Santas e Santos de 06 de julho

Santa Maria Gorétti, virgem e mártir, que teve uma in­fância di­fícil e hu­milde, aju­dando sua mãe na lida do­més­tica e apli­cando-se as­si­du­a­mente à oração. Com doze anos de idade, de­fen­dendo a sua cas­ti­dade contra um agressor, foi por ele as­sas­si­nada com vi­o­lentos golpes, junto de Net­tuno, no Lácio, re­gião da Itália. († 1902). Ver páginas 224-250: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

2*.   Em Ni­co­média, na Bi­tínia, hoje Izmit, na Tur­quia, Santa Ci­ríaca, virgem e mártir no tempo do im­pe­rador Di­o­cle­ciano, que é ve­ne­rada com grande fervor em Tropea, na Ca­lá­bria, re­gião da Itália. († s. III/IV)

3.   Em Fié­sole, na Etrúria, hoje na Tos­cana, também re­gião da Itália, São Ró­mulo, diá­cono, que é con­si­de­rado como o pri­meiro mártir ce­le­brado desta cidade. († data inc)

4*.   No Egipto, São Sisos o Grande, ere­mita, sin­gu­lar­mente in­signe no exer­cício da vida monástica. († c. 429)

5*.   Na Es­cócia, a co­me­mo­ração de São Pa­ládio, bispo, que, en­viado da ci­dade de Roma à Ir­landa, aí morreu no tempo em que São Ger­mano de Au­xerre com­batia os erros de Pe­lágio entre os Bretões. († 432)

6*.   No ter­ri­tório de Ar­magh, na Ir­landa, Santa Mo­nena, aba­dessa do mos­teiro de Kil­leevy por ela fundado. († 517)

7.   Junto ao rio Reno, na ac­tual Ale­manha, São Goar, pres­bí­tero, na­tural da Aqui­tânia, que, com a apro­vação do bispo de Tré­veris, fundou um hos­pício e um ora­tório para re­ceber os pe­re­grinos e ajudá-los na sal­vação das suas almas. († s. VI)

8*.   No ter­ri­tório de Condat, junto ao ma­ciço do Jura, na Bor­gonha, hoje na França, São Justo, monge. († data inc.)

9.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, São Tomás Moro, que é co­me­mo­rado no dia 22 de Junho, jun­ta­mente com São João Fischer. († 1535). Ver páginas 251-252: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

Ver também: Os santos João Fisher, bispo, e Tomás Moro, már­tires, que, por se terem oposto ao rei Hen­rique VIII na con­tro­vérsia sobre o seu ma­tri­mónio e sobre o pri­mado do Ro­mano Pon­tí­fice, foram en­car­ce­rados na Torre de Lon­dres, na In­gla­terra. João Fisher, bispo de Ro­chester, homem ilus­trís­simo pela sua eru­dição e dig­ni­dade de vida, foi de­go­lado neste dia di­ante do cár­cere por ordem do pró­prio rei. Tomás Moro, pai de fa­mília dig­nís­simo e pre­si­dente do con­selho real, por causa da sua per­se­ve­rança na fi­de­li­dade à Igreja ca­tó­lica, no dia sete de Julho foi as­so­ciado ao mar­tírio do ve­ne­rável pontífice. († 1535). São João Fischer, ver páginas 107-114: Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Thomas_More

– Ver ainda: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/John_Fisher

10*.   Também em Lon­dres, o Beato Tomás Al­field, pres­bí­tero e mártir, que, num pri­meiro mo­mento, cedeu à tor­tura e ab­jurou da fé ca­tó­lica; mas de­pois de ter sido man­dado para o exílio, ar­re­pendeu-se e voltou para a In­gla­terra, onde, no rei­nado de Isabel I, por ter di­vul­gado uma Apo­logia em de­fesa dos ca­tó­licos, so­freu o su­plício da forca em Tyburn. († 1585)

11*.   Num barco-prisão an­co­rado ao largo de Ro­che­fort, na França, o Beato Agos­tinho José (Elias) Des­gardin, monge da Ordem Cis­ter­ci­ense e mártir, que, du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, em ódio à re­li­gião foi rap­tado do mos­teiro de Sept-Fonts e, en­cer­rado numa esquá­lida ga­lera, morreu con­ta­giado pela en­fer­mi­dade dos seus com­pa­nheiros de prisão a quem pres­tava assistência. († 1794)

12*.   Em Orange, também na França, a Beata Su­sana Águeda De­loye (Maria Rosa), virgem da Ordem de São Bento e mártir, que, du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, en­cer­rada com ou­tras trinta e duas re­li­gi­osas de vá­rias Or­dens e con­ventos no mesmo cár­cere para morrer em dias su­ces­sivos em ódio ao nome cristão, subiu in­tre­pi­da­mente ao patíbulo. († 1794)

13.   Em Shu­angzhong, lo­ca­li­dade pró­xima de Ji­xian, no Hebei, pro­víncia da China, São Pedro Wang Zuolong, mártir, que, du­rante a per­se­guição dos «Yihe­tuan», foi con­du­zido ao templo do ídolo e, porque se re­cusou a re­negar a fé em Cristo, morreu en­for­cado num poste. († 1900)

14*.   Em Roma, a Beata Maria Te­resa Ledochowska, que se de­dicou to­tal­mente aos afri­canos opri­midos pela es­cra­vidão e fundou o So­da­lício de São Pedro Claver. († 1922)

15*.   Em Bu­enos Aires, na Ar­gen­tina, a Beata Na­zária de Santa Te­resa (Na­zária Inácia March Mesa), virgem, que, sendo na­tural da Es­panha e imi­grante com a fa­mília no Mé­xico, mo­vida pelo zelo mis­si­o­nário se con­sa­grou to­tal­mente à evan­ge­li­zação dos po­bres nas vá­rias na­ções da Amé­rica La­tina e fundou o Ins­ti­tuto das Mis­si­o­ná­rias Cru­zadas da Igreja. († 1943)

16. Santa Domingas, também na Folhinha do Coração de Jesus.

16. Profeta Isaías ou Santo Isaías (também na Folhinha do Coração de Jesus). Ver páginas 209-223: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf

16. Outros santos do dia 06 de julho: págs. 209-254 – em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi publicado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portuga http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3.VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4.Martirológio Romano-Monástico – adaptado para  Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5.Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6.Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.