Santas e Santos de 25 de abril

Festa de São Marcos, Evan­ge­lista, que, de­pois de ter acom­pa­nhado São Paulo no seu apos­to­lado em Je­ru­salém, se­guiu os passos de São Pedro, por ele cha­mado filho, e, se­gundo a tra­dição, reuniu no Evan­gelho a ca­te­quese de São Pedro aos Ro­manos e fundou a Igreja de Alexandria. Ver páginas 244-252: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

2.   Co­me­mo­ração de Santo Aniano, bispo de Ale­xan­dria, no Egipto, que, se­gundo o tes­te­munho de Eu­sébio, no oi­tavo ano do im­pe­rador Nero, foi o pri­meiro bispo desta ci­dade de­pois de São Marcos e a di­rigiu du­rante vinte e dois anos, como homem de Deus e em todos os sen­tidos admirável. († c. 67)

– Ver páginas 255-256: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

3.   Em Do­rós­toro, na Mésia, hoje Si­listra, na Bul­gária, os santos Pa­sí­crates e Va­len­ciano, már­tires, que, pela con­fissão da fé em Cristo como único Deus, sub­me­teram co­ra­jo­sa­mente a ca­beça à es­pada. († c. 302)

4.   Em Agen, na Aqui­tânia, hoje na França, São Fe­bádio, bispo, que es­creveu um livro contra os ari­anos e pro­tegeu o seu povo da heresia. († c. 393)

5.   Em An­ti­o­quia, na Síria, hoje An­takya, na Tur­quia, Santo Es­têvão, bispo e mártir, que so­freu muitos ata­ques dos he­reges que se opu­nham ao Con­cílio de Cal­ce­dónia e, no tempo do im­pe­rador Zenão, foi pre­ci­pi­tado no rio Orontes, onde morreu afogado. († 479)

– Ver páginas 257-258: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

6.   Em Vi­enne, na Bor­gonha, na ac­tual França, São Cla­rêncio, bispo. († s. VII)

7.   Em Lobbes, no Bra­bante da Aus­trásia, no ter­ri­tório da ac­tual Bél­gica, Santo Er­mino  (No Martirológio Romano-Monástico, Santo Hermínio) abade e bispo, in­ten­sa­mente apli­cado à oração e do­tado do es­pí­rito de pro­fecia, que su­cedeu a Santo Usmaro. († 737)

– Ver páginas 260-262: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

8*.   Em Pi­a­cenza, na Emília-Ro­manha, re­gião da Itália, Santa Franca, aba­dessa, que de­cidiu en­trar na Ordem Cis­ter­ci­ense e pas­sava fre­quen­te­mente toda a noite em oração na pre­sença de Deus. († 1218)

9*.   Em Aosta, nos Alpes Graios, ac­tu­al­mente na Itália, o Beato Bo­ni­fácio Val­perga, bispo, in­signe pela sua ca­ri­dade e humildade. († 1243)

10*.   Na ilha de Wight, na In­gla­terra, os be­atos Ro­berto Anderton e Gui­lherme Marsden, pres­bí­teros e már­tires, que foram con­de­nados à morte, na per­se­guição da rainha Isabel I, por terem en­trado, em­bora por nau­frágio, como sa­cer­dotes na In­gla­terra e acei­taram com fir­meza e paz de alma o martírio. († 1586)

11.   Em An­tígua, pró­ximo da ci­dade de Gua­te­mala, na Amé­rica Cen­tral, São Pedro de São José Betancur, irmão da Ordem Ter­ceira de São Fran­cisco, que, sob o pa­tro­cínio de Nossa Se­nhora de Belém, se de­dicou ar­du­a­mente a so­correr os ór­fãos, os men­digos, os jo­vens in­cultos e re­jei­tados, os emi­grantes e os con­de­nados a tra­ba­lhos forçados. († 1667)

12.   Em Re­me­dello, lo­ca­li­dade da pro­víncia de Bréscia, na Itália, São João Piamarta, pres­bí­tero, que, en­fren­tando graves ad­ver­si­dades, fundou em Bréscia o Ins­ti­tuto dos Pe­quenos Ar­te­sãos e, nas pro­xi­mi­dades de uma co­lónia agrí­cola, para que os jo­vens re­ce­bessem uma edu­cação re­li­giosa e a apren­di­zagem de um ofício, fundou também a Con­gre­gação da Sa­grada Fa­mília de Nazaré. († 1913)

13♦.   Em Gua­nato, no Mé­xico, os be­atos már­tires André Solá y Molist, pres­bí­tero Cla­re­tiano, José Trin­dade Rangel Montano, pres­bí­tero, e Le­o­nardo Pérez Lários. († 1927)

14. São Macedônio II de Constantinopla. Ver página 259: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

15. Em Siracusa, os santos mártires Evódio (também na Folhinha do Coração de Jesus) Hermógenes e Calista (também na Folhinha do Coração de Jesus), em 304. Ver página  262:

Clique para acessar o VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

OBSERVAÇÃO PARA 25 DE ABRIL: As grandes Litânias. Ver páginas: 253-254: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

16. Outros santos do dia 25 de abril: págs. 244-262 (vol.07):  http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf  

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal -n  http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.