Santas e Santos de 27 de abril

1.   Em Je­ru­salém, a co­me­mo­ração de São Si­meão, bispo e mártir, que, se­gundo a tra­dição, era filho de Cléofas e pa­rente do Sal­vador se­gundo a carne e, or­de­nado bispo de Je­ru­salém como su­cessor de Tiago, irmão do Se­nhor, du­rante a per­se­guição de Tra­jano so­freu muitos su­plí­cios e em avan­çada idade re­cebeu a coroa glo­riosa do mar­tírio na cruz. († 107)

2.   Em Cí­bali, na Pa­nónia, hoje Vin­ko­veze, na Croácia, São Po­lião, leitor e mártir, que, preso na per­se­guição do im­pe­rador Di­o­cle­ciano e in­ter­ro­gado pelo pre­feito Probo, por ter con­fes­sado com in­que­bran­tável cons­tância a sua fé em Cristo e re­cu­sado sa­cri­ficar aos ídolos, foi lan­çado às chamas e quei­mado fora dos muros da cidade. († c. 303)

3.   Em Ta­ben­nési, lo­ca­li­dade da Te­baida, no Egipto, São Te­o­doro, abade, que foi dis­cí­pulo de São Pa­cómio e pai da «Con­gre­gação» de mos­teiros nesta região. († s. IV)

4*.   Em Al­tino, na Ve­nécia, no ac­tual Vé­neto, re­gião da Itália, São Li­beral, eremita. († c. 400)

5*.   Na ilha de Man, na costa se­ten­tri­onal do País de Gales, São Magão ou Ma­galdo, bispo, au­re­o­lado com a fama de grande santidade. († s. VI)

6.   Na ilha de Afúsia, na Propôn­tide, junto ao mar Egeu, na ac­tual Tur­quia, São João, he­gú­meno, que, no tempo do im­pe­rador Leão o Ar­ménio, com­bateu te­naz­mente a favor do culto das sa­gradas imagens. († s. IX)

7*.   Em Lucca, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, Santa Zita, virgem, de origem hu­milde, que, en­tregue com doze anos de idade ao tra­balho do­més­tico da fa­mília Fa­ti­nélli, per­ma­neceu com ad­mi­rável pa­ci­ência ao seu ser­viço até à morte. († 1278)

– Ver páginas 281-288: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

8*.   Em Tar­ra­gona, no reino de Aragão, no li­toral da Es­panha, São Pedro Ermengol, que, de­pois de ter sido chefe de sal­te­a­dores, se con­verteu a Deus e in­gressou na Ordem de Nossa Se­nhora das Mercês, de­di­cando-se in­ten­sa­mente à re­denção dos ca­tivos na África. († 1304)

– Ver páginas 291-295: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

9*.   Em Bi­tetto, na Apúlia, re­gião da Itália, o Beato Tiago de Lá­dere Varinger, re­li­gioso da Ordem dos Menores. († c. 1485)

10*.   Em Cá­taro, no Mon­te­negro, a Beata Ca­ta­rina, virgem, que, bap­ti­zada na Igreja Or­to­doxa, in­gressou na Ordem da Pe­ni­tência de São Do­mingos, to­mando o nome de Hos­sana, e viveu em clau­sura cin­quenta e um anos, de­di­cada à con­tem­plação di­vina e à pi­e­dosa sú­plica pelo povo cristão du­rante a in­vasão dos Turcos. (1565)

11*.   Em Reims, na França, o Beato Ni­colau Roland, pres­bí­tero, que, so­lí­cito pela for­mação cristã das cri­anças, cons­truiu es­colas para as me­ninas po­bres, ex­cluídas de qual­quer gé­nero de ins­trução, e fundou a Con­gre­gação das Irmãs do Me­nino Jesus. (1678)

12*.   Em Ninh-Binh, ci­dade do Ton­quim, hoje no Vi­etnam, São Lou­renço Nguyen Van Huong, pres­bí­tero e mártir, que foi preso numa noite em que vi­si­tava um mo­ri­bundo e, porque re­cusou calcar a cruz, foi fla­ge­lado e de­pois de­go­lado no tempo do im­pe­rador Tu Duc. (1856)

13*.   Em Sa­la­manca, na Es­panha, a Beata Maria An­tónia Ban­drés y Elósegui, virgem da Con­gre­gação das Fi­lhas de Jesus, que se­guiu com pa­ci­ente se­re­ni­dade, mesmo na de­so­lação, a sua vida con­sa­grada a Deus, que em breve tempo foi consumada. († 1919)

14.  Santo Ântimo, bispo e mártir (também no Martirológio Romano-Monástico. Na Nicomédia Santo Antimo, bispo. Durante a perseguição de Diocleciano, foi decapitado ao confessar o nome de Cristo. Quase todo o seu rebanho o seguiu na glória do martírio – M). Ver páginas 289-290:  http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

15. Em Bolonha, São Tertuliano, (também na Folhinha do Coração de Jesus) bispo e confessor. Ver página296: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

16. Em Constantinopla, São João, (também na Folhinha do Coração de Jesus)  abade, que combateu muito sob Leão, o Isauriano, pelo culto das santas imagens. Ver página 297: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

17. Outros santos do dia 27 de abril: págs. 281-297 (vol.07):  http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf  

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal -n  http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.