1. Comemoração de Santo Epafrodito, a quem o apóstolo São Paulo chama irmão, colaborador e companheiro de combate.
– Ver também páginas 215-216: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
2. Perto de Narbonne, cidade do litoral da Gália, hoje na França, junto da Via Domícia, o sepultamento de São Paulo, bispo. († s. III)
– Ver também páginas 217-218: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
3. Na Galácia, na actual Turquia, os santos Calínico e Basilissa, mártires. († data inc.)
4. Em Ancara, também na Galácia, São Basílio, presbítero e mártir, que, durante todo o mandato do imperador Constâncio, resistiu fortemente aos arianos, e em seguida, no tempo do imperador Juliano, tendo orado a Deus para que nenhum cristão se afastasse da fé, foi preso e entregue ao procônsul da província e, depois de muitos tormentos, consumou o seu martírio. († 362)
– Ver também às páginas 222-226: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
5. Comemoração de Santa Lia, viúva romana, cujas virtudes e partida deste mundo para Deus receberam os louvores de São Jerónimo. († c. 383)
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 584, Santa Léia. Dama romana de alta estirpe, renunciou ao mundo depois da morte de seu marido, e passou a viver sob a direção de São Jerônimo, que sobre ela escreveu : “Castigando seus membros sob o burel, ela passava as noites em oração e instruía suas companheiras mais por seus exemplos que por suas palavras” (M).
6. Em Ósimo, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália, São Benvindo Scotívoli, bispo, que, eleito pelo papa Urbano IV para esta sede, conciliou a paz entre os cidadãos e, conforme o espírito dos Frades Menores, quis morrer sobre a terra nua. († 1282)
7. Em Londres, na Inglaterra, São Nicolau Owen, religioso da Companhia de Jesus e mártir, que durante muitos anos construiu refúgios para esconder os sacerdotes; e por isso, no reinado de Jaime I, depois de ser encarcerado e durissimamente torturado e finalmente lançado no cavalete, foi gloriosamente ao encontro de Cristo Senhor. († 1606)
8*. Em Angers, na França, o Beato Francisco Chartier, presbítero e mártir, que, durante a Revolução Francesa, morreu decapitado em ódio ao sacerdócio. († 1794)
9*. No campo de concentração de Stutthof, perto de Gdansk, na Polónia, os beatos Mariano Górecki e Bronislau Komorowski, presbíteros e mártires, que, durante a ocupação militar da sua pátria por sequazes de uma doutrina hostil à religião, foram fuzilados em ódio à fé cristã. († 1940)
10♦. Em Münster, na Alemanha, o Beato Clemente Augusto Graf von Galen, bispo, que reflectiu entre o clero e o povo a imagem evangélica do bom Pastor; lutou abertamente conta os erros do nacional-socialismo e contra a violação dos direitos do homem e da Igreja e, pela sua Scoragem foi chamado “o leão de Münster. († 1947)
11. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, São Deogratias (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Deogracias), bispo de Cartago. Resgatou grande número de fiéis católicos das prisões dos vândalos arianos. Depois, rico de boas obras, adormeceu no Senhor, em 546 (M).
– Ver também páginas 219-221: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
12. Igualmente em Cartago o martírio de Santo Otaviano, arquidiácono e de muitos milhares de cristãos africanos, condenados à morte por causa de sua fé, perto do ano de 484, na mesma época em que seu bispo Eugênio morria em Albi (M).
13. No meio do século VIII, São Zacarias, papa. De origem grega, traduziu em sua língua materna os Diálogos de São Gregório Magno. Soube impor-se junto a vários soberanos lombardos, francos e bizantinos, por causa de sua forte personalidade. Em Roma, restaurou diversas igrejas e fez grande número de fundações em favor dos pobres e dos peregrinos (M).
14. Santa Catarina da Suécia, filha de Santa Brígida. Ver páginas 206-207: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
15. Santa Catarina de Gênova, contemplativa. Ver sua história às páginas 208-214: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
16. Outros santos do dia 22 de março: págs: 206-227 (vol.05): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.
BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal – http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.