Santas e Santos de 05 de março

1.   Co­me­mo­ração de São Teó­filo, bispo de Ce­sa­reia, na Pa­les­tina, que, no tempo do im­pe­rador Sep­tímio Se­vero, res­plan­deceu pela sua sa­be­doria e in­te­gri­dade de vida.

– No Martirológio Romano-Monástico: próximo de 198, São Teófilo, bispo de Cesareia da Palestina. Deu seguimento aos esforços do Papa São Vítor para que se celebrasse na Ásia a festa da Páscoa no domingo, segundo a tradição apostólica Romana (M).  († 195)

2.   Na Pan­fília, na ac­tual Tur­quia, São Cónon, mártir, um jar­di­neiro que, no tempo do im­pe­rador Décio, foi obri­gado a correr di­ante dum carro, com cravos es­pe­tados nos pés e, caindo de jo­e­lhos, em oração en­tregou o es­pí­rito a Deus. († c. 250)

3.   Em Roma, no ce­mi­tério de Ca­listo, junto à Via Ápia, o se­pul­ta­mento de São Lúcio, papa, su­cessor de São Cor­nélio, o qual, tendo pa­de­cido o exílio pela fé de Cristo, foi um exímio con­fessor da fé, en­fren­tando as di­fi­cul­dades do seu tempo com ad­mi­rável mo­de­ração e prudência. († 254)

4.   Em Si­nope, no Ponto, na ac­tual Tur­quia, São Focas, mártir, um jar­di­neiro que passou muitos tor­mentos pelo nome do Redentor.

Em Antioquia, São Focas, mártir. Depois de inúmeros sofrimentos que suportou pelo nome do Redentor, recebeu o prêmio dos prazeres eternos. Atormentado, triunfou gloriosamente da antiga serpente, o que é confirmado por um perene milagre. Se alguém, mordido por uma serpente, chegar à porta da igreja deste santo mártir, e, com fé viva e inabalável, invocá-lo, ver-se-á, incontinenti, curado. Ver pág. 197: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf(† c.s. IV)

5.   Em Ce­sa­reia da Pa­les­tina, Santo Adrião, (Adriano) mártir, que, du­rante a per­se­guição do im­pe­rador Di­o­cle­ciano, por man­dado do pre­feito Fir­mi­liano, num dia em que os ha­bi­tantes da ci­dade cos­tu­mavam ce­le­brar a festa “For­tuna dos Ce­sa­renses”, por causa da sua fé em Cristo foi pri­mei­ra­mente lan­çado a um leão e de­pois de­go­lado à espada. († 309)

6.   Na Pa­les­tina, junto ao rio Jordão, São Ge­rá­simo, ana­co­reta, que, no tempo do im­pe­rador Zenão, re­con­du­zido à ver­da­deira fé por Santo Eu­tímio, pra­ticou grandes obras de pe­ni­tência, ofe­re­cendo a todos os que sob a sua di­recção se exer­ci­tavam na vida mo­nás­tica a ci­ência da ri­go­rosa ob­ser­vância   ad­mi­rável frugalidade. Ver págs. 193-197, São Gerasmo, abade e confessor: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf(† 475)

7*.   Em Sahighir, na re­gião de Os­sory, na Hi­bérnia, hoje Ir­landa, São Ki­e­rano ou Ci­rano, bispo e abade.                                                                                                                      († 530)

8*.   Em Arles, na Pro­vença, re­gião da ac­tual França, São Vir­gílio, bispo, que deu hos­pe­dagem a Santo Agos­tinho e aos monges que iam a ca­minho da In­gla­terra, en­vi­ados pelo papa São Gre­gório Magno. († c. 618)

9*.   Em Vi­gé­bano, na Lom­bardia, re­gião da Itália, o Beato Cris­tóvão Ma­cas­sóli, pres­bí­tero da Ordem dos Me­nores, in­signe pela sua pre­gação e pela ca­ri­dade para com os pobres. († 1485)

10*.   Em Ná­poles, na Cam­pânia, também re­gião da Itália, o Beato Je­re­mias de Valáchia (João Kos­tistik), re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos, que du­rante qua­renta anos as­sistiu inin­ter­rup­ta­mente aos en­fermos com grande ca­ri­dade e alegria. († 1625)

11.   Também em Ná­poles, São João José da Cruz (Carlos Ga­e­tano Ca­lo­sirto), pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores, que, se­guindo o exemplo de São Pedro de Al­cân­tara, res­taurou a dis­ci­plina da Regra em muitos con­ventos da Pro­víncia Napolitana. Ver páginas 189-192:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf(† 1734)

12. Santo Eusébio, confessor. Em Cremona, Santo Eusébio, discípulo de São Jerônimo, confessor, filho de honesta família muito distinguida. Depois de passar a adolescência na cidade em que nasceu, foi a Roma visitar o túmulo dos santos apóstolos, onde encontrou São Jerônimo e com ele esteve algum tempo a estudar as santas Escrituras. Quando o grande doutor demandou ao Oriente, Eusébio acompanhou-o. Diz-se que o Santo assistiu ao amigo na hora da morte. Dirigiu o mosteiro de Belém, falecendo em 423. Ver págs. 197-198: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

13. Outros santos do dia 05 de março: págs: 189-199(vol.04): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%204.pdf

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal – http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11 –  http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014Livraria on line – www.edirorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.