Santas e Santos de 04 de maio

DESTAQUE

SANTA MÔNICA, 04 DE MAIO E 27 DE AGOSTO. Ver “No século XII começou-se a celebrar sua memória litúrgica a 4 de maio. Com advento da reforma litúrgica, celebra, com a Igreja universal, em 27 de agosto. Suas relíquias são veneradas na igreja de Santo Agostinho de Roma.”: Província Agostiniana | Dia de Santa Mônica (santoagostinho.com.br)

– SANTA MÔN ICA EM 04 DE MAIO DE 2020: ENCERRAMENTO DO ANO JUBILAR NA PARÓQUIA SANTA MÔNICA – LEBLON – RIO DE JANEIRO. VER:

– Ver “… “Meu filho, quanto a mim, já nenhuma coisa me dá gosto, nesta vida. Não sei o que faço ainda aqui, nem porque ainda cá esteja, esvanecidas já as esperanças deste mundo. Por um só motivo desejava prolongar um pouco mais a vida: ver-te católico antes de morrer. Deus concedeu-me esta graça superabundantemente, pois vejo que já desprezas a felicidade terrena para servires ao Senhor. Que faço eu, pois, aqui?”…”: https://www.psmleblon.com.br/

– Ver 04 DE MAIO – SANTA MÔNICA, VIÚVA”:http://emdefesadasantafe.blogspot.com/2012/05/04-de-maio-santa-monica-viuva.html

– Ver páginas 82-87 (04 de maio):

: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

– Santa Mônica, auxiliadora das mães desesperadas (04 de maio). Ver “

No dia 4 de maio, a igreja comemora o dia de Santa Mônica. Conhecida como a santa da perseverança, da bondade e confiança, recorrem a ela as mães que preocupam-se com seus filhos. Segundo Pe. Rafael De La Torre Vargas- vice-provincial agostiniano, Santa Mônica ‘ajuda mães que choram por seus filhos’. ‘Mães que estão com seus filhos desancaminhados.’…”

VER 27 DE AGOSTO: Me­mória de Santa Mó­nica (também na Folhinha do Coração de Jesus), que, ainda ado­les­cente foi dada em ca­sa­mento a Pa­trício e teve fi­lhos, entre os quais Agos­tinho, por cuja con­versão der­ramou muitas lá­grimas e elevou muitas preces a Deus e, quando se dis­punha a re­gressar para a África, em Óstia, na Itália, as­pi­rando pro­fun­da­mente às re­a­li­dades ce­lestes, deixou esta vida e partiu para a mo­rada eterna. († 387).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico (de 27 de agosto), memória de Santa Mônica, que morreu em Óstia, em 387. Teve a consolação de ver seu marido pagão batizado um ano antes de sua morte, e Agostinho, “filho de suas lágrimas”, convertido e recebido pela Igreja Católica (R).

– Ver “Santa Mônica (português brasileiro) ou Santa Mónica (português europeu) (331 — 387) é a mãe de Santo Agostinho de Hipona e uma santa cristã. A sua festa realiza-se em 27 de agosto.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Mônica_de_Hipona

– Ver ainda “… Por fim, Santa Mônica é santa, não por ter realizado qualquer milagre, ou por ter sido martirizada, como tantos santos cristãos da Alta Idade Média. Ela é santa por ser mãe. Mãe de um santo, logo, um instrumento divino. Ela é o meio para o fim. Sua maternidade é a dos novos tempos, da virada do mundo antigo para o medievo. Sua miraculosidade é a da lágrima, que suplica através da oração a dádiva do Cristo para seu filho (TAVARES, 1990: 106). Suas lágrimas são as lágrimas de Deus: “…enquanto minha Mãe, Vossa fiel serva, junto de Vós chorava por mim, mais do que as outras mães choram sobre os cadáveres dos filhos” (Confissões, p. 83). Seu atributo não possui redenção nem conflito. Ele é a prece atendida, o fervor transmitido…”: https://www.ricardocosta.com/artigo/santa-monica-criacao-do-ideal-da-mae-crista

– Ver “… Jesus encontraria hoje uma fé verdadeira no seu coração? Foi isso que ele encontrou no coração de Santa Mônica. Uma fé que lhe foi transmitida desde cedo e que cresceu com o tempo e com a prática das virtudes cristãs em meio a muitas dificuldades….”: https://www.a12.com/redacaoa12/espiritualidade/santa-monica-a-forca-da-oracao-de-uma-mae

– Ver “… Santa Mônica era casada com um oficial pagão chamado Patritius, que tinha um temperamento explosivo e vivia uma vida imoral. No início, sua sogra não gostou dela, mas Mônica a conquistou por sua disposição gentil. Ao contrário de muitas mulheres da época, ela nunca foi espancada pelo marido. Ela disse que Patritius nunca levantou a mão contra ela porque ela sempre segurou a língua, colocando uma guarda sobre a boca na presença dele. (Sal. 38/39:1).
Santa Mônica e Patrício tiveram três filhos: Santo Agostinho, Navigius e Perpétua. Foi uma grande tristeza para ela que Patrício não permitisse que eles fossem batizados. Preocupava-se com Agostinho, que morava com uma jovem em Cartago e tinha com ela um filho ilegítimo. Suas constantes orações e lágrimas por seu filho tiveram o efeito de converter seu marido a Cristo antes de sua morte. Agostinho, no entanto, continuou no caminho que o afastava de Cristo.
Enquanto em Cartago, Agostinho caiu sob a influência da seita herética maniqueísta. 

(O maniqueísmo é uma filosofia religiosa sincrética e dualística fundada e propagada por Manes ou Maniqueu, filósofo heresiarca do século III, que divide o mundo simplesmente entre Bom, ou Deus, e Mau, ou Diabo. A matéria é intrinsecamente má, e o espírito, intrinsecamente bom. Wikipédia)

Sua mãe ficou horrorizada e tentou afastá-lo de seu erro. Ela teve um sonho em que lhe disseram para ser paciente e gentil com seu filho. Agostinho, no entanto, prestou pouca atenção aos argumentos dela e permaneceu em seu delírio por nove anos. Santa Mônica deve ter se sentido desanimada e desapontada, mas ela nunca desistiu dele. Ela até tentou pedir a ajuda de um bispo que já havia sido maniqueísta, mas ele não discutiu com Agostinho. Disse que não podia argumentar com o jovem, porque ainda se sentia atraído pela novidade da heresia. Ele a tranquilizou dizendo: “Vá em seu caminho, e Deus te abençoe, pois não é possível que o filho dessas lágrimas se perca”.
Santa Mônica foi a Roma com Agostinho, quando lá lecionou em 383. Mais tarde, foi nomeado para Milão, onde conheceu Santo Ambrósio (7 de dezembro) e ficou muito impressionado com sua pregação. O bispo Ambrósio passou a ter uma grande consideração por Santa Mônica e muitas vezes parabenizou Agostinho por ter uma mãe tão virtuosa.
Um dia Agostinho estava lendo o Novo Testamento em um jardim e chegou a Romanos 13:12-14. Ali e então Agostinho decidiu “rejeitar as obras das trevas” e “revestir-se do Senhor Jesus Cristo”. Ele foi batizado na véspera da Páscoa de 387…

… Após seu batismo, Agostinho e sua mãe planejaram retornar à África. Eles pararam para descansar em Ostia, onde Santa Mônica adormeceu no Senhor aos sessenta e cinco anos. Ela foi enterrada em Ostia, e suas relíquias sagradas foram transferidas para a cripta de uma igreja no século VI. Nove séculos depois, as relíquias de Santa Mônica foram trasladadas para Roma. No Ocidente, Santa Mônica é considerada a padroeira das esposas e mães cujos maridos ou filhos se extraviaram…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay04.html#387_Saint_Monica_mother_of_St_Augustine

SANTAS E SANTOS DE 04 DE MAIO

1.   Em Cirta, na Nu­mídia, hoje Cons­tan­tine, na Ar­gélia, a co­me­mo­ração dos santos már­tires Agápio e Se­cun­dino, bispos, que, du­rante a per­se­guição do im­pe­rador Va­le­riano, na qual se in­ci­tava mais ve­e­men­te­mente o furor dos gen­tios para pôr à prova a fé dos justos, os ilus­tres sa­cer­dotes, de­pois de longo exílio nesta ci­dade, tor­naram-se glo­ri­osos már­tires. Com eles pa­de­ceram os santos Emi­liano, sol­dado, Ter­tula e An­tónia, sa­gradas vir­gens, e uma mu­lher anó­nima com os seus dois filhos. († 258/259)

2.   Em Ni­ceia, na Bi­tínia, hoje İznik, na Tur­quia, Santa An­to­nina (ou Santa Antônia no Martirológio Romano-Monástico) mártir, que, tor­tu­rada bar­ba­ra­mente e ator­men­tada por vá­rios su­plí­cios, de­pois três dias pen­du­rada e ainda dois anos presa no cár­cere, fi­nal­mente, por ordem do go­ver­nador Pris­ci­liano, foi quei­mada na fo­gueira pela sua con­fissão de fé no Senhor. († s III/IV).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Nicomédia, no séc IV, o martírio de Santa Antônia, queimada viva. (M)

3.   Em Lorch, no Nó­rico Ri­pense, na ac­tual Ale­manha, São Flo­riano (também na Folhinha do Coração de Jesus), mártir, que, no tempo do im­pe­rador Di­o­cle­ciano, por ordem do pre­feito Aqui­lino, foi lan­çado da ponte ao rio Enns com uma grande pedra ao pescoço. († 304).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, durante a perseguição de Diocleciano, São Floriano. Veterano do exército romano, nele ocupava uma posição importante quando foi surpreendido ao visitar cristãos que estavam na prisão. Foi condenado, então, a ser afogado. (M).

– Ver “São Floriano é o santo da Igreja Católica considerado padroeiro dos bombeiros e dos limpadores de chaminés e protetor das pessoas envolvidas em incêndios. Sua festa é comemorada no dia 4 de maio.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Floriano_de_Laur%C3%ADaco

4.   Nas minas de Fenon, na Pa­les­tina, onde es­tavam con­de­nados, a paixão dos santos már­tires Sil­vano, bispo de Gaza, e trinta e nove companheiros, que, du­rante a mesma per­se­guição, por ordem do im­pe­rador Ma­xi­mino Daïa foram de­ca­pi­tados e al­can­çaram o glo­rioso martírio. († c. 304).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Na Palestina, em 311, São Silvano, bispo de Gaza, e seus companheiros, que segundo Eusébio, foram condenados aos trabalhos forçados por causa de sua fé cristã. (M)

5.   Em Var­sóvia, na Po­lónia, o Beato La­dislau de Gielniow, pres­bí­tero da Ordem dos Me­nores, que pregou com ex­tra­or­di­nário zelo a Paixão do Se­nhor e a ce­le­brou com pi­e­dosos hinos. († 1505)

6.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, os santos pres­bí­teros már­tires João Houghton, Ro­berto La­wrence e Agos­tinho Webster, pri­ores das Car­tuxas de Lon­dres, Bel­la­vale e Haxholmie, e Ri­cardo Rey­nolds, da Ordem de Santa Brí­gida, que, por pro­fes­sarem in­tre­pi­da­mente a fé re­ce­bida dos santos Pa­dres, foram ar­ras­tados ao su­plício do es­quar­te­ja­mento no pa­tí­bulo de Ty­burn du­rante o rei­nado de Hen­rique VIII. Com eles, também o Beato João Haile, pá­roco de Is­leworth, junto da ci­dade, foi en­for­cado no mesmo patíbulo. († 1535).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 1535, na Inglaterra, o martírio dos Santos João Houghton, Roberto Lawrence e Agostinho Webster, cartuxos; e São Ricardo Reynolds, brigidino, fiéis à fé católica até à morte. (X).

– Ver “Mártires, 1535. Leão XIII, a 29 de dezembro de l886, assinou o decreto de beatificação daqueles heróis da fé, quarenta e quatro ao todo.”, às páginas 89-93: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

7*.   Em Tré­veris, na Ale­manha, o Beato João Mar­tinho Moyë, pres­bí­tero da So­ci­e­dade das Mis­sões Es­tran­geiras de Paris, que na Lo­rena ins­ti­tuiu a Co n­gre­gação das Irmãs da Pro­vi­dência e na China o Ins­ti­tuto das Vir­gens Do­centes e, ex­pulso da pá­tria no tempo da Re­vo­lução Fran­cesa, tra­ba­lhou sempre ar­do­ro­sa­mente ani­mado pelo zelo das almas. († 1793)

08. São Sacerdos de Limoges, bispo e confessor. Ver página 88: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

– Dia 05 de maio (nº 9):   Em Li­moges, na Aqui­tânia, também na ho­di­erna França, São Sa­cer­dote, que, de­pois de ser monge e abade, foi eleito bispo, mas fi­nal­mente quis voltar à vida monástica. († s. VIII).

09. Em Tarso, Santa Pelágia, virgem (também na Folhinha do Coração de Jesus), que, encerrada num boi de bronze ardente, terminou o martírio sob o mesmo imperador (Diocleciano). Ver página 96: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

– Ver “Pelágia de Tarso (século III) foi uma mártir e virgem cristã habitantes da cidade de Tarso durante o reinado do imperador Diocleciano (284-305) filha de pagãos ilustres. Foi considerada uma santa e a ela foi consagrado o dia 4 de maio.[1]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pel%C3%A1gia_de_Tarso  

– Não confundir com Santa Pelágia a Penitente, cuja festa é 08 de outubro: Conforme o Martirológio Romano-Monástico deste 08 de 0utubro, no começo do séc. IV, Santa Pelágia. Depois de ter levado em Antioquia uma vida de libertinagem e escândalos, foi instruída na fé pelo bispo de Edessa, recebeu o batismo da salvação e terminou seus dias em penitência no Monte das Oliveiras, em Jerusalém. (M). Ver “Não confundir com Pelágia de Tarso, cuja festa litúrgica é 04 de maio. Pelágia, a Penitente (artisticamente conhecida como Margarida de Antioquia) foi uma cortesã e dançarina célebre que, no auge de sua beleza e soberania foi subitamente convertida por influência do bispo e santo Nono.[1]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pel%C3%A1gia,_a_Penitente

10. No ano do Senhor de 304, a paixão de São Peregrino (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que foi o primeiro a implantar a cruz de Cristo na região de Auxerre. Preso por haver desencaminhado o povo dos cultos pagãos, respondeu ao prefeito romano: “Para mim, invoco Jesus Cristo, redentor de todos; eu o confessarei sem temor, até a morte. Coloco nele toda a minha confiança” (Conforme o Martirológio Romano-Monástico – M).

11.  No ano da graça de 1038, São Gotardo (ou São Godardo ou Godeardo). Monge na abadia de Niederalteich, da qual se tornou prior e depois abade, reavivou o monarquismo na Germânia sob o estímulo do imperador Santo Henrique. Por seu zelo foi designado bispo de Heidesheim, em Hanover. Uma capela foi-lhe dedicada no maciço dos Alpes que hoje tem seu nome (Conforme o Martirológio Romano-Monástico – M).

– VER ANOTAÇÕES DE 05 DE MAIO (n° 10): MARTIROLÓGIO ITALIANO: “Em Hil­desheim, na Sa­xónia, re­gião da Ale­manha, São Go­tardo ou Go­de­ardo, bispo, que, sendo abade do mos­teiro de Ni­e­de­ral­taich, vi­sitou e ins­taurou ou­tros mos­teiros; de­pois su­cedeu a São Ber­nardo nesta sede epis­copal, onde pro­moveu o bem na sua Igreja, res­ta­be­leceu a dis­ci­plina re­gular do clero e abriu escolas. († 1038)”.

– Ver “Gotardo de Hildesheim (em alemãoGodehard von Hildesheim) é um santo da Igreja Católica nascido na Alemanha. No Brasil existe uma cidade com o nome do santo: São Gotardo (Minas Gerais).”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gotardo_de_Hildesheim

12. No séc. IV, São Venério, bispo de Milão, que serviu a igreja universal ajudando diversos bispos de seu tempo através de seus escritos e de sua dedicação pastoral (Conforme o Martirológio Romano-Monástico – M).

– Em 06 de maio, no Martirológio Romano: em Milão, na Li­gúria, hoje na Lom­bardia, re­gião da Itália, São Ve­nério, bispo, que foi dis­cí­pulo e diá­cono de Santo Am­brósio, en­viou clé­rigos para au­xi­liar os bispos da África e so­correu São João Cri­sós­tomo no seu exílio. († 409).

– Ver “Venério (em latimVenerius) foi arcebispo de Mediolano (moderna Milão) de 400 (ou 401) até 408. Ele é venerado como santo pela Igreja Católica e festejado no dia 4 de maio.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ven%C3%A9rio_de_Mil%C3%A3o

13. São José María Rubio “José María Rubio Peralta foi um jesuíta espanhol, qualificado como o Apóstolo de Madrid pelo bispo de MadridLeopoldo Eijo y Garay.”.

– Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Mar%C3%ADa_Rubio

– Ver também: “O seu lema era:  “Fazer o que Deus quer e querer o que Deus faz“, em: https://evangelhoquotidiano.org/PT/display-saint/b701b834-a265-418b-b823-bfeb10a160b3

14. VER SANTAS E SANTOS DO DIA 04 DE MAIO (alguns destacados acima):

<- OntemCalendárioAmanhã ->
Albiano de Albée Ângela Bartolomea dei Ranzi Ângela Isabella dei Ranzi Antônia de Constantinopla Antonina de Niceia Antônia de Nicomédia Antônio de Rocher Arbeo de Freising Cunegund de Regensburg Curcodomus de Auxerre Enéour Ethelred de Bardney Floriano de Lorch Hilsindis Jean-Martin Moyë Judas Ciríaco Ladislas de Gielniów Lucas da Touro Margareta Kratz Michal Giedroyc Nepotiano de Altino Paolino BigazziniPaulino de Colônia Paulino de Senigália Pelagia de Tarso Porfírio de Camerino Rino Silvano de Gaza Victor Emilio Moscoso-CárdenasMártires Cartuxos Mártires de Cirta Mártires da Inglaterra Mártires de Novellara Mártires de Tyburn Agostinho Webster John Haile John Houghton Richard Reynolds Robert Lawrence — Marco Ongaro de Conegliano Mochua de Sliabh Eibhlinne Sudário de Turim
todos esses memoriais em uma única página

15. Outros santos do dia 04 de maio: págs. 82-96 (vol.08): obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS DOS SANTOS – 8.pdf

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 04 de maio, ver ainda: 4 de maio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 375-377: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://catholicsaints.info/4-may/
  8. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay04.html#    

(este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

  * “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira:

Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento” (referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão, ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário. “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (ou provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 14 de março, Albert Einstein:Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

* 15 de março: São Clemente-Maria Hoffbauer: “Ó Meu Redentor, chegará aquele terrível momento em que restarão poucos cristãos inspirados pelo espírito de fé, aquele momento em que Sua indignação será provocada e Sua proteção será tirada de nós? Nossos vícios e nossas vidas más moveram irrevogavelmente Sua justiça a se vingar, talvez neste mesmo dia, de Seus filhos para não deixar que a luz da fé se apague nas almas?
“Lembre das antigas misericórdias, volta os olhos compassivos para a vinha plantada com a sua destra, regada pelas lágrimas dos Apóstolos, pelo sangue precioso de inúmeros mártires, e fecundada pelas orações de tantos confessores e virgens inocentes.
“Ó divino Mediador, olhe para aquelas almas zelosas que elevam seus corações ao Senhor e oram sem cessar pela manutenção desse seu dom mais precioso, a Verdadeira Fé. Mantenha-nos seguros na verdadeira fé católica e romana. Preserve-nos em sua santa fé, pois se formos ricos com este dom precioso, suportaremos com prazer todas as tristezas e nada poderá mudar nossa felicidade. Sem este grande tesouro da fé, nossa infelicidade seria indizível e sem limites.
“Ó Bom Jesus, Autor da nossa fé, conservai-a pura em nós; guardai-nos na barca de Pedro, fiel e obediente ao seu sucessor, e Vosso vigário aqui na terra, para que se mantenha a unidade da santa Igreja, a santidade promovida, a Santa Sé protegida em liberdade e a Igreja universal estendida em benefício das almas.
“Ó Jesus, Autor da nossa fé, humilha e converte os inimigos da Sua Igreja; conceda verdadeira paz e concórdia a todos os reis e príncipes cristãos e a todos os crentes; fortalece-nos e preserva-nos no Seu santo serviço até ao fim, para que vivamos com o Senhor e morramos no Senhor.

“Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém.”

================

* 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC “… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

* 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE: “Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será derrotado. Amém!São Nicolau relatou que nunca invocou Maria em vão e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

* 21 de março, SÃO SERAPIÃO DE THMUIS A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo….”

(conf. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop)

================

* 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

 Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias.

Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 de abril: São Zeferino Agostini

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano). 

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

*12 de abril: São David Uribe

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

===============

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

* 20 de abril: Projeto de vida de SÃO CONRADO DE PARZHAM

“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.
  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha , a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

 UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”

================

* 28 de abril, São Luís Maria Grignion de Montfort. Algumas máximas…

“…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza…

Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso….

Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…

Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…

Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída…

Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/

================

* 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! (…) Ó misericórdia! O meu coração ofega-se quando penso em Vós: para onde eu me dirija a pensar, mais não encontro do que misericórdia»

================

* 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:

  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

* 15 de setembro, SANTA CATARINA DE GÊNOVA “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

*        27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”.  SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES. Santo Abraão, rogue por nós! Amém!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor

e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós, Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. 

Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano-de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:

1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;

2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;

3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);

4. Um dia vamos estar juntos;

5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).

Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

================

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.