Santas e Santos de 19 de abril

1.   Na África Pro­con­sular, São Ma­pá­lico, mártir, que, du­rante a per­se­guição do im­pe­rador Décio, mo­vido pela pi­e­dade fa­mi­liar, re­co­mendou que à sua mãe e à sua irmã, im­pe­lidas sob tor­tura à apos­tasia, fosse con­ce­dida a paz ecle­siás­tica, en­quanto ele foi le­vado ao tri­bunal e co­roado com o mar­tírio. A ele se as­socia a me­mória de muitos ou­tros santos már­tires, que deram tes­te­munho da sua fé em Cristo, entre os quais Basso na pe­dreira, For­túnio no cár­cere, Paulo no tri­bunal, For­tu­nata, Vi­to­rino, Vítor, He­rémio, Cré­dula, He­reda, Do­nato, Firmo, Ve­nusto, Fruto, Júlia, Mar­cial e Aristão, todos eles mortos de fome no cárcere. († 250)

– Ver também “Na África Proconsular, São Mapálico, mártir, que, durante a perseguição do imperador Décio, movido pela piedade familiar, recomendou que à sua mãe e à sua irmã, impelidas sob tortura à apostasia, fosse concedida a paz eclesiástica, enquanto ele foi levado ao tribunal e coroado com o martírio. A ele se associa a memória de muitos outros santos mártires, que deram testemunho da sua fé em Cristo, entre os quais Basso na pedreira, Fortúnio no cárcere, Paulo no tribunal, Fortunata, Vitorino, Vítor, Herémio, Crédula, Hereda, Donato, Firmo, Venusto, Fruto, Júlia, Marcial e Aristão, todos eles mortos de fome no cárcere. Morreu em 250.”: https://paroquiasaonicolau.pt/events/sao-mapalico/

2.   Na an­tiga Pérsia, Santa Marta, virgem e mártir, que, no tempo do rei Sapor II, so­freu o mar­tírio no dia se­guinte ao as­sas­sínio do seu pai Pu­sício, no dia da Res­sur­reição do Senhor. († 341)

3.   Em An­ti­o­quia da Pi­sídia, na ac­tual Tur­quia, São Jorge, bispo, que morreu no exílio por de­fender o culto das sa­gradas imagens. († 818)

4*.   Em Fri­esen, lo­ca­li­dade dos Alpes da Ba­viera, na ac­tual Ale­manha, São Ge­roldo, ere­mita, que, se­gundo a tra­dição, viveu em re­gime de ri­go­rosa pe­ni­tência na re­gião de Voralberg. († c. 978)

5.   Na margem do Ta­misa, junto de Gre­enwich, na In­gla­terra, a paixão de Santo El­fego, bispo de Can­tuária e mártir, que, du­rante a de­vas­tação san­grenta dos Di­na­mar­queses na ci­dade, se ofe­receu a si mesmo para poupar o seu povo e, re­cu­sando ser res­ga­tado por di­nheiro, foi cru­el­mente fe­rido com ossos de ani­mais e fi­nal­mente degolado. († 1012).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Cantuária, Santo Elfego, bispo, que no momento da invasão dos vikings tentou socorrer a população e pacificar os invasores. (M).

Santo Alfego: ver “Prêso, foi morto como Santo Estêvão, o primeiro mártir: a pedradas, no dia 19 de abril de 1012…” págs. 97-99: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

– Ver também Santo Alfege da Cantuária. Ver “Alfege ou Ælfheah (em inglês antigoÆlfhēah, “elf-high”; WestonSomerset, 954 – Greenwich, 19 de abril de 1012), oficialmente lembrado pelo nome Alphege por algumas igrejas,[2][4] e também chamado de ElphegeGoduíno ou Godwine, foi um Bispo de Winchester anglo-saxão, depois Arcebispo da Cantuária. Tornou-se um anacoreta antes de ser eleito abade da Abadia de Bath. Sua notada piedade e santidade levaram à sua promoção para o episcopado, e, posteriormente, para seu arcebispado. Alfege promoveu o culto a Dunstano e também encorajou o aprendizado. Foi capturado pelos invasores viquingues em 1011 e morto por eles no ano seguinte após recusar que fosse pago um resgate por ele. Alfege foi canonizado como santo em 1078. Tomás Becket, arcebispo da Cantuária, mais tarde, orou por ele pouco antes de seu próprio assassinato na Catedral de Cantuária.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Alfege_da_Cantu%C3%A1ria

6.   Em Roma, junto de São Pedro, São Leão IX, papa, que, de­pois de de­fender va­lo­ro­sa­mente a Igreja como bispo de Toul du­rante vinte e cinco anos, foi eleito para a sede ro­mana, onde, em cinco anos, con­vocou vá­rios sí­nodos para re­formar a vida do clero e ex­tin­guir a simonia. († 1054).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 1054, São Leão IX. Bispo de Toul, de origem alsaciana, foi elevado ao Sumo Pontificado pela dieta de Worms em 1049, e depois confirmado pelo clero e pelo povo romano. Esforçou-se com sucesso para reanimar a vida da Igreja Latina, mas sofreu a dor de ver consumar-se o cisma entre o Oriente e o Ocidente. Os anátemas recíprocos lançados naquela ocasião foram suspensos em 7 de dezembro de 1965 pelo Papa Paulo VI e pelo Patriarca Atenágoras, abrindo assim o caminho para a unificação. (M).

Ver págs. 71-91: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

– Ver também “Papa Leão IX, nascido Bruno de Eguisheim-Dagsbourg (EguisheimAlsácia21 de junho de 1002– 19 de abril de 1054Roma), foi papa de 12 de fevereiro de 1049 até a data de sua morte. Foi o 152º sucessor de são Pedro. Foi principalmente um papa viajante, trabalhando pela paz na Europa.[1][2][3]”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Papa_Le%C3%A3o_IX

7*.   No mos­teiro de Saint-Bertin, no ter­ri­tório de The­rou­anne, na França, o pas­sa­mento de São Ber­nardo Penitente, que, para ex­piar com ri­go­rosa pe­ni­tência os pe­cados da ju­ven­tude, de­cidiu partir para o exílio e, des­calço, com vestes de feltro e con­ten­tando-se com parco ali­mento, se­guiu in­can­sa­vel­mente em pe­re­gri­nação para a Terra Santa. († 1182)

– Ver págs. 100-102: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

8.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, o beato mártir Jaime Dukett, homem ca­sado, que, de­nun­ciado por vender na sua li­vraria li­vros ca­tó­licos, es­teve preso du­rante nove anos e foi en­for­cado no rei­nado de Isabel I, jun­ta­mente com o seu de­nun­ci­ante, a quem, prestes a morrer, in­citou a aceitar a morte pela fé católica. († 1602)

9. Santo Expedito. Lembrado em 19 de abril, “…Em Melitina, na Armênia, os santos mártir Hemógenes, Caio, EXPEDITO (também na Folhinha do Coração de Jesus) Aristônico, Rufo e Gálata (também na Folhinha do Coração de Jesus)todos coroados no mesmo dia”. Ver página 108: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf 

– Ver também “Santo Expedito foi possivelmente um cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Nada se sabe sobre sua vida nem onde foi sepultado, e muitos pesquisadores questionam se ele de fato existiu. Contudo, formou-se um folclore ao seu redor e ele é objeto de grande devoção popular em muitos países como o santo das causas urgentes,[1][2][3] às vezes em sincretismo com figuras de outros credos.[4”:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Expedito_de_Melitene

– Ver “Expeditus (morto em 303) também conhecido como Expedite, foi dito ter sido um centurião romano na Armênia que foi martirizado por volta de abril de 303 no que é hoje a Turquia, por se converter ao cristianismo. Considerado o santo padroeiro dos casos rápidos, ele é comemorado pela Igreja Católica em 19 de abril.”: Expeditus – Wikipedia

– Ver “… ST EXPEDITUS. De fato, é mais do que duvidoso que o santo tenha existido. Podemos reconhecer que no “Hieronymianum” o nome Expedito ocorre entre um grupo de mártires tanto em 18 como em 19 de abril, sendo atribuído em um caso a Roma, e no outro a Melitene na Armênia.
Talvez seja necessário falar de Santo Expedito, porque outrora se falava muito de tal santo, e algumas pessoas boas eram levadas a acreditar que, quando havia necessidade de pressa, um empreendimento comprometido com seu patronato provavelmente encontraria pronta liquidação.
 Sem entrar em detalhes, duas declarações definitivas podem ser feitas a esse respeito

A primeira é que não temos nenhuma razão adequada para pensar que tal santo tenha sido invocado nos primeiros séculos cristãos; de fato, é mais do que duvidoso que o santo tenha existido. Podemos reconhecer que no “Hieronymianum” o nome Expedito ocorre entre um grupo de mártires tanto em 18 como em 19 de abril, sendo atribuído em um caso a Roma, e no outro a Melitene na Armênia; mas não há vestígio de qualquer tradição que corroboraria qualquer menção, enquanto há muito que sugere que em ambas as listas a introdução do nome é apenas um erro de copista. Centenas de erros semelhantes foram definitivamente provados no mesmo documento.
A segunda afirmação refere-se a uma história que pretende explicar a origem dessa “devoção” por um incidente de data moderna. Um caixote, devendo conter um corpo Santo das catacumbas, foi enviado a uma comunidade de freiras em Paris A data de seu envio foi indicada pelo uso da palavra “spedito”, mas os destinatários confundiram isso com o nome do mártir e começou a trabalhar com grande energia para propagar seu culto. A partir desses simples começos, afirma-se, a devoção a Santo Expedito se espalhou rapidamente por muitos países católicos.
Sobre o suposto mártir, ver Analecta Bollandiana, vol. xxv ​​(1906), pp. 90-98, e o Acta Sanctorum, novembro, vol. ii, parte 2, p. 198. A história das freiras francesas foi contada na Fortnightly Review, outubro de 1906, p. 705; em que c f. The Month, novembro de 1906, pp. 544-346. Delehaye, em seu Legends of the Saints, pp. 47-49, dá exemplos de desenvolvimentos na devoção popular que resultaram de um jogo de palavras ou de um nome que foi mal compreendido…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril19.html#ST_EXPEDITUS_in_fact_it_is_more_than

– Ver “… Também conhecido como

  • Elpidius
  • Espedito
  • Acelerar

Memorial

Perfil

Possivelmente lendário. Não está claro se seu nome levou à sua associação com assuntos expeditos, ou o contrário. Essa associação o levou a se tornar o patrono das pessoas que tinham que entregar as coisas no prazo.

Canonizado

Patrocínio

Representação

Vitrine

informação adicional

Citação MLA

10. São Vicente de Colioro, mártir. Ver “…O corpo de São Vicente foi cuidadosamente conservado em Colioro ae o século XVII. Há uma tradição que diz que um soldado espanhol, quando do cêrco de 1642, levou-lhe as relíquias para Cancavella.” às págs. 92-93: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

11. Santo Ursimer, Abade-Bispo e Confessor. Ver “O santo abade-bispo foi sempre muito venerado. O seu culto perpetua-se entre as populações da velha província de Hainaut, para onde lhe transferiram as relíquias no ano de 1409, e em Aisne.” às págs. 94-96: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

12. Bem-Aventurado Werner, menino mártir. Ver “Werner nasceu em 1273, na aldeia de Wam- menrat, distante algumas milhas de Bacherach… Em 1428 levantaram-lhe magnífica igreja, e os vinhateiros da região tornaram-no como padroeiro’” às págs. 103-104: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

13. Bem-Aventurado Conrado de Áscoli. Ver “Conrado nasceu em Ascoli, na Marca de Ancona, numa família ilustre, em 1234… No dia 19 de abril de 1289, então em Ascoli, faleceu. Em 137, encontrado o corpo Ascoli sem qualquer corrupção, para a nova rgreja do convento O culto que se lhe rendia já de vou-o o papa Pio VL natal, teve magnífica sepulo santo padre Nicolau IV, ao cardinalato, sentiu-lhe a de Conrado de transladârâÍrI-rro Iranciscano. longa data, a” às págs. 105-106: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

14. Na Armênia, no séc. IV, o martírio de São Caio e seus companheiros (Conforme Martirológio Romano-Monástico – M).

15. No mesmo dia os santos mártires Sócrates (também na Folhinha do Coração de Jesus) e Dionísio, varados com lanças. Ver pág. 108: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

– Ver “… 275 Sócrates e Dionísio Mártires da Panfília MM (RM).  No mesmo dia, os santos mártires Sócrates e Denis, que foram mortos com lanças… que foram esfaqueados até a morte sob Aureliano (?) (Benedictines).
Panfília: nome antigo para a planície costeira fértil no sul da Turquia.
Panfília é o nome antigo da rica e fértil planície aluvial dos rios Kestros, Eurimedon e Melas (os modernos Aksu Çayi, Köprü Çayi e Manavgat Çayi)…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril19.html#275_Socrates_and_Dionysius_Martyrs_of

16. São Pafnúcio de Tebas. “… Paphnutius de Tebas , também conhecido como Paphnutius, o Confessor , foi discípulo de Antônio, o Grande , e bispo de uma cidade da Alta Tebaida no início do século IV. Ele é considerado por alguns como um membro proeminente do Primeiro Concílio de Nicéia , que ocorreu em 325. Nem o nome de sua sé nem a data precisa de sua morte são conhecidos…”, conforme: https://en.wikipedia.org/wiki/Paphnutius_of_Thebes

– Ver “… Pafnutius de Jerusalém M (RM). Um sacerdote martirizado em Jerusalém (beneditinos). Paphnutius pode ser mostrado na arte com Saint Thäis (Roeder)…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril19.html#St._Paphnutius_Martyred_priest_of

VER 11 DE SETEMBRO

– Co­me­mo­ração de São Paf­núcio (São Pafnuzio), bispo no Egipto, que foi um dos con­fes­sores da fé que, no tempo do im­pe­rador Ga­lério Ma­xi­mino, de­pois de lhes ser va­sado o olho di­reito e cor­tado o tendão do pé es­querdo, foram con­de­nados às minas; mais tarde par­ti­cipou no Con­cílio de Ni­ceia, onde de­fendeu vi­go­ro­sa­mente contra os ari­anos a fé católica. († s. IV).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no Egito, no início do séc. IV, São Pafnúcio, monge, que se tornou bispo da Tebaida e confessou a fé sob o imperador Maximino. As mutilações das quais foi vítima deram-lhe grande prestígio junto aos Padres do Concílio de Nicéia. (M)

16.. VER SANTAS E SANTOS DO DIA 19 DE ABRIL (alguns destacados acima):

CalendárioAmanhã ->
Alphege de Winchester Apolônio, o Sacerdote Aristônico de Melitene Bernardo de Sithiu Conrado de Ascoli Crescentius de Florença Expedito de Melitene Caio de Melitene Gálata de Melitene Jorge de Antioquia Geraldo da Saxônia James Duckett Jaume Llach-Candell Leão IX , Papa Marta da PérsiaRamon Llach-Candell Rufo de Melitene Vicente de CollioureMártires de Cartago – 17 santos Martirizado na Panfília Dionísio Sócrates — Ema da Saxônia Killian Loubouer Pafnutius de Jerusalém Stanislaw Oporowski
todos esses memoriais em uma única página

17. Outros santas e santos do dia 19 de abril: págs: 71-108 (vol.07):   http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf

Obs. Às vezes entra com o Edge, mas mais com  Google chrome,.

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XXI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

 * “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 19 de abril, ver também: 19 de abril – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Todas da internet, foram consultadas no dia de hoje)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 338-339: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://catholicsaints.info/19-april/
  8. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayApril19.html

(este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

  * “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira:

Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento” (referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão, ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário. “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (ou provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 14 de março, Albert Einstein:Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

* 15 de março: São Clemente-Maria Hoffbauer: “Ó Meu Redentor, chegará aquele terrível momento em que restarão poucos cristãos inspirados pelo espírito de fé, aquele momento em que Sua indignação será provocada e Sua proteção será tirada de nós? Nossos vícios e nossas vidas más moveram irrevogavelmente Sua justiça a se vingar, talvez neste mesmo dia, de Seus filhos para não deixar que a luz da fé se apague nas almas?
“Lembre das antigas misericórdias, volta os olhos compassivos para a vinha plantada com a sua destra, regada pelas lágrimas dos Apóstolos, pelo sangue precioso de inúmeros mártires, e fecundada pelas orações de tantos confessores e virgens inocentes.
“Ó divino Mediador, olhe para aquelas almas zelosas que elevam seus corações ao Senhor e oram sem cessar pela manutenção desse seu dom mais precioso, a Verdadeira Fé. Mantenha-nos seguros na verdadeira fé católica e romana. Preserve-nos em sua santa fé, pois se formos ricos com este dom precioso, suportaremos com prazer todas as tristezas e nada poderá mudar nossa felicidade. Sem este grande tesouro da fé, nossa infelicidade seria indizível e sem limites.
“Ó Bom Jesus, Autor da nossa fé, conservai-a pura em nós; guardai-nos na barca de Pedro, fiel e obediente ao seu sucessor, e Vosso vigário aqui na terra, para que se mantenha a unidade da santa Igreja, a santidade promovida, a Santa Sé protegida em liberdade e a Igreja universal estendida em benefício das almas.
“Ó Jesus, Autor da nossa fé, humilha e converte os inimigos da Sua Igreja; conceda verdadeira paz e concórdia a todos os reis e príncipes cristãos e a todos os crentes; fortalece-nos e preserva-nos no Seu santo serviço até ao fim, para que vivamos com o Senhor e morramos no Senhor.

“Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém.”

================

* 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC “… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

* 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE: “Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será derrotado. Amém!São Nicolau relatou que nunca invocou Maria em vão e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

* 21 de março, SÃO SERAPIÃO DE THMUIS A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo….”

(conf. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop)

================

* 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

 Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias.

Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 de abril: São Zeferino Agostini

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano). 

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

*12 de abril: São David Uribe

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

===============

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

* 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:

  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

* 15 de setembro, SANTA CATARINA DE GÊNOVA “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

*          27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”.  SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES. Santo Abraão, rogue por nós! Amém!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor

e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós, Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. 

Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano-de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:

1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;

2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;

3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);

4. Um dia vamos estar juntos;

5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).

Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

================

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.