OBSERVAÇÃO:
20 de março costuma também ser o dia do EQUINÓCIO. Na astronomia, o equinócio é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente, como vista da Terra, cruza o equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Há o EQUINÓCIO DA PRIMAVERA no hemisfério norte, e o EQUINÓCIO DO OUTONO no hemisfério sul.
– Em 2022, o EQUINÓCIO DE OUTONO no BRASIL é dia 20 de março, às 12h33 (conforme também a Folhinha do Coração de Jesus)
– Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Equin%C3%B3cio
SANTAS E SANTOS DE 20 DE MARÇO
1. Comemoração de Santo Arquipo, companheiro do apóstolo São Paulo, que o menciona nas suas epístolas a Filémon e aos Colossenses. Ver “Arquipo (em latim: Archippus; do grego para “mestre do cavalo”) foi um dos primeiros fiéis cristãos, mencionado brevemente no Novo Testamento na Epístola a Filêmon e aos Colossenses.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Arquipo
2. Em Antioquia, na Síria, atualmente na Turquia, os santos Paulo, Cirilo e outro, mártires. († data inc.)
– Ver “… São Paulo e companheiros; Sete mártires na Síria, incluindo Cirilo e Eugênio.
Na Síria, os santos mártires Paulo, Cirilo, Eugênio e outros quatro.
condenado à morte durante as perseguições romanas. Eles foram martirizados na Síria, embora quase nada mais se saiba sobre eles…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch20.html#St._Paul_and_Companions_Seven_martyrs_
3*. Em Metz, na Gália Bélgica, hoje na França, Santo Urbício, bispo. († c. 450)
– Ver “… 420 São Urbício Bispo de Metz França, evangelizador.
Um dos evangelizadores da região, foi patrono da expansão monástica que construiu uma igreja em honra de São Francisco de Nola, que se tornou Mosteiro de São Clemente. (Benedictinos)…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch20.html#420_St._Urbitius_Bishop_of_Metz_France
4*. Em Braga, cidade da Galécia, hoje em Portugal, São Martinho, bispo, oriundo da Panónia, na actual Hungria. A sua memória celebra-se em Portugal, juntamente com a dos santos bispos Frutuoso e Geraldo, no dia cinco de Dezembro. († c. 579).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 580, São Martinho de Braga (também na Folhinha do Coração de Jesus). Originário da Panônia, atual Hungria, levou vida monástica na Palestina, de onde chegou à Península Ibérica. Eleito arcebispo de Braga, exerceu uma duradoura influência pastoral através de seus escritos, em particular a Pregação aos camponeses. (M).
– Ver também páginas 184-185: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
– Ver ainda “Martinho de Dume ou Martinho de Braga (Panónia, c.510/5 – Braga, 579/80), também conhecido como Martinho Dumiense, Martinho Bracarense ou Martinho da Panónia, foi um bispo de Braga e de Dume considerado santo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa.[1] Martinho nasceu na Panónia, actual Hungria, no século VI. É conhecido como o “apóstolo dos suevos“, por ser considerado o maior responsável pela sua conversão do arianismo ao catolicismo. Também é conhecido por nominar os dias da semana em língua portuguesa.[2]”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Martinho_de_Dume
– VER 05 DE DEZEMBRO
5. Na ilha de Farne, na Nortúmbria, na actual Inglaterra, o passamento de São Cutberto, bispo de Lindisfarne, que no seu ministério pastoral resplandeceu pela mesma diligência anteriormente demonstrada no mosteiro e no ermo, e conseguiu conciliar pacificamente a austeridade e modo de viver dos Celtas com os costumes romanos. († 687).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Inglaterra, no ano da graça de 687, o retorno para Deus de São Cutberto. Tendo entrado para o mosteiro de Melrose, de tradição irlandesa, foi mandado para a abadia de Lindisfarne, de observância beneditina e de rito romano. Apóstolo infatigável, foi convocado para o episcopado, cujas funções logo deixou para retornar à vida solitária. (M).
– Ver também às páginas 168-170: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
– Ver também “Cuteberto (em inglês: Cuthbert) (c. 634 – 20 de março de 687) ou São Cuteberto foi um monge, bispo e eremita associado aos monastérios de Melrose e Lindisfarne no Reino da Nortúmbria no Nordeste da Inglaterra.[1] Depois de sua morte, ele se tornou um dos mais importantes santos medievais do norte da Inglaterra, sendo considerado o santo patrono da região e sua festa litúrgica é celebrada em 20 de março.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cuteberto
– Ver ainda “… Cuthbert foi o Apóstolo das Terras Baixas, famoso por seu vigor e bom humor; ele ultrapassou seus companheiros monges em visitar os postos avançados mais solitários e perigosos de cabana em cabana de Berwick a Solway Firth para levar as Boas Novas de Cristo. Abnegadamente, ele entrou nas casas dos atingidos pela peste. E ele era o mais adorável dos santos. Sua paciência e humildade persuadiram os monges relutantes de Lindisfarne a adotar a Regra Beneditina.
Ele é especialmente atraente para nós hoje porque era um homem muito observador, interessado nos hábitos de pássaros e animais. De fato, as Ilhas Farne, que serviram de eremitério para os monges de Durham, são agora um santuário de pássaros e vida selvagem apropriadamente sob a proteção de Cuthbert. Em seu próprio tempo, ele era famoso como um operador de milagres em nome de Deus. Em uma ocasião, ele curou o bebê moribundo de uma mulher com um beijo.
Pequenas conchas encontradas apenas em sua Ilha Farne são tradicionalmente chamadas de Contas de São Cuthbert, e dizem que os marinheiros foram feitas por ele. Esta tradição está incorporada no Marmion de Sir Walter Scott.
As amplas fontes de sua vida e caráter mostram um homem de extraordinário encanto e habilidade prática, que atraiu as pessoas profundamente pela beleza da santidade.
Seu culto é lembrado em nomes de lugares, como Kirkcudbright (Galloway), Cotherstone (Yorkshire), Cubert (Cornwall), e mais de 135 dedicações de igrejas na Inglaterra, bem como 17 adicionais na Escócia. Uma capela na cripta de Fulda foi dedicada a ele em sua consagração (Attwater, Attwater2, Benedictines, Bentley, Colgrave, D’Arcy, Delaney, Encyclopedia, Fitzpatrick, Gill, Montague, Montalembert2, Moran, Skene, Tabor, Webb) …”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch20.html#687_St._Cuthbert_biographer_Saint_Bede
6. No mosteiro de Fontenelle, na Nêustria, actualmente na França, a deposição de São Vulfrano, que, sendo monge, foi eleito bispo de Sens e se dedicou a levar ao povo dos Frisões a mensagem evangélica; finalmente, regressou ao mosteiro de Fontenelle, onde morreu em paz. († c. 700).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, cerca do ano de 700, São Wulfrano. Filho de um oficial do exército de Clóvis II, abandonou a corte após a morte de seu pai e doou suas terras à abadia de Fontenelle. Em 628 foi nomeado para a Sé episcopal de Sens, de onde partiu para evangelizar a Frísia, onde obteve a conversão do chefe local. (M). Ver também sobre São Volfrão àspáginas 181-183: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
– Ver também páginas 233-237, São Vulfran e São Vilibrodo: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
– Ver “São Wulfram de Fontenelle ou São Wulfram de Sens (também Vuilfran, Wulfrann , Wolfran , latim : Wulframnus Francês : Vulfran ou Vulphran ; c. 640–20 de março de 703) foi o arcebispo de Sens . Sua vida foi registrada onze anos após sua morte pelo monge Jonas de Fontenelle. Wulfram of Sens “… São Wulfram de Fontenelle ou São Wulfram de Sens (também Vuilfran, Wulfrann , Wolfran , latim: Wulframnus Francês : Vulfran ou Vulphran ; c. 640–20 de março de 703) foi o arcebispo de Sens . Sua vida foi registrada onze anos depois de sua morte pelo monge Jonas de Fontenelle . No entanto, parece haver pouco consenso sobre as datas precisas da maioria dos eventos durante sua vida ou post mortem…”: Wulfram of Sens:
https://pt.abcdef.wiki/wiki/Wulfram_of_Sens ou
https://pt.qaz.wiki/wiki/Wulfram_of_Sens
– https://pt.qaz.wiki/wiki/Wulfram_of_Sens
7. Comemoração de São Nicetas, bispo de Apolónia, na Macedónia, que foi exilado pelo imperador Leão o Arménio por defender o culto das sagradas imagens. († 733).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no Oriente, no ano do Senhor de 783, São Niceta, bispo, que morreu no exílio por ter defendido a doutrina das santas imagens. (M)
8. Na laura de São Sabas, na Palestina, a paixão dos santos vinte monges, que durante a incursão dos Sarracenos morreram sufocados pelo fumo na igreja da Mãe de Deus. († 797)
9*. Em Sena, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Ambrósio Sansedóni, presbítero da Ordem dos Pregadores, discípulo de Santo Alberto Magno, que, apesar da sua eminente sabedoria e pregação, procedeu sempre com a maior simplicidade para com todos. († 1287).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1286, o Bem-Aventurado Ambrósio, da Ordem dos Pregadores. Depois de ter seguido em Paris e em Colônia as lições de Santo Alberto Magno, percorreu a Alemanha pregando a doutrina cristã, morrendo em Sena, na Toscana. (M).
– Ver também às páginas 171-178: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
10. Em Praga, na Boémia, actualmente na Chéquia, São João Nepomuceno, presbítero e mártir, que, pela defesa da Igreja sofreu a persistente perseguição do rei Venceslau IV e, depois de muitos tormentos e atrocidades, foi lançado vivo ao rio Moldávia. († 1393).
– Ver: No ano da graça de 1383, o martírio de São João Nepomuceno (também na Folhinha do Coração de Jesus de 16 de maio). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 1383, o martírio de São João Nepomuceno. Originário da Boêmia, exerceu seu ministério sacerdotal em Praga. Foi aprisionado e depois atirado no rio Moldava por ter se recusado a violar o segredo da confissão. (M).
– Ver págs. 379-392: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf
– Ver: https://www.youtube.com/watch?v=4zeIgMzGmtE
– Ver também em 16 de maio “São João Nepomuceno (em checo Jan Nepomucký e alemão Johann von Nepomuk) é um dos santos nacionais da Boémia. Segundo uma lenda foi pregador na corte de Venceslau IV em Praga e confessor da rainha sua mulher, mas, ao negar a divulgar os segredos das confissões dela foi morto, depois de ter sido torturado e lançado ao Rio Vltava.
Tornou-se assim o primeiro mártir do selo da confissão e o patrono contra calúnias, devido à maneira de sua morte.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Nepomuceno
11*. Em Mântua, na Lombardia, região da Itália, o Beato Baptista Spagnóli, presbítero da Ordem dos Carmelitas, que restabeleceu a paz entre os príncipes e reformou a sua Ordem, da qual foi nomeado, contra o seu desejo, superior geral. († 1516).
– Ver: “Battista Mantovano (em latim: Baptista Spagnuoli Mantuanus), também Johannes Baptista Spagnolo, foi um religioso carmelita católico italiano.” Battista Mantovano – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
– Ver também 17 de abril
12*. Em Florença, na Etrúria, actualmente na Toscana, região da Itália, o Beato Hipólito Galantíni, que fundou a Irmandade da Doutrina Cristã e trabalhou ardorosamente na formação catequética dos pobres e dos humildes. († 1619).
– Ver também páginas 179-180: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
13*. Em Ernée, localidade do território de Mayenne, na França, a Beata Joana Verón, virgem e mártir, que se entregou ao cuidado das crianças e dos enfermos e, durante a Revolução Francesa, por ter ocultado sacerdotes aos perseguidores, foi morta ao fio da espada. († 1794)
14*. Em Tarragona, na Espanha, o Beato Francisco de Jesus Maria e José (Francisco Palau Quer), presbítero da Ordem dos Carmelitas Descalços, que no seu ministério suportou graves perseguições e, acusado injustamente, foi mandado para a ilha de Ibiza e aí abandonado a si mesmo durante vários anos. († 1872).
– Beato Francisco Palau. Ver também 07 de novembro. Ver “Francisco de Jesus Maria José Palau y Quer foi um sacerdote carmelita espanhol fundador de duas congregações de irmãs carmelitas. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 24 de abril de 1988.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Francisco_Palau
– Ver “Foi beatificado a 24 de Abril de 1988 e a sua festa litúrgica celebra-se a 7 de Novembro.”: http://www.carmelitas.pt/site/santos/santos_ver.php?cod_santo=58
15. Em Bilbau, no País Basco, região da Espanha, Santa Maria Josefa do Coração de Jesus (Maria Josefa Sancho de Guerra), virgem, fundadora da Congregação das Irmãs Servas de Jesus, que orientou especialmente para o cuidado dos enfermos e dos pobres. († 1912)
16*. Em L’viv, na Ucrânia, São José Bilczewski, bispo, que se dedicou com ardente caridade à edificação dos costumes e à formação doutrinal do clero e do povo e, no tempo da guerra, socorreu por todos os meios os pobres e os necessitados. († 1923).
– Ver “…José Bilczewski (em ucraniano Йосип Більчевський), (Wilamowice, 26 de abril de 1860 – Lviv, 20 de março de 1923), foi um Arcebispo católico da cidade de Lviv. Ucraniano, foi professor de teologia da Universidade de Lviv e reitor da mesma. Desde 2005, é venerado como santo na Igreja Católica Apostólica Romana… ”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/J%C3%B3zef_Bilczewski
– Ver Józef Bilczewski, Arcebispo-Metropolitano do Rito Católico Romano de Lviv “Em 12de abril de 1959, o Arcebispo Eugeniusz Baziak emitiu um decreto em Cracóvia sobre a beatificação do Servo de Deus Józef Bliczewski”: Arcebispo de Lviv Józef Bilczewski (lwow.com.pl)
– Ver também, para entender RÚSSIA e UCRÂNIA, artigo “RUSSIFICAÇÃO DA UCRÂNIA (tradução da Google)”: https://wikicro.icu/wiki/Russification_of_Ukraine#In_modern-day_Ukraine
17. Em Amiso na Paflagônia, as sete santas mulheres, Alexandra (também na Folhinha do Coração de Jesus), Claudia, Eufrásia, Matrona, Juliana, Eufêmia, Teodósia (também na Folhinha do Coração de Jesus, Teodósio)que sofreram a morte pela fé. Foram seguidas de duas outras mulheres, Santa Derfuta e sua irmã.
– Ver página 187: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
– Ver também “…Alexandra, Caldia & Comps. MM (RM)
Alexandra, Caldia, Euphrasia, Matrona, Juliana, Euphemia, Theodosia, Derphuta e uma irmã de Derphuta eram todas mulheres cristãs de Amisus, Paphlagonia, queimadas até a morte sob Diocleciano (Benedictines).
As Santas Virgens Mártires Alexandra, Claudia, Euphrasia, Matrona, Juliania, Euphemia e Theodosia foram presas na cidade de Amisa (na região costeira do Mar Negro) durante a perseguição contra os cristãos sob o imperador Maximiano Galério (305-311). Sob interrogatório, eles confessaram sua fé e foram submetidos a torturas cruéis por isso. Os malfeitores os açoitaram e os espancaram com varas e cortaram seus peitos. Depois disso, eles foram suspensos e rasgadas com ganchos afiados. Finalmente, as santas virgens foram queimadas vivas em um forno em brasa (+ 310) …”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch20.html#300_St._Alexandra_and_Companions
18. Santa Alexandra de Roma. “Alexandra teria sido a esposa do imperador Diocleciano e uma cristã em segredo. Quando ele ordenou que São Jorge fosse torturado, ela teria ido até a arena e se curvado perante o santo, professando abertamente sua fé. O imperador ficou transtornado com o ato da esposa e com os muitos que se converteram ao testemunharem os milagres e a paciente resiliência de Jorge, ordenando que ambos fossem decapitados. Alexandra aceitou serenamente sua sentença e rezava enquanto os guardas a levavam para o local de sua execução. No caminho, ela pediu para descansar um momento e os guardas permitiram. Encostada na parede de um edifício, ela silenciosamente entregou sua alma para Deus e faleceu em 21 de abril de 303. Dois dias depois, São Jorge foi decapitado”.
– Ver 23 de abril. Obs. Tem ligação com São Jorge (23 de abril). Ver “Alexandra de Roma (Αλεξάνδρα) foi uma santa cristã conhecida como a esposa do imperador romano Diocleciano na obra “Martírio de São Jorge”. Ela é também chamada de “Priscila” ou “Prisca“, uma identificação com Prisca, a imperatriz-consorte de Diocleciano.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alexandra_de_Roma
19. Beato Francisco Palau. Ver também 07 de novembro.
– Ver “Francisco de Jesus Maria José Palau y Quer; foi um sacerdote carmelita espanhol fundador de duas congregações de irmãs carmelitas. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 24 de abril de 1988.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Francisco_Palau
– Ver “Foi beatificado a 24 de Abril de 1988 e a sua festa litúrgica celebra-se a 7 de Novembro.”: http://www.carmelitas.pt/site/santos/santos_ver.php?cod_santo=58
20. Outras santas e Santos do dia 20 de março: págs. 168-187 (vol.5): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
Obs. Entra no Google chrome, mas não no edge.
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
* “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 20 de março, ver também: 20 de março – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 270-273: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch20.html#
(este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!
* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
* “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
* “Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
* “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar” (Santo Agatão, lembrado em 21 de outubro)
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.
* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! : http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES. Santo Abraão, rogue por nós! Amém!” (SANTO ABRAÃO, ERMITÃO, 27 DE OUTUBRO), conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
* “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:
* Dia 17 de janeiro: Santo Antão (ou Antônio). Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”
* 19 de janeiro, São Macário. “… “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado, nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…”
* Sobre SANTO ANDRÉ CORSINI (04 de fevereiro): “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração”.
* “Deus Todo-Poderoso não joga dados…Diante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!” (Albert Einstein, lembrado em 14 de março)
* “Ó Meu Redentor, chegará aquele terrível momento em que restarão poucos cristãos inspirados pelo espírito de fé, aquele momento em que Sua indignação será provocada e Sua proteção será tirada de nós? Nossos vícios e nossas vidas más moveram irrevogavelmente Sua justiça a se vingar, talvez neste mesmo dia, de Seus filhos para não deixar que a luz da fé se apague nas almas?
“Lembre das antigas misericórdias, volta os olhos compassivos para a vinha plantada com a sua destra, regada pelas lágrimas dos Apóstolos, pelo sangue precioso de inúmeros mártires, e fecundada pelas orações de tantos confessores e virgens inocentes.
“Ó divino Mediador, olhe para aquelas almas zelosas que elevam seus corações ao Senhor e oram sem cessar pela manutenção desse seu dom mais precioso, a Verdadeira Fé. Mantenha-nos seguros na verdadeira fé católica e romana. Preserve-nos em sua santa fé, pois se formos ricos com este dom precioso, suportaremos com prazer todas as tristezas e nada poderá mudar nossa felicidade. Sem este grande tesouro da fé, nossa infelicidade seria indizível e sem limites.
“Ó Bom Jesus, Autor da nossa fé, conservai-a pura em nós; guardai-nos na barca de Pedro, fiel e obediente ao seu sucessor, e Vosso vigário aqui na terra, para que se mantenha a unidade da santa Igreja, a santidade promovida, a Santa Sé protegida em liberdade e a Igreja universal estendida em benefício das almas.
“Ó Jesus, Autor da nossa fé, humilha e converte os inimigos da Sua Igreja; conceda verdadeira paz e concórdia a todos os reis e príncipes cristãos e a todos os crentes; fortalece-nos e preserva-nos no Seu santo serviço até ao fim, para que vivamos com o Senhor e morramos no Senhor.
“Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém.” (São Clemente-Maria Hofbauer, 15 de março)
* “… “SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO… (SANTA LUÍSA DE MARILLAC, 15 DE MARÇO)”
* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE“
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal.
Amém!
(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano-de-sao-jose/ >)
* PAI, ABRACE-NOS!
JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:
1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;
2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;
3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);
4. Um dia vamos estar juntos;
5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).
Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
================
“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)
* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!