21 de agosto de 2022
Vigésimo Primeiro Domingo do Tempo Comum, (Ano C)
Leituras para hoje

Vídeohttps://widget.spreaker.com/player?episode_id=50220130&theme=light&playlist=false&playlist-continuous=false&chapters-image=true&episode_image_position=right&hide-likes=false&hide-comments=false&hide-sharing=false&hide-logo=false&hide-download=true
“Esforce-se para entrar pela porta estreita, pois muitos, eu lhe digo, tentarão entrar, mas não serão fortes o suficiente.” Lucas 13:24
O que essa linha nos diz? Revela que não podemos entrar no Céu por nossa própria vontade ou por nosso próprio esforço. Além disso, nos diz que, embora alguns tentem chegar ao céu por meio de seus próprios esforços, essa abordagem não funcionará. Ao encontrar nosso Senhor, após a morte, eles ficarão surpresos por não serem membros do Seu Reino.
Esta declaração clara e um tanto chocante de nosso Senhor deve ter o efeito de fazer com que você dê um passo para trás e olhe para sua vida para examinar com sinceridade e humildade o caminho em que está. A franqueza e clareza de Jesus sobre esta experiência real que alguns terão deve ajudar a abrir seus olhos para examinar honestamente se Ele está falando de você.
É preciso verdadeira humildade para enfrentar a verdade, às vezes, e admitir se estamos tentando confiar mais em nós mesmos do que em Cristo. A “porta estreita” é aquela porta pela qual os humildes entram. Orgulho e auto-suficiência nos levam a tentar fazer nosso próprio caminho para o Céu. Mas esse caminho nunca é o correto.
Entrar pela “porta estreita” também significa que ouvimos a Deus. Ele, como o divino Pastor, está sempre nos chamando de maneira gentil. Somente quando estivermos atentos à Sua voz saberemos para onde Ele está nos conduzindo. Só então descobriremos o caminho pelo único e estreito portão.
Reflita, hoje, sobre aquele momento em que você encontra nosso Senhor face a face. Como será esse encontro? Será aquele em que Ele o recebe de braços abertos dizendo: “Muito bem, servo bom e fiel, entre no seu galardão”. Ou será aquele em que Ele diz: “Eu não te conheço”. Agora é a hora de encarar sua vida de fé com honestidade, esforçando-se para confiar apenas na força de nosso divino Senhor.
Senhor, eu desejo entrar pela porta estreita. Eu escolho seguir Sua voz gentil, me levando para o Céu. Ajude-me a permanecer humilde na vida, abandonando tudo o que me leva a confiar em mim mesmo. Que eu possa confiar somente em Ti, querido Senhor, e confiar em Ti em todas as coisas. Jesus eu confio em vós.