1. Em Autissiodoro, na Gália Lionense, hoje Auxerre, na França, São Joviniano (também na Folhinha do Coração de Jesus), leitor e mártir. († s. III).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Auxerre, perto de 260, o martírio de São Joviniano. (M)
2. Em Alexandria, no Egipto, Santo Eutímio, diácono e mártir. († c. 305).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Alexandria, em 305, a paixão de Santo Eutímio, diácono, condenado à morte por ter proclamado o Evangelho. (M)
3. Comemoração de São Máximo, bispo de Jerusalém, que, por ordem do imperador Maximino Daïa, depois de lhe tirarem um olho e queimar um pé com ferro em brasa, foi condenado ao trabalho forçado nas minas; mas, tendo sido liberto, regressou à sede de Jerusalém, onde, prestigiado pela sua gloriosa confissão da fé, finalmente descansou em paz. († c. 350).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Jerusalém, perto de 350, São Máximo, bispo, condenado a trabalhos forçados nas minas por ter confessado a divindade de Jesus Cristo. (M)
4*. Em Tréveris, na Gália Bélgica, actualmente na Alemanha, São Bretão, bispo, que defendeu a sua grei dos erros de Prisciliano, mas em vão tentou, juntamente com Santo Ambrósio de Milão e São Martinho de Tours, opor-se à ferocidade daqueles que pediram a morte de Prisciliano e dos seus sequazes. († 386)
– Ver “Em Trèves, São Britton, bispo e confessor, sucessor de Bonósio, Durante o pontificado de Dâmaso, ocupou o terceiro lugar depois do papa (o segundo lugar era o de Ambrósio de Milão) como metropolitano da Galia. Resistiu com grande energia aos priscilianistas, mas recusou-se entregar Prisciliano às autoridades civis. Faleceu em 386.”, página 109: VIDAS DOS SANTOS – 8.pdf (obrascatolicas.com)
{ O priscilianismo foi doutrina cristã pregada por Prisciliano, no século IV, com base nos ideais de austeridade e pobreza. Desenvolvida na Península Ibérica, derivado de doutrinas gnóstico-maniqueísta ensinadas por Marcus, um egípcio de Mênfis, e, mais tarde considerado uma heresia pela Igreja Ortodoxa. Wikipédia}.
– Ver “… 386 São Brito Bispo de Trier Alemanha se opôs aos hereges priscilianos, mas sempre se recusou a entregar ao Estado para punição.
Também chamado de Britônio. Brito se opôs aos hereges priscilianos em sua região e trabalhou para convertê-los. Ele se recusou a entregá-los às autoridades estaduais, não querendo vê-los perseguidos.
Brito de Trèves B (AC) (também conhecido como Britônio de Trier)
Morreu em 386. O bispo Brito de Trier, Alemanha, era um ferrenho oponente dos hereges priscilianos, a quem ele, no entanto, sempre se recusou a entregar ao estado para punição porque acreditava que os poderes civis não tinham autoridade nos assuntos da Igreja (beneditinos)…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay05.html#386_St._Brito_Bishop_of_Trier_Germany
5. Em Arles, na Provença, na actual França, Santo Hilário, bispo, que, promovido com relutância da solidão de Lérins ao episcopado, trabalhando por suas mãos, usando a mesma túnica no inverno e no verão e caminhando a pé, a todos manifestou o seu amor da pobreza; assíduo à oração, às vigílias e aos jejuns, e incansavelmente entregue ao ministério da palavra, revelou aos pecadores a misericórdia de Deus, acolheu os órfãos e destinou todo o dinheiro recolhido nas basílicas para a redenção dos cativos. († 449).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 449, Santo Hilário. Nascido na Gália de família de origem grega, seguiu Santo Honorato, seu parente, a Lérins, e depois sucedeu-o na Sé episcopal de Arles. (M).
– Ver páginas 105-107: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf
– Ver também “Hilário de Arles foi um nobre e de origem pagã, nascido por volta do ano de 401 no norte da Gália. Foi um alto funcionário do governo e, tempos depois, foi convertido ao cristianismo pelo bispo Honorato de Arles (426-430), com quem tinha laços de parentesco. Tomou o hábito de monge e tornou-se recluso no Abadia de Lérins. Após a morte de Honorato, tornou-se bispo de Arles (430-449).”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hil%C3%A1rio_de_Arles
6. Em Vienne, na Gália Lionense, também na actual França, São Nicécio (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Niceto), bispo. († s. V)
7. Em Milão, na Ligúria, hoje na Lombardia, região da Itália, São Gerôncio, bispo. († c. 472)
8*. Em Marchiennes, na Gália Bélgica, actualmente na França, São Mauronto, abade e diácono, que foi discípulo de Santo Amando. († 702)
9. Em Limoges, na Aquitânia, também na hodierna França, São Sacerdote, que, depois de ser monge e abade, foi eleito bispo, mas finalmente quis voltar à vida monástica. († s. VIII).
– Ver: São Sacerdos de Limoges (em 04 de maio, n° 8), bispo e confessor. Ver página 88: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf
10. Em Hildesheim, na Saxónia, região da Alemanha, São Gotardo ou Godeardo, bispo, que, sendo abade do mosteiro de Niederaltaich, visitou e instaurou outros mosteiros; depois sucedeu a São Bernardo nesta sede episcopal, onde promoveu o bem na sua Igreja, restabeleceu a disciplina regular do clero e abriu escolas. († 1038).
– Ver anotações do dia 04 de maio (nº 12). No ano da graça de 1038, São Gotardo (ou São Godardo ou Godeardo). Monge na abadia de Niederalteich, da qual se tornou prior e depois abade, reavivou o monarquismo na Germânia sob o estímulo do imperador Santo Henrique. Por seu zelo foi designado bispo de Heidesheim, em Hanover. Uma capela foi-lhe dedicada no maciço dos Alpes que hoje tem seu nome (Conforme o Martirológio Romano-Monástico – M).
– Ver “Gotardo de Hildesheim (em alemão: Godehard von Hildesheim) é um santo da Igreja Católica nascido na Alemanha. No Brasil existe uma cidade com o nome do santo: São Gotardo (Minas Gerais).”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gotardo_de_Hildesheim
11*. Na Calábria, região da Itália, São Leão, eremita, que se entregou à contemplação e ao auxílio dos pobres e morreu no mosteiro de Áfrico, perto de Réggio, por ele fundado. († c. s. XII)
12*. Em Vençay, junto de Tours, na França, Santo Avertino, diácono, que acompanhou São Tomás Becket no exílio e, depois da morte deste santo, regressou para Vençay, onde seguiu vida eremítica. († 1189)
13*. Em Licata, na Sicília, região da Itália, Santo Ângelo, presbítero da Ordem dos Carmelitas e mártir.
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, nascido em Jerusalém em uma família judia convertida a Cristo, fez profissão religiosa no Monte Carmelo, e recebeu depois a missão de ir a Roma para obter a confirmação da Regra de sua Ordem (M). († 1225).
– Ver páginas 108-109: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf
– Ver também “Ângelo da Sicília, Ângelo de Jerusalém ou Ângelo de Licata foi um santo nascido em Jerusalém em 1185. Ele nasceu de uma família judaica e foi batizado, juntamente com seu irmão João, quando sua mãe se converteu ao cristianismo[1].
Foi martirizado em Licata, na Sicília, a 5 de Maio de 1220[2].”: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82ngelo_da_Sic%C3%ADlia
14*. Em Recanáti, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália, o Beato Benvindo Maréni, religioso da Ordem dos Menores. († 1289)
15*. Em Nápoles, na Campânia, também região da Itália, o Beato Núncio Sulprício (Sulprizio), que, tendo ficado órfão, enfermo de gangrena numa perna e fisicamente muito debilitado, tudo suportou com alegre e paciente serenidade e a todos assistiu com grande solicitude, confortando assiduamente os companheiros de sofrimento e, apesar da sua extrema pobreza, socorrendo de todos os modos possíveis os indigentes. († 1836)
16*. Em Somasca, perto de Bérgamo, na Itália, a Beata Catarina Cittadíni, virgem, que, tendo ficado órfã desde a infância, foi educadora humilde e sábia; dedicou-se abnegadamente e sem descanso à formação das jovens pobres e ao ensino da doutrina cristã, fundando com esta finalidade o Instituto das Irmãs Ursulinas de Somasca. († 1857)
17*. Em Dresda, na Alemanha, o Beato Gregório Frackowiak, religioso da Sociedade do Verbo Divino e mártir, que, preso durante a guerra, com um golpe da guilhotina morreu por Cristo. († 1943)
– Ver: Beato Grzegorz Boleslaw Frackowiak
Também conhecido como
- Boleslaw Frackowiak
- Gregory Frackowiak
- Gregório Frackowiak
Perfil
Frade na Sociedade do Verbo Divino . Martirizado pelos nazistas .
Nascer
- 18 de julho de 1911 em Lowecice, Wielkopolskie, Polônia
- guilhotinado em 5 de maio de 1943 em Dresden, Saxônia, Alemanha
- 26 de março de 1999 pelo Papa João Paulo II (decreto de martírio )
informação adicional
- livros
- Livro dos Santos , pelos Monges de Ramsgate
- A Enciclopédia de Santos do Nosso Visitante de Domingo
- outros sites em inglês
- sites em espanhol
- Martirologio Romano , edição de 2001
- fonte em italiano
- Martirologio Romano , edição 2005
- Santi e Beati
Citação MLA
- “Bem-aventurado Grzegorz Boleslaw Frackowiak“. CatholicSaints.Info . 6 de julho de 2021. Web. 4 de maio de 2022. < https://catholicsaints.info/blessed-grzegorz-boleslaw-frackowiak/>
– Ver também “… Grzegorz Boleslaw Frackowiak, religioso da Congregação do Verbo Divino, foi preso pelos nazistas e morreu golpeado com um machado. O Papa João Paulo II em 13 de junho de 1999 o elevou às honras dos altares com outras 107 vítimas da mesma perseguição.
Martirológio romano: Em Dresden, Alemanha, o beato Gregory Frąckowiak, religioso da Sociedade do Verbo Divino e mártir, que, preso durante a guerra, morreu por Cristo com um golpe de machado…”: http://www.santiebeati.it/dettaglio/93092
– Ver ainda “… 108 mártires da segunda guerra mundial. Também conhecido como
- Mártires Poloneses
- 108 mártires poloneses dos nazistas
- 108 Bem-Aventurados Mártires Poloneses
- 12 de junho
- indivíduos têm memoriais separados
Perfil
Um grupo de cristãos poloneses assassinados por sua fé pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
- Beato Adalberto Nierychlewski
- Beato Adão Bargielski
- Beato Aleksy Sobaszek
- Beato Alfons Maria Mazurek
- Beata Alija Maria Jadwiga Kotowska
- Beato Alojzy Liguda
- Beato Anastazy Jakub Pankiewicz
- Beata Anicet Koplinski
- Beato Antoni Beszta-Borowski
- Beato Antoni Julian Nowowiejski
- Beato Antoni Leszczewicz
- Beato Antonio Rewera
- Beato Antoni Swiadek
- Beato Antoni Zawistowski
- Beata Bogumila Noiszewska
- Beato Boleslas Strzelecki
- Beato Bonifácio Zukowski
- Beato Bronislao Kostkowski
- Beato Bronislaw Komorowski
- Beato Bruno Zembol
- Beato Czeslaw Jozwiak
- Beato Domingos Jedrzejewski
- Beato Eduardo Detkens
- Beato Eduardo Grzymala
- Beato Eduardo Kazmierski
- Beato Eduardo Klinik
- Beato Emil Szramek
- Beato Fidelis Jerônimo Chojnacki
- Beato Franciszek Dachtera
- Beato Franciszek Drzewiecki
- Beato Franciszek Kesy
- Beato Franciszek Rogaczewski
- Beato Franciszek Roslaniec
- Beato Franciszek Stryjas
- Beato Grzegorz Boleslaw Frackowiak
- Beato Henryk Hlebowicz
- Beato Henryk Kaczorowski
- Beato Jan Eugeniusz Bajewski
- Beato Jan Franciszek Czartoryski
- Beato Jan Nepomucen Chrzan
- Beato Jan Oprzadek
- Beato Jan Turchan
- Beato Jarogniew Wojciechowski
- Beato Jerzy Kaszyra
- Beato Józef Cebula
- Beato Józef Czempiel
- Beato Józef Jankowski
- Beato Jozef Kowalski
- Beato Józef Kurzawa
- Beato Józef Kut
- Beato Józef Pawlowski
- Beato Józef Puchala
- Beato Józef Stanek
- Beato Józef Stepniak
- Beato Józef Wojciech Guz
- Beato Józef Zaplata
- Beato Karol Stepien
- Beata Katarzyna Faron
- Beata Kazimiera Wolowska
- Beato Kazimierz Gostyński
- Beato Kazimierz Grelewski
- Beato Kazimierz Tomasz Sykulski
- Beato Leon Nowakowski
- Beato Leon Wetmanski
- Beato Ludwik Bartosik
- Beato Ludwik Mzyk
- Beato Ludwik Roch Gietyngier
- Beato Maksymilian Binkiewicz
- Beata Maria Anna Kratochwil
- Beata Maria Klemensa Staszewska
- Beata Mariana Górecki
- Beato Mariano Konopinski Poznan
- Beato Mariano Skrzypczak
- Beata Mariana Biernacka
- Beato Miguel Kozal
- Beato Mical Oziebijowski
- Beato Mical Wozniak
- Beato Michał Piaszczyński
- Beato Mieczyslaw Bohatkiewicz
- Beata Mieczyslawa Kowalska
- Beato Narcyz Putz
- Beato Pawel Januszewski
- Beato Piotr Edward Dankowski
- Beato Romano Archutowski
- Beato Romano Sitko
- Beato Estanislau Antoni Trojanowski
- Beato Estanislau Kostka Starowieyski
- Beato Stanislaw Kubista
- Beato Stanislaw Kubski
- Beato Estanislau Mysakowski
- Beato Estanislau Pyrtek
- Beato Stefan Grelewski
- Beato Stefan Wincenty Frelichowski
- Abençoado Symforian Ducki
- Beato Tadeusz Dulny
- Beato Wincenty Matuszewski
- Beato Wladyslaw Bladzinski
- Beato Wladyslaw Demski
- Beato Wladyslaw Goral
- Beato Wladyslaw Maczkowski
- Beato Wladyslaw Miegon
- Beato Wlodzimierz Laskowski
- Beato Wojciech Gondek
- Beato Zygmunt Pisarski
- Abençoado Zygmunt Sajna
- Henryk Krzysztofik, frade, padre (1908-1942 KL Dachau)
- Michal Ozieblowski, sacerdote (1900-1942 KL Dachau)
- 26 de março de 1999 pelo Papa João Paulo II (decreto de martírio )
- 13 de junho de 1999 pelo Papa João Paulo II em Varsóvia, Polônia
informação adicional
- outros sites em inglês
- imagens
- áudio
- strony w jezyku polskim
Citação MLA
- “108 Mártires da Segunda Guerra Mundial“. CatholicSaints.Info . 10 de julho de 2021. Web. 4 de maio de 2022. < https://catholicsaints.info/108-martyrs-of-world-war-ii/ >
”
18. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Edessa, na Síria, perto de 382, Santo Eulógio, bispo. Foi vítima de uma decisão das autoridades civis, que ordenaram a substituição da hierarquia católica por pastores arianos. (M)
– Ver “… 381 Eulogius de Edessa oposição ao Arianismo bispo de Edessa B (RM)… Em Edessa, na Síria, São Eulógio, bispo e confessor.
{ O arianismo foi uma visão cristológica antitrinitária sustentada pelos seguidores de Ário, presbítero cristão de Alexandria nos primeiros tempos da Igreja primitiva, que negava a consubstancialidade entre Jesus e Deus Pai, que os igualasse. Wikipédia}
O padre Eulógio de Edessa foi banido para a Tebaida por sua oposição ao arianismo. Ao retornar do deserto após a morte do imperador Valente, foi escolhido bispo de Edessa (Benedictines)…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay05.html#381_Eulogius_of_Edessa_opposition_to
19. São Silvano, na Folhinha do Coração de Jesus. Ver página 110. São Silvano, mártir: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf
– Ver “… Silvanus, apóstolo dos Setenta Companheiros de São Paulo. Para o Filho de Deus, Jesus Cristo, que foi pregado entre vós por nós; por mim, Silvanus e Timothy; não era Sim e Não, mas Nele estava Sim. (2 Coríntios 1:19). Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. (1 Tessalonicenses 1:1; 2 Tessalonicenses 1:1). Por Silvanus, nosso fiel irmão como o considero, escrevi-lhe brevemente. (1 Pedro 5:12)…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay05.html#Silvanus_apostle_of_the_Seventy
21. Em Kasimierz, na Polónia, Santo Estanislau Kazimierczyk, presbítero e cónego regular, que, movido pela caridade pastoral, foi diligente ministro da palavra de Deus, mestre de vida espiritual e assíduo na audição das confissões. († 1489).
– Ver “Estanislau Casimiritano CRL (nascido Luís Sołtys, 27 de setembro de 1433 – 3 de maio de 1489) foi presbítero católico polonês e membro professo dos Cônegos Regulares Lateranenses.[1] Ele se notabilizou por sua devoção fervorosa à Eucaristia e ao seu padroeiro pessoal, Santo Estanislau, bem como por sua dedicação caridosa ao doentes e aos pobres de Cracóvia.[2][3]
A causa de sua canonização teve início sob o Papa João Paulo II, em 14 de outubro de 1986, e ele foi intitulado como Servo de Deus. Isso veio depois de tentativas anteriores de iniciar o processo, e a causa só foi aberta naquela época devido à intervenção pessoal de João Paulo quando ainda era cardeal. O mesmo pontífice deu-lhe o título de Venerável em 21 de dezembro de 1992, ao mesmo tempo em que aprovou a beatificação, celebrada em 18 de abril de 1993. O Papa Bento XVI posteriormente canonizou o antigo presbítero como santo da Igreja Católica Romana em 17 de outubro de 2010, na Praça de São Pedro.”
– Ver também “Estanislau Casimiritano CRL (nascido Luís Sołtys, 27 de setembro de 1433 – 3 de maio de 1489) foi presbítero católico polonês e membro professo dos Cônegos Regulares Lateranenses.[1] Ele se notabilizou por sua devoção fervorosa à Eucaristia e ao seu padroeiro pessoal, Santo Estanislau, bem como por sua dedicação caridosa ao doentes e aos pobres de Cracóvia.[2][3]”, dia 03 de maio: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estanislau_Casimiritano
22. Santa Adalsinda. Ver “ 642-673. Morreu aos 31 anos. Adalsinda é uma santa católica do século VII. Sua festividade celebra-se a 5 de maio.[1] É especialmente venerada em Douai (França).[2] Era filha de Rictrudis de Marchiennes e Adalberto I de Ostrevent, duque de Douai. Suas irmãs Clotsinda, Mauronto e Eusebia são também santos precongregacionais.” em 05 de maio: https://pt.wikipedia.org/wiki/Adalsinda#cite_note-2
– Outra Santa Adalsinda em 03 de maio: Ver “Santa Adalsinda de Béze foi uma freira do século VII … A irmã de Valdaleno, Adalsinda, tornou-se abadessa de um monastério perto de Béze sob a supervisão de seu irmão. Adalsinda é mencionada na Crônica de João de Béze como “Adalsinda do Mosteiro de Dornaciaco“. Ela morreu por volta dos 680. [1]”, em 03 de maio:
– https://santoral.wikia.org/es/wiki/Santa_Adalsinda_de_B%C3%A8ze
– Ver ainda “… Adalsindis, irmã de Waldalenu, era abade de um mosteiro perto de Bèze sob a supervisão de seu irmão. Adalsindis é mencionado na crônica de Johannes de Bèze como “Adalsinda do mosteiro de Dornatiacum”. Ela morreu por volta do ano 680. O Dia do Memorial dela é 3 de maio.”
– https://www.wikidata.org/wiki/Q17388130
23. VER SANTAS E SANTOS DO DIA 05 DE MAIO (alguns destacados acima):
Conversão de Santo Agostinho Nossa Senhora da Adoração Nossa Senhora da Europa — Ângelus de Jerusalém Avertinus de passeios Benvenuto Mareni Britto de Trier Caterina Cittadini Crescentiana Echa de Crayke Eulógio de Edessa Eutímio de Alexandria Gerúncio de Milão Godehard de Hildesheim Grzegorz Boleslaw Frackowiak Hilário de Arles Hidroc Irineu de Tessalônica Irene de Lecce Irenes de Tessalônica Joviniano de Auxerre | Jutta Kulmsee Leão da África Lúcio de Saboia Maurôncio de Douai Máximo de Jerusalém Nicetas de Viena Nuntius Sulprizio Peregrino de Tessalônica Sacerdos de Limoges Sacerdos de Saguntum Silvano de Roma Teuteria de Verona Teodoro de Bolonha Tosca de Verona Waldrada de Metz — Faelan Finn de Kilcolumb Lanno de Vasanello Martinho de Finojosa Prisca de San Sperate |
todos esses memoriais em uma única página |
24. Outros santos do dia 05 de maio: págs. 97-111 (vol.08): obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS DOS SANTOS – 8.pdf
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 05 de maio, ver ainda: 5 de maio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje)
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 377-380: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://catholicsaints.info/5-may/
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay05.html#
(este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!
================
* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:
================
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
================
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
================
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
================
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
================
* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.
================
* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira:
“Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento” (referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)
================
* 17 de janeiro: Santo Antão, ou Antônio
Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”
================
* 19 de janeiro, São Macário. “… “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (ou provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…”
================
* 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.
================
* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).
Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/
================
* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA “Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
================
* 14 de março, Albert Einstein: “Deus Todo-Poderoso não joga dados… Diante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!“
================
* 15 de março: São Clemente-Maria Hoffbauer: “Ó Meu Redentor, chegará aquele terrível momento em que restarão poucos cristãos inspirados pelo espírito de fé, aquele momento em que Sua indignação será provocada e Sua proteção será tirada de nós? Nossos vícios e nossas vidas más moveram irrevogavelmente Sua justiça a se vingar, talvez neste mesmo dia, de Seus filhos para não deixar que a luz da fé se apague nas almas?
“Lembre das antigas misericórdias, volta os olhos compassivos para a vinha plantada com a sua destra, regada pelas lágrimas dos Apóstolos, pelo sangue precioso de inúmeros mártires, e fecundada pelas orações de tantos confessores e virgens inocentes.
“Ó divino Mediador, olhe para aquelas almas zelosas que elevam seus corações ao Senhor e oram sem cessar pela manutenção desse seu dom mais precioso, a Verdadeira Fé. Mantenha-nos seguros na verdadeira fé católica e romana. Preserve-nos em sua santa fé, pois se formos ricos com este dom precioso, suportaremos com prazer todas as tristezas e nada poderá mudar nossa felicidade. Sem este grande tesouro da fé, nossa infelicidade seria indizível e sem limites.
“Ó Bom Jesus, Autor da nossa fé, conservai-a pura em nós; guardai-nos na barca de Pedro, fiel e obediente ao seu sucessor, e Vosso vigário aqui na terra, para que se mantenha a unidade da santa Igreja, a santidade promovida, a Santa Sé protegida em liberdade e a Igreja universal estendida em benefício das almas.
“Ó Jesus, Autor da nossa fé, humilha e converte os inimigos da Sua Igreja; conceda verdadeira paz e concórdia a todos os reis e príncipes cristãos e a todos os crentes; fortalece-nos e preserva-nos no Seu santo serviço até ao fim, para que vivamos com o Senhor e morramos no Senhor.
“Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém.”
================
* 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC “… “SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”
================
* 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE: “Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …
Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será derrotado. Amém! “São Nicolau relatou que nunca invocou Maria em vão e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”
================
* 21 de março, SÃO SERAPIÃO DE THMUIS “A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo….”
(conf. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop)
================
* 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…
Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.
Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.
O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.
Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.
Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias.
Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.
A ciência é um dom do Pai das luzes“.
================
* 06 de abril: São Zeferino Agostini
Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…
Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).
Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…
================
*12 de abril: São David Uribe
“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David
===============
* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)
================
* 20 de abril: Projeto de vida de SÃO CONRADO DE PARZHAM
“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”
RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:
- Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
- Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
- Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
- Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.
- Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
- Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
- Resolvo atender ao primeiro toque da campainha , a menos que seja legitimamente impedido.
- Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
- Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
- Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
- Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.
UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”
================
* 28 de abril, São Luís Maria Grignion de Montfort. Algumas máximas…
“…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza…
Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso….
Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…
Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…
Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída…”
Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/
================
* 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:
“«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! (…) Ó misericórdia! O meu coração ofega-se quando penso em Vós: para onde eu me dirija a pensar, mais não encontro do que misericórdia»”
================
* 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
- “ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
- “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
- “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)
================
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
================
* 15 de setembro, SANTA CATARINA DE GÊNOVA “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:
================
* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar”
================
* 27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES. Santo Abraão, rogue por nós! Amém!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
================
* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”
Salve, guardião do Redentor
e esposo da Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós, Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós
e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,
e defendei-nos de todo o mal.
Amém!
(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano-de-sao-jose/ >)
================
* PAI, ABRACE-NOS!
JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS!
POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:
1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;
2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;
3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);
4. Um dia vamos estar juntos;
5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).
Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
================
“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)
================
* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!