  8. The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015) 
  9. El testigo fiel: https://www.eltestigofiel.org/index.php  
  10. MÁRTIRES DE GRUPO: http://newsaints.faithweb.com/martyrs.htm  
  11. SANTOS CATÓLICOS: https://catholicsaints.info/18-march/                                                                                                                                                  
  12. SANTOS DO DIA: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch18.html#                                                                          
  13. SANTO DEL GIORNO: https://www.santodelgiorno.it/?p    
  14. SANTOS E HERÓIS CATÓLICOS ROMANOS: https://www.roman-catholic-saints.com/?fbclid=IwAR3I2wTv68l2z-TDczvIfnIepFibhxgYGn0Kp_PaUhTxdbPf73S1HYhGcdg
  15.              SOBRE NOSSA SENHORA:

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA EM JANEIRO: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayFebruary25.html#

FESTAS MARIANAS:

https://www.catholicdoors.com/news/marian.htm

http://www.iskandar.com/ourlady/feastsofourlady.html

http://marianapparition.blogspot.com/p/marian-calender.html

https://udayton.edu/imri/mary/t/titles-of-our-lady.php

https://devotiontoourlady.com/index.html 

(Sobre os sites que mostram os santos do dia e outros em inglês: Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!   AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

  • SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação.

Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

  • “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 02 de janeiro: SÃO GREGÓRIO DE NAZIANZENO

Deus aceita nossos desejos como se fossem de grande valorEle anseia ardentemente que o desejemos e o amemosEle aceita nossos pedidos de benefícios como se estivéssemos fazendo um favor a ele. Sua alegria em dar é maior do que a nossa em receber. Portanto, não sejamos apáticos em nossos pedidos, nem estabeleçamos limites muito estreitos para nossos pedidos; nem peçamos coisas frívolas indignas da grandeza de Deus…”

– São Gregório Nazianzeno

================

* 02 de janeiro: SÃO BASÍLIO

            … Levantemo-nos da nossa queda e não desistamos da esperança enquanto estivermos livres do pecado. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores. ‘Vinde, adoremos, prostremo-nos e choremos diante dele’ (Salmo 95:6). A Palavra nos chama ao arrependimento, clamando: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados ​​e sobrecarregados e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28). Existe, então, um caminho para a salvação, se estivermos dispostos a segui-lo” …         

“… Ó pecador, não desanime, mas recorra a Maria em todas as suas necessidades. Chame-a para sua ajuda, pois tal é a Vontade divina que ela deve ajudar em todo tipo de necessidade…” 

================

* 05 DE JANEIRO: SÃO JOÃO NEPUMUCENO NEUMANN

Baseado em São João Neumann: “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!” (São João Nepomuceno Newmann sempre rezava esta oração)

– “Um homem deve estar sempre pronto, pois a morte chega quando e onde Deus quer” (São João Neumann)

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento

(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário. “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 24 de janeiro: SÃO FRANCISCO DE SALES

“… Todos nós podemos alcançar a virtude e a santidade cristãs, não importa em que condição de vida vivamos e não importa qual seja o trabalho de nossa vida…”

================

27 DE JANEIRO: SANTA ÂNGELA DE MÉRICI

“… A desordem na sociedade é o resultado da desordem na família…”

================

* 28 DE JANEIRO: SÃO TOMÁS DE AQUINO

“… Concede-me, ó Senhor meu Deus, uma mente para te conhecer, um coração para te buscar, sabedoria para te encontrar, uma conduta que te agrade, uma perseverança fiel em te esperar e a esperança de finalmente te abraçar…”

================

* 31 DE JANEIRO: SÃO JOÃO BOSCO

“… Quando tentado, invoque seu Anjo. Ele está mais ansioso para ajudá-lo do que você para ser ajudado! Ignore o diabo e não tenha medo dele: ele treme e foge ao ver seu anjo da guarda…”

================

* 03 de fevereiro: SANTO OSCAR

“…Se eu fosse digno de tal favor de meu Deus , pediria que me concedesse este único milagre : que por Sua graça Ele fizesse de mim um homem bom…”

================

  • 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

* 08 DE FEVEREIRO: SANTA JOSEFINA BAKHITA

“… O melhor para nós não é o que consideramos melhor, mas o que o Senhor quer de nós! …

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO

“… Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!…” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 13 DE FEVEREIRO: SÃO MARTINIANO, EREMITA

“Meu Senhor, ensina-me a reconhecer as minhas fraquezas e, ao mesmo tempo, lidar com elas. Dai-me a sabedoria de fugir das ocasiões de pecado e escapar das investidas do demônio. A exemplo e intercessão de São Martiniano, eu te peço essa graça. Por Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA

“… Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer…” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 15 DE FEVEREIRO: SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE (Devoção ao Sagrado Coração de Jesus)

“… Senhor, estou neste mundo para mostrar Sua misericórdia aos outros…

A misericórdia é ilimitada… Nenhum pecador, por maiores que”.

================

* 15 DE FEVEREIRO: BEATO MIGUEL SOPOCKO

“… O fator decisivo para obter a Misericórdia de Deus é a confiança. Confiança é a expectativa da ajuda de alguém. Não constitui uma virtude separada, mas é condição essencial da virtude da esperança e parte integrante das virtudes da fortaleza e da generosidade…”

================

* 18 DE FEVEREIRO: SÃO LEÃO DE PATERA

“…A vida eterna só pode ser conquistada através da tribulação, pois, como as Sagradas Escrituras nos ensinam, estreito é o caminho que conduz à vidaEu chamei de estreito … porque é difícil entrar e porque no início é muitas vezes assolado por aflições e perseguições. Mas, uma vez penetrado, pode-se mantê-lo sem grande dificuldade através da prática da virtude que ajuda a ampliá-lo e torná-lo mais fácil – como muitos descobriram. …”

================

* 20 (OU 18) DE FEVEREIRO: SÃO SADOT

“… O homem que é guiado pelo Espírito não teme a morte. Ele ama a Deus e vai a ele com um ardor incrível; mas aquele que vive de acordo com os desejos da carne, treme, e está desesperado com a sua aproximação: ele ama o mundo e é com tristeza que o deixa…”

================

* 21 DE FEVEREIRO: SÃO PEDRO DAMIÃO

“…Transmitamos fielmente à posteridade o exemplo de virtude que recebemos de nossos antepassados…” (São Pedro Damião)

================

* 23 DE FEVEREIRO: SÃO POLICARPO

Permanecei, pois, firmes nesta conduta e segui o exemplo do Senhor, ‘firmes e imutáveis ​​na fé, amantes da fraternidade, amando-vos uns aos outros, unidos na verdade, ajudando-vos uns aos outros com a brandura do Senhor, não desprezando ninguém.

================

* 27 DE FEVEREIRO: SÃO GABRIEL DAS DORES

“… Nosso caminho para a santidade, como o dos santos, provavelmente não está em atos heroicos, mas em realizar pequenos atos de bondade todos os dias…”

================

* 06 DE MARÇO: SANTA COLETA

Se há um verdadeiro caminho que conduz ao Reino Eterno, é certamente o do sofrimento suportado com paciência.” – Santa Coleta

================

* 09 DE MARÇO (06 de maio): SÃO DOMINGOS SÁVIO

“Antes morrer que pecar!”

================

*  12 DE MARÇO: SÃO LUÍS ORIONE

“… Sem Oração nada de bom é feito. As obras de Deus são feitas de mãos dadas e de joelhos. Mesmo quando corremos, devemos permanecer espiritualmente ajoelhados diante Dele…”

================

* 14 de março, Albert Einstein:

Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

  • 15 DE MARÇO: SÃO CLEMENTE-MARIA HOFFBAUER:

“… Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém…”

================

  • 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC:

“… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

* 18 DE MARÇO: SÃO CIRILO DE JESUSALÉM

“… A tentação é como um riacho inundado no inverno, difícil de atravessar. Por ela passam os que não se deixam vencer por ela, mostrando que são excelentes nadadores, e não se deixam levar por ela…”: https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2014/09/10/church-fathers-day-fifty-one-st-cyril-of-jerusalem-and-temptation/

================

  • 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE:
  •  

“Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será derrotado. Amém! “São Nicolau relatou que nunca invocou Maria em vão e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

  • 21 de março (também 14 de novembro): SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

REGRA RESUMIDA DA PERFEIÇÃO CRISTÃ: A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop

================

  • 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 de abril: São Zeferino Agostini

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

*12 de abril: São David Uribe

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!

===============

  • 20 DE ABRIL: PROJETO DE VIDA DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra

indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.

  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”

================

  • 28 DE ABRIL, SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.

Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…

Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…

Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…

Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/

================

  • 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»

================

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.

Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;

concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.

Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!

(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)

================

  • 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E

OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM

“As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu– Santo Efrém

Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia– Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida

Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo– Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos

Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você, Senhor, coloca sobre nós o sinal do Seu dia que não é medido pelo sol. Em Seu sacramento, todos os dias O abraçamos e O recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a Seu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito– de um sermão de Santo Efrém”

================

* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a

================

* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA

“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”– São Luís Gonzaga

“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”– São Luís Gonzaga

“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho– São Luís Gonzaga

“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”– de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga

Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos– coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga

Citação MLA

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:

Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.

Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.

Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.

Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.

Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.

Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.

Amém.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!

================

* 15 de julho: SÃO BOAVENTURA

A oração é, portanto, a fonte e a origem de todo caminho ascendente em direção a Deus. Que cada um de nós, então, volte-se para a oração e diga ao nosso Senhor Deus: ‘Guia-me, Senhor, no teu caminho, para que eu possa andar na tua verdade.’ “

Cristo é tanto o caminho quanto a porta. Cristo é a escada e o veículo, como o “trono da misericórdia sobre a Arca da Aliança” e “o mistério oculto dos séculos”. 

Um homem deve voltar toda a sua atenção para este trono de misericórdia, e deve olhar para ele pendurado na cruz, cheio de fé, esperança e caridade, devoto, cheio de admiração e alegria, marcado pela gratidão e aberto ao louvor e júbilo. 

Então, tal homem fará com Cristo uma “pasch”, {uma páscoa} isto é, uma passagem. Pelos ramos da cruz ele passará o Mar Vermelho, deixando o Egito e entrando no deserto. Lá ele provará o maná escondido e descansará com Cristo no sepulcro, como se estivesse morto para as coisas de fora. Ele experimentará, tanto quanto for possível para quem ainda vive, o que foi prometido ao ladrão pendurado ao lado de Cristo: “Hoje você estará comigo no paraíso”.

================

* 19 DE JULHO: SANTO AMBROSIO AUTPERTO:

…ressaltando a prioridade que em cada busca teológica da verdade compete ao amor, ele dirige-se a Deus com estas palavras:Quando por nós és perscrutado intelectualmente, não és descoberto como és realmente; quando és amado, és alcançado“.

================

* 30 DE JULHO: SÃO PEDRO CRISÓLOGO

Ouça o apelo de Deus: Em mim, quero que você veja seu próprio corpo, seus membros, seu coração, seus ossos, seu sangue. Você pode temer o que é divino, mas por que não amar o que é humano? Você pode fugir de mim como o Senhor, mas por que não correr para mim como seu pai? Talvez você esteja cheio de vergonha por causar minha amarga paixão. Não tenha medo. Esta cruz inflige um dano mortal, não em mim, mas na morte. Esses pregos não me doem mais, mas apenas aprofundam meu amor por você. Eu não clamo por causa dessas feridas, mas através delas eu o atraio para o meu coração. Meu corpo foi esticado na cruz como um símbolo, não do quanto eu sofri, mas do meu amor abrangente. Não considero menos que derramar meu sangue: é o preço que paguei pelo seu resgate. Venha, então, volte para mim e aprenda a me conhecer como seu pai, que retribui o mal com o bem, a injúria com o amor e a caridade sem limites nas feridas penetrantes”.

… Ouça agora o que o Apóstolo nos exorta a fazer. Apelo a vocês, diz ele, para que apresentem seus corpos como sacrifício vivo. Por esta exortação dele, Paulo elevou todos os homens ao status sacerdotal. Quão maravilhoso é o sacerdócio do cristão, pois ele é tanto a vítima que é oferecida em seu próprio nome, quanto o sacerdote que faz a oferta. Ele não precisa ir além de si mesmo para buscar o que deve imolar a Deus: consigo mesmo e em si mesmo traz o sacrifício que deve oferecer a Deus por si mesmo. A vítima permanece e o padre permanece, sempre um e o mesmo. Imolada, a vítima ainda vive: o padre que imola não pode matar. Verdadeiramente é um sacrifício incrível em que um corpo é oferecido sem ser morto e sangue é oferecido sem ser derramado. 

O Apóstolo diz: Apelo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo. Irmãos, este sacrifício segue o padrão do sacrifício de Cristo pelo qual ele deu seu corpo como imolação viva pela vida do mundo. Ele realmente fez do seu corpo um sacrifício vivo, porque, embora morto, continua a viver. Em tal vítima, a morte recebe seu resgate, mas a vítima permanece viva. A própria morte sofre o castigo. É por isso que a morte para os mártires é realmente um nascimento, e seu fim um começo. Sua execução é a porta para a vida, e aqueles que se pensava terem sido apagados da terra brilham brilhantemente no céu. Paulo diz: Rogo-vos, pela misericórdia de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo e santo. O profeta disse a mesma coisa: Sacrifício e oferta não quiseste, mas preparaste um corpo para mim. Cada um de nós é chamado a ser um sacrifício a Deus e ao seu sacerdote. Não perca o que a autoridade divina lhe confere. Vista as vestes da santidade, cinge-se com o cinto da castidade. Deixe Cristo ser seu capacete, deixe a cruz em sua testa ser sua proteção infalível. Sua couraça deve ser o conhecimento de Deus que ele mesmo lhe deu. Continue queimando continuamente o cheiro doce do incenso da oração. Pegue a espada do Espírito. Deixe seu coração ser um altar. Então, com plena confiança em Deus, apresente seu corpo para o sacrifício. Deus não deseja a morte, mas a fé; Deus não tem sede de sangue, mas de auto entrega; Deus é apaziguado não pela matança, mas pela oferta de seu livre arbítrio. – de um sermão de São Pedro Crisólogo…”: https://catholicsaints.info/saint-peter-chrysologus/

================

* 31 DE JULHO: SANTO INÁCIO DE LOYOLA

“Se Deus faz com que você sofra muito, é sinal de que Ele tem grandes desígnios para você, e que certamente pretende fazer de você um santo. E se você deseja se tornar um grande santo, peça a Ele que lhe dê muitas oportunidades de sofrimento; pois não há lenha melhor para acender o fogo do amor santo do que a lenha da cruz, que Cristo usou para Seu próprio grande sacrifício de caridade sem limites…”

================

* 01 DE AGOSTO: SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

“Eu o amo, Jesus meu amor, eu o amo mais do que a mim mesmo. Arrependo-me de todo o coração por tê-lo ofendido. Nunca permita que eu me separe de você novamente. Que eu o ame sempre, e então faça comigo o que quiser” … Santo Afonso Ligório

Santíssima e Imaculada Virgem! Ó minha Mãe! Tu que és a Mãe do meu Senhor, a Rainha do mundo, a advogada, a esperança e o refúgio dos pecadores! Eu, o mais miserável entre eles, agora venho a ti. Eu te adoro, grande Rainha, e te dou graças pelos muitos favores que me concedeste no passado; acima de tudo, agradeço-te por me ter salvado do inferno, que tantas vezes merecia. Amo-te, Senhora mais digna de todo amor, e, pelo amor que te carrego, prometo sempre no futuro servir-te e fazer o que me cabe para ganhar outros para o teu amor. Em ti ponho toda a minha confiança, toda a minha esperança de salvação. Recebe-me como teu servo e cobre-me com o manto da tua proteção, tu que és a Mãe de misericórdia! E visto que tens tanto poder com Deus, livra-me de todas as tentações, ou pelo menos obtenha para mim a graça de sempre superá-los. De ti peço um verdadeiro amor de Jesus Cristo e a graça de uma morte feliz. Ó minha Mãe! Por teu amor a Deus, suplico-te que sejas meu ajudante em todos os momentos, mas sobretudo no último momento de minha vida. Não me deixes até que me vejas seguro no céu, lá por séculos sem fim para te abençoar e cantar teus louvores. Tal é a minha esperança. Um homem. – Santo Afonso Ligório

… Deus diz a cada um de nós: “Dá-me o teu coração, isto é, a tua vontade”. Nós, por nossa vez, não podemos oferecer nada mais precioso do que dizer: “Senhor, toma posse de nós; damos-te toda a nossa vontade; faça-nos entender o que você deseja de nós, e nós o realizaremos”. Se quisermos dar plena satisfação ao coração de Deus, devemos trazer nossa própria vontade em tudo em conformidade com a dele; e não apenas em conformidade, mas também em uniformidade, no que diz respeito a tudo o que Deus ordena. A confirmação significa a união de nossa própria vontade com a vontade de Deus; mas a uniformidade significa, além disso, fazer do divino e da nossa vontade uma só vontade, de modo que nada desejamos senão o que Deus deseja, e sua vontade se torna a nossa. Esta é a soma e a substância daquela perfeição à qual devemos sempre aspirar; este deve ser o objetivo de tudo o que fazemos e de todos os nossos desejos, meditações e orações. Para isso, devemos invocar a assistência de todos os nossos santos padroeiros e nossos anjos da guarda e, sobretudo, de nossa divina mãe Maria , que foi a santa mais perfeita, porque abraçou mais perfeitamente a vontade divina…” – Santo Afonso Ligório, de O amor redentor de Cristo

================

* 04 DE AGOSTO: SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

Meus filhinhos, reflitam nestas palavras: o tesouro do cristão não está na terra, mas no céu. Nossos pensamentos, então, devem ser direcionados para onde está nosso tesouro. Este é o glorioso dever do homem: orar e amar. Se você orar e amar, é aí que reside a felicidade de um homem. A oração nada mais é do que a união com Deus. Nesta união íntima, Deus e a alma estão fundidos como dois pedaços de cera que ninguém pode separar. Essa união de Deus com uma pequena criatura é uma coisa adorável. É uma felicidade além da compreensão. 

Meus filhinhos, seus corações, são pequenos, mas a oração os estica e os torna capazes de amar a Deus. Através da oração recebemos um antegozo do céu e algo do paraíso desce sobre nós. A oração nunca nos deixa sem doçura. É o mel que flui nas almas e torna todas as coisas doces. 

Quando oramos corretamente, as tristezas desaparecem como a neve diante do sol. Alguns homens mergulham tão profundamente na oração como peixes na água, porque se entregam totalmente a Deus. Oh, como amo essas nobres almas! Como somos diferentes deles! Quantas vezes chegamos à igreja sem ideia do que fazer ou do que pedir. E, no entanto, sempre que vamos a qualquer ser humano, sabemos muito bem por que vamos. E ainda pior, há alguns que parecem falar com o bom Deus assim: “Eu só direi algumas coisas para você, e então me livrarei de você”. Muitas vezes penso que, quando viermos adorar ao Senhor, receberemos tudo o que pedirmos, se pedirmos com fé viva e com o coração puro.

– das instruções catequéticas de São João Maria Vianney

================

08 DE AGOSTO: SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

“Um homem que governa suas paixões é senhor de seu mundo. Ou as comandamos sou somos escravizados por elas. É melhor ser um martelo do que uma bigorna” (São Domingos de Gusmão)

================

* 11 DE AGOSTO: SANTA CLARA DE ASSIS

“Vá em paz, pois você seguiu o bom caminho. Vá sem medo, pois aquele que te criou te fez santo, sempre te protegeu e te ama como uma mãe… Bendito sejas tu, meu Deus, por me ter criado”. – Santa Clara de Assis

================

            * 12 DE AGOSTO: SANTA JOANA DE CHANTAL

“… Os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, o seu amor e a sua fidelidade

 MANTENHA SEUS OLHOS EM DEUS E DEIXE-O FAZER PARA ELE… ISSO É TUDO COM O QUE VOCÊ TEM QUE SE PREOCUPAR”. – Santa Joana de Chantal

================

* 14 DE AGOSTO: SÃO MAXIMILIANO KOLBE

“… AVE-MARIA!”:  esta foi a última invocação que brotou dos lábios de São Maximiliano Kolbe, estendendo o braço àquele que o matava com uma injeção de ácido fénico. É comovedor constatar que o recurso humilde e confiante a Nossa Senhora é sempre manancial de coragem e de serenidade. Enquanto nos preparamos para celebrar a solenidade da Assunção, que é uma das festas marianas mais queridas à tradição cristã, renovamos a nossa confiança naquela que, do Céu, vigia com amor maternal sobre nós em todos os momentos. Com efeito, é assim que rezamos na familiar prece da Ave-Maria, pedindo-lhe que interceda por nós “agora e na hora da nossa morte”…(Papa Bento XVI, na Audiência Geral de 13 de agosto de 2008): https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2008/documents/hf_ben-xvi_aud_20080813.html

================

18 DE AGOSTO: BEM-AVENTURADO AIMON TAPARELI

A salvação consiste em servir a Deus; tudo o mais é ilusão.” 

================

* SÃO JOÃO EUDES: 19 DE AGOSTO

O nosso desejo, o nosso objetivo e a nossa principal preocupação deve ser formar Jesus em nós e fazer com que seu espírito, sua devoção, seus afetos, seus desejos e suas disposições reinem em nossos corações. Toda a nossa vida religiosa deve tender para isso. Tal é a tarefa que Deus nos confiou para que nela trabalhemos constantemente

================

* 20 DE AGOSTO: SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Nos perigos, nas dúvidas, nas dificuldades, PENSE EM MARIA , INVOQUE MARIA . Não deixe o nome dela sair de seus lábios, nunca permita que ele saia de seu coração. E para que você possa obter a ajuda de sua oração, não deixe de seguir seus passos. Com ela como guia, você nunca se desviará; ao invocá-la, você nunca desanimará; enquanto ela estiver em sua mente, você estará a salvo do engano; enquanto ela segura sua mão, você não pode cair; sob a proteção dela você não tem nada a temer; se ela andar na sua frente, você não se cansará; se ela lhe mostrar favor, você alcançará a meta– São Bernardo de Claraval

“Só Jesus é “mel para os lábios, cântico para os ouvidos, júbilo para o coração” (mel in ore, in aure melos, in corde iubilum)” (São Bernardo, citado por Bento XVI)

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro,

fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo]

================

* 21 DE AGOSTO: SÃO PIO X

Nasci pobre, vivi pobre e desejo morrer pobre

================

* 23 DE AGOSTO: SANTA ROSA DE LIMA

Que todos os homens saibam que a graça vem depois da tribulação. Que eles saibam que sem o fardo das aflições é impossível alcançar o cume da graça. Deixe-os saber que os dons da graça aumentam à medida que as lutas aumentam. Que os homens tomem cuidado para não se desviarem e serem enganados. Esta é a única escada verdadeira para o paraíso, e sem a cruz eles não podem encontrar nenhum caminho para subir ao céu…” (Dos escritos de Santa Rosa de Lima)

================

* 27 DE AGOSTO: SÃO PEMEN / PASTOR / POEMAS

               À questão de saber se é melhor falar ou calar, o Ancião disse:
Quem fala por Deus, faz bem, e quem cala por Deus, também faz bem.”
Ele também disse: “Se o homem parece estar em silêncio, mas seu coração condena os outros, então ele está sempre falando. Pode haver um homem que fala o dia todo, mas na verdade ele fica em silêncio, porque não diz nada que não seja lucrativo.”

O santo disse: “É útil observar três coisas: temer a Deus, orar com frequência e fazer o bem ao próximo”.
…”A maldade nunca erradica a maldade. Se alguém faz o mal a você, faça o bem a ele e a sua bondade vencerá a maldade.”

O começo do mal é a falta de vigilância. – São Poema

O silêncio não é uma virtude quando a caridade exige discurso. – São Poema

Uma fé viva consiste em pensar pouco de si mesmo e mostrar consideração pelos outros. – São Poema

Ensine seu coração a guardar o que sua língua ensina. – São Poema

Quando seu irmão o ataca, sejam quais forem os insultos, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. Mesmo se ele arrancasse seu olho direito e cortasse sua mão direita, se você ficar com raiva dele, você está ficando com raiva sem motivo. No entanto, se ele tentar afastá-lo de Deus, fique com raiva! – São Poema

Não abra sua consciência para quem você não confia em seu coração. – São Poema

Instruir o próximo é o mesmo que repreendê-lo. – São Poema

Se você der pouca importância a si mesmo, terá paz onde quer que viva. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria; estes são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Deixe de lado uma pequena parte da sua justiça e em poucos dias você estará em paz. – São Poema

Lançar-se diante de Deus, não medir seu progresso, deixar para trás toda vontade própria – esses são os instrumentos para o trabalho da alma. – São Poema

Você deve fugir das coisas sensuais. Na verdade, toda vez que um homem chega perto de uma luta com a sensualidade, ele é como um homem à beira de um lago profundo, e o Inimigo o joga quando quer. Mas se o homem vive longe das coisas sensuais, ele é como aquele que está à distância do lago, de modo que mesmo que o Inimigo o seduza para jogá-lo no fundo, Deus lhe envia ajuda no exato momento em que o inimigo o está afastando e fazendo-lhe violência. – São Poema

NÃO DÊ SEU CORAÇÃO AO QUE NÃO SATISFAZ SEU CORAÇÃO

– São Poema

Se você estiver em silêncio, terá paz onde quer que viva. – São Poema

A natureza da água é macia, e a natureza da pedra é dura; mas se uma garrafa é pendurada acima da pedra, deixando a água cair gota a gota, ela desgasta a pedra. Assim é com a Palavra de Deus: é mole e nosso coração é duro, mas o homem que ouve a Palavra de Deus muitas vezes abre seu coração ao temor de Deus. – São Poema

Citação MLA

================

* 28 DE AGOSTO: SANTO AGOSTINHO

“… O que você possui se você não possui Deus? – Santo Agostinho

Infeliz é a alma escravizada pelo amor de tudo o que é mortal. – Santo Agostinho

O amor às posses mundanas é uma espécie de linha de pássaro, que enreda a alma e a impede de voar para Deus. – Santo Agostinho

Neste exato momento posso, se desejar, tornar-me amigo de Deus– Santo Agostinho

Deus concede mais consideração à pureza da intenção com a qual nossas ações são realizadas do que às próprias ações. – Santo Agostinho

Vou sugerir um meio pelo qual você pode louvar a Deus o dia todo, se desejar. Faça o que fizer, faça bem-feito, e você louvou a Deus. – Santo Agostinho

Este é o negócio da nossa vida. Pelo trabalho e oração, avançar na graça de Deus, até chegarmos àquela altura de perfeição na qual, com corações puros, podemos contemplar a Deus. – Santo Agostinho

Deus em sua onipotência não podia dar mais, em sua sabedoria não sabia dar mais, em suas riquezas não tinha mais para dar, do que a Eucaristia. – Santo Agostinho

Deus não ordena impossibilidades, mas ao ordenar adverte-te a fazer o que podes e a orar pelo que não podes, e ajuda-te para que possas– Santo Agostinho

Nossa vida e nossa morte estão com nosso próximo. – Santo Agostinho

Conquiste a si mesmo e o mundo está aos seus pés. – Santo Agostinho…”

* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

* 31 DE AGOSTO: SÃO RAIMUNDO NONATO

“…Trabalhar já é bom,
  Melhor ainda é orar;
O melhor – amar teu Deus,
  E nem uma palavra a dizer
.
    – do alemão de Angelus Silesius

Prática favorita – Pregar o amor de Cristo pelo nosso silêncio, bem como pelo nosso discurso….” (de VIDAS CURTAS DOS SANTOS “São Raimundo, Confessor, de Eleanor Cecilia Donnelly):

{ Angelus Silesius: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angelus_Silesius }

================

04 de setembro: BEATA CATARINA DE RACCONIGI

Beata Catarina de Racconigi

Jesus, é minha única esperança!” – uma frase que a Beata Caterina repetia sempre que estava sob estresse

Grandes são as inIquidades do mundo, e meus pecados me tornam indigno de ser ouvido. Mas, Jesus, ó minha Esperança, Tua bondade não permitirá que eu me canse em suplicar-te em vão.” – Beata Catarina

================

04 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO E CORREIA

“…Senhor Jesus Cristo, Vós que vos sensibilizastes ao ver o povo sofrendo, os apóstolos cansados, os jovens desesperançados, os doentes tristes, as crianças esquecidas, os pobres oprimidos, os mulheres marginalizadas, e vos comprometestes e os consolastes exclamando: “vinde a mim todos que estais aflitos e eu os aliviarei” (MT. 11.29), nós vos pedimos luz para imitar o exemplo de Maria a quem nós amamos e invocamos como nossa Mãe da Consolação. Fazei-nos, por ela, descobrir a forma de sermos solidários com aqueles que choram, com os pobres, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que buscam a paz e os que são perseguidos por causa da justiça.

Senhor, que dessa forma, com a ajuda de NOSSA MÃE DA CONSOLAÇÃO, consigamos realizar o vosso reino de justiça, de serviço, de liberdade e fraternidade.

Senhor, que MARIA, MÃE DA CONSOLAÇÃO, seja nossa companheira de caminhada e nos ajude a chegar até vós, que sois o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. AMÉM!…” {http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-da-consolacao}

================

05 DE SETEMBRO SANTA TERESA DE CALCUTÁ

“…Deixe que qualquer um que vier até você vá embora se sentindo melhor e mais feliz. Todos deveriam ver bondade em seu rosto, em seus olhos, em seu sorriso. A alegria aparece nos olhos. Aparece quando falamos e andamos. Não pode ser mantida fechada dentro de nós. Ela reage lá fora. A alegria é muito contagiante…” – Santa Teresa de Calcutá

================

09 DE SETEMBRO: SÃO PEDRO CLÁVER

Jesus Cristo, Filho de Deus, você será meu pai e minha mãe e todo o meu bem. Eu o amo muito. Sinto muito por ter pecado contra você. Senhor, eu o amo muito, muito, muito.” – São Pedro Claver

================

13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO

            “… Certamente quem quer riqueza e abundância escolherá as coisas que duram ao invés das que perecem, o inesgotável ao invés do que se esvai, o muito ao pouco, o incorruptível ao invés do corruptível. Então o outro tipo seguirá também. Quem busca a terra antes do céu certamente também perderá a terra, mas quem preferir o céu à terra desfrutará de ambos no mais alto grau…” ( São João Crisóstomo nos diz para investir no céu):  {https://www.patheos.com/blogs/catholicbookblogger/2015/02/25/church-fathers-day-219-st-john-chrysostom-tells-us-to-invest-in-heaven/ }

            “…Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está malvestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer” [18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)…

            Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar…” (comentário de São João Crisóstomo sobre Mateus) …”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo

================

  • 15 de setembro, SANTA CATARINA DE GÊNOVA:

“… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carneSanta Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, A DOR DO DESEJO DE UNIÃO que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

================

* 16 DE SETEMBRO: SÃO CIPRIANO

Ditos de São Cipriano: “… Deus não escuta a voz, mas o coração…”; “... Não pode ter Deus por pai quem não tem a Igreja por mãe…”: https://www.pensador.com/autor/sao_cipriano/

================

* 17 DE SETEMBRO: SÃO ROBERTO BELARMINO

… A CARIDADE É AQUILO COM O QUAL NENHUM HOMEM SE PERDE, E SEM O QUAL NENHUM HOMEM SE SALVA.” – São Roberto Belarmino

               Diz o Papa Bento XVI: … “De arte bene moriendi” – a arte de morrer bem – por exemplo, [Bellarmino] indica como norma segura do bom viver, e também do bom morrer, o meditar frequentemente e seriamente que se deverá prestar contas a Deus das próprias ações e do próprio modo de viver, bem como não buscar acumular riquezas nesta terra, mas viver de modo simples e com caridade, de modo a acumular bens no Céu” …  As palavras de São Roberto Belarmino “recordam-nos que o fim de nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, nO qual Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Recordam-nos a importância de confiar no Senhor, de nos gastarmos em uma vida fiel ao Evangelho, de aceitar e iluminar com a fé e com a oração toda a circunstância e toda a ação da nossa vida, sempre nos esforçando para a união com Deus …

{Audiência Geral:  https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20110223.html }”:

================

* 19 DE SETEMBRO: NOSSA SENHORA DA SALETTE

“… Diz São João Paulo II AOS MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DE LA SALETTE em 4 de maio de 2000: … Proclame com ousadia a Palavra de Deus, uma força que pode transformar corações, sociedades e culturas. Sob o olhar de Maria, presença materna entre o Povo de Deus, convida constantemente à conversão, à comunhão e à solidariedade

Não hesiteis em anunciar aos vossos irmãos que Deus caminha com os homens, que os chama a uma vida nova e os encoraja para os conduzir à verdadeira liberdadeque o missionário esteja disposto a viver em permanente estado de conversãoO verdadeiro missionário é aquele que se compromete resolutamente a seguir os caminhos da santidade… Depois do entusiasmo do primeiro encontro com Cristo nos caminhos da missão, é necessário perseverar no esforço quotidiano através de uma intensa vida de oração, penitência e dom de si” …: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/en/speeches/2000/apr-jun/documents/hf_jp-ii_spe_20000504_notre-dame.html

================

* 27 DE SETEMBRO: SÃO VICENTE DE PAULO

“A perfeição consiste apenas em uma coisa, que é fazer a vontade de Deus. Pois, segundo as palavras de Nosso Senhor, para a perfeição basta negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo. Ora, quem nega a si mesmo e toma a sua cruz e segue a Cristo melhor do que aquele que procura não fazer a sua própria vontade, mas sempre a de Deus? Veja, agora, quão pouco é necessário para se tornar santo? Nada mais do que ADQUIRIR O HÁBITO DE QUERER, EM TODAS AS OCASIÕES, O QUE DEUS QUER. 

– São Vicente de Paulo

Quem quiser progredir na perfeição, tenha especial diligência em não se deixar levar por suas paixões, que destroem com uma mão o edifício espiritual que se ergue pelo trabalho da outra. Mas para ter sucesso nisso, a resistência deve ser iniciada enquanto as paixões ainda estão fracas; pois depois que elas estão completamente enraizadas e crescidas, quase não há remédio– São Vicente de Paulo

O primeiro passo a ser dado por quem deseja seguir a Cristo é, segundo as palavras do próprio Nosso Senhor, o de renunciar a si mesmo, isto é, aos próprios sentidos, às próprias paixões, à própria vontade, ao próprio juízo e a todos os movimentos da natureza, oferecendo a Deus um sacrifício de todas essas coisas e de todos os seus atos, que certamente são sacrifícios muito agradáveis ​​ao Senhor. E nunca devemos nos cansar disso; pois se alguém que tem, por assim dizer, um pé já no céu, abandonasse este exercício, quando chegasse a hora de colocar o outro lá, correria muito risco de se perder. – São Vicente de Paulo

================

* 23 DE SETEMBRO: SÃO PADRE PIO DE PIETRELCINA

Fica comigo, Senhor, pois é necessário tê-lo presente para que eu não o esqueça. Você sabe com que facilidade eu o abandono. 

Fica comigo, Senhor, porque sou fraco e preciso da sua força, para não cair tantas vezes. 

Fica comigo, Senhor, porque o Senhor é a minha vida e sem o Senhor estou sem fervor. Fica comigo, Senhor, pois o Senhor é minha luz e sem o Senhor estou nas trevas. 

Fica comigo, Senhor, para me mostrar a Sua vontade. 

Fica comigo, Senhor, para que eu ouça a Sua voz e O siga. 

Fica comigo, Senhor, pois desejo amar o Senhor muito e estar sempre na Sua companhia. 

Fica comigo, Senhor, para que eu seja fiel ao Senhor. 

Fica comigo, Senhor, por mais pobre que seja a minha alma, quero que seja um lugar de consolação para o Senhor e um ninho de Amor. 

Fica comigo, Jesus, porque está ficando tarde e o dia está chegando ao fim e a vida passa, a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. É preciso renovar as minhas forças, para que não pare no caminho e para isso preciso do Senhor. Está ficando tarde e a morte se aproxima, temo as trevas, as tentações, a secura, a cruz, as dores. Oh, como preciso do Senhor, meu Jesus, nesta noite de exílio! 

Fica comigo, Jesus; na vida com todos os seus perigos, eu preciso do Senhor. Deixa-me reconhecê-lo como fizeram os seus discípulos ao partir do pão, para que a celebração eucarística, a comunhão seja a Luz que dispersa as trevas, a força que me sustenta, a alegria única do meu coração. 

Fica comigo, Senhor, porque na hora da minha morte quero permanecer unido a ao Senhor, se não pela Comunhão , pelo menos pela graça e pelo amor. 

Fica comigo, Senhor, porque é só ao Senhor que procuro, Seu Amor, Sua Graça, Sua Vontade, Seu Coração, Seu Espírito, porque o amo e não peço outra recompensa senão amar o Senhor cada vez mais. 

Com um amor firme, eu o amarei de todo o meu coração enquanto estiver na terra e continuarei a amar perfeitamente por toda a eternidade. 

(Oração do Padre Pio após a Santa Comunhão)

================

* 30 DE SETEMBRO: SÃO JERÔNIMO

“… Na parte mais remota de um deserto selvagem e pedregoso, queimado pelo calor do sol escaldante que assusta até os monges que o habitam, parecia-me estar no meio das delícias e multidões de Roma. 

No exílio e na prisão a que por medo do inferno me condenara voluntariamente, muitas vezes me imaginei presenciando a dança das donzelas romanas como se estivesse no meio delas: no meu corpo frio e no meu corpo ressecado, carne, que parecia morta antes de sua morte, a paixão era capaz de viver. 

Sozinho com esse inimigo, me joguei em espírito aos pés de Jesus, regando-os com minhas lágrimas, e domei minha carne jejuando semanas inteiras. Não me envergonho de revelar minhas tentações, mas lamento não ser agora o que era antes

Lá, também – o próprio Senhor é minha testemunha – quando eu derramei copiosas lágrimas e forcei meus olhos para o céu, às vezes me senti entre as hostes angelicais e, de alegria e alegria, cantei: “por causa do sabor dos teus bons unguentos, correremos atrás de ti.” – A carta de Jerônimo a Santa Eustóquio – 7 {https://catholicsaints.info/saint-jerome-letter-23-to-eustochium/}

{https://catholicsaints.info/saint-jerome/ >}

================

* O1 DE OUTUBRO: SANTA TERESA DE JESUS

“… Ajoelhado diante do tabernáculo, só consigo pensar em uma coisa para dizer ao nosso Senhor: “Meu Deus, você sabe que eu te amo”. E sinto que minha oração não cansa Jesus; conhecendo minha fraqueza, Ele está satisfeito com minha boa vontade

…Nosso Senhor não olha tanto para a grandeza de nossas ações, nem mesmo para sua dificuldade, mas para o amor com que as fazemos… 

… Nosso Senhor não precisa nem de grandes feitos de nossa parte, nem de pensamentos profundos, nem de inteligência, nem de talento. Ele preza a simplicidade…

… A perfeição consiste em fazer a Vontade de Deus, em ser aquilo que Ele quer que sejamos… Jesus, ajude-me a simplificar minha vida aprendendo a ser o que você quer que eu seja e me tornando essa pessoa…– Santa Teresa de Lisieux

================

* 02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA

“…Nossa fraqueza é tal que, se os anjos da guarda não nos tivessem sido dados, não poderíamos resistir aos muitos e poderosos ataques dos espíritos malignos. Para este propósito, precisávamos de uma natureza superior. É por isso que Deus tirou esses espíritos de seus tesouros e por meio deles deu um auxílio à fraqueza humana, para que essa assistência divina nos ajude contra os poderes deste mundo de trevas a alcançar a herança da salvação…” – Santo Hilário de Poitiers (memorial em 13 de janeiro)

================

* 04 DE OUTUBRO: SÃO FRANCISCO DE ASSIS

“Santifique-se e santificará a sociedade”. – São Francisco de Assis

================-

* 05 DE OUTUBRO: SANTA FAUSTINA

“… JESUS, EU CONFIO EM TI!…”

{https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20000430_faustina.html }

================

08 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO CALÁBRIA

1- “Somos chamados a “mostrar ao mundo que a divina Providência existe que Deus não é estrangeiro, mas é Pai, e pensa em nós, com a condição de que pensemos n’Ele e façamos a nossa parte, que é a de procurar em primeiro lugar o santo Reino de Deus e a sua justiça“.

2- “A grandeza das ações depende unicamente da medida do amor com que são feitas

3- “Encontrar caminhos é bom… Melhor ainda é abrirmos os caminhos“….:

================

*09 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO HENRIQUE NEWMAN

“…John Henry Newman colocou nos lábios do coro dos anjos no céu:

Louvado seja o Santíssimo nas alturas
E nas profundezas seja louvado;
Em todas as suas palavras mais maravilhosas,
Mais seguro em todos os seus caminhos!
O Sonho de Gerôncio )…:
https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/en/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100919_beatif-newman.html

==============

* 11 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO XXIII

“…Não é que o evangelho mudou; é que começamos a entendê-lo melhor. Aqueles que viveram tanto quanto eu… puderam comparar diferentes culturas e tradições, e saber que é chegado o momento de discernir os sinais dos tempos, de aproveitar a oportunidade e olhar para o futuro…” (São João XXIII, em seu leito de morte)

================

* 15 de outubro: SANTA TERESA DE ÁVILA

“… Nada te perturbe… Nada te amedronte… Tudo passa!… A paciência tudo alcança… A quem tem Deus, nada falta. Só Deus basta!…”

================

* 16 DE OUTUBRO: SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE

AS DOZE PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA para os devotos de Seu Sagrado Coração:

  • Eu lhes darei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  • Eu estabelecerei a paz em suas famílias.
  • Eu os consolarei em todos os seus problemas.
  • Encontrarão em Meu Coração refúgio seguro durante a vida e especialmente na hora de sua morte.
  • Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  • Os pecadores encontrarão em Meu Coração a fonte de um oceano infinito de misericórdia.
  • Almas mornas se tornarão fervorosas.
  • Almas fervorosas se elevarão rapidamente à grande perfeição.
  • Abençoarei os lares onde uma imagem do Meu Coração for exposta e honrada.
  • Darei aos sacerdotes o poder de tocar os corações mais endurecidos.
  • Aqueles que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos em Meu Coração, para nunca serem apagados.
  • O amor todo-poderoso do Meu Coração concederá a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira de nove meses consecutivos a graça do arrependimento final; não morrerão sob meu desagrado, nem sem receber seus sacramentos. Meu coração será seu refúgio seguro naquela última hora.

================

* 17 DE OUTUBRO: SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

“… É melhor calar-se e ser do que falar e não ser. É maravilhoso ensinar, quando se faz o que se diz. Assim, um é o Mestre “que falou e tudo foi feito”; também aquilo que realizou em silêncio é digno do Pai… (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Efésios, 15,1): http://www.cristianismo.org.br/inacio-2.htm

================

* 18 DE OUTUBRO: SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Nenhuma língua pode expressar a grandeza do amor que Jesus Cristo carrega às nossas almas. Ele não queria que entre Ele e Seus servos houvesse qualquer outra promessa que não a si mesmo, para manter viva a lembrança dele (São Pedro de Alcântara). 

================

* 19 DE OUTUBRO: SÃO PAULO DA CRUZ

“… Um dia o Senhor me fez ouvir estas palavras ao pé do tabernáculo: ‘Meu filho, quem me abraça, abraça espinhos’…” – São Paulo da Cruz

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO

Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

* 22 DE OUTUBRO: SÃO JOÃO PAULO II

” Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)

================

*        27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO

“… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTO

ABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

10 de novembro: SÃO LEÃO MAGNO

“A virtude não é nada sem a prova da tentação, pois não há conflito sem inimigo, nem vitória sem luta.” – Papa São Leão Magno

================

* 23 de novembro: BEATO MIGUEL AGUSTIN PRÓ

“…Eu creio, Senhor, mas fortaleça a minha fé…
Coração de Jesus, eu O amo; mas aumente o meu amor.
Coração de Jesus, eu confio no Senhor; mas dê maior vigor à minha confiança.
Coração de Jesus, entrego-Lhe o meu coração; mas encerra-o dentro do Senhor para que nunca se separe do Senhor.
Coração de Jesus, sou todo Seu; mas cuide da minha promessa para que eu possa colocá-la em prática até o sacrifício total da minha vida…”

================

O3 DE DEZEMBRO: SÃO FRANCISCO XAVIER

“Não é o esforço físico real que conta para o progresso de um homem, nem a natureza da tarefa, mas o espírito de fé com que é realizado…”

            “… A melhor maneira de adquirir a verdadeira dignidade é lavar a própria roupa e ferver a própria panela…”

================

* 14 DE DEZEMBRO – SÃO JOÃO DA CRUZ

“No final de sua vida, você será julgado por seu amor… O caminho da perfeição não consiste em muitos artifícios, nem em muitas cogitações, mas em negar-se completamente e entregar-se a tudo sofrer por amor de Cristo…”

================

* 21 de dezembro: SÃO PEDRO CANÍSIO

“Se você tem muito o que fazer, com a ajuda de Deus encontrará tempo para fazer tudo.”

================

* 22 de dezembro: SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

“Devemos orar sem cansar, pois, a salvação da humanidade não depende do sucesso material; nem nas ciências que obscurecem o intelecto. Tampouco depende de armas e indústrias humanas, mas somente de Jesus…” 

================

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai

também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS,

ROGUEM POR NÓS!   

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

================

  • APÓS DEUS, O PAI AMADO A CHAMAR (MINHA AMADA FRÔ, ESPOSA E COMPANHEIRA POR 38 ANOS, 9 MESES E OITO DIAS), EM 24.09.2017, DESCOBRI:
    • POSSO ME COMUNICAR COM A MINHA FRÔ, PELA ORAÇÃO;
    • POSSO VER, ESCUTAR, SENTIR A FRÔ (TRANSFORMADA, SEM DORES, LINDA, MARAVILHOSA) EM MEU SER;
    • ELA ESTÁ VIVENDO NOS BRAÇOS DE DEUS (BONDOSOS, VIGOROSOS);
    • UM DIA VAMOS ESTAR JUNTOS;
    • QUANDO DEUS ME CHAMAR, QUERO LEVAR COISAS BOAS PARA O BANQUETE CELESTE (MINHA CONSAGRAÇÃO A JESUS PELAS MÃOS DA MÃE MARIA) …

DÊ-NOS ESSA GRAÇA, PAI AMADO! DÊ-NOS A GRAÇA!

OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

PEDIMOS POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

                                                         ================                                  

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

“Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado”

JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZ O MEU CORAÇÃO E O DA FAMÍLIA SEMELHANTE AO SEU! OBRIGADO JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR! BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”

ME LEVA A JESUS, MÃE! ME ADOTA E À FAMÍLIA, MÃE! OBRIGADO!

================

CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA,

PELAS MÃOS DE MARIA – LEVANDO DEUS E A MÃE A SÉRIO

JESUS, EU O ADORO E O AMO e sei que o Senhor me ama também! O SENHOR é minha força! Entrego-me ao Senhor levando a minha cruz todos os dias da vida e amando (Jo 15,14.17). Me prostro a seus pés, trazendo-lhe o meu fardo. (Mt 11,28-30). Alivie-me! Quero ser seu e estar sempre com o Senhor na vida e na morte! Pelo Senhor quero viver e morrer! Tenha compaixão de mim! Que eu veja! ME CURE! Me ajude na minha falta de fé (Mc 9,24)! Eu confio no senhor! Quero segui-Lo sendo discípulo como MARIA! A exemplo dela, quero escutá-Lo, deixar a morada terrena e caminhar alegre rumo à celeste! Quero o meu coração no Seu amor cada vez mais abrasado e sempre no Senhor, por mais que o mundo me atraia e eu caia. AJUDE-ME a querer e agir para me levantar e não pecar mais ou viver em pecado. Incluo em tudo também a família! OBRIGADO, JESUS! BENDITO SEJA O SENHOR, JESUS FILHO DE DEUS!

Jesus, eu não guardei ou cumpri e nem guardo ainda os votos e promessas do meu Batismo, mas quero cumprir, VER! Não mereço nem sou digno de ser chamado Seu filho, irmão, servo, amigo. Misericórdia, JESUS! Peço, pelas mãos da mãe MARIA, ao PAI, pelo SENHOR, JESUS, na força do ESPÍRITO SANTO: dê-me a graça, a contrição, o perdão, a continência, a castidade, a educação das paixões, o não pecar mais, a sabedoria, a fortaleza, o sustento na penitência, mortificação, oração e vida sacramental. O Senhor sabe do que eu preciso. Dê-me! Atraia-me para o Senhor e ajude-me a viver a vida santa da luz (Ef 5,8-9) segundo o espírito, cortando e evitando o que é da carne; a abominar as más inclinações (Rm 1,3); viver sem reclamar, sem ira ou cólera e a cumprir as promessas do meu batismo, que RENOVO:

            EU, N.., INFIEL PECADOR, RENOVO E RATIFICO, AGORA, AS PROMESSAS DO MEU BATISMO: RENUNCIO COM A GRAÇA DO PAI, POR MEIO DO SENHOR JESUS E NA  FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, PARA SEMPRE, A SATANÁS, ÀS SUAS POMPAS, SUAS OBRAS E SEUS GOZOS; RENUNCIO AO PECADO, ÀS PAIXÕES, à pornografia, à carne, ao desânimo, ao que desune, ao mundo, às más inclinações, ao desejo de ser retribuído, ao mal. Ofereço minha vontade e inteligência ao Senhor. CREIO em Deus Pai, no Filho Jesus, no Espírito Santo; na Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna! DÊ-ME A GRAÇA, PAI, POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO, DE CUMPRIR ESSAS PROMESSAS e, caindo, levantar-me sempre!

MÃE MARIA! ME AJUDE a cumprir as promessas do meu Batismo e a ser contrito, continente, casto, a controlar-me, a recompor-me, a mortificar-me, a educar e subordinar as paixões, a abominar as más inclinações, converter-me, A SEGUIR AMOROSAMENTE A JESUS, OBEDECENDO-LHE. Me ensine e ajude a ser discípulo e imitador de Jesus! Conceda-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus; a contrição e o perdão; a continência e a castidade. Coloca-me entre o número daqueles que a senhora ama, ensina, guia, educa, sustenta e protege como filhos. Levante-me! PEÇA AO PAI PARA LIVRAR-ME DO PECADO MORTAL.

MÃE, QUERO, FIRMEMENTE, OBEDECER-LHE EM TODAS AS COISAS, PEDINDO E CONTANDO COM A GRAÇA DE DEUS PARA SEGUIR E FAZER O QUE JESUS MANDAR.

ENTREGO-LHE E CONSAGRO-LHE TUDO O QUE SOU E TENHO E A FAMÍLIA e todos! Que nós cheguemos um dia à glória de Jesus!

MUITO OBRIGADO À SENHORA, MÃE QUERIDA, A JESUS E AO PAI POR JESUS, NO ESPÍRITO SANTO! LEVE-NOS A JESUS, MÃE!

SOMOS SEUS FILHOS! ADOTE-NOS! GUIE-NOS!

ENSINE-NOS A SERMOS DISCÍPULOS!

VIRGEM E MÃE, FAÇA-NOS SANTOS! OBRIGADO MÃE!

“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer

que algum daqueles que tenha recorrido à vossa proteção,

implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular,

como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados,

me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado,

mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lembrai-vos) [Oração de São Bernardo, 20.08]

SENHOR, AFASTE A SOMBRA E QUE A LUZ SEMPRE PREDOMINE EM NÓS! FIQUE SEMPRE CONOSCO! AJUDE-ME (NOS) A ESTAR (MOS) PREPARADO (S) PARA O ENCONTRO COM O SENHOR!

O SENHOR SABE DO QUE PRECISAMOS! CONCEDA-NOS

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO!

OBRIGADO, SENHOR, POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER! BENDITO SEJA!

BENDITO SEJA DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO!

AMÉM! ASSIM SEJA! PAI NOSSO… AVE MARIA… GLÓRIA…

(Adaptada de São Luís Maria Grignion Montfort (28 de abril);

também 05 de janeiro: S. João Nepomuceno Newman)

================

* Veja o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.