Semana Santa – segunda-feira, terça-feira e quarta-feira: 11,12 e 13 de abril de 2022

UMA EXPLICAÇÃO LITÚRGICA PARA OS DIAS DA SEMANA SANTA

3. SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA, QUARTA-FEIRA: O FIM

Estes três dias, que a Igreja chama de Grandes e Santos, têm dentro do desenvolvimento litúrgico da Semana Santa um propósito muito definido. Eles colocam todas as suas celebrações na perspectiva do Fim; lembram-nos do significado escatológico de Pascha. Tantas vezes a Semana Santa é considerada uma das “belas tradições” ou “costumes”, uma “parte” óbvia de nosso calendário. Nós a tomamos como certa e a desfrutamos como um evento anual acarinhado que temos “observado” desde a infância, admiramos a beleza de seus serviços, a pompa de seus ritos e, por último, mas não menos importante, gostamos do alvoroço sobre a mesa pascal… E então, quando tudo isso é feito, retomamos nossa vida normal. Mas entendemos que quando o mundo rejeitou seu Salvador, quando “Jesus começou a ser triste e muito perturbado… e sua alma estava excessivamente

triste até a morte”, quando Ele morreu na cruz, “a vida normal” chegou ao seu fim e não é mais possível. Pois havia homens “normais” que gritavam “Crucifica-o!” que cuspiam nele e o pregavam na cruz. E eles O odiavam e O matavam precisamente porque Ele estava perturbando a vida normal deles. Era de fato um mundo perfeitamente “normal” que preferia a escuridão e a morte à luz e à vida. Pela morte de Jesus no mundo “normal”, a vida “normal” foi condenada de forma irrevogável. Ou melhor, revelavam sua natureza verdadeira e anormal, sua incapacidade de receber a Luz, o terrível poder do mal que havia neles. “Agora é o julgamento deste mundo” (João 12:31). A Páscoa de Jesus significou seu fim para “este mundo” e tem estado no seu fim desde então. Este fim pode durar centenas de séculos, isto não altera a natureza do tempo em que vivemos como o “último tempo”. “A forma deste mundo está passando…” (I Coríntios 7:31)

A última passagem

Pascha significa passover, passagem. A Festa da Páscoa foi para os judeus a comemoração anual de toda sua história como salvação, e da salvação como passagem da escravidão do Egito para a liberdade, do exílio para a terra prometida. Era também a antecipação da derradeira passagem – para o Reino de Deus. E Cristo foi o cumprimento de Pascha. Ele realizou a passagem última: da morte para a vida, deste “velho mundo” para o novo mundo, para o novo tempo do Reino. E ele abriu a possibilidade desta passagem para nós. Vivendo neste “mundo” já podemos ser “não deste mundo”, ou seja, estar livres da escravidão à morte e ao pecado, participantes do “mundo que virá”. Mas para isso também devemos realizar nossa própria passagem, devemos condenar o velho Adão em nós, devemos nos revestir de Cristo na morte batismal e ter nossa verdadeira vida escondida em Deus com Cristo, no “mundo por vir…”.

E assim a Páscoa não é uma comemoração anual — solene e bela — de um evento passado. É o próprio Evento mostrado, dado a nós, como sempre eficiente, sempre revelando nosso mundo, nosso tempo, nossa vida como estando no Fim, e anunciando o Início da nova vida… E a função dos três primeiros dias da Semana Santa é justamente nos desafiar com este significado último da Pascha e nos preparar para a compreensão e aceitação do mesmo.

1. Este desafio escatológico – e significa derradeiro, decisivo, final – é revelado, primeiro, no troparion comum destes dias:

“Eis que o Esposo chega à meia-noite

e bendito é o servo que Ele deve encontrar observando,

e mais uma vez, indigno é o servo a quem Ele deve achar desatento.

Cuidado, portanto, ó minha alma,

 não se sobrecarreguem com o sono,

para que você não seja entregue até a morte,

 e para que você não seja excluído do Reino.

Mas, acorde-se chorando:

 Santa, Santa, Santa arte Teu, ó Deus.

 Através da Theotokos, tende piedade de nós”.

{Teótoco é o título grego da Virgem Maria, usado especialmente na Igrejas Católica e Ortodoxa. Sua tradução literal para o português inclui “portadora de Deus”. Traduções menos literais incluem Mãe de Deus. Wikipédia}

A meia-noite é o momento em que o velho dia chega ao seu fim e um novo dia começa. É assim o símbolo do tempo em que vivemos como cristãos. Pois, por um lado, a Igreja ainda está neste mundo, compartilhando de suas fraquezas e tragédias. No entanto, por outro lado, seu verdadeiro ser não é deste mundo, pois ela é a Esposa de Cristo e sua missão é anunciar e revelar a vinda do Reino e do novo dia. Sua vida é um olhar perpétuo e uma expectativa, uma vigília apontada para o amanhecer deste novo dia. Mas sabemos quão forte ainda é nosso apego ao “velho dia”, ao mundo com suas paixões e pecados. Sabemos o quão profundamente ainda pertencemos “a este mundo”. Vimos a luz, conhecemos Cristo, ouvimos falar da paz e alegria da nova vida nEle, e ainda assim o mundo nos mantém em sua escravidão. Esta fraqueza, esta constante traição a Cristo, esta incapacidade de dar a totalidade de nosso amor ao único verdadeiro objeto de amor são maravilhosamente expressas na exapostilarion destes três dias:

[Exapostilarion (do grego antigo  : ἐξαποστειλάριον , do verbo ἐξαποστέλλϖ, “enviar”) é um hino ou grupo de hinos cantados nas Igrejas do Oriente –  Igrejas Ortodoxas e Igrejas Católicas de rito Bizantino  – após o Cânon , para o fim de Orthros (Matinas). O exapostilarion é cantada após a pequena ladainha seguindo o 9 th  ode do cânon.

O termo exapostilarion tem a mesma origem da palavra apóstolo, que em grego significa “enviado”. É explicado pela menção que muitas vezes é feita lá do envio em missão dos apóstolos depois da ressurreição de Cristo… conforme: https://pt.frwiki.wiki/wiki/Exapostilarion]

[Uma exapostilarion (também escrita exaposteilarion, do exapostello grego, “demissão”) é uma troparion que segue o cânone em Orthros. Ele leva o nome do fato de que está perto do fim do serviço. Esses hinos também frequentemente desenvolvem o tema de Cristo como a Luz do mundo, e por isso às vezes são chamados de “photagogikon” (“hino da luz”; Eslavo, svetilen). A exapostilarion dominical está sempre ligada ao Evangelho matins usado anteriormente no serviço. [1]

Alguns exemplos da exapostilaria mais conhecida são:

“Ó Senhor, este mesmo dia tu garantiu o Paraíso dos Bons Ladrões. Pela Madeira da Cruz tu me ilumine também e me salve.” -Dos Matins da Santa Sexta-feira[2]

“Tendo adormecido em carne e osso, como um mortal, Ó Rei e Senhor, no terceiro dia Tu didst ressuscitar, levantando Adão da corrupção, e abolindo a morte: O Pascha da incorrupção, Salvação do mundo!” -Dos Paschal Matins[3]

“Ó vós apóstolos de longe, sendo agora reunidos aqui no vale de Gethsemane, dê enterro ao meu corpo; e Tu, Ó meu Filho e meu Deus, receba tu meu espírito.” -Dos Matins da Dormição[4]… Conforme: Exapostilarion – OrtodoxoWiki (orthodoxwiki.org)]

“Tua câmara nupcial vejo enfeitada, ó meu Salvador”;

mas não tenho nenhum traje de noiva em que possa entrar.

Ó Doador de Luz, ilumina a vestimenta de minha alma,

 e me salve”.

2. O mesmo tema se desenvolve ainda mais nas leituras evangélicas destes dias. Primeiro de tudo, todo o texto dos quatro Evangelhos (até João 13:31) é lido nas Horas (1º, 3º, 6º e 9º). Esta recapitulação mostra que a Cruz é o clímax de toda a vida e ministério de Jesus, a Chave para sua correta compreensão. Tudo no Evangelho conduz a esta hora última de Jesus e tudo deve ser compreendido à sua luz. Então, cada serviço tem sua lição evangélica especial:

Na segunda-feira

Nas Matinas: Mateus 21:18-43; a história da figueira, o símbolo do mundo criado para dar frutos espirituais e falhar em sua resposta a Deus.

Na Liturgia dos Presentes: Mateus 24,3-35; o grande discurso escatológico de Jesus. Os sinais e o anúncio do Fim. “O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão”.

Na terça-feira

Nas Matinas: Mateus 22:15-23:39; condenação dos fariseus, isto é, da religião cega e hipócrita, daqueles que se julgam líderes do homem e da luz do mundo, mas que de fato “fecharam o Reino dos céus contra os homens”.

Na Liturgia dos Presentes:  Mateus 24:36-26:2; o Fim novamente e as parábolas do Fim: as dez virgens sábias que tinham óleo suficiente em suas lâmpadas e as dez tolas que não foram admitidas no banquete nupcial; a parábola dos dez talentos “… Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora”. E, finalmente, o Juízo Final.

Na quarta-feira

Nas Matinas: João 12:17-50; a rejeição de Cristo, o conflito crescente, o aviso final: “Agora é o julgamento deste mundo… Aquele que me rejeita e não recebe minhas palavras, tem um juiz; a palavra que eu disse será seu juiz no último dia”.

Na Liturgia dos Presentes: Mateus 26,6-16; a mulher que derramou o unguento precioso sobre Jesus, a imagem de amor e arrependimento que só nos une a Cristo.

3. Estas lições evangélicas são explicadas e elaboradas na hinologia destes dias: a stichera e o triodia (cânones curtos de três odes cada um cantado em Matinas). Uma advertência, uma exortação percorrem todas elas: o fim e o julgamento estão se aproximando, preparemo-nos para eles:

Quando o Senhor estava indo para Sua Paixão voluntária,

Ele disse a Seus Apóstolos no caminho:

“Eis que subimos a Jerusalém”,

 e o Filho do Homem será entregue,

como está escrito sobre Ele.

” Venha, portanto, e vamos também com Ele,

purificado em mente.

Sejamos crucificados com Ele e morramos por Ele

para os prazeres desta vida.

Então viveremos com Ele e O ouviremos dizer:

 “Eu não vou mais à Jerusalém terrestre para sofrer,

mas a Meu Pai e a vosso Pai,

 a Meu Deus e ao seu Deus,

Levantar-vos-ei até Jerusalém nas alturas

no Reino dos Céus”. (Segunda-feira Matinas)

“Eis aqui, ó minha alma, o Mestre lhe confiou o talento”;

receba o dom com temor”;

Reparte Aquele que deu, dando aos pobres,

e ganhe o Senhor como seu Amigo;

para que, quando Ele vier em glória,

você pode estar à Sua direita

e ouvir Sua voz abençoada:

“Entra, meu servo, na alegria de teu Senhor”.

Embora eu me tenha perdido, faça-me digno disso, ó Salvador,

 através da Tua grande misericórdia”. (Terça-feira Matinas)

4. Durante toda a Quaresma, os dois livros do Antigo Testamento lidos nas Vésperas foram Gênesis e Provérbios. Com o início da Semana Santa eles são substituídos por Êxodo e Jó. Êxodo é a história da libertação de Israel da escravidão egípcia, de sua Páscoa. Ela nos prepara para a compreensão do êxodo de Cristo para Seu Pai, de Seu cumprimento de toda a história da salvação. Jó, o sofredor, é o ícone do Antigo Testamento de Cristo. Esta leitura anuncia o grande mistério dos sofrimentos, da obediência e do sacrifício de Cristo.

5. A estrutura litúrgica desses três dias ainda é do tipo quaresmal. Ela inclui, portanto, a oração de Santo Efraim o Sírio com prostrações, a leitura ampliada do Saltério, a Liturgia dos Presbíteros e o canto litúrgico quaresmal.

Ainda estamos no tempo do arrependimento. Só pelo arrependimento nos torna participantes da Páscoa de nosso Senhor, nos abre as portas do banquete pascal. E, então, na Grande e Santa Quarta-feira, quando a última Liturgia dos Presbíteros está prestes a ser concluída, após a remoção dos Presbíteros do Altar, o Sacerdote lê pela última vez a oração de Santo Efraim. Neste momento, a preparação chega ao fim.

 O Senhor nos convoca agora para Sua Última Ceia.

REFERÊNCIA:

A Liturgical Explanation for the Days of Holy Week by The Very Rev. Alexander Schmemann, S.T.D. Professor of Liturgical Theology, St. Vladimir”s Seminary,

 conforme <holy_week-a_liturgical_explanation.pdf (antiochian.org)> – (tradução DeepL)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.