Santas e Santos de 19 de maio

1.Em Roma, no ce­mi­tério de Ca­listo, junto à Via Ápia, Santo Ur­bano I, papa, que, de­pois do mar­tírio de São Ca­listo, go­vernou fi­el­mente du­rante oito anos a Igreja Romana. († 230).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico de 25 de maio, em Roma, em 230, Santo Urbano I, papa, cujo pontificado transcorreu entre duas perseguições. Consagrou sua energia a curar as feridas e a consolidar as bases da Igreja (M)

Ver págs. 197-198: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

Ver “Papa Urbano I (222-230) – (n.?- m. Roma230), foi papa da Igreja Católica entre 222 e 23 de Maio de 230.[1] Pouco conhecido, o seu pontificado coincidiu com a época de tolerância do imperador Alexandre Severo.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Urbano_I

– Ver também “Muitas dúvidas pairam também sobre a morte do Papa Urbano, que, para algumas fontes, foi natural, mas violenta para outros, que falam de um assassinato por obra do prefeito Almenio.
Uma “Passio” tardia relata que ele foi um mártir, ligado à história de Santa Cecília, mas os documentos não são fidedignos neste aspecto.
Segundo o “Liber Pontificalis”, a biografia mais verossímil dos Papas, no início da Idade Média, os restos mortais do Papa Urbano I descansam no cemitério de São Calisto, na Via Ápia, em Roma.”: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/05/19/s–urbano-i–papa.html

– Ver também “SÃO URBANO I, PAPA E MÁRTIR O aviso no Martirológio Romano diz: “Em Roma, na Via Nomentana, o aniversário de Abençoado Urbano, Papa e Mártir, cuja exortação e ensino de muitas pessoas, incluindo Tiburtius e Valério, receberam a fé de Cristo, e sofreram martírio para isso; ele próprio também sofreu muito pela Igreja de Deus na perseguição de Alexandre Severo e, finalmente, foi coroado com martírio, sendo decapitado.”…”: Saint of the Day May 25 (lngplants.com)

2.   Também em Roma, os santos Par­ténio e Ca­ló­gero, már­tires, que, no tempo do im­pe­rador Di­o­cle­ciano, deram in­signe tes­te­munho de Cristo. († 304)

3*.   Em Arrás, na Nêus­tria, ac­tu­al­mente na França, Santo Adolfo, bispo si­mul­ta­ne­a­mente de Arrás e de Cambrai. († 728)

4.   Em Can­tuária, na In­gla­terra, São Duns­tano (São Dunstan), bispo, que, como abade de Glas­ton­bury, ins­taurou e pro­pagou a vida mo­nás­tica, e de­pois, su­ces­si­va­mente na sede epis­copal de Win­cester, de Lon­dres e fi­nal­mente de Can­tuária, tra­ba­lhou para pro­mover a con­cor­dância re­gular dos monges e das monjas. († 988).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 988, São Dunstan, abade beneditino, que tornou-se bispo de Worcester e de Londres, e mais tarde arcebispo de Cantuária. No século de ferro, ele reavivou a chama da vida monástica na Grā-Bretanha. (M).

Ver páginas 45-63: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

– Ver também “Dunstano (em latimDunstanus Cantuariensis) foi abade de Glastonbury, bispo de Worcester, bispo de Londres e arcebispo de Cantuária. Foi canonizado e é venerado como santo.[3] Foi o responsável por restaurar a vida monástica na Inglaterra e por reformar a Igreja inglesa. Seu biógrafo do século XI, Osberno de Cantuária, ele próprio um artista e escritor, afirma que Dunstano era habilidoso “em pinturas e em formar letras”, o que era comum entre os membros mais seniores do clero de sua época.[4]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dunstano

5.   Em Flo­rença, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, a Beata Hu­mi­liana (Umiliana) da Ordem Ter­ceira de São Fran­cisco, que su­portou ad­mi­ra­vel­mente os maus tratos do es­poso com exem­plar pa­ci­ência e man­sidão e, quando ficou viúva, se con­sa­grou to­tal­mente à oração e às obras de caridade. († 1246).

Ver págs. 73-75 (Santa Humiliana ou Emiliana): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

6.   Em Fu­mone, perto de Alátri, no Lázio, re­gião da Itália, o dia natal de São Pedro Celestino, que, de­pois de pra­ticar a vida ere­mí­tica nos Abruzos com fama de san­ti­dade e dom de mi­la­gres, já oc­to­ge­nário foi eleito Pon­tí­fice Ro­mano, to­mando o nome de Ce­les­tino V, mas no mesmo ano ab­dicou deste cargo e pre­feriu re­gressar à solidão. († 1296).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 1296, o nascimento no céu de São Pedro Celestino. Foi monge beneditino perto de Benevento. Depois, levou vida eremítica nas altitudes ermas de Magella, onde fundou a congregação que leva seu nome. Sua reputação de santidade lhe valeu a eleição para pana cargo que ele aceitou para fazer cessar a vacância da Santa Sé que já durava dois anos. Mas, pouco preparado para este cargo, renunciou a ele seis meses depois, voltando para o seu mosteiro. (B).

Ver págs. 81-85: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

– Ver: https://evangelhoquotidiano.org/PT/display-saint/2e9f95ea-cb5b-4c3f-a224-240c699cffdc

– Ver também “Papa São Celestino V, O.S.B. (1209/1210 (ou 1215?) — 19 de maio de 1296), proveniente da ordem beneditina, papa de 29 de agosto a 13 de dezembro de 1294 (a lista oficial do Vaticano inicia este pontificado em 5 de julho, dia da eleição, mas Celestino não era bispo antes de ser consagrado bispo de Roma, em 29 de agosto)”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Celestino_V

– Ver ainda: “…«Eu, Papa Celestino V, impelido por legítimas razões, pela humildade e debilidade do meu corpo e pela maldade da Plebe, e com o intuito de retornar à minha tranquilidade perdida, renuncio livre e espontaneamente ao Pontificado, como também ao trono, à dignidade, às honras e ônus, que comporta». Com estas palavras, no dia 13 de dezembro de 1294, Celestino despoja-se dos seus paramentos sagrados e se reveste com o antigo saio… Ao passar para a história pela sua “grande renúncia”, – deplorada por Dante, na Divina Comédia, – Pedro foi exemplo de liberdade evangélica e santidade. São Pedro Celestino V foi canonizado pelo Papa Clemente V, em 1313. Seus restos mortais, que descansam na Basílica de Collemaggio, são meta de contínuas peregrinações. Entre os mais ilustres peregrinos destaca-se Bento XVI, que, em 2009, ali deixou o pálio recebido no início do seu Pontificado.”, em: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/05/19/s–pedro-celestino-v–papa–pietro-del-murrone-.html

– Ver ainda “…Pedro era um velho monge de oitenta e quatro anos quando foi nomeado Papa. Aconteceu de uma forma muito incomum. Durante dois anos, não houve Papa, porque os Cardeais não podiam decidir quem escolher. São Pedro enviou-lhes uma mensagem para que decidissem rapidamente, pois Deus não gostou da longa demora. Então, eles escolheram o próprio santo velho eremita! O pobre Pedro chorou ao saber da notícia, mas aceitou com pesar e adotou o nome de Celestino V.
Ele foi Papa apenas cerca de cinco meses. Por ser tão humilde e simples, todos se aproveitaram dele. Ele não podia dizer “não” a ninguém, e logo as coisas ficaram uma grande confusão. Por fim, o Santo decidiu que era melhor renunciar ao cargo de Papa. Fez isso e depois se jogou aos pés dos Cardeais por não ter sido capaz de governar a Igreja. Que impressão sua humildade causou em todos eles!
São Celestino esperava viver em paz em um de seus mosteiros. Mas o novo Papa achou que seria mais seguro mantê-lo onde os ímpios não pudessem tirar vantagem dele. O santo foi colocado em uma cela e morreu lá. No entanto, ele estava alegre e perto de Deus…”: Saint of the Day May 19 (lngplants.com)

Ou:

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay19.html#1616_Georgian_martyrs_of_Persia_are

7.   Num cas­telo pró­ximo de Tré­guier, na Bre­tanha Menor, re­gião da França, Santo Ivo (também na Folhinha do Coração de Jesus), pres­bí­tero, que exerceu a jus­tiça sem acepção de pes­soas, pro­moveu a con­córdia, de­fendeu as causas dos ór­fãos, das viúvas e dos po­bres por amor de Cristo e re­cebeu os in­di­gentes em sua casa. († 1303).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Kermartin, perto de Tréguier, na Bretanha, em 1303, Santo Ivo, sacerdote. Estudou Direito e Teologia em Paris e Orléans e voltou à sua região, onde foi nomeado reitor de diversas paróquias. Por toda parte fez-se advogado dos pobres, das viúvas e dos órfãos, e defendeu a liberdade religiosa da Igreja. É o padroeiro celeste dos advogados e dos juristas. (F).

Ver págs. 64-72: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

– Ver também: Santo Ivo, padroeiro dos advogados “Ivo Hélory de KermartinIvo de Tréguier ou Santo Ivo (Minihy-Tréguier17 de outubro de 1253 — 19 de Maio de 1303) é o santo católico padroeiro de todos os profissionais da área de Direito, especialmente dos advogados[1]. Seu nome em língua francesa é Yves Hélory de Kermartin.

Foi franciscano terciário (da Ordem Terceira de São Francisco).”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ivo_de_Kermartin

8*.   Em Sena, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, o Beato Agos­tinho Novélli, pres­bí­tero da Ordem dos Ere­mitas de Santo Agos­tinho, muito afei­çoado à ver­da­deira hu­mil­dade e à per­feita ob­ser­vância religiosa. († 1310)

9*.   Em Gra­nada, na Es­panha, os be­atos már­tires João de Cetina, pres­bí­tero, e Pedro de Dueñas, re­li­gioso, ambos da Ordem dos Me­nores Con­ven­tuais, que, pela sua pro­fissão de fé em Cristo, foram mortos às mãos do pró­prio rei dos Mouros. († 1397)

10*.   Em Su­zuta, no Japão, o Beato João de São Do­mingos Martinez, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores e mártir, que morreu por Cristo no cárcere. († 1619)

11*.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, o Beato Pedro Wright, pres­bí­tero e mártir, que, tendo pro­fes­sado a fé da Igreja ca­tó­lica e en­trado na Com­pa­nhia de Jesus, onde foi pro­mo­vido às Or­dens Sa­cras, no tempo da Re­pú­blica pa­deceu o pa­tí­bulo de Ty­burn por causa do sacerdócio. († 1651)

12.   Em Fu­céc­chio, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, São Teó­filo da Corte, pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores, que pro­moveu muito os santos re­tiros para os Ir­mãos e mos­trou grande de­voção à Paixão do Se­nhor e à Virgem Maria. († 1740).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Toscana, em 1740, São Teófilo de Corsta, franciscano. Firme e manso, reanimou a vitalidade de sua Ordem, ganhando a admiração dos religiosos que lhe eram pouco favoráveis. (M)

13.   Em Roma, São Crispim de Viterbo (também na Folhinha do Coração de Jesus), re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos, que, du­rante as suas ca­mi­nhadas pelas po­pu­la­ções mon­ta­nhosas a pedir es­mola, en­si­nava aos cam­po­neses os ru­di­mentos da fé. († 1750)

– Ver “São Crispim (Viterbo13 de novembro de 1668 — Roma19 de maio de 1750) foi um religioso católico italiano.[1] Recebeu formação jesuíta, mas acabou se tornando capuchinho. Foi o primeiro santo canonizado por papa João Paulo II. Seu dia é comemorado em 4 de junho.[1]”: Crispim de Viterbo – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

– Ver também “São Crispim de Viterbo. Pedro Fioretti entrou para a Ordem dos Capuchinhos, em 1693, como Frei Crispino. Por 40 anos, viveu em Orvieto, como agricultor de hortaliças e, depois, como mendigo; viajou pela Itália, sempre amado por seus aforismos. Foi o primeiro Santo a ser canonizado por São João Paulo II, em 1982.”:  https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/05/19.html

– Ver ainda às páginas 131-133: VIDAS DOS SANTOS – 9.pdf (obrascatolicas.com) 

14*.   Ao largo de Ro­che­fort, na França, o Beato João Bap­tista Xa­vier Loir (João Luís Loir), pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos e mártir, que, du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, apri­si­o­nado quase oc­to­ge­nário numa ga­lera por causa do sa­cer­dócio, aí foi en­con­trado de jo­e­lhos e morto. († 1794)

15♦.        Em Fi­a­na­rantsoa, no Ma­da­gáscar, o Beato Ra­fael Luís Rafiringa, re­li­gioso dos Ir­mãos das Es­colas Cristâs, que, con­ver­tido do pa­ga­nismo, man­teve a pre­sença e a vi­ta­li­dade da Igreja em Ma­da­gascar quando todos os sa­cer­dotes ti­nham sido expulsos. († 1919)

16*.   Em Car­ta­gena, ci­dade da Colômbia, Santa Maria Bernarda (Ve­rena Bütler), virgem, na­tural da Suíça, que fundou a Con­gre­gação das Irmãs Mis­si­o­ná­rias Fran­cis­canas de Maria Auxiliadora. († 1924).

– Ver “Maria Bernarda Bütler, nascida Verena Bütler (Canonizada pelo Papa Bento XVI em 12 de outubro de 2008). Auw28 de maio de 1848 – Cartagena19 de maio de 1924) foi uma religiosa católica suíça que atuou na América Latina. Foi canonizada no dia 12 de outubro de 2008, pelo Papa Bento XVI, tornando-se a primeira mulher suíça a ser canonizada pela Igreja Católica[1].”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Bernarda_B%C3%BCtler

17*.   No campo de con­cen­tração de Da­chau, pró­ximo de Mu­nique, na Ba­viera, re­gião da Ale­manha, o Beato José Czempiel, pres­bí­tero e mártir, na­tural da Po­lónia, que, du­rante a guerra, mor­rendo numa câ­mara de gás letal, se as­so­ciou ao sa­cri­fício de Cristo. († 1942)

18♦.        Em Par­ti­nico, lo­ca­li­dade da Si­cília, re­gião da Itália, a Beata Jo­se­fina Su­riano (Pina Su­riano), leiga consagrada. († 1950)

19. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. II, Santa Pudenciana (também na Folhinha do Coração de Jesus, Santa Prudenciana). A grande família romana do Pudens foi uma das primeiras a se converter e a oferecer às comunidades cristãs as casas de que dispunha, e das quais uma, com o tempo, tornou-se a Igreja estacional de Santa Pudenciana (M).

– Ver “Santa Pudenciana de Roma ou Potenciana, era filha de São Pudente e irmã de Santa PraxédiaSanta Pudenciana morreu na flor da idade com dezesseis anos, no dia 19 de maio de 160. Enterrada ao lado do pai, no cemitério de Priscila, logo mais, no dia 21 de julho do mesmo ano, teve, a repousar bem junto a si, o corpo da irmã.), págs. 76-78: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

– Ver também “Santa Pudenciana é uma santa tradicional cristã do século II d.C. Ela é também por vezes chamada de Pudentiana e aparece frequentemente ao lado de sua irmã, Santa Praxedes.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pudenciana_de_Roma

20. São Pudente, confessor. Ver “… é o pai das santas Pudenciana e Praxédia/ Praxedes, consoante vimos antes. São Pudente foi discípulo do papa Pio I, que faleceu em 16l.”, pág. 79: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

– Ver “… 2º v. Pudens Senador romano batizado pelos Apóstolos pai da mártir Pudentiana M (RM)    Na mesma cidade, São Pudens, senador, pai das virgens Pudentiana e Praxedes. Ele foi vestido com Cristo no batismo pelos apóstolos, e preservou o manto da inocência.
1º v.? SS. PUDENTIANA E PUDENS, MÁRTIRES
No Martirológio Romano de 19 de maio lemos: “Em Roma (comemoração) de Santa Pudenciana, virgem, que depois de inúmeras disputas, depois de cuidar com reverência do sepultamento de muitos mártires e distribuir todos os seus bens aos pobres, em comprimento passou da terra para o céu. Na mesma cidade de São Pudens, um senador, pai da mencionada donzela, que foi adornado pelos Apóstolos para Cristo no batismo, e guardou sua vestimenta imaculada para uma coroa da vida”. 

As opiniões estão divididas sobre se este Pudens deve ser identificado com os Pudens mencionados em 2 Tim. iv 21. Mas não pode haver dúvida razoável de que em uma época antiga havia um cristão assim chamado em Roma que deu um terreno ao qual foi posteriormente conectado uma igreja e “título”. Era conhecida pela primeira vez como a ecclesia Pudentiana ou titulus Pudentis … por uma confusão posterior, as pessoas passaram a falar da ecclesia Sanctae Pudentianae

Devido a uma pronúncia arrastada, o nome também foi muitas vezes escrito Potentiana. Após o final do século VIII, uma história foi fabricada, alegando ser os Atos da SS. Pudentiana e Praxedes, em que as duas donzelas foram descritas como irmãs (Pudentiana com apenas dezesseis anos) e filhas de Pudens. Eles provavelmente foram associados na história porque Praxedes e Pudentiana estão juntos primeiro na lista das virgens cujos corpos foram transferidos das catacumbas para a igreja de Praxedes por e essa suposta padroeira foi homenageada como mártir e filha de Pudens

Os Atos de Santa Pudenciana são impressos pelos bolandistas em seu quarto volume de maio. Uma comissão nomeada pelo Papa Bento XIV para revisar o Breviário os declarou fabulosos e indignos de crédito. Muitos pontos ligados a Pudens, Pudentiana e Praxedes ainda são controversos, mas todas as questões materiais são resumidas pelo Pe Delehaye, in CMH., p. 263, onde também são feitas referências a outras autoridades. Adicione também Marucchi no arco Nuovo Bullettino di. Cris., vol. xiv (1908), pp. 5-125.

Alguns acreditam que este santo seja o mesmo Pudens mencionado em 2 Timóteo 4:21; um senador romano batizado pelos Apóstolos. A festa de Pudens é mencionada no Sacramentário de São Gregório. Ele é o pai da mártir Pudentiana (Attwater2, beneditinos, Coulson, Husenbeth)…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay19.html#2nd_v._Pudens_Roman_senator_baptized_by

21. Bem-aventurada Bartolomea de Siena, virgem. Ver “Chamada Isabel, depois de ter tomado o habito da ordem terceira dos servitas da Virgem Maria a bem-aventurada ficou mais conhecida com o nome que encima estas poucas linhas… Diz-se dela que, à morte do bem-aventurado Francisco de Siena, viu-o receber das mãos de Nossa Senhora , na augustíssima presença da Santíssima Trindade, uma indescritível coroa de pedras preciosas. Falecida em 1348, teve os restos conservados em Siena, na igreja dos servitas.”, pág. 80: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

22. Santa Joaquina de Vedruna de Mas. Ver “Joaquina de Vedruna de Mas (em catalãoJoaquima de Vedruna) é uma santa católica espanhola e fundadora da Congregação das Irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna.”: Joaquina de Vedruna – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

23. Beato Alcuíno de Iorque. Dia 20 de maio na Wikipedia. Ver “Alcuíno de Iorque (em latimAlcuinus) (Iorque, c. 735 – Tours19 de maio de 804) foi um monge, poeta, matemático e professor inglês… É atribuída a ele a versão mais antiga do problema do fazendeiro, o lobo, o carneiro e a alface:

Um homem, um lobo, uma cabra e um repolho tem que atravessar um rio em um pequeno barco. No barco, o homem só pode levar ou o lobo, ou a cabra, ou o repolho, e ele não pode deixar, do lado do rio, o lobo sozinho com a cabra, nem a cabra sozinha com o repolho. Como fazer esta travessia?

Depois de ter se retirado da corte carolíngia, foi abade de um mosteiro na cidade francesa de Tours. Com toda a justiça, Santo Alcuíno tornou-se o patrono das universidades cristãs. Morreu no dia 19 de maio de 804.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alcu%C3%ADno_de_Iorque

– Solução do problema do fazendeiro, lobo, carneiro e alface: Problema do fazendeiro, o lobo, o carneiro e a alface – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

– Ver também “Bem-aventurado Alcuin de York, OSB Abbot (PC) (também conhecido como Flaccus Albinus) Nascido em York, Inglaterra, c. 735; morreu em Saint Martin’s em Tours, França, em 19 de maio de 804. Alcuin estudou com Saint Edbert na escola da catedral de York, foi ordenado diácono lá e, em 767, tornou-se seu chefe. Sob sua direção, tornou-se um conhecido centro de aprendizagem.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay19.html#804_Bl._Alcuin_Benedictine_scholar_and

23. VER SANTAS E SANTOS DO DIA 19 DE MAIO (alguns destacados acima):

– OntemCalendárioAmanhã ->
Alcuíno de York Agostinho Novello Bartolomea de Siena Calocero de Roma Celestino V , Papa Crispim de Viterbo Cyriaca de Nicomédia e Companheiros Cirilo de Treves Dunstão de Cantuária Evônio de Auvergne Hadulfus de Cambrai Hanz Wagner Humiliana de’ Cerchi Ivo Hélory de Kermartin Jean-Baptiste-Xavier Loir Józef Czempiel Juan de San DomenicoJuan de Cetina Luís Rafiringa Lucinio Fontanil Medina Lupo de Sagra Partênio de Roma Pedro de Duenas Peter Wright Filótero de Nicomédia Pudens de Roma Pudentiana de Roma Teófilo de Corte Urbano I , Papa Verena Butler — Ciarán, filho de Colga Pina Suriano
todos esses memoriais em uma única página

24. Outros santos do dia 19 de maio: págs. 45-86 (vol.09): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 19 de maio, ver ainda: 19 de maio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 407-410: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015)
  8. https://catholicsaints.info/19-may/
  9. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay19.html#

  (este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEMDADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO  DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

  • SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

  • “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento

(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão, ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário. “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (ou provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

  • 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA Ó meu

Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de

São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 14 de março, Albert Einstein: Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

  • 15 de março: São Clemente-Maria Hoffbauer: “Ó Meu Redentor, chegará aquele terrível momento em que restarão poucos cristãos inspirados pelo espírito de fé, aquele momento em que Sua indignação será provocada e Sua proteção será tirada de nós? Nossos vícios e nossas vidas más moveram irrevogavelmente Sua justiça a se vingar, talvez neste mesmo dia, de Seus filhos para não deixar que a luz da fé se apague nas almas? “Lembre das antigas misericórdias, volta os olhos compassivos para a vinha plantada com a sua destra, regada pelas lágrimas dos Apóstolos, pelo sangue precioso de inúmeros mártires, e fecundada pelas orações de tantos confessores e virgens inocentes.

“Ó divino Mediador, olhe para aquelas almas zelosas que elevam seus corações ao Senhor e oram sem cessar pela manutenção desse seu dom mais precioso, a Verdadeira Fé. Mantenha-nos seguros na verdadeira fé católica e romana. Preserve-nos em sua santa fé, pois se formos ricos com este dom precioso, suportaremos com prazer todas as tristezas e nada

  poderá mudar nossa felicidade. Sem este grande tesouro da fé, nossa  

   infelicidade seria indizível e sem limites.

“Ó Bom Jesus, Autor da nossa fé, conservai-a pura em nós; guardai-nos na barca de Pedro, fiel e obediente ao seu sucessor, e Vosso vigário aqui na terra, para que se mantenha a unidade da santa Igreja, a santidade promovida, a Santa Sé protegida em liberdade e a Igreja universal estendida em benefício das almas.

“Ó Jesus, Autor da nossa fé, humilha e converte os inimigos da Sua Igreja; conceda verdadeira paz e concórdia a todos os reis e príncipes cristãos e a todos os crentes; fortalece-nos e preserva-nos no Seu santo

serviço até ao fim, para que vivamos com o Senhor e morramos no Senhor. “Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém.”

================

  • 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC “… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

  • 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE: “Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será derrotado. Amém! “São Nicolau relatou que nunca invocou Maria em vão e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

  • 21 de março, SÃO SERAPIÃO DE THMUIS A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outrotipo.” http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_th e_Scholastic_Bishop)

================

  • 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 de abril: São Zeferino Agostini

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

*12 de abril: São David Uribe

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

===============

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

  • 20 de abril: Projeto de vida de SÃO CONRADO DE PARZHAM

“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra

indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.

  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha , a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”

================

  • 28 de abril, São Luís Maria Grignion de Montfort. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza…

Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso….

Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…

Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…

Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída…………………………………………………………………………………………………………………… ”

Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/

================

  • 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! (………………………………………………………………… ) Ó misericórdia! O

meu coração ofega-se quando penso em Vós: para onde eu me dirija a pensar, mais não encontro do que misericórdia»

================

  • 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E

OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

  • 15 de setembro, SANTA CATARINA DE GÊNOVA “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carneSanta Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

*        27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTO

ABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-

%2019.pdf

================

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal.

Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS! POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

  • Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:
  • Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;
  • Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;
  • Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos); 4. Um dia vamos estar juntos;
  • Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).

Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

                                                         ================                                  

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.