Santas e Santos de 26 de maio

DESTAQUE DE 26 DE MAIO: NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO

* 26 de maio: NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO (também na Folhinha do Coração de Jesus). Conforme o DIRETÓRIO DE LITURGIA DA CNBB, 2021, NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO, dia 26 de maio, na Diocese de Caxias do Sul, Padroeira Diocesana, Festa.

Ver: “Pouco antes da aparição, em 1432, uma batalha entre os dois estados (Veneza e Milão) assustou o país. Neste cenário de desolação, às 17 horas da segunda-feira, 26 de maio de 1432, acontece a aparição de Nossa Senhora a uma camponesa. A história conta que a mulher, de 32 anos, era tida como piedosa e sofredora. A causa era o marido, Francisco Varoli, um ex-soldado conhecido pelo mau caráter e por bater na esposa. Maltratada e humilhada, Joaneta Varoli colhia pasto em um prado próximo, chamado Mezzolengo, distante 2 km de Caravaggio….  A senhora anuncia-se como “Nossa Senhora” e diz: “Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça, e venho anunciar a Paz”. Nossa Senhora de Caravaggio pede ao povo que volte a fazer penitência, jejue nas sextas-feiras e vá orar na igreja no sábado à tarde em agradecimento pelos castigos afastados e pede que lhe seja erguida uma capela. Como sinal da origem divina da aparição e das graças que ali seriam dispensadas, ao lado de onde estavam seus pés, brota uma fonte de água límpida e abundante, existente até os dias de hoje e nela muitos doentes recuperam a saúde…. Até mesmo Francisco melhorou nas suas atitudes para com a esposa Joaneta. ”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Caravaggio

– Ver … Também conhecida como

Nostra Signora di Caravaggio

Memorial

26 de maio

Perfil

Título dado à Bem-Aventurada Virgem Maria que apareceu em uma aparição em 26 de maio de 1432 no campo fora de Caravaggio , Lombardia, Itália . Giannetta de’ Vacchi Varoli estava cortando feno em um campo quando a Virgem apareceu. Mary pediu penitência e uma capela construída pelos moradores. Uma nova fonte de água curativa apareceu no campo de feno. O aniversário da aparição tornou-se um dia de peregrinação ao santuário de Santa Maria del Fonte construído no local, e a devoção à Madona de Caravaggio se espalhou pela região e, eventualmente, pelo mundo.

Em 1879, italianos da Lombardia construíram uma capela para seu assentamento no sul do Brasil. Como era a única arte sacra que qualquer um deles possuía, eles dedicaram a capela à Madonna di Caravaggio. Hoje, o santuário recebe mais de um milhão de peregrinos anualmente.

Patrocínio

Cremona , Itália , diocese de

informação adicional

livros

Livro dos Santos , pelos Monges de Ramsgate

A Enciclopédia de Santos do Nosso Visitante de Domingo

outros sites em inglês

Calendário Mariano

fonte em italiano

Wikipédia

Citação MLA

“Nossa Senhora de Caravaggio”. CatholicSaints.Info . 21 de maio de 2015. Web. 26 de maio de 2022. < https://catholicsaints.info/our-lady-of-caravaggio/>

Ver tambémEm 1942, num cenário de desolação, Nossa Senhora apareceu diante de uma camponesa chamada Giannetta Varoli, de 32 anos, que era piedosa e sofredora. Disse-lhe que não tivesse medo e que receberia uma grande missão: divulgar a paz”!: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=9&p_secao=13

Ver ainda “A semelhança dos tempos em que Nossa Senhora apareceu a Joaneta com os nossos torna muito atual a mensagem de Caravaggio. O amor na família, a paz na sociedade e a unidade da Igreja são valores tão grandes e ao mesmo tempo tão ameaçados”: http://caravaggio.org.br/historia-e-devocao/

– Ver também: http://caravaggio.org.br/

– Ver ainda “A fé por Nossa Senhora de Caravaggio é incondicional, uma fé de um povo que não mede esforços e acredita nos milagres e poderes da santa virgem de Caravaggio A devoção por Nossa Senhora de Caravaggio faz com que o devoto enfrente a chuva, o vento, o frio e a dor física para agradecer a graça atendida pela santa dos necessitados. ”: https://www.guaraciaba.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/9283/codNoticia/51596

– Ver também: (3869) DEVOÇÕES – NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO – YouTube   

SANTAS E SANTOS DE 26 DE MAIO

1. Me­mória de São Fi­lipe Néri (também na Folhinha do Coração de Jesus), pres­bí­tero, que, para salvar os jo­vens do mal, fundou em Roma um ora­tório, no qual se pra­ti­cavam as lei­turas es­pi­ri­tuais, o canto e as obras de ca­ri­dade. Foi in­signe pelo seu amor do pró­ximo, sim­pli­ci­dade evan­gé­lica, es­pí­rito alegre, zelo in­fa­ti­gável e fer­vo­roso ser­viço de Deus. († 1595).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, no ano de 1595, São Felipe Néri, sacerdote. Seu comportamento paradoxal e alegre permitia-lhe fazer refletir aqueles que ele abordava, e revelar a sorridente liberdade dos filhos de Deus aos jovens, que gostavam de se reunir perto dele em suas orações, ou “oratórios”, para rezar e cantar. A congregação dos padres do Oratório continuou, depois dele esta forma de apostolado. (R).

Ver páginas 211-234: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

– Ver também “Filipe Néri, cognominado O Apóstolo de Roma e O Santo da Alegria (Florença21 de julho de 1515 — 26 de maio de 1595), foi um padre e santo católicoCONGREGAÇÃO DO ORATÓRIO DE SÃO FLIPE NERI.  Em 1564, o Papa Pio IV pediu a Filipe Néri que assumisse a responsabilidade da Igreja de São João dos Florentinos. Foram então ordenados três de seus discípulos. Os religiosos viviam e oravam em comunidade sob a direção de Filipe Néri.

Filipe e seus colaboradores, com o beneplácito do Papa Gregório XIII, adquiriram em 1575 sua própria Igreja, Santa Maria in Vallicella, que estava quase em ruínas e era muito pequena, pelo que decidiu-se demoli-la e construir uma maior, a chamada “Igreja Nova”.

O Papa aprovou formalmente a Congregação do Oratório. Era a única em que os sacerdotes, sendo seculares, viviam em comunidade, mas sem votos. Os membros mantinham suas propriedades, mas deveriam contribuir para as despesas da comunidade. Os que quisessem fazer votos estavam livres para deixar a Congregação e unir-se a uma ordem religiosa. O instituto tinha como fim a oração, a pregação e a administração dos sacramentos.

A aprovação formal e final dos estatutos da congregação ocorreu somente dezessete anos após a morte do fundador, em 1612”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe_N%C3%A9ri

– Ver “… 26 de maio de 2010 São Filipe Neri (1515-1595)  
Filipe Neri foi um sinal de contradição, combinando popularidade com piedade no contexto de uma Roma corrupta e um clero desinteressado, todo o mal-estar pós-renascentista. Em tenra idade, ele abandonou a chance de se tornar um empresário, mudou-se para Roma de Florença e dedicou sua vida e individualidade a Deus. Após três anos de estudos de filosofia e teologia, ele desistiu de qualquer pensamento de ordenação. Os 13 anos seguintes foram passados ​​em uma vocação incomum na época – a de um leigo ativamente engajado na oração e no apostolado.

Enquanto o Concílio de Trento estava reformando a Igreja em um nível doutrinário, a personalidade atraente de Filipe estava ganhando amigos de todos os níveis da sociedade, de mendigos a cardeais. Rapidamente reuniu em torno de si um grupo de leigos conquistados por sua audaciosa espiritualidade. Inicialmente, eles se reuniam como um grupo informal de oração e discussão, e também serviam aos pobres em Roma. Por insistência de seu confessor, foi ordenado sacerdote e logo se tornou um excelente confessor, dotado do dom de furar as pretensões e ilusões dos outros, embora sempre de maneira caridosa e muitas vezes com uma brincadeira. Ele organizou palestras, discussões e orações para seus penitentes em uma sala acima da igreja. Ele às vezes conduzia “excursões” a outras igrejas, muitas vezes com música e um piquenique no caminho.
Alguns de seus seguidores tornaram-se sacerdotes e viveram juntos em comunidade. Este foi o início do Oratório, o instituto religioso que ele fundou. Uma característica de sua vida era um serviço diário à tarde de quatro palestras informais, com hinos vernaculares e orações. Giovanni Palestrina foi um dos seguidores de Philip, e compôs música para os serviços. O Oratório foi finalmente aprovado depois de sofrer um período de acusações de ser uma assembleia de hereges, onde leigos pregavam e cantavam hinos vernáculas! (O Cardeal Newman fundou a primeira casa de língua inglesa do Oratório.)
O conselho de Filipe foi procurado por muitas das figuras proeminentes de sua época. Ele é uma das figuras influentes da Contrarreforma, principalmente por converter à santidade pessoal muitas das pessoas influentes dentro da própria Igreja. Suas virtudes características eram a humildade e a alegria…

Comentário: Muitas pessoas sentem erroneamente que uma personalidade tão atraente e jocosa como a de Filipe não pode ser combinada com uma espiritualidade intensa. A vida de Filipe derrete nossas visões rígidas e estreitas de piedade. Sua abordagem da santidade era verdadeiramente católica, abrangente e acompanhada de uma boa risada. Filipe sempre quis que seus seguidores se tornassem não menos, mas mais humanos por meio de sua busca pela santidade. 
Citação: Philip Neri orou: “Deixe-me passar por hoje, e não temerei amanhã…”

http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay26.html#1595_Saint_Philip_Neri_Patron_of_Rome

2.   Também em Roma, Santo Eleu­tério, papa, a quem os cé­le­bres már­tires de Lião, então de­tidos no cár­cere, es­cre­veram uma nobre carta sobre a con­ser­vação da paz na Igreja. († 189).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, Santo Eleutério. Bispo de Roma durante um curto período de paz, presidiu à difusão da doutrina cristã após a perseguição de Cômodo. (M).

Ver páginas 235-236: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

– Ver também “Papa Santo Eleutério (em latim: Eleutherus; em grego: Ελευθέριος) foi o décimo terceiro papa da Igreja Católica,[1] entre 174 e 189. Pensa-se que tenha origem albanesa e sucedeu a São Sotero. Seu nome, em grego, significa Livre ou Libertador. Seu dia é comemorado em 30 de Maio”: Papa Eleutério – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

– Ver SANTO DO DIA 26 de maio “Natural de Épiro, Eleutério foi Papa do ano 175 até 189. Tolerante com a heresia de Montano, combateu o gnosticismo e o marcionismo, contra os quais emitiu um Decreto solene. Deve-se a este Papa a celebração da Páscoa no domingo. O Santo foi sepultado no Vaticano, ao lado do túmulo de São Pedro.”:https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/05/26.html

3.   Também em Roma, no ce­mi­tério de Pris­cila, junto à Via Sa­lária Nova, São Si­mé­trio, mártir. († data inc.)

– Ver “Simétrio ou Simítrio era um presbítero romano, sepultado na catacumba de Santa Priscila, ao longo da Via Salária Nova, junto com outros 22 Companheiros. Provavelmente, todos foram martirizados nos últimos anos do império de Antonino Pio, talvez por volta do ano 159.”: https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/05/26.html

4.   Em Tódi, na Úm­bria, re­gião da Itália, Santa Fe­li­cís­sima, mártir. († s. III/IV)

5.   No ter­ri­tório de Au­xerre, na Gália, hoje na França, a paixão de São Prisco e com­pa­nheiros, mártires. († data inc.)

6.   Em Can­tuária, na In­gla­terra, o se­pul­ta­mento de Santo Agos­tinho, bispo, cuja me­mória se ce­lebra amanhã. († 604/605)

7.   No ter­ri­tório de Lião, na Gália, ac­tu­al­mente na França, a paixão de São De­si­dério, bispo de Vi­enne, que, por ordem da rainha Bru­nilde, a quem ele cen­su­rava as suas núp­cias in­ces­tu­osas e ou­tras per­ver­si­dades, foi re­le­gado para o exílio, e de­pois, ape­dre­jado por ordem da mesma rainha, re­cebeu a coroa do martírio. († c. 606)

– Ver “Desidério de Vienne foi um arcebispo de Vienne, cronista e mártir medieval…. Desidério é venerado como santo pela Igreja Católica e sua festa é comemorada em 11 de fevereiro[6]. No oriente, a festa é no dia 23 de maio. Uma Vita sobre Desidério foi escrita pelo rei visigodo Sisebuto no século VII[7]. Outra foi escrita anos depois por Ado de Vienne.”: Desidério de Vienne – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

– Ver página 136: VIDAS DOS SANTOS – 9.pdf (obrascatolicas.com)

8*.   No mos­teiro de Saint-Pa­poul, também na Gália, hoje na França, São Be­ren­gário, monge. († 1093)

9*.   Em Vence, na Pro­vença, também na ac­tual França, São Lam­berto, bispo, an­te­ri­or­mente monge de Lé­rins, que foi pró­digo para com os po­bres e amigo da pobreza. († 1154)

10*.   Em Sena, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, o Beato Fran­cisco Patrízi, pres­bí­tero da Ordem dos Servos de Maria, que se de­dicou com ad­mi­rável zelo à pre­gação, à di­recção das almas e ao mi­nis­tério da Penitência. († 1328)

11*.   Em Pis­tóia, também na Etrúria, ac­tu­al­mente na Tos­cana, o Beato André Fránchi, bispo, que, de­pois da epi­demia da peste negra, como prior da Ordem dos Pre­ga­dores, res­taurou a vida re­gular nos con­ventos da sua Ordem nesta re­gião e aprovou na sua ci­dade as Ir­man­dades de pe­ni­tentes para pro­mover a paz e a misericórdia. († 1401)

12.   Em Quito, no Equador, Santa Ma­riana de Jesus de Paredes (na Folhinha do Coração de Jesus, Santa Maria Ana), virgem, que con­sa­grou a Cristo a sua vida na Ordem Ter­ceira de São Fran­cisco e se de­dicou com toda a energia a so­correr os po­bres in­dí­genas e os negros. († 1645)

– Ver: http://www.arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/santa-maria-ana-de-jesus-paredes

– Ver também: https://g.co/kgs/upJvQ1

13.   Em Fuzhou, lo­ca­li­dade do Fu­gian, pro­víncia da China, São Pedro Sans i Jordá, bispo da Ordem dos Pre­ga­dores e mártir, que, jun­ta­mente com ou­tros sa­cer­dotes, foi preso e le­vado com ca­deias por longo ca­minho até ao tri­bunal; no lugar do su­plício ajo­e­lhou-se e, ter­mi­nada a oração, apre­sentou vo­lun­ta­ri­a­mente o pes­coço ao cutelo. († 1747)

14.   Em Seul, na Co­reia, São José Chang Song-jib, mártir, que exercia o ofício de far­ma­cêu­tico e, en­car­ce­rado por se ter con­ver­tido à fé cristã, morreu ví­tima de cru­de­lís­simos tormentos. († 1839)

15.   Em Dong Hoi, ci­dade do Aname, no ac­tual Vi­etnam, os santos már­tires João Doan Trinh Hoan, pres­bí­tero, e Ma­teus Hguyen Van Phuong, pai de fa­mília e ca­te­quista, que tinha hos­pe­dado o seu com­pa­nheiro de mar­tírio; pela sua fé, foram ambos tor­tu­rados e cru­el­mente de­go­lados no tempo do im­pe­rador Tu Duc. († 1861)

16.   Em Numyonyo, lo­ca­li­dade do Uganda, Santo André Kagwa, mártir, di­rector dos to­ca­dores de tím­pano do rei Mwanga e seu fa­mi­liar, que, recém-con­ver­tido à fé cristã, en­si­nava aos na­tivos e ca­te­cú­menos a dou­trina do Evan­gelho e por isso foi cru­el­mente assassinado. († 1886)

17.   Em Ttaka Jiunge, também no Uganda, São Pon­ciano Ngondwe, mártir, que era guarda do reino e, quando já co­me­çara a per­se­guição, re­cebeu o Bap­tismo; foi ime­di­a­ta­mente me­tido no cár­cere e morreu tres­pas­sado por uma lança quando era con­du­zido à co­lina do suplício. († 1886)

18. No Martirológio Romano-Monástico, em Atenas, no séc. II, São Quadrato. Dedicou ao imperador uma apologia da religião cristã, na qual relata ter conhecido testemunhas das “obras de Nosso Salvador” (cf. Eusébio – M)

– Ver também “Quadrado de Atenas ou Quadratus de Atenas (em grego: Άγιος Κοδράτος) é conhecido por ter sido o primeiro apologistaEusébio afirmou que ele teria sido discípulo dos apóstolos (auditor apostolorum).[1] Dionísio de Corinto, numa carta sumarizada por Eusébio[2] diz que Quadrado se tornou bispo de Atenas após o martírio de Publius, revigorando a fé da congregação na cidade e a mantendo coesa. Ele é contado entre os Setenta Apóstolos na tradição das Igrejas orientais.”: Quadrado de Atenas – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

– Ver também 07 de maio, outro São Quadrato

19. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 690, a volta para Deus de São Gôndio. Sobrinho de São Vandrilo, fundou um novo centro de vida monástica na Champagne, que acabou por tomar seu nome. (X).

Ver São Gond, páginas 237: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

20. Santa Eva de Liege (na Folhinha do Coração de Jesus).

– Ver “Quando a bem-aventurada Juliana era prioresa do Monte Cornillon, uma de suas amigas mais próximas era uma santa reclusa, Eva, ou Heva, de Liège, a quem ela inspirou com seu próprio propósito entusiástico obter a instituição de uma festa em honra do Santíssimo Sacramento.
Foi na cela de Eva, perto da igreja de St. Martin, que Juliana encontrou refúgio quando foi expulsa de Cornillon pela primeira vez, e foi Eva quem assumiu a missão depois que ela morreu. A ascensão do Papa Urbano IV aumentou suas esperanças, pois ele já havia se mostrado solidário quando, como arquidiácono James Pantaleon, foi abordado sobre o assunto pela Beata Juliana. As esperanças de Eva foram realizadas. Ele não apenas instituiu a festa de Corpus Christi, mas enviou a ela a bula de autorização, bem como um ofício especial para o dia que Santo Tomás de Aquino havia compilado por sua vontade. O culto da Abençoada Eva foi confirmado em 1902.”: Saint of the Day May 26 (lngplants.com)

21. VER SANTAS E SANTOS DO DIA 26 DE MAIO (alguns destacados acima):

<- OntemCalendárioAmanhã ->
Filipe Neri (Memorial) Nossa Senhora de CaravaggioAbercius Alfeu Andrea Kaggwa Andrea Franchi Becan de Cortiça Berengário de Saint-Papoul Damião, o Missionário Desidério de Viena Eleutero , Papa Felicissimus de Todi Francisco Patrizzi de Siena Fugácio, o Missionário Gioan Ðoàn Trinh Hoan Guinizo de Monte Cassino Helena Heráclio de Todi Iosephus Chang Song-Jib Lambert Péloguin de Vence Mariana de Paredes e Flores de QuitoOdulvald de Melrose Paulino de Todi Pere Sans Jorda Ponsiano Ngondwe Prisco de Auxerre e Companheiros Quadratus da África Quadratus, o Apologista Regintrudis de Nonnberg Simitrio de Roma e Companheiros Zachary de VienaMartirizado na Comuna de Paris Armand Radigue Jean-Marie Rouchouze Jean-Pierre-Eugène Tardieu Jules Tuffier Mathieu-Henri Planchat — Arnaldo Buysson e Companheiros Maria Angélica Mastroti de Papasidero Maria del Fonte de Caravaggio Pardo
todos esses memoriais em uma única página

22. Outros santos do dia 26 de maio: págs. 211-238 (vol.09): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%209.pdf

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 26 de maio, ver ainda: 26 de maio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje);

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 424-427: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015)
  8. https://catholicsaints.info/26-may/
  9. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay26.html#

  (este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEMDADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO  DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

  • SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

  • “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento

(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão, ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário. “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (ou provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

  • 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA Ó meu

Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de

São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 14 de março, Albert Einstein: Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

  • 15 de março: São Clemente-Maria Hoffbauer: “Ó Meu Redentor, chegará aquele terrível momento em que restarão poucos cristãos inspirados pelo espírito de fé, aquele momento em que Sua indignação será provocada e Sua proteção será tirada de nós? Nossos vícios e nossas vidas más moveram irrevogavelmente Sua justiça a se vingar, talvez neste mesmo dia, de Seus filhos para não deixar que a luz da fé se apague nas almas? “Lembre das antigas misericórdias, volta os olhos compassivos para a vinha plantada com a sua destra, regada pelas lágrimas dos Apóstolos, pelo sangue precioso de inúmeros mártires, e fecundada pelas orações de tantos confessores e virgens inocentes.

“Ó divino Mediador, olhe para aquelas almas zelosas que elevam seus corações ao Senhor e oram sem cessar pela manutenção desse seu dom mais precioso, a Verdadeira Fé. Mantenha-nos seguros na verdadeira fé católica e romana. Preserve-nos em sua santa fé, pois se formos ricos com este dom precioso, suportaremos com prazer todas as tristezas e nada

  poderá mudar nossa felicidade. Sem este grande tesouro da fé, nossa  

   infelicidade seria indizível e sem limites.

“Ó Bom Jesus, Autor da nossa fé, conservai-a pura em nós; guardai-nos na barca de Pedro, fiel e obediente ao seu sucessor, e Vosso vigário aqui na terra, para que se mantenha a unidade da santa Igreja, a santidade promovida, a Santa Sé protegida em liberdade e a Igreja universal estendida em benefício das almas.

“Ó Jesus, Autor da nossa fé, humilha e converte os inimigos da Sua Igreja; conceda verdadeira paz e concórdia a todos os reis e príncipes cristãos e a todos os crentes; fortalece-nos e preserva-nos no Seu santo

serviço até ao fim, para que vivamos com o Senhor e morramos no Senhor. “Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém.”

================

  • 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC “… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

  • 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE: “Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será derrotado. Amém! “São Nicolau relatou que nunca invocou Maria em vão e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

  • 21 de março, SÃO SERAPIÃO DE THMUIS A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outrotipo.” http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_th e_Scholastic_Bishop)

================

  • 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 de abril: São Zeferino Agostini

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

*12 de abril: São David Uribe

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

===============

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

  • 20 de abril: Projeto de vida de SÃO CONRADO DE PARZHAM

“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra

indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.

  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha , a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”

================

  • 28 de abril, São Luís Maria Grignion de Montfort. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.

Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…

Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…

Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…

Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída…………………………………………………………………………………………………………………… ”

Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/

================

  • 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! (………………………………………………………………… ) Ó misericórdia! O meu coração ofega-se quando penso em Vós: para onde eu me dirija a pensar, mais não encontro do que misericórdia»

================

  • 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E

OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

  • 15 de setembro, SANTA CATARINA DE GÊNOVA “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carneSanta Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

*        27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTO

ABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-

%2019.pdf

================

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós Maria depositou a sua confiança;

  convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai

também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS! POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

  • Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:
  • Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;
  • Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;
  • Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos); 4. Um dia vamos estar juntos;
  • Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).

Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

                                                         ================                                  

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.