Santas e Santos de 24 de abril

São Fiel de Sigmaringa (também na Folhinha do Coração de Jesus) pres­bí­tero e mártir, que era ad­vo­gado e in­gressou na Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos, onde se en­tregou a uma vida aus­tera de vi­gí­lias e ora­ções. Co­nhe­cida a sua ac­ti­vi­dade as­sídua na pre­gação da pa­lavra de Deus, foi en­viado à re­gião da Récia, no ter­ri­tório da ac­tual Suíça, com a missão de a con­so­lidar na ver­da­deira dou­trina da fé. Em Se­ewis, na Suíça, foi mas­sa­crado pelos he­reges, mor­rendo pela fé católica. († 1622)

São Fidelis de Sigmaringa: Ver págs. 231-235: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

2.   Em Je­ru­salém, a co­me­mo­ração das santas mu­lheres Maria Cléofas e Sa­lomé, que, jun­ta­mente com Maria Ma­da­lena, ao ama­nhecer o dia da Páscoa se di­ri­giram ao se­pulcro do Se­nhor para ungir o seu corpo e foram as pri­meiras a ouvir o anúncio da ressurreição.

3.   Em Lião, ci­dade da Gália, na ac­tual França, Santo Ale­xandre, mártir, que, três dias de­pois da paixão de Santo Epi­pódio, foi ar­ras­tado para fora do cár­cere, es­pan­cado e, cra­vado numa cruz, exalou o seu espírito. († 178)

4.   Em Ni­co­média, na Bi­tínia, hoje Izmit, na Tur­quia, Santo An­timo, bispo, e com­pa­nheiros, már­tires na per­se­guição do im­pe­rador Di­o­cle­ciano: An­timo, por ter con­fes­sado a fé, foi de­ca­pi­tado e assim re­cebeu a glória do mar­tírio, se­guido por toda a mul­tidão do seu re­banho, dos quais, por ordem do juiz, uns foram de­ca­pi­tados, ou­tros lan­çados às chamas, ou­tros fi­nal­mente me­tidos em pe­quenas barcas e afo­gados no mar. († 303)

5.   Em El­vira, na His­pânia Bé­tica, São Gre­gório, bispo, cuja obra «Sobre a fé» é lou­vada por São Jerónimo. († s. IV)

6.   Em Blois, na Gália Li­o­nense, na ac­tual França, São Deus­dado, diá­cono e abade, que, de­pois de ter vi­vido como ana­co­reta, foi guia de vá­rios dis­cí­pulos que com ele for­maram uma comunidade. († s. VI)

São Deodato. Ver págs. 236-237: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

7.   Em Can­tuária, na In­gla­terra, São Me­lito, bispo, que foi en­viado à In­gla­terra como abade pelo papa São Gre­gório Magno, pos­te­ri­or­mente or­de­nado bispo dos Sa­xões ori­en­tais por Santo Agos­tinho e, de­pois de passar muitas tri­bu­la­ções, no­meado para a ilustre sede epis­copal de Cantuária. († 624)

8.   Em York, no ter­ri­tório de Nor­túm­bria, na In­gla­terra, São Vil­fredo, bispo, que exerceu com grande em­penho o seu mi­nis­tério du­rante qua­renta e cinco anos e, cons­tran­gido im­pe­tu­o­sa­mente a ceder a ou­trem a sua sede, ter­minou em paz os seus dias entre os monges de Ripon, de quem tinha sido abade. († 709)

9.   Em Iona, ilha da Es­cócia, Santo Eg­berto, pres­bí­tero e monge, que tra­ba­lhou com grande di­li­gência na evan­ge­li­zação de vá­rias re­giões da Eu­ropa e, já em avan­çada idade, re­con­ci­liou os pró­prios monges de Iona com o uso ro­mano no côm­puto da Páscoa e, ao ter­minar a ce­le­bração da so­le­ni­dade pascal, partiu para a Páscoa eterna. († 729)

Santo Eguiberto. Ver págs. 238-239: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf  

10*.   Em Mor­tain, na Nor­mandia, re­gião da França, São Gui­lherme Fir­mato, ere­mita, que, sendo có­nego e mé­dico em Tours, de­pois de uma pe­re­gri­nação a Je­ru­salém, passou o resto da sua vida na solidão. († 1103)

São Guilherme Firmat, abade e confessor. Ver págs. 240-242: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf  

11.   Em An­gers, na França, Santa Maria de Santa Eufrásia (Rosa Vir­gínia Pel­le­tier, também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem, que, para aco­lher mi­se­ri­cor­di­o­sa­mente as mu­lheres de má con­duta, cha­madas «Ma­da­lenas», fundou o Ins­ti­tuto das Irmãs do Bom Pastor. († 1868)

12.   Em Di­nant, na França, São Bento (Ân­gelo) Ménni, pres­bí­tero da Ordem de São João de Deus, que fundou a Con­gre­gação das Irmãs Hos­pi­ta­leiras do Sa­grado Co­ração de Jesus. († 1914)

13*.   Em Roma, Santa Maria Isabel Hesselblad, virgem, na­tural da Suécia, que, de­pois de longo tempo de ser­viço num hos­pital, re­formou a Ordem de Santa Brí­gida, de­di­cando-se es­pe­ci­al­mente à con­tem­plação, à ca­ri­dade para com os ne­ces­si­tados e à união dos cristãos. († 1957)

14. Em Bressa, Santo Honório (também na Folhinha do Coração de Jesus) bispo. Ver página 243: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

15. Outros santos do dia 24 de abril: págs. 231-243 (vol.07):  http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf  

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal -n  http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.