Santas e Santos de 04 de janeiro (atualizado em 01.02.2022)

1.   Na Mésia, no ter­ri­tório ac­tu­al­mente com­pre­en­dido entre a Ro­ménia e a Bul­gária, os santos Hermes e Caio (também na Folhinha do Coração de Jesus), már­tires, o pri­meiro em Arcer, o se­gundo em Vidin († s. IV).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, sob o imperador Maximiano, no fim do séc. III, Santo Hermes (também na Folhinha do Coração de Jesus), mártir oriental, que confessou Cristo até à morte violenta. (M)

2.   Em Dijon, na Bor­gonha, ac­tu­al­mente na França, São Gre­gório, que, de­pois ter sido conde na re­gião de Autun du­rante muitos anos, foi or­de­nado bispo de Langres. († 539/540).

– Ver páginas 146-150: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

3.   Em Uzès, na Gália Nar­bo­nense, hoje também na França, São Fer­réolo, bispo, que es­creveu uma regra para monges e, tendo sido man­dado para o exílio por in­veja, três anos de­pois foi re­co­nhe­cido como ver­da­deiro.

– Ver páginas 155-156: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

 Ver “Ferréol d’Uzès (Narbona, 521) era o filho do senador Ansberto e da princesa Batilda , filha do rei Clotário I.[1][2][3] Ele recebeu uma brilhante educação de seu tio, o bispo Rurício. Seu outro tio, são Firmino, o ordena sacerdote e o designa como sucessor à frente da diocese de Uzès. Ferréol sucede seu tio Firmin como bispo de Uzès aos 32 anos em 553. É consagrado pelo bispo de Arles Sapaudo, seu metropolita, assistido pelos bispos de Avignon e Orange, seus confrades provinciais.[2][3]”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ferréol_d%27Uzès

4*.   Em Meaux, na Nêus­tria, também na ac­tual França, São Ri­go­mero, bispo. († s. VI)

5*.   Em Reims, também na Nêus­tria, São Ri­go­berto, bispo, que, ex­pulso, contra as normas ca­nó­nicas, da sua sede epis­copal por Carlos Martel, rei dos Francos, passou o resto da vida em obs­cura humildade. († c. 743).

– Ver página 159: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

6*.   Em Bruay-sur-l’Es­caut, pró­ximo de Va­len­ci­ennes, no ter­ri­tório de Ar­tois da Nêus­tria, também na ac­tual França, Santa Fa­raílde, viúva, que, obri­gada a con­trair ma­tri­mónio com um homem vi­o­lento, abraçou até à sua ve­lhice uma vida de oração e austeridade. († c. 745).

– Ver Santa Faraílda, páginas 157-158: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

7*.   Em Fo­linho, na Úm­bria, re­gião da Itália, Santa Ân­gela, que, de­pois da morte do es­poso e dos fi­lhos, se­guindo os passos de São Fran­cisco, se con­sa­grou in­tei­ra­mente a Deus e es­creveu num livro as ex­pe­ri­ên­cias ex­tra­or­di­ná­rias da sua vida mística. († 1309).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano de Senhor de 1309, a Bem-Aventurada Angela de Foligno (também na Folhinha do Coração de Jesus). Depois de se ter convertido de uma vida frívola, entrou para a Ordem Terceira franciscana e foi objeto de graças místicas. (X). Ver páginas 160-163: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

– Ver “Ângela de Foligno (em italianoAngela da FolignoFoligno1248 — Foligno4 de janeiro de 1309) foi uma mística e santa cristã nascida em Foligno, na UmbriaItália, em 1248.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ângela_de_Foligno

8*.   Em Santa Croce sull’Arno, na Etrúria, ac­tu­al­mente na Tos­cana, re­gião da Itália, a Beata Cris­tiana (Oringa) Me­na­buoi, virgem, que fundou um mos­teiro com a regra de Santo Agostinho. († 1310).

Santa Oringa, virgem. Ver página 164: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

9*.   Em Durham, na In­gla­terra, o Beato Tomás Plum­tree, pres­bí­tero e mártir, que, no rei­nado de Isabel I, foi con­de­nado à morte pela sua fi­de­li­dade à Igreja ca­tó­lica e, de­pois de ter afir­mado co­ra­jo­sa­mente, di­ante do pa­tí­bulo, que pre­feria dar a vida a cair na apos­tasia, foi enforcado. († 1570)

10.   Em Em­mets­burg, ci­dade de Mary­land, nos Es­tados Unidos da Amé­rica do Norte, Santa Isabel Ana Seton, que, ao ficar viúva, pro­fessou a fé ca­tó­lica e se en­tregou com grande di­li­gência à for­mação das ado­les­centes e ao cui­dado das cri­anças po­bres com a Con­gre­gação das Irmãs da Ca­ri­dade de São José, por ela mesma fundada. († 1821).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na diocese de Baltimore nos Estados Unidos, em 1821, Santa Elisabeth Seton. Nascida em Nova Iorque, no próprio ano em que estourou a Guerra da Independência. Casada aos dezenove anos, foi mãe de uma família de cinco filhos. Convertida ao catolicismo depois de viúva, dedicou-se ao serviço da sociedade e da Igreja, fundando um Instituto religioso que deu origem aVer uma rede escolar e hospitalar americana.

– Ver “Isabel Ana Seton (em inglêsElizabeth Ann Bayley Seton) foi a primeira cidadã natural dos Estados Unidos da América a ser canonizada pela Igreja Católica e fundadora das Irmãs da Caridade…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Isabel_Ana_Bayley_Seton

11.   Em Ma­drid, na Es­panha, São Ma­nuel Gon­zález Garcia, bispo, que foi um exímio pastor se­gundo o co­ração do Se­nhor. Pro­moveu com a maior di­li­gência a di­fusão do culto da San­tís­sima Eu­ca­ristia e fundou a Con­gre­gação das Irmãs Mis­si­o­ná­rias de Nazaré. († 1940)

12. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 1118, Santo Estevão do Burgo, companheiro de São Bruno. Após trinta e três anos de vida solitária na Grande Cartuxa, foi nomeado prior de um novo mosteiro na diocese de Belley. (X)

13. São Clemente de Sardes. Ver “Assim como diversos outros santos, Clemente teve sua vida contada no livro Prólogo de Ócrida, de São Nikolai Velimirovic… Festa litúrgica: 04 de janeiro, 22 de abril e 10 de setembro”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Clemente_de_Sardes

14. Bem-Aventurado Libêncio, arcebispo de Bremen. Ver páginas 151-153: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

15. Santa Fausta, virgem e mártir. Ver página 154: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

16. Outros santos do dia 04 de janeiro, págs. 145-165: 

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume I – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

 * “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 04 de janeiro, ver também: 4 de janeiro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 109-110: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJanuary04.html

(este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SAMTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

  * “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

* “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

* “Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar (Santo Antão, lembrado em 21 de outubro)

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”.  SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES” (SANTO ABRAÃO, ERMITÃO, 27 DE OUTUBRO), conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

* “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:

1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;

2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;

3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);

4. Um dia vamos estar juntos;

5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).

Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

================

* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.