Santas e Santos de 11 de maio

11 DE MAIO – NOSSA SENHORA DAS DIVINAS VOCAÇÕES.

Nossa Senhora das Divinas Vocações é o título com o qual Maria, a Mãe de Jesus, é venerada pela família da Sociedade das Divinas Vocações, que, atualmente, compreende duas Congregações Religiosas (Religiosos Vocacionistas e Irmãs Vocacionistas) e um Instituto Secular (Apóstolos da Santificação Universal).

As Congregações Vocacionistas têm o carisma de suscitar e cultivar vocações para a Igreja, de modo particular para a Vida Consagrada e para os ministérios ordenados. As Apóstolas da Santificação Universal possuem o carisma da promoção da vocação universal à santidade de todos.

Este título de Nossa Senhora das Divinas Vocações foi conferido por D. Giuseppe Petrone, bispo de Pozzuoli, diocese na qual se encontra Pianura, cidade da periferia de Nápoles (Itália), onde nasceram as Congregações Vocacionistas. O Pe. Justino Russolillo, fundador dos referidos institutos, deixou escrito em seu diário como se deu esse episódio. O fundador tinha recebido da família Marrucco, amiga e benfeitora do Pe. Justino e de suas Obras Vocacionais, uma estátua de Nossa Senhora. Essa estátua de Maria tinha aos seus pés as figuras de dois jovens vocacionados.”: https://www.a12.com/academia/titulos-de-nossa-senhora?s=nossa-senhora-das-divinas-vocacoes

– Ver também “No dia 11 de maio, é o dia de Nossa Senhora das Divinas Vocações, Mãe, Padroeira e Protetora da Sociedade das Divinas Vocações (Vocacionistas).
O nosso Fundador Padre Justino, no dia 10 de maio de 1926, enquanto rezava na latada do quintal da casa paterna, teve a infusa certeza que a Santíssima Trindade lhe presenteava a Virgem Santa como imediata Superiora das Congregações recém fundadas.
No dia seguinte, 11 de maio de 1926, a mesma intuição confirmava que se tratava de uma verdadeira revelação.
Por providência divina me encontro hoje numa capela a Ela dedicada, aqui na nossa comunidade Vocacionista de Florham Park (New Jersey – Estados Unidos) e a Ela dirijo essa confiante oração:
Mãe de Jesus e Mãe da Igreja, nunca deixe faltar nas comunidades dos seguidores do teu Filho santos sacerdotes, testemunhas autênticas do Evangelho e encarnação da Misericórdia do Pai!
Mãe de Jesus e Mãe da Igreja, suscite religiosos e religiosas apaixonados pelo Reino e antecipadores dos seus valores!
Mãe de Jesus e Mãe da Igreja, desperte leigos conscientes da vocação batismal e animadores da vida e da solidariedade!
Juntos, Mãe querida, com a força, a ternura e a meiguice do Espírito Santo podemos formar comunidades vivas, autênticas e dinâmicas, de forma que ninguém sinta a necessidade de buscar nada além do que a Igreja possa oferecer, que ninguém seja arrancado do redil do Único Pastor, que ninguém seja atraído pelas facilidades do comércio sagrado que vende Deus segundo a forma pré estabelecida pelas necessidades de cada um.
Ajuda-nos, Mãe querida, a construir um mundo alicerçado na paz, na justiça e na igualdade.
E depois de uma vida longa e feliz, dai-nos a graça de entrar no Paraíso e contemplar eternamente o rosto sagrado da Trindade Santíssima.
Nossa Senhora das Divinas Vocações, rogai por nós!”: http://vocacionistas.org.br/portal/?p=1942

– Ver também “…11 de maio de 1926, enquanto no quintal de sua casa paterna pedia luzes do alto, teve uma certeza interior, que assim anotou em sua agenda: “Foi-me infundida a certeza de que a Santíssima Trindade destinou Nossa Senhora para exercer o cargo de Superiora da Sociedade das Divinas Vocações. Ela é a autoridade das nossas Congregações”.Visão!? Iluminação interior!? Perguntado, depois, sobre o fato, Pe. Justino respondeu: “Mas qual visão? Foi somente uma certeza íntima, uma locução interior… Estava debaixo da ameixeira de nossa casa implorando luzes do alto…”

Obtida a certeza de que a Santíssima Trindade confiava a Obra nascente à Nossa Senhora, Pe. Justino, com uma carta circular, ordenou que em toda casa vocacionista existisse sempre um quarto para Maria, a Superiora das Congregações Vocacionistas. Desde então, os religiosos e religiosas vocacionistas passaram a acrescentar o nome de Maria ao próprio e todas as casas reservam um quarto para Nossa Senhora, a Superiora dada pela Santíssima Trindade. Para fazer memória deste acontecimento a Família da Sociedade das Divinas Vocações celebra a Festa de Nossa Senhora das Divinas Vocações no dia 11 de maio…”: https://ideeanunciai.wordpress.com/2013/04/06/frases-de-sao-joao-de-avila/

============================

SANTAS E SANTOS DE 11 DE MAIO

1. Na África Bi­za­cena, na ho­di­erna Tu­nísia, São Maiulo, mártir de Adru­meto, que foi con­de­nado às feras. († s. II f./III in.)

2. Na Via Sa­lária, a vinte e duas mi­lhas de Roma, Santo An­timo, mártir. († s. III).

No Martirológio Romano-Monástico, em Roma, durante a perseguição de Diocleciano, o Bem-Aventurado Antímio, presbítero, que foi atirado ao Tibre “depois de ter dado testemunho de Cristo”. Muitos de seus amigos e discípulos foram martirizados na mesma época (M).

3. Em Bi­zâncio, ac­tu­al­mente Is­tambul, na Tur­quia, São Mócio, pres­bí­tero e mártir. († data inc.)

São Mócio – Mózio (sacerdote e mártir). Em relação a este santo, os bolandistas publicaram uma Vida amplamente lendária e esta história foi repetida por um monge chamado Miguel. Mocio teria nascido perto de Anfípolis, na Macedônia, de uma rica família de origem romana e na mesma cidade foi ordenado sacerdote. Denunciado pelos pagãos, ele foi levado perante o governador Laodicius, que queria forçá-lo a sacrificar ao deus Dionísio (Baco), mas diante de sua recusa foi condenado a várias torturas das quais milagrosamente saiu ileso. Ele foi então enviado para Perinto (Heraclea da Trácia) e finalmente, por volta do ano 311, foi decapitado perto de Bizâncio.
Se os Atos são lendários e provavelmente também apócrifos, a existência do santo não parece ser questionada de qualquer maneira, pois uma igreja foi construída em seu túmulo já em tempos antigos em Constantinopla, talvez por iniciativa do imperador Constantino, o Grande. Certamente já existia em 402, quando Dióscoro, um dos “Irmãos Longos” perseguidos por Teófilo de Alexandria, foi enterrado lá.
O Martyrologium Romanum só recentemente mudou a festa do santo para fazê-la coincidir com a da Igreja bizantina.

Autor: Fabio Arduino: http://www.santiebeati.it/dettaglio/93007

4. Em Vi­enne, na Gália Li­o­nense, hoje na França, São Ma­merto, bispo, que, pe­rante a imi­nência de uma ca­la­mi­dade, ins­ti­tuiu nesta ci­dade o tríduo so­lene de la­dai­nhas ou ro­ga­ções antes da As­censão do Senhor. († c. 475).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 477, São Mamerto, bispo de Vienne, no Dauphiné. Incêndios e terremotos o incitaram a instituir as orações conhecidas como “Rogações” durante os dias que precedem a festa da Ascensão. (M).

– Conforme a VIDAS DOS SANTOS, na França, para desviar calamidades iminentes, instituiu as LITÂNIAS solenes para os três dias que antecedem a Ascensão do Senhor, prática que a Igreja universal aceitou e aprovou: “Nós rogamos ao Senhor que nos livre das enfermidades, dos flagelos, que nos preserve de todo o mal, que nos garanta contra a peste, o granizo, a seca, o furor dos nossos inimigos; que nos proporcione tempo favorável para a saúde do corpo e para a fertilidade da terra, e que nos faça gozar da paz e da calma, perdoando os nossos pecados”. Ver página 288: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

– Ver também: https://pt.wikipedia.org/wiki/Claudiano_Mamerto

– Ver ainda: https://www.newadvent.org/cathen/09580a.htm

– Ver também: páginas 400-406 (São Mamerto institui as procissões das rogações); páginas 407-417 (Preparação para a Festa da Ascensão): (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

*OBSERVAÇÃO: EM 2021 A FESTA DA ASCENSÃO SERÁ EM 16 DE MAIO

5. Em Va­rennes, no ter­ri­tório de Lan­gres, também na Gália, ac­tu­al­mente na França, São Gen­gulfo. († s. VIII).

Conforme Martirológio Romano-Monástico, na Diocese de Langres, no séc. VIII, São Gengolfo, que suportou com grande paciência sua esposa infiel, e não sem haver-lhe dirigido as mais salutares advertências (M).

– No VIDAS DOS SANTOS, São Gangulfo, ou Genguto, mártir. Ver páginas 269-271: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

– Ver também “… A esposa instrui seu amante a matá-lo. Gengolfo, surpreso durante o sono, recebe um forte golpe de espada na coxa, que cria um ferimento mortal. Ele adormece no Senhor depois de receber os últimos sacramentos. Suas relíquias são trazidas para Varennes. Ele é considerado o protetor dos homens casados que vivem com esposas difíceis de suportar.”: https://www.interris.it/spiritualita/san-gengolfo-ecco-considerato-protettore/amp/

– Ver também “… Dizem que Gengulf foi casado com uma mulher de posição em quem confiou por muito tempo, mas ela se revelou escandalosamente infiel a ele. Achando inúteis as objeções e apelos, ele silenciosamente retirou-se dela para um castelo seu em Avallon (a cidade natal de São Hugo de Lincoln, entre Auxerre e Autun), após tomar providências adequadas para sua manutenção. Lá ele gastava seu tempo em exercícios penitenciais e seu dinheiro em esmolas. Ele morreu – afirma a lenda – de um ferimento infligido pelo amante de sua esposa que, por instigação dela, o invadiu uma noite para matá-lo enquanto ele estava deitado na cama… O culto de São Gengulf foi amplamente difundido na França e na Alemanha… Ele também pode segurar a lança com a qual foi assassinado. Ele é invocado por maridos casados ​​infelizes…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay11.html

6. Em Sou­vigny, na Bor­gonha, hoje também na França, o pas­sa­mento de São Maiolo, abade de Cluny, que, firme na fé, forte na es­pe­rança, rico na ca­ri­dade, re­formou muitos mos­teiros na Gália e na Itália. († 994).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória dos Santos Abades de Cluny Odo (Ver dia 29 de abril), Majolo, Odilon (também na Folhinha do Coração de Jesus), Hugo e Pedro, o Venerável. A elevada autoridade moral de Cluny, que do séc. X ao XII estes abades colocaram a serviço da Igreja e da paz civil, explica-se pela irradiação de suas personalidades, pela estabilidade de seus mandatos, isenta de toda ingerência secular e por sua fidelidade ao “nada preferir à Obra de Deus”. Por decisão da Santa Sé, a Congregação de Solesmes foi oficialmente constituída herdeira de Cluny (B).

– No VIDA DOS SANTOS, São Mayeul, abade de Cluny. Ver páginas 258-268: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

– Ver também Santo Odilon, abade de Clugni. Ver no VIDAS DOS SANTOS de 29 de fevereiro, págs. 87-92: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

– Ver “Odilo de ClunyO.S.B., (em latimOdilo Cluniacensis) foi o quinto[1] abade da Abadia beneditina de Cluny e permaneceu no posto por 54 anos.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Odilo_de_Cluny

7*. No mos­teiro de L’Es­terp, no ter­ri­tório de Li­moges, também na ho­di­erna França, São Gualter, pres­bí­tero e có­nego re­gular, que, ins­truído desde a in­fância no ser­viço de Deus, res­plan­deceu pela man­sidão para com os ir­mãos e pela ca­ri­dade para com os pobres. († 1070).

São Galtério de Esterp. Ver páginas277-279: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

8*. Em Ver­rú­chio, na Fla­mínia, ac­tu­al­mente na Emília-Ro­manha, re­gião da Itália, o Beato Gre­gório Célli, pres­bí­tero da Ordem dos Ere­mitas de Santo Agos­tinho, que, ex­pulso do mos­teiro pelos ir­mãos de re­li­gião, consta que morreu entre os Ir­mãos Me­nores do con­vento do monte Carnério. († 1343)

9*. Em York, na In­gla­terra, os be­atos már­tires João Rochester e Jaime Walwort, pres­bí­teros e monges da Car­tuxa de Lon­dres, que, no rei­nado de Hen­rique VIII, por causa da sua per­se­ve­rança na fi­de­li­dade à Igreja, foram sus­pensos com ca­deias nas ameias da ci­dade até à morte. († 1537)

10. Em Ná­poles, na Cam­pânia, re­gião da Itália, São Fran­cisco de Jerónimo, pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus, que se con­sa­grou du­rante muito tempo às mis­sões po­pu­lares e ao cui­dado pas­toral dos abandonados. († 1716).

No Martirológio Romano-Monástico, em Nápoles, no ano da graça de 1716, São Francisco de Girólamo, sacerdote da Companhia de Jesus. Pregador renomado, estimulou o apostolado dos leigos e de várias obras sociais a serviço dos doentes e dos andarilhos (M).

– Ver São Francisco de Girolamo, confessor,  páginas 280-287: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

11. Em Cá­gliari, na Sar­denha, Santo Inácio de Láconi (também na Folhinha do Coração de Jesus) re­li­gioso da Ordem dos Ir­mãos Me­nores Ca­pu­chi­nhos, que pelas praças da ci­dade e es­ta­la­gens do porto, pedia in­can­sa­vel­mente es­molas para so­correr as mi­sé­rias dos pobres. († 1781)

12. Em Saigão, na Co­chin­china, ac­tu­al­mente no Vi­etnam, São Ma­teus Lê Van Gam, mártir, que, por ter le­vado na sua barca para aquela re­gião os mis­si­o­ná­rios pro­ve­ni­entes da Eu­ropa, foi preso e, de­pois de passar um ano no cár­cere, por de­creto do im­pe­rador Thieu Tri foi degolado. († 1847)

13♦. Em Roma, o Beato Ze­fe­rino Namuncurá, in­dí­gena arau­cano da Ar­gen­tina, as­pi­rante ao sacerdócio. († 1905).

Ver “Zeferino Namuncurá (nome original CeferinoChimpay26 de agosto 1886 – Roma11 de maio 1905) foi um salesiano leigo argentino. Foi beatificado em 11 de novembro de 2007 em Chimpay pelo cardeal Tarcisio Bertone, sendo o primeiro índio da América do Sul beatificado; a cerimônia foi a primeira fora do Vaticano.[1]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zeferino_Namuncur%C3%A1

14. Santo Udaldo, ou Audaldos, mártir. Ver páginas 272-276: http://obrascatolicas.com/Mlivros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%208.pdf

15. Santo Alberto de Bérgamo, na Folhinha do Coração de Jesus.

-Ver em 07 de maio: Em Cre­mona, na Lom­bardia, re­gião da Itália, o Beato Al­berto de Bérgamo (também na Folhinha do Coração de Jesus de 11 de maio), agri­cultor, que su­portou pa­ci­en­te­mente as re­pre­en­sões da es­posa por causa da sua grande li­be­ra­li­dade para com os po­bres e, obri­gado a deixar as terras, viveu na po­breza como irmão da Pe­ni­tência de São Domingos. († 1279)

16. São Domingos do Santíssimo Sacramento. Ver “Domingos do Santíssimo Sacramento no siglo Domingo Iturrate Zubero: (Dima11 de maio de 1901Belmonte7 de abril de 1927) foi um sacerdote da Ordem da Santíssima Trindade e toda a sua vida foi composta por uma busca da santidade segundo a fé católica.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_do_Sant%C3%ADssimo_Sacramento

– VER 08 DE ABRIL: No con­vento de Bel­monte, perto de Cu­enca, na Es­panha, o beato Do­mingos do San­tís­simo Sa­cra­mento Iturrate, pres­bí­tero da Ordem da San­tís­sima Trin­dade, que se de­dicou com todas as suas forças a pro­mover a sal­vação das almas e a exaltar a glória da San­tís­sima Trindade. († 1927).

17. VER SANTAS E SANTOS DO DIA 11 DE MAIO (alguns destacados acima):

<- OntemCalendárioAmanhã ->
Anastácio de Lérida Antimo de Roma Basso de Sabina Bertila Criotan de MacReddin Diego de Saldanha Estela de Saintes Evelius de Pisa Fábio de Sabina Francisco de Girolamo Fremund de Dunstable Gautier di Esterp Gengulphus da Borgonha Gjon Koda Gregório Celli de Verucchio Gualberto Inácio de Laconi Illuminatus Illuminatus de São Severino James Walworth John Rochester Maiulo de HadrumetumMajolus de Cluny Mamerto de Viena Matthêô Lê Van Gam Máximo de Sabina Mozio de Constantinopla Possuidor de Verdun Principia de Roma Estudo Vincent L’Hénoret Vivaldus Walbert de HainautMártires de Camerino Mártires de Carcassona – 14 beati Mártires de Osimo Diocletius Florêncio Sisínio — Eudaldo Francisco Maria de Camporosso Lua de Killaloe
todos esses memoriais em uma única página

18. Outros santos do dia 11 de maio: págs. 258-290 (vol.08): obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS DOS SANTOS – 8.pdf

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 11 de maio, ver ainda: 11 de maio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje)

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 391-393: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. The Book of Saints –  A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015)
  8. https://catholicsaints.info/11-may/
  9. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMay11.html#

  (este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEM DADO E PERMITIDO VIVER!

QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!

SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO! AMÉM!

================

* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:

barpuri@uol.com.br

================

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

================

  * “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

================

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

================

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

================

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.

================

* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira:

Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento” (referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)

================

* 17 de janeiro: Santo Antão, ou Antônio

Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”

================

* 19 de janeiro, São Macário. “… A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (ou provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…

================

* 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subjugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.

================

* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).

Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/

================

* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia).

Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

================

* 14 de março, Albert Einstein:Deus Todo-Poderoso não joga dadosDiante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!

================

* 15 de março: São Clemente-Maria Hoffbauer: “Ó Meu Redentor, chegará aquele terrível momento em que restarão poucos cristãos inspirados pelo espírito de fé, aquele momento em que Sua indignação será provocada e Sua proteção será tirada de nós? Nossos vícios e nossas vidas más moveram irrevogavelmente Sua justiça a se vingar, talvez neste mesmo dia, de Seus filhos para não deixar que a luz da fé se apague nas almas?
“Lembre das antigas misericórdias, volta os olhos compassivos para a vinha plantada com a sua destra, regada pelas lágrimas dos Apóstolos, pelo sangue precioso de inúmeros mártires, e fecundada pelas orações de tantos confessores e virgens inocentes.
“Ó divino Mediador, olhe para aquelas almas zelosas que elevam seus corações ao Senhor e oram sem cessar pela manutenção desse seu dom mais precioso, a Verdadeira Fé. Mantenha-nos seguros na verdadeira fé católica e romana. Preserve-nos em sua santa fé, pois se formos ricos com este dom precioso, suportaremos com prazer todas as tristezas e nada poderá mudar nossa felicidade. Sem este grande tesouro da fé, nossa infelicidade seria indizível e sem limites.
“Ó Bom Jesus, Autor da nossa fé, conservai-a pura em nós; guardai-nos na barca de Pedro, fiel e obediente ao seu sucessor, e Vosso vigário aqui na terra, para que se mantenha a unidade da santa Igreja, a santidade promovida, a Santa Sé protegida em liberdade e a Igreja universal estendida em benefício das almas.
“Ó Jesus, Autor da nossa fé, humilha e converte os inimigos da Sua Igreja; conceda verdadeira paz e concórdia a todos os reis e príncipes cristãos e a todos os crentes; fortalece-nos e preserva-nos no Seu santo serviço até ao fim, para que vivamos com o Senhor e morramos no Senhor.

“Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém.”

================

* 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC “… SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”

================

* 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE: “Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …

Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será derrotado. Amém!São Nicolau relatou que nunca invocou Maria em vão e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”

================

* 21 de março, SÃO SERAPIÃO DE THMUIS A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo….”

(conf. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_the_Scholastic_Bishop)

================

* 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…

Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.

 Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.

O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.

Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.

Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias.

Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.

A ciência é um dom do Pai das luzes“.

================

* 06 de abril: São Zeferino Agostini

Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…

Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano). 

Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…

================

*12 de abril: São David Uribe

“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David

===============

* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)

================

* 20 de abril: Projeto de vida de SÃO CONRADO DE PARZHAM

“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”

RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:

  • Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
  • Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
  • Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
  • Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.
  • Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
  • Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
  • Resolvo atender ao primeiro toque da campainha , a menos que seja legitimamente impedido.
  • Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
  • Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
  • Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
  • Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.

 UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM

“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”

================

* 28 de abril, São Luís Maria Grignion de Montfort. Algumas máximas…

“…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza…

Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso….

Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…

Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…

Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída…

Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/

================

* 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:

«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! (…) Ó misericórdia! O meu coração ofega-se quando penso em Vós: para onde eu me dirija a pensar, mais não encontro do que misericórdia»

================

* 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:

  • ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
  • “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
  • “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)

================

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

================

* 15 de setembro, SANTA CATARINA DE GÊNOVA “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós

“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada

(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:

================

* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar

================

*        27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”.  SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES. PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES. SANTO ABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf

================

* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”

Salve, guardião do Redentor

e esposo da Virgem Maria!

A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós, Maria depositou a sua confiança;

convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós

e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem,

e defendei-nos de todo o mal. 

Amém!

(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano-de-sao-jose/ >)

================

* PAI, ABRACE-NOS!

JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS!

POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

================

* Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:

1. Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;

2. Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;

3. Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);

4. Um dia vamos estar juntos;

5. Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (amor a Deus e ao próximo).

Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

================

“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)

================

* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.