Santas e Santos de 05.01.2022 (atualizado em 01.02.2022)

1.   Em Ale­xan­dria, no Egipto, Santa Sin­clé­tica, que, se­gundo a tra­dição, se­guiu a vida eremítica. († s. IV).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no final do séc. III, a Bem-Aventurada Sinclética. Nascida de uma nobre família cristã que havia deixado a Macedônia para estabelecer-se em Alexandria, decidiu renunciar ao mundo para não ter “outro esposo senão Cristo, outro guia senão São Paulo, outra câmara nupcial senão a Igreja”. Sua irradiação espiritual fez com que tivesse, junto a suas companheiras, um papel análogo ao de Santo Antão junto a seus discípulos. (M).

– Ver páginas 184-185: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

2.   Em Car­tago, na ac­tual Tu­nísia, São De­o­grá­cias, bispo, que res­gatou muitos ca­tivos tra­zidos da ci­dade de Roma pelos Vân­dalos, abri­gando-os em duas am­plas ba­sí­licas pre­pa­radas com pe­quenos leitos e esteiras. (também na Folhinha do Coração de Jesus) († 457/458)

3.   Em Roma, a co­me­mo­ração de Santa Emi­liana (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem, tia pa­terna de São Gre­gório Magno, que, pouco de­pois da sua irmã Tar­sila, partiu deste mundo ao en­contro do Senhor. († s. VI)

– Ver “… Santa Emiliana tia mística do Papa São Gregório Magno. Ver também 24 de dezembro. Em Roma, a santa virgem Emiliana, tia do Papa São Gregório. Chamada a Deus por sua irmã Tharsilla, que a precedeu, ela partiu para o céu neste dia.

Ela e uma irmã , Tharsilla , moravam em Roma, na casa de seu irmão, pai de Gregório, praticando grande austeridade. Emiliana morreu em 5 de janeiro, poucos dias depois de Tharsilla.
São Gregório Magno tinha três tias, irmãs de seu pai, Gordian the regionarius que levavam uma vida religiosa ascética na casa paterna. Seus nomes eram Tharsilla, que era a mais velha, Emiliana e GordianaTharsilla e Emiliana estavam ainda mais unidas pelo fervor de seus corações e pelo vínculo da caridade do que pelo sangue. Eles moravam na casa de seu pai no Clivus Scauri como em um mosteiro e, encorajando-se mutuamente à virtude pelo discurso e pelo exemplo, fizeram grandes progressos na vida espiritual. Gordiana juntou-se a elas, mas muitas vezes impaciente com o silêncio e a aposentadoria e, sendo chamada para outro modo de vida, casou-se com seu tutor.
  Tharsilla e Emiliana perseveraram no caminho que escolheram, desfrutando da paz e do amor divinos até serem chamadas a receber a recompensa de sua fidelidade. São Gregório nos conta que Tharsilla foi visitada uma noite com uma visão de seu bisavô, o Papa São Félix II (III), que mostrou um lugar preparado para ela no céu, dizendo: “Venha, vou recebê-la nesta habitação de luz ”. Ela adoeceu logo depois e, enquanto seus amigos se amontoavam em volta de sua cama, ela gritou: “Afaste-se, meu salvador Jesus está chegando” … Depois dessas palavras, ela exalou sua alma nas mãos de Deus na vigília do Natal. A pele de seus joelhos e cotovelos estava endurecida, “como a pele de um camelo”, por sua oração contínua. Alguns dias depois, ela apareceu a Emiliana e a chamou para celebrar a Epifania no Céu. De fato, Emiliana morreu no dia 5 de janeiro seguinte. Ambas são nomeadas, nos respectivos dias de sua morte, no Martirológio Romano.

São Gregório Magno fala dessas tias não apenas em seus Diálogos (bk iv, cap. 16), mas também em uma homilia (ver Migne, PL., vol. lxxvi, c. 1291). Cf. Dudden, São Gregório Magno , vol. 1 , pág 10-11 , e Dunbar, Dict. de Mulheres Santas , vol. ii, pág. 242.

Santa Emiliana foi uma santa cristã. Ela nasceu em Roma. Seu dia de festa é 5 de janeiro. Ela era uma pessoa mística (uma pessoa espiritual e fiel). Emiliana e sua irmã Tharsilla eram tias do Papa Gregório I (590-604. Seu tio era o Papa Félix III (483-492), tratavam sua casa como um convento, eram espirituais e comprometidos com Deus. mundo.

Tharsilla morreu em 24 de dezembro. Alguns dias depois da morte de Tharsilla, ela apareceu para Emiliana.
Emiliana morreu em 5 de janeiro…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJanuary05.html

– Ver também dia 26 de dezembro: Em Roma, a co­me­mo­ração de Santa Tar­sila, virgem, cuja oração con­tínua, vida hon­rosa e sin­gular abs­ti­nência é lou­vada por São Gre­gório Magno, seu sobrinho. († a. 593).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, perto de 590, Santa Tarsila, (também na Folhinha do Coração de Jesus), tia do papa São Gregório Magno, o qual afirma que ela, no momento de sua morte, viu Jesus que vinha até ela. (M).

Ver Santa Tarsila e Santa Emiliana, páginas 399-402: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2021.pdf

4*.   Na Bre­tanha Menor, re­gião da ac­tual França, São Con­voião, abade, que fundou em Redon o mos­teiro de São Sal­vador, onde, sob a sua di­recção e se­guindo a Regra de São Bento, flo­resceu uma pléiade de monges in­signes pela sua grande pi­e­dade; des­truído o seu ce­nóbio pelos Nor­mandos, cons­truiu um novo mos­teiro em Saint-Ma­xent-de-Plélan, onde fa­leceu octogenário. († 868)

5.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, Santo Edu­ardo o Confessor (também na Folhinha do Coração de Jesus), que, sendo rei dos In­gleses, muito es­ti­mado pelo povo por causa da sua exímia ca­ri­dade, con­se­guiu es­ta­be­lecer a paz no seu reino e pro­moveu te­naz­mente a co­mu­nhão com a Sé Apostólica. († 1066). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Londres, no ano da graça de 1066, Santo Eduardo, o Confessor, rei da Inglaterra. Tão notável por sua piedade quanto por sua generosidade, soube fazer-se amigo dos pobres e tornou-se, rapidamente, objeto de um culto popular. Foi sepultado na Abadia de Westminster, que havia restaurado. (M). Ver “Eduardo, o Confessor (1003[7] — Palácio de Westminster5 de janeiro1066) foi o penúltimo Rei saxão de Inglaterra, entre 1042 e 1066. Era filho de Etelredo II e de Ema da Normandia. Juntamente com o pai, o irmão Alfredo e o resto da família, Eduardo fugiu para a Normandia durante a invasão dinamarquesa de 1013. Permaneceu na corte do Duque da NormandiaRoberto I da Normandia até 1041, data em que foi convidado pelo meio irmão Canuto II a regressar a Inglaterra. ”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Eduardo,_o_Confessor

6*.   Pró­ximo de Wal­ken­berg, na re­gião de Lim­burgo, na ac­tual Ho­landa, São Gerlac, ere­mita, in­signe pelo seu au­xílio aos pobres. († 1165). Ver São Gerlach, páginas 186-188: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

7*.   Em Tódi, na Úm­bria, re­gião da Itália, o Beato Ro­gério, pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores, que foi dis­cí­pulo de São Fran­cisco e seu fer­vo­roso imitador. († 1237)

8*.   Em An­gers, na França, os be­atos Fran­cisco Peltier, Tiago Le­doyen e Pedro Tes­sier, pres­bí­teros e már­tires, que du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, foram de­go­lados por per­ma­ne­cerem fiéis ao seu sacerdócio. († 1794)

9.   Em Fi­la­délfia, na Pen­sil­vânia, nos Es­tados Unidos da Amé­rica do Norte, São João Ne­po­mu­ceno Neu­mann (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, da Con­gre­gação do San­tís­simo Re­dentor, que prestou grande au­xílio aos imi­grantes po­bres com meios ma­te­riais, pro­vi­dentes con­se­lhos e ad­mi­rável ca­ri­dade e se de­dicou com muita so­li­ci­tude à for­mação cristã das crianças. († 1860).

Conforme a Folhinha do Coração de Jesus de 04 de janeiro de 2008: Bispo da Igreja. Nasceu na Boêmia, Alemanha, em 181I. Estudou Filosofia e Teologia em seu pais. Ainda seminarista decide ir agregar-se ao clero americano, insuficiente à imensa demanda missionária. Ordenado sacerdote pelo bispo de Nova York em 1836, inicia a sua atividade apostólica percorrendo uma área de uns 2.000km. Em 1842 se toma redentorista, passando a trabalhar em Baltimore e Pittsburgh. Nomeado bispo de Filadélfia, em 1852, deu expansão total ao seu ardor missionário, fundando outras inúmeras comunidades, igrejas e escolas paroquiais. Contudo, mais admirável ainda foi a sua espiritualidade e vida santa. Faleceu em1860 e proclamado Santo cm 1977. Ver: https://www.google.com/search?safe=active&nfpr=1&sxsrf=ACYBGNT2hts3xvtyyqB1RR0rI5bgkPOYDg:1579467594685&q=s%C3%A3o+jo%C3%A3o+nepomuceno+neumann&spell=1&sa=X&ved=2ahUKEwimj6mnx5DnAhWaLLkGHSxQAhsQBSgAegQICxAq&biw=1280&bih=587

– Oração que São João Nepomuceno Newmann sempre rezava (conforme homilia de Pe. Henrique Maciel na Missa das 6h45min da TV Aparecida, dia 05.01,2021): “JESUS, POR TI QUERO VIVER! POR TI QUERO MORRER! QUERO SER TEU NA VIDA! QUERO SER TEU NA MORTE! DÊ-ME, SENHOR, A SANTIDADE! AMÉM!”

Observação: não confundir com o Santo Cardeal Newman, cuja memória é lembrada em 10 de outubro

10*.   Em Gé­nova, na Itália, a Beata Maria Re­petto, virgem, das Irmãs de Nossa Se­nhora do Re­fúgio no Monte Cal­vário, que, oculta aos olhos do mundo, foi no­tável na sua ac­ti­vi­dade para con­fortar os aflitos e for­ta­lecer os va­ci­lantes na es­pe­rança da salvação. († 1890)

11*.   Em Du­blin, na Ir­landa, São Carlos de Santo André (João André) Houben, pres­bí­tero da Con­gre­gação da Paixão, ze­loso mi­nistro do sa­cra­mento da Penitência. († 1893)

12*.   Em Jaz­lowice, ci­dade da Ucrânia, a Beata Mar­ce­lina Da­rowska, que, de­pois do fa­le­ci­mento do es­poso e do filho pri­mo­gé­nito, se con­sa­grou ao Se­nhor e, sempre so­lí­cita pela dig­ni­dade da fa­mília, fundou a Con­gre­gação das Irmãs da Ima­cu­lada Virgem Santa Maria, des­ti­nada à for­mação das jovens. († 1911)

13*.   Em Spo­leto, na Itália, o Beato Pedro Bonílli, pres­bí­tero, fun­dador do Ins­ti­tuto das Irmãs da Sa­grada Fa­mília, des­ti­nado à edu­cação e au­xílio das jo­vens in­di­gentes e dos órfãos. († 1935)

14*.   Em Sa­ra­goça, na Es­panha, Santa Ge­no­veva Torres Morales, virgem, que, tendo so­frido já desde a in­fância a as­pe­reza da vida e a ad­ver­si­dade da do­ença, fundou o Ins­ti­tuto das Irmãs do Sa­cra­tís­simo Co­ração de Jesus e dos Anjos, des­ti­nada ao au­xílio das mulheres. († 1956). Ver “Genoveva Torres Morales (Almenaraprovíncia Castelló3 de janeiro de 1870 – Zaragoza5 de janeiro de 1956) foi uma religiosa espanhola, fundadora da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus e dos AnjosBeatificada em 1995, foi proclamada santa pelo Papa João Paulo II em 2002.[1][2]”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Genoveva_Torres_Morales

15. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 136, São Telésforo, papa de origem grega. Governou a Igreja Romana durante dez anos, sob a perseguição do imperador Adriano. (M). Ver “Telésforo (em latim, Telesphorus) foi o bispo de Roma e papa da Igreja cristã romana de c. 126 a c. 137, durante os reinados dos imperadores romanos Adriano e Antonino Pio. De ascendência grega, nasceu em Terranova da SibariCalábria.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Papa_Telésforo

16. Conforme o Martirológio Romano-Monástico (de 05 de janeiro), na Síria, no ano do Senhor de 459, São Simeão Estilita (também na Folhinha do Coração de Jesus). Filho de um pobre pastor, abraçou uma vida de austeridade pouco comum, depois de ter ouvido na igreja a leitura das beatitudes evangélicas. (M).

Na Síria, no ano do Senhor de 459, São Simeão Estilita, filho de um pobre pastor que abraçou uma vida de austeridade pouco comum, em cima de uma coluna, depois de ter ouvido na Igreja a leitura das beatitudes evangélica (M).

VER TAMBÉM 02 DE SETEMBRO.

Também nas págs. 166-183:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

– Ver também “Simeão Estilita, o Antigo (Sísia389 – Telanisso459) foi um asceta cristão, que viveu no cimo de uma coluna de pedra. É tido como santo pela Igreja Católica e Ortodoxa. Na Católica o seu dia corresponde ao 5 de janeiro, enquanto que na Ortodoxa é celebrado a 1 de setembro. É chamado de “Antigo” para distingui-lo de São Simeão Estilita, o Moço, que viveu no século VI.[1]”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Simeão_Estilita,_o_Antigo

– Ver também: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sime%C3%A3o_Estilita,_o_Antigo

– Ver ainda: https://www.newadvent.org/cathen/13795a.htm

– Ver: https://www.britannica.com/biography/Saint-Simeon-Stylites

17. Outros santos do dia 05 de janeiro, págs. 166-190: 

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume I – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

 * “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 05 de janeiro, ver também: 5 de janeiro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 111-113: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJanuary05.html

(este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SAMTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

  * “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

* “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

* “Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar (Santo Antão, lembrado em 21 de outubro)

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”.  SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES” (SANTO ABRAÃO, ERMITÃO, 27 DE OUTUBRO), conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

* “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:

1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;

2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;

3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);

4. Um dia vamos estar juntos;

5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).

Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

================

* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.