Santas e Santos de 09 de abril

1.   Em Ale­xan­dria, no Egipto, São Má­ximo, bispo, que, du­rante o tempo em que era pres­bí­tero, acom­pa­nhou no exílio e na con­fissão da fé São Di­o­nísio, a quem su­cedeu na sede episcopal. († 282)

2.   Também em Ale­xan­dria, Santo Edésio, irmão de Santo An­fiano, que, no tempo do im­pe­rador Ma­xi­mino, cen­surou aber­ta­mente o juiz por en­tregar ao le­no­cínio as vir­gens con­sa­gradas a Deus, e por isso foi preso e tor­tu­rado pelos sol­dados e lan­çado ao mar, mor­rendo por Cristo Nosso Senhor. († 306)

3.   Em Sir­mium, na Pa­nónia, hoje Sremska Mi­tro­vica, na Sérvia, São De­mé­trio, mártir, que é pi­e­do­sa­mente ve­ne­rado em todo o Ori­ente, es­pe­ci­al­mente em Tessalónica. († s. III/IV)

4.   Em Ce­sa­reia, na Ca­pa­dócia, hoje Kay­seri, na Tur­quia, Santo Eup­sí­quio, mártir, que, por ter des­truído o templo da deusa For­tuna, so­freu o mar­tírio no tempo do im­pe­rador Ju­liano Apóstata. († c. 362)

5.   Em Le Mans, na Gália Li­o­nense, hoje na França, São Li­bório, bispo. († s. IV)

6.   Em Amida, na Me­so­po­tâmia, hoje Diyar­bakir, na Tur­quia, Santo Acácio, bispo, que, para res­gatar os persas ca­tivos e su­jeitos a duros su­plí­cios, per­su­adiu o clero e chegou a vender aos ro­manos os vasos sa­grados da Igreja. († s. V)

7.   Em Mons, na Nêus­tria, hoje na Bél­gica, Santa Val­de­trudes, que era irmã de Santa Al­de­gundes, es­posa de São Vi­cente Ma­del­gário e mãe de quatro santos, e, imi­tando seu es­poso, se con­sa­grou a Deus e tomou o há­bito mo­nás­tico num ce­nóbio por ela fundado. († 688)

– Ver também Santa Valtrudes às páginas 214-215: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

8.   Em Jumièges, também na Nêus­tria, hoje na França, Santo Hugo, bispo de Rouen, que go­vernou si­mul­ta­ne­a­mente o mos­teiro de Fon­te­nelle e as Igrejas de Paris e de Baieux e, fi­nal­mente, re­nun­ci­ando a estas fun­ções, di­rigiu o mos­teiro de Jumièges. († 730)

9.   No lugar de São Vi­cente, pró­ximo de Bri­vi­esca, em Cas­tela, re­gião da Es­panha, Santa Cas­silda, virgem, que, tendo nas­cido na re­li­gião ma­o­me­tana, ajudou com­pas­si­va­mente os cris­tãos en­car­ce­rados e de­pois se­guiu a vida cristã na so­lidão eremítica. († 1075)

– Ver também páginas 218-219: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

10*.   Em Au­reil, no ter­ri­tório de Li­moges, na França, São Gauquério, que foi có­nego re­gular e res­plan­deceu para o clero como exemplo de vida comum e zelo das almas. († 1140)

11*.   Junto ao monte Se­nário, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, o Beato Ubaldo de Sansepolcro, pres­bí­tero da Ordem dos Servos de Maria, que foi con­du­zido da mi­lícia ter­restre ao ser­viço de Maria por São Fi­lipe Benízi. († 1315)

12*.   Em Tana, na Índia ori­ental, o Beato Tomás de Tolentino, pres­bí­tero da Ordem dos Me­nores e mártir, que, tendo par­tido para anun­ciar o Evan­gelho no im­pério da China, quando pas­sava pelas terras dos Tár­taros e dos In­di­anos, co­roou a sua missão com glo­rioso martírio. († 1321)

13*.   Em Bri­che­rásio, junto de Pi­ne­rolo, no Pi­e­monte, re­gião da Itália, o Beato An­tónio Pa­vóni, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores e mártir, que, ao sair da igreja onde pre­gara contra a he­resia, foi bar­ba­ra­mente trucidado. († 1374)

– Ver páginas 220-221: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

14♦.   Em Dax, na Aqui­tânia, re­gião da França, a Beata Mar­ga­rida Rutan, virgem da Con­gre­gação das Fi­lhas da Ca­ri­dade de São Vi­cente de Paulo e mártir. († 1794)

15*.   No campo de con­cen­tração de Aus­chwitz, perto de Cra­cóvia, na Po­lónia, a Beata Ce­les­tina Faron, virgem da Con­gre­gação das Pe­quenas Servas da Ima­cu­lada Con­ceição e mártir, que, du­rante a ocu­pação mi­litar da Po­lónia, foi en­cer­rada no cár­cere por causa da sua fé em Cristo e, ator­men­tada por cruéis su­plí­cios, al­cançou a glo­riosa coroa do martírio. († 1944)

16♦.   Em Sal­vador da Baía, no Brasil, a Beata Lin­dalva Justo de Oliveira, virgem da Com­pa­nhia das Fi­lhas da Ca­ri­dade de São Vi­cente de Paulo e mártir. († 1993)

17. Santa Maria de Cleofas:  ver páginas 216-217: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

18. São Badêmio, mártir. Ver páginas 222-223: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

19. Na África do Norte os Santos Mártires de Massília, cuja paciência foi louvada por Santo Agostinho. Sua menção figura no mais antigo calendário de Cartago (Conforme o Martirológio Romano-Monástico – M)

20. Outros santos do dia 09 de abril: págs: 214-226 (vol.06):  http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal – http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.