Santas e Santos de 21 de junho

Me­mória de São Luís Gonzaga, re­li­gioso, que, nas­cido de fa­mília de prín­cipes e no­bi­lís­simo pela ino­cência de vida, ab­dicou em favor do seu irmão o di­reito ao prin­ci­pado e in­gressou na Com­pa­nhia de Jesus. Pela as­sis­tência ge­ne­rosa aos con­ta­mi­nados da peste, con­traiu a en­fer­mi­dade que o levou à morte ainda em plena juventude. († 1591). No Martirológio Romano-Monástico, São Luís Gonzaga é o padroeiro celeste da juventude cristã. Ver páginas 83-85: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

2*.   Em Ghé, na Bre­tanha Menor, ac­tu­al­mente na França, São Me­veno ou Mévio, abade, que, tendo nas­cido no País de Gales, se re­co­lheu numa flo­resta da Bre­tanha, onde fundou um mosteiro. († s. VI). São Meven, abade. Ver página 91: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

3.   No ter­ri­tório de Evreux, na Nêus­tria, também na ac­tual França, São Leu­fredo, abade, que fundou o mos­teiro de La Croix-Saint-Ouen, ao qual pre­sidiu du­rante cerca de qua­renta e oito anos. († 738). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 738, São Leofredo. Amigo e confidente de Santo Ansberto, antigo monge de Fontenelle, e por esta época bispo de Ruão, fundou às margens do rio Eure um mosteiro que mais tarde viria a chamar-se “La Croix-Saint-Leufroy” (M).

Ver página 92: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

4*.   Em Bourges, na Aqui­tânia, hoje também na França, São Ro­dolfo, bispo, que, pela sua grande so­li­ci­tude pela vida sa­cer­dotal, compôs, em co­la­bo­ração com os pres­bí­teros da sua Igreja, uma co­lec­tânea de ca­pí­tulos dos Santos Pa­dres e sen­tenças de câ­nones para uso pastoral. († 866)

5*.   Em Hu­esca, ci­dade de Aragão, re­gião da Es­panha, São Rai­mundo, que era có­nego re­gular quando foi no­meado bispo de Roda e de Bar­bastro e, porque não quis vencer os ini­migos do nome cristão pela força das armas, foi três vezes ex­pulso da sua sede. († 1126). Ver páginas 87-88: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

6*.   Em Or­vieto, na Tos­cana, re­gião da Itália, o Beato Tomás Cor­síni, re­li­gioso da Ordem dos Servos de Maria. (1343)

7.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, São João Rigby, mártir, que, de­tido e con­de­nado à morte por se ter re­con­ci­liado com a Igreja ca­tó­lica no rei­nado de Isabel I, foi sus­penso da forca em Southwark e es­quar­te­jado ainda vivo. († 1600). Ver página 89: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

8*.   Num barco-prisão an­co­rado ao largo de Ro­che­fort, na França, o Beato Tiago Mo­relle Dupas, pres­bí­tero e mártir, que, sempre se­vero con­sigo e amável com os ou­tros, du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa foi con­de­nado à prisão por exercer o mi­nis­tério pa­ro­quial no ter­ri­tório de Poi­tiers e morreu de fome e inanição. († 1794)

9♦.   Em Olot, na Ca­ta­lunha, re­gião da Es­panha, a Beata Li­be­rata Fer­ra­rons i Vives, virgem da Ordem Ter­ceira Carmelita. († 18NH42)

10.   Em Za­po­tla­nejo, lo­ca­li­dade do Mé­xico, São José Isabel Flores, pres­bí­tero e mártir no tempo da grande perseguição. († 1927)

11. Santa Demétria, na Folhinha do Coração de Jesus.

12. Santo Albano, na Folhinha do Coração de Jesus.

13. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano de 378, a volta para Deus de Santo Eusébio. Bispo de Samostata, na Síria, foi exilado para a Trácia pelo imperador Valêncio, por causa de sua ortodoxia. A morte do imperador permitiu-lhe voltar para sua diocese, mas foi pouco depois assassinado por uma mulher ariana. É apresentado por Teodoreto como um generoso campeão da verdade (M). Ver páginas 71-82: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

14. São Raul, Bispo e Confessor. Ver página 86: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

15. São Paládio, Bispo e Confessor. Ver página 90: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

16. Outros santos do dia 21 de Junho: págs. 71-93 – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular
  7. Especialmente para este dia: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 11 de julho de 1959 – páginas 71-93.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.