14 de abril de 2022 – Quinta-Feira Santa

UMA EXPLICAÇÃO LITÚRGICA PARA OS DIAS DA SEMANA SANTA

4. QUINTA-FEIRA: A ÚLTIMA CEIA

 Dois eventos moldam a liturgia da Grande e Santa Quinta-feira: a Última Ceia de Cristo com Seus discípulos e a traição de Judas. O significado de ambos está no amor.

A Última Ceia é a última revelação do amor redentor de Deus pelo homem, do amor como a própria essência da salvação. E a traição de Judas revela que o pecado, a morte e a autodestruição também são devidos ao amor, mas ao amor desviado e distorcido, amor dirigido como aquele que não merece amor.

 Eis o mistério deste dia único, e sua liturgia, onde luz e escuridão, alegria e tristeza se misturam de forma tão estranha, nos desafiando com a escolha da qual depende o destino eterno de cada um de nós.

“Agora, antes da festa da Páscoa, quando Jesus sabia que sua hora tinha chegado para partir deste mundo, tendo amado os seus que estavam no mundo, ele os amou até o fim” (João 13:1). Para compreender o significado da Última Ceia, devemos vê-la como o fim do grande movimento do Amor Divino, que começou com a criação do mundo e que agora deve ser consumado na morte e ressurreição de Cristo.

Amor, Vida, Comunhão, Deus é Amor (I João 4:8).

E o primeiro presente do Amor foi a vida. O sentido, o conteúdo da vida era a comunhão. Estar vivo, o homem era comer e beber, participar do mundo. O mundo era assim o amor divino feito alimento, feito Corpo de homem. E para estar vivo, ou seja, participar do mundo, o homem devia estar em comunhão com Deus, ter Deus como o sentido, o conteúdo e o fim de sua vida.

A comunhão com o mundo dado por Deus era de fato comunhão com Deus. O homem recebia seu alimento de Deus e fazendo dele seu corpo e sua vida, ele oferecia o mundo inteiro a Deus, transformava-o em vida em Deus e com Deus. O amor de Deus deu vida ao homem, o amor do homem por Deus transformou esta vida em comunhão com Deus.

Este era o paraíso. A vida nele era, de fato, eucarística. Através do homem e de seu amor por Deus, toda a criação devia ser santificada e transformada em um único e abrangente sacramento de Presença Divina e o homem era o sacerdote deste sacramento.

Mas no pecado, o homem perdeu esta vida eucarística. Ele a perdeu porque deixou de ver o mundo como meio de comunhão com Deus e sua vida como eucaristia, como adoração e ação de graças… Ele se amou a si mesmo e ao mundo por causa deles; ele se fez o conteúdo e o fim de sua vida. Ele pensou que sua fome e sede, ou seja, sua dependência de sua vida do mundo – pode ser satisfeita pelo mundo como tal, pela comida como tal.

Mas o mundo e a comida, uma vez privados de seu significado sacramental inicial – como meio de comunhão, com Deus, uma vez que não são recebidos por Deus e cheios de fome e sede de Deus, uma vez que, em outras palavras, Deus não é mais, seu verdadeiro “conteúdo” não pode dar vida, satisfazer nenhuma fome, pois não têm vida em si mesmos… E assim, ao colocar neles seu amor, o homem desviou seu amor do único objeto de todo amor, de toda fome, de todos os desejos. E ele morreu.

Pois a morte é a “decomposição” inevitável da vida cortada de sua única fonte e conteúdo. O homem pensou em encontrar vida no mundo e na comida, mas encontrou a morte. Sua vida tornou-se comunhão com a morte, pois ao invés de transformar o mundo pela fé, amor e adoração em comunhão com Deus, ele se submeteu inteiramente ao mundo, deixou de ser seu sacerdote e se tornou seu escravo. E por seu pecado, o mundo inteiro se tornou um cemitério, onde as pessoas condenadas à morte participavam da morte e “sentaram-se na região e sombra da morte…”. (Mateus 4:16).

Mas se o homem traísse, Deus permaneceria fiel ao homem. Ele não “se afastou para sempre de Sua criatura que Ele tinha feito, nem esqueceu o trabalho de Suas mãos, mas Ele visitou-o de diversas maneiras, através de Suas ternas misericórdias” (Liturgia de São Basílio).

Começou uma nova obra divina, a da redenção e da salvação. E se cumpriu em Cristo, o Filho de Deus, que, para restaurar o homem à sua beleza imaculada e para restaurar a vida como comunhão com Deus, tornou-se Homem, tomou sobre Si nossa natureza, com sua sede e fome, com seu desejo e amor pela vida. E nEle a vida foi revelada, dada, aceita e realizada como Eucaristia total e perfeita, como comunhão total e perfeita com Deus.

Ele rejeitou a tentação humana básica: viver “só de pão”, Ele revelou que Deus e seu Reino são o verdadeiro alimento, a verdadeira vida do homem. E esta vida eucarística perfeita, cheia de Deus e, portanto, divina e imortal, Ele deu a todos aqueles que acreditassem Nele, ou seja, encontrassem nEle o sentido e o conteúdo de suas vidas.

Tal é o maravilhoso significado da Última Ceia. Ele se ofereceu como o verdadeiro alimento do homem, porque a Vida revelada nEle é a verdadeira Vida. E assim o movimento do Amor Divino que começou no paraíso com um Divino “tomar, comer…”. (pois comer é vida para o homem) vem agora “até o fim” com o Divino “tomar, comer, este é o Meu Corpo…”. (pois Deus é vida para o homem…) A Última Ceia é a restauração do paraíso da felicidade, da vida como Eucaristia e Comunhão.

Mas esta hora de amor supremo é também a da traição suprema. Judas deixa a luz do Cenáculo e vai para as trevas. “E era noite” (João 13:30). Por que ele sai? Porque ele ama, responde ao Evangelho, e seu amor fatídico (que leva à desgraça, ao infortúnio; fatal, sinistro, trágico.) é sempre enfatizado nos hinos da Quinta-feira Santa. Não importa, de fato, que ele ame a “prata”. O dinheiro está aqui por todo o amor desviado e distorcido que leva o homem a trair a Deus. É, de fato, o amor roubado de Deus e Judas, portanto, é o Ladrão.

Quando ele não ama a Deus e em Deus, o homem ainda ama e deseja, pois ele foi criado para amar e amar é sua natureza, mas é então uma paixão sombria e autodestruidora e a morte está no fim. E a cada ano, ao mergulharmos na luz insondável e na profundidade da Quinta-feira Santa, a mesma pergunta decisiva é dirigida a cada um de nós: eu respondo ao amor de Cristo e o aceito como minha vida, eu sigo Judas para a escuridão de sua noite?

Os serviços de quinta-feira

 A liturgia da Quinta-feira Santa inclui: a) Matinas, b) Vésperas e, depois das Vésperas, c) a Liturgia de São Basílio, o Grande. Nas Igrejas Catedralistas, o serviço especial da Lavagem dos Pés acontece após a Liturgia; enquanto o Diácono lê o Evangelho, o Bispo lava os pés de doze sacerdotes, lembrando-nos que o amor de Cristo é o fundamento da vida na Igreja e molda todas as relações dentro dela. É também na Quinta-feira Santa que o Santo Crisma é consagrado pelos primazes das Igrejas autocéfalas, e isto também significa que o novo amor de Cristo é o dom que recebemos do Espírito Santo no dia de nossa entrada na Igreja.

Em Matinas, o Troparion estabelece o tema do dia: a oposição entre o amor de Cristo e o “desejo insaciável” de Judas.

“Quando os discípulos gloriosos foram iluminados

Na lavagem de seus pés antes do jantar,

Então o impiedoso Judas foi escurecido, enfermo de avareza

E para os juízes sem lei ele te trai, o Juiz justo.

 Eis, ó amante do dinheiro, este homem que por causa do dinheiro se enforcou.

Fuja da alma gananciosa que ousou tais coisas contra o Mestre.

Ó Senhor, que és bom para com todos os homens, glória a Ti”!

Após a leitura do Evangelho (Lucas 12:1-40) nos é dada a contemplação, o significado místico e eterno da Última Ceia no belo cânone de São Cosmas. Seu último “irmos” (9ª ode) nos convida a participar da hospitalidade do banquete do Senhor:

“Vinde, ó fiéis! Desfrutemos da hospitalidade do Mestre:

o Banquete da imortalidade!

Na sala superior com as mentes erguidas,

recebamos as exaltadas palavras da Palavra, a Quem magnificamos”.

Nas Vésperas, a stichera sobre “Ó Senhor, eu chorei” enfatiza o anticlímax espiritual da Quinta-feira Santa, a traição de Judas:

“Servo e enganador”,

discípulo e traidor, amigo e diabo,

 Judas foi revelado por seus atos.

Enquanto seguia o Mestre, ele traçou Sua traição. “

Após a entrada, três lições do Antigo Testamento:

1) Êxodo 19:10-19; a descida de Deus do Monte Sinai para Seu povo como a imagem da vinda de Deus na Eucaristia.

 2) Jó 38:1-23, 42:1-5; a conversa de Deus com Jó e a resposta de Jó: “Quem é este que esconde o conselho sem conhecimento? Coisas grandes e maravilhosas demais para mim, que eu não conhecia”… — e estas coisas “grandes e maravilhosas” se cumprem no dom do Corpo e Sangue de Cristo.

3) Isaías 50,4-11; o início das profecias sobre o servo sofredor de Deus.

A leitura da epístola é de I Coríntios 11,23-32; o relato de São Paulo sobre a Última Ceia e o significado da Comunhão.

A leitura do Evangelho (a mais longa do ano) é retirada de todos os quatro Evangelhos e é a história completa da Última Ceia, a traição de Judas e a prisão de Cristo no jardim.

O Hino Querubiano e o Hino da Comunhão são substituídos pelas palavras da oração antes da Comunhão:

“De Tua ceia mística, ó Filho de Deus”,

me aceite hoje como um comunicante;

Pois não falarei do Teu Mistério aos Teu inimigos,

Nem como Judas eu te darei um beijo,

Mas, como o ladrão, vou confessar-Te:

Lembrai-vos de mim, ó Senhor, em Vosso reino”.

REFERÊNCIA:

A Liturgical Explanation for the Days of Holy Week by The Very Rev. Alexander Schmemann, S.T.D. Professor of Liturgical Theology, St. Vladimir”s Seminary,

 conforme <holy_week-a_liturgical_explanation.pdf (antiochian.org)> – (tradução DeepL)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.