Santas e Santos de 28 de março

1.   Em Tarso, ci­dade da Ci­lícia, na ac­tual Tur­quia, São Castor, mártir. († data inc.)

2.   Co­me­mo­ração dos santos már­tires Prisco, Malco e Ale­xandre, que, du­rante a per­se­guição de Va­le­riano, ha­bi­tavam numa pe­quena quinta dos ar­re­dores de Ce­sa­reia da Pa­les­tina; sa­bendo que nessa ci­dade se ofe­re­ciam ce­lestes co­roas de mar­tírio, in­fla­mados pelo ardor di­vino da fé, apre­sen­taram-se es­pon­ta­ne­a­mente ao juiz e, tendo-o cen­su­rado pela cru­el­dade com que der­ra­mava o sangue dos fiéis, foram por ele ime­di­a­ta­mente lan­çados às feras para serem de­vo­rados, em ódio ao nome de Cristo. († 260)

3.   Em He­lió­polis, na Fe­nícia, hoje no Lí­bano, São Ci­rilo, diá­cono e mártir, que foi cru­el­mente as­sas­si­nado no tempo do im­pe­rador Ju­liano Apóstata. († c. 362)

4.   Em Ale­xan­dria, no Egipto, São Pro­tério, bispo, que, após um tu­mul­tuoso motim po­pular, na Quinta-Feira Santa da Ceia do Se­nhor, foi fe­roz­mente as­sas­si­nado pelos mo­no­fi­sitas, se­quazes do seu pre­de­cessor Dióscoro. († 454)

5.   Em Chalon-sur-Saône, na Bor­gonha, ac­tu­al­mente na França, o se­pul­ta­mento de São Gon­trão ou Gun­trano, rei dos Francos, que dis­tri­buiu os te­souros da sua ri­queza em favor das igrejas e dos pobres. († 593)

-Ver mais às páginas 336-343: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

6.   Junto ao monte Olimpo, na Bi­tínia, hoje na Tur­quia, Santo Hi­la­rião, he­gú­meno do mos­teiro de Pe­le­cete, que de­fendeu vi­go­ro­sa­mente o culto das sa­gradas imagens. († s. VIII)

7.   Em Cister, lo­ca­li­dade da Bor­gonha, na França, Santo Es­têvão Har­ding, abade, que veio de Mo­lesme com ou­tros monges para este cé­lebre ce­nóbio, ins­ti­tuiu os ir­mãos con­versos, re­cebeu o egrégio Ber­nardo com trinta com­pa­nheiros e fundou doze mos­teiros, que as­so­ciou com o vín­culo da Carta da Ca­ri­dade, para que não hou­vesse entre os monges dis­córdia al­guma, mas vi­vessem na har­monia da mesma, da mesma regra e de cos­tumes semelhantes.  († 1134)

8*.   Em Naso, na Si­cília, re­gião da Itália, São Cono, monge sob a ob­ser­vância dos Pa­dres ori­en­tais, que, ao re­gressar da pe­re­gri­nação aos Lu­gares Santos, sa­bendo que seus pais ti­nham fa­le­cido, dis­tri­buiu pelos po­bres toda a for­tuna fa­mi­liar e abraçou a vida eremitica. († 1236)

9*.   Em Mon­ti­ciano, perto de Sena, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, o Beato An­tónio Pa­trízzi, pres­bí­tero da Ordem dos Ere­mitas de Santo Agos­tinho, ilustre pelo seu exímio amor aos ir­mãos e ao próximo. († c. 1311)

10*.   Em Tours, na França, a Beata Joana Maria de Maillé, que, de­pois da morte do es­poso na guerra, re­du­zida à mi­séria e ex­pulsa da sua casa pelos pa­rentes e aban­do­nada por todos, viveu re­clusa numa cela junto do con­vento dos Me­nores, men­di­gando o pão, mas to­tal­mente con­fiada em Deus. († 1414)

– Ver também às páginas 344-347: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

11*.   Em York, na In­gla­terra, o Beato Cris­tóvão Wharton, pres­bí­tero e mártir, que, no rei­nado de Isabel I, foi con­de­nado ao su­plício da forca em ódio ao sacerdócio. († 1600)

12*.   Em An­gers, na França, a Beata Re­nata Maria Feillatreau, mártir, mu­lher ca­sada que, du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, foi de­ca­pi­tada por per­ma­necer fiel à Igreja católica. († 1794)

13*.   Em Pr­zemysl, na Po­lónia, São José Se­bas­tião Pelczar, bispo, fun­dador da Con­gre­gação das Es­cravas do Sa­grado Co­ração de Jesus e mestre in­signe da vida espiritual. († 1924)

14. Santo Espeu, abade e confessor: ver páginas 348-349: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf   

15. Bem-Aventurado Tutilon, confessor. Ver páginas 350-351: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

16. No ano do Senhor de 750, Santa Gundelinda, sobrinha de santa Otília, que deu a vida à comunidade de Wiedermünster, na Alsácia (conf. Martirológio Romano-Monástico (M).

17. No mesmo dia, Santa Osburga, primeira abadessa de Coventry na Inglaterra, no séc. IX  (conf. Martirológio Romano-Monástico).

18. No séc. XV, o Bem-Aventurado Pedro Marginet, cisterciense catalão (conf. Martirológio Romano-Monástico – X).

19. Outros santos do dia 28 de março: págs: 336-352 (vol.05):  http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%205.pdf

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal – http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.