Santas e Santos de 11 de abril

Me­mória de Santo Es­ta­nislau, bispo e mártir, que, no meio das in­jus­tiças do seu tempo, foi um de­fensor in­can­sável dos va­lores hu­manos e do ideal cristão. Como bom pastor, di­rigiu a Igreja de Cra­cóvia, na Po­lónia, ajudou os po­bres e vi­sitou todos os anos os seus clé­rigos. Fi­nal­mente, en­quanto ce­le­brava os di­vinos mis­té­rios, foi morto pelo rei Bo­leslau, cuja má con­duta tinha repreendido. († 1079)

2.   Em Pér­gamo, na pro­víncia da Ásia, na ac­tual Tur­quia, a co­me­mo­ração de Santo An­tipas, que, como tes­te­munha fiel de que fala São João no Apo­ca­lipse, so­freu o mar­tírio pelo nome de Jesus.

– Ver páginas 255-256: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

3.   Co­me­mo­ração de São Fi­lipe, bispo de Gor­tina, na ilha de Creta, que, no tempo dos im­pe­ra­dores Marco An­to­nino Vero e Lúcio Au­rélio Có­modo, de­fendeu ener­gi­ca­mente a Igreja que lhe foi con­fiada, tanto do furor dos pa­gãos como das in­sí­dias dos hereges. († c. 180)

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, São Felipe, bispo, lutou contra a heresia de Marcião, escrevendo um tratado muito apreciado pelos antigos (M).

4.   Em Spá­lato, na Dal­mácia, hoje Split, na Croácia, São Do­nião, bispo e mártir, que, se­gundo a tra­dição, foi as­sas­si­nado na per­se­guição do im­pe­rador Diocleciano. († 299)

5.   Junto de Gaza, na Pa­les­tina, São Bar­sa­núfio, ana­co­reta, na­tural do Egipto, in­signe pelos seus dons ex­tra­or­di­ná­rios de con­tem­plação e pela in­te­gri­dade da sua vida. († 540)

– Ver também: São Barsanófio, confessor. Páginas 264-266: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

6.   Em Spo­leto, na Úm­bria, re­gião da Itália, Santo Isaac, monge, ori­gi­nário da Síria e fun­dador do mos­teiro de Mon­te­luco, cujas vir­tudes são men­ci­o­nadas por São Gre­gório Magno. († c. 550)

– Ver também páginas 267-270: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

7.   Na Ca­lá­bria, também re­gião da Itália, o Beato La­nuíno, com­pa­nheiro de São Bruno e seu su­cessor, que foi um egrégio in­tér­prete do es­pí­rito do fun­dador na ins­ti­tuição de mos­teiros da Ordem Cartusiana. († 1119)

8*.   Em Coimbra, ci­dade de Por­tugal, a Beata Sancha, virgem, filha do rei Sancho I, que fundou o mos­teiro de monjas cis­ter­ci­ense de Celas, onde tomou o há­bito re­li­gioso. A sua me­mória ce­lebra-se em Por­tugal, jun­ta­mente com as suas irmãs, as be­atas Ma­falda e Te­resa, no dia 20 de Junho. († 1229)

9*.   Em Cúneo, no Pi­e­monte, re­gião da Itália, o Beato Ân­gelo de Chiavasso (An­tónio Car­létti), pres­bí­tero da Ordem dos Me­nores, in­sígne pela sua dou­trina, pru­dência e caridade. († 1495)

10*.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, o Beato Jorge Gervase, pres­bí­tero da Ordem de São Bento e mártir, aluno do Co­légio dos In­gleses de Douai, que, no tempo do rei­nado de Jaime I, apesar de ter sido preso duas vezes du­rante o exer­cício do mi­nis­tério pas­toral na sua pá­tria, pro­fessou sempre com ad­mi­rável cons­tância a fé ca­tó­lica até ao mar­tírio na forca. († 1608)

11*.   Em Lucca, na Itália, Santa Gema Galgáni, virgem, que, in­signe pela con­tem­plação da Paixão do Se­nhor e pelos so­fri­mentos pa­ci­en­te­mente su­por­tados, aos vinte e cinco anos de idade con­sumou num Sá­bado Santo a sua vida angélica. († 1905)

12*.   Também em Lucca, na Itália, a Beata He­lena Guerra, virgem, que fundou a Con­gre­gação das Oblatas do Es­pí­rito Santo para a for­mação da ju­ven­tude fe­mi­nina e ins­truiu ad­mi­ra­vel­mente os fiéis sobre a co­o­pe­ração do Es­pí­rito Santo na eco­nomia da salvação. († 1914)

– Ver páginas 257-259: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

13*.   No campo de con­cen­tração de Aus­chwitz, pró­ximo de Cra­cóvia, na Po­lónia, o Beato Sim­pro­niano Ducki, re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos e mártir, que, du­rante a guerra, preso por causa da sua fi­de­li­dade a Cristo, con­sumou através das tor­turas o seu martírio. († 1942)

14. São Leão, Papa. Ver páginas 243-254: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

15. São Guthlac, confessor. Ver páginas 260-263: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

16. Outros santos do dia 11 de abril: págs: 242-271 (vol.06):  http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%206.pdf

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal – http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Um comentário em “Santas e Santos de 11 de abril

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.