Santas e Santos de 29 de junho

SO­LE­NI­DADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓS­TOLOS. NO BRASIL, EM 2020 FOI ONTEM DIA 28 DE JUNHO. Simão, filho de Jonas e irmão de André, foi o pri­meiro entre os dis­cí­pulos a con­fessar que Jesus era Cristo, Filho de Deus vivo, por quem foi cha­mado Pedro. Paulo, o Após­tolo dos gen­tios, pregou Cristo cru­ci­fi­cado aos Ju­deus e aos Gregos. Ambos, na fé e no amor de Jesus Cristo, anun­ci­aram o Evan­gelho na ci­dade de Roma e mor­reram már­tires no tempo do im­pe­rador Nero: Pedro, se­gundo a tra­dição, foi cru­ci­fi­cado de ca­beça para baixo e se­pul­tado no Va­ti­cano, junto à Via Triunfal; Paulo morreu ao fio da es­pada e foi se­pul­tado junto à Via Os­ti­ense. O triunfo dos dois Após­tolos é ce­le­brado neste dia com igual honra e ve­ne­ração em todo o orbe da terra. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (também na Folhinha do Coração de Jesus), martirizados em Roma entre 64 e 67. São Pedro, escolhido por Cristo – depois de sua profissão de fé –para ser o fundamento da Igreja, foi confirmado em sua função de Pastor após ter expiado sua tríplice negação por uma declaração de amor, vindo mais tarde a sofrer um suplício semelhante ao de seu Divino Mestre. São Paulo, que era cidadão romano, foi decapitado depois de ter cumprido, por sua pregação e suas cartas, a missão de Doutor e arauto do Evangelho aos gentios, através da Ásia Menor e da Grécia durante cerca de trinta anos. Estas duas colunas da Igreja deram assim à Cidade Eterna, “sua doutrina junto com seu sangue” (Tertuliano). (R)

Ver páginas 265-331 (NÃO TEM LINK) sobre SÃO PEDRO: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver SÃO PAULO: páginas 332-376: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das – Américas – 10 de julho de 1959

– Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Festa_de_São_Pedro_e_São_Paulo

– Ver também: https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_de_S%C3%A3o_Pedro_e_S%C3%A3o_Paulo

https://www.oca.org/saints/lives/2020/06/29/101840-the-holy-glorious-and-all-praised-leaders-of-the-apostles-peter

2.   Em Gé­nova, na Li­gúria, re­gião da Itália, São Siro, ou Ciro (que cuidou com solicitude da Igreja de Gênova, conforme o Martirológio Romano-Monástico), que é ve­ne­rado como bispo. († c. 330).

3.   Em Nárni, na Úm­bria, também re­gião da Itália, São Cássio, bispo, o qual, como narra o papa São Gre­gório Magno, ofe­recia todos os dias o sa­cri­fício de ex­pi­ação todo ba­nhado em lá­grimas e dava em es­molas tudo o que tinha. Fi­nal­mente, no dia dos santos Após­tolos, em que todos os anos cos­tu­mava ir a Roma, quando ce­le­brava a Missa na sua ci­dade e dis­tri­buía a todos o Corpo de Cristo, partiu ao en­contro do Senhor. († 558). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Úmbria, no séc. VI, São Cássio, bispo, que tinha o costume, raro para a época, de celebrar a cada dia o Sacrifício Eucarístico. (M). Ver página 381 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

4*.   Em Gurk, na Ca­ríntia, ac­tu­al­mente na Áus­tria, Santa Ema (também na Folhinha do Coração de Jesus), uma con­dessa que viveu viúva qua­renta anos e deu ge­ne­ro­sa­mente muitos dos seus bens aos po­bres e à Igreja. († c. 1045). Ver páginas 379-380 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

5*.   Num braço de mar frente à ilha Mai­orca, re­gião da Es­panha, o Beato Rai­mundo Lúlio, re­li­gioso da Ordem Ter­ceira de São Fran­cisco e mártir, homem de grande cul­tura e emi­nente dou­trina, que es­ta­be­leceu um diá­logo fra­terno com os Sar­ra­cenos, para lhes anun­ciar o Evan­gelho de Cristo. († 1316)

6.   No ter­ri­tório de Xi­a­o­luyi, junto de Shen­xian, no Hebei, pro­víncia da China, os santos már­tires Paulo Wu Juan e seu filho João Bap­tista Wu Man­tang e seu so­brinho Paulo Wu Wanshu, que, du­rante a per­se­guição dos «Yihe­tuan», porque se de­cla­raram cris­tãos, me­re­ceram todos ao mesmo tempo a coroa do martírio. († 1900)

7.   Em Du­ji­adun, também junto de Shen­xian, as santas Maria Du Ti­anshi e sua filha Ma­da­lena Du Fengju, már­tires, que, na mesma per­se­guição, re­ti­radas de um ca­na­vial onde se ti­nham es­con­dido, mor­reram pelo nome cristão, sendo a segunda en­cer­rada no se­pulcro ainda viva. (†S 1900)

08. Santa Judite (Judith,também na Folhinha do Coração de Jesus) e Santa Salomé. Ver páginas: 377-378 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

09. Santo Anastácio (também na Folhinha do Coração de Jesus). Conforme VIDAS DOS SANTOS, no mesmo dia, na cidade de Argenton, na Gália, São Marcelo, mártir, que foi decapitado pela fé juntamente com um homem de guerra, chamado Anastácio… Seriam dois romanos que tinham ido em auxílio dos missionários. Suas relíquias estão conservadas na Igreja de São Marcelo de Bourges. Celebram-lhes as festas no dia 3 de julho. Ver páginas 382-383 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

10. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Sens, no séc. III, Santa Beata, virgem que se devotou de corpo e de alma a Cristo até o martírio (M).

11. Santa Maria, mãe de João, cognominado Marcos, aparece nos Atos dos Apóstolos – 1º século. Ver página 382 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

12. Outros santos do dia 29 DE JUNHO: páginas: 265-283 (NÃO TEM LINK):  Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre o dia 29 de junho, ver ainda: https://pt.wikipedia.org/wiki/29_de_junho

1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004

ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 501-502:  Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver! Querida Mãe Maria, protegei-nos! São José, Anjos e Santos, intercedei por nós! Amém!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA.

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS! MUITO OBRIGADO!

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.