Santas e Santos de 27 de junho

São Ci­rilo (também na Folhinha do Coração de Jesus) bispo e doutor da Igreja, que, eleito para a sede de Ale­xan­dria, no Egipto, dis­sertou com sin­gular em­penho em favor da in­te­gri­dade da fé ca­tó­lica no Con­cílio de Éfeso sobre o dogma da única pessoa em Cristo e a ma­ter­ni­dade di­vina da Virgem Maria. († 444). Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cirilo_de_Alexandria

2.   Em Car­tago, na ho­di­erna Tu­nísia, Santa Gu­dena, mártir, que, por ordem do procônsul Ru­fino, tor­tu­rada quatro vezes com o su­plício do ca­va­lete e com a di­la­ce­ração das unhas, foi também ator­men­tada muito tempo na esquá­lida as­pe­reza do cár­cere e fi­nal­mente morta ao fio da espada. († 203)

3.   Em Cór­dova, na His­pânia Bé­tica, São Zoelo, mártir. († 303)

4.   Em Cons­tan­ti­nopla, hoje Is­tambul, na Tur­quia, São Sansão, que foi re­fúgio dos po­bres e, se­gundo a tra­dição, cons­truiu um hos­pital por su­gestão do im­pe­rador Jus­ti­niano, que ele tinha cu­rado de uma enfermidade. († 560). Ver páginas 239-240: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

5.   Em Chinon, na Gália Tu­ro­nense, ter­ri­tório da ac­tual França, São João, pres­bí­tero, na­tural da Bre­tanha, que, ocul­tando-se aos olhares dos ho­mens por amor de Deus, viveu numa pe­quena cela-ora­tório junto da igreja do lugar. († s. VI). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. IV o retorno para Deus de São João, eremita de origem bretã, que viveu perto da Igreja de Chinon (M). Ver páginas 237-238: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

6*.   Em Milão, na Lom­bardia, re­gião da Itália, Santo Ari­aldo, diá­cono e mártir, que se opôs te­naz­mente aos in­sen­satos pro­ce­di­mentos dos clé­rigos si­mo­níacos e de­pra­vados e, por causa do seu zelo em favor da casa de Deus, foi cru­el­mente ator­men­tado e morto por dois clérigos. († 1066). Ver Santo Arialdo e Santo Herlembaldo, mártires, páginas 241-242 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

7*.   Em Cor­neto, hoje Tarquínia, perto de Bo­vino, na Apúlia, re­gião da Itália, São Ben­vindo de Gúbbio, re­li­gioso da Ordem dos Me­nores, que, tra­ba­lhando hu­mil­de­mente no ser­viço dos po­bres, se con­fi­gurou a Cristo pobre. († c. 1232). Ver páginas 243-244.

8.   Em Nam Dinh, ci­dade do Ton­quim, no ac­tual Vi­etnam, São Tomás Toan, mártir, que, sendo ca­te­quista e ad­mi­nis­trador da missão de Trung Linh, no tempo do im­pe­rador Minh Mang so­freu por Cristo inau­ditos e atrozes su­plí­cios no cár­cere, onde fi­nal­mente morreu de fome e sede. († 1840)

9*.   No ter­ri­tório de Fri­burgo, na Suíça, a Beata Mar­ga­rida Bays, virgem, que, exer­cendo em fa­mília o ofício de cos­tura, se de­dicou to­tal­mente às múl­ti­plas ne­ces­si­dades do pró­ximo, sem des­cuidar nunca a vida de oração. († 1879)

10*.   Em Mo­lins, na França, a Beata Luísa Te­resa Mon­taignac de Chauvance, virgem, que fundou a Pia União das Oblatas do Sa­grado Co­ração de Jesus. († 1885)

11. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, São Ladislau (também na Folhinha do Coração de Jesus), rei da Hungria, que colocou sua autoridade a serviço do cristianismo em seu país. Designado pelos cruzados franceses, saxões e espanhóis para seu chefe, foi inesperadamente surpreendido pela morte em 1095 (M). Ver páginas 233-234: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

12. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 960, São Sansão. Romano, estudou em Constantinopla, onde recebeu o sacerdócio. Após ter obtido a cura do imperador Justiniano, usou a recompensa obtida na construção de um hospital, onde ele mesmo tratava os doentes (M)

13. Santa Madalena Fontaine, na Folhinha do Coração de Jesus.

14. NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, na Folhinha do Coração de Jesus. Ver páginas 235-236: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959. Ver também: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Perp%C3%A9tuo_Socorrohttps://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/conheca-a-historia-da-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro.html

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Perpétuo_Socorro

15 . Outros santos do dia 27 de Junho: págs. 233-244 – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portuga http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3.VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4.Martirológio Romano-Monástico – adaptado para  Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5.Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6.Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular

7.Especialmente para este dia: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 11 de julho de 1959 – páginas 233-244.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.