Santas e Santos de 21 de julho

São Lou­renço de Brindes, pres­bí­tero e doutor da Igreja, que, tendo en­trado na Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos, de­sem­pe­nhou in­can­sa­vel­mente o mi­nis­tério da pre­gação em vá­rias re­giões da Eu­ropa, quer para de­fender a Igreja dos ata­ques dos in­fiéis, quer para pro­mover a re­con­ci­li­ação dos prín­cipes, quer no go­verno da sua Ordem, re­a­li­zando toda a sua ac­ti­vi­dade com sim­pli­ci­dade e hu­mil­dade. Morreu em Lisboa, ci­dade de Por­tugal, no dia 22 de Julho. († 1619). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Lisboa, o nascimento no céu de São Lourenço de Brindisi (também na Folhinha do Coração de Jesus). Ministro geral dos capuchinhos, pregou diversas missões em toda a Europa, diante do Judaísmo e do Islamismo (R)

2.   Em Mar­selha, na Pro­vença, re­gião da Gália, ac­tu­al­mente na França, São Vítor, mártir. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. III, o nascimento no céu de Santo Victor, mártir, vitorioso pelo nome e pela fé que professou em presença do imperador Maximiano, quando este passava por Marselha. Cassiano fundou, sobre seu túmulo, um mosteiro que teve grande influência nos sécs. XI e XII. (M) († c. 292)

3.   Em Emessa, hoje Homs, na Síria, São Si­meão Salo, que, mo­vido pelo Es­pí­rito Santo, quis ser con­si­de­rado louco por amor de Cristo e ig­nóbil aos olhos dos ho­mens. Também a co­me­mo­ração de São João (também na Folhinha do Coração de Jesus), ere­mita, que, du­rante quase trinta anos, foi com­pa­nheiro de São Si­meão na pe­re­gri­nação aos Lu­gares Santos e no ermo pró­ximo do lago As­fál­tite, na Judeia. († s. IV). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. IV, São João, monge, que viveu na oração e na penitência no deserto da Síria. (M)

4.   Em Roma, a co­me­mo­ração de Santa Pra­xedes (também na Folhinha do Coração de Jesus), a cujo tí­tulo foi de­di­cada a Deus uma igreja no Esquilino. († a. 491)

5.   Em Es­tras­burgo, ci­dade da Bor­gonha, ac­tu­al­mente na França, Santo Ar­bo­gasto, bispo. († s. VI). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, eremita originário da Aquitânia, que tornando-se bispo de Estrasburgo construiu a catedral de Nossa Senhora, e depois um mosteiro dedicado a São Martinho. (M)

6*.   Num barco-prisão an­co­rado ao largo de Ro­che­fort, na França, o Beato Ga­biel Per­gaud, pres­bí­tero e mártir, que, sendo có­nego re­gular na abadia de Be­au­lieu, no ter­ri­tório de Sain-Brieuc, du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, por causa do sa­cer­dócio foi ar­re­ba­tado para fora da abadia e en­car­ce­rado na esquá­lida ga­lera, onde con­sumou o seu mar­tírio, mor­rendo afec­tado por uma en­fer­mi­dade contagiosa. († 1794)

7.   Em Yan­zi­bian, pró­ximo de Yang­ping­guan, na China, Santo Al­be­rico Crescitélli, pres­bí­tero do Pon­ti­fício Ins­ti­tuto das Mis­sões Es­tran­geiras e mártir, que, du­rante a per­se­guição dos “Yihe­tuan”, cru­el­mente es­pan­cado quase até à morte, foi no dia se­guinte ar­ras­tado por um ca­minho pe­dre­goso com os pés li­gados até ao rio, onde, mi­nu­ci­o­sa­mente di­la­ce­rado e fi­nal­mente de­ca­pi­tado, re­cebeu a coroa do martírio. († 1900)

8.   A ca­minho de Dai­ning, pró­ximo de Yong­nian, ci­dade do Hubei, pro­víncia da China, a paixão de São José Wang Yumei, mártir na mesma perseguição. († 1900)

9♦.   Em Mora, pró­ximo de To­ledo, na Es­panha, o Beato Agrí­cola Ro­drí­guez Garcia de los Huertos, pres­bí­tero da di­o­cese de To­ledo e mártir, que du­rante a per­se­guição no com­bate da fé al­cançou a vida eterna. († 1936)

10♦.   Em Morón de la Fron­tera, perto de Se­vilha, na Es­panha, os be­atos már­tires José Limón Limón, pres­bí­tero e José Blanco Salgado, re­li­gioso, ambos da So­ci­e­dade Sa­le­siana, que du­rante a mesma per­se­guição, foram co­ro­ados pelo mar­tírio no tes­te­munho de Cristo. († 1936)

11. Profeta Daniel. Ver páginas 225-246: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf

12. Bem-Aventurado Odin Barotti, confessor. Ver páginas 247-248: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf

13. Outros santos do dia 21 de julho: págs. 225-249, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3.VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4.Martirológio Romano-Monástico – adaptado para  Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5.Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6.Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.