Santas e Santos de 26 de março

1.   Em Roma, junto à Via La­bi­cana, São Cás­tulo, mártir. († data inc.)

2.   Na Ana­tólia, na ac­tual Tur­quia, os santos Ma­nuel, Sa­bino, Qua­drato e Te­o­dósio, mártires. († data inc.)

3.   Em Sir­mium, na Pa­nónia, hoje Sremska Mi­tro­vica, na Sérvia, os santos már­tires Mon­tano, pres­bí­tero, e Má­xima, es­posos, que, se­gundo a tra­dição, por con­fes­sarem a sua fé em Cristo Se­nhor foram pre­ci­pi­tados no mar por al­guns infiéis. († c. 304)

4.   Co­me­mo­ração da paixão de Santo Eu­tí­quio, sub­diá­cono de Ale­xan­dria, que, no tempo do im­pe­rador Cons­tâncio, sendo bispo da ci­dade o ariano Jorge, morreu pela sua fé católica. († 356)

5.   Em Se­baste, na an­tiga Ar­ménia, hoje Sivas, na Tur­quia, São Pedro, bispo, irmão mais novo de São Ba­sílio Magno, que foi in­signe de­fensor da recta fé contra os arianos. († c. 391)

6.   No mos­teiro de Mon­tier-en-Der, no ter­ri­tório de Cham­pagne, ac­tu­al­mente na França, São Ber­cário, pri­meiro abade de Haut­vil­lers e de Mon­tier-en-Der, que, fe­roz­mente apu­nha­lado por um per­verso monge no dia da Ceia do Se­nhor, passou ao reino ce­leste no dia da Ressurreição. († 685)

7.   Em Mon­tal­bano, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, os santos Barôncio e De­si­dério, eremitas. († s. VII)

8.   No mos­teiro de Werden, na Sa­xónia, hoje na Ale­manha, o pas­sa­mento de São Lud­gero, bispo, que, ins­truído por Al­cuíno, pregou o Evan­gelho na Frísia, na Di­na­marca e na Sa­xónia, cons­ti­tuiu a sede epis­copal de Münster e fundou vá­rios mos­teiros, ver­da­deiros cen­tros de pro­pa­gação da fé. († 809)

– Ver também páginas 299-307: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

9*.   Em Ca­tânia, ci­dade da Si­cília, na Itália, a Beata Ma­da­lena Ca­ta­rina Morano, virgem do Ins­ti­tuto das Fi­lhas de Maria Au­xi­li­a­dora, que se con­sa­grou à obra da ca­te­quese, per­cor­rendo in­can­sa­vel­mente ao longe e ao largo toda esta região. († 1908)

10. Em Pentápolis da Líbia, São Teodoro e companheiros, que sofreram por Cristo sob o imperador Diocleciano (Conforme o Martirológio Romano-Monástico -M).

11. Perto de 650, São Braulio (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo de Saragoça. Discípulo de Santo Isidoro de Sevilha, contribuiu para estabelecer a unidade da disciplina na Igreja da Espanha (Conforme o Martirológio Romano-Monástico -M).

12. São Basílio, o jovem, solitário e confessor. Ver págs. 308-309: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

13. Bem-aventurado Riciero, confessor. Ver páginas 310-314: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

14. Na mesma cidade (Roma), os Santos Pedro, Marciano (também na Folhinha do Coração de Jesus) Jovino, Tecla, Cassiano e vários outros mártires. Ver página 316: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

15. Em Sírmio, São Montano, sacerdote, e Máxima, que foram afogados, em vista de professarem a fé em Jesus Cristo. Além desses, os Santos Quadrato, Teodósio, Emanuel (também na Folhinha do Coração de Jesus) e quarenta outros mártires.

16. Outros santos do dia 26 de março: págs: 299-316 (vol.05):  http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal – http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.